Eu tive uma professora de Dinamarquês que ela era tão preconceituosa e xenofobica apenas comigo e descaradamente. Que não só criei coragem para denuncia-lá como também fiz muitas amigas na sala e era serviram de testemunhas e deram os nomes para eu poder enviar um email formal à escola com os dados de todas as minhas testemunhas. No meu caso eu estava super esgotado e se eu não reclamasse teria que ficar 2 ano com ela, após a reclamação eles mudaram a professora da turma e ela foi colocada em outra turma e também recebeu uma advertência pq haviam outras queixas... maior bafafa porém estava me fazendo muito mal ir a escola eu estava começando inclusive me anular como ser humano achando que o problema era eu. Eu super te entendo Bruna❤️ bjs da gay aqui da Dinamarca 🇩🇰
Parabéns pela atitude, de verdade. Os brasileiros tendem a "baixar a cabeça" pra europeu e isso é nosso maior erro. E fodase o que as pessoas vão pensar de vc, sofrer xenofobia ou qualquer outra discriminação é inadmissível.
Gente, botem na cabeça de vocês: Se você paga por um serviço É O SEU DIREITO RECLAMAR ou melhor É O SEU DEVER RECLAMAR. Nós brasileiros temos a péssima cultura de não reclamar pra não nos indispor, pra não criar clima ruim, pra não ter cara feia.... Foda - se! Reclamem! Denunciem! Façam o que for preciso. Principalmente se for com gringos que querem deitar em cima de você sendo escroto. P.S: Reclamar e denunciar é diferente de ser sem noção, ok?
No Canadá tive um professor Suíço que arranjava motivos para deixar os alunos desconfortáveis. Humilhava alunos por motivos fúteis, como por exemplo a moça que abriu silenciosamente a bolsa pra pegar um creme e passar nas mão. Tudo era desculpa para interromper a aula e humilhar. Os alunos eram pegos de surpresa e não reagiam. Qdo ele fez isso comigo e ameaçou a zerar minha nota, tive a inteligência emocional de não fazer nada na hora, mas no dia seguinte enviei um e-mail para direção. Descrevi como o professor estava conduzindo as aulas e todos os absurdos. Disse que terminaria o módulo com ele, mas solicitei que não tivesse mais nenhum outro módulo com ele. A direção tirou todas as aulas dele no período que eu estudava e ele tem até hoje ódio mortal de mim. Esse professor só não sabia que eu era uma das melhores alunas e então a direção sabia que não era uma reclamação em vão. Todos os outros professores dessa instituição foram fantásticos. Tinham empatia e sempre estavam dispostos a ajudar.
Vocês são ótimas! Eu fiz um intercambio em Londres e na Holanda, e la tinham 3 professores que viviam me pulando e ignorando totalmente a minha existência. Mas, diferente de vices duas que sao mais maduras e experientes, eu reclamei e diretamente com cada um. Alias acho q fui ate um pouco enfática demais no tratamento que eles estavam me dando e nao melhorou 100% mas começaram a notar que eu estava presente. As pessoas podem dizer o que quiserem, mas latinos sao vistos de forma diferente sim e se a gente n se impor “deitam e passam por cima”. Por isso, aconselho todos a falar, se expressar, reclamar e ir atras dos seus direitos !!!
A França é absolutamente o MELHOR lugar para reclamar. Aliás, morei 1 ano aí e foi quando aprendi a falar. De tudo, com todo mundo, o tempo todo, sem emoção, de uma maneira educada. Mudou a minha vida, acredite nisso. É por isso que nós brasileiros temos bloqueio, porque levamos para o lado emocional. Leva para o lado prático e tudo se resolve muuuuito rapidamente. Zut alors!
Deve ser insuportável também receber uma pessoa na sua casa, e depois descobrir que ela te expôs nas redes sociais. Fora que ela só conta o lado dela né.
@@thaysdeoliveira4886 kkkkkk verdade ela me fez um favorzão de me receber na casa dela. Deveria agradecer por ter uma aranha no quarto e me dar torrada pro cafe da manha. Voce é uma comedia amiga
@@thaysdeoliveira4886 Ela pagou para estar lá e em euro. Você sabe o quanto difícil é juntar euro? Vale quase 6x a nossa moeda. A moça tem que fazer ao menos o mínimo
Eu amo que os incômodos da Bru são incômodos que eu teria. Capricorniana simmm! 😅😂 Amei o vídeo Xenofobia sim, não tem outra explicação pra questão da professora. Você foi muito madura.
Te falar uma coisa, Bruna. Este é um dos melhores canais, se não o melhor, que acompanho no YT. Acho vc e sua irmã super do bem e gosto um tantão das reflexões que vcs trazem junto ao relato das experiências. Isso para mim é ouro. Bjão pra vcs duas e feliz 2023! Tamo juntas 🤜🤛
Brunita, sobre a bad professora: por muito menos eu reclamei no meu intercâmbio. Um dia, o professor ficou 1 hora (UMA HORA) comentando um corte de filme de 10 minutos falando do sotaque australiano do ator (E EU ESTAVA NA IRLANDA) . Cara, só pensava que eu tinha pago, e caro, pra aquilo?? Ah não, bem no dia, o coordenador veio fazer a avaliação semanal da escola, aulas etc... Aí eu descasquei: falei, olha, 1 hora falando de sotaque australiano não dá kkkkkkk e o coordenador falou: não, tudo bem, vamos ver com o professor, etc. De forma alguma ele me desvalidou. Minha reclamação era genuína como consumidora e eles prestadores de serviço 😌
Tenho 70 anos e vocês são minhas heroínas. Você tem razão: brasileiros não reclamam, porque desconhecem seus direitos por pura preguiça. E, quando reclamam, outros brasileiros até saem de perto, porque o barraco está armado. E, há aqueles por quem você torce para que se f.... com sua reclamação: marcar lugar em ônibus, entrar antes que todos saiam do elevador, descobrir que o cartão está no bolso do casaco que já está na mala e o caixa fechar automaticamente e a fila andar e a pessoa reclamar que era a vez dela e ter que ir lá para trás depois de duas tentativas de explicar em alemão o que aconteceu... E, a famosa carteirada no mercado em Istambul por causa de um troco errado e um "você sabe com quem está falando?" Suas reclamações não estão entre tais categorias. Aliás, suas reclamações têm categoria e se justificam. Quanto à professora, coitada. Bastou uma piscada e ela descobriu que não saberia lidar com esse povo brasileiro. Já imaginou você falando de suas experiências pessoais e profissionais? Muita humilhação pra quem só sabe francês e acha que o Brasil é uma extensão de praia, onde todos vivem em redes ou barcos, sem roupas, cuja capital é São Paulo ou Costa Rica. Feliz 2023.
Não acho que os brasileiros que deixam de reclamar são preguiçosos, não reclamam pq desconhecem esse direito, nunca fomos ensinados e encorajados para reclamar de algo que é do nosso direito. Sempre tratados como menos e não seria diferente se isso refletisse no nosso comportamento.
Brasileiro xenofobico com a propria populacao: brasileiro eh preguicoso e barraqueiro. Eu diria: brasileiro nunca quer reclamar pra nao criar climao. E se vc paga por algo, e a pessoa te ignora, e te desrespeita, acho que barraco é pouco. É pessimo se sentir exlcuido. Pior ainda pagando pra isso. Ps: ja morei fora e ja fiz aula de linguas fora. Europeu eh direto e reto. Adoro isso pq tb sou. Ms ser grosso /mal educado eh diferente de direto
Oh Bruna, eu entendo EXATAMENTE o que vc tá sentindo, no 1° semestre da faculdade eu tinha um professor que me ODIAVA, e era nítido, pois ele fazia muitos debates e discussões sobre livros que ele indicava leitura, e muitas vezes eu tinha coisas a agregar, e ele quase revirava os olhos quando eu falava, e isso me dava um desânimo enorme pra finalizar aquela matéria, eu tbm achei que era impressão minha ou coisa da minha cabeça, até que em uma apresentação de seminário ele ficou os 20 minutos da minha apresentação olhando pro telefone, e meus colegas que estavam sentados atrás dele me contaram depois que ele tava rolando a timeline no Instagram, também comentavam pra mim que ele parecia ficar irritado quando eu levantava a mão, então eu tenho certeza que não foi impressão sua, e fico feliz que vc soube lidar de maneira saudável com isso, pq eu não soube e levei pro pessoal KKKKKKK. Feliz ano novo, obrigada por ter um ótimo canal e conteúdo, amo vcs :)
Já ocorreu cmg na academia, o instrutor ajudava todo mundo, quando era eu que precisava de ajuda, ele sempre parecia irritado, uma vez fiz exercício errado porque fiquei sem graça de falar com ele. No começo achei que era besteira tb, mas minha prima que fazia cmg percebeu.
@@tiberiocesar1200 pode acreditar isso acontece muito, já aconteceu várias vezes comigo. As vezes o santo que não bate mesmo e tem pessoas que não sabem ser profissionais ao menos tentar disfarçar.
cara, que legal saber que seus pais fizeram intercambio depois de adultos! isso me incentiva, não tive oportunidade quando era mais nova, tô tendo agora e fico muito insegura, vendo os videos de vocês me dá mas coragem e me preparar pra tudo! obrigada pelos videos ♥
Ter a oportunidade de trabalhar com europeus é uma aula de como não ser trouxa. Nas primeiras iterações eu assustei. Agora, eu admiro. Tenho muito a aprender com eles.
@@isabelaqueiroz5310 siiiiiiiiimmm... Falam o que estão pensando de forma direta (algumas vezes, dentro da cultura latina, até pode parecer falta de educação). Mas pra eles está tudo bem: falou, tá comunicado, vida que segue, no hard feelings. Hoje em dia eu me divirto horrores vendo os feedbacks diretos que rolam no meio das reuniões - principalmente as videoconferências. Amo trabalhar em equipe global e multicultural.
Nossa, pagar barato! Quem falou isso não tem noção nenhuma do valor do euro 🤦🏻♀️ 70 euros da mais de 399 reias 😱 quase 400 reias por semana só pelo café da manhã de uma pessoa! Dava pra comprar coisas boas e gostosas sim, dava quase pra fazer um banquete, ainda bem que vc falou 👏
Fiz um curso uma vez de alemão de 1 mês na Áustria, mas não gostei, eu era mais velha de todo mundo na aula, até dos professores… tipo entre 15 e 20 anos mais velha rsrs sentia-me alvo de preconceito pois além da idade, ainda por azar era a única não europeia… não fiz amizades e para piorar ainda tive uma queda e rompi o tendão de Aquiles… oh viagem infernal! 😂
Eu reclamo com muito respeito, tato e clareza de absolutamente todos os serviços que não me satisfazem. Porque? (1) Ninguém tem "bolinha de cristal" para adivinhar o que não está bom e (2) as empresas e etc precisam de um feedback para melhorias. Acho que você e a Camila estão certas: reclamar é uma questão de comunicação e, desde que façamos com bom senso e respeito, é essencial para que resolvamos problemas.
kkk gente, eu aqui na Irlanda (qur não é barato) gasto cerca de 60 euros pra comer a semana kkkkkk um povo que nunca deve ter morado fora dando pitaco da experiencia dos outros
Agora morando fora do Brasil, eu vejo que há uma linha tênue entre reclamar ou deixar quieto para não arrumar briga. Claro que existem coisas que não dá para aguentar, mas sinto que quando reclamamos as pessoas param que querer "ajudar" ou dificultam algumas coisas que poderiam ser mais simples. Morar fora é um tremendo desafio, pois de certa forma, dependemos de outras pessoas para muitas coisas. Então é difícil mesmo saber a hora certa de fazer isso. Eu sinto essa dificuldade. Adoro o canal de vocês 😘
Obrigada!! Acho que tb depende das pessoas que a gente for lidar né? Haha tem gente que é imatura e quer dificultar a nossa vida por birra mesmo 😅 graças a Deus nunca encontrei um ser desse. Mas tb escolho minhas brigas viu? Várias coisas eu deixo quieto, mas tudo depende do meu incômodo. Hoje em dia, me recuso ficar desconfortável ou incomodada pra não incomodar outras pessoas. Porque vejo que estrangeiros e homens principalmente nunca fazem isso. E vejo que só acaba em briga porque eles ficam revoltados que a gente não fica quieta como eles esperavam. A pessoa te desrespeita, passa os limites e quer que vc fique quietinha. E no caso dos europeus, pode até ser inconsciente, mas acham que a gente é menos que eles sim e não deveria reclamar. E quando a gente reclama, acham mimimi, exagero ou acha vc grossa, barraqueira e causadora de problemas mesmo quando vc responde com a maior educação do mundo. Já eles que reclamam 24/7… tudo certo! São consideradas pessoas super assertivas, que sabem o que querem e não aceitam menos. Aliás acho que reclamar não tem nada a ver com brigar. Eu não briguei com ninguém nessa história. Falei tudo com muita educação e clareza. E não acho que é à toa, fizeram o possível para atender os meus pedidos e me deixar mais confortável. A forma que falei e tb porque acho que tinha razão né? Acho que existem formas de reclamar. Eu quando reclamo é sempre com o mesmo tom de voz que falo nos vídeos, com argumentos e normalmente com razão. E talvez por isso ninguém nunca ficou empacando ou tentando piorar a minha situação depois de uma reclamação. Nem ficou de birra. Só melhorou a minha situação ou vida depois de todas as vezes que me mostrei insatisfeita ou reclamei. E isso em tudo, inclusive no trabalho. Eu trabalhei anos no mercado financeiro num ambiente predominante masculino e aprendi a me posicionar e deixar bem claro meu incômodo inclusive pra chefes de alto nível. Nem sempre era fácil, mas também sempre faziam de tudo pra atender os meus pedidos e queixas.
@@BrunaFaria é, as vezes o modo com que falamos determina o rumo das coisas. Obrigada por compartilhar conosco que nem tudo são flores, mas que podemos contornar situações desagradáveis. Estou aprendendo muito com os canal e experiências de vcs, ainda mais por serem duas mulheres desbravando o mundo e vivendo a vida sem medo de ser feliz e realizar seus sonhos.
Legal sua vivência, pq você reclamou dos seus incômodos e ela melhorou . Parece que a senhora e a família são gente boa, porque como eram só 3 semanas ela mostrou que se importa em tentar melhorar sua experiência. Host family é loteria pq muitas dessas família aceitam pelo dinheiro e não estão nem aí pro intercambistas.
Gente que não tem experiência de viagens e intercâmbios deveriam não opinar! As meninas viajam muito e podem sim, comparar o que está bom do que está ruim em um País estrangeiro! Bruna, ótimo vídeo!
Concordo. Essa história de "ah, gratitude, positividade" o tempo todo, não cola. Se algo me incomoda, eu vou reclamar e muito. Se eu não quero, vou dizer "NÃO". E phodac. Porque na hora de reclamarem de mim e dizerem não pra mim nunca pensaram duas vezes.
Não é justo. Tem que reclamar sim. Não é favor, você CONTRATOU e PAGOU por um SERVIÇO e esse SERVIÇO tem que ser entregue à altura. Não importa em que planeta, continente e país você estiver. PONTO.
Meu professor de italiano em Torino era assim comigo... Deixei de ir às aulas no dia em que ele me proibiu de fazer a prova do primeiro módulo alegando que eu tinha 5 faltas, mas deixou uma nigeriana que raramente ia as aulas fazer as provas.. quando eu o confrontei ele disse que era melhor eu mudar de turma. Enfim, eu já estava me sentindo tão mau, pq ele fazia comparações entre eu e outra brasileira, ele dizia que a outra falava melhor que eu e isso me deixava super pra baixo.. Enfim eu abandonei a escola.. e segui minha vida.
eu percebo muito isso quando observo e comparo nossa cultura, sempre comento com meus amigos. Aqui, se impor e colocar limites é feio, é falta de educação. Mas abusar dos outros não é! Você aceita quem faz absurdos, mas quem reclama é barraqueiro. Não faz sentido para mim, então eu tenho me obrigado a reclamar nessas situações porque quero mudar em mim esse comportamento. Acho que nossa geração, que tem mais contato com outras culturas, tem que ter esse posicionamento sim! Adorei a reflexão do video
Sou brasileira e reclamo sim, que as outras pessoas gostem ou não. Não devo satisfação para ninguém. Bruna não fique acanhada por mostrar seus descontentamentos, pois as outras pessoas não vão ficar nem um pouco tímidas quando precisar reclamar de alguma coisa que não estão gostando em você.
Bruna, eu fiz um intercâmbio em Paris com meu marido e eu gastava menos de 70 euros por semana com supermercado! Eu to falando de todas as refeições: café, almoço e jantar pra duas pessoas!
Passei por um tratamento parecido em um curso de francês que fiz em Lyon há alguns anos. A professora era simpática com todo mundo, mas me chamava menos que aos outros e quando eu falava, as vezes fazia como se não tivesse entendido. Pode-se pensar que minha pronuncia era muito ruim mesmo, mas eu não tinha esse problema com mais ninguém. Tinha uma moça na turma com bastante sotaque e dificuldade e a professora sempre a entendia. Para mim ficou escancarado quando falei uma palavra e ela fez novamente como se não tivesse entendido. Me perguntei se a palavra que eu falei não existia, e repeti para os outros colegas. Eles confirmaram que entenderam e que a palavra estava correta. Um colega falou "é assim mesmo" e repetiu a palavra. Só depois que ele falou a professora disse que tinha entendido... Tem gente que simplesmente não vai com a nossa cara.
Sobretudo em França, reclamem! Os Franceses reclamam mais que todos na Europa. Não hesitem! Senão, eles pisam. Eu sei, moro em Paris, capital oficial das reclamações. Pessoalmente, eu teria feito uma reclamação com a escola. Ainda mais com os outros alunos como testemunhas. Xenofobia é inaceitável!
Es muy importante vivencia para conocer cómo es vivir en el extranjero, siento mucho contigo y Bruna que no se les sirva bien el desayuno porque alimentación es muy importante y valoro mucho comer bien por lo que pago.
Eu acho vocês duas muito corajosas e levam a vida que muita gente gostaria: viajar, viajar viajar...conhecer aprender etc. Eu sou do tipo que engole sapo e adimiro muito quem sabe reclamar. Parabéns. Quem me dera se eu soubesse me defender também
Oi Bru, voce esta certissima. Eu sou portuguesa mas nasci em Franca entao passei muitas temporadas em Paris. Com 70 eur tinha que ter camarao na sua mesa kkkk
1 Nutela grande 4.60+ 1 croissant na padaria que é mais caro 1.30 a 1.60+ 1l de leite 0.90+ café pct 3 .00 de boa qualidade+ 1 baguete 0.60+ geleia 2.00+ capuccino pct com 10 doses 3.00 do bom. Ou seja 70 euros por semana carríssimo, exploração mesmo
Nossa Bruna, agradeço imensamente por passar esta sua (bad) experiência com tanta elegância e honestidade (SEM EXPOR E COLOCANDO OS FATOS SOBRE O Q QCONTECEU NA CASA DA HOST FAMILY!) e tbém sobre a postura pouco profissional dessa (PÉSSIMA) professora: PARABÉNS, BRUNA!👏Pois pra quem acompanha seu canal é, sim, MUITO IMPORTANTE CONHECER OS PRÓS E TAMBÉM OS CONTRAS DAS EXPERIÊNCIAS, assim é-nos possível ENXERGAR AS RED FLAGS, né? Enfim, espero q o canal de vcs cresça muito, que vcs consigam muitos patrocinadores e que sigam RUMO AO SUCESSO PORQUE VCS MERECEM! E, por favor, CONTINUEM SENDO SEMPRE SINCERAS NOS VÍDEOS SOBRE VIVÊNCIAS PORQUE FAZ TODA A DIFERENÇA E ALERTA MAIS E MAIS PESSOAS A SE PROTEGEREM, A SE PRESERVAREM DE CILADAS! Bjs a vc e para sua irmã Camila!😘
Rapaz.... Sou de Gêmeos kkkkkk e penso exatamente como vc! O mínimo que espero é receber pelo que paguei, sempre, ainda mais, quando pago caro! Marmoça!
@@BrunaFaria Ainda mais estando na Europa, marrapaiz! ❤️ Feliz Ano Novo, Brunita! Pra vc e toda sua Família, que seja mais um ano próspero e cheio de novas oportunidades!
Brunita, deve ser muuuuuuito insuportável ter que ficar explicando o óbvio em todos os vídeos por conta dos comentários dos “100% corretos” da internet. Vocês são especiais demais! Amei o vídeo! Feliz ano novo, com muita paz, saúde, amor e esperança! 🤍
Bruna adoro seus vídeos, claro que como sempre isso serve de aprendizado, aprender a não aceitar desde o início, tanto a parte de vc ter pago uma cidade e ter ido pra outra "por ser compreensiva " com a agência, e quanto o café da manhã absurdo de ruim pelo preço que você pagou, já foi uma loucura :/ pq eles não fazem favor nenhuma pra galera, nem são compreensivos, são apenas negócios, foda isso, super te entendo tbm de estar numa vibe boa e não achar na hora que isso seria grande coisa.
Eu amei o video e aprendi com a sua experiência. Pura verdade nós brasileiros engolimos muito sapo principalmente quando estamos fora do Brasil. Seu vídeo foi um gatilho para eu refletir sobre. obrigada
Sobre reclamações! Minha amiga ficou nessa 20 anos, tentando se passar por francesa, se misturar, engolindo tudo! Bem no gratiluz, e namastê.... Querendo ser elegante e resultado, suicídio aos 39 anos. A França não é fácil e não se cale mesmo, não engula. Vc é maravilhosa são eles que são bizarros mesmo
Bruna você é tão gentil, acompanho o canal a bastante tempo e fiquei feliz quando você resolveu se dedicar inteiramente ao canal, parabéns pelo empenho 🥰
Acho que isso foi carma mesmo da situação passada, quando a Bruna não reclamou hehe. Tem que reclamar mesmo, e acho que nessa situação da França mostrou que pode ser muito de boa falar o que você tá passando e ter outra pessoa que vai te ouvir e genuinamente tentar consertar, a gente não precisa ter medo de pedir as coisas pelas quais nós pagamos (mas sei que é desconfortável, eu tb detesto ter que reclamar)
Isso pra mim não é reclamar. Este canal é pra relatar as experiências de vcs e nos ajudar a não passar pelos mesmos perrengues. Estive na EC da cidade do cabo ano passado, foi uma experiência incrível, a cidade é maravilhosa, mas passei por coisinhas que não precisava ter passado se não tivesse sido meu 1° intercâmbio. Conheci o canal de vcs este ano e teria sido muito útil tê-lo conhecido antes. Fiquei em moradia estudantil que incluia o café da manhã. O anfitrião era um fofo, mas sumiu por 4 dias e ficamos sem o café, sem a limpeza e sem a possibilidade de lavar roupas. Não foi terrível, mas foi bem estranho. Como eu tinha me organizado financeiramente muito bem e a África do Sul é um país barato, não foi difícil pagar uma vez a lavanderia e os 4 dias de café da manhã. Mas será que foi tranquilo pra todos os moradores? Depois ele apareceu e vida que segue. Combinado é combinado!
Nossa, fiz intercâmbio tb aos 17, que ódio relembrar o quanto a agência joga a desculpa da "diferença cultural" e "ter a mente aberta" para justificar perrengues que eles tinham a obrigação de resolver! Muito legal ver que com maturidade vc conseguiu reclamar e melhorar sua experiência! Acredito que se eu fosse hoje, também faria o mesmo.
Fiz intercâmbio em Bordeaux! Mesma experiência: senhora sozinha, faz apenas pela grana, claramente incomodadas com a presença de gente na casa delas. Host family pra mim nunca MAIS
Não vejo problema em reclamar se algo está ruim, ainda mais se está pagando. Muita gente tem a mentalidade de Guerra Fria ou até mesmo de Casa Grande e a Sinhazinha está fazendo "o favor" de te deixar morar naquele país. Lugares como Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália... possuem uma imagem idealizada e romantizada.
Adoro os vídeos de vcs. Aprendi muito nova a reclamar e me impor, faz toda diferença. Morei na Itália, sei que existe sim muita xenofobia, mas não sofri com isso mesmo não falando o idioma. Qualquer lugar que eu ia, sempre muito educada, mas NUNCA servil ou com postura de vítima. Me tratavam super bem e oq eu achava injusto eu reclamava mesmo!!!
Eu passei um mês na França, hospedada na casa de uma brasileira. E em APENAS um mês me senti tratada com desdém e indiferença pelos franceses. Na época estava com cabelos negros, não era loura. Eles insinuavam questionavam tempo todo se eu era Índia, kkkk, o fato de ser latina na cabeça deles parecia algo Óóóh! O ser latina incomodava. Eu vi que se morasse lá enfrentaria mta indiferença e/ou preconceito mesmo na cara dura. Eles me faziam perguntas absurdas. Parece que os franceses fazem questão de piorar sua estadia lá. Foi essa sensação que tive. Ou vc é invisível pra eles ou apontam coisas sem noção. A França, os lugares, restaurantes, a cultura é impressionante... Amei mas conviver com nativos não é fácil Bruna. Essa amiga Brasileira morou 20 anos lá e morreu ano passado, ainda jovem em decorrência de uma depressão profunda. A França foi uma péssima escolha pra ela, pra morar, só hoje percebemos. Ela sempre teve indícios de depressão, lá se agravou
@@glendacoutinho3665 ela foi pra numa época sem Internet, celular e foi somatizando. Vc pode viver lá mas preparada pro jeito francês de ser, rs, uma coisa é passear outra é morar. Porém faça a experiência, não desista
Nossa eu imagino, que triste. Eu mandava logo eles tomarem banho aqueles seboso kkkkkkkk vão tomar banho primeiro antes de vim falar cmg jkkkkk brincadeira a parte. Mas a situação é grave mesmo
Bru, em primeiro lugar AMO, em absoluto, vocês e esse canal❤️❤️. Quanto à experiência, te entendo demais e nem é por meio de intercâmbio (o que agrava, em muito, pelas diferenças culturais) mas por experiência que se deu aqui mesmo, Brasil, quando na faculdade também morei na casa de uma senhora, de mais de 60 anos, e passei por todos os perrengues possíveis, um deles, pagar por refeições e receber macarrão (só macarrão) em TODOS os almoços e pão com frios e suco em pó em TODOS os jantares, além de inúmeras "idiossincrasias" dela, dos filhos, dos genros e dos netos que nem moravam com ela😂. Foi o ó e eu, assim como você, evitava parecer intransigente. É, a vida nos ensina a reconhecer e reivindicar nossos direitos e quereres. Beijão e Feliz 2023, querida!🦋🧿🥂🍾🎉💖 Edit: terminei o vídeo somente agora e, quanto à professora, ela deve ser denunciada, por cada um dos casos. Eles pretendem receber e prestar serviços aos estrangeiros? Então que se portem como pessoas civilizadas. Pleno século XXI e ainda há quem não seja capaz de viver em sociedade. Que se retirem dela, eles!
Meu maior arrependimento foi não ter reclamado da HOMESTAY em Vancouver, paguei 900 dólares o mês, eles não faziam café da manhã e o jantar todo dia era uma colher de arroz e frango
sobre a prof não falar o nome: falta de respeito total! qdo fiz meu intercâmbio na Inglaterra a professora fazia questão de decorar e pronunciar corretamente o nome de todo mundo. Falei que podia me chamar de Eve (Ivy) mas ela sempre falou meu nome inteiro e sempre chegando muito próximo da pronúncia correta. Eu tinha uma colega de Taiwan que adotou o nome de Janice mas a prof tb fazia questão de chamá-la pelo nome real dela (a pronúncia era algo como Suii Inn mas eu não sei até hoje como se escreve....) e era uma das únicas que falava certinho; eu tentei aprender e não consegui. Fora os 80% de alunos árabes e/ou muçulmanos e os profs sempre sabiam o nome de todos (sem plaquinha ou crachá).
Perfeito. No Brasil as pessoas.misturam tudo com sentimento. Aqui fora não é assim. Se no trabalho seu chefe reclama de algo que você não fez direito, aí no Brasil a gente se sente péssimo, fica deprimido, etc... Aqui, vc diz ok, vai lá e corrige e está tudo bem. Sem mágoas do empregado ou do empregador. Se você está pagando um serviço e não recebe com qualidade, reclame, eles vão fazer e não acharão ruim como aí no Brasil. Se as pessoas corressem atrás dos seus direitos e exigisse o que pagaram (seja os impostos, um serviço num restaurante, compra em qualquer lugar) o Brasil funcionária muito melhor! Não é mimimi, é o correto a se fazer.
Oi Bru! Bacana que você conseguiu contornar a situação.. Eu tenho 16 anos e gosto muito de ver os vídeos de vocês. Estou cursando o básico no Inglês e espero um dia viajar tanto assim! Desejo sucesso e um feliz 2023 pra vocês 🤍
concordo que brasileiro é tolerante até demais, fora do país as pessoas resolvem os problemas expressando o que incomoda pra eles. Eu acho que é por causa disso que outros países são mais avançados em alguns aspectos. Adorei que vc disse que pagou tem que receber o serviço compatível, eu já deixei de frequentar restaurantes, ou contratar fulano ou ciclano por causa da experiência ruim, ou não suficiente.
Acho que o problema da professora com a Bruna e com a Camila é a nacionalidade, essa é a única coisa que elas tem em comum e nada justifica essa atitude antiprofissional da professora
gente, é nessas e outras que vejo que não sirvo pra host family! na primeira aranha ou café da manhã mal servido comigo pagando vários mil reais, eu ia ficar maluca!
Aconteceu a mesma coisa comigo aqui no curso de francês, só que era um professor, um dia chegou o absurdo de eu pedir pra que ele fizesse conjugação de verbos e ele soltou um grande e sonoro NÃO todo mundo olhou na cara dele e disse, todos queremos isso, ele encerrou a aula e disse que eu tava tumultuando a classe. Acabou que não continuei o curso.
O problema da professora é inveja. Pq as brasileiras tem fama de serem bonitas , e vcs são lindas. Amo vcs duas e seus vídeos. Eu teria falado com ela e mandaria tomar naquele lugar em português.
Brunita, foi ótimo saber da sua experiência com host family e ver q cada experiência é única! Vc tem toda razão em exigir q o serviço q vc contratou seja cumprido, óbvio q a "reclamação" deve ser feita com educação (assim como vc fez). Acompanhar o intercâmbio de vcs na França está sendo muito legal, especialmente pq vcs trazem as experiências boas e ruins, a realidade msm!💙
Acho que teria sido interessante questionar essa professora aí. Um dia no fim da aula pedir pra conversar em particular e perguntar “Desculpe, eu te fiz alguma coisa? Porque eu percebo que você me trata diferente dos outros alunos.” aí eu queria ver a reação dessa mal educada. Porque essas pessoas nunca esperam que a gente vai reagir sobre as más atitudes delas. Muito provavelmente ela ia falar que era impressão sua, mas eu aposto que ela ia ficar sem graça e ia parar de te tratar com descaso.
Adorei ouvir sua experiência Bru! E eu concordo totalmente com você, você contratou um serviço e pagou por ele, então deverá recebê-lo nos termos acordados! Eu teria com certeza levado a situação com a professora pra direção pois me sentiria constrangida com esse tratamento!
Concordo com vc Bruna. Acho que é de brasileiro achar errado reclamar, pq vc é privilegiada e blá-blá-blá. Minha mãe é assim, se eu reclamo ela acha super errado e eu sou igual vc, se paguei caro por um serviço eu quero esse serviço bem feito e corretamente até pq tbm trabalho com público e dou o meu melhor sempre. Amo as experiências de vcs!!! Tenho até vontade de fazer intercâmbio por isso.
Adorei o vídeo, adorei as dicas. Fiquei triste pelas atitudes da professora. Não é digna de ser chamada de professora. FELIZ ANO NOVO PRA IRMÃS , FAMÍLIA E SEGUIDORES.
Nossa que interessante essa coisa da reclamação e essa mania de comparar a desgraça alheia como conforto. Ontem (31/12) eu estava falando com a minha mãe sobre a avaliação do ano de 2022, e eu disse que para a minha vida o ano não tinha sido um ano produtivo nem de conquistas, e que eu estava feliz que o ano tinha acabado e que o ano novo é um recomeço. Aí ela começou a falar de toda a desgraça alheia e como eu tinha que ser grata. Entendam: eu sou grata pela minha vida e por tudo o que eu tenho, mas ver que alguém sofreu mais que eu, não muda a minha vivência nem me deixa mais feliz. Precisamos rever esses conceitos de se aliviar ao ver que o outro passou por algo pior
seria legal vcs trazerem seus pais para contar como foi o intercâmbio deles
Siiiim seria top
Ótima ideia
Tem um vídeo antigo do canal com a mãe delas contando um pouquinho do intercâmbio que ela fez.
Simm!!
Simmmm!!! Ia motivar muito os meus pais.
"eu não fiz xixi no copo" KKKKKKKKKK a pobi da Camila
Tadinha da Camila, fez todo sacrifício e depois descobriu que o dona era uma falsa!
Era só o que faltava!!
HAHAHAHAHAHAHAHA
@@nicebatel1720ĺ
@@nicebatel1720 quem? A professora ou a dona da casa? Tô perdida...
Eu tive uma professora de Dinamarquês que ela era tão preconceituosa e xenofobica apenas comigo e descaradamente. Que não só criei coragem para denuncia-lá como também fiz muitas amigas na sala e era serviram de testemunhas e deram os nomes para eu poder enviar um email formal à escola com os dados de todas as minhas testemunhas. No meu caso eu estava super esgotado e se eu não reclamasse teria que ficar 2 ano com ela, após a reclamação eles mudaram a professora da turma e ela foi colocada em outra turma e também recebeu uma advertência pq haviam outras queixas... maior bafafa porém estava me fazendo muito mal ir a escola eu estava começando inclusive me anular como ser humano achando que o problema era eu.
Eu super te entendo Bruna❤️ bjs da gay aqui da Dinamarca 🇩🇰
Olha só quem eu encontrei aqui nos comentários 🤗🥰❤️😘
Você por aqui, amadooo... 💖😊
Olá Wesley, há muito tempo que não o via nos comentários. Feliz 2023 🌿💕⭐️
Parabéns pela atitude, de verdade. Os brasileiros tendem a "baixar a cabeça" pra europeu e isso é nosso maior erro. E fodase o que as pessoas vão pensar de vc, sofrer xenofobia ou qualquer outra discriminação é inadmissível.
Ahazô 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Gente, botem na cabeça de vocês: Se você paga por um serviço É O SEU DIREITO RECLAMAR ou melhor É O SEU DEVER RECLAMAR. Nós brasileiros temos a péssima cultura de não reclamar pra não nos indispor, pra não criar clima ruim, pra não ter cara feia.... Foda - se! Reclamem! Denunciem! Façam o que for preciso. Principalmente se for com gringos que querem deitar em cima de você sendo escroto.
P.S: Reclamar e denunciar é diferente de ser sem noção, ok?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mto vdd
Verdade! A chance de ser respeitado é maior quando a gente sabe se impor com educação. A cara de pau abre caminhos haha
Tbm acho isso, paga caro por um serviço não recebe o prometido, tem que reclamar e um direito.
Disse tudo!
Eu faço intercâmbio e tenho 53 anos. Nunca é tarde para realizar nossos sonhos . Acabei de fazer um no Chile e foi bom demais, amei tudo. 🥰
Nossa, q belo comentário! Por favor, pode contar por qual empresa e quais os custos desse 'intercâmbio pra maiores de 50'?😉
@@MARANATAVEMSENHOR foi pela Egali intercâmbio! Os custos depende das escolhas de hospedagem, quantos dias você deseja ficar no país...
@@atelieluholiveira4268: agradeço por se importar e responder: GRATIDÃO!🙏
@@MARANATAVEMSENHOR 🥰👍🏽
@@atelieluholiveira4268: 😘
No Canadá tive um professor Suíço que arranjava motivos para deixar os alunos desconfortáveis. Humilhava alunos por motivos fúteis, como por exemplo a moça que abriu silenciosamente a bolsa pra pegar um creme e passar nas mão. Tudo era desculpa para interromper a aula e humilhar. Os alunos eram pegos de surpresa e não reagiam. Qdo ele fez isso comigo e ameaçou a zerar minha nota, tive a inteligência emocional de não fazer nada na hora, mas no dia seguinte enviei um e-mail para direção. Descrevi como o professor estava conduzindo as aulas e todos os absurdos. Disse que terminaria o módulo com ele, mas solicitei que não tivesse mais nenhum outro módulo com ele. A direção tirou todas as aulas dele no período que eu estudava e ele tem até hoje ódio mortal de mim. Esse professor só não sabia que eu era uma das melhores alunas e então a direção sabia que não era uma reclamação em vão. Todos os outros professores dessa instituição foram fantásticos. Tinham empatia e sempre estavam dispostos a ajudar.
Vocês são ótimas! Eu fiz um intercambio em Londres e na Holanda, e la tinham 3 professores que viviam me pulando e ignorando totalmente a minha existência. Mas, diferente de vices duas que sao mais maduras e experientes, eu reclamei e diretamente com cada um. Alias acho q fui ate um pouco enfática demais no tratamento que eles estavam me dando e nao melhorou 100% mas começaram a notar que eu estava presente. As pessoas podem dizer o que quiserem, mas latinos sao vistos de forma diferente sim e se a gente n se impor “deitam e passam por cima”. Por isso, aconselho todos a falar, se expressar, reclamar e ir atras dos seus direitos !!!
Muito boa a sua atitude e concordo tristemente como latinos sao vistos
E o mais engraçado que é que a maioria desses países se não fosse o Brasil moria de fome e não tinha várias coisas kkkkk e eles querem se achar
A França é absolutamente o MELHOR lugar para reclamar. Aliás, morei 1 ano aí e foi quando aprendi a falar. De tudo, com todo mundo, o tempo todo, sem emoção, de uma maneira educada. Mudou a minha vida, acredite nisso. É por isso que nós brasileiros temos bloqueio, porque levamos para o lado emocional. Leva para o lado prático e tudo se resolve muuuuito rapidamente. Zut alors!
Cara, é inegável que a personalidade da Camila e da Bruna é infinitamente diferente 😂😂😂❤️
Amoooo
Simmmmm hahahahahahaha
Que legal que outra pessoa tem essa visão sensível pra perceber isso.
Deve ser insuportável ter que ler certos comentários e sempre ter que ficar explicando o óbvio. Adoro vocês, bom 2023, com muita saúde para todos nós.
Deve ser insuportável também receber uma pessoa na sua casa, e depois descobrir que ela te expôs nas redes sociais. Fora que ela só conta o lado dela né.
@@thaysdeoliveira4886 kkkkkk verdade ela me fez um favorzão de me receber na casa dela. Deveria agradecer por ter uma aranha no quarto e me dar torrada pro cafe da manha. Voce é uma comedia amiga
Demaaais haha mas ainda assim o obvio parece que sempre precisa ser dito ne. Tem uns que insistem…
@@thaysdeoliveira4886 Recebeu ne !!! Ela não pagou !!! Recebeu ajuda humanitária na frança 😂😂😂 você e uma comédia
@@thaysdeoliveira4886 Ela pagou para estar lá e em euro. Você sabe o quanto difícil é juntar euro? Vale quase 6x a nossa moeda. A moça tem que fazer ao menos o mínimo
Eu amo que os incômodos da Bru são incômodos que eu teria.
Capricorniana simmm! 😅😂
Amei o vídeo
Xenofobia sim, não tem outra explicação pra questão da professora. Você foi muito madura.
Kkkkk sim! E é engraçado que os incômodos sao muito pessoais ne? Pra algumas pessoas seria tudo ok..
Também achei xenofobia, no caso da professora!
Eu tbm, seriam exatamente os mesmos incômodos.. E essa professora, afff, que raiva me deu..
Te falar uma coisa, Bruna. Este é um dos melhores canais, se não o melhor, que acompanho no YT. Acho vc e sua irmã super do bem e gosto um tantão das reflexões que vcs trazem junto ao relato das experiências. Isso para mim é ouro.
Bjão pra vcs duas e feliz 2023!
Tamo juntas 🤜🤛
Obrigada Luciana!! Que comentário querido… Feliz 2023 :)
Brunita, sobre a bad professora: por muito menos eu reclamei no meu intercâmbio. Um dia, o professor ficou 1 hora (UMA HORA) comentando um corte de filme de 10 minutos falando do sotaque australiano do ator (E EU ESTAVA NA IRLANDA) . Cara, só pensava que eu tinha pago, e caro, pra aquilo?? Ah não, bem no dia, o coordenador veio fazer a avaliação semanal da escola, aulas etc... Aí eu descasquei: falei, olha, 1 hora falando de sotaque australiano não dá kkkkkkk e o coordenador falou: não, tudo bem, vamos ver com o professor, etc. De forma alguma ele me desvalidou. Minha reclamação era genuína como consumidora e eles prestadores de serviço 😌
Tenho 70 anos e vocês são minhas heroínas. Você tem razão: brasileiros não reclamam, porque desconhecem seus direitos por pura preguiça. E, quando reclamam, outros brasileiros até saem de perto, porque o barraco está armado. E, há aqueles por quem você torce para que se f.... com sua reclamação: marcar lugar em ônibus, entrar antes que todos saiam do elevador, descobrir que o cartão está no bolso do casaco que já está na mala e o caixa fechar automaticamente e a fila andar e a pessoa reclamar que era a vez dela e ter que ir lá para trás depois de duas tentativas de explicar em alemão o que aconteceu... E, a famosa carteirada no mercado em Istambul por causa de um troco errado e um "você sabe com quem está falando?" Suas reclamações não estão entre tais categorias. Aliás, suas reclamações têm categoria e se justificam. Quanto à professora, coitada. Bastou uma piscada e ela descobriu que não saberia lidar com esse povo brasileiro. Já imaginou você falando de suas experiências pessoais e profissionais? Muita humilhação pra quem só sabe francês e acha que o Brasil é uma extensão de praia, onde todos vivem em redes ou barcos, sem roupas, cuja capital é São Paulo ou Costa Rica. Feliz 2023.
Não acho que os brasileiros que deixam de reclamar são preguiçosos, não reclamam pq desconhecem esse direito, nunca fomos ensinados e encorajados para reclamar de algo que é do nosso direito. Sempre tratados como menos e não seria diferente se isso refletisse no nosso comportamento.
Brasileiro xenofobico com a propria populacao: brasileiro eh preguicoso e barraqueiro. Eu diria: brasileiro nunca quer reclamar pra nao criar climao. E se vc paga por algo, e a pessoa te ignora, e te desrespeita, acho que barraco é pouco. É pessimo se sentir exlcuido. Pior ainda pagando pra isso. Ps: ja morei fora e ja fiz aula de linguas fora. Europeu eh direto e reto. Adoro isso pq tb sou. Ms ser grosso
/mal educado eh diferente de direto
Eu amei a Bruna trazendo os dados do café da manhã do Hotel chique que o cara usou pra tentar desmoralizar a Camila hahahahahahha HABLA MESMOOOOO
Esse canal é único, postando vídeo em plena véspera, eu amo
Oh Bruna, eu entendo EXATAMENTE o que vc tá sentindo, no 1° semestre da faculdade eu tinha um professor que me ODIAVA, e era nítido, pois ele fazia muitos debates e discussões sobre livros que ele indicava leitura, e muitas vezes eu tinha coisas a agregar, e ele quase revirava os olhos quando eu falava, e isso me dava um desânimo enorme pra finalizar aquela matéria, eu tbm achei que era impressão minha ou coisa da minha cabeça, até que em uma apresentação de seminário ele ficou os 20 minutos da minha apresentação olhando pro telefone, e meus colegas que estavam sentados atrás dele me contaram depois que ele tava rolando a timeline no Instagram, também comentavam pra mim que ele parecia ficar irritado quando eu levantava a mão, então eu tenho certeza que não foi impressão sua, e fico feliz que vc soube lidar de maneira saudável com isso, pq eu não soube e levei pro pessoal KKKKKKK. Feliz ano novo, obrigada por ter um ótimo canal e conteúdo, amo vcs :)
Tinha alguma razão?? me parece muuuuito estranho ele simplesmente escolher alguém pra desgostar assim.
Mds pq isso?? Sinto mt vc passar por isso
Já ocorreu cmg na academia, o instrutor ajudava todo mundo, quando era eu que precisava de ajuda, ele sempre parecia irritado, uma vez fiz exercício errado porque fiquei sem graça de falar com ele. No começo achei que era besteira tb, mas minha prima que fazia cmg percebeu.
@@tiberiocesar1200 pode acreditar isso acontece muito, já aconteceu várias vezes comigo. As vezes o santo que não bate mesmo e tem pessoas que não sabem ser profissionais ao menos tentar disfarçar.
cara, que legal saber que seus pais fizeram intercambio depois de adultos! isso me incentiva, não tive oportunidade quando era mais nova, tô tendo agora e fico muito insegura, vendo os videos de vocês me dá mas coragem e me preparar pra tudo! obrigada pelos videos ♥
Aqueles 50 min que a gente assiste como se fossem 20 min, muito bom trazerem suas experiências aqui
Um grande amigo me ensinou uma vez: "Não está satisfeita, reclame, no mínimo os outros vão saber que você existe!
Vdd Isso
Ter a oportunidade de trabalhar com europeus é uma aula de como não ser trouxa. Nas primeiras iterações eu assustei. Agora, eu admiro. Tenho muito a aprender com eles.
Você fala no sentido de serem mais diretos com o que querem falar?
@@isabelaqueiroz5310 siiiiiiiiimmm... Falam o que estão pensando de forma direta (algumas vezes, dentro da cultura latina, até pode parecer falta de educação). Mas pra eles está tudo bem: falou, tá comunicado, vida que segue, no hard feelings. Hoje em dia eu me divirto horrores vendo os feedbacks diretos que rolam no meio das reuniões - principalmente as videoconferências. Amo trabalhar em equipe global e multicultural.
@@julysoldy Entendi. Obrigada! 😊
Às 23:26 da noite aqui da Dinamarca, você chegou p passar a virada comigo MESMO haha AMO❤️❤️❤️🇩🇰
Feliz Ano Novo
Feliz ano novo
@@ThaisLopes22 Feliz Ano novooo
50 minutos de vídeo da Bru contando suas experiências, para começar o meu 2023 ... Foi tudo o que eu pedi SIM!
Nossa, pagar barato! Quem falou isso não tem noção nenhuma do valor do euro 🤦🏻♀️ 70 euros da mais de 399 reias 😱 quase 400 reias por semana só pelo café da manhã de uma pessoa! Dava pra comprar coisas boas e gostosas sim, dava quase pra fazer um banquete, ainda bem que vc falou 👏
Fiz um curso uma vez de alemão de 1 mês na Áustria, mas não gostei, eu era mais velha de todo mundo na aula, até dos professores… tipo entre 15 e 20 anos mais velha rsrs sentia-me alvo de preconceito pois além da idade, ainda por azar era a única não europeia… não fiz amizades e para piorar ainda tive uma queda e rompi o tendão de Aquiles… oh viagem infernal! 😂
Que azar!
Tenso em ? Rss
Eu reclamo com muito respeito, tato e clareza de absolutamente todos os serviços que não me satisfazem. Porque? (1) Ninguém tem "bolinha de cristal" para adivinhar o que não está bom e (2) as empresas e etc precisam de um feedback para melhorias. Acho que você e a Camila estão certas: reclamar é uma questão de comunicação e, desde que façamos com bom senso e respeito, é essencial para que resolvamos problemas.
kkk gente, eu aqui na Irlanda (qur não é barato) gasto cerca de 60 euros pra comer a semana kkkkkk um povo que nunca deve ter morado fora dando pitaco da experiencia dos outros
Agora morando fora do Brasil, eu vejo que há uma linha tênue entre reclamar ou deixar quieto para não arrumar briga. Claro que existem coisas que não dá para aguentar, mas sinto que quando reclamamos as pessoas param que querer "ajudar" ou dificultam algumas coisas que poderiam ser mais simples. Morar fora é um tremendo desafio, pois de certa forma, dependemos de outras pessoas para muitas coisas. Então é difícil mesmo saber a hora certa de fazer isso. Eu sinto essa dificuldade.
Adoro o canal de vocês 😘
Obrigada!! Acho que tb depende das pessoas que a gente for lidar né? Haha tem gente que é imatura e quer dificultar a nossa vida por birra mesmo 😅 graças a Deus nunca encontrei um ser desse. Mas tb escolho minhas brigas viu? Várias coisas eu deixo quieto, mas tudo depende do meu incômodo. Hoje em dia, me recuso ficar desconfortável ou incomodada pra não incomodar outras pessoas. Porque vejo que estrangeiros e homens principalmente nunca fazem isso. E vejo que só acaba em briga porque eles ficam revoltados que a gente não fica quieta como eles esperavam. A pessoa te desrespeita, passa os limites e quer que vc fique quietinha. E no caso dos europeus, pode até ser inconsciente, mas acham que a gente é menos que eles sim e não deveria reclamar. E quando a gente reclama, acham mimimi, exagero ou acha vc grossa, barraqueira e causadora de problemas mesmo quando vc responde com a maior educação do mundo. Já eles que reclamam 24/7… tudo certo! São consideradas pessoas super assertivas, que sabem o que querem e não aceitam menos. Aliás acho que reclamar não tem nada a ver com brigar. Eu não briguei com ninguém nessa história. Falei tudo com muita educação e clareza. E não acho que é à toa, fizeram o possível para atender os meus pedidos e me deixar mais confortável. A forma que falei e tb porque acho que tinha razão né?
Acho que existem formas de reclamar. Eu quando reclamo é sempre com o mesmo tom de voz que falo nos vídeos, com argumentos e normalmente com razão. E talvez por isso ninguém nunca ficou empacando ou tentando piorar a minha situação depois de uma reclamação. Nem ficou de birra. Só melhorou a minha situação ou vida depois de todas as vezes que me mostrei insatisfeita ou reclamei. E isso em tudo, inclusive no trabalho. Eu trabalhei anos no mercado financeiro num ambiente predominante masculino e aprendi a me posicionar e deixar bem claro meu incômodo inclusive pra chefes de alto nível. Nem sempre era fácil, mas também sempre faziam de tudo pra atender os meus pedidos e queixas.
@@BrunaFaria é, as vezes o modo com que falamos determina o rumo das coisas. Obrigada por compartilhar conosco que nem tudo são flores, mas que podemos contornar situações desagradáveis. Estou aprendendo muito com os canal e experiências de vcs, ainda mais por serem duas mulheres desbravando o mundo e vivendo a vida sem medo de ser feliz e realizar seus sonhos.
Legal sua vivência, pq você reclamou dos seus incômodos e ela melhorou . Parece que a senhora e a família são gente boa, porque como eram só 3 semanas ela mostrou que se importa em tentar melhorar sua experiência. Host family é loteria pq muitas dessas família aceitam pelo dinheiro e não estão nem aí pro intercambistas.
Gente que não tem experiência de viagens e intercâmbios deveriam não opinar! As meninas viajam muito e podem sim, comparar o que está bom do que está ruim em um País estrangeiro! Bruna, ótimo vídeo!
Concordo. Essa história de "ah, gratitude, positividade" o tempo todo, não cola. Se algo me incomoda, eu vou reclamar e muito. Se eu não quero, vou dizer "NÃO". E phodac. Porque na hora de reclamarem de mim e dizerem não pra mim nunca pensaram duas vezes.
Não é justo. Tem que reclamar sim. Não é favor, você CONTRATOU e PAGOU por um SERVIÇO e esse SERVIÇO tem que ser entregue à altura. Não importa em que planeta, continente e país você estiver. PONTO.
Meu professor de italiano em Torino era assim comigo...
Deixei de ir às aulas no dia em que ele me proibiu de fazer a prova do primeiro módulo alegando que eu tinha 5 faltas, mas deixou uma nigeriana que raramente ia as aulas fazer as provas.. quando eu o confrontei ele disse que era melhor eu mudar de turma. Enfim, eu já estava me sentindo tão mau, pq ele fazia comparações entre eu e outra brasileira, ele dizia que a outra falava melhor que eu e isso me deixava super pra baixo..
Enfim eu abandonei a escola.. e segui minha vida.
eu percebo muito isso quando observo e comparo nossa cultura, sempre comento com meus amigos. Aqui, se impor e colocar limites é feio, é falta de educação. Mas abusar dos outros não é! Você aceita quem faz absurdos, mas quem reclama é barraqueiro. Não faz sentido para mim, então eu tenho me obrigado a reclamar nessas situações porque quero mudar em mim esse comportamento. Acho que nossa geração, que tem mais contato com outras culturas, tem que ter esse posicionamento sim! Adorei a reflexão do video
Sou brasileira e reclamo sim, que as outras pessoas gostem ou não. Não devo satisfação para ninguém. Bruna não fique acanhada por mostrar seus descontentamentos, pois as outras pessoas não vão ficar nem um pouco tímidas quando precisar reclamar de alguma coisa que não estão gostando em você.
Bruna, eu fiz um intercâmbio em Paris com meu marido e eu gastava menos de 70 euros por semana com supermercado! Eu to falando de todas as refeições: café, almoço e jantar pra duas pessoas!
Passei por um tratamento parecido em um curso de francês que fiz em Lyon há alguns anos. A professora era simpática com todo mundo, mas me chamava menos que aos outros e quando eu falava, as vezes fazia como se não tivesse entendido. Pode-se pensar que minha pronuncia era muito ruim mesmo, mas eu não tinha esse problema com mais ninguém. Tinha uma moça na turma com bastante sotaque e dificuldade e a professora sempre a entendia.
Para mim ficou escancarado quando falei uma palavra e ela fez novamente como se não tivesse entendido. Me perguntei se a palavra que eu falei não existia, e repeti para os outros colegas. Eles confirmaram que entenderam e que a palavra estava correta. Um colega falou "é assim mesmo" e repetiu a palavra. Só depois que ele falou a professora disse que tinha entendido... Tem gente que simplesmente não vai com a nossa cara.
Sobretudo em França, reclamem! Os Franceses reclamam mais que todos na Europa. Não hesitem! Senão, eles pisam. Eu sei, moro em Paris, capital oficial das reclamações.
Pessoalmente, eu teria feito uma reclamação com a escola. Ainda mais com os outros alunos como testemunhas. Xenofobia é inaceitável!
Es muy importante vivencia para conocer cómo es vivir en el extranjero, siento mucho contigo y Bruna que no se les sirva bien el desayuno porque alimentación es muy importante y valoro mucho comer bien por lo que pago.
Achei uó essa professora e amei q vc falou com sua host sobre o calor e o café da manhã. Esse canal me inspira e me anima demais 💜
Eu acho vocês duas muito corajosas e levam a vida que muita gente gostaria: viajar, viajar viajar...conhecer aprender etc. Eu sou do tipo que engole sapo e adimiro muito quem sabe reclamar. Parabéns. Quem me dera se eu soubesse me defender também
Oi Bru, voce esta certissima. Eu sou portuguesa mas nasci em Franca entao passei muitas temporadas em Paris. Com 70 eur tinha que ter camarao na sua mesa kkkk
Brunita vc é só evolução.PARAB3NS.
A gente faz de tudo pra não se indispor com os outros e acaba se prejudicando … me posicionar está entre as minhas metas desse ano, oremos kkkkkkk
1 Nutela grande 4.60+ 1 croissant na padaria que é mais caro 1.30 a 1.60+ 1l de leite 0.90+ café pct 3 .00 de boa qualidade+ 1 baguete 0.60+ geleia 2.00+ capuccino pct com 10 doses 3.00 do bom. Ou seja 70 euros por semana carríssimo, exploração mesmo
Fora que a Nutella, geleia, suco e vários alimentos não precisam ser consumidos todo de uma vez então dura bastante, não precisa comprar todo dia
Nossa Bruna, agradeço imensamente por passar esta sua (bad) experiência com tanta elegância e honestidade (SEM EXPOR E COLOCANDO OS FATOS SOBRE O Q QCONTECEU NA CASA DA HOST FAMILY!) e tbém sobre a postura pouco profissional dessa (PÉSSIMA) professora: PARABÉNS, BRUNA!👏Pois pra quem acompanha seu canal é, sim, MUITO IMPORTANTE CONHECER OS PRÓS E TAMBÉM OS CONTRAS DAS EXPERIÊNCIAS, assim é-nos possível ENXERGAR AS RED FLAGS, né? Enfim, espero q o canal de vcs cresça muito, que vcs consigam muitos patrocinadores e que sigam RUMO AO SUCESSO PORQUE VCS MERECEM! E, por favor, CONTINUEM SENDO SEMPRE SINCERAS NOS VÍDEOS SOBRE VIVÊNCIAS PORQUE FAZ TODA A DIFERENÇA E ALERTA MAIS E MAIS PESSOAS A SE PROTEGEREM, A SE PRESERVAREM DE CILADAS!
Bjs a vc e para sua irmã Camila!😘
Rapaz.... Sou de Gêmeos kkkkkk e penso exatamente como vc! O mínimo que espero é receber pelo que paguei, sempre, ainda mais, quando pago caro! Marmoça!
O mínimo ne?? 😅
@@BrunaFaria Ainda mais estando na Europa, marrapaiz! ❤️ Feliz Ano Novo, Brunita! Pra vc e toda sua Família, que seja mais um ano próspero e cheio de novas oportunidades!
Brunita, deve ser muuuuuuito insuportável ter que ficar explicando o óbvio em todos os vídeos por conta dos comentários dos “100% corretos” da internet. Vocês são especiais demais! Amei o vídeo! Feliz ano novo, com muita paz, saúde, amor e esperança! 🤍
16:27 puta merda por 70 euros eu queria um banquete sim hahaha bruna e camila é aquele meme: aguentou muito e ainda foi simpática
Reclama mesmo. Ninguém é obrigado a aceitar nada. Quem quiser melhor que assuma seus problemas e lhe dê a solução.
Bruna adoro seus vídeos, claro que como sempre isso serve de aprendizado, aprender a não aceitar desde o início, tanto a parte de vc ter pago uma cidade e ter ido pra outra "por ser compreensiva " com a agência, e quanto o café da manhã absurdo de ruim pelo preço que você pagou, já foi uma loucura :/ pq eles não fazem favor nenhuma pra galera, nem são compreensivos, são apenas negócios, foda isso, super te entendo tbm de estar numa vibe boa e não achar na hora que isso seria grande coisa.
aaaaaaaaaaa último vídeo do ano com brunita, você é extraordináriaaaaaa
Eu amo a eldest/youngest daughter energy das meninas. A Bruna bem pistola reclamando, a Camila pistola, porém contida e sendo paciente. 😂😂
Eu amei o video e aprendi com a sua experiência. Pura verdade nós brasileiros engolimos muito sapo principalmente quando estamos fora do Brasil. Seu vídeo foi um gatilho para eu refletir sobre. obrigada
Sobre reclamações! Minha amiga ficou nessa 20 anos, tentando se passar por francesa, se misturar, engolindo tudo! Bem no gratiluz, e namastê.... Querendo ser elegante e resultado, suicídio aos 39 anos. A França não é fácil e não se cale mesmo, não engula. Vc é maravilhosa são eles que são bizarros mesmo
😕 que triste. Sinto muito !
Bruna você é tão gentil, acompanho o canal a bastante tempo e fiquei feliz quando você resolveu se dedicar inteiramente ao canal, parabéns pelo empenho 🥰
Acho que isso foi carma mesmo da situação passada, quando a Bruna não reclamou hehe. Tem que reclamar mesmo, e acho que nessa situação da França mostrou que pode ser muito de boa falar o que você tá passando e ter outra pessoa que vai te ouvir e genuinamente tentar consertar, a gente não precisa ter medo de pedir as coisas pelas quais nós pagamos (mas sei que é desconfortável, eu tb detesto ter que reclamar)
Você tá certa pagou pelo serviço,se não está bom tem que falar,não é de graça.
Isso pra mim não é reclamar. Este canal é pra relatar as experiências de vcs e nos ajudar a não passar pelos mesmos perrengues. Estive na EC da cidade do cabo ano passado, foi uma experiência incrível, a cidade é maravilhosa, mas passei por coisinhas que não precisava ter passado se não tivesse sido meu 1° intercâmbio. Conheci o canal de vcs este ano e teria sido muito útil tê-lo conhecido antes. Fiquei em moradia estudantil que incluia o café da manhã. O anfitrião era um fofo, mas sumiu por 4 dias e ficamos sem o café, sem a limpeza e sem a possibilidade de lavar roupas. Não foi terrível, mas foi bem estranho. Como eu tinha me organizado financeiramente muito bem e a África do Sul é um país barato, não foi difícil pagar uma vez a lavanderia e os 4 dias de café da manhã. Mas será que foi tranquilo pra todos os moradores? Depois ele apareceu e vida que segue. Combinado é combinado!
Vey kkkk eu amo que além da história tem a Bruna comentando os comentários do outro vídeo. AMEI?
Nossa, fiz intercâmbio tb aos 17, que ódio relembrar o quanto a agência joga a desculpa da "diferença cultural" e "ter a mente aberta" para justificar perrengues que eles tinham a obrigação de resolver! Muito legal ver que com maturidade vc conseguiu reclamar e melhorar sua experiência! Acredito que se eu fosse hoje, também faria o mesmo.
Fiz intercâmbio em Bordeaux! Mesma experiência: senhora sozinha, faz apenas pela grana, claramente incomodadas com a presença de gente na casa delas. Host family pra mim nunca MAIS
Não vejo problema em reclamar se algo está ruim, ainda mais se está pagando. Muita gente tem a mentalidade de Guerra Fria ou até mesmo de Casa Grande e a Sinhazinha está fazendo "o favor" de te deixar morar naquele país. Lugares como Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália... possuem uma imagem idealizada e romantizada.
Ai amo a sinceridade da Bruna, amo os vídeos de vocês
Vou levar isso de não levar sapo e falar o que me incomoda pra vida, precisava ouvir. Obrigada Brunita ♥️
Amei a introdução no deboche pq o povo é difícil. Eu aprendo super com canal pq vou entrar nesse mundo ❤
Adorei ouvir sua experiência, Brunita!
Parabéns, Bruna por ter tido a coragem de falar. Admiro muito vcs 💕
Amei seu video, Bruna. Parabéns pela paciência e evolução espiritual. Real idade faz a gente notar melhor as coisas
Adoro os vídeos de vcs. Aprendi muito nova a reclamar e me impor, faz toda diferença. Morei na Itália, sei que existe sim muita xenofobia, mas não sofri com isso mesmo não falando o idioma. Qualquer lugar que eu ia, sempre muito educada, mas NUNCA servil ou com postura de vítima. Me tratavam super bem e oq eu achava injusto eu reclamava mesmo!!!
algum brasileiro quebrou o coração dessa professora, certeza
Eu passei um mês na França, hospedada na casa de uma brasileira. E em APENAS um mês me senti tratada com desdém e indiferença pelos franceses. Na época estava com cabelos negros, não era loura. Eles insinuavam questionavam tempo todo se eu era Índia, kkkk, o fato de ser latina na cabeça deles parecia algo Óóóh! O ser latina incomodava. Eu vi que se morasse lá enfrentaria mta indiferença e/ou preconceito mesmo na cara dura. Eles me faziam perguntas absurdas. Parece que os franceses fazem questão de piorar sua estadia lá. Foi essa sensação que tive. Ou vc é invisível pra eles ou apontam coisas sem noção. A França, os lugares, restaurantes, a cultura é impressionante... Amei mas conviver com nativos não é fácil Bruna. Essa amiga Brasileira morou 20 anos lá e morreu ano passado, ainda jovem em decorrência de uma depressão profunda. A França foi uma péssima escolha pra ela, pra morar, só hoje percebemos. Ela sempre teve indícios de depressão, lá se agravou
Meu Deus fiquei triste por ela, eu sonho em morar um período na França, fico triste que eles sejam assim com estrangeiros.
@@glendacoutinho3665 ela foi pra numa época sem Internet, celular e foi somatizando. Vc pode viver lá mas preparada pro jeito francês de ser, rs, uma coisa é passear outra é morar. Porém faça a experiência, não desista
Nossa eu imagino, que triste. Eu mandava logo eles tomarem banho aqueles seboso kkkkkkkk vão tomar banho primeiro antes de vim falar cmg jkkkkk brincadeira a parte. Mas a situação é grave mesmo
Bru, em primeiro lugar AMO, em absoluto, vocês e esse canal❤️❤️. Quanto à experiência, te entendo demais e nem é por meio de intercâmbio (o que agrava, em muito, pelas diferenças culturais) mas por experiência que se deu aqui mesmo, Brasil, quando na faculdade também morei na casa de uma senhora, de mais de 60 anos, e passei por todos os perrengues possíveis, um deles, pagar por refeições e receber macarrão (só macarrão) em TODOS os almoços e pão com frios e suco em pó em TODOS os jantares, além de inúmeras "idiossincrasias" dela, dos filhos, dos genros e dos netos que nem moravam com ela😂. Foi o ó e eu, assim como você, evitava parecer intransigente. É, a vida nos ensina a reconhecer e reivindicar nossos direitos e quereres. Beijão e Feliz 2023, querida!🦋🧿🥂🍾🎉💖
Edit: terminei o vídeo somente agora e, quanto à professora, ela deve ser denunciada, por cada um dos casos. Eles pretendem receber e prestar serviços aos estrangeiros? Então que se portem como pessoas civilizadas. Pleno século XXI e ainda há quem não seja capaz de viver em sociedade. Que se retirem dela, eles!
Meu maior arrependimento foi não ter reclamado da HOMESTAY em Vancouver, paguei 900 dólares o mês, eles não faziam café da manhã e o jantar todo dia era uma colher de arroz e frango
Meu professor faz a mesma coisa comigo e meu namorado que é frances disse que reclamaria no mesmo dia sobre o café d’à manha, voce fez certo!
sobre a prof não falar o nome: falta de respeito total! qdo fiz meu intercâmbio na Inglaterra a professora fazia questão de decorar e pronunciar corretamente o nome de todo mundo. Falei que podia me chamar de Eve (Ivy) mas ela sempre falou meu nome inteiro e sempre chegando muito próximo da pronúncia correta. Eu tinha uma colega de Taiwan que adotou o nome de Janice mas a prof tb fazia questão de chamá-la pelo nome real dela (a pronúncia era algo como Suii Inn mas eu não sei até hoje como se escreve....) e era uma das únicas que falava certinho; eu tentei aprender e não consegui. Fora os 80% de alunos árabes e/ou muçulmanos e os profs sempre sabiam o nome de todos (sem plaquinha ou crachá).
Todos deveriam ser bem tratados sim, uma vez que foi pago. Esta corretíssima de questionar sim! Adorei seu vídeo, assisto todos até o final...
Acredito que todos deveriam ser bem tratados, indiferente de algo estar sendo pago 😊
Vendo pelos relatos desde o voo da TAP até a host family a gente vê que só a Camila se lasca 😅😅😅
Perfeito. No Brasil as pessoas.misturam tudo com sentimento. Aqui fora não é assim. Se no trabalho seu chefe reclama de algo que você não fez direito, aí no Brasil a gente se sente péssimo, fica deprimido, etc... Aqui, vc diz ok, vai lá e corrige e está tudo bem. Sem mágoas do empregado ou do empregador. Se você está pagando um serviço e não recebe com qualidade, reclame, eles vão fazer e não acharão ruim como aí no Brasil. Se as pessoas corressem atrás dos seus direitos e exigisse o que pagaram (seja os impostos, um serviço num restaurante, compra em qualquer lugar) o Brasil funcionária muito melhor! Não é mimimi, é o correto a se fazer.
Oi Bru! Bacana que você conseguiu contornar a situação.. Eu tenho 16 anos e gosto muito de ver os vídeos de vocês. Estou cursando o básico no Inglês e espero um dia viajar tanto assim! Desejo sucesso e um feliz 2023 pra vocês 🤍
Vc tá super certa em reclamar até porque você não tava lá de favor.
Gostoso ouvir a experiência de vocês. Totalmente fora da minha realidade, mas mesmo assim eu acho incrível
concordo que brasileiro é tolerante até demais, fora do país as pessoas resolvem os problemas expressando o que incomoda pra eles. Eu acho que é por causa disso que outros países são mais avançados em alguns aspectos. Adorei que vc disse que pagou tem que receber o serviço compatível, eu já deixei de frequentar restaurantes, ou contratar fulano ou ciclano por causa da experiência ruim, ou não suficiente.
AMEIII o vídeo pra assistir na hora de me arrumar pro ano novo, gracias Brunitha e abençoando 2023 pra tu e toda família 🙏🏽❤️🙏🏽
Acho que o problema da professora com a Bruna e com a Camila é a nacionalidade, essa é a única coisa que elas tem em comum e nada justifica essa atitude antiprofissional da professora
gente, é nessas e outras que vejo que não sirvo pra host family! na primeira aranha ou café da manhã mal servido comigo pagando vários mil reais, eu ia ficar maluca!
Aconteceu a mesma coisa comigo aqui no curso de francês, só que era um professor, um dia chegou o absurdo de eu pedir pra que ele fizesse conjugação de verbos e ele soltou um grande e sonoro NÃO todo mundo olhou na cara dele e disse, todos queremos isso, ele encerrou a aula e disse que eu tava tumultuando a classe. Acabou que não continuei o curso.
O problema da professora é inveja. Pq as brasileiras tem fama de serem bonitas , e vcs são lindas. Amo vcs duas e seus vídeos. Eu teria falado com ela e mandaria tomar naquele lugar em português.
Brunita, foi ótimo saber da sua experiência com host family e ver q cada experiência é única! Vc tem toda razão em exigir q o serviço q vc contratou seja cumprido, óbvio q a "reclamação" deve ser feita com educação (assim como vc fez). Acompanhar o intercâmbio de vcs na França está sendo muito legal, especialmente pq vcs trazem as experiências boas e ruins, a realidade msm!💙
Amei esse final bruna mais madura e falando o que pensa 🥰👍 isso aí
Tão sensata! Adoro assistir seus vídeo Brunita ❤️
Acho que teria sido interessante questionar essa professora aí. Um dia no fim da aula pedir pra conversar em particular e perguntar “Desculpe, eu te fiz alguma coisa? Porque eu percebo que você me trata diferente dos outros alunos.” aí eu queria ver a reação dessa mal educada. Porque essas pessoas nunca esperam que a gente vai reagir sobre as más atitudes delas.
Muito provavelmente ela ia falar que era impressão sua, mas eu aposto que ela ia ficar sem graça e ia parar de te tratar com descaso.
Maravilha de vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei ouvir sua experiência Bru! E eu concordo totalmente com você, você contratou um serviço e pagou por ele, então deverá recebê-lo nos termos acordados! Eu teria com certeza levado a situação com a professora pra direção pois me sentiria constrangida com esse tratamento!
Concordo com vc Bruna. Acho que é de brasileiro achar errado reclamar, pq vc é privilegiada e blá-blá-blá. Minha mãe é assim, se eu reclamo ela acha super errado e eu sou igual vc, se paguei caro por um serviço eu quero esse serviço bem feito e corretamente até pq tbm trabalho com público e dou o meu melhor sempre. Amo as experiências de vcs!!! Tenho até vontade de fazer intercâmbio por isso.
que fofa essa velhinha!
Kkakakakkakak ela sendo irônica no início kkk amooo vcs !!!!!!
Adorei o vídeo, adorei as dicas. Fiquei triste pelas atitudes da professora. Não é digna de ser chamada de professora. FELIZ ANO NOVO PRA IRMÃS , FAMÍLIA E SEGUIDORES.
Ai que vontade de confrontar a professora. Credoooooo qual a tua mulher?!?! Adorei o vídeo. Desejo um 2023 cheio de histórias pra contar pra gente ❤
Nossa que interessante essa coisa da reclamação e essa mania de comparar a desgraça alheia como conforto. Ontem (31/12) eu estava falando com a minha mãe sobre a avaliação do ano de 2022, e eu disse que para a minha vida o ano não tinha sido um ano produtivo nem de conquistas, e que eu estava feliz que o ano tinha acabado e que o ano novo é um recomeço. Aí ela começou a falar de toda a desgraça alheia e como eu tinha que ser grata. Entendam: eu sou grata pela minha vida e por tudo o que eu tenho, mas ver que alguém sofreu mais que eu, não muda a minha vivência nem me deixa mais feliz. Precisamos rever esses conceitos de se aliviar ao ver que o outro passou por algo pior