Sou professora há 7 anos e já sei que tenho que fazer atividades adaptadas e isso é extremamente trabalhoso, pois tenho 3 alunos com deficiência e não é fácil encontrar atividade que seja referente ao mesmo conteúdo da aula. Apesar do trabalho, tento incluir esses alunos (PCDs). Eu estou indignada com a possibilidade de um projeto de lei de uma certa deputada ser aprovado. (Ela quer proibir o limite de crianças com deficiência por turma). Atualmente é permitido no máximo 3. Gente pelo amor de Deus, ser contra isso não é excluir os alunos, mas é saber que o aprendizado da turma não vai fluir. Só quem é professor sabe o quanto é difícil alfabetizar. Alêm da turma numerosa, as 3 crianças autistas entram em crise constantemente, pois eles têm o nível 3 de suporte e os pais não querem dar a medicação pra ver se melhora as crises. A inclusão na prática é bem complicada viu, e os Governantes ainda querem piorar a situação. Edit: Esse ano (2024) Minha colega tem 7 crianças com deficiência na turma, com 7 cuidadoras. Ao todo são 28 pessoas no mesmo ambiente fechado (sala de aula). Com crianças entrando em crise constantemente. Isso não é inclusão, mas só vão ver isso quando perceberem que nem as crianças "normais" nem os deficientes estão se desenvolvendo. Estão apenas convivendo em um sala, sendo supervisionados por adultos, para que eles não entrem em conflitos físicos. Que Deus toque no coração desses Governantes e que eles vejam com bons olhos a educação inclusiva, porque nós que estamos no chão da sala de aula é que sabemos que não tem sido nada fácil tentar cuidar e educar.
Exatamente, professor é um ser humano, não um super-herói ou uma máquina. Muitos políticos que criam leis absurdas não entendem da teoria muito menos da prática, que é o que realmente interessa, a prática.
Prof boA noite quero aprender pra ensinar a eles pois amo eles sou da educação especial além de trabalhar 40 horas ganho muito pouco sou contratada mas amo eles são de todas idades
Concordo plenamente com suas palavras. Sou professora em uma escola particular, turma com 19 alunos sendo 2 deles com autismo severo... é algo bastante desafiador 😢
Amigo, fico feliz com sua atitude e com muitos comentários bons, mas a minha realidade é triste, tenho 5 turmas lotadas a que tem menos alunos tem 48 e às vezes falta espaço, até carteiras para sentarem, e mais, tenho dentro da mesma sala autistas e outras deficiências até cadeirantes , enfim, minha responsabilidade é grande, minha disciplina é Língua portuguesa, minhas turmas são do fundamental II, 7 ano, e tenho alunos que pouco sabem escrever, a grande maioria tem uma caligrafia minúscula atém das diferenças entre eles, muitos adiantados outros super atrasados, escola pública amigo, até que as professoras do atendimento especializado (AEE) tentam, mas muitos pais nem aparecem na escola, e muitos tem na escola sua única refeição do dia, além de termos turmas muito indisciplinadas e apáticas, eu assim como os demais colegas vez por outra adoecemos, é a garganta que não aguenta, é labirintite, é a dor de cabeça, o calor do dia, e a desvalorização vinda de todos os lados do sistema. Como ter tempo pra fazer adaptação, se eu contar o numero de alunos que tenho que fazer adaptação são mais de 15 alunos, fora os que tem problemas sérios de escrita. Confesso que às vezes até choro na minha casa preocupada com eles, a internet pouco ajuda, pois a maioria dos trabalhos são voltados para crianças, os nossos são pré e adolescentes, e não tem interesse quando a linguagem não esta próxima da sua realidade. Trabalho numa escola de periferia dentro de uma comunidade de baixa renda, bem baixa mesmo, constantemente estamos fazendo vaquinha pra ajudar algum aluno por aqui. Aqui somos guerreiros também, Este relato é somente pra situar pra vocês a nossa realidade e nossa luta para educar nossa comunidade, só na nossa escola temos mais de 1000 alunos . Grata pela atenção.
Sou professor e um grande número de pais não aceitam as limitações cognitivas dos filhos. Então colocam uma pressão lascada nos filhos, que acabam desenvolvendo ansiedades e até fobia de escola.
Infelizmente, isso é uma verdade!! Tem muitos pais, que não querem ver o que está óbvio. Atrapalha a criança, atrapalha seu desenvolvimento pois, vai precisar de atendimento e atividades diferenciadas, além de alguns estímulos onde tem dificuldade. Muito triste isso!!
sou professora educadora há mais de 20 anos e ao longo de minhas experiencias e de tudo que achava que era verdade absoluta, tenho a cada dia visto o quanto a escola precisa evoluir em muitos aspectos. e dentre eles é aprender a aprender que o mundo mudou e que hoje estamos entrando na era da inteligencia artificial e, as vezes parece que ainda estamos na descoberta da escrita.
Ano passado tinha im aluno que aprendia somente explicando , porém quando se tratava de copiar não queria. Eu sempre entendi a forma dele aprender, porém este semestre ele pegou uma outra professora que deixa ele constantemente de castigo, outro dia ela estava falando que ia deixar sem o lanche então eu falei que era crime Ela desconversou e disse que ia deixa ele lanchar sozinho jamais deixaria o menino sem lanchar. A paciência , o amor e o acolhimento e de extrema importância para se alfabetizar qualquer criança.
Qual a idade dele? O meu aluno tem 12 anos. Mas só fica jogando no celular. E a mãe não cobra nada. E a escola estadual vai cobrar das Professoras auxiliares
@@elainelima4621 7 anos super inteligente sabe somar, multiplicar, Dividir, sabe ler e escrever só não gostar de copiar e não consegue parar quieto, outro dia ele disse: Tia ore para Deus me dá um instrumento vou set músico Ele é um menino bom,gosto muito dele.
@@yasminbaron6137 Ele tem TDAH ainda não é reconhecido como especialidade e sim como transtorno. E Quanto as escolas especiais elas foram abolidas pela nova lei, Hoje em dia a Lei da inclusão dentro das escolas e a equidade para que todos tenham direitos iguais dentro das suas limitações.
Tenho uma aluno autista e hiperativo com 6 anos, ele saber ler e escrever, conhece os números, forma números com até 3 algarismo, mas não gosta de realizar tarefa. Ele gosta de escrever no quadro, mas na hora de fazer tarefa no material impresso é uma luta. Eu crio bastante recursos pedagógicos concretos. Mas com muita luta ele realizar duas atividade adaptada impressa por dia. Devido ser muito ativo, ele ama atividades concreta de encaixe, empilhamento, colagem... Por isso eu sempre estou criando algo diferente. Isso tem ajudado-me bastante, por que esses Jogos mantêm ele focado.
❤ Se aprende muito e pra sempre praticamente com jogos, com atividades concretas. Quando estava em sala de aula e queria me respaldar pra caso futuro com atividades registradas, eu tirava 1 foto de cada atividade, solicitava impressão e colava no caderno da criança.
Eu tbm tenho uma aluna autista que tbm sabe ler, escrever, conhece os números, etc... Assim como o seu aluno, ela tbm gosta de escrever no quadro, porém quando vai realizar as atividades impressas, ela apresenta muita resistência... Procuro sempre realizar atividades adaptadas com coisas que atraía a atenção dela..( Colagem, recorte, jogos pedagógico,etc...) Estou aqui em busca de ajuda....
Boa tarde a todos. Faço estágio na Escola Municipal Edgard Werneck na Freguesia/ Jacarepaguá, que faz parte da 7ª CRE. Sempre adapto a atividade para os alunos que acompanho. Uso massinha e escrevo o nome dele/a e peço para ela/e repetir. Eles gostam bastante. Sempre procuro trazer gravuras, jogos com imagens para que eles vejam, se sintam estimulados a escrever. Dessa forma eles conseguem escrever mesmo com dificuldades o que estão vendo. Até ajudar na escrita cobrindo a professora sugere fazer. Obrigada pela oportunidade e parabéns professor por suas ideias!
Ja vi MILHARES de videos sobre TDAH e autismo e só ficam dizendo que o professor tem que fazer ( sabemos o que fazer ) e a grande importância é o COMO fazer e esse canal foi o ÚNICO que ensina como fazer e sao dicas DE FATO.
VERDADE VERDADE E VERDADE. TEM VáriOS CANAIS QUE DEIXEI DE SEGUIR. POIS FALAM SEMPRE A MESMA COISA. EX: TEM Que FAZER ISSO AQUILO POREM NAO INFORMA AS TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS. ADEMAIS, APÓS AS EXPLICAÇÕES QUEREM SÓ VENDER MATERIAL 😢😢😢
Sou professor, do 3º ano. No município de Ananindeua. Eu, tenho um aluno que não consegue copiar do quadro as atividades e se distrai sozinho, parece que estar em outro mundo. Algo que me chama atenção nele é que ele consegue lê com uma fluência ótima. Mas, apesar deste fator positivo, tenho me preocupado com o discente.
Sou mãe de uma menina autista e descobri seu canal agora e vou indicar para as professoras da minha filha que está no sexto ano e estamos na luta para adaptação dos conteúdos.
Sugiro que você aborde a dificuldade sensório motora/(condição neurológica) pois provavelmente esse aluno tem muita dificuldade de apreensão e movimento do lápis/caneta ou demais objetos que exijam esse esforço. Essa exigência pode desencadear uma crise sensorial. Para maiores explicações consulte uma Terapeuta Ocupacional. .
O caso que ele está abordando não é uma questão de não conseguir copiar por um problema psicomotor e sim uma questão neurológica do não copiar. Minha filha tem 8 anos, ela lê e escre, produz textos, mas não copia do quadro de jeito nenhum
Tenho alguns autista e com TDAH e todos eles tem problemas pra copiar. Acho difícil eles aprenderem de uma forma tradicional. Muitas vezes a inteligência deles é alta e eles ficam viajando em outras questões. Por isso sugiro sempre que haja um diagnóstico das melhoras habilidades deles, incentivando pra que eles participem com elas
Não sou autista, mas sou mãe de autista que está indo para o primeiro ano . Ele tem uma resistência absurda até na pega do lápis ou caneta, mas tem uma memória incrível. Eu nunca conseguia copiar as coisas da lousa, meus cadernos sempre eram incompletos, lembro que nem pegando o caderno das colegas e levando para a casa eu conseguia colocar meu caderno em ordem. Nota pelo caderno eu sempre perdia ponto, um caos. Eu sempre tive uma memória muito boa, prestava atenção na explicação e fazia os exercícios do livro e passava bem nas provas. Acho absurdamente maravilhosas as possibilidades de ADAPTAÇÃO e o esforço dos PROFESSORES ao apoiar os alunos com tantas técnicas. Obrigada pelo vosso trabalho !
Agradeço muito, tenho dois filhos autistas e o Willian não gosta de escrever de jeito nenhum porém presta atenção na aula toda e aprende só de ouvir, mas quero muito poder ajudar ele com adaptação curricular
tenho autismo e até hoje com 25 anos sou péssimo em português, às vezes fico frustrado porque não consigo aprender, principalmente questões de figuras de linguagem e interpretação.
Eu estou com meu filho com a dificuldade de escrever do quadro pra o caderno e fui chamada atenção pela Gestora e me ameaçou a perda da vaga e eu questionei ela se não tínhamos que ter avaliação do profissional e até porque ele sofreu traumas emocionais por conta de violência doméstica comigo e o pai dele Eu sempre acomphei.elas negam a adaptação.junto com a professora de português.e isso e crime.estou procurando médico pelo sus❤tá difícilas irei conseguir
Uma dica, vá ao centro de assistência social da sua cidade e vá ao CAPS mais próximo da sua casa. Sua criança precisa de ajuda e tem direitos assegurados pela lei
Minha filha é autista e ela nao gosta de escrever, mas descobrimos que é pq ela tem hipotonia , entao muito trabalho eata sendo realizado com ela para reforcar as articulacoes para ela adquirir forca , entao sempre se deve fazer essa verificacao pq ele nao gosta né, as vezes como no caso da minha filha segurar o lapis era algo doloroso e dificil para ela.
Professor vc foi um achado maravilhoso , está sendo de grande auxílio,sou professora especialista do ensino colaborativo a maioria dos professores nao conhece essa nova "visão "poderia dar uma esplanada sobre o assunto? Obrigada
Parabéns!!! Descobri seu canal somente agora e gostei muito das suas dicas...Meu filho é autista, e hoje ele está com 13 anos, eu sempre tive que adaptar as atividades do meu filho porque a maioria, não todos, os professores do meu filho passavam somente atividades de cópia... ele ainda apresenta a dificuldade da escrita por causa da parte motora fina e ele relata que ele sente dor na mão quando escreve e o barulho do lápis no papel provoca gastura nele (todos os materiais dele é emplastificado e ele escreve com caneta de marcador permanente para CD)...Além disso, quando tem que copiar do quadro para o papel é muito difícil porque o tempo entre olhar ao quadro transferir para o papel acaba sendo maior que os demais alunos, e isto faz com que ele fique perdido e confuso.
Amiga vou te chamar assim pq estou no mesmo barco... meu filho tem 12 e a dificuldade dele é a interpretação literal, a disgrafia e as altas habilidades. Maior parte das pessoas quer que ele seja excelente em tudo... não tem capacidade de entender que todos tem peculiaridades. E minha filha com 10 que tem uma inteligência artística para pinturas com tinta... uma inteligencia e memória incrível para vídeos sobre história, geografia, ciências. E uma inabilidade grande para escrever, ler e calcular. E o que a escola ama repetir e repetir de planejamento? Leitura, escrita e cálculo... ou seja ela frequentemente se sentia burra.... quando na verdade provou fazendo o wisk que tem q.i. preservado. Ou seja ela poderá no futuro até mesmo ser uma escritora usando tecnologia onde tu vai falando e o próprio programa vai escrevendo, ela pode conhecer livros usando audiobooks, e vai poder admistrar o seu dinheiro com uso de calculadoras. Ela pode não ser boa no arroz com feijão que a escola empurra todos os dias.... mas com vídeos, com jogos, com o canvas, ela flui muito bem. Te recomendo um site chamado Live.worksheets onde tem atividades pra responder online. E também o wordwall, e investir em conhecimento. Ninguém precisa ler pra entender a segunda guerra mundial. Estamos em 2023 e não em 1500 onde o conhecimento só se conseguia através da leitura. Eu pessoalmente amooooooooo muito ler. Mas cada pessoa veio ao mundo com um dom, uma missão e um funcionamento diferente.
Como é bom ler o relato de alguém que passa pelas mesma situações. Meu filho também se sentia burro, a auto estima dele foi bem prejudicada e agora com a terapia que está melhorando. Ele também aprende bastante com vídeos e jogos. Ele aprendeu falar e ler em inglês somente assistindo vídeos de jogos. Muito Obrigada pela sua dica do site, vou entrar agora mesmo para conhecer, quando tiver mais dicas agradeço, porque eu também tenho investido bastante na tecnologia porque percebi que ele aprende melhor assim. Eu amei seu relato, pois me passou uma perspectiva diferente, me motivou muito para trabalhar com meu filho!!
Meu filho Alvaro é igual ao seu, aprendeu tudo com videos e jogos… a ler e o inglês… conhecimentos gerais, tudo por lá… e tbm nao gosta de copiar a matéria e nao escreve com letra cursiva… ele tem 11 anos.
Houve uma reformulação da nomenclatura da palavra flexibilização, invés de "adaptação" curricular. Mas não é fácil quando você tem seis alunos com Deficiência dentro da sala, para isso é necessário termos ciência do contexto individual de cada um.
Minha nossa! Esse é meu maior drama! Meu filho tem 8 anos e recentemente diagnosticado TEA TDAH. Meu drama são as escritas e leituras. Quando falo pra ele, a assimilação é excelente, já se precisa ler, é um martírio. Grata pelo canal
Jacira... minha filha tea 10 anos é do mesmo perfil. Estou investindo em vídeos que eu seleciono sobre os assuntos estudados, em atividades adaptadas... no wordwall porque transformo em joguinho a atividade e daí minha filha não precisa usar o lápis e o papel. Também substitui o lápis de grafite por uma caneta gel que apaga da pilot. Depois de anooos ela me disse que o barulho do lápis no papel é horroso. E que é por isso que ela gosta da caneta. Também substitui lápis de cor por hidrocor pelo mesmo motivo. Para ler eu coloco audiobooks pra ela com fones de ouvido... tem audiobook de tudo que tu imaginar. E para escrever ela mesma descobriu um recurso do Google que transforma em texto tudo que se fala. Semana passada ela fez um relato em forma de texto assim. Ela ditou pro Google, o Google transformou em texto e imprimimos para entregar para profe. Minha filha sabe fazer sticker de WhatsApp, sabe mexer no canvas, sabe muita coisa. Saber ler e escrever e no caso dela calcular também são os pontos em déficit dela. Além de tea ela tem dpac com bastante alteração e faz treinamento, e dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia. O combo completo. Hehehe
O triste é que a escola (falando das escolas em geral) só sabem funcionar na cópia de lousa, leitura, escrita e cálculo. E não sabem o quanto uma luz, um barulho, um sinal, um sapato de salto de uma pessoa, um acessório barulhento.... tudo isso faz muito mal pro autista. Perfumes e cheiros. Enfim. Outra coisa da sociedade em geral que nos deixa muito desregulados é a injustiça/hipocrisia... onde o aluno não pode mas o professor pode. Uniforme, celular, chiclete. Se a profe pode porque razão os alunos não podem. E querem que o autista siga essas regras injustas e sem sentido. Querem achar Pedro malasartes lá das fábulas um cara esperto. Quando só conseguimos ver uma pessoa de muito mal caráter que engana a todos. E enganar é ruim. Porque ele seria herói? Porque ele seria inteligente? Ser inteligente é bom. Como alguém mal pode ser considerado inteligente por enganar os demais. É realmente difícil concordar com essa tribo que pensa de um modo que não é consistente, não é sistemático, não segue um padrão. Sou autista também e desde bebê mesmo sem saber do diagnóstico compreendo meus filhos pois temos o mesmo funcionamento. Pouquíssimas crises ao longo de 12 anos ( 2 ou 3), pouquíssimo stress dentro de casa. Nossas regras são poucas, são essenciais, são simples e são padronizadas pra todos. Eu sou mãe e as sigo tanto quanto meus filhos. Confesso que a maioria que nos conhece acha estranho eu não quebrar as regras por ser mãe. Mas para mim exatamente por eu ser mãe e por eu ter implementado as regras é que preciso seguir e dar exemplo. Como vou pedir que durmam na hora se eu não durmo? Como vou pedir que soltem o celular se eu estou mexendo no meu? Como vou pedir qualquer coisa se eu mesma não faço. Posso estar errada para o pessoal típico, mas dentro de casa tudo flui sem perder a leveza e a alegria. Última bronca que dei foi em 2015. Último castigo foi em 2015 também. Posso contar na mão as broncas e castigos que precisei dar. Meus filhos são pessoas que arrumam seus quartos, fazem sua higiene, seus temas e que tem tarefas dentro de casa. E que eu nunca preciso mandar ou insistir. Eles sabem que tem que fazer, eles me veeem fazendo e na hora me copiam e fazem também. Claro que se eu estou de cama.... tudo desaba e vira o caos. Mas eles estão crescendo e acho que não vai mais virar o caos... espero.
@@amandaferrareli2632 texto super necessário! Também soube desde que meu menino tinha 8 meses que ele era atípico… e me descobri no TEA agora que ele fez 11 anos, de tanto os profissionais que eu o levava dizerem que éramos iguais eu fui tirar a prova e não é que tb sou nivel 1 de suporte?
Tenho um neto autista grau 1. Este ano esta no curso da 5 série. A letra dele e cheio de rapisco. Já esta com 3meses nada escrito no caderno. Amanhã marquei uma reuniao co professora o porque ele ainda não nada caderno dele. Vejo a falta de interesse da escola alfabetizar autista.
Tenho uma aluna que é autista e não gosta de escrever, porém tem alguns conteúdo que a professora regente passa eu explico o conteúdo de formas diferentes onde chama atenção no conteúdo que as vezes ela da um show nas aulas principalmente as de ciência que ela adora
Trabalho sempre com crianças especiais e tenho mesmo que adaptar atividades pós eles não conseguem acompanhar os outros alunos meio complicado mas dar certo 🙏
Meu filho é assim síndrome de Asperger e tem dificuldades de copiar faz tarefas, adora aulas expositivas, data show, exposições dialogadas e na escola pública, o tal da inclusão inversa e atividades adaptadas ele não se inseriu e ficou foi com depressão
Tenuo 02 TEAs em sala, tenho educador social. Um faz as tarefas propostas, o outro e não falante, não escreve por nao ter punção muscular nas mãos. O seu hiperfoco é quebra-cabeça. O outro tem o hiperfoco na sereia ariel, mas esse já está no nivel Alfabético, lê um pouco, usa muitas ecolalias, mas, segue os comandos de mediações. O que posso fazer o não falante? Que atividades sugere-me pra reslizar vom ele?
Por os professores, não gostam que agente mãe, falam sobre adaptação de aula,ou provas,eles acham que vamos ensaiar a eles a ensinar. Simplesmente agente que ajudar a ele e nossos filhos.
E quando o aluno não quer escrever, não fala, não quer pintar, o que fazer nessa situação, não fica sentado na sala, porém ele sabe as cores reconhece os números e as letras mais não quer de forma nenhuma fazer as tarefas interação zero com todos na sala.
E no outro período tenho um aluno que também ñ gostava de escrever é ajudo ele com as atividades em sala , porém sempre saio com ele para a sala da biblioteca onde ele gosta de estar pois é lá que consigo fazer o meu trabalho na alfabetização com ele, ele hoje já consegue á ler pequenos textos e escrever nos altos ditados. É também tive uma ajudinha com a minha colega de sala pois trabalhamos juntas. A mãe está tão feliz com o desenvolvimento dele que até ganhei um lindo presente de agradecimento, mas é o que falei para ela só estou fazendo o meu trabalho e que o mérito é todo dele. E a minha grande satisfação é que ambos estão muito feliz da mãe de estar vendo o filho estar lendo é do aluno que ele já consegui á ler e compreender a leitura sozinho
Acompanhei uma menina que não gostava de escrever, não queria fazer atividade nenhuma, tinha muuuitooo atraso e não tinha adaptação de currículo. Só fazia gritar e chorar. Nem as professoras do AEE sabem o que fazer com ela, ela não aceita nada. Ela não faz atividade em casa e só para em casa à noite, o resto do dia dela é todo de demanda com as terapias e a escola
Meu filho autista tem 4 anos, não gosta de pintar e ainda não sabe escrever. Tô tentando de tudo pra ele aprender, mas está muito difícil. Ele nunca gostou de pintar agora e é muito inteligente em outras coisas
Inclusivas ou não, com 4 anos as crianças estão aprendendo a escrever o nome, e cada uma no seu tempo. Um rabisco, uma bolinha ou um símbolo, é uma escrita, fique tranquila... Se quiser se aprofundar, pesquise sobre a faixa etária da escrita.
O menino q eu cuido escrevia tudo, até o momento em que comecaram a registrar foto das atividades, depois disso ele parou de escrever em sala de aula e nao consigo fazer ele voltar a escrever.
Tenho uma aluno autista de 5 anos super inteligente conhece as cores, as letras , os números e formas mas ele nao aceita escreve é como se ele odiasse o lápis algumas vezes com muita ele escreve na lousa magica ou quando coloco no picel de quandro branco e r na caxia de areia.. ele ama pintar
Copiar do quadro envolve muita coisa e por isso não deveriam insistir. 1. Envolve ler letras escritas por pessoas que não serão sempre iguais. Meus filhos tem grande ansiedade com isso e preferem ler letras impressas onde elas serão sempre iguais e portanto eles não ficarão se confundindo. 2. Envolve ler na distância e anotar na proximidade. Esse processo é mais lento para o autista. 3. Envolve posicionar no caderno, e a noção espacial é diferente para o autista. 4. Escrever a mão, mesmo que a criança consiga, é cansativo e levemente doloroso. Não é algo bom de se fazer. 5. A demora dele em copiar o torna exposto para a turma com alguém inferior. Chega a ser desumano. 6. A pega no lápis muitas vezes é complicada ou diferente. Não é confortável. 7. Qual o sentido de ir todos os dias para um lugar desconfortável e muitas vezes doloroso sensorialmente para copiar dolorosamente coisas de um quadro para um caderno? Se não entendeu o que ta no quadro não faz sentido. E se entendeu tambem não pois você vai ficar copiando um assunto que já sabe e domina. Sou autista, mãe de autistas com 12 e 10 anos, e professora. Sei que a educação na verdade não foi feita para criança autista. As turmas são maiores do que deveriam e os recursos as vezes são limitados. Mas se você não tem como imprimir atividades para adaptar pro seu aluno na escola, peça ajuda pra familia. Ahhh Autistas precisam de imagens para aprender. Lembre disso. Faça explicações dos conteúdos usando cartazes com imagens, ou slides, ou vídeos bem ilustrados. E pare de tentar copias de quadro. Por favor. Anotar algo uma vez que outra até vai. Mas viver de lousa é tortura.
Meu filho não escreve nada. Mas absorve tudo. Não sei o que fazer. A escola não disponibiliza professor auxiliar mesmo com laudo e solicitação do profissional. Não sei o que ele aprende para poder ajudar. Ele sabe responder tudo oral, até da aula. Mas as provas mesmo de marcar tem textos enormes. Ele não gosta de ler. Se distrai fácil. Se alguém ler ele responde.
@leandroodrigues Boa tarde! Gostaria de aprender a adaptar atividades para o segundo ano dos anos iniciais, ele tem entendimento, não gosta de copiar , ele não é verbal. Estou iniciando agora . Gostaria de ajuda ,por favor!
Tenho um aluno nono ano DI, alfabetizado, ele não gosta de escrever, escreve letra bastão, adaptando as atividades, mostra resistência para fazer os registros no caderno
Sou professora há 7 anos e já sei que tenho que fazer atividades adaptadas e isso é extremamente trabalhoso, pois tenho 3 alunos com deficiência e não é fácil encontrar atividade que seja referente ao mesmo conteúdo da aula. Apesar do trabalho, tento incluir esses alunos (PCDs). Eu estou indignada com a possibilidade de um projeto de lei de uma certa deputada ser aprovado. (Ela quer proibir o limite de crianças com deficiência por turma). Atualmente é permitido no máximo 3. Gente pelo amor de Deus, ser contra isso não é excluir os alunos, mas é saber que o aprendizado da turma não vai fluir. Só quem é professor sabe o quanto é difícil alfabetizar. Alêm da turma numerosa, as 3 crianças autistas entram em crise constantemente, pois eles têm o nível 3 de suporte e os pais não querem dar a medicação pra ver se melhora as crises. A inclusão na prática é bem complicada viu, e os Governantes ainda querem piorar a situação.
Edit: Esse ano (2024) Minha colega tem 7 crianças com deficiência na turma, com 7 cuidadoras. Ao todo são 28 pessoas no mesmo ambiente fechado (sala de aula). Com crianças entrando em crise constantemente.
Isso não é inclusão, mas só vão ver isso quando perceberem que nem as crianças "normais" nem os deficientes estão se desenvolvendo. Estão apenas convivendo em um sala, sendo supervisionados por adultos, para que eles não entrem em conflitos físicos.
Que Deus toque no coração desses Governantes e que eles vejam com bons olhos a educação inclusiva, porque nós que estamos no chão da sala de aula é que sabemos que não tem sido nada fácil tentar cuidar e educar.
Continue fazendo a diferença na vida dos alunos.
Exatamente, professor é um ser humano, não um super-herói ou uma máquina. Muitos políticos que criam leis absurdas não entendem da teoria muito menos da prática, que é o que realmente interessa, a prática.
Concordo...
Prof boA noite quero aprender pra ensinar a eles pois amo eles sou da educação especial além de trabalhar 40 horas ganho muito pouco sou contratada mas amo eles são de todas idades
Concordo plenamente com suas palavras. Sou professora em uma escola particular, turma com 19 alunos sendo 2 deles com autismo severo... é algo bastante desafiador 😢
Amigo, fico feliz com sua atitude e com muitos comentários bons, mas a minha realidade é triste, tenho 5 turmas lotadas a que tem menos alunos tem 48 e às vezes falta espaço, até carteiras para sentarem, e mais, tenho dentro da mesma sala autistas e outras deficiências até cadeirantes , enfim, minha responsabilidade é grande, minha disciplina é Língua portuguesa, minhas turmas são do fundamental II, 7 ano, e tenho alunos que pouco sabem escrever, a grande maioria tem uma caligrafia minúscula atém das diferenças entre eles, muitos adiantados outros super atrasados, escola pública amigo, até que as professoras do atendimento especializado (AEE) tentam, mas muitos pais nem aparecem na escola, e muitos tem na escola sua única refeição do dia, além de termos turmas muito indisciplinadas e apáticas, eu assim como os demais colegas vez por outra adoecemos, é a garganta que não aguenta, é labirintite, é a dor de cabeça, o calor do dia, e a desvalorização vinda de todos os lados do sistema. Como ter tempo pra fazer adaptação, se eu contar o numero de alunos que tenho que fazer adaptação são mais de 15 alunos, fora os que tem problemas sérios de escrita. Confesso que às vezes até choro na minha casa preocupada com eles, a internet pouco ajuda, pois a maioria dos trabalhos são voltados para crianças, os nossos são pré e adolescentes, e não tem interesse quando a linguagem não esta próxima da sua realidade. Trabalho numa escola de periferia dentro de uma comunidade de baixa renda, bem baixa mesmo, constantemente estamos fazendo vaquinha pra ajudar algum aluno por aqui. Aqui somos guerreiros também, Este relato é somente pra situar pra vocês a nossa realidade e nossa luta para educar nossa comunidade, só na nossa escola temos mais de 1000 alunos . Grata pela atenção.
Eu sou criança autista e gosto de anime todos os animes e turma da monica, mas gosta de estudar mais não tem atividade adaptado pra mim 😿😢😾
@@NaiellyFerreiradaSilva sinto muito. Deve ajudar os professores sobre como fazer para vc aprender, junto com psicólogo
Muitas vezes são os professores que percebem que tem algo de errado com as crianças porem muitos pais não aceitam.
Verdade
Sou professor e um grande número de pais não aceitam as limitações cognitivas dos filhos. Então colocam uma pressão lascada nos filhos, que acabam desenvolvendo ansiedades e até fobia de escola.
Infelizmente, isso é uma verdade!! Tem muitos pais, que não querem ver o que está óbvio. Atrapalha a criança, atrapalha seu desenvolvimento pois, vai precisar de atendimento e atividades diferenciadas, além de alguns estímulos onde tem dificuldade. Muito triste isso!!
sou professora educadora há mais de 20 anos e ao longo de minhas experiencias e de tudo que achava que era verdade absoluta, tenho a cada dia visto o quanto a escola precisa evoluir em muitos aspectos. e dentre eles é aprender a aprender que o mundo mudou e que hoje estamos entrando na era da inteligencia artificial e, as vezes parece que ainda estamos na descoberta da escrita.
Ano passado tinha im aluno que aprendia somente explicando , porém quando se tratava de copiar não queria.
Eu sempre entendi a forma dele aprender, porém este semestre ele pegou uma outra professora que deixa ele constantemente de castigo, outro dia ela estava falando que ia deixar sem o lanche então eu falei que era crime
Ela desconversou e disse que ia deixa ele lanchar sozinho jamais deixaria o menino sem lanchar.
A paciência , o amor e o acolhimento e de extrema importância para se alfabetizar qualquer criança.
O meu aprende só ouvindo a explicação. Ele não tá copiando nada ,está sem cuidadora
Qual a idade dele? O meu aluno tem 12 anos. Mas só fica jogando no celular. E a mãe não cobra nada. E a escola estadual vai cobrar das Professoras auxiliares
É exatamente por isso que existem as escolas especiais.
@@elainelima4621 7 anos super inteligente sabe somar, multiplicar, Dividir, sabe ler e escrever só não gostar de copiar e não consegue parar quieto, outro dia ele disse: Tia ore para Deus me dá um instrumento vou set músico Ele é um menino bom,gosto muito dele.
@@yasminbaron6137 Ele tem TDAH ainda não é reconhecido como especialidade e sim como transtorno.
E Quanto as escolas especiais elas foram abolidas pela nova lei, Hoje em dia a Lei da inclusão dentro das escolas e a equidade para que todos tenham direitos iguais dentro das suas limitações.
Tenho uma aluno autista e hiperativo com 6 anos, ele saber ler e escrever, conhece os números, forma números com até 3 algarismo, mas não gosta de realizar tarefa. Ele gosta de escrever no quadro, mas na hora de fazer tarefa no material impresso é uma luta. Eu crio bastante recursos pedagógicos concretos. Mas com muita luta ele realizar duas atividade adaptada impressa por dia. Devido ser muito ativo, ele ama atividades concreta de encaixe, empilhamento, colagem... Por isso eu sempre estou criando algo diferente. Isso tem ajudado-me bastante, por que esses Jogos mantêm ele focado.
❤
Se aprende muito e pra sempre praticamente com jogos, com atividades concretas.
Quando estava em sala de aula e queria me respaldar pra caso futuro com atividades registradas, eu tirava 1 foto de cada atividade, solicitava impressão e colava no caderno da criança.
Você descreveu meu filho
Eu tbm tenho uma aluna autista que tbm sabe ler, escrever, conhece os números, etc... Assim como o seu aluno, ela tbm gosta de escrever no quadro, porém quando vai realizar as atividades impressas, ela apresenta muita resistência...
Procuro sempre realizar atividades adaptadas com coisas que atraía a atenção dela..( Colagem, recorte, jogos pedagógico,etc...)
Estou aqui em busca de ajuda....
Tenho minha filha autistavdo grau mais leve mas ainda não tenho diagnóstico mas em breve vou ter mas ela não sabe ler e nem escrever ectem 11 anos
Muita dificuldade minha filha tem😢
Para mim, como mãe de uma criança autista que está nessa resistência de copiar do quadro, foi muito gratificante esse vídeo. Muito obrigada.
Boa tarde a todos. Faço estágio na Escola Municipal Edgard Werneck na Freguesia/ Jacarepaguá, que faz parte da 7ª CRE. Sempre adapto a atividade para os alunos que acompanho. Uso massinha e escrevo o nome dele/a e peço para ela/e repetir. Eles gostam bastante. Sempre procuro trazer gravuras, jogos com imagens para que eles vejam, se sintam estimulados a escrever. Dessa forma eles conseguem escrever mesmo com dificuldades o que estão vendo. Até ajudar na escrita cobrindo a professora sugere fazer. Obrigada pela oportunidade e parabéns professor por suas ideias!
Eu tenho muito amor pelo meu trabalho..!!!Mas estou perdida de como eu registrar minhas adaptações.
Sou professora a 25 anos e sei q o desafio é muito grande e vc trás boas ideias e muito conhecimentos ❤
Ja vi MILHARES de videos sobre TDAH e autismo e só ficam dizendo que o professor tem que fazer ( sabemos o que fazer ) e a grande importância é o COMO fazer e esse canal foi o ÚNICO que ensina como fazer e sao dicas DE FATO.
VERDADE VERDADE E VERDADE. TEM VáriOS CANAIS QUE DEIXEI DE SEGUIR. POIS FALAM SEMPRE A MESMA COISA. EX: TEM Que FAZER ISSO AQUILO POREM NAO INFORMA AS TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS. ADEMAIS, APÓS AS EXPLICAÇÕES QUEREM SÓ VENDER MATERIAL 😢😢😢
Achei ótimo tb
Sou professor, do 3º ano. No município de Ananindeua. Eu, tenho um aluno que não consegue copiar do quadro as atividades e se distrai sozinho, parece que estar em outro mundo. Algo que me chama atenção nele é que ele consegue lê com uma fluência ótima. Mas, apesar deste fator positivo, tenho me preocupado com o discente.
Eu alfabetizei varias crianças com autismo,usando o método visual
Mande algumas sugestões pra gente
Queria sugestão
Sou mãe de uma menina autista e descobri seu canal agora e vou indicar para as professoras da minha filha que está no sexto ano e estamos na luta para adaptação dos conteúdos.
Sugiro que você aborde a dificuldade sensório motora/(condição neurológica) pois provavelmente esse aluno tem muita dificuldade de apreensão e movimento do lápis/caneta ou demais objetos que exijam esse esforço. Essa exigência pode desencadear uma crise sensorial. Para maiores explicações consulte uma Terapeuta Ocupacional.
.
O caso que ele está abordando não é uma questão de não conseguir copiar por um problema psicomotor e sim uma questão neurológica do não copiar. Minha filha tem 8 anos, ela lê e escre, produz textos, mas não copia do quadro de jeito nenhum
Tenho alguns autista e com TDAH e todos eles tem problemas pra copiar. Acho difícil eles aprenderem de uma forma tradicional. Muitas vezes a inteligência deles é alta e eles ficam viajando em outras questões. Por isso sugiro sempre que haja um diagnóstico das melhoras habilidades deles, incentivando pra que eles participem com elas
Não sou autista, mas sou mãe de autista que está indo para o primeiro ano . Ele tem uma resistência absurda até na pega do lápis ou caneta, mas tem uma memória incrível. Eu nunca conseguia copiar as coisas da lousa, meus cadernos sempre eram incompletos, lembro que nem pegando o caderno das colegas e levando para a casa eu conseguia colocar meu caderno em ordem. Nota pelo caderno eu sempre perdia ponto, um caos. Eu sempre tive uma memória muito boa, prestava atenção na explicação e fazia os exercícios do livro e passava bem nas provas. Acho absurdamente maravilhosas as possibilidades de ADAPTAÇÃO e o esforço dos PROFESSORES ao apoiar os alunos com tantas técnicas. Obrigada pelo vosso trabalho !
Boa noite amigo
Agradeço muito, tenho dois filhos autistas e o Willian não gosta de escrever de jeito nenhum porém presta atenção na aula toda e aprende só de ouvir, mas quero muito poder ajudar ele com adaptação curricular
Meu filho se chama Wylliam e não gosta de escrever
Meu trabalho, como apoio pedagógico, com adolescentes autistas e TDAH, está sendo só sucesso, depois que conheci seu canal! Eu recomendo.💛👏👏👏👏👏👏👏👏👏
tenho autismo e até hoje com 25 anos sou péssimo em português, às vezes fico frustrado porque não consigo aprender, principalmente questões de figuras de linguagem e interpretação.
Exatamente, comecei fazer mapas mentais, e outros alunos adoraram!
Boa noite ❤
Inclusão não existe pelo simples fato do professor não ser super-herói. Quando vc inclui um grupo exclui o outro, mas inclui os dois impossível.
Leandro tem como vc mostrar o caderno interativo para o ensino fundamental um?
Eu estou com meu filho com a dificuldade de escrever do quadro pra o caderno e fui chamada atenção pela Gestora e me ameaçou a perda da vaga e eu questionei ela se não tínhamos que ter avaliação do profissional e até porque ele sofreu traumas emocionais por conta de violência doméstica comigo e o pai dele Eu sempre acomphei.elas negam a adaptação.junto com a professora de português.e isso e crime.estou procurando médico pelo sus❤tá difícilas irei conseguir
Uma dica, vá ao centro de assistência social da sua cidade e vá ao CAPS mais próximo da sua casa. Sua criança precisa de ajuda e tem direitos assegurados pela lei
Caiu do céu esse video pra mim,meu filho tem TDAH e autismo suporte 1, não gosta de escrever do quadro,deixa as atividades incompleto.
Amei ! Gostaria que enviassem notificações de novos vídeos.
Minha filha é autista e ela nao gosta de escrever, mas descobrimos que é pq ela tem hipotonia , entao muito trabalho eata sendo realizado com ela para reforcar as articulacoes para ela adquirir forca , entao sempre se deve fazer essa verificacao pq ele nao gosta né, as vezes como no caso da minha filha segurar o lapis era algo doloroso e dificil para ela.
sim, meu filho também...
Coloquei ele na escola regular particular e ele se adaptou
Professor vc foi um achado maravilhoso , está sendo de grande auxílio,sou professora especialista do ensino colaborativo a maioria dos professores nao conhece essa nova "visão "poderia dar uma esplanada sobre o assunto? Obrigada
Nossa, estou encantada com seus registros! E, olha que tenho muitos anos de experiência nessa modalidade.
Parabéns!!!! Melhor vídeo !!!
Parabéns!!! Descobri seu canal somente agora e gostei muito das suas dicas...Meu filho é autista, e hoje ele está com 13 anos, eu sempre tive que adaptar as atividades do meu filho porque a maioria, não todos, os professores do meu filho passavam somente atividades de cópia... ele ainda apresenta a dificuldade da escrita por causa da parte motora fina e ele relata que ele sente dor na mão quando escreve e o barulho do lápis no papel provoca gastura nele (todos os materiais dele é emplastificado e ele escreve com caneta de marcador permanente para CD)...Além disso, quando tem que copiar do quadro para o papel é muito difícil porque o tempo entre olhar ao quadro transferir para o papel acaba sendo maior que os demais alunos, e isto faz com que ele fique perdido e confuso.
Amiga vou te chamar assim pq estou no mesmo barco... meu filho tem 12 e a dificuldade dele é a interpretação literal, a disgrafia e as altas habilidades. Maior parte das pessoas quer que ele seja excelente em tudo... não tem capacidade de entender que todos tem peculiaridades. E minha filha com 10 que tem uma inteligência artística para pinturas com tinta... uma inteligencia e memória incrível para vídeos sobre história, geografia, ciências. E uma inabilidade grande para escrever, ler e calcular. E o que a escola ama repetir e repetir de planejamento? Leitura, escrita e cálculo... ou seja ela frequentemente se sentia burra.... quando na verdade provou fazendo o wisk que tem q.i. preservado. Ou seja ela poderá no futuro até mesmo ser uma escritora usando tecnologia onde tu vai falando e o próprio programa vai escrevendo, ela pode conhecer livros usando audiobooks, e vai poder admistrar o seu dinheiro com uso de calculadoras. Ela pode não ser boa no arroz com feijão que a escola empurra todos os dias.... mas com vídeos, com jogos, com o canvas, ela flui muito bem.
Te recomendo um site chamado Live.worksheets onde tem atividades pra responder online. E também o wordwall, e investir em conhecimento.
Ninguém precisa ler pra entender a segunda guerra mundial. Estamos em 2023 e não em 1500 onde o conhecimento só se conseguia através da leitura.
Eu pessoalmente amooooooooo muito ler. Mas cada pessoa veio ao mundo com um dom, uma missão e um funcionamento diferente.
Como é bom ler o relato de alguém que passa pelas mesma situações. Meu filho também se sentia burro, a auto estima dele foi bem prejudicada e agora com a terapia que está melhorando. Ele também aprende bastante com vídeos e jogos. Ele aprendeu falar e ler em inglês somente assistindo vídeos de jogos. Muito Obrigada pela sua dica do site, vou entrar agora mesmo para conhecer, quando tiver mais dicas agradeço, porque eu também tenho investido bastante na tecnologia porque percebi que ele aprende melhor assim. Eu amei seu relato, pois me passou uma perspectiva diferente, me motivou muito para trabalhar com meu filho!!
Meu filho Alvaro é igual ao seu, aprendeu tudo com videos e jogos… a ler e o inglês… conhecimentos gerais, tudo por lá… e tbm nao gosta de copiar a matéria e nao escreve com letra cursiva… ele tem 11 anos.
Amei ❤❤❤
Muito bom!
Maravilhoso vídeo
Houve uma reformulação da nomenclatura da palavra flexibilização, invés de "adaptação" curricular. Mas não é fácil quando você tem seis alunos com Deficiência dentro da sala, para isso é necessário termos ciência do contexto individual de cada um.
Parabéns professor suas dicas valeu de conhecimento para eu não desistir dessa área. Obrigado
Deus abençoe ❤
Bom dia prof.! Que maravilha assistir esses vídeos, que é de grande aprendizado e avalia p/nos professores da Ed. Especial. Grande abraço.
Boa tarde! Estou trabalhando como professora mediadora numa turma de quarto anos do fundamental e isso está acontecendo comigo.
Minha nossa! Esse é meu maior drama! Meu filho tem 8 anos e recentemente diagnosticado TEA TDAH. Meu drama são as escritas e leituras. Quando falo pra ele, a assimilação é excelente, já se precisa ler, é um martírio. Grata pelo canal
Jacira... minha filha tea 10 anos é do mesmo perfil.
Estou investindo em vídeos que eu seleciono sobre os assuntos estudados, em atividades adaptadas... no wordwall porque transformo em joguinho a atividade e daí minha filha não precisa usar o lápis e o papel. Também substitui o lápis de grafite por uma caneta gel que apaga da pilot. Depois de anooos ela me disse que o barulho do lápis no papel é horroso. E que é por isso que ela gosta da caneta.
Também substitui lápis de cor por hidrocor pelo mesmo motivo.
Para ler eu coloco audiobooks pra ela com fones de ouvido... tem audiobook de tudo que tu imaginar.
E para escrever ela mesma descobriu um recurso do Google que transforma em texto tudo que se fala.
Semana passada ela fez um relato em forma de texto assim. Ela ditou pro Google, o Google transformou em texto e imprimimos para entregar para profe.
Minha filha sabe fazer sticker de WhatsApp, sabe mexer no canvas, sabe muita coisa.
Saber ler e escrever e no caso dela calcular também são os pontos em déficit dela. Além de tea ela tem dpac com bastante alteração e faz treinamento, e dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia.
O combo completo. Hehehe
O triste é que a escola (falando das escolas em geral) só sabem funcionar na cópia de lousa, leitura, escrita e cálculo.
E não sabem o quanto uma luz, um barulho, um sinal, um sapato de salto de uma pessoa, um acessório barulhento.... tudo isso faz muito mal pro autista. Perfumes e cheiros. Enfim.
Outra coisa da sociedade em geral que nos deixa muito desregulados é a injustiça/hipocrisia... onde o aluno não pode mas o professor pode.
Uniforme, celular, chiclete. Se a profe pode porque razão os alunos não podem. E querem que o autista siga essas regras injustas e sem sentido.
Querem achar Pedro malasartes lá das fábulas um cara esperto. Quando só conseguimos ver uma pessoa de muito mal caráter que engana a todos.
E enganar é ruim.
Porque ele seria herói?
Porque ele seria inteligente?
Ser inteligente é bom. Como alguém mal pode ser considerado inteligente por enganar os demais.
É realmente difícil concordar com essa tribo que pensa de um modo que não é consistente, não é sistemático, não segue um padrão.
Sou autista também e desde bebê mesmo sem saber do diagnóstico compreendo meus filhos pois temos o mesmo funcionamento.
Pouquíssimas crises ao longo de 12 anos ( 2 ou 3), pouquíssimo stress dentro de casa.
Nossas regras são poucas, são essenciais, são simples e são padronizadas pra todos.
Eu sou mãe e as sigo tanto quanto meus filhos.
Confesso que a maioria que nos conhece acha estranho eu não quebrar as regras por ser mãe. Mas para mim exatamente por eu ser mãe e por eu ter implementado as regras é que preciso seguir e dar exemplo.
Como vou pedir que durmam na hora se eu não durmo?
Como vou pedir que soltem o celular se eu estou mexendo no meu?
Como vou pedir qualquer coisa se eu mesma não faço.
Posso estar errada para o pessoal típico, mas dentro de casa tudo flui sem perder a leveza e a alegria. Última bronca que dei foi em 2015. Último castigo foi em 2015 também. Posso contar na mão as broncas e castigos que precisei dar.
Meus filhos são pessoas que arrumam seus quartos, fazem sua higiene, seus temas e que tem tarefas dentro de casa. E que eu nunca preciso mandar ou insistir. Eles sabem que tem que fazer, eles me veeem fazendo e na hora me copiam e fazem também.
Claro que se eu estou de cama.... tudo desaba e vira o caos. Mas eles estão crescendo e acho que não vai mais virar o caos... espero.
@@amandaferrareli2632 texto super necessário! Também soube desde que meu menino tinha 8 meses que ele era atípico… e me descobri no TEA agora que ele fez 11 anos, de tanto os profissionais que eu o levava dizerem que éramos iguais eu fui tirar a prova e não é que tb sou nivel 1 de suporte?
Tenho um neto autista grau 1. Este ano esta no curso da 5 série. A letra dele e cheio de rapisco. Já esta com 3meses nada escrito no caderno. Amanhã marquei uma reuniao co professora o porque ele ainda não nada caderno dele. Vejo a falta de interesse da escola alfabetizar autista.
Tenho uma aluna que é autista e não gosta de escrever, porém tem alguns conteúdo que a professora regente passa eu explico o conteúdo de formas diferentes onde chama atenção no conteúdo que as vezes ela da um show nas aulas principalmente as de ciência que ela adora
Boa noite professor !
Boa noite .está ótimo
estou apaixonada,por seu trabalho.
Parabéns professor , pelas dicas !
Amei o caderno.
Trabalho sempre com crianças especiais e tenho mesmo que adaptar atividades pós eles não conseguem acompanhar os outros alunos meio complicado mas dar certo 🙏
Meu filho é assim síndrome de Asperger e tem dificuldades de copiar faz tarefas, adora aulas expositivas, data show, exposições dialogadas e na escola pública, o tal da inclusão inversa e atividades adaptadas ele não se inseriu e ficou foi com depressão
Meu filho é do mesmo jeito. Estou buscando um jeito de ajudar ele a lidar com isso.
Tenuo 02 TEAs em sala, tenho educador social. Um faz as tarefas propostas, o outro e não falante, não escreve por nao ter punção muscular nas mãos. O seu hiperfoco é quebra-cabeça. O outro tem o hiperfoco na sereia ariel, mas esse já está no nivel Alfabético, lê um pouco, usa muitas ecolalias, mas, segue os comandos de mediações. O que posso fazer o não falante? Que atividades sugere-me pra reslizar vom ele?
Gratidão! 🙏 Amei suas dicas, parabéns pelo vídeo. 👍👏😍
Por os professores, não gostam que agente mãe, falam sobre adaptação de aula,ou provas,eles acham que vamos ensaiar a eles a ensinar. Simplesmente agente que ajudar a ele e nossos filhos.
Parabéns!!! Você teria como disponibilizar o componente de Potência? Gostaria de construir um igual.
E quando o aluno não quer escrever, não fala, não quer pintar, o que fazer nessa situação, não fica sentado na sala, porém ele sabe as cores reconhece os números e as letras mais não quer de forma nenhuma fazer as tarefas interação zero com todos na sala.
Minha filha é exatamente assim . Agora está com 17 anos . É apenas um corpo presente em sala de aula 😢
Deus te abençoe, professor! Obrigada por essas informações tão valiosas e de grande ajuda.
❤ JESUS o ama ❤
❤JESUS os ama ❤
❤ Jesus está voltando ❤
BOA NOITE
Boa noite prof um prazer assistir sua aulas está excelente ❤
Apaixonada pelo seu canal, hoje eu queria assistir todos os vídeos que tem nele, já vi alguns😊
Boa noite ! Está tudo maravilha !
Eu amei a sua camisa rs!
Amei
Já me inscrevi
Quero fazer o curso de adaptação de atividades e PROVAS escolares!
também gostaria
Também
E no outro período tenho um aluno que também ñ gostava de escrever é ajudo ele com as atividades em sala , porém sempre saio com ele para a sala da biblioteca onde ele gosta de estar pois é lá que consigo fazer o meu trabalho na alfabetização com ele, ele hoje já consegue á ler pequenos textos e escrever nos altos ditados. É também tive uma ajudinha com a minha colega de sala pois trabalhamos juntas. A mãe está tão feliz com o desenvolvimento dele que até ganhei um lindo presente de agradecimento, mas é o que falei para ela só estou fazendo o meu trabalho e que o mérito é todo dele.
E a minha grande satisfação é que ambos estão muito feliz da mãe de estar vendo o filho estar lendo é do aluno que ele já consegui á ler e compreender a leitura sozinho
Boa noite sim maravilhosa
Parabéns.
Acompanhei uma menina que não gostava de escrever, não queria fazer atividade nenhuma, tinha muuuitooo atraso e não tinha adaptação de currículo. Só fazia gritar e chorar. Nem as professoras do AEE sabem o que fazer com ela, ela não aceita nada. Ela não faz atividade em casa e só para em casa à noite, o resto do dia dela é todo de demanda com as terapias e a escola
Maravilha sua live!
Meu filho autista tem 4 anos, não gosta de pintar e ainda não sabe escrever.
Tô tentando de tudo pra ele aprender, mas está muito difícil. Ele nunca gostou de pintar agora e é muito inteligente em outras coisas
Inclusivas ou não, com 4 anos as crianças estão aprendendo a escrever o nome, e cada uma no seu tempo. Um rabisco, uma bolinha ou um símbolo, é uma escrita, fique tranquila... Se quiser se aprofundar, pesquise sobre a faixa etária da escrita.
Boa noite!!
Muito bom . Gostaria de saber como adaptar física e química 2 ano ensino médio. Vc pode me ajudar?
Amei o conteúdo
O menino q eu cuido escrevia tudo, até o momento em que comecaram a registrar foto das atividades, depois disso ele parou de escrever em sala de aula e nao consigo fazer ele voltar a escrever.
Boa Noite..
Tenho uma aluno autista de 5 anos super inteligente conhece as cores, as letras , os números e formas mas ele nao aceita escreve é como se ele odiasse o lápis algumas vezes com muita ele escreve na lousa magica ou quando coloco no picel de quandro branco e r na caxia de areia.. ele ama pintar
Caramba, que canal necessário, obrigada ❤
Copiar do quadro envolve muita coisa e por isso não deveriam insistir.
1. Envolve ler letras escritas por pessoas que não serão sempre iguais. Meus filhos tem grande ansiedade com isso e preferem ler letras impressas onde elas serão sempre iguais e portanto eles não ficarão se confundindo.
2. Envolve ler na distância e anotar na proximidade. Esse processo é mais lento para o autista.
3. Envolve posicionar no caderno, e a noção espacial é diferente para o autista.
4. Escrever a mão, mesmo que a criança consiga, é cansativo e levemente doloroso. Não é algo bom de se fazer.
5. A demora dele em copiar o torna exposto para a turma com alguém inferior. Chega a ser desumano.
6. A pega no lápis muitas vezes é complicada ou diferente. Não é confortável.
7. Qual o sentido de ir todos os dias para um lugar desconfortável e muitas vezes doloroso sensorialmente para copiar dolorosamente coisas de um quadro para um caderno? Se não entendeu o que ta no quadro não faz sentido. E se entendeu tambem não pois você vai ficar copiando um assunto que já sabe e domina.
Sou autista, mãe de autistas com 12 e 10 anos, e professora.
Sei que a educação na verdade não foi feita para criança autista. As turmas são maiores do que deveriam e os recursos as vezes são limitados. Mas se você não tem como imprimir atividades para adaptar pro seu aluno na escola, peça ajuda pra familia.
Ahhh
Autistas precisam de imagens para aprender. Lembre disso.
Faça explicações dos conteúdos usando cartazes com imagens, ou slides, ou vídeos bem ilustrados.
E pare de tentar copias de quadro. Por favor.
Anotar algo uma vez que outra até vai. Mas viver de lousa é tortura.
Boa noite.. Leandro, precisa uma dica... como faço sondagem de palavras com letras móveis.. meu aluno autista nível 2.
Boa noite na paz
Meu filho não escreve nada. Mas absorve tudo. Não sei o que fazer. A escola não disponibiliza professor auxiliar mesmo com laudo e solicitação do profissional. Não sei o que ele aprende para poder ajudar. Ele sabe responder tudo oral, até da aula. Mas as provas mesmo de marcar tem textos enormes. Ele não gosta de ler. Se distrai fácil. Se alguém ler ele responde.
Minha filha é igual
Eu tenho uns 3 alunos autista , não gostam de copiar e nem de escrever e sai da sala varias vezes.
Boa noite! Afonso Cláudio/ ES
Oi professor de campina grande PB
👏👏👏👏👏👏👏 excelente
Como consigo esse material? Muito interessante!!
Boa noite.
Boa noite Margarete mg
Você e excelente.
Olá!
Sim,tenho 4 alunos assim .
Legal!
Estou te ouvindo. Interessante
Sensacional suas dicas
@leandroodrigues Boa tarde! Gostaria de aprender a adaptar atividades para o segundo ano dos anos iniciais, ele tem entendimento, não gosta de copiar , ele não é verbal. Estou iniciando agora . Gostaria de ajuda ,por favor!
Estamos lhe ouvindo bem sim.
Muito boas as dicas. Obrigada. Você a diferença na inclusão.
Boa Noite!
Boa noite. Tenho uma aluna altistas que não cópia nada, só gosta de desenhar e recortar. Outro com paralisia cerebral que só percebe via tato.
Obrigada 🎉excelente explicação
Você alguma atividade lúdico para trabalhar os acentos agudo e circunflexo para o meu aluno especial
Preciso de atividades para um aluno com essas características
Tenho um aluno nono ano DI, alfabetizado, ele não gosta de escrever, escreve letra bastão, adaptando as atividades, mostra resistência para fazer os registros no caderno
Gratidão Leandro 😊