DÓLAR AMERICANO ou YUAN - Qual a melhor forma de pagar ao exportador chinês?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024
  • #DólarAmericano #Importação #ComércioExterior
    Qual a melhor moeda a ser negociada com os exportadores chineses? Dólar americano ou Yuan?
    Já deixe seu like, compartilhe à vontade e fique até o final para entender a diferença.
    Essa é uma dúvida corriqueira por parte dos importadores brasileiros que importam mercadorias da China. Alguns alegam que a moeda chinesa é mais estável do que a americana devido à forte flutuação cambial do dólar nos últimos anos. Independente da estabilidade, o fato é que para o importador realizar o pagamento da mercadoria em Yuan é necessário que a instituição financeira (banco ou corretora de câmbio) tenha reservas cambiais em Yuan para converter o real para Yuan.
    No passado, quando o HSBC atendia o varejo brasileiro, era muito mais fácil considerando que o HSBC é um banco genuinamente chinês. Atualmente existe uma tendência muito forte por parte do governo federal brasileiro de fomentar os negócios entre Brasil e China na moeda chinesa evitando assim a dependência do dólar.
    Na prática, no desembaraço aduaneiro não mudará nada considerando que na declaração de importação não há impedimento algum de declarar a moeda devidamente negociada na operação. É o caso das importações do Japão que são negociadas em sua maioria em Iene.
    Sempre que eu recebo tal consulta de algum importador, eu sempre sugiro que seja realizado cálculos e que de fato seja comprovado que é mais vantajoso fechar o câmbio em Yuan do que em dólar antes de tomar qualquer decisão, pois não é porque estão dizendo na mídia mainstream que pagar em Yuan é melhor que será vantajoso do ponto de vista financeiro e operacional. A decisão do importador deve ser sempre técnica e exequível, pois a moeda chinesa também sofre flutuações.
    E você? Tem interesse em aprender como importar empresarialmente ou melhorar suas operações? Entre em contato diretamente comigo, afinal, É TUDO UMA QUESTÃO DE LOGÍSTICA!

КОМЕНТАРІ • 6