Como melhorar a interação de adolescentes autistas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 47

  • @patriciademirandabarbosa8535
    @patriciademirandabarbosa8535 4 місяці тому +15

    Eu fui diaguinosticada a pouco com autismo grau 2. E meus pais conseguiram contornar esse meu problema. Mais eu tinha isso quando criança . Eles não sabiam que eu sou autista, pois nasci na década de 70. Pois na década de 80 quando foi minha infância não se tinha conhecimento sobre o autismo.

  • @allecubas
    @allecubas 4 місяці тому +4

    Meu filho é nível 1 e está sofrendo muito por conta da rejeição na escola. Ele tem apenas 7 anos e já é rejeitado pelas crianças, imagina na adolescência. Esse treinamento é muito importante.

  • @mholiveiras
    @mholiveiras 4 місяці тому +5

    Excelente tema. Meu filho, nivel 1, tem 13 anos muita dificuldade nessa questão e sofria na antiga escola, disse que tentava conversar com as outras crianças mas sempre era “repreendido” por elas. Depois de muita conversa na coordenação e nenhum apoio, mudei de escola e agora ele fica isolado por opção, disse que como tentou ser sociável na escola antiga e não deu certo prefere não tentar mais 💔 embora ele afirme que não liga percebo um certo sofrimento e também a felicidade nas raras vezes que ele chega da escola e conta que teve uma interação “de sucesso”. Eu vivo angustiada porque considero muito importante que ele desenvolva essa habilidade mas ele tem essa resistência em treinar essa habilidade pela experiência na escola anterior

    • @conceicaoalmeida3868
      @conceicaoalmeida3868 4 місяці тому +1

      Minha solidariedade! Tenho uma filha que mesmo agora, adulta, ainda passa por isso.

    • @rosanasantos3882
      @rosanasantos3882 4 місяці тому +1

      Uma psicóloga especialista em
      Adolescente e tea seria bem interessante pra ele .. pq ajuda ele a trabalhar habilidades sociais. Na escola ele pode se isolar mas depois no mercado de trabalho .. no casamento.. vai ser mais difícil

    • @NelsonCarvalho_
      @NelsonCarvalho_ 4 місяці тому +1

      Sinto muito pelo sofrimento do seu filho. Talvez assistir “Uma advogada extraordinária”, na Netflix, poderia ajudá-lo a pensar novamente na possibilidade (mas veja se ele tem idade pra isso ou assista antes para você ver se o ajudaria). Talvez também pudesse ajudar ter algum grupo em que pudesse se integrar fora da escola (uma luta, um clube de futebol, um clube de leitura, um coral em alguma Igreja, etc.). Muitas vezes são ambientes mais amigáveis do que a própria escola (especialmente Igrejas, pelo menos na minha experiência).
      Também acho que ajuda profissional seria de grande valia… este canal aqui também!
      Deus abençoe você, sua família e seu filho!

    • @NelsonCarvalho_
      @NelsonCarvalho_ 4 місяці тому +1

      Sinto muito pelo sofrimento do seu filho. Talvez assistir “Uma advogada extraordinária”, na Netflix, poderia ajudá-lo a pensar novamente na possibilidade (mas veja se ele tem idade pra isso ou assista antes para você ver se o ajudaria). Talvez também pudesse ajudar ter algum grupo em que pudesse se integrar fora da escola (uma luta, um clube de futebol, um clube de leitura, um coral em alguma Igreja, etc.). Muitas vezes são ambientes mais amigáveis do que a própria escola (especialmente Igrejas, pelo menos na minha experiência).
      Também acho que ajuda profissional seria de grande valia… este canal aqui também!
      Deus abençoe você, sua família e seu filho!

  • @giselebezerra8495
    @giselebezerra8495 4 місяці тому +5

    Professor, esse assunto veio em um momento bem propício. Meu filho é autista nível 2 de suporte, e sofre muito em se relacionar e se expressar com os colegas. Eu sinto que ele sofre por não ter amigos. E estou buscando toda ajuda para auxiliá -lo nessa busca por se aperfeiçoar na habilidade social

  • @carolin2016
    @carolin2016 4 місяці тому +14

    Os típicos vivem indo ao psicólogo para melhorar seu relacionamento com os outros e com si mesmo: questões afetivas, familiares, profissionais. Por que o autista não poderia buscar esse aperfeiçoamento também? Se o adolescente não está em sofrimento, tudo bem. Caso contrário, precisa ter uma alternativa.

  • @pensamentoalive
    @pensamentoalive 4 місяці тому +2

    Vídeo excelente! Claro e objetivo!!! Muito obrigada, professor! Por favor, faça mais vídeos nos orientando/ajudando a trabalhar com nossos filhos (crianças e adolescentes).❤😊

  • @aeroyugioh7394
    @aeroyugioh7394 4 місяці тому +6

    As pessoas realmente não sabem como é difícil ser autista não importa qual grau seja😢

  • @Deusconosco1234
    @Deusconosco1234 4 місяці тому +8

    O senhor é excelente, pena que o autista pobre não é bastante falado em seu canal. O classe média ou rico aproveita bem seu canal, já o pobre nunca se encaixa pois a mãe solteira que vive de loas e não pode trabalhar não consegue nada para o filho.

  • @pedrosouza5465
    @pedrosouza5465 4 місяці тому +3

    Tenho um filho autista de 12 anos e ele tem muito essas questões de interrupções de conversas com assuntos inapropriados... Tá sendo difícil resolver isso

  • @simonebittencourt1632
    @simonebittencourt1632 4 місяці тому +1

    Aula muito interessante e explicativa.

  • @Mariana-it7ck
    @Mariana-it7ck 4 місяці тому +3

    Perfeito esse vídeo Dr.!

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 4 місяці тому +2

    Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙

  • @anapaulasoares8769
    @anapaulasoares8769 4 місяці тому +2

    Excelente explicação.

  • @adinoela1
    @adinoela1 4 місяці тому +5

    Por mais vídeos como este

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 4 місяці тому +2

    Perfeito o selfmanagement 👍🏻💯💙

  • @hi9ago
    @hi9ago 4 місяці тому +2

    Eu deveria me sentir feliz por achar esse tipo de informação aos 22 anos, mas não consigo! Vivi minha vida inteira com essas dificuldades/características de TEA e nenhum adulto, professor, parente ou amigos perceberam... "o garotinho inteligente é mimado e preguiçoso" ...
    kkkk Estou rindo e chorando ao mesmo tempo.
    As coisas são como devem ser e ninguém é culpado, mas isso é desconfortável e dói!
    Já estou sendo atendido por um psicologo. E obrigado Dr. Lucelmo, seu trabalho certamente está ajudando muitas pessoas e eu sou prova disso!

    • @naunsei
      @naunsei 4 місяці тому

      Pra te consolar, tem muita vida ainda pela frente, agora com essa lucidez poderá se reinventar.

  • @dayseprado1777
    @dayseprado1777 3 місяці тому

    Caro Dr. Anselmo Lacerda, sou sua colega de profissão e de academia. Como vc, tbm sou autista e tenho uma filha também autista. Admiro muito seu trabalho e aprendo muito com vc. Mas infelizmente, tenho uma reclamação a fazer: estou a 5 meses tentando resolver um problema que tive na compra da assinatura do Clube Luna
    Até hj, tentei uma solução amigável, mas infelizmente, as pessoas responsáveis pelo atendimento e a parte ficnaceira, não tratam os clientes com seriedade. Meu direito como cliente está sendo negado.
    Sei que não em a ver com vc diretamente, meu caro Anselmo, mas infelizmente, preciso alertar a todos: cuidado com as compras dos cursos do site ABA LUNA

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 4 місяці тому +2

    Muito importante com relação ao nível 1, no meu caso😊

  • @andreagabriela4015
    @andreagabriela4015 4 місяці тому

    Meu irmão hoje 40 anos, sempre teve e hoje ainda tem , não casou não tem amigos, hoje sabemos que ele tem autismo.

    • @marcioduartef
      @marcioduartef 3 місяці тому

      Como ele é no mercado de trabalho? Eu tenho 23 anos e não tive uma experiência profissional ainda

  • @patriciareis6933
    @patriciareis6933 4 місяці тому +1

    Na minha opinião não adianta só treinar. A pessoa tem que fazer auto gerenciamento. Hoje está mais fácil, pois consegue gravar como a pessoa se comporta, quantas vezes ela interrompe. E mostrar isso para ela, é explicar o porque não pode ficar interrompendo, o porque tem que seguir a cronologia dos fatos daquela conversa. A pessoa que interrompe não sabe que está fazendo até alguém mostrar para ela. Experiência própria, querem ajudar seu adolescente grave sem ele ver, e mostre. E ensine o porque se espera e quando entra na conversa.

    • @adinoela1
      @adinoela1 4 місяці тому

      Eu fazia isso e ele não aceita, até hoje, mesmo que eu explique que é para ajudá-lo

    • @patriciareis6933
      @patriciareis6933 4 місяці тому

      Pela rigidez cognitiva, realmente difícil aceitar. Mas, tem que trabalhar essa rigidez, ela vai melhorar, mas nunca irá sumir. Mostrar que ele sempre vai receber punição dos pares por não se comportar como eles esperam. A punição vai ser não poder participar dos grupos. Então, entre custo X benefício, ele ceder para poder estar inserido nos grupos. Eu mostro assim para meu filho, faço pareamento com algo ruim quando ele não cede, algo que ele não gostaria que acontecesse, daí ele flexibiliza os comportamentos, como disse, melhora, não some por total.
      É bem complicado mesmo.

  • @preta_show
    @preta_show 4 місяці тому +1

    Eu não sei se estou dentro do espectro, meu filho está em investigação, uma coisa eu sei, temos muitas dificuldades em interação social😢 muita mesmo!

  • @cleidedesouza7463
    @cleidedesouza7463 4 місяці тому

    Bom dia
    Sou aluna de vocês. Estou finalizando o trabalho final da pós em Intervenção ABA para Autista e Deficiência Intelectual e não Entrei em contato com a equipe responsável para saber por qual motivo não recebi o módulo par enviar o trabalho, eles me falaram que os testes do módulo 12 não estavam completos. Todas as notas e aulas estão como concluídas e só verificar as notas desse módulo. Eles não esclareceram ainda estou esperando. Estou contente em ter a oportunidade de concluir um curso como esse, mas está muito difícil conversar com a equipe responsável em atender os alunos.
    Desculpa
    Obrigada

    • @lunaaba
      @lunaaba  4 місяці тому

      Olá, me mande e-mail no lucelmolacerda@gmail.com

  • @taniacipriani400
    @taniacipriani400 4 місяці тому

    Professor, a Luna RJ atende a autistas adolescentes nível 1?

  • @JoanilsonAlvesSilva
    @JoanilsonAlvesSilva 4 місяці тому

    Esses ensaios sociais funcionam para quem tem muita rigidez cognitiva? Meu filho tem TEA nível 1, 10 anos, sabe ler e escrever mas não sabe interagir, tem atraso na fala e um hiperfoco em jogos.

  • @adinoela1
    @adinoela1 4 місяці тому +1

    Orientação parental !!! Sinto falta disso

  • @evertoneloy8408
    @evertoneloy8408 4 місяці тому

    Existe alguma relação entre autismo e lateralidade cruzada?

    • @naunsei
      @naunsei 4 місяці тому

      Como é isso?

  • @Boris.Becker.
    @Boris.Becker. 4 місяці тому +1

    ❤❤❤❤❤

  • @jeanferraz4750
    @jeanferraz4750 4 місяці тому +1

    👏👏👏👏

  • @leandrodeoliveirapereira8099
    @leandrodeoliveirapereira8099 4 місяці тому

    Por favor, me tira uma dúvida: meu filho é autista verbal com apraxia da fala; ele tem 4 anos e entende tudo que se fala com ele, porém devido a apraxia da fala, ele consegue gerar poucas palavras individuais e muito pouco duas palavras... Foi recomendado a ele o exame "BERA" com sedação... Eu não vejo a necessidade deste exame pois ele ouve muito bem; teria outra finalidade além da recepção auditiva? Muito grato pela atenção desde já.

    • @lunaaba
      @lunaaba  4 місяці тому +1

      O BERA não é para audição, é para saber se o processamento auditivo está correto. Você sabe que ele ouve, mas não como ele ouve.

    • @leandrodeoliveirapereira8099
      @leandrodeoliveirapereira8099 4 місяці тому

      Não imaginava que haveria a possibilidade dele ouvir, mas podendo ser de forma "distorcida". Algo novo para mim. Grato pela atenção. Vamos buscar esta avaliação.

  • @giselafaber
    @giselafaber 4 місяці тому

    O link para o estudo q mostra q após 3 segundos já há rejeição...? Obrigada

    • @lunaaba
      @lunaaba  4 місяці тому

      www.nature.com/articles/srep40700

  • @pranamello2037
    @pranamello2037 4 місяці тому

    Eufemismo, a figura de linguagem mais difícil de entender.