CASTIGO: É Possível Criar Filhos Sem? - Paizinho, Vírgula!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • “É fácil falar que não pode colocar de castigo, quero ver na prática!”
    Se você pensa assim, esse vídeo é para você. Vem comigo entender como é possível criar filhos com respeito e limites, sem precisar recorrer ao cantinho do pensamento.
    Instale agora o app “Paizinho, Vírgula!” no seu Android ou iOS clicando nos links abaixo:
    ➡ bit.ly/paizinho...
    ➡ bit.ly/paizinho...
    =========================
    Compre o meu livro "Abrace Seu Filho" com dedicatória personalizada!
    paizinhovirgul...
    Seja um MEMBRO do canal!
    / @paizinhovirgula
    Compre as Camisetas do Paizinho: paizinhovirgul...
    Conheça o podcast Tricô de Pais!
    No iTunes: bit.ly/tricoitunes
    No Spotify: bit.ly/tricospo...
    No site: tricodepais.com
    Meus eventos:
    paizinhovirgul...
    Você quer ajudar o meu trabalho a continuar independente? Dá uma olhadinha aqui em como pode ajudar, e ainda receber recompensas incríveis!
    paizinhovirgul...
    -----LINKS:------
    Site: paizinhovirgul...
    Facebook: / paizinhovirgula
    Instagram: / paizinhovirgulaoficial
    Twitter: / paizinhovirgula
    Email: tqueiroz@paizinhovirgula.com
    Email comercial: comercial@paizinhovirgula.com
    -----CRÉDITOS:------
    Produção e Direção: Hugo Benchimol
    Ass. de Produção: Ana Balderramas
    Edição e Pós-Produção: Felipe Dantas
    Thumbnail: Hugo Benchimol
    Legenda: Leandro de Oliveira

КОМЕНТАРІ • 99

  • @kacf9419
    @kacf9419 2 роки тому +4

    Sou filha de um pai narcisista, apanhei e sofri castigos inimagináveis... digo com toda propriedade, castigo e surra não ajudam em nada. Hoje trato vários distúrbios psicológicos. Sou mãe e quero ser totalmente o oposto disso, quero criar um ser humano mentalmente saudável.

  • @Amulherdeutilidades
    @Amulherdeutilidades 4 роки тому +12

    Eu sou filha de mãe narcisista e estou em processo de cura da minha criança interna ferida...
    Hoje tenho uma filhinha de 3 meses e me interesso muito pela disciplina positiva, meu maior sonho é de quebrar esse ciclo tóxico em que vivi, quero formar um ser humano emocionalmente saudável, pois eu sei como é sofrido se recuperar de anos de abuso físico e psicólogo, nenhuma das porradas que eu tomei serviram para me ensinar algo positivo, eu só nutri medo da minha mãe... Hoje não tenho contato com ela para manter a minha sanidade mental.
    Estou adorando os seus vídeos!

  • @bdtbomdiaterra7980
    @bdtbomdiaterra7980 2 роки тому +1

    Estou totalmente abalado psicologicamete, me senti ofendido assistindo esse vídeo quando me imaginei sendo uma criança nas situações que ele criou, eu descobri que tenho muito mais gatilhos do que imaginei, agora meu coração esta acelerado, o castigo tem grandes consequências, eu tava sendo um péssimo aluno no meio e fim do ano, conversava o tempo todo e me achava o pior, comecei a me sentir muito ansioso em pensar que meus pais poderiam me bater e me punir por isso, eu não conseguia sequer andar, minhas pernas tremiam por dias, criei uma especie de jogo, onde tenho que ficar calado na aula e fazer as atividades para ganhar uma espécie de pontos e "subir de nível" mais também não estava dando certo, o que me deixava mais maluco era que minha mãe me dizia que os professores sempre me elogiavam, isso me deixava muito confuso, eles estavam brincando com meu psicologico, o pior é que implicavam comigo por ser "nerd" e por tirar notas boas, e até hoje isso me deixa louco, e eu não posso contar a ninguém porque facilmente chegaria nos ouvidos dos meus pais e se eu realmente era um mal aluno eu to fudido, a terapia se tornou inútil, minha psicologa se assustava muito com o que eu dizia a ela, assim, minha personalidade é muito brincalhona, eu nunca entendi porque quase ninguém acha graça em minhas piadas, é como se minha própria existência parecesse uma piada, sim sim, claro a vida nunca fez sentido é uma piada, mais ninguém acha graça, me questionei muito, quando percebi que me tornei o bobo da corte, eu fazia criticas muito bem elaboradas sobre minha família e sobre mim, sobre como me odiava e como me sentia quebrado, mais me oprimiram tanto que eu comecei a inconscientemente fazer piadas negras, porque me sufocaram tanto, mais tanto que até eu achei meu sofrimento uma piada. Eu não tenho mais salvação!

  • @lo-ruamaoliveira9875
    @lo-ruamaoliveira9875 5 років тому +21

    Paizinho, por favor, fale sobre como resgatar a criança que foi criada na disciplina "negativa". Como lidar, por exemplo, com uma criança que já tem mais de 6-7 anos que foi criado à base de castigo e hoje reflete comportamentos negativos.
    Acho que vai ajudar a mtos pais que assistem ao canal, porque parece que a disciplina positiva só pode ser aplicada desde mtos novinhos.
    Grata! :)

  • @carloscavalcanti7983
    @carloscavalcanti7983 4 роки тому +3

    Excepcional. O desafio é que vivemos em uma sociedade punitiva, com leis e regras. Saiu da linha, vai preso. Como introduzir um filho a essa realidade sem traumas?

    • @maiagobbo
      @maiagobbo 3 роки тому +4

      Eu já vi um vídeo da Flávia Calina falando sobre a relação das crianças com autoridade (respeito vs medo). Pelo que me lembro, a ideia é sempre frisar os motivos pra algo ser proibido e não a prisão. O exemplo da Flávia era cinto de segurança: ao invés de dizer pra criança que é preciso usar cinto pra não levar multa da polícia, falar que é importante estar de cinto porque te protege no caso de acidentes. Isso faz com que a criança crie uma relação de causa/consequência entre as leis e regras sociais e as respeite ao invés de ter medo disso e das figuras de autoridade. Afinal, se algo é lei, algum motivo tem, é só buscar passar isso pra criança.

  • @SERTAONATALIA
    @SERTAONATALIA 5 років тому +23

    bixo
    a gente cai em umas ciladas de vez em quando né
    esses dias meu filho de 2 anos estava fazendo birra pra não sentar na cadeirinha do carro
    aí o que a adulta decidiu? disse que não iríamos sair do estacionamento enquanto ele não sentasse e que não iria mais conversar
    ficamos 10 minutos dentro do carro na vaca amarela
    e foi caindo minha ficha- eu tava disputando com meu filho de 2 anos quem fazia a maior birra
    eu tava ensinando como faz
    bixo, é muito difícil
    a gente é espelho deles, eles são espelhos pra gente

    • @lokavas6218
      @lokavas6218 5 років тому +1

      Pois é, meu filho, tb 2 anos, às vezes tb não quer sentar na cadeirinha de jeito nenhum. Sei nem como fazer nesse caso. Deixo o pai colocar a força mesmo, e se é perto vai solto., odeio, mas é isso ou nem sei.

    • @jessicazamberlan
      @jessicazamberlan 4 роки тому

      Oi eu tive a primeira experiência com cadeirinha com menos de 1 ano e resultado que chorou até chegarmos em casa. Acredito que nunca morreram de chorar e eu fui conversando com a mão e tudo e ficaram bem resultados meus dois filhos só andam na cadeirinha não tem negociação um de 4 (que foi o caso citado hehe) e um de 2anos... Eles forçam às vezes pra por reclamam e vai mesmo assim aviso que é regras do trânsito e o papai leva multa do contra... Menores choravam fazer o quê vencemos kkkkkk

  • @miriancoelho4255
    @miriancoelho4255 5 років тому +36

    Hahaha me lembrei de uma situação que aconteceu aqui em casa: meu filho de 2 anos e 9 meses sabe que temos que manter a casa limpa, então quando ele faz algo que suja, ele mesmo já vai lá e pega o paninho na pia para limpar. Acontece que eu estou desfraldando ele agora, daí outro dia ele fez xixi no chão e, ao invés de me chamar (como ele sempre faz), ele foi lá na pia, pegou o paninho e secou o xixi. 😂 Eu só fui descobrir que ele fez isso à noite, quando meu marido foi usar o pano da pia e cheirou (meu marido tem mania de cheirar tudo), e daí ele sentiu um cheiro de xixi no pano! 😂😂😂 quando perguntei ao meu filho se ele tinha secado xixi com aquele pano, ele olhou pra mim com uma carinha sapeca e disse que sim! 😂😂😂😂

  • @danigomes1927
    @danigomes1927 3 роки тому +5

    Sou nova aqui no canal, tenho uma filha de 5 anos que me deixa maluca kkk mas agora reconheço que os métodos que uso com ela não está dando certo, juro q tento manter a calma mas eu sou o oposto de calma então já dificulta, minha filha só obedece na base dos gritos e chineladas e eu não me orgulho nada disso. Quero mudar isso na relação que tenho com ela, não quero mais bater, não quero mais colocar de castigo ou gritar e parecer uma louca descontrolada pra ela, pelo contrario quero mudar toda essa falha e reconstruir a nossa relação. Ela é mto teimosa, mto determinada e sempre termina mal a situação e estou cansada disso.

  • @keilarocha7427
    @keilarocha7427 5 років тому +4

    Aqui sigo sem dar nenhum tipo de castigo, vou ensinando que seus atos tem consequências e assim vamos tentando fazer o melhor.

  • @Cleusa_usa
    @Cleusa_usa 5 років тому +17

    É muito gratificante educar com respeito porque cada detalhe é recíproco 🥰

  • @rainhama2215
    @rainhama2215 4 роки тому +3

    Eu pensava na vingança. E pensava em em como esconder na próxima vez.

  • @priusa8113
    @priusa8113 5 років тому +4

    Paizinho,estou aqui traduzindo seus vídeos pro meu marido que não fala português... falando que você tem excelentes dicas e conselhos pra paternidade/maternidade. Nossa Sara nascera em agosto de 2020 com a graça de Deus aqui em Boston,EUA. Adoraria uma palestra sua pra brasileirada daqui de Massachusetts!! Hugs!!

  • @marinapoggetto2525
    @marinapoggetto2525 5 років тому +3

    Minha filha tem 3anos e 7 meses. Ultimamente ela mostra a língua e assopra p TODAS as pessoas sem excessão e já conversamos muito e nada adiantou inclusive falando que isso não é legal.. quando é para as pessoas na rua vejo como uma reação de defesa, mas quando é em casa é por um descontentamento como se fosse uma forma de "xingar" ela chega bem pertinho do rosto assopra e boa aquele monte de saliva na nossa (minha) cara. Já falei várias coisas e o problema é que isso é bem quando já estou nervosa com uma situação e é como se fosse p fechar com chave de ouro. Nessa hora eu peço 5 min e depois converso, mas já faz alguns meses e não funcionou. (Esses três p quatro anos estão difíceis)
    Mas tem coisas que melhoram todos os dias, possibilitar meios p ela ter autonomia ajuda muito todos os dias. Obrigada Thiago !

  • @saulollima
    @saulollima 5 років тому +11

    Combinado aqui é sucesso! Clarissa tem 3 anos e antes dos 2 anos já praticamos e com O tempo funciona cada vez mais e mais.

  • @marinaalvarez3265
    @marinaalvarez3265 5 років тому +3

    Nem sinto mais vontade de por de castigo... acho que internalizei mesmo essa parte da disciplina positiva. Que bom!!!

  • @fcassarotti1980
    @fcassarotti1980 5 років тому +17

    A técnica de usar os "combinados" tem dado bons frutos aqui em casa. Confesso que ainda não tenho um grau de evolução na disciplina positiva para que deixemos de usar o castigo como forma de "correção" dos atos das crianças. Acredito que isso é reflexo pressão da cultura punitiva imposta pela sociedade que, cada vez mais, prega que aumentemos o rigor das punições sobre nossos atos infracionais, ao invés de presar por fazer o certo pelo certo.

  • @yukoooooo
    @yukoooooo 4 роки тому +3

    eu não concordo muito com castigo, mas quando minha filha começar a fazer bobeirinhas vou deixar ela sentadinha comigo conversando e pensando sobre

    • @maiagobbo
      @maiagobbo 3 роки тому +1

      Acho que isso é bem relacionado ao que ele já comentou em um vídeo, sobre "time in" e "time out". O problema é quando vira um "time out", ou seja, quando a criança não faz o que você quer, você a afasta. O que você falou sobre manter a criança com você e conversando contigo seria o oposto, o "time in", que aproxima você e a criança e é parte do que é sugerido como substituição ao castigo.

  • @Cerejasbomba
    @Cerejasbomba 5 років тому +5

    Eu nunca usei castigo não sei como fazer, mas faço muita ameaça queria muito mudar isso.

  • @priusa8113
    @priusa8113 5 років тому +7

    Aprendi aqui nos eua: Técnica do First/Then: primeiro/depois. Primeiro colocar os sapatos,depois irmos ao parquinho. Bem melhor do que o tradicional ameaçador/chantagem : se você não colocar seus sapatos você não irá ao parquinho!!

    • @SaraBeeAMS
      @SaraBeeAMS Рік тому

      Eu faço isso mas pensei sozinha, pq ela entende frases curtas, n adianta explicar mt, n sabia q era uma técnica. Mas n funciona p tudo

  • @ricardssouza
    @ricardssouza 5 років тому +3

    Muito bom 👍😀

  • @esteridelfonso1629
    @esteridelfonso1629 5 років тому +4

    Sério, você é pai incrível. Aprendi tanto com seus vídeos. Sou fã!!!

  • @grazi4615
    @grazi4615 5 років тому +1

    MTA coerência nesse vídeo. Q mtos pais vejam e aprendam

  • @danilorsa01
    @danilorsa01 5 років тому +6

    Falaaaa Tiago, beleza. Cara gostei muito desse vídeo, principalmente da parte da consequência lógica. Mas queria avançar um pouco na questão do combinado: quando o combinado foi dito claramente mas a crianças digamos quer/burla este acordo. Qual o limite para que não fique/volte aquela "guerra", cabo de guerra "ah você não cumpriu o combinado, agora isso, agora aquilo", ou seja, para não sair do combinado e virar uma "consequência castigo".
    Quanto a separar xx opções de escolha e realmente a criança não quer aquelas escolhas, mas na real, deveria ser aquelas escolhas mesmo. Exemplo: não querer ou não gostar de roupa de frio e está frio. Novamente surge aí um embate sem fim, mesmo dando as opções.
    Eu entendo claramente, e muito obrigado, pois isso veio a partir de muitos vídeos do seu canal e outros materiais de que nós temos que aumentar demais nosso repertório de diálogo para com nossos filhos. E não é fácil, mas estamos na luta.

    • @mayaraoliveira3764
      @mayaraoliveira3764 2 роки тому

      A criança tem o dom de testar. Eles querem descobrir até onde podem ir. Eu me lembro de quando eu era criança não era fácil não...

  • @mar123celli
    @mar123celli 5 років тому +4

    Amo os exemplos que você dá e como fazer a abordagem mais adequada. Ótimo vídeo!

  • @yaneguimaraes1627
    @yaneguimaraes1627 5 років тому +4

    Ótima explanação só achei que o exemplo do castigo ficou sem sentido porque se uma criança derruba um suco você não vai colocá-la de castigo por isso. Fica fácil mostrar que ela deve limpar porque isso pode acontecer a todo momento

    • @lorenaduarte176
      @lorenaduarte176 5 років тому +5

      Nem todo mundo age assim. Muitos vão dizer que a criança fez sem atenção, foi teimosa e merece punição além de só limpar....

  • @cintiaabreu7582
    @cintiaabreu7582 5 років тому +3

    Acompanho seu canal há algum tempinho....esse foi o melhor vídeo sobre disciplina positiva q eu vi até agora. Parabéns!

  • @alexandrerosaathayde5206
    @alexandrerosaathayde5206 5 років тому +5

    Minha irmã faz isso de separar umas 2 ou 3 mudas de roupa e deixar meu sobrinho escolher!

  • @ingridkermmend7308
    @ingridkermmend7308 5 років тому +4

    Aiii eu concordo mas eu as vezes coloco de castigo sim. Mas o castigo aqui em ksa não é todo dia, toda hora, por tudo, ao contrário, normalmente usamos simm a consequência, a conversa, explico o q ela fez de errado, dou autonomia na troca de roupa e tal, mas qndo o comportamento se repete diáriamente, por um certo período, aii precisa sim de uma abordagem diferente, de um outro jeito de limite. Aii vale uma conversa mais profunda e um castigo sim. Perder um previlégio por um período, perder um passeio q queria fazer.. enfimm fiz isso algumas vezes aqui em ksa, poucas e pontuais mas bem precisas e com um bom resultado. Então estamos aiii.. errando e acertando, tentando fazer nosso melhor e vendo o q funciona ou não para a gente. Bjus.

  • @ivanafreirearaujo3295
    @ivanafreirearaujo3295 Рік тому

    Gostei muito, dicas preciosas. Gratidão.

  • @lorenaduarte176
    @lorenaduarte176 5 років тому +1

    Aqui o o problema que mais enfrento é com as escolhas limitadas de roupas....as opções que eu dou quase nunca agradam minha filha (5a). Fico bem irritada com isso, mas resolvi que nesse caso não quero embate....Se não for algo que a prejudique ou inadequado pro momento, tenho deixado ela escolher....
    Percebi que em alguns casos, devido meus sentimentos, eu estava impondo a ela um estilo/tolindo seu gosto.

  • @ingretymorioka9324
    @ingretymorioka9324 5 років тому

    As vezes é bem difícil manter a disciplina positiva, minha filha me batia direto, eu segurava a mão dela e dizia que não pode, que machuca, que eu não gosto, mas ela continuava batendo sempre que era contrariada

  • @maresoltransportes7601
    @maresoltransportes7601 5 років тому +1

    Explanações maravilhosas, aprendemos todos os dias com nossos filhos/as! Abraços

  • @karlakaschel
    @karlakaschel 4 роки тому

    Eu uso muito a causa consequência. Funciona super!!

  • @paulavialto7223
    @paulavialto7223 3 роки тому

    Não é um caminho fácil, mas aqui meu filho nunca ficou de castigo. Hoje com mais de 3 anos, quando derruba alguma coisa sem querer ele já fala: Tudo bem, a gente limpa! E me ajuda a limpar, sabendo que não haverá castigo, aliás ele nem sabe o que é isso, nem sabe o que é palmada.

  • @SubwayS0ng
    @SubwayS0ng 5 років тому +1

    Ótimo vídeo!! Amo seu conteúdo

  • @cleiasantosoliveira5439
    @cleiasantosoliveira5439 3 роки тому

    Informação muito valiosa pra nós pais.

  • @priscilanogueira87
    @priscilanogueira87 5 років тому +4

    Acho q minha dúvida é a mesma de muitos dos pais que já escreveram... Vc explica, explica, explica e logo em seguida a criança repete, ou se recusa a aceitar a consequência lógica. Como agir?
    E quando o ela vc fala: combinado? E ela responde: não!
    Parabéns pelo conteúdo! Uma inspiração diária de crescimento nesse mundo maluco da educação e maternidade!

  • @matheeuspinheeiro
    @matheeuspinheeiro 4 роки тому +1

    E se a criança se recusar a seguir a lógica? Como por exemplo, limpar a sujeira do chão, como prosseguir?
    Sou pai de primeira viagem, de um bebê de 2 anos.

  • @renatamendes7948
    @renatamendes7948 5 років тому +4

    Ótimo vídeo, obrigada! Pergunta, o que vc sugere se no exemplo que vc deu de jogar a comida no chão, a criança se recusar a limpar a bagunça? Meu filho tem quase 3 anos. Obrigada!

    • @marinaalvarez3265
      @marinaalvarez3265 5 років тому

      Renata Mendes, tudo certo?
      Se a criança está comendo pipoca e resolve jogar no chão, recusando-se a limpar, a consequência lógica seria a criança ficar sem comer pipoca. Vc não compra mais e ela perde o direito de comer pipoca, mesmo se chorar, gritar... acho que poderia ser uma alternativa. Abraço!

  • @hickmoll
    @hickmoll 5 років тому

    Confesso que tento a disciplina positiva até ele parar de entender que há consequências nossas ações.
    Valores: "não jogue pedra no cachorro por causa disso, disso, aquilo, vamos refletir junto, etc, etc.."
    Mas vejo que ele já experimenta o suprasumo humano da transgressão por transgredir. Aí não tem como.

  • @lidianebento9876
    @lidianebento9876 Рік тому

    Meu filho de 2 anos quebrou a tv da minha casa, fiquei sem saber o que fazer para que ele aprenda que tá errado.

  • @suiafigueiredo2665
    @suiafigueiredo2665 Рік тому

    Paizinho, meus filhos estão xingando sempre que se revoltam! Não sei mais como agir!! Já bati, já coloquei de castigo, já ensinei que a palavra é feia, é do mal e nada resolveu. Socorro!!!!

    • @everestyia
      @everestyia Рік тому

      Ele tá fazendo o mesmo que você faz com ele, não acho errado não kkkk

  • @lilianzaramella4518
    @lilianzaramella4518 4 роки тому

    Em casa tenho muito problema com minha filha relacionado a comida. Ela come pouco, está abaixo do peso. Ela tem preguiça de comer, mas é muito ativa para brincar, emagrece com facilidade. Faço tratamento com pediatra, ela até toma remédio para engordar. Por conta de comer pouco já teve problemas com vitaminas baixas. Detalhe: nem porcarias ela come muito. Procuro dar dieta saudável. Algumas vezes eu e meu marido perdemos a paciência tentando convencê-la a comer. Demora muito.

  • @ingretymorioka9324
    @ingretymorioka9324 5 років тому

    Oi parabéns pelo canal! 👏🏻👏🏻 gostaria de saber como devo agir por exemplo se minha filha cuspir a comida, eu falar pra ela que não pode, que é errado e pedir pra ela limpar e ela se recusar a limpar?

  • @tatianealmeida723
    @tatianealmeida723 5 років тому +1

    Qual é a consequência lógica para a criança que põe língua, tenta bater na mãe quando frustrada?

  • @greicicaroline7854
    @greicicaroline7854 2 роки тому

    Oii...
    Continuo tendo dúvidas...
    Pq nos seus exemplos a criança sempre atende na primeira tentativa sua.. porém e.nos casos da criança se recusar a executar oq vc está sugerindo/te ajudar.. como devo reagir?
    Por exemplo no caso de jogar a comida no chão e se recusar a me ajudar a limpar.. nao sei como reagir.. limpo sozinha sempre mesma ela se recusando? E se todo dia ela repetir esse comportamento?
    Tão difícil nao perder o.controle 😖😖😖😖
    Mtooo Obrigada pela.ajuda🙏🙏🙏🙏

  • @fernandaairesmartinsaires8190
    @fernandaairesmartinsaires8190 5 років тому

    E possível fazer combinados com criança pequena, ou seja dois anos???? Sou sua fã e tenho apreendido bastante com vc. Gratidão sempre

  • @SaraBeeAMS
    @SaraBeeAMS Рік тому

    No exemplo q vc deu, qnd ela bate na minha mae, eu falo no msm tom de voz q vc falou "n pode bater na vovó, machuca e ela fica triste, vai la dar beijo e abraço na vovó" na MAIORIA das vezes ela se recusa, eu entendo q o motivo de ela ter agredido foi pq tava c raiva, e a raiva ainda n passou, entao ela n quer dar carinho (ela n aceita nem colo qnd ta c raiva), por isso se recusa. As vezes ela chora mt alto e urrando so pq falei isso, eu me pergunto o q fiz de errado, eu n consigo entender o q ela ta pensando. Eu n sei se ela confundiu as coisas e entende q qnd eu peço p ela pedir desculpas e abraçar, ela ta sendo punida, pq as vezes parece mt q ela pensa isso. Eu sei la viu

  • @gabrielmendes5135
    @gabrielmendes5135 5 років тому +1

    No exemplo "cuspiu na vovó", quando a minha filha faz uma coisa desse tipo e eu busco um diálogo lógico e digo "isso não é legal, não fazemos isso, vamos cuidar da vovó?" muitas vezes ela grita um "não'! Ou cospe novamente, e sai correndo, ou coisa do tipo. Ela acabou de completar 4 anos. Ou quando suja o chão e eu digo que temos que limpar, ela grita "não vou", e fica repetindo "não vou", até eu me irritar. Eu me irrito depois do 5o. "não vou". E ela não vai mesmo...

    • @kassiasoares9038
      @kassiasoares9038 4 роки тому

      É isso que fico pensando e que acontece comigo. Até parece que a criança colabora com as coisas. O meu diz não e não tá nem aí.
      Certas coisas pra criança pequena não funciona, porque eles ainda não tem capacidade de entender o ruim que aquilo pode ser. Ao menos aqui em casa eu sempre começo numa boa, explico as coisas, dou as opções, e se ele não fizer, por exemplo tirar o carrinho do meio da casa eu pego a mãozinha dele e faço ele guardar o carrinho.
      Eu tento de tudo, mas ele não obedece!

  • @PedroSilva-vm7zu
    @PedroSilva-vm7zu 5 років тому

    Obrigado!

  • @manuamaral
    @manuamaral 4 роки тому

    Olá! Gosto muito das ideias da disciplina positiva. Estudo comunicação não violenta a algum tempo. Gostaria de saber, da sua experiência no momento que, por exemplo, se seu filho derramar comida no chão e vc fazer o q disse "bora limpar..." e se ele não quiser limpar? O q vc faz nesse momento?

  • @eversonpires3857
    @eversonpires3857 2 роки тому

    Quando se fala em castigo, o "cantinho do pensamento" se encaixa?

  • @SaraBeeAMS
    @SaraBeeAMS Рік тому

    Minhas maiores dificuldades c minha sobrinha de 3 anos, q ainda nem fala as frases 100% direito, é como ela lida c a raiva e a frustração. Eu queria q ela não gritasse, batesse na gente ou jogasse as coisas. Eu ja consegui ensinar varias coisas, ela ja desfraldou de dia, tem uma boa rotina p comer e dormir. Mas n consigo ensinar a lidar melhor c esses sentimentos ruins. Eu sinto as vezes q n tem solução, a n ser o tempo. Tento me acalmar pensando "ela n vai ser assim p sempre né". Se eu digo q n pode bater/gritar/jogar as coisas, ela urra de ódio. N serve de nada falar. A gente não bate nela, n somos agressivos c ela, falo "eu n te bati, pq vc me bateu?" Mas é a mesma coisa q nada. O q eu faço? Como mostrar q me bater tem consequencias? Quais consequencias? Se n for pela consequencia, como ensinar uma nova forma de expressar a raiva sem agressividade? Ou n tem jeito e só esperando crescer mesmo? É tão difícil

  • @zildadiasdasilva1490
    @zildadiasdasilva1490 Рік тому

    com os atutos qer dar disciplinas si eles propôs não têm para dá não todos às crianças ainda está nu aprendizado às crianças é ôs animais está ganhando dê certos adultos como ôs adultos si eles propôs só dá mal espere eles porões
    à violência eu é Deus é Jesus é à favor du amor é ú quê à maioria da unanimidade não está paraticando tudo só vai mudar quando lenebar mais dê Deus é dê Jesus é amar mais ú próximo um abraço Deus abençoa você é sua família

  • @SaraBeeAMS
    @SaraBeeAMS Рік тому

    Desculpa o tanto de comentarios, mas é pq é dificil demais, e n existe um manual de instruções :(
    Sobre as opções limitadas, como fazer qnd ela ESCOLHE e IMEDIATAMENTE muda de ideia ou n aceita mais nenhuma das opções? Meu deus q criança difícil

  • @ricsan1976
    @ricsan1976 5 років тому

    Combinados com a minha filha de 4 no funcionam... ela antes de eu dizer algo coisa, só de eu olhar pra ela. Ela já chora e faz birra e grita e bate 😔😢

  • @CacauSTM
    @CacauSTM 5 років тому

    Meu filho tem 2 anos e 3 meses e ele ainda come na cadeirinha de alimentação. Ele sempre pede brinquedo na gora de comer e, enquanto ele não comer sozinho o tempo inteiro, não vejo problema nenhum. O combinado é que se ele jogar o brinquedo no chão mais que 2 vezes ele ficará sem brinquedo. No início era um chororô só, mas agora ele já entendeu e sempre reforço o combinado. Aos poucos percebo que tá dando certo, mas ele ainda quer bater e jogar brinquedo no chão quando está frus trado ou irritado. Não vejo a hora dessa fase passar...

  • @elizagomes2795
    @elizagomes2795 4 роки тому

    Eu tbm sou contra o castigo , eu uso muito o método montesore e o método do seu canal tbm com minha filha hj ela tem 3 aninhos e já vai para a escolinha . Mas queria muito que vc abordasse um vídeo sobre escolas que colocam as crianças de castigo no canto eu já vi na escola da minha filha e perguntei para ela e para os professores se ela já foi para o castigo prq sou totalmente contra e outra como fica a cabeça da criança ...

  • @rdmeneze
    @rdmeneze 5 років тому +1

    eu sepre tenho problemas com a minha filha de três anos...
    Ultimamente tenho notado que o castigo (que, no nosso caso, é colocar a menina no quarto sozinha) não tem mais dado certo. Está chegando ao ponto dela fazer alguma peraltisse e já falar: Mamãe, estou indo no castigo. E ir para lá sozinha. kkk
    Bom, vou tentar aplicar esses métodos em casa.

    • @Manuelasantosteixeira
      @Manuelasantosteixeira 2 роки тому

      O mesmo castigo sempre não funciona. Aqui o castigo é perder privilégios

  • @emperor6275
    @emperor6275 3 роки тому

    3:05 exactly

  • @evelynvasconcelos5649
    @evelynvasconcelos5649 5 років тому

    Oi Thiago, já acompanho o seu canal faz algum tempo. Queria saber se você e a Anne fizeram faculdade. E se sim, quais os cursos. Obrigada 😘

  • @giovannalua7964
    @giovannalua7964 5 років тому

    Paizinho, oq a gente faz quando a criança derruba algo, você pede a ela pra limpar pq é a consequência lógica e ela diz que não?

    • @flaviafelix7082
      @flaviafelix7082 5 років тому +3

      Pq o chão não pode ficar sujo? Isso tem que estar claro para a criança. Quando ela se recusar explique todas as consequências do chão sujo. Podemos escorregar e cair, se machucar... Pode atrair bichos indesejados como, baratas, formigas, moscas...
      Esses bichos podem nos trazer doenças...
      Pode ficar com mal cheiro e deixar a casa toda fedida...
      Enfim, há muitas consequências por deixar o chão sujo, por isso não se deve derrubar e se derrubar sem querer, deve ser limpo.
      Quando a criança sabe exatamente o motivo da ação, difícilmente se recusa. Pelo contrário, ela se sente importante por estar fazendo um bem para todos. Está salvando a cada do mal cheiro, dos bichos, das doenças, das quedas...

    • @flaviafelix7082
      @flaviafelix7082 5 років тому

      Desculpa se pareceu agressiva a resposta. Só tentei ser objetiva.

  • @kellemkrause6075
    @kellemkrause6075 5 років тому +1

    Tiago e quando a criança começa a querer fazer os combinados? Ele usam para os pais. E as vezes os combinados são absurdos 👻

    • @mayaraoliveira3764
      @mayaraoliveira3764 2 роки тому

      Aí é a hora de expor que a relação é vertical. Que você se comunica com ele como igual por respeito e amor, e que pelos mesmos motivos ele enquanto filho deverá por amor e respeito a obediência a vocês que são os pais e responsáveis. Não sei qual é a idade do seu filho, mas demonstre para eles que o combinado só parte de vocês. A vida adulta mostra que devemos respeitar hierarquias que nos respeitem como iguais, certo? Assim também em casa. Temos que cumprir as leis, a sociedade possuem regras cidadãs, muitas vezes temos um chefe... mas mesmo quando nós somos os chefes, nós precisamos respeitar os outros por mais que a relação vertical nesse caso n deva obediência a ordens ela sempre deverá se pautar no respeito... acredito que o caminho seja esse.

  • @juliahenriques210
    @juliahenriques210 5 років тому

    É. :)

  • @jessicazamberlan
    @jessicazamberlan 5 років тому

    Qual a consequencia de furar os combinados?
    Meu filho de 3 anos não quer cumprimentar meus pais eu tenho ficado indignada eles o tratam tão bem ficam com ele se for preciso.
    Coloquei de castigo por isso o que faço😭😭😭
    Edit:o paizinho tem um vídeo não?

    • @renataramos1043
      @renataramos1043 5 років тому +1

      Se coloca no lugar do seu filho, vc cumprimenta alguém quando não quer? Nunca teve um dia em que nao queria sequer falar um "oi". Acontece com todo mundo. Aqui combino antes. Aviso: olha, nós vamos ver fulano de tal, tudo bem se vc nao quiser ir no colo, mas vc fala "olá, tudo bem?" Ou "oi". Percebo que ela colabora quando ja antecipo quem vamos encontrar. O resto (interação, colo...), depende da conquista do adulto. Não forço

    • @jessicazamberlan
      @jessicazamberlan 5 років тому +3

      @@renataramos1043 ta muito tenso a situação! Eu me colocando no lugar dele sempre cumprimentei os mais velhos não importa se aperto de mão ou um "Oi". Já deixei a vontade quanto a forma de cumprimentar inclusive com "bate aqui" ✋👊. Se coloca no meu lugar? Acho desrespeitoso eu entendo que ele é criança e esta aprendendo mais os mais velhos não! Eu estou sempre avisando antes ai ele está fazendo e falando ai não fico de castigo né eu fiz o que pediu mamãe/papai😢😖😶

    • @renataramos1043
      @renataramos1043 5 років тому +3

      @@jessicazamberlan me coloco em seu lugar sim, pois aqui passo algo parecido. Isso passa, melhora com o tempo. Minha filha tem uma personalidade diferente da minha, ela é tímida. Por isso nao insisto. Como te falei, converso antes. Se rolar, bom. Se nao rolar, paciência. Uma hora acontece. Hoje acontece sem necessidade de tantas conversas, sabe? Mas tem dias que ela está com a pá virada. Ontem, por exemplo, foi este dia. A família sabe o jeito dela, ganham a simpatia dela a respeitando. Eu sei que é chato, a gente fica morta de vergonha. Mas eu tento nao esquecer que minha filha é um ser humano diferente de mim. Educar é difícil, ne? Repetir um milhão de vezes. Força aí!! Eu juro a vc que passa. Minha bebê tem 2 anos e meio.

    • @jessicazamberlan
      @jessicazamberlan 5 років тому

      @@renataramos1043 😢obrigado pela força eu vejo que é personalidade dele sabe então eu o aceito e espero que outros entendam mas às vezes com meus pais/sogros fico triste que eles o amam com toda certeza mas ele não releva isso na sua inocência infantil 😖

    • @alinepriscila3997
      @alinepriscila3997 4 роки тому +1

      Isso não passa. Eu ignorava isso do meu filho. Resultado ele tá com cinco anos e não quer falar nem oi com os outros

  • @elitaniasantos
    @elitaniasantos 5 років тому +3

    Duas situações difíceis que me tiram do eixo: os combinados que não dão certo e meu filho me bater,ontem mesmo fui com ele na pracinha e conversei com ele antes de sair, mais já no caminho ele já estava se estressando pq queria andar no chão sem pegar na mão queria ir solto,logo onde a estrada é entupida de carros aí fui conversar com ele e levei um soquinho no olho que uma das minhas lentes de contato caiu no chão.. ali eu já perdi a vontade de continuar,mais falei com calma com ele e pedi pra ele não fazer isso pq bater dói e machuca parece que foi pior aí que ele me batia... E daí ele jogou o carrinho que ele estava lá BR...eu não sabia onde enfiar a cara com as pessoas me olhando. A ida e a volta do passeio foram frustrantes pq eu apanhei demais.. ele tem 2 anos e 10 meses. É agressivo e eu não estou conseguindo lidar com a situação. Ele arranha igual um gato todo mundo aqui de casa! Eu passo o dia todo com ele em casa,dou atenção,brinco com ele,sento pra ler livros com ele...até dormir durmo com ele... Mais toda a sua fúria vem pra mim, estou toda arranhada e por mais que eu converse com ele sobre oque ele faz, não adianta! Eu estou incomodada com isso! 🤔

    • @flaviafelix7082
      @flaviafelix7082 5 років тому +5

      Essa idade é extremamente difícil mesmo, pois são uns micro adolescentes e não tem maturidade para entender tudo o que falamos. Mas, se serve de consolo, passa, e passa bem rápido essa fase.
      Tente expressar melhor na voz e na face o seu descontentamento com a atitude dele. E fale muito, repita tudo, pode parecer inútil, mas vc verá que 1 ano depois ele estará aplicando tudo o que vc está falando agora. Parece que a conversa é unilateral nessa idade, mas, garanto que ele estará absorvendo tudo.
      Quanto aos sócios, não deixe. Segure a mão dele, mostre o quanto dói, chore ou finja chorar de dor, para ele entender a consequência da atitude dele.
      Depois converse muito, explanando toda a situação, explicando que a rua é perigosa, que os carros são grandes e que podem nos atropelar. Atropelamento dói muito, tem que ir para hospital, machuca de mais... Explica que dando a mão, vc está o protegendo e ele te dando a mão estará seguro. Diga que vc quer seu bem e mantê-lo seguro, por isso dar as mãos é importante.
      Nos acessos de raiva, segure-o e não deixe te agredir. Neste momento seja firme, para se proteger, mas sem machuca-lo.
      Vá conversando com ele, validando o sentimento e dizendo que vc entende a frustração dele, pois queria estar correndo sozinho... Mas ali é perigoso, por conta dos carros e seu dever é protegê-lo... Repita isso como um mantra sempre que precisar. Vai para de um robô, eu sei, mas ele vai assimilando tudo com o tempo.
      Nessa idade os combinados não funcionam direito pq eles ainda não tem maturidade, mas não deixe de fazê-los. É um treinamento para ambos. Tente fazer uns combinados mais "fáceis", que seja de fato adequado a idade dele para que ele fique orgulhoso por ter cumprido.
      Enfim, segue no caminho e frutos virão, vc verá o quanto é recompensador os ver mais tarde repetindo tudo o que vc esta falando agora. Sinta-se abraçada e coloca na cabeça que é apenas uma fase e vai passar bem rápido.

    • @elitaniasantos
      @elitaniasantos 5 років тому +1

      @@flaviafelix7082 Obrigada pelas palavras, tirei até o print pra sempre eu estar lendo para não esquecer. Eu fico agradecida,muito agradecida mesmo. ❤

    • @RogerioJGentil
      @RogerioJGentil 5 років тому +1

      Quando as crianças se mostram agressivas - principalmente conosco, os pais, avós e responsáveis -, ficamos frustrados mesmo. Meu filho passou por uma fase assim, que batia e, às vezes, mordia. No nosso caso, toda vez que ele fazia algo do tipo nós o contínhamos (segurar levemente) primeiro, esperávamos um pouco para ele se acalmar e conversávamos com seriedade explicando os motivos pelo qual não era legal fazer algo do tipo. Percebemos que parte da irritação dele também estava relacionada a problemas de comunicação, pois não conseguia se expressar pela fala. Mas no geral é como a Flavia escreveu: é preciso conversar, explicar e, sempre que necessário, repetir as explicações.

  • @ursularola2737
    @ursularola2737 5 років тому

    Que visão é essa dum restaurante francês? Hahahahahahahhahahahah

  • @kellylima4604
    @kellylima4604 5 років тому

    Meu filho tem 3 anos e 7 meses, e por mais q eu tente essa de combinar, não dá certo. Aqui todos os dias ele tem direito de assistir por uma hora a noite. E antes q eu coloque o desenho, eu já falo: filho quando acabar , vamos desligar o computador. E ele SIM MAMÃE COMBINADO. Sqn. Quando está perto de acabar eu já vou avisando: filho daqui a pouco já é hora de desligar. E ele ok mamãe.
    E na bendita hora de desligar o computador ele faz um chôroro danado! Fica agressivo comigo, com o pai, e ainda diz q vai quebrar o computador.
    E ultimamente além disso tudo, ele vai lá e liga novamente. Claro q eu n deixo, e ainda digo: se voltar a ligar no outro dia não assiste. E realmente quando ele teima eu n deixo assistir.
    Mais tá bem difícil. Alguma mãe com alguma sugestão do q vcs fazem ou faria?

    • @CibeleAmorim
      @CibeleAmorim 5 років тому +2

      Oi Kelly, eu faria exatamente como está fazendo. Não acho q mudaria algo por causa da reação dele. Minha mais velha tem 8 anos e ainda fica chateada com a gente quando recusamos algo, bate o pé, fala abusada... simplesmente eu digo q não admito falta de respeito e q ela precisa se acalmar, "estou aqui se precisar de ajuda". E em algum momento eles vão amadurecendo e entendendo q não vai mudar a situação a birra deles. Calma. Demora. Nos irrita muitas vezes. Mas não tem muito segredo, é ser firme com amor e esperar q uma hora eles se acalmam. Qualquer coisa estou aqui pra trocar, espero ter ajudado. :)

    • @CibeleAmorim
      @CibeleAmorim 5 років тому +2

      Ahh, e como só tem 4 anos, se for um notebook eu tiraria do alcance, pra evitar q ele ligue outra vez e isso só aumente o embate entre vcs. Também pode ver algo q ele goste muito de fazer e q vire um ritual, ao invés de "está na hora de parar de assistir" ser "está na hora de fazer isso ou aquilo", talvez vc possa encontrar algo, perguntar o q ele quer fazer todos os dias quando terminar o tempo de assistir, sou mãe de duas e sei q isso não é um milagre q vai resolver tudo de um dia para o outro, mas com consistência depois de um tempo pode ter efeito e ajudar.