Castigos e Consequências
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Conheça meus cursos: institutosingu...
****
Facebook: / mayragaiato
Instagram: / mayragaiato
Contato: contato@institutosingular.org
Site: institutosingu...
*****
Olá pessoal, tudo bem?
Eu sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil.
Criei esse canal para conseguir levar às pessoas conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes do desenvolvimento infantil.
Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamento para autismo, pois cada criança precisa de uma abordagem individualizada, que pode envolver várias técnicas.
Temos novos vídeos no canal toda semana mostrando as diferentes técnicas e abordagens. Respondo todas as perguntas feitas nos comentários para poder dar aos pais e responsáveis o máximo de suporte.
Tenho Mestrado em Análise do Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP.
Fiz cursos e intensivos acadêmicos em diferentes metodologias de tratamento para autismo fora do Brasil em locais como a Universidade de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia.
Atualmente estou cursando também a Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.
Tenho uma clínica em São Paulo chamada "Equipe Singular", onde junto com um time multidisciplinar formado por mais de 40 profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares traçando o melhor plano de tratamento para cada criança, que pode envolver aplicação de testes específicos para autismo, atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.
Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!
Beijos e muito obrigada!
Muito bom esse vídeo.Ajuda muito aos pais,educadores,e até para nós avós😅
Primeira profissional que vejo falando disso corretamente. A maioria critica quem bate como se a teoria fosse igual à prática.
Mayra, não sou pai mas gosto muito de psicologia, sociologia, autoconhecimento, etc, e, de tempo em tempo, busco esse tipo de informação. Adorei seu vídeo! Primeira vez que assisto você e já estou recomendando o mesmo para meus amigos que são pais, pois reforça exatamente o que venho reproduzindo. Não sou psicólogo, entretanto, já tem quase duas décadas de investimento em saúde mental, dentre investimento em consultório ou de acompanhar através de canais ricos como o seu. Sou quase um "PHD". Ahahahaha, brincadeira. Aplausos para todos os psicólogos que cooperam para uma sociedade melhor!
A teoria é tão fácil ! A prática e que é difícil
Olá, bom dia! É muito importante para nós, pais e cuidadores, aprendermos quais as melhores formas de estabelecer limites e impedir que a criança se coloque em risco, mas sabemos o quão difícil pode ser para eles ouvir a palavrinha "não". Por isso, separei alguns conteúdos para te auxiliar nesse momento. Lembrando sempre que é muito importante que o pequeno tenha um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, para que juntos possam buscar estratégias para melhor ajudá-lo nas dificuldades apresentadas e nos comportamentos inadequados.
👉 ua-cam.com/video/gfxSmhA8GoE/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/Psp3_2d7AaA/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/Py4dv59BjEQ/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/pJW7qt6DS7g/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/bW_gz_z69ns/v-deo.html
Muito bacana como a sra fala
Boa dica Mayra meu filho mesmo quebra todos os brinquedos
Olá, estou amando seus vídeos. Tenho um filho de 8 anos. A cada dia estou aprendendo e colocando em pratica suas dicas. Obrigada !!
A democratização dessas informações nesse canal é muito necessário para as famílias que não tem condições de pagar cursos .... Gratidão
eu achei muito bom esse assunto... depois eu li sobre o autismo eu entendi muito sobre trabalho com criança com autismo
Agradeço por ter te encontrado... assistir cada vídeo.. tem me ajudado..
Vou continuar avaliando os comportamentos de minha filha... os 6 meses...
Muito bom...Parabéns pelo trabalho...Ajudou muito
Feliz em saber disso, Everton =)
Sempre querida e com temas interessantes...
Força e Sucesso para o Futuro...
Infelizmente crianças de famílias com menor poder aquisitivo não tem acesso fácil à suporte. Geralmente os tratamentos e terapias são caros e ficamos num limbo, pois sabemos que há algo errado, sabemos que eles precisam de tratamento, mas não temos condições financeiras de buscar ajuda
Estou gravida, vou ser mãe de uma menino.
estou gostando muito dos seus videos, to apreendendo muitas coisas
Deus lhe abençoei.
estou assistindo de novo.. adoooro te ouvir rs.. parabens pelo seu trabalho.. Deus te Abençoe 😘
Dicas extremamente valiosa! Obrigada por ser uma profissional que entende a realidade, o quão difícil é educar uma criança e nos ajuda com situações do dia dia!
Top 👏👏
Meu filho já está imitando sozinho. Amando as dicas.
você é nossa luz
ao msm tempo pra mim não parece realista esperar q uma criança (especialmente nova) entenda a problemática de suas atitudes se tudo oq ela ganha qnd erra eh uma conversa séria. Obvio q posso estar errada, mas pra mim parece pouco efetivo...
Virei fã demais!!!!!
Adorei
Eu tô aprendendo muito vc ensina coisas que jamais imaginei passar
Ótimas dicas. Obrigada!
adorei seu canal❤❤ cada dia mais apaixonada por sua clareza ... mt obgd por compartilhar seus conhecimento. parabens pela nobreza😘😘
Muito boas as dicas, inclusive para nós, professores, com crianças típicas ou não... Parabéns, Mayra!! Bjs...
OBRIGADA 💕♥️💖
Mayra, excelente vídeo. Sou psicólogo infantil também. Seria ótimo se pudesse me recomendar alguns livros. Suas falas são sempre muito qualificadas e imagino que tenha por trás um suporte interessante.
Saulo Maciel Verdade a fala de Maira é bem qualificada. Também sou psicóloga infantil.
Amando esses esclarecimentos. obrigada.
Adorei o seu video 😍
Você é nota 1.0000
Obrigada, Josi 🥰
Muito bom...aprendendo com vc!
Fico feliz em saber Tali!!! Obrigada 😃😃
Aula maravilhosa! Curso maravilhoso! ABA é vida! É qualidade de vida! Feliz por está aprendendo e cuidando do meu pequeno
mto bom
Muito obrigada!
obrigada pela atenção
muito obrigada por me responder.
Bjs💓
Muito bom. Parabéns !!!!!
Obrigada. Vc ta me ajudando muito. Vídeos divinos. Estou amando.
Adoro seus vídeos. Me inscrevi hoje e já assisti a uns 7 vídeos de uma vez. E só vou parar porque tenho que colocar a janta do povo aqui. kkkkk
Bjs
Olá Mayra, gosto muito das suas explicações. No vídeo Consequencias e Castigo você explica a importancia de ensinar as consequencias para criança. Eu tenho dúvida sobre a diferença entre consequencia e barganha/negociação. Barganha/negociação no sentido de " você ganha isso se fizer aquilo". Parece ter uma linha muito tênue entre ambos. Por gentileza poderia explicar para eu compreender ?
Acho que nas sua explicações em faltado definir praticas por faixa etárias. Pois sabemos que a capacidade de entendimento diferem muito de acordo com a idade da criança.
Grato pelo seu trabalho!
Concordo, com você! E também especificar se é pra crianças especiais ou pra crianças normais.
Amo seus videos !!! Obrigada por dividir seu conhecimento bjs
Nossa estava sem saber o que fazer kkkkkk muito esclarecido
Adoro,seu vídeo!
Uau.. que conteúdo maravilhoso. .
Explique consequência se desobedecer , não escovar os dentes, não ir ao banho, qual consequência uso??
Separei estes conteúdos para te auxiliar:
👉 ua-cam.com/video/lEenQDlvTjw/v-deo.html&pp=gAQBiAQBsAQB
👉 ua-cam.com/video/pJW7qt6DS7g/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
👉 ua-cam.com/video/69rMszz0U6U/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Aplausos!!!
Maravilhoso este video! Obrigada
muito bom amei mas meu filho só tem 2 anos e 9 meses ele parece n compreender quando falo cm ele nois já evoluímos muito ele. e autista e tem há q nem eu sei CMO agir,bjsss
Post maravilhoso. Excelentes dicas.
meu filho esta dano trabalho na escola comessei deixa de castigo sem video game hj peguei carno dele e ele fez um desenho de um monstro falo que era eu na hora meu mundo desabo fiquei muito triste 😢
Comigo aconteceu mesmo coisa!
eu prefiro conversar..dizendo o que é legal...o que é errado
Compartilhando
ja me escrevi amei suas dicas
tem um video de uma mãe que perdeu uma filha porque a outra ficou de castigo,a mae deixou uma menina de castigo no quarto e a irmãzinha ficou sozinha ,só que uma segurava a outra ,resultado a outra que nao estava de casigo foi pra piscna e morreu ,se a outra nao estivesse de castigo,teria ale alertado.
Olá Mayra, adorei seus vídeos. Você poderia dar dicas de consequências nas escolas, eu normalmente sigo essa linha de pensamento, converso mostro que o que a criança fez de errado e como consequência tiro elas de alguns privilégio, como alguns minutos de parque, brincadeira e etc mas não tô achando muito eficaz ....
Olá! Sou estudante de psicologia e gosto tanto do jeito que vc fala; com calma, pausas e sereno... Eu falo mais alto e acho que esse meu comportamento afetará na minha vida profissional... Vc tem alguma dica? Beijo e adoro seus vídeos!!!
+Mayra Gaiato oi, estou indo para o sexto período! Que notícia boa! Rsrs vou aprender a controlar isso... Beijos
vc é MARAVILHOSA!!! E acho q até já disse isso... hahaha
Mas não é só em casa que os castigos são utilizados, poderia falar sobre as escolas... Eu sou bastante contra o sistema educacional punitivo que o Brasil ainda utiliza!!!
Um super beijo e se vc morasse em nossa cidade, com ctz iria querer vc acompanhando meu filho!
Aqui em casa faço o método da disciplina positiva. Tem dado muito certo
+Mayra Gaiato Bjs *---*
Mayra, da dicas para ajudar na hora dormir.. meu filho faz 7 anos em Setembro e esse ano recebemos o diagnóstico que ele é asperge ( autismo leve) já está fazendo terapia com fono e pscicologa, a medica (psciquiatra) disse q ele não precisa de medicação por enquanto. sobre o sono dele, ele dorme bem quando esta na minha cama, já no quarto dele acorda várias vezes na noite para tentar ir para meu quarto. ta sendo tensa minhas noites pq acordo a noite toda!!Kkk.. aprendendo muito no seu canal!! aguardo dicas!!! 😉
+Mayra Gaiato sim, já sou inscrita no canal!!! Vou contar nos dedos para chegar Quinta!! bjoo
Ótimas dicas! Amando seus videos! Que lindo trabalho! Beijosss
Achei muito interessante essa colocação de causa x consequência e a questão da empatia. Mas como trabalhar isso com crianças atípicas, como com autismo infantil, Cid 10 F84.0, por exemplo?
Desde já, grata!
Meu filho joga tudo pela janela o que eu faço.
Não consigo fazer trocar com ele pois não come nada
Vc poderia me explicar como acalmar meu irmão qndo está tendo crises violentas e agressivas é difícil até de segurá-lo, ele quebra tudo e bate a cabeça na parede chegando a machucar.Ele tem 7 anos e é autista com retardo mental avançado. Nem os remédios estão funcionando. Os médicos só trocam os medicamentos e nada muda está ficando pior. Obrigada bjs adorei os videos.
Remédio nenhum sem terapia adequada funciona. Até o autista mais agressivo e com maiores dificuldades no cognitivo pode ter seus comportamentos modulados. Mas esse caminho exige muita paciência dos pais, um bom terapeuta guiando os comportamentos e até mudança de comportamentos nos ambientes que ele frequenta (escola, casa de parentes, etc). É um trabalho que não tem resultado imediato, ele vem com o tempo..e com o amadurecimento da criança em sua faixa etária. Nada que vc ler por aí vai fazer ele parar do nada de ter os comportamentos agressivos... Além dos videos da Mayra Gaiato, a Andrea Werner do Lagarta Vira Pupa tabmém dá dicas de como lidar e direcionar comportamentos do seu filho.
Antes de modelar o comportamento agressivo existem etapas que os terapeutas trabalham criando vinculos e descobrindo os melhores caminhos para estabelecer uma comunicação com a criança.
Antes os filhos com raiva, dique os pais.
Castigo e pisa não faz efeito se for bater alisando, uma pisa boa com um galho de urtiga braba, um santo remédio.
hahahahah é errado, mas to rindo
Mas o castigo muitas vezes e importante tudo mudo bater muitas vezes n resolve e muitas vezes também conversar também n resolve ,fica difícil o castigo ajuda bastante tira oque a criança ou adolecente mais gosta....Só conversar hoje em dia n é uma boa não...
gostei tudo verdade
Meu caso foi o oposto. Digo, acho q até davam coisas, mas fui toda como "manhosa". Imagina, eu entrando em crises e ninguém sabendo o q era/sabendo lidar.
Adorei, parabéns!!!
Podem por favor sugerir -me um livro que fala sobre este assunto?
Olá, bom dia! Tudo bem? Para te ajudar em seus estudos, deixo aqui minha página com livros e artigos:
👉 institutosingular.org/baixe-agora/
👉 institutosingular.org/blog/
Além disso, sugiro usar o Google Scholar para obter informações detalhadas e artigos especializados que deseja saber mais 😊 Basta inserir palavras-chave na barra de pesquisa: scholar.google.com.br/
Bons estudos e um abraço! 💙
Boa noite, Mayara Gaiato! Estou apaixonada pelo seu canal. Sou Fonoaudióloga. Gostaria de saber ser você dá consultoria? Aguardo retorno.
Muito boa as ideias sobre castigos e punições, porém nãoi concordo muito com a questão da recompensa. Acredito que mesmo nas questões da recompensa, deveríamos ensinar as crianças as conseguencias de se fazer coisas boas também. Penso que hoje já vivemos muito nesta questão de esperar algo em troca, gosto de pensar que podemos incentivar as nossas crianças a fazerem coisas boas por prazer sem esperar algo em troca. Acredito que você já deve ter visto sobre estes assuntos, mas a Disciplina Positiva e a Criação com Apego tratam muito deste ponto! Abraços!
Olá Mayra, te conheci a algum tempo e tenho aprendido muito com seus videos! O meu filho tem 3 anos e ainda não fala, se eu aplicar essa troca com ele, ele pode compreender ou pela falta da fala não adianta? Obrigada.
Mas se não tiver uma atitude as vezes a criança vai querer dominar os pais e tudo que quer as pessoas tem que fazer pra elas porque não tem uma punição pra o que faz errado vai achar que pode fazer o que quer
Olá querida, tudo bem? Separei um link para ajudar você =)
instagram.com/p/CqJiqrPvlrB/
Aqui estou sofrendo muito com minha filha de 4 anos porque ela passa o dia inteiro chamando palavrão, aprendeu ouvindo os vizinhos 😭😭. Já não sei mais o que fazer, falo pra ela que não pode mas ela tá nem aí. Só queria uma luz.😭😭
Só ignora, ela sozinha vai esquecer w deixar de falar
Tô passando examente por isso ñ sei mais o que fz ...
hahahaha que comédia. Ela é autista? Se não for desce a porrada
Mayra socorro tenho gêmeos autistas e tem dias que parece q vou pirar eles tem 5 anos
Punição não é sempre bater. Existe punição positivas e negativas. E comportamento social. Se ela acostumou com a punição você tem que buscar outra medida. Punição não é castigo e violência, mas sim algum tipo de extração de privilégio.
Isso é grande verdade 🥰 Confira estes conteúdos onde citamos mais informações:
👉 instagram.com/p/CxSsoxmI8kh/
👉 www.youtube.com/@mayragaiato
SABE NA SEMANA PASSADA O MEU FILHO DE 6 ANOS FEZ TRÊS TRAVESSURAS NA ESCOLA , AI CONVERSEI COM ELE QUE QUE NÃO ERA LEGAL E NEM BONITO E ELE DISSE MAMÃE MAS NÃO É DIVERTIDO SER OBEDIENTE FIQUEI HORRORIZADA E COM SENTIMENTO DE QUE ESTOU FRACASSANDO.
😖preciso muito de ajuda. Meu filho com 8 anos e a minha filha de 3
Quero saber dar valores ao meu filho!obgda
Gostaria muito de saber em que parte do mundo o cidadão adulto e recompensado por viver dentro dos deveres de cidadão? Isso não ocorre. Cumprir deveres é um dever, por outro lado a pessoa adulta que descumpra as regras sociais são punidas, dentro do estabelecido em lei. Aí você educa seu filho pra um mundo que não existe, onde ele espera recompensa por fazer a sua parte e não acha justo ser punido por não fazer. Isso é irreal, se você provoca um acidente de trânsito, por exemplo, sua punição não é viver com a culpa, você vai preso, se você desrespeita um colega de trabalho, você não é punido pelo seu chefe perdendo a amizade dele, você é demitido. Nós vivemos em um mundo punitivo, isso existe porque o ser humano necessita de regras duras de convivência social para evitar a barbárie. Fingir que o mundo não é assim e educar seu filho para uma sociedade que não existe chega a ser cruel.
Mas moça, tu entendeu mesmo a fala dela?! Pq o vídeo na maior parte ela fala exatamente sobre assumir as consequências dos atos.
@@MS-vk3nl Moça acho que quem não compreendeu foi você, ela fala constantemente que a criança tem que aprender que é errado e não (NUNCA) que ele será punido por isso, é justamente o contrário o vídeo é sobre não castigar a criança, como se no mundo não houvesse castigo para as coisas.
Quando minha filha tem 3 anos, e as vezes não quer tomar banho ou não quer jantar, eu sempre tento conversar e explicar, sendo que eu digo que não pode ficar cheirando mal, que os colegas e da escola vão sentir cheiro ruim. E no segundo caso, digo que ela precisa comer para ficar forte e poder ficar grande igual a mana ou o pai e mamãe. E as vezes digo dizer que crianças que não comem e não tomam banho ficam com dodói. Ou além disso, se não resolver, e eu não convenser eu digo que não vai ter festa de aniversário, presente de natal, que não vai ganhar o brinquedo que pediu, pois não está se comportando corretamente. E crianças que não obedecem não merecem presentes. As vezes funciona outras não. O mesmo acontece em relação a colocar o chinelo nos pés. Estou fazendo errado.
E o que fazer como consequência quando a criança quebra uma determinada regra? Não sei que tipo de consequência aplicar. Preciso de ajuda.
Amei seus vídeos... parabéns!
Mayra.... Sou Leandro tenho uma academia de Taekwondo e recebo muitas crianças com problemas de comportamento e troquei as famosas flexões de braço que eram punitivas pela quebras das regras do Tatame por méritos ganhos quando realizam as regras...
Bater muitas vezes causa até a revolta da criança na vida futura. E as vezes ela começa a bater em outra criança achando que é normal, porque recebe isso em casa.
Criança precisa de limites e regras. Porque serão educados para a vida.
+Mayra Gaiato sim. Não deixo de assistir seus vídeos e compartilhar com a galera.
Como ajudo meu filho de seis anos a aprender escrever e ler ele não tem a coordenação fina não desenha e pinta só riscos ele está na primeira serie
A partir de que idade a isso funciona? Tenho um filho de 4 anos mas parece ser indiferente ao que eu falo.
concordo plenamente.. limite, deveres, direitos.. dei horario p minha filha de 12 anis em relaçao ao celular, disse, ate 22hs.. outro dia vi q ficou online ate 23:30hs, entao tomamos cafe da manha,e dsse p ela, olha..eu confiei em vc, achei q as 22hs ja nao stava cm cel.. enfim, dsse q fiquei decepcionada, e cm puniçao,ficaria 24hs sem cel.. ela cabisbaixa me deu o cel,eu dsse..sei q vc gosta do seu cel, ms vc sabe q fez errado..nao disse ms nada.. funcionou rs
Meu filho ficou sentado por quatro horas , ou seja a tarde inteira por ter empurrado um amigo na creche ao entrar na sala e eu o repreendi na frente da ........e teve que ficar separado dos amiguinhos vendo-os fazer atividade e não poder fazer ,o que vc acha disso para criança de 5anos? Pra mim isso é penitência , não deixo mais meu filho com uma "educadora" dessa , ela está certa?me contou em riqueza de detalhes quando chegou em casa, estou indignada , meu filho disse que teve que ficar de castigo, nunca uso esse termo com ele.
Adoro seus vídeos.
Gostaria de saber a partir de qual idade devemos ter esse comportamento com as crianças?
Oque eu posso fazer ?
Meu filho de 8 anos quebrou um óculos de um colega na escolar porque se irritou com o colega pq ele estava mentindo. No meu ponto de vista, eu iria vender o celular dele, pra comprar o óculos do menino. E ele teria que juntar a uma "mesada" pra ter q comprar o telefone novamente, ou comprar um telefone inferior com o dinheiro q sobrou? Ele tem TDHA, e eu acho q tb tem TOD. Gostaria de saber se meu raciocínio está condizente?
estava precisando disso
a minha filha tem 4 anos e estamos investigando se ela tem autismo esta indo na fono queria uma dia ela nao deixa eu entrar em lugares com muita gente ,dai ela se bate no chao como posso agir quando ela ta gritando e se batendo obrigada
Dra. tenho uma dúvida, meu sobrinho passa com fono, psicologa e neuropediatra pois desconfiamos de TEA. O fato é que as vezes ele tem alguns comportamentos , como birras , por exemplo, e passa um pouco do que consideramos "normal", sei que isso varia de uma criança pra outra. Gostaria que falasse, se possível, sobre como repreender uma criança autista. Pois tudo que ele faz nós pensamos assim : "será que ele faz isso por conta do autismo? ah, é melhor não chamar a atenção então" . E ficamos nesse dilema...
Eu vi sim eu vou tentar aruma un psiquiatra pq meu convenio nao cobre consulta com pisiquiatra e eu nao tenho condisoes de paga un consulta vou tenta aruma un publico
oi meu filho tem inperatividade estando na escola uma menina mentiu falando pro direto que ele havia batido nela o direto não pergunto pra ele é nem pediu explicação de como de fato aconteceu é deixou meu filho centado no chão a hora do recreio toda isto é certo?
3xcelente
Bom dia, Mayra! O que fazer no caso de mordidas corriqueiras na escola por disputa de brinquedos, por não querer obedecer aos comandos das tias (morde até as tias)... Estou muito preocupada, pois não estou presente na hora da mordida, então o que posso fazer em casa???