conheci seu canal hoje e to chocada, seus vídeos são muito bons, vc explica muito bem e, de fato, deixa todos os links dificultando ao máximo a existência de qualquer dúvida, amei, parabéns
Os documentários do History são bem ruins e normalmente feitos em base de mentiras mas vou ser obrigado a dizer que eu gostava pra caramba das outras programações tipo Trato feito,os programas de sobrevivência, programas sobre animais, os caras que capturavam cobras nas casas das pessoas, e mais um monte de outros programas legais do History que passavam entre esses documentarios fajutos
+Canal do Pirula A ética e a coerência nunca se sentiram tão bem representadas. O cara mais Racional e lógico que estou conhecendo dentro da Ciência e ainda como uma ótima oratória. PIRULA vc é Show. Você é o cara. Parabéns por tudo inclusive por sua humildade.
Mas...mas..mas.... e a Nova Ordem Mundial...? =/ Hahaha Boa, Pirula! Novamente, um excelente vídeo de divulgação cientifica e conscientização! Ótimo trabalho. Não pare! Abraços!
***** Pirulla, me reponde: ao um libertário ser posto como mentiroso pois A MAIORIA DOS CIENTISTAS CREEM EM X, eles dizem "argumento ad populum"; argumento ad populum vale pra ciência?
Nathan Silvinha Argumento ad populum ou apelo à autoridade, é a idéia de que uma idéia é válida porque muita gente acredita nela. Quando você fala de ciência a idéia passa pelo crivo do método científico primeiro, para depois ser aceita pela comunidade científica. Então quando se fala de comunidade científica, essa "crença" é embasada em evidências. Ou seja, se eu digo que homeopatia funciona porque muita gente acredita, isso é falácia porque as pessoas podem acreditar por vários motivos, como ideologia prévia, ou evidência anedótica. Por outro lado, se eu digo que a evolução é real porque a maioria dos cientistas acredita, esse acreditar depende de evidências e é embasado no metódo científico. E mais: para a idéia ser considerada científica é preciso que essas evidências sejam reproduzíveis, então se vc quiser vc não precisa "confiar" nos cientistas. Pode verificar por sua própria conta.
Vi ontem o canal "Vc sabia", o que mais me preocupou foi nos comentários, quando as pessoas chamavam os apresentadores de "professores" e que eles são melhores que os professores da escola e que só aprenderam algo com eles. E vc pode ver nitidamente que os caras estão lendo um roteiro. De professor eles não tem nada.
Pirula é aquele tipo de cara que só é compreendido e levado ao seu real valor quando morre. No futuro vão lembrar e dizer: "Putz lá atrás o Pirula já avisava e falava sobre as insanidades da humanidade", e dai vão escrever frases de efeito dele em redes sociais. Uma pena pois mentes como a dele fazem o mundo melhor, melhoria que poderia acontecer a passos mais largos se a sociedade não estivesse entorpecida de cegueira. Novamente genial Pirula, você melhora esse planeta! Abraço!
Na verdade os cientistas (ou amantes da ciência, como eu) são assim ! Explicam o mundo com base nos fatos e prevêem com base neles como serão as coisas futuramente (cada um em sua área de atuação) ! O que o pirula, Átila, Carlos ruas, etc. Fazem é somente uma divulgação desses conhecimentos e claro agregados com os conhecimentos passados de cada um formulam opiniões (o pirula mais que o Átila) e por aí vai...
As pessoas gostam de teorias conspiratórias porque: 1 - A vida real é chata. Um mundo conspiratório é muito mais interessante. 2 - Querem afagar o ego. Gostam da sensação de "todo mundo é trouxa, mas não eu, o espertão diferentão. Ta todo mundo aí acreditando que a terra é redonda, mas só eu sei que ela é plana. Nossa, como eu sou especial". 3 - A teoria falsa confirma àquilo que a pessoa já acredita ou quer acreditar. Tipo "eu posso tocar o foda-se pra poluição, fazer o que eu quiser no planeta, não preciso sair da minha zona de conforto porque o aquecimento global causado por ações humanas é mito". As pessoas sempre vão acreditar em histórias fantasticas, porque assim como o Fox Mulder, elas QUEREM ACREDITAR... É mais conveniente. Seja Iluminatis ou em cobras falantes oferecendo maçãs proibidas.
+Rê Oliveira Legal mesmo é desmentir superstições populares. Muito mais divertido,como o Pirulla demonstrou. Quanto mais bombástica uma revelação científica,melhor.
"O segredo não é ensinar o que a ciência já sabe, e sim ensinar como a ciência chegou nas conclusões que chegou". Perfeito! Sei que não é bem a relação da frase acima com o que vou citar, mas eu só aprendi de fato português quando eu aprendi a origem das regras e não quando só diziam é assim pq é assim. xD
10 років тому+1
Mike Kiske Comigo aconteceu o mesmo, só que com a matemática (e física, de tabela)! Muito bom exemplo!
Mike Kiske Alguns conceitos mais elaborados em física e matemática eu sempre procuro livros sobre história da ciência, pra entender como o cara que desenvolveu a teoria chegou nela (entender o conceito da época, o que que esse cara tava atrás, o que ele sabia, com quem ele conversava, etc). Isso sempre me ajuda a entender o raciocínio por trás da construção daquela teoria ou formulação, de forma que eu passo a concordar totalmente com ela, entender suas vantagens e limitações. Infelizmente alguns conceitos são tratados como mágica por alguns professores (cito como exemplo transformada de Laplace, transformada Z, princípio dos trabalhos virtuais, mecânica analítica lagrangeana, mecânica analítica hamiltoniana, quartênios, etc), mas quando vc estuda a história por trás dá pra perceber que muitas vezes os conceitos apareceram muito antes da aplicação que atualmente têm, que estavam justificados dentro de um contexto, que existe uma lógica por trás do desenvolvimento, e que no fim a genialidade está mais relacionada a um trabalho de anos, como pessoas que dominavam as técnicas da época e que nem sempre sabiam onde iam chegar, mas que buscavam algo cujo caminho lógico acabou por levar a descoberta.
Certa vez, critiquei um vlogger que falou bastante bobagem sobre evolução. Os fãs desse vlogger me perseguem até hoje porque o cara não tinha nenhum compromisso com informações científicas, já que o mesmo grava só por entretenimento... Vou começar a usar isso quando eu falar groselha.
Este vídeo tem tudo para se tornar um dos antológicos no seu canal! Ótimo... e surpreendente, pelo menos no que se refere a divulgação de que não são só os mais ignorantes a serem vítimas de pseudociência!
Nossa cara, eu trabalho com popularização do ensino de ciência. E ensino a utilização do método científico para alunos alunos do sétimo ano. E é evidente como ele ajuda na construção e reconstrução do conhecimento. Amei o vídeo!!
Ter curso superior não significa ter conhecimento científico, na minha opinião. Fiz faculdade de Direito e o que mais via era gente incapaz de pensar além da memorização do conteúdo da prova. Quase todos os alunos chegam no último período pra fazer monografia sem ter a menor ideia do que é esse trabalho. Quando o orientador fala alguma coisa de metodologia os alunos simplesmente dizem que não vão precisar disso pra vida e acabam terceirizando o TCC.
+Bruno S. Eles também gostam de enrolar muito e plagiar textos! Na maioria das vezes o professor nem percebe! A desonestidade dos profissionais de Direito começam já na faculdade. Curso de Direito é um antro de pessoas pedantes, que se acham super-inteligentes,não entendem nada de método científico e tem tendência a acreditar em pseudociências. Se você quer ser um operador do Direito cético,você vai ter que aprender por fora. Não tem atividades complementares que resolvam!
Ednaldo Lopes Acho que as pessoas, no geral, só aprendem o que lhes é cobrado. Se não cobram nem que se faça trabalhos com a metodologia correta, imagine o ceticismo em si.
Cara, sempre que vejo seus vídeos minha vontade de entender melhor as coisas em geral só aumenta e cada vez mais busco informações, é como um ânimo a mais, obrigado.
Tenho que compartilhar isso aqui: sempre quando entro em um dos assuntos citados no vídeo, o mundo se prova um tanto chato. As pessoas não só acreditam... ela querem, com toda a força, acreditar. E se você for minimamente razoável, mesmo que seja cordial e esteja em um momento propício (pra falar a verdade, a maioria dos momentos não-propícios são aqueles em que a pessoa quer estar certa, não aqueles em que o assunto não cabe), refutando essas crenças, você é o babaca da galera, fica com fama de chato e tudo o mais. É quase que um contrato social não discordar. "Cada um tem a sua opinião", as pessoas repetem isso para si mesmas e se fecham em um mundinho próprio, metódico e inflexível.
Barbara Leone Hoje em dia eu não te ho mais paciência não, eu ja falo logo: "não importa o que você acha, isso eh um fato e acabou" rsrsrs. Podem me achar chato, arrogante, mas não temos obrigação de aceitar qualquer besteira que prferem por aí (o que hoje em dia, não eh ouco...!).
Que vídeo perfeito. Deveria fazer parte de todas as aulas de todos os cursos superiores desse país para que as pessoas entendessem o que é ciência. Tão necessário quanto em qualquer dia do passado, diante de tanta ignorância com a qual estamos convivendo.
"esses rapazes do 'Vc Sabia?' que talvez em troca de visualização, dinheiro e publicidade etc não estejam percebendo os malefícios do que eles estão fazendo" parece previsão do futuro né?! mas é análise e previsibilidade rss
@@RoseMaioli Imagino que o maior problema não é o "assistir" em si, mas sim tomar como verdade o que é dito lá. Fosse assim, deveríamos parar de ver filmes e ler romances, por exemplo. Pra mim essa foi a essência da mensagem do Pirula.
Faz muito tempo que não vejo esse canal, mas quando eu assistia eu sempre levava como entretenimento. Pra mim 99% dos canais aquido YT são entretenimento, incluindo esse do Pirula. kk
Depois de ver este video, com a comparação destes canais com o como o History passarei a assistir os videos dessa galera, mas como ficção kpior Q vi uma matéria nestes canais sobre as pirâmides do Egito como usinas elétricas e acreditei!) putz Pirula é foda, acaba com a fantasia da gente kkkkkkkkkk
O argumento de que se pode falar qualquer bobagem em nome do entretenimento é algo bem relativista, portanto, problemático. E essa questão da responsabilidade que você citou é fundamental. Depois de ter assistido ao seu primeiro vídeo, me lembrei de situações que aconteceram comigo enquanto professora. Mas não comentei por preguiça. Porém, já que vc lançou outro vídeo sobre o assunto, vou deixar aqui o relato demonstrando como essas DESINFORMAÇÕES podem afetar muito a vida das pessoas. Ano passado eu comecei a dar aula em uma escola estadual (sou professora de história). TODA VEZ que eu entrava em qualquer série (8º ano, 9º ano) os alunos ficavam me enchendo o saco: "Prof., fala sobre mensagens subliminar, etc. e não sei o quê blablaba iluminati". E dai eu ficava me perguntando "De onde será que esses alunos tiram essas baboseiras? Só pode ser da internet, né.". Porém, eis que um dia, alguns alunos me contaram que o professor anterior de HISTÓRIA deles, sempre dedicava uma parte da aula dele pra falar sobre iluminatis, mensagens subliminares, que o mundo ia acabar porque o filho do capeta estava chegando, e um monte de outras baboseiras. Eu fiquei em choque na hora e perguntei "Mas gente, sério isso? Ele realmente acreditava nisso ou fala "brincando"?". E os alunos "Não professora, ele falava de verdade mesmo, ele dizia que o filho do demo ia voltar, e que estava arquitetando tudo era os iluminatis, e a algumas pessoas até ficavam com medo.". A partir de então eu comecei a falar que tudo isso era MENTIRA, e que era pra eles esquecerem toda essa baboseira que aquele professor tinha falado. Contudo, o mais assustador é que a lavagem que esse prof. fez na mente dos alunos foi tão grande que eles de fato começaram a acreditar nisso. Agora eu me pergunto: de onde esse PROFESSOR de HISTÓRIA tirou isso? Se os alunos forem procurar a respeito disso na internet, O QUE ELES VÃO ENCONTRAR? Provavelmente coisas que reiteram isso, porque atualmente a internet é uma bagunça e é muito difícil adolescentes de 13/14 anos de idade conseguirem filtrar aquilo que é baboseira e aquilo que não é. A situação é bem mais grave do que parece... não podemos de jeito nenhum relativizar isso.
olá Aline, assim como você também me deparei com situações semelhantes quando fui professora de química... e então, no meu segundo ano como professora a minha primeira aula em qualquer sala era pra desvendar "verdades absolutas" da química como shampoo sem sal, escova progressiva sem formol.... e assim como você também senti que a mentirosa era eu e não os publicitários....
Quanto a isto gostaria de invocar duas questões que me parecem deveras pertinentes ao tema: 1 - O primeiro a falar diz sempre a verdade. 2 - Enquanto seres humanos nós temos a necessidade natural de dar significância aos factos. o 1o exemplo foi muito bem exposto pelo Pirulla em um episódio (não me recordo qual) em que ele conta a história de como ele e uns amigos pregaram uma partida a outro amigo do clube que frequentavam e no fim ao relatarem a mentira às demais pessoas, ninguém acreditava na "real verdade". Já o segundo exemplo deparei-me num livro do antropólogo romeno Mircea Eliade. Era uma situação em um pequeno vilarejo (já não me recordo onde), que às vésperas do casamento, o noivo cai de um barranco e morre. O facto foi relatado como acidente, mas em pouco tempo a população esquece-se disso e sente a necessidade de dar um fundo mitológico ao acidente. É isso que o conspiracionismo tenta fazer. Ele procura dar um motivo para o acontecimento de coisas. É o levar da máxima de que "nada acontece por acaso" aos seus últimos extremos. Aliás, a grande maioria de relatos de experiência com o divino são exactamente isso. Manifestações de coisas estatisticamente improváveis que levam certas pessoas a crer que certos fenómenos não podem ser acidentais, nem consequência de uma série de acidentes. Eles têm, necessariamente, de ter uma significância. De resto, acrescentaria isto à to do list da ciência e da divulgação científica, Pirulla. O martelar na tecla de que "as coisas não precisam ter uma significância para acontecer"
Tinha um professor de historia no colegio Culto a Ciencia em campinas que ensinava essas besteiras, ele acreditava em reencarnação, projeção astral, que Jesus era um et, etc. Eu nunca estudei naquele colegio mas meus amigos sim, e era facil acreditar em todas essas besteiras porque parecia que o professor era muito querido pelos alunos. Eu fiz curso tecnico em quimica e um professor la acreditava em homeopatia, ele dizia que a ciencia poderia explicar a homeopatia pq a agua tinha memoria e tal, e ele era um professor com doutorado e tudo.
Grande Pirula... Acho q Bessa mesma vibe, daria pra mostrar como as pessoas desconhecem os mesmos métodos que são aplicados a duas coisas diferentes e talvez fazê -las entenderem melhor. Ex: como o ultrassom que eles acreditam estar vendo seus fetos é o mesmo que mede o tamanho do universo ou o espaço entre as galáxias, radioterapia e datação de carbono e por aí vai,
Pirula, quero ver sua verdadeira face!!! Hahaha Lembrei do Azaghal. Grande abraço, cara. Você é ímpar no Brasil e presta um grande serviço de utilidade pública. Obg!
Francamente, eu já nem tenho mais palavras para te elogiar Pirulla, então, de coração, obrigado pelo enriquecimento excepcional que você me proporciona através dos seus vídeos. E gostaria de compartilhar uma situação recente que aconteceu comigo (não envolve diretamente ciência, mas acredito que ilustra o comportamento das pessoas). Eu curso o 1° período de Sistemas de Informação e eis que um belo dia a professora de Fundamentos de SI chega na sala comentando e nos encorajando a opinar sobre a a atitude frustrada do Juiz de tentar bloquear o WhatsApp no Brasil, depois de algumas pessoas discursarem sobre isso, ela pegou o celular e nos mostrou uma foto que mostrava o Mark Zuckerberg segurando uma folha que estava escrito, em português, a seguinte frase: "mais fácil eu fechar o Brasil, juiz trouxa!" (link da imagem: pbs.twimg.com/media/B-20BJ5W8AAqhih.jpg), de imediato, imaginei que ela faria uma piada com a foto pra introduzir a aula de uma maneira descontraída, mas pasmem, ela acreditou na montagem e fez com que muitos outros alunos acreditassem também, e antes de finalizar o assunto e dar início ao conteúdo da matéria, ainda questionou se era ético a atitude do Mark de tratar o país de maneira tão desrespeitosa. E é importante destacar que, como já disse no início, ela era professora de uma matéria de SI - cujo o curso é ligado diretamente a computador, informática, internet e afins. A minha reação foi de total espanto, nem consegui dizer que aquilo era mentira, embora deveria ter dito, foi algo tão surreal, pois se tratava de uma pessoa esclarecida, uma professora e me causou tanto espanto, especificamente pelo curso que ela leciona, enfim.
Aconteceu algo parecido comigo, em relação ao vídeo da Coreia do Sul campeã da Copa do Mundo feito pelo Não Salvo, um professor meu comentou sobre isso na sala como se fosse verdade, eu retruquei dizendo que era mentira e que o próprio criador do vídeo já tinha explicado em seu blog, ele achou ruim que eu questionei a veracidade do que ele estava falando, foi tenso.
Wallguardian Pois é, como disse, por isso o meu espanto. Ela viu pelo celular e então, a imagem não demonstrava toda essa má qualidade e esses borrões em volta da fonte, mas sim, ela acreditou nessa montagem mal feita.
Wallguardian Complementando: me parece que não foi só ela que acreditou, veja este blog: www.blogdosilvalima.com.br/2015/02/post-do-dono-do-whatsaap-e-facebook.html
Que loucura, olha esse blog.. (não sei se dou risada ou se eu choro) "Vamos esperar para ver se o Itamarati tem moral, e vai se manifestar contra o dono do WhatsApp."
Quando eu era menor, achava que o Você Sabia só falava de fatos, não de brincadeiras ou entretenimento. Essa diferenciação entre entretenimento e divulgação científica tem que ficar clara nos conteúdos de entretenimento porque realmente podem fazer crianças burras(tipo o que eu era) acreditarem em um monte de coisa absurda, tipo chupa-cabra ou sete-além. Apesar de ser legal pra caramba ouvir umas histórias de sete-além, tem que ficar claro na cabeça de quem tá consumindo esse conteúdo que tudo isso não passa de entretenimento
Pirula, acompanho seu canal desde que postaram um link do seu video de etica em morte ,em um grupo de ateismo que estou, desde então te acompanho , acabei de ver um video do nando moura, individuo que demorei pra me tocar que, este detona nós ateus, e nesse video, ele desce a lenha primeiro no cauê moura e depois em voce ,e ja disse que fará um video falando(mal) sobre tu, até me desinscrevi do canal do cara, espero que nem perca tempo com essa treta! PARABENS pelo canal muito bom me ajuda mt!!
Mais um dos muitos videos geniais do Pirula. Realmente, eu tbm penso que ensinar as pessoas sobre os métodos científicos é a melhor maneira de fazê-las confiar mais na ciência e largar a pseudociência.
Pirulla, muito mais relevante discutir sobre "desculpa do entretenimento", seu vídeo é muito mais revelador sobre novas práticas para a divulgação científica! Foi fantástico trazer essa diferença entre a ênfase no fato é e safe no método. Gostei demais disso. É relevante inclusive porque ensino sobre método científico sequer existe em nível de ensino médio, além de ser muito mal e porcamente ensinado no nível superior. Principalmente na área de humanas, em que o método científico é obrigado a conviver com conjecturas e com bases de dados extremamente precárias. De qualquer forma obrigado por esta aula. Se algum dia eu for professor, definitivamente eu vou gastar uma aula inteira ou mais só para frisar metodologia e sua importância para a formação do próprio pensamento humano.
Pirula, muito bom o vídeo. Eu mesmo acreditei em homeopatia por muitos anos (até os meus 19, mais ou menos) porque isso simplesmente me foi ensinado como verdade científica pela minha mãe que, de modo geral, apesar de religiosa, não misturava os dois assuntos, e me ensinava isso como se fosse ciência, da mesma forma que ela me ensinou tantas outras coisas que eram, de fato, científicas. Então eu colocava tudo aquilo na mesma "caixa". Sobre essa questão da correlação entre divulgação científica e crença em pseudo-ciência, eu te digo que eu já desconfiava. A maioria das pessoas, com nível superior ou não e expostas a divulgação científica ou não utilizam critérios predominantemente sociais (de aceitação ao grupo, etc) ou predominantemente emocionais (o que elas "gostariam" que fosse verdade) pra estabelecer suas crenças, e não qualquer critério científico ou pelo menos lógico.
+Julio Cesar Já existe. Mas ela é um lixo. As pessoas somente aprendem a defender o seu ponto de vista e mostrá-la de forma plausível. Os professores não estarão nem aí com a veracidade dos fatos,pois eles não tem tem tempo para analisar a veracidade das informações,basta que o trabalho atenda "as normas da ABNT" e esteja bem escrito. O princípio da Navalha de Ockam não prevalece nos trabalhos da faculdade,pelo menos aonde eu estudo. Ceticismo é uma boa ideia. É isso aí pessoal. Vamos pressionar os políticos da nossa cidade,nosso estado e do nosso país para tornar as aulas de Metodologia Científica e Ceticismo obrigatórias nas escolas.
Caraca, vídeo de cinco anos atrás, imagina a cara que ele faria se soubesse do cúmulo em que isso chegou com a guerra das fake news que estava por vir.
Pirula, sou grande fã de seus vídeos! Os assuntos sobre os quais você discorre são interessantíssimos e dispõem de grande confiabilidade! Continue postando! Abraços!
Com esses dados talvez as pessoas entendam porque eu julgo que enquadrar a si mesmo numa dicotomia em eixo político é objetivamente estupidificante. Nessa situação, os conceitos se formam antes da análise de fatos, O-B-V-I-O. Tudo bem que não precisava de dados pra ver essa verdade auto-evidente... mas tá ai.
Vergonha de mim mesma pq até ano passado acreditava em muitas pseudociências e passei minha infância inteira obcecada por alienígenas do passado do HistoryChannel ;-;
Professor Pirula, gostaria de dar os parabéns a você por essa brilhante exposição sobre ciência, pseudo-ciência e entretenimento! Adorei! Grande abraço e continue assim!
Muito bom. "Se um fato científico contraria a sua ideologia, é muito mais provável que o problema esteja na sua ideologia do que no fato científico". Esse é o argumento perfeito que todos deveriam sempre ter em mente. Porém, Pirula, vc deve levar em conta que para que algo comece a ser testado através de métodos científicos, primeiro é preciso tenha imaginação, intuição, para desenvolver uma teoria para depois correr atrás verificando se ela é verdadeira, comprovando cientificamente ou não. Se os fatos apontarem que a teoria é falsa, então é provável que seja só imaginação mesmo.
Zanon FSN Mesmo as pessoas que sejam entusiastas da Ciência,do método científico e do ceticismo não estão imunes em acreditar em teorias pseudocientíficas,previsões apocalípticas,teorias conspiratórias por apenas selecionar e filtrar o conhecimento científico que eles consideram corretos de acordo com a visão ideológica prévia deles,com as preferências pessoais e de acordo com o seu modo de viver. O que certamente explica o fato de Carl Sagan ter sido tão entusiasta do consumo de maconha,de Stephen Hawking ser tão entusiasta da existência de alienígenas,do materialismo histórico ser ainda tão utilizado como forma de compreensão da realidade histórico-social,o fato de Marx sempre ser visto como uma espécie de profeta,astrólogo e cartomante (mesmo que os marxistas neguem) e tenha que sempre ser levado em consideração na análise e na transformação do mundo. Ninguém que lutou pelo socialismo merece toda essa estima,muito embora eu rejeite mais ainda o lado pseudocientífico e conspiratório conservadores que ressoam nas universidades que servem para tentar confrontar com as ideias extremistas de esquerda,gerando confrontos como vistos na UFPE e na UNICAP. Por isso,eu defendo que o mais importante de tudo é o trabalho individualista bem feito,de maneira independente.
então, seguindo essa frase de "o problema está na ideologia, não no fato cientifico" caso um dia provem que a eugenia é verdadeira e que negros são inferiores. O problema vai repousar aonde? Na ideologia (igualdade racial) ou no fato cientifico (eugenia)? e que muitos astrofísicos acreditam, onde se classificaria a teoria da vida extraterrestre? Como um fato cientifico batendo de frente com uma ideologia da não existência de vida fora da Terra ou como uma ideologia da existência de vida fora da Terra tentando combater o fato da não existência?
@@garudadrakon4728 achei mto pontual você colocar essa questão da eugenia, pq muita gente vive exaltando a ciência como se fosse suprema e absoluta, e eu percebo isso até mesmo no Pirulla, apesar de amar o trabalho sério que ele faz e achar mto foda e relevante, td mundo que exalta a ciência parece que nunca cita esse fato, de que foram criadas teorias e explicações baseadas na ciência pra validar isso. Todo mundo parece esquecer esse fato! Falo isso pq td mundo fala de fanatismo e acaba sendo fanático tbm, sou entusiasta da ciência e amo mto o conhecimento, mas temos que ser realistas!
Sei que provavelmente você não verá isso mas, com as referências que você mandou e sua forma maravilhosa de explicar vi uma nova forma que nós professores, principalmente de ciências e biologia, podemos tentar aplicar a matéria em aula, não mostrando em si os fatos científicos mas sim os métodos. Achei incrível, não pare esse trabalho maravilhoso que você faz, sei que deve ser desgastante quando a minoria te houve, mas nós no ensino estamos passando pelo mesmo e parar de tentar não vai resolver nada :/ Você é demais
Eu que me considero uma pessoa de direita, incomodo-me demais com essa tendência das pessoas com visão ideológica análoga à minha, em negar as evidências do aquecimento global provocado ou ao menos agravado por ações antrópicas.
Seu sonho, nao torna real aquilo que voce cre, e tenho certeza que voce entende isso. Caso o contrario, vou começar a sonhar um paraiso onde vao estar todos os maus amigos jogando battlefield com armas reais, e cada vez q vc toma tiro, vc eh teletranasportado devolta para a base... se eu sonhar isso, com certeza nao se tornara realidade, o que eh uma pena, pois seria um paraiso mto foda, ao melhor estilo vahalla.
Diogo Scherch Sarrasi Realidade óbvio que não, mas simulações são possíveis, os óculos de realidade virtual prometem muito! :)
10 років тому+20
Pirula, vou falar de uma percepção pessoal sobre ciência, principalmente na época da faculdade. Fui aluno de ciência da computação numa faculdade particular, destas que coloca 150 alunos em uma sala e sobram 10 na formatura, você sabe. Notei, perto do fim do curso, revendo todas as conversas informais durante os trabalhos e outras reuniões grupais, que a deficiência não é o conhecimento específico dos assuntos científicos. Poucos, pouquíssimos dos meus colegas que se formaram terminaram o curso com noção do método científico. Posso afirmar que, de 15 formandos, 5 conhecem o método científico e o aplicam hoje em seus trabalhos. O restante passou, ou porquê a faculdade é ruim, ou porque veio esbarrando em DP e fazendo trabalhos até passar forçado. A impressão que tenho (precisaria de mais dados para afirmar, claro) é que se ensina muito teoria, hipótese e o mecânico necessário para se terminar a faculdade com diploma, mas o método para aplicar a ciência anda meio esquecido. Talvez esteja aí o gap do qual se aproveitam as pseudo-ciências ... Obrigado pelo vídeo e um abraço!
10 років тому+1
Putz, parei o vídeo pra escrever no meio e comí bola! Bom, pelo menos agora sei que alguma pesquisa real corrobora minha experiência pessoal ... hahaha
Apareceu pra mim em 11/05/24, tempos de atividades solares intensas, auroras boreais aparecendo em várias partes do mundo, live do Sacani na noite/madrugada explicando tudo, entrevista com cientista do INPE e o UA-cam cheio de explicações "cientificas"...
Eu lembro que assisti o documentário das sereiras e na época achei possível dados os fatos aí chegou no final no meio dos créditos e falaram que era falso... muito escroto... muito escroto
@@rodrigocelso8555 Talvez não, pois a conotação do History Channel é muito séria, o método como eles narram faz parecer que as coisas são verídicas, mesmo não sendo
Pirula, sem querer abusar, mas você poderia fazer um mini curso no seu canal sobre ceticismo e método cientifico. Seria bom se tivesse um material desse no UA-cam br, porque nunca vi.
Carl Sagan já apresentava essa posição de que era importante ensinar como a ciência sabe o que sabe, poque um conhecimento científico é confiável. O método científico não é uma ferramenta eficaz só para pesquisas científicas e sim para vários aspectos da vida, tornando a pessoa menos "massa de manobra" de aproveitadores e pseudo intelectuais.
Excelente vídeo!!! Só um pequeno deslize, existe diferença entre condição de tempo (se hoje chove ou não, se vai fazer frio ou calor) e condição climática (invernos frio e chuvosos e verões quentes e secos, ou o contrário), por isso o que a Tempestade dos X-man faz é alterar as condições DO TEMPO, não climáticas. Quando tu fala das mudanças climáticas, ae ta certo!!! Abraços!!!
É triste teu canal, teu canal ter tanto poucas visualizações, perdendo feio pra canais de maquiagem, ou até mesmo do Caue Moura, q mtas vezes parece fazer o vídeo dele com base de uma leitura do Wikipédia.
triste?? que qualificação mais deprimente e desapropriada... ou é vc que fica triste? pq há-de achar que o Pirula está preocupado com as views de canais de maquiagem relativamente ao seu? quer-me parecer que neste canal se está mais preocupado com a 'qualidade das views' do que com a quantidade. keep on Pirula!!
Pedro Fradao Não cara, questão de poucos views = poucas pessoas vendo, não de quantos ele vai tira no fim do mes. Seria muito bom que o canais como o dele sejam mais vistos. Mas da pra ve que canal de maquiagem, minecraft é extremamente mais famoso. Não que as pessoas não devam gostar dessas coisas, mas a diferença é gritante.
Pirula você é incrível vey. Obrigado por nos entusiasmar em relação a ciência, isso é muito importante no nosso país onde as pessoas são mais fascinadas com teorias da conspiração do que com a ciência em sí.
Dizer que criacionismo vai contra a ciência é tão absurdo quanto dizer que o homem veio do macaco. Só fala isso quem não entendeu a crença mas finge que sabe de tudo
Pessoas como você, Pirula, fazem um excelente serviço à sociedade. Só esse vídeo já é mais válido como ensino da ciência do que tudo o que aprendi em todos os anos de escola. Parabéns!
Eu ia comentar no outro vídeo e acabei esquecendo. Esses canais e páginas de entretenimento que mostram informações toscas (e passam a ideia de que as informações mostradas são verídicas) realmente são bastante prejudiciais. Não é problema que o vídeo ou postagem tenha um erro ou outro, afinal, com tantos vídeos/postagens, não é difícil que saia algum erro. O problema é que a informação TODA seja um erro ou que seja FALSA e mostrada como realidade. Através do meu canal, eu tento transmitir um pouco de conhecimento (da minha área de interesse). Mas a missão não é fácil... eu já cheguei a falar do meu canal para os colegas de laboratório (que trabalham na mesma área que eu) e apenas uma pessoa se interessou. Então, se já é difícil atrair a atenção das pessoas que teoricamente gostam de determinado assunto, me parece quase impossível atrair a atenção das pessoas que não são da área. Na minha opinião, esses canais e páginas tiram o brilho dos que se preocupam e se esforçam para produzir ou divulgar um material de qualidade. Além disso, fazem com que eu tenha que ouvir as pessoas falando um monte de informações sem pé nem cabeça ou na melhor das hipóteses, me perguntando se tais informações são verdadeiras.
Por volta dos 15:00 você fala que os liberalista tem tendência a não acreditar em problemas ambientais. Eu fiquei com uma cara de "MÁ TAVA NA HORA DE ALGUÉM DIZER ISSO!!" :*
Video de 6 anos e 100% atual! Muito bom esse foco na questão do método. Acho q começo a entender melhor ate a estratégia do Sagan, em vez de discutir o fato apenas, ele sempre entrava com episódios de história da ciência: como tal tese foi formada, como foi provada, quem foi contra, etc... Pra mim, o jeito mais mágico de experimentar a ciência continua sendo o experimento... Acho q talvez o melhor "roteiro" de divulgação é: discutir o problema, trazer o experimento, discutir a teoria e falar da história. Só assim podemos "evangelizar" ciência, pois as pessoas são primeiro humanas e defendem suas crenças. Internalizei a discussão do vídeo e vou usá-la na minha comunicação... Muito obrigado!
Eu preciso falar com vc URGENTE!!! As uni esquina do Brasil estão formando assim ... O aluno pega um tema que ele gosta e escreve um TCC .. minha colega fez o trabalho de conclusão de curso sobre psicologia do passinho. . só que psicologia do passinho NAO EXISTE !!! Eu tenho reparado que os professores tem literalmente deixado os alunos fazerem o que bem entendem na sala de aula ... Minha colega resolveu equilibrar um ovo numa colher pra falar sobre gravidez na adolescência... O maior problema eh que essa galera vai clinicar assim com essa formação aberrante !!! O que são METODOLOGIAS ATIVAS? Tenho professores que levam a turma pra observar grama num canteiro que fica na frente da faculdade ( não eh uma faculdade que faz isso, são várias ) ... E eh exatamente isso que vc falou ... O aluno pega um tema que ele gosta e encaixa na ciência ... Psicologia marxista, ovo na colher, psicologia do passinho , etc... Eu acho que funciona assim ... O aluno eh um cliente , certo ? Então o cliente manda ... Os professores passam a fazer entretenimento ao invés de ciência pra poder fidelizar o cliente ... Mas esses alunos estão sendo profundamente ludibriados ... Eu não sei mais a quem recorrer ... Colegas se formam sem ter feito estágio , enfermagem EAD ... Enfim ... Eu assisti ao vídeo do CRMV PR contra EAD ... Uma tal de g educ educação 4.0 ... Fui pesquisar pra ver o que era isso ... O professor vira uma espécie de um UA-camr desses de fake news ... Ele tem acesso a temas que os alunos gostam de pesquisar e fala sobre eles na sala de aula ... Uma professora me disse que ser cientista eh escrever sua opinião sobre determinado assunto ... Enfim.... Com todas essas fake news a educação superior não pode continuar desse jeito ... SOCORRO!!!
muito bom o teu vídeo pirula, acho que para diminuir essa tamanha ignorância seria bem melhor tornar a metodologia da pesquisa científica uma disciplina escolar não apenas acadêmica, assim diminuiria muito a ignorância de muitas pessoas
Te vi pela primeira vez no vídeo do Cauê... Pouco tempo depois, parece que comecei a te ver em todo canto e vim conhecer melhor teus vídeos e desde então tô tentando sair da "thread" rsrsrs. É muito viciante... Ando pela casa na playlist de evolucionismo, me alimento na playlist de criacionismo, e por aí vai... Fora outros vídeos teus por aí. Tô apaixonada, real. Você desperta o interesse em assuntos que pra muitos sempre pareceram tediosos.
Sobre o âmago da discussão, acredito que seja a mistura do entretenimento com jornalismo. Esse é o mal em si, quando jornalistas se unem para fazer matérias sobre assuntos que eles consideram falsos mas sabem que dá polêmica. Isso é forjado na falta de ética jornalística, infelizmente muito comum no Brasil. Em tempos de internet quase não vejo TV, mas nos últimos meses tive a oportunidade antropológica de observar alguns programas do canal Record. A mistura entre jornalismo e entretenimento é tão absoluta que quase não existe mais jornalismo puro. Vendo "reportagens" que investigam se Michael Jackson não morreu fica bem claro que o jornalismo não busca mais audiência via credibilidade por informações confiáveis, mas sim através da polêmica. E o jornalismo opinativo se aproveita do tribalismo atual, também perdendo toda sua capacidade de analisar de forma objetiva os acontecimentos. Os jornalistas imparciais e honestos ficaram reduzidos a blogs individuais e são difíceis de achar; na TV são praticamente ausentes. Os poucos que achei (nenhum na Record) tem audiência desprezível.
Sem dúvida. O jornalista tem que fazer matérias sobre o que considera relevante e importante. Quando ele faz matéria sobre assunto que ele sabe que é falso, não é mais jornalista.
Ah homeopatia funciona! Eu provo! Eu tinha só uma quantidade muito pequena, praticamente pífia de água da Jamaica, mas eu queria pegar uns duendes amarelo, que são muito raros, não sei se você sabe, para vender no MercadoLivre . Eu peguei aquela gota de água da Jamaica,e dilui em cem litros de água normal. É não é que funcionou! Vende 8 no ML, e com mais seis eu troquei pelo ET Bilu com o Urandir!.
fiz essa critica no ultimo video, assumo que estava errado, nao tinha parado pra pensar mais profundamente sobre o assunto, claro, nao vou deixar de assistir ambos canais, pq vejo pra me entreter, mais vou pesquisar antes de acreditar em algo que vem " de bandeja " pra mim, obg pirula :D
Valeu a dica do livro, ainda mais o link do áudio livro. Fascinante! A verdade conforta mais do que qualquer pílula de falso conforto. Se tivesse tido contato com esse livro anos atrás pensaria que ele é o responsável pela minha maneira de pensar hoje. Com tantas coisas maravilhosas ao nosso redor, por que procurar conforto no fantástico? Como quem acha um livro bom deixado numa praça, lê e gosta, passarei ele para frente na esperança de que outros façam a mesmo viagem. Obrigado pelo presente.
Muito bom vídeo. Gostei muito por falar sobre o fato de que não é possível convercer não algumas, mas várias pessoas mesmo mostrando fatos. Também gostaria de fazer uma alusão ao fato de escolher teorias nas quais acreditar conforme sua crença com o momento de vanguarda da antropofagia (uma vanguarda em que o homem tomava para si apenas o que ele considerava o melhor) que se deu no movimento da arte moderna. A meu ver as pessoas ainda seguem essa vanguarda mesmo sem saber e isso não é só uma tendência, mas é um dos aspectos do ser humano.
Muito bom o vídeo. Porém, algo me incomodou: Ciências sociais, tbm são ciências! No caso citado, o Direito é uma ciência social aplicada. Em que existem estudos acadêmicos, pesquisas e artigos científicos na área. Claro que resumir o Direito a racionalidade científica é problemático, e o debate é grande sobre está questão, principalmente com a grande influência da filosofia na área. A questão é: as ciências sociais apesar de não trabalharem com pretensões de validade universal tbm possuem método investigativo a ser aprendido. Apesar de não encararmos o objeto como vcs das ciências naturais encaram (neutralidade axiológica). Mas o vídeo está ótimo :D
Caetano Matheus Sou da contabilidade e não fiquei ofendido, mas o senhores "ADEVOGADOS" não consegue entende que existe uma diferença gigante entre ciências sociais e biológicas.
Jefferson Neverek Contabilidade não é curso de verdade. No mais ""ADEVOGADOS" não consegue entende que existe uma diferença gigante entre ciências sociais e biológicas" Sim, e daí?
Falta matérias muito importantes no ensino médio, algumas delas: *Direito, conhecer nosso direitos e deveres. *Lógica proposicional, creio que ajudaria em compreensão e interpretação. Essa acredito que seria interessante também no fundamental. *Método cientifico, muito se fala sobre ciência, "que tal coisa é cientifica", mas é de forma muito superficial.
Se algum dia algum deputado federal ler isso e encaminhar uma lei que torna essas matérias obrigatórias, e tal lei for aprovada, acredito que aí sim o Brasil seria realmente um país de futuro brilhante. Ou nós mesmos, agora com a internet não é mais impossível para um projeto de lei partir do povo: mundoestranho.abril.com.br/materia/como-uma-lei-e-criada-e-aprovada A gente só precisa de alguém com formação em direito pra redigir o texto certo e alguém pra postar a proposta na internet pra ser sujeita a votação nacional. O maior problema vai ser achar professores que tenham possam ensinar essas matérias e que estejam dispostos a receber o salário (e tratamento) de professor no Brasil
E quem disse que precisa ser um politico para fazer uma proposta de lei dessa? Ok, para aprovar, é necessário muita politica. Mas a questão é: Tem algo formulado sobre uma proposta de lei desse tipo? e se não há, então a culpa não é somente dos políticos.
Na minha antiga escola a gente tinha uma matéria chamada NDH(nações dos direitos humanos). Nessa aula a gente aprendia sobre leis, deveres e cidadania e tal. Agr me mudei recentemente de estado e não tem essa matéria aqui, aliais não tem também outras 2 materias aqui na minha nova escola que eu tinha na antiga: Estudos amazônicos e Gramatica. E as duas escolas são publicas e evangélicas.
Muito bom o vídeo Pirulla. Apesar de já fazer quase um ano de postado só estou vendo agora. E apesar de ser relativamente antigo, continua valendo como atual. Muitos canais dos que já vi e até me inscrevi, não minto, servem apenas como um outro tipo de Wikipedia. Tipo, até informa alguma coisa sobre um determinado assunto, mas conteúdo que é bom...
Gostei muito do seu vídeo. Gostei mais ainda de ver as pessoas que seguem este canal digitando o português corretamente. Parece um sonho ver quase todos com o português perfeito por aqui, por um breve momento dá até para acreditar que o Brasil ainda tem alguma esperança e que nem tudo está perdido. :~~~~
Falou tudo, cara. Certas coisas que você disse já estavam entaladas na minha garganta há um booom tempo. Mandou muito!
Canal da Haru Olha só, visita ilustre!
haru vc por aqui ?
Estou vendo uma ilusão ?
E já se passaram mais de 6 anos...
Não faço ideia de quem é você. Mas apareceu o vídeo do Pirula para mim mim. E se o pirula te acha ilustre então vou pelo menos entrar no seu canal.
Vi esse video 6 anos atrás, e ele acaba sendo fatalmente certeiro hoje nesses tempos de pandemia
E o pior que em 2024 ainda é certeiro
Continua sendo
conheci seu canal hoje e to chocada, seus vídeos são muito bons, vc explica muito bem e, de fato, deixa todos os links dificultando ao máximo a existência de qualquer dúvida, amei, parabéns
seja bem vinda!
Não, continua com video grande
bem vinda! XD
Story Channel ficaria melhor q History channel...
Essa é god
Lixory Channel é bem mais adequado!
Os documentários do History são bem ruins e normalmente feitos em base de mentiras mas vou ser obrigado a dizer que eu gostava pra caramba das outras programações tipo Trato feito,os programas de sobrevivência, programas sobre animais, os caras que capturavam cobras nas casas das pessoas, e mais um monte de outros programas legais do History que passavam entre esses documentarios fajutos
Nossa kkkkk boa
Bem sacado 👍🏻😅
+Canal do Pirula
A ética e a coerência nunca se sentiram tão bem representadas. O cara mais Racional e lógico que estou conhecendo dentro da Ciência e ainda como uma ótima oratória.
PIRULA vc é Show. Você é o cara.
Parabéns por tudo inclusive por sua humildade.
Mas...mas..mas.... e a Nova Ordem Mundial...? =/
Hahaha Boa, Pirula! Novamente, um excelente vídeo de divulgação cientifica e conscientização! Ótimo trabalho. Não pare!
Abraços!
Canal do Slow Hahaha! Não pararei.
***** Pirulla, me reponde: ao um libertário ser posto como mentiroso pois A MAIORIA DOS CIENTISTAS CREEM EM X, eles dizem "argumento ad populum"; argumento ad populum vale pra ciência?
Nathan Silvinha
Argumento ad populum ou apelo à autoridade, é a idéia de que uma idéia é válida porque muita gente acredita nela. Quando você fala de ciência a idéia passa pelo crivo do método científico primeiro, para depois ser aceita pela comunidade científica. Então quando se fala de comunidade científica, essa "crença" é embasada em evidências.
Ou seja, se eu digo que homeopatia funciona porque muita gente acredita, isso é falácia porque as pessoas podem acreditar por vários motivos, como ideologia prévia, ou evidência anedótica.
Por outro lado, se eu digo que a evolução é real porque a maioria dos cientistas acredita, esse acreditar depende de evidências e é embasado no metódo científico. E mais: para a idéia ser considerada científica é preciso que essas evidências sejam reproduzíveis, então se vc quiser vc não precisa "confiar" nos cientistas. Pode verificar por sua própria conta.
Vi ontem o canal "Vc sabia", o que mais me preocupou foi nos comentários, quando as pessoas chamavam os apresentadores de "professores" e que eles são melhores que os professores da escola e que só aprenderam algo com eles. E vc pode ver nitidamente que os caras estão lendo um roteiro. De professor eles não tem nada.
Pirula é aquele tipo de cara que só é compreendido e levado ao seu real valor quando morre. No futuro vão lembrar e dizer: "Putz lá atrás o Pirula já avisava e falava sobre as insanidades da humanidade", e dai vão escrever frases de efeito dele em redes sociais. Uma pena pois mentes como a dele fazem o mundo melhor, melhoria que poderia acontecer a passos mais largos se a sociedade não estivesse entorpecida de cegueira. Novamente genial Pirula, você melhora esse planeta! Abraço!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, #PIRULA2022
Na verdade os cientistas (ou amantes da ciência, como eu) são assim ! Explicam o mundo com base nos fatos e prevêem com base neles como serão as coisas futuramente (cada um em sua área de atuação) ! O que o pirula, Átila, Carlos ruas, etc. Fazem é somente uma divulgação desses conhecimentos e claro agregados com os conhecimentos passados de cada um formulam opiniões (o pirula mais que o Átila) e por aí vai...
@@victorcarlile47 obrigado mesmo cara, por estar atuando nessa área tão desvalorizada da sociedade
2020 mais do que nunca.
As pessoas gostam de teorias conspiratórias porque:
1 - A vida real é chata. Um mundo conspiratório é muito mais interessante.
2 - Querem afagar o ego. Gostam da sensação de "todo mundo é trouxa, mas não eu, o espertão diferentão. Ta todo mundo aí acreditando que a terra é redonda, mas só eu sei que ela é plana. Nossa, como eu sou especial".
3 - A teoria falsa confirma àquilo que a pessoa já acredita ou quer acreditar. Tipo "eu posso tocar o foda-se pra poluição, fazer o que eu quiser no planeta, não preciso sair da minha zona de conforto porque o aquecimento global causado por ações humanas é mito".
As pessoas sempre vão acreditar em histórias fantasticas, porque assim como o Fox Mulder, elas QUEREM ACREDITAR... É mais conveniente. Seja Iluminatis ou em cobras falantes oferecendo maçãs proibidas.
+Rê Oliveira Excelente comentário. Parabéns!
+Rê Oliveira exatamente
+Rê Oliveira Legal mesmo é desmentir superstições populares. Muito mais divertido,como o Pirulla demonstrou. Quanto mais bombástica uma revelação científica,melhor.
+Ednaldo Lopes Tudo que nos tire da monotonia e nos faça sentir um cadim mais perto da verdade.
Acho que o primeiro motivo é o mais forte, a vida é muita chata mesmo.
Esse Pirula tem uma capacidade de reflexão extraordinária, faz duas semanas que cai de paraquedas nesse canal, sensacional...
"O segredo não é ensinar o que a ciência já sabe, e sim ensinar como a ciência chegou nas conclusões que chegou". Perfeito! Sei que não é bem a relação da frase acima com o que vou citar, mas eu só aprendi de fato português quando eu aprendi a origem das regras e não quando só diziam é assim pq é assim. xD
Mike Kiske Comigo aconteceu o mesmo, só que com a matemática (e física, de tabela)! Muito bom exemplo!
;o)
Pelo contrário, tem tudo a ver. Muito boa a sua percepção.
Da hora. ;)
Mike Kiske Alguns conceitos mais elaborados em física e matemática eu sempre procuro livros sobre história da ciência, pra entender como o cara que desenvolveu a teoria chegou nela (entender o conceito da época, o que que esse cara tava atrás, o que ele sabia, com quem ele conversava, etc). Isso sempre me ajuda a entender o raciocínio por trás da construção daquela teoria ou formulação, de forma que eu passo a concordar totalmente com ela, entender suas vantagens e limitações. Infelizmente alguns conceitos são tratados como mágica por alguns professores (cito como exemplo transformada de Laplace, transformada Z, princípio dos trabalhos virtuais, mecânica analítica lagrangeana, mecânica analítica hamiltoniana, quartênios, etc), mas quando vc estuda a história por trás dá pra perceber que muitas vezes os conceitos apareceram muito antes da aplicação que atualmente têm, que estavam justificados dentro de um contexto, que existe uma lógica por trás do desenvolvimento, e que no fim a genialidade está mais relacionada a um trabalho de anos, como pessoas que dominavam as técnicas da época e que nem sempre sabiam onde iam chegar, mas que buscavam algo cujo caminho lógico acabou por levar a descoberta.
Certa vez, critiquei um vlogger que falou bastante bobagem sobre evolução. Os fãs desse vlogger me perseguem até hoje porque o cara não tinha nenhum compromisso com informações científicas, já que o mesmo grava só por entretenimento... Vou começar a usar isso quando eu falar groselha.
Also known as Mr. Nelson Axe.
Só por curiosidade , qual vlogger
acho que o felipe neto
Eita. Eu lembro dessa história, mas ele apagou o vídeo e nunca soube quem falou o que...
Essa historia com o Nelson Machado repercute ate hoje.
Este vídeo tem tudo para se tornar um dos antológicos no seu canal! Ótimo... e surpreendente, pelo menos no que se refere a divulgação de que não são só os mais ignorantes a serem vítimas de pseudociência!
Muito bom o video !
Usando a pseudociêntifica acabam querendo não perder seus adeptos , mostrando uma falsa sabedoria que faz uma bagunça em vez de ajudar o indíviduo !
Pirulla, queria ter conhecido seu canal antes!!! Tô maratonando tudo...obrigada por tanta informação boa que nos distancia das pseudociências!
No começo do vídeo achei que o UA-cam tinha bugado e eu tava vendo um vídeo do Hermes e Renato.
Nossa cara, eu trabalho com popularização do ensino de ciência. E ensino a utilização do método científico para alunos alunos do sétimo ano. E é evidente como ele ajuda na construção e reconstrução do conhecimento. Amei o vídeo!!
de fato!
Parabéns.
Muito obrigado pelo seu trabalho! Sério mesmo. É engrandecedor e imprescindível para a nossa sociedade!
Muito consciente seu canal.
Assistindo em 2020 e a crença nas pseudociências persistindo...
Parabéns pelo excelente trabalho, Pirulla!
Ter curso superior não significa ter conhecimento científico, na minha opinião. Fiz faculdade de Direito e o que mais via era gente incapaz de pensar além da memorização do conteúdo da prova.
Quase todos os alunos chegam no último período pra fazer monografia sem ter a menor ideia do que é esse trabalho. Quando o orientador fala alguma coisa de metodologia os alunos simplesmente dizem que não vão precisar disso pra vida e acabam terceirizando o TCC.
+Bruno S. Eles também gostam de enrolar muito e plagiar textos! Na maioria das vezes o professor nem percebe! A desonestidade dos profissionais de Direito começam já na faculdade. Curso de Direito é um antro de pessoas pedantes, que se acham super-inteligentes,não entendem nada de método científico e tem tendência a acreditar em pseudociências. Se você quer ser um operador do Direito cético,você vai ter que aprender por fora. Não tem atividades complementares que resolvam!
Ednaldo Lopes Acho que as pessoas, no geral, só aprendem o que lhes é cobrado. Se não cobram nem que se faça trabalhos com a metodologia correta, imagine o ceticismo em si.
Video mega antigo que parece ter sido feito ontem, obrigado pirula, baita mindblow vc me deu!
Cara, sempre que vejo seus vídeos minha vontade de entender melhor as coisas em geral só aumenta e cada vez mais busco informações, é como um ânimo a mais, obrigado.
2019 ainda é atual e necessário
2020 mais ainda.
@@cristianosouzamenezesb-tov4541
2021 e além é ainda mais necessário.
Coitadinha dela,não conheceu 2020 ainda hahaha estou zuando,mas é verdade.
2020 só se tornou ainda mais necessário.
2021 e ainda é atual e necessário
Tenho que compartilhar isso aqui: sempre quando entro em um dos assuntos citados no vídeo, o mundo se prova um tanto chato. As pessoas não só acreditam... ela querem, com toda a força, acreditar. E se você for minimamente razoável, mesmo que seja cordial e esteja em um momento propício (pra falar a verdade, a maioria dos momentos não-propícios são aqueles em que a pessoa quer estar certa, não aqueles em que o assunto não cabe), refutando essas crenças, você é o babaca da galera, fica com fama de chato e tudo o mais.
É quase que um contrato social não discordar. "Cada um tem a sua opinião", as pessoas repetem isso para si mesmas e se fecham em um mundinho próprio, metódico e inflexível.
Sim, maldito mantra do "é o que eu acho", "é a minha opinião", "cada um tem sua opinião" e "você está ofendendo minhas crenças".
Tirou as palavras do meu pensamento cara.. maldito seja "é a minha opinião" "cada um tem a sua"
Barbara Leone Hoje em dia eu não te ho mais paciência não, eu ja falo logo: "não importa o que você acha, isso eh um fato e acabou" rsrsrs. Podem me achar chato, arrogante, mas não temos obrigação de aceitar qualquer besteira que prferem por aí (o que hoje em dia, não eh ouco...!).
Pois é, "as pessoas querem acreditar". Esse é o problema. Faz parte do "ser" humano.
" é quase um contrato social não discordar "
Disse tudo meu amigo
Que vídeo perfeito. Deveria fazer parte de todas as aulas de todos os cursos superiores desse país para que as pessoas entendessem o que é ciência. Tão necessário quanto em qualquer dia do passado, diante de tanta ignorância com a qual estamos convivendo.
"esses rapazes do 'Vc Sabia?' que talvez em troca de visualização, dinheiro e publicidade etc não estejam percebendo os malefícios do que eles estão fazendo"
parece previsão do futuro né?! mas é análise e previsibilidade rss
Putz eu assisto estes canais (pelo menos assistia)
@@Andre-mj3pn Ainda assiste André? Sai dessa vida hein rsrsrsr
@@RoseMaioli não sou perfeito kkkkk
@@RoseMaioli Imagino que o maior problema não é o "assistir" em si, mas sim tomar como verdade o que é dito lá. Fosse assim, deveríamos parar de ver filmes e ler romances, por exemplo. Pra mim essa foi a essência da mensagem do Pirula.
Faz muito tempo que não vejo esse canal, mas quando eu assistia eu sempre levava como entretenimento. Pra mim 99% dos canais aquido YT são entretenimento, incluindo esse do Pirula. kk
2020 e o assunto volta à tona, maioria dos vídeos do pirulla são atemporais
Eu acho que esses canais sensacionalistas deveriam colocar uma advertência de que as matérias apresentadas são entretenimento.
Depois de ver este video, com a comparação destes canais com o como o History passarei a assistir os videos dessa galera, mas como ficção kpior Q vi uma matéria nestes canais sobre as pirâmides do Egito como usinas elétricas e acreditei!) putz Pirula é foda, acaba com a fantasia da gente kkkkkkkkkk
Falou tudo !
Sempre me questionei sobre isso.. ainda mais no mundo de "hj" onde crianças já crescem com um celular na mão
Esses canais não deveriam existir.
Vou tratar a sobrevivência como ciência doravante. Virei pesquisador!!! hahaha
Batata por aqui???, no mínimo curioso
Seus vídeos são legais. Um dia quero montar um espaço sobrevivencialista, minimalista e vegano.
E que muitas pessoas nao se importam com a ciencia e si, apenas a querem pra justificar e fortalecer suas crencas pessoais.
Denis Maia
Cara sinto muito pelo seu irmão no UFC. Mas tenta convencer ele de que está na hora de se aposentar.
abraços
E cinco anos depois estamos onde estamos....
Seus vídeos são muito bons por serem super fundamentados, principalmente quando as pessoas têm paciência de ver os vídeos que você linka
O argumento de que se pode falar qualquer bobagem em nome do entretenimento é algo bem relativista, portanto, problemático. E essa questão da responsabilidade que você citou é fundamental. Depois de ter assistido ao seu primeiro vídeo, me lembrei de situações que aconteceram comigo enquanto professora. Mas não comentei por preguiça. Porém, já que vc lançou outro vídeo sobre o assunto, vou deixar aqui o relato demonstrando como essas DESINFORMAÇÕES podem afetar muito a vida das pessoas.
Ano passado eu comecei a dar aula em uma escola estadual (sou professora de história). TODA VEZ que eu entrava em qualquer série (8º ano, 9º ano) os alunos ficavam me enchendo o saco: "Prof., fala sobre mensagens subliminar, etc. e não sei o quê blablaba iluminati". E dai eu ficava me perguntando "De onde será que esses alunos tiram essas baboseiras? Só pode ser da internet, né.". Porém, eis que um dia, alguns alunos me contaram que o professor anterior de HISTÓRIA deles, sempre dedicava uma parte da aula dele pra falar sobre iluminatis, mensagens subliminares, que o mundo ia acabar porque o filho do capeta estava chegando, e um monte de outras baboseiras. Eu fiquei em choque na hora e perguntei "Mas gente, sério isso? Ele realmente acreditava nisso ou fala "brincando"?". E os alunos "Não professora, ele falava de verdade mesmo, ele dizia que o filho do demo ia voltar, e que estava arquitetando tudo era os iluminatis, e a algumas pessoas até ficavam com medo.". A partir de então eu comecei a falar que tudo isso era MENTIRA, e que era pra eles esquecerem toda essa baboseira que aquele professor tinha falado. Contudo, o mais assustador é que a lavagem que esse prof. fez na mente dos alunos foi tão grande que eles de fato começaram a acreditar nisso.
Agora eu me pergunto: de onde esse PROFESSOR de HISTÓRIA tirou isso? Se os alunos forem procurar a respeito disso na internet, O QUE ELES VÃO ENCONTRAR? Provavelmente coisas que reiteram isso, porque atualmente a internet é uma bagunça e é muito difícil adolescentes de 13/14 anos de idade conseguirem filtrar aquilo que é baboseira e aquilo que não é.
A situação é bem mais grave do que parece... não podemos de jeito nenhum relativizar isso.
Aline Ferreira Muito triste. Mas veja, seus alunos não tiraram isso da internet, mas o antigo professor tirou. E posso te falar até de quais fontes.
olá Aline, assim como você também me deparei com situações semelhantes quando fui professora de química... e então, no meu segundo ano como professora a minha primeira aula em qualquer sala era pra desvendar "verdades absolutas" da química como shampoo sem sal, escova progressiva sem formol.... e assim como você também senti que a mentirosa era eu e não os publicitários....
Quanto a isto gostaria de invocar duas questões que me parecem deveras pertinentes ao tema:
1 - O primeiro a falar diz sempre a verdade.
2 - Enquanto seres humanos nós temos a necessidade natural de dar significância aos factos.
o 1o exemplo foi muito bem exposto pelo Pirulla em um episódio (não me recordo qual) em que ele conta a história de como ele e uns amigos pregaram uma partida a outro amigo do clube que frequentavam e no fim ao relatarem a mentira às demais pessoas, ninguém acreditava na "real verdade".
Já o segundo exemplo deparei-me num livro do antropólogo romeno Mircea Eliade. Era uma situação em um pequeno vilarejo (já não me recordo onde), que às vésperas do casamento, o noivo cai de um barranco e morre. O facto foi relatado como acidente, mas em pouco tempo a população esquece-se disso e sente a necessidade de dar um fundo mitológico ao acidente. É isso que o conspiracionismo tenta fazer. Ele procura dar um motivo para o acontecimento de coisas. É o levar da máxima de que "nada acontece por acaso" aos seus últimos extremos.
Aliás, a grande maioria de relatos de experiência com o divino são exactamente isso. Manifestações de coisas estatisticamente improváveis que levam certas pessoas a crer que certos fenómenos não podem ser acidentais, nem consequência de uma série de acidentes. Eles têm, necessariamente, de ter uma significância.
De resto, acrescentaria isto à to do list da ciência e da divulgação científica, Pirulla. O martelar na tecla de que "as coisas não precisam ter uma significância para acontecer"
Tinha um professor de historia no colegio Culto a Ciencia em campinas que ensinava essas besteiras, ele acreditava em reencarnação, projeção astral, que Jesus era um et, etc. Eu nunca estudei naquele colegio mas meus amigos sim, e era facil acreditar em todas essas besteiras porque parecia que o professor era muito querido pelos alunos.
Eu fiz curso tecnico em quimica e um professor la acreditava em homeopatia, ele dizia que a ciencia poderia explicar a homeopatia pq a agua tinha memoria e tal, e ele era um professor com doutorado e tudo.
Grande Pirula... Acho q Bessa mesma vibe, daria pra mostrar como as pessoas desconhecem os mesmos métodos que são aplicados a duas coisas diferentes e talvez fazê -las entenderem melhor. Ex: como o ultrassom que eles acreditam estar vendo seus fetos é o mesmo que mede o tamanho do universo ou o espaço entre as galáxias, radioterapia e datação de carbono e por aí vai,
Márcio Buffolo Sim, esse ponto é bem relevante.
Pirula, quero ver sua verdadeira face!!! Hahaha Lembrei do Azaghal. Grande abraço, cara. Você é ímpar no Brasil e presta um grande serviço de utilidade pública. Obg!
Pirulla vc deveria fazer um vídeo sobre como pesquisar. Esse video ajudaria muita gente como eu que tem dificuldade de pesquisar.
Ele normalmente faz vídeo de ciência mais poderia ser uma boa idei
Esse é o meu vídeo preferido! Deveria ser passado em escolas e universidades.
Francamente, eu já nem tenho mais palavras para te elogiar Pirulla, então, de coração, obrigado pelo enriquecimento excepcional que você me proporciona através dos seus vídeos. E gostaria de compartilhar uma situação recente que aconteceu comigo (não envolve diretamente ciência, mas acredito que ilustra o comportamento das pessoas).
Eu curso o 1° período de Sistemas de Informação e eis que um belo dia a professora de Fundamentos de SI chega na sala comentando e nos encorajando a opinar sobre a a atitude frustrada do Juiz de tentar bloquear o WhatsApp no Brasil, depois de algumas pessoas discursarem sobre isso, ela pegou o celular e nos mostrou uma foto que mostrava o Mark Zuckerberg segurando uma folha que estava escrito, em português, a seguinte frase: "mais fácil eu fechar o Brasil, juiz trouxa!" (link da imagem: pbs.twimg.com/media/B-20BJ5W8AAqhih.jpg), de imediato, imaginei que ela faria uma piada com a foto pra introduzir a aula de uma maneira descontraída, mas pasmem, ela acreditou na montagem e fez com que muitos outros alunos acreditassem também, e antes de finalizar o assunto e dar início ao conteúdo da matéria, ainda questionou se era ético a atitude do Mark de tratar o país de maneira tão desrespeitosa.
E é importante destacar que, como já disse no início, ela era professora de uma matéria de SI - cujo o curso é ligado diretamente a computador, informática, internet e afins. A minha reação foi de total espanto, nem consegui dizer que aquilo era mentira, embora deveria ter dito, foi algo tão surreal, pois se tratava de uma pessoa esclarecida, uma professora e me causou tanto espanto, especificamente pelo curso que ela leciona, enfim.
Sua professora fez o quê?! Talvez ela tenha dado uma trollada master em vocês, não é possível que ela tenha acreditado nessa montagem mal feita!
Aconteceu algo parecido comigo, em relação ao vídeo da Coreia do Sul campeã da Copa do Mundo feito pelo Não Salvo, um professor meu comentou sobre isso na sala como se fosse verdade, eu retruquei dizendo que era mentira e que o próprio criador do vídeo já tinha explicado em seu blog, ele achou ruim que eu questionei a veracidade do que ele estava falando, foi tenso.
Wallguardian Pois é, como disse, por isso o meu espanto. Ela viu pelo celular e então, a imagem não demonstrava toda essa má qualidade e esses borrões em volta da fonte, mas sim, ela acreditou nessa montagem mal feita.
Wallguardian Complementando: me parece que não foi só ela que acreditou, veja este blog: www.blogdosilvalima.com.br/2015/02/post-do-dono-do-whatsaap-e-facebook.html
Que loucura, olha esse blog.. (não sei se dou risada ou se eu choro)
"Vamos esperar para ver se o Itamarati tem moral, e vai se manifestar contra o dono do WhatsApp."
Esse vídeo é praticamente um artigo científico...E melhor! Publicado de fato para o grande público!
Necessário esse vídeo em 2019
Que vídeo incrível é assertivo em qualquer década, século e etc ! Pirulla futurologo? Pirulla Vidende? Nostradamus2024 ?? Kkkķkkkk
Perfeito. Seu trabalho é importantíssimo para esclarecer as pessoas e ajudar a tirar o país deste grau de ignorância absurdo em que se encontra.
Quando eu era menor, achava que o Você Sabia só falava de fatos, não de brincadeiras ou entretenimento. Essa diferenciação entre entretenimento e divulgação científica tem que ficar clara nos conteúdos de entretenimento porque realmente podem fazer crianças burras(tipo o que eu era) acreditarem em um monte de coisa absurda, tipo chupa-cabra ou sete-além. Apesar de ser legal pra caramba ouvir umas histórias de sete-além, tem que ficar claro na cabeça de quem tá consumindo esse conteúdo que tudo isso não passa de entretenimento
Pirula, acompanho seu canal desde que postaram um link do seu video de etica em morte ,em um grupo de ateismo que estou, desde então te acompanho , acabei de ver um video do nando moura, individuo que demorei pra me tocar que, este detona nós ateus, e nesse video, ele desce a lenha primeiro no cauê moura e depois em voce ,e ja disse que fará um video falando(mal) sobre tu, até me desinscrevi do canal do cara, espero que nem perca tempo com essa treta! PARABENS pelo canal muito bom me ajuda mt!!
O Clarion fez um vídeo sobre pseudociência, o nome é "5 sinais de que uma coisa é pseudociência".
Francine Souza muitissimo bem lembrado!!!
E o Clarion é reaça sem vergonha. Mas esse video dele é bom mesmo.
Ehrich Benedik mimimi, sou revolucionario.
Ehrich Benedik kkkkkkkkkkkk
O Pirula e o Clarion tem um cabelo da hora.
Mais um dos muitos videos geniais do Pirula. Realmente, eu tbm penso que ensinar as pessoas sobre os métodos científicos é a melhor maneira de fazê-las confiar mais na ciência e largar a pseudociência.
Pirulla, muito mais relevante discutir sobre "desculpa do entretenimento", seu vídeo é muito mais revelador sobre novas práticas para a divulgação científica!
Foi fantástico trazer essa diferença entre a ênfase no fato é e safe no método.
Gostei demais disso. É relevante inclusive porque ensino sobre método científico sequer existe em nível de ensino médio, além de ser muito mal e porcamente ensinado no nível superior. Principalmente na área de humanas, em que o método científico é obrigado a conviver com conjecturas e com bases de dados extremamente precárias.
De qualquer forma obrigado por esta aula. Se algum dia eu for professor, definitivamente eu vou gastar uma aula inteira ou mais só para frisar metodologia e sua importância para a formação do próprio pensamento humano.
Pirula, muito bom o vídeo. Eu mesmo acreditei em homeopatia por muitos anos (até os meus 19, mais ou menos) porque isso simplesmente me foi ensinado como verdade científica pela minha mãe que, de modo geral, apesar de religiosa, não misturava os dois assuntos, e me ensinava isso como se fosse ciência, da mesma forma que ela me ensinou tantas outras coisas que eram, de fato, científicas. Então eu colocava tudo aquilo na mesma "caixa".
Sobre essa questão da correlação entre divulgação científica e crença em pseudo-ciência, eu te digo que eu já desconfiava. A maioria das pessoas, com nível superior ou não e expostas a divulgação científica ou não utilizam critérios predominantemente sociais (de aceitação ao grupo, etc) ou predominantemente emocionais (o que elas "gostariam" que fosse verdade) pra estabelecer suas crenças, e não qualquer critério científico ou pelo menos lógico.
Taí uma matéria que poderia ter na escola: Metodologia Científica e Ceticismo
Julio Cesar ou pensamento crítico, já basta.
Julio Cesar ou pensamento crítico, já basta.
Julio Cesar Basta lógica, o resto vem sozinho!
Julio Cesar até tem, mas é daquele jeito né, umas duas aulinhas e acabou.
+Julio Cesar Já existe. Mas ela é um lixo. As pessoas somente aprendem a defender o seu ponto de vista e mostrá-la de forma plausível. Os professores não estarão nem aí com a veracidade dos fatos,pois eles não tem tem tempo para analisar a veracidade das informações,basta que o trabalho atenda "as normas da ABNT" e esteja bem escrito. O princípio da Navalha de Ockam não prevalece nos trabalhos da faculdade,pelo menos aonde eu estudo. Ceticismo é uma boa ideia. É isso aí pessoal. Vamos pressionar os políticos da nossa cidade,nosso estado e do nosso país para tornar as aulas de Metodologia Científica e Ceticismo obrigatórias nas escolas.
Caraca, vídeo de cinco anos atrás, imagina a cara que ele faria se soubesse do cúmulo em que isso chegou com a guerra das fake news que estava por vir.
Pirula, sou grande fã de seus vídeos! Os assuntos sobre os quais você discorre são interessantíssimos e dispõem de grande confiabilidade! Continue postando! Abraços!
Esse é um dos seus melhores e mais importantes vídeos. Muito bom!
Com esses dados talvez as pessoas entendam porque eu julgo que enquadrar a si mesmo numa dicotomia em eixo político é objetivamente estupidificante. Nessa situação, os conceitos se formam antes da análise de fatos, O-B-V-I-O. Tudo bem que não precisava de dados pra ver essa verdade auto-evidente... mas tá ai.
Olá Ateuinforma, você pretende voltar com os vídeos?
Vergonha de mim mesma pq até ano passado acreditava em muitas pseudociências e passei minha infância inteira obcecada por alienígenas do passado do HistoryChannel ;-;
poha a infância inteira? kkkkk mds sei como é tbm era assim
2021 chamando pra dizer que o terraplanismo agora é quase religião
Professor Pirula, gostaria de dar os parabéns a você por essa brilhante exposição sobre ciência, pseudo-ciência e entretenimento! Adorei! Grande abraço e continue assim!
Muitos dos vídeos do Pirulla foram bons, mas esse em especial merece um agradecimento por escrito. Parabéns pelo trabalho!
Super necessário ainda em 2020
Muito bom.
"Se um fato científico contraria a sua ideologia, é muito mais provável que o problema esteja na sua ideologia do que no fato científico". Esse é o argumento perfeito que todos deveriam sempre ter em mente.
Porém, Pirula, vc deve levar em conta que para que algo comece a ser testado através de métodos científicos, primeiro é preciso tenha imaginação, intuição, para desenvolver uma teoria para depois correr atrás verificando se ela é verdadeira, comprovando cientificamente ou não. Se os fatos apontarem que a teoria é falsa, então é provável que seja só imaginação mesmo.
***Desenvolver uma hipótese. (:
Zanon FSN Mesmo as pessoas que sejam entusiastas da Ciência,do método científico e do ceticismo não estão imunes em acreditar em teorias pseudocientíficas,previsões apocalípticas,teorias conspiratórias por apenas selecionar e filtrar o conhecimento científico que eles consideram corretos de acordo com a visão ideológica prévia deles,com as preferências pessoais e de acordo com o seu modo de viver.
O que certamente explica o fato de Carl Sagan ter sido tão entusiasta do consumo de maconha,de Stephen Hawking ser tão entusiasta da existência de alienígenas,do materialismo histórico ser ainda tão utilizado como forma de compreensão da realidade histórico-social,o fato de Marx sempre ser visto como uma espécie de profeta,astrólogo e cartomante (mesmo que os marxistas neguem) e tenha que sempre ser levado em consideração na análise e na transformação do mundo.
Ninguém que lutou pelo socialismo merece toda essa estima,muito embora eu rejeite mais ainda o lado pseudocientífico e conspiratório conservadores que ressoam nas universidades que servem para tentar confrontar com as ideias extremistas de esquerda,gerando confrontos como vistos na UFPE e na UNICAP.
Por isso,eu defendo que o mais importante de tudo é o trabalho individualista bem feito,de maneira independente.
então, seguindo essa frase de "o problema está na ideologia, não no fato cientifico"
caso um dia provem que a eugenia é verdadeira e que negros são inferiores. O problema vai repousar aonde? Na ideologia (igualdade racial) ou no fato cientifico (eugenia)?
e que muitos astrofísicos acreditam, onde se classificaria a teoria da vida extraterrestre? Como um fato cientifico batendo de frente com uma ideologia da não existência de vida fora da Terra ou como uma ideologia da existência de vida fora da Terra tentando combater o fato da não existência?
@@garudadrakon4728 achei mto pontual você colocar essa questão da eugenia, pq muita gente vive exaltando a ciência como se fosse suprema e absoluta, e eu percebo isso até mesmo no Pirulla, apesar de amar o trabalho sério que ele faz e achar mto foda e relevante, td mundo que exalta a ciência parece que nunca cita esse fato, de que foram criadas teorias e explicações baseadas na ciência pra validar isso. Todo mundo parece esquecer esse fato! Falo isso pq td mundo fala de fanatismo e acaba sendo fanático tbm, sou entusiasta da ciência e amo mto o conhecimento, mas temos que ser realistas!
Erra por ignorância é perdoável, mas errar com conhecimento de causa é condenável.
Esse vídeo é um domento e referência MUITO importante e é um facilitador pra quem quer se enfiar no meio da divulgação
Sei que provavelmente você não verá isso mas, com as referências que você mandou e sua forma maravilhosa de explicar vi uma nova forma que nós professores, principalmente de ciências e biologia, podemos tentar aplicar a matéria em aula, não mostrando em si os fatos científicos mas sim os métodos. Achei incrível, não pare esse trabalho maravilhoso que você faz, sei que deve ser desgastante quando a minoria te houve, mas nós no ensino estamos passando pelo mesmo e parar de tentar não vai resolver nada :/ Você é demais
Eu que me considero uma pessoa de direita, incomodo-me demais com essa tendência das pessoas com visão ideológica análoga à minha, em negar as evidências do aquecimento global provocado ou ao menos agravado por ações antrópicas.
Vou continuar acreditando em visitas extraterrestres, até porque meu sonho é ser abduzido.
icaro gabriel acho que você anda assistindo muito South Park.
icaro gabriel "ai kara, que delícia de sonda! AAAAHH"
Seu sonho, nao torna real aquilo que voce cre, e tenho certeza que voce entende isso.
Caso o contrario, vou começar a sonhar um paraiso onde vao estar todos os maus amigos jogando battlefield com armas reais, e cada vez q vc toma tiro, vc eh teletranasportado devolta para a base... se eu sonhar isso, com certeza nao se tornara realidade, o que eh uma pena, pois seria um paraiso mto foda, ao melhor estilo vahalla.
pq sempre tem que ser os experimentos sexuais em abduções? wtf...
Diogo Scherch Sarrasi Realidade óbvio que não, mas simulações são possíveis, os óculos de realidade virtual prometem muito! :)
Pirula, vou falar de uma percepção pessoal sobre ciência, principalmente na época da faculdade. Fui aluno de ciência da computação numa faculdade particular, destas que coloca 150 alunos em uma sala e sobram 10 na formatura, você sabe. Notei, perto do fim do curso, revendo todas as conversas informais durante os trabalhos e outras reuniões grupais, que a deficiência não é o conhecimento específico dos assuntos científicos. Poucos, pouquíssimos dos meus colegas que se formaram terminaram o curso com noção do método científico. Posso afirmar que, de 15 formandos, 5 conhecem o método científico e o aplicam hoje em seus trabalhos. O restante passou, ou porquê a faculdade é ruim, ou porque veio esbarrando em DP e fazendo trabalhos até passar forçado.
A impressão que tenho (precisaria de mais dados para afirmar, claro) é que se ensina muito teoria, hipótese e o mecânico necessário para se terminar a faculdade com diploma, mas o método para aplicar a ciência anda meio esquecido. Talvez esteja aí o gap do qual se aproveitam as pseudo-ciências ...
Obrigado pelo vídeo e um abraço!
Putz, parei o vídeo pra escrever no meio e comí bola! Bom, pelo menos agora sei que alguma pesquisa real corrobora minha experiência pessoal ... hahaha
Mas computação é ciência? humm acho que não em amigo..
Assassins Creed Domination
"Não é tecnologia, é feitiçaria!" - voz da feiticeira
André Gabriotti kkkkkkkkkkkkkkkkkk, boa!
André Gabriotti
Haahahah...head shot!
Esse vídeo podia ter um remake hein...
9 anos se passaram e continua atual...😅
Apareceu pra mim em 11/05/24, tempos de atividades solares intensas, auroras boreais aparecendo em várias partes do mundo, live do Sacani na noite/madrugada explicando tudo, entrevista com cientista do INPE e o UA-cam cheio de explicações "cientificas"...
A desculpa do entretenimento foi usado pelo o advogado do fatos desconhecidos quando o pirula os criticou
Eu lembro que assisti o documentário das sereiras e na época achei possível dados os fatos aí chegou no final no meio dos créditos e falaram que era falso... muito escroto... muito escroto
Puta perca de tempo 😂
E durante o documentário vc não se questionou em nenhum momento se aquilo era falso?
@@rodrigocelso8555 Talvez não, pois a conotação do History Channel é muito séria, o método como eles narram faz parecer que as coisas são verídicas, mesmo não sendo
Lembro de ter assistido também e achei uma falta de respeito terem feito a chamada do programa como se fossem evidências reais.
imagina se não falassem? iria desinformar muita gente, um desrespeito enorme com a seriedade que eles geralmente tem
Pirula, sem querer abusar, mas você poderia fazer um mini curso no seu canal sobre ceticismo e método cientifico. Seria bom se tivesse um material desse no UA-cam br, porque nunca vi.
9 anos após esse vídeo, e a quantidade de pessoas manipuladas por pseudociência é alarmante.
2021, deveria ter um Pirula em cada escola, universidade ou cursinho do mundo... você disse tudo!
Carl Sagan já apresentava essa posição de que era importante ensinar como a ciência sabe o que sabe, poque um conhecimento científico é confiável. O método científico não é uma ferramenta eficaz só para pesquisas científicas e sim para vários aspectos da vida, tornando a pessoa menos "massa de manobra" de aproveitadores e pseudo intelectuais.
Excelente vídeo!!! Só um pequeno deslize, existe diferença entre condição de tempo (se hoje chove ou não, se vai fazer frio ou calor) e condição climática (invernos frio e chuvosos e verões quentes e secos, ou o contrário), por isso o que a Tempestade dos X-man faz é alterar as condições DO TEMPO, não climáticas. Quando tu fala das mudanças climáticas, ae ta certo!!! Abraços!!!
eh, vc tem razão.
É triste teu canal, teu canal ter tanto poucas visualizações, perdendo feio pra canais de maquiagem, ou até mesmo do Caue Moura, q mtas vezes parece fazer o vídeo dele com base de uma leitura do Wikipédia.
triste?? que qualificação mais deprimente e desapropriada... ou é vc que fica triste? pq há-de achar que o Pirula está preocupado com as views de canais de maquiagem relativamente ao seu? quer-me parecer que neste canal se está mais preocupado com a 'qualidade das views' do que com a quantidade. keep on Pirula!!
Ibope não é garantia de qualidade, que o digam Big Brother Brasil e Mr. Catra. Keep on Pirula.
Pedro Fradao acho que ele não quis desmerecer o canal do pirulla, e sim mostrar que ele não recebe o "sucesso" que merece, o que é verdade,
Pedro Fradao Não cara, questão de poucos views = poucas pessoas vendo, não de quantos ele vai tira no fim do mes.
Seria muito bom que o canais como o dele sejam mais vistos. Mas da pra ve que canal de maquiagem, minecraft é extremamente mais famoso.
Não que as pessoas não devam gostar dessas coisas, mas a diferença é gritante.
Renato Campos exatamente isso.
Cara , conheci seu canal hoje. Serio muito bom, acaba de ganhar mais um inscrito ^^
continue com o excelente trabalho.
Pirula você é incrível vey. Obrigado por nos entusiasmar em relação a ciência, isso é muito importante no nosso país onde as pessoas são mais fascinadas com teorias da conspiração do que com a ciência em sí.
Ae pirulA, aprendo pá carai contigo...hehehe
Parabéns! E obrigado!
Eu estou apaixonada pelos teus videos sou sua fãn .
Mikaenne Almeida :)
Deus me livre do criacionismo e das pseudo-ciências!
Dizer que criacionismo vai contra a ciência é tão absurdo quanto dizer que o homem veio do macaco. Só fala isso quem não entendeu a crença mas finge que sabe de tudo
Pessoas como você, Pirula, fazem um excelente serviço à sociedade. Só esse vídeo já é mais válido como ensino da ciência do que tudo o que aprendi em todos os anos de escola.
Parabéns!
Digo e repito: o pirulla é genial, sou inscrito em uns 150 canais, e acho que o pirulla é o mais determinado e dedicado ao trabalho...
pirula graças ao seu video eu descobri que existe pseudo ciência e agora sempre checo as fontes e 100% das vezes é fake :/
Eu ia comentar no outro vídeo e acabei esquecendo. Esses canais e páginas de entretenimento que mostram informações toscas (e passam a ideia de que as informações mostradas são verídicas) realmente são bastante prejudiciais. Não é problema que o vídeo ou postagem tenha um erro ou outro, afinal, com tantos vídeos/postagens, não é difícil que saia algum erro. O problema é que a informação TODA seja um erro ou que seja FALSA e mostrada como realidade. Através do meu canal, eu tento transmitir um pouco de conhecimento (da minha área de interesse). Mas a missão não é fácil... eu já cheguei a falar do meu canal para os colegas de laboratório (que trabalham na mesma área que eu) e apenas uma pessoa se interessou. Então, se já é difícil atrair a atenção das pessoas que teoricamente gostam de determinado assunto, me parece quase impossível atrair a atenção das pessoas que não são da área. Na minha opinião, esses canais e páginas tiram o brilho dos que se preocupam e se esforçam para produzir ou divulgar um material de qualidade. Além disso, fazem com que eu tenha que ouvir as pessoas falando um monte de informações sem pé nem cabeça ou na melhor das hipóteses, me perguntando se tais informações são verdadeiras.
Por volta dos 15:00 você fala que os liberalista tem tendência a não acreditar em problemas ambientais. Eu fiquei com uma cara de "MÁ TAVA NA HORA DE ALGUÉM DIZER ISSO!!" :*
Muito daora esse vídeo que você gravou hoje 04/03/24 às 7:15:05
Video de 6 anos e 100% atual! Muito bom esse foco na questão do método. Acho q começo a entender melhor ate a estratégia do Sagan, em vez de discutir o fato apenas, ele sempre entrava com episódios de história da ciência: como tal tese foi formada, como foi provada, quem foi contra, etc... Pra mim, o jeito mais mágico de experimentar a ciência continua sendo o experimento... Acho q talvez o melhor "roteiro" de divulgação é: discutir o problema, trazer o experimento, discutir a teoria e falar da história. Só assim podemos "evangelizar" ciência, pois as pessoas são primeiro humanas e defendem suas crenças. Internalizei a discussão do vídeo e vou usá-la na minha comunicação... Muito obrigado!
as pseudociencias mexem, mts vezes, com a inteligencia intra pessoal, que escapa dos métodos científicos
Eu preciso falar com vc URGENTE!!! As uni esquina do Brasil estão formando assim ... O aluno pega um tema que ele gosta e escreve um TCC .. minha colega fez o trabalho de conclusão de curso sobre psicologia do passinho. . só que psicologia do passinho NAO EXISTE !!! Eu tenho reparado que os professores tem literalmente deixado os alunos fazerem o que bem entendem na sala de aula ... Minha colega resolveu equilibrar um ovo numa colher pra falar sobre gravidez na adolescência... O maior problema eh que essa galera vai clinicar assim com essa formação aberrante !!! O que são METODOLOGIAS ATIVAS? Tenho professores que levam a turma pra observar grama num canteiro que fica na frente da faculdade ( não eh uma faculdade que faz isso, são várias ) ... E eh exatamente isso que vc falou ... O aluno pega um tema que ele gosta e encaixa na ciência ... Psicologia marxista, ovo na colher, psicologia do passinho , etc... Eu acho que funciona assim ... O aluno eh um cliente , certo ? Então o cliente manda ... Os professores passam a fazer entretenimento ao invés de ciência pra poder fidelizar o cliente ... Mas esses alunos estão sendo profundamente ludibriados ... Eu não sei mais a quem recorrer ... Colegas se formam sem ter feito estágio , enfermagem EAD ... Enfim ... Eu assisti ao vídeo do CRMV PR contra EAD ... Uma tal de g educ educação 4.0 ... Fui pesquisar pra ver o que era isso ... O professor vira uma espécie de um UA-camr desses de fake news ... Ele tem acesso a temas que os alunos gostam de pesquisar e fala sobre eles na sala de aula ... Uma professora me disse que ser cientista eh escrever sua opinião sobre determinado assunto ... Enfim.... Com todas essas fake news a educação superior não pode continuar desse jeito ... SOCORRO!!!
Seu comentário vale milhões, obg por compartilhar esse conhecimento👍
muito bom o teu vídeo pirula, acho que para diminuir essa tamanha ignorância seria bem melhor tornar a metodologia da pesquisa científica uma disciplina escolar não apenas acadêmica, assim diminuiria muito a ignorância de muitas pessoas
Te vi pela primeira vez no vídeo do Cauê... Pouco tempo depois, parece que comecei a te ver em todo canto e vim conhecer melhor teus vídeos e desde então tô tentando sair da "thread" rsrsrs. É muito viciante... Ando pela casa na playlist de evolucionismo, me alimento na playlist de criacionismo, e por aí vai... Fora outros vídeos teus por aí. Tô apaixonada, real. Você desperta o interesse em assuntos que pra muitos sempre pareceram tediosos.
Que abertura maravilhosa jhahahahahhaaa. Sempre bom rever esse EPS.
Sobre o âmago da discussão, acredito que seja a mistura do entretenimento com jornalismo. Esse é o mal em si, quando jornalistas se unem para fazer matérias sobre assuntos que eles consideram falsos mas sabem que dá polêmica. Isso é forjado na falta de ética jornalística, infelizmente muito comum no Brasil.
Em tempos de internet quase não vejo TV, mas nos últimos meses tive a oportunidade antropológica de observar alguns programas do canal Record. A mistura entre jornalismo e entretenimento é tão absoluta que quase não existe mais jornalismo puro. Vendo "reportagens" que investigam se Michael Jackson não morreu fica bem claro que o jornalismo não busca mais audiência via credibilidade por informações confiáveis, mas sim através da polêmica. E o jornalismo opinativo se aproveita do tribalismo atual, também perdendo toda sua capacidade de analisar de forma objetiva os acontecimentos. Os jornalistas imparciais e honestos ficaram reduzidos a blogs individuais e são difíceis de achar; na TV são praticamente ausentes. Os poucos que achei (nenhum na Record) tem audiência desprezível.
por sinal, esqueci de explicar, isso se remete ao jornalismo científico, cada vez mais tomado pela pseudociência.
+Pedro Guilherme Jungbluth Você está falando da Super e da Mundo Estranho?
Sem dúvida. O jornalista tem que fazer matérias sobre o que considera relevante e importante. Quando ele faz matéria sobre assunto que ele sabe que é falso, não é mais jornalista.
Ah homeopatia funciona! Eu provo! Eu tinha só uma quantidade muito pequena, praticamente pífia de água da Jamaica, mas eu queria pegar uns duendes amarelo, que são muito raros, não sei se você sabe, para vender no MercadoLivre . Eu peguei aquela gota de água da Jamaica,e dilui em cem litros de água normal. É não é que funcionou! Vende 8 no ML, e com mais seis eu troquei pelo ET Bilu com o Urandir!.
Kkkkk
fiz essa critica no ultimo video, assumo que estava errado, nao tinha parado pra pensar mais profundamente sobre o assunto, claro, nao vou deixar de assistir ambos canais, pq vejo pra me entreter, mais vou pesquisar antes de acreditar em algo que vem " de bandeja " pra mim, obg pirula :D
Valeu a dica do livro, ainda mais o link do áudio livro. Fascinante! A verdade conforta mais do que qualquer pílula de falso conforto. Se tivesse tido contato com esse livro anos atrás pensaria que ele é o responsável pela minha maneira de pensar hoje. Com tantas coisas maravilhosas ao nosso redor, por que procurar conforto no fantástico? Como quem acha um livro bom deixado numa praça, lê e gosta, passarei ele para frente na esperança de que outros façam a mesmo viagem. Obrigado pelo presente.
Muito bom vídeo. Gostei muito por falar sobre o fato de que não é possível convercer não algumas, mas várias pessoas mesmo mostrando fatos. Também gostaria de fazer uma alusão ao fato de escolher teorias nas quais acreditar conforme sua crença com o momento de vanguarda da antropofagia (uma vanguarda em que o homem tomava para si apenas o que ele considerava o melhor) que se deu no movimento da arte moderna. A meu ver as pessoas ainda seguem essa vanguarda mesmo sem saber e isso não é só uma tendência, mas é um dos aspectos do ser humano.
Muito bom o vídeo. Porém, algo me incomodou: Ciências sociais, tbm são ciências! No caso citado, o Direito é uma ciência social aplicada. Em que existem estudos acadêmicos, pesquisas e artigos científicos na área. Claro que resumir o Direito a racionalidade científica é problemático, e o debate é grande sobre está questão, principalmente com a grande influência da filosofia na área. A questão é: as ciências sociais apesar de não trabalharem com pretensões de validade universal tbm possuem método investigativo a ser aprendido. Apesar de não encararmos o objeto como vcs das ciências naturais encaram (neutralidade axiológica). Mas o vídeo está ótimo :D
Caetano Matheus Eu sei, eu sei. Mas vc entendeu o sentido que quis dar , não?
***** Perfeitamente Pirula, só pra complementar mesmo :)
Caetano Matheus :)
Caetano Matheus Sou da contabilidade e não fiquei ofendido, mas o senhores "ADEVOGADOS" não consegue entende que existe uma diferença gigante entre ciências sociais e biológicas.
Jefferson Neverek Contabilidade não é curso de verdade.
No mais ""ADEVOGADOS" não consegue entende que existe uma diferença gigante entre ciências sociais e biológicas"
Sim, e daí?
"...o Criacionismo é uma DOENÇA muito comum lá na..." KKKKKKKKKKKKKK
É ao contrário kkkk
Falta matérias muito importantes no ensino médio, algumas delas:
*Direito, conhecer nosso direitos e deveres.
*Lógica proposicional, creio que ajudaria em compreensão e interpretação. Essa acredito que seria interessante também no fundamental.
*Método cientifico, muito se fala sobre ciência, "que tal coisa é cientifica", mas é de forma muito superficial.
Lógica Proposicional seria mais útil pra entender matemática do que o formato atual das aulas de matemática - Aprovo.
Se algum dia algum deputado federal ler isso e encaminhar uma lei que torna essas matérias obrigatórias, e tal lei for aprovada, acredito que aí sim o Brasil seria realmente um país de futuro brilhante.
Ou nós mesmos, agora com a internet não é mais impossível para um projeto de lei partir do povo:
mundoestranho.abril.com.br/materia/como-uma-lei-e-criada-e-aprovada
A gente só precisa de alguém com formação em direito pra redigir o texto certo e alguém pra postar a proposta na internet pra ser sujeita a votação nacional.
O maior problema vai ser achar professores que tenham possam ensinar essas matérias e que estejam dispostos a receber o salário (e tratamento) de professor no Brasil
E quem disse que precisa ser um politico para fazer uma proposta de lei dessa? Ok, para aprovar, é necessário muita politica. Mas a questão é: Tem algo formulado sobre uma proposta de lei desse tipo? e se não há, então a culpa não é somente dos políticos.
Na minha antiga escola a gente tinha uma matéria chamada NDH(nações dos direitos humanos). Nessa aula a gente aprendia sobre leis, deveres e cidadania e tal. Agr me mudei recentemente de estado e não tem essa matéria aqui, aliais não tem também outras 2 materias aqui na minha nova escola que eu tinha na antiga: Estudos amazônicos e Gramatica. E as duas escolas são publicas e evangélicas.
Muito bom o vídeo Pirulla. Apesar de já fazer quase um ano de postado só estou vendo agora. E apesar de ser relativamente antigo, continua valendo como atual.
Muitos canais dos que já vi e até me inscrevi, não minto, servem apenas como um outro tipo de Wikipedia. Tipo, até informa alguma coisa sobre um determinado assunto, mas conteúdo que é bom...
Gostei muito do seu vídeo. Gostei mais ainda de ver as pessoas que seguem este canal digitando o português corretamente.
Parece um sonho ver quase todos com o português perfeito por aqui, por um breve momento dá até para acreditar que o Brasil ainda tem alguma esperança e que nem tudo está perdido. :~~~~
LadyEsarhal hahahaahahahaha