O país corre tanto o risco de desaparecer como qualquer outro com orla costeira. O mar já esteve mais longe e já esteve mais perto. A zona onde me encontro apenas há 500 anos estaria em parte submersa. Dois mil anos atrás tudo isto era Oceano Atlântico. As pessoas tendem a pensar na terra como sendo firme. Nada é permanente. As placas tectónicas movem-se, separam-se, juntam-se de novo. Continentes que existiram desapareceram, outros se formaram. Nós estamos cá apenas por um momento. E nada nos pertence.
Sim concordo ,mas existem países mas vulneráveis q estão pouco acima do nível do mar , a Holanda por exemplo está a apenas 1 metro acima do nível do mar ( todo o país )
@@jonatandanilodanilo1306 A Holanda construiu os Flanders e avançou rumo ao mar. Já em Portugal ocorre o contrário, pois é o mar que avança rumo ao continente.
@@jonatandanilodanilo1306 mais vulneráveis* e Holanda não ser chamada assim: ou é Países Baixos ou Neerlândia. Concordo, por isso tem umas das melhores Engenharias quando se trata de águas. Portugal vai que se reinventar ou desaparecerá.
Isso acontece no Brasil, no Sul da Bahia já fiz várias denúncias sobre a destruição da restinga... Infelizmente, até onde sei, minhas denúncias foram ignoradas.
Engraçado é que ninguém fala da pesca predatória, do excesso de pesca ocorrendo dia e noite. Os recursos naturais não são ilimitados. De onde nada de bom se põe e tudo de bom se tira... uma hora acaba. Jogam lixo, esgoto, petróleo, resíduos de fábricas e tudo de ruim e recolhem menos peixes. É óbvio que cada vez mais teremos menos peixes e mais poluição.
@@aparecidofurlaneto7054 no Brasil a Marinha é responsável pela Costa.. mas fiz minha denuncia no disque denuncia, anônimo, onde a polícia ambiental ou o IBAMA, confirmam ou não a veracidade da denuncia.
@@aparecidofurlaneto7054 a natureza tem sua própria forma de se proteger... E a melhor é através da vegetação nativa, que fixa as dunas. Pode procurar uma cidade chamada Mucuri, localizada na Bahia... A vegetação nativa, criou novas dunas e hoje o mar não avança mais, mas antes disso foram feitos espigões, já que o avanço do mar já estava muito crítico.
@@aparecidofurlaneto7054 na cidade do Rio de Janeiro, a restauração da restinga (vegetação nativa) também recuperou uma boa faixa de areia... Existe um documentário bem interessante, Se não me engano, o nome é "Restinga"
Sou oceanógrafa e arquiteta, e ouço também essas coisas por aqui no Brasil. Em Santa Catarina a situação é bem parecida com a descrita no vídeo, e o ânimo das comunidades pesqueiras é muito semelhante, a decepção com os governos é a mesma. Entretanto, em muitos casos não há uma solução que possa agradar a todos, pois essas obras caras de engenharia não são capazes de realmente resolver o problema como as comunidades costumam esperar. Nem a costa e nem o mar irão retornar ao que eram antes, e a tendência é que as mudanças se acelerem conforme os processos climáticos se intensificam. A solução real seria nos preparamos para essas mudanças, e ajudarmos essas comunidades a se adaptarem, investindo em assentamentos postos em áreas seguras (e que respeitem a dinâmica social já existente) e planejamento para a economia local (obviamente prevendo subsídios e fomentos até que a situação se estabilize). E repetindo o óbvio dito por quase todo cientista: precisamos evitar e remediar os danos que temos causado à dinâmica e aos ciclos biogeoquimicos do planeta antes que isso nos destrua. Mas é claro que precisamos também lidar com a realidade mais imediata, e as recentes chuvas no litoral de São Paulo, concentrando mais de 600mm em poucas horas causaram um desastre absurdo que deixaram pelo menos 40 desaparecidos e mais de 2,5 mil desabrigados. A situação da paisagem é diferente, mas é a mesma interação destrutiva entre o mar e a costa, intensificada pelo aquecimento global. Enfim, os problemas são muitos, e as tragédias cada vez maiores... infelizmente. 😔
Oceanógrafa e arquiteta... provavelmente já me apaixonei e não sei... sou construtor, mas nas veias tenho água do mar, além de surfar vivo para navegar. Estranha coincidência aqui encontrar, alguém que escreve pelos cotovelos e se não me superar é certo que pode empatar. Disse coincidência, pq se refere à comunidade que faço parte, meu ânimo agora está animado, graças a sua sugestão de subsídios e fomentos que vejo agora ter direito (é direito ou é da esquerda [?]). Aqui onde moro (frente mar) em Baln. Camboriú, imagino sermos quase vizinhos, passo mtas necessidades desde que alargaram a praia, pois todas as vzs que levo meu equipo para velejar até o mar tenho que caminhar distancias absurdas (50 metros), me deixando ofegante e por vzs queimando meus pezinhos na areia escaldante devido ao aquecimento global, entre meu lar e o mar. Além de ter que atravessar uma perigosa avenida com intenso trafego de Ferrari's e Lamborghini's correndo a 10km/h. A vida não é facil, estou deprimido. Assim como um pirata, preciso de um barco para navegar, um tesouro para enterrar e uma sereia para beijar.... Infelizmente, Portugal precisa afundar para eu te encontrar!!! Baln. Camboriú, SC - Brasil... ps. não gosto de carnaval
Olá dona Jasmim... Deixei recentemente aqui um comentário sobre assunto profissional, que não vejo aqui nem acolá por talvez ter superado o limite permitido de tamanho. Sinalizei a possibilidade de uma oferta onde seus "raros conhecimentos assimilados" de arq./ocean. terão a aplicação perfeita. Caso queira saber mais, por favor pediria que deixasse uma sinalização aqui, e deixo o contato da minha empresa. Baln. Camboriú/SC
@@torstenbjrn8286 olá, tudo bem? Realmente não recebi notificação sobre a mensagem. Pode ser que tenha extrapolado algum limite da plataforma. Deixe o contato sim, por favor. Obrigada.
@@lucianajasmim Olá....e-mail não vai... imaginei que passar por aqui não seria possível.... a msg deve ser restringida pela plataforma.... vou tentar o whats....
Se voce ocupa zona de dunas (que jamais devem ser ocupadas) e altera os rios (que sao, quando exorreicos, quem depositam sedimentos no mar) pode esperar que um dia a conta chega. Moro em Fortaleza e aqui há pelo menos tres praias onde esse fenomeno ocorre com intensidade, e nem adianta aumentar a faixa de praia drenando areia..... o mar sempre vence, é a ssim há milhoes, ou bilhões, de anos
Não é o caso. Ali as dunas já foram levadas a muito tempo. Em Portugal não existe isso de "ocupar" kkkk nem uma semana a GNR tá lá destruindo tua casa...por isso não existem bairros em zonas de risco como no Brasil. Ali é avanço do mar mesmo, muito além das dunas. As ondas do Atlântico Norte são bem maiores que no Brasil... batem 8, 10, 12 metros. Só você olhar pra Nazaré, as maiores ondas do mundo, é bem perto daí.
@@cosmica11 Interessantes asmbas as posições. E ambas são verdadeiras. O mar sempre busca o que é seu e o homem também constroi fora de sua area de seguranças. Dai o fenômeno de cidades submerdas ou detruiidas pelas indas. Mas vc tem razão, as ondas do Atlantico Norte não são como as do sul.
@@davidguilherme8956 dunas e falésias são coisas distintas. Dunas são de areia e falésias são rochedos. Ali tinha dunas mesmo, como os moradores falaram.
@@SERGIO-cr6uy Claro e quando Portugal desaparecer mais de metade dos Países teriam desaparecido a começar pela holanda que tem 50% do seu território abaixo do nivel do mar
@@SERGIO-cr6uy sim, o Brasil enfrenta esse problema. Conheço um pequeno lugar que o rio causou isso. Muitas ruas e casas foram engolidas pelo rio. E nada foi feito. Nada mesmo!
NÃO VAI desaparecer. Puro alarmismo. No passado criaram essa narrativa a respeito de Veneza e dos paises baixos - Epoca em que Al Gore tentou eleição. Eles criam essas narrativas pra criar gatilhos de urgencia e a população clamar por aquilo que querem "vender" a eles. Ja acreditei em tudo isso no passado. O maximo que vai acontecer é o mar subir um pouco. Veneza ainda está lá e os paises baixos também.
É triste, mas não considero ser o mar o inimigo ,nem uma questão de luta.Ele sempre ofereceu bem -estar, beleza e sustento.É a resposta a anos e anos de falta de cuidados com a natureza . Muito bom que as novas gerações aprendam a manter com ela uma relação de respeito. O desafio é restabelecer o equilíbrio.
Disse tudo. O homem só destrói a NATUREZA há séculos e não devolve nada em troca. FALTA DE CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA E GRATOS, NÓS SÓ ROUBAMOS E DESTRUIMOS O PLANETA. LAMENTÁVEL. É O FIM PARA NÓS. MAS O PLANETA TERRA VAI SE RECUPERAR SOZINHO SEM OS DESTRUIDORES NÓS HUMANOS. MAS
não é só em Portugal. não é só o mar. as mudanças climáticas estão se intensificando , são irreversíveis e , não são provocadas pelo ser humano , como querem que pensemos. É muito maior. Vem de fora.
NÃO VAI desaparecer. Puro alarmismo. No passado criaram essa narrativa a respeito de Veneza e dos paises baixos - Epoca em que Al Gore tentou eleição. Eles criam essas narrativas pra criar gatilhos de urgencia e a população clamar por aquilo que querem "vender" a eles. Ja acreditei em tudo isso no passado. O maximo que vai acontecer é o mar subir um pouco. Venea ainda está lá e os paises baixos também.
Aqui no sul do Brasil, litoral Paranaense, o mar tomou conta da costa, a praia de matinhos, muitos perderam casas e comercio, o mar também avançou detruindo tudo . Recentemente fui ao litoral,e vi uma grande mudança. Fizeram drenagem de areia assim como portugal está fazendo. Esperamos que portugal consiga superar.
Que coincidência, o mar tomou conta das costas de todo o ´planeta. Menos em Balneário Camboriú, aqui foram os turistas com seus rins e bexigas cheio de cerveja
Poisé, imaginando que onde fica Vila Velha já foi fundo do mar acho isso extremamente normal! A terra é um ser vivo e com ciclos, uma hora tanto o gelo quanto água vêm. Qua do estudava no primário Veneza era muito falada que iria sumir, já tenho 44 anos e lá está aquela maravilhosa cidade que chora a peixe kkkk
De Portugal ... Olá, eu sou portuguesa e natural da região de Aveiro , uma das costas portuguesas mais ameaçadas pelo mar ! A praia da Torreira é uma das praias que existem na minha região, mas também é a praia que eu sempre frequentei desde bebé! Na região de Aveiro existem mais praias para além dessa, mas a praia da Torreira é realmente a minha praia! A praia do Furadouro está realmente a desaparecer, e eu também frequentei várias vezes quando era criança ! Existe uma outra praia que fica também em Aveiro que está praticamente sem areal nenhum, é a praia da Vagueira ! É claro há outras praias cá na nossa região que também têm um bom areal, como a praia da Costa Nova, a praia da Barra, e a praia dos Marretas! Essa última ainda é pouco conhecida, fica entre a praia da Torreira e a praia do Furadouro, e ainda está em estado selvagem! Muito obrigada pela reportagem ao meu país , mas também por mostrar a minha praia desde muito criança ! Eu e a minha família chegámos a ajudar muitas vezes os pescadores a puxar as redes, pois era habitual os turistas ajudarem os pescadores ! Eu tenho muitas saudades desse tempo ! Um abraço fraterno da Branca Albergaria a Velha Aveiro Portugal !
Vê o seu lugar desaparecer aos poucos, dói d+. Sou de Pernambuco-BR e se vcs pesquisarem, temos a mesma batalha que a Holanda. Nosso estado é abaixo do nível do mar.
Nos Estados Unidos, Inglaterra, França, enfim.....vários pontos estão sendo tomados pela erosão. É sim um fenômeno visto em muitos cantos dessa terra, acredito que seja por causa do campo magnético da terra estar movendo.
@@mijnbook Leia A Bi📖e saberá que DEUS está falando e JESUS disse pra olharmos os sinais no Céu e na terra,pois quando veres esses sinais,eis que se aproxima o fim de tdas as coisas,porem é o início das dores de parto que A PALAVRA de DEUS diz,quem tem ouvidos pra ouvir ouça o que O ESPÍRITO SANTO diz as igrejas,JESUS tá voltando,Maranata🙌🙏
@@belaforever3059,. *Não se engane,o fim se aproxima* ,.Leia A Bi📖ouça o que O ESPÍRITO SANTO diz,é só o inicio das dores,as profecias nos garante,o apocalipse se aproxima,.DEUS terá misericórdia de quem ele quiser ter misericórdia. Arrependam-se pois é chegado O REINO de DEUS,O Juízo de DEUS tá sobre a terra,.Maranata ora vem SENHOR JESUS🙌🙏
Na orla costeira de Portugal , tem muitas praias que perdem areia e outras ganha espaço com reposição de areia , mas isso todos nós que vivemos na zona do litoral sabemos disso , não é só em Portugal é no mundo inteiro .
Um recado a toda a gente do Brasil Brasil já é independente há 200 anos, já tiveram mais que tempo para se tornarem um país próspero, a responsabilidade é do Brasil, mas os políticos para não admitirem os seus erros metem a população contra Portugal. Portugal e o Brasil podiam ter sido como Reino Unido e os Eua mas por incompetência de políticos de ambos os países, isso não se tornou possível, aprendam, a culpa não é de Portugal, é de quem governa o Brasil Depois disto, a única coisa que posso desejar é paz e prosperidade ao Brasil e Portugal 🇵🇹🇧🇷
Português não gosta de brasileiros, tu não sabes oq dizes, políticos tem culpa,sim mas o preconceito contra brasileiros aí em Portugal é enorme. Tai reportagens já feitas para nos mostrar. Não tenho vontade nem de conhecer Portugal depois de saber disso! Vergonhoso.
@@cisco_brasil As únicas pessoas que "não gostam de brasileiros" são idosos que viveram a maior parte da sua vida numa ditadura facista, e o que um velho vai fazer, bater-te? 😂
@@cisco_brasilMas não é esse o único problema, todo os imigrantes deixam uma imagem no país que passam e a imagem que os brasileiros deixaram em Lisboa não foi boa, toda a hora um brasileiro/angolano fazem vandalismo contra monumentos e estátuas sobre as grandes navegações, mas esse preconceito é só em Lisboa, mas Lisboa é um lixo para se viver em comparação com o resto do país
Todos querem moradias à beira-mar e essa é uma das maiores razões para a destruição das dunas e para a consequente erosão costeira. As dunas são, ou deveriam ser, um habitat protegido e interdito a qualquer tipo de construção que as perturbe ou destrua. As dunas não são só areia. As dunas são um habitat complexo e de grande diversidade de flora e fauna. São as raízes das plantas e arbustos costeiros que seguram as dunas. Construir sobre as dunas destrói aquele habitat. Deveria haver um mínimo de distância entre a costa e as construções, com excepção de infraestruturas de apoio às actividades locais, sempre de menor impacto possível. É insustentável e pouco inteligente continuar como até aqui.
O planeta Terra está fadado ao extermínio. O ser humano não ouve a Natureza e ainda zomba dela, destrói tudo o que encontra pela frente, julga ser o supra sumo da Criação e nada respeita. O planeta está se rebelando. Coisas jamais vistas estão acontecendo, isso aqui não vai mto mais longe.
@@marciacaetano6060 O planeta vai resistir sem nós. Muito antes de nós já existia a Terra. Pior é que somos uma espécie que não se limita a autodestruir-se, destruímos tudo e todos pelo caminho.
@Hugy Ugy Infelizmente, é coisa de humanos. Também se faz no Brasil e em todo o mundo. Seja ilegalmente ou pagando subornos, ninguém pode se dizer melhor do que ninguém. Depois, o resto que fica implícito no seu desdém, fica para si.
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
Tenho dificuldades p entender porque um país como o Brasil, por exemplo, tem tanto território e preferem construir casas bem junto à praia - e pior - fazem muitos aterros também. A natureza apenas segue seu curso naturalmente!
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
@@aterravolteiaoutranaoesque8815 Eu sou descendente de português meu sobrenome é ''Bastos'' de origem portuguesa mas nunca me dei bem com nenhum português,
@@zhihuiguan965 então coloque as pedras no chão .. já lá vão uns cem anos que muitos acusam os portugueses de terem roubado o ouro do Brasil 🙄 quando na realidade de várias publicações brasileiras - o ciclo do ouro como atividade efervescente do Brasil na fase colonial, a partir do século XVII. atualmente a produção continua em grande força, com máquinas 06/07/2020 - "Estudo revela que 29 toneladas de ouro foram extraídas no Brasil apenas nos quatro primeiros meses de 2020." "Em 2020, o Brasil exportou 110,591 toneladas de ouro..." ou seja cerca de cem toneladas anuais, assim uma continuação mas com enorme acréscimo se comparado com as poucas toneladas que anualmente recolhiam à mão no período colonial.. que se situariam entre as 6 e 12 toneladas anuais das quais os reis portugueses cobravam o quinto (20%) de impostos, os 80% eram investidos no Brasil
@@marie3587 Quem rouba o Brasil de fato é a classe média branca de ascendência europeia, não são necessariamente os portugueses mas sim seus descendentes, que pertencem a uma elite latifundiária. Tem muito pessoal no Brasil principalmente nos estados do sul que se acham superiores aos demais e que não se acham brasileiros, apenas por terem descendência europeia. Falo isso por experiência própria pois minha família é descendente de portugueses e italianos e a consciência de classe é quase inexistente....
Ninguém fala nisto porque este problema não existe, há um problema pontual aqui ou ali mas na verdade o mar não está a tomar conta de Portugal, pelo menos de uma forma preocupante.
Foram ao UA-cam buscar filmes velhos, passados na televisão sim, mas como os portugueses sabem isso é muito limitado, mas no Brasil há vontade de falar sem saber.
Isso acontece aqui também em MARATAÍZES no Espírito Santo à beira mar, as casas, hotéis, restaurantes ou foram demolidas ou e sólidas por causa do avanço do mar....é a natureza pegando de volta o q já foi dela...normal
Muito triste tudo isto!!! Nasci no Brasil mas tenho minha mãe Portuguesa. Amo este país por isto fico de coração partido. Pois moro na região dos lagos em Cabo Frio. Rio de Janeiro.
E em Espinho quando a fábrica das conservas Brandão Gomes foi engolida pelo mar, quando a antiga igreja também destruida pelo mar, quando vários quarteirões foram engolidos pelo mar enunca foram recuperados.
Ilha Comprida no extremo sudoeste do Litoral paulista, está sendo engolida pelo mar, em partes por água e outras por areia, o enquanto no outro extremo praias da Paraíba estão sendo assoreadas, enquanto o mar está se afastando da costa em uma parte e invadindo outras. São fenômenos decanos (anos e décadas) e até secular (se consumará em média 90, 100 anos) à frente..
Fenômenos naturais, diga-se de passagem. O que não dizem, via de regra, é que, quase sempre, as áreas afetadas são aquelas onde ocorreram ocupações irregulares...
Esquisito, há anos atrás já sonhei com isso, o mar invadia a área urbana e atingia a minha casa com ondas altíssimas batendo na parede da minha casa; e eu nem moro no litoral! Era sofrível ver aquilo.
O ser humano tem de acordar para a realidade. O nosso planeta está em transformação o que é absolutamente normal. Só não sabe quem não procura o conhecimento. Mesmo sabendo, muitos preferem ignorar.Sou portuguesa vivo cá desde sempre. Concluo que a responsabilidade é de todos sem excepção. Gostei do vídeo. Obrigada
sim,sempre em constante mudança,tivemos eras glaciais,eras mais quentes, o mundo se transforma,tem continentes inteiros q deixaram de existir, vi um video de um continente q dizem ter existido entre china africa e australia,e desapareceu.e dizem pelo relevo no mar q realmente é provavel q tenha existido, a erosão destroi naturalmente, vc vai ver regiões de rio q erosao faz casas cairem ao chao,solos cederem, imagina o mar batendo com mais violencia todos os dias
Sejam bem vindos ao Brasil, se dependesse de mim é sempre serão bem vindos. E com o coração aberto, venham queridos, tudo tem seu tempo e nada é eterno. Deus é bom, mas a natureza é implacável! Ninguem sabe o que nos guarda no futuro.
Na Figueira da Foz, Portugal, nos últimos 70 anos o mar recuou mais de 500 metros. Verificaram este caso?! E as torres de Ofir, Esposende construídas em plena duna, área protegida?!
A praia da figueira da foz o mar está cada vez mais longe. Já a Costa de Lavos por exemplo quase que já nem tem praia. Há 10 anos para cá que é evidente. Destruição das dunas, construções ilegais etc.. penso que daqui a 15/20 anos muitas das nossas praias irão desaparecer
@@oscarmontenegro5658 a figueira da foz ,quando a visitei há 62 anos ,o mar , ficava tão longe da estrada com peredão ,que nem se via onde começava o mar ,pois fazia um leve declinio ! Tem bem menos tempo que visitei de novo ,e fiquei bem admirada com o tamanho da praia ,pois está muito ,mas muito mais curta .O mar tomou posse da praia ! A Costa De Lavos ,já era bem curta há 48 anos
Gostaria de agradecer a DW por realizar tanto conteúdo importante. Esses conteúdos me ajudaram com o espanhol e com o inglês, sem falar ainda com a atualização dos problemas humanos mundo a fora.
O Kuait está fazendo o contrário. Está abrindo espaço em uma planície litorânea para o mar avançar no deserto através de canais e construindo casas. A solução (muito cara) diminuiu a erosão no litoral próximo e refrigerou a região, diminuindo o calor e a plantação de árvores criou um novo ecossistema... Mas será que está dando certo ? Se será viável no futuro, acho que só o tempo dirá... Né !?
Mas o Kuwait não tem um governo socialista e corrupto como o que existe contra Portugal. A turminha europeia do Lula-PT - PCC. Isso diz tudo povo é apenas manipulado para mais miséria e dependência fo Estado socislista de Marcelo.
@Lua 6 vezes haaa. Tá. . Que seja vizinha. Não importa. Vc é vizinha de um sem vergonha socialista. O Lula-PT de Portugal. Finge ser bonzinho. Mas prejudica o povo português. Grande parte da miséria dos pescadores de deve a serem obrigados a vender peixe a estatal de pesca como " pequenos" e a sustentar um sindicato. Falta liberdade econômica de evoluírem como empresa de pesca cada uma das associações que tem quota máxima de pesca. Preços tabelados. E até estatal naval a qual deven estar vinculados. Socialismo ajuda " cim" . Deixa dependentes do Estado co. Subsídios. E o pior quando ganham algum dinheiro boa parte vai para sustentar sindicalistas socialistas (parasitas) do trabalho alheio.
Muito importante essas notícias sobre o litoral de Portugal. Passamos por isso aqui em Olinda Pe e quase toda Orla do litoral pernambucano. Aqui em Olinda, não temos mais praia, por conta dos diques de proteção feitos c,/ areia e pedras.
Não se preocupe que Portugal não vai desaparecer coisa nenhuma. Aqui nunca ninguém ouviu falar de tal barbaridade. Em Portugal o Brasil é conhecido pelo país das "fake news" e mais uma vez elas aqui estão.
Estive em Porto de Galinhas. Fiquei apavorada com a destruição e poluição com as areias das praias devido os restaurantes estarem sendo construídos na areia. Me pergunto em como a prefeitura aprova obras assim?
@@giseannemiguelalbuquerque9668 da dinheiro né por isso vale a pena para eles aprovar a construção ali. E também enquanto tiver dando lucro tá bom. Mas quando vem a consequências aí quem tá errada é a natureza.
@@vitornunes7058 Você pelo jeito não conhece o Brasil rapaz!! Diversas praias ,em vários Estados estão sendo invadidas sim! De norte a sul!! Você que é um desinformado,ou não tem condições,de conhecer o próprio país, ou está assistindo notícias sobre Marte!!
Quando jovem,morei muitos anos em Olinda- Pe. Na época, há mais de 40 anos, haviam vários restaurantes à beira mar, que não existem mais, pois foram engolidos pelo mar. Hoje moro no Janga-Paulista, onde o avanço do mar já destruiu os calçadões várias vezes. A prefeitura refaz e o mar destrói de novo. Não creio que haja solução para isso.
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
Sou descendente de português meu sobrenome é Cascaes meu avô Gerânio Cascaes veio na época da guerra morreu novo más deixou uma grande família aqui no Pará na Ilhs das Onças onde morava....gostaria de encontrar parentes nosso aí em Portugal..cheguei a ir em Cascais em 2006.em busca de alguma coisa porém voltei sem resposta..se alguém puder responder algo agradeço
@@CUNDUNDO os restaurantes que ficavam do lado do mar não existem mais pois o mar avançou e destruiu, ex.rest.rainha do mar, samburá,restaurante agulha frita,restaurante zé pequeno e outros. Os que continuam estão do outro lado da rua, não do lado do mar.
Parabéns pela reportagem, esclarecedora, infelizmente essa tendência do mar tomar conta, ir avançando se passa faz em todo planeta. E o homem nunca pode nem poderá competir com a força da natureza.
Já viajei por todo litoral brasileiro e o fenômeno é de norte a sul .Camboriú e um exemplo da natureza raivosa ,Já fotografei,filmei lugares que não existem mais... A diferença é que o Brasil e cinquenta vezes maior que os irmãos portugas.
Exato Pontal de Atafona, em São João da Barra-RJ Embora seja área naturalmente instável, o segundo maior delta do Brasil, o assoreamento do rio Paraíba do Sul e o desvio de suas águas para abastecer cidades, o enfraqueceu na foz
Eu Vivia Em Copacabana,Numa Cobertura,Mas,Nessa época,Já dava pra Entender,Que Todo O Rio De Janeiro,Vai ser engolido pelo Mar mim futuro..Ou Seja,Todas as Regiões Litorâneas do Mundo,Vão ser Invadidas pelo mar...É A Realidade Do Planeta Terra ....Boa Sorte prá todo o Mundo....
O país mais afetado por esse fenômeno é o Japão, obviamente, por ser basicamente um conjunto de ilhas. Me parece que boa parte das pessoas que procuram soluções para esses problemas não procuram soluções já feitas com sucesso em outros países.
tudo oqué o Homem plantou tá colhendo é só ó começo nás próximas geração muitos lugares não mais existirão sé não fazerem nadá pará conbaterem ás erozôes dó futro qué tá aí 🤔
Parabéns pelo documentário apesar de não ser esse exatamente o caso em Portugal, não deixa de ser uma forma de chamar a atenção das autoridades competentes para esta situação que merece medidas preventivas urgentes .
Isso acontece em vários lugares do planeta. No litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral sul de Santa Catarina muitas pessoas já perderam casas. Cada vez mais isso vai acontecer infelizmente.
Há pouco tempo vi uma reportagem sobre como o Alaska ficou 30 anos sem pescar! O motivo foi a pesca sem controle e quase dizimou toda a vida marinha! Hoje eles têm a consciência de que devem dar tempo para a reprodução da vida marinha e todos respeitam!
Se as pessoas fossem mais curiosas da nossa História, sabiam que a costa portuguesa (e de todos os países banhados pelos oceanos), já foi a uma distância de (em média) 10 km da actual costa. Por isso, em Aveiro, até há a Costa Nova. E a costa velha? Alguém sabe onde era? O mar chegou a terras que hoje as pessoas nem sonham. Ovar, Estarreja...Vieira de Leiria...E para lá há-de voltar com certeza. E no Brasil, a primeira casa, ou o palacete, onde o rei D.João VI e a família real moraram, quando fugiram dos invasores franceses, era numa colina pertíssimo da praia. E hoje essa casa fica muito distante do mar.
São muito reais, Ilha comprida que o diga, era uma cidade, agora só mar. E assustador, pois do outro lado da ponta o mesmo mar deposita toda areia. Um lado enche e outro lado secando. Sinistro. Procura que tem um documentário na internet e em SP. Quando mostra o mar avançando, derrubando árvores enormes as raízes enormes as ondas arrancam com tudo, as raízes parecem árvores. Se nós fôssemos derrubar as árvores daquele jeito? Só com um trator bem potente. E O MAR? Arranca com uma facilidade. Que fenômeno e esse?😱
Não só Portugal que sofre e sofrerá, o mundo todo, aqueles países que tiverem costa terão muitos problemas, calor em excesso no futuro, imigrações em massa, cidades costeiras sofrendo por invasão das águas não só por causa do aquecimento global, mas também por causa de grandes tempestades, estima-se que serão mais de 35 trilhões de dólares e mais de 100 milhões de pessoas passando por isso provocando migrações. A cidade que vivo e nasci, Porto Alegre é uma das tantas que estará embaixo d'água!
@@chronos5457 , Porto Alegre não está distante do litoral, essa cidade (capital gaúcha) é banhada por um lago que no costume popular é chamado de rio, lá na década de 60 inundou a maior parte da cidade deixando muitos desabrigados, esse lago/rio tem ligação com uma lagoa que por sua vez ligação com o oceano. Devo ressaltar que o litoral gaúcho em uma parte é um estreito de terra e muito do estado é plano. Pelas previsões até o final do século o Rio grande do Sul será de 80% a 90% tomado por água, sua região mais alta, a serra gaúcha, estará livre dessas supostas inundações, o mesmo ocorrerá com Santa Catarina, todo o Uruguai, parte da Argentina, Paraguai, toda a costa brasileira, mas vá saber se isso acontecerá, só esperar para ver ou tomar medidas de precaução!
É visível no documentário a ocupação irregular das dunas e restingas. O que poderiam esperar nossos irmãos portugueses? Fico admirado que as autoridades européias locais não tenham alertado e controlado essa situação que é de evidência gritante para qualquer técnico da área de biologia/geografia costeira. Faltou fiscalização e presença do Poder Público. Mas, mesmo assim, ainda é possível reverter essa situação: começando por retirar imediatamente as construções limítrofes instaladas sobre as dunas. Mas... quem vai querer sair?
Chega a ser deplorável ver tantos comentários de compatriotas com teor discriminatório, quanto rancor no coração. Portugal é um país de gente com muita bravura e de resiliência, um país que me acolheu de braços abertos. Um abraço do Zuca que vive em terras lusas. Cumprimentos.
Obrigada pelo comentário. A maioria dos brasileiros online com que me cruzo têm uma xenofobia intensa contra Portugal. Em contrapartida, a maioria dos brasileiros com que me cruzo pessoalmente são pessoas decentes... Enquanto assim for está bom.
Vias costeiras são sempre assim, vá ao Nordeste do Brasil, aos poucos não tem como passear de Buggy.. o Mar, a natureza pede de volta oque foi tirado dela, vá também até a região dos Lagos no Rio de Janeiro, até em Ipanema, Leblon há época de altas Marés, a água vem até o asfalto!!!😱😱😱😱
a apúlia é a praia que costumo frequentar e assusta o avanço do mar ao longo dos anos. quase não há espaço na praia na maré alta e todos os anos está uma casa diferente prestes a ruir.
O mar está onde SEMPRE esteve. O homem é que tem construído infrasetruturas para aproveitar solo que era do mar... O problema é que essas infraestruturas precisam de manutenção e algumas foram mal construidas e o mar está a voltar ao lugar normal... E esta situação não acontece em praias que o Homem tentou ampliar em direção ao mar, nessas está tudo igual, sem problema nenhum.
Agora com a chegada de muitos brasileiros e outros imigrantes a construção estão a aquecer por cá, não há casas para todos , daí muitas construções a evoluir pra lá
@@marasouzabrasil3226 na reserva natural da arriba fóssil da Costa da Caparica temos o bairro de barracas, que aí surgiu ilegalmente, onde vivem muitos migrantes em condições miseráveis.
Apesar de tudo que vi não ser a minha realidade, me solidarizo com cada irmão português sobre essa triste realidade, E aos políticos locais e lideranças locais o meu mais veemente apoio por abraçar essa causa. Vivo a milhares de km deste local, mas entristeço-me em ver meus irmãos portugueses vivendo esse dilema. .
É tão triste, com esse vídeo também pude perceber que Portugal tem um lado pobre e frágil, igual a todos os países, nem tudo é só riqueza como é mostrado na tv e nas propagandas, é tão triste essa realidade!! Sobre a natureza ela está pedindo socorro, e os governantes não conseguem perceber isso, ou tentam fingir que não sabem.
@Lua 6 vezes Eu vivo nos Estados Unidos , aqui existem cidades que nao podes andar se nao fores dessa cidade. Andava em Tenton NJ a noite para tomar um copo? ou em Compton? ou em Detroit? Como muitas mais outras... Eu estava a comparar Portugal e USA dois paises de primeiro mundo. Em Portugal existem pobres, mas eles nao sao tao deseperados como os pobres dos EUA, e muito menos violentos. Comparar Etiopia, Senegal, Costa do Marfim, etc que sao paises que ainda estam em fase de crescimento nao e estar a comparar peras com peras.
Isso acontece na orla marítima do Nordeste brasileiro. Em Fortaleza, o mar já engoliu várias ruas. Fizeram um quebra-mar, no qual havia uma locomotiva em cima, tudo isso sumiu engolido pelo mar.
Em relação a pesca uma boa alternativa é a piscicultura e em relação ao nível do mar é bem complicado é tanto que já conversamos esse assunto aqui no Brasil devido o aquecimento global e suas consequências como o derretimento das calotas polares.
Existe um desenho de bloco de concreto que deu resultados. Esse sistema até propícia o acúmulo natural de areia. Também pode-se fazer barreiras um pouco mais mar adentro quebrando as ondas.
Aqui no Brasil existe uma cidade muito mais ameaçada pelo avanço do mar que Portugal, e por ironia do destino é a capital da antiga capitania de Nova Lusitânia (Pernambuco), Obviamente me refiro a Veneza brasileira, Recife!
@@ultramarine40k65 Vindo de um palmeirense, tu provavelmente imagina que eu que dei esse apelido a cidade certo? basta fazer uma simples pesquisa na própria internet amigo, a cidade do Recife sempre foi conhecida assim por ser literalmente vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas. um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, dezenas de canais e várias pontes... Mas se você quiser eu posso considerar que São paulo é a Veneza brasileira da fumaça e esgoto. 😂🤣🤣🤣
chamar uma cidade horrorosa de gente feia de veneza brasileira é um como cuspir na cara dos moradores da verdadeira Veneza. Recife é uma cidade decadente, e cheia de gente feia, apenas isso.
@@torrecillas999 E por acaso tu pode falar o mesmo do Sudeste tbm? que comentário sem noção... O nordeste tem 9 estados amigo, alias estamos na internet então seja cauteloso em comentar tais informações pois é muito simples verificar isso, e foi oque fiz. veja: "No ranking geral, Guarulhos, a segunda maior cidade do estado, ficou na 81ª posição entre os 100 municípios analisados. O município trata apenas 4% do esgoto e despeja os outros 96% no Rio Tietê." `Paz pra ti.
Eu sou português, moro em Portugal e nós não estamos desesperados com o avanço do mar coisissima nenhuma. O mar sempre avançou e recuou e tirando excepções de inundação que também existe em outras partes do mundo, está tudo normal em Portugal . E tambem trabalho em uma praia que frequento há 42 e anos onde posso constactar que o avanço do mar sempre foi o mesmo.
Amigo isto é Brasil no seu melhor!! Portugal está mesmo a ficar um desastre!!! ISTO E ESTE TIPO DE COMENTÁRIOS NÃO SÃO ACEITÁVEIS!! NÃO VIMOS ISTO NAS OUTRAS CULTURAS DOS NOSSOS EX TERRITÓRIOS PORTUGUESES!!!! SIMPLEMENTE UMA VERGONHA!!!
Lembro- me de quando era criança uma faixa comprida até chegar na água no litoral de SP. Mas cada vez o nível do mar tem subido e o mar invadindo asfalto a dentro. Porém lembro também de caminhões carregado de areia da praia vendido pela prefeitura em baixa temporada.Era impossível deitar na praia sem ter medo de ser atropellada por um caminhão. 😔
Sou de próximo de Esmoriz e Furadouro, mas posso dizer que a Apúlia (tem o nome da região Italiana, sim), é possivelmente uma das mais bonitas do país. O plano que ali estava mostrado era muito interessante.
Belas praias! Infelizmente todo o planeta tem passado por várias mudanças ambientais. Espero que o governo português consiga ajeitar toda essa situação, são lugares muito bonitos pelo que vi nos vídeos .
Boas kau posso dizer que portugal está em fase expansionismo portugal daqui a 100 anos ou menos só depende de como correr o projeto e como quiserem levar o projecto mas portugal quer expandir mais seus territórios tem videos youtube falar sobre isso se isso acontecer portugal vai ser o 5 maior país do mundo! Tem aqui video falar sobre projecto ua-cam.com/video/YQ2FJJcd9go/v-deo.html
@@robin28900 5 maior país do mundo em território, sendo que esse território seria marítimo. Expandir no mar é extremamente caro, com a recessão e o endividamento de Portugal ele não tem condições de montar projetos que custa trilhões.
Não se preocupe que Portugal não vai desaparecer coisa nenhuma. Aqui nunca ninguém ouviu falar de tal barbaridade. Em Portugal o Brasil é conhecido pelo país das "fake news" e mais uma vez elas aqui estão.
Isso está ocorrendo em muitos lugares pelo planeta terra. Mas se acontecer por invasão do mar o desaparecimento de certos lugares em Portugal,vale dizer,que existem também em vários países pelo mundo,infelizmente os pescadores são os mais prejudicados.Agora,as partes mais altas de Portugal, provavelmente Portugal serão mais protegidas,porém é bem importante que governo esteja focado amenizar tal situação.
Não só o Rio de janeiro irá passar por isso, é um processo lento e o Brasil assim como outras nações irá perder sua costa e há previsões que a amazônia sofrerá tendo um lago interno salgado!
@@yurimagalhaes939 , veja o que a velha geração (60, 70, 80 anos) estão deixando e não estou me isentando, tenho 44 anos e não consegui mudar nem o nosso país para melhor e sou a segunda geração mais ou menos, isso tudo se confirmar será terrível!
@@andersonmaciel5532 Amigo, o aquecimento global é um resultado da ação humano que começou na Primeira Revolução Industrial... Claro que ao longo do tempo o mundo foi desmatado por essa gerações mas não se culpe tanto...
@@cacildanaraujo13 Plenamente de acordo consigo!! O conceito de campo e natureza ,é nosso! O conceito de cidade,é deles,os donos d'isto tudo!! Ter serenidade para sentir e entender tudo isto ,leva tempo para muitos,para outros ,é mais fácil e rápido! Infelizmente,há os que nunca chegam ao tal sítio...! Com muita pobreza material e espiritual á mistura ,é dificil chegar lá! Rezemos , rezemos , estudemos muito. Fé e sabedoria,andam e devem andar de mãos juntas! Um abraço para si , desde Noroega.
É realmente triste tudo isso acontecendo numa comunidade pesqueira que precisa dos políticos para resolver de vez esse caso. Que tudo se resolva logo. JESUS e a Virgem de Fátima proteja os moradores dessa praia tão linda!.
Eu sou Português e vivia numa zona chamada Aveiro, eu lembro me de ser criança e ter dezenas de metros de areia até ao mar, e pro fim já so tinha 10 metros se tanto, numa questão de mais ou menos 10 anos
Querido? Povo arrogante, invejoso e covarde. Daqui ngm terá a vida eterna. Papam futebol enquanto o Costa comunista destroi o país, e governa em prol dos ricos. País de boludos
Sempre ouvi dizer! O que pertence ao Mar, um dia ele irá buscar! E é pura realidade , tem várias zonas em Portugal que tem maus de 10 klm's de areal pra o interior, por isso vejam o que foram retirar à natureza.
Isso está ocorrendo em todo mundo. Morei perto do porto de Mie Ken no Japão, e uma vez por ano durante 30 dias ficamos com água até a canela, não tem por onde fugir.
aqui em ubatuba litoral d sp o mar em poucos anos vai invadir a pista de varias praias, a 30 anos atras isso nao era assim, o mar esta subindo no planeta todo
Tenho muita pena pois sou português e do norte mas devo dizer que há pessoas que se pudessem morar dentro do mar morariam por favor respeitem o senhor mar
@@freda_arlendan não... Florianópolis é uma cidade, maior parte está situada em uma ilha. Mas estão construindo muitos prédios altos, sem o cuidado de melhorar a infraestrutura. São MUITOS prédios, muitas pessoas vindo morar, muitos carros nas poucas ruas... Não cabe mais!...
O norte de Portugal está largado... isso não ficaria assim em Cascais ou no Algarve, que são lugares turísticos. Mas o poder público não olha para os lugares que não dão lucro.
@@luckyman5958 Simplesmente não é viável conter o mar. E há décadas já deveriam ter sido implementados projetos de deslocalização, ao invés disso consolidaram ainda mais a mancha urbana em áreas de risco. Tenho pena que agora os dinheiros públicos entrem mais uma vez para pagar a irresponsabilidade privada. Quiseram uma casa em cima da praia, quando esta for derrubada pelo mar, que se virem! É o preço a pagar por essa decisão.
Muitos lugares proíbem pesca com rede, e recebem multa alta por pescar em época de reprodução. Acredito que a falta de peixe é uma soma de fatores e não se deve só as mudanças climáticas, mas tb pela falta de cuidado ao tratar e respeitar os recursos naturais. Sem contar a quantidade de lixo que os peixes estão ingerindo, águas poluídas com todo tipo de produtos químicos e resíduos. A natureza só nos dá bênçãos e respondemos com ingratidão e destruição.
No litoral do Norte - e há um vídeo sobre isso no UA-cam - existem há anos navios chineses ancorados que servem como armazéns para a pesca de barcos menores. Os barcos menores levam seu pescado a esses navios e depois voltam para buscar mais, qdo os navios estão bem cheios outros navios menores vêm até eles e recolhem a carga levando-a para seu país de origem. Tentaram fazer isso no litoral africano mas foram expulsos; aqui estão à vontade e fazem o que querem, chegaram a atirar em um barco pesqueiro brasileiro que avançou um pouco mais além do ponto costumeiro, mas ainda dentro do território nacional. Esses navios retiram peixes em excesso, não respeitam nada, inclusive pescam tubarões bbs e outros peixes em extinção. Estão acabando com tudo e ninguém toma uma providência porque não interessa. O governo brasileiro é um caso de polícia internacional.
@@marciacaetano6060Se Chama a isto..O Quê..?????Políticos Corruptos...?????Lógico..A China está Detruindo Todo o planeta Terra...É preciso que todo o Mundo,Façam como eu...Não compro produtos Mad in China..Acordem Povos De Todo o Mundo...kkkkk
O país corre tanto o risco de desaparecer como qualquer outro com orla costeira. O mar já esteve mais longe e já esteve mais perto. A zona onde me encontro apenas há 500 anos estaria em parte submersa. Dois mil anos atrás tudo isto era Oceano Atlântico. As pessoas tendem a pensar na terra como sendo firme. Nada é permanente. As placas tectónicas movem-se, separam-se, juntam-se de novo. Continentes que existiram desapareceram, outros se formaram. Nós estamos cá apenas por um momento. E nada nos pertence.
Sim concordo ,mas existem países mas vulneráveis q estão pouco acima do nível do mar , a Holanda por exemplo está a apenas 1 metro acima do nível do mar ( todo o país )
Mas uma tecnologia da China vai mudar isso, a natureza no planeta terra será controlada por um computador chinês 🙏
@@jonatandanilodanilo1306 A Holanda construiu os Flanders e avançou rumo ao mar. Já em Portugal ocorre o contrário, pois é o mar que avança rumo ao continente.
Perfeito seu comentário.
@@jonatandanilodanilo1306 mais vulneráveis* e Holanda não ser chamada assim: ou é Países Baixos ou Neerlândia. Concordo, por isso tem umas das melhores Engenharias quando se trata de águas. Portugal vai que se reinventar ou desaparecerá.
Isso acontece no Brasil, no Sul da Bahia já fiz várias denúncias sobre a destruição da restinga... Infelizmente, até onde sei, minhas denúncias foram ignoradas.
Voce reclama para quem ?? Para o dono do mar ??? alguém pode com as forças marinhas ???
Engraçado é que ninguém fala da pesca predatória, do excesso de pesca ocorrendo dia e noite. Os recursos naturais não são ilimitados. De onde nada de bom se põe e tudo de bom se tira... uma hora acaba. Jogam lixo, esgoto, petróleo, resíduos de fábricas e tudo de ruim e recolhem menos peixes. É óbvio que cada vez mais teremos menos peixes e mais poluição.
@@aparecidofurlaneto7054 no Brasil a Marinha é responsável pela Costa.. mas fiz minha denuncia no disque denuncia, anônimo, onde a polícia ambiental ou o IBAMA, confirmam ou não a veracidade da denuncia.
@@aparecidofurlaneto7054 a natureza tem sua própria forma de se proteger... E a melhor é através da vegetação nativa, que fixa as dunas.
Pode procurar uma cidade chamada Mucuri, localizada na Bahia... A vegetação nativa, criou novas dunas e hoje o mar não avança mais, mas antes disso foram feitos espigões, já que o avanço do mar já estava muito crítico.
@@aparecidofurlaneto7054 na cidade do Rio de Janeiro, a restauração da restinga (vegetação nativa) também recuperou uma boa faixa de areia... Existe um documentário bem interessante, Se não me engano, o nome é "Restinga"
Sou oceanógrafa e arquiteta, e ouço também essas coisas por aqui no Brasil. Em Santa Catarina a situação é bem parecida com a descrita no vídeo, e o ânimo das comunidades pesqueiras é muito semelhante, a decepção com os governos é a mesma. Entretanto, em muitos casos não há uma solução que possa agradar a todos, pois essas obras caras de engenharia não são capazes de realmente resolver o problema como as comunidades costumam esperar. Nem a costa e nem o mar irão retornar ao que eram antes, e a tendência é que as mudanças se acelerem conforme os processos climáticos se intensificam. A solução real seria nos preparamos para essas mudanças, e ajudarmos essas comunidades a se adaptarem, investindo em assentamentos postos em áreas seguras (e que respeitem a dinâmica social já existente) e planejamento para a economia local (obviamente prevendo subsídios e fomentos até que a situação se estabilize). E repetindo o óbvio dito por quase todo cientista: precisamos evitar e remediar os danos que temos causado à dinâmica e aos ciclos biogeoquimicos do planeta antes que isso nos destrua. Mas é claro que precisamos também lidar com a realidade mais imediata, e as recentes chuvas no litoral de São Paulo, concentrando mais de 600mm em poucas horas causaram um desastre absurdo que deixaram pelo menos 40 desaparecidos e mais de 2,5 mil desabrigados. A situação da paisagem é diferente, mas é a mesma interação destrutiva entre o mar e a costa, intensificada pelo aquecimento global. Enfim, os problemas são muitos, e as tragédias cada vez maiores... infelizmente. 😔
Oceanógrafa e arquiteta... provavelmente já me apaixonei e não sei... sou construtor, mas nas veias tenho água do mar, além de surfar vivo para navegar.
Estranha coincidência aqui encontrar, alguém que escreve pelos cotovelos e se não me superar é certo que pode empatar. Disse coincidência, pq se refere à comunidade que faço parte, meu ânimo agora está animado, graças a sua sugestão de subsídios e fomentos que vejo agora ter direito (é direito ou é da esquerda [?]). Aqui onde moro (frente mar) em Baln. Camboriú, imagino sermos quase vizinhos, passo mtas necessidades desde que alargaram a praia, pois todas as vzs que levo meu equipo para velejar até o mar tenho que caminhar distancias absurdas (50 metros), me deixando ofegante e por vzs queimando meus pezinhos na areia escaldante devido ao aquecimento global, entre meu lar e o mar. Além de ter que atravessar uma perigosa avenida com intenso trafego de Ferrari's e Lamborghini's correndo a 10km/h.
A vida não é facil, estou deprimido. Assim como um pirata, preciso de um barco para navegar, um tesouro para enterrar e uma sereia para beijar.... Infelizmente, Portugal precisa afundar para eu te encontrar!!!
Baln. Camboriú, SC - Brasil...
ps. não gosto de carnaval
@@torstenbjrn8286 😅👏👏👏👏😅
Olá dona Jasmim... Deixei recentemente aqui um comentário sobre assunto profissional, que não vejo aqui nem acolá por talvez ter superado o limite permitido de tamanho.
Sinalizei a possibilidade de uma oferta onde seus "raros conhecimentos assimilados" de arq./ocean. terão a aplicação perfeita. Caso queira saber mais, por favor pediria que deixasse uma sinalização aqui, e deixo o contato da minha empresa.
Baln. Camboriú/SC
@@torstenbjrn8286 olá, tudo bem? Realmente não recebi notificação sobre a mensagem. Pode ser que tenha extrapolado algum limite da plataforma. Deixe o contato sim, por favor. Obrigada.
@@lucianajasmim Olá....e-mail não vai... imaginei que passar por aqui não seria possível.... a msg deve ser restringida pela plataforma.... vou tentar o whats....
Se voce ocupa zona de dunas (que jamais devem ser ocupadas) e altera os rios (que sao, quando exorreicos, quem depositam sedimentos no mar) pode esperar que um dia a conta chega. Moro em Fortaleza e aqui há pelo menos tres praias onde esse fenomeno ocorre com intensidade, e nem adianta aumentar a faixa de praia drenando areia..... o mar sempre vence, é a ssim há milhoes, ou bilhões, de anos
Não é o caso. Ali as dunas já foram levadas a muito tempo. Em Portugal não existe isso de "ocupar" kkkk nem uma semana a GNR tá lá destruindo tua casa...por isso não existem bairros em zonas de risco como no Brasil. Ali é avanço do mar mesmo, muito além das dunas. As ondas do Atlântico Norte são bem maiores que no Brasil... batem 8, 10, 12 metros. Só você olhar pra Nazaré, as maiores ondas do mundo, é bem perto daí.
@@cosmica11 Interessantes asmbas as posições. E ambas são verdadeiras. O mar sempre busca o que é seu e o homem também constroi fora de sua area de seguranças. Dai o fenômeno de cidades submerdas ou detruiidas pelas indas. Mas vc tem razão, as ondas do Atlantico Norte não são como as do sul.
Não é uma duna é falésia o nome
@@davidguilherme8956 dunas e falésias são coisas distintas. Dunas são de areia e falésias são rochedos. Ali tinha dunas mesmo, como os moradores falaram.
@@cosmica11 errado meu caro, trabalho com isso, geologia, mas enfim, quer me ensinar coisa de 5 anos de estudo🙄
O que é do mar é do mar, não tem como vencer algo que já pertence a ele.
Que Deus nos abençoe grandemente as Nossas Vidas com muita saúde e paz, para o nosso Brasil 🇧🇷 e Portugal 🇵🇹. Gratidão muita gratidão 🙏🙌🙏💞
Espero que não aconteça o pior. Portugal é um lindo país. Desejo que resolvam essa situação se todos se unirem.
@@SERGIO-cr6uy Claro e quando Portugal desaparecer mais de metade dos Países teriam desaparecido a começar pela holanda que tem 50% do seu território abaixo do nivel do mar
@@SERGIO-cr6uy sim, o Brasil enfrenta esse problema. Conheço um pequeno lugar que o rio causou isso. Muitas ruas e casas foram engolidas pelo rio. E nada foi feito. Nada mesmo!
Espero que aconteça o pior. Portugal é um podre país. Desejo que NÃO resolvam essa situação se todos se matarem.
NÃO VAI desaparecer. Puro alarmismo.
No passado criaram essa narrativa a respeito de Veneza e dos paises baixos - Epoca em que Al Gore tentou eleição.
Eles criam essas narrativas pra criar gatilhos de urgencia e a população clamar por aquilo que querem "vender" a eles.
Ja acreditei em tudo isso no passado. O maximo que vai acontecer é o mar subir um pouco. Veneza ainda está lá e os paises baixos também.
@@a.m.o8432 porém Portugal é minúsculo, já o Braasil para desaparecer por causa do Mar demoraria ainda muito tempo.
É triste, mas não considero ser o mar o inimigo ,nem uma questão de luta.Ele sempre ofereceu bem -estar, beleza e sustento.É a resposta a anos e anos de falta de cuidados com a natureza . Muito bom que as novas gerações aprendam a manter com ela uma relação de respeito. O desafio é restabelecer o equilíbrio.
Disse tudo.
O homem só destrói a NATUREZA há séculos e não devolve nada em troca.
FALTA DE CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA E GRATOS, NÓS SÓ ROUBAMOS E DESTRUIMOS O PLANETA.
LAMENTÁVEL. É O FIM PARA NÓS.
MAS O PLANETA TERRA VAI SE RECUPERAR SOZINHO SEM OS DESTRUIDORES NÓS HUMANOS. MAS
não é só em Portugal. não é só o mar.
as mudanças climáticas estão se intensificando , são irreversíveis e , não são provocadas pelo ser humano , como querem que pensemos.
É muito maior. Vem de fora.
NÃO VAI desaparecer. Puro alarmismo.
No passado criaram essa narrativa a respeito de Veneza e dos paises baixos - Epoca em que Al Gore tentou eleição.
Eles criam essas narrativas pra criar gatilhos de urgencia e a população clamar por aquilo que querem "vender" a eles.
Ja acreditei em tudo isso no passado. O maximo que vai acontecer é o mar subir um pouco. Venea ainda está lá e os paises baixos também.
Não há nada de novo debaixo do sol.
O que foi, é e será.
Inversão...
Vdd. Inimigo é o homem, p a natureza
Aqui no sul do Brasil, litoral Paranaense, o mar tomou conta da costa, a praia de matinhos, muitos perderam casas e comercio, o mar também avançou detruindo tudo . Recentemente fui ao litoral,e vi uma grande mudança. Fizeram drenagem de areia assim como portugal está fazendo. Esperamos que portugal consiga superar.
Que coincidência, o mar tomou conta das costas de todo o ´planeta. Menos em Balneário Camboriú, aqui foram os turistas com seus rins e bexigas cheio de cerveja
E a tendência é aumentar
No norte do Brasil tbem , o Atlântico tá fazendo caminho...
Poisé, imaginando que onde fica Vila Velha já foi fundo do mar acho isso extremamente normal! A terra é um ser vivo e com ciclos, uma hora tanto o gelo quanto água vêm. Qua do estudava no primário Veneza era muito falada que iria sumir, já tenho 44 anos e lá está aquela maravilhosa cidade que chora a peixe kkkk
Não vamos superar enquanto tratamos a natureza como se fosse algo desconexo de nós. Ela vai nos expulsar meio mundo.
De Portugal ... Olá, eu sou portuguesa e natural da região de Aveiro , uma das costas portuguesas mais ameaçadas pelo mar ! A praia da Torreira é uma das praias que existem na minha região, mas também é a praia que eu sempre frequentei desde bebé! Na região de Aveiro existem mais praias para além dessa, mas a praia da Torreira é realmente a minha praia! A praia do Furadouro está realmente a desaparecer, e eu também frequentei várias vezes quando era criança ! Existe uma outra praia que fica também em Aveiro que está praticamente sem areal nenhum, é a praia da Vagueira ! É claro há outras praias cá na nossa região que também têm um bom areal, como a praia da Costa Nova, a praia da Barra, e a praia dos Marretas! Essa última ainda é pouco conhecida, fica entre a praia da Torreira e a praia do Furadouro, e ainda está em estado selvagem! Muito obrigada pela reportagem ao meu país , mas também por mostrar a minha praia desde muito criança ! Eu e a minha família chegámos a ajudar muitas vezes os pescadores a puxar as redes, pois era habitual os turistas ajudarem os pescadores ! Eu tenho muitas saudades desse tempo ! Um abraço fraterno da Branca Albergaria a Velha Aveiro Portugal !
A erosão é inimiga do ambiente... e a humanidade é ainda mais inimiga
@@aidadinis5385 falaste tudo!
Parece que o mundo todo está a passar por uma espécie de reciclagem
ua-cam.com/video/LTJMC4NlQ0Y/v-deo.html
Vê o seu lugar desaparecer aos poucos, dói d+. Sou de Pernambuco-BR e se vcs pesquisarem, temos a mesma batalha que a Holanda. Nosso estado é abaixo do nível do mar.
Esse parece ser um fenômeno mundial. Aqui no Brasil, há praias em que as casas estão sendo engolidas. Ilha Comprida, Atafona.
Não é de agora. A casa em que minha tia morou, em Olinda, o mar engoliu na década de 1970
Nos Estados Unidos, Inglaterra, França, enfim.....vários pontos estão sendo tomados pela erosão. É sim um fenômeno visto em muitos cantos dessa terra, acredito que seja por causa do campo magnético da terra estar movendo.
@@mijnbook se fosse só esses três que você citou por mim que o mar engula tudo de uma vez.
@@mijnbook Leia A Bi📖e saberá que DEUS está falando e JESUS disse pra olharmos os sinais no Céu e na terra,pois quando veres esses sinais,eis que se aproxima o fim de tdas as coisas,porem é o início das dores de parto que A PALAVRA de DEUS diz,quem tem ouvidos pra ouvir ouça o que O ESPÍRITO SANTO diz as igrejas,JESUS tá voltando,Maranata🙌🙏
@@belaforever3059,. *Não se engane,o fim se aproxima* ,.Leia A Bi📖ouça o que O ESPÍRITO SANTO diz,é só o inicio das dores,as profecias nos garante,o apocalipse se aproxima,.DEUS terá misericórdia de quem ele quiser ter misericórdia.
Arrependam-se pois é chegado O REINO de DEUS,O Juízo de DEUS tá sobre a terra,.Maranata ora vem SENHOR JESUS🙌🙏
Na orla costeira de Portugal , tem muitas praias que perdem areia e outras ganha espaço com reposição de areia , mas isso todos nós que vivemos na zona do litoral sabemos disso , não é só em Portugal é no mundo inteiro .
Um recado a toda a gente do Brasil
Brasil já é independente há 200 anos, já tiveram mais que tempo para se tornarem um país próspero, a responsabilidade é do Brasil, mas os políticos para não admitirem os seus erros metem a população contra Portugal.
Portugal e o Brasil podiam ter sido como Reino Unido e os Eua mas por incompetência de políticos de ambos os países, isso não se tornou possível, aprendam, a culpa não é de Portugal, é de quem governa o Brasil
Depois disto, a única coisa que posso desejar é paz e prosperidade ao Brasil e Portugal 🇵🇹🇧🇷
Português não gosta de brasileiros, tu não sabes oq dizes, políticos tem culpa,sim mas o preconceito contra brasileiros aí em Portugal é enorme. Tai reportagens já feitas para nos mostrar. Não tenho vontade nem de conhecer Portugal depois de saber disso! Vergonhoso.
@@cisco_brasil As únicas pessoas que "não gostam de brasileiros" são idosos que viveram a maior parte da sua vida numa ditadura facista, e o que um velho vai fazer, bater-te? 😂
Vai por teu chapéu de alumínio ...
@@cisco_brasilMas não é esse o único problema, todo os imigrantes deixam uma imagem no país que passam e a imagem que os brasileiros deixaram em Lisboa não foi boa, toda a hora um brasileiro/angolano fazem vandalismo contra monumentos e estátuas sobre as grandes navegações, mas esse preconceito é só em Lisboa, mas Lisboa é um lixo para se viver em comparação com o resto do país
@@leonardoananda916 de que é que estás a falar, o que eu disse de mal crl?
Todos querem moradias à beira-mar e essa é uma das maiores razões para a destruição das dunas e para a consequente erosão costeira. As dunas são, ou deveriam ser, um habitat protegido e interdito a qualquer tipo de construção que as perturbe ou destrua. As dunas não são só areia. As dunas são um habitat complexo e de grande diversidade de flora e fauna. São as raízes das plantas e arbustos costeiros que seguram as dunas. Construir sobre as dunas destrói aquele habitat. Deveria haver um mínimo de distância entre a costa e as construções, com excepção de infraestruturas de apoio às actividades locais, sempre de menor impacto possível.
É insustentável e pouco inteligente continuar como até aqui.
O planeta Terra está fadado ao extermínio. O ser humano não ouve a Natureza e ainda zomba dela, destrói tudo o que encontra pela frente, julga ser o supra sumo da Criação e nada respeita. O planeta está se rebelando. Coisas jamais vistas estão acontecendo, isso aqui não vai mto mais longe.
@@marciacaetano6060
O planeta vai resistir sem nós. Muito antes de nós já existia a Terra. Pior é que somos uma espécie que não se limita a autodestruir-se, destruímos tudo e todos pelo caminho.
Verdade
@Hugy Ugy
Infelizmente, é coisa de humanos. Também se faz no Brasil e em todo o mundo. Seja ilegalmente ou pagando subornos, ninguém pode se dizer melhor do que ninguém.
Depois, o resto que fica implícito no seu desdém, fica para si.
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
Adriano é inteligente, tem garra, vontade de mudar, pelo menos tenta, parabéns Adriano por essa força👏👏👏👏👏👏
Tenho dificuldades p entender porque um país como o Brasil, por exemplo, tem tanto território e preferem construir casas bem junto à praia - e pior - fazem muitos aterros também. A natureza apenas segue seu curso naturalmente!
Mais é claro! No Brasil a parte mais rica é a da Costa. Queria que eles fizessem uma casa lá no centro do Brasil aonde não tem poha nenhuma?
@@mateusdesousav.8277 Desconhecimento além de problemas gramaticais.
@@marcovieira5636 enfia essa gramática no seu fiofó!
Eu já mais iria querer morar de frente para o mar não acho seguro.
@@marcovieira5636 total ignorancia
É um fenômeno natural da natureza que vai acontecer em todo mundo
Acredito nisso também. A terra é dinâmica e os vulcões trabalham. Montanhas sobem praias afundam..
Natural da natureza
Também acredito nisso.
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
@@alphasigmasezon8597 Mentira sua, empresário jamais pediria alguma coisa de governo se não empréstimo ou concessões
Aqui no Brasil também está acontecendo isso em algumas áreas
As pessoas construíram muito próximo ao mar, o espaço da natureza tem que ser respeitado!
A culpa é das pessoas que constroem junto à costa.quem semeia colhe,essa é a lei de DEUS.
E por todo o mundo se está passando o mesmo problema.
E
Antes, quando tinhas as construções nao era perto do mar. Tem casas em Furadouro que tinham cerca de 1300 m de distância do começo da praia.
Concordo plenamente.
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
Concordo
Paz e prosperidade a Portugal e ao Brasil 🇵🇹🇧🇷
Como se português gostasse de brasileiro kkkkkk
@@aterravolteiaoutranaoesque8815 Eu sou descendente de português meu sobrenome é ''Bastos'' de origem portuguesa mas nunca me dei bem com nenhum português,
Dane - se os tugais kkkk
@@zhihuiguan965 então coloque as pedras no chão ..
já lá vão uns cem anos que muitos acusam os portugueses de terem roubado o ouro do Brasil 🙄
quando na realidade de várias publicações brasileiras
- o ciclo do ouro
como atividade efervescente do Brasil na fase colonial, a partir do século XVII.
atualmente a produção continua em grande força, com máquinas
06/07/2020 - "Estudo revela que 29 toneladas de ouro foram extraídas no Brasil apenas nos quatro primeiros meses de 2020."
"Em 2020, o Brasil exportou 110,591 toneladas de ouro..." ou seja cerca de cem toneladas anuais,
assim uma continuação mas com enorme acréscimo se comparado com
as poucas toneladas que anualmente recolhiam à mão no período colonial.. que se situariam entre as 6 e 12 toneladas anuais das quais os reis portugueses cobravam o quinto (20%) de impostos, os 80% eram investidos no Brasil
@@marie3587 Quem rouba o Brasil de fato é a classe média branca de ascendência europeia, não são necessariamente os portugueses mas sim seus descendentes, que pertencem a uma elite latifundiária. Tem muito pessoal no Brasil principalmente nos estados do sul que se acham superiores aos demais e que não se acham brasileiros, apenas por terem descendência europeia. Falo isso por experiência própria pois minha família é descendente de portugueses e italianos e a consciência de classe é quase inexistente....
Tenho muita pena
Mas isto é um fenonimo natural pelo mundo
Fico triste por todos que trabalham força coragem pessoal
Parabéns pelo documentário!! Aqui na mídia ninguém esta a falar disto.
Não deves ver televisão .
Acho muito interessante os canais de TV aí de Portugal.
Ninguém fala nisto porque este problema não existe, há um problema pontual aqui ou ali mas na verdade o mar não está a tomar conta de Portugal, pelo menos de uma forma preocupante.
Foram ao UA-cam buscar filmes velhos, passados na televisão sim, mas como os portugueses sabem isso é muito limitado, mas no Brasil há vontade de falar sem saber.
No Brasil, a TV está mais preocupada com Miami, nos EUA. Os capitalistas Brasileiros são uns cachorros vira-latas.
Isso acontece aqui também em MARATAÍZES no Espírito Santo à beira mar, as casas, hotéis, restaurantes ou foram demolidas ou e sólidas por causa do avanço do mar....é a natureza pegando de volta o q já foi dela...normal
Muito triste tudo isto!!! Nasci no Brasil mas tenho minha mãe Portuguesa. Amo este país por isto fico de coração partido. Pois moro na região dos lagos em Cabo Frio. Rio de Janeiro.
Esse é um um dos meus desejos,morar em Cabo Frio,mas qdo vejo esses documentários, fico a pensar
😊
Furadouro morei 25 minutos da região e é de fato uma belíssima praia porém é perceptível a luta contra o avanço do mar.
Culpa dos paredões que fizeram em Matosinhos e mudaram as correntes.
Ainda me lembro quando o Furadouro tinha um areal enorme
E em Espinho quando a fábrica das conservas Brandão Gomes foi engolida pelo mar, quando a antiga igreja também destruida pelo mar, quando vários quarteirões foram engolidos pelo mar enunca foram recuperados.
Ilha Comprida no extremo sudoeste do Litoral paulista, está sendo engolida pelo mar, em partes por água e outras por areia, o enquanto no outro extremo praias da Paraíba estão sendo assoreadas, enquanto o mar está se afastando da costa em uma parte e invadindo outras.
São fenômenos decanos (anos e décadas) e até secular (se consumará em média 90, 100 anos) à frente..
Fenômenos naturais, diga-se de passagem. O que não dizem, via de regra, é que, quase sempre, as áreas afetadas são aquelas onde ocorreram ocupações irregulares...
Esquisito, há anos atrás já sonhei com isso, o mar invadia a área urbana e atingia a minha casa com ondas altíssimas batendo na parede da minha casa; e eu nem moro no litoral! Era sofrível ver aquilo.
A natureza fazendo a sua parte e o homem tentando refrea-la sem muito êxito.
A Holanda está vencendo
Mas Portugal está sendo exemplar neste sentido, sem tentar nada!
O ser humano tem de acordar para a realidade. O nosso planeta está em transformação o que é absolutamente normal. Só não sabe quem não procura o conhecimento. Mesmo sabendo, muitos preferem ignorar.Sou portuguesa vivo cá desde sempre. Concluo que a responsabilidade é de todos sem excepção. Gostei do vídeo. Obrigada
sim,sempre em constante mudança,tivemos eras glaciais,eras mais quentes, o mundo se transforma,tem continentes inteiros q deixaram de existir, vi um video de um continente q dizem ter existido entre china africa e australia,e desapareceu.e dizem pelo relevo no mar q realmente é provavel q tenha existido, a erosão destroi naturalmente, vc vai ver regiões de rio q erosao faz casas cairem ao chao,solos cederem, imagina o mar batendo com mais violencia todos os dias
Não é normal o aquecimento global, provocado pelo homem, e nossas matas queimando p exportar carne p exterior
Sejam bem vindos ao Brasil, se dependesse de mim é sempre serão bem vindos. E com o coração aberto, venham queridos, tudo tem seu tempo e nada é eterno. Deus é bom, mas a natureza é implacável! Ninguem sabe o que nos guarda no futuro.
Na Figueira da Foz, Portugal, nos últimos 70 anos o mar recuou mais de 500 metros. Verificaram este caso?! E as torres de Ofir, Esposende construídas em plena duna, área protegida?!
A praia da figueira da foz o mar está cada vez mais longe. Já a Costa de Lavos por exemplo quase que já nem tem praia. Há 10 anos para cá que é evidente. Destruição das dunas, construções ilegais etc.. penso que daqui a 15/20 anos muitas das nossas praias irão desaparecer
tudo culpa do aquecimento, a DW tem método
@@oscarmontenegro5658 a figueira da foz ,quando a visitei há 62 anos ,o mar , ficava tão longe da estrada com peredão ,que nem se via onde começava o mar ,pois fazia um leve declinio ! Tem bem menos tempo que visitei de novo ,e fiquei bem admirada com o tamanho da praia ,pois está muito ,mas muito mais curta .O mar tomou posse da praia ! A Costa De Lavos ,já era bem curta há 48 anos
@@jorgeadamovicz6106 É fácil atirar culpas. As soluções requerem estudos e sensatez na aplicação de quaisquer medidas
Que tudo de bom aconteça em Portugal e para os Portugueses ❤
" Puxa Saco então vai embora pra aquele país medíocre é da mesma laia deles " 😢
Gostaria de agradecer a DW por realizar tanto conteúdo importante. Esses conteúdos me ajudaram com o espanhol e com o inglês, sem falar ainda com a atualização dos problemas humanos mundo a fora.
Finalmente alguma justiça divina para os ladrões do Brasil!!
@@leonardobernardoalves Que bobagem!🤦🏽
@@leonardobernardoalves bebeu o juízo, hein?
@@l.m.c.a2208 É só um assunto difícil da portuguêsa engolir!! Malditos sejam os corruptores genocidas da nossa terra o Brasil!!
@@leonardobernardoalves andas fugido da polícia viralatas.
O Kuait está fazendo o contrário. Está abrindo espaço em uma planície litorânea para o mar avançar no deserto através de canais e construindo casas. A solução (muito cara) diminuiu a erosão no litoral próximo e refrigerou a região, diminuindo o calor e a plantação de árvores criou um novo ecossistema...
Mas será que está dando certo ? Se será viável no futuro, acho que só o tempo dirá... Né !?
Excelente noticia 😃
Mas o Kuwait não tem um governo socialista e corrupto como o que existe contra Portugal. A turminha europeia do Lula-PT - PCC. Isso diz tudo povo é apenas manipulado para mais miséria e dependência fo Estado socislista de Marcelo.
@Lua 6 vezes haaa. Tá. . Que seja vizinha. Não importa. Vc é vizinha de um sem vergonha socialista. O Lula-PT de Portugal. Finge ser bonzinho. Mas prejudica o povo português. Grande parte da miséria dos pescadores de deve a serem obrigados a vender peixe a estatal de pesca como " pequenos" e a sustentar um sindicato. Falta liberdade econômica de evoluírem como empresa de pesca cada uma das associações que tem quota máxima de pesca. Preços tabelados. E até estatal naval a qual deven estar vinculados. Socialismo ajuda " cim" . Deixa dependentes do Estado co. Subsídios. E o pior quando ganham algum dinheiro boa parte vai para sustentar sindicalistas socialistas (parasitas) do trabalho alheio.
Canais de água salgada?! Serve para que? Só onde há muito dinheiro ....e tudo é comprado no exterior.
@Lua 6 vezes 😃😃😃!
Eu vivo no interior e quando vem uma onda "mais grande" fico com os pés molhados 😱
Recifes artificiais marinhos ao longo da Costa já provaram eficiência em evitar o avanço do mar. Além de aumentar a população de peixes.
Muito importante essas notícias sobre o litoral de Portugal. Passamos por isso aqui em Olinda Pe e quase toda Orla do litoral pernambucano. Aqui em Olinda, não temos mais praia, por conta dos diques de proteção feitos c,/ areia e pedras.
Não se preocupe que Portugal não vai desaparecer coisa nenhuma. Aqui nunca ninguém ouviu falar de tal barbaridade. Em Portugal o Brasil é conhecido pelo país das "fake news" e mais uma vez elas aqui estão.
@@vitornunes7058 #confia!
Estive em Porto de Galinhas. Fiquei apavorada com a destruição e poluição com as areias das praias devido os restaurantes estarem sendo construídos na areia. Me pergunto em como a prefeitura aprova obras assim?
@@giseannemiguelalbuquerque9668 da dinheiro né por isso vale a pena para eles aprovar a construção ali. E também enquanto tiver dando lucro tá bom. Mas quando vem a consequências aí quem tá errada é a natureza.
@@vitornunes7058 Você pelo jeito não conhece o Brasil rapaz!! Diversas praias ,em vários Estados estão sendo invadidas sim! De norte a sul!! Você que é um desinformado,ou não tem condições,de conhecer o próprio país, ou está assistindo notícias sobre Marte!!
Já são quase 1000 anos e continuamos aqui, firmes 🇵🇹👍
Verdade!!! E continuaremos...
E a pergunta é: e será que vão continuar por mais 1000 anos?
@@brasiliss e ainda mais! "se de lá são eles muitos, destino foi sempre o nosso de mostrar valor com poucos!"
@@ASNJ89 Desculpa, mas isso não responde a minha pergunta
@@brasiliss e ainda mais disse eu
14:05 a minha avo era de portugal e falava com esse sotaque. Ouvir essa senhora me traz boas lembrancas.
Esse sotaque é mais comum de ver em pessoas com fraca escolaridade ou de situações financeiras apertadas.
@@01zlak01 Completamente mentira. Não tem nada a ver com educação. Isso é o seu próprio preconceito a falar. Isso aí são sotaques regionais.
Portugal como no Brasil há diferenças de falar o português de região para regiao
@@01zlak01 é regional... Falta de instrução é não saber que os sotaques regionais não é sinónimo de escolaridade.
Quando jovem,morei muitos anos em Olinda- Pe. Na época, há mais de 40 anos, haviam vários restaurantes à beira mar, que não existem mais, pois foram engolidos pelo mar. Hoje moro no Janga-Paulista, onde o avanço do mar já destruiu os calçadões várias vezes. A prefeitura refaz e o mar destrói de novo.
Não creio que haja solução para isso.
O Empresário e o Empreendedor não tem vergonha na cara - esperneiam e gritam contra a Intervenção do Estado (Governo) - mas quando a água bate na bunda (neste caso literalmente) pedem Ajuda Governamental
So os restaurantes que vendiam frutos do Mar foram engolidos todos os outros nao, estao la ate hoje.
Sou descendente de português meu sobrenome é Cascaes meu avô Gerânio Cascaes veio na época da guerra morreu novo más deixou uma grande família aqui no Pará na Ilhs das Onças onde morava....gostaria de encontrar parentes nosso aí em Portugal..cheguei a ir em Cascais em 2006.em busca de alguma coisa porém voltei sem resposta..se alguém puder responder algo agradeço
@@CUNDUNDO os restaurantes que ficavam do lado do mar não existem mais pois o mar avançou e destruiu, ex.rest.rainha do mar, samburá,restaurante agulha frita,restaurante zé pequeno e outros. Os que continuam estão do outro lado da rua, não do lado do mar.
Faz parte da natureza, ela é cíclica
Portugal, país dos meus ancestrais.
Vieram para o Brasil, por causa da guerra.
Sou brasileira, gostaria de conhecer Portugal, o país da minha origem.
A mesma coisa anda acontecendo em alguns locais da costa da Normandia, França e também em Santa Catarina, Brasil.
Que se foda a Normandia ou Santa Catarina, terra dos nazistas.
Parabéns pela reportagem, esclarecedora, infelizmente essa tendência do mar tomar conta, ir avançando se passa faz em todo planeta. E o homem nunca pode nem poderá competir com a força da natureza.
construir barragens
Já viajei por todo litoral brasileiro e o fenômeno é de norte a sul .Camboriú e um exemplo da natureza raivosa ,Já fotografei,filmei lugares que não existem mais... A diferença é que o Brasil e cinquenta vezes maior que os irmãos portugas.
Igual aconteceu em Atafona no Rio de Janeiro, o mar já engoliu vários quarteirões.
Exato
Pontal de Atafona, em São João da Barra-RJ
Embora seja área naturalmente instável, o segundo maior delta do Brasil, o assoreamento do rio Paraíba do Sul e o desvio de suas águas para abastecer cidades, o enfraqueceu na foz
@@alessandroamaral8086 sim, já lí sobre essa diminuição da vazão estar promovendo o avanço do mar, pois o rio está trazendo menos sedimentos também.
Dado que o nível do mar é o mesmo em todas as cidades litorâneas, porque todas as cidades não são tomadas pelo mar?
Eu Vivia Em Copacabana,Numa Cobertura,Mas,Nessa época,Já dava pra Entender,Que Todo O Rio De Janeiro,Vai ser engolido pelo Mar mim futuro..Ou Seja,Todas as Regiões Litorâneas do Mundo,Vão ser Invadidas pelo mar...É A Realidade Do Planeta Terra ....Boa Sorte prá todo o Mundo....
@@givemebitcoin você vai ter que pesquisar sobre cada região para saber melhor, são muitos detalhes.
O país mais afetado por esse fenômeno é o Japão, obviamente, por ser basicamente um conjunto de ilhas. Me parece que boa parte das pessoas que procuram soluções para esses problemas não procuram soluções já feitas com sucesso em outros países.
tudo oqué o Homem plantou tá colhendo é só ó começo nás próximas geração muitos lugares não mais existirão sé não fazerem nadá pará conbaterem ás erozôes dó futro qué tá aí 🤔
Parabéns pelo documentário apesar de não ser esse exatamente o caso em Portugal, não deixa de ser uma forma de chamar a atenção das autoridades competentes para esta situação que merece medidas preventivas urgentes .
Boa tarde, aqui no Ceará Fortaleza também o já avançou em vários locais como praia do Icaraí , tabuba, praia do cubuco etc.
Isso acontece em vários lugares do planeta. No litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral sul de Santa Catarina muitas pessoas já perderam casas. Cada vez mais isso vai acontecer infelizmente.
É tudo muito triste 😔😔 QUE DEUS olhe por Portugal e abençoe a todos 🙏🙏 Boa tarde
Há pouco tempo vi uma reportagem sobre como o Alaska ficou 30 anos sem pescar! O motivo foi a pesca sem controle e quase dizimou toda a vida marinha! Hoje eles têm a consciência de que devem dar tempo para a reprodução da vida marinha e todos respeitam!
VER PARA CRER.
Se as pessoas fossem mais curiosas da nossa História, sabiam que a costa portuguesa (e de todos os países banhados pelos oceanos), já foi a uma distância de (em média) 10 km da actual costa. Por isso, em Aveiro, até há a Costa Nova. E a costa velha? Alguém sabe onde era? O mar chegou a terras que hoje as pessoas nem sonham. Ovar, Estarreja...Vieira de Leiria...E para lá há-de voltar com certeza. E no Brasil, a primeira casa, ou o palacete, onde o rei D.João VI e a família real moraram, quando fugiram dos invasores franceses, era numa colina pertíssimo da praia. E hoje essa casa fica muito distante do mar.
Muito triste a tal situação ambiental, que pena 😢!
ua-cam.com/video/LTJMC4NlQ0Y/v-deo.html
Primeiramente parabéns @DWBrasil pela qualidade desse documentário ! Segundo, é impossível alguém negar aque as mudanças climáticas não são reais.
Só lunáticos e atores sem escrúpulos negam isso para conquistar votos dos lunáticos.
São muito reais, Ilha comprida que o diga, era uma cidade, agora só mar. E assustador, pois do outro lado da ponta o mesmo mar deposita toda areia. Um lado enche e outro lado secando. Sinistro. Procura que tem um documentário na internet e em SP. Quando mostra o mar avançando, derrubando árvores enormes as raízes enormes as ondas arrancam com tudo, as raízes parecem árvores. Se nós fôssemos derrubar as árvores daquele jeito? Só com um trator bem potente. E O MAR? Arranca com uma facilidade. Que fenômeno e esse?😱
É simplesmente a natureza fazendo seu papel magnífico!
Não só Portugal que sofre e sofrerá, o mundo todo, aqueles países que tiverem costa terão muitos problemas, calor em excesso no futuro, imigrações em massa, cidades costeiras sofrendo por invasão das águas não só por causa do aquecimento global, mas também por causa de grandes tempestades, estima-se que serão mais de 35 trilhões de dólares e mais de 100 milhões de pessoas passando por isso provocando migrações. A cidade que vivo e nasci, Porto Alegre é uma das tantas que estará embaixo d'água!
Mas Porto Alegre não tem mar. O RS fica perto da Argentina.
A propósito, por que Porto Alegre começa com Porto? 🤔
@@chronos5457 Só tem praias de água doce hoje em dia.
Oh gaudério, explica pro cornos aí
A indonesia querendo mudar a capital pq estava em perigo
@@chronos5457 , Porto Alegre não está distante do litoral, essa cidade (capital gaúcha) é banhada por um lago que no costume popular é chamado de rio, lá na década de 60 inundou a maior parte da cidade deixando muitos desabrigados, esse lago/rio tem ligação com uma lagoa que por sua vez ligação com o oceano. Devo ressaltar que o litoral gaúcho em uma parte é um estreito de terra e muito do estado é plano. Pelas previsões até o final do século o Rio grande do Sul será de 80% a 90% tomado por água, sua região mais alta, a serra gaúcha, estará livre dessas supostas inundações, o mesmo ocorrerá com Santa Catarina, todo o Uruguai, parte da Argentina, Paraguai, toda a costa brasileira, mas vá saber se isso acontecerá, só esperar para ver ou tomar medidas de precaução!
É visível no documentário a ocupação irregular das dunas e restingas. O que poderiam esperar nossos irmãos portugueses?
Fico admirado que as autoridades européias locais não tenham alertado e controlado essa situação que é de evidência gritante para qualquer técnico da área de biologia/geografia costeira.
Faltou fiscalização e presença do Poder Público. Mas, mesmo assim, ainda é possível reverter essa situação: começando por retirar imediatamente as construções limítrofes instaladas sobre as dunas. Mas... quem vai querer sair?
OH MEU DEUS EU LAMENTO TANTO, EU AMO PORTUGAL, TERRA DE MEUS AVÓS ! FORTALEZA CE
Chega a ser deplorável ver tantos comentários de compatriotas com teor discriminatório, quanto rancor no coração.
Portugal é um país de gente com muita bravura e de resiliência, um país que me acolheu de braços abertos.
Um abraço do Zuca que vive em terras lusas.
Cumprimentos.
Obrigada pelo comentário.
A maioria dos brasileiros online com que me cruzo têm uma xenofobia intensa contra Portugal. Em contrapartida, a maioria dos brasileiros com que me cruzo pessoalmente são pessoas decentes... Enquanto assim for está bom.
Vias costeiras são sempre assim, vá ao Nordeste do Brasil, aos poucos não tem como passear de Buggy.. o Mar, a natureza pede de volta oque foi tirado dela, vá também até a região dos Lagos no Rio de Janeiro, até em Ipanema, Leblon há época de altas Marés, a água vem até o asfalto!!!😱😱😱😱
a apúlia é a praia que costumo frequentar e assusta o avanço do mar ao longo dos anos. quase não há espaço na praia na maré alta e todos os anos está uma casa diferente prestes a ruir.
É um problema que Portugal tem de resolver e um deles é parar com as construção perto da água.
O mar está onde SEMPRE esteve. O homem é que tem construído infrasetruturas para aproveitar solo que era do mar... O problema é que essas infraestruturas precisam de manutenção e algumas foram mal construidas e o mar está a voltar ao lugar normal...
E esta situação não acontece em praias que o Homem tentou ampliar em direção ao mar, nessas está tudo igual, sem problema nenhum.
Olha fala o roto do descozido obrigada não à mais lugar
Agora com a chegada de muitos brasileiros e outros imigrantes a construção estão a aquecer por cá, não há casas para todos , daí muitas construções a evoluir pra lá
@@marasouzabrasil3226 na reserva natural da arriba fóssil da Costa da Caparica temos o bairro de barracas, que aí surgiu ilegalmente, onde vivem muitos migrantes em condições miseráveis.
Já parou. Desde 2020, não é permitida a construção a menos de 500 metros do mar.
Apesar de tudo que vi não ser a minha realidade, me solidarizo com cada irmão português sobre essa triste realidade,
E aos políticos locais e lideranças locais o meu mais veemente apoio por abraçar essa causa.
Vivo a milhares de km deste local, mas entristeço-me em ver meus irmãos portugueses vivendo esse dilema.
.
Não é só em Portugal, toda a faixa costeira da Europa está sujeita a erosão. Naturalmente será em todos oceanos.
Em toda a costa do mundo...quase todos os países têm costa... são muito poucos os que não têm...
isso é bullshit
Quem planta colhe a Europa no período colonial roubou muito o continente africano e o americano
A praia de Meaípe em Guarapari ES, está acontecendo também.
É tão triste, com esse vídeo também pude perceber que Portugal tem um lado pobre e frágil, igual a todos os países, nem tudo é só riqueza como é mostrado na tv e nas propagandas, é tão triste essa realidade!! Sobre a natureza ela está pedindo socorro, e os governantes não conseguem perceber isso, ou tentam fingir que não sabem.
O povo em portugal passa grandes necessidades amigo.... nao há riqueza nenhuma, isso é para os políticos do partido do governo...
Quer ver pobreza vai para os Estados Unidos?
@Lua 6 vezes Vc trabalha com oq? É uma milionária?
@Lua 6 vezes Então é executivo de uma empresa grande
@Lua 6 vezes Eu vivo nos Estados Unidos , aqui existem cidades que nao podes andar se nao fores dessa cidade. Andava em Tenton NJ a noite para tomar um copo? ou em Compton? ou em Detroit? Como muitas mais outras... Eu estava a comparar Portugal e USA dois paises de primeiro mundo. Em Portugal existem pobres, mas eles nao sao tao deseperados como os pobres dos EUA, e muito menos violentos. Comparar Etiopia, Senegal, Costa do Marfim, etc que sao paises que ainda estam em fase de crescimento nao e estar a comparar peras com peras.
Isso acontece na orla marítima do Nordeste brasileiro. Em Fortaleza, o mar já engoliu várias ruas. Fizeram um quebra-mar, no qual havia uma locomotiva em cima, tudo isso sumiu engolido pelo mar.
Em relação a pesca uma boa alternativa é a piscicultura e em relação ao nível do mar é bem complicado é tanto que já conversamos esse assunto aqui no Brasil devido o aquecimento global e suas consequências como o derretimento das calotas polares.
Existe um desenho de bloco de concreto que deu resultados.
Esse sistema até propícia o acúmulo natural de areia.
Também pode-se fazer barreiras um pouco mais mar adentro quebrando as ondas.
Aqui no Brasil existe uma cidade muito mais ameaçada pelo avanço do mar que Portugal, e por ironia do destino é a capital da antiga capitania de Nova Lusitânia (Pernambuco), Obviamente me refiro a Veneza brasileira, Recife!
Veneza brasileira
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
coitado
@@ultramarine40k65 Vindo de um palmeirense, tu provavelmente imagina que eu que dei esse apelido a cidade certo? basta fazer uma simples pesquisa na própria internet amigo, a cidade do Recife sempre foi conhecida assim por ser literalmente vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas. um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, dezenas de canais e várias pontes... Mas se você quiser eu posso considerar que São paulo é a Veneza brasileira da fumaça e esgoto. 😂🤣🤣🤣
chamar uma cidade horrorosa de gente feia de veneza brasileira é um como cuspir na cara dos moradores da verdadeira Veneza. Recife é uma cidade decadente, e cheia de gente feia, apenas isso.
@@soldabreuelima8539 sim do esgoto, aqui em SP todo mundo q nao mora na rua tem saneamento básico, tu pode falar o mesmo do nordeste ??? Acho q nao
@@torrecillas999 E por acaso tu pode falar o mesmo do Sudeste tbm? que comentário sem noção... O nordeste tem 9 estados amigo, alias estamos na internet então seja cauteloso em comentar tais informações pois é muito simples verificar isso, e foi oque fiz. veja: "No ranking geral, Guarulhos, a segunda maior cidade do estado, ficou na 81ª posição entre os 100 municípios analisados. O município trata apenas 4% do esgoto e despeja os outros 96% no Rio Tietê." `Paz pra ti.
A restinga segura a areia que segura o mar, aqui em Sta. CataREICH temos vários casos iguais em praias de Florianópolis e Imbituba por exemplo! 🌊🌊🌊🌊
Eu sou português, moro em Portugal e nós não estamos desesperados com o avanço do mar coisissima nenhuma. O mar sempre avançou e recuou e tirando excepções de inundação que também existe em outras partes do mundo, está tudo normal em Portugal . E tambem trabalho em uma praia que frequento há 42 e anos onde posso constactar que o avanço do mar sempre foi o mesmo.
Amigo isto é Brasil no seu melhor!!
Portugal está mesmo a ficar um desastre!!!
ISTO E ESTE TIPO DE COMENTÁRIOS NÃO SÃO ACEITÁVEIS!! NÃO VIMOS ISTO NAS OUTRAS CULTURAS DOS NOSSOS EX TERRITÓRIOS PORTUGUESES!!!!
SIMPLEMENTE UMA VERGONHA!!!
@@theamazonrainforest5073 Não bates bem
Lembro- me de quando era criança uma faixa comprida até chegar na água no litoral de SP.
Mas cada vez o nível do mar tem subido e o mar invadindo asfalto a dentro.
Porém lembro também de caminhões carregado de areia da praia vendido pela prefeitura em baixa temporada.Era impossível deitar na praia sem ter medo de ser atropellada por um caminhão. 😔
E desse jeito de predador age como
A ilha do Mel, no litoral do Paraná está dividida ao meio... vai desaparecendo...mas ninguém vende areia... (prefeitura vendendo areia? Fake-news... )
Excelente Documentario. Abraço de Portugal
Sou de próximo de Esmoriz e Furadouro, mas posso dizer que a Apúlia (tem o nome da região Italiana, sim), é possivelmente uma das mais bonitas do país. O plano que ali estava mostrado era muito interessante.
mesmo que PORTUGAL vire mar nao esquecam HEROIS DO MAR NOBRE POVO NACAO VALENTE E IMORTAL patria MAE ❤❤
Bolshit! Portugal! Devolva o ouro roubado do Brasil.
@Lua 6 vezes 🤫
Aqui em Navegantes Santa Catarina demoliram os restaurantes na dunas e a vegetação se recuperou e conteu o avanço do mar
Belas praias! Infelizmente todo o planeta tem passado por várias mudanças ambientais. Espero que o governo português consiga ajeitar toda essa situação, são lugares muito bonitos pelo que vi nos vídeos .
Boas kau posso dizer que portugal está em fase expansionismo portugal daqui a 100 anos ou menos só depende de como correr o projeto e como quiserem levar o projecto mas portugal quer expandir mais seus territórios tem videos youtube falar sobre isso se isso acontecer portugal vai ser o 5 maior país do mundo!
Tem aqui video falar sobre projecto
ua-cam.com/video/YQ2FJJcd9go/v-deo.html
@@robin28900 5 maior país do mundo em território, sendo que esse território seria marítimo. Expandir no mar é extremamente caro, com a recessão e o endividamento de Portugal ele não tem condições de montar projetos que custa trilhões.
Não se preocupe que Portugal não vai desaparecer coisa nenhuma. Aqui nunca ninguém ouviu falar de tal barbaridade. Em Portugal o Brasil é conhecido pelo país das "fake news" e mais uma vez elas aqui estão.
Que documentario bem feito e que situações lamentável, tudo culpa nossa...
🙏🏾🇵🇹
ua-cam.com/video/foXGnNo25ww/v-deo.html
Isso está ocorrendo em muitos lugares pelo planeta terra. Mas se acontecer por invasão do mar o desaparecimento de certos lugares em Portugal,vale dizer,que existem também em vários países pelo mundo,infelizmente os pescadores são os mais prejudicados.Agora,as partes mais altas de Portugal, provavelmente Portugal serão mais protegidas,porém é bem importante que governo esteja focado amenizar tal situação.
Obrigado ao DW por facilitar o acesso as informações com texto narrados em nossa língua brasileira.
Língua 🇧🇷😃😀🤣
@@SERGIO-cr6uy deveria 🤔
Arranjem um vocabulário próprio. Sugiro que adoptem o nheengatu e nunca mais falem/escrevam em Português.
PORTUGUES do Brasil, é o que se chama de DIALECTO e não língua própria, pelomenos não enquanto não tiverem dicionário próprio.
O minha filha no Br que eu saiba a nossa língua é portuguesa só c já mudou e não fiquei sabendo, quanta gente mal informada nossa.
Contra a natureza NADA pode se fazer 😢🙏🌴🌻🇧🇷
Somos tão minúsculos diante da imensidão do mar. Sempre o respeitei em toda a sua natureza.😇☮️
Isso é um agravante do aquecimento global... os mares estão subindo e coisas só vem piorando aqui no RJ também
Não só o Rio de janeiro irá passar por isso, é um processo lento e o Brasil assim como outras nações irá perder sua costa e há previsões que a amazônia sofrerá tendo um lago interno salgado!
@@andersonmaciel5532 Isso aí mesmo! Eu já vi algumas projeções de como irá ficar quando os os oceanos subirem! É catastrófico!
@@yurimagalhaes939 , veja o que a velha geração (60, 70, 80 anos) estão deixando e não estou me isentando, tenho 44 anos e não consegui mudar nem o nosso país para melhor e sou a segunda geração mais ou menos, isso tudo se confirmar será terrível!
@@andersonmaciel5532 Amigo, o aquecimento global é um resultado da ação humano que começou na Primeira Revolução Industrial... Claro que ao longo do tempo o mundo foi desmatado por essa gerações mas não se culpe tanto...
Mas RJ tem que sumir mesmo.... RJ faliu moralmente e tudo mais
Há sempre problemas,muito trabalho! Que se faça,bem e rápido...! A nossa costa é muito bonita!
Pode fazer o que quiser, só vai retardar, vai ter uma hora que a natureza cobra o que tomaram dela.
@@cacildanaraujo13 Plenamente de acordo consigo!! O conceito de campo e natureza ,é nosso! O conceito de cidade,é deles,os donos d'isto tudo!! Ter serenidade para sentir e entender tudo isto ,leva tempo para muitos,para outros ,é mais fácil e rápido! Infelizmente,há os que nunca chegam ao tal sítio...! Com muita pobreza material e espiritual á mistura ,é dificil chegar lá! Rezemos , rezemos , estudemos muito. Fé e sabedoria,andam e devem andar de mãos juntas! Um abraço para si , desde Noroega.
É realmente triste tudo isso acontecendo numa comunidade pesqueira que precisa dos políticos para resolver de vez esse caso. Que tudo se resolva logo. JESUS e a Virgem de Fátima proteja os moradores dessa praia tão linda!.
Reportagem excelente! Parabéns, desde NOROEGA,350 KM. DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO! ABRAÇO.
Eu sou Português e vivia numa zona chamada Aveiro, eu lembro me de ser criança e ter dezenas de metros de areia até ao mar, e pro fim já so tinha 10 metros se tanto, numa questão de mais ou menos 10 anos
eu sou da figueira da foz e a nossa praia cada vez esta maior, agora quando esta mare baixa vou a pe ate muito longe
Estou a me mudar para Aveiro ❤❤❤
Não é so Portugal q corre esse risco, várias cidades no mundo corre o risco de sumir
Deus abençoe o querido povo Português
Obrigado. 🙏🏾🇵🇹
ua-cam.com/video/foXGnNo25ww/v-deo.html
Querido? Povo arrogante, invejoso e covarde. Daqui ngm terá a vida eterna. Papam futebol enquanto o Costa comunista destroi o país, e governa em prol dos ricos. País de boludos
Povo querido? 😂😂😂😂😂😂
@@margareterodrigues5533 sim estive em Portugal a passeio , Aveiro e Regiao, e fui muito bem tratado, tudo depende de voce,,,,
@@onflownaestrada não é isso que dizem os brasileiros que moram lá
Sempre ouvi dizer!
O que pertence ao Mar, um dia ele irá buscar!
E é pura realidade , tem várias zonas em Portugal que tem maus de 10 klm's de areal pra o interior, por isso vejam o que foram retirar à natureza.
10kms para o interior? vivo em Portugal e não conheço nenhuma zona assim 😅
Isso está ocorrendo em todo mundo. Morei perto do porto de Mie Ken no Japão, e uma vez por ano durante 30 dias ficamos com água até a canela, não tem por onde fugir.
mmmmm... talvez eu vá para o Japão inventar a salvação para isto. 🤔🤫Chamarei de banquinho ou cadeira. Que tal?
Excelente documentário! Parabéns!
O documentário, sim, merece parabéns. Mas os comentários... kkkkkkkk
aqui em ubatuba litoral d sp o mar em poucos anos vai invadir a pista de varias praias, a 30 anos atras isso nao era assim, o mar esta subindo no planeta todo
Tenho muita pena pois sou português e do norte mas devo dizer que há pessoas que se pudessem morar dentro do mar morariam por favor respeitem o senhor mar
Assustador!!! E Florianópolis, uma ilha que não param de construir?!!! 😳🙏
Aqui é complicado,vem muita gente de fora,um dia não terá mais mata nativa.
Se não param de construir ela vai ficar muito pesada e acabar afundando. 🤭
@@freda_arlendan não... Florianópolis é uma cidade, maior parte está situada em uma ilha. Mas estão construindo muitos prédios altos, sem o cuidado de melhorar a infraestrutura. São MUITOS prédios, muitas pessoas vindo morar, muitos carros nas poucas ruas... Não cabe mais!...
@@chaosnatmorningstar2934 a cidade do México também está correndo o risco de afundar.
O norte de Portugal está largado... isso não ficaria assim em Cascais ou no Algarve, que são lugares turísticos. Mas o poder público não olha para os lugares que não dão lucro.
exactamente, e as prais do sul noa tem tanta erosão
É a mesma coisa no sul. A caparica por exemplo é das zonas que perdeu mais areal.
A questão é a viabilidade em se conter o mar ou de mudar as pessoas do lugar.
@@luckyman5958 Simplesmente não é viável conter o mar. E há décadas já deveriam ter sido implementados projetos de deslocalização, ao invés disso consolidaram ainda mais a mancha urbana em áreas de risco. Tenho pena que agora os dinheiros públicos entrem mais uma vez para pagar a irresponsabilidade privada. Quiseram uma casa em cima da praia, quando esta for derrubada pelo mar, que se virem! É o preço a pagar por essa decisão.
Isso acontece também em Atafona no Rio de Janeiro, o mar está tomando tudo.
Muitos lugares proíbem pesca com rede, e recebem multa alta por pescar em época de reprodução. Acredito que a falta de peixe é uma soma de fatores e não se deve só as mudanças climáticas, mas tb pela falta de cuidado ao tratar e respeitar os recursos naturais. Sem contar a quantidade de lixo que os peixes estão ingerindo, águas poluídas com todo tipo de produtos químicos e resíduos. A natureza só nos dá bênçãos e respondemos com ingratidão e destruição.
No litoral do Norte - e há um vídeo sobre isso no UA-cam - existem há anos navios chineses ancorados que servem como armazéns para a pesca de barcos menores. Os barcos menores levam seu pescado a esses navios e depois voltam para buscar mais, qdo os navios estão bem cheios outros navios menores vêm até eles e recolhem a carga levando-a para seu país de origem. Tentaram fazer isso no litoral africano mas foram expulsos; aqui estão à vontade e fazem o que querem, chegaram a atirar em um barco pesqueiro brasileiro que avançou um pouco mais além do ponto costumeiro, mas ainda dentro do território nacional. Esses navios retiram peixes em excesso, não respeitam nada, inclusive pescam tubarões bbs e outros peixes em extinção. Estão acabando com tudo e ninguém toma uma providência porque não interessa. O governo brasileiro é um caso de polícia internacional.
@@marciacaetano6060Se Chama a isto..O Quê..?????Políticos Corruptos...?????Lógico..A China está Detruindo Todo o planeta Terra...É preciso que todo o Mundo,Façam como eu...Não compro produtos Mad in China..Acordem Povos De Todo o Mundo...kkkkk
O ser humano não quer perder nada; quer controlar tudo, até lutar contra o avanço do mar. Arreda só.