Nunca tive Ferrorama, meu avô era chefe de estação e meu tio telegrafista da RFFSA. Apitei uma Maria Fumaça uma vez. Gostei do seu vídeo, muito legal. Grato
Como todo filho de assalariado brasileiro dos anos 80, meus pais não tinham condições de me dar um, mas eu tinha o enteado da minha tia rica que tinha e não deixava eu brincar, mas fazia questão de mostrar que tinha montando ele na sala da minha avó. Posso dizer que cresci tendo raiva do Ferrorama. Ele também tinha um Colossus que obviamente nunca me deixou brincar. Quando eu me tornei adulto, eu comprei um Colossus só porque eu queria muito quando criança. Vou fazer o mesmo com o Ferrorama sabendo que saiu uma edição especial.
Cresci no Brasil vendo tudo isso, morei dos 02 aos 20 anos no país ( meus pais sao estrangeiros). Como também me sinto brasileiro, me permito dizer que a história no país segue a mesma com apenas a mudança dos protagonistas ( politicos e a populaçao). A mentalidade do "eu tenho, você não têm" sempre atingiu não só crianças, mas adultos. Hoje as criaças sonham com um Playstation 5, e só imagino quantos no Brasil não tem condições de dar um aos seus filhos. Claro, o Brasil é o país do "caro", onde apenas uma minoria das pessoas tem fácil acesso a coisas que em outros países simplesmente está ao alcance de qualquer um. Um forte abraço e fique com Deus.
Olha eu pesquisei o vídeo com o mesmo intuito, histórias parecidas, no meu caso era um vizinho. Eu esses dias comprei um avião de brinquedo muito comum nos anos 90 ,Jumbo Jet, mesma história me mãe não conseguiu me dar , tô cheio de traumas da infância kkkk
Prima, eu não esperava ver você divulgando meu humilde canal, até me emocionei aqui, muito obrigado!... 😭 Agora, alguns complementos: 1 - no meu XP1300, o "estojo" para guardar as peças é de papel cartão bem grosso, e embora desmontável, ele prende bem as peças, não ficam dançando. 2 - sim, a Estrela inicialmente não queria relançar usando as mesmas peças porque os moldes estavam com problemas, mas a pressão foi tanta que eles deram uma "garibada" nos moldes e ficaram essas marcas da idade. 3 - já vi vagões antigos com o adesivo "Estrela", eu acredito que houve épocas em que colocavam, e em outras épocas não. 4 - o vagão carvoeiro (tender para os mais íntimos) não muda nada, só os adesivos. 5 - sim, a peça de mudança de sentido da locomotiva era metálica. 6 - o "som de trem de verdade" é esse chiado de chuva mesmo, ou seja, como diria Chaves, "14 pessoas enganadas!". 7 - talvez corrigiram nos novos, mas os vagões saírem dos trilhos ou desengancharem era algo comum nos antigos, uma solução seria colocar peso dentro dos vagões para que eles não bamboleiem tanto nos trilhos. 8 - Opa! Seu avô trabalhou na Companhia Paulista, não FEPASA (isso aqui é apenas toc de pesquisador ferroviário, liga não gente! 😂 ). 9 - Para quem tem maquete, a falta de espaço já é um problema conhecido, boa sorte! Muito legal o vídeo, prima! Um grande abraço! PS: retiro o que eu disse sobre o ponto 7, não resolveram o problema 😂
Muito obrigada pelas observações primo! Eu realmente não entendo muito, por isso indiquei seu canal =) Sobre meu avô, a gente que tem mania da falar FEPASA, mas bem lembrado, era o Companhia Paulista. Enfim, obrigada pelas dicas =)
Vou comentar aqui no seu comentário porque achei bem completo, mas meus pontos não é relacionado ao seu comentário mas ao vídeo também. Em primeiro lugar, gostaria de elogiar a Moriá porque foi o vídeo mais completo e explicativo que vi. Eu era louco com um ferrorama quando pequeno e ganhei um xp100 usado e ja meio capenga, que não durou muito tempo e achava que esse era o único. Um belo dia, vi que a estrela tinha relançado dois modelos, o xp100 e o xp300 e ai eu achei que seria a hora de ter um e queria comprar o 300 que é mais completo que o 100. Porém, vendo os vídeos da galera, desceram a lenha. Falando que os trilhos não conectavam direito. Vagões e locomotivas com qualidade bem inferior, uma série de problemas. Agora vendo o vídeo e a explicação bem detalhada do JJEF, voltei a cogitar pegar o xp300. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo e ao JEFF, obrigado pelas explicações. Triste saber que o problema no item 7 ainda continua.
O meu é de 89, SL-5000 e já era de plástico a peça de mudança de sentido. Tem um chapa de ferro na janela do maria-fumaça pra esconder o motorzinho. O carvoeiro faz barulho de metal arrastando. O elétrico tem duas velocidades.
Gostei de mais desse vídeo, parabéns ....sim eu tenho um xp-200 até hoje, conservado, sujo mais ainda funciona e eu vou montar agora, pois me deu vontade, eu tinha 7 anos quando ganhei o meu, hoje estou com 49, e é bom relembrar quando eu montava e me divertia, muito obrigado por me lembrar, um grande abraço!!!!!
Ah, eu tenho o XP 1300 dos anos 80. Era do meu pai e passou pra mim! Sempre monto no Natal embaixo da árvore, coloco casinhas, enfeites, enfim, fica super bonito e é um brinquedo nota 10! Interessante o retorno desse trenzinho🤗🌻😚😊👍🏼
Eu tenho o XP500 (com os vagões, tender, tanque, carga e passageiros o azul). Com tudo funcionando e mais alguns trilho extras, ganhei com 7 anos de idade, e hoje tenho 50. Brinquei muito, montei um túnel com uma lata de óleo de cozinha e colei cascalho na lata pra dá mais realidade na coisa, kkkk Quanta saudades dessa época.
Parabéns! Tive o meu XP400 ganho em 1982; melhor brinquedo da vida! Mas se perdeu no meio às várias mudanças... Assim que estiver na casa nova, estou pensando em adquirir alguns conjuntos e peças da Tomy!
um dia meu pai comprou um ferrorama, ele fazia barulho e tudo, mas n soltava fumaça, ent ele desparafusou parte com chaminé e fez um acesso pra por incenso, e agr fazia fumaça
Oi querida, estreando no seu canal. Parabéns pelo tema e apresentação. Apesar de ser nordestino de nascimento, fui criado em Vitória ES, desde bebê e, quando menino, nunca tive um Ferroram. Babava com os modelos norte-americanos da Lionel. Obviamente nunca tive um. E tive um querido primo em Vitória, que já era dulto {quantas saudades dele e da familia da Tia Iracema) que fabricava caminhõezinhos de madeira, com aqueles modelos nostálgicos da Chevrolet, Ford, Fargo, De Soto, etc, com saquinhos imitando sacas de café. Vitória é porto de mar e era grande exportador desse produto, na época. E que perfeição, querida amiga. Réplicas perfeitas, em madeira. Ñ tive o Ferrorama, mas brinquei muito com outros brinquedos antigos. Hoje, tenho 81 anos, moro em Curitiba, PR, há mais de 40 anos, mas continuo gostando de brinquedos. Um tema fascinante! Sucesso ao seu Canal!!!
Naquela época (década de 1980) eu ganhei dos meus pais, de presente de Natal, o XP500. Eu usava as cobertas, travesseiros, lenções . . . da casa para fazer a paisagem das montanhas e túneis para o trem passar. Minha mãe ficava doida comigo quando fazia isso.
@TECDESIGNS pra mim aconteceu isso com o BAM-BÓ ... nao sei se vcs lembram ... um robo-q-dava-cambalhota ... em vez de guardar dei pro meu sobrinho ... ai virou pó ... putz..
Que nostalgia! Voltei no tempo mesmo vendo seu vídeo. Eu tenho ainda o XP 600 com todas as peças muito conservadas. Com a caixa um pouco remendada mas sobreviveu ao tempo. Está completo. Apenas a locomotiva que não funciona. Mas alguém que entende de eletrônica dá um jeito nos circuitos. Inclusive o vagão azul citado no seu vídeo o modelo 600 possui o mesmo porém vermelho.
Meu amigo de infância Saulo tbm tinha um xp 1400 nois 2 brincávamos no terreiro dele até a pilha descarregar bons tempos aquele isso sim era diversão garantia! Valeu pelo vídeo achei o máximo.
Caramba amigo!!!! quanta semelhansa nessas historias de vida O meu pai tambem havia me prezenteado um xp 300 da antiga loja joga fora posteriormrnte denomonada anos deppis de Margarita ( acho aue nao exite mais) e eu depois de grand antes do fechamento da loja Mesbla qye vc se referiu havia adquerido um me lembro que foi ate numa epoca em que a loja estava vendendo as mercadorias por ate 70 % de desconto foi uma mamata na epoca tenho comigo ate hoje kk Quantas historias quantas lembrancas !!!!
Meu pai me deu um XP 500 Deu pena dele, quase voltamos a pé pra casa. Nem o da passagem sobrou. Ano de 81 8 anos E O Flamengo foi campeão mundial! Que ano!!
Descobri esse canal.. poxa que nostalgia. Eu tinha o mais simples, aquele oval. Senão me engano, aquele de carvão tinha 3 letras. Esse video me trouxe boas memorias. Vou ver se compro esse para meus filhos.
Ótimo video....foi bom relembrar. Um amigo tinha o XP 200 acho e na década de 80 esse modelo não tinha o LED como nos XP400 ou XP500 acho. Mas como eu curtia muito eletrônica já desde criança, terminei adaptando um LED no ferrorama dele. No final ficou melhor do que o do XP 400 pois esse isava um daqueles micro leds. Bons tempos.
Dá pra adaptar uma bateria 18650 e fazer um controle de velocidade, assim pode ir na velocidade normal ou mais lento, além de incluir um LED de alto brilho Ambar. A vantagem da bateria 18650 é que ela é recarregável e dura mais do que as pilhas. No final a brincadeira fica melhor e mais barata. Me disponho a ajudar se quiser.
Tive um Ferrorama, E mesmo hoje em dia ainda tenho alguns trenzinhos guardados, Seu canal e bacana,
3 роки тому+3
Que saudade meu brinquedo favorito na infância, lembro que o meu primo tinha xp 1500 e o 100 e montavamos juntos, a primeira vez que brinquei lembro foi no Natal, enquanto esperavamos a hora para assistir a Rena do Nariz vermelho no SBT...que saudade.
Adorei seu vídeo e sua história! Sou apaixonado por trens, hoje sou ferromodelista, mas aos 8 anos ganhei de Natal um ferrorama XP400 que tenho até hoje e funcionando. Recentemente o vice-prefeito de minha cidade me deu de presente o XP300 que ele também ganhou quando era criança. Apesar de eu ter a maquete com os trens do ferromodelismo, de vez em quando monto os ferroramas pra matar a saudade!
Moriá, adoro a sua voz. Vc poderia gravar um vídeo mostrando todas as dublagens que vc já fez? Seria muito legal. Quanto ao ferrorama....que saudades. Eu não tinha o brinquedo porque eu era pobrinho, mas eu brincava com o ferrorama dos meus amigos. Que sonho. Hoje posso comprar, mas já sou adulto e não teria a mesma graça. Uma pena.
Moriá obrigado por reviver esta nostalgia, meu primo tinha o xp 100 completaço... Pena q esses modelos novos não vem com as pontes e tals, como nos anos 80. Um abraço
Na década de 70 e início de 80 havia uma filial da Estrela perto de onde morava e eles costumavam consertar gratuitamente os brinquedos da marca; atendiam até crianças, sem burocracia!
Infelizmente tudo que foi fabricado dos anos 2000 pra cá são tudo descartáveis triste isso anos 70 80 90 foram as melhores épocas do Mundo em termo de brinquedos de qualidade
Eu simplesmente adorei o seu vídeo. Daqueles que nos fazem realmente assistir ai invés de ficar no ALT+TAB rs. É uma pequena frustração minha não ter tido o Ferrorama. Valeu pelo vídeo!
9:49 😨 Nesse momento eu juro pra vcs que senti o cheiro do ferrorama, memória afetiva. Natal de 1987 qdo eu ganhei, aquela emoção qdo abri a caixa e peguei a locomotiva, o cheiro de novo. Meu Deus
Muito legal! Parabéns pelo vídeo! Ainda tenho o meu XP-600 e está na caixa, tenho alguns trilhos extras também. Adoro reviver a década de 80, na qual eu tinha de 7 a 16 anos.
Muito bom vídeo, eu tenho um ferrorama xp400 dos primeiros que foram lançados, e ainda umas relíquias tipo, Super Rally primeira versão da Estrela, Fusca bate e volta ambulância (Estrela), carro cambalhota(Glasslite), Buggy doidão (Glasslite) e o que eu me lembro. Gostei demais.
Dei uma pesquisada, e achei interessante que existe os modelos em 3D pra imprimir em impressora 3D, mas apenas dos trilhos. Seria interessante alguém fazer um modelo 3D dos vagões e outras partes, que daí com uma impressora 3D você conseguiria na teoria montar um Ferrorama do 0 kkkk. E na época não tive o ferrorama, mas tiva o autorama, que se perdeu com o tempo, infelizmente...
Excelente Canal! Parabéns! Nostalgia Pura, bons tempos de criança! Eu e e meu irmão cada um teve um ferrorama, ambos da 2 geração, meu irmão teve o modelo xp-1100 e eu tive o modelo xp-1300. A graça era junta os trilhos dos dois e juntar, ou até mesmo de algum amigo.
Sou um ex funcionário da fábrica de brinquedo Estrela da unidade de Três Pontas em MG... ... Não é que a qualidade caiu e que teve uma redução de material pra corte de gastos. Na unidade em que trabalhei entre 2007 à 2018 eu vi a redução do molde de pernas,braços e cabeça da boneca Meu Amor umas 2 vezes e da boneca Meu Bebê 1 vez para corte de custos, no caso no material mais caro que seria o vinil que é feito os membros e cabeça. Faz a comparação dessas bonecas do período dos anos 90 com as fabricadas esse ano.
Esse video me fez lembrar de mtas coisas da infância, amei. Meu pai tinha um ferrorama, daí criamos a tradição de uma vez a cada ano eu, meu pai e minha irmã mais velha brincávamos com o ferrorama.
Parabéns pelo vídeo, é uma viagem no tempo que me fez viajar para minha infância onde eu e mais alguns amigos se juntavam na casa de um de nós, cada um com seu ferrorama e fazíamos um circuito enorme. Hoje sou um entusiasta das ferrovias do Brasil e tenho como hobby o Ferromodelismo, meu canal é sobre o assunto. Abraços
Eu tenho o SL-5000, de terceira geração. Vinha com duas locomotivas, uma simulando a carvão, q seria a de carga, e o outro elétrico, de passageiros. Infelizmente acho q não está mais completo, com todas as suas peças. Minha vontade é conseguir reunir tudo e deixar para o meu filho.
@@dodochagas da linha era o maior mesmo. E sim era essas locomotivas. Lembro q o valor do brinquedo era ainda em Cruzeiro. Minha mãe na época ainda ficou meio na defensiva de comprar pq era muito caro. Foi um Natal mágico para mim naquela época.
Carol teu sorriso me guia como um farol de dia serei teu sol com minha luz a te focar a noite teu lençol a teu suave corpo tocar gatinha quero beijos contigo trocar.
Maravilha! Sou colecionador, tenho todos os modelos brasileiros e janponeses. Existem também os modelos Espanhóis e Americanos. Tenho todos também 🙏. São muitos e muitos anos de pesquisas e investimentos. Parabéns pelo vídeo!
Olá !!! Adorei seu vídeo Ganhaste mais um inscrito. Eu tenho ainda o Xp 400 com alguns trilhos com alguns " dentes quebrados" , sem caixa iriginal,mas no geral está Top !!!! Vi alguns vídeos em que " dizem " que a empresa não tinha as formas originais e fizeram essas novas que " dizem " que não são tão perfeitas quanto às antigas. O vagão do carvão não é igual , já esse vagão de combustível é muito bacana e vinha no XP 300. A peça embaixo da locomotiva era de Antimonio ou alumínio. Até a versão do 400 não tinha nem Luz e nem som. A peça do " fim da linha " na verdade é um para choque. Felicidades para você Moriá .
Querida Mariá: adorei seu vídeo. Você é um doce. ❤️☺️ Meus irmãos ganharam um XP-200 no início dos anos 80, e ajudei muito a montar, desmontar e mesmo a brincar com ele. Boas lembranças. Já estou viralizando seu vídeo. Hoje, tenho 58 anos, mas, continuo entrando em lojas de brinquedos para ver o que se vende por aí...abraço e um grande beijo. Canoas-RS.
Tenho 46 anos, tive quando criança o modelo XP 400 , essa luz na locomotiva não tinha ,mas eu adorava esse brinquedo. Muito bom reviver essa época. Meu já falecido pai trabalhou na antiga Fepasa como maquinista também. Muito bom reviver essa época maravilhosa. Parabéns pelo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼
Incrível como antigamente tudo era mais bem feito, não só os brinquedos, mas também os eletrodomésticos e uma série de outras coisas. Com relação aos brinquedos, lembro de uns caminhões que eu tive, eles eram feitos num material fino, muito bem acabados e que te permitia abrir as portas. Lembro também de um ônibus, um posto de gasolina com 2 ou 3 andares, todos muito bem feitos. Atualmente, usam um plástico tão bruto, grosso, sem acabamento, que nem vale a pena guardar. Não é ser saudosista não, mas a década de 80 foi a época áurea dos brinquedos. Saudade do meu ferrorama, do autorama, lego etc.
Hoje o YT me indicou esse video. Que garota simpática. Tô inscrito.👍👏👏👏. O desleixo é porque nós filhos não temos a fé de nossos pais nem mesma a certeza absoluta de nossos avós.😀
pow legal a Estrela relançar os ferroramas da década de 80. Eu tenho o SL 5000, geração 90ventista, infelizmente sem as locomotivas e com vagões danificados, porém ponte e trilhos conservados. Sou fã de ferrovias (railfan) e sigo o canal do seu primo.
Caramba!!!!!! !to anestesiado com sua simpatia neste verdadeiro documentário que fez parte de nossa adolescência Confesso que devido ao corre corre do dia a dia ( coisa de gente grande kk ) ate havia me esquecido que tinha um guardado alias um não!!!!! Acho que sao sete ferroramas pode parecer exagero mais é isso mesmo !!!e que no decorrer de minha adolecencia quando ainda nao havia amazom rsrs eu comprava nas feiras livres aos finais de semana de pessoas que vendiam . Ta de parabéns pelo nao vou chamar de trabalho mais sim carinhosamente cooperação em resgate da memoria ; bateu ate uma vontade de ir correndo montar o meu kkk Uma observação de minha parte sem reprova la vc esqueceu de comentar o desgosto que teve a galera que participou do desafio pois como vc mesmo pode ver pelas comparações muito bem explicadas as diferenças do meu ponto de vista sao berrantes ( caso comentou desconsidere) Ganhou um fã escrito primeira aqui navegando e como um vagão descarregado cai no teu território kkk Algum tempo atraz estavo pensando em vender mais acho que vou mudar de ideiakk sempre a la no fundo uma crianca dentro de nós. Tudo de bom pra ti.haa!!!!! Ia me esquecendo tive a oportunidade de adquirir o modelo do Beto carreiro em uma das lojas da antiga mesbla na epoca comprei por uma pexinxa e nem havia acreditado o que ficou marcado e que foi o meu segundo salario assim que haviarecebido do primeiro emprego( ainda solteiro) posteriormente quando foi lancado esta edição nova tambem havia adiquirido de uma. Pessoa em bon estado e como não podia deixar de comentar o meu primeiro brinquedo foi exatamente aos meus 10 anos de idade aproximadamente foi o xp 300
Que legal. Nunca tive um ferrorama nem um autorama. Naquela época a gente nao tinha grana para comprar um. Uma pena. Adorei o video. Me fez voltar a ser crianca novamente. Obrigado.
Moça seu canal apareceu por acaso pra mim, mas eu não só tinha como eu ainda tenho um ferrorama XP1500 completo na caixa e com a caixa perfeita, na verdade o brinquedo está perfeito e funcionando, bem guardado, pq realmente não dá pra montar e largar ele pela casa, mas tá aqui acho que ganhei de presente pq viajei muito de trem na década de 80 nos trens da FEPASA para o interior de SP saindo da estação da Luz! Sucesso pra seu canal!
Muito bom o video, eu tenho o meu XP200 até hoje menos a caixa de papelão que se rasgou a uns 24 anos atrás, acabei jogando fora, mas caixa de isopor onde encaixa as peças está inteira ainda.
Muito bom seu video. Parabéns! Sou entusiasta dos ferroramas tenho quase todos ao menos uns 85% em estado de novo. E é por ai mesmo. Pode lixar o trilho e usar canetas de cromo, ficam muito parecido com o original (primeiro). Requer uma leve habilidade! Kkkkkk
Parabéns pela apresentação e avaliação. Resgatando um dos maiores sucessos dos anos 80. Sinceramente o novo Ferrorama me surpreendeu, gostei muito. Não sei se por ter escutado tantas críticas, acho que a Estrela foi mais uma vez pioneira em resgatar um brinquedo tão famoso. Eu gostei tanto que até fiz um canal para falar do tema Ferrorama. Falar das versões antigas, das novas, do Ferrorama no Japão. Vídeos como o seu com certeza contribuíram para isto, pois assisti muitos vídeos até adquirir os Relançamentos e os primeiros conjuntos antigos. Mais uma vez, parabéns. Like.
Isso, os antigos vinha no isopor e um papel mais firme por fora. Tenho o sl-5000 da primeira edição. Se não me engano a Estrela fez uma cópia rs de uma versão americana, agora esqueci... Ainda vou criar em 3d as pistas e restaurar os meus que quebraram alguns encaixes e a caixinha que fazia som se foi rs. Obrigado pelo vídeo.
Muito bacana, ganhei um xp 200 da minha mãe e depois comprei um SL 5000 eletrônico no Mappin pro meu sobrinho. Sempre gostei de trens e hoje sou Maquinista de trem na CPTM
Minha jovem! Voltei para 1980, ano que ganhei meu XP400. E tenho ele INTEIRO até hoje, incluindo a caixa. Que saudades. Parabéns pelo vídeo! Vou até montar meu ferrorama pro meu filho. Vamos ver se funciona 🤦🏻♂️. Um abraço daqui de Marília SP.
Olá adorei seu canal , voltei no tempo eu era louco pra ter um , mas o que eu realmente sonhava ter era um Autorama do Ayrton Senna tinha vários modelos com várias variações de pistas , tinha tbm que eu lembro o Motorama , realmente os brinquedos da década de 80 e 90 eram de acabamento melhores . Outro brinquedo que tive alguns foram comandos em ação .
Eita que bacana acordar num domingo e dar de cara com esse video nostálgico!!! Olhe que a bagaça era disputada pois era um dos brinquedos mais cobiçados dessa época (já fez do autorama?!?) e os olhos da garotada brilhavam mais do que estrela....eita dona Estrela...os fãs cumprem com o objetivo mas na hora de fazer o dever de casa por completo (trem bão tem farol e som, que mancada, dona Estrela 😓). Parabéns pela divertida e nostálgica postagem👏👏👏
🛒Onde comprar Ferrorama:
Modelo XP-100 COM DESCONTO www.toymania.com.br/ferrorama-xp-100-estrela/p?idsku=52535&parceiro=moria
Modelo XP-100 amzn.to/3ukx3m9
Modelo XP-300 amzn.to/3kL3xD2
Sigam-me os bons!
Twitch (Site roxo): www.twitch.tv/coisademoria
Instagram: instagram.com/moriavelis
Twitter: twitter.com/MoriaVelis
TikTok: www.tiktok.com/@moriavelis
Legal obrigada 😘😘
Moriá eu tenho a locomotiva antiga o de carvão e um d carga aqui em casa guardado . so n tenho mais os trilho
Você vai comprar os copos da caverna do dragão do Giraffas ?
Nunca tive Ferrorama, meu avô era chefe de estação e meu tio telegrafista da RFFSA. Apitei uma Maria Fumaça uma vez. Gostei do seu vídeo, muito legal. Grato
😳😲😲😲😲😲😲
Como todo filho de assalariado brasileiro dos anos 80, meus pais não tinham condições de me dar um, mas eu tinha o enteado da minha tia rica que tinha e não deixava eu brincar, mas fazia questão de mostrar que tinha montando ele na sala da minha avó. Posso dizer que cresci tendo raiva do Ferrorama. Ele também tinha um Colossus que obviamente nunca me deixou brincar. Quando eu me tornei adulto, eu comprei um Colossus só porque eu queria muito quando criança. Vou fazer o mesmo com o Ferrorama sabendo que saiu uma edição especial.
Meu irmão tenho certeza que Deus te abençoará grandemente e nada vai te deixar faltar. Desejo muitos sorrisos e momentos felizes ao seu redor.
Cresci no Brasil vendo tudo isso, morei dos 02 aos 20 anos no país ( meus pais sao estrangeiros). Como também me sinto brasileiro, me permito dizer que a história no país segue a mesma com apenas a mudança dos protagonistas ( politicos e a populaçao). A mentalidade do "eu tenho, você não têm" sempre atingiu não só crianças, mas adultos. Hoje as criaças sonham com um Playstation 5, e só imagino quantos no Brasil não tem condições de dar um aos seus filhos. Claro, o Brasil é o país do "caro", onde apenas uma minoria das pessoas tem fácil acesso a coisas que em outros países simplesmente está ao alcance de qualquer um. Um forte abraço e fique com Deus.
Comigo foi bem parecido irmão, mas esse Natal vou comprar um ☝️. Felicidades pra todos nós guerreiros.
Era caro pra caramba mesmo viu esse país e um lixo.
Olha eu pesquisei o vídeo com o mesmo intuito, histórias parecidas, no meu caso era um vizinho. Eu esses dias comprei um avião de brinquedo muito comum nos anos 90 ,Jumbo Jet, mesma história me mãe não conseguiu me dar , tô cheio de traumas da infância kkkk
Prima, eu não esperava ver você divulgando meu humilde canal, até me emocionei aqui, muito obrigado!... 😭 Agora, alguns complementos: 1 - no meu XP1300, o "estojo" para guardar as peças é de papel cartão bem grosso, e embora desmontável, ele prende bem as peças, não ficam dançando. 2 - sim, a Estrela inicialmente não queria relançar usando as mesmas peças porque os moldes estavam com problemas, mas a pressão foi tanta que eles deram uma "garibada" nos moldes e ficaram essas marcas da idade. 3 - já vi vagões antigos com o adesivo "Estrela", eu acredito que houve épocas em que colocavam, e em outras épocas não. 4 - o vagão carvoeiro (tender para os mais íntimos) não muda nada, só os adesivos. 5 - sim, a peça de mudança de sentido da locomotiva era metálica. 6 - o "som de trem de verdade" é esse chiado de chuva mesmo, ou seja, como diria Chaves, "14 pessoas enganadas!". 7 - talvez corrigiram nos novos, mas os vagões saírem dos trilhos ou desengancharem era algo comum nos antigos, uma solução seria colocar peso dentro dos vagões para que eles não bamboleiem tanto nos trilhos. 8 - Opa! Seu avô trabalhou na Companhia Paulista, não FEPASA (isso aqui é apenas toc de pesquisador ferroviário, liga não gente! 😂 ). 9 - Para quem tem maquete, a falta de espaço já é um problema conhecido, boa sorte! Muito legal o vídeo, prima! Um grande abraço!
PS: retiro o que eu disse sobre o ponto 7, não resolveram o problema 😂
Muito obrigada pelas observações primo! Eu realmente não entendo muito, por isso indiquei seu canal =)
Sobre meu avô, a gente que tem mania da falar FEPASA, mas bem lembrado, era o Companhia Paulista. Enfim, obrigada pelas dicas =)
@@coisademoria Sem problemas! 👍😉
Ahhhw q fofo
Vou comentar aqui no seu comentário porque achei bem completo, mas meus pontos não é relacionado ao seu comentário mas ao vídeo também. Em primeiro lugar, gostaria de elogiar a Moriá porque foi o vídeo mais completo e explicativo que vi. Eu era louco com um ferrorama quando pequeno e ganhei um xp100 usado e ja meio capenga, que não durou muito tempo e achava que esse era o único. Um belo dia, vi que a estrela tinha relançado dois modelos, o xp100 e o xp300 e ai eu achei que seria a hora de ter um e queria comprar o 300 que é mais completo que o 100. Porém, vendo os vídeos da galera, desceram a lenha. Falando que os trilhos não conectavam direito. Vagões e locomotivas com qualidade bem inferior, uma série de problemas. Agora vendo o vídeo e a explicação bem detalhada do JJEF, voltei a cogitar pegar o xp300. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo e ao JEFF, obrigado pelas explicações. Triste saber que o problema no item 7 ainda continua.
O meu é de 89, SL-5000 e já era de plástico a peça de mudança de sentido. Tem um chapa de ferro na janela do maria-fumaça pra esconder o motorzinho. O carvoeiro faz barulho de metal arrastando. O elétrico tem duas velocidades.
Gostei de mais desse vídeo, parabéns ....sim eu tenho um xp-200 até hoje, conservado, sujo mais ainda funciona e eu vou montar agora, pois me deu vontade, eu tinha 7 anos quando ganhei o meu, hoje estou com 49, e é bom relembrar quando eu montava e me divertia, muito obrigado por me lembrar, um grande abraço!!!!!
Ah, eu tenho o XP 1300 dos anos 80. Era do meu pai e passou pra mim! Sempre monto no Natal embaixo da árvore, coloco casinhas, enfeites, enfim, fica super bonito e é um brinquedo nota 10! Interessante o retorno desse trenzinho🤗🌻😚😊👍🏼
muito gracinha esse Ferrorama! Sério!
Ai meu Deus! Eu já te vi por aí moça, quem que esse trenzinho já matou?!!!!
Oxi você por aqui? Kkkk
A destruidora de brinquedos preferida...
14:18 pô, deu vontade de chorar nessa parte.... playmobil e ferrorama juntos.... que saudade.
Eu tenho o XP500 (com os vagões, tender, tanque, carga e passageiros o azul). Com tudo funcionando e mais alguns trilho extras, ganhei com 7 anos de idade, e hoje tenho 50. Brinquei muito, montei um túnel com uma lata de óleo de cozinha e colei cascalho na lata pra dá mais realidade na coisa, kkkk Quanta saudades dessa época.
E uma hora da manhã tu brinca na sala 😂😂😂
Poxa esse dai foi um sonho de muita gente na época, é nostálgico de se ver
Que legal. Meu avô também trabalhou na FEPASA, só que em Guaxupé-MG. A FEPASA fez história no sul de MG e interior de SP
Tenho 60 anos.
Tive na infância o Derbi-Rama da Estrela.
Corrida de charretes, pouca gente conhece.
Parabéns! Tive o meu XP400 ganho em 1982; melhor brinquedo da vida! Mas se perdeu no meio às várias mudanças... Assim que estiver na casa nova, estou pensando em adquirir alguns conjuntos e peças da Tomy!
um dia meu pai comprou um ferrorama, ele fazia barulho e tudo, mas n soltava fumaça, ent ele desparafusou parte com chaminé e fez um acesso pra por incenso, e agr fazia fumaça
Stonks
Oi querida, estreando no seu canal. Parabéns pelo tema e apresentação. Apesar de ser nordestino de nascimento, fui criado em Vitória ES, desde bebê e, quando menino, nunca tive um Ferroram. Babava com os modelos norte-americanos da Lionel. Obviamente nunca tive um. E tive um querido primo em Vitória, que já era dulto {quantas saudades dele e da familia da Tia Iracema) que fabricava caminhõezinhos de madeira, com aqueles modelos nostálgicos da Chevrolet, Ford, Fargo, De Soto, etc, com saquinhos imitando sacas de café. Vitória é porto de mar e era grande exportador desse produto, na época. E que perfeição, querida amiga. Réplicas perfeitas, em madeira. Ñ tive o Ferrorama, mas brinquei muito com outros brinquedos antigos. Hoje, tenho 81 anos, moro em Curitiba, PR, há mais de 40 anos, mas continuo gostando de brinquedos. Um tema fascinante! Sucesso ao seu Canal!!!
Um adendo: o vagão carvoeiro (ou lenhador kkk) denomina-se "TENDER". Fica aí a correção!
Naquela época (década de 1980) eu ganhei dos meus pais,
de presente de Natal, o XP500.
Eu usava as cobertas, travesseiros, lenções . . . da casa
para fazer a paisagem das montanhas e túneis para o trem
passar.
Minha mãe ficava doida comigo quando fazia isso.
Show de bola, tinha o XP 300. Acho que vou comprar o meu. Parabéns pelo vídeo.
Muito legal o vídeo, Moriá. Faça mais com essa pegada de cooperação. Ficou dahora. Eu já tive um "felolama" gostava muito.
Muito bom o vídeo!! Parabéns e obrigado pela lembrança!!
oi Moriá , o meu ferrorama é o XP-400 , tenho a caixa de isopor com a tampa original e todas as peças ... muito legal seu video, adorei a recordação.
@TECDESIGNS pra mim aconteceu isso com o BAM-BÓ ... nao sei se vcs lembram ... um robo-q-dava-cambalhota ... em vez de guardar dei pro meu sobrinho ... ai virou pó ... putz..
Que nostalgia! Voltei no tempo mesmo vendo seu vídeo. Eu tenho ainda o XP 600 com todas as peças muito conservadas. Com a caixa um pouco remendada mas sobreviveu ao tempo. Está completo. Apenas a locomotiva que não funciona. Mas alguém que entende de eletrônica dá um jeito nos circuitos. Inclusive o vagão azul citado no seu vídeo o modelo 600 possui o mesmo porém vermelho.
Meu amigo de infância Saulo tbm tinha um xp 1400 nois 2 brincávamos no terreiro dele até a pilha descarregar bons tempos aquele isso sim era diversão garantia! Valeu pelo vídeo achei o máximo.
Parabéns pelo vídeo. Não tive esse brinquedo na infância, mas ver você falando com tanto carinho sobre esse ferrorama aqueceu meu coração 🥰
Ferronama é demais cara o melhor brinquedo que já tive na vida... Eu e meu pai montavamos todo início de férias em casa .. ótimas lembranças
O legal era o pai te comprar o brinquedo e brincar junto com você.
Kkkkkk , hoje eu com 44 anos , ainda tenho meu Ferrorama XP 1300 que meu pai comprou na Mesbla no natal de 87 , que saudades daquela época ....
Caramba amigo!!!! quanta semelhansa nessas historias de vida
O meu pai tambem havia me prezenteado um xp 300 da antiga loja joga fora posteriormrnte denomonada anos deppis de Margarita ( acho aue nao exite mais) e eu depois de grand antes do fechamento da loja Mesbla qye vc se referiu havia adquerido um me lembro que foi ate numa epoca em que a loja estava vendendo as mercadorias por ate 70 % de desconto foi uma mamata na epoca tenho comigo ate hoje kk
Quantas historias quantas lembrancas !!!!
Eu tbm, tenho 41.... Hoje
Parabéns você é raiz👊
Parabéns pelo vídeo e pela pesquisa! Acertou até nas origens japonesas! Gostei!
Vídeo lindo parabéns... gosto muito de ferrorama, tenho uma pequena coleção
Sensacional!!! Lindo tudo!!! Tenho o meu XP300 década de 80 e comprei o XP100 2010. Isso é muito show!!!!!
Eu amo Que os vídeos dela não tem nenhum deslike
Parando e pensando... uau
Pensei isso tbm
Não seja por isso!
Droga... Realmente não da pra dar dislike
Resolvido 👍
@@CarlosHenrique-nt9ky sem coração
Adoro essas Historias de Fans que conseguem realizar coisas fenomenais, por realmente gostar da coisa, Fiquei emocionado no Final do video
Não tive um ferrorama! Porém sempre quis 😓😓😓
Agora você pode, aproveite!!!
@@rmaiabr verdade kkkk
Quando eu era criança, ter um Ferrorama era um sonho tão distante quanto eu ter um Porsche agora kkkkkkkkk
Meu pai me deu um XP 500
Deu pena dele, quase voltamos a pé pra casa.
Nem o da passagem sobrou.
Ano de 81
8 anos
E O Flamengo foi campeão mundial!
Que ano!!
Descobri esse canal.. poxa que nostalgia. Eu tinha o mais simples, aquele oval. Senão me engano, aquele de carvão tinha 3 letras. Esse video me trouxe boas memorias. Vou ver se compro esse para meus filhos.
Esse vídeo é o perfeito exemplo da frase: "na minha época era melhor" kkkkkkkk
Ótimo video....foi bom relembrar.
Um amigo tinha o XP 200 acho e na década de 80 esse modelo não tinha o LED como nos XP400 ou XP500 acho.
Mas como eu curtia muito eletrônica já desde criança, terminei adaptando um LED no ferrorama dele. No final ficou melhor do que o do XP 400 pois esse isava um daqueles micro leds.
Bons tempos.
Dá pra adaptar uma bateria 18650 e fazer um controle de velocidade, assim pode ir na velocidade normal ou mais lento, além de incluir um LED de alto brilho Ambar. A vantagem da bateria 18650 é que ela é recarregável e dura mais do que as pilhas. No final a brincadeira fica melhor e mais barata. Me disponho a ajudar se quiser.
Tive um Ferrorama, E mesmo hoje em dia ainda tenho alguns trenzinhos guardados, Seu canal e bacana,
Que saudade meu brinquedo favorito na infância, lembro que o meu primo tinha xp 1500 e o 100 e montavamos juntos, a primeira vez que brinquei lembro foi no Natal, enquanto esperavamos a hora para assistir a Rena do Nariz vermelho no SBT...que saudade.
Adorei seu vídeo e sua história! Sou apaixonado por trens, hoje sou ferromodelista, mas aos 8 anos ganhei de Natal um ferrorama XP400 que tenho até hoje e funcionando. Recentemente o vice-prefeito de minha cidade me deu de presente o XP300 que ele também ganhou quando era criança. Apesar de eu ter a maquete com os trens do ferromodelismo, de vez em quando monto os ferroramas pra matar a saudade!
Moriá, adoro a sua voz. Vc poderia gravar um vídeo mostrando todas as dublagens que vc já fez? Seria muito legal.
Quanto ao ferrorama....que saudades. Eu não tinha o brinquedo porque eu era pobrinho, mas eu brincava com o ferrorama dos meus amigos. Que sonho. Hoje posso comprar, mas já sou adulto e não teria a mesma graça. Uma pena.
Eu comprei pro meu filho, ele adora!!!
Moriá obrigado por reviver esta nostalgia, meu primo tinha o xp 100 completaço... Pena q esses modelos novos não vem com as pontes e tals, como nos anos 80. Um abraço
Na década de 70 e início de 80 havia uma filial da Estrela perto de onde morava e eles costumavam consertar gratuitamente os brinquedos da marca; atendiam até crianças, sem burocracia!
Meo, q vídeo loko! Viajei... tenho o meu até hoje na minha casa no Brasil.🥰
Infelizmente tudo que foi fabricado dos anos 2000 pra cá são tudo descartáveis triste isso anos 70 80 90 foram as melhores épocas do Mundo em termo de brinquedos de qualidade
Ps2 a 25 anos sem limpar,como é amigo ?
Eu simplesmente adorei o seu vídeo. Daqueles que nos fazem realmente assistir ai invés de ficar no ALT+TAB rs.
É uma pequena frustração minha não ter tido o Ferrorama.
Valeu pelo vídeo!
9:49 😨 Nesse momento eu juro pra vcs que senti o cheiro do ferrorama, memória afetiva. Natal de 1987 qdo eu ganhei, aquela emoção qdo abri a caixa e peguei a locomotiva, o cheiro de novo. Meu Deus
Muito legal! Parabéns pelo vídeo! Ainda tenho o meu XP-600 e está na caixa, tenho alguns trilhos extras também. Adoro reviver a década de 80, na qual eu tinha de 7 a 16 anos.
Eu tinha um desses !
Que nostálgico
Muito bom vídeo, eu tenho um ferrorama xp400 dos primeiros que foram lançados, e ainda umas relíquias tipo, Super Rally primeira versão da Estrela, Fusca bate e volta ambulância (Estrela), carro cambalhota(Glasslite), Buggy doidão (Glasslite) e o que eu me lembro. Gostei demais.
Eu acho que tive a versão de 2010 quando era pequeno, saudades do cheirinho de queimado.
Parabéns pelo vídeo, aínda realizarei este sonho mas vou começar com a Frateschi, ferromodelismo
Meu tio tinha dado um ferrorama original pra minha prima de 9 anos, eu ficava cuidando toda hora para ela não quebrar nada kkkk
Bwoah...não me lembre que o Kimi vai se aposentar no fim da temporada 😢😢
Muito bom matar saudade! Obrigado pelo vídeo.
Lembro que o som de trem vinha do vagão carvoeiro, ele tinha um mecanismo próprio.
Dei uma pesquisada, e achei interessante que existe os modelos em 3D pra imprimir em impressora 3D, mas apenas dos trilhos. Seria interessante alguém fazer um modelo 3D dos vagões e outras partes, que daí com uma impressora 3D você conseguiria na teoria montar um Ferrorama do 0 kkkk.
E na época não tive o ferrorama, mas tiva o autorama, que se perdeu com o tempo, infelizmente...
Já existe uns colecionadores q faz peças em 3d
Excelente Canal! Parabéns! Nostalgia Pura, bons tempos de criança! Eu e e meu irmão cada um teve um ferrorama, ambos da 2 geração, meu irmão teve o modelo xp-1100 e eu tive o modelo xp-1300. A graça era junta os trilhos dos dois e juntar, ou até mesmo de algum amigo.
Meu irmão fazia mesma coisa com os meus primos 😃
Sou um ex funcionário da fábrica de brinquedo Estrela da unidade de Três Pontas em MG... ... Não é que a qualidade caiu e que teve uma redução de material pra corte de gastos. Na unidade em que trabalhei entre 2007 à 2018 eu vi a redução do molde de pernas,braços e cabeça da boneca Meu Amor umas 2 vezes e da boneca Meu Bebê 1 vez para corte de custos, no caso no material mais caro que seria o vinil que é feito os membros e cabeça. Faz a comparação dessas bonecas do período dos anos 90 com as fabricadas esse ano.
Esse video me fez lembrar de mtas coisas da infância, amei.
Meu pai tinha um ferrorama, daí criamos a tradição de uma vez a cada ano eu, meu pai e minha irmã mais velha brincávamos com o ferrorama.
Aaaaaah que saudade eu e meu irmão tínhamos um desse
Parabéns pelo vídeo, é uma viagem no tempo que me fez viajar para minha infância onde eu e mais alguns amigos se juntavam na casa de um de nós, cada um com seu ferrorama e fazíamos um circuito enorme. Hoje sou um entusiasta das ferrovias do Brasil e tenho como hobby o Ferromodelismo, meu canal é sobre o assunto. Abraços
Eu tenho o SL-5000, de terceira geração. Vinha com duas locomotivas, uma simulando a carvão, q seria a de carga, e o outro elétrico, de passageiros. Infelizmente acho q não está mais completo, com todas as suas peças. Minha vontade é conseguir reunir tudo e deixar para o meu filho.
Acho q o meu era esse tbm. Lembro q tinha a locomotiva de carga e o trem de passageiros vermelho, e tinha um circuito até q grande
@@dodochagas da linha era o maior mesmo. E sim era essas locomotivas. Lembro q o valor do brinquedo era ainda em Cruzeiro. Minha mãe na época ainda ficou meio na defensiva de comprar pq era muito caro. Foi um Natal mágico para mim naquela época.
Obrigado pro vídeo, gostei muito do seu canal. Ótimo trabalho de pesquisa e produção de conteúdo. Parabéns pra toda equipe.
Cheguei!
Se aqui kkk
Carol teu sorriso me guia como um farol de dia serei teu sol com minha luz a te focar a noite teu lençol a teu suave corpo tocar gatinha quero beijos contigo trocar.
Maravilha! Sou colecionador, tenho todos os modelos brasileiros e janponeses. Existem também os modelos Espanhóis e Americanos. Tenho todos também 🙏. São muitos e muitos anos de pesquisas e investimentos. Parabéns pelo vídeo!
Olá !!!
Adorei seu vídeo
Ganhaste mais um inscrito.
Eu tenho ainda o Xp 400 com alguns trilhos com alguns " dentes quebrados" , sem caixa iriginal,mas no geral está Top !!!!
Vi alguns vídeos em que " dizem " que a empresa não tinha as formas originais e fizeram essas novas que " dizem " que não são tão perfeitas quanto às antigas.
O vagão do carvão não é igual , já esse vagão de combustível é muito bacana e vinha no XP 300.
A peça embaixo da locomotiva era de Antimonio ou alumínio.
Até a versão do 400 não tinha nem Luz e nem som.
A peça do " fim da linha " na verdade é um para choque.
Felicidades para você Moriá .
Muito obrigada pelas informações 😁
Querida Mariá: adorei seu vídeo. Você é um doce. ❤️☺️ Meus irmãos ganharam um XP-200 no início dos anos 80, e ajudei muito a montar, desmontar e mesmo a brincar com ele. Boas lembranças. Já estou viralizando seu vídeo. Hoje, tenho 58 anos, mas, continuo entrando em lojas de brinquedos para ver o que se vende por aí...abraço e um grande beijo. Canoas-RS.
Boa tarde!Eu tenho um ferrorama xp 400 de 40 anos atrás e ainda funciona perfeitamente, agora comprei um novo xp500s muito bonito o circuito dele.
Tenho 46 anos, tive quando criança o modelo XP 400 , essa luz na locomotiva não tinha ,mas eu adorava esse brinquedo. Muito bom reviver essa época. Meu já falecido pai trabalhou na antiga Fepasa como maquinista também. Muito bom reviver essa época maravilhosa. Parabéns pelo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼
Incrível como antigamente tudo era mais bem feito, não só os brinquedos, mas também os eletrodomésticos e uma série de outras coisas. Com relação aos brinquedos, lembro de uns caminhões que eu tive, eles eram feitos num material fino, muito bem acabados e que te permitia abrir as portas. Lembro também de um ônibus, um posto de gasolina com 2 ou 3 andares, todos muito bem feitos. Atualmente, usam um plástico tão bruto, grosso, sem acabamento, que nem vale a pena guardar. Não é ser saudosista não, mas a década de 80 foi a época áurea dos brinquedos. Saudade do meu ferrorama, do autorama, lego etc.
Nunca tive,vi o comercial na época,um sonho de longe de ter,valeu pelo video 👏👏👏👏👏👏
Hoje o YT me indicou esse video. Que garota simpática. Tô inscrito.👍👏👏👏. O desleixo é porque nós filhos não temos a fé de nossos pais nem mesma a certeza absoluta de nossos avós.😀
Muito bom! Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sucesso e sorte sempre.
Gostei muito de voltar no tempo, parabéns pelo vídeo.
Tive um XP-1300, amava ele e magicamente não sobrou nada, rsrsrsrs, apenas a lembrança.
pow legal a Estrela relançar os ferroramas da década de 80. Eu tenho o SL 5000, geração 90ventista, infelizmente sem as locomotivas e com vagões danificados, porém ponte e trilhos conservados. Sou fã de ferrovias (railfan) e sigo o canal do seu primo.
Caramba!!!!!! !to anestesiado com sua simpatia neste verdadeiro documentário que fez parte de nossa adolescência
Confesso que devido ao corre corre do dia a dia ( coisa de gente grande kk ) ate havia me esquecido que tinha um guardado alias um não!!!!! Acho que sao sete ferroramas pode parecer exagero mais é isso mesmo !!!e que no decorrer de minha adolecencia quando ainda nao havia amazom rsrs eu comprava nas feiras livres aos finais de semana de pessoas que vendiam .
Ta de parabéns pelo nao vou chamar de trabalho mais sim carinhosamente cooperação em resgate da memoria ; bateu ate uma vontade de ir correndo montar o meu kkk
Uma observação de minha parte sem reprova la vc esqueceu de comentar o desgosto que teve a galera que participou do desafio pois como vc mesmo pode ver pelas comparações muito bem explicadas as diferenças do meu ponto de vista sao berrantes ( caso comentou desconsidere)
Ganhou um fã escrito primeira aqui navegando e como um vagão descarregado cai no teu território kkk
Algum tempo atraz estavo pensando em vender mais acho que vou mudar de ideiakk sempre a la no fundo uma crianca dentro de nós.
Tudo de bom pra ti.haa!!!!! Ia me esquecendo tive a oportunidade de adquirir o modelo do Beto carreiro em uma das lojas da antiga mesbla na epoca comprei por uma pexinxa e nem havia acreditado o que ficou marcado e que foi o meu segundo salario assim que haviarecebido do primeiro emprego( ainda solteiro) posteriormente quando foi lancado esta edição nova tambem havia adiquirido de uma. Pessoa em bon estado e como não podia deixar de comentar o meu primeiro brinquedo foi exatamente aos meus 10 anos de idade aproximadamente foi o xp 300
Que legal. Nunca tive um ferrorama nem um autorama. Naquela época a gente nao tinha grana para comprar um. Uma pena. Adorei o video. Me fez voltar a ser crianca novamente. Obrigado.
Caramba que lembrança fantástica...
Obrigado por trazer momentos da minha infância... Sou fã da década de 70.
Abraço
Moça seu canal apareceu por acaso pra mim, mas eu não só tinha como eu ainda tenho um ferrorama XP1500 completo na caixa e com a caixa perfeita, na verdade o brinquedo está perfeito e funcionando, bem guardado, pq realmente não dá pra montar e largar ele pela casa, mas tá aqui acho que ganhei de presente pq viajei muito de trem na década de 80 nos trens da FEPASA para o interior de SP saindo da estação da Luz!
Sucesso pra seu canal!
Q bacana hein !!!! Tenho guardado um xp 1300 na cx q meu pai comprou no mappin do centro de sao paulo e funciona kkkkkk😊
Eu tive um na década de 80, o antigo tinha realmente luz e o pino abaixo da locomotiva era de ferro mesmo. Parabéns pelo vídeo.
Muito bom o video, eu tenho o meu XP200 até hoje menos a caixa de papelão que se rasgou a uns 24 anos atrás, acabei jogando fora, mas caixa de isopor onde encaixa as peças está inteira ainda.
Que coisa linda. Você me fez voltar no tempo. Adorei.
Muito bom seu video. Parabéns! Sou entusiasta dos ferroramas tenho quase todos ao menos uns 85% em estado de novo. E é por ai mesmo. Pode lixar o trilho e usar canetas de cromo, ficam muito parecido com o original (primeiro). Requer uma leve habilidade! Kkkkkk
Que da hora!!!! O meu irmão tem até hoje o XP 400.
Eu brincava junto com ele.
Que saudades....
Parabéns pela apresentação e avaliação. Resgatando um dos maiores sucessos dos anos 80. Sinceramente o novo Ferrorama me surpreendeu, gostei muito. Não sei se por ter escutado tantas críticas, acho que a Estrela foi mais uma vez pioneira em resgatar um brinquedo tão famoso. Eu gostei tanto que até fiz um canal para falar do tema Ferrorama. Falar das versões antigas, das novas, do Ferrorama no Japão. Vídeos como o seu com certeza contribuíram para isto, pois assisti muitos vídeos até adquirir os Relançamentos e os primeiros conjuntos antigos. Mais uma vez, parabéns. Like.
Que show! Orkut faz falta mesmo.. Bons tempos..
Que legal.
Tenho o meu XP 300 e ótimo estado com sua caixa,porém quero mais trilhos para eu poder fazer como vc fez.
Amei a ideia. Obrigado.
Eu tive o xp 300! Que saudades disso em 1980! Agora quero te dizer outra coisa, vc é uma graça de garota. Parabéns ❤
Eu tive um ferrorama fui muito feliz com ele ! assim que sobrar um dinheirinho vou comprar um pra mim relembrar minha infância .
Isso, os antigos vinha no isopor e um papel mais firme por fora. Tenho o sl-5000 da primeira edição. Se não me engano a Estrela fez uma cópia rs de uma versão americana, agora esqueci... Ainda vou criar em 3d as pistas e restaurar os meus que quebraram alguns encaixes e a caixinha que fazia som se foi rs.
Obrigado pelo vídeo.
Adorei esse vídeo, ainda vi também Lego e Playmobil. Boa sorte e sucesso
Muito legal seu vídeo! Gostei das curiosidades, principalmente do desafio do caminho de Santiago de Compostela.
Muito bacana, ganhei um xp 200 da minha mãe e depois comprei um SL 5000 eletrônico no Mappin pro meu sobrinho. Sempre gostei de trens e hoje sou Maquinista de trem na CPTM
Nossa Moriá que vídeo lindo! Eu brincava muito com o autorama da estrela no meu vizinho.
Estou só esperando o vídeo sobre esses mini Transformers aí 🤩
Tive um XP-200 na minha infância. De longe foi o que mais brinquei. Fiquei com ele derreter rs. Saudades!
Valeu a espera, vídeo super bom. Por isso que demorou.
Minha jovem! Voltei para 1980, ano que ganhei meu XP400. E tenho ele INTEIRO até hoje, incluindo a caixa. Que saudades. Parabéns pelo vídeo! Vou até montar meu ferrorama pro meu filho. Vamos ver se funciona 🤦🏻♂️. Um abraço daqui de Marília SP.
Muito bom Moria! Seu canal da evoluindo! E tá lindo 😍
Olá adorei seu canal , voltei no tempo eu era louco pra ter um , mas o que eu realmente sonhava ter era um Autorama do Ayrton Senna tinha vários modelos com várias variações de pistas , tinha tbm que eu lembro o Motorama , realmente os brinquedos da década de 80 e 90 eram de acabamento melhores . Outro brinquedo que tive alguns foram comandos em ação .
Parabéns pelo vídeo!
Muito boas as pesquisas que realizou!
Tem mais um seguidor!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu tive o antigo Ferrorama. Era maravilhoso! Obrigado por me fazer lembrar dele!
Eita que bacana acordar num domingo e dar de cara com esse video nostálgico!!! Olhe que a bagaça era disputada pois era um dos brinquedos mais cobiçados dessa época (já fez do autorama?!?) e os olhos da garotada brilhavam mais do que estrela....eita dona Estrela...os fãs cumprem com o objetivo mas na hora de fazer o dever de casa por completo (trem bão tem farol e som, que mancada, dona Estrela 😓). Parabéns pela divertida e nostálgica postagem👏👏👏