Sou praça e concordo plenamente com o Coronel Montenegro, se pudesse voltar no tempo teria me dedicado mais para ingressar na AMAN! Porém, não me sinto frustrado em ter sido Sargento do EB, na verdade tenho sim muito orgulho!
0:09 a reação do coronel foi a mesma que a minha. A verdade é que não tem indecisão nenhuma, o mal do jovem é querer apenas o caminho mais fácil e mais rápido e acha que vai passar a vida inteira pulando de galho em galho. Todo mundo ta cansado de saber que a carreira de oficial é melhor do que a de praça.
Simples assim. Só fala o contrário quem tá se preparando pra ESA. Até os sargentos formados falam isso. Na repartição que eu trabalhei, tinha três ex-sargentos. Todos saíram p cargo federal de nível médio. Meu vizinho tbm é 2⁰ sargento. Estuda direto p sair do Exército. Não adianta tentar se enganar: Procuradoria é feita para Procurador, vara judicial é feita para juiz, promotoria é feita para promotor, órgão de receita é feito para auditor, polícia militar e corpo de bombeiros são feitos para oficiais etc. A prioridade é desses cargos e o que sobrar fica para os subalternos. Simples assim.
Praça pra quem quer sair do EB e oficialato pra quem for seguir carreira até aposentar... Minha visão é essa, mas se alguém discorda, deixa seu argumento!
acho que não, a esa dá um comodismo que outros empregos não dá e a chance de ser promovido para o oficialato é grande, porem a carreira de oficial é para quem pretende ser do alto escalão político, pq querendo ou não, o coronel em diante é politicamente influente
25 de Agosto,Feliz Dia Do Soldado Senhores Cel Montenegro e Ten Thiago Henrique a Reunião ontem foi Fantástica,Boa Uma Barbaridade! Sempre Respeitando todas as patentes,mas a carreira do Oficial é melhor do que a carreira de Praça!
o praça rala bem mais, os oficiais são mais tranquilos, eles tem mais "facilidades" , como foi dito, eles tem mais oportunidades. Mas a real, acredito que a admiração pelo sgt vem da imagem que crescemo vendo na televisão, aquele cara fechado, bravo, de bigode, dando ordens, comandando seus soldados, sempre a frente, conduzindo a tropa, operando... ficou essa imagem, influênciando essa geração e outras.
Pode crer ! Grande Coronel muito competente , gente fina , lembro dele na Eceme na Urca , servi em 1991 . como conheci outros oficiais conhecidos na estoria como o Gen Santos Cruz e outros
Fui pqd em 1986. 43355, blt dompsa. Sou mineiro sai no mesmo ano por opção, entrei para a PMMG no ano seguinte, onde fiz carreira, fui SD, CB, SGT e fui para reserva como sub ten. Tive condições de fazer provas para oficialato, por opção não fiz, meu sonho era ser sgt, sempre achei uma função bacana e nenhum arrependimento de não ter feito CFO. Na PMMG fiz os cursos de ROTAM, operação especiais, sempre trabalhei na área operacional e graças a Deus nem sargenteante eu fui!
Tem muita gente comentando merda e julgando a aprovação dos outros dizendo q é um caminho fácil, primeiro de tudo, o pessoal tem que ter mais respeito com os graduados, nenhuma força do mundo existe sem os graduados, segundo, muitos que julgam alguém que escolheu Esa no lugar da Espcex nunca passaram em porra nenhuma, normalmente quem julga aprovação nunca passou em nada, nem tudo na vida é dinheiro, já vi coronel fudido de grana e sargento bem na vida por ter educação financeira, o graduado tem q respeitar o oficial e vice-versa, julgar o caminho dos outros te torna um babaca, imagina se quem passa em ITA e IME julgasse quem passa em AFA/ESPCEX dizendo q é fácil, se fosse fácil todos q querem seriam oficiais ou graduados, tenham respeito independente da carreira.
Toda carreira tem chefe, cobranças e injustiças. A diferença do militarismo é que vc geralmente tem um chefe que tb sabe oq é ralar e na maioria das vezes domina oque vai cobrar do subordinado. No meio civil, é bem raro isso. Num órgão publico sempre existe o primeiro escalao: nas universidades tem os professores (primeiro escalao) e os técnicos administrativos (segundo escalão) , na justiça tb, os juízes no topo e os analistas e técnicos embaixo... so tem um jeito de fugir disso: abrir seu próprio negócio e msm assim vc vai ouvir grito do cliente kkkkkkk
Existem carreiras que permitem o ingresso como sargento e o acesso ao oficialato. Fui sargento especialista da turma de 98 FAB e hoje vejo que existem militares de suboficial ,.passando por capitão e até major daqueles oriundos de minha turma. Apesar de que alguns acham que por serem oficiais se tornaram militares melhores ou mais preparados. Não necessariamente. No meu caso eu passei pra concurso civil quando estava como 2sgt, mas fica a dica.
Tenente, faz entrevista com oficiais e oficiais superiores da marinha tbm. Tem muito pouco material sobre a marinha na internet e pretendo ingressar no quadro de engenheiros da marinha (sobre os engenheiros, ja acompanho um canal. Mas da armada da marinha, nunca vi ninguem comentando). Como as suas entrevistas são muito boas, acho que seria muito bom ter um papo com alguem da marinha tbm. Um grande abraço e bom trabalho.
Com conhecimento de causa eu digo que o oficial ficará na tropa somente por 6 anos. Quando ele sai a cap, ele só participa de reuniões com seus comandantes para trazer a agenda até os sgt que colocaram na prática. O SARGENTO é sim o braço operacional das FFAA. Quando conclui o curso de comandos, ficará até ao final da carreira. Já o oficial talvez servirá numa unidade especial.
Todos dois são operacionais, porém oficial é outro nível. Todos BATALHÃO e COMPANHIA tem pelotão, nos pelotão tem: Oficiais , Sargentos, Cabos e Soldados ,Oficial comanda um pelotão. O Sargento recebe ordens, e ajuda o oficial a comandar o pelotão.
Excelente vídeo. O coronel soube muito bem explicar a diferença entre oficial e sargento no Exercito, o que entendo ser aplicável em grande medida ao que ocorre em outras forças arnadas e auxiliares. O oficial tem uma carreira bem definida em lei, a LPOAFA e o seu regulamento, a RLPOAFA. As praças em geral tem as suas carreiras definidas em portarias, o que é mais fácil de se alterar. O oficial foi formado para comandar e a praça para executar, isso é muito fácil de entender. A carreira de sargento no Exército começa a ser melhor delineada após a promoção a primeiro-sargento, uma vez que já realizou o curso de aperfeiçoamento como segundo-sargento e as chances de sair do Exército são menores e também ele se aproxima do processo seletivo para o CHQAO, curso que o habilitará a concorrer uma vaga para ingresso no oficialato, podendo ascender até o posto de capitão QAO. As coisas no EB estão mudando nos últimos anos e a maior parte dos sargentos de carreira possuem graduação superior e habilitações em idiomas. O sargento do EB hj é um militar muito diferente de 20 anos atrás, quando o concurso para ingresso na ESA era de ensino fundamental. E também conhecemos sargentos com mestrado e doutorado, situações que a estabilidade permite conquistar, mas ainda vemos muita evasão entre os terceiro-sargentos, em especial nas formações mais técnicas, como aviação, intendência e topografia
"sargento é o cara que n pode ser oficial" todos podem basta se dedicar e estudar, e sobre operacionalidade, a minha visao e sobre minha experiencia no eb convencional sem ser Comandos FE, o camarada mais operacional q eu vi era 3 sgt, nas operaçoes de fronteira q iamos, o camarada q era 2sgt ja era adjunto da operaçao e n fazia mt coisa e da pra ver q a partir dos anos ambas as carreiras seja oficial ou praça perdem a operacionalidade. (Minha visao, minha experiencia)
@@Poesiasubversa claro mas a idade de oficial e sgt é quase a mesma e sinceramente achei essa fala mt infeliz, "é sargento quem n pode ser oficial" sendo q mts sargentos formados entraram na esa com 19 20 anos. E se quisessem ser oficiais poderiam sim!
Eu creio que a pergunta não foi feita da forma correta. A diferença entre os sargentos e oficiais no curso de comandos/ FE e que para os sargentos que fazem o curso é quase impossível sair do comando de operações especiais. No caso do oficial o curso não atrapalha nas suas movimentações. Eles servem um tempo nas operações especiais, depois seguem o fluxo normal de suas carreiras.
@@eulercruz3852, claro, cara conheço muito oficial que hoje é PF e PRF a estrutura financeira que você vai ter com o exército te leva a isso mais fácil, caso queira empreender também será mais fácil, nem todo mundo que entra na Espcex termina sua carreira no exército não. Vai por mim, eu vejo nesse papo de trampolim um medo disfarçado de tentar a Espcex se não tem idade ok, mas po se tem, tenta oficial sei que a vida é cheia de imprevistos mas estuda pra oficial que teu nível será outro.
@@adriandelfino8717 tlgd, tava estudando pra prep, mas to muito atrasado em química e física. Agora to focando na esa pra não ficar dependendo dos meus pais, espcex leva tempo
Experiência vivida, um pel que não tem bons sargentos não flui. Tendo em vista que o cmt do mesmo não pode acompanhar em loco todas as missões de GC por exemplo.
@@silviopagio2005 Você é ou já foi militar? De quem foi essa "experiência vivida" que você comentou? Detalhe, em algum momento falamos que o sargento não é importante ou que um pelotão não precisa dos seus sargentos?
Coronel está correto, ou alguem aí acha que o Sargento não iria querer ter o mesmo tempo que o Oficial pra sair do curso? Sargento que faz o curso Comandos ou FE rala muito, pois tem poucos Sargentos.
sgt é sgt, o sgt parece carregar algo a mais, tem uma imagem mais forte, e de fato rala mais, eu vi oficiais muito pancadas, mas vi sgts também que tinham todo um respeito e admiração onde passavam, não apenas pela hierarquia, eram subtenentes já, que tinham toda uma história, oficiais o tratavam como um oficial, bem pancada mesmo, e a imagem que o sgt passa é diferente, é de fato uma imagem que fica e é predominante. Exército geralmente quando se fala, lembramos de SD, SGT, CAP e General. O sgt parece passar uma imagem muito forte.
Esse coronel se desfez dos sargentos. Os comentários dele foram muito infelizes. Menosprezou o ser sgt. Oficial ganha mais mas os mesmos não vivem sem os sgt. Coronel vc só quer aparecer. Saiba que muitos jovens tem como sonho ser sgt do exército de carreia.
Tenho 21 anos de idade pudesse faria a EXPECEX anos anteriores, não fiz sentia incapaz de fazer. Hoje em dia estudo pra ESA fazer trampolim pra outras coisas
A Verdade é que o Praça no caso os SGTs é quem são a base de todo o EB sem os SGTs o EB não existe e não funciona. Na verdade não deveria haver concurso pra PRAÇA e pra OFICIAL deveria ser CARREIRA ÚNICA entra na graduação (Patente) mais baixa e poder chegar até a maior. Seria o mais justo e acabaria com essa “guerra” de PRAÇA contra OFICIAL.
É meio complicado o assunto porque o EB diferente dos EUA não está em atividade (no que se diz respeito a guerra) então muito do que se aprende ainda fica no "papel", isso desanima tanto oficial como sargento
@@richardjhonatanfelicio8025 pois é meu amigo para a sua surpresa muito deles estão lá porque querem, você já descobriu que o serviço militar nos EUA não é obrigatório e estão lá por livre e espontânea vontade?
Nosso curso da EsPCEX tem duração de 6 meses, além das aulas ao vivo, mentorias, módulos de exercícios, simulados, etc. E você terá 2 anos de acesso ao curso completo!
Pode sim, tem o Curso de Formação de Cabo Comandos (CFCC) que forma o militar temporário a realizar e empregar as ações de comandos. O CFCC, diferente do CAC que é pra oficiais e sargentos de carreira que é feito no CIOpEsp, é feito no próprio 1o BAC em Goiânia e tem a duração de 3 meses. Podendo o militar integrar ou o 1o BAC ou CIOpEsp no RJ.
Basicamente. E o Sargento vai cumprir muito mais ordens e ter menos acesso a oportunidades. Mas se tu for conversar com alguém que tá se preparando pra ESA, tu sai de lá achando que é melhor ser Sargento do que General.
De uma vez por todas : Parem de ligar para a carreira! Quem realmente quer passar no concurso e ser militar vai fazer qualquer um dos dois (ESPECEX, ESA), vai passar e ser um excelente militar.. Hoje em dia eu só vejo gente falando de "vira oficial que você ganha mais" "não vira sargento que a vida não é fácil", que porra é essa? Se você quer dinheiro faça um T.I ou algo do tipo, para de ir para as carreiras com essa mentalidade que vocês vao se frustar e ai vai acabar igual a muitos aí : cometendo SUICÍDIO. Deixem o militarismo pra quem tem vocação, pra quem mal dorme pensando em passar e quando acorda, acorda pensando em estar lá dentro! Parem com essa porra, de uma vez por todas, PAREM!
"Gump", que tal vc parar de mandar os outros pararem de fazer algo e simplesmente cancelar sua inscrição aqui no canal e ir viver a sua vida feliz para sempre?
@@EliteMil ué? Não entendi Tenente. Tantos outros comentários de um monte de gente falando uma caralhada de merda e você pede EU cancelar a inscrição? Kkkk o que te incomodou? Foi o fato apenas de "eu mandar" (porque não mandei nada) alguém parar de ligar pra benefícios de carreira?
Pra mim o tempo de operacionalidade é sorte. Já teve casos de tenente coronel operando em missões continuas nas forças especiais e de 3 sgt que só tem os curso mas nunca serviu na tropa. Isso é bem relativo
@@eduardoc9748 sim, no EB 10 anos após formado para os dois. Diferença que o Oficial passa Asp, 2° Ten, 1° Ten, Cap e vai a Maj, enquanto o praça sai de 3° SGT e vai para 2° SGT.
Essa discussão do que é melhor só existe na boca de estudante bisonho que ainda n entrou. É só perguntar para qualquer sargento se não seria melhor uma carreira unificada. Aí eu queria ver qual iria falar que prefere do jeito que tá.
@@r0m4r1n0 Entendi agora, então tá de boa, desde sempre prático atividades físicas e esportes, nunca senti nada. Muito obrigado aí por esclarecer a minha dúvida
@@caiooliveira6400 eu sei mn, mas esses 3 anos é a melhor parte da tua vida mn, eu sei que é o seu futuro, estabilidade e tals. mas a juventude passa e não volta mais
A reflexão que eu gostaria de deixar é bem simples. Um subtentente ou primeiro sgt que tenha Comandos, FE, ainda vai ser subordinado a um Tenente de 19/20 anos saído de um CPOR/NPOR. Obviamente a respeito, mérito e especialidade, mas no fim a hierarquia prevalece. Se voce se incomoda com isso, busque o oficialato. Obs: nas policias mesma coisa. Mesmo na PF e as civis, lembre que os Delegados são a chefia, demais cargos são meros apoios atuação destes.
@@gilsonfreitas5956 mais ou menos, visto que só atua ostensivamente, se o foco é investigação ou inteligência não PRF é pior lugar. Mas é do perfil da instituição.
Não, PF não tem nada a ver com sistema do exército, agentes assinam diversos documentos pelo órgão, e tem competências específicas, a situação de auxiliar e fazer o que é "mandado" acontece nos inquéritos, em aeroportos por exemplo não é assim, cada policial responde pelo seu ato, impedindo ou liberando alguém pra entrar ou sair do país, etc. Existem diversas funções que cabem decisão ao próprio policial, sem estar auxiliando chefia.
@@Diego-co8yq negativo jovem, embora os agentes selecionem e respondam pelas abordagens a decisão final sempre é da autoridade policial (delegado) e só este pode solicitar ou expedir medidas.( Auto de prisão em flagrante, inquerito policial e cautelares) sem assinatura dele nada vai para frente. Com relação a assinar e despachar mesmo nas FA sargentos e até cabos e soldados fazem e assinam muita documentação adm, como licitação, contratação, instruções. Tome por base o judiciario onde os funcionários todos podem despachar, mas decisões, intimações e mandatos cabem somente ao juiz (ao menos assinar).
@@Diego-co8yq quanto a decisões pontuais isso funciona em todos os órgãos, um soldado PM não precisa pedir a seu oficial autorização para conduzir alguém ao DP ou fazer uma abordagem.
Prefiro focar na AMAN e deixar o pessoal brigar nos comentários. Se quiser ser operacional faz PQD/Comandos, se ficar 8 anos operacional já é um bom tempo...
Rapaz, sargento comando e FE são melhor que qualquer outro oficial por aí. Oficial das FA brasileiro tudo barrigudo (na sua grande maioria).... Todo respeito aos Sargentos. Coronel falou obviedades....
@@gabriellira5815 Amigo de onde você tirou esse argumento? Oficiais deixam de ser operacional logo no posto de Capitão, Sgt é a maior parte de sua vida, não faz sentido oque você falou, pois o EB precisa manter as suas tropas de operação.
Não comandante na operação de ocupação do completo do alemão não era só você que era o comandante de batalhão força especiais o comandante 15 RCMec Cavalaria Mecânizada também era comandos força especiais o comandante e Cel Pimentel comandos FE então. Irmão do ex comentárista de segurança da rede Globo Rodrigo Pimentel ex comandante do BOPE
É isso. Eu já trabalhei na justiça federal. Muitos servidores são putos pq em tudo se prioriza o juiz. Mas queriam o quê? É igual ao enfermeiro que acha que deveria ganhar igual ao médico. São funções diferentes, mas a função do médico recebe mais e acaba tendo mais prestígio. Simples assim.
Ninguém precisa ter preconceito com praças. A estrutura militar já faz essa distinção. Agora, o ideal é que o comandante não seja um imbecil completo. Pelo contrário, que siga os ensinamentos de Sun Tzu.
Por isso, cursei o CPOR, que me deu uma boa formação militar, conciliando-a com meu curso universitário e sou hoje oficial da reserva do Exército Brasileiro, o que me dá muito orgulho e satisfação! .
Sou praça e concordo plenamente com o Coronel Montenegro, se pudesse voltar no tempo teria me dedicado mais para ingressar na AMAN! Porém, não me sinto frustrado em ter sido Sargento do EB, na verdade tenho sim muito orgulho!
0:09 a reação do coronel foi a mesma que a minha. A verdade é que não tem indecisão nenhuma, o mal do jovem é querer apenas o caminho mais fácil e mais rápido e acha que vai passar a vida inteira pulando de galho em galho. Todo mundo ta cansado de saber que a carreira de oficial é melhor do que a de praça.
Simples assim. Só fala o contrário quem tá se preparando pra ESA. Até os sargentos formados falam isso. Na repartição que eu trabalhei, tinha três ex-sargentos. Todos saíram p cargo federal de nível médio. Meu vizinho tbm é 2⁰ sargento. Estuda direto p sair do Exército.
Não adianta tentar se enganar: Procuradoria é feita para Procurador, vara judicial é feita para juiz, promotoria é feita para promotor, órgão de receita é feito para auditor, polícia militar e corpo de bombeiros são feitos para oficiais etc. A prioridade é desses cargos e o que sobrar fica para os subalternos. Simples assim.
Praça pra quem quer sair do EB e oficialato pra quem for seguir carreira até aposentar... Minha visão é essa, mas se alguém discorda, deixa seu argumento!
acho que não, a esa dá um comodismo que outros empregos não dá e a chance de ser promovido para o oficialato é grande, porem a carreira de oficial é para quem pretende ser do alto escalão político, pq querendo ou não, o coronel em diante é politicamente influente
Sou bem sincero, ESA, EEAR não prestam.
@@Evangelista111 oq você faz da vida?
@@sotoaquiporqueminhamaeaind7889 deve que joga fri fraire kaksks
Concordo. Só pega ESA se for pra estudar pra pf
25 de Agosto,Feliz Dia Do Soldado Senhores Cel Montenegro e Ten Thiago Henrique a Reunião ontem foi Fantástica,Boa Uma Barbaridade!
Sempre Respeitando todas as patentes,mas a carreira do Oficial é melhor do que a carreira de Praça!
o praça rala bem mais, os oficiais são mais tranquilos, eles tem mais "facilidades" , como foi dito, eles tem mais oportunidades. Mas a real, acredito que a admiração pelo sgt vem da imagem que crescemo vendo na televisão, aquele cara fechado, bravo, de bigode, dando ordens, comandando seus soldados, sempre a frente, conduzindo a tropa, operando... ficou essa imagem, influênciando essa geração e outras.
Vdd cara ou se não um F.E ou comandos , são sargentos frios e que paressem mais responsáveis , mostram. Uma imagem de durão
Pode crer ! Grande Coronel muito competente , gente fina , lembro dele na Eceme na Urca , servi em 1991 . como conheci outros oficiais conhecidos na estoria como o Gen Santos Cruz e outros
Fui pqd em 1986. 43355, blt dompsa. Sou mineiro sai no mesmo ano por opção, entrei para a PMMG no ano seguinte, onde fiz carreira, fui SD, CB, SGT e fui para reserva como sub ten. Tive condições de fazer provas para oficialato, por opção não fiz, meu sonho era ser sgt, sempre achei uma função bacana e nenhum arrependimento de não ter feito CFO. Na PMMG fiz os cursos de ROTAM, operação especiais, sempre trabalhei na área operacional e graças a Deus nem sargenteante eu fui!
Só não entendi uma coisa. Primero tu diz que foi SD, CB e SGT, depois diz que nem sargento foi 🤔
@@filipegabriel708 sargenteante, men. O cara que da farda e essas coisas. Administrativo
Tem muita gente comentando merda e julgando a aprovação dos outros dizendo q é um caminho fácil, primeiro de tudo, o pessoal tem que ter mais respeito com os graduados, nenhuma força do mundo existe sem os graduados, segundo, muitos que julgam alguém que escolheu Esa no lugar da Espcex nunca passaram em porra nenhuma, normalmente quem julga aprovação nunca passou em nada, nem tudo na vida é dinheiro, já vi coronel fudido de grana e sargento bem na vida por ter educação financeira, o graduado tem q respeitar o oficial e vice-versa, julgar o caminho dos outros te torna um babaca, imagina se quem passa em ITA e IME julgasse quem passa em AFA/ESPCEX dizendo q é fácil, se fosse fácil todos q querem seriam oficiais ou graduados, tenham respeito independente da carreira.
o coronel é um exemplo, grande passagem pelo nosso exercíto, tem toda uma história.
Toda carreira tem chefe, cobranças e injustiças. A diferença do militarismo é que vc geralmente tem um chefe que tb sabe oq é ralar e na maioria das vezes domina oque vai cobrar do subordinado. No meio civil, é bem raro isso.
Num órgão publico sempre existe o primeiro escalao: nas universidades tem os professores (primeiro escalao) e os técnicos administrativos (segundo escalão) , na justiça tb, os juízes no topo e os analistas e técnicos embaixo... so tem um jeito de fugir disso: abrir seu próprio negócio e msm assim vc vai ouvir grito do cliente kkkkkkk
Existem carreiras que permitem o ingresso como sargento e o acesso ao oficialato. Fui sargento especialista da turma de 98 FAB e hoje vejo que existem militares de suboficial ,.passando por capitão e até major daqueles oriundos de minha turma. Apesar de que alguns acham que por serem oficiais se tornaram militares melhores ou mais preparados. Não necessariamente. No meu caso eu passei pra concurso civil quando estava como 2sgt, mas fica a dica.
Tenente, faz entrevista com oficiais e oficiais superiores da marinha tbm. Tem muito pouco material sobre a marinha na internet e pretendo ingressar no quadro de engenheiros da marinha (sobre os engenheiros, ja acompanho um canal. Mas da armada da marinha, nunca vi ninguem comentando). Como as suas entrevistas são muito boas, acho que seria muito bom ter um papo com alguem da marinha tbm. Um grande abraço e bom trabalho.
Com conhecimento de causa eu digo que o oficial ficará na tropa somente por 6 anos. Quando ele sai a cap, ele só participa de reuniões com seus comandantes para trazer a agenda até os sgt que colocaram na prática. O SARGENTO é sim o braço operacional das FFAA. Quando conclui o curso de comandos, ficará até ao final da carreira. Já o oficial talvez servirá numa unidade especial.
Todos dois são operacionais, porém oficial é outro nível. Todos BATALHÃO e COMPANHIA tem pelotão, nos pelotão tem: Oficiais , Sargentos, Cabos e Soldados ,Oficial comanda um pelotão. O Sargento recebe ordens, e ajuda o oficial a comandar o pelotão.
Só que o pessoal que se prepara pra ESA precisa ter algum motivo p se convencer de que escolher a ESA é melhor que escolher ESPCEX.
Excelente vídeo. O coronel soube muito bem explicar a diferença entre oficial e sargento no Exercito, o que entendo ser aplicável em grande medida ao que ocorre em outras forças arnadas e auxiliares. O oficial tem uma carreira bem definida em lei, a LPOAFA e o seu regulamento, a RLPOAFA. As praças em geral tem as suas carreiras definidas em portarias, o que é mais fácil de se alterar. O oficial foi formado para comandar e a praça para executar, isso é muito fácil de entender. A carreira de sargento no Exército começa a ser melhor delineada após a promoção a primeiro-sargento, uma vez que já realizou o curso de aperfeiçoamento como segundo-sargento e as chances de sair do Exército são menores e também ele se aproxima do processo seletivo para o CHQAO, curso que o habilitará a concorrer uma vaga para ingresso no oficialato, podendo ascender até o posto de capitão QAO. As coisas no EB estão mudando nos últimos anos e a maior parte dos sargentos de carreira possuem graduação superior e habilitações em idiomas. O sargento do EB hj é um militar muito diferente de 20 anos atrás, quando o concurso para ingresso na ESA era de ensino fundamental. E também conhecemos sargentos com mestrado e doutorado, situações que a estabilidade permite conquistar, mas ainda vemos muita evasão entre os terceiro-sargentos, em especial nas formações mais técnicas, como aviação, intendência e topografia
pq existe evasão dessas áreas mais técnicas?
Qualquer um está bom, o que importa é esta no grande verde-oliva. Aço! xô paisano negativo.
Esse na foto de capa do vídeo foi meu comandante.
Major Calado
Comandos e FE.
Tinha brevê até na panturrilha 🤣🤣🇧🇷🇧🇷
"sargento é o cara que n pode ser oficial" todos podem basta se dedicar e estudar, e sobre operacionalidade, a minha visao e sobre minha experiencia no eb convencional sem ser Comandos FE, o camarada mais operacional q eu vi era 3 sgt, nas operaçoes de fronteira q iamos, o camarada q era 2sgt ja era adjunto da operaçao e n fazia mt coisa e da pra ver q a partir dos anos ambas as carreiras seja oficial ou praça perdem a operacionalidade. (Minha visao, minha experiencia)
Todos podem nada, passou do limite de idade já era
@@Poesiasubversa claro mas a idade de oficial e sgt é quase a mesma e sinceramente achei essa fala mt infeliz, "é sargento quem n pode ser oficial" sendo q mts sargentos formados entraram na esa com 19 20 anos. E se quisessem ser oficiais poderiam sim!
@@Poesiasubversa tem o CHQAO, depois de se formar, quando se tornar 1° sargento ele poderá prestar o curso , se passar ele poderá chegar até capitão.
Sim, eu conheço major e ten cel q opera como forças especias
@@Volp1702 boa sorte
Eu creio que a pergunta não foi feita da forma correta. A diferença entre os sargentos e oficiais no curso de comandos/ FE e que para os sargentos que fazem o curso é quase impossível sair do comando de operações especiais. No caso do oficial o curso não atrapalha nas suas movimentações. Eles servem um tempo nas operações especiais, depois seguem o fluxo normal de suas carreiras.
daqui a pouco aparece um falando, quero Esa de trampolim para PRF kkkkkkkkkkkkkkk
Uns 30 % no mínimo quer kkkkkkkkkkk salário bom , estabilidade,Curso superior, depois de formado na ESA a PF é logo ali kkkkkkkk
@@ART-yf5zr , melhor trampolim para tudo é a Espcex, um dia tu vai entender, até para ter tempo pra estudar sendo oficial vai ficar mais fácil ter
@@adriandelfino8717 trampolim com espcex?
@@eulercruz3852, claro, cara conheço muito oficial que hoje é PF e PRF a estrutura financeira que você vai ter com o exército te leva a isso mais fácil, caso queira empreender também será mais fácil, nem todo mundo que entra na Espcex termina sua carreira no exército não. Vai por mim, eu vejo nesse papo de trampolim um medo disfarçado de tentar a Espcex se não tem idade ok, mas po se tem, tenta oficial sei que a vida é cheia de imprevistos mas estuda pra oficial que teu nível será outro.
@@adriandelfino8717 tlgd, tava estudando pra prep, mas to muito atrasado em química e física. Agora to focando na esa pra não ficar dependendo dos meus pais, espcex leva tempo
Quem “ carrega o piano” é o sgt, oficial que não tem um bom sgt fica perdido.
Vdd guerreiro!
Visão limitada essa
Você é ou já foi militar, Sílvio? Em quê baseia o seu argumento?
Experiência vivida, um pel que não tem bons sargentos não flui. Tendo em vista que o cmt do mesmo não pode acompanhar em loco todas as missões de GC por exemplo.
@@silviopagio2005 Você é ou já foi militar? De quem foi essa "experiência vivida" que você comentou? Detalhe, em algum momento falamos que o sargento não é importante ou que um pelotão não precisa dos seus sargentos?
Feliz dia do soldado.
Uma aula de Sabedoria!!!
os praças em geral são os que mais sofrem no EB.
Coronel está correto, ou alguem aí acha que o Sargento não iria querer ter o mesmo tempo que o Oficial pra sair do curso? Sargento que faz o curso Comandos ou FE rala muito, pois tem poucos Sargentos.
Da mesma forma que oficial Comandos e FE rala. Um oficial comando um DAC, sendo o principal cabeça do grupo dos 40 homens no combate.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
sgt é sgt, o sgt parece carregar algo a mais, tem uma imagem mais forte, e de fato rala mais, eu vi oficiais muito pancadas, mas vi sgts também que tinham todo um respeito e admiração onde passavam, não apenas pela hierarquia, eram subtenentes já, que tinham toda uma história, oficiais o tratavam como um oficial, bem pancada mesmo, e a imagem que o sgt passa é diferente, é de fato uma imagem que fica e é predominante. Exército geralmente quando se fala, lembramos de SD, SGT, CAP e General. O sgt parece passar uma imagem muito forte.
Nao tem diferença operacionalidade. Mas o praça q cair no BFE ou BAC esqueça de sair
Amei
Esse coronel se desfez dos sargentos. Os comentários dele foram muito infelizes. Menosprezou o ser sgt. Oficial ganha mais mas os mesmos não vivem sem os sgt. Coronel vc só quer aparecer. Saiba que muitos jovens tem como sonho ser sgt do exército de carreia.
Tenho 21 anos de idade pudesse faria a EXPECEX anos anteriores, não fiz sentia incapaz de fazer. Hoje em dia estudo pra ESA fazer trampolim pra outras coisas
Entrevista porreta!
Praça é pau hahahahaha ou usa de trampolim ou não entra, verdades sejam ditas! 😅
O Comandos mais operacional é o CABO.. ele é o mais utilizado e adestrado que existe
A Verdade é que o Praça no caso os SGTs é quem são a base de todo o EB sem os SGTs o EB não existe e não funciona.
Na verdade não deveria haver concurso pra PRAÇA e pra OFICIAL deveria ser CARREIRA ÚNICA entra na graduação (Patente) mais baixa e poder chegar até a maior.
Seria o mais justo e acabaria com essa “guerra” de PRAÇA contra OFICIAL.
Burrice
Exatamente. Carreira única já!
É meio complicado o assunto porque o EB diferente dos EUA não está em atividade (no que se diz respeito a guerra) então muito do que se aprende ainda fica no "papel", isso desanima tanto oficial como sargento
Você é doente? Quer guerra?
@@orianregibus1794 Emprego mais concreto das forças é o que eu quero, RJ é a prova que a gente já tem guerra ,o que fode é a politicagem
pergunta aos militares americanos se eles preferem estar ou não em guerra ?
@@richardjhonatanfelicio8025 pois é meu amigo para a sua surpresa muito deles estão lá porque querem, você já descobriu que o serviço militar nos EUA não é obrigatório e estão lá por livre e espontânea vontade?
@@claytonsousa4604 Faz sentido...
Grande, Thiago! Tudo certo com o senhor? Uma dúvida, qual é a duração média do curso elite mil para ficar totalmente preparado para a EsPcex? Grato!
Nosso curso da EsPCEX tem duração de 6 meses, além das aulas ao vivo, mentorias, módulos de exercícios, simulados, etc. E você terá 2 anos de acesso ao curso completo!
@@EliteMil Grato! Com certeza irei adquirir o curso! Só esperando alguns desfechos de minha vida! haha!
5 anos de formação é insano demais comparado aos 2 do sargento
Soldados não podem fazer o Curso de Comandos ? Só de Sgts pra cima ?
Depende, se tu foi designado pra servir na força especial tem o curso pra cabo e soldado
De comandos não
Pode sim, tem o Curso de Formação de Cabo Comandos (CFCC) que forma o militar temporário a realizar e empregar as ações de comandos. O CFCC, diferente do CAC que é pra oficiais e sargentos de carreira que é feito no CIOpEsp, é feito no próprio 1o BAC em Goiânia e tem a duração de 3 meses. Podendo o militar integrar ou o 1o BAC ou CIOpEsp no RJ.
Ent ambos são operacionais a única diferença é que o sargento vai ficar operando até o resto da carreira enquanto que o oficial tem um limite correto?
Basicamente. E o Sargento vai cumprir muito mais ordens e ter menos acesso a oportunidades. Mas se tu for conversar com alguém que tá se preparando pra ESA, tu sai de lá achando que é melhor ser Sargento do que General.
@@Bozão_da_Massa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Bozão_da_Massa não sei você, mas prefiro mil vezes ser um sargento de 23 anos do que um general de 80
Sobre saudade de vestir o camuflado eu não entendi, ele foi para a reserva?
Sim pelo jeito ele deu baixa,vestir o camuflado e a farda e se olha no espelho
Ele completou os 30 anos de serviço e foi para reserva remunerada
De uma vez por todas : Parem de ligar para a carreira!
Quem realmente quer passar no concurso e ser militar vai fazer qualquer um dos dois (ESPECEX, ESA), vai passar e ser um excelente militar..
Hoje em dia eu só vejo gente falando de "vira oficial que você ganha mais" "não vira sargento que a vida não é fácil", que porra é essa? Se você quer dinheiro faça um T.I ou algo do tipo, para de ir para as carreiras com essa mentalidade que vocês vao se frustar e ai vai acabar igual a muitos aí : cometendo SUICÍDIO.
Deixem o militarismo pra quem tem vocação, pra quem mal dorme pensando em passar e quando acorda, acorda pensando em estar lá dentro! Parem com essa porra, de uma vez por todas, PAREM!
Ui,ui parem😭✋🏿
Parem imediatamente 😠😭😭😭😭✋🏿✋🏿✋🏿✋🏿❎❎❎❎
Parem de discutir sobre carreira,eu ordeno que parem 😢✋🏿✋🏿✋🏿✋🏿✋🏿✋🏿
@@leonardomacedo7567 Não disse em momento algum sobre não discutir sobre carreira.
Falta-lhe interpretação de texto!
kkkkkkkkkk
"Gump", que tal vc parar de mandar os outros pararem de fazer algo e simplesmente cancelar sua inscrição aqui no canal e ir viver a sua vida feliz para sempre?
@@EliteMil ué? Não entendi Tenente.
Tantos outros comentários de um monte de gente falando uma caralhada de merda e você pede EU cancelar a inscrição? Kkkk o que te incomodou? Foi o fato apenas de "eu mandar" (porque não mandei nada) alguém parar de ligar pra benefícios de carreira?
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O Pracinha é muito mais operacional, o Oficial é preparado pra comandar, ele opera até Cap. e olhe lá se der sorte.
Pra mim o tempo de operacionalidade é sorte. Já teve casos de tenente coronel operando em missões continuas nas forças especiais e de 3 sgt que só tem os curso mas nunca serviu na tropa. Isso é bem relativo
@@eduardofreitas8231 isso é raro de acontecer, mas a lei das coisas não é bem assim, sabemos disso.
Visão limitada
@davI oi?! Da o mesmo tempo ?!?... bom só se for no EB, pq na MB não é por aí não
@@eduardoc9748 sim, no EB 10 anos após formado para os dois. Diferença que o Oficial passa Asp, 2° Ten, 1° Ten, Cap e vai a Maj, enquanto o praça sai de 3° SGT e vai para 2° SGT.
Eu me racho com esse Enzo kkkk😅
Essa discussão do que é melhor só existe na boca de estudante bisonho que ainda n entrou.
É só perguntar para qualquer sargento se não seria melhor uma carreira unificada. Aí eu queria ver qual iria falar que prefere do jeito que tá.
Alguém sabe me informar se o pé chato citado na entrevista reprova na fase médica? tenho essa dúvida mesmo vendo e revendo o edital da Esa e Espcex
Só reprova se o pé for inflexível
@@r0m4r1n0 Desculpa aí guerreiro, mas poderia explicar esse "inflexível"?
@@reversegaming2345 Se teu pé, por mais que seja chato for 100% funcional e não te impedir de praticar nenhuma atividade, você não vai ser reprovado.
@@r0m4r1n0 Entendi agora, então tá de boa, desde sempre prático atividades físicas e esportes, nunca senti nada. Muito obrigado aí por esclarecer a minha dúvida
eu quero ir pra esa, nao quero ir pra aman, 5 anos de formaçao é complicado
Se for pra ficar vai ser 30 anos 3 de diferença não é nada
@@caiooliveira6400 eu sei mn, mas esses 3 anos é a melhor parte da tua vida mn, eu sei que é o seu futuro, estabilidade e tals. mas a juventude passa e não volta mais
@@guilhermeandurand É verdade
A reflexão que eu gostaria de deixar é bem simples.
Um subtentente ou primeiro sgt que tenha Comandos, FE, ainda vai ser subordinado a um Tenente de 19/20 anos saído de um CPOR/NPOR.
Obviamente a respeito, mérito e especialidade, mas no fim a hierarquia prevalece. Se voce se incomoda com isso, busque o oficialato.
Obs: nas policias mesma coisa. Mesmo na PF e as civis, lembre que os Delegados são a chefia, demais cargos são meros apoios atuação destes.
Por isso vejo a PRF como a melhor instituição militar. Lá é parecido com outras polícias gringas e a vejo na vanguarda aqui no Brasil.
@@gilsonfreitas5956 mais ou menos, visto que só atua ostensivamente, se o foco é investigação ou inteligência não PRF é pior lugar. Mas é do perfil da instituição.
Não, PF não tem nada a ver com sistema do exército, agentes assinam diversos documentos pelo órgão, e tem competências específicas, a situação de auxiliar e fazer o que é "mandado" acontece nos inquéritos, em aeroportos por exemplo não é assim, cada policial responde pelo seu ato, impedindo ou liberando alguém pra entrar ou sair do país, etc. Existem diversas funções que cabem decisão ao próprio policial, sem estar auxiliando chefia.
@@Diego-co8yq negativo jovem, embora os agentes selecionem e respondam pelas abordagens a decisão final sempre é da autoridade policial (delegado) e só este pode solicitar ou expedir medidas.( Auto de prisão em flagrante, inquerito policial e cautelares) sem assinatura dele nada vai para frente.
Com relação a assinar e despachar mesmo nas FA sargentos e até cabos e soldados fazem e assinam muita documentação adm, como licitação, contratação, instruções.
Tome por base o judiciario onde os funcionários todos podem despachar, mas decisões, intimações e mandatos cabem somente ao juiz (ao menos assinar).
@@Diego-co8yq quanto a decisões pontuais isso funciona em todos os órgãos, um soldado PM não precisa pedir a seu oficial autorização para conduzir alguém ao DP ou fazer uma abordagem.
Sargento é operacional, oficial é adm e ponto, agora questão salarial é indiscutível. As FFAA foram feitas para oficialato!
fonte: arial
@@estudosespcex2939 a carapuça serviu pelo jeito!🤭😂😂
O coronel, comandos, FE e pqd, e você tem razão, o cara é adm, sai da bolha
@@ODavi_silva sim, são funções administrativas!
@@junior-506 Errado. Total asneira o seu comentário.
Quem rala são os praças, quem ganha as medalhas são os oficiais, então melhor ser oficial.
Visão distorcida
Na minha humilde opinião os praças é que carregam a parte mais pesada do piano.
@@TheMigaboy Opinião equivocada.
Prefiro focar na AMAN e deixar o pessoal brigar nos comentários. Se quiser ser operacional faz PQD/Comandos, se ficar 8 anos operacional já é um bom tempo...
Não é isso? 😂😂😂😂😂😂😂
Rapaz, sargento comando e FE são melhor que qualquer outro oficial por aí. Oficial das FA brasileiro tudo barrigudo (na sua grande maioria).... Todo respeito aos Sargentos. Coronel falou obviedades....
Oficiais operam da mesma forma que os sargentos dependendo da OM. As forças especiais são compostas de 85% de oficiais.
@@gabriellira5815 Amigo de onde você tirou esse argumento? Oficiais deixam de ser operacional logo no posto de Capitão, Sgt é a maior parte de sua vida, não faz sentido oque você falou, pois o EB precisa manter as suas tropas de operação.
@@gabriellira5815 da onde você tirou essa informação?
@@DinossauroCEO Do Comando de Operações Especiais. Quem é, sabe.
Não comandante na operação de ocupação do completo do alemão não era só você que era o comandante de batalhão força especiais o comandante 15 RCMec Cavalaria Mecânizada também era comandos força especiais o comandante e Cel Pimentel comandos FE então. Irmão do ex comentárista de segurança da rede Globo Rodrigo Pimentel ex comandante do BOPE
rapaz, o coronel não envelhece não? kkkk
Fico impressionado.
Não tem jeito os oficiais vê o Sgts como pião , o soldado mais graduado .
É isso. Eu já trabalhei na justiça federal. Muitos servidores são putos pq em tudo se prioriza o juiz. Mas queriam o quê?
É igual ao enfermeiro que acha que deveria ganhar igual ao médico. São funções diferentes, mas a função do médico recebe mais e acaba tendo mais prestígio. Simples assim.
Esse Cel tem um ego muito grande, parece que tem preconceito com os praças.
Ninguém precisa ter preconceito com praças. A estrutura militar já faz essa distinção.
Agora, o ideal é que o comandante não seja um imbecil completo. Pelo contrário, que siga os ensinamentos de Sun Tzu.
ninguém em sã consciência quer passar a vida toda no exército, sendo oficial ou praça
Por isso, cursei o CPOR, que me deu uma boa formação militar, conciliando-a com meu curso universitário e sou hoje oficial da reserva do Exército Brasileiro, o que me dá muito orgulho e satisfação! .
@davI Obrigado! 💪🇧🇷
como assim?! milhares de jovens literalmente (inclusive eu) querem seguir carreira, tá falando merda
Meu avo passou a vida inteira no exercito e foi mto feliz lá
@@Zampierre ele disse que ninguém quer passar a vida toda lá