Acredito que os bons jogos antigos se manterão em emuladores e relançamentos nos novos consoles. Mas o hardware antigo vai descansar junto com a nossa geração. Já penso em comprar xbox pra jogar os antigos RARE do n64 (007 e perfect dark).
Num mundo cheio de emuladores como hoje, pc, jogo de celular e etc... Coleciona videogame antigo só quem quer... Pior, ainda entrega até as calças pra colecionar um monte de bujiganga que dá trabalho pra limpar, tem que ter espaço pra guardar, manutenção e etc... Conclusão: idéia de girico mesmo neh!! Guardar 1 ou 2 video games antigos e uma meia dúzia de cartuchos vá lá, agora acumular uma Pá de videogame é pra fissurado que não consegue se desapegar do passado. O passado dos games foi maravilhoso, mas passado é passado.. Todo tipo de colecionismo é patológico, pergunte a qualquer psicólogo... O individuo não consegue se desapegar de certas coisas e vai acumulando cada vez mais e gerando os problemas descritos acima.
A galera mais velha, que viveu a era retro irá desaparecer/acabar. Restará a nova geração que curte mobile, e não tem tanto apreço por jogos retro. O mercado que já é restrito ficará ainda mais nichado.
Eu concordo com vc. Ótimo ponto e vista, e eu já tinha pensado nisso, por isso vendi minha coleção inteira, antes de quebrar. Só tenho console em HDMI nativo.Então mas do mesmo jeito que vai caindo os consoles muito antigos na base dos 30 a 40 anos, a emulação avançou bastante.Hj em dia vc compra minis pcs com emulação de atari até wii rodando liso e de boas. E vc pode ligar na tv da sala e configurar o controle que vc quiser eu uso o de ps4.Melhor coisa que tem pra substituir os consoles antigos. Esse é o futuro.
Colecionismo retrô deixou de ser pela nostalgia faz tempo. Virou uma espécie de NFT que nego compra as coisas só pra falar que tem item "CARO" na coleção que quase ninguém tem. Eu vejo vídeo dessas feiras com tendas vendendo jogos por 4 mil reais e dá vontade de dar um murro na cara tanto do vendedor quanto de quem compra
Meu Atari 2600, de 1984 (data pregada numa etiqueta, na parte inferior do console) segue firme. Nunca passou por manutenção, com capacitores sãos e fonte igualmente. Controles respondendo lindamente, inclusive.
@FabioVoigtdaCosta, meu console é indelével e inextinguível, terráqueo insolente. Aliás, tudo o que você deseja a mim, lhe desejo em triplo. Bons sonhos.
O que sinto muita falta eram aquelas megastores, Saraiva, Fnac, quase todo dia passava para dar uma olhada nos games. Na época da Nintendo comprei muito game de 3DS a 149,90 reais, tinha promoção de ps4 tipo pague 2 e leve 3 jogos, também lia as revistas importadas de games que ficavam a disposição naqueles sofás confortáveis rs. Enfim, infelizmente tudo termina, boa quinta feira.
Depende, os emuladores nem sempre reproduzem o jogo da mesma forma que o console original. Eu sou músico e percebi que os sons e músicas desses programas ficam comprimidas com baixa qualidade... O mesmo com os vídeos, cores etc.
Acho que uma forma legal de preservar é o projeto mister. Eles fazem engenharia reversa em todos os chips do console, arcade e pc para replicar no chip FPGA. E de quebra acabam gerando uma documentação da placa para a comunidade.
Minha opinião é que o problema do super faturamento desses itens, são de muitos youtubers lojistas que se acham os bastiões da verdade. Aí se juntam com alguns influenciadores de games e a receita tá pronta. Os caras vivem numa bolha. Eu não sou colecionador, mas tenho um neo geo CD que esta com 2 controles e um jogo king of fighter 94, procurei uma dessas de São Paulo que aparece aqui no UA-cam pra ver se o cara tinha interesse. O cara teve a cara de pau de falar que me dava 150,00 pelo console e 50,00 no jogo, só que um vídeo umas 2 semanas antes ele gravou falando que esse console hoje era uns 4.000 (coisa que eu desacredito). Questionei sobre isso, e ele falou que ele pede esse preço por pq precisava tirar a margem de lucro e que precisava fazer toda manutenção do console ( mesmo ele estando funcionando 100%) falei pra ele que eu preferia quebrar ele no chão do vender pra ele por 150,00. 2 dias depois ele me ligou dizendo que encontrou um comprador e que me dava 1.300,00 nele, mas só por conta da soberba desse cara na hora do atendimento, falei que preferia não negociar mais com ele. Durante mais uns 3 dias ele ficou me mandando msg mas não respondi mais e bloqueei ele. Não vou citar nome, mas esse cara é bem famoso aqui na plataforma com conteúdos retrô game.
e complicado isso ai msm mas o preco de venda e real mesmo e entre 3500 ate 4000 um neo geo funcionando completo com jogo por esse preco msm esse video virou artigo de luxo tem pouco no mercado
Até que enfim um comentário lúcido, uma das maiores culpas pela morte do retro aqui no Br é essa especulação de preço em cima dos sentimentos das pessoas que viveram a época.
@@cssczczccxcqqwedffgg pois é irmão, mas os deles vale. O meu eu levei pra ele e ele queria dar 150,00. Eu juro que se o cara me oferece pelo menos 1000,00 eu já vendia, tava precisando na época, mas o babaca soberbo foi na linha de desfazer do produto pra ver se eu abraçava o valor que ele queria dar de 150,00, pra depois ficar fazendo videozinho aqui no UA-cam dizendo que tem uma raridade e que vale um caminhão de dinheiro.
@@mecaniac9605 concordo. Até meados de 2018, 2019 os preços disso teoricamente era irrisórios, mas depois que uns youtubers resolveu começar a colecionar, inflacionaram. Os caras estão até inflacionando tv de tubo. Se vc comprar na bolha desses caras, vai pagar um absurdo, mas se procurar nessas inúmeras assistências técnicas espalhada por aí, vc compra a preço de pão. Da vontade de comprar tudo essas coisas pra vender pra esses UA-camrs otarios metido a bom.
Amigo, o neo geo cd chega a ser negociado por mais de 10 mil reais, não aceite menos de 4 mil por ele caso queira vender, esse console é realmente muito raro e valorizado EM TODO O PLANETA, sucesso e boa jogatina.
Monte sua coleção mas não monte um Museu ! O que tenho da minha coleção é motivo de lembranças e de orgulho que vivi no passado , então se eu tivesse um console trambolho de 45 mil , sei que vai chamar atenção e vai ser vitrine no YT por uma semana , depois ele sera esquecido. Com 45k vou pensar num Neo Geo com vários cartuchos AES , ou umas 3 maquinas de pinbal raro , como uma Cavaleiro Negro. Entanto eu digo , compre o que vc gosta , ou aquilo que te deu nostalgia , não há valor maior que nosso passado nos anos 90.
Sim com certeza, principalmente as mídias de gamecube e Disk Rot já está documentado e provado que dá problema mesmo em itens conservados corretamente, que quiser pagar que pague eu já mudei pro Wii e vendi as minhas faz tempo
Questão de tempo para esses produtos retro perder todo o seu valor, por uma simples questão: Nostalgia! Esses produtos são caros devido a nostalgia da galera antiga, o que vai acontecer é que essa geração antiga esta ficando velha, e a nova geração não tem apego por esses produtos, porque não cresceram e conviveram com eles, geração Z vai simplesmente cagar pra um Atari ou super nintendo, simplesmente porque não fez parte da vida dele, a hora que esse geração envelhecer já era o preço desses consoles e jogos
Você falou uma coisa que eu penso faz tempo e que a galera não dá atenção: Consoles estão ficando escassos e se deteriorando. E isso é muito real! Por isso que eu falo, não compensa mais colecionar consoles e principalmente, apenas jogos originais. Como colecionador, eu coleciono jogos originais e também reproduções de boa qualidade porque quero ter a experiência de jogar no console. Mas aí eu me pergunto: até que ponto vale a pena investir tanto dinheiro pela nostalgia? Eu coleciono apenas jogos de Super Nintendo porque é o meu foco de coleção, e é o que faz mais sentido para mim pela nostalgia. Mas é isso que as pessoas precisam entender: tudo tem prazo de validade e é justamente por isso que tem gente que prefere emulação do que ter esse prejuízo no futuro. Não é à toa que grandes empresas como a Analogue estão lançando várias versões de consoles retrôs, porque já tiveram essa sacada. E finalizo dizendo: colecionismo requer tempo, paciência, espaço, mas também muito dinheiro. Temos que colecionar o que gostamos, mas também temos que ter bom senso e encarar a realidade!
Você tem que coleciona o console que você jogar eu tenho um sega saturno e um ps5 e só queria um aes mas vi que os jogos dele tem na PSN do ps5 compro por lá não vou gastar dinheiro com console kkk
o segredo pra quem quer começar a colecionar é ja partir para o Xbox 360/One e ps3/ps4 enquanto os preços não subiram tanto, o resto ja passou do preço acessivel, video game antigo somente repro ou everdrive
Excelente vídeo! É uma excelente questão. Eu não tenho uma coleção grande, só tenho alguns, mas sempre penso nisso. E cada vez mais acho que é a emulação que nos salva. É tão maluco que até as empresas de videogame estão percebendo isso e colocando jogos antigos em serviços. Mas não são eles que vão salvar e preservar os jogos. É a emulação mesmo. Boa reflexão!
Me reaproximei do mundo de retrogames na pandemia, quando conheci diversos canais aqui. Comprei um SNES e queria alguns jogos originais. Comprei três, custou muito caro e me dei conta que não fazia sentido pra mim. Fui pros repros para os jogos que queria a experiência de ter o cartucho. Também peguei um everdrive e agora tá legal. Quem coleciona paga um preço muito alto, tem que gostar muito e estar ciente da bucha. Adorei o vídeo, ❤
Verdade João. Fico feliz que esteja se divertindo. Tenho playlist aqui de listas de jogos pra vc curtir emulando ou no everdrive também, caso queira dar uma olhada!
Essa questão de raridade é muito relativo em relação a preços. Por exemplo tenho vários volantes raros de nintendo wii vendendo a 50 reais na olx e ninguém compra. Tenho jogos lacrados a 130 reais. Já tive vários jogos raros e vídeo games e itens raros colocava a preços 80 a 90% menores que os vendedores e não vendia nada. Esses preços surreais só conseguem vender vendedores famosos.
Fala Gui! Tinha um Cdx que só lia cartucho, servia mais como item de exposição do que para jogar, pois já tenho um Mega para isso. Uma pessoa me ofereceu um Master System II completo com 2 controles, 2 pistolas e Rapid Fire, tudo em ótimo estado. Ja tinha um Master System 3 e queria muito ter um modelo clássico, pois era o que eu tive na juventude. Resolvi trocar e estou aproveitando bem mais ele do que o 32x que estava parado.
Ainda bem que as minhas duas paixões se complementam que são os games e a eletrônica, então junto o útil ao agradável, costumo fazer revisões pelo menos a cada 6 meses, muitos dos games que comprei eu peguei sem funcionar para mim msm consertar, da uma geral e por na minha coleção, já fiz muito conserto/restauração para amigos próximos tmb.
Moro nos EUA e percebi que alguns jogos deram uma estabilizada de preço e alguns até abaixaram - mas isso só aconteceu pra jogos de raridade média pra baixa. Os mais raros continuam a subir. Agora falando de consoles, não parece que o mercado está dando qualquer sinal de recuo, principalmente edições especiais de séries famosas que nem Zelda e Pokemon
Há alguns anos atrás se vendiam lotes de junk, muitos funcionando. HOje em dia, se vendem junk, realmente no sentido literal, pois normalmente são loterias, onde pode estar ou não funcionando. Se tiver sorte. Porém, uma coisa que começou a acontecer, é venderem itens sem menção de junk, as vezes conservados, e quando vamos ligar, não funciona, e por vezes a loja é tão distante, pras pessoas que acham que o Japão é pequeno, que não compensa o tempo, gasolina e saco pra ir devolver.
Eu comprei mais de 20 consoles e mais de 300 jogos do Japão. Apenas 1 controle de xbox clássico e 1 cartucho de n64 vieram quebrado. E podem ter quebrados com o correio jogando embalagem.
Eu na verdade parei de colecionar , agora invisto no Nintendo switch, eu fiquei muito conhecido por ser exigente na qualidade, então quando me viam na Santa Efigenia passeando o preço era outro, e quando ficava interessado em algum jogo , eu insistia e o preço era outro . Ainda bem que me aposentei no retro
Cara, esse fato me lembrou o conto "A Última Pergunta" de Isaac Asimov. Tudo vai acabar mais cedo ou mais tarde. Há soluções alternativas como emulação, FPGA, replicas feitas por outras empresas... P/ quem gosta de jogar no console o que resta é aproveitá-los enquanto tem e se possível comprar consoles sobressalentes p/ quem tem condições financeiras.
Oi Guilherme, No sábado, estive na Canal3 e queria dizer que o evento foi excelente, foi o melhor que já participei! Era minha primeira vez, e com certeza, no próximo ano vou reservar para ir nos dois dias. Eu sou de Brasília e estava a trabalho em São Paulo, então aproveitei para conferir o evento. Vi o console que você mencionou, aquele Saturn com disqueteira de 45K! Nem sabia da existência desse modelo, e olha que acompanhei lançamentos por anos e sempre lia as revistas. Com 50 anos, já passei por muitos videogames, mas naquela época, como não tinha dinheiro, só podia jogar nas locadoras. Hoje, que posso montar meu próprio set-up, fico com receio de investir e o console acabar dando problema. Além disso, tem o lado do oportunismo: alguns cobram preços absurdos por consoles e jogos, e ainda temos que lidar com técnicos desonestos. Anotei o contato do Ivo, conforme você indicou, e pretendo ligar para ele. Em uma ida a São Paulo, vou agendar para levar meus consoles para revisão e limpeza.
Essa questão da escassez mais cedo ou mais tarde iria acontecer. E seguindo a lógica matemática, é algo que só vai se agravar nos próximos anos. Por outro lado, isso também incentiva a manter vivo o colecionismo através do mercado de réplicas de jogos e de consoles FPGA (vide os consoles da Analogue). Inclusive espero que esse mercado cresça ainda mais e que venham outras concorrentes de peso pra Analogue.
Com essa tendencia inflacionaria absurda no meio retrogamer, onde games e consoles que eram acessiveis a pouco tempo atras, hoje viraram objetos restritos a poucos, por causa desse cenario ainda bem que temos iniciativas como a da Evercade, que lança seus cartuchos com coletaneas a preços bem acessiveis (ainda que aqui no Brasil alguns revendam a 10x o preço). Pelo menos pra quem quer colecionar é uma ótima opção.
O pior é que você não está errado no que disse. Me dói o coração em saber que um dia meu Mega Drive pode parar de funcionar e eu não encontre peças de reposição. Espero que meus consoles durem quase tanto quanto eu.
E as empresas ainda fazem questão de dificultar a preservação e além disso direcionar o público pro "aluguel" digital e mais tarde o pior cenário que é o streaming. Muito triste
Eu cheguei a começar uma coleção de consoles, mas quando parei para refletir sobre a duração desses aparelhos e que qualquer aparelho eletrônico é feito para durar 10, 20, 30 e com muita sorte 40 anos, sendo que os aparelhos antigos mais novos já estão com no mínimo 20 anos rodados, desanimei completamente. Mesmo você sendo o melhor técnico em eletrônica, uma hora uma peça que não tem substituição como o processador principal do console ou o chip da rom do cartucho vai estragar e aí não vai ter jeito. Vira peso de papel ou enfeite de estante.
Um dos piores venenos para os equipamentos eletrônicos é a humidade. Com o tempo as partes vão oxidando e deteriorando. Talvez para manter esses consoles teria que ter um ambiente controlado em temperatura e humidade.
Olha, esse vídeo resgatou uma pequena angústia que eu sentia por conta dessa vida útil dos consoles. Eu procurei pensar apenas o seguinte: minha coleção não chega a 1% do tamanho da coleção de centenas de colecionadores, que possuem um acervo absurdo de grande e valioso. Essa galera não vai aceitar perder suas coleções de uma vida para o tempo. Algo vai ser feito de alguma forma, as soluções vão aparecer. Os riscos são maiores para os consoles, mas como foco em jogos, penso que sempre haverá uma alternativa, até mesmo novos consoles pra jogar jogos antigos, como foi o caso do Supa Boy. Peças acho que podem ser reproduzidas, e no final, quando não houverem mais técnicos, teremos que aprender nós mesmos a reparar nossos jogos/videogames
O cara comprar uma Ferrari pra curtir acelerar ostentar, maioria não passa nem 1 ano com carro e coloca pra revender, questão da casa e algo que vc vai usufruir ao logo da vida., já video game antigo vai juntar poeira num armario, quem quer jogar emular, ou comprar esse video games do ali express que tem todos os jogos e console num lugar só...
Show de bola esse vídeo Guilherme. Eu sou colecionador e jogador de nintendinho ( só compro os jogos que gosto, não compro só por que é raro ou pra fazer volume). Sou eletrônico industrial atuo mais com robôs. Eu procuro sempre estar arrumando, componentes eletrônicos já comprei e cataloguei para fazer manutenção. Tenho 3 nintendinho um backup do outro, medo de dar pau, pois jogo direto neles. Por exemplo o que mais da pau é o slot que pra achar um bom na internet é complicado, mas vai chegar a hora que nem slot vai se achar dai a vaca vai pro brejo
Depois de perder alguns aparelhos, que pararam de funcionar de uma hora para outra, e alguns jogos terem dado disc rot, com muita dor no coração, comecei a me desfazer da coleção... chega uma hora que desanima...
Não tem jeito, a saída seria relança-los com carcaças , controles e caixas idênticas as originais mas ao invés das placas mães originais ,por dentro teriam FPGA, que é uma emulação precisa via hardware, poderá rodar os cartuchos e cds originais, e tb confeccionar novos, assim como novos títulos, controles e acessórios .
complicado pq você paga um valor alto em algo que pode virar sucata, por falta de mão de obra, por falta de peça de reposição, num futuro, sendo que existem outras alternativas, pra permanecer colecionado, você tem que gostar muito e ter muito dinheiro, caso contrário não vale apena, pagar 45 mil reais em um console, isso é acessível pra quem tem muita grana
Por isso, acho importante a preservação dos games, com repros e "consoles" multi-jogos por emulação, os aparelhos originais da época, esses um dia vai ser bem escasso, infelizmente 😢
Eu tenho uma pequena coleção, inclusive de TV's de tubo também....1-MANUTENÇÃO-Eu já falei que é quase o obrigatório todo colecionador de retrogamers conhecer o mínino de eletônica , ter o mínimo de habilidade para trocar um capacitor, um CI e se informar como funciona os seus consoles, através de sites de do UA-cam...Inclusive acho até meados dos anos 2000 , era comum os fóruns de eletônica, TV CRT e mini system por exemplo...Tinha lá os medolos , marcas e defeitos mais frequentes e como resolvê-los...Ou seja, em breve só os próprios donos terão que fazer as manutencções em seus consoles, TV de tubo e placas arcades...Outra coisa, as fontes originais são muito básicas, ou até ineficientes!!!A QUALIDADE DA ENERGIA QUE SEU CONSOLE É ALIMENTADO É A COISA MAIS IMPORTANTE!!!2-PREÇO-O valor de qualquer coisa, está baseado na oferta e procura....Porém, tem um fator que se sobrepõe , a essa regra....Que é o fator emocional ou Status....Pois uma ferrari não vale 7 milhões, pois o custo de fabricação é infinitamente menor que esse valor....Quando você compra uma ferrari, você não compra um carro e sim, um ideal de vida, um status , um degrau a mais na sociedade...Com o retrocolecionismo de consoles está virando a mesma coisa....E para finalizar, na minha opinão, muitas coleções daqui a 10 ou no máximo 20 anos...A maioria dos ítens vão parar no lixo!!!Pois nem de graça o pessoal vai querer...Isso vai acontecer é só questão de tempo....O risco maior não são os aparelhos pararem de funcionar e sim a galera enjoar de colecionar e depois não conseguir se desfazer , pois ninguém vai querer esses ítens...Se existem várias ferraris abandonadas pelo Mundo, o que será dos nos velhos consoles ????
É verdade, sem falar que a geração dos retrô games está envelhecendo. Não são apenas os consoles e games que são “finitos”; nós também somos. E a geração do ps4 pra cá, não tem muito interesse em mídias físicas. Então, quem compra videogames pensando em lucrar no futuro está completamente equivocado. Como investimento, os videogames são dinheiro jogado no ralo…
A alta do dólar e cobranças abusivas de taxas em quase 100 % do valor do produto, estão com dias contados para não compramos acessórios que só conseguimos comprar na China.
Eu comprei um xbox classico com 2 controles originais, varios jogos, lendo tudo e desbloqueado por R$450,00 em 2019... Fui ver agora, um todo baleado não sai por menos de R$ 800,00 kkkk é pra acabar 😅
Esses vendedores aqui do BR vão matar o próprio mercado com esses valores, estão fazendo com que os colecionadores e entusiastas parem de comprar, e a quem deseja comprar alguns jogos, quando vai ver o preço acaba desistindo e optando por emulação, e com a mudança nos impostos de importação fica dificil comprar um bom everdrive. Enfim... Uma hora eles nao vão ter mais para quem vender.
Esse é justamente o motivo de eu não colecionar nada hoje em dia. É um hobby que sai muito caro, não só por adquirir novos itens... Tem toda a questão do espaço físico, armazenar itens de coleção não é uma tarefa fácil.
Entendo que pra algumas pessoas a sensação de jogar no console é uma experiência única que remete a tão falada "nostalgia". No entanto, houve uma romantização da nostalgia, e sinceramente, não vejo muita diferença em jogar no emulador (Minha opinião).
O que deve acontecer é que, assim que a gente morrer (pode ser bem antes disso tbm), mais de 90% desse videogames vão apodrecer nos porões, ou vão pro lixo, porque a atual geração de jovens não liga pra isso, e nossos filhos muito menos. Cada vez tem menos técnicos e peças de reposição pra retro, soma isso com os preços absurdos cobrados em games velhos que até poucos anos atrás valiam quase nada. Os caras perderam a mão com o os retrogames.
Cara , sinceramente , daqui pra frente, eu não pretendo comprar mais consoles. Eu vendi boa parte do que tinha de consoles e jogos,ficando apenas com três consoles retro! Consoles modernos também, jogo agora por cloud game, fiz assinatura do gforge now e o xcloud, funcionam muito bem , estou muito satisfeito! Essa foi uma das minha preocupações, todos os aparelhos, inclusive mais antigos vão parar de funcionar a qualquer momento 😢
Fala Gui, bela reflexão.! Um fato que até comentei no clube de membros era de não colecionar GameCube por justamente das mídias que tem mais chance de descascar e acontecer o "Disc rot"... Sabemos também por experiência nossa com XBOX clássico que o leitor tbm não é dos melhores, tendo problemas 😅 O problema é que se pensar dessa forma, realmente deixaremos de colecionar para ir apenas em emuladores, o que não é ruim, mas que perde a experiência de ter uma coleção, ter o jogo em mãos, ter a experiência de reviver um momento bom ou até mesmo descobrir outros consoles e jogos. Temos que aproveitar pois a vida é uma só, claro, com responsabilidade de poder aproveitar o hobby que tanto gostamos e não deixar de viver com nossos familiares e amigos. Ótimo vídeo, abraço e sucesso.!
Video games são uma forma de arte. Quanto mais raro, mais caro. Sempre foi assim. Muitos desses estarão expostos em museus para as proximas gerações conehcerem como tudo começou. O mesmo com as mídias físicas: cartuchos, discos vão se acabando. Hoje achei dois jogos de ps3 mais antigos meus que não leem mais no console.
Esse lance dos consoles e jogos se estraguem com o tempo foi que me fez gastar um tempo para aprender a mexer com os emuladores como o Retroarch por exemplo. Graças a emulação, mesmo que algum console ou jogo da minha coleção se estrague, eu não vou ficar sem jogar.
"museu particular" perfeito. Comprei algumas coisas pra colecionar desde ano passado e já desencanei. Vou ter uma tenda numa loja retro daqui duas semanas, aqui na Nova Zelandia. E depois disso vou me desfazer de algumas coisas. Vou ficar apenas com algo minimo e com Everdrive/SD o máximo possivel. Não tenho apego de ter coisas apenas por ter. Só vejo mais e mais pessoas compartilhando fotos de quartos inteiros que parecem um museu, e fotos de telas iniciais de games. E no fim se precebe que ninguem realmente joga o que tem. E o preço só sobe. =/
Video games, totalmente originais, incluindo componentes, realmente os dias estao contados, apesar de componentes feito antigamente terem uma durabilidade maior que atual, estamos falando de 20, 30 anos de armazenamento precario, umidade, desgaste natural e isso é normal. Mas pra quem curte video games antigos e nao liga pra originalidade tao ao pe da letra assim, tem varios tecnicos que consertam e inclusive, lojas chinesas que vendem componentes para substituicao. Eu trabalho com reparo de placas, e é bem tranquilo reparar um cartucho ou video game do nintendinho, por exemplo, pq temos chips a venda, gravadoras de rom pra todos os tipos de soquetes, entao ta tranquilo. Mas pra quem quer um video game 100% lacrado, a vida vai ficar muito mais cara e dificil pra quem coleciona rs
Otimo video. Realmente triste mas afinal nada é eterno. Tudo tem um começo, meio e fim. Realmente os aparelhos a cada ano que passa vai se encontrar menos devido aos que vão morrendo. Jogos que morrem todas as copias Cds prensados e repros podem ser a unica maneira de joga-los em um aparelho no futuro ... e em outros casos poderá existir jogos mas não terá onde os rodar por falta de consoles... Ai penso que aparelhos como: retro freak, retron 5, analogue pocket, GB boy... que rodam os jogos originais em aparelhos fabricados com peças mais recentes, no futuro possam suprir em parte dessa demanda de consoles que morrerem. Não vai ser o mesmo que o original mas talvez seja uma das poucas opções para jogar em um console eles no futuro. Além de que alguns dão opção de backup de seus jogos. Preservando pelo menos as rons das mídias que você tenha... se a pessoa tiver uma grande quantidade de títulos de um console e não conseguir mais o aparelho original... essa talvez seja uma opção. Mas ainda assim é só um modo de evitar o inevitável. Mas pelo menos esses tipos de console pelo menos servirão para prolongar um pouco o uso desses jogos. Em futuro mais afrente... talvez só o que sobre sejam emuladores e rons... isso se a indústria de jogos não os derrubarem todos. 50 anos... imagino quando os consoles estiverem com 100, 200, 300 ou mais o que vai existir deles para historia. Eles vão sumir totalmente ou vão encontrar uma forma de preservar nem que sejam as rons dos jogos... Acho as vezes que é muita maluquice ficar pensando muito a frente pois nem estarei vivo para ver mas teria curiosidade de saber o que vai acontecer com tudo isso depois de 100 ou 200 anos.
Eu falo isso como reflexão pra mim mesmo, tenho diversos video games e jogos, mas não consigo aproveitar, o tempo e quantidade de mãos e olhos não me permitem kkk Quem tem mais de um console sabe… é a maior ilusão, a gente mal consegue dar conta de ter um Switch ou PC … estou com o ps5, Mega drive, Snes, wii, wii u, vita, psp, 3ds, new 3ds, rog ally, steam deck, tudo parado aqui… Estou criticando eu mesmo rsrs
Realmente o lance do tempo é bem triste mesmo. A gente trabalha hoje, sendo saudável, pra conseguir comprar e tem uma ideia de que vai aproveitar de verdade quando for idoso (esse é meu pensamento). Saber que as mídias podem estragar com o tempo, peças para o reparo podem inexistir e servidores para download dos ítens comprados encerrarem, no caso de mídia digital, são ameaças reais à quem coleciona.
Meu super Nintendo comprei pois foi feito o recap, hoje para quem quer jogar existe muito jogo repro igual ao original , mas quem quer originalidade ficará muito caro e difícil.
21 день тому
Isso é algo que me preocupa muito e foi o que me impediu de comprar aquele Sega CDX que você me mostrou no Canal 3: eu sei que um dia ele vai quebrar e o conserto estará além das minhas capacidades tecnicas. É um aparelho que eu queria muito ter, mas achei melhor declinar
Existem coisas que realmente não vão sobreviver ao tempo sem que peças sobressalentes atuais que você possa prolongar a vida desses aparelhos. Não tem muito o que fazer de fato.
Eu ja decidi, vou vender meus jogos fisicos e consoles atuais daqui a 10 anos. Daqui um tempo vai virar po, ja perdi jogo de 400 reais que parou de funcionar do nada. É gostoso ter, e apreciar, mas nao vale a pena
Acho que é algo até natural no colecionismo de qualquer setor. Talvez as empresas poderiam relançar alguns desses consoles antigos, nem que sejam limitados. Mas obviamente nada que seja igual como a Nintendo fez com aquele mini super nintendo, que não é a mesma coisa haha um mero emulador de marca.
Eu acredito na idéia da bolha, porque já foi comprovado que houve manipulação de mercado, assim como houve no colecionismo de moedas lá na década de 80. Outra evidência é o fato de muita coisa estar parada.
O futuro realmente é jogo repro, prensado, emulação e uns consoles aliexpresse e aqueles tipo anaolgue pocket e pra mim ta tudo bem, a ideia principal do retro game é jogar os jogos antigos e tudo isso é meio de manter esses jogos vivos, eu mesmo virei fã de pokemon e hoje coleciono jogos de switch por causa dos emuladores de snes e de GBA que tjnha no pc, os produtos fisicos originais podem ate ir embora mas o jogo em si podemos dizer que é pra sempre e toda a arte do jogos fisicos tambem sera por conta da galera que faz o repro e a midia prensada
Pior, eu do nada decidi começar a jogar novamente um saturn e um super nintendo que estava guardados em casa, e me deparei com essa cena inflacionada, não pensei duas vezes em lançar everdrive pra os dois
por isso a emulação é essencial pra preservação dos vídeo games, tá pode n ser 100% da experiencia original, mas um dia, nem que seja da q 100 anos, vai ser a única maneira de jogar certos games.
Tudo está pior , ta ruim mesmo tb tem muita gente comprando só pra especular o que dificulta muito e quanto aos nossos aparelhos não terá geito eles terminarão na estante só pra enfeite e iremos de emulador é una triste realidade
na boa, tive vários games na minha infância e juventude, fui um privilegiado nesse aspecto (mesmo sendo pobre), e hoje me pergunto, como é possível aínda ter certos consoles que aínda funcionam; vários games antigos são verdadeiras bombas
É por esse motivo que muita gente que torce o nariz para o mercado de repros ainda vão queimar a língua, será a única alternativa para a sobrevivência dos games.
Depois dos 2010, acessando o YT, vi que havia muitos brasileiros que colecionavam consoles e jogos, o que, pra mim, que era muito pobre e nunca tive condições de comprar o videogame do momento, era algo absurdo, um baita privilégio. Bom, tirei o chapéu pra muitos deles. Mas, pra um cara que nunca colecionou nada, ao mesmo tempo fiquei aliviado, pois, pra colecionar games, teria que ter um baita salário. Mas ao longo da vida fui comprando videogames e jogos, e, uma vez comprados, fui guardando. Mas nunca com essa intenção de colecionar. Sou jogador, não colecionador. Em todo o caso, boa sorte aos colecionadores.
Infelizmente não adianta ficar pensando no preço! Quem tem dinheiro bastante na verdade, vai pagar e resolvido, agora se vc acha que vai pagar preço justo, esqueça!!!! Esse tempo já foi lá em 2010! A verdade que tem muito console no mundo, de todos as marcas!!! E quem tem grana compra e coleciona até enjoar e vende! Mas pra mim, tudo isso é loucura, coisa velha é de museu!!! Não precise de consoles e jogos antigos originais pra ter a mesma experiência não, é só emular e tá feito!!!!
Eu acho que os preços estão extorsivos. Embora muita gente diga o contrário, a questão dos youtubers colocado pelo Prata Games influencia sim. Mas, tem uma outra razão. Tem muita gente comprando os games, com o lucro do vendedor, depois colocando para revender. Tem um youtuber que mencionou isso expressamente. Daí, o consumidor paga lucro de mais que um vendedor. "lucro sobre lucro". Outro fato é que tem vendedores, um chegou a afirmar isso em video, que disse que tem um game pelo valor de mercado X. Ele compra por X - Y para vender por X + Z. Isso já aumenta o valor de mercado. Outro fator é que tem vendedor que não tem loja física e coloca o preço como se tivesse. Daí, o cara que tem a loja, percebe esse cenário e aumenta o preço dele, pq tem impostos, aluguel, empregados, etc. Fica um círculo sem fim. Só vai acabar quando o povo PARAR de comprar. Daí, os preços terão que abaixar.
Nem preciso assistir tudo: parei de colecionar porque mudei minhas prioridades (casamento, paternidade), e não é um problema: everdrive e emuladores estão aí. Minha coleção? Master System (pesquisem aí um Sega Mark 3 com 1 controle só pra começar). Quando eu achar que devo voltar, volto. Sobre eventos, fui no Canal-3 em 2008/09/10, onde era no salão de festas do prédio de um dos organizadores, e hoje é algo gigante. O grupo existe desde 1999 pra quem não sabe. E, convenhamos: bombas-relógio? Só se a sua PAIXÃO PELOS RETROGAMES estiver ACABANDO!
Ja aconteceu comigo de console zerado guardadinho perfeito, parar de funcionar....desanimei total em gastar com coisa que e difícil de achar e de repente nao prestar mais...😢
Retrogame hoje é uma vitrine muito competitiva no YT , o que chama atenção são essas coisas absurdas nos dias de hoje como esse console de 45k e um cartucho de snes de 30k. Como vcs podem observar , alguém faz questão de se matar pra comprar uma Hagane pra aparecer chamar atenção entre os colecionadores. Eu sinceramente tenho vergonha de mostrar minha coleção de 40 consoles que tenho , sendo que meu melhor console é um 3do e snes cib edição zelda , jogos tenho varios raros como Crono trigger snes , Castlevania SOTN PS1 e entre outros. Desculpa mas eu não sou nada comparado daquilo que vejo no YT , por que o que chama atenção são os maiores colecionadores brasileiros.
Eu deixei de colecionar pq metade da minha coleção era quebrada e eu fiquei de saco cheio, comecei a vender tudo, hoje tenho uns poucos aparelhos pra deixar de enfeite e emulo tudo com gosto e comodidade.
Vou falar um problema muito ruim para pessoas com pouca grana pra gastar. Antes, era possível comprar um videogame mais antigo por um preço acessível para as pessoas que não podem gastar por um videogame da geração atual, agora, infelizmente nem isso mais. Exemplo: na época da 7 geração, o wii era caríssimo, hoje ta baratíssimo, mas detalhe, antes era mais barato ainda, 200 reais mais barato, agora ta mais caro. Resumindo, nem a pessoa que tem pouca grana pode usufruir de um console antigo mais em conta como antes que podia. O mais prudente agora é economizar e montar um pc entre o médio e alto desempenho, não precisa ser um super pc, basta isso e o cara emula pelo menos o wii pra baixo, alguns jogos de ps2, ps1 vai suave. Ps3 aumentou o preço, tava mais barato, quem tem o seu, fique com ele e faça a manutenção todo o ano.
Complementando, já me morreram 1 game gear, 1 snes (bizarro né? Mas pegou muito pó, culpa minha), um super charger (famiclone) e um xbox one. Meu n64 reseta aleatoriamente. E a tela do meu gb ta com a falha das linhas... e a tela do meu psp amarelou, além da bateria ter estragado. Tenso. Muitos problemas.
Qual sua Opinião sobre os Preços e Futuro do Colecionismo?
Acredito que os bons jogos antigos se manterão em emuladores e relançamentos nos novos consoles. Mas o hardware antigo vai descansar junto com a nossa geração. Já penso em comprar xbox pra jogar os antigos RARE do n64 (007 e perfect dark).
Num mundo cheio de emuladores como hoje, pc, jogo de celular e etc... Coleciona videogame antigo só quem quer... Pior, ainda entrega até as calças pra colecionar um monte de bujiganga que dá trabalho pra limpar, tem que ter espaço pra guardar, manutenção e etc... Conclusão: idéia de girico mesmo neh!! Guardar 1 ou 2 video games antigos e uma meia dúzia de cartuchos vá lá, agora acumular uma Pá de videogame é pra fissurado que não consegue se desapegar do passado. O passado dos games foi maravilhoso, mas passado é passado.. Todo tipo de colecionismo é patológico, pergunte a qualquer psicólogo... O individuo não consegue se desapegar de certas coisas e vai acumulando cada vez mais e gerando os problemas descritos acima.
A galera mais velha, que viveu a era retro irá desaparecer/acabar. Restará a nova geração que curte mobile, e não tem tanto apreço por jogos retro. O mercado que já é restrito ficará ainda mais nichado.
Eu concordo com vc. Ótimo ponto e vista, e eu já tinha pensado nisso, por isso vendi minha coleção inteira, antes de quebrar. Só tenho console em HDMI nativo.Então mas do mesmo jeito que vai caindo os consoles muito antigos na base dos 30 a 40 anos, a emulação avançou bastante.Hj em dia vc compra minis pcs com emulação de atari até wii rodando liso e de boas. E vc pode ligar na tv da sala e configurar o controle que vc quiser eu uso o de ps4.Melhor coisa que tem pra substituir os consoles antigos. Esse é o futuro.
Colecionismo retrô deixou de ser pela nostalgia faz tempo. Virou uma espécie de NFT que nego compra as coisas só pra falar que tem item "CARO" na coleção que quase ninguém tem. Eu vejo vídeo dessas feiras com tendas vendendo jogos por 4 mil reais e dá vontade de dar um murro na cara tanto do vendedor quanto de quem compra
A solução é a emulação
Meu Atari 2600, de 1984 (data pregada numa etiqueta, na parte inferior do console) segue firme. Nunca passou por manutenção, com capacitores sãos e fonte igualmente. Controles respondendo lindamente, inclusive.
Ele vai pifar esse mês....DEUS ME OUÇA 😂🙏
@FabioVoigtdaCosta, meu console é indelével e inextinguível, terráqueo insolente. Aliás, tudo o que você deseja a mim, lhe desejo em triplo. Bons sonhos.
O que sinto muita falta eram aquelas megastores, Saraiva, Fnac, quase todo dia passava para dar uma olhada nos games. Na época da Nintendo comprei muito game de 3DS a 149,90 reais, tinha promoção de ps4 tipo pague 2 e leve 3 jogos, também lia as revistas importadas de games que ficavam a disposição naqueles sofás confortáveis rs. Enfim, infelizmente tudo termina, boa quinta feira.
Parece q tudo ficou pior. Comprei um DSi novo em 2014 por uns R$250,00 no site de Saraiva, hoje acho q nem existe mais o site.
Saraiva tem loja física só de livros no RJ
o mundo ficou online 😢
Nossa eu tbm, sinto muita falta da Fnac e Saraiva😢
@@JrChicao escrevi Finac, com i rs
Nós não queremos aceitar, mas a verdade é que a melhor coisa é cair fora e migrar logo pra emulação
☹️☹️☹️☹️
É mais jogo
Colecionador não compra pra jogar. Compra pra ter.
Depende, os emuladores nem sempre reproduzem o jogo da mesma forma que o console original. Eu sou músico e percebi que os sons e músicas desses programas ficam comprimidas com baixa qualidade... O mesmo com os vídeos, cores etc.
Acho que uma forma legal de preservar é o projeto mister. Eles fazem engenharia reversa em todos os chips do console, arcade e pc para replicar no chip FPGA. E de quebra acabam gerando uma documentação da placa para a comunidade.
Minha opinião é que o problema do super faturamento desses itens, são de muitos youtubers lojistas que se acham os bastiões da verdade. Aí se juntam com alguns influenciadores de games e a receita tá pronta. Os caras vivem numa bolha. Eu não sou colecionador, mas tenho um neo geo CD que esta com 2 controles e um jogo king of fighter 94, procurei uma dessas de São Paulo que aparece aqui no UA-cam pra ver se o cara tinha interesse. O cara teve a cara de pau de falar que me dava 150,00 pelo console e 50,00 no jogo, só que um vídeo umas 2 semanas antes ele gravou falando que esse console hoje era uns 4.000 (coisa que eu desacredito). Questionei sobre isso, e ele falou que ele pede esse preço por pq precisava tirar a margem de lucro e que precisava fazer toda manutenção do console ( mesmo ele estando funcionando 100%) falei pra ele que eu preferia quebrar ele no chão do vender pra ele por 150,00. 2 dias depois ele me ligou dizendo que encontrou um comprador e que me dava 1.300,00 nele, mas só por conta da soberba desse cara na hora do atendimento, falei que preferia não negociar mais com ele. Durante mais uns 3 dias ele ficou me mandando msg mas não respondi mais e bloqueei ele. Não vou citar nome, mas esse cara é bem famoso aqui na plataforma com conteúdos retrô game.
e complicado isso ai msm mas o preco de venda e real mesmo e entre 3500 ate 4000 um neo geo funcionando completo com jogo por esse preco msm esse video virou artigo de luxo tem pouco no mercado
Até que enfim um comentário lúcido, uma das maiores culpas pela morte do retro aqui no Br é essa especulação de preço em cima dos sentimentos das pessoas que viveram a época.
@@cssczczccxcqqwedffgg pois é irmão, mas os deles vale. O meu eu levei pra ele e ele queria dar 150,00. Eu juro que se o cara me oferece pelo menos 1000,00 eu já vendia, tava precisando na época, mas o babaca soberbo foi na linha de desfazer do produto pra ver se eu abraçava o valor que ele queria dar de 150,00, pra depois ficar fazendo videozinho aqui no UA-cam dizendo que tem uma raridade e que vale um caminhão de dinheiro.
@@mecaniac9605 concordo. Até meados de 2018, 2019 os preços disso teoricamente era irrisórios, mas depois que uns youtubers resolveu começar a colecionar, inflacionaram. Os caras estão até inflacionando tv de tubo. Se vc comprar na bolha desses caras, vai pagar um absurdo, mas se procurar nessas inúmeras assistências técnicas espalhada por aí, vc compra a preço de pão. Da vontade de comprar tudo essas coisas pra vender pra esses UA-camrs otarios metido a bom.
Amigo, o neo geo cd chega a ser negociado por mais de 10 mil reais, não aceite menos de 4 mil por ele caso queira vender, esse console é realmente muito raro e valorizado EM TODO O PLANETA, sucesso e boa jogatina.
Monte sua coleção mas não monte um Museu !
O que tenho da minha coleção é motivo de lembranças e de orgulho que vivi no passado , então se eu tivesse um console trambolho de 45 mil , sei que vai chamar atenção e vai ser vitrine no YT por uma semana , depois ele sera esquecido. Com 45k vou pensar num Neo Geo com vários cartuchos AES , ou umas 3 maquinas de pinbal raro , como uma Cavaleiro Negro. Entanto eu digo , compre o que vc gosta , ou aquilo que te deu nostalgia , não há valor maior que nosso passado nos anos 90.
Hoje em dia tem gente vendendo literalmente sucata por preços absurdos.
Sim com certeza, principalmente as mídias de gamecube e Disk Rot já está documentado e provado que dá problema mesmo em itens conservados corretamente, que quiser pagar que pague eu já mudei pro Wii e vendi as minhas faz tempo
Questão de tempo para esses produtos retro perder todo o seu valor, por uma simples questão: Nostalgia! Esses produtos são caros devido a nostalgia da galera antiga, o que vai acontecer é que essa geração antiga esta ficando velha, e a nova geração não tem apego por esses produtos, porque não cresceram e conviveram com eles, geração Z vai simplesmente cagar pra um Atari ou super nintendo, simplesmente porque não fez parte da vida dele, a hora que esse geração envelhecer já era o preço desses consoles e jogos
Você falou uma coisa que eu penso faz tempo e que a galera não dá atenção: Consoles estão ficando escassos e se deteriorando. E isso é muito real!
Por isso que eu falo, não compensa mais colecionar consoles e principalmente, apenas jogos originais. Como colecionador, eu coleciono jogos originais e também reproduções de boa qualidade porque quero ter a experiência de jogar no console. Mas aí eu me pergunto: até que ponto vale a pena investir tanto dinheiro pela nostalgia?
Eu coleciono apenas jogos de Super Nintendo porque é o meu foco de coleção, e é o que faz mais sentido para mim pela nostalgia. Mas é isso que as pessoas precisam entender: tudo tem prazo de validade e é justamente por isso que tem gente que prefere emulação do que ter esse prejuízo no futuro. Não é à toa que grandes empresas como a Analogue estão lançando várias versões de consoles retrôs, porque já tiveram essa sacada. E finalizo dizendo: colecionismo requer tempo, paciência, espaço, mas também muito dinheiro. Temos que colecionar o que gostamos, mas também temos que ter bom senso e encarar a realidade!
Você tem que coleciona o console que você jogar eu tenho um sega saturno e um ps5 e só queria um aes mas vi que os jogos dele tem na PSN do ps5 compro por lá não vou gastar dinheiro com console kkk
o segredo pra quem quer começar a colecionar é ja partir para o Xbox 360/One e ps3/ps4 enquanto os preços não subiram tanto, o resto ja passou do preço acessivel, video game antigo somente repro ou everdrive
Concordo 100%
ou emulador kkk
E wiiu
Parei de jogar no wii u, não sinto falta nenhuma, porém adoro ver conteúdo sobre games, retro, colecionismo, tv de tubo, é bem legal de ver XD
Excelente vídeo! É uma excelente questão. Eu não tenho uma coleção grande, só tenho alguns, mas sempre penso nisso. E cada vez mais acho que é a emulação que nos salva. É tão maluco que até as empresas de videogame estão percebendo isso e colocando jogos antigos em serviços. Mas não são eles que vão salvar e preservar os jogos. É a emulação mesmo. Boa reflexão!
Muito obrigado!
Me reaproximei do mundo de retrogames na pandemia, quando conheci diversos canais aqui. Comprei um SNES e queria alguns jogos originais. Comprei três, custou muito caro e me dei conta que não fazia sentido pra mim. Fui pros repros para os jogos que queria a experiência de ter o cartucho. Também peguei um everdrive e agora tá legal. Quem coleciona paga um preço muito alto, tem que gostar muito e estar ciente da bucha.
Adorei o vídeo, ❤
Verdade João. Fico feliz que esteja se divertindo. Tenho playlist aqui de listas de jogos pra vc curtir emulando ou no everdrive também, caso queira dar uma olhada!
Essa questão de raridade é muito relativo em relação a preços. Por exemplo tenho vários volantes raros de nintendo wii vendendo a 50 reais na olx e ninguém compra. Tenho jogos lacrados a 130 reais. Já tive vários jogos raros e vídeo games e itens raros colocava a preços 80 a 90% menores que os vendedores e não vendia nada. Esses preços surreais só conseguem vender vendedores famosos.
Estou interessado. Diz um produto e o preço para te achar lá.
@@jabrazil416 Mario Strikers Charged Nintendo Wii Lacrado ; Volante Original Nintendo Wii Madagascar
Fala Gui! Tinha um Cdx que só lia cartucho, servia mais como item de exposição do que para jogar, pois já tenho um Mega para isso. Uma pessoa me ofereceu um Master System II completo com 2 controles, 2 pistolas e Rapid Fire, tudo em ótimo estado. Ja tinha um Master System 3 e queria muito ter um modelo clássico, pois era o que eu tive na juventude. Resolvi trocar e estou aproveitando bem mais ele do que o 32x que estava parado.
Ainda bem que as minhas duas paixões se complementam que são os games e a eletrônica, então junto o útil ao agradável, costumo fazer revisões pelo menos a cada 6 meses, muitos dos games que comprei eu peguei sem funcionar para mim msm consertar, da uma geral e por na minha coleção, já fiz muito conserto/restauração para amigos próximos tmb.
Moro nos EUA e percebi que alguns jogos deram uma estabilizada de preço e alguns até abaixaram - mas isso só aconteceu pra jogos de raridade média pra baixa. Os mais raros continuam a subir. Agora falando de consoles, não parece que o mercado está dando qualquer sinal de recuo, principalmente edições especiais de séries famosas que nem Zelda e Pokemon
Há alguns anos atrás se vendiam lotes de junk, muitos funcionando. HOje em dia, se vendem junk, realmente no sentido literal, pois normalmente são loterias, onde pode estar ou não funcionando. Se tiver sorte. Porém, uma coisa que começou a acontecer, é venderem itens sem menção de junk, as vezes conservados, e quando vamos ligar, não funciona, e por vezes a loja é tão distante, pras pessoas que acham que o Japão é pequeno, que não compensa o tempo, gasolina e saco pra ir devolver.
Nossa, que sacanagem, Hugo ☹️
Eu comprei mais de 20 consoles e mais de 300 jogos do Japão. Apenas 1 controle de xbox clássico e 1 cartucho de n64 vieram quebrado. E podem ter quebrados com o correio jogando embalagem.
@@MarcosComentarista-jn2ypParabéns
Eu na verdade parei de colecionar , agora invisto no Nintendo switch, eu fiquei muito conhecido por ser exigente na qualidade, então quando me viam na Santa Efigenia passeando o preço era outro, e quando ficava interessado em algum jogo , eu insistia e o preço era outro . Ainda bem que me aposentei no retro
Cara, esse fato me lembrou o conto "A Última Pergunta" de Isaac Asimov. Tudo vai acabar mais cedo ou mais tarde. Há soluções alternativas como emulação, FPGA, replicas feitas por outras empresas... P/ quem gosta de jogar no console o que resta é aproveitá-los enquanto tem e se possível comprar consoles sobressalentes p/ quem tem condições financeiras.
Oi Guilherme,
No sábado, estive na Canal3 e queria dizer que o evento foi excelente, foi o melhor que já participei! Era minha primeira vez, e com certeza, no próximo ano vou reservar para ir nos dois dias. Eu sou de Brasília e estava a trabalho em São Paulo, então aproveitei para conferir o evento.
Vi o console que você mencionou, aquele Saturn com disqueteira de 45K! Nem sabia da existência desse modelo, e olha que acompanhei lançamentos por anos e sempre lia as revistas. Com 50 anos, já passei por muitos videogames, mas naquela época, como não tinha dinheiro, só podia jogar nas locadoras.
Hoje, que posso montar meu próprio set-up, fico com receio de investir e o console acabar dando problema. Além disso, tem o lado do oportunismo: alguns cobram preços absurdos por consoles e jogos, e ainda temos que lidar com técnicos desonestos.
Anotei o contato do Ivo, conforme você indicou, e pretendo ligar para ele. Em uma ida a São Paulo, vou agendar para levar meus consoles para revisão e limpeza.
Júlio, fico feliz que tenha curtido o evento! É muito legal pra gente que gosta de games antigos. Um abraço!
Ótimo vídeo. Finalmente consegui recentemente um intellivision modelo 1, em.ótimas condições, e fiquei pensando quando aqueles controles embutidos derem problemas.
Essa questão da escassez mais cedo ou mais tarde iria acontecer. E seguindo a lógica matemática, é algo que só vai se agravar nos próximos anos.
Por outro lado, isso também incentiva a manter vivo o colecionismo através do mercado de réplicas de jogos e de consoles FPGA (vide os consoles da Analogue). Inclusive espero que esse mercado cresça ainda mais e que venham outras concorrentes de peso pra Analogue.
Com essa tendencia inflacionaria absurda no meio retrogamer, onde games e consoles que eram acessiveis a pouco tempo atras, hoje viraram objetos restritos a poucos, por causa desse cenario ainda bem que temos iniciativas como a da Evercade, que lança seus cartuchos com coletaneas a preços bem acessiveis (ainda que aqui no Brasil alguns revendam a 10x o preço). Pelo menos pra quem quer colecionar é uma ótima opção.
O pior é que você não está errado no que disse. Me dói o coração em saber que um dia meu Mega Drive pode parar de funcionar e eu não encontre peças de reposição. Espero que meus consoles durem quase tanto quanto eu.
👍👍👍
E as empresas ainda fazem questão de dificultar a preservação e além disso direcionar o público pro "aluguel" digital e mais tarde o pior cenário que é o streaming. Muito triste
Eu cheguei a começar uma coleção de consoles, mas quando parei para refletir sobre a duração desses aparelhos e que qualquer aparelho eletrônico é feito para durar 10, 20, 30 e com muita sorte 40 anos, sendo que os aparelhos antigos mais novos já estão com no mínimo 20 anos rodados, desanimei completamente. Mesmo você sendo o melhor técnico em eletrônica, uma hora uma peça que não tem substituição como o processador principal do console ou o chip da rom do cartucho vai estragar e aí não vai ter jeito. Vira peso de papel ou enfeite de estante.
É, eu nem sou colecionador, mas que é triste é, a memória vai desaparecer
Hj está bem difícil colecionar tbm fui no canal 3 e vi consoles nesse preços q vc falou é surreal.
☹️☹️☹️
Um dos piores venenos para os equipamentos eletrônicos é a humidade. Com o tempo as partes vão oxidando e deteriorando. Talvez para manter esses consoles teria que ter um ambiente controlado em temperatura e humidade.
Reflexão muito boa e necessária! bom nós colecionadores já começarmos a criar essa consciência de "bomba relógio" mesmo
☹️☹️☹️☹️☹️
Olha, esse vídeo resgatou uma pequena angústia que eu sentia por conta dessa vida útil dos consoles. Eu procurei pensar apenas o seguinte: minha coleção não chega a 1% do tamanho da coleção de centenas de colecionadores, que possuem um acervo absurdo de grande e valioso. Essa galera não vai aceitar perder suas coleções de uma vida para o tempo. Algo vai ser feito de alguma forma, as soluções vão aparecer. Os riscos são maiores para os consoles, mas como foco em jogos, penso que sempre haverá uma alternativa, até mesmo novos consoles pra jogar jogos antigos, como foi o caso do Supa Boy. Peças acho que podem ser reproduzidas, e no final, quando não houverem mais técnicos, teremos que aprender nós mesmos a reparar nossos jogos/videogames
Leandro, negócio é a gente cuidar dos itens do jeito que consegue, e ir curtindo o máximo que der 🤗
Teremos opções . Toda necessidade gera oportunidade . Haverão fornecedores chineses para substituição ou upgrade
Tomara!
O cara comprar uma Ferrari pra curtir acelerar ostentar, maioria não passa nem 1 ano com carro e coloca pra revender, questão da casa e algo que vc vai usufruir ao logo da vida., já video game antigo vai juntar poeira num armario, quem quer jogar emular, ou comprar esse video games do ali express que tem todos os jogos e console num lugar só...
Show de bola esse vídeo Guilherme.
Eu sou colecionador e jogador de nintendinho ( só compro os jogos que gosto, não compro só por que é raro ou pra fazer volume).
Sou eletrônico industrial atuo mais com robôs. Eu procuro sempre estar arrumando, componentes eletrônicos já comprei e cataloguei para fazer manutenção.
Tenho 3 nintendinho um backup do outro, medo de dar pau, pois jogo direto neles.
Por exemplo o que mais da pau é o slot que pra achar um bom na internet é complicado, mas vai chegar a hora que nem slot vai se achar dai a vaca vai pro brejo
Verdade Marco. Chato isso ☹️
Depois de perder alguns aparelhos, que pararam de funcionar de uma hora para outra, e alguns jogos terem dado disc rot, com muita dor no coração, comecei a me desfazer da coleção... chega uma hora que desanima...
☹️☹️☹️☹️
Não tem jeito, a saída seria relança-los com carcaças , controles e caixas idênticas as originais mas ao invés das placas mães originais ,por dentro teriam FPGA, que é uma emulação precisa via hardware, poderá rodar os cartuchos e cds originais, e tb confeccionar novos, assim como novos títulos, controles e acessórios .
Mais um vídeo top!!! Parabéns pelo serviço prestado ao Colecionismo ❤
Obrigado, Leandro!
complicado pq você paga um valor alto em algo que pode virar sucata, por falta de mão de obra, por falta de peça de reposição, num futuro, sendo que existem outras alternativas, pra permanecer colecionado, você tem que gostar muito e ter muito dinheiro, caso contrário não vale apena, pagar 45 mil reais em um console, isso é acessível pra quem tem muita grana
Felizmente hoje temos emuladores que irão manter vivos esses jogos.
Video excelente!!!!! Muito bom!!!!
Valeu Igor! Lembrei da história dos jogos de SNES morrendo ☹️
Querendo ou não coleção é um museu!
Por isso, acho importante a preservação dos games, com repros e "consoles" multi-jogos por emulação, os aparelhos originais da época, esses um dia vai ser bem escasso, infelizmente 😢
Eu tenho uma pequena coleção, inclusive de TV's de tubo também....1-MANUTENÇÃO-Eu já falei que é quase o obrigatório todo colecionador de retrogamers conhecer o mínino de eletônica , ter o mínimo de habilidade para trocar um capacitor, um CI e se informar como funciona os seus consoles, através de sites de do UA-cam...Inclusive acho até meados dos anos 2000 , era comum os fóruns de eletônica, TV CRT e mini system por exemplo...Tinha lá os medolos , marcas e defeitos mais frequentes e como resolvê-los...Ou seja, em breve só os próprios donos terão que fazer as manutencções em seus consoles, TV de tubo e placas arcades...Outra coisa, as fontes originais são muito básicas, ou até ineficientes!!!A QUALIDADE DA ENERGIA QUE SEU CONSOLE É ALIMENTADO É A COISA MAIS IMPORTANTE!!!2-PREÇO-O valor de qualquer coisa, está baseado na oferta e procura....Porém, tem um fator que se sobrepõe , a essa regra....Que é o fator emocional ou Status....Pois uma ferrari não vale 7 milhões, pois o custo de fabricação é infinitamente menor que esse valor....Quando você compra uma ferrari, você não compra um carro e sim, um ideal de vida, um status , um degrau a mais na sociedade...Com o retrocolecionismo de consoles está virando a mesma coisa....E para finalizar, na minha opinão, muitas coleções daqui a 10 ou no máximo 20 anos...A maioria dos ítens vão parar no lixo!!!Pois nem de graça o pessoal vai querer...Isso vai acontecer é só questão de tempo....O risco maior não são os aparelhos pararem de funcionar e sim a galera enjoar de colecionar e depois não conseguir se desfazer , pois ninguém vai querer esses ítens...Se existem várias ferraris abandonadas pelo Mundo, o que será dos nos velhos consoles ????
É verdade, sem falar que a geração dos retrô games está envelhecendo. Não são apenas os consoles e games que são “finitos”; nós também somos. E a geração do ps4 pra cá, não tem muito interesse em mídias físicas. Então, quem compra videogames pensando em lucrar no futuro está completamente equivocado. Como investimento, os videogames são dinheiro jogado no ralo…
A alta do dólar e cobranças abusivas de taxas em quase 100 % do valor do produto, estão com dias contados para não compramos acessórios que só conseguimos comprar na China.
Eu comprei um xbox classico com 2 controles originais, varios jogos, lendo tudo e desbloqueado por R$450,00 em 2019... Fui ver agora, um todo baleado não sai por menos de R$ 800,00 kkkk é pra acabar 😅
Oi. Tenho um SNES mini classic. Existe algum cabo que posso ligar no controle para liga-lo no Pc? Tipo cabo SNES mini classic para USB.
Lucas, não sei dizer, nunca tive um ☹️
Esses vendedores aqui do BR vão matar o próprio mercado com esses valores, estão fazendo com que os colecionadores e entusiastas parem de comprar, e a quem deseja comprar alguns jogos, quando vai ver o preço acaba desistindo e optando por emulação, e com a mudança nos impostos de importação fica dificil comprar um bom everdrive.
Enfim... Uma hora eles nao vão ter mais para quem vender.
Esse é justamente o motivo de eu não colecionar nada hoje em dia. É um hobby que sai muito caro, não só por adquirir novos itens... Tem toda a questão do espaço físico, armazenar itens de coleção não é uma tarefa fácil.
Sai caro mesmo ☹️☹️☹️
Tem o olho gordo dos vendedores que acha q tudo é Raro
Entendo que pra algumas pessoas a sensação de jogar no console é uma experiência única que remete a tão falada "nostalgia". No entanto, houve uma romantização da nostalgia, e sinceramente, não vejo muita diferença em jogar no emulador (Minha opinião).
Você disse tudo enquanto tem peça para consertar tá bom duro a hora que não tiver mais aí lascou tudo ótimo vídeo parabéns abraço 🤙👊✌️🎮📺🕹️ótimo vídeo
Muito obrigado, Luiz!
O que deve acontecer é que, assim que a gente morrer (pode ser bem antes disso tbm), mais de 90% desse videogames vão apodrecer nos porões, ou vão pro lixo, porque a atual geração de jovens não liga pra isso, e nossos filhos muito menos. Cada vez tem menos técnicos e peças de reposição pra retro, soma isso com os preços absurdos cobrados em games velhos que até poucos anos atrás valiam quase nada. Os caras perderam a mão com o os retrogames.
Cara , sinceramente , daqui pra frente, eu não pretendo comprar mais consoles. Eu vendi boa parte do que tinha de consoles e jogos,ficando apenas com três consoles retro! Consoles modernos também, jogo agora por cloud game, fiz assinatura do gforge now e o xcloud, funcionam muito bem , estou muito satisfeito! Essa foi uma das minha preocupações, todos os aparelhos, inclusive mais antigos vão parar de funcionar a qualquer momento 😢
Ficou com quais, Cris?
@retromania912 play 1, Dreamcast e game cube!
Fala Gui, bela reflexão.!
Um fato que até comentei no clube de membros era de não colecionar GameCube por justamente das mídias que tem mais chance de descascar e acontecer o "Disc rot"...
Sabemos também por experiência nossa com XBOX clássico que o leitor tbm não é dos melhores, tendo problemas 😅
O problema é que se pensar dessa forma, realmente deixaremos de colecionar para ir apenas em emuladores, o que não é ruim, mas que perde a experiência de ter uma coleção, ter o jogo em mãos, ter a experiência de reviver um momento bom ou até mesmo descobrir outros consoles e jogos.
Temos que aproveitar pois a vida é uma só, claro, com responsabilidade de poder aproveitar o hobby que tanto gostamos e não deixar de viver com nossos familiares e amigos.
Ótimo vídeo, abraço e sucesso.!
Verdade Rafa. Vamos encontrando nosso meio termo. Um abraço e obrigado!
Leitor de xb clássico vc pode substituir por um modelo Samsung ou inverter rotação de alguns modelos específicos.
Video games são uma forma de arte. Quanto mais raro, mais caro. Sempre foi assim. Muitos desses estarão expostos em museus para as proximas gerações conehcerem como tudo começou. O mesmo com as mídias físicas: cartuchos, discos vão se acabando. Hoje achei dois jogos de ps3 mais antigos meus que não leem mais no console.
Que pena esses jogos do ps3, Diego ☹️
Esse lance dos consoles e jogos se estraguem com o tempo foi que me fez gastar um tempo para aprender a mexer com os emuladores como o Retroarch por exemplo. Graças a emulação, mesmo que algum console ou jogo da minha coleção se estrague, eu não vou ficar sem jogar.
"museu particular" perfeito. Comprei algumas coisas pra colecionar desde ano passado e já desencanei. Vou ter uma tenda numa loja retro daqui duas semanas, aqui na Nova Zelandia. E depois disso vou me desfazer de algumas coisas. Vou ficar apenas com algo minimo e com Everdrive/SD o máximo possivel. Não tenho apego de ter coisas apenas por ter.
Só vejo mais e mais pessoas compartilhando fotos de quartos inteiros que parecem um museu, e fotos de telas iniciais de games. E no fim se precebe que ninguem realmente joga o que tem. E o preço só sobe. =/
Os consoles, cartuchos e cds com o tempo vão acabar, mas emuladores e roms nunca acabarão.
Video games, totalmente originais, incluindo componentes, realmente os dias estao contados, apesar de componentes feito antigamente terem uma durabilidade maior que atual, estamos falando de 20, 30 anos de armazenamento precario, umidade, desgaste natural e isso é normal. Mas pra quem curte video games antigos e nao liga pra originalidade tao ao pe da letra assim, tem varios tecnicos que consertam e inclusive, lojas chinesas que vendem componentes para substituicao. Eu trabalho com reparo de placas, e é bem tranquilo reparar um cartucho ou video game do nintendinho, por exemplo, pq temos chips a venda, gravadoras de rom pra todos os tipos de soquetes, entao ta tranquilo. Mas pra quem quer um video game 100% lacrado, a vida vai ficar muito mais cara e dificil pra quem coleciona rs
Eu já desisti de comprar retrô. Oque eu consegui fica, mas agora, só aparelhos novos para emulação. Cê é loco!
☹️☹️☹️☹️
A solução é emulação, tem gente que ainda torçe o bico, mas esse é o futuro. Investir em aparelhos daqui há algum tempo não vai ser mais possível.
Otimo video. Realmente triste mas afinal nada é eterno. Tudo tem um começo, meio e fim. Realmente os aparelhos a cada ano que passa vai se encontrar menos devido aos que vão morrendo. Jogos que morrem todas as copias Cds prensados e repros podem ser a unica maneira de joga-los em um aparelho no futuro ... e em outros casos poderá existir jogos mas não terá onde os rodar por falta de consoles... Ai penso que aparelhos como: retro freak, retron 5, analogue pocket, GB boy... que rodam os jogos originais em aparelhos fabricados com peças mais recentes, no futuro possam suprir em parte dessa demanda de consoles que morrerem. Não vai ser o mesmo que o original mas talvez seja uma das poucas opções para jogar em um console eles no futuro. Além de que alguns dão opção de backup de seus jogos. Preservando pelo menos as rons das mídias que você tenha... se a pessoa tiver uma grande quantidade de títulos de um console e não conseguir mais o aparelho original... essa talvez seja uma opção. Mas ainda assim é só um modo de evitar o inevitável. Mas pelo menos esses tipos de console pelo menos servirão para prolongar um pouco o uso desses jogos. Em futuro mais afrente... talvez só o que sobre sejam emuladores e rons... isso se a indústria de jogos não os derrubarem todos. 50 anos... imagino quando os consoles estiverem com 100, 200, 300 ou mais o que vai existir deles para historia. Eles vão sumir totalmente ou vão encontrar uma forma de preservar nem que sejam as rons dos jogos... Acho as vezes que é muita maluquice ficar pensando muito a frente pois nem estarei vivo para ver mas teria curiosidade de saber o que vai acontecer com tudo isso depois de 100 ou 200 anos.
Verdade, Leandro!
Quando o meu snes e n64 derem problemas, vou guardá-los por recordação e comprar um gamestick com 10.000 jogos no sd. 😂😂😂
A maior loucura do colecionismo é acumular coisas como se fossemos viver para sempre…
Maioria vende e ganha uma grana ferrada.... retro gamer seria um ativo que rende.....
Depende, em alguns casos os itens desvalorizam e muito até porque, dentre outros motivos, estão sujeitos a defeitos enquanto o cara tem posse.
Eu falo isso como reflexão pra mim mesmo, tenho diversos video games e jogos, mas não consigo aproveitar, o tempo e quantidade de mãos e olhos não me permitem kkk
Quem tem mais de um console sabe… é a maior ilusão, a gente mal consegue dar conta de ter um Switch ou PC … estou com o ps5, Mega drive, Snes, wii, wii u, vita, psp, 3ds, new 3ds, rog ally, steam deck, tudo parado aqui…
Estou criticando eu mesmo rsrs
Realmente o lance do tempo é bem triste mesmo. A gente trabalha hoje, sendo saudável, pra conseguir comprar e tem uma ideia de que vai aproveitar de verdade quando for idoso (esse é meu pensamento). Saber que as mídias podem estragar com o tempo, peças para o reparo podem inexistir e servidores para download dos ítens comprados encerrarem, no caso de mídia digital, são ameaças reais à quem coleciona.
Meu super Nintendo comprei pois foi feito o recap, hoje para quem quer jogar existe muito jogo repro igual ao original , mas quem quer originalidade ficará muito caro e difícil.
Isso é algo que me preocupa muito e foi o que me impediu de comprar aquele Sega CDX que você me mostrou no Canal 3: eu sei que um dia ele vai quebrar e o conserto estará além das minhas capacidades tecnicas. É um aparelho que eu queria muito ter, mas achei melhor declinar
Uma pena, Kata ☹️
Existem coisas que realmente não vão sobreviver ao tempo sem que peças sobressalentes atuais que você possa prolongar a vida desses aparelhos. Não tem muito o que fazer de fato.
Triste demais, Hugo ☹️
É a vida vc não acha mais radios de válvulas para comprar o preço da evolução é este. Sumirem
Eu ja decidi, vou vender meus jogos fisicos e consoles atuais daqui a 10 anos. Daqui um tempo vai virar po, ja perdi jogo de 400 reais que parou de funcionar do nada. É gostoso ter, e apreciar, mas nao vale a pena
Acho que é algo até natural no colecionismo de qualquer setor. Talvez as empresas poderiam relançar alguns desses consoles antigos, nem que sejam limitados. Mas obviamente nada que seja igual como a Nintendo fez com aquele mini super nintendo, que não é a mesma coisa haha um mero emulador de marca.
Verdade, Álvaro!
Eu acredito na idéia da bolha, porque já foi comprovado que houve manipulação de mercado, assim como houve no colecionismo de moedas lá na década de 80. Outra evidência é o fato de muita coisa estar parada.
Hoje vc mesmo pode fabricar seu retro, fiz isso com um celular de 200 contos e controle de 150 e posso jogar de nintendinho a ps1.
O futuro realmente é jogo repro, prensado, emulação e uns consoles aliexpresse e aqueles tipo anaolgue pocket e pra mim ta tudo bem, a ideia principal do retro game é jogar os jogos antigos e tudo isso é meio de manter esses jogos vivos, eu mesmo virei fã de pokemon e hoje coleciono jogos de switch por causa dos emuladores de snes e de GBA que tjnha no pc, os produtos fisicos originais podem ate ir embora mas o jogo em si podemos dizer que é pra sempre e toda a arte do jogos fisicos tambem sera por conta da galera que faz o repro e a midia prensada
Pior, eu do nada decidi começar a jogar novamente um saturn e um super nintendo que estava guardados em casa, e me deparei com essa cena inflacionada, não pensei duas vezes em lançar everdrive pra os dois
Fez bem 👏👏👏
por isso a emulação é essencial pra preservação dos vídeo games, tá pode n ser 100% da experiencia original, mas um dia, nem que seja da q 100 anos, vai ser a única maneira de jogar certos games.
Existem ataris que funcionam ate hj. O futuro sao os consoles analogue, polymega e emuladores.
Tudo está pior , ta ruim mesmo tb tem muita gente comprando só pra especular o que dificulta muito e quanto aos nossos aparelhos não terá geito eles terminarão na estante só pra enfeite e iremos de emulador é una triste realidade
São raros pq se estragam com o tempo, esse de 45 mil também vai pifar.
Eu só compro a franquia que eu realmente gosto, se não vira um Acumulador.🎮😅 Grande abraço
na boa, tive vários games na minha infância e juventude, fui um privilegiado nesse aspecto (mesmo sendo pobre), e hoje me pergunto, como é possível aínda ter certos consoles que aínda funcionam; vários games antigos são verdadeiras bombas
É por esse motivo que muita gente que torce o nariz para o mercado de repros ainda vão queimar a língua, será a única alternativa para a sobrevivência dos games.
Emuladores e ROMs para jogar no PC top de linha é o futuro.
Depois dos 2010, acessando o YT, vi que havia muitos brasileiros que colecionavam consoles e jogos, o que, pra mim, que era muito pobre e nunca tive condições de comprar o videogame do momento, era algo absurdo, um baita privilégio. Bom, tirei o chapéu pra muitos deles.
Mas, pra um cara que nunca colecionou nada, ao mesmo tempo fiquei aliviado, pois, pra colecionar games, teria que ter um baita salário.
Mas ao longo da vida fui comprando videogames e jogos, e, uma vez comprados, fui guardando. Mas nunca com essa intenção de colecionar. Sou jogador, não colecionador.
Em todo o caso, boa sorte aos colecionadores.
Infelizmente não adianta ficar pensando no preço! Quem tem dinheiro bastante na verdade, vai pagar e resolvido, agora se vc acha que vai pagar preço justo, esqueça!!!! Esse tempo já foi lá em 2010!
A verdade que tem muito console no mundo, de todos as marcas!!! E quem tem grana compra e coleciona até enjoar e vende!
Mas pra mim, tudo isso é loucura, coisa velha é de museu!!! Não precise de consoles e jogos antigos originais pra ter a mesma experiência não, é só emular e tá feito!!!!
Tudo sucata, quando quebra custa achar alguém que conserte, que tem vontade de realizar a manutenção, peguei um mister e estou seguindo feliz
Eu acho que os preços estão extorsivos. Embora muita gente diga o contrário, a questão dos youtubers colocado pelo Prata Games influencia sim. Mas, tem uma outra razão. Tem muita gente comprando os games, com o lucro do vendedor, depois colocando para revender. Tem um youtuber que mencionou isso expressamente. Daí, o consumidor paga lucro de mais que um vendedor. "lucro sobre lucro". Outro fato é que tem vendedores, um chegou a afirmar isso em video, que disse que tem um game pelo valor de mercado X. Ele compra por X - Y para vender por X + Z. Isso já aumenta o valor de mercado. Outro fator é que tem vendedor que não tem loja física e coloca o preço como se tivesse. Daí, o cara que tem a loja, percebe esse cenário e aumenta o preço dele, pq tem impostos, aluguel, empregados, etc. Fica um círculo sem fim. Só vai acabar quando o povo PARAR de comprar. Daí, os preços terão que abaixar.
Nem preciso assistir tudo: parei de colecionar porque mudei minhas prioridades (casamento, paternidade), e não é um problema: everdrive e emuladores estão aí.
Minha coleção? Master System (pesquisem aí um Sega Mark 3 com 1 controle só pra começar).
Quando eu achar que devo voltar, volto.
Sobre eventos, fui no Canal-3 em 2008/09/10, onde era no salão de festas do prédio de um dos organizadores, e hoje é algo gigante.
O grupo existe desde 1999 pra quem não sabe.
E, convenhamos: bombas-relógio? Só se a sua PAIXÃO PELOS RETROGAMES estiver ACABANDO!
Obrigado pela menção Gui, tamo junto sempre meu irmão!
Tmj Ulysses!!!
Ja aconteceu comigo de console zerado guardadinho perfeito, parar de funcionar....desanimei total em gastar com coisa que e difícil de achar e de repente nao prestar mais...😢
☹️☹️☹️☹️. Manda no Sr. Ivo que pode ser que ele dê jeito, mas é chato mesmo isso.
Retrogame hoje é uma vitrine muito competitiva no YT , o que chama atenção são essas coisas absurdas nos dias de hoje como esse console de 45k e um cartucho de snes de 30k. Como vcs podem observar , alguém faz questão de se matar pra comprar uma Hagane pra aparecer chamar atenção entre os colecionadores. Eu sinceramente tenho vergonha de mostrar minha coleção de 40 consoles que tenho , sendo que meu melhor console é um 3do e snes cib edição zelda , jogos tenho varios raros como Crono trigger snes , Castlevania SOTN PS1 e entre outros. Desculpa mas eu não sou nada comparado daquilo que vejo no YT , por que o que chama atenção são os maiores colecionadores brasileiros.
Não precisa ter vergonha, o ideal é buscar ser feliz com o que se tem 🤗
Eu deixei de colecionar pq metade da minha coleção era quebrada e eu fiquei de saco cheio, comecei a vender tudo, hoje tenho uns poucos aparelhos pra deixar de enfeite e emulo tudo com gosto e comodidade.
O tempo é implacável. Chegará momento que será inviável o comércio retro. Existirá poucas peças, quem tiver terá.
cartucho não da pau, daqui 80 anos ainda vai funcionar kkkkkk
Que adianta ter cartucho se não houver console para jogar? Enfeites de outra era? 🤔
Vou falar um problema muito ruim para pessoas com pouca grana pra gastar.
Antes, era possível comprar um videogame mais antigo por um preço acessível para as pessoas que não podem gastar por um videogame da geração atual, agora, infelizmente nem isso mais. Exemplo: na época da 7 geração, o wii era caríssimo, hoje ta baratíssimo, mas detalhe, antes era mais barato ainda, 200 reais mais barato, agora ta mais caro. Resumindo, nem a pessoa que tem pouca grana pode usufruir de um console antigo mais em conta como antes que podia.
O mais prudente agora é economizar e montar um pc entre o médio e alto desempenho, não precisa ser um super pc, basta isso e o cara emula pelo menos o wii pra baixo, alguns jogos de ps2, ps1 vai suave.
Ps3 aumentou o preço, tava mais barato, quem tem o seu, fique com ele e faça a manutenção todo o ano.
Ficou caro mesmo ☹️☹️☹️
Eu acredito que em 20 anos todo mundo vai estar na emulação, seja software ou fpga. Ou a Nintendo e cia vão reeditar os videogames velhos.
Complementando, já me morreram 1 game gear, 1 snes (bizarro né? Mas pegou muito pó, culpa minha), um super charger (famiclone) e um xbox one. Meu n64 reseta aleatoriamente. E a tela do meu gb ta com a falha das linhas... e a tela do meu psp amarelou, além da bateria ter estragado. Tenso. Muitos problemas.