Como a população idosa brasileira é explorada por empresas
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Você conhece o termo “financeirização da velhice”? Pode-se descrevê-lo da seguinte forma: uma pessoa envelhece, passa a viver de aposentadoria, mas o dinheiro não é suficiente para comprar remédios e custear despesas com cuidados básicos. Diante dessa situação, esse idoso recebe uma proposta de empréstimo consignado e o seu salário, que já é baixo, fica cada vez mais comprometido.
Já as empresas que oferecem empréstimos e demais serviços de cuidado, como os planos de saúde, lucram cada vez mais. Considerar a população idosa como um segmento a ser explorado financeiramente pode ser conceituado como financeirização da velhice.
O termo foi lançado em um artigo científico publicado pela antropóloga e professora da Unicamp Guita Grin Debert e pelo pesquisador Jorge Félix, pós-doutorando junto ao Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. Félix é o convidado do programa Analisa. Ele atua como professor no curso de pós-graduação em gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
Nesta edição do programa, o pesquisador discutiu a criação de instituições de longa permanência para idosos, o avanço descontrolado do crédito consignado para os aposentados e a importância de criar uma política nacional do cuidado.
“O crédito consignado tem risco praticamente zero porque 99% das pessoas pagam. Esse crédito, que é descontado do salário, deveria ter um juro simbólico, o que não ocorre. Os juros praticados, atualmente, ainda são muito altos. O crédito consignado é uma financeirização porque, uma vez que a pessoa toma o primeiro empréstimo, ela tem uma grande tendência a emendar em outro e a renegociar”, explicou Félix.
Ficha técnica
Produção: Silvio Anunciação
Apresentação: Patrícia Lauretti
Imagens: Marcos Botelho Jr.
Direção de imagens: João Ricardo - Boi
Edição: Kleber Casabllanca
Capa: Alex Calixto
Foto de capa: Alex Calixto
#unicamp #idosos
Muito importante esse tema! O idoso de hoje, estudou, trabalhou, criou filho. Paga altos impostos, para de receber aumento, adoece, precisa de remédios, cuidadores e vai ficando com salários cada vez mais defasado. Fica muito difícil.
Essa geração apostou no estado de bem estar social. Agora estão pagando a conta, e mais, vão passar a metade dessa conta para as próximas três gerações.
Passar a responsabilidade de administrar a própria vida a um terceiro (principalmente um político) é o pior tipo de aposta.
Pagamos o imposto mais caro do mundo não temos retorno.
Parabéns pela entrevista do canal e ao entrevistado, que resumiu de maneira lúcida a situação dos idosos no Brasil.
Os hospitais também se aproveitam disso porque um paciente pobrinho baixa hospital e eles já pedem um acompanhante cuidador só que a pessoa as vezes não yem condições de ter familiar disponível pois é carente.E muitas vezes quando tem e gasto com passagem , alimentação etc.Mas eles jogam tudo para os familiares mesmo sendo carente e isso eles tornam tudo difícil eu acho isso um absurdo.Isso também é um tipo de exploração sabendo que pelo SUS deviam atender melhor e resolver melhor isso.Enquanto isso os atendentes se escoram no familiar e o hospital também.Isso precisa mudar!
Verdade, os hospitais em geral sobrecarregam os profissionais , não contratando pessoal suficiente para atender os pacientes se responsabilizando pelos que são internados. Se um.filho único por exemplo, trabalha e não tem recursos suficientes, como pode ser acompamhante?
@@mariaednaaraujolima6496❤
Concordo plenamente contigo
@@mariaednaaraujolima6496e quando sequer tem filhos?
Mesmo que durante a vida toda foi produtivo e pagou dezenas de impostos etc
Como fica?
Muito bom esse tema, é uma realidade essa exploração financeira dos idosos. O neoliberalismo se apoderou de tudo!
Lula é neoliberal....
Isso acontece faz tempo .
Importantíssimo esse programa! Parabéns! 👏🏼
O Estatuto do idoso não é respeitado e o idoso acaba passando por situações muito difíceis.
!!!!
A constituição não é respeitada pela justiça... mas ai pode. Na pratica, com filhos fracos, em tempos de parasitas, até dente de ouro é um risco
Iniciativa louvável que ficará no papel; como o Estatuto do Idoso. Boa narrativa desse desgoverno.
@@alaidealtran5239 molusco é ods 2030.... no Canadá ja embarcam velhinhos caros...
O neoliberalismo não respeita o estatuto infelizmente
Conheci com Dilma e Rosário. O estatuto.
Esta discussão é muito importante. Eu trabalhei 36 anos incansavelmente, quando me aposentei e parei de trabalhar, porque após a aposentaria continuei trabalhando para poder comprar um imóvel próprio, senti o impacto no corpo destes anos todos. Hoje tenho doença do túnel de carpo bilateral, tendinopatia nós membros inferiores, artrose nas mãos e dedos e não consigo pagar convênio por ter desconto de imposto de renda na fonte. Tenho despesas com fisioterapia, exames médicos preventivos, Pilates, psicoterapia etc Desta forma não sobra dinheiro para pagar convênio, pois tenho que comer e morar com qualidade 😢.
Um tema de extrema importância nesta atual, remota, realidade , do abandono que assola a população idosa no Brasil. Garantir uma estrutura ampla de cuidados (desde tratamentos rotineiros para a saúde e bem estar quanto de cuidados domésticos de um lar. É de conhecimento público o grande número de idosos a viver sozinhos). É preciso avançar rapidamente neste tema e realizar constantemente políticas pública e sociais para esta população a crescer no país. Muito obrigada!
Parabéns pelo profissionalismo de ambas as partes, icônico nos dias de hoje, a proteção de idosos, esse mês completo 69 anos, a 4 anos faço uma investigação sobre o que uma única irmã faz com minha mãe, 92 quase 93 anos, tive que perder esses anos para poder provar as atrocidades, não dá para acreditar se não fizesse os vídeos, fotos e documentos, devido o fato dela ser protegida por delegados, principalmente presidente da Conseg e políticos envolvidos com ela e pessoas com passado de psicopatia, estou no final, fui obstruído da justiça fazer justiça, agora com as provas poderei enfrentar a justiça. Depois mandarei o caso para vocês se tiverem interesse. Continuem nesse caminho, vocês fazem a diferença.
Eu te entendo, @carlosbernardo3707 . Meus pais moram em outro estado, sofrem violência psicológica e patrimonial por parte de duas irmãs minhas e seus respectivos maridos (que se mudaram para lá). Meus pais não têm sequer plano de saúde, mas indiretamente custeiam a vida cara das dondocas, dos parasitas e de seus filhos, uma vez que elas se apossaram das contas bancárias e do comércio dos meus pais. Detalhe: meus pais não são judicialmente interditados. Meu pai é lúcido e minha mãe já dá os primeiros indícios de demência (sem assistência alguma).
Fui até lá, ofereci auxílio jurídico, mas meus pais recusaram (com medo do que as pessoas pensariam sobre a desunião das filhas). Me afastei deles porque a minha saúde mental colapsou.
Estou impressionada com a capacidade do professor, Jorge Félix, ao abordar o assunto envelhecimento, cuidado e financeirização da velhice. Parabéns ao Analisa.
Muito boa e importante entrevista essa!!!
Já estou a compartilhar com amigos e amigas.
Aproveitamos para deixar uma perspectiva ao professor:...
...ao considerar que o idoso de "amanhã" é o humano de quarenta ou cinquenta anos de hoje, ou seja, um usuário de smartphone, por exemplo, uma possível solução, paliativa talvez, seria a possibilidade de diálogos com "inteligência" artificial, ou digital.
Outra hipótese seria a formação de grupos a conversar com psicólogos (funcionários públicos) em "lives"!
Quanto à promessa desse atual Governo em relação ao cuidado (residencial) de idosos (de hoje), um aplicativo - nas mãos dos funcionários públicos que cuidam (ou acompanham) a saúde familiar nos lares - poderia ser útil para, inicialmente, registrar nesse app informações (estatística) sobre cada lar, de maneira a formar uma "massa" de informações.
Essa "matéria prima" podemos considerar ser fundamental, ou necessária, para o desenvolvimento de um projeto adequado de solução ao problema a ser identificado a partir de uma análise dos dados captados por esses profissionais da saúde que ora frequentam os lares de parte dos brasileiros.
Supostamente a equipe do professor já deve ter chegado a propostas assim, mas, na dúvida, ficam aí essas reflexões!
Obrigado pela entrevista.
Muito obrigado.
Os idosos quando assistem TV , começam a sentir dores, sede, estresse, noites mal dormidas, falta de apetite e tudo quanto doença !!! O que tem de propaganda de Remedio, colchão e suplementos . É durante o dia e as tardes , tanto nas TVs Abertas e por ASSINATURA !!!
Isso acontece não é vendo televisão, sim quando recebemos a misséria da aposentadoria.
Propaganda , mídia, mídia, mídia aaaa
A mídia manda na mente...
Muitos debates sim, sobre sse Assunto...🤔
Apoiem a "Auditoria Cidadã da Dívida Pública" É a solução.
A auditoria deve ser feita por órgãos como o tcu e similares, hoje tomada pelos companheiros
@@Bizarro_na_chapao TCU, tem o Nardes, corrupto, que ferrou Dilma. Ele é corrupto.
Auditoria externa. Se eu, que moro no interior estou numa situação ruim, nem imagino como estão meus colegas, que moram em cidades grandes.
Eu não irei para asilo. Não irei morar com filha. Só saio morta da minha casa.
@@Cecibenassi essa "gente" privilegiada está desesperada... saem de uma armadilha e caem em outra... nem saúde tem mais...e só saudade
Parabéns, excelente entrevista com o Professor, muito esclarecedora.
Infelizmente no Brasil ainda está engatinhando nas questões de cuidado com os idosos.
Envelhecer é muito ruim, ainda mais para os mais carentes.
Minha mãe tem 60 anos e esse mês voltei a morar na casa dela. Fui olhar seus cartões de crédito e só em 1 tem uma cobrança de um "seguro sorteio de prêmios" de 200 reais POR MÊS. Ela nem sabia dessa cobrança mensal, pois quem ofereceu o cartão só disse da existência de um seguro de 7 reais, mas na verdade existe um outro de 3,5% da fatura mensal do cartão. Entrei em contato com o cartão, mas se não devolverem esses valores, vou entrar no pequenas causas. Isso é extorção unida a um golpe.
Uma pessoa de 60 anos é muito nova para entrar nesse golpe e não saber consultar os débitos do cartão de crédito.
@@solangeramos6343 sim, ela tem vários cartões, e seus gastos sempre são altos. Por isso que ela não percebeu essas cobranças. E as letras são tão pequenas que eu com 37 sem óculos não enxergo.
@@MsElianeribeiro Duvido que consigas, pois a máfia contra idosos é forte. A propósito, divulgue os nomes da empresa(S), que logrou sua mãe!...🍁
@@solangeramos6343 É preciso entender que independentemente da idade, algumas pessoas não passaram por letramento financeiro e/ou jurídico, de modo que são presas fáceis para golpistas formais e informais.
Canal de alto nível, que exemplo,precisamos de recursos públicos voltado as famílias,área do cuidado.
Esclarecimentos maravilhosos e lúcidos . Parabéns Professor!
Muito obrigada por essa palestra. Abriu a minha visão sobre a minha situação. Também falava isso. Agora, depois dessa conversa de vocês não falarei mais, pois agora tenho nova visão da situação. Amém.
Muitíssimo obrigada ao Pesquisador Jorge Félix pela excelente entrevista 🙏
Envelhecer tem que ter a cabeça no lugar!!!
Ótimo tema! Fico me perguntando porque pessoas assim não estão em "cargos de poder" ou, quando estão, "nada resolvem"! Parabéns pela entrevista!
A Câmara de Deputados Federais e Senadores, Congresso, impede qqr benefício que o Ministério deseja ou se comprometeu por em prática.
Não tenho plano de saúde e Precisei de R$30.000,00 pra agilizar tratamento de câncer e então corrí no consignado.
Conclusão, estou pagando R$72.800,00 😢
Voce deveria ter os 72k, mas os abutres do estado não deixam, para financiar a unicamp e seus iluminados, por exemplo. Se estivesse no Canada, teria assinado uma carta autorizando a eutanasia....
Nossa parece eu...
Excelente entrevista sobre um assunto extremamente importante na sociedade em geral.
Precisa de instituição pública , muito idoso desamparada 😢
Mas, os nossos políticos e oportunistas convencem vocês que o bom mesmo é ESTADO MÍNIMO.
A iniciativa do cuidado é louvável mas na vida real não acontece.
Excelente abordagem muito esclarecedora. Parabéns.
Ótimo video. Ja ganharam uma inscrita agora mesmo. Nem só os idosos, hoje somos cada vez mais escravos pelos tubarões do sistema financeiro. O Estado está se ausentando dos cuidados dos idosos e deixando todos nas mãos desse tubarões dos plano de saude, bancos e cartões de crédito.
Obrigada por explicar a situação psicológica do consignado ( 17 min) é bom trabalhar isso na terapia
Como definir de fato quem é baixa - renda no Brasil de hoje??? Cada vez mais as "camadas sociais" estão cada vez mais desassistidas!!! Não é somente indigentes, e pessoas desnutridas, mas pessoas c deficits nutricionais significativos, sem medicamentos necessários e endividadas devido a gastos mensais básicos, como contas de luz elétrica, de água, de gás, dentre outros!!!☹️
Plano de saúde é extremamente complicado. A pessoa paga e não pode usar. Limitação de consultas , exames , cirurgias e internação. Depende da sua idade, pré- existências e doenças que vc tem. Se for pesar , não vale a pena.
Empregos de 6 horas tb ajudaria idosos que podem e querem trabalhar. Carga horária de 6 h ,seria perfeito,faria um rodizio de oportunidades p.todas as idades .
tema bem pertinente
Tema importantíssimo!👏👏👏
O trabalho do agente comunitario de saúde é muito importante quanto a orientação e prevenção!Inclusive para o idoso eles fazem o encaminhamento para os psf!
Excelente debate! imprescindível!
Na União Européia plano de Saúde por 200 reais, aquí no BR pelo menos um mil reais.
200 euros, né?
Vamos facilitar procê, 200 X 6 = 1.200, em reais😂
E os planos de saúde não são regulamentados pelo governo Contratei 10 anos atrás pelo equivalente se 2 salários e tive que desistir porque estava pagando o equivalente a 10 salários que, aliás é o topo da aposentadoria a receber!
Urgentíssimo o SUS se reestruturar para dar conta!
Os planos são altamente regulados por comedores de lagosta.... inclusive voce paga por mudança de sexo de terceiros...trabalha e fica na sua
Mas como os planos de saúde se manterão sem lucro, levando em consideração que um maior percentual (%) da população geral envelhece mais (+60) a cada ano? Eles são empresas, não ONG.
Planos $$$ Ongs $$$
Não temos segurança , educação e saúde então porque pagamos impostos tão caro em tudo?
Para sustentar no luxo bandidos nos 3 poderes.
Excelente avaliação
Quando você idoso como eu que estou com quase 80 anos e insisto em permanecer ativo como profissional liberal depara-se com a obrigação de arcar com um imposto chamado ISS, que os municípios não abrem mão... preferem que os idosos fiquem dependentes dos diversos programas assistenciais que pretendem demonstrar que idoso não pode ser independente e prover as próprias necessidades... o idoso precisa pagar para trabalhar... para ser independente... se não pagar é alvo de Execução Fiscal como estou sendo no Municipio de Cacoal no Estado de Rondônia... um verdadeiro despropósito... cheguei a ter meus proventos de aposentadoria penhorados ficando sem ter como comprar meus remédios e minha aposentadoria foi destinada ao município como pagamento de ISS... e esses pseudo estudiosos não abrem o bico sobre isso... NINGUÉM DIZ NADA...
Eu achei muito interessante essa explicação falando que os idosos passa muito humilhação obrigado
Bom dia!
Sem falar que a maioria dos empréstimos tem na prestação mensal um seguro, para o banco não perder o dinheiro emprestado quando o idoso vem a falecer.
Muito obrigada! Abraços
Ha ins 15 anos, alunis do curso de EDF fizeram trabalho em asilo de idosos. Quase todas as turmas concluíram que, mais que Educação Fisica, os idosos precisavam de companhia, de conversar, interagir...
O problema é a falta de sintonia entre gerações. A cultura dos mais velhos está cada vez mais distante das culturas das juventudes. Muitos idosos recriminam o modo de vida dos jovens, assim os jovens não tem porque dar atenção a esses mais velhos. Minha mãe, por exemplo, quando me vê só quer saber quando eu vou ir pra igreja me converter, sendo que sou ateu. Ou seja, ela vai ter minha presença somente em momentos específicos, pois no dia a dia eu não quero conviver com alguém que parece me odiar.
Concordo plenamente ficamos com a amiga tv e os animais de estimação como companhia
O SUS tem política do Idoso, que tem o programa Melhor em Casa. É urgente investir nisso.
Os idosos no Brasil são tratados como um peso. São vitimas preferenciais de assaltos e roubos, não são respeitados no seu direito preferencial nas filas de supermercados, repartições publicas, bancos, etc. A propria familia quer distancia dele e muitas outras coisas mais. Há que se criar uma lei federal rigida a favor desse segmento.
Concordo em parte, principalmente no aspecto familiar. A constituição atribui direitos e deveres aos pais e aos filhos, mas alguns são seres cruéis, e outros negligenciam seus próprios papéis. Depois, vitimizam-se ao alegarem terem sido esquecidos pelas próprias famílias.
Excelente entrevista.
Tema super importante, parabéns pela explanação.
O abandono da população idosa é o reflexo da falta de estrutura familiar, onde a prioridade, o amor e o cuidado com a criança não mais existe, consequentemente teremos idosos abandonados pelos filhos independente de classe social.
Obrigado
Tenho 69 anos e cuido de meus pais com 94 e 99 anos. Ajudaria muito auxiliar itinerante para dar suporte pontual na.troca de fraldas, banho e alguma atividade lúdica. O cuidado da casa e alimentação ficaria facilitado, assim.
Chama esse barbudinho pra ajudar.... foi pro canada e europa com seu dinheiro
Tchau
Excelente entrevista, o título não contempla a complexidade do tema apresentado pelo pesquisador Jorge Felix
Concordo!
Excelente reflexão
Quando envelhecemos é que precisamos ganhar um pouco mais, despesas aumentam, remédios são caros, não podemos pagar convênio porque o preço só por Deus,ir no público e ficar mais de anos aguardando pra passar no especialista,foi o que aconteceu comigo precisei de ortopedista mais de um ano esperando,fiz consignado para pagar o médico.
Ninguém merece ganhar salário mínimo
Obrigada a tdos pelo tema
Muito informativo e de extrema importância
Muito bom !!!
Acho terrivelmente perigoso esses modelos de pessoas estranhas entrando nas casas das pessoas.
❤ muito bom🎉 esste conteúdo
Por outro lado, além do mais com 70 anos agora preciso de tutores. Mas minhas condições mentais estão intactas, mas não tenho mais autonomia p ir a médicos por ex, preciso ir acompanhada. Adoeceram os idosos em todos os aspectos. Pior infantilizaram os velhos.
Absurdo isso!!!
tudo verdade o que está sendo colocado
Não é justo vc paga imposto caro , pagamos educação, saúde então vc paga duplamente.
Já estou nessa.
Pura realidade brasileira
Isso vai piorar, e muito.
Eu recebo acima do mínimo. E o salário estava defasado. Haddad não acertou e o nosso reajuste foi de 3,71%. A tendência é ter uma população idosa só de salários mínimos. Exatamente como aconteceu na ditadura. Meu avô aposentou-se em 72, com 15 salários, o teto. Em 87, quando faleceu, meus pais estavam levando comida pra eles. Ele devia estar recebendo 2 ou 3 salários. Os remédios, meu avô marcava numa caderneta. Um dia ele estava com ela e iria pagar. Eu falei que não era pra ele pagar. Ele ajudava meu pai na farmácia. E ele falou: não vou mesmo. Não tenho dinheiro! E todos os exames que ele teve que fazer, o tratamento, um enfermeiro à noite (meu pai trabalhava ainda, até os 79 anos), tudo por conta do meu pai. O médico ia na casa. Ele não foi internado.
Eu recebi uma indenização por invalidez do BB e está guardado para que eu possa pagar alguém pra cuidar de mim porque não posso contar com ninguém. Tenho 68 anos, não saio, compro todos os meses as mesmas coisas e está sobrando mês no salário, há meses.
E só saio morta da minha casa, seja como for. Os aposentados e os doentes que estão tendo alta sem poder trabalhar, com Haddad governando pra Faria Lima, estão pagando o rombo da previdência!
Eu sou consciente, de esquerda até morrer mas, Haddad nunca terá meu voto!
Ainda estou pagando escola e tratamento do meu neto porque os pais estão endividados com esse maldito crédito consignado, que eu tentava a pessoa a não fazer. Acabarão de pagar quando meu neto tiver 13 anos! Ele tem 7 hoje.
Eu sempre vivi com o que recebia e ainda guardava um pouco, pra emergência. Minha filha não aprendeu e acompanhou o marido, pra uma coisa que não era prática da família.
Desculpe a intromissão, mas se você pensar bem a responsabilidade é dos pais e não dos avós. Como você mesma pontuou no futuro você não irá contar com ninguém sua responsabilidade é essa garantir o seu futuro.
Infelizmente, os brasileiros ricos ( muito ricos): empresários, artistas, celebridades, apresentadores de tv, atletas são incapazes de contribuir de alguma maneira para criação e/ou manutenção de obras sociais. Somos um país de individualistas, egoístas... mas esses mesmos ricos e poderosos são ótimos em sonegação de impostos, desonerações absurdas, empréstimos ao BNDES a juros baixíssimos e a perder de vista... enquanto nossos atuais políticos estão "preocupados com "ideologia de gênero, banheiros assim e assado...
Muito triste tudo isso, estou ficando velha tambem, espero que eu nao dure muito. Vou precisar fazer emprestimo para fazer implante dentários, indelizmente dentista hoje esta muito caro ou estou mais pobre.
Família que se aproveita dos idosos pra fazer empréstimo.
Excelente
O que não falam é que muitos idosos fazem esses empréstimos pra familiares que normalmente não pagam e o ônus fica pro idoso.
Exatamente. Muitos idosos, são praticamente coagidos à fazer esses empréstimos, senão....
A Crefisa financia até o Palmeiras com os lucros exorbitantes,precisa dizer mais ?
Além de tudo o levantado nesse conteúdo, o aposentado ainda sofre com descontos, não autorizados pelo titular, das associações de aposentados que não sei para que servem. Socorro...😢
Eu fui ao Ministério Público quando vi que estava sendo descontada desde a posse do novo Presidente (mão é uma coincidência?). A Promotora da minha cidade considerou que era um estelionato e abriu um processo de investigação. Por outro lado fui ao advogado e abri uma ação para recuperação desse dinheiro. Faça o mesmo. Somos 35 milhões de aposentados no Brasil; pense no tanto que essa gente está ganhando às nossas custas. Vá ao Ministério Público.
Qiem e usado como exemplo? mudou de trabalho infantil para velhice explorada
Quem mais explora a todos nós desde que nascemos é o estado. políticos, servidores todos se acham donos do dinheiro público, cada um acha que tem direito a mais privilégios que o restante da população. O que ganhamos em troca dessa exploração são serviços públicos de péssima qualidade: falta segurança, falta educação, saúde pública é uma bosta. A primeira coisa que 5em de diminuir é o número de sanguessugas estatais, inclusive professores. Culpar o liberalismo é mole, quero ver tirar os sanguessugas do estado.
@@marciosouza4499 mas os liberais querem a teta do Estado só para eles investirem nos seus negócios e explorar mão de obra!
Sobre as dívidas dos consignados que deixamos ao falecer. E que os bancos não tem seguro ficando dívida para família após a morte
O Banco já garante isso embutindo com juros e seguro, mensalmente.
Tudo lindo, mas só na teoria. Na prática pouco resultado se vê. Desde o pagto do IR que deveria isentar idosos acima de 70 anos; a contribuição previdenciária que o idoso paga novamente, apesar de ter passado o tempo todo da ativa contribuindo; o preço dos medicamentos que cada dia ficam mais caros para o deleite da industria farmacêutica; os planos de saúde absurdamente impagáveis, e por aí vai. A velhice é um fardo, não só para o idoso mais tb para a família, quando esta tem desejo de cuidar dos seus entes queridos mas não tem condição de fazê-lo. Somos todos escravos deste Sistema usurpador e perverso. Passamos a vida trabalhando e pagando a previdência para no final sermos desconsiderados e roubados na velhice. 😢
Nunca vi o estado se preocupar com o idoso, nas decadas de 60 e 70 minha avó já idosa e era socorrida pelos filhos, nunca teve apoio ou ajuda do governo e até os dia de hoje é desse jeito. O salário mínimo do Brasil é uma vergonha, e é com esse salário que a maior parte dos idosos sobrevive. As pessoas mais jovens e quem tem filhos tem muita ajuda de fato do estado, mas o idoso é esquecido, essa é a realidade
Reconheço benefícios de projeto da UFRGS vinculado ao posto de saúde, oferendo atendimento domiciliar de estudantes de fisioterapia e odontologia supervisionados por professores!
Se nós pagamos um imposto caro e o idoso fica desamparado.
Quando foi isso, que o estado se preocupou com o idoso?
Demais. Uma vergonha total. Quando eu chegar em casa vou contar as ultimas investidas.
À HISTÓRIA NUNCA MENTE. À HISTÓRIA É BEM CLARA OS ESCRAVOCATAS NÃO PARAM. À QUESTÃO DAS DESPESAS DOMÉSTICAS. FICOU IMPOSSÍVEL PAGAR, COMO PAGAR 6 X 1 DÓLARES X UM REAL.
Aposentado volta a trabalhar e nem percebe a exploração
A JUVENTUDE NAO TEM MAIS SONHOS, NINGUEM PENSA EM CONSTRUIR UM LAR , TER FILHOS SEGUM ELES SAI MUITO CARO, CONTINUAM MORANDO COM OS PAIS , JA SE FORMARAM NA UNIVERSIDADE, ETC MAIS VEM QUE NAO TEM FUTURO PORQUE ESCUTARAM DESDE CRIANÇAS QUE ESTE É O PAIS DO FUTURO, DE UM FUTURO QUE NUNCA CHEGA. BRASIL JA É O FUTURO, DE VELHOS DEPRIMIDOS, E JOVENS SEM A TAL DE ESPERANÇA , PALABRA QUE PARECE QUE FOI ELIMINADA ATÉ DO DICCIONARIO.
Só lembrar que quem cuida do SB dos aposentados são os Bancos. Eles mantem um canal vinculado ao INSS. Existe estudos que indicam o INSS será extinto no futuro próximo. Aposentadorias futuras só com Bancos e afins.
Sim. Plano de Saúde, principalmente na velhice, é um imenso gasto catastrófico. Eu uso 1/3 di meu salário de professor para pagar pano de saúde do Sindicato dos Professores. Um absurdo!
Sindicato ? 🤔
É um mercado muito lucrativo para exploradores de idosos porque o nosso Estado não oferece qualidade de vida adequada, pelo contrário só ferra os idosos. Não podemos aceitar isso passivamente...
Realmente os asilos ou casa de repouso são muito caroooo
Taí, que muitos políticos brasileiros e o povão iludido EXIGINDO ESTADO MÍNIMO sem a mínima noção do que será sempre a vítima desse tipo de governo e políticos.
O Estado poderia manter asilos públicos com mensalidades baixas, apenas para manter as despesas e funcionários, não precisando pagar os lucros do investidor, como no caso do particular.
Excelente tema. Mas foi me dando aflição porque a entrevistadora ou completava a frase ou atropelava a fala do professor.
Na verdade não deveria ser chamado plano de saúde e sim de doença .
O correto seria plano preventivo
Para prevê doenças
O idoso também é lesado quando compra em lojas através de carnê pagando um juro altíssimo, já que a maioria não tem cartão de crédito 😮 essas lojas se aproveitam disso, triste situação.
O fato do governo ter abandonado seu papel assistência para a população idosa, não teria como causa raiz um custo do funcionalismo muito alto e perdulário ( em todos os níveis do funcionalismo) ?
Vejamos que o próprio INSS funciona como uma pirâmide financeira. Em conclusão, o idoso sem família pra cuidar está fadado a viver na miséria, para usar um adjetivo educado. Envelhecer no Brasil é muito ruim.
Plano e de saúde na Europa são viáveis para idosos aqui só para idoso rico
Com o baixo salário dos idosos, é uma vergonha ser cobrado a saúde e cuidados com estes coitados, vítima da própria natureza, por perder suas habilidades e capacidade de provimento pessoal. CUIDEM DOS VELHOS OU MATE-NOS,...🍁
Todos os planos de saúde, de qualquer modalidade são
Desonestos
Uma vergonha políticas públicas em relação a idosos. Aliás à saúde publica, educação pública, transporte - mobilidade publica, segurança pública, política urbana habitacional, saneamento básico. Enfim....
Os bancos e os financeiros estão se aproveitando dos idosos, pois quem tem um pouco de educação financeira deixariam estes órgãos de pires nas mãos.
Certamente estão falando de idosos com a saúde debilitada. Apenas pelo fato de ser idoso não significa que não pode cuidar de si próprio.
Utópico, devaneio e irreal. Ser humano nao tem capacidade pra tudo isso.
Vcs não está falando do aumento de salário quem ganha acima do salário mínimo. No meu caso perco dos os meses R$ 300,00 reais mensais. Estou perdendo 6% ao mês. Que faz falta para compra de alimentos e medicamentos, pois tenho 70 anos. Isso tudo com aval do Presidente e seu Ministro.