Uma dica; é raríssimo encontrar vídeos onde se ensina na prática a utilização da pedaleira com as simulações, por que e quando usar as simulações, e explicando por que é mais difícil ter um bom timbre com efeitos como delay e reverbs entrando pela frente do amplificador. Passei muito tempo sem saber fazer estas distinções no início por que não entendia as fases existentes em um combo. E geralmente a primeira compra que um iniciante acaba fazendo é de guitarra + pedaleira + combo sem send retorn. Ou seja, todos os seus efeitos entrando pela frente do amp, jogando tudo para o amplificador timbrar, misturando tudo com o timbre do amplificador e ainda por cima com simulação ligada, só se sentindo frustrado pelo timbre que nunca fica bom. No dia que alguém fizer um canal dedicado a ensinar estas coisas para quem quer comprar seu primeiro equipamento, irá ser muito bom!
@@edsondaquino Eu apoio! Por incrível que pareça, é nos princípios básicos de ligações que há mais carência de entendimento. Eu mesmo sofri muito com isso rs.
Por este canal ser destinado a iniciantes, creio que alcançará com mais facilidade o seu objetivo quando fizer vídeos demonstrativos. Por exemplo, poderia ter mostrado a cadeia de sinal na pedaleira com simulação de amp e gabinete opção de saída correta para ligar na caixa ativa, ir trocando de amp para os inscritos verem na prática como isto funciona. Depois, da mesma forma, plugando a pedaleira na frente do amp, com e sem simulação, mostrando o que acontece. Vai por mim, canal para iniciante tem que ser assim; ele precisa ver e ouvir. Conversas teóricas só podem ser compreendidas por quem já tem relacionamento com o equipamento. Se alguém puder compreender tudo que você está dizendo, significa que já passou por esta experiência. Seu canal é de muito bom gosto, sem palavrões! Desejo que tenha muitos inscritos!
Valeu pela sugestão Vladimir! Mais a frente (dependendo da demanda) posso iniciar uma serie no mesmo estilo da que fiz "TIMBRE DO ZERO EM LINHA" porém, para amplificador. Acredito que a galera vai gostar bastante! Um abraço e valeu pelo carinho com o canal!
@@viniciussanches96 Bom dia meu amigo! Obrigado pela atenção! Apoio totalmente! A parte que quando a gente é iniciante se demora mais para entender são as ligações corretas. Me lembro que eu não entendia o que significavam as opções de saída da pedaleira, não entendia nada rsrsr. Um forte abraço meu amigo! Um ótimo dia!
Nossa cara me ajudou demais ,eu sempre sofria com essas caixas multiuso que tem opção de pendrive microfone etc a entrada de microfone sempre é mais alta mas qualquer tanto que aumenta no volume o som da guitarra limpo vira um overdrive kkkj,isso acontece na entrada de violão também eu sempre uma caixa que me desse o som limpo da guitarra com uma ótima qualidade sem que o som ficasse estourado com ruídos,eu já toquei com caixas passivas com mesa de som e nunca perde a qualidade o som da guitarra fica 100% limpo deixando os equalizadores no meio porque os efeitos eu coloco na pedaleira mesmo.
Bom o ponto ruim de acha timbre no amplificador se resolver quando você deixa de ligar simulação de cabinete, amplificador e ligar os pedais como se fosse analógico na pedaleira e antes de tudo ir na configuração do equipamento para colocar na configuração saída plug in"combo front" ja era. 👏 Agora se você ficar colocando simulação de amplificador da conflito com o timbre do amplificador real. Mas se você gosta de simulação tenta experimentar ligar na entrada "return" vai pular o preamp e ir direto pra Pontecia e falantes e mudar de novo as configurações da pedaleira para "send, return".
Verdade!! Cara apesar de contrariar muito o senso comum o meu amp funcionou super bem com a simulação de amp (sem gabinete) Da uma olhadinha nos meus videos tocando ao vivo! Todos usando dessa forma e ficou super legal rsrs Obrigado pelo comentário, um grande abraço!
@@viniciussanches96bacana... as vezes da certo ligar simulação mesmo no amplificador mas,você faz conciente testando.... agora se um cara não manja ele ja condena o equipamento sem saber dessas funções que se mudar funciona melhor com ou sem. E as mudanças de cabinete também muda,as saídas também configurações de varias maneiras com "direct" pra usar em linha e demais.... parabéns irmão ótimo vídeo 👏👏✝️🙏
Então você acha que uma caixa ativa com um número de watts superior ao do amplificador que a gente pretendia usar seria melhor para evitar a distorção do som??? Por exemplo, se eu tô acostumado com um amplificador 30 W, uma caixa ativa com 100 W ou mais???
Excelente explicação Vinícius! Eu uso um ampli valvulado. E a melhor configuração consegui até agora foi conectar a guita no input dele, envio o sinal para o input da zoom g5n através do send. Uso só efeitos como delay, chorus e reverb e a distorção do próprio ampli que tem um foot switch. Volto o sinal através do return.
Eu queria saber qual a caixa ativa que você pegou pra ter referência... Porque temos aquelas caixinhas com luzes coloridas que vende no supermercado que anunciam 400w pmpo que não tem nem 100w rms reais, e tem as caixas ativas profissionais, como da JBL, Fhran entre outras, que anunciam a potência rms mesmo
Bem isso Vinícius. É um dilema mesmo, infelizmente e meio complicado mesmo os amplis com a zoom e as caixas ativas vc perde na questão de fidelidade do som mais encorpado.
às vezes tento me conformar com algumas "perdas" rsrs Precebo que falando de timbre, sempre que ajustamos uma coisa acabamos perdendo outra! kkk Obrigado pelo comentário Luciano, um abraço!!
Me sinto mais avontade usando caixa ativa do que ampli Ao usar pedaleira . ate porque uso como retorno e mando o som da caixa ativa pro P.A. ou ate microfonando a caixa ativa .
Cara, usei a caixa ativa por varios anos. Hoje tenho caixa ativa e amp! Uso cada um pra uma situação diferente!! Gosto demais da versatilidade e praticidade da caixa ativa!
Comprei uma guitarra pra presentear , mais agra precisa de um amplificador ou caixa de som amplificado achei uma caixa de som amplificadoo da jf , da certo tbm como amplificador ? Tipo só guitarra e ela da certo ñ precisa de mais nada pra tocar a guitarra obs: ñ entendo nadica de guitarra só comprei pra presentear msmo e é pra iniciante , pra brinca somente msmo
Gostando bastante da abordagem de seu canal. As caixas ativas são semelhantes as caixas FRFR? Creio que são as FRFR as indicadas para conectar as pedaleiras e usar os IR de amps e gabinetes, não?!
@@leonardo.mognol Parece-me que a solução de maior qualidade sonora seria uma caixa FRFR. Entretanto, os PA's oferecem uma solução muito mais econômica, dependendo da marca/modelo e que pode ter uma diferença imperceptível para muitos... No meu caso, eu testaria em alguma loja...
Tô usando uma caixa laney Lfr-212 e quando coloco o cabo p2 do celular para ela fica com ruído quando não tem música tocando. Sabe como resolver isso? Vou comprar um cabo p2 novo de qualidade pra testar
Eu possuo um Pedalboard com Pedais (phaser, compressor ,drives(1° e 2° estagio) e um distorcao e uma Zoom G3 (uso a simulação de amp - Gabinete e as ambiencias ) . E Na igreja como é pouco o espaço eu plugo a xlr dela na mesa e uso um retorno de ouvido. E Já usei o amp como retorno, Mas não compensa e nem usar ele pra plugar na mesa. Pelo menos ao meu ver. Deixo meu amp em casa pra so para estudo.
Cara, é aquilo, a caixa ativa é bastante pratica! Fora que o timbre vem bem mais rapidos! Gosto dos dois, caixa ativa e amp, uso um pra cada situação e da super certo! Valeu demais pelo feedback mano! Um abraço!
Eu to pensando em comprar uma caixa de som bluethoot de ums 250 reais (tipo amvoxx, mondial, etc...) pq sao mais uteis, baratos e mais fortes que um aplificador de guitarra, ai vou usar com uma moer ge100, sera que da pra estudar namoral?
Cara, normalmente a galera utiliza mais o IR em simulações em linha. Mas falando em timbre tudo é possivel, dependendo do equipamento que é utilizado (amp guitarra etc) Cara, não conheço nenhum amplificador expecífico onde é possível usar IR. Se você tem uma pedaleira com IR tenta colocar no amp e ver o que rola!
O problema de usar uma simulacao de cabnet no ampli e a questao do mic ligado Na g5n eu uso ou no imput ou no return ( prefiro assim ) ai ate uso simulacao de cabnets porem desligo o mic. Quando ja e o Ir propriamente dito e dificil achar um que fique bem legal Posto que geralmente nao tem como usar so a simulacao do falante sem a simulacao do mic.
@@viniciussanches96 Quando se utiliza IR não é uma regra que deve-se ligar em linha. O importante é pular o pré amp do Amp, ou seja, tem que ligar no Return, e as vezes no Send fica bom também. Falo isso, pois fiz um show recente aonde testei a pedaleira (Nux MG-300, que estou amando inclusive) ligada direto em linha, no modo correto da pedaleira voltado para ligação em linha, usando bons IR's de Amps como Mesa Boogie e Bogner, em patchs que eu programei em casa usando um bom fone de ouvido de referência, e o som que saía na caixa de retorno ficou simplesmente horrível (é provavel que a qualidade da caixa não era lá essas coisas). Então acabei ligando no Return de um cabeçote Orange, e a caixa era uma 2x12 Meteoro e o som ficou ANIMAL, pois novamente, o grande segredo no AMP é achar em qual entrada o timbre da sua pedaleira fica melhor, se é na Send ou Return. No caso a minha simulação de AMP era um IR. E claro, ter na cabeça o som que se quer chegar, e tentar se aproximar dele o mais próximo possível. Ou seja, sim é possível utilizar IR com Amp, o negócio é que a galera escolhe os IR's mais bizarros e abelhudos possíveis e não fazem idéia de como montar timbre, porém tem muito conteúdo hj em dia ai na internet de como fazer o processo corretamente.
@Vinicius Sanches Os temas de seus videos são muito relevantes. Parabéns! Eu tenho uma G1on e um cubo Borne, sem send retorn, ligo direto no imput e consigo um timbre agradável (clean ou drive) mesmo com simulações. O único problema que me tira o sono é nos solos nas cordas 5 e 6. O início da nota fica abelhuda. Nos power chords dá pra "enganar".
Que bom que curtiu cara! Da uma olhadinha na minha playlist da g5n! Tem bastante coisa lá sobre equalização, talvez possa ajudar :) Essas duas playlists: ua-cam.com/video/ovHnCeBJ0Wg/v-deo.html Ou: ua-cam.com/video/9OCoq4dszZo/v-deo.html Obrigado pelo feedback!! Um abraço!!
Tenho um fone AKG K92, uma caixa ativa JBL JS15BT e uma pedaleira zoom g5n. Um som que fica bonito no fone, na caixa não fica tão bom. Fiquei um pouco decepcionado. Achei que o som da caixa seria parecido com o do fone.
Uma dica q posso dar... Use e abuse dos recursos da pedaleira no Amp, experimente no input, no send, com simulação de amp ligado e desligado, fuça em tudo... Mas nunca tente copiar som de determinado guitarrista, busco seu som próprio e vai ter ótimos resultados
Depende. Uma pessoa sem referência de um som que ela quer chegar, já é um grande começo pra se chegar num som horrível. Tentar copiar o som de determinado guitarrista é uma tarefa complicada por uma série de fatores que não cabe ficar falando, porém, se basear no som de guitarra de alguém é algo que foi feito por todo mundo inclusive pelos nossos grandes ídolos. Agora, existe a forma correta de se montar uma cadeia de sinal, a sequencia dos pedais, o input correto para ligar a pedaleira (send, return), tudo isso muita gente não faz idéia e acaba não tirando o som esperado por cometer erros na sequencia desse processo. Porém quando se tem em mente um som que você quer chegar, e você já tem uma idéia melhor de como configurar seus equipamentos, não há mal algum em tentar chegar ou ter o som de algum guitarrista como referência, pois este já é um bom caminho pra se chegar a um bom timbre.
Não entendi o porque de o uso da pedaleira (com ou sem set de pedais) com simulações espetado direto no RETURN sequer foi considerado. No meu entendimento, é o melhor uso deste equipamento. Ou isso ou em linha...espetado no input de amp ou caixa ativa, nem pensar!
No meu marshall o Return ficou ruim, difícil de equalizar e não cheguei no resultado que gostaria. No input deu super certo, da uma olhada nos meus vídeos tocando ao vivo com o amp! Você vai curtir ;)
Com bons amps (tenho Peavey Studio Pro [SS] e SOLLO Mini 20 [stack + gabinete c/ Eminence GB128]), sempre uso ligação 4 cabos, sem amp/cab sim e/ou IRs. Já usei essa ligação com Marshalls VS e outros bons valvulados, híbridos e SS e tbm ficaram ótimos. Com amps ruins, mas com loop, não tenho dúvidas: anulo o pré do amp espetando tudo no Return (usando Amp Sim, mas sem Cab Sim/IR) e, via de regra, fica, no mínimo, bom. Mas peguei um Borne Gladiator (ô ampzinho ruim de dar dó! 😅) em um estúdio de ensaio que nenhum tipo de conexão deu jeito...mandei tudo em linha e deu super certo.
As vezes a gente pega cada furada! kkk Toquei em um Laney uma vez que ficou perfeito no Return! Ja no meu marshall não rolou, o falante é muito grave e sem os parâmetros de EQ do próprio amp não teve jeito rsrs Então ligo apenas a simulação de amp SEM A MICROFONAÇAO DA G5n! Desse jeito consegui chegar onde queria rsrs
Tenho um Mooer Ge200 e estava pensando em usar a seguinte configuração: Ge200 - potência - gabinete 1x12 com falante eminence No caso usaria somente a simulação de head da pedaleira, mas meu medo é a potência "alterar" o som
Cara, já usei a G5n em uma potência. Mas na época eu saía da pedaleira e ja entrava em uma mesa de som pra depois ir pra potência! Me lembro que o som ficava bom demais!
Uma dica; é raríssimo encontrar vídeos onde se ensina na prática a utilização da pedaleira com as simulações, por que e quando usar as simulações, e explicando por que é mais difícil ter um bom timbre com efeitos como delay e reverbs entrando pela frente do amplificador. Passei muito tempo sem saber fazer estas distinções no início por que não entendia as fases existentes em um combo. E geralmente a primeira compra que um iniciante acaba fazendo é de guitarra + pedaleira + combo sem send retorn. Ou seja, todos os seus efeitos entrando pela frente do amp, jogando tudo para o amplificador timbrar, misturando tudo com o timbre do amplificador e ainda por cima com simulação ligada, só se sentindo frustrado pelo timbre que nunca fica bom. No dia que alguém fizer um canal dedicado a ensinar estas coisas para quem quer comprar seu primeiro equipamento, irá ser muito bom!
Fecho contigo...vou acabar tomando esta iniciativa...
@@edsondaquino
Eu apoio!
Por incrível que pareça, é nos princípios básicos de ligações que há mais carência de entendimento. Eu mesmo sofri muito com isso rs.
O canal do Gilney Parson é voltado para os iniciantes, lá deve ter algum vídeo nesse sentido.
Por este canal ser destinado a iniciantes, creio que alcançará com mais facilidade o seu objetivo quando fizer vídeos demonstrativos.
Por exemplo, poderia ter mostrado a cadeia de sinal na pedaleira com simulação de amp e gabinete opção de saída correta para ligar na caixa ativa, ir trocando de amp para os inscritos verem na prática como isto funciona.
Depois, da mesma forma, plugando a pedaleira na frente do amp, com e sem simulação, mostrando o que acontece.
Vai por mim, canal para iniciante tem que ser assim; ele precisa ver e ouvir. Conversas teóricas só podem ser compreendidas por quem já tem relacionamento com o equipamento.
Se alguém puder compreender tudo que você está dizendo, significa que já passou por esta experiência.
Seu canal é de muito bom gosto, sem palavrões! Desejo que tenha muitos inscritos!
Valeu pela sugestão Vladimir! Mais a frente (dependendo da demanda) posso iniciar uma serie no mesmo estilo da que fiz "TIMBRE DO ZERO EM LINHA" porém, para amplificador. Acredito que a galera vai gostar bastante! Um abraço e valeu pelo carinho com o canal!
@@viniciussanches96
Bom dia meu amigo! Obrigado pela atenção! Apoio totalmente!
A parte que quando a gente é iniciante se demora mais para entender são as ligações corretas. Me lembro que eu não entendia o que significavam as opções de saída da pedaleira, não entendia nada rsrsr.
Um forte abraço meu amigo! Um ótimo dia!
Nossa cara me ajudou demais ,eu sempre sofria com essas caixas multiuso que tem opção de pendrive microfone etc a entrada de microfone sempre é mais alta mas qualquer tanto que aumenta no volume o som da guitarra limpo vira um overdrive kkkj,isso acontece na entrada de violão também eu sempre uma caixa que me desse o som limpo da guitarra com uma ótima qualidade sem que o som ficasse estourado com ruídos,eu já toquei com caixas passivas com mesa de som e nunca perde a qualidade o som da guitarra fica 100% limpo deixando os equalizadores no meio porque os efeitos eu coloco na pedaleira mesmo.
Eu poderia resumir tudo isso com uma simples explicação: a caixa ativa funciona como usar um fone de ouvido direto na pedaleira.
Então é melhor, né? Kkkkk
@@heliovinicius5179 isso é subjetivo. Eu prefiro mas tem gente que curte um timbre específico de determinadas caixas e auto-falantes.
Gostei das dicas.
Bom o ponto ruim de acha timbre no amplificador se resolver quando você deixa de ligar simulação de cabinete, amplificador e ligar os pedais como se fosse analógico na pedaleira e antes de tudo ir na configuração do equipamento para colocar na configuração saída plug in"combo front" ja era. 👏
Agora se você ficar colocando simulação de amplificador da conflito com o timbre do amplificador real.
Mas se você gosta de simulação tenta experimentar ligar na entrada "return" vai pular o preamp e ir direto pra Pontecia e falantes e mudar de novo as configurações da pedaleira para "send, return".
Verdade!! Cara apesar de contrariar muito o senso comum o meu amp funcionou super bem com a simulação de amp (sem gabinete) Da uma olhadinha nos meus videos tocando ao vivo! Todos usando dessa forma e ficou super legal rsrs Obrigado pelo comentário, um grande abraço!
@@viniciussanches96bacana... as vezes da certo ligar simulação mesmo no amplificador mas,você faz conciente testando.... agora se um cara não manja ele ja condena o equipamento sem saber dessas funções que se mudar funciona melhor com ou sem. E as mudanças de cabinete também muda,as saídas também configurações de varias maneiras com "direct" pra usar em linha e demais.... parabéns irmão ótimo vídeo 👏👏✝️🙏
@@jfguitarra7454 É verdade!!! Você disse tudo amigo! Agradeço imensamente pelo feedback, Um grande abraço!!!
Então você acha que uma caixa ativa com um número de watts superior ao do amplificador que a gente pretendia usar seria melhor para evitar a distorção do som???
Por exemplo, se eu tô acostumado com um amplificador 30 W, uma caixa ativa com 100 W ou mais???
Excelente explicação Vinícius! Eu uso um ampli valvulado. E a melhor configuração consegui até agora foi conectar a guita no input dele, envio o sinal para o input da zoom g5n através do send. Uso só efeitos como delay, chorus e reverb e a distorção do próprio ampli que tem um foot switch. Volto o sinal através do return.
Obrigado pelo feedback! Que massa! Deve ficar muito bom também! Uma ótima opção pra quem tem um amplificador valvulado com um bom drive!
Ligação 4 cabos...uso desta maneira em valvulados e SS. É a melhor opção!
Grande mudança no seu estilo de vídeo !! Ficou da hora
Que bom que curtiu Enoc! Tenho tentado trazer algumas novidades aqui no canal!
Você é uma revelação da Net... boa didática
Valeu demais pela consideração amigo!!! Um grande abraço!
Tb tenho esse problema com o meu cubo, timbro minha pedaleira super legal, quando vou usar no ampli, tenho um som completamente diferente.
É assim mesmo! Em cada um soa de uma forma diferente!
Eu queria saber qual a caixa ativa que você pegou pra ter referência...
Porque temos aquelas caixinhas com luzes coloridas que vende no supermercado que anunciam 400w pmpo que não tem nem 100w rms reais, e tem as caixas ativas profissionais, como da JBL, Fhran entre outras, que anunciam a potência rms mesmo
Ficou show esse video !!
Bem isso Vinícius. É um dilema mesmo, infelizmente e meio complicado mesmo os amplis com a zoom e as caixas ativas vc perde na questão de fidelidade do som mais encorpado.
às vezes tento me conformar com algumas "perdas" rsrs Precebo que falando de timbre, sempre que ajustamos uma coisa acabamos perdendo outra! kkk Obrigado pelo comentário Luciano, um abraço!!
Campeao matei minha curiosidade
Show! Que bom que ajudou! Um abraço!
Me sinto mais avontade usando caixa ativa do que ampli
Ao usar pedaleira . ate porque uso como retorno e mando o som da caixa ativa pro P.A. ou ate microfonando a caixa ativa .
Cara, usei a caixa ativa por varios anos. Hoje tenho caixa ativa e amp! Uso cada um pra uma situação diferente!! Gosto demais da versatilidade e praticidade da caixa ativa!
Comprei uma guitarra pra presentear , mais agra precisa de um amplificador ou caixa de som amplificado achei uma caixa de som amplificadoo da jf , da certo tbm como amplificador ? Tipo só guitarra e ela da certo ñ precisa de mais nada pra tocar a guitarra obs: ñ entendo nadica de guitarra só comprei pra presentear msmo e é pra iniciante , pra brinca somente msmo
Vo comprar a ativa
Gostando bastante da abordagem de seu canal.
As caixas ativas são semelhantes as caixas FRFR? Creio que são as FRFR as indicadas para conectar as pedaleiras e usar os IR de amps e gabinetes, não?!
Que bom que ta curtindo! Exatamente isso que tava programado falar no vídeo de hoje rsrs
Descobriu a resposta amigo? Estou atrás da mesma coisa
@@leonardo.mognol Parece-me que a solução de maior qualidade sonora seria uma caixa FRFR. Entretanto, os PA's oferecem uma solução muito mais econômica, dependendo da marca/modelo e que pode ter uma diferença imperceptível para muitos...
No meu caso, eu testaria em alguma loja...
Tô usando uma caixa laney Lfr-212 e quando coloco o cabo p2 do celular para ela fica com ruído quando não tem música tocando. Sabe como resolver isso? Vou comprar um cabo p2 novo de qualidade pra testar
Eu possuo um Pedalboard com Pedais (phaser, compressor ,drives(1° e 2° estagio) e um distorcao e uma Zoom G3 (uso a simulação de amp - Gabinete e as ambiencias ) . E Na igreja como é pouco o espaço eu plugo a xlr dela na mesa e uso um retorno de ouvido. E Já usei o amp como retorno, Mas não compensa e nem usar ele pra plugar na mesa. Pelo menos ao meu ver. Deixo meu amp em casa pra so para estudo.
Cara, é aquilo, a caixa ativa é bastante pratica! Fora que o timbre vem bem mais rapidos! Gosto dos dois, caixa ativa e amp, uso um pra cada situação e da super certo! Valeu demais pelo feedback mano! Um abraço!
Opa. Tamo Junto 👍
Caixa ativa pra min tem mais grave do que no amp bem mais pressao sonora
Vinicius, qual a potencia da caixa ativa para show e ligar a banda toda? 500W?
Eu to pensando em comprar uma caixa de som bluethoot de ums 250 reais (tipo amvoxx, mondial, etc...) pq sao mais uteis, baratos e mais fortes que um aplificador de guitarra, ai vou usar com uma moer ge100, sera que da pra estudar namoral?
No caso de simulação de ampli e IR, se ligar no amplificador funciona? Se não, tem algum modelo de ampli que aceita simulações e IR?
Cara, normalmente a galera utiliza mais o IR em simulações em linha. Mas falando em timbre tudo é possivel, dependendo do equipamento que é utilizado (amp guitarra etc)
Cara, não conheço nenhum amplificador expecífico onde é possível usar IR. Se você tem uma pedaleira com IR tenta colocar no amp e ver o que rola!
O problema de usar uma simulacao de cabnet no ampli e a questao do mic ligado
Na g5n eu uso ou no imput ou no return ( prefiro assim ) ai ate uso simulacao de cabnets porem desligo o mic.
Quando ja e o Ir propriamente dito e dificil achar um que fique bem legal
Posto que geralmente nao tem como usar so a simulacao do falante sem a simulacao do mic.
@@viniciussanches96 Quando se utiliza IR não é uma regra que deve-se ligar em linha. O importante é pular o pré amp do Amp, ou seja, tem que ligar no Return, e as vezes no Send fica bom também. Falo isso, pois fiz um show recente aonde testei a pedaleira (Nux MG-300, que estou amando inclusive) ligada direto em linha, no modo correto da pedaleira voltado para ligação em linha, usando bons IR's de Amps como Mesa Boogie e Bogner, em patchs que eu programei em casa usando um bom fone de ouvido de referência, e o som que saía na caixa de retorno ficou simplesmente horrível (é provavel que a qualidade da caixa não era lá essas coisas). Então acabei ligando no Return de um cabeçote Orange, e a caixa era uma 2x12 Meteoro e o som ficou ANIMAL, pois novamente, o grande segredo no AMP é achar em qual entrada o timbre da sua pedaleira fica melhor, se é na Send ou Return. No caso a minha simulação de AMP era um IR. E claro, ter na cabeça o som que se quer chegar, e tentar se aproximar dele o mais próximo possível. Ou seja, sim é possível utilizar IR com Amp, o negócio é que a galera escolhe os IR's mais bizarros e abelhudos possíveis e não fazem idéia de como montar timbre, porém tem muito conteúdo hj em dia ai na internet de como fazer o processo corretamente.
@Vinicius Sanches
Os temas de seus videos são muito relevantes. Parabéns!
Eu tenho uma G1on e um cubo Borne, sem send retorn, ligo direto no imput e consigo um timbre agradável (clean ou drive) mesmo com simulações.
O único problema que me tira o sono é nos solos nas cordas 5 e 6. O início da nota fica abelhuda. Nos power chords dá pra "enganar".
Que bom que curtiu cara! Da uma olhadinha na minha playlist da g5n! Tem bastante coisa lá sobre equalização, talvez possa ajudar :) Essas duas playlists:
ua-cam.com/video/ovHnCeBJ0Wg/v-deo.html
Ou:
ua-cam.com/video/9OCoq4dszZo/v-deo.html
Obrigado pelo feedback!! Um abraço!!
Qual caixa ativa você usava?
Tenho um fone AKG K92, uma caixa ativa JBL JS15BT e uma pedaleira zoom g5n. Um som que fica bonito no fone, na caixa não fica tão bom. Fiquei um pouco decepcionado. Achei que o som da caixa seria parecido com o do fone.
Cara, imagino que o som do fone deve possuir mais graves né? O ideal é tentar "compensar" isso um pouco na caixa!
Uma dica q posso dar...
Use e abuse dos recursos da pedaleira no Amp, experimente no input, no send, com simulação de amp ligado e desligado, fuça em tudo...
Mas nunca tente copiar som de determinado guitarrista, busco seu som próprio e vai ter ótimos resultados
É verdade! Extamente isso!!!
Depende. Uma pessoa sem referência de um som que ela quer chegar, já é um grande começo pra se chegar num som horrível. Tentar copiar o som de determinado guitarrista é uma tarefa complicada por uma série de fatores que não cabe ficar falando, porém, se basear no som de guitarra de alguém é algo que foi feito por todo mundo inclusive pelos nossos grandes ídolos. Agora, existe a forma correta de se montar uma cadeia de sinal, a sequencia dos pedais, o input correto para ligar a pedaleira (send, return), tudo isso muita gente não faz idéia e acaba não tirando o som esperado por cometer erros na sequencia desse processo. Porém quando se tem em mente um som que você quer chegar, e você já tem uma idéia melhor de como configurar seus equipamentos, não há mal algum em tentar chegar ou ter o som de algum guitarrista como referência, pois este já é um bom caminho pra se chegar a um bom timbre.
Não entendi o porque de o uso da pedaleira (com ou sem set de pedais) com simulações espetado direto no RETURN sequer foi considerado. No meu entendimento, é o melhor uso deste equipamento. Ou isso ou em linha...espetado no input de amp ou caixa ativa, nem pensar!
No meu marshall o Return ficou ruim, difícil de equalizar e não cheguei no resultado que gostaria. No input deu super certo, da uma olhada nos meus vídeos tocando ao vivo com o amp! Você vai curtir ;)
Com bons amps (tenho Peavey Studio Pro [SS] e SOLLO Mini 20 [stack + gabinete c/ Eminence GB128]), sempre uso ligação 4 cabos, sem amp/cab sim e/ou IRs. Já usei essa ligação com Marshalls VS e outros bons valvulados, híbridos e SS e tbm ficaram ótimos. Com amps ruins, mas com loop, não tenho dúvidas: anulo o pré do amp espetando tudo no Return (usando Amp Sim, mas sem Cab Sim/IR) e, via de regra, fica, no mínimo, bom. Mas peguei um Borne Gladiator (ô ampzinho ruim de dar dó! 😅) em um estúdio de ensaio que nenhum tipo de conexão deu jeito...mandei tudo em linha e deu super certo.
As vezes a gente pega cada furada! kkk Toquei em um Laney uma vez que ficou perfeito no Return! Ja no meu marshall não rolou, o falante é muito grave e sem os parâmetros de EQ do próprio amp não teve jeito rsrs Então ligo apenas a simulação de amp SEM A MICROFONAÇAO DA G5n! Desse jeito consegui chegar onde queria rsrs
Tenho um Mooer Ge200 e estava pensando em usar a seguinte configuração: Ge200 - potência - gabinete 1x12 com falante eminence
No caso usaria somente a simulação de head da pedaleira, mas meu medo é a potência "alterar" o som
Cara, já usei a G5n em uma potência. Mas na época eu saía da pedaleira e ja entrava em uma mesa de som pra depois ir pra potência! Me lembro que o som ficava bom demais!
Solução: Pre Amp