Tenho 19 anos quase sempre me sinto um monstrinho perto das pessoas da minha idade! Sempre penso em cada decisão, cada atitude...desde muito criança avalio quais devem ser os meus próximo passos. Isso já incluiu tanta coisa: "vou me dedicar na escola porque vou me orgulhar de mim no futuro";"Não vou fazer uma tatoo agora porque talvez seja uma fase (sempre era)"; "Vou aproveitar que precisam de alguém para falar em público, provavelmente será desconfortável, mas o Eu do futuro vai agradecer o crescimento" Mesmo com tantas reflexões continua sendo difícil tomar algumas decisões. Fazer o que?! É isso que se chama vida! Optando por alguns caminhos e abdicando de outros, nós vamos construindo nossas próprias histórias. Obrigada pelos seus vídeos, Fred!!!!
Fred, seu vídeo muito contribui pra mim neste momento. Pensei exatamente essas coisas pedindo demissão de um emprego que me faz muito infeliz e não tem NADa a ver comigo, porém financeiramente vou perder MUITO. Tenho a sorte de ter pais que podem dar auxílio na transição, mas prefiro ser pobre do que infeliz onde estava. Ter paz vale mto mais.
Tenho acompanhado alguns profissionais da área, no entanto QUEM mais impactou nos aconselhamentos foi você, pois tem uma postura mais próxima e humana dentro da tua profissão!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤🙏🏻
Fred, adoro te assistir! Tomar decisões é muito difícil pra mim. Toda vez que eu paro muito pra pensar, é porque me parece que ainda não é momento, cursos, carreira, quanto mais penso mais indecisa...quando sou mais impulsiva, e emocional nas minhas escolhas, "quero, vou lá e faço," tudo flui melhor...
01:15 - ainda bem que mudamos, ainda bem que crescemos, pois caso contrário ainda estaríamos errando os mesmos erros. 07:12 - sempre me faço esta pergunta, ou melhor, é automático. Ao acontecer o convite eu já o coloco na frente dos valores e a resposta se dá. O que ocorre é que as outras pessoas não admitem que deixemos de ferir nossos valores. 09:45 - eu também acredito que sou assim, porque eu preciso sempre estar fazendo as coisas em pequenas etapas. E eu sinto uma satisfação enorme de caminhar todo dia para atingir a meta final. Chegando no objetivo eu tenho outros à caminho e nunca acontece a sensação de caminho vazio. 10:37 - esse critério é totalmente importante aos tomarmos uma decisão, porque acredito que só estamos vivendo para ampliar todos os dias nossa capacidade. Adorei o vídeo, Fred. Obrigada pela postagem.
Nossa, fico impressionada como me reconheço em diversas descrições que você faz de você, comecei a te acompanhar por isso, faz muito sentido para mim as coisas que você diz.
Puxa Fred. Me identifiquei muito com vc quando fala sobre pouca energia. Eu também sou assim. Hoje faço uma coisa de casa vez. Dentro do meu tempo e nos meus novos limites. Esse sistema social nos trata como devêssemos ser máquinas, mais não somos sentisseveis. Temos limites, corpo, mente, emoções e isso precisa ser sentido e respeitado.
Tem como não amar a psicologia e esses profissionais maravilhosos que nos passam conhecimento para que possamos desmistificar um pouquinho das nossas dúvidas e incertezas, parabéns pelo seu trabalho Fred.
Precisamos encontrar o meio termo, entre escolher impulsivamente ou procrastinar nossas escolhas por medo. O que percebo em mim e na maioria das pessoas, é a predominância das emoções nas tomadas de decisão, acredito que precisamos permitir que nosso lado racional atue mais em nossas vidas. Sobre as tatuagens, você tem razão, tenho duas, uma feita aos 19 anos e outra aos 34, e hoje , com certeza, elas não seriam as minhas escolhas, pois o tempo nos molda e nos faz seguir por outros caminhos. Parabéns mais uma vez pelo tema Fred.
Nossa...me identifiquei muito... primeiro pq tenho necessidade de fazer o dever mais rápido tbem...e ao mesmo tempo tem coisas que me prendem de uma forma que só faço qdo não tem outro jeito...E essa coisa de cansar rápido tbem...isso me intrigava....mas eu achava que fosse por conta da ansiedade...achava que eu era estranha por isso..rsrs...legal o toque...eu me culpava por isso...agora percebi que tenho que pegar mais leve comigo..como vc já disse em outros vídeos...adorei!! Eu percebi muito pelos seus vídeos que eu pego bem pesado comigo mesma..é isso está me tirando um peso! Vc foi uma das melhores coisas que eu descobri em 2017!! Obrigada!!!😘
7 років тому+7
Gostei muito desse vídeo. Você dando o exemplo de como você toma suas decisões ajudou muito. A forma como você se expressou clareou muito no sentido de como criar uma logica, um raciocínio ao avaliar as situações e a mim mesma para tomar algumas decisões e as consequências delas. Muito simples e bom de entender.
Sempre me pergunto antes de decidir se quero realmente aquilo:Quero viver isso? se a resposta for sim sei que estou no caminho certo..Um professor na minha Faculdade de Psicologia me ensinou essa pergunta para avaliar se estou sendo feliz numa determinada situação, funciona para mim.. Super bj Fred
Fred muito obriga pelo vídeo. Tenho 32 anos e tenho grandes dificuldades em tomar decisões com relação a amigos, e na vida amorosa. Este vídeo fez-me refletir bastante. Sucesso.
Bom dia, Fred! Sabe, isto é uma dificuldade pra mim. Porque nunca tive muita liberdade de escolha, então tudo o que você escolhe logo após vem uma sensação de não ter escolhido bem. Mesmo você sabendo que foi legal, eu sempre te acompanho. Um super bju 💋. Vídeo excelente!
Fred eu simplesmente amooo seus videos e indico pra todos os problematicos que conheço (rsrs) . Este tema provavelmente foi o mais importante que vc ja falou por aqui... Sempre aprendo ou reciclo com vc. Muito bom!
Fred! Você poderia fazer um video sobre pessoas que tem um comportamento com a familia diferente do comportamento que ela tem com visitas ou pessoas externas? Tipo com a família a pessoa é grossa, agressiva, arrogante e a inferioriza, e com pessoas externas ela é educada, querida, dedicada, paciente, toda sorrisos. Isso é algum tipo de transtorno? Beijos!! Seu canal é muito bom!
Acho que a intimidade traz uma espécie de "coragem covarde" ou vc não precisa ter muitas máscaras com quem é mais próximo; sem falar no desgaste de contato excessivo. Tô só especulando...
Adorei o o vídeo! Me identifiquei muito com, tudo, o que você disse! Hoje, eu penso e analiso, tento sentir dentro de mim a resposta. Quando, sinto que, a resposta é não, sinto meu coração oprimido, triste, isso quer dizer que fere meus valores, então tenho que deixar ir. Quando sinto, uma sensação boa, uma paz de espírito, quer dizer que estou no caminho certo, o coração infla como uma bexiga, quer dizer estou indo na direção certa! É meio doido, mas, sempre, da certo! Só tem que ficar de olho nos sinais que a vida envia! He he he
Parabéns, muito bom seu vídeo e todas as orientações e dicas importantes que você dá para as escolhas pessoais e profissionais sejam pautadas em reflexões e uma postura mais amadurecida. Muito bom mesmo!
Fred conheci seu canal essa semana, e nossa, meus parabéns, seus vídeos são fantásticos vc fala coisas que muita gente não fala e explica muito bem! Isso é tão verdade que eu fiz questão de comentar, coisa que raramente faço! Que Deus abençoe muito!
Oi Fred, gostei bastante do seu vídeo. Gosto do seu senso de humor, de quando nos conta um pouco de sua vida pessoal exemplificando as coisas, fica de uma maneira bem didática e divertida. Gostei da linha de raciocínio, às vezes me vejo indecisa mediante as escolhas, e essa ambivalência me traz um sofrimento mental futuro, além de decisões mal tomadas e arrependimento. Grata pelo espaço e por compartilhar conosco esse conhecimento. Beijos.
estou adorando seus vídeos e graças a você estou ainda mais fascinado pela psicologia e uma das minhas opções de escolha na faculdade hoje é psicologia ou letras; enfim, nesse ano eu tive uma boa decisão, mas confesso que planejei decidir bem antes...Eu realmente não me arrependi pela minha escolha, escolhi certo e para mim nesse ano foi a maior decisão que tive
Na metáfora do escorregador, penso que a subida é degrau a degrau, (reflexão), chega-se ao ultimo (decisão) e ai....descer, fluir, como bem disse o Fred. Ja fui mais decidida, hoje, as vezes, chego ao topo e retorno....
Muito bom!! Legal principalmente porque você compartilha sua experiência pessoal...isso é muito positivo e bacana Tenho 41 anos,e confesso que minha vida é pautada por decisões e a maioria delas sempre acompanhadas por desafios,e até conflitos....pra decidir por algo tenho sempre que abrir mão de outras,mas não dá pra ter tudo rs Mas acredito que entre erros e acertos, aprendi muito com minhas escolhas,e decisões e por incrível que pareça aprendi muito mais com as decisões difíceis e escolhas complicada,como troca de emprego mudança de cidade,etc etc Tudo mais forte,hoje bem mais consciente e principalmente respeitando meus valores,limites Show de bola!! Grande abraço
Fred, quando chego a tomar uma decisão é porque já pensei e repensei sobre aquilo várias vezes, e o ponto principal é se estou feliz ou não? Então se não estou feliz, é sinal que preciso tomar uma decisão. Isso dá certo, pois não me arrependo das coisas que fiz, e sim das que não fiz! Quanto à tatuagem, faço em lugares que não fico olhando todos os dias, por exemplo, tenho tatuagem na nuca e até esqueço que tenho. As pessoas que me lembram!
Olá, tudo bem? Estou adorando seus conhecimentos e a forma prática de lidar com o dia a dia sem complicações, e até divertido...Parabéns me sinto uma pessoa melhor.
Sensacional, Fred! Sensacional! Acompanho-te há algum tempo e aproveito o final do ano para lhe agradecer pela beleza, qualidade e sensibilidade de teus conteúdos! Grande abraço!
Show de bola ! Se aplicado aos relacionamentos se amizade, amorosos, fica muito claro o que agrega bem o que não. Grata por seus vídeos e um ótimo ano, Fred.
Fred Gostei muito desse vídeo. Entendo bem o que vc diz. Atualmente faço esquema de lista pra decisoes importantes e lido com as consequências depois. Bem legal
Muito boa essa reflexão ! Realmente precisamos pensar de forma criteriosa diante de certas decisões pra depois não passar a vida brigando com o passado... Rsrsrs
O tema desse vídeo é simplesmente a coisa mais importante da vida. Acredito que o critério mais importante seja: essa decisão vai permitir que eu desenvolva uma capacidade minha, ao invés de simplesmente obter algo externo?
Então Fred, uma verdadeira aula hein! Aquela música de Zeca Pagodinho... Deixa a vida me levar, vida leva eu... Me vejo assim e em função do sentir o momento e avaliar depois, o peso para dar conta das consequências é maior. Penso em mudar, quero mudar, mas as emoções falam mais alto. O que fazer?
O que pude entender do seu vídeo é que uma pessoa toma decisões cada vez melhores a medida que se conhece, que entende seu próprio ritmo, suas características, suas vontades, seus valores...
Meu critério principal é" isso fará mal p alguém e ou para mim"? Outra coisa q penso quando o assunto é dinheiro " isso me dará satisfação ou frustração?" E por fim " eu realmente preciso disso, ou falar e ou agir assim?" Acho q essas perguntas me direcionam na maior parte das vzs
Vídeo muito esclarecedor. Eu tenho a sensação de que vou morrer nova, desde criança, e isso me atrapalha em planos a longo prazo. Por exemplo, atualmente estudo para o vestibular, para que eu possa finalmente ingressar na faculdade que eu quero. Depois de alguns meses nessa rotina eu comecei a pensar: "poxa, eu posso morrer amanhã e todo esse tempo foi gasto à toa". Mesmo tirando algum tempo para o lazer (que consiste em ficar com meus familiares, basicamente) parecia que não era o suficiente, era só um domingo por semana e por poucas horas. Fora isso não tinha, e ainda não tenho, amigos, nem lugares diferentes para ir. Levando em conta que construir novos laços é bem trabalhoso, demanda tempo e um local propício, nem tento mais. Esse pensamento começou a me perturbar e minha rotina ficava cada vez mais bagunçada, até que me peguei aqui, tendo que começar tudo do zero, de novo.
Quem gosta de tatuagem já imagina as fases da lua tatuadas, rsrs, eu gosto e enquanto ouvia você dizer que não faria imaginei várias desenhos relacionados Seus vídeos estão sendo plenos neste meu momento de aprender a transformar solidão solitude
Olá Fred. Ótimo vídeo. Me identifiquei muito com este vídeo. Eu demoro muito para tomar minhas decisões pq penso bastante nas consequênciad que elas terão em minha vida a longo prazo, bem como vc disse tbm. Este ano decidi fazer uma lista de coisas importantes que iria fazer e sabendo dos impactos delas no meu cotidiano busquei alcançá-las. Algumas coisas consegui alcançar e outras n. Mas n me arrependo de trilhar os caminhos que tive como objetivo. Faço quase sempre as listas de vantagens e desvantagens para me ajudar nas decisões e sempre levo .consideração o meu bem estar pessoal e n agir por impulso do momento. Grande abraço.
Estou sendo empurrada a tomar uma decisão muito importante (divórcio ou não), ainda não tomei por apenas comodidade e medo do futuro (medo do futuro seria um tema bom pra abordar 😉) Enfim, essa minha falta de atitude tem me feito realizar muitos questionamentos sobre mim mesma etc Como fazer diante dessa questão do divórcio?... #OBRIGADA por todos os seus vídeos q muito me ajudaram esse ano! #parabéns pelo trabalho... Que vc e sua família tenham um 2018 abençoado! 😌👌😘
Fred, suas explicações são maravilhosas, realmente ajudam no desenvolvimento pessoal. Então, gostaria de propor um novo tema: Transferência. O que é? Como ocorre? Quanto é desejável? Outra coisa, é possível desenvolver amizade com o psicólogo? Ah, poderia tb explicar qual a função do Divã?
Fred, já experimentei morar sozinho, fora da minha cidade e fora do meu país. Já fui completamente desapegado dos meus pais, mas desde que voltei de fora, a única coisa que consigo pensar são neles, não consigo me ver seguindo uma carreira, saindo do meu país, etc, se meus pais não estiverem juntos, como lidar com isso? Até que ponto isso é saudável (por favor, pergunta direcionada apenas ao Fred).
Olá, Fred. Muito boa a palestra. Só achei que o teu conteúdo pessoal se sobressaiu e, algumas vezes, não percebi se tu falavas pra audiência ou pra ti mesmo. Mas o assunto foi muito bom. Parabéns.
Fred faz um vídeo falando sobre pq as pessoas desistem facilmente das coisas, deixando projetos inacados e como mudar :))
Já fiz :) ua-cam.com/video/FRgLSB2w-Zc/v-deo.html
Tua forma de explicar tão empática e solta; natural, é como um ímã Psi Mattos! Muito grata !
Tenho 19 anos quase sempre me sinto um monstrinho perto das pessoas da minha idade! Sempre penso em cada decisão, cada atitude...desde muito criança avalio quais devem ser os meus próximo passos. Isso já incluiu tanta coisa: "vou me dedicar na escola porque vou me orgulhar de mim no futuro";"Não vou fazer uma tatoo agora porque talvez seja uma fase (sempre era)"; "Vou aproveitar que precisam de alguém para falar em público, provavelmente será desconfortável, mas o Eu do futuro vai agradecer o crescimento"
Mesmo com tantas reflexões continua sendo difícil tomar algumas decisões. Fazer o que?! É isso que se chama vida! Optando por alguns caminhos e abdicando de outros, nós vamos construindo nossas próprias histórias.
Obrigada pelos seus vídeos, Fred!!!!
tá com 21 agora
Kkkkk estou!!!
Voltando pra dizer que agora estou com 24 😮
Fred, seu vídeo muito contribui pra mim neste momento. Pensei exatamente essas coisas pedindo demissão de um emprego que me faz muito infeliz e não tem NADa a ver comigo, porém financeiramente vou perder MUITO. Tenho a sorte de ter pais que podem dar auxílio na transição, mas prefiro ser pobre do que infeliz onde estava. Ter paz vale mto mais.
Tenho acompanhado alguns profissionais da área, no entanto QUEM mais impactou nos aconselhamentos foi você, pois tem uma postura mais próxima e humana dentro da tua profissão!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤🙏🏻
Conhecer a si msm, extremamente importante para a vida. Que clareza, parabéns!
Fred, adoro te assistir! Tomar decisões é muito difícil pra mim. Toda vez que eu paro muito pra pensar, é porque me parece que ainda não é momento, cursos, carreira, quanto mais penso mais indecisa...quando sou mais impulsiva, e emocional nas minhas escolhas, "quero, vou lá e faço," tudo flui melhor...
01:15 - ainda bem que mudamos, ainda bem que crescemos, pois caso contrário ainda estaríamos errando os mesmos erros.
07:12 - sempre me faço esta pergunta, ou melhor, é automático. Ao acontecer o convite eu já o coloco na frente dos valores e a resposta se dá. O que ocorre é que as outras pessoas não admitem que deixemos de ferir nossos valores.
09:45 - eu também acredito que sou assim, porque eu preciso sempre estar fazendo as coisas em pequenas etapas. E eu sinto uma satisfação enorme de caminhar todo dia para atingir a meta final. Chegando no objetivo eu tenho outros à caminho e nunca acontece a sensação de caminho vazio.
10:37 - esse critério é totalmente importante aos tomarmos uma decisão, porque acredito que só estamos vivendo para ampliar todos os dias nossa capacidade.
Adorei o vídeo, Fred. Obrigada pela postagem.
Vc é verdadeiramente humanista. Eu tb sou.... tb sou pas.
Nossa, fico impressionada como me reconheço em diversas descrições que você faz de você, comecei a te acompanhar por isso, faz muito sentido para mim as coisas que você diz.
Super me identifiquei... Eu também gosto de fazer as obrigações primeiro, para depois relaxar e respirar aliviada.
Puxa Fred.
Me identifiquei muito com vc quando fala sobre pouca energia. Eu também sou assim. Hoje faço uma coisa de casa vez. Dentro do meu tempo e nos meus novos limites.
Esse sistema social nos trata como devêssemos ser máquinas, mais não somos sentisseveis. Temos limites, corpo, mente, emoções e isso precisa ser sentido e respeitado.
Silvia Sodre eu também me identifiquem com esse aspecto (pouca energia) e o que o Fred falou em relação a isso, nossa, foi como uma luz!
Tem como não amar a psicologia e esses profissionais maravilhosos que nos passam conhecimento para que possamos desmistificar um pouquinho das nossas dúvidas e incertezas, parabéns pelo seu trabalho Fred.
Precisamos encontrar o meio termo, entre escolher impulsivamente ou procrastinar nossas escolhas por medo. O que percebo em mim e na maioria das pessoas, é a predominância das emoções nas tomadas de decisão, acredito que precisamos permitir que nosso lado racional atue mais em nossas vidas. Sobre as tatuagens, você tem razão, tenho duas, uma feita aos 19 anos e outra aos 34, e hoje , com certeza, elas não seriam as minhas escolhas, pois o tempo nos molda e nos faz seguir por outros caminhos. Parabéns mais uma vez pelo tema Fred.
pois é, na dúvida ainda deixo só no meu imaginário hahaha
Eu já me enquadro nas pessoas que decidem mais pela razão do que pela emoção.
Nossa...me identifiquei muito... primeiro pq tenho necessidade de fazer o dever mais rápido tbem...e ao mesmo tempo tem coisas que me prendem de uma forma que só faço qdo não tem outro jeito...E essa coisa de cansar rápido tbem...isso me intrigava....mas eu achava que fosse por conta da ansiedade...achava que eu era estranha por isso..rsrs...legal o toque...eu me culpava por isso...agora percebi que tenho que pegar mais leve comigo..como vc já disse em outros vídeos...adorei!! Eu percebi muito pelos seus vídeos que eu pego bem pesado comigo mesma..é isso está me tirando um peso! Vc foi uma das melhores coisas que eu descobri em 2017!! Obrigada!!!😘
Gostei muito desse vídeo. Você dando o exemplo de como você toma suas decisões ajudou muito. A forma como você se expressou clareou muito no sentido de como criar uma logica, um raciocínio ao avaliar as situações e a mim mesma para tomar algumas decisões e as consequências delas. Muito simples e bom de entender.
Sempre me pergunto antes de decidir se quero realmente aquilo:Quero viver isso? se a resposta for sim sei que estou no caminho certo..Um professor na minha Faculdade de Psicologia me ensinou essa pergunta para avaliar se estou sendo feliz numa determinada situação, funciona para mim.. Super bj Fred
Amei sua dica
Fred muito obriga pelo vídeo.
Tenho 32 anos e tenho grandes dificuldades em tomar decisões com relação a amigos, e na vida amorosa.
Este vídeo fez-me refletir bastante. Sucesso.
Gostei muito dessa aula. Parabéns!
MUITO MUITO obrigada Fred! Me ajudou muito a tomar uma grande decisão profissinal!!
Bom dia, Fred! Sabe, isto é uma dificuldade pra mim. Porque nunca tive muita liberdade de escolha, então tudo o que você escolhe logo após vem uma sensação de não ter escolhido bem. Mesmo você sabendo que foi legal, eu sempre te acompanho. Um super bju 💋.
Vídeo excelente!
Fred eu simplesmente amooo seus videos e indico pra todos os problematicos que conheço (rsrs) . Este tema provavelmente foi o mais importante que vc ja falou por aqui... Sempre aprendo ou reciclo com vc. Muito bom!
Muito obrigado por essa clareza que vc me ajudou a enxergar. Agora eu sei que a decisão que irei tomar vai de encontro comigo mesmo. Muito obrigado!
Fred!
Você poderia fazer um video sobre pessoas que tem um comportamento com a familia diferente do comportamento que ela tem com visitas ou pessoas externas? Tipo com a família a pessoa é grossa, agressiva, arrogante e a inferioriza, e com pessoas externas ela é educada, querida, dedicada, paciente, toda sorrisos. Isso é algum tipo de transtorno?
Beijos!! Seu canal é muito bom!
Priscilla Crivelli vivi isso com um familiar. Todos de fora não tem noção do que ela faz com a família.
Minha mãe rs.... Quem não convive pensa que é um doce ... Vai vendo
Falta de caráter
Acho que a intimidade traz uma espécie de "coragem covarde" ou vc não precisa ter muitas máscaras com quem é mais próximo; sem falar no desgaste de contato excessivo. Tô só especulando...
Aliás, sobre isso que vc falou, de ficar compulsivo por algo momentaneamente, isso pode nos fazer ter decisões erradas.
Você é incrível! Ajuda muito! Deus te abençoe! Indico para amigos! Abraço! Sucesso!🤩
Adorei o o vídeo! Me identifiquei muito com, tudo, o que você disse! Hoje, eu penso e analiso, tento sentir dentro de mim a resposta. Quando, sinto que, a resposta é não, sinto meu coração oprimido, triste, isso quer dizer que fere meus valores, então tenho que deixar ir. Quando sinto, uma sensação boa, uma paz de espírito, quer dizer que estou no caminho certo, o coração infla como uma bexiga, quer dizer estou indo na direção certa! É meio doido, mas, sempre, da certo! Só tem que ficar de olho nos sinais que a vida envia! He he he
Conteúdo excelente sempre querido Psi Mattos !
Parabéns, muito bom seu vídeo e todas as orientações e dicas importantes que você dá para as escolhas pessoais e profissionais sejam pautadas em reflexões e uma postura mais amadurecida. Muito bom mesmo!
Fred conheci seu canal essa semana, e nossa, meus parabéns, seus vídeos são fantásticos vc fala coisas que muita gente não fala e explica muito bem! Isso é tão verdade que eu fiz questão de comentar, coisa que raramente faço! Que Deus abençoe muito!
O direito de errar,vc sempre diz gostp
Muito bom! O critério é: aproxima ou afasta de quem verdadeiramente sou. Obrigada!
Ou de quem eu quero me tornar :)
Oi Fred, gostei bastante do seu vídeo. Gosto do seu senso de humor, de quando nos conta um pouco de sua vida pessoal exemplificando as coisas, fica de uma maneira bem didática e divertida. Gostei da linha de raciocínio, às vezes me vejo indecisa mediante as escolhas, e essa ambivalência me traz um sofrimento mental futuro, além de decisões mal tomadas e arrependimento. Grata pelo espaço e por compartilhar conosco esse conhecimento. Beijos.
Ótimos vídeos. Obrigada por compartilhar esse precioso conhecimento.
Excelente!
estou adorando seus vídeos e graças a você estou ainda mais fascinado pela psicologia e uma das minhas opções de escolha na faculdade hoje é psicologia ou letras; enfim, nesse ano eu tive uma boa decisão, mas confesso que planejei decidir bem antes...Eu realmente não me arrependi pela minha escolha, escolhi certo e para mim nesse ano foi a maior decisão que tive
Espero que tudo corra bem :)
Eu descobri que tô aprendendo no meus erros e dos outros. Tento manter um critério sobre a análise de uma situação parecida.
Muito bom esse tom mais descontraído que você dá pra falar sobre psicologia. Tenho aprendido muito com seus vídeos, sem esquecer da terapia. Abraços!
Na metáfora do escorregador, penso que a subida é degrau a degrau, (reflexão), chega-se ao ultimo (decisão) e ai....descer, fluir, como bem disse o Fred. Ja fui mais decidida, hoje, as vezes, chego ao topo e retorno....
Muito bom!! Legal principalmente porque você compartilha sua experiência pessoal...isso é muito positivo e bacana
Tenho 41 anos,e confesso que minha vida é pautada por decisões e a maioria delas sempre acompanhadas por desafios,e até conflitos....pra decidir por algo tenho sempre que abrir mão de outras,mas não dá pra ter tudo rs
Mas acredito que entre erros e acertos, aprendi muito com minhas escolhas,e decisões e por incrível que pareça aprendi muito mais com as decisões difíceis e escolhas complicada,como troca de emprego mudança de cidade,etc etc
Tudo mais forte,hoje bem mais consciente e principalmente respeitando meus valores,limites
Show de bola!! Grande abraço
Você é fantástico!!!
Ótimo vídeo, Fred! Obrigada!
Fred, quando chego a tomar uma decisão é porque já pensei e repensei sobre aquilo várias vezes, e o ponto principal é se estou feliz ou não? Então se não estou feliz, é sinal que preciso tomar uma decisão. Isso dá certo, pois não me arrependo das coisas que fiz, e sim das que não fiz!
Quanto à tatuagem, faço em lugares que não fico olhando todos os dias, por exemplo, tenho tatuagem na nuca e até esqueço que tenho. As pessoas que me lembram!
Sempre arrasa nos vídeos 👍🙏 Obrigada! Eu sempre penso em tudo também antes de tomar decisões ...
Super me identifiquei...
Obrigada!!!
Olá, tudo bem? Estou adorando seus conhecimentos e a forma prática de lidar com o dia a dia sem complicações, e até divertido...Parabéns me sinto uma pessoa melhor.
Muito Bom!
Boa fred, sou exatamente assim, penso muito na decisão, e nas consequências desta decisão irá refletir no futuro e assumo as consequências delas.
Ótimo resumo, ótima dica, vou escrever parte do que você falou.
Muito bom, super faz sentido! Obrigada, por esse canal!
Excelente vídeo! Muitas vezes as minhas decisões são tomadas pela cabeça dos outros e depois quem é grande prejudicado sou eu.
Eu amo esse video. Vim revê-lo. Obrigada
Sensacional, Fred! Sensacional! Acompanho-te há algum tempo e aproveito o final do ano para lhe agradecer pela beleza, qualidade e sensibilidade de teus conteúdos! Grande abraço!
Show de bola ! Se aplicado aos relacionamentos se amizade, amorosos, fica muito claro o que agrega bem o que não. Grata por seus vídeos e um ótimo ano, Fred.
Fred Gostei muito desse vídeo. Entendo bem o que vc diz. Atualmente faço esquema de lista pra decisoes importantes e lido com as consequências depois. Bem legal
Adoro seus vídeos. Não tenho grandes problemas em tomar decisões. Mas adorei suas dicas. Obgda
Amei! Muito esclarecedor! 👏🏻❤️
adorei!
Muito legal.
Fred, precisava TANTO desse vídeo hoje. Obrigada, não vou comentar sobre o que é mas me ajudou demais. Boas festas!
Vendo em Dezembro de 2018
Muito boa essa reflexão ! Realmente precisamos pensar de forma criteriosa diante de certas decisões pra depois não passar a vida brigando com o passado... Rsrsrs
to ENCANTADA com esse canal
fala Fred! parabéns pelo canal, cada vez mais abrangente e informativo! gostaria de saber se haverá mais #FredResponde. obrigado.
Fred estou amando seu canal. Obg cara.
O tema desse vídeo é simplesmente a coisa mais importante da vida. Acredito que o critério mais importante seja: essa decisão vai permitir que eu desenvolva uma capacidade minha, ao invés de simplesmente obter algo externo?
Então Fred, uma verdadeira aula hein! Aquela música de Zeca Pagodinho... Deixa a vida me levar, vida leva eu... Me vejo assim e em função do sentir o momento e avaliar depois, o peso para dar conta das consequências é maior. Penso em mudar, quero mudar, mas as emoções falam mais alto. O que fazer?
Ahh Fred, também não fiz tatuagem até hoje pelo mesmo motivo rs.
Adoro todos os seus vídeos
!
O que pude entender do seu vídeo é que uma pessoa toma decisões cada vez melhores a medida que se conhece, que entende seu próprio ritmo, suas características, suas vontades, seus valores...
Obrigada por todos os ensinamentos durante todo o ano de 2017 !!! Feliz nata, um ótimo 2018
Gratidão !!!
Gostei desse vídeo um pouco mais espontâneo. Faz mais.
Mais vídeos pfvrr❤😉
Sou assim também. Faço logo o que é mais dificil, chato pra me vê livre daquilo.
Meu critério principal é" isso fará mal p alguém e ou para mim"? Outra coisa q penso quando o assunto é dinheiro " isso me dará satisfação ou frustração?" E por fim " eu realmente preciso disso, ou falar e ou agir assim?" Acho q essas perguntas me direcionam na maior parte das vzs
Gostei muito desse video mais solto com jeito de conversa. Foi excelente!!! :D
Um ótimo Natal e um 2018 de muitas realizações pra vc e sua família !
Para todos nós.
Muito bom o vídeo Fred... Ajudou muito!
.
mais sabedoria peder do que vencer...
sr Fred, fala sobre o estresse do dia a dia no cotidiano das pessoas!!
Bem espontâneo gostei muito e a idéia ê por aí!!! Rss
Vídeo muito esclarecedor. Eu tenho a sensação de que vou morrer nova, desde criança, e isso me atrapalha em planos a longo prazo. Por exemplo, atualmente estudo para o vestibular, para que eu possa finalmente ingressar na faculdade que eu quero. Depois de alguns meses nessa rotina eu comecei a pensar: "poxa, eu posso morrer amanhã e todo esse tempo foi gasto à toa". Mesmo tirando algum tempo para o lazer (que consiste em ficar com meus familiares, basicamente) parecia que não era o suficiente, era só um domingo por semana e por poucas horas. Fora isso não tinha, e ainda não tenho, amigos, nem lugares diferentes para ir. Levando em conta que construir novos laços é bem trabalhoso, demanda tempo e um local propício, nem tento mais. Esse pensamento começou a me perturbar e minha rotina ficava cada vez mais bagunçada, até que me peguei aqui, tendo que começar tudo do zero, de novo.
Quem gosta de tatuagem já imagina as fases da lua tatuadas, rsrs, eu gosto e enquanto ouvia você dizer que não faria imaginei várias desenhos relacionados
Seus vídeos estão sendo plenos neste meu momento de aprender a transformar solidão solitude
Olá Fred. Ótimo vídeo. Me identifiquei muito com este vídeo. Eu demoro muito para tomar minhas decisões pq penso bastante nas consequênciad que elas terão em minha vida a longo prazo, bem como vc disse tbm. Este ano decidi fazer uma lista de coisas importantes que iria fazer e sabendo dos impactos delas no meu cotidiano busquei alcançá-las. Algumas coisas consegui alcançar e outras n. Mas n me arrependo de trilhar os caminhos que tive como objetivo.
Faço quase sempre as listas de vantagens e desvantagens para me ajudar nas decisões e sempre levo .consideração o meu bem estar pessoal e n agir por impulso do momento.
Grande abraço.
Estou sendo empurrada a tomar uma decisão muito importante (divórcio ou não), ainda não tomei por apenas comodidade e medo do futuro (medo do futuro seria um tema bom pra abordar 😉) Enfim, essa minha falta de atitude tem me feito realizar muitos questionamentos sobre mim mesma etc Como fazer diante dessa questão do divórcio?...
#OBRIGADA por todos os seus vídeos q muito me ajudaram esse ano! #parabéns pelo trabalho... Que vc e sua família tenham um 2018 abençoado! 😌👌😘
ua-cam.com/video/3lnW-ieJl2Y/v-deo.html
Sobre a Vida #Obrigada pelo vídeo indicado! Foi de grande valia!!! Fred vc é o máximo! Valeu 😊😘🖒
#Parabéns pelo excelente profissional que és! 👏👏👏👏👌
Amei o vídeo parabéns penso assim como vc mais as vezes faço o inverso!
Eu era exatamente como você! Desde pequena eu chegava da escola, tomava um banho, lanchava e fazia a tarefa. Só depois eu ia brincar ou ver tv.
Amo os videos
Fred, suas explicações são maravilhosas, realmente ajudam no desenvolvimento pessoal. Então, gostaria de propor um novo tema: Transferência. O que é? Como ocorre? Quanto é desejável?
Outra coisa, é possível desenvolver amizade com o psicólogo?
Ah, poderia tb explicar qual a função do Divã?
Anotado
Fred, já experimentei morar sozinho, fora da minha cidade e fora do meu país. Já fui completamente desapegado dos meus pais, mas desde que voltei de fora, a única coisa que consigo pensar são neles, não consigo me ver seguindo uma carreira, saindo do meu país, etc, se meus pais não estiverem juntos, como lidar com isso? Até que ponto isso é saudável (por favor, pergunta direcionada apenas ao Fred).
parte 2: arrependimentos, como lidar com eles, não se remoer, não se sentir "preso" ou paralisado por más decisões.
Já fiz esse vídeo também ua-cam.com/video/TsdbiP0nkZw/v-deo.html
Fred... Faz um vídeo sobre valores pessoais.
me vi em muitas coisas que vc diz.....
principalmente em perder energia...
Seus vídeos me ajuda muito eu tenho uma filha que faz psicologia o ano que vem ela se forma mas ela não me entende
Ah, mas filho não precisa entender os pais mesmos, faz parte do ciclo de independencia.
Olá, Fred. Muito boa a palestra. Só achei que o teu conteúdo pessoal se sobressaiu e, algumas vezes, não percebi se tu falavas pra audiência ou pra ti mesmo. Mas o assunto foi muito bom. Parabéns.
Minha maior dificuldade , tomar uma decisão que é boa pra mim.
Penso muito mais no sentimento do outro e julgamentos..... Encarar!
Achei confuso esse vídeo, mas amo seu canal e seus vídeos! 😜
Ele foi mais solto mesmo, talvez confuso
Sobre a Vida 😬😜
Fred💟
Às vezes enrolo pra fazer às coisas .
As capas dos vídeos são ótimas hahahah