DFT2kp: effective kp models from ab initio simulations

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • Presented at the grad-program seminars of PPFIS/INFIS/UFU.

КОМЕНТАРІ • 5

  • @gustavodiniz9106
    @gustavodiniz9106 2 дні тому

    Não consegui participar da apresentação, mas que bom que postou no canal. Extremamente interessante esse trabalho, e ótima apresentação, como sempre. Gerson, eu tenho algumas dúvidas. Primeiro, quando descrevemos o material por um modelo efetivo em uma região da zona de Brillouin, não perdemos alguns processos físicos que podem ocorrer nas outras regiões? O motivo da minha pergunta é que, caso essas outras regiões interfiram no experimento que estima os valores dos parâmetro, talvez parte da discrepância seja dessa região não considerada. Segundo, será que é possível fazer algo similar para extrair modelos efetivos como o modelo de Anderson ou Hubbard? Muito obrigado Gerson!

    • @GersonJFerreira
      @GersonJFerreira  21 годину тому

      @@gustavodiniz9106 oi Gustavo. Obrigado. Vou responder uma pergunta de cada vez.
      Sobre a zona de Brillouin, o método kp é útil quando as bandas perto do nível de Fermi se concentram em torno de um único ponto k. Ou se vc pode tratar cada região independente. No grafeno, por exemplo, o cone de Dirac é uma descrição para apenas um ponto K

    • @GersonJFerreira
      @GersonJFerreira  21 годину тому

      @@gustavodiniz9106 para Anderson e Hubbard costuma-se usar tight-binding. Há códigos que tentam extrair estes parâmetros. Veja os trabalhos da Ângela Klautau e do Olle Erickson

    • @gustavodiniz9106
      @gustavodiniz9106 8 годин тому

      @@GersonJFerreira Perfeito Gerson. Eu tinha me confundido em uma estrutura de bandas que havia mostrado, e por um momento havia pensado que em outras regiões da zona de Brillouin haviam energias próximas as do cone de Dirac. Mas, revendo percebi que apenas o cone é relevante próximo ao nível de Fermi.

    • @gustavodiniz9106
      @gustavodiniz9106 8 годин тому

      @@GersonJFerreira Entendi, obrigado pelas referências Gerson! Bom, o que fiquei curioso seria na possibilidade de corrigir os elementos de matriz da repulsão em cada sítio. Nos trabalhos que li que fizeram isso foi algo mais parecido com o fitting ou usaram o U dos orbitais isolados. Mas de toda forma, muito obrigado pelas respostas, novamente, excelente trabalho. Estou ansioso para ler próximos trabalhos de vocês.