Minha opinião sobre o PL do Es1upro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 460

  • @LSH298
    @LSH298 7 місяців тому +315

    A Klara Castanho colocou o bebê para adoção e foi crucificada pelas mesmas pessoas que são contra o aborto. No fim,não é sobre ser pró vida,é a necessidade do julgamento e da falta de empatia.

    • @GbosSta
      @GbosSta 7 місяців тому +28

      tudo acaba sendo uma competição... parece q é um ansia por guerra pra ver quem vence e leva sua verdade pra frente é. uma grande vergonha

    • @paulovcg10
      @paulovcg10 7 місяців тому +23

      @@GbosStaeu disse em outro comentário que isso é também um ataque, uma birrinha com o movimento feminista

    • @GbosSta
      @GbosSta 7 місяців тому +16

      @@paulovcg10 sim exatame te oq vale é só a narrativa... a resolução sobre os assuntos ninguém se importa de vdd

    • @matheusz-w9k
      @matheusz-w9k 7 місяців тому

      o fetiche do cristão hipócrita é a mãe que foi estuprada cuidar da criança e "perdoar" o estuprador dentro da hipocrisia cristã, esse é o fetiche deles, impor a religião deles em tudo

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 7 місяців тому +31

      É mais do que isso também, é a vontade masculina de querer controlar o corpo e a vontade da mulher. Esse povo não é contra o aborto ou a adoção em específico, eles são contra a própria liberdade da mulher de decidir oq quer fazer

  • @IagoMSS
    @IagoMSS 7 місяців тому +279

    Olha minha opinião é este PL do estupro é uma cortina de fumaça pra tirar da discussão o fim da delação premiada
    Notem que sempre que sai uma pauta moral extremamente séria vem por trás uma pauta anti ética que some da discussão
    A PL do estupro não pode passar assim como o fim da delação premiada

    • @tetamolhada
      @tetamolhada 7 місяців тому

      Parem de achar que TUDO é cortina de fumaça, isso é um projeto. Primeiro isso e depois a lei maria da penha (o documentário farsante da brasil paralelo foi lançado agora pq?)

    • @antonioamaral3896
      @antonioamaral3896 7 місяців тому

      Pior que verdade, esses políticos raposas astutas, usam de pautas morais pq sabem que o povo tende a ser mais conservador nós costumes

    • @antonioamaral3896
      @antonioamaral3896 7 місяців тому +14

      Eu já vi pesquisas que mostram boa parte do povo brasileiro de esquerda na economia e conservador nós costumes

    • @AmeliaSilveira1999
      @AmeliaSilveira1999 7 місяців тому +16

      Não havia notando isso e faz realmente sentido. Essa foi menos óbvia que aquelas que ocorria no governo Bolsonaro. No entanto, acho que há muito mais coisas em interesse do que somente tirar essa discussão de pauta. Exatamente como o Linck postulou no vídeo.

    • @IagoMSS
      @IagoMSS 7 місяців тому +10

      @@AmeliaSilveira1999 é complicado saber qual estratégia política foi, pode ser essa forma Minus One atrelada a está cortina de fumaça, uma não invalida a outra

  • @wilsongabriel6235
    @wilsongabriel6235 7 місяців тому +123

    Falam dessa questão moral de dizer que estupro é assassinato e etc, mas esquecem que quando uma mulher é estuprada é uma falha de todos nós como sociedade, primeiro porque ela deveria ser protegida pelo o Estado, segundo que normalizamos esse crime todos os dias, é algo tão banalizado que é bem normal de se ouvir sobr em noticiários e até no dia a dia.
    Eu estudo na UFPI e teve uma garota que estudava lá que foi estuprada e morta, as pessoas passaram um tempo falando sobre isso, e apesar de ter muita gente sensibilizada, tinha muita gente comentando de maneira fria como se fosse só mais um caso. Uma vez vi duas senhoras comentando sobre o assunto na parada de ônibus, como se fosse uma fofoca qualquer, em determinado momento jogaram até a culpa na vítima e disseram que talvez o cara nem tivesse a intenção de matar ela.
    É impressionante como o ser humano pode ser ruim, e muitos só se sensibilizam de fato quando ocorre com alguém próximo.
    Sobre essa PL, as pessoas estão mais interessadas em defender ideologias baseadas em falso moralismo, dizendo que aborto é assasinato num país com uma enorme taxa de homicídio, sem falar nos caras que colocam a culpa na roupa da mulher, sendo que eles que não se seguram, como se fossem um cachorro no cio. No final das contas era simplesmente usar o bom-senso, se é algo ruim para a vítima e só vai gerar uma criança que não vai ser amada e nem bem cuidada, não tem o pq de ser contra o aborto. A vítima não deve segurar a criança por 9 meses só pq o fulano do Twitter acha errado abortar, e a criança que nascer dessa relação não merece já ser esse fardo desde o nascimento.

    • @adrienm1964
      @adrienm1964 7 місяців тому +16

      Não é só o aborto que é normatizado, vários outros crimes são. Já é tão comum ver crimes sendo cometidos diariamente, passando pela televisão, que as pessoas se tornam mais frias. Do que adianta prender, se o criminoso é solto pouco tempo depois. Nossas leis não são rígidas, comparando com outros países mais desenvolvidos.

    • @wilsongabriel6235
      @wilsongabriel6235 7 місяців тому +1

      @@adrienm1964 Vdd, isso só mostra como a nossa sociedade é hipócrita pra caramba ao tentar endemonizar o aborto. Dizem que é triste abortar um feto, mas depois que a criança nasce tanto faz se ela vai ser maltratada, abusada, se vai passar fome e etc.

    • @bebesengraados
      @bebesengraados 7 місяців тому +6

      Normalizar crimes é padrão na sociedade da informação, ouvimos tanta tragédia o tempo todo q acabamos perdendo a sensibilidade

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому +1

      Concordo

    • @anjodeelitenatangel1660
      @anjodeelitenatangel1660 7 місяців тому +2

      ​@@adrienm1964sem falar que a vida do bandido vale mais que a de um policial hoje em dia

  • @tetamolhada
    @tetamolhada 7 місяців тому +61

    Essa PL foi um tiro no pé, os evangélicos sabem que isso deu errado. Não pode recuar, as manifestações na rua e internet ja provaram isso.

    • @AaronBdh
      @AaronBdh 7 місяців тому

      Nao, nao foi, é uma cortina de fumaçao, eles sabem que nao vai passar, eles querem que as pessoas de foquem nisso inves de outros problemas

  • @MsValdenor
    @MsValdenor 7 місяців тому +79

    Um dos maiores exemplos vem daqui da minha região que é o das mulheres indígenas: se a mulher quiser fazer ela faz e pronto ninguém se mete

    • @pedrocenturion7599
      @pedrocenturion7599 7 місяців тому +9

      Até porque a cultura não adota bebê com características diversas do padrão por uma questão de sobrevivência na selva. Não falando nada além disso.

  • @melanciafeliz
    @melanciafeliz 7 місяців тому +81

    Nesta parte de "não basta apenas ser mulher", eu estou muito chocada com a hipocrisia da Cássia Kiss. Bera ao surreal.

    • @LSH298
      @LSH298 7 місяців тому +15

      E o que fizeram com a Klara Castanho também, é vergonhoso!

    • @m_arxesini935
      @m_arxesini935 7 місяців тому +5

      Dinheiro move discursos. A Cassia Kiss é só mais uma aproveitadora

    • @Lueisx
      @Lueisx 7 місяців тому +1

      ​@@LSH298quem é ? E o que fizeram?

    • @deborahcarvalho4383
      @deborahcarvalho4383 7 місяців тому +14

      @@Lueisx Uma atriz, e basicamente fizeram lixamento dela pois ela deu pra adoção o fruto do estupro - e esse lixamento veio por parte das mesmas pessoas que adoram dizer "não aborte, coloca pra adoção".

    • @kinguiz
      @kinguiz 7 місяців тому +8

      Ela foi estuprada, na época descobriu gravidez, sofreu um monte de ameaça e xingamento, chamaram de assassina e os krl pq ela disse q pensava em abortar, mas aí ela seguiu com a gravidez, teve o filho e deu pra adoção, dps disso ameaçaram ela até de morte

  • @felipebarbosa4337
    @felipebarbosa4337 7 місяців тому +37

    Eu acho q o cerne da questão, dessa questão em específico, não é o aborto e sim a culpabilização da vítima, sendo presa, no caso da adulta, ou cumprindo medida socioeducativa, no caso da menor! A vítima sofre 3 vezes, no estupro, na decisão em abortar e na punibilidade dessa decisão!

    • @LARA_Souza001
      @LARA_Souza001 7 місяців тому +8

      Sim! Exatamente!
      Esses monstros smp tentam culpabilizar à vítima!

    • @kinguiz
      @kinguiz 7 місяців тому +1

      E a medida socioeducativa pode conter detenção de até um ano dependendo do que a lei determina, então imagina oq q esses caras n fariam pra botar no meio dessa medida socioeducativa caso passasse essa PL

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому +2

      Exato ! Essa falta de empatia com uma vítima é revoltante !!

    • @Samlengik
      @Samlengik 5 місяців тому

      E essa culpabilização da vítima pode acabar evoluindo ate começarem a defender pedófilos e zoofilos, falando que a vítima que "provoca" eles. E já tá acontecendo mas por enquanto as pessoas estão criticando.

  • @Tron_BR
    @Tron_BR 7 місяців тому +33

    Essa questão da PL do aborto deixou claro que esquerda está acoada e diluída, também que hoje o voto das mulheres é muito importante, não é atoa que o grupo que organizou essas manifestações são mulheres e feministas. Minha aposta é que a a bancada evangélica junto da extrema direita vai focar de verdade agora em atingir esse grupo específico para minar ou dispersar sempre dobrando a aposta.

  • @diegodreossi1458
    @diegodreossi1458 7 місяців тому +128

    A questão de aborto e drogas é a prova que problemas complexos exigem respostas complexas. E voltando ao aborto, vai acontecer sendo a favor ou contra, tbm é questão de saúde pública, essas meninas precisam de amparo.

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 7 місяців тому +3

      Várias coisas erradas continuam ocorrendo mesmo com a lei combatendo.A frequência que algo ocorre na sociedade não deve definir se será legal ou não.

    • @diegodreossi1458
      @diegodreossi1458 7 місяців тому +3

      @@Matheus-JW999 É um bom argumento, devo admitir

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 7 місяців тому +4

      @@diegodreossi1458 Valeu!

    • @kinguiz
      @kinguiz 7 місяців тому +8

      Ms sobre o aborto, o ponto é q se legalizar tende a diminuir a quantidade, todos os países, estados que fizeram isso, registraram uma diminuição drástica em casos de aborto, pq não é só o aborto q vem com a legalização, vem investimento em saúde mental da mulher, pré e pós aborto, programas pra monitorar a saude física da mulher pós aborto, n é um investimento raso e simples como: chupar o feto com um aspirador e agora vc q se vire, e o ponto n é querer aborto, pq aborto já tem, milhares, o SUS em 2020 teve 1000 abortos legais e 81000 "limpezas" de um aborto mal feito, clandestino, pra que a mulher não morresse, o ponto é querer um aborto seguro pra meninas que não podem ter filho não importa quão bom seja a saúde, até os 14-15, as chances de morte é mais de 70%, e a maior parte dos abusos sexuais no Brasil ocorre em meninas de 12-13 anos, mais de 40 mil casos por ano, bem mais, tô chutando todos os números bem baixo aqui, o Ian neves fez um vídeo juntando todos os dados e explicando, recomendo vc ver, é o último vídeo q ele fez, q é sobre o assunto

    • @anjodeelitenatangel1660
      @anjodeelitenatangel1660 7 місяців тому

      ​@@Matheus-JW999 só que o real problema é que os políticos e pessoas de poder não estão realmente preocupados com esses problemas na realidade nem se importam com isso já que não afeta diretamente eles por isso não se propõem a tomar decisões eficazes para combater de verdade esses problemas tudo se torna tabu pra sociedade a maioria de projetos que realmente se dedicam a ajudar a população em sua maioria partem de pessoas da própria população e não de pessoas do governo, sempre foi e continua sendo tabu ensinar sobre sexo de maneira segura para jovem, ou ensinar prevenção contra drogas e outras coisas que o conservadores acham chocante demais paras os jovens mesmo sendo a realidade da maior parte da sociedade

  • @nekumonono5364
    @nekumonono5364 7 місяців тому +49

    Tem que ver a questão do CFM. Tbm pq eles estão penalizando médicos que fazem aborto nos casos legais. O CFM tá proibindo o procedimento q a ONU recomenda

    • @psisarasoares
      @psisarasoares 7 місяців тому

      CFM que começou isso tudo, primeiro liberam cloroquina pra covid e não punem médicos na pandemia usando ozonio retal, agora isso.

    • @pedrocenturion7599
      @pedrocenturion7599 7 місяців тому

      Puta merda...

  • @wickedchild8501
    @wickedchild8501 7 місяців тому +9

    Isso é uma coisa que a gente aprende no jornalismo: o achismo é o maior inimigo da retórica

    • @FranciscoSouza-bw9mc
      @FranciscoSouza-bw9mc 7 місяців тому

      Mais grande mídia só tá falando nisso kkkkk até parece que os problemas do Brasil acabaram 😂

  • @Jairo.Allonne
    @Jairo.Allonne 7 місяців тому +114

    Cara, a extrema direita não gosta de discutir, ela gosta de impor; de se impor. No entanto, as coisas ainda precisam passar a ideia de uma democracia. Então, diante de um governo sem maioria no congresso e num contexto social também desfavorável, a extrema direita estava tão confortável em avançar contra o governo que ela acabou sendo ambiciosa demais, e se ferrou.
    A extrema direita não quer argumentar, ela quer constranger, esvaziar e silenciar o argumento da esquerda. Até porque o aborto não é um procedimento legal no Brasil. O que existe são condições bem específicas em que o procedimento de aborto é consentido. Mas, para reforçar o argumento de que a esquerda é o mal, é do diabo e o escambau, eles precisavam que o governo tivesse uma posição contrária. Mas eles não esperavam uma reação social como aconteceu. Enfim...
    Para mim, há duas coisas muito importantes no que aconteceu: 1) a esquerda está acuada.
    2) se parte da sociedade ficar desatenta, o que virá nos próximos anos será bem pior em termos de fundamentalismo religioso.
    Cara, a esquerda precisou se contorcer para justificar porque estava sendo contra a "PL do estupro". Tanto que o assunto ficou para ser discutido em outra ocasião. Ou seja, querem deixar essa lei palatável a ponto de passar no congresso. Ou seja, há um retrocesso porque houve um tempo em havia uma discussão muito mais forte pela liberdade da mulher poder interromper uma gestação. Acho isso relevante porque o argumento para o impedimento tem um fundamento religioso. E quem não tem religião tem que justificar sua decisão enquanto os religiosos partem do fato de que Deus existe e temos que obedecer sua vontade (um convite para a dissolução de um regime democrático e o paraíso para líderes religiosos oportunistas e gananciosos). E, de forma sutil, isso já é um fundamentalismo religioso, inclusive porque as pessoas tem a liberdade para serem fiscais de Deus e poderem patrulhar a vida das pessoas (pô, se Deus castiga e a pessoa está disposta a sofrer o castigo divino, ela quem tem que resolver com Ele, e não com padres, pastores, juízes ou sei lá o que). Enfim...
    E como eu disse, isso foi a ponta do iceberg. Se não houver atenção, a bancada evangélica vai ganhar espaço e vai aprovar leis pavorosas, porque ela tem uma base eleitoral forte, e consegue usar isso como moeda de troca no congresso, tal como aconteceu nessa PL aí.
    Eu tenho essa percepção: a esquerda brasileira não aprendeu com a história nem com a sua própria história. Chegar ao poder não é o suficiente. O afastamento que a esquerda foi tendo da população de uma forma geral levou a isso. Aí acha que a população vai entender quando ela discursar dizendo que a extrema direita vai chegar ao poder. Não vai ou vai ser raro. A extrema direita sobe como seduzir a população ("somos iguais porque amamos nossa pátria, somos cristãos, somos conservadores", etc etc etc).
    Como disse o Mano Brown: não fala mais a linguagem do povão, já era! (se afastou do povo, se burocratizou, enfim...)
    Volta pra base.
    OBS: a esquerda é um grupo muito amplo. Há excessões, claro. Mas, de uma forma geral, eu penso que a soma de todos os espectros da esquerda perdeu força para a direita/extrema direita. E se não houver uma reaproximação com o público (levar discussão crítica desde uma conversa sobre quadrinhos até outras atividades como pré ENEM social, associação de moradores, etc), a tendência são as coisas piorarem.

    • @psisarasoares
      @psisarasoares 7 місяців тому +14

      Ficou em aberto mesmo, a própria base do governo disse que "iria discutir sobre a assistolia". Cara, discutir o que? Já é um procedimento seguro e amplamente difundido na medicina, a OMS recomenda e o krl. Se a gestação passou das 22 semanas o processo logicamente muda, o aborto nesses casos é por parto induzido, o que já é um trauma e dor enorme para a mulher.

    • @Jairo.Allonne
      @Jairo.Allonne 7 місяців тому

      @@psisarasoares Prezada Sara, bom dia.
      Na verdade, segundo eu tomei conhecimento, tudo começou porque alguns hospitais/médicos estavam se recusando a realizar o procedimento (com autorização legal, diga-se de passagem), e a coisa chegou no STF (instituição que é o saco de pancadas do bolsonarismo) porque esses procedimentos obedecem a lei, consequentemente a constituição brasileira.
      Aqui mora o perigo: em função de preceitos religiosos, profissionais podem se recusar a realizar um procedimento previsto na lei. Resumindo: o argumento religioso passou (em alguns casos) a ter um peso maior do que a própria lei. Isso deve ser inadmissível porque o Estado é laico (ao menos deveria ser).
      Basta lembrar que, num passado bem recente, uma criança estuprada, que iria passar pelo processo de obstrução da gestação, teve informações vazadas e extremistas chegaram ao hospital para protestarem contra a criança chamando-a de assassina, lembra?
      Pois é. Quem vazou essa informação e com qual intenção? Provavelmente por preceitos religiosos. Tá vendo o perigo?
      De alguma forma, questões de fórum privado estão tomando o ambiente público, inclusive infringindo a lei (médico que se recusou atender uma criança filha de uma mãe de "esquerda", policiais querendo evitar o direito ao voto, etc).
      Sara, Deus justifica atitudes na cabeça de extremistas. Aí, quem para esse tipo de pessoa se a religião diz que aqueles que temem a Deus serão perseguidos. Sacou? Isso vira um mérito (eu tô certo; eu tô fazendo a vontade de Deus; por isso eu tô sendo perseguido).
      O extremismo religioso é uma forma de manifestação fascista, porque um indivíduo ou um grupo de indivíduos se justificam ao "denunciar, julgar e sentenciar e punir" aqueles que deles discordam. E a coisa escala para uma situação sem controle (tipo o Filme "Clube da Luta"), enfim...
      Começa de forma sutil, e quando se vê o extremismo tomou conta de tudo.
      A PL do estupro é uma forma de demonstrar força política, e é a expressão de uma força política no Brasil de hoje: grupos religiosos que precisam chegar ao poder político porque eles já possuem o poder financeiro (mesmo acontece com as milícias do Rio de Janeiro).
      Por isso, inclusive, se deve enfrentar a PL do estupro: para a sociedade brecar o fundamentalismo religioso.
      Enfim...
      A última coisa que esses legisladores pensam é na vida de uma criança. O que eles querem é se justificar e demonstrar força política por meio de um falso argumento (o constrangimento moral (você é um(a) assassino(a)! Você não defende a vida de um inocente! Blá blá blá)).
      Enfim...
      Professar uma religião, ok. Impor uma religião, não. É perigoso demais.
      Um ótimo dia, Sara.
      Tchau. 👋

    • @ocontrariodecerto
      @ocontrariodecerto 7 місяців тому +9

      Falou o que era necessário ser dito. O pior que a esquerda sabe disso, mas não sabe como fazer, ficam como baratas tontas (como dizemos aqui) a procura de uma solução e se contenta em falar pra seis seguidores.
      E como sempre vai ser pior pra nós mulheres.

    • @viniciusfernandes3462
      @viniciusfernandes3462 7 місяців тому +10

      Ambos os lados não gostam de discutir, quando o assunto é segurança pública e direito a defesa da propria residencia (posse de arma) a esquerda age da mesma forma, a questão é só o vies de cada lado msm, no final do dia a gente fica cada vez mais dividido e eles cada vez mais fortes.

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 7 місяців тому

      ​​@@psisarasoaresassitolia não eh usar sal pra parar A o coração da criança?

  • @vini.b.costa59
    @vini.b.costa59 7 місяців тому +7

    30:11 muito legal essa analogia do poema. Vi o vídeo do Pirula debatendo com o Ian Neves e mais uma galerinha que. Apesar de eu achar muito relevante os pontos e o trabalho do Ian, às vezes fica esse discurso de "não dá pra resolver agora, só fazendo a revolução". Queria muito que acontecesse, mas a vida é agora irmão, as pautas e urgências do povo não vão esperar o evento hipotético acontecer sabe-se lá quando. E aí vejo o calcanhar de Aquiles de alguns, pois o debate se engessa. "Não dá pra resolver, só com a revolução."

    • @adrienm1964
      @adrienm1964 7 місяців тому +1

      Vi essa mesma discussão com criminalidade. Querem resolver o problema pela raiz, mas isso é algo que levaria muito tempo para surtir efeito, e se conseguissem fazê-lo. Quando é pra curto prazo: "Não dá para resolver agora, só fazendo a revolução".

  • @leticiarodrigues2274
    @leticiarodrigues2274 7 місяців тому +8

    fui uma das pessoas que vi o seu tweet e agora assistindo o vídeo consegui entender melhor o seu ponto de vista. acho que o mais frustrante nesse debate é sentir que no brasil ele nunca vai para frente e pessoas que engravidam nunca terão acesso ao aborto legal irrestrito. mas concordo com vc, é uma demanda imediata que essa pl seja arquivada

    • @Redknight000
      @Redknight000 7 місяців тому

      *mulheres

    • @erick_jhonataszx1036
      @erick_jhonataszx1036 7 місяців тому +1

      @@Redknight000 deixa ela falar do jeito que quer, ficar cobrado que ela fale "mulheres que gestam" é tão chato quanto criticar alguém por dizer que "pessoas que gestam" não existem. Cada um fala do jeito que lhe convém e é isso.

    • @marciogomesandrade5883
      @marciogomesandrade5883 7 місяців тому

      Pessoas que engravidam!!!!😂😂😅

    • @jamesclerk8378
      @jamesclerk8378 3 місяці тому

      Só mulher engravida, biologia básica

  • @thiagosoares8480
    @thiagosoares8480 7 місяців тому +13

    Agora eles querem liberar o trabalho infantil e legalizar os jogos de azar (cassino, jogo do bicho). Esses caras cansam a gente.

  • @matheuslopesguimaraes4957
    @matheuslopesguimaraes4957 7 місяців тому +7

    Cara que corte preciso e genial! Digo sem sobra de dúvidas Érica Hilton é meu orgulho! Expalhando pra geral.

  • @rafaelevangelista9337
    @rafaelevangelista9337 7 місяців тому +4

    Acho que foi o melhor vídeo que já vi seu Linck! Falas fortes e muito bem explicadas. Algumas coisas que nunca tinha pensado que são muito verdade! Você é sensacional! Parabéns

  • @consilbea
    @consilbea 7 місяців тому +3

    Obrigada por este corte ...isso vai me ajudar e muito!
    Tu não sabe a quantidade de dor de cabeça essa PL está me dando com pessoas ao meu redor.

  • @blingbongbong
    @blingbongbong 7 місяців тому +243

    linck, vc ta bem? seus olhos estao cada vez mais profundos. se não isso, voce ta com um inchaço muito grande a baixo dos olhos

  • @MateusFigueiredo-je7hc
    @MateusFigueiredo-je7hc 7 місяців тому +16

    acho q pros caras da pl do estupro ja era esperado essa rejeição, vai servir depois pra performar o vitimismo

    • @paulovcg10
      @paulovcg10 7 місяців тому +1

      é tentar boicotar o movimento feminista também, uma estocadinha

  • @iridus
    @iridus 7 місяців тому +12

    28:00 eu sou adotado, conheço parcialmente a história da minha progenitora e mesmo não sendo um caso de abuso, pelas circunstâncias se ela quisesse ter me abortado, por mim tudo bem. Se fosse um caso de abuso, eu inclusive preferiria ter sido abortado.

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 7 місяців тому

      Por qual razão você iria preferir ser abortado? Já que você não teria culpa de ter vindo ao mundo dessa forma, de ter um pai criminoso.

    • @layllachannel
      @layllachannel 7 місяців тому

      ​@@Matheus-JW999é um fardo que você acaba carregando pela vida toda.
      Imagina saber que o seu nascimento fez com que sua mãe perdesse parte da felicidade dela. Que seu pai era um filho da pvt4 que 3estvpr0v uma mulher inocente, que veio a ser sua mãe forçadamente.
      Isso é, se a mãe não culpar a criança e ser cruel com ela por toda vida. Sofrendo e sendo culpada por algo que nem cometeu.
      Ou te colocar para viver num orfanato, que nem todos são ruins, mas a quantidade de crianças em situações difíceis nos orfanatos já diz tudo.
      Enfim, parece ser algo muito pesado para você, criança inocente, ter que carregar.

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому +8

      ​@@Matheus-JW999talvez seja por não querer que a progenitora tenha que passar as próximas 2 décadas lidando com uma criança que ela não queria e que certamente a lembra de um momento profundamente traumático que é passar por um abuso ?
      Sua falta de empatia e bom senso pra indagar algo tão frio assim me assusta

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 7 місяців тому +1

      @@S.I.U. Mas aí existe os orfanatos, a mulher que não abortou não é obrigada a cuidar da criança (o caso da Klara Castanho é um exemplo disso).Em questão de lembrar do abusador várias coisas poderá acabar lembrando ela do crime que sofreu (uma notícia do crime na tv ou na internet, ver alguém parecido com o abusador dela pelas ruas etc),ela terá que cuidar dessa parte psicológica para voltar a viver de maneira saudável.Também tem a possibilidade dela se arrepender de ter feito o aborto,seja meses ou anos depois,como ocorre com diversas mulheres (um motivo para não abortar da perspectiva da própria grávida).Se a mãe for fazer o aborto em caso de abuso,ela deve fazer o mais rápido possível e ta ok,tem amparo da lei.

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому +3

      @@Matheus-JW999 "Cuidar dessa parte psicológica" não me parece a tarefa mais fácil tendo em vista a situação de muitas mães solo por aí , nas quais tem que equilibrar trabalho , casa e ainda cuidar de uma criança barulhenta e que , DE NOVO , a mulher sequer queria mas ainda sim ela foi OBRIGADA a isso
      Fica bem fácil se arrepender quando se é chamada de assassina por tanta gente
      Sinceramente tendo em vista seus comentários acho extremamente infrutífero continuar esse debate com alguém sem empatia nenhuma por uma vítima

  • @MrRandomchars
    @MrRandomchars 7 місяців тому +4

    Sobre a parte da "espera dos bárbaros", tem um livro nessa pegada que talvez você goste se não conhece ainda; "O deserto dos tártaros" de Dino Buzzati

  • @ryohei8219
    @ryohei8219 7 місяців тому +13

    algo que me irrita nos esquerdistas no centro politico hoje é justamente essa “opinião” sobre aborto para nao perder votos. Ninguém toca no vespeiro do moralismo brasileiro em cima das pautas medicas

  • @Don_Balestre
    @Don_Balestre 7 місяців тому +4

    "Voto como sinalização de virtude não vai vencer."
    Frase perfeita pra fechar o vídeo 👏

  • @heatweve
    @heatweve 7 місяців тому +22

    eu até entendo seu tweet sobre o posicionamento estratégico, mas discordo porque é a vida de mulheres, meninas e pessoas que gestam na reta. eu sou por nós. tem que ampliar, tem que descriminalizar! continuemos fazendo barulho, não pode desmobilizar.
    dito isso, tenho mta curiosidade no aspecto psicanalítico, dos medos e afetos que o aborto evocam no campo evangélico e mesmo na população em geral, pois pra mim, parece chegar numa concepção que a vida é sagrada, o que definitivamente não é. vi alguém falando que aqui no brasil isso envolve mto também o trauma da mãe solo, então essa dimensão é ensível pra nós. mas eu não sei. queria msm que alguém mais qualificado que eu discutisse esse aspecto.

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 7 місяців тому

      Elas tem 22 semanas pra fazer isso. Ou você quer matar crianças de 6 meses ?

    • @paulovcg10
      @paulovcg10 7 місяців тому +4

      ponto interessante, bem interessante

    • @adrienm1964
      @adrienm1964 7 місяців тому +2

      Só o fato dos evangélicos verem como o ser é despedaçado (uma das formas de aborto) e se contorce, já gera um trauma na maioria das pessoas.

    • @adrienm1964
      @adrienm1964 7 місяців тому +4

      Também, acho que se "a vida não é sagrada", então pena de m°rt£ não deveria ser proibida..

    • @erick_jhonataszx1036
      @erick_jhonataszx1036 7 місяців тому +3

      Achar a vida sagrada é questão de crença religiosa mesmo, pra Deus toda vida é sagrada, sendo cristão, deveríamos pensar o mesmo que Deus. Toda via tem argumento mais amplo pra esse debate do que o de que a vida é sagrada. Um dos direitos fundamentais dos seres humanos, é o da vida (que eu acredito que você seja a favor). Ao abortar um feto, você tira o direito do ser humano de ter uma vida, só ai qualquer outro argumento cai por terra, já que você coloca sentimentos e traumas e etc. acima de uma vida humana, sendo contraria aos direitos humanos que serve de base para maioria das leis pelo mundo a fora. E se eu posso matar um feto, que já é um ser humano, porque seria errado eu matar um humano já nascido?

  • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931
    @fabriciaap-fasaulasdeartes7931 7 місяців тому +4

    Gostei muito do seu ponto de vista. E percebo que esse posicionamento dos políticos vem de orientação de oratória pois enxergar dessa forma que vc mostra, que seria o correto, pra eles é perigoso.

  • @pablodantas1284
    @pablodantas1284 7 місяців тому +10

    Vindo conferir mais um dos cortes da sarjeta!!

  • @lgtvquarto2141
    @lgtvquarto2141 7 місяців тому +2

    Vc me ganhou quando disse que não ia refutar o fato de não ser gay. Isso é Niestche puro.

  • @leonardolucas4359
    @leonardolucas4359 7 місяців тому +2

    Essa questão de aprovar uma parte e não aprovar as medidas que sabem que precisam ser feitas em conjunto eu vi de perto aqui no Rio de Janeiro com as UPP, a proposta era entrar primeiro com a polícia, depois coleta de lixo, obras de infra estrutura, mas desde o começo já sabia que seria só pra evitar de gringo tomar tiro durante Copa do mundo e olimpíada, dito e feito, os jogos passaram e as UPP's foram abandonadas com um saldo de vidas perdidas muito grande e detalhe que o tráfico nunca parou

  • @Gabriel_Cobretti
    @Gabriel_Cobretti 7 місяців тому +11

    A PL 1904 me parece q foi uma resposta conservadora à vitoria progressista que incluiu o aborto na constituição na França, nao acho q é mero sadismo.

  • @RaphaelSantoro1
    @RaphaelSantoro1 7 місяців тому +1

    Linck, tem um livro pequeno e mt bom sobre a questão da separação da natureza e cultura: Outras Naturezas, Outras Culturas, de Philippe Descola

  • @marcelosmbrr
    @marcelosmbrr 5 місяців тому

    O que tu fala em 5:20 eu percebi há algum tempo: a percepção que o senso comum tem da palavra "natural" é completamente distorcida. Não existe "não-natural", tudo é natural, parte da natureza, desde uma casa de joão de barro até um carro. O homem e tudo derivado dele é natural, parte da natureza.
    Fiz esse teste com as pessoas: perguntei se a derrubada de uma árvore por um homem é um evento natural, todos dizem que não, mas que se for pelo vento, ou outros animais, sim. Até ateus me responderam isso!
    Percebi que nós mesmos, arbitrariamente, nos distinguimos da natureza, criando com isso uma ideia de "exclusividade", típica, por exemplo, da igreja. Disso, para dualismo corpo-mente, alma imortal, blablabla, são os próximos passos do raciocínio.
    E o pior é que poucos parecem entender o quão relevante isso é. A forma como as palavras são significadas alteram absolutamente o entendimento. Isso transformou o meu pensamento.

  • @busovisky
    @busovisky 7 місяців тому

    Link, com essa fala que tu fez, me fez lembrar da "greve estudantil" que o DCE da UFF tentou fazer em apoio a greve dos técnicos-administrativos das federais. Eles estavam pedindo mil coisas diferentes, claro que todas importantes, tava claramente sem foco. No final, não teve adesão e o resultado foi nulo. Enquanto que, nas manifestações da PL1904 (mesmo que organizados de última hora), foi super focado, simples de compreender e teve bastante adesão, e seu resultado final foi o recuo de por em votação e muito deputado pulando o barco de apoiar essa atrocidade.

  • @joseaquiles6212
    @joseaquiles6212 7 місяців тому +14

    Linck, falando sério: vc deveria concorrer a algum cargo público, sua clareza de visão faria muita diferença .

    • @pedropimentel2149
      @pedropimentel2149 7 місяців тому

      anarquista na política institucional?

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому

      Se envolver tanto com política como ele já faz é extremamente cansativo . Concordo que um partido influente que partilhe das visões dele seriam de extrema utilidade pro nosso país , porém as bancas que são contra as ideias dele já estão bem consolidadas . Resumindo , creio que seria autodestruição
      O Linck tem aparentado estar bastante cansado em todo o vídeo então sinto que o melhor pra ele seria se distanciar um pouco de pautas tão complicadas pra descansar

  • @camuscolorado
    @camuscolorado 7 місяців тому +7

    O assunto é importantíssimo, mas não é por isso que está sendo discutido. É pra mobilizar as bases para as eleições.

  • @RobsonCruz51
    @RobsonCruz51 7 місяців тому +40

    Só existe para mim uma razão para justificar o aborto: QUANDO A MULHER QUER.

    • @oyodasimesseeonomedomeucac1274
      @oyodasimesseeonomedomeucac1274 7 місяців тому +1

      Eu acho que a lei já tá boa

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 7 місяців тому +7

      Até os 9 meses? E cadê a responsabilidade? Esqueceu camisinha, esqueceu pílula do dia seguinte....aí aborta? Era bom que o utero dessas caisse.

    • @ms.altheaaa
      @ms.altheaaa 7 місяців тому +10

      @@emanuellyosterne8813 Acredito que a mulher ainda sim estaria sendo responsável se decidisse abortar (ou dar para adoção), pelo fato de saber que não terá condições (ou responsabilidades) o suficiente pra ter uma criança.
      Eu mesma jamais poderia ter um pq já fico cansada da minha sobrinha e posso só simplesmente entregar ela pra minha irmã, mas e uma mãe?
      É abdicação de muita coisa pra q vc considere q uma mulher estar sendo irresponsável apenas por não querer ser mãe

    • @RobsonCruz51
      @RobsonCruz51 7 місяців тому +4

      @@emanuellyosterne8813 a partir dos 3 meses logicamente que não, né? Um pouco de bom senso. Mas a decisão cabe às mulheres, independente de ser estupro ou simplesmente porque tem que começar num novo emprego ou terminar o mestrado.

    • @adrienm1964
      @adrienm1964 7 місяців тому +7

      ​​​​​​@@RobsonCruz51Pior que o que está sendo discutido é partir de 5 meses e meio. É um período muito maior.

  • @scottagamer
    @scottagamer 7 місяців тому +5

    Ainda acrescento que foi oportuno pois desviou rapidamente o foco do RS.

  • @VictorLins-ug2wb
    @VictorLins-ug2wb 7 місяців тому +1

    25:10 caramba…me botou pra pensar sobre pessoas que falam “nada contra porém brinco com essa comunidade” não apenas pra ideologia mas pra outras coisas como fandom

  • @LeandroCorso
    @LeandroCorso 7 місяців тому +1

    Quanto a esse lance da não opinião do tema do aborto. O discurso mais próximo disso eu lembro de ter ouvido da Marina Silva quando foi candidata à presidência. Ela disse algo quase assim: Sou evangélica e tenho minhas opiniões sobre o tema, mas estou disposta a fazer o que for decidido pela maioria.

  • @antoniocunha3912
    @antoniocunha3912 7 місяців тому +2

    Análise certeira.
    Gostaria tanto que você estivesse errado, mas não me parece que você esteja.
    Os trópicos continuam muito, muito tristes, mesmo.
    Especialmente no que concerne ao Legislativo. E o pior é que pensar em termos de legislativo me parece ser o tipo de coisa que fica fora do alcance da mentalidade de grande parte da população deste país.
    Nós aqui no nosso espaço vivemos num país. Boa parte da população vive em outro.
    Clarice Lispector escreveu: "Fiquei triste. Esperava mais do nosso povo". Nunca pude sintonizar por ela. Eu sei de onde a gente veio.

  • @octagon4it_-_441
    @octagon4it_-_441 Місяць тому

    Eu sou contea tendo em vista que tem, no caso do estupro, um período grande pra buscar auxílio de autoridades, pra tomar os contraceptivos, tanto contra uma gravidez quanto por prevenção a doenças, então até a criança se formar tem um bom tempo de ação. Agora se comprovado o abusobque impeça esse controle de natalidade, daí associo ao estado a reponsabilidade de auxiliar nesse aborto. Ninguém olha pro outro lado, o da pura irresponsabilidade. Ei sou a favor de pensar que essa minha verdade não é absoluta e vai contee casos pontuais que não seriam cobertos por isso, tal como nem todo caso específico é coverto pela a lei, tudo é falho

  • @naltoncastro6026
    @naltoncastro6026 7 місяців тому +4

    Melhor corte do canal até agora

  • @guilhermegomes2574
    @guilhermegomes2574 7 місяців тому +3

    Vim por causa de um corte e assisti a live inteira...

  • @sguarezi
    @sguarezi 7 місяців тому +3

    Além de ser um fenômeno social, o aborto é questão de saúde pública.

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 7 місяців тому

      E o fato do aborto ser perigoso para própria mãe? Há mulheres que morrem em clínicas legalizadas na Europa, já que o aborto é anti natural,invasivo para com o corpo da mulher.

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому +1

      ​​@@Matheus-JW999a taxa de mortes em clínicas não legalizadas é exponencialmente maior . Erros médicos que ocasionam em fatalidades têm chance de ocorrer em qualquer tipo de procedimento
      Sei que deveria ser natural (mesmo que nossa evolução não tenha ajudado NEM UM POUCO) , mas nem todas são fisicamente capazes de gerar uma criança , principalmente na adolescência . Cesariana também é anti natural e invasivo , logo deveria deixar de ser permitido ?

  • @gilvanecezar8
    @gilvanecezar8 7 місяців тому +3

    Que corte maravilhoso, parabéns pelo trabalho ♥️

  • @fernandocosta5313
    @fernandocosta5313 7 місяців тому +18

    ai q preguiça do brasil mano, desisto sabia

    • @lumaerex
      @lumaerex 7 місяців тому +4

      Cansou, mesmo!

  • @TheNewdson
    @TheNewdson 7 місяців тому +10

    32 dias cadê as 400 T de alimentos vindos de Portugal prometidas pelo Pablo Marçal, temos que cobrar!!

  • @emanuelsouzacosta9600
    @emanuelsouzacosta9600 7 місяців тому +5

    Os olhos do link estão a cada live mais fundos, jaja veremos so o abismo

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 7 місяців тому +2

    Linck, tua lucidez é foda. Pois é, temos que prestar atenção nos AFETOS, ESTRATÉGIA E FOCO.

  • @Deslustre
    @Deslustre 7 місяців тому +1

    Eu sou contra a liberação do aborto pois isso vai contra os direitos humanos no direito a vida, e antes de tudo é claro que existe uma grande diferença entre o aborto liberado para todo caso e situações de estupro e outros casos incomuns porque ou a vida do bebê ou dá mãe já foi comprometida ou é claro os direitos humanos já foram quebrados a muito tempo, com o próprio proceder da gravidez os direitos já são dilacerados, falando com todo o eufemismo aqui.
    Foi muito interessante esse vídeo oque foi abordado a princípio principalmente apartandose logo dos discursos de opinião indo em direção a uma conclusão prática e também falando sobre a legislação Uruguai que para mim a aprovação de leis assim por aqui seria um bom ponto final pra discussão mesmo que um pouco mais para lá doque pra cá pois se visa defender o direito de reprodução das mulheres a princípio a reprodução já começa na inseminação oque se utilizando-se meramente do aborto para fazer-se valer não só vai contra os direitos humanos como se é uma ação contra o estu. não só não o previne pois já ocorreu também convenhamos não serve de analgésico não ameniza em nada ou quase nada oque ocorreu, usar isto como uma solução mágica como se agora resolvese tudo apenas isso não adianta de nada, e também você falou sobre o medo de ser mãe prematura oque do meu ponto de vista talvez muito superficial para o assunto, tem dói motivos um sendo social afinal ser mãe fora de um casamento e situação financeira estável hoje e sempre é visto como algo vergonhoso e no meio familiar é muito pior tem pai que expulsa filho de casa por isso atitude (atitude descarada por sinal, você é o tutor o responsável por este jovem agora este jovem fez oque fez sob sua responsabilidade e você expulsa ele de casa) e segundo é muito caro criar uma criança hoje em dia exige tempo, dinheiro, dedicação, afeto, segurança, de entre muitas outras coisas que um jovem adulto muitas vezes não tem e vem de exigências públicas do governo que exige dos pais mas não tomam medidas suficientes para fazer valer esses direitos como por exemplo você citou no vídeo no Uruguai tomou-se medidas para fazer valer esses direitos, ainda mais si se trata de pais menores de idade que também deve se fazer valer os seus direitos como educação, segurança alimentar entre outro, oque se torna praticamente uma penalidade para quem não comete abor., é uma série de situações que geram problemas que só terão solução não com discursos de opinião mas sim com soluções práticas e bem planejadas aliás você criticou muito a posição de ficar falando discursos de opinião(inclusive você fez isso a metade do vídeo), você até usou como comparação as trincheiras onde ficavam dois grupinhos onde ficam nação contra nação em conflito em uma guerra oque é sempre um lado tentando impor sua vontade sobre o outro a partir da violência oque sempre tem um fim injusto, e então você por fim toma lado nessa trincheira e deixa clara sua opinião inclusive você disse que chegar a oque a constituição Uruguai fez era um bom caminho mas não era o suficiente (nem era um bom acordo) e você tratou isso abertamente como um jogo contando pontos como uma competição.
    E se é aprovada contra toda a ética, dignidade, empátia humana, e direitos humanos, a liberação do aborto pelo pressuposto de que esse ser humano ainda que seja um ser humano (porque outra coisa ele não é) não é consciente e portanto não deve ter seu direito a vida garantido, mesmo que você esteja pouco se lixando para qualquer bebê, nessa sociedade (moderna) onde é o cume de casos de depressão, onde sucesso pessoal é medido pelo se capital, onde empátia é tratado muitas vezes como algo infantil, em uma escassez de vagas de trabalho, para passar desse discurso de porque ainda não são conscientes então não devem ter seus direitos respeitados, oque falta para passar desse discurso que é praticamente capasitista para um discurso utilitarista sobre os direitos humanos (a mas não é isso mas é um passo pra chegar a isso são dois) eu você somos de carne e osso como qualquer ser vivo, vendo de um ponto de vista ateu entre as poucas coisa que nos difere de gado animais são os direitos humanos, se o governo não defende os direitos humanos quem garante que os seus e meus direitos humanos vão ser respeitados, olha esse tipo de discurso é perigoso.
    E agora sem podar a minha opinião pela raiz, eu realmente não quero viver em um mundo onde temas como abor. são tratadas de forma fútil, comum onde a empátia humana não existe nem entre mãe e filho, você estava estressado nesse vídeo, com esse sete de luz com uma sombra azul enorme no rosto pegando só um pouquinho de luz no rosto tipo típico de vilão de filminho roliwudiano cara parecia que você tava atuando, sim que temos problemas na política brasileira casos e casos intriga de todo tipo de porcaria política corupita e bolsonarismo se é por essa disputa política se é por isso tem que parar para pensar se não tá usando um milhão de fetos como munição de canhão.

  • @c.1954
    @c.1954 7 місяців тому

    Linck, por favor, qual a referência dessa ultima menção q vc faz de q " parece uma pantera mas é a sombra de um gato..."???

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 7 місяців тому +3

    As eleições para o legislativo de fato PRECISAM SER FOCO, para deter o projeto do evangelistão.

  • @truer1848
    @truer1848 7 місяців тому +7

    Uma coisa que tava pensado a respeito, seria possovel proporcionar a mulher que passou por isso o direto de escolhe entre abortar, dar a luz a crianca, mas nao ser responsável. Eu digo esse segundo pensado em o estado ficar responsável por cuidar da criança em quando o criminosos è obrigado a trabalhar sem remuneração para pagar o custo de criança sem ter direito a liberdade.
    Obs: isso è uma coisa que pensei, mas gostaria de ver o motivo disso nao ser uma opção ou os contrapontos a essa ideia. Obrigado desde ja.

    • @iuq134
      @iuq134 7 місяців тому +14

      Já pensou no desgaste físico, emocional e social de uma gestação? Não é como um passeio no parque e nem dá pra esconder das pessoas...

    • @carolarchaeo2584
      @carolarchaeo2584 7 місяців тому +13

      Isso já existe, que é você colocar a criança pra adoção no hospital mesmo. Porém, a gravidez em si, independente de ser de uma violência, é um fenômeno biopsicosocial extremamente complexo, imagina decorrente de um est...pr0...

    • @adrienm1964
      @adrienm1964 7 місяців тому +1

      Eu não entendo o porquê de esperar tanto para abortar logo, se é tão desgastante. Poxa, uma mulher esperou 8 meses, e falta basicamente um mês para o bebê nascer. Aí, nesse dia, ela decide fazer o procedimento. -_-

    • @deborahcarvalho4383
      @deborahcarvalho4383 7 місяців тому +5

      @@adrienm1964 colega, ai vamos ter que fazer uma pesquisa de em que mês de gestação o aborto é ocorre mais e por qual motivo demorou tanto - não é como se todos os casos de aborto ocorressem no oitavo mês. Outra coisa, vc precisa levar em consideração o psicologico da vitima e se ela é responsável por si mesma ou não, por que, se ela não for, ela precisa de autorização dos responsáveis - e, a parte mais ironica, na maioria das vezes esse estupro ocorre dentro de casa com algum familiar.

    • @erick_jhonataszx1036
      @erick_jhonataszx1036 7 місяців тому

      ​@@deborahcarvalho4383 para menores de idade o argumento é válido. Agora pra mulheres adultas e que tenham pleno direito de ir e vir, não faz sentido, claro que nem todas esperam dar 8 meses pra abortar, mas pras que esperar 8 meses pra isso, não existe justificativa, portanto a fundameno pra proibir isso, nem precisa ser 8 meses, 5 meses tmb, a pessoal teve um tempão pra abortar e quer fazer isso justamente quando o bebê já pode sentir dor e etc.?

  • @levivasconcelos9246
    @levivasconcelos9246 7 місяців тому +4

    A questao é vc propor algo absurdo pra discursão enquanto de fininho o imposto no produtinho da shopee é aprovado 👍

  • @leandrokassa4794
    @leandrokassa4794 7 місяців тому

    9:38 a partir de quantas semanas vc passa a deixar de achar absurdo?

  • @oumbronauta
    @oumbronauta 7 місяців тому +2

    Se o debate for que aborto é homicídio, vocês podem dizer que aborto é legítima defesa.

    • @arziel_1226
      @arziel_1226 6 місяців тому

      Defesa de que exatamente?

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 7 місяців тому +1

    Obrigada pelo trabalho QnS.

  • @felipepereira6853
    @felipepereira6853 7 місяців тому +21

    A partir do momento q ser a favor do aborto vai prejudicar sua candidatura, já falhamos como povo, o Brasil e uma teocracia, as vezes penso que tem q ter uma ditadura da direita pro povo aprender o que e bom, mas não aprendeu na última, então nem sei

    • @MsValdenor
      @MsValdenor 7 місяців тому +6

      Sabe nem o que tá falando, precisa parar de olhar para o teu umbigo

    • @joaopaulodasilva4899
      @joaopaulodasilva4899 7 місяців тому +7

      A partir do momento que filho de estupr4d0r tem que pagar com pena de morte pelo crime do pai, já falhamos como povo. Gestação de 22 semanas já é ser humano. Qualquer pessoa séria sabe disso.

    • @IAmTheNiceGuy
      @IAmTheNiceGuy 7 місяців тому +1

      Ate metade eu concordava, larga essas ideias...

    • @joaopedroobelo9165
      @joaopedroobelo9165 7 місяців тому +17

      ​@joaopaulodasilva4899 quem tem que pagar é a vítima, né? 🤦

    • @fabiohenrique709
      @fabiohenrique709 7 місяців тому +17

      Se preocupa mais com o feto que nem nasceu do que com as crianças já nascidas

  • @internautaonline5399
    @internautaonline5399 6 місяців тому

    Não consegui entender essa lógica de q aprovando o aborto ele vai diminuir, alguem pode me explicar melhor? Quer dizer q se discriminarem as drogas o uso delas vão diminuir ?

    • @guilhermelopespetean
      @guilhermelopespetean 6 місяців тому

      Junto com a legalização vem uma leva de projetos sociais que dão à então gestante, uma base, caso o moyivo do aborto seja insegurança financeira ou psicológica, já que agora que administra isso é o estado

    • @jamesclerk8378
      @jamesclerk8378 3 місяці тому

      Não dormiu, o que acontece é um aumento gigantesco no número de abortos e depois diminui um pouco.

  • @ogabrielnauta
    @ogabrielnauta 7 місяців тому +5

    Link não concordo dessa vez com vc não. Eu sou de esquerda e concordo que existem comportamentos que são tão intrínsecos a sociedade que acontecem desdo paleolítico, como aborto e assassinatos. Mas isso não quer dizer que não cabe uma discussão ética sobre isso. Sou afavor da legalização pq diminui o número de abortos, mas não acho que o abordo por ser algo do paleolítico que não cabe uma discussão ética.

    • @isabelgoncalves2134
      @isabelgoncalves2134 7 місяців тому +1

      Deixem o corpo da mulher em paz. Oh desgraça de discussão sem dar o direito de voz às mulheres.

    • @ogabrielnauta
      @ogabrielnauta 7 місяців тому +1

      ​@@isabelgoncalves2134 mas a vivência da mulher é importante, principalmente sobre essa discussão. Mas a discussão de até onde o feto pode considerar uma vida também precisa ser contemplada. E tentar discutir isso através de argumentos poditivistas como o feto nao é uma vida senciente ou natureza humana é um tiro no pé. Pois a ética não está no empirismo e na física ela está na metafísica.

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому +1

      ​@@ogabrielnautaconcordo contigo que a ética em relação a vida do feto também deve ser levada em conta . O problema é que uma galera foca só e unicamente nesse ponto específico e ignora completamente a situação da mãe ou sequer como seria a vida desse feto após o nascimento
      Tenham um bom dia

    • @ogabrielnauta
      @ogabrielnauta 6 місяців тому

      @@S.I.U. aí eu tô 100% com tigo, tanto é que eu sou a favor

    • @ruanz5399
      @ruanz5399 6 місяців тому

      ​@@ogabrielnautaamigo já existe o aborto legal que é legalizada
      Caso gestante for estrupada ou em risco de morte
      Pode ocorrer tranquilamente o aborto
      Essa PL só deu um limite de 22 semanas(6 meses)
      Mas foi burro de colocar a pena de mulher maior que no homem que ia dar nisso

  • @treeborgir
    @treeborgir 7 місяців тому +10

    Permitir o direito ao aborto em qualquer caso às mulheres, é estabelecer o primeiro direito incondicional, universal, absoluto e irrestrito no ordenamento jurídico brasileiro, ou seja, teremos um direito que não cabe exceções. Nem o direito à vida é absoluto, por qual razão o aborto, um direito, digamos, de segunda escala seria? O direito à vida é a regra, a morte e o aborto a exceção. Mulheres vítimas de estupro têm direito ao aborto. Mulheres com fetos anencefálicos também. Mulheres quando a gravidez causar risco à vida da gestante, um outro caso. Mas vamos imaginar que se as mulheres sem nem tipo de violência sofrida quisessem fazer o aborto no 8º mês? Elas têm direito? Não se sobreporia aí o direito à vida numa balança como sendo o direito mais pesado que o direito o aborto? Seria possível se eliminar com morte, uma vida já em fase final de desenvolvimento e isso ser aborto e não homicídio? Interromper a gravidez é um gênero do qual o aborto é uma espécie. É possível interromper uma gravidez, simplesmente, antecipando o nascimento dos meses tradicionalmente esperados. E por que nesses casos de gravidez avançada, em vez de aborto, não se faz um parto prematuro? A mulher ficaria sem o filho, a criança ficaria viva e todos estariam bem. O feto vai ser retirado de qualquer maneira, só que existem duas opções: um feto já quase desenvolvido ser retirado com aborto, ou seja, necessariamente com sua morte, mas também é possível retirar esse bebê antes dos 09 meses, o prazo tecnicamente normal, em um parto prematuro. Se uma mulher de 21 anos acordar hoje grávida de 7 meses e descobrir que o seu marido a está traindo, terminando o seu casamento, ela perder o seu emprego, a sua família não a ajuda, se ela quisesse ir a um hospital público e por qualquer motivo íntimo que fosse querer realizar o aborto, isso seria possível? A resposta seria que não. A gestação está avançada, o bebê quase formado. Os médicos então a aconselhariam e a educariam em dizer: o aborto não pode mais ser feito. Existe uma lei que estabelece um período máximo para o aborto ser feito. O que nós podemos fazer é induzir um parto para daqui 3 dias, o bebê nascerá vivo, e caso queira, você pode doá-lo. Da mesma maneira que todo ser humano tem direito à vida, será se esse preceito é absoluto e geral? Ou seja, não existe alguma exceção à regra onde eu matar alguém não seja crime e nem possa me responsabilizar legalmente e, dependendo do caso, até legítimo e o correto a se fazer? O ético e o moralmente aceito? Legítima defesa. Seria possível invocar também uma doutrina chamada utilitarismo. Se podemos fazer o melhor para o maior número de pessoas, devemos fazer o melhor. E com o menos sofrimento possível.

    • @caraqualquer9907
      @caraqualquer9907 7 місяців тому

      então da suporte vitima estrupo cuida criança vc então já vc contra .

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 7 місяців тому +1

      Utilitarismo foi usado pelo nazismo.

    • @bebesengraados
      @bebesengraados 7 місяців тому

      Finalmente alguém trocando nos pontos vitais da questão do aborto

  • @sjragile
    @sjragile 7 місяців тому

    Concordo que a opinião não deveria interessar, mas nesse ambiente dos afetos acho que é estratégico essa postura de dizer "sou contra, mas..." pq não se vendem como especialistas em algum tema (ex. Saúde, políticas públicas, etc)
    E o ponto dessa PL realmente é trazer peso ao tema e atacar pessoas do que realmente a aprovação.

  • @ARJalow
    @ARJalow 7 місяців тому +3

    "Estuprador não é pai, criança não é mãe"
    Quem diria, materialista usando argumento baseado em moralidade...

    • @staluify
      @staluify 7 місяців тому +1

      Esse é o erro da esquerda no brasil, usar so da materialidade enquanto nao usa da moralidade. Por que voce acha que a direita é tao boa no discurso? Exatamente, por ser boa em usar da moralidade, mesmo que seja para algo completamento absurdo, politica é afeto.

  • @palestrinha
    @palestrinha 7 місяців тому +1

    Linck, você consome o podcast Naruhodo? Porque estou chocado com o seu nível de consciência psicossocial. Tudo o que você fala às vezes sobre comportamento humano é, inclusive, baseado em evidências. Algo bem engraçado, porque você é familiarizado com psicanálise - algo odiado por quem normalmente é dessa prática de PBE.

  • @edufelix2004
    @edufelix2004 4 місяці тому +1

    Toda ser vivo é uma vida, óbvio, mas nascer pra ser pobre,hj em dia, não é pra todos

  • @carabom6800
    @carabom6800 7 місяців тому +1

    Aborto enrestrito ate 9 meses?

  • @Lueisx
    @Lueisx 7 місяців тому +1

    Impressão minha ou as políticas sociais do Uruguai são pensadas de forma mais humanos que escuto em muitos lugares...

  • @DudsRyuu
    @DudsRyuu 7 місяців тому +1

    acho muito dificil alguem ser A FAVOR do aborto, normalmente as pessoas são contra a CRIMINALIZAÇÃO do aborto

  • @KG_Abner
    @KG_Abner 7 місяців тому

    Realmente, a batalha da hora nas eleições é pelas casas legislativas.

  • @d13g0wr
    @d13g0wr 7 місяців тому +3

    Linck, boa noite! Tudo é muito interessante.....
    Porém quando as pessoas vão começar a assumir as suas responsabilidades?
    O ciclo reprodutivo feminino tem X dias, a mulher tem a sua responsabilidade...
    O ciclo reprodutivo feminino tem X dias, a mulher tem a sua responsabilidade (evidente quando não há violação) pois a última criança que nasceu (supostamente) se relações foi Jesus Cristo.....
    Agora a mulher vai a uma festa, não se cuida, não é responsável, aí ela engravida e ela é premiada com auxílios?! Não me parece justo e nem lógico....
    A decisão de abortar devem ser definido pela mulher e também pelo pai, aí o Governo da condições para que a mulher não morra em um açougue....
    Minha esposa trabalha em escola do município, onde crianças já são abandonadas pelos pais, seja afetivamente ou condições básica de vida, e fazer o Governo arcar como a paternidade por 5 anos, como no exemplo citado, onde hoje essas famílias já tem 5 filhotes sem condições....vai criar apenas uma fábrica de novas crianças, abandonadas e os pais embolsando...
    Eu investiria em educação sexual, do que Paternalismo Governamental....
    Enfim...

    • @AaronBdh
      @AaronBdh 7 місяців тому +1

      Voce ta ignorando todo um aspecto cultura cristao do Brasil, de esconder da mulher seu proprio corpo, pode nao ter sido a sua realidade, mas é a realidade de mais da metade da populaçao, educacao sexual para mulheres é inexistente, e geralmente é um homen mais velho abusando dessa fragilidade pra abusar daquela adolecente

    • @tyrael13
      @tyrael13 7 місяців тому

      Q opinião de 💩

    • @emanuellyosterne8813
      @emanuellyosterne8813 7 місяців тому

      E tem pilula do dia seguinte

    • @tyrael13
      @tyrael13 7 місяців тому

      @@emanuellyosterne8813 abortaram o seu cérebro

    • @gahelo
      @gahelo 7 місяців тому

      Só culpar isso é facil e você querer se impor

  • @iancksilvadesouza6847
    @iancksilvadesouza6847 6 місяців тому

    O Linck foi bem lúcido

  • @sarucaco
    @sarucaco 7 місяців тому

    Corte de 30 minutos, genio

  • @leonlima3336
    @leonlima3336 7 місяців тому +1

    Mano, sério, para de verbalizar o que eu to pensando e não consigo dizer. Falando sério, nunca vi palavras tão verdadeiras como a metáfora da espera dos bárbaros e sobre o voto moralista.

  • @artorias7224
    @artorias7224 5 місяців тому

    Pra ser sincero não faz muito sentido dizer que pelo fato do aborto ser um fenomeno que ocorre e ocorreu em todas as culturas desde o principio não deveria ser crime, sendo que assassinato e roubo e entre outros crimes ocorrem/ocorreram em todas as culturas e são crimes também, na realidade oq define se é crime ou não é a capacidade de prejudicar a si proprio e as outra pessoas, no caso do aborto obrigatoriamente um e possivelmente o outro

    • @PedrohenriqueGuimarãesMiranda
      @PedrohenriqueGuimarãesMiranda 3 місяці тому

      Mas o que prejudica mais é o aborto ou a mulher que vai ter que carregar um filho que lhe imposto, de um processo traumático.....é o deixa a discussão MUITO MAS MUITO complexa

    • @artorias7224
      @artorias7224 3 місяці тому

      @@PedrohenriqueGuimarãesMiranda Estou me referindo aos casos gerais, não ao caso especifico do estupro

  • @Lueisx
    @Lueisx 7 місяців тому

    Mano... Politicas publicas, vai alem de opinião, mexe com a sociedade, de uma forma que a gente tem que ver os menos favorecidos, e politicamente difícil vermos real interesse e atenção a essa visão.

  • @dracarys_25
    @dracarys_25 7 місяців тому

    linck fala sobre o salvador dos quadrinhos

  • @seba_85
    @seba_85 7 місяців тому

    Como residente do UY há anos, confirmo que é verdade. O pessoal de direita aqui é um pouco menos hipócrita.

  • @mayanecristina4853
    @mayanecristina4853 7 місяців тому +1

    Tem toda razão em falar que a esquerda precisa estar ativamente no legislativo, ficar de blablabá no twitter não vai dar em nada.

  • @clelsonfraga323
    @clelsonfraga323 7 місяців тому

    Ah, mais uma vendo o vídeo todo. Nao é possível colocar programas sociais nos termos citados é impossível com a agenda neoliberal q o governo insiste em colocar em prática

  • @pedrocenturion7599
    @pedrocenturion7599 7 місяців тому

    Proxima vez eu falofoda-se a parturiente e o bebê, eu quero é ter o que comer de manhã. Daí tu declara que apoia Pinochet e diz gostar do Lira. Óbvio que ia dar ruim, mas dá nada.

  • @danieldeslandes5458
    @danieldeslandes5458 7 місяців тому +2

    vídeo bom até comparar com o Canadá ou Uruguai

    • @guernica5413
      @guernica5413 7 місяців тому +4

      Mas a comparação foi bem pertinente, dada a universalidade cultural do aborto. Não como ele estivesse discutindo segurança pública ou construção de ferrovias.

  • @kawninjaful
    @kawninjaful 7 місяців тому +1

    Fora Lula ! E leve o ministro do desastre econômico junto

  • @Ramedexy
    @Ramedexy 7 місяців тому

    Mas se a política é realmente o lugar dos afetos, dizer sua opinião pessoal apela para os afetos da galera evangélica pescando eles para a fala do próprio Lula. Ser puramente objetivo nesse momento, no Brasil, é complicado.

  • @BeGoodinUnite
    @BeGoodinUnite 7 місяців тому +1

    Me deu uma aula

  • @betovasconcellos2096
    @betovasconcellos2096 7 місяців тому +1

    Que tal a castração química ou a prisão perpétua para os estupradores?

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому

      Caso provado que o infeliz cometeu mesmo tal atrocidade contra os direitos de outro ser humano eu super apoio !!!

    • @betovasconcellos2096
      @betovasconcellos2096 7 місяців тому

      @@S.I.U. pois é. Já ocorreu uma proposta pela castração química. Bolsonaro que propôs e imagina quem foi contra? O PT, o PSOL e toda a esquerda

    • @ruanz5399
      @ruanz5399 6 місяців тому

      ​@@S.I.U. já teve essa lei
      Adivinha a esquerda barrou isso
      Fica difícil confiar neles e também não se ajudam,pois a maioria não condiz com situação dos trabalhadores
      A esquerda é conhecida por ajudar o mais necessitados pela igualdade
      Porém acontece ao contrário ficar mais segregado e dividido 🤦

  • @yesbaby6936
    @yesbaby6936 7 місяців тому +1

    Assisti tudo 👍

  • @DricusChampionwordl
    @DricusChampionwordl 7 місяців тому

    Problema que quando tu trás a questão dos crimes abre imagem pra citar todos os votos contra projeto que buscavam combater isso, a real que foi um puta tiro no pé

  • @kamillahervillyn1718
    @kamillahervillyn1718 7 місяців тому

    Link fala sobre o doutrinador

  • @sheilacristianedejesus8178
    @sheilacristianedejesus8178 7 місяців тому

    Excelente digressão

  • @henriquedossantosferreira5468
    @henriquedossantosferreira5468 6 місяців тому

    otimo video

  • @luispinto9372
    @luispinto9372 7 місяців тому +1

    Perfeito

  • @joabesantos1882
    @joabesantos1882 4 місяці тому +1

    Tá...Com todo respeito, se a forma de diminuir o numero de abortos é legalizando-os, eu também poderia dizer que a forma de diminuir o índice de assassinatos por armas de fogo seria legalizando-as?...Na minha visão particular assassinato é assassinato, mediado por lei ou não.

  • @Alissonvl10
    @Alissonvl10 7 місяців тому

    A legalização diminui o número de abortos, a mesma lógica serve para a liberação das armas, que também diminui o número de homicídios por armas de fogo

    • @gahelo
      @gahelo 7 місяців тому +1

      Bem, isso é desprovado, olhe os americanos

    • @Alissonvl10
      @Alissonvl10 7 місяців тому

      @@gahelo bom exemplo para provar, compare os estados unidos com o brasil

    • @gahelo
      @gahelo 7 місяців тому

      @@Alissonvl10 em resumo, os estados unidos que tem um crime um pouco pior mal resolveram, alias, se compararmos isso me prova certo, analise o quanto de mortes eles tiveram em atentados e olhe a ineficacia

    • @gahelo
      @gahelo 7 місяців тому

      @@Alissonvl10 alias, no pais aonde tem caso que autista é executado na rua pod algum maluco com arma, vc acha bom exemplo? Kkkkkk

    • @Alissonvl10
      @Alissonvl10 7 місяців тому

      @@gahelo em 2019, foram registradas 37 mil vítimas fatais nós EUA por armas de fogo, e no Brasil? 49mil, não é menor? Peguei esse dado com uma pesquisa rápida no Google, se você comparar outros anos, verá que realmente, diminui

  • @schebnapinho2753
    @schebnapinho2753 7 місяців тому

    De quadrinhos a analista político 😊

    • @S.I.U.
      @S.I.U. 7 місяців тому

      De tudo que conheço do canal dele , desde sempre ele analisava pautas sociais e políticas trazidas nos quadrinhos . O diferencial desses cortes é a falta do elemento quadrinho em si , o que dá mais tempo pra aprofundar nos temas . Visto isso , não acho que o linck trazer esses assuntos seja novidade
      De todo o jeito , só queria fazer essa observação msm
      Te desejo um bom dia

  • @viniciusdavidosiki4217
    @viniciusdavidosiki4217 7 місяців тому +7

    corte lindo

  • @Halldjah
    @Halldjah 7 місяців тому +2

    Sobre a primeira parte. Estupro também é um fenomeno social que sempre existiu, e ai? Que que se faz a respeito? Esse negócio de não caber opinião é perigoso. Sobre o aborto, bom, é espinhoso o negócio porque entra na questão filosófica de um feto ser vida, ou um "projeto de vida", e se interromper esse processo que geraria vida intencionalmente é a mesma coisa que interromper uma vida (matar). Acho que o negócio vai além do religioso, apesar de ser uma pauta tradicionalmente cristã.

    • @bellzir
      @bellzir 7 місяців тому +2

      Não é complexo, a morte cerebral é morte pq não há atividade cerebral, basta usar o mesmo conceito, sem atividade cerebral = não há vida. Agora a questão do estupro e gravidez avançada é uma questão ética mais complexa.

    • @pss7985
      @pss7985 7 місяців тому +1

      ​@@bellzir Não faz sentido seu raciocínio de morte cérebral, pois o principal argumento utilizado a favor do aborto principalmente em casos de estrupo é sobre como a vítima será forçada a ter uma criança, que vai passar por todos as fases de gestação, desde a "morte cerebral" até sua atividade.
      Comparar a morte cerebral de um indivíduo já nascido, independente da idade com um feto é simplesmente algo sem raciocínio.

    • @bellzir
      @bellzir 7 місяців тому +1

      Sobre a primeira parte, eu falei isso no final. Sobre a segunda, é preciso delinear o que é vida e o que não é. Eu falei de um fator que já usado, qual você sugere? É vida a partir da concepção?

    • @ruanz5399
      @ruanz5399 6 місяців тому

      ​@bellzir feto é um ser humano em formação
      Óbvio que é vida
      Se tem célula dentro deles e uma vida como todo
      Seu argumento "morte cerebral" não faz sentido

  • @andrenunes3247
    @andrenunes3247 7 місяців тому +8

    04:26 "o ab0rto ele é um fenômeno social que sempre existiu, existe desde o paleolítico até onde se sabe, e todos as culturas tem esse fenômeno, todas, e vai continuar tendo, por mais que você crie leis pra criminalizar"... olha, isso é argumento pra descriminalizar tanta coisa, mas tanta coisa... porém, só irei citar uma: bullying.
    Ocorre desde a época de Cain e Abel😆

    • @antonioamaral3896
      @antonioamaral3896 7 місяців тому

      Cara comunista daqui não saber o que é viver uma sociedade viciada em drogas a china passou por isso na guerra do ópio

    • @IAmTheNiceGuy
      @IAmTheNiceGuy 7 місяців тому +7

      Não sei se voce entende a distinção dos elementos, pode ser que não. Mas, de qualquer forma, é bem óbvio que faz diferente que o aborto se desenvolva em todas as sociedades e que o bullying o faça. Isso pois não existe argumento que ilegitime o bullying através de uma ideia de não naturalidade, enquanto é este o caso do aborto. Bullying, mesmo que seja de fato uma natureza, não se propõe a ser analisado sob essa ótica.

    • @andrenunes3247
      @andrenunes3247 7 місяців тому +1

      @@IAmTheNiceGuy sabe também oque é bem natural e existe no mundo, humano e animal, desde sei lá quando??? 👉estupefação intracraniana

    • @obrunolegal4340
      @obrunolegal4340 7 місяців тому +1

      no caso de Caim e Abel o bullying foi com o Caim
      Meu mano foi o primogênito, inovou no trabalho agrário, trabalhava do nascer ao pôr do sol, mas na hora de reconhecer o trabalho, Deus favorecia Abel, que não fazia nada o dia inteiro e na hora da oferenda matava um bode e pronto, o orgulho da família.

    • @gahelo
      @gahelo 7 місяців тому

      ​@@andrenunes3247pior que isso é uma forte falta de leitura sua kkkk

  • @ricardomorais5921
    @ricardomorais5921 7 місяців тому

    Gostei incrivel

  • @rafaelscatena7997
    @rafaelscatena7997 7 місяців тому

    Kkk 2013 foi o berço do fascismo...

  • @FranciscoSouza-bw9mc
    @FranciscoSouza-bw9mc 7 місяців тому +3

    Por que ninguém fala das doença sexuamente tramisivel ? e cadê as leis contra falsa acusação de es544656