Espetáculo de aula! Sem perda de tempo e explicando de forma que bem esclarecedora e acima de tudo, em uma linguagem bem técnica fazendo com que queiramos estudar eletrônica cada vez mais. Voltei algumas vezes o video para apreciar mais os esquemas mostrados no alto no video. Show!!
Parabens. Voce explica muito bem. Com muito detalhes e sem aqueles "galera" que muita gente usa. Voce usa um linguajar tecnico e bem acessivel para os iniciantes.
Gratidão, Eu que comecei estudar eletrônica no inicio dos anos 70 (Radio e Televisão) a eletrônica industrial praticamente não existia... vejo o interesse das pessoas com grande entusiasmo, Parabéns.
Muito bom! Seus vídeos, como sempre ajudam muito. Montei um inversor graças ao seu video de IGBTs. O meu modelo funciona com arduino, em onda quadrada elevando pra 311v em alta frequencia por trafo de ferrite, com controle por PWM e mosfets; e o mesmo arduino, também por pwm gera uma onda perfeitamente senoidal na saída, atraves duma ponte H com drivers e IGBTs. Seus videos ajudaram muito! Especialmente os de Trafos e de IGBTs.
Parabéns Fabio!! Esse tipo de resultado que espero dos videos! Fico feliz em ter contribuído com seu projeto, ainda mais a respeito de um assunto que ainda não havia sido tratado no canal! Obrigado pelo relato!
Ainda não terminei de assistir ao vídeo todo, mas rolei a pagina pra comentar o quanto está excelente o conteúdo passado no vídeo. Ainda não tinha visto esse vídeo do canal. Sério parabéns. Vou montar aqui a bancada. Tem muito vídeo antigo no canal que não vi ainda. abs
agente sempre volta a rever os videos dos mestres. obvil que a mente esquece detalhes.. entao jamais esquecemos dos mestres.. podemos esquecer tudo. menos do mestre! "Electrolab" mais que um bacharel.. um professor sem medo de ensinar
boa noite!!!!! foi muito bom relembrar o funcionamento dos inversores, vamos para o segundo video, e assim que minha condiçao financeira estiver melhor estarei te retribuindo;obrigado!
Eu gostei dos seus comentários, fez comentários bem básicos, dê 12 de volts 127 volts e 1200 wats, Divide 1200 pôr 12 volts,, bateria têm ser 100 amperes mínimo
Muito bacana essa aula sobre inversores. Eu consertei uma vez um, de um amigo. Ele foi queimado por colocarem uma carga maior do que ele aguentava. Era um inversor da marca Joaozitto de 500w. Faltava luz com certa frequência no bairro que ele morava, pois a subestação vivia dando problemas, ele ligava uma tv e 2 ventiladores pequenos e quando a luz não voltava, ele deixava um velho fiat 147 ligado em marcha lenta, para poder usar o inversor ligado a bateria e usar os ventiladores para dormir no verão. Isso é um sofrimento. Um belo dia alguem teve uma grande idéia! vamos ligar a geladeira! quando o motor da geladeira tentou partir ai parou tudo. Olha no dia seguinte ele pediu ao cunhado dele para levar o inversor para eu tentar consertar para ele, eu lembro que o porta fusível derreteu, o oscilador que ficava dentro de uma caixa plastica com resina cheirava a queimado, queimou quase tudo, só salvou o transformador. Eu lembro que troquei e etapa de potencia e montei um novo oscilador, pois o original estava dentro de um bloco resinado ( segredo industrial) rsrsrsrrsrsr Montei tipo flip flop, regulei proximo aos 60hz o ajuste e funcionou legal. Ele depois passou a usar ele para fazer carro de som, só que tinha aguele ruido, pois era onda quadrada. Funcionou mais de um ano depois ele vendeu pois tinha comprado um pequeno gerador diesel de 1200w Amigo eu ainda não testei, mais tenho um inversor do tipo grid-tie, eu comprei para usar com paineis solares, só que não cheguei a comprar os paineis, ele é de 600w, a entrada dele é de 14 a 28vdc Parabéns por mais uma vela aula! Michel-RJ
Olá Michel, interessante a estória! Essa marca Joãozito é de uma antiga fábrica que fica em Jacarepaguá no Rio. Me lembro das fontes reguladas para PX dessa marca!! Segredo de indúistria foi ótimo! Valeu a recuperação, pois o caro nesse caso era o transformador, que sobrou. Para o seu projeto solar, faltam as placas, o controlador de carga e a bateria. Sai um pouco caro, mas pode compensar no longo prazo, com a economia de energia.
@@Electrolab-Eletronica Já te acompanho a algum tempo, só gratidão por compartilhar teu conhecimento com as outras pessoas. Parabéns e continue sempre nos trazendo esses excelentes conteúdos.
o terceiro exemplo que você cita ainda é uma onda modificada, A onda senoidal pura é feita a partir desta com o uso de indutor, capacitor e trafo na saida. São os filtros passivos. Para uma aproximação ainda melhor de uma onda pura se usam inversores PWM multiniveis
Eloi, passeando pelo YT, casualmente encontrei este seu vídeo... caracoles... logo nos primeiros segundos do mesmo "viajei ao passado ", me lembrei do primeiro inversor q fiz, vou contar como era é pk necessitava do mesmo, na ocasião 1964/65 eu era radioamador e resolvi "operar móvel", em plena era q as válvulas ainda dominavam, o receptor foi fácil, transistores de germânio da Phillips da série AFxxx... tbém eram transistores toda a parte de áudio até o drive do modulador ( operava em AM), a saida do modulador era valvulado e "empurrado " por transformador, e toda a parte de rf (oscilador, drive e saída) tbém eram valvulados desenvolvendo 15w em 14Mhz... e como gerar a alta tensão p as válvulas partindo dos 12Vdc da bateria, cabe lembrar q existiam os vibradores eletromecânicos e tbém os dynamotors mas eram ruidosos além de terem rendimento baixo e quase nenhuma confiabilidade, eurecaaaa..., apareceram os transistores de germânio de potência e consegui os "fabulosos" ADZ12... para terem uma ideia do tamanho e peso, ele era do tamanho de uma porca de ferro de 1 polegada, pesava como 5 ou 6 2n3055 e se minha memória não falha chegavam a trabalhar à "espetacular" frequência de 80 Khz e manipulavam até 20A... um verdadeiro tank de guerra na época... haaaa sim , uns 35 w de potência de coletor, mais um detalhe, PNP, depois de muito trabalho, o inversor funcionava bem só c pouca carga, apanhei bastante e cheguei à conclusão q o problema era devido ao ferro do transformador q era o comum usado nas redes de 60 Hz, fui atrás de sucata aeronáutica q usavam AC 400Hz e consegui um trafo de tamanho adequado e novos cálculos, ajustes e experimentos "arranquei" 55w contínuos do dito inversor... ( consumia perto de 10A em 12Vdc), muita gente foi conhecer a "estação "... bons tempos, hoje os mais jovens nem de longe tem idéia da sensação de "pioneirismo" q tínhamos nakela época, pois não havia facilidades de componentes e na maioria das vezes nem datasheet, o negócio era descobrir por conta própria, sobre válvulas era mole, tinha tudo, será q alguém como eu, nascido na primeira metade do século passado vai ler está postagem e passou pela época citada e se lembrar???? Pois é, continuo na ativa, na eletrônica, e na aviação onde me dedico a desenvolver alguns projetos, na manutenção e transmitindo akilo q sei aos mais novos, se parar eu morro rapidinho... e vamu ki vamu...
Maravilha Geraldo!! Adoro suas histórias! Sem dúvida o pioneirismo é algo inesquecível! Eu li muitas histórias na antiga revista Antenna/Eletrônica popular, que tinha um crônica chamada "Histórias do tempo da Galena" e achava o máximo! Por muitas vezes desejei ter participado dessa época das experiências, onde era muito comum a criação e adaptação dos próprios componentes! Não pare nunca meu caro! Esse gosto pela ciência da eletrônica é sempre uma renovação do nosso espírito! Quando puder, nos brinde com essas narrações fantásticas!! Abcs
Muito bom, faz um vídeo de como ligar led em tensão Ac de +ou- 15v e 12v dc ao mesmo tempo, pra uma lâmpada de dois polos por exemplo, sendo um único aterramento um polo pra corrente Ac e outro polo pra corrente DC. Por isso a isso a lâmpada de dois polos. Tento fazer esse projeto pra uma moto.
Nunca vi esse modelo de conexão. Você deve estar se referindo a LED como a lâmpada LED, imagino, e não ao componente LED. Nesse caso o ideal é retificar a tensão AC e entrar com DC nos dois polos.
@@Electrolab-Eletronica é isso mesmo, porém já fiz de tudo mais a led não acende, a não se inverter o led, mais daí o outro polo não acende. Daí fiz uma placa com 14 LEDs, sendo 7 com o polo DC e 7 com o pólo Ac. Más quero fazer com que todos acendam ao mesmo tempo
@@Electrolab-Eletronica ratificando minha informação, não é que tenham que acender ao mesmo tempo, porém ao usar o freio quero que as a mesma quantidade de LEDs acendam.
Otimo, video. Poderia tirar duvidas sobre a etapa de potencia no caso de uma onda modificada ou uma senoide pura? Gostaria de saber qual amplificador de potencia caberia atenderia melhor nesse caso.
Olá Leandro, não faz muita diferença, já que em geral nos dois casos a etapa de saída chaveia o sinal da mesma forma, a grande diferença está na geração da senoide ou da onda modificada pela etapas anteriores.
Ótimo vídeo Eloy! Mas estava pensando por que as empresas não constrõem da seguinte forma: na saída da bateria coloca um 7809 e um 7909, e mosfet's para controlar quando cada regulador vai energizar o primário (0,00833333 (...) o 7809 energiza, 0,00833333 (...) o 7909 energiza) sendo assim ora a corrente descia (7809 energizando o primário ele empurra corrente), ora subia (7909 energizando o primário ele puxa corrente).
Obrigado Cláudio! Ideia interessante, mas não vi muitas vantagens já que os reguladores da linha 78 têm baixa eficiência e limitariam também a corrente a 1,5A. Então fazendo direto na opção oscilador/MOSFET, poderíamos ter potências muito maiores!
Electrolab veja bem em 1 segundo cada regulador entra 1/2 segundo, logo podemos puxar 3 (A) do regulador pois ele teria um "tempinho" para descançar. Veja 9 (V) * 3 (A) = 27 (W) isso de cada regulador, então no total teria 52 (W) com poucos componentes.
Olá Tiago! Há alguns modelos no mercado com essa função, tipo este aqui: produto.mercadolivre.com.br/MLB-799196845-osciloscopio-hantek-6022be-pcusb-notebook-windows-_JM
Você indica algum inversor de onda modificada trifásico?? Seria pra testes em bancada... Não pra motores. Se fosse entrada em (12Vcc ou 127vca) e saida trifásica (127vcs por fase) seria o ideal.
eu quero converter corrente continua em corrente alternada mantendo a mesma tnsao 12v. eu posso usar o mesmo circuito sem usar o trato ? vai dar certo ? tou com um motor 12 v. de corrente alternada r e queto ligar na bateria. preciso somente converter a corrente mantendo a mesma tensaoo
Professor, socorro kkk, estou com um passa tempo, poderia me tirar dúvidas, tenho 10 Mosfet irfp4768 originais, tem como montar um inversor 12v DC? Tenho driver sg3525 que comprei no merc. livr que trabalha de 12 a 24v e dois trafo de ferrite NEE-80/38/20-4600-IP12E IP12E 4600. É possível, e como devo proceder para uma proteção para meus Mosfet. Agradeço de coração se puder ajudar.
Olá Rodrigo, sim, esse material é adequado para um inversor. Quanto à proteção, depende da topologia do circuito, não há como sugerir algo sem conhecer o projeto todo. Procure por circuitos consagrados para inversores com base no SG3525, que certamente será a melhor solução.
@@Electrolab-Eletronica então posso usar meu driver em 24v para dreno em 12v. E sobre um sistema de proteção nesses fet, acha que precisa ou só um resistor de gate? Parceiro não faz ideia o quanto isso tá me ajudando
Professor se possível você me ajudar se esse transistor ibgt modelo G4PH50U posso fazer esse projeto eo projeto de um inverso com o ci 555 e um só transistor
Esse IGBT é para uso em tensões bem elevadas, não seria o ideal para um inversor desse tipo, embora possa até funcionar. Recomendo melhor os MOSFETs. Com relação ao tipo de inversor, há vários circuito disponíveis, até mesmo com um transistor, mas não são confiáveis e nem recomendáveis para uso intenso, se for apenas para uma experiência, ok.
@@Electrolab-Eletronica obrigado mais a altima pergunta eu tenho um transistor mje13007 ele serve pra fazer um oscilador royer no lugar do mosft ou usar o mosft 2sk956 para construçao desse oscilador
Desde ja, agradeço, pois como hobbista, conto com recursos limitados e imagino que a montagem de uma fonte com essas caracteristicas seja mais viavel (financeiramente), do que uma convencional.
Gostaria de saber se a CC for aumentada sera que afeta os componentes eletrônicos ou deve se reduzir pra que não queimam e se deve será que a potência ao ser transformada será tão elevada como a tal condição.
A entrada em CC deve sempre respeitar o limite que inversor pede, colocar um valor maior, além de poder danificar o circuito, poderá gerar uma saída com valor alterado, dependendo do tipo do inversor.
Nobre, queria saber, por exemplo, se medindo na saída de um inversor de onda senoidal MODIFICADA 127V, num inversor de onda senoidal PURA vai sair o mesmo 127V, ou vai ter uma diferença de valores, comparado esses dois tipos de inversores????? SE HOUVER DIFERENÇA, QUAL A FÓRMULA MATEMATICA QUE PODE MOSTRAR ESSA DIFERENÇA ???
O valor RMS vai ser muito próximo a 127V nos dois, pode haver pequena diferença, mas em geral desprezível. Não há uma fórmula pronta para esse cálculo, o ideal é medir no osciloscópio. Mas que é crítico nesses casos é a forma de onda mesmo, que no caso da modificada, não é indicado para operar motores em geral. Nessa situação o ideal é o inversor de onda senoidal, embora o de onda modificada possa até funcionar bem em alguns casos, mas não funciona na eficiência máxima e ainda gasta mais energia devido à menor eficiência. Aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e máquinas de lavar mais modernos, principalmente com tecnologia inverter, podem não funcionar.
Boa noite. Com relação a circuitos Inversores ,não consegui medir a onda de saída do TL494. No caso do 555 usa um filtro passa banda para deixar a onda quadrada em senoidal. No caso de eu usar o TL494 de saída de dois sinais, essas saídas estão em onda quadrada, ou ele já larga pronto???Obrigado.
Bom dia Guri em Primeiro Lugar Deus esta no controle de tudo em segundo lugar um Feliz Natal e um Prospero Ano novo a Todos e em terceiro lugar eu gostaria de saber se tu tem algum projetinho de inversor que converta os 12 vdc da bateria em trifásico sem o transformador em torno de 3x de 10 vac para um compressor de geladeira de caminhão beleza ?
Mas com relaçao à corrente o que acontece? Já que não podemos criar energia e apenas transformar? Há queda de corrente ou nesse caso ela se mantem por algum artifício ou eu estou com o pensamento puramente nos transformadores? Grande abraço Teacher, to gostando muito desse canal,acho que o melhor que encontrei por essas paragens kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Obrigado Cyber! Sim, a corrente reduz, de forma que a potência na saída seja no máximo a mesma da entrada (bateria), na prática a potência final é menor que a da entrada em função das perdas. Você aumenta a tensão e o preço é uma redução da capacidade de corrente!
Olá Caio, certamente. Ele é alimentado normalmente por 12V, pois essa é uma típica tensão de baterias. Para mudar essa tensão, você deverá mudar o transformador, que deverá ter uma relação que suba desse valor para a tensão requerida, além de verificar o tipo de MOSFETS usados e regular os 73V para um valor menor para alimentar a parte osciladora.
Inversor de frequência e inversor solar são mais complexos , são microprocessadores / controlados com MCU e DSP, o PWM é senoidal SPWM ou vetorial Space vector por PWM, a frequência do caso dos inversores e servo drives é Variável desde 0, 1 podendo chegar em até 500, 600 Hz ou mais, etc. No caso dos inversores solar a diferença que a frequência obrigatoriamente tem que ser a mesma da rede elétrica que no nosso caso é 60 hz , a onda senoidal pura é obrigatória além do PWM ser multinível. Em ambos os casos não se usa trago na saída, a tensão que sai do inversor já é o valor requerido. Nos inversões , temos o retificador na entrada que pode ou não, ser controlado já os inversores solar , a entrada é com conversor cc cc boost/ buck controlado. No caso dos inversores de frequência para motores de carros elétricos , a entrada também é com conversor cc cc
Excelente vídeo! Uma dúvida: é possivel substituir o trafo por um circuito multiplicador de tensão, daqueles que combinam diodos e capacitores em cascata? Neste caso, quais seriam desvantagens?
Obrigado Danilo! É possível, mas não recomendável, pois um simples transformador eleva facilmente de 9 ou 12V para 220V, já um circuito dobrador para isso, seria grande, com múltiplas etapas e respectivas perdas de potência, sem falar da perda de isolamento dada pelo transformador.
Boa noite Gostaria de ver um circuito para sincronizar inversor 220vac 60hz com a da minha rede AC na minha casa ! Como o grid tie faz o sincronismo ? Pode me ajudar ?
Espetáculo de aula! Sem perda de tempo e explicando de forma que bem esclarecedora e acima de tudo, em uma linguagem bem técnica fazendo com que queiramos estudar eletrônica cada vez mais. Voltei algumas vezes o video para apreciar mais os esquemas mostrados no alto no video. Show!!
Obrigado Ronaldo!
Melhorei muito os meus conhecimentos de eletronica em seu canal
Que bom Marcio! Seja sempre bem-vindo!
Parabens. Voce explica muito bem. Com muito detalhes e sem aqueles "galera" que muita gente usa. Voce usa um linguajar tecnico e bem acessivel para os iniciantes.
Obrigado Amigo!
Gratidão,
Eu que comecei estudar eletrônica no inicio dos anos 70 (Radio e Televisão) a eletrônica industrial praticamente não existia... vejo o interesse das pessoas com grande entusiasmo, Parabéns.
Obrigado Jose! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Muito bom! Seus vídeos, como sempre ajudam muito. Montei um inversor graças ao seu video de IGBTs. O meu modelo funciona com arduino, em onda quadrada elevando pra 311v em alta frequencia por trafo de ferrite, com controle por PWM e mosfets; e o mesmo arduino, também por pwm gera uma onda perfeitamente senoidal na saída, atraves duma ponte H com drivers e IGBTs. Seus videos ajudaram muito! Especialmente os de Trafos e de IGBTs.
Parabéns Fabio!! Esse tipo de resultado que espero dos videos! Fico feliz em ter contribuído com seu projeto, ainda mais a respeito de um assunto que ainda não havia sido tratado no canal! Obrigado pelo relato!
Ainda não terminei de assistir ao vídeo todo, mas rolei a pagina pra comentar o quanto está excelente o conteúdo passado no vídeo. Ainda não tinha visto esse vídeo do canal. Sério parabéns. Vou montar aqui a bancada. Tem muito vídeo antigo no canal que não vi ainda. abs
Obrigado Jhonatan! Seja sempre bem vindo! Abçs.
agente sempre volta a rever os videos dos mestres. obvil que a mente esquece detalhes.. entao jamais esquecemos dos mestres.. podemos esquecer tudo. menos do mestre! "Electrolab" mais que um bacharel.. um professor sem medo de ensinar
Muito obrigado Laerte! Seja sempre bem vindo!
Rapaz, que aula, muito bom! Acho que nunca se tem aprendido tanto eletrônica como nestes últimos anos, com a implementação da industria 4.0 .
Obrigado amigo!
ótima aula muito bem explicado da para perceber que você e um profissional extremamente capacitado parabéns meu amigo !!
Muito Obrigado Francisco pelo incentivo! Em breve novos videos no canal!
Legal continui com estes conteúdo pois é de grande utilidade.
Obrigado Mardonis!
Nossa bacana demais sua explicação, agora estou entendendo melhor os inversores de potência.
Obrigado Elci! Em breve novos vídeos no canal!
Parabéns pelo vídeo! Me ajudou muito...
Obrigado Fernando!
SHOW! É O QUE EU PROCURAVA.OBRIGADO
Valeu Roberto!
Otima aula. Muito explicativa...
Obrigado Jorge!
Vídeo aulas super proveitosas. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos de forma tão clara e real.
Obrigado Rentech! Em breve novos videos no canal!
Fantástico professor gostei nota 10.
Obrigado Ronan!
boa noite!!!!! foi muito bom relembrar o funcionamento dos inversores, vamos para o segundo video, e assim que minha condiçao financeira estiver melhor estarei te retribuindo;obrigado!
Obrigado Edner!
Eu gostei dos seus comentários, fez comentários bem básicos, dê 12 de volts 127 volts e 1200 wats,
Divide 1200 pôr 12 volts,, bateria têm ser 100 amperes mínimo
Obrigado Geraldo!!
Esse canal é uma universidade 👏👏👏👏👏👏
Rsrsrrs, valeu Léllys!
@@Electrolab-Eletronica 👍✌
razão é acerto, com suas aulas amigo, vou acerta fazer fonte eólica pra minha casa, energia aqui em Recife é pra lascar.
Valeu Jorge! Boa sorte no projeto!
Muito bacana essa aula sobre inversores.
Eu consertei uma vez um, de um amigo.
Ele foi queimado por colocarem uma carga maior do que ele aguentava.
Era um inversor da marca Joaozitto de 500w.
Faltava luz com certa frequência no bairro que ele morava, pois a subestação vivia dando problemas, ele ligava uma tv e 2 ventiladores pequenos e quando a luz não voltava, ele deixava um velho fiat 147 ligado em marcha lenta, para poder usar o inversor ligado a bateria e usar os ventiladores para dormir no verão.
Isso é um sofrimento.
Um belo dia alguem teve uma grande idéia! vamos ligar a geladeira! quando o motor da geladeira tentou partir ai parou tudo.
Olha no dia seguinte ele pediu ao cunhado dele para levar o inversor para eu tentar consertar para ele, eu lembro que o porta fusível derreteu, o oscilador que ficava dentro de uma caixa plastica com resina cheirava a queimado, queimou quase tudo, só salvou o transformador.
Eu lembro que troquei e etapa de potencia e montei um novo oscilador, pois o original estava dentro de um bloco resinado ( segredo industrial) rsrsrsrrsrsr
Montei tipo flip flop, regulei proximo aos 60hz o ajuste e funcionou legal.
Ele depois passou a usar ele para fazer carro de som, só que tinha aguele ruido, pois era onda quadrada.
Funcionou mais de um ano depois ele vendeu pois tinha comprado um pequeno gerador diesel de 1200w
Amigo eu ainda não testei, mais tenho um inversor do tipo grid-tie, eu comprei para usar com paineis solares, só que não cheguei a comprar os paineis, ele é de 600w, a entrada dele é de 14 a 28vdc
Parabéns por mais uma vela aula!
Michel-RJ
Olá Michel, interessante a estória! Essa marca Joãozito é de uma antiga fábrica que fica em Jacarepaguá no Rio. Me lembro das fontes reguladas para PX dessa marca!! Segredo de indúistria foi ótimo! Valeu a recuperação, pois o caro nesse caso era o transformador, que sobrou. Para o seu projeto solar, faltam as placas, o controlador de carga e a bateria. Sai um pouco caro, mas pode compensar no longo prazo, com a economia de energia.
Aprendendo em 2020!!! bom demais... alguém mais em 2020 por ai?????
Seja sempre bem vindo!
@@Electrolab-Eletronica Já te acompanho a algum tempo, só gratidão por compartilhar teu conhecimento com as outras pessoas. Parabéns e continue sempre nos trazendo esses excelentes conteúdos.
Excelente aula.
Obrigado Alexandre!
Muito boa explicação amigo , muito bem detalhado, obrigado
Obrigado Edison!
a melhor parte da eletronica é aprender a projetar os proprios projetos, boa aula !
Obrigado Natalino!
Obrigado Professor, o melhor vídeo sobre o assunto.
Obrigado Estevam!
parabens!!! é tudo que eu buscava sobre inversores
Obrigado Amaury!
obrigado pela maneira como explica em detalhe os assuntos!...
Obrigado António! Em breve novos videos no canal!
o terceiro exemplo que você cita ainda é uma onda modificada, A onda senoidal pura é feita a partir desta com o uso de indutor, capacitor e trafo na saida. São os filtros passivos. Para uma aproximação ainda melhor de uma onda pura se usam inversores PWM multiniveis
Cara, que aula de eletrônica! Muito bom mesmo! Tecnicamente, show!
Obrigado amigo! Em breve novos videos no canal!
Parabéns pelas aulas muito boa didática abraço!
Obrigado Antonio! Em breve novos videos no canal!
Eloi, passeando pelo YT, casualmente encontrei este seu vídeo... caracoles... logo nos primeiros segundos do mesmo "viajei ao passado ", me lembrei do primeiro inversor q fiz, vou contar como era é pk necessitava do mesmo, na ocasião 1964/65 eu era radioamador e resolvi "operar móvel", em plena era q as válvulas ainda dominavam, o receptor foi fácil, transistores de germânio da Phillips da série AFxxx... tbém eram transistores toda a parte de áudio até o drive do modulador ( operava em AM), a saida do modulador era valvulado e "empurrado " por transformador, e toda a parte de rf (oscilador, drive e saída) tbém eram valvulados desenvolvendo 15w em 14Mhz... e como gerar a alta tensão p as válvulas partindo dos 12Vdc da bateria, cabe lembrar q existiam os vibradores eletromecânicos e tbém os dynamotors mas eram ruidosos além de terem rendimento baixo e quase nenhuma confiabilidade, eurecaaaa..., apareceram os transistores de germânio de potência e consegui os "fabulosos" ADZ12... para terem uma ideia do tamanho e peso, ele era do tamanho de uma porca de ferro de 1 polegada, pesava como 5 ou 6 2n3055 e se minha memória não falha chegavam a trabalhar à "espetacular" frequência de 80 Khz e manipulavam até 20A... um verdadeiro tank de guerra na época... haaaa sim , uns 35 w de potência de coletor, mais um detalhe, PNP, depois de muito trabalho, o inversor funcionava bem só c pouca carga, apanhei bastante e cheguei à conclusão q o problema era devido ao ferro do transformador q era o comum usado nas redes de 60 Hz, fui atrás de sucata aeronáutica q usavam AC 400Hz e consegui um trafo de tamanho adequado e novos cálculos, ajustes e experimentos "arranquei" 55w contínuos do dito inversor... ( consumia perto de 10A em 12Vdc), muita gente foi conhecer a "estação "... bons tempos, hoje os mais jovens nem de longe tem idéia da sensação de "pioneirismo" q tínhamos nakela época, pois não havia facilidades de componentes e na maioria das vezes nem datasheet, o negócio era descobrir por conta própria, sobre válvulas era mole, tinha tudo, será q alguém como eu, nascido na primeira metade do século passado vai ler está postagem e passou pela época citada e se lembrar???? Pois é, continuo na ativa, na eletrônica, e na aviação onde me dedico a desenvolver alguns projetos, na manutenção e transmitindo akilo q sei aos mais novos, se parar eu morro rapidinho... e vamu ki vamu...
Maravilha Geraldo!! Adoro suas histórias! Sem dúvida o pioneirismo é algo inesquecível! Eu li muitas histórias na antiga revista Antenna/Eletrônica popular, que tinha um crônica chamada "Histórias do tempo da Galena" e achava o máximo! Por muitas vezes desejei ter participado dessa época das experiências, onde era muito comum a criação e adaptação dos próprios componentes! Não pare nunca meu caro! Esse gosto pela ciência da eletrônica é sempre uma renovação do nosso espírito! Quando puder, nos brinde com essas narrações fantásticas!! Abcs
@@Electrolab-Eletronica brigaduuuuu...
Gosto dos seus vídeos porque você fala tudo o que sabe.
Obrigado Souza! Não há motivo para esconder informação, quem faz isso acaba prejudicando a si mesmo!
Ótimo vídeo, aprendo muito com vídeos como este, acrescentando muito ao meu curso de eletrotécnica. parabéns!
Obrigado Danilo, bons estudos!
esse cara é fera.
Obrigado Rick!
Show como todos os vídeo aula deste canal. Parabéns. Gesiel, de Teresina Piauí.
Obrigado Gesiel!
Excelente aula, meu nobre...parabéns!!!!
Obrigado Raimundo!
Aula maravilhosa !!! Parabéns
Obrigado Sandro!
Muito bom parabéns tirei todas as minhas dúvidas obrigado
Obrigado Adeir!
Muito bem explicado,bela aula.👏👏👏
Obrigado Orivaldo!
excelente explicação, parabéns pelo vídeo.
Obrigado Alex!!
muito bem explicado, com conhecimento de causa . muito me ajudou
Obrigado José!
Aulas que valem gold!
Obrigado Amigo!
Parabéns pelos vídeos, muito esclarecedor! To esperando a parte prática!
Obrigado Leandrisson! Parte 2 em processo de edição!
Legal, gostei bastante!
Obrigado por compartilhar conhecimento!
Obrigado Eletrons! Em breve novos videos no canal!
olá,gostei muito dos videos são bem explicativos, parabens..
Obrigado Miguel!
gostei muito da sua aula, continue assim.
Obrigado Ewerton! Em breve a segunda parate desse video!
Show de bola mestre... Vou montar um aqui no sitio. ...
Obrigado André! Boa montagem!
Aula muito boa e proveitosa. Professor e no caso de inversores que usam vários transformadores pequenos. Como seriam os blocos.
Obrigado Samuel! Bem diferente desses, eles usam conversores DCDC para elevar a tensão e se for o caso, módulos de geração de onda senoidal pura.
@@Electrolab-Eletronica ok. obrigado professor. Quem sabe futuramente o professor não poste um vídeo dando-nos uma aula sobre esses inversores.
bom dia ! excelente ! já estou à espera da próxima aula. a exemplo do Gesiel, vou me apresentar. rs. Roberto Carlos , Rio De Janeiro.
Bom dia Robeto! Bem vindo ao canal! Obrigado.
Obrigado, Mestre, pelos ensinamentos.
Obrigado J.T.!
Fantástico a explicação...
Parabéns professor
Obrigado amigo!
parabéns professor
Obrigado Rodrigues!
agradeço, pelo seu exemplo, obrigado.
Obrigado Valdemar!
Muito bom, parabéns
Obrigado Sergio! Em breve novos videos no canal!
fera da eletrotronica.. muito obrigado
Eu que agradeço Luis! Em breve a parte 2.
Conheci seu canal hoje , parabéns , mais um inscrito !!!
Obrigado Ruan! Seja bem vindo!
Obrigado !!!!!
Professor fera!!
Obrigado Carlos!
Ótima aula............parabéns.
Obrigado Sergio! Em breve a parte 2!
show de bola, meus parabéns
Obrigado Antônio! Em breve novos vídeos no canal!
muito boa explicação
Obrigado amigo!
@@Electrolab-Eletronica valeu amigão
Muito bom, faz um vídeo de como ligar led em tensão Ac de +ou- 15v e 12v dc ao mesmo tempo, pra uma lâmpada de dois polos por exemplo, sendo um único aterramento um polo pra corrente Ac e outro polo pra corrente DC. Por isso a isso a lâmpada de dois polos. Tento fazer esse projeto pra uma moto.
Nunca vi esse modelo de conexão. Você deve estar se referindo a LED como a lâmpada LED, imagino, e não ao componente LED. Nesse caso o ideal é retificar a tensão AC e entrar com DC nos dois polos.
@@Electrolab-Eletronica é isso mesmo, porém já fiz de tudo mais a led não acende, a não se inverter o led, mais daí o outro polo não acende. Daí fiz uma placa com 14 LEDs, sendo 7 com o polo DC e 7 com o pólo Ac. Más quero fazer com que todos acendam ao mesmo tempo
LEDs devem ser alimentados sempre com DC, tente retificar o AC com uma ponte retificadora e verifique.
@@Electrolab-Eletronica já fiz e não deu certo por causa do aterramento que um geral tanto para o alternador quanto pra bateria.
@@Electrolab-Eletronica ratificando minha informação, não é que tenham que acender ao mesmo tempo, porém ao usar o freio quero que as a mesma quantidade de LEDs acendam.
Otimo, video. Poderia tirar duvidas sobre a etapa de potencia no caso de uma onda modificada ou uma senoide pura? Gostaria de saber qual amplificador de potencia caberia atenderia melhor nesse caso.
Olá Leandro, não faz muita diferença, já que em geral nos dois casos a etapa de saída chaveia o sinal da mesma forma, a grande diferença está na geração da senoide ou da onda modificada pela etapas anteriores.
Ótimo vídeo.parabens
Obrigado!
faça video controle de corrente ( energia alternativa)
Interessante Parabens
Obrigado Eduardo!
boa didatica aula top esperando video 2!!!
Obrigado Jomart! Em breve a parte 2!
Muito bom, meu garoto!!!!
Obrigado Raimundo!
Ótimo vídeo Eloy! Mas estava pensando por que as empresas não constrõem da seguinte forma: na saída da bateria coloca um 7809 e um 7909, e mosfet's para controlar quando cada regulador vai energizar o primário (0,00833333 (...) o 7809 energiza, 0,00833333 (...) o 7909 energiza) sendo assim ora a corrente descia (7809 energizando o primário ele empurra corrente), ora subia (7909 energizando o primário ele puxa corrente).
Obrigado Cláudio! Ideia interessante, mas não vi muitas vantagens já que os reguladores da linha 78 têm baixa eficiência e limitariam também a corrente a 1,5A. Então fazendo direto na opção oscilador/MOSFET, poderíamos ter potências muito maiores!
Electrolab veja bem em 1 segundo cada regulador entra 1/2 segundo, logo podemos puxar 3 (A) do regulador pois ele teria um "tempinho" para descançar. Veja 9 (V) * 3 (A) = 27 (W) isso de cada regulador, então no total teria 52 (W) com poucos componentes.
Esse regulador não suporta 3A.
Otimo video, qualidade de poucos no UA-cam!
Obrigado Carlos!
Como sempre muito bom.
Obrigado Paulo, em breve a parte 2!
Obrigado! Bela explicação!
Obrigado Ângelo! Em breve a parte 2.
Boa tarde,otima instrução,Paraabéns!
gostaria de saber qual a onda que usa os inversores de frenquencia usados nos condicionadores de ar
Obrigado amigo! Para motores (compressores) em geral, só onda senoidal pura.
Vlw amigão se desse pra desenvolver um projeto de início para um inversor sentidas para nobreack
Anotada sugestão!
muito legal vou projetar um e lhe digo como foi .
Obrigado Wiris! Sim, poste depois aqui o resultado!
olá gostei de sua explicação ! gostaria saber se é possível fazer um ociloscópio para conectar em pc ou note? obrigado
Olá Tiago! Há alguns modelos no mercado com essa função, tipo este aqui: produto.mercadolivre.com.br/MLB-799196845-osciloscopio-hantek-6022be-pcusb-notebook-windows-_JM
Você indica algum inversor de onda modificada trifásico??
Seria pra testes em bancada... Não pra motores. Se fosse entrada em (12Vcc ou 127vca) e saida trifásica (127vcs por fase) seria o ideal.
Olá Erlon! Infelizmente não me lembro de nenhum modelo trifásico para indicar.
Show 👍👏👏
Obrigado Raquel!
eu quero converter corrente continua em corrente alternada mantendo a mesma tnsao 12v. eu posso usar o mesmo circuito sem usar o trato ? vai dar certo ?
tou com um motor 12 v. de corrente alternada r
e queto ligar na bateria. preciso somente converter a corrente mantendo a mesma tensaoo
Em tese pode ser usado.
Excelente.
Obrigado Mezek!
parabéns valeuuuu
Obrigado Reginaldo!
Muito bom!
Obrigado amigo! Em breve a parte 2!
Professor, socorro kkk, estou com um passa tempo, poderia me tirar dúvidas, tenho 10 Mosfet irfp4768 originais, tem como montar um inversor 12v DC? Tenho driver sg3525 que comprei no merc. livr que trabalha de 12 a 24v e dois trafo de ferrite NEE-80/38/20-4600-IP12E IP12E 4600. É possível, e como devo proceder para uma proteção para meus Mosfet. Agradeço de coração se puder ajudar.
Olá Rodrigo, sim, esse material é adequado para um inversor. Quanto à proteção, depende da topologia do circuito, não há como sugerir algo sem conhecer o projeto todo. Procure por circuitos consagrados para inversores com base no SG3525, que certamente será a melhor solução.
@@Electrolab-Eletronica tem algum problema com relação a tensão desses Mosfet ser alta? Isso atrapalha alguma coisa
Não tem problema, o que não pode é a tensão usada superar a tensão máxima de dreno dos MOSFETs, eles precisam ter alguma folga nesse ponto.
@@Electrolab-Eletronica então posso usar meu driver em 24v para dreno em 12v. E sobre um sistema de proteção nesses fet, acha que precisa ou só um resistor de gate? Parceiro não faz ideia o quanto isso tá me ajudando
Sim, o resistor é importante. Veja neste vídeo mais informações sobre polarização do Mosfet, ua-cam.com/video/FZp3N8DNliM/v-deo.html
Professor se possível você me ajudar se esse transistor ibgt modelo G4PH50U posso fazer esse projeto eo projeto de um inverso com o ci 555 e um só transistor
Esse IGBT é para uso em tensões bem elevadas, não seria o ideal para um inversor desse tipo, embora possa até funcionar. Recomendo melhor os MOSFETs. Com relação ao tipo de inversor, há vários circuito disponíveis, até mesmo com um transistor, mas não são confiáveis e nem recomendáveis para uso intenso, se for apenas para uma experiência, ok.
@@Electrolab-Eletronica obrigado mais a altima pergunta eu tenho um transistor mje13007 ele serve pra fazer um oscilador royer no lugar do mosft ou usar o mosft 2sk956 para construçao desse oscilador
Os MOSFETs são mais indicados para osciladores como esse, do tipo ZVS.
ola. VC tem intensao de mostrar algum projeto de uma fonte de bancada onde tambem se possa variar a correne maxima? Desde ja, agradeço.
Olá Igor, no futuro é uma boa sugestão para um vídeo. Obrigado.
Desde ja, agradeço, pois como hobbista, conto com recursos limitados e imagino que a montagem de uma fonte com essas caracteristicas seja mais viavel (financeiramente), do que uma convencional.
Gostaria de saber se a CC for aumentada sera que afeta os componentes eletrônicos ou deve se reduzir pra que não queimam e se deve será que a potência ao ser transformada será tão elevada como a tal condição.
A entrada em CC deve sempre respeitar o limite que inversor pede, colocar um valor maior, além de poder danificar o circuito, poderá gerar uma saída com valor alterado, dependendo do tipo do inversor.
É complicado porque eu quero fazer o inversor, eu quero determinar o meu próprio limite para entrada do inversor que eu quero fazer.
Sensacional, shou.
Obrigado João!
Muito Massa
Obrigado Setec!
Nobre, queria saber, por exemplo, se medindo na saída de um inversor de onda senoidal MODIFICADA 127V, num inversor de onda senoidal PURA vai sair o mesmo 127V, ou vai ter uma diferença de valores, comparado esses dois tipos de inversores?????
SE HOUVER DIFERENÇA, QUAL A FÓRMULA MATEMATICA QUE PODE MOSTRAR ESSA DIFERENÇA ???
O valor RMS vai ser muito próximo a 127V nos dois, pode haver pequena diferença, mas em geral desprezível. Não há uma fórmula pronta para esse cálculo, o ideal é medir no osciloscópio. Mas que é crítico nesses casos é a forma de onda mesmo, que no caso da modificada, não é indicado para operar motores em geral. Nessa situação o ideal é o inversor de onda senoidal, embora o de onda modificada possa até funcionar bem em alguns casos, mas não funciona na eficiência máxima e ainda gasta mais energia devido à menor eficiência. Aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e máquinas de lavar mais modernos, principalmente com tecnologia inverter, podem não funcionar.
@@Electrolab-Eletronica obg, meu querido...
Boa noite. Com relação a circuitos Inversores ,não consegui medir a onda de saída do TL494. No caso do 555 usa um filtro passa banda para deixar a onda quadrada em senoidal. No caso de eu usar o TL494 de saída de dois sinais, essas saídas estão em onda quadrada, ou ele já larga pronto???Obrigado.
Olá Lucas, sai quadrada.
muito bom !!!!!
Obrigado Amigo!
Bom dia Guri em Primeiro Lugar Deus esta no controle de tudo em segundo lugar um Feliz Natal e um Prospero Ano novo a Todos e em terceiro lugar eu gostaria de saber se tu tem algum projetinho de inversor que converta os 12 vdc da bateria em trifásico sem o transformador em torno de 3x de 10 vac para um compressor de geladeira de caminhão beleza ?
Olá Moura! Obrigado e boas Festas! Infelizmente não tenho nada parecido!
Deve ser por isso que a Sony ao inves de fonte chaveada comum usava inversores senoidais e olhe que eram TVs de tubo que duravam muito.
Mas com relaçao à corrente o que acontece? Já que não podemos criar energia e apenas transformar? Há queda de corrente ou nesse caso ela se mantem por algum artifício ou eu estou com o pensamento puramente nos transformadores? Grande abraço Teacher, to gostando muito desse canal,acho que o melhor que encontrei por essas paragens kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Obrigado Cyber! Sim, a corrente reduz, de forma que a potência na saída seja no máximo a mesma da entrada (bateria), na prática a potência final é menor que a da entrada em função das perdas. Você aumenta a tensão e o preço é uma redução da capacidade de corrente!
Então corresponde ao mesmo consumo seja convertida ou não?
Prezado Amigo voce poderia descrever um esquema de Inversora de Solda?...Sei que ha muitos inversores de solda em configuracoes diferentes!...
Não tenho bancada para trabalhar com esse tipo de equipamento, mas anotei a sugestão! Obrigado.
ola a maioria destes circuitos a alimentacao é 12v, o alterariamos se a alimentacao fosse 73v DC por exemplo?
Olá Caio, certamente. Ele é alimentado normalmente por 12V, pois essa é uma típica tensão de baterias. Para mudar essa tensão, você deverá mudar o transformador, que deverá ter uma relação que suba desse valor para a tensão requerida, além de verificar o tipo de MOSFETS usados e regular os 73V para um valor menor para alimentar a parte osciladora.
joia gostei da matéria.
Obrigado Jorge!
Inversor de frequência e inversor solar são mais complexos , são microprocessadores / controlados com MCU e DSP, o PWM é senoidal SPWM ou vetorial Space vector por PWM, a frequência do caso dos inversores e servo drives é Variável desde 0, 1 podendo chegar em até 500, 600 Hz ou mais, etc. No caso dos inversores solar a diferença que a frequência obrigatoriamente tem que ser a mesma da rede elétrica que no nosso caso é 60 hz , a onda senoidal pura é obrigatória além do PWM ser multinível.
Em ambos os casos não se usa trago na saída, a tensão que sai do inversor já é o valor requerido.
Nos inversões , temos o retificador na entrada que pode ou não, ser controlado já os inversores solar , a entrada é com conversor cc cc boost/ buck controlado. No caso dos inversores de frequência para motores de carros elétricos , a entrada também é com conversor cc cc
Perfeito Pedro! Há alguns vídeos no canal mostrando inversores para uso em sistemas solares e outros. Este vídeo é sobre os fundamentos os inversores.
Excelente vídeo!
Uma dúvida: é possivel substituir o trafo por um circuito multiplicador de tensão, daqueles que combinam diodos e capacitores em cascata? Neste caso, quais seriam desvantagens?
Obrigado Danilo! É possível, mas não recomendável, pois um simples transformador eleva facilmente de 9 ou 12V para 220V, já um circuito dobrador para isso, seria grande, com múltiplas etapas e respectivas perdas de potência, sem falar da perda de isolamento dada pelo transformador.
Boa noite
Gostaria de ver um circuito para sincronizar inversor 220vac 60hz com a da minha rede AC na minha casa ! Como o grid tie faz o sincronismo ?
Pode me ajudar ?
Olá Paulo, isso é assunto para um vídeo inteiro! Sugestão anotada!