Durante toda minha adolescencia eu achava minha mae difícil, sempre fui uma filha exemplar (criada por pai protetor em um quarto, era estudiosa e discreta), mas ser assim nao era o suficiente, ela me rotulava de rebelde, ruim e ingrata. Alem disso ela me fez acreditar que quando eu fosse adulta e mae eu a entenderia e que seriamos melhores amigas, e eu comprei esse discurso, me enganei por anos, deixei ela abusar ainda mais de mim e da minha familia. É duro ser filha de uma narcisista, antes de aceitar sofremos muito (eu mesma neguei isso por um ano inteiro) queriamos esta errada porque nossa maior esperança é um dia nossas maes cairem em si, serem normais, mas nao, idealizamos uma mae que nunca tivemos e nunca teremos.
Ray, me identifico totalmente, exceto pelo pai que era ausente e egoísta. Acabei de descobrir, ao msm tempo em que dói, me enche de esperança de que finalmente tudo passa a fazer sentido e de conseguirei seguir sem essa dor.
A minha faz isso até hoje. Pior que para todo mundo eu sou tida como mimada, ingrata, rebelde. Abusos psicológicos e exigencias são tidas como.normais por tofo mundo
Eu acredito que o termo pai narcisista não é tão divulgado porque o papel de pai não é tão endeusado como o de mãe, as pessoas não colocam os pais como um ser sobrenatural e sagrado como é feito com a mae
Amei a série de vídeos! O machismo estrutura, a imposição da maternidade, e a ilusão de que o filho pode preencher um vazio da mãe são fatores que devem sim contribuir para as características do narcisismo materno! Tenho uma avó narcisista (mãe da minha mãe) que é extremamente perversa, manipuladora e mentirosa. Ela ajudou a me criar, e com isso sofri abusos, agressões e humilhações que estarão pra sempre marcados em mim. Quem tem uma mãe e avó "normais" dificilmente conseguem entender a gravidade do abuso psicológico feito por essa figura materna. Quando ia comentar com pessoas de fora, ou pedir ajuda, sentia o olhar de julgamento de "adolescente rebelde". E isso fez com que eu me questionasse uma vida inteira se realmente eu que era uma pessoa ruim e maldosa. Hoje, graças a terapia e a vídeos como os seus, estou trabalhando para me libertar do sentimento de culpa que carrego pelos abusos que passei. Sou uma pessoa altamente sensível, e extremamente insegura. É um sentimento horrível, como se eu não merecesse ser feliz na vida. Mas sigo na luta!
Eu vivo um conflito por causa da minha criação. Tem coisas que a minha mãe fez comigo que eu, olhando para minha filha, não consigo conceber nenhuma explicação pra aquela atitude. Exemplo: eu estava com dor de cabeça, minha mãe costurando. Daí eu deitei do lado dela. A dor começou a ficar mais forte, eu comecei a chorar silenciosamente. De repente, eu não consegui mais aguentar e falei pra ela que estava com dor de cabeça. Daí ela me puxou pelo cabelo me jogando pra fora da cama e disse pra mim buscar o remédio. Minha visão escureceu e eu nem enxergava a porta... Sei que meu pai é narcisista, negligente e tudo mais. Mas não encontro justificativa para essas atitudes, principalmente convivendo com minha filha e observando a fragilidade dela.
Você fala de forma tão clara, que não tem como não entender. Minha mãe é narcisista e meu irmão TB. Fico nesse fogo cruzado. Onde os dois me vêem com dever de cuidar. Coloquei minha mãe numa clínica (maravilhosa) mas, a culpa me consumia. Agora estou muito mais em paz. Vivemos em cidades diferentes, sorte minha. Gratidão!!!
Na adolescência, eu sofria de depressão, automutilação (cortava braços,pernas e barriga) e pensamentos suicidas. Ela dizia q era "besteira". Nunca validou .eu sofrimento. Lembro q qdo me contava eu falava p Deus: "Quero morrer, n aguento mais", "Pq Deus eu nasci nessa família se minha mãe não me ama, me humilha..?" Só agora c 30 anos a resposta chegou. Era tida como rebelde sem causa, hj vejo q o q gerou tudo isso foram as humilhações, comparações c meu irmão, rejeição, xingamentos, desvalorização e surras..N tenho uma memória da minha mãe brincando ou fazendo carinho em mim, ou sendo afetuosa. Achava q a culpa era minha, hj vejo q foi essa mulher mal resolvida e doente engatilhou tudo isso. Agora vejo q de fato é Narcisista MESMO e o problema e a culpa nunca foi minha.
Excelente posição. Essa questão de narcisismo materno está meio "popularizada", digamos. Daí qualquer conflito gera essa acusação de narcisismo materno. É tão cruel relacionar-se com alguém narcisista que me assusto com essa popularidade. Há que se pensar muito antes de acusar qualquer pessoa de narcisista...
Entendo o lado da minha mãe narcisista mas não é algo recíproco Fred, até por ser filha única não tenho com quem dividir essa responsabilidade. É bem difícil ter todas as expectativas em cima de mim, ela quer que eu viva da forma como ela viveu mas que seja como ela quer. É uma pressão terrivel .
Minha mãe é assim como a sua.Tenho 50 anos e descobri no ano passado quando minha filha falou para eu pesquisar sobre mãe narcisista, feito isso quase desmaiei, porque minha mãe reclama da minha co,r do meu cabelo e disse que queria que eu tivesse corpo de violão.Parei de falar com ela pq me humilhou na frente dos meus filhos e quando chamei a atenção dela ficou debochando da minha cara com risadas sarcásticas. Inacreditável.Eu achava que ela não gostava de mim por eu não ser modelo, inteligente etc... Eu achava que eu estava errada, mas além de tudo ela tem inveja de mim porque além de eu não ser perfeita ainda tenho algumas coisas que ela não tem. É o fim do mundo!!!Pasmei!
Também sou filha única e é muito difícil não ter com quem compartilhar nossas dores. Se eu ou meus filhos precisarmos de qualquer valor em dinheiro ela dá, mas depois ela joga tanto na cara, cobra atenção em troca disso. É minha vizinha e quer dar ordens na minha casa, nós meus filhos... Ela é a mãe narcisista sofredora
É porque quando o pai é narcisista, a mãe faz a barreira e diminui a afetação do pai sobre o filho. O homem não faz isso. Acredito que na maioria das vezes ele separa e deixa os filhos com as mães. Sei que é muito difícil o homem conseguir a guarda.
@@helenabugancapagnussat9740 nem sempre. Meu pai nāo se manteve no casamento por causa dos filhos, ele era tāo negligente quanto ela. Ele era um banana e só tinha olhos pra ela.
Minha mãe não parece narcisista, mas foi sobrecarregada. Entretanto acho estranho a frieza dela de não conseguir, abraçar, beijar, dizer que ama. Tem muita dificuldade em demonstrar afeto, acho muito estranho, até peguei um pouco dessa característica, mas sempre ne observo para não chegar ao nível dela. Sempre acho que ela se arrependeu de ser mãe
Quando o pai é narcisista, a mãe se torna ainda mais sobrecarregada, porque além cumprir o seu papel de mãe, ainda tem que ser mediadora de conflitos para evitar maiores desgastes em casa! Amei esse vídeo! Obrigada, Fred!
É simples só largar o marido,minha mãe narcisista não quis largar meu pai abusador (no caso abusou de mim)ela sabia ele se fez indiferente,sou mãe tive uma filha com homem narcisista,larguei dele pois jamais ia dá uma vida dessas pra minha filha
Meu pai agredia minha mãe, ele já bateu em em mim com 4 anos sem eu fazer nada, muitas vezes minha mãe saiu comigo no colo pra casa dos outros pra fugir dos ataques do meu pai.
Puxa de tão bom que fiquei imaginando todo esse conteúdo cheio de nuances em um livro ou filme , algo do tipo central do Brasil só que com varias anti heróis seria excelente! Abraço e parabéns.
SENSACIONAL!!! Amei esses contrapontos! Fiquei triste de confirmar que minha mãe realmente é narcisista, mas como mãe, muito muito feliz de vc falar essas coisas! As mães são crucificada por todo mundo; sempre julgadas e colocadas como erradas. Adoro seu trabalho! Vc é único!!!!
Obrigada por essa série, Fred! Eu ainda não cheguei a uma conclusão definitiva se a minha mãe é narcisista ou não, acredito que isso leva muito tempo de reflexão.
Fred, sobre as māes desamparadas, a minha māe narcisista, é um exemplo e ela utiliza essa vida difícil, ao meu ver, como uma enorme desculpa para nāo ser uma boa māe. Mas eu que sou tāo desamparada quanto ela, jamais utilizei minha difícil história de vida para abusar, nāo ter paciência ou ser negligente com meus filhos. Sinceramente, Fred, elas procuram desculpas baratas para manterem a máscara e esconderem quem realmente sāo
@@blogsobreavida sabe o que eu entendo? Que o narcisismo é uma escolha. Que em um determinado momento da vida, a pessoa escolhe o caminho dela, ser boa ou má. E essa escolha é independente da vida difícil que se tenha.
Muito bom, Fred. Sempre bom ver os dois lados. Não sou mãe ainda, mas a cobrança sobre as mães é imensa, como se tivessem que ser somente mães e perfeitas
Minha mãe fazia faculdade e trabalhava e por conta disso me deixava de segunda a sexta na casa de minha vó, e não deixava meu pai cuidar de mim porque dizia que ele não tinha paciência. No entanto aos fins de semana, quando eu ia pra casa eu era praticamente invisível pros dois, então é complicado, foi quase como não ter pais e ser adotado por outra família.
@Srta. Samantha Exatamente! Minha mãe me ignorava de propósito, ou me provocava pra que eu me irritasse, tudo com o propósito de me fazer chorar, as vezes eu ia pra lavanderia e chorava por meia hora, e depois de um tempo ela aparecia e como eu era criança eu sempre estava pronto a perdoá-la e pedir colo. Faz um tempo que perguntei o motivo dela fazer isso, ela disse que ela achava muito fofo quando eu pedia o abraço dela chorando. Por outro lado quando eu desabafava e criticava ela por algo ela entrava em prantos e ficava dizendo que logo ela iria morrer, sempre falando em doenças, e eu chorava e me sentia culpado por conta disso. Demorei anoos a entender esse mecanismo de controle, mas as marcas sempre ficam na gente, hoje tenho uma dificuldade enorme de ter um apego verdadeiro a ela.
ótimo.. nem tudo é narcisismo...precisa explicar sim. Mas quem não tem conhecimento sobre ficará relevando comportamentos... neste vídeo deveria falar mais sobre as características de mães narcisistas mesmo que de forma sucinta e não apenas defender a boa mãe cansada..mas vc sempre é ótimo
Meu pai era bipolar, infelizmente. E minha mãe é muito narcisista. Minha família sempre foi muito tóxica. Não tenho saudades nenhuma da minha infância e da adolescência
Meu pai era muito fechado. Ausente emocionalmente. E minha mãe narcisista. E eu não sinto saudade nenhuma. E agora ela me largou, finalmente, eu não tava mais caindo nas manipulaçoes dela e ela parou de falar cmg. Não sei se será definitivo. Tô triste por um lado mas também tô aliviada. Minha vida fica bem melhor sem as ligações dela. E como vc tbm não sinto saudades nenhuma da vida q tinha qdo morava com ela.
Resumo a minha vida aqui. Meu pai me maltratou a vida inteira até a última semana antes da sua morte. Passei o dia inteiro no hospital com ele andando para lá e para cá de cadeira de roda e percebia que tudo o que eu fazia ele ficava olhando para ver se eu fazia alguma coisa errada.Entao ele aproveitou que o recepcionista me chamou e fingiu que eu demorei só para berrar comigo na frente dos outros. Depois no quarto ele reparou que eu estava com os olhos marejados, olhou para a janela e ficou rachando o bico da minha cara.Era udo o que ele queria.me humilhar.Ele meu irmão falecido e minha mãe são todos narcisista.Eu obedecia a eles e todos zombavam da minha cara.
Sempre tive essa empatia pela minha mãe... E quando mais velha tentei me aproximar e entender e ser carinhosa com ela... Mas foi justamente a minha empatia por ela que sempre me fazia cair de novo no enlaço narcisista...
Idem. Sempre tive pena da minha mãe, porque o meu pai è o narcisista, mas me dei por conta, muito tarde, que ela reclamava dele, mas não nos protegia e muitas vezes caucionava o que ele fazia.
Ótimo. Serviu pra eu confirmar mesmo que a minha é narcisista. Não que eu queira diagnosticar, quero é conhecer mesmo pra poder não permitir mais os abuso que sofri por muito tempo.
É interessante isso. Eu tenho uma mãe que me deixou com minha avó quando eu era criança, e mais tarde me trouxe pra perto dela. Ela nunca teve paciência cmg, sempre viveu com a desculpa do ""trabalho""( Eu sempre trabalhei e nunca coloquei meuas filhos em segundo plano e olha que eu viajo 180km por semana de casa para o trabalho ). Ela Nunca olhou nos meus olhos e disse que me ama nunca me deu crédito de vdd. Todo sonho que tenho ela crítica, e sempre faz comparações cmg com outros familiares e me coloca pra baixo, vive num tom de superioridade como se fosse a dona de tudo... Hj sou casado e tenho dois filhos, ela faz as coisas para os meus filhos na intenção de manipulalos contra mim... Ela nunca me liga pra saber como estou, liga sempre pra falar cm as crianças, pra me jogar na rivalidade contra eles, e fora outras coisas horríveis que ela fez, como se agredir sozinha e sair por ai falando que eu a agredi, QUANDO eu descobri duas traições dela com o marido dela, outro filho de mãe narcisista, que come o pão que o diabo amassou na mão dela tbm,.... A MELHOR COISA QUE FIZ FOI TER ME AFASTADO DELA E AFASTAR DELA MEUS FILHOS, PRA NÃO SERMOS MAIS OBJETOS DE MANIPULAÇÃO.... CONTATO ZERO, PEDRA CINZA É O MELHOR REMEDIO PARA SE DEFENDER DOS NARCISISTAS, RAÇA DE VÍBORAS!!!! ESSE VÍDEO NÃO É RELACIONADO A QUEM REALMENTE, SOFRE COM MÃE NARCISISTA E SIM PRA ESSA GAROTADA DE HJ QUE NÃO ACEITA O "NÃO " DOS PAIS... CALE REFLETIR
Te entendo é horrível e por mais que quiséssemos uma relação sadia sempre o ego da mãe narcisista quer se sobressair nos colocando pra baixo nos comparando, até nos sentimos inseguros, incapazes e sem amor próprio. Espero não me arrepender de ter me afastado dela.
Bom dia Que trash amigo.Vc comeu o pão que o diabo amassou.Meu pai era pior que minha mãe.O medo dele a vida inteira era eu me deitar na cama com alguém.Mesmo eu casada e velha ,ele tinha medo de eu sair com os amigos velhos dele que jogavam dominó.Tudo meu era lixo para ele, vivia falando que meu emprego era lixo, e eu ganhava 5 vezes mais que ele. Deus tende piedade, misericórdia, que tipo de pessoas são essas senhor?
Eu entendo que a gente sempre precisa ver os dois lados antes de chegar a uma conclusao, mas infelizmente, na minha opinião pelo menos, o que os pais passaram na infancia nao deve ser justificativa para um comportamento abusivo com os filhos. Cansaço, estresse, traumas, etc... todos temos, somos humanos, mas devemos nos vigiar sempre pra nao descontar nas pessoas nossas frustações. Devemos sempre melhorar e evoluir como pessoa. A mae pode nao ser narcisista, mas pode ser abusiva e toxica em varias situações e infelizmente o simbolo de mae mascara tudo isso. Os pais tbem tem sua responsabilidade nessa dinamica, sejam eles ausentes, despreparados, omissos, etc. Temos que ter responsabilidade emocional. O que eu nao quero para mim nao faço para o outro. Acho que se a gente sempre justificar comportamentos abusivos e negligentes isso nunca vai acabar. Vira um ciclo vicioso sem fim. Acredito que maes que nao tiveram comportamentos abusivos com seus filhos nao deveriam se sentir ofendidas com seus videos ou com os demais que circulam por ai. Independente do genero abusos psicologicos nao sao legais e destroem a vida das pessoas. Vindo dos pais isso para mim é mto pior, pois eles sao mto importantes na nossas vidas. É com eles que moldamos nossa base pessoal.
Entendo o seu ponto, mas há uma diferença entre entender e justificar, nenhuma compreensão dos fatos justifica o que aconteceu, mas ajuda a gente a entender que nem tudo é uma questão de caráter ou bem e mal.
@@blogsobreavida Concordo. Agradeço por abordar o assunto. Foi através de um de seus videos que percebi que algo estava errado e nao era minha culpa. Continue por favor :D
Esse vídeo tá de parabéns. Quero agradecer pelo viés social do machismo na discussão. Não tenho uma relação boa com minha mãe, muitas brigas e conflitos, porém todas essas questões perpassam o comportamento dela. Acho sim, ela tem comportamentos tóxicos, e outros por questões q vc disse, cobrança machista, confiro geracional, sobrecarga emocional e questões pessoais q ela não enxerga ou trabalha. Percebo q ela não é narcisistas, talvez controladora. Mas admiro demais homens que colocam as questões do machismo na discussão, como muljer, muito obrigada
Minha filha tem 8 anos e fala muito que eu sou perfeita, que eu sempre sei o que dizer, que eu sou maravilhosa rs sei que esta idealização um dia acaba. Eu procuro mostrar pra ela que eu não sei de tudo, que eu sofro, que eu choro, que eu erro e peço desculpas quando necessário. Faz parte do meu papel também trazer o não, os limites e algumas frustrações para a relação. É um trabalho difícil que não tem muita cartilha, mas estar aberta a esta vivencia e aprendizado continuo pode tornar a caminhada mais fácil.
Nossa toda história convívio com pessoas narcisista são o mesmo filme de terror , só muda os atores. Força a todos se puderem se afastem, acreditem vcs podem ser muito felizes 😘🙏🏼
Fred, sou divorciada com 2 filhos, me vi em muita coisa aí ,como exausta, sobrecarregada qd eles eram menores e eu responsável pela educação e prover a casa.Porém o que difere da minha mãe é a crueldade, humilhação, sadismo, toxicidade ,autoritarismo arrogante e abuso.
Nem sempre é narcisismo, pode ser algum outro transtorno de personalidade ou distúrbio mental. Minha mãe, por ex, é esquizofrênica diagnosticada e toma remédio. Às vezes ela tb tem alguns traços de crueldade, mas a culpa não é dela. Só dá pra saber se é ou não narcisismo com um diagnóstico de um especialista apto
Agradeço a vc pelo conteúdo! O tema está "na moda", e de repente todo tipo de conflito entre mães e filhos já é rotulada de mãe narcisista! Além disso, tem muito leigo fazendo vídeos sobre o assunto sem saber, apenas para ganhar views, já que o assunto é bastante buscado aqui no UA-cam!
Estou aprendendo muito com os vídeos,estou sabendo lidar com as pessoas da família,kkkk na vrdd eu exclui a maioria da minha vida.estou me sentindo melhor
As mães narcisistas já foram crianças e tiveram uma família e irmaos que sofreram com suas tiranias, sem que os pais se dessem conta, Ou tivessem estrutura para perceber. Eu sofri muito com minha irmã e minha irmã mais nova foi, e é ainda a " boneca" falante da minha irmã narcisista. Depois ela virou mãe e o quadro foi aquele que vc já descreveu. Felizmente, sua filha já se libertou. Gostaria que vc falasse sobre essas crianças que convivem com essas irmãs tiranas. Obrigada e um abraço.
Fred, você é um psicólogo maravilhoso, excepcional! Fiquei muito feliz em tê-lo descoberto por aqui no UA-cam! Gostaria de saber se você atende no Rio ou em SP. Obrigado
Eu fiquei tão traumatizada com minha criação baseada justamente na posse que hj, com meu filho, prometi pra mim mesmo que iria na direção oposta: desde bem pequeno eu faço questão de incluí-lo em tudo, desde compras a atividades domésticas. Reestruturei toda minha vida pra estar presente pra ele.
Cuidado todos os extremos pode ser prejudicial Um dia seu filho pode se tornar ingrato ao seu ver, como mostra nos vídeo, as vezes tem filhos que acham que os pais devem viver em função deles o tempo todo 100% do dia a vida toda e se não fizer isso .. Usam do nome mãe narcisista pra conseguir oque quer e o medo ou a rejeição de não querer ser nem um pingo assim, traz vc se comportar no extremo que tbm não é saudável Equilibrio é o segredo Busque isso vai fazer bem pra vc para o seu filho, para o mundo Pois vc tbm precisa ter uma vida Vc não pode por todo o seu alicerce no seu filho de jeito nenhum 👍
Obrigada por esse vídeo, pois...minha filha tem tido muitas DRS comigo, inclusive nós vimos o seu vídeo juntas sobre Mães narcisistas. Assumi ter sido uma mãe assim, mas meu deus, parece que estou no lixo agora ,como mãe. Inclusive ,eu gostaria de pedir um vídeo sobre os filhos cobrarem demais de nós mães...
Percebi q meu pai q é narcisista e minha mãe tá apenas cansada dos ciclos de ocilação e insultos dele .. Isso faz ela ficar nervosa e desgostosa da vida .. :/
Meu pai se encaixa perfeitamente no perfil narcisista, parece uma caricatura! Minha mãe porém, era abusiva, exigente demais, fazia comparações com as filhas das vizinhas, nos culpava pela situação financeira da família, sendo que nós os filhos, estávamos sempre trabalhando, ajudando com os trabalhos rurais, mas sempre nos calocavam pra baixo. Será que ela estava só estressada e sobrecarregada ou estava descontando os abusos sofridos pelo meu pai?
@@setembroflorido7998 Costumo dizer que minha mãe é repressora e castradora, sempre nos comparando com todos, até o filho de alguém que faz horrores aos pais é melhor que os seus próprios filhos, que sempre foram estudiosos, hoje todos tem curso superior, todos trabalham e não possuem vícios, é muito difícil conseguir viver sob o mesmo teto de alguém que acha que todos devem algo a ela, ou seja os filhos sempre devem algo a ela, é muito triste.
@@karlafreitas3882 Eu cresci fazendo de tudo para agrada-la, pensava que em algum momento ela sentiria orgulho, só depois de maior de idade fui perceber que jamais conseguirei agradar, as vezes me pergunto se ela me enxerga como pessoa ou como um objeto.
É verdade que a mulher costuma ser mais questionada e cobrada do que o homem, porém em se tratando de narcisismo, ocorre o contrário. Os homens desde sempre, sāo vistos como os que nāo prestam, a sociedade está acostumada a que os pais sejam negligentes. Já as mulheres, que exercem o papel de māe, sāo tidas como santas e jamais sāo questionadas pela sociedade.
@@olipimcs sim, querido. Porque independentemente de serem narcisistas ou não são elas que estão presentes a todo momento. Papais simplesmente SOMEM no geral.
@@93JulianaOrnellas na minha família somos em 8 filhos homem e duas filhas mulher,de unas anos pra cá minha mãe mudou-se de comportamento e começou a jogar meu pai contra os filhos e filhos contra nosso pai foi assim até a morte dele o ano passado hj ela tá na casa do filho sendo cuidado pela nora que ela mais odeia. Mas meu irmão e sua mulher estão cuidando dela não por amor. Pelo dinheiro que estão pagando pra eles. As filhas ela odeia tanto que não aceita ser cuidada por nós duas filhas.
Minha mãe é narcisista sim, e sinto que vou ter uma dívida pra sempre com ela por simplesmente ter nascido. É triste. Mas tô na luta pela minha carreira e sumir, contato zero.
Verdade kkkk dívida por ter nascido kkk ri pra ñ chorar. No fundo são pessoas vazias o fim será a solidão. Horrível isso, mas passa, se afaste vc será muito feliz.
Jogam na nossa cara o que fizeram, mesmo sabendo que antes da fase adulta isso é obrigação deles. É uma dor de cabeça que ela tem e nós que somos culpados...
Minha mãe sempre usou a vida difícil que ela teve pra criar 6 filhos sozinha como justificativa pra ela ser e fazer coisas ruins. Todo mundo sempre passou pano pra ela, mas eu sempre fui a que relutei, reclamei, questionei as atitudes ruins dela e sempre fui vista e tratada como uma pessoa briguenta. Mas não me arrependo, nunca via as mães das minhas amigas chamando elas de cachorra o tempo todo, dando surras de machucar por qualquer motivo e isso me causava muita resvolta.
E se fossemos nós a abandonada com 6 filhos? Será que seríamos dóceis? Será que não seríamos rancorosas tb? Não justifica, claro... E imagino o quanto isso te causou dor.... todavia, que seu amor e sua amabilidade floresçam em seu coração apesar dos pesares
Minha mãe é assim como a sua.Tenho 50 anos e descobri no ano passado quando minha filha falou para eu pesquisar sobre mãe narcisista, feito isso quase desmaiei, porque minha mãe reclama da minha cor do meu cabelo e disse que queria que eu tivesse corpo de violão. Parei de falar com ela pq me humilhou na frente dos meus filhos e quando chamei a atenção dela ficou debochando da minha cara com risadas sarcásticas. Inacreditável.Eu achava que ela não gostava de mim por eu não ser modelo, inteligente etc... Eu achava que eu estava errada, mas além de tudo ela tem inveja de mim porque além de eu não ser perfeita ainda tenho algumas coisas que não tem. ela É o fim do mundo!!!Pasmei! Ela falou que sou inteligente, corro atrás das minhas coisas mas pela parecia e modo de vestir, sou uma coitada.Falou na ceia de natal na frente da minha família.
Você poderia falar sobre essas surras que levávamos na infância que hoje não mais permitido . Vejo muito adultos que apanhavam e defendem que a educação de seus filhos deve ser assim, como se não tivesse outra forma de educar os filho já que aprenderam assim. Eu não sei quanto dessas surras eram normais ou exageradas e tenho traumas por isso. Sonhei já adulta e não sabia que isso era normal. Minha mãe diz que vai bater de for preciso até eu ficar velha.
Vc poderia fazer um vídeo pro outro lado? Será se eu sou uma mãe narscicista ? A minha mãe sempre foi altamente controladora, sempre me criticou e nossa familia é todo mundo por si. Não tem ligação.. passo meses sem falar com eles e meu irmão..e não sinto falta. É como se nem pensasse, não me causa saudade, nem vontade de saber se tá bem. É estranho simplesmente não importa. E hoje eu me vejo uma pessoa imune ao sentimentos dos outros.. Não me afeta,nao me importa. So que tenho 2 filhas , uma de 2 e uma de 4 ..eu amo elas mas tô EXAUSTA mentalmente , eu só queria sumir.. ficar longe delas. Se elas fossem p casa dos meus pais ou sogros por uma semana eu não sentiria saudades. Vejo frases tipo : Vontade de viajar pra fugir dos filhos , mas levando eles na mala. NAO. Eu não levaria. Eu sinto que não nasci pra isso..nao nasci p cuidar de ninguém. E tendo esses pensamentos eu fico com medo..pq penso essas coisas e como isso afeta elas.😔 . Eu tive minha segunda filha na minha formatura..alí rompeu um ciclo, não pude trabalhar, mudamos de cidade e fiquei sem nenhuma rede de apoio. Meu marido trabalhava das 6:00 às 18:00. E era só eu com uma de 4 meses e uma de 1 ano e 8 meses. Sem nenhuma amiga, e sem sair p lugar nenhum. Fico com medo de ser narscicista ou só estou SOBRECARREGADA. Desabafo 🙃
Minha mãe costumava botar defeito em mim, encrencava comigo porque ela queria mudar meu jeito, tinha prazer em me irritar (até sorria quando eu ficava irritada eu chorava). Ela uma vez até chorou porque segundo ela não somos do jeito que ela queria. Ela também não é do jeito que quero e nem por isso eu era folgada com ela do mesmo jeito que ela foi comigo. Também ela era extremamente mentirosa, chantagista emocional. Me disseram que ela podia ser narcisista. Ela também exigia mais de mim e de minha irmã do que meu irmão. Até as coisas graves que ele faz ela fingia que não vê. Meu pai nunca morou conosco mas nas poucas vezes que ele aparecia em casa ele descia esporro no meu irmão e eu aplaudia pois me sentia vingada. Talvez se meu irmão tivesse pai presente ele agora não seria um vagabundo preguiçoso ladrão e dando golpe do bau numa otaria
Excelente explicaçao simplificada que nos ajuda a identificar cada papel. Curiosidade: filhos únicos podem desempenhar todos os papéis? Grata pwlo conteúdo
Gostei da série. Acho que uma boa dica para fazer essa distinção é olhar para a pessoa fora do papel de mãe. A mãe narcisista é aquela que é narcisista mesmo fora desse papel, ou seja, mesmo se não fosse mãe. Vejo isso claramente.
Excelente observação, não tinha olhado por este ângulo. E tb tem que ter uma avaliação de um profissional habilitado, o que eu vejo é as pessoas dando diagnósticos aos pais e familiares sem uma avaliação técnica. Geralmente carregamos muitas mágoas e feridas da infância e não temos condições de opinar sem distorções, exageros e sem uma visão vitimista, pq olhamos através da nossa dor e interpretação dos fatos.
Minha mãe era o meu oposto, mas o grande problema com ela era a comparação. Era como se ela competisse comigo sempre. Mas quando analiso sei que não era narcisista, era tóxico, sim, mas vou soltando essas coisas e já não sinto tanta raiva
3:16 ou se ele se esquivou, foi comprar cigarro, nem pensão pagou, ou pagou só a pensão e f0d4-se, ou ia de 15 em 15 dias visitar e nem sabia a série/o ano do filho na escola. Eu não quis ter filho (graças!), mas vejo muitas amigas assim... Mães solo porque o pai ABANDONOU.
Fred não sei se você já ouviu falar no caso de DeeDee e a filha Gypsy a mãe que cuidava da filha e criou um universo onde a filha era doente a filha passou até por cirurgias desnecessárias.Eu fico refletindo e penso também que essa mãe foi uma vítima também da própria mãe dela, numa luta excessiva de mostrar pra mãe que podia cuidar bem da filha. Você acha Fred que essa mãe se enquadra nesse diagnostico de mãe narcisista?
Oi Samila, existe uma doença mental que se chama “Munchausen syndrome by proxy” - não sei o nome em português. Basicamente, a pessoa que cuida da criança, na maioria das vezes a mãe, finge sintomas ou causa sintomas na criança para fazer a criança doente e cuidar da própria.
Samila Mendes Tem um livro que também virou série, chamado “Sharp Objects” escrito por Gillian Flynn que aborda esse assunto também. Acredito que se gosta do tema talvez se interesse pelo o livro o série.
A 2 dias atras eu tava brigando com ela ,hj eu sou invisivel daqui a um tempo ela vai jogar um gatilho pra v minha reacao,aguento isso a anos esses joguinhos,como faz um ano q descobrir esse narcizismo,eu to so na minha observando o jogo dela e incrível como essas pessoas sao doentes e deixam qualquer um doente ,distancia e o melhor remedio.. aguento esse narcizismo da minha mae a 15 anos,mas e so eu conquista liberdade financeira,e eu nunca mas vou lembrat que ela existe!
Fred, você acha possível que a mãe se torne narcisista exatamente por viverem tantas dificuldades, por serem sobrecarregadas por tantas cobranças, inclusive pelo fato de muitas delas nem terem escolhido ser mães, mas sim por imposição social foram mães, esposas? Os transtornos não surgem de uma série de comportamentos que foram recebidos pela educação e sociedade em que as mães viveram e vivem? Ao longo de anos e anos de terapia, entendi minha mãe como narcisista mas entendo que o comportamento dela muitas vezes advinham da educação que ela recebeu tb, mas havia muito da sua personalidade em seu comportamento.
Na minha humilde opinião, esses casos de ressentimento infundado contra os pais na vida adulta são bem raros (na verdade eu nunca vi). Eu vejo muito mais pessoas que perdoaram pais abusivos. Dificilmente bons pais vão engendrar filhos ingratos e ressentidos.
Cresci achando que meu pai era narcisista, manipulador, mas depois de anos ele foi diagnosticado com TPB... O que eu acho bem mais complexo de conviver, pois a instabilidade é grande, aumenta a cada ano. Ele renega tratamento é dependente de álcool e nicotina e minha mãe fica nessa relação como dependente emocional. Fico preocupada com ela, ele tentou suicidio e ela não interna... eu visito 1x na semana... é difícil
Fred, o que fazer p/ proteger uma criança de 6 anos que é filho de mãe narcisista, ele já sofreu muitos abusos físicos, psicológicos e até patrimoniais, agora está afastado fisicamente dela, mas sofre muito pq tem a fantasia de ser amado, de achar que ela vai mudar, é muito triste. Será que ele só vai conseguir entender melhor essa situação tão difícil
Minha mãe me expulsou de casa início desse ano... Eu até agora não sei pq ela fez isso... Eu queria muito q a nossa relação fosse boa... O incrível é q ela fala pra todo mundo q eu que deixei ela ... Que eu mr casei... Sendo q não me casei... Me pergunto o porque ela fez isso e porque mente tanto... Pq a minha dor não incomoda ela... Doi muito...
Não tente entender, reconstrua a sua vida. Descubra quem vc é longe da influência e expectativa dela. Se fortaleça. Deixe que dps ela virá atrás de vc. Mas não busque o seu perdão, pois é tudo que ela quer para lhe manipular.
Eu me pergunto... será que uma mãe se sentiria tão à vontade para ter comportamentos narcisistas se o pai fosse presente e ativo na criação dos filhos?
Na verdade só se relaciona com narcisista quem tb tem algum problema, né? É igual dependente ou codependente emocional, uma pessoa saudável não consegue se relacionar com um dependente ou codependente emocional e o resultado disso é um relacionamento tóxico que atinge os filhos.
Normalmente se agente chegar em mães saudaveis e perguntar o motivo de elas estarem brigadas ou afastadas dos filhos as respostas vao ser coisas que agente ve muito hoje em dia, tipo " me afastei do meu filho porque ele nao respeitava como mae, ou me afastei do meu filho porque so queria saber de màs companias saia a noite me deixava preocupada, agora se agente perguntar pra uma mãe narcisistas ou com desvio de personalidade agente vai perceber que nao coisas que nao cabem com naturalidade, tipo por exemplo " me afastei da minha filha porque ela sentía inveja de min, de minhas coisas, porque ela fez tal coisa, que quem esta de fora percebe que nao tem uma coerencia, entao uma mae querer educar o seu filho e manter regras e muito diferente de uma mae narcisista q nao faz questao de educadar.
nao è resentimento mesmo...com esse vidio a minha è muito,mas muito nasizista..to impsquitada..so agora drscubri isso ,minha ja esta com 75 anos e a situacao ta insustentavel....a culpa de tudo è sempre nossa...as filhas ta complicado..
Estou na mesma merda Até planejando mudar de estado ou ate de pais Talves até de identidade pra ela parar de me perseguir pra me infernizar Pq dentro da cidade ela já ta fazendo a cidade toda virar a cara comigo falando que sou filha ingrata ruim que desonra a Deus E o povo a sociedade abraça a ideia como se dormissem e acordassem comigo... Eles tem pais e mães equilibrados amorosos e acreditam nas falsidades que a minha mãe narcisista oculta fala😥
Fala -se mais de mãe narcisista do que de pai narcisista por uma infinidade de fatores. Hoje em dia há muito divórcio e geralmente o filho fica com a mãe. É muito mais comum o pai desaparecer ou ser turista ocasional na vida do filho do que ficar em cima do filho infernizando, invalidando, controlando e dominando como uma mãe narcisista. Antigamente, qdo nem existia divórcio e os casamentos eram praticamente vitalícios, creio que pais narcisistas eram mais perceptíveis. Pais narcisistas existem sim, mas se fala menos até pq a gravidez é 9 meses dentro da mãe, quem amamenta ( ou não amamenta-o que é mais comum em mães narcisistas que frequentemente tem horror de amamentar- é a mãe) e em 99% dos casos a mãe é a primeira referência do filho no mundo. As crianças quando muito novas são muito mais dependentes das mães do que do pai. Já li até que a paternidade só de constrói com o bebê a partir do papel da mãe a quem incumbe apresentar e incluir o pai na relação com a criança. A relação dos filhos bebês ou muito pequenos com a mãe é muito mais visceral geralmente do que a com os homens até por questões biológicas mesmo. Se a criança estiver sendo amamentada no peito isso é óbvio até. Com isso, o papel e a influência da mãe já se constrói mais forte desde o nascimento. Por isso tudo já exposto, me parece bem compreensível pq se fala mais de mãe narcisista do que pai narcisista. Se quiserem, falem de pais narcisistas tb, o caminho está livre e há muito a ser falado. Mas, por empatia com quem ainda precisa descobrir, não reclamem que se fala demais de mãe narcisista pq isso não é verdade. Não se fala ainda o suficiente desse tema só pq aqui e ali, em canais de psicólogos se fala bissextamente desse tema. Nem está se falando demais pq alguns canais, geralmente de pessoas que sofreram isso na pele, se fala disso. Esse tema ainda é falado nas coxias e em meios muito específicos. Não está na mídia como deveria. Algumas parcas reportagens foram feitas sobre esse tema em programas de TV. Soma -se a isso questões culturais, basta perceber que- na esmagadora maioria dos casos- qdo o bebê ou criança pequena é cuidado por uma babá ou um outro membro da família, esse membro da família é do sexo feminino. Eu nunca vi homens sendo babás profissionais de criança, por exemplo. A criança começa sua vida voltada bem mais para o lado feminino, para pessoas do sexo feminino. Pai ou qq outro homem cuidador vem depois, se vier! ( homens cuidadores ainda são minoria, apesar dos avanços notáveis em algumas famílias.) Com isso, obviamente, geralmente a ascendência sobre a prole- e consequentemente o potencial lesivo- é muito maior comumente por parte da mulher. Também tem o fato do distanciamento dos homens não deliberadamente pelos pais mas pela mãe que afasta o pai intencionalmente invalidando seus esforços em cuidar ou se aproximar do filho. Já vi muito isso tb. Então toda essa estrutura biológica-social-emocional geralmente contribui para diminuir o papel do pai e reforçar o papel da mãe. ( Há pais super atuantes e próximos? Há, mas qual tipo de paternidade é mais comum ainda hj? Não vamos falar das exceções pq elas não são numericamente significativas para uma análise social.) Qdo a criança nasce, o pai pode estar até assistindo ao parto mas a criança vai pro colo da mãe, sente o cheiro da mãe, tem o contato com a mãe sempre primeiro do que o contato com o pai. Obviamente isso tudo contribui, além do aspecto social, para que o tema mães narcisistas seja mais falado do que pais narcisistas. Sinceramente, mesmo que muitas pessoas digam o contrário, ainda acho que se fala pouco de mães narcisistas. Tem que falar mais. Tem que continuar falando. Deviam ensinar essa diferença entre mãe assoberbada e mãe narcisista na escola. Isso é assunto de utilidade pública. Ainda é muito tabu. Claro que vai ter gente aí injustamente rotulando alguma mãe que não é narcisista de narcisista. Mas basta se aprofundar um pouquinho- nem é muito- que a verdade vem à tona. O pior absoluto que já vi com estarrecedora frequência são filhas de mães notoriamente narcisistas, muitas vezes perversas, com uma baita dificuldade em enxergar isso, não se protegendo e chegando até chegando a casos extremos de ter a própria saúde mental abalada em níveis tão altos como depressões severas e tentativa ou consumação de suicídio. Esses casos invisíveis para a maior parte das pessoas me preocupam mil vezes mais do que uma possível acusação leviana de narcisismo à uma mãe que não seja. Não é que ache excelente que mães não narcisistas sejam acusadas injustamente, mas pq sei, por experiência tanto própria como alheia que muito mais grave é o filho/a não se dar conta a tempo da periculosidade de uma mãe indiscutivelmente narcisista para sua própria saúde mental, financeira, afetiva, profissional, relacional. Por mim, esse assunto não vai sair da pauta social nunca. Na minha opinião, o pior é passar a vida inteira chamando urubu de meu louro! Há tanto gente aí que pode estar chamando injustamente a mãe de narcisista como o Fred explicou no vídeo ( embora eu nunca tenha cruzado com essas pessoas), mas, dentro da minha experiência afirmo ter visto muito mais o contrário: mães narcisistas até perversas passando como algo normal.
Pelo menos aqui no interior de SP onde moro, vejo muitas mãe que deixam os filhos pintar e bordar com ele É como se fossem filhos narsisitas kkkkkk Vejo filhos com 30 com 40 anos e ate filhos com 50 anos mamando nas dependência dos pais Não é o meu caso pois tenho uma mãe narsisista oculta, mas quando esse filhos ingratos ou esse filhos bem amados que seja me vê a maioria da sociedade me vê como filha ingrata ruim que desonra a Deus Como se minha mae fosse maravilhosa como a mae deles.. Me julgam como se dormisse e acordasse comigo.. Ela me persegue mesmo morando longe dela, 20 anos se passaram e ela não se cansa de me perseguir Acho que virou um rob pra ela isso já, finge para os outros que me ama que faz de tudo por mim e que sente saudades E na verdade é a armadilha sendo armada, já vi esse filme várias vezes não foi 3 nem 10 vez já vi mais de 100 vezes ela fazer isso Ela me manipula pelo que me lembro desde os meus 6 ou 7 anos de idade só Concordo que deveriam falar muito mais sobre esses assuntos na sociedade em geral, que deveria ser informação de utilidade pública 👍
A minha eu não tenho dúvidas,desde de criança no tratamento que ela dava aos filhos tão pequenos,era espancamento,a falta de amor e empatia nela é visível,nunca deu um abraço ,mal humorada sempre,difamadora, agrecicva,jogava um contra o outro, não gosta de ver a felicidade dos filhos e de ninguém, invejosa, gananciosa tenta comprar terrenos de vizinhos mesmo tendo os vizinhos com inimigos, sarcástica, maligna,xinga os filhos roga praga diariamente,deseja o mal das pessoas ,gosta de ver as pessoas se dando mal, não olha a dor dos Filhos,joga a família e as pessoas que não conhece conta os filhos,ela odeia muito mais as filhas ,apelo sexual transou com meu irmão foi quando eu peguei essa cena horrível que quase cheguei a cometer suicídio,por remédios ,e ainda assim sai como problemática e rebelde,quando fui falar o caso que vi os dois transando fui julgada como louca,eu larguei e sumi cortei afinidades com todos que a conhece,hoje o buraco que tenho dentro de mim é grande tristeza enorme.
Sem comentarios Sua mae ganhou de lavada a pior mae que eu ja vi até agora Vou te dar 2 conselhos maravilhosos Primeiro veja os videos do "O Corpo Explica " acredito que vai te ajudar um pouco igual me ajudou e segundo Faça a limpeza do figado do canal DWL BRASIL do Dr. Walter Lopes Recomendo para todos mesmo, muito facil gratuito e 100%natural Ate aconselho fazer a limpeza primeiro Espero ter ajudado Vai ficar tudo bem ok👍
A limpeza é o primeiro video do canal o mais antigo mas Recomendo entrar num grupo de whadsap de pessoas que orientan o passo a passo voluntariamente Se quiser passo o numero do grupo que eu estou, só pedir ok👍
"Para variar" rsrs, suas colocações são muito boas. Há uma tendência de de esteriotipar qualquer conflito com as mães como se elas fossem necessariamente narcisistas, as mães são sobrecarregadas com a ideia idealizada de ser humano perfeito, enquanto não há essa cobrança com os pais. Me lembro que você tinha passado sobre mães narcisistas e pensei muito mais no meu pai. A sociedade desculpa essa coisa do homem trabalhar 12 horas por dia e chegar em casa, está cansado e ele pode deixar a desejar na participação da criação dosf ilhos, já a mãe já não tem esse perdão. Sempre entendi essa sobrecarga na vida da mãe e por isso sempre tive pavor de casamento e de, mais ainda, de ter filhos. Parece que a mulher acaba enjaulada e ainda por cima, nunca é suficiente a dedicação dela.
Meu pai era mto ruim comigo, ele me chamava de vagabunda quando eu fiquei desempregada. Sempre fui aquela filha certinha, nunca fiz nada que envergonhace ele, mas quando eu fiquei sem trabalho virei a Suzane.... foi mto triste isso, ele era mto ruim comigo. Mto rude msm, eu tinha medo dele, quando ele estava em casa eu não podia ficar no meu quarto, tinha sempre que fazer alguma coisa na casa. Meu Deus que tristeza 😭
Numa conversa normal assim com mainha distraída eu perguntei a mãe o quê eu poderia ter feito pra ela ter orgulho de mim, ela respondeu: "Poderia ter se enforcado aos 15 anos..." Eu tenho 45 anos então são 30 anos que ela pensa nisso. Tem três meses que ela disse isso e eu não ando com muito ânimo desde então. Ela já disse e já fez mil coisas pra mim, mas essa foi no fundo uma frase curta de milésimos de segundo. Tem como curar ela?
Está qse que na moda esse termo " minha mãe é narcisista". Mts adolescentes dizem isso, sem ao menos conhecerem o significado. Conheço muitos que tomam uma chamada de atenção ou são proíbidos do uso excessivo do celular já dão esse título para a mãe.
Sendo que isso não caracteriza narcisismo, o que caracteriza narcisismo é a maldade, falta de empatia, botar o filho pra baixo, ser invejosa, competir com os filhos, difamar ele, etc. Controlar uso excessivo de celular de adolescente não tem nada a ver com ser narcisista.
Nada disso aconteceu, eu nunca pedi nada para os meus pais, porém minha mãe me protegeu demais do mundo, não me deixava fazer nada! Tudo tinha que ser do jeito dela, até com quem eu tinha que namorar, aí não né? Ela queria escolher tudo, minhas roupas, o que estudar, com quem falar, isso tudo até depois dos 18 anos.
E quando são 3 filhas que trabalham na casa desde 5 anos e a caçula nunca lavou um copo?! Se a mãe está ressentida, cansada, pensasse antes de ter filhos, eu tive 4 e nunca deixei lavar um copo, de tanto trauma que eu tenho de lavar louça, banheiro, roupa, desde os 5 anos! Triste mas maldade é maldade!
Durante toda minha adolescencia eu achava minha mae difícil, sempre fui uma filha exemplar (criada por pai protetor em um quarto, era estudiosa e discreta), mas ser assim nao era o suficiente, ela me rotulava de rebelde, ruim e ingrata. Alem disso ela me fez acreditar que quando eu fosse adulta e mae eu a entenderia e que seriamos melhores amigas, e eu comprei esse discurso, me enganei por anos, deixei ela abusar ainda mais de mim e da minha familia. É duro ser filha de uma narcisista, antes de aceitar sofremos muito (eu mesma neguei isso por um ano inteiro) queriamos esta errada porque nossa maior esperança é um dia nossas maes cairem em si, serem normais, mas nao, idealizamos uma mae que nunca tivemos e nunca teremos.
Parei de criar expectativas a anos...
Ray Oliveira parecia que você estava falando de mim, exceto pelo pai que, no meu caso, era ausente.
Ray, me identifico totalmente, exceto pelo pai que era ausente e egoísta. Acabei de descobrir, ao msm tempo em que dói, me enche de esperança de que finalmente tudo passa a fazer sentido e de conseguirei seguir sem essa dor.
Me identifico muito principalmente pelo meu pai, se não fosse ele eu não teria aguentado tanto desprezo e humilhação da minha mãe...
A minha faz isso até hoje. Pior que para todo mundo eu sou tida como mimada, ingrata, rebelde. Abusos psicológicos e exigencias são tidas como.normais por tofo mundo
Isso abordado aqui é muito leve.
O narcisismo é muito grave, não resta dúvidas.
Eu acredito que o termo pai narcisista não é tão divulgado porque o papel de pai não é tão endeusado como o de mãe, as pessoas não colocam os pais como um ser sobrenatural e sagrado como é feito com a mae
Nosso país é muito atrasado ainda. Homem visto como o provedor e a mulher cuidadora.
Aliás, pais, são muito hostilizados, na verdade, né? Quanto ao meu, não tenho que reclamar, tive amor dele, sempre me protegeu e me amparou!
@Duda Vitoria VÍRGULA! Meu pai é muito mais "minha mãe" do que a propria.
Amei a série de vídeos! O machismo estrutura, a imposição da maternidade, e a ilusão de que o filho pode preencher um vazio da mãe são fatores que devem sim contribuir para as características do narcisismo materno!
Tenho uma avó narcisista (mãe da minha mãe) que é extremamente perversa, manipuladora e mentirosa. Ela ajudou a me criar, e com isso sofri abusos, agressões e humilhações que estarão pra sempre marcados em mim. Quem tem uma mãe e avó "normais" dificilmente conseguem entender a gravidade do abuso psicológico feito por essa figura materna. Quando ia comentar com pessoas de fora, ou pedir ajuda, sentia o olhar de julgamento de "adolescente rebelde". E isso fez com que eu me questionasse uma vida inteira se realmente eu que era uma pessoa ruim e maldosa.
Hoje, graças a terapia e a vídeos como os seus, estou trabalhando para me libertar do sentimento de culpa que carrego pelos abusos que passei. Sou uma pessoa altamente sensível, e extremamente insegura. É um sentimento horrível, como se eu não merecesse ser feliz na vida. Mas sigo na luta!
Força!!! Tudo passa!
Vc me descreveu. Como é difícil conviver com uma avó e māe narcisistas.
@@olipimcs creio que o importante é quebrar o ciclo de abuso, tudo que eu mas espero é que eu não seja como ela! Te desejo força!
Falou tudo, moça!
Eu vivo um conflito por causa da minha criação. Tem coisas que a minha mãe fez comigo que eu, olhando para minha filha, não consigo conceber nenhuma explicação pra aquela atitude. Exemplo: eu estava com dor de cabeça, minha mãe costurando. Daí eu deitei do lado dela. A dor começou a ficar mais forte, eu comecei a chorar silenciosamente. De repente, eu não consegui mais aguentar e falei pra ela que estava com dor de cabeça. Daí ela me puxou pelo cabelo me jogando pra fora da cama e disse pra mim buscar o remédio. Minha visão escureceu e eu nem enxergava a porta... Sei que meu pai é narcisista, negligente e tudo mais. Mas não encontro justificativa para essas atitudes, principalmente convivendo com minha filha e observando a fragilidade dela.
Minha mãe sempre foi a desamparada, mas se tornou tão controladora, rancorosa, sofredora, que é impossível a convivência
Você fala de forma tão clara, que não tem como não entender. Minha mãe é narcisista e meu irmão TB. Fico nesse fogo cruzado. Onde os dois me vêem com dever de cuidar. Coloquei minha mãe numa clínica (maravilhosa) mas, a culpa me consumia. Agora estou muito mais em paz. Vivemos em cidades diferentes, sorte minha. Gratidão!!!
Queria colocar a minha também... só vivo no inferno
Fred você é maravilhoso! Infelizmente minha mãe é narcisista. Só encontrei paz instituindo o contato zero. Obrigada por sua ajuda e compreensão.
Idem. A minha é perversa ainda.
Natália: contato zero é uma questão de sobrevivência. 🤜🤛🙌🏻
Que vídeo riquíssimo! Parabéns pelo seu trabalho amoroso, você está no lugar certo. Obrigada.
O primeiro vídeo das dúvidas que não saíam da minha cabeça em todos os vídeos repetitivos sobre mães narcisistas. Obrigada.
Na adolescência, eu sofria de depressão, automutilação (cortava braços,pernas e barriga) e pensamentos suicidas. Ela dizia q era "besteira". Nunca validou .eu sofrimento. Lembro q qdo me contava eu falava p Deus: "Quero morrer, n aguento mais", "Pq Deus eu nasci nessa família se minha mãe não me ama, me humilha..?" Só agora c 30 anos a resposta chegou. Era tida como rebelde sem causa, hj vejo q o q gerou tudo isso foram as humilhações, comparações c meu irmão, rejeição, xingamentos, desvalorização e surras..N tenho uma memória da minha mãe brincando ou fazendo carinho em mim, ou sendo afetuosa. Achava q a culpa era minha, hj vejo q foi essa mulher mal resolvida e doente engatilhou tudo isso. Agora vejo q de fato é Narcisista MESMO e o problema e a culpa nunca foi minha.
Vídeo perfeito, Fred! Cheguei a duvidar se tinha uma mãe narcisista, agora tenho 99% de certeza.
eu vivo com essa dúvida... não consigo afirmar que tenho uma mãe narcisista, mas também não posso eliminar essa hipótese por completo
@@not_from_here4477 o vídeo de Kurt Mendonça com Elisabeth Zamerul talvez tire sua dúvida.
Obrigado pela indicação
Excelente posição. Essa questão de narcisismo materno está meio "popularizada", digamos. Daí qualquer conflito gera essa acusação de narcisismo materno. É tão cruel relacionar-se com alguém narcisista que me assusto com essa popularidade. Há que se pensar muito antes de acusar qualquer pessoa de narcisista...
90% dessa análise é minha vida como mãe. Vc é ótimo Fred
Entendo o lado da minha mãe narcisista mas não é algo recíproco Fred, até por ser filha única não tenho com quem dividir essa responsabilidade. É bem difícil ter todas as expectativas em cima de mim, ela quer que eu viva da forma como ela viveu mas que seja como ela quer. É uma pressão terrivel .
Minha mãe é assim como a sua.Tenho 50 anos e descobri no ano passado quando minha filha falou para eu pesquisar sobre mãe narcisista, feito isso quase desmaiei, porque minha mãe reclama da minha co,r do meu cabelo e disse que queria que eu tivesse corpo de violão.Parei de falar com ela pq me humilhou na frente dos meus filhos e quando chamei a atenção dela ficou debochando da minha cara com risadas sarcásticas.
Inacreditável.Eu achava que ela não gostava de mim por eu não ser modelo, inteligente etc...
Eu achava que eu estava errada, mas além de tudo ela tem inveja de mim porque além de eu não ser perfeita ainda tenho algumas coisas que ela não tem.
É o fim do mundo!!!Pasmei!
Também sou filha única e é muito difícil não ter com quem compartilhar nossas dores. Se eu ou meus filhos precisarmos de qualquer valor em dinheiro ela dá, mas depois ela joga tanto na cara, cobra atenção em troca disso. É minha vizinha e quer dar ordens na minha casa, nós meus filhos... Ela é a mãe narcisista sofredora
É porque quando o pai é narcisista, a mãe faz a barreira e diminui a afetação do pai sobre o filho. O homem não faz isso. Acredito que na maioria das vezes ele separa e deixa os filhos com as mães. Sei que é muito difícil o homem conseguir a guarda.
Edneia Alves Bingo! Exato
Sim. O homem ou separa, ou sucumbe as manipulações dessa mulher, virando uma marionete e prejudicando ainda mais os filhos. O chamado pai facilitador.
@@helenabugancapagnussat9740 nem sempre. Meu pai nāo se manteve no casamento por causa dos filhos, ele era tāo negligente quanto ela. Ele era um banana e só tinha olhos pra ela.
@@helenabugancapagnussat9740 agora que explicou melhor, entendi o que você quiz dizer 👍
@@helenabugancapagnussat9740 gostei. Falou bem!
Minha mãe não parece narcisista, mas foi sobrecarregada. Entretanto acho estranho a frieza dela de não conseguir, abraçar, beijar, dizer que ama. Tem muita dificuldade em demonstrar afeto, acho muito estranho, até peguei um pouco dessa característica, mas sempre ne observo para não chegar ao nível dela. Sempre acho que ela se arrependeu de ser mãe
Me identifiquei com seu comentário.
A Taryana Rocha tirou todas as minhas dúvidas sobre NM no Canal À Deriva Podcast, o video está está excelente!
Eu peguei a frieza do meu pai.
Crianças não me cativam por isso nem tenho
Quando o pai é narcisista, a mãe se torna ainda mais sobrecarregada, porque além cumprir o seu papel de mãe, ainda tem que ser mediadora de conflitos para evitar maiores desgastes em casa! Amei esse vídeo! Obrigada, Fred!
É simples só largar o marido,minha mãe narcisista não quis largar meu pai abusador (no caso abusou de mim)ela sabia ele se fez indiferente,sou mãe tive uma filha com homem narcisista,larguei dele pois jamais ia dá uma vida dessas pra minha filha
Meu pai agredia minha mãe, ele já bateu em em mim com 4 anos sem eu fazer nada, muitas vezes minha mãe saiu comigo no colo pra casa dos outros pra fugir dos ataques do meu pai.
Estou adorando essa serie.
É um assunto bem pesado.Porem vc usa a seriedade no ponto certo.Obrigada.
Puxa de tão bom que fiquei imaginando todo esse conteúdo cheio de nuances em um livro ou filme , algo do tipo central do Brasil só que com varias anti heróis seria excelente! Abraço e parabéns.
SENSACIONAL!!!
Amei esses contrapontos!
Fiquei triste de confirmar que minha mãe realmente é narcisista, mas como mãe, muito muito feliz de vc falar essas coisas! As mães são crucificada por todo mundo; sempre julgadas e colocadas como erradas.
Adoro seu trabalho! Vc é único!!!!
Obrigada por essa série, Fred! Eu ainda não cheguei a uma conclusão definitiva se a minha mãe é narcisista ou não, acredito que isso leva muito tempo de reflexão.
Sim, é de maturação do tema, pois é doloroso
Sua visão é muito massa. Parabéns pelo pensamento e pela forma como expõe!
Fred, sobre as māes desamparadas, a minha māe narcisista, é um exemplo e ela utiliza essa vida difícil, ao meu ver, como uma enorme desculpa para nāo ser uma boa māe. Mas eu que sou tāo desamparada quanto ela, jamais utilizei minha difícil história de vida para abusar, nāo ter paciência ou ser negligente com meus filhos. Sinceramente, Fred, elas procuram desculpas baratas para manterem a máscara e esconderem quem realmente sāo
Verdade, é uma coisa não anula a outra. A explicação não os escusa da responsabilidade, mas ajuda a entender o fenômeno
@@blogsobreavida sabe o que eu entendo? Que o narcisismo é uma escolha. Que em um determinado momento da vida, a pessoa escolhe o caminho dela, ser boa ou má. E essa escolha é independente da vida difícil que se tenha.
@@olipimcs concordo, é um fracasso que eles tiveram no desenvolvimento de personalidade!
@@olipimcs tbm penso isso
Olipimcs: falou e disse! 👏🏻👏🏻👏🏻🤝
Muito bom, Fred. Sempre bom ver os dois lados. Não sou mãe ainda, mas a cobrança sobre as mães é imensa, como se tivessem que ser somente mães e perfeitas
Minha mãe fazia faculdade e trabalhava e por conta disso me deixava de segunda a sexta na casa de minha vó, e não deixava meu pai cuidar de mim porque dizia que ele não tinha paciência. No entanto aos fins de semana, quando eu ia pra casa eu era praticamente invisível pros dois, então é complicado, foi quase como não ter pais e ser adotado por outra família.
O vazio é muito grande, mas um dia ele some, espero que tenha encontrado um caminho!
@Srta. Samantha Exatamente! Minha mãe me ignorava de propósito, ou me provocava pra que eu me irritasse, tudo com o propósito de me fazer chorar, as vezes eu ia pra lavanderia e chorava por meia hora, e depois de um tempo ela aparecia e como eu era criança eu sempre estava pronto a perdoá-la e pedir colo. Faz um tempo que perguntei o motivo dela fazer isso, ela disse que ela achava muito fofo quando eu pedia o abraço dela chorando. Por outro lado quando eu desabafava e criticava ela por algo ela entrava em prantos e ficava dizendo que logo ela iria morrer, sempre falando em doenças, e eu chorava e me sentia culpado por conta disso. Demorei anoos a entender esse mecanismo de controle, mas as marcas sempre ficam na gente, hoje tenho uma dificuldade enorme de ter um apego verdadeiro a ela.
@@GustavoS357 nossa cerdo sua mae e doida
Violência psicológica chega a doer mais que física , ainda mais quando vc já está com mais de 30 anos
ótimo..
nem tudo é narcisismo...precisa explicar sim. Mas quem não tem conhecimento sobre ficará relevando comportamentos... neste vídeo deveria falar mais sobre as características de mães narcisistas mesmo que de forma sucinta e não apenas defender a boa mãe cansada..mas vc sempre é ótimo
Meu pai era bipolar, infelizmente. E minha mãe é muito narcisista. Minha família sempre foi muito tóxica. Não tenho saudades nenhuma da minha infância e da adolescência
Meu pai era muito fechado. Ausente emocionalmente. E minha mãe narcisista. E eu não sinto saudade nenhuma. E agora ela me largou, finalmente, eu não tava mais caindo nas manipulaçoes dela e ela parou de falar cmg. Não sei se será definitivo. Tô triste por um lado mas também tô aliviada. Minha vida fica bem melhor sem as ligações dela. E como vc tbm não sinto saudades nenhuma da vida q tinha qdo morava com ela.
Meu pai é bipolar mais ele é um ótimo pai.. claro um pouco ausente pela separação mais a minha mãe é insuportável... muito narcisista
😱sempre digo isso
Resumo a minha vida aqui.
Meu pai me maltratou a vida inteira até a última semana antes da sua morte.
Passei o dia inteiro no hospital com ele andando para lá e para cá de cadeira de roda e percebia que tudo o que eu fazia ele ficava olhando para ver se eu fazia alguma coisa errada.Entao ele aproveitou que o recepcionista me chamou e fingiu que eu demorei só para berrar comigo na frente dos outros.
Depois no quarto ele reparou que eu estava com os olhos marejados, olhou para a janela e ficou rachando o bico da minha cara.Era udo o que ele queria.me humilhar.Ele meu irmão falecido e minha mãe são todos narcisista.Eu obedecia a eles e todos zombavam da minha cara.
eu detesto mina mãe ela adora se vitimar , detesta a casa dela e não gosta de melhorias
Que reflexão clara e consistente! Adoro seus vídeos, muito obrigada por dividir parte de seus conhecimentos! ☺️
Sempre tive essa empatia pela minha mãe... E quando mais velha tentei me aproximar e entender e ser carinhosa com ela... Mas foi justamente a minha empatia por ela que sempre me fazia cair de novo no enlaço narcisista...
Idem. Sempre tive pena da minha mãe, porque o meu pai è o narcisista, mas me dei por conta, muito tarde, que ela reclamava dele, mas não nos protegia e muitas vezes caucionava o que ele fazia.
Adorei a série de vídeos, Fred! Muito obrigada! ♥️
Muito obrigada, foi muito esclarecedor. Tudo de bom para si.
Ótimo. Serviu pra eu confirmar mesmo que a minha é narcisista. Não que eu queira diagnosticar, quero é conhecer mesmo pra poder não permitir mais os abuso que sofri por muito tempo.
Excelentes reflexões, Fred! Grata!
É interessante isso. Eu tenho uma mãe que me deixou com minha avó quando eu era criança, e mais tarde me trouxe pra perto dela. Ela nunca teve paciência cmg, sempre viveu com a desculpa do ""trabalho""( Eu sempre trabalhei e nunca coloquei meuas filhos em segundo plano e olha que eu viajo 180km por semana de casa para o trabalho ). Ela Nunca olhou nos meus olhos e disse que me ama nunca me deu crédito de vdd. Todo sonho que tenho ela crítica, e sempre faz comparações cmg com outros familiares e me coloca pra baixo, vive num tom de superioridade como se fosse a dona de tudo... Hj sou casado e tenho dois filhos, ela faz as coisas para os meus filhos na intenção de manipulalos contra mim... Ela nunca me liga pra saber como estou, liga sempre pra falar cm as crianças, pra me jogar na rivalidade contra eles, e fora outras coisas horríveis que ela fez, como se agredir sozinha e sair por ai falando que eu a agredi, QUANDO eu descobri duas traições dela com o marido dela, outro filho de mãe narcisista, que come o pão que o diabo amassou na mão dela tbm,.... A MELHOR COISA QUE FIZ FOI TER ME AFASTADO DELA E AFASTAR DELA MEUS FILHOS, PRA NÃO SERMOS MAIS OBJETOS DE MANIPULAÇÃO.... CONTATO ZERO, PEDRA CINZA É O MELHOR REMEDIO PARA SE DEFENDER DOS NARCISISTAS, RAÇA DE VÍBORAS!!!!
ESSE VÍDEO NÃO É RELACIONADO A QUEM REALMENTE, SOFRE COM MÃE NARCISISTA E SIM PRA ESSA GAROTADA DE HJ QUE NÃO ACEITA O "NÃO " DOS PAIS... CALE REFLETIR
Te entendo é horrível e por mais que quiséssemos uma relação sadia sempre o ego da mãe narcisista quer se sobressair nos colocando pra baixo nos comparando, até nos sentimos inseguros, incapazes e sem amor próprio. Espero não me arrepender de ter me afastado dela.
@@guil1798 VC FEZ CERTO, DESATIVE ESSE GATILHO DA CULPA QUE ELA COLOCOU EM VC... TE ACONSELHO FAZER TERAPIAS... VAI DAR TUDO CERTO !!!!
@@guil1798 para completar esse vídeo do Fred, veja os vídeos da Elisabeth Zamerul, eles estão ajudando muito a nos livrar da culpa e outras crenças.
Bom dia
Que trash amigo.Vc comeu o pão que o diabo amassou.Meu pai era pior que minha mãe.O medo dele a vida inteira era eu me deitar na cama com alguém.Mesmo eu casada e velha ,ele tinha medo de eu sair com os amigos velhos dele que jogavam dominó.Tudo meu era lixo para ele, vivia falando que meu emprego era lixo, e eu ganhava 5 vezes mais que ele.
Deus tende piedade, misericórdia, que tipo de pessoas são essas senhor?
@@claudiamaxband Sei como é isso eu ganho 5x que ela tbm kkkk e ela me invalída kkkkk... São uns invejosos, gostariam de estar no nosso lugar
Muito válido o seu vídeo colocando esse contraponto...nem todas as mães são narcizistas e nem todas são perfeitas.
Eu entendo que a gente sempre precisa ver os dois lados antes de chegar a uma conclusao, mas infelizmente, na minha opinião pelo menos, o que os pais passaram na infancia nao deve ser justificativa para um comportamento abusivo com os filhos. Cansaço, estresse, traumas, etc... todos temos, somos humanos, mas devemos nos vigiar sempre pra nao descontar nas pessoas nossas frustações. Devemos sempre melhorar e evoluir como pessoa. A mae pode nao ser narcisista, mas pode ser abusiva e toxica em varias situações e infelizmente o simbolo de mae mascara tudo isso. Os pais tbem tem sua responsabilidade nessa dinamica, sejam eles ausentes, despreparados, omissos, etc. Temos que ter responsabilidade emocional. O que eu nao quero para mim nao faço para o outro. Acho que se a gente sempre justificar comportamentos abusivos e negligentes isso nunca vai acabar. Vira um ciclo vicioso sem fim. Acredito que maes que nao tiveram comportamentos abusivos com seus filhos nao deveriam se sentir ofendidas com seus videos ou com os demais que circulam por ai. Independente do genero abusos psicologicos nao sao legais e destroem a vida das pessoas. Vindo dos pais isso para mim é mto pior, pois eles sao mto importantes na nossas vidas. É com eles que moldamos nossa base pessoal.
Entendo o seu ponto, mas há uma diferença entre entender e justificar, nenhuma compreensão dos fatos justifica o que aconteceu, mas ajuda a gente a entender que nem tudo é uma questão de caráter ou bem e mal.
@@blogsobreavida Concordo. Agradeço por abordar o assunto. Foi através de um de seus videos que percebi que algo estava errado e nao era minha culpa. Continue por favor :D
Concordo plenamente com o que você disse!
Excelente!
Esse vídeo tá de parabéns. Quero agradecer pelo viés social do machismo na discussão. Não tenho uma relação boa com minha mãe, muitas brigas e conflitos, porém todas essas questões perpassam o comportamento dela. Acho sim, ela tem comportamentos tóxicos, e outros por questões q vc disse, cobrança machista, confiro geracional, sobrecarga emocional e questões pessoais q ela não enxerga ou trabalha. Percebo q ela não é narcisistas, talvez controladora.
Mas admiro demais homens que colocam as questões do machismo na discussão, como muljer, muito obrigada
O melhor psicólogo da vida!!! Adoro o Fred! 🤯🤗
Parabéns ! De todos os vídeos falando desse assunto, vc foi único a falar com muita tá reflexão sobre mãe narcisista
Ouvi toda minha vida.. Tu é uma moça tem que ajudar em casa. Tu é mulher tu tem que ajudar..
Esse foi o melhor vídeo que vi falar sobre mãe narcisista, obrigada Fred. Vc arrasando sempre.
Ótimo vídeo! Belos esclarecimentos, obrigada.
Minha filha tem 8 anos e fala muito que eu sou perfeita, que eu sempre sei o que dizer, que eu sou maravilhosa rs sei que esta idealização um dia acaba. Eu procuro mostrar pra ela que eu não sei de tudo, que eu sofro, que eu choro, que eu erro e peço desculpas quando necessário.
Faz parte do meu papel também trazer o não, os limites e algumas frustrações para a relação.
É um trabalho difícil que não tem muita cartilha, mas estar aberta a esta vivencia e aprendizado continuo pode tornar a caminhada mais fácil.
Nossa toda história convívio com pessoas narcisista são o mesmo filme de terror , só muda os atores.
Força a todos se puderem se afastem, acreditem vcs podem ser muito felizes 😘🙏🏼
Gratidão ❤️✌️☺️🌞🤗🌻✌️❤️ Namastê
Nossa! Seu vídeo ē libertador.
Parabéns.
Fred, sou divorciada com 2 filhos, me vi em muita coisa aí ,como exausta, sobrecarregada qd eles eram menores e eu responsável pela educação e prover a casa.Porém o que difere da minha mãe é a crueldade, humilhação, sadismo, toxicidade ,autoritarismo arrogante e abuso.
Pois é!
Exato! Quando escutamos vc falar o que não é narcisismo, fica muito claro de identificar o que é!
Nem sempre é narcisismo, pode ser algum outro transtorno de personalidade ou distúrbio mental. Minha mãe, por ex, é esquizofrênica diagnosticada e toma remédio. Às vezes ela tb tem alguns traços de crueldade, mas a culpa não é dela. Só dá pra saber se é ou não narcisismo com um diagnóstico de um especialista apto
Agradeço a vc pelo conteúdo! O tema está "na moda", e de repente todo tipo de conflito entre mães e filhos já é rotulada de mãe narcisista! Além disso, tem muito leigo fazendo vídeos sobre o assunto sem saber, apenas para ganhar views, já que o assunto é bastante buscado aqui no UA-cam!
Concordo com vc! Muita gente prestando um desserviço
@@cintia_l2867 desserviço de que ?????
@@cintia_l2867 fala ai
@@cintia_l2867 .
@@cintia_l2867 .
Estou aprendendo muito com os vídeos,estou sabendo lidar com as pessoas da família,kkkk na vrdd eu exclui a maioria da minha vida.estou me sentindo melhor
As mães narcisistas já foram crianças e tiveram uma família e irmaos que sofreram com suas tiranias, sem que os pais se dessem conta, Ou tivessem estrutura para perceber. Eu sofri muito com minha irmã e minha irmã mais nova foi, e é ainda a " boneca" falante da minha irmã narcisista. Depois ela virou mãe e o quadro foi aquele que vc já descreveu. Felizmente, sua filha já se libertou. Gostaria que vc falasse sobre essas crianças que convivem com essas irmãs tiranas. Obrigada e um abraço.
Tenho 100% de certeza que tinha uma mãe narcisista. Até o meu pai sofreu muito nas mãos dela.
Fred, você é um psicólogo maravilhoso, excepcional! Fiquei muito feliz em tê-lo descoberto por aqui no UA-cam! Gostaria de saber se você atende no Rio ou em SP. Obrigado
Vc fala tão bem sobre a diferença entre mães narcisistas, que até parece que já passou por isso tudo👍
Ótima reflexão!
Eu fiquei tão traumatizada com minha criação baseada justamente na posse que hj, com meu filho, prometi pra mim mesmo que iria na direção oposta: desde bem pequeno eu faço questão de incluí-lo em tudo, desde compras a atividades domésticas. Reestruturei toda minha vida pra estar presente pra ele.
Cuidado todos os extremos pode ser prejudicial
Um dia seu filho pode se tornar ingrato ao seu ver, como mostra nos vídeo, as vezes tem filhos que acham que os pais devem viver em função deles o tempo todo 100% do dia a vida toda e se não fizer isso ..
Usam do nome mãe narcisista pra conseguir oque quer e o medo ou a rejeição de não querer ser nem um pingo assim, traz vc se comportar no extremo que tbm não é saudável
Equilibrio é o segredo
Busque isso vai fazer bem pra vc para o seu filho, para o mundo
Pois vc tbm precisa ter uma vida
Vc não pode por todo o seu alicerce no seu filho de jeito nenhum 👍
Obrigada por esse vídeo, pois...minha filha tem tido muitas DRS comigo, inclusive nós vimos o seu vídeo juntas sobre Mães narcisistas. Assumi ter sido uma mãe assim, mas meu deus, parece que estou no lixo agora ,como mãe. Inclusive ,eu gostaria de pedir um vídeo sobre os filhos cobrarem demais de nós mães...
Assita o video dnovo, se vc se indentificou vc nao é narsista pelo contrario o seu ou sua filha que é ingrata
Maes Narcicistas é outro video👍
Percebi q meu pai q é narcisista e minha mãe tá apenas cansada dos ciclos de ocilação e insultos dele ..
Isso faz ela ficar nervosa e desgostosa da vida ..
:/
Meu pai se encaixa perfeitamente no perfil narcisista, parece uma caricatura! Minha mãe porém, era abusiva, exigente demais, fazia comparações com as filhas das vizinhas, nos culpava pela situação financeira da família, sendo que nós os filhos, estávamos sempre trabalhando, ajudando com os trabalhos rurais, mas sempre nos calocavam pra baixo. Será que ela estava só estressada e sobrecarregada ou estava descontando os abusos sofridos pelo meu pai?
@@setembroflorido7998 Costumo dizer que minha mãe é repressora e castradora, sempre nos comparando com todos, até o filho de alguém que faz horrores aos pais é melhor que os seus próprios filhos, que sempre foram estudiosos, hoje todos tem curso superior, todos trabalham e não possuem vícios, é muito difícil conseguir viver sob o mesmo teto de alguém que acha que todos devem algo a ela, ou seja os filhos sempre devem algo a ela, é muito triste.
@@karlafreitas3882 Eu cresci fazendo de tudo para agrada-la, pensava que em algum momento ela sentiria orgulho, só depois de maior de idade fui perceber que jamais conseguirei agradar, as vezes me pergunto se ela me enxerga como pessoa ou como um objeto.
@@setembroflorido7998 para ela vc e objeto
Muito obrigada por esse vídeo!
Ótimo..nunca tinha pensado pelo viés do pai...interessante como sempre o papel da mulher é questionado e cobrado.. :(
É verdade que a mulher costuma ser mais questionada e cobrada do que o homem, porém em se tratando de narcisismo, ocorre o contrário. Os homens desde sempre, sāo vistos como os que nāo prestam, a sociedade está acostumada a que os pais sejam negligentes. Já as mulheres, que exercem o papel de māe, sāo tidas como santas e jamais sāo questionadas pela sociedade.
@@olipimcs sim, querido. Porque independentemente de serem narcisistas ou não são elas que estão presentes a todo momento. Papais simplesmente SOMEM no geral.
@@93JulianaOrnellas na minha família somos em 8 filhos homem e duas filhas mulher,de unas anos pra cá minha mãe mudou-se de comportamento e começou a jogar meu pai contra os filhos e filhos contra nosso pai foi assim até a morte dele o ano passado hj ela tá na casa do filho sendo cuidado pela nora que ela mais odeia. Mas meu irmão e sua mulher estão cuidando dela não por amor. Pelo dinheiro que estão pagando pra eles. As filhas ela odeia tanto que não aceita ser cuidada por nós duas filhas.
@@nenatonse3822 q peste sua mãe.... E seu paizinho tá com Deus agora né..
@@93JulianaOrnellas tão presente mas prejudicando né
Que vídeo importante 👏👏👏
Fred,vc pensa em ler em vídeos e-mails/depoimentos de seus inscritos e comentar aqui?
Seria legal
Seria mesmo!
Muito bom 🙏
Minha mãe é narcisista sim, e sinto que vou ter uma dívida pra sempre com ela por simplesmente ter nascido. É triste. Mas tô na luta pela minha carreira e sumir, contato zero.
Verdade kkkk dívida por ter nascido kkk ri pra ñ chorar. No fundo são pessoas vazias o fim será a solidão. Horrível isso, mas passa, se afaste vc será muito feliz.
Jogam na nossa cara o que fizeram, mesmo sabendo que antes da fase adulta isso é obrigação deles. É uma dor de cabeça que ela tem e nós que somos culpados...
Minha mãe sempre usou a vida difícil que ela teve pra criar 6 filhos sozinha como justificativa pra ela ser e fazer coisas ruins. Todo mundo sempre passou pano pra ela, mas eu sempre fui a que relutei, reclamei, questionei as atitudes ruins dela e sempre fui vista e tratada como uma pessoa briguenta. Mas não me arrependo, nunca via as mães das minhas amigas chamando elas de cachorra o tempo todo, dando surras de machucar por qualquer motivo e isso me causava muita resvolta.
E se fossemos nós a abandonada com 6 filhos? Será que seríamos dóceis? Será que não seríamos rancorosas tb? Não justifica, claro... E imagino o quanto isso te causou dor.... todavia, que seu amor e sua amabilidade floresçam em seu coração apesar dos pesares
Visão muito sensata
Muito boa questao,,,assim como a MATERNIDADE esta romantizada, o outro extremo e vulgarizar o narcissimo.....
Minha mãe é assim como a sua.Tenho 50 anos e descobri no ano passado quando minha filha falou para eu pesquisar sobre mãe narcisista, feito isso quase desmaiei, porque minha mãe reclama da minha cor do meu cabelo e disse que queria que eu tivesse corpo de violão. Parei de falar com ela pq me humilhou na frente dos meus filhos e quando chamei a atenção dela ficou debochando da minha cara com risadas sarcásticas. Inacreditável.Eu achava que ela não gostava de mim por eu não ser modelo, inteligente etc...
Eu achava que eu estava errada, mas além de tudo ela tem inveja de mim porque além de eu não ser perfeita ainda tenho algumas coisas que não tem. ela
É o fim do mundo!!!Pasmei!
Ela falou que sou inteligente, corro atrás das minhas coisas mas pela parecia e modo de vestir, sou uma coitada.Falou na ceia de natal na frente da minha família.
Você poderia falar sobre essas surras que levávamos na infância que hoje não mais permitido . Vejo muito adultos que apanhavam e defendem que a educação de seus filhos deve ser assim, como se não tivesse outra forma de educar os filho já que aprenderam assim. Eu não sei quanto dessas surras eram normais ou exageradas e tenho traumas por isso. Sonhei já adulta e não sabia que isso era normal. Minha mãe diz que vai bater de for preciso até eu ficar velha.
Tenho 23 anos, meu marido 36, eu apanhei na infância de cinto de couro e ele que é bem mais velho, não apanhou nenhuma vez e é uma boa pessoa!
Agressão é crime. Ela na velhice vai tá cagando nas calças e pedindo ajuda.
E que vc esteja bem longe.
Vc poderia fazer um vídeo pro outro lado? Será se eu sou uma mãe narscicista ?
A minha mãe sempre foi altamente controladora, sempre me criticou e nossa familia é todo mundo por si. Não tem ligação.. passo meses sem falar com eles e meu irmão..e não sinto falta.
É como se nem pensasse, não me causa saudade, nem vontade de saber se tá bem.
É estranho simplesmente não importa.
E hoje eu me vejo uma pessoa imune ao sentimentos dos outros.. Não me afeta,nao me importa.
So que tenho 2 filhas , uma de 2 e uma de 4 ..eu amo elas mas tô EXAUSTA mentalmente , eu só queria sumir.. ficar longe delas. Se elas fossem p casa dos meus pais ou sogros por uma semana eu não sentiria saudades.
Vejo frases tipo : Vontade de viajar pra fugir dos filhos , mas levando eles na mala. NAO. Eu não levaria.
Eu sinto que não nasci pra isso..nao nasci p cuidar de ninguém.
E tendo esses pensamentos eu fico com medo..pq penso essas coisas e como isso afeta elas.😔 .
Eu tive minha segunda filha na minha formatura..alí rompeu um ciclo, não pude trabalhar, mudamos de cidade e fiquei sem nenhuma rede de apoio.
Meu marido trabalhava das 6:00 às 18:00. E era só eu com uma de 4 meses e uma de 1 ano e 8 meses.
Sem nenhuma amiga, e sem sair p lugar nenhum.
Fico com medo de ser narscicista ou só estou SOBRECARREGADA.
Desabafo 🙃
Minha mãe costumava botar defeito em mim, encrencava comigo porque ela queria mudar meu jeito, tinha prazer em me irritar (até sorria quando eu ficava irritada eu chorava). Ela uma vez até chorou porque segundo ela não somos do jeito que ela queria. Ela também não é do jeito que quero e nem por isso eu era folgada com ela do mesmo jeito que ela foi comigo. Também ela era extremamente mentirosa, chantagista emocional. Me disseram que ela podia ser narcisista. Ela também exigia mais de mim e de minha irmã do que meu irmão. Até as coisas graves que ele faz ela fingia que não vê. Meu pai nunca morou conosco mas nas poucas vezes que ele aparecia em casa ele descia esporro no meu irmão e eu aplaudia pois me sentia vingada. Talvez se meu irmão tivesse pai presente ele agora não seria um vagabundo preguiçoso ladrão e dando golpe do bau numa otaria
Excelente explicaçao simplificada que nos ajuda a identificar cada papel. Curiosidade: filhos únicos podem desempenhar todos os papéis? Grata pwlo conteúdo
Gostei da série. Acho que uma boa dica para fazer essa distinção é olhar para a pessoa fora do papel de mãe. A mãe narcisista é aquela que é narcisista mesmo fora desse papel, ou seja, mesmo se não fosse mãe. Vejo isso claramente.
Excelente observação, não tinha olhado por este ângulo. E tb tem que ter uma avaliação de um profissional habilitado, o que eu vejo é as pessoas dando diagnósticos aos pais e familiares sem uma avaliação técnica. Geralmente carregamos muitas mágoas e feridas da infância e não temos condições de opinar sem distorções, exageros e sem uma visão vitimista, pq olhamos através da nossa dor e interpretação dos fatos.
Quando se fala de mãe narcisista, se aplica para qualquer relacionamento como, pai, tia, tio, avó, patrão etc.
Minha mãe era o meu oposto, mas o grande problema com ela era a comparação. Era como se ela competisse comigo sempre. Mas quando analiso sei que não era narcisista, era tóxico, sim, mas vou soltando essas coisas e já não sinto tanta raiva
3:16 ou se ele se esquivou, foi comprar cigarro, nem pensão pagou, ou pagou só a pensão e f0d4-se, ou ia de 15 em 15 dias visitar e nem sabia a série/o ano do filho na escola.
Eu não quis ter filho (graças!), mas vejo muitas amigas assim... Mães solo porque o pai ABANDONOU.
Dr como queria que seu conceito fosse certo em relação a minha mae. Juro que já fiz de tudo. Mas, ela é ruim mesmo.
Fred não sei se você já ouviu falar no caso de DeeDee e a filha Gypsy a mãe que cuidava da filha e criou um universo onde a filha era doente a filha passou até por cirurgias desnecessárias.Eu fico refletindo e penso também que essa mãe foi uma vítima também da própria mãe dela, numa luta excessiva de mostrar pra mãe que podia cuidar bem da filha. Você acha Fred que essa mãe se enquadra nesse diagnostico de mãe narcisista?
Samila Mendes não conhecia! 😳
Oi Samila, existe uma doença mental que se chama “Munchausen syndrome by proxy” - não sei o nome em português. Basicamente, a pessoa que cuida da criança, na maioria das vezes a mãe, finge sintomas ou causa sintomas na criança para fazer a criança doente e cuidar da própria.
@@blogsobreavida Assistir uma série chamada The Act e fiquei curiosa rsrsrs sobre o assunto abordado.
Samila Mendes Tem um livro que também virou série, chamado “Sharp Objects” escrito por Gillian Flynn que aborda esse assunto também. Acredito que se gosta do tema talvez se interesse pelo o livro o série.
Ayumi, sinto muito você ter que passar por isso. Como está a sua relação com sua mãe hoje?
A 2 dias atras eu tava brigando com ela ,hj eu sou invisivel daqui a um tempo ela vai jogar um gatilho pra v minha reacao,aguento isso a anos esses joguinhos,como faz um ano q descobrir esse narcizismo,eu to so na minha observando o jogo dela e incrível como essas pessoas sao doentes e deixam qualquer um doente ,distancia e o melhor remedio.. aguento esse narcizismo da minha mae a 15 anos,mas e so eu conquista liberdade financeira,e eu nunca mas vou lembrat que ela existe!
Fred, você acha possível que a mãe se torne narcisista exatamente por viverem tantas dificuldades, por serem sobrecarregadas por tantas cobranças, inclusive pelo fato de muitas delas nem terem escolhido ser mães, mas sim por imposição social foram mães, esposas? Os transtornos não surgem de uma série de comportamentos que foram recebidos pela educação e sociedade em que as mães viveram e vivem? Ao longo de anos e anos de terapia, entendi minha mãe como narcisista mas entendo que o comportamento dela muitas vezes advinham da educação que ela recebeu tb, mas havia muito da sua personalidade em seu comportamento.
Na minha humilde opinião, esses casos de ressentimento infundado contra os pais na vida adulta são bem raros (na verdade eu nunca vi). Eu vejo muito mais pessoas que perdoaram pais abusivos. Dificilmente bons pais vão engendrar filhos ingratos e ressentidos.
Oxe
Como assim moça
@@joaopedro-zk3mf "Infundado" tu sabe o que quer dizer?
@@Fernanda-te1uv n
@@joaopedro-zk3mf Percebi
Cresci achando que meu pai era narcisista, manipulador, mas depois de anos ele foi diagnosticado com TPB... O que eu acho bem mais complexo de conviver, pois a instabilidade é grande, aumenta a cada ano. Ele renega tratamento é dependente de álcool e nicotina e minha mãe fica nessa relação como dependente emocional. Fico preocupada com ela, ele tentou suicidio e ela não interna... eu visito 1x na semana... é difícil
Fred, teria como falar sobre triangulação e se existe alguma forma das outras pessoas escaparem dessa dinâmica (irmãos, por exemplo?)
O outro lado da história! 👏🏼👏🏼👏🏼
Fred, o que fazer p/ proteger uma criança de 6 anos que é filho de mãe narcisista, ele já sofreu muitos abusos físicos, psicológicos e até patrimoniais, agora está afastado fisicamente dela, mas sofre muito pq tem a fantasia de ser amado, de achar que ela vai mudar, é muito triste. Será que ele só vai conseguir entender melhor essa situação tão difícil
Minha mãe me expulsou de casa início desse ano... Eu até agora não sei pq ela fez isso... Eu queria muito q a nossa relação fosse boa... O incrível é q ela fala pra todo mundo q eu que deixei ela ... Que eu mr casei... Sendo q não me casei... Me pergunto o porque ela fez isso e porque mente tanto... Pq a minha dor não incomoda ela... Doi muito...
Não crie expectativa sobre ela só vai se frustrar se possível se afaste, vc será muito feliz
Não tente entender, reconstrua a sua vida. Descubra quem vc é longe da influência e expectativa dela. Se fortaleça. Deixe que dps ela virá atrás de vc. Mas não busque o seu perdão, pois é tudo que ela quer para lhe manipular.
Mas te expulsou e falou o q?e vc tá morando aonde agora?
Credo! Muito triste! Porém pode ser que ela tenha algum distúrbio mental. Espero que vc esteja bem
E como não ser uma mãe narcisista? Para as mães deixarem de ser narcisistas, o que elas devem se atentar?
Nao tem cura, so possivel se ela aceite ajudar , pode ser melhora porem tem ainda fraca
Eu me pergunto... será que uma mãe se sentiria tão à vontade para ter comportamentos narcisistas se o pai fosse presente e ativo na criação dos filhos?
Exato! E vice-versa. É o que se chama "facilitador".
Se a pessoa é narcisista ela dá um jeito de fazer suas maldades, principalmente narcisistas ocultos.
Na verdade só se relaciona com narcisista quem tb tem algum problema, né? É igual dependente ou codependente emocional, uma pessoa saudável não consegue se relacionar com um dependente ou codependente emocional e o resultado disso é um relacionamento tóxico que atinge os filhos.
Normalmente se agente chegar em mães saudaveis e perguntar o motivo de elas estarem brigadas ou afastadas dos filhos as respostas vao ser coisas que agente ve muito hoje em dia, tipo " me afastei do meu filho porque ele nao respeitava como mae, ou me afastei do meu filho porque so queria saber de màs companias saia a noite me deixava preocupada, agora se agente perguntar pra uma mãe narcisistas ou com desvio de personalidade agente vai perceber que nao coisas que nao cabem com naturalidade, tipo por exemplo
" me afastei da minha filha porque ela sentía inveja de min, de minhas coisas, porque ela fez tal coisa, que quem esta de fora percebe que nao tem uma coerencia, entao uma mae querer educar o seu filho e manter regras e muito diferente de uma mae narcisista q nao faz questao de educadar.
nao è resentimento mesmo...com esse vidio a minha è muito,mas muito nasizista..to impsquitada..so agora drscubri isso ,minha ja esta com 75 anos e a situacao ta insustentavel....a culpa de tudo è sempre nossa...as filhas ta complicado..
Estou na mesma merda
Até planejando mudar de estado ou ate de pais
Talves até de identidade pra ela parar de me perseguir pra me infernizar
Pq dentro da cidade ela já ta fazendo a cidade toda virar a cara comigo falando que sou filha ingrata ruim que desonra a Deus
E o povo a sociedade abraça a ideia como se dormissem e acordassem comigo...
Eles tem pais e mães equilibrados amorosos e acreditam nas falsidades que a minha mãe narcisista oculta fala😥
Fala -se mais de mãe narcisista do que de pai narcisista por uma infinidade de fatores.
Hoje em dia há muito divórcio e geralmente o filho fica com a mãe. É muito mais comum o pai desaparecer ou ser turista ocasional na vida do filho do que ficar em cima do filho infernizando, invalidando, controlando e dominando como uma mãe narcisista.
Antigamente, qdo nem existia divórcio e os casamentos eram praticamente vitalícios, creio que pais narcisistas eram mais perceptíveis.
Pais narcisistas existem sim, mas se fala menos até pq a gravidez é 9 meses dentro da mãe, quem amamenta ( ou não amamenta-o que é mais comum em mães narcisistas que frequentemente tem horror de amamentar- é a mãe) e em 99% dos casos a mãe é a primeira referência do filho no mundo.
As crianças quando muito novas são muito mais dependentes das mães do que do pai. Já li até que a paternidade só de constrói com o bebê a partir do papel da mãe a quem incumbe apresentar e incluir o pai na relação com a criança.
A relação dos filhos bebês ou muito pequenos com a mãe é muito mais visceral geralmente do que a com os homens até por questões biológicas mesmo. Se a criança estiver sendo amamentada no peito isso é óbvio até. Com isso, o papel e a influência da mãe já se constrói mais forte desde o nascimento.
Por isso tudo já exposto, me parece bem compreensível pq se fala mais de mãe narcisista do que pai narcisista. Se quiserem, falem de pais narcisistas tb, o caminho está livre e há muito a ser falado.
Mas, por empatia com quem ainda precisa descobrir, não reclamem que se fala demais de mãe narcisista pq isso não é verdade. Não se fala ainda o suficiente desse tema só pq aqui e ali, em canais de psicólogos se fala bissextamente desse tema. Nem está se falando demais pq alguns canais, geralmente de pessoas que sofreram isso na pele, se fala disso. Esse tema ainda é falado nas coxias e em meios muito específicos. Não está na mídia como deveria. Algumas parcas reportagens foram feitas sobre esse tema em programas de TV.
Soma -se a isso questões culturais, basta perceber que- na esmagadora maioria dos casos- qdo o bebê ou criança pequena é cuidado por uma babá ou um outro membro da família, esse membro da família é do sexo feminino. Eu nunca vi homens sendo babás profissionais de criança, por exemplo. A criança começa sua vida voltada bem mais para o lado feminino, para pessoas do sexo feminino. Pai ou qq outro homem cuidador vem depois, se vier! ( homens cuidadores ainda são minoria, apesar dos avanços notáveis em algumas famílias.)
Com isso, obviamente, geralmente a ascendência sobre a prole- e consequentemente o potencial lesivo- é muito maior comumente por parte da mulher. Também tem o fato do distanciamento dos homens não deliberadamente pelos pais mas pela mãe que afasta o pai intencionalmente invalidando seus esforços em cuidar ou se aproximar do filho. Já vi muito isso tb.
Então toda essa estrutura biológica-social-emocional geralmente contribui para diminuir o papel do pai e reforçar o papel da mãe. ( Há pais super atuantes e próximos? Há, mas qual tipo de paternidade é mais comum ainda hj? Não vamos falar das exceções pq elas não são numericamente significativas para uma análise social.)
Qdo a criança nasce, o pai pode estar até assistindo ao parto mas a criança vai pro colo da mãe, sente o cheiro da mãe, tem o contato com a mãe sempre primeiro do que o contato com o pai.
Obviamente isso tudo contribui, além do aspecto social, para que o tema mães narcisistas seja mais falado do que pais narcisistas.
Sinceramente, mesmo que muitas pessoas digam o contrário, ainda acho que se fala pouco de mães narcisistas. Tem que falar mais. Tem que continuar falando. Deviam ensinar essa diferença entre mãe assoberbada e mãe narcisista na escola. Isso é assunto de utilidade pública. Ainda é muito tabu.
Claro que vai ter gente aí injustamente rotulando alguma mãe que não é narcisista de narcisista. Mas basta se aprofundar um pouquinho- nem é muito- que a verdade vem à tona. O pior absoluto que já vi com estarrecedora frequência são filhas de mães notoriamente narcisistas, muitas vezes perversas, com uma baita dificuldade em enxergar isso, não se protegendo e chegando até chegando a casos extremos de ter a própria saúde mental abalada em níveis tão altos como depressões severas e tentativa ou consumação de suicídio.
Esses casos invisíveis para a maior parte das pessoas me preocupam mil vezes mais do que uma possível acusação leviana de narcisismo à uma mãe que não seja. Não é que ache excelente que mães não narcisistas sejam acusadas injustamente, mas pq sei, por experiência tanto própria como alheia que muito mais grave é o filho/a não se dar conta a tempo da periculosidade de uma mãe indiscutivelmente narcisista para sua própria saúde mental, financeira, afetiva, profissional, relacional.
Por mim, esse assunto não vai sair da pauta social nunca.
Na minha opinião, o pior é passar a vida inteira chamando urubu de meu louro! Há tanto gente aí que pode estar chamando injustamente a mãe de narcisista como o Fred explicou no vídeo ( embora eu nunca tenha cruzado com essas pessoas), mas, dentro da minha experiência afirmo ter visto muito mais o contrário: mães narcisistas até perversas passando como algo normal.
Pelo menos aqui no interior de SP onde moro, vejo muitas mãe que deixam os filhos pintar e bordar com ele
É como se fossem filhos narsisitas kkkkkk
Vejo filhos com 30 com 40 anos e ate filhos com 50 anos mamando nas dependência dos pais
Não é o meu caso pois tenho uma mãe narsisista oculta, mas quando esse filhos ingratos ou esse filhos bem amados que seja me vê a maioria da sociedade me vê como filha ingrata ruim que desonra a Deus
Como se minha mae fosse maravilhosa como a mae deles..
Me julgam como se dormisse e acordasse comigo..
Ela me persegue mesmo morando longe dela, 20 anos se passaram e ela não se cansa de me perseguir
Acho que virou um rob pra ela isso já, finge para os outros que me ama que faz de tudo por mim e que sente saudades
E na verdade é a armadilha sendo armada, já vi esse filme várias vezes não foi 3 nem 10 vez já vi mais de 100 vezes ela fazer isso
Ela me manipula pelo que me lembro desde os meus 6 ou 7 anos de idade só
Concordo que deveriam falar muito mais sobre esses assuntos na sociedade em geral, que deveria ser informação de utilidade pública 👍
A minha eu não tenho dúvidas,desde de criança no tratamento que ela dava aos filhos tão pequenos,era espancamento,a falta de amor e empatia nela é visível,nunca deu um abraço ,mal humorada sempre,difamadora, agrecicva,jogava um contra o outro, não gosta de ver a felicidade dos filhos e de ninguém, invejosa, gananciosa tenta comprar terrenos de vizinhos mesmo tendo os vizinhos com inimigos, sarcástica, maligna,xinga os filhos roga praga diariamente,deseja o mal das pessoas ,gosta de ver as pessoas se dando mal, não olha a dor dos Filhos,joga a família e as pessoas que não conhece conta os filhos,ela odeia muito mais as filhas ,apelo sexual transou com meu irmão foi quando eu peguei essa cena horrível que quase cheguei a cometer suicídio,por remédios ,e ainda assim sai como problemática e rebelde,quando fui falar o caso que vi os dois transando fui julgada como louca,eu larguei e sumi cortei afinidades com todos que a conhece,hoje o buraco que tenho dentro de mim é grande tristeza enorme.
Sem comentarios
Sua mae ganhou de lavada a pior mae que eu ja vi até agora
Vou te dar 2 conselhos maravilhosos
Primeiro veja os videos do "O Corpo Explica " acredito que vai te ajudar um pouco igual me ajudou e segundo
Faça a limpeza do figado do canal DWL BRASIL do Dr. Walter Lopes
Recomendo para todos mesmo, muito facil gratuito e 100%natural
Ate aconselho fazer a limpeza primeiro
Espero ter ajudado
Vai ficar tudo bem ok👍
A limpeza é o primeiro video do canal o mais antigo mas Recomendo entrar num grupo de whadsap de pessoas que orientan o passo a passo voluntariamente
Se quiser passo o numero do grupo que eu estou, só pedir ok👍
"Para variar" rsrs, suas colocações são muito boas. Há uma tendência de de esteriotipar qualquer conflito com as mães como se elas fossem necessariamente narcisistas, as mães são sobrecarregadas com a ideia idealizada de ser humano perfeito, enquanto não há essa cobrança com os pais. Me lembro que você tinha passado sobre mães narcisistas e pensei muito mais no meu pai. A sociedade desculpa essa coisa do homem trabalhar 12 horas por dia e chegar em casa, está cansado e ele pode deixar a desejar na participação da criação dosf ilhos, já a mãe já não tem esse perdão. Sempre entendi essa sobrecarga na vida da mãe e por isso sempre tive pavor de casamento e de, mais ainda, de ter filhos. Parece que a mulher acaba enjaulada e ainda por cima, nunca é suficiente a dedicação dela.
Meu pai era mto ruim comigo, ele me chamava de vagabunda quando eu fiquei desempregada.
Sempre fui aquela filha certinha, nunca fiz nada que envergonhace ele, mas quando eu fiquei sem trabalho virei a Suzane.... foi mto triste isso, ele era mto ruim comigo. Mto rude msm, eu tinha medo dele, quando ele estava em casa eu não podia ficar no meu quarto, tinha sempre que fazer alguma coisa na casa. Meu Deus que tristeza 😭
Numa conversa normal assim com mainha distraída eu perguntei a mãe o quê eu poderia ter feito pra ela ter orgulho de mim, ela respondeu: "Poderia ter se enforcado aos 15 anos..." Eu tenho 45 anos então são 30 anos que ela pensa nisso. Tem três meses que ela disse isso e eu não ando com muito ânimo desde então. Ela já disse e já fez mil coisas pra mim, mas essa foi no fundo uma frase curta de milésimos de segundo. Tem como curar ela?
Na minha família meu pai é o "chorão", sensível, submisso á minha mãe apesar de ser chantagista emocional e manipulador se fazendo de vítima.
Está qse que na moda esse termo " minha mãe é narcisista". Mts adolescentes dizem isso, sem ao menos conhecerem o significado. Conheço muitos que tomam uma chamada de atenção ou são proíbidos do uso excessivo do celular já dão esse título para a mãe.
Sendo que isso não caracteriza narcisismo, o que caracteriza narcisismo é a maldade, falta de empatia, botar o filho pra baixo, ser invejosa, competir com os filhos, difamar ele, etc. Controlar uso excessivo de celular de adolescente não tem nada a ver com ser narcisista.
Não é de se duvidar
Oq mais tem é pais narcisistas
Outros problemáticos
Nada disso aconteceu, eu nunca pedi nada para os meus pais, porém minha mãe me protegeu demais do mundo, não me deixava fazer nada! Tudo tinha que ser do jeito dela, até com quem eu tinha que namorar, aí não né?
Ela queria escolher tudo, minhas roupas, o que estudar, com quem falar, isso tudo até depois dos 18 anos.
E quando são 3 filhas que trabalham na casa desde 5 anos e a caçula nunca lavou um copo?! Se a mãe está ressentida, cansada, pensasse antes de ter filhos, eu tive 4 e nunca deixei lavar um copo, de tanto trauma que eu tenho de lavar louça, banheiro, roupa, desde os 5 anos! Triste mas maldade é maldade!