TORNE-SE MEMBRO DO CANAL Sigam-nos no Instagram: @rushdoonybr Deixe suas dúvidas e observações nos comentários Curta, compartilhe e inscreva-se no canal
Você tem meu respeito não apenas por eu concordar com você, mas pelo seu comportamento. Você vai claramente nos pontos que discorda do Yago e os critica e nos pontos que concorda, você o elogia. Diferentemente, o Yago ao ser contrariado ele não analisa dos pontos prós e contras do argumentador, ele já adjetiva a pessoa como jumento, louco, machista e outros. Parabéns, meu irmão, pelo seu trabalho e postura.
Infelizmente, o Yago não tem muito o que dizer contra minhas constatações. Ele acha que sua perspectiva é a certa e não está disposto a mudar de posição. Não há necessidade de ofendê-lo, tampouco de menosprezar os pontos em que a abordagem dele foi acertada. Só estou no UA-cam por uma razão: apresentar, de fato, a Teologia Reformada de maneira real a partir de bases bibliográficas sólidas. Sem as idiossincrasias e negociações dos teólogos gente boa (o que está cada vez mais difícil de se ver).
A evolução da qualidade dos seus vídeos tem sido nítida Gabriel, é sempre muito gratificante aprender com seus vídeos. Um dos poucos que argumentam seriamente, sem ad hominens, nem zombaria espero que esse vídeo chege ao Yago 👏🏼👏🏼
O fato de nenhum dos seus argumentos se resumir a ad hominen - como quase sempre acontece no Brasil - já é melhor do que 99% dos canais. Parabéns por discutir ideias e não pessoas!
Eu era inscrito no dois dedos de teologia até aquele rasteiro contra o pastor Macarthur. E outro absurdo dele foi a defesa veemente a fechar igrejas e obrigatoriedade de vacinação da covid. Um cara totalmente pró-sistema
Essa foi uma tendência largamente difundida entre pastores americanos. Falo sobre isso nessa live: ua-cam.com/users/liveqJ4GpDd0y1I?si=CwqrxSJ9bxzqJK4u
Não nego que devemos orar por nossos inimigos, mesmo assim não devemos esquecer o juízo de Deus. Devemos lembrar que Deus enviou o seu castigo a Israel no ano 70. Todavia, o maior castigo que Deus poderia fazer é justamente não levá-los ao arrependimento.
Tenho acompanhado com cada vez mais alegria e satisfação o seu canal, Gabriel. Leio Rushdoony e assumi a vertente teonomista e positiva sobre o futuro há alguns anos, mas sinto que ainda estou engatinhando. Que o reino de Deus se expanda através do seu trabalho, e o Senhor o capacite e conserve em humildade. Agora, vem cá. Aquilo ali é um quadro com letra de Coldplay? 😂
Que bom, irmão! Leia todos os livros do Rushdoony. Vai te acrescentar muito. Sobre o quadro, não sei dizer rsrs. Meus estúdios são arranjados conforme minha logística.
Vendo o Yago utilizar o caso do "Porta dos Fundos" me lembra da reação do Pastor Augustus Nicodemos ao mesmo fato. Mesma reação, inclusive comentando sorridente que tinha combinado de assistir uma série com a filha na Netflix. Me entristece muito que pastores vejam como ilegitma (e até infantil) a indignação do seu povo diante da blasfêmia. Excelente seu video, vou compartilhar.
Honestamente, gostaria de saber dos irmãos que estão criticando o vídeo mas são contra que se critique os erros do Yago (meio contraditório, mas vamos seguir), o que pensam sobre o que Paulo escreveu em Gálatas 2, a partir do versículo 11: “Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude CONDENÁVEL”. Qual atitude condenável era esta que Pedro cometia? “Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, TEMENDO os que eram da circuncisão. Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé SE DEIXOU LEVAR.” Ora, o que Pedro estava fazendo aqui senão tentando ser “GENTE BOA” e tentando agradar a quem ele não deveria? Paulo não só o repreendeu como fez questão de deixar isso por escrito numa carta para que todos tivessem ciência do erro. Ele deixou registrado na história, até para que nós, quase 2000 anos depois, tomássemos nota de que podemos ser confrontados, parafraseando outra tradução dos mesmos versos, caso “nos tornemos repreensíveis”.
@@TheFumagalli07 irmão o cara tá fazendo fofoca, Paulo não seria fútil a ponto de criar um canal do UA-cam pra ficar chorando, sua comparação é totalmente desproporcional.
@@paulojrmachado você fala como se Gabriel tivesse criado o canal ontem e tivesse postado 90 vídeos exclusivamente sobre o Yago. Você não se deu ao trabalho nem de entender qual a proposta do que o mesmo se propõe, de que temas já falou e tem falado. Você tá atirando as pedras sem nem mesmo ouvir os argumentos.
@@TheFumagalli07 Irmão, ele pode ter 1000 videos, no final, ele só é mais um que fica criando treta na internet, futilidade, vaidade, é uma garrafa de água com 2% de coliformes fecais, é isso que você tá me dizendo, tantos assuntos uteis para os cristãos estarem colocando, mas tudo pelos views, ou seja, vaidade.
@@paulojrmachado Sua interpretação é mais rasa que um pires, ou você é neófito, não é possível. Pela sua lógica, nenhum crente pode criticar outro na internet a não ser que tenha pedido permissão antecipadamente e conversado com o mesmo em particular antes. O que me diz do Yago fazendo vídeos a respeito do John MacArthur, Rodrigo Silva, Anderson Silva, Rodrigo Mocellin e Luciano Subirá sem consultá-los antes? Isso é futilidade também ou só é quando falam de quem tu gosta?
@@TheFumagalli07 sim, é futilidade tbm, não concorda? Não acha que temos questões mais profundas do que criticar o ponto de vista de outros irmãos? Por isso o cristão é reativo, só se preocupam com temas sociais quando já tá em cima, agora minha opinião sobre falar do outros é só uma, sendo um cristão, nossa forma de fazer isso deveria ser outra ou vc acha que tá certo essas tretas pro mundo todo ver? Agora o fogo amigo tá permitido?
Gabriel Ennes parabéns pelo conteúdo... não devemos passar pano nesses teólogos nutelas... é um grande perigo para a igreja de Jesus...por serem humanista d+.
Vc não advoga uma reação violenta, mas é exatamente isso que fundamentalistas cristãos farão. A palavra de juízo deve ser dada para todo aquele que rejeita o Senhor Jesus e isto, é claro, têm consequências duras pará quem o declara.
A violência, nas palavras de Gusdorf, é o oposto da força. É a pura energia do desespero. Minha posição não é uma posição desesperada, ela se ampara no poder real: o senhorio de Cristo.
Irmão, eu não sou muito partidário do uso de dicionários rsrs Portanto, não posso te ajudar em sugestão nesta matéria. Eu tenho algumas listas de recomendações de livros no Instagram. instagram.com/rushdoonybr?igsh=a2M5MXg2endteWhi& (Fica no destaque “Listas”)
Gente, que loucura. O Yago vai lá e fala do Estado Laico, defendendo que deve ser laico e que o Estado não deve intervir nas religiões, independente de qual seja. O que o cara diz que o Yago disse: Cristianismo é igual as demais religiões. Ora, só ser honesto. Ele faz uma análise do papel no Estado nas religiões e não uma análise teológica. Cara, sei lá. O Yago pode ser um cara com vários erros e problemas, inegavelmente. Todavia, a maioria desses vídeos são as criticas pela crítica.
Não é crítica pela crítica. Eu fiz uma crítica ao apoio que o Yago dá ao Estado Laico. A posição que o Yago tem pressupõe que AOS OLHOS DO ESTADO (deixando aqui bem claro o que escapou à sua análise) o Cristianismo é uma religião como qualquer outra.
@@RushdoonyBrasilem um cenário ideal e de liberdade, essa deveria ser a postura de um Estado laico, o que é diferente de um Estado laicista. Além disso, conhecendo o Yago, pelas várias defesas que ele fez a igreja em momentos de exageros estatais. Fica evidente que, no máximo, ele errou sobre o tema - não acredito nessa hipótese. O ponto é, há um trabalho muito intenso em desmoralizar o Yago, não deve ser seu caso, mas isso aconteceu com maior intensidade após ele se colocar contra o Bolsonarismo e também questionar algumas posturas do MacArthur, que é um excelente pregador, todavia errou. O Yago não é liberal, falar isso é deboche. O Yago não é um falso reformado ou qualquer coisa do tipo. Essa postura em seus vídeos é muito semelhante ao que ele sofreu com o Olavo e Kuster. Pelo que diz, parece que ele é totalmente reprovável, um Caio Fábio. Até comentário debochando o nome dele ao contrário você reage com risada. É pessoal, certamente. Deus abençoe!
A discussão desta sobre os argumentos e não sobre a pessoa. Saiba separar as coisas. Agora seja honesto, Yago dispara em seus vídeos contra pessoas que discordam dele
Nem te conto, cara. Eu sei o que está por trás. O que está por trás é que.... Ele discorda do posicionamento do Yago, e acha importante explanar sua discordância. Assustador não é? Que plano maligno. Eu pergunto: O que está por trás do livro do Yago da religião bolsonarista? O que está por trás do vídeo do Yago sobre "machismo na igreja"? O que está por trás das posições políticas do Yago?
Bizarro como as coisas são invertidas nesse mundo. Vendo esse vídeo e o outro vídeo, só comprova que você, meu amigo, está fazendo mal a fé cristã. Acho triste esse ar de superioridade, arrogância em forma de ataque. Isso não me parece um modo piedoso de debater com um irmão em cristo
Nos meus vídeos, eu aponto os acertos na abordagem do Yago e foco única e exclusivamente nos argumentos e palavras dele; nos dele, ele apenas me chama de “maluco” e me desqualifica como oponente. Invertido está o seu comentário à luz dos FATOS.
Vc têm expectativas neste mundo? Não existe derrotismo em saber que de fato o anticristo aparecerá, e causará grande tribulação aos santos, pois, tal como nos primeiros séculos, os cristãos do tempo do fim, também esperarão a vitória do Cordeiro na sua segunda vinda.
@@RushdoonyBrasil, vou mandar aqui os links dos dois canais desse cara: youtube.com/@verdadeem10minutos-pr.dani38?si=JRsUSBNPyjM71YPG youtube.com/@igrejasempolitica?si=OnSzTN7Flwkg0Rt8
Ai que está: o que ele falou sobre o Yago, é algo de ruim que o próprio Yago está fazendo. Logo, Yago reforçar isso, evidencia de forma clara o ponto dele
Rapaz , tem uma live dessa página no Instagram descendo a lenha no Bolsonaro e na nova direita, depois dá uma procurada lá, a página aqui nunca levantou bandeira pra político nenhum.
Não sei se foi a intenção, mas cuidado com a maneira de descrever os que discordam de você (pra não cometer o mesmo erro do Yago e colocar no mesmo pacote): Nem todo mundo que é contra a teonomia é antinomista. Na verdade, a minoria é antinomista. Quando uma crítica é feita à teonomia, quase nunca ela é feita de uma posição antinomista. Cuidado com esse ponto.
Agradeço o Feedback, mas não foi minha intenção mesmo dizer que ser contra teonomia (do jeito que o Yago seja) signifique ser um antinomista. Teoricamente todo reformado deveria ser “Teonomista”, em certo sentido. Teonomia envolve o entendimento de que há uma continuidade da Lei de Deus. Isso é NEGADO pelo Yago Martins, parte pela sua escatologia dispensacionalista.
@@RushdoonyBrasil Eita, então acho que possa haver uma diferença de conceitos. Acredito que pra maior parte das pessoas falando sobre isso na internet, quando alguém fala de "teonomia", a pessoa está falando de aplicação da lei do antigo testamento nos governos civis atuais. Eu te garanto que +90% das pessoas (inclusive o Yago) usam o termo com esse sentido. Por exemplo, todos os cristãos sérios (reformados ou não) creem na aplicação da "segunda tábua" dos 10 mandamentos na legislação moderna. Pois tratam-se de questões horizontais, da maneira como nos relacionamos com o nosso próximo (e seria esse o papel do governo civil, regular isso). A discussão entra quando são questões de 1ª tábua, como a ideia de leis de blasfêmia (porque sempre fica a pergunta: quem define e interpreta o que é blasfêmia?) Enfim, que existe alguma aplicabilidade do que é revelado na lei mosaica aos dias de hoje, também nunca vi ninguém negar. As diferenças são entre quais leis, e "aplicável de que maneira?". Por exemplo, tem gente que entende continuidade da lei mosaica apenas na vida da igreja, mas sem impacto no governo civil. Esses seriam teonomistas na sua visão? Porque na definição comum (que eu falei ali no começo), não seriam. Inclusive, fica aí a sugestão de vídeo: Como você entende a aplicabilidade da lei do antigo testamento nos dias de hoje? Você divide entre lei civil, moral e cerimonial? Se sim, quais se mantém e quais não? Acredita que o Estado deve ter punição do tipo apedrejamento para algum crime?
Há uma pobreza em matéria de terminologia nos debates na internet. Minha intenção não é entrar nestes detalhes que você falou (sobre como seria um governo cristão). Essa discussão está muito aquém do nível do Brasil. Tenho pouquíssimo interesse na questão política (se vier um dia a falar sobre isso, não será no UA-cam). Talvez faça um curso fechado futuramente onde abordarei com profundidade essa questão apresentando inclusive outras perspectivas reformadas que considero sérias como o Pensamento Covenanter e o Neocalvinismo. O fato é que a posição do Yago é desconexa com uma perspectiva reformada. Ele segue a linha de Douglas Moo (cuja perspectiva sobre a relação Lei e Graça é um luteranismo adaptado). Moo sustenta que a Lei mosaica foi completamente abolida; tendo Cristo trazido uma NOVA lei. É uma posição que talvez faça sentido dentro do Luteranismo, mas não do Pensamento Reformado histórico. Além disso, Yago é dispensacionalista, o que cria este mesmo erro pela via escatológica.
@@RushdoonyBrasil Bom, para que sua mensagem aqui no canal seja clara, creio que seria importante pelo menos definir que tipo de continuidade você crê. Pode até evitar falar de política nos detalhes e realmente o Brasil tem muito o que amadurecer para discussões mais complexas. Mas a partir do ponto em que você pretende usar "antinomista" como adjetivo para alguns oponentes, e defende a teonomia como visão bíblica, é importante você definir que tipo de continuidade você enxerga. (Pelo que você falou nessa resposta, já pretende fazer algo assim, com as visões que considera aceitáveis, ótimo). Enfim, definir os termos é sempre importante. Ajuda a evitar discussões desnecessárias. Abraço
@LRibeiro97 Yago é um antinomista e é o meu oponente no vídeo (o que deixei claro). Não retiro nada do que disse, pois ele próprio sustenta essa posição teológica. Se a carapuça serviu pra alguém, é complicado exigir de mim mais clareza. Entender o que seja um antinomista deveria ser algo claro, pelo menos, para todo reformado. Uma vez que Calvino e a tradição reformada sustenta o terceiro uso da Lei. Sei que o analfabetismo teológico é um problema crônico no Brasil, mas não tenho condições de explicar todas as minhas posições nos mínimos detalhes. Há alguns vídeos no meu canal onde tratei dessa questão.
Pode ser. Não gosto de julgar intenções, apenas argumentos e posições claras. A partir somente disso, nota-se muitas inconsistências e erros (alguns dos quais, apontei).
@@RushdoonyBrasil eu entendi, você não quer atacar a postura dele, nem eu, só acho ele muito estranho, e isso não é de agora, mas desde que ele começou a debater com Bernardo Kuster.
@@RushdoonyBrasilVocê está claramente criando facção no corpo de Cristo. Isso não é simplesmente discordar de pontos doutrinários ou pontos secundários da fé, é colocar irmãos de "um lado", ou seja, do lado do apagamento, exclusão, chacota e esquecimento.
@@santanafilho1689 "irmãos" da teologia da prosperidade, teologia coach ... que irmãos? Teceu uma crítica ao Macarthur na pandemia, mas isso é diferente de fazer uma playlist no canal ( aqui já dá pra fazer, inclusive) sobre um personagem em particular. Todos estamos sujeitos a críticas, mas eu já entendi a tática de crescimento, comentada e aprovada pelo administrador. Triste
Perceba que o critério de julgamento deixou de ser a ideia, e passou a ser o comportamento de fulano. Se ele é "gente boa", é bom. O mais primitivo grau de raciocínio humano.
Criador de conteúdo, descobriu que React atrai público e seguidores: Dois "reformado calvinista" não se entende, novidade kk... Pastor batista Luiz Sayão diz que se colocar "20 batistas juntos, vai ter 21 opiniões diferentes", o mesmo eu digo para os "reformados calvinista" não chega em conclusão alguma ou concordância, discorda até do "fundador" João Calvino.
Nem na falsa igreja de Roma as pessoas se entendem. Saia da sua bolha e verá uma verdadeira guerra de excomunhão (muitas vezes com direito a palavrões, de supostos “cristãos”). Papistas não são referência em unidade, pelo contrário, são o sectarismo satânico manifesto.
Você tem meu respeito não apenas por eu concordar com você, mas pelo seu comportamento. Você vai claramente nos pontos que discorda do Yago e os critica e nos pontos que concorda, você o elogia. Diferentemente, o Yago ao ser contrariado ele não analisa dos pontos prós e contras do argumentador, ele já adjetiva a pessoa como jumento, louco, machista e outros. Parabéns, meu irmão, pelo seu trabalho e postura.
Infelizmente, o Yago não tem muito o que dizer contra minhas constatações. Ele acha que sua perspectiva é a certa e não está disposto a mudar de posição. Não há necessidade de ofendê-lo, tampouco de menosprezar os pontos em que a abordagem dele foi acertada.
Só estou no UA-cam por uma razão: apresentar, de fato, a Teologia Reformada de maneira real a partir de bases bibliográficas sólidas. Sem as idiossincrasias e negociações dos teólogos gente boa (o que está cada vez mais difícil de se ver).
Ao contrário do Yago que chama de malucos as pessoas que discordam dele.
“O humanismo é um mecanismo de transição de uma sociedade cristã para uma sociedade pagã”.
Excelente!
Serei obrigado a maratonar esses vídeos!
@@NascidodeNovo seja bem vindo!
A evolução da qualidade dos seus vídeos tem sido nítida Gabriel, é sempre muito gratificante aprender com seus vídeos. Um dos poucos que argumentam seriamente, sem ad hominens, nem zombaria espero que esse vídeo chege ao Yago 👏🏼👏🏼
O fato de nenhum dos seus argumentos se resumir a ad hominen - como quase sempre acontece no Brasil - já é melhor do que 99% dos canais. Parabéns por discutir ideias e não pessoas!
Ele chamou o Yago de teólogo porco
Eu era inscrito no dois dedos de teologia até aquele rasteiro contra o pastor Macarthur. E outro absurdo dele foi a defesa veemente a fechar igrejas e obrigatoriedade de vacinação da covid. Um cara totalmente pró-sistema
De fato, aquele episódio foi lamentável.
Essa foi uma tendência largamente difundida entre pastores americanos. Falo sobre isso nessa live:
ua-cam.com/users/liveqJ4GpDd0y1I?si=CwqrxSJ9bxzqJK4u
Eu vi esse vídeo tipo um dossiê falando sobre os escândalos sexuais por pastores ligados ao ministério do pastor reformado John macartur
Mas, foi mentira ou tudo que o Yago disse é a verdade?
Agora entendi, vc têm expectativas neste mundo!
Parabéns pelos videos irmão, na minha opinião seu canal é um dos melhores canais de teologia e filosofia.
Obrigado pelas palavras, meu irmão! Glória a Deus por isso!
Parabéns mais uma vez Gabriel, pelo o excelente conteúdo que você vem produzindo com qualidade.
Continue Gabriel desmascarando os teólogos gente boa (que fica em cima do muro)a igreja de Cristo não merece isso.
A frase "Teólogo gente boa" combina muito. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não nego que devemos orar por nossos inimigos, mesmo assim não devemos esquecer o juízo de Deus. Devemos lembrar que Deus enviou o seu castigo a Israel no ano 70. Todavia, o maior castigo que Deus poderia fazer é justamente não levá-los ao arrependimento.
Orar pelos inimigos e orar pelo juízo de Deus sobre eles não são coisas contraditórias (como o senso comum presume).
Muito bom meu amigo. Deus abençoe
Tenho acompanhado com cada vez mais alegria e satisfação o seu canal, Gabriel. Leio Rushdoony e assumi a vertente teonomista e positiva sobre o futuro há alguns anos, mas sinto que ainda estou engatinhando. Que o reino de Deus se expanda através do seu trabalho, e o Senhor o capacite e conserve em humildade. Agora, vem cá. Aquilo ali é um quadro com letra de Coldplay? 😂
Que bom, irmão! Leia todos os livros do Rushdoony. Vai te acrescentar muito.
Sobre o quadro, não sei dizer rsrs. Meus estúdios são arranjados conforme minha logística.
Excelente vídeo! 👏👏👏
Vídeo excelente!
Vendo o Yago utilizar o caso do "Porta dos Fundos" me lembra da reação do Pastor Augustus Nicodemos ao mesmo fato. Mesma reação, inclusive comentando sorridente que tinha combinado de assistir uma série com a filha na Netflix. Me entristece muito que pastores vejam como ilegitma (e até infantil) a indignação do seu povo diante da blasfêmia. Excelente seu video, vou compartilhar.
Os nossos pastores e teólogos reformados são muito lenientes quanto a essas questões. Obrigado pela força!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Honestamente, gostaria de saber dos irmãos que estão criticando o vídeo mas são contra que se critique os erros do Yago (meio contraditório, mas vamos seguir), o que pensam sobre o que Paulo escreveu em Gálatas 2, a partir do versículo 11: “Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude CONDENÁVEL”.
Qual atitude condenável era esta que Pedro cometia? “Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, TEMENDO os que eram da circuncisão. Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé SE DEIXOU LEVAR.”
Ora, o que Pedro estava fazendo aqui senão tentando ser “GENTE BOA” e tentando agradar a quem ele não deveria?
Paulo não só o repreendeu como fez questão de deixar isso por escrito numa carta para que todos tivessem ciência do erro. Ele deixou registrado na história, até para que nós, quase 2000 anos depois, tomássemos nota de que podemos ser confrontados, parafraseando outra tradução dos mesmos versos, caso “nos tornemos repreensíveis”.
@@TheFumagalli07 irmão o cara tá fazendo fofoca, Paulo não seria fútil a ponto de criar um canal do UA-cam pra ficar chorando, sua comparação é totalmente desproporcional.
@@paulojrmachado você fala como se Gabriel tivesse criado o canal ontem e tivesse postado 90 vídeos exclusivamente sobre o Yago. Você não se deu ao trabalho nem de entender qual a proposta do que o mesmo se propõe, de que temas já falou e tem falado. Você tá atirando as pedras sem nem mesmo ouvir os argumentos.
@@TheFumagalli07 Irmão, ele pode ter 1000 videos, no final, ele só é mais um que fica criando treta na internet, futilidade, vaidade, é uma garrafa de água com 2% de coliformes fecais, é isso que você tá me dizendo, tantos assuntos uteis para os cristãos estarem colocando, mas tudo pelos views, ou seja, vaidade.
@@paulojrmachado Sua interpretação é mais rasa que um pires, ou você é neófito, não é possível. Pela sua lógica, nenhum crente pode criticar outro na internet a não ser que tenha pedido permissão antecipadamente e conversado com o mesmo em particular antes. O que me diz do Yago fazendo vídeos a respeito do John MacArthur, Rodrigo Silva, Anderson Silva, Rodrigo Mocellin e Luciano Subirá sem consultá-los antes? Isso é futilidade também ou só é quando falam de quem tu gosta?
@@TheFumagalli07 sim, é futilidade tbm, não concorda? Não acha que temos questões mais profundas do que criticar o ponto de vista de outros irmãos? Por isso o cristão é reativo, só se preocupam com temas sociais quando já tá em cima, agora minha opinião sobre falar do outros é só uma, sendo um cristão, nossa forma de fazer isso deveria ser outra ou vc acha que tá certo essas tretas pro mundo todo ver? Agora o fogo amigo tá permitido?
Gabriel Ennes parabéns pelo conteúdo... não devemos passar pano nesses teólogos nutelas... é um grande perigo para a igreja de Jesus...por serem humanista d+.
Sim, eles tem constituído a nova geração de Teólogos do Mainstream. Sua teologia é a que tem sido difundida em muitos meios por aí.
Lembro quando o pastor americano Joel Beeke retirou as imagens com este teólogo gente boa do insta.
Deve ter sido pra não passar vergonha rs (não conheço o cara)
Vc não advoga uma reação violenta, mas é exatamente isso que fundamentalistas cristãos farão. A palavra de juízo deve ser dada para todo aquele que rejeita o Senhor Jesus e isto, é claro, têm consequências duras pará quem o declara.
A violência, nas palavras de Gusdorf, é o oposto da força. É a pura energia do desespero. Minha posição não é uma posição desesperada, ela se ampara no poder real: o senhorio de Cristo.
Poderia indicar, por favor, algum dicionário do protestantismo? Ou algo do tipo.
Irmão, eu não sou muito partidário do uso de dicionários rsrs Portanto, não posso te ajudar em sugestão nesta matéria. Eu tenho algumas listas de recomendações de livros no Instagram.
instagram.com/rushdoonybr?igsh=a2M5MXg2endteWhi&
(Fica no destaque “Listas”)
Obrigado. Ajudou muito.@@RushdoonyBrasil
Gente, que loucura.
O Yago vai lá e fala do Estado Laico, defendendo que deve ser laico e que o Estado não deve intervir nas religiões, independente de qual seja.
O que o cara diz que o Yago disse: Cristianismo é igual as demais religiões.
Ora, só ser honesto. Ele faz uma análise do papel no Estado nas religiões e não uma análise teológica.
Cara, sei lá. O Yago pode ser um cara com vários erros e problemas, inegavelmente. Todavia, a maioria desses vídeos são as criticas pela crítica.
Não é crítica pela crítica. Eu fiz uma crítica ao apoio que o Yago dá ao Estado Laico. A posição que o Yago tem pressupõe que AOS OLHOS DO ESTADO (deixando aqui bem claro o que escapou à sua análise) o Cristianismo é uma religião como qualquer outra.
@@RushdoonyBrasilem um cenário ideal e de liberdade, essa deveria ser a postura de um Estado laico, o que é diferente de um Estado laicista.
Além disso, conhecendo o Yago, pelas várias defesas que ele fez a igreja em momentos de exageros estatais. Fica evidente que, no máximo, ele errou sobre o tema - não acredito nessa hipótese.
O ponto é, há um trabalho muito intenso em desmoralizar o Yago, não deve ser seu caso, mas isso aconteceu com maior intensidade após ele se colocar contra o Bolsonarismo e também questionar algumas posturas do MacArthur, que é um excelente pregador, todavia errou.
O Yago não é liberal, falar isso é deboche. O Yago não é um falso reformado ou qualquer coisa do tipo. Essa postura em seus vídeos é muito semelhante ao que ele sofreu com o Olavo e Kuster. Pelo que diz, parece que ele é totalmente reprovável, um Caio Fábio.
Até comentário debochando o nome dele ao contrário você reage com risada. É pessoal, certamente.
Deus abençoe!
Não sei o que está por trás dessa artilharia contra o Yago. Vídeo deprimente.
A discussão desta sobre os argumentos e não sobre a pessoa. Saiba separar as coisas. Agora seja honesto, Yago dispara em seus vídeos contra pessoas que discordam dele
Se você ainda não entende que o Yago fala asneira, então você não vai entender porque ele vai ser enfrentado.
Nem te conto, cara.
Eu sei o que está por trás.
O que está por trás é que.... Ele discorda do posicionamento do Yago, e acha importante explanar sua discordância.
Assustador não é? Que plano maligno.
Eu pergunto: O que está por trás do livro do Yago da religião bolsonarista? O que está por trás do vídeo do Yago sobre "machismo na igreja"? O que está por trás das posições políticas do Yago?
Bizarro como as coisas são invertidas nesse mundo. Vendo esse vídeo e o outro vídeo, só comprova que você, meu amigo, está fazendo mal a fé cristã. Acho triste esse ar de superioridade, arrogância em forma de ataque. Isso não me parece um modo piedoso de debater com um irmão em cristo
Nos meus vídeos, eu aponto os acertos na abordagem do Yago e foco única e exclusivamente nos argumentos e palavras dele; nos dele, ele apenas me chama de “maluco” e me desqualifica como oponente.
Invertido está o seu comentário à luz dos FATOS.
A pior coisa do vídeo dele é não dizer que Cristo vencerá todos os seus inimigos.
Pra ele, a gente tem é que ser grato de estar só vendo uma “blasfêmiazinha”, pior seria se fossemos perseguidos por levar, de fato, o Reino de Cristo…
O cara procurando pelo em ovo pra criticar o yago é engraçado. Engraçado ele repetindo a mesma coisa que o Iago disse como se o iago nao tivesse dito.
Não, o YEgo não disse as coisas de que eu o critiquei. Diga-se de passagem eu reconheci o que ele falou de correto.
Vc têm expectativas neste mundo? Não existe derrotismo em saber que de fato o anticristo aparecerá, e causará grande tribulação aos santos, pois, tal como nos primeiros séculos, os cristãos do tempo do fim, também esperarão a vitória do Cordeiro na sua segunda vinda.
Minha expectativa é em Cristo, não “neste mundo”. Não obstante, a vitória de Cristo será NESTE mundo, sobre os seus inimigos.
@@RushdoonyBrasil então tá!
Excelente contraponto! Brabo demais! Yago gosta de Gojira? Vou parar de ouvir.
🤣🤣🤣🤣🤣
A verborragia do teólogo mirim batista seria considerada blasfêmia na Genebra de 1550. 😅
Sem sombra de dúvida
👏👏👏
ESPERAR O QUE, de alguém que crê e defende a filosofia Calvinista...
Gabriel Ennes, depois faça vídeos reagindo ao pr. e teólogo Daniel Batista, do canal Verdade Em Dez Minutos e Movimento Igreja Sem Política.
Nem conheço esse canal.
@@RushdoonyBrasil, vou mandar aqui os links dos dois canais desse cara: youtube.com/@verdadeem10minutos-pr.dani38?si=JRsUSBNPyjM71YPG
youtube.com/@igrejasempolitica?si=OnSzTN7Flwkg0Rt8
Se o que o Yago fala reforça o que você diz, pode ser um problema.
Ai que está: o que ele falou sobre o Yago, é algo de ruim que o próprio Yago está fazendo. Logo, Yago reforçar isso, evidencia de forma clara o ponto dele
Reforça a crítica feita, é isso que o título quer dizer.
Duh!
Ortodoxo : Crer no credo Apostolico e na Inspiração Biblica.
Ortodoxo para o carinha no video : Crer naquilo que acho correto. E no bolsonaro.
Rapaz , tem uma live dessa página no Instagram descendo a lenha no Bolsonaro e na nova direita, depois dá uma procurada lá, a página aqui nunca levantou bandeira pra político nenhum.
Caramba, foi isso que você concluiu do vídeo e do cara? Você merece um troféu orelhas de burro.
Estou em dúvida sobre um ponto: o movimento neoconservador americano tem influência do Rushdoony?
Rushdoony desprezava o conservadorismo, mas seus escritos influenciaram, de fato, a “Direita cristã”.
O yago é um cara que por ter formação academica ele se acha no direito de opinar sobre tudo
Não sei se foi a intenção, mas cuidado com a maneira de descrever os que discordam de você (pra não cometer o mesmo erro do Yago e colocar no mesmo pacote):
Nem todo mundo que é contra a teonomia é antinomista. Na verdade, a minoria é antinomista. Quando uma crítica é feita à teonomia, quase nunca ela é feita de uma posição antinomista. Cuidado com esse ponto.
Agradeço o Feedback, mas não foi minha intenção mesmo dizer que ser contra teonomia (do jeito que o Yago seja) signifique ser um antinomista.
Teoricamente todo reformado deveria ser “Teonomista”, em certo sentido. Teonomia envolve o entendimento de que há uma continuidade da Lei de Deus. Isso é NEGADO pelo Yago Martins, parte pela sua escatologia dispensacionalista.
@@RushdoonyBrasil Eita, então acho que possa haver uma diferença de conceitos.
Acredito que pra maior parte das pessoas falando sobre isso na internet, quando alguém fala de "teonomia", a pessoa está falando de aplicação da lei do antigo testamento nos governos civis atuais.
Eu te garanto que +90% das pessoas (inclusive o Yago) usam o termo com esse sentido.
Por exemplo, todos os cristãos sérios (reformados ou não) creem na aplicação da "segunda tábua" dos 10 mandamentos na legislação moderna. Pois tratam-se de questões horizontais, da maneira como nos relacionamos com o nosso próximo (e seria esse o papel do governo civil, regular isso).
A discussão entra quando são questões de 1ª tábua, como a ideia de leis de blasfêmia (porque sempre fica a pergunta: quem define e interpreta o que é blasfêmia?)
Enfim, que existe alguma aplicabilidade do que é revelado na lei mosaica aos dias de hoje, também nunca vi ninguém negar. As diferenças são entre quais leis, e "aplicável de que maneira?". Por exemplo, tem gente que entende continuidade da lei mosaica apenas na vida da igreja, mas sem impacto no governo civil. Esses seriam teonomistas na sua visão? Porque na definição comum (que eu falei ali no começo), não seriam.
Inclusive, fica aí a sugestão de vídeo: Como você entende a aplicabilidade da lei do antigo testamento nos dias de hoje? Você divide entre lei civil, moral e cerimonial? Se sim, quais se mantém e quais não?
Acredita que o Estado deve ter punição do tipo apedrejamento para algum crime?
Há uma pobreza em matéria de terminologia nos debates na internet.
Minha intenção não é entrar nestes detalhes que você falou (sobre como seria um governo cristão). Essa discussão está muito aquém do nível do Brasil. Tenho pouquíssimo interesse na questão política (se vier um dia a falar sobre isso, não será no UA-cam). Talvez faça um curso fechado futuramente onde abordarei com profundidade essa questão apresentando inclusive outras perspectivas reformadas que considero sérias como o Pensamento Covenanter e o Neocalvinismo.
O fato é que a posição do Yago é desconexa com uma perspectiva reformada. Ele segue a linha de Douglas Moo (cuja perspectiva sobre a relação Lei e Graça é um luteranismo adaptado).
Moo sustenta que a Lei mosaica foi completamente abolida; tendo Cristo trazido uma NOVA lei. É uma posição que talvez faça sentido dentro do Luteranismo, mas não do Pensamento Reformado histórico. Além disso, Yago é dispensacionalista, o que cria este mesmo erro pela via escatológica.
@@RushdoonyBrasil
Bom, para que sua mensagem aqui no canal seja clara, creio que seria importante pelo menos definir que tipo de continuidade você crê.
Pode até evitar falar de política nos detalhes e realmente o Brasil tem muito o que amadurecer para discussões mais complexas.
Mas a partir do ponto em que você pretende usar "antinomista" como adjetivo para alguns oponentes, e defende a teonomia como visão bíblica, é importante você definir que tipo de continuidade você enxerga. (Pelo que você falou nessa resposta, já pretende fazer algo assim, com as visões que considera aceitáveis, ótimo).
Enfim, definir os termos é sempre importante. Ajuda a evitar discussões desnecessárias.
Abraço
@LRibeiro97 Yago é um antinomista e é o meu oponente no vídeo (o que deixei claro). Não retiro nada do que disse, pois ele próprio sustenta essa posição teológica. Se a carapuça serviu pra alguém, é complicado exigir de mim mais clareza.
Entender o que seja um antinomista deveria ser algo claro, pelo menos, para todo reformado. Uma vez que Calvino e a tradição reformada sustenta o terceiro uso da Lei. Sei que o analfabetismo teológico é um problema crônico no Brasil, mas não tenho condições de explicar todas as minhas posições nos mínimos detalhes. Há alguns vídeos no meu canal onde tratei dessa questão.
Vídeo horrível
Vídeo de qualidade.
Eu não consigo ouvir o Yago, não sei, há algo de muito artificial nele, parece que ele está sempre se esforçando para manter uma certa imagem.
Pode ser. Não gosto de julgar intenções, apenas argumentos e posições claras. A partir somente disso, nota-se muitas inconsistências e erros (alguns dos quais, apontei).
@@RushdoonyBrasil eu entendi, você não quer atacar a postura dele, nem eu, só acho ele muito estranho, e isso não é de agora, mas desde que ele começou a debater com Bernardo Kuster.
nome Yago ao contrário
Kkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
🤨
Vão assistir os vídeo do Yago pra tomarem suas próprias decisões.
Creio que o React poupe esse desconforto, mas se alguém acha aquilo lá superior, que fique do lado do sr. Yago.
@@RushdoonyBrasilVocê está claramente criando facção no corpo de Cristo. Isso não é simplesmente discordar de pontos doutrinários ou pontos secundários da fé, é colocar irmãos de "um lado", ou seja, do lado do apagamento, exclusão, chacota e esquecimento.
Já assisti muitos vídeos dele até chegar ao ponto de sentir nojo pelas declarações que ele profere. Não há necessidade.
@@Junior.Fernandes1517👏👏👏👏👏
@@Junior.Fernandes1517 Quem fez isso foi o Yago. Ele faz isso desde 2019.
Calvinistas querem ser os donos da verdade até entre eles! Que sono!
Vai dormir e deixar esse assunto para adultos resolverem.
Yago tem um vídeo bom sobre a revolução francesa que é bom.
Eu reconheço que boa parte do que ele disse sobre a Rev Francesa é correto neste vídeo.
Mirou no Yago ... esquisito isso. Quer fazer o canal crescer plantando discórdias à imagem de um irmão em Cristo. A igreja merece mais. Lamentável.
Não toqueis no meu "ungido".
Yego mira em tantos crentes, irmãos, esse é exatamente o método de crescimento kkkkk
@santanafilho9810, esse é que é o pior: Yago só bate pra valer nos homens de Deus, como John Macarthur e Douglas Wilson…
@@RushdoonyBrasil contra ímpios ateus e agenda progressis.ta ele é tchutchuquinha.
@@santanafilho1689 "irmãos" da teologia da prosperidade, teologia coach ... que irmãos? Teceu uma crítica ao Macarthur na pandemia, mas isso é diferente de fazer uma playlist no canal ( aqui já dá pra fazer, inclusive) sobre um personagem em particular. Todos estamos sujeitos a críticas, mas eu já entendi a tática de crescimento, comentada e aprovada pelo administrador. Triste
Perceba que o critério de julgamento deixou de ser a ideia, e passou a ser o comportamento de fulano. Se ele é "gente boa", é bom. O mais primitivo grau de raciocínio humano.
(Comentário de que nem se deu ao trabalho de assistir o vídeo).
Criador de conteúdo, descobriu que React atrai público e seguidores: Dois "reformado calvinista" não se entende, novidade kk...
Pastor batista Luiz Sayão diz que se colocar "20 batistas juntos, vai ter 21 opiniões diferentes", o mesmo eu digo para os "reformados calvinista" não chega em conclusão alguma ou concordância, discorda até do "fundador" João Calvino.
Nem na falsa igreja de Roma as pessoas se entendem. Saia da sua bolha e verá uma verdadeira guerra de excomunhão (muitas vezes com direito a palavrões, de supostos “cristãos”).
Papistas não são referência em unidade, pelo contrário, são o sectarismo satânico manifesto.
instagram.com/stories/rushdoonybr/3424406184918762936?igsh=cHE1dDRwdXB0NGR5
@@RushdoonyBrasilVerdade.
@@RushdoonyBrasil Não abriu o link. O que é?
É um story de Instagram