O Br está sim muito atrasado em transportes, inclusive o Rio! Mas NÃO SP! SP tem a maior rede de metro e 4 linhas de metro em obras e 2 de trem! Só uma delas a da linha 6 é a maior obra de infraestrutura da Am. Latina de 13 bilhões! E SP tem trem expresso do centro para o aeroporto de Guarulhos e ligado a rede de metro!
O acesso ao GIG é o puro suco do caos! A localização e o acesso são péssimos. O metrô no Rio é tenebroso! Amo o Rio e os cariocas mas contra fatos não há argumentos. Aquela linha vermelha é um perigo sem fronteiras. Deixo de ir no Rio por isso? JAMAIS!
Tenho 54 anos, mas lembro quando eu era criança meu pai nos levava pra ver o concorde aos sábados no Galeão, ficávamos no terraço panorâmico. Era muito bom e muita saudades...
Sua memória só falhou um pouco porque o Concorde operava no Galeão às quartas e domingos, e devia ser aos domingos que seu pai levava você lá. O Concorde chegava às 15 ou 16 horas (dependendo de se era ou não horário de verão na Europa, porque o horário da partida de Paris era fixo) e partia de novo às 19 ou 20 horas.
@@goytabr Eu só vi o Concord uma vez no Aeroporto Internacional dos Guararapes aqui no Recife, mas não era um vôo commercial, era um avião presidencial que trouxe o presidente da França ao Recife, que na época era François Miterrand. Esse avião chamou muita atenção aqui no Recife.
Deixa o tempo fechar que você vai ver a dor de cabeça no Santos Dumont!! Galeão pousa e decola até com cataclismo! Comprar passagem pro Santos Dumont e não saber que horas vai decolar devido a neblina..já sofri com isso.
SDU é apenas um aeroporto doméstico somente aviões como o Boeing 737 e o Airbus A 320 apenas é um aeroporto apenas para atender esse tipo de voo a volta do GIG Oi benéfico mas devia reabrir Terminal 1
@@AndreGuimaraesoficialse mesmo com a volta gradual dos voos pro GIG não foi capaz de tirar o aspecto de aeroporto vazio, imagina abrindo o terminal 1 sem necessidades.
Na visão de passageiro, ele é ótimo. Mas pra quem é piloto, aquele aeroporto é terrível. Péssima pista, por conta de qualidade e tamanho; em situação de tempo ruim, é quase impossível decolar; pouso tem que ser muito bem planejado e com cuidado pra não acabar saindo da pista de tão curta; extremamente restrito, apenas aviões de médio porte (O que acaba sendo ruim pra voos internacionais).
Santos dumont deveria ser vendido e usado os recursos pra investir em infraestrutura pra cidade, ligando o galeao aos modais de transporte sem necessidade de mtas trocas de modais. Galeao é otimo
A gente aqui em Assuncao, Paraguai, adorariamos ter uma rota pra o Rio, temos muitos turistas indo pra la e nao temos voos ASU-GIG direto, tudo e via GRU, aliais nao so pra o Rio, tambem pra as conexoes internacionais e domesticas dentro do Brasil seria muito bom
@@miltongrego Infelizmente esta sim kkk eu sou agente de viagems aqui e a gente nao tem nenhum voo regular fazendo ASU-REC direto, pode ser de temporada no verao as vezes
@@gerardomedina394 Ok amigo: Em 2014, fiz uma viagem para Santiago do Chile e Recife não tinha na época vôo directo para Santiago, hoje tem vôo directo pela Latam e anteriormente peguei um Vôo de Recife para Guarulhos em São Paulo pela Latam, de lá peguei um vôo para Santiago também pela Latam: desde o ano passado, Recife já conta com o vôo directo para Santiago pela Latam, acredito eu que são dois vôos semanais. No final de 2023, foi inaugurada a ampliação da parte internacional do Aeroporto Internacional dos Guararapes aqui no Recife, que passou a ter vôos diário para Lisboa e no final de 2024, está previsto um vôo directo Recife Porto em Portugal e também há estudos para um vôo da Fly Emirates, para um vôo directo do Recife para os Emirados Árabes.
Moro no Rio e acompanhei de perto a sua construção nos anos 70. Ele é simplesmente espetacular, tem aspecto de aeroporto moderno. Possui uma enorme pista, a maior do Brasil, com 4.000m e outra de 3180m. Não fica tão distante do Centro do Rio. O grande problema é que para alcançá-lo é necessário cruzar parte da Av. Brasil ou da Linha Vermelha, regiões conflagradas pelo tráfico.
e com Trabalho também, claro quem tá desempregado não tem dinheiro para ficar viajando de avião, a não ser que seja quase milionário, e também o Setor de Aviação é caro de manter para manter a roda girando, Passagens baratas é praticamente impossível, porque tem a questão da volatilidade do preço do combustível.
@@2323felixfelix Só se for Transporte de Carga, no Transporte aéreo fica bem barato, diferente do Transporte Rodoviário de Cargas que é bem caro, mais caro do que o Aéreo, marítimo e ferroviário
impossível baratear passagens aéreas no Brasil. As poucas companhias do setor operam com a corda no pescoço. Além de desonerar alguns tributos, deveriam abrir para mais empresas atuarem. Mas com tantos tributos, quem quer vir pra cá?
As passagens são caras muito por conta do nosso governo fã de tributos. Deveria haver uma taxação menor para combustíveis de aviação e para as companhias aereas, daria pra ter passagens mais em conta.
O Rio de Janeiro já foi cidade maravilhosa, já está perdendo muito turistas pra São Paulo, Salvador, Fortaleza Florianópolis e Recife é muito concorrente
@@edilsonconceicaoreis1620salvador 😂😂😂 conversando com um baiano morador aqui do RJ (chegou de viagem da BA e falou que a violência está afastando assim como no RJ o turismo daquela do estado) comando vermelho tomando a Bahia e a polícia tentan(matando igual a frango no abate) e nem assim assim dá jeito.
Eu sou do Paraguay e morando em Sao Paulo no principio dos anos 70, trabalhei na Hidroservice dessa cidade no proyecto e calculo do Galeão. Realmente era um projeto muito ambicioso. Ainda assim gostaría de poder viajar novamente para o Rio, cidade maravilhosa.
Me lembro do aeroporto do Galeão nos áureos tempos, muito movimento, muita gente, muitas aeronaves, nos anos 80, era o máximo, aqueles paineis antigos informando os vôos mudando aquelas plaquinhas aquele som clap,clap,clap, clap que faziam, a voz elegante da Íris Leitieri anunciando os vôos domésticos e internacionais, era muito glamour. O terminal 1 era puro charme. Todas às novelas com suas cenas de viagens era o máximo no Galeão. Hoje precisa muito a ser feito para que o Galeão tenha o prestígio atualmente.
O galeão tinha o glamour e a fama em ser a porta do país com o famoso Terminal 1. Lembro em 2012, 2013 diversas reportagens falando sobre o estado de má conservação desse terminal, ouvia-se muito "somebody love" das autoridades da época em responder a imprensa/sociedade sobre esse estado de abandono. Ao invés de terem feito obras de modernização de equipamentos e layout no T1, foram construir um puxadinho chamado de pier sul logo depois do T2, alegando para ter maior capacidade de aeronaves. Aí na época eu pensei, "estão de brincadeira!", se você vai expandir você não para com as operações na parte mais antiga, o comum é manter fazendo obras de modernização para receber essa demanda e não desativa-lo. Hoje se observar o número de rampas de acesso no Terminal desativado e ver o fluxo de aeronaves desse pier, observará que o terminal 1 comportaria tranquilamente essa demanda. Aí levando para o lado das crendices, parece que a energia boa que sondava o T1 e que atraia o movimento elevado para o Galeão vinha desse terminal largado de lado. Sei que a violência sempre foi o problema do Rio mas isso nunca interferiu no movimento do aeroporto. Como mencionei um pouco acima, sobre as crenças, as vezes a "vibe boa" que trazia o público para esse aeroporto vinha justamente do terminal que foi deixado de lado. Quantos casos inexplicáveis de empreendimentos modernos se instalarem em um local e ele não dar certo podendo por a grana que for mas o local não alavanca como o antigo. Como eu disse, um pouco acima sobre crendices, existem muitos casos de sucesso e insucesso com o estabelecimento por alterarem algo no "mundo invisível " para os que acreditam.
Se o GIG ainda tivesse uma boa malha de transporte, seria uma ótima opção, mas a existente ainda deixa muito a desejar. Seja pela bagunça de taxistas clandestinos abordando passageiros, pelo desconforto e lotação do BRT que já deveria contar com uma frota vasta e melhor e com pontos de venda e recarga do Rio Card dentro do saguão, pelo ponto de Uber e aplicativos totalmente improvisado e sem segurança, pela falta de facilidade de integração com o VLT, pela falta de linhas seletivas e serviços privados de ônibus, vans e transfers ou ainda pela falta de informações claras e abundantes aos turistas de como se locomover para sair ou chegar do aeroporto, o Galeão precisa melhorar muito se quiser se tornar competitivo.
A ligação do BRT está muito tranquila com a nova linha conectando ao terminal gentileza. Eu usei em maio e foi ótimo. Os ônibus eram novos e com padrão executivo. No terminal gentileza é possivel acessar o VLT.
@@feroliveiracamara KKKK! Este TErminal GEntileza no meio do nada? Absurdo ter que tomar o BRT para o GEntileza, Lá tomar o VLT para chegar no metro! 3 conduções! O Rio precisa tomar lições em SP sobre integração dos transportes!
Desci no Galeão pouco tempo atrás e resolvi conhecer o BRT até o Terminal Gentileza. Problemas que eu apontaria: na estação BRT havia apenas uma máquina para comprar ou carregar o cartão RIOCARD e a mesma encontrava-se quebrada, ou seja, impossível usar para quem não tem o app, que é o caso da maioria dos turistas; o ônibus, embora novo, já apresentava sinais de depredação; achei o percurso meio perigoso, passa perto de comunidades que inspiram certa preocupação. O BRT poderia ser uma boa opção pra chegar no aeroporto, mas precisa melhorar em alguns aspectos.
Sem um sistema de transporte seguro e rapido com o centro é questão de tempo para as companhias acharem alguma alternativa e operar no SDU. Em Guarulhos já está em testes finais do Peoplemover entre os terminais e o metro e também já foi feito teste de um trem expresso entre a estação de Guarulhos e estação Barra Funda com isto fica mais difícil a situação do Galeão.
Desde 01/09/2023 o trem passou a sair da Estação Palmeiras-Barra Funda, com paradas nas Estações Luz e Guarulhos-Cecap, antes da estação final no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
@@EdutmbUsei a 3 semanas, simplesmente espetacular. Fui no Palmeiras x Vasco…sai do SDU 17:45h, Pousei por volta de 18:35h, 18:40h….peguei o trem e rapidinho cheguei no Allianz Parque na Barra funda. Antes de 21h estava lá.
Realmente o número de passageiros só irá aumentar com a melhora da segurança, as vias de acesso ao Galeão, são cercadas por favelas que geralmente estão em conflito, causando total insegurança para a população local como para turistas. O turismo só irá aumentar com o aumento da segurança na cidade, temos diversos pontos turísticos a serem explorados e os governantes devem investir em segurança para atrair o turista para o Rio.
A cidade precisa passar urgentemente por um processo de desfavelização e reflorestamento da áreas outrora ocupadas pelas favelas. Mas é um processo complexo e demorado. E como aqui no Brasil não se faz política de Estado, mas se faz política de Governo... Quando mudar o prefeito, o processo é interrompido. Como foi a construção do BRT Transbrasil.
O que a falta de atratividade, infraestrutura, a insegurança, uma má administração, fazem com a Economia de uma Cidade, de um Estado. Um aeroporto Internacional, de uma cidade turistica como o Rio, não ter ligação por metrô/trem em pleno 2024 é um absurdo.
Metro saindo da Estacio, passando por são cristovão, barreira do Vasco, Benfica, Fiocruz, Bonsucesso, Ramos, Fundão, Base Aerea e Jardim Guanabara ajudaria demais a Ilha do Governador. E uma linha expressa partindo do Galeão, parando na Base aerea (Conexão) e depois São Cristovão e Estacio, seria espetacular.
Se Deus quiser, após seis anos e meio sem viajar de avião, viajarei com a Gol daqui a cinco dias. E em quatro aviões Boeing 737-800 (dois na ida e dois na volta). Nas duas vezes em que passarei pelo Rio de Janeiro (ida e volta) de avião, passarei pelo Aeroporto do Galeão. É grande o suficiente e lindo demais para ser jogado às traças.
Essa parte aqui 8:40 ainda está vazia no vídeo, ano passada quando fui buscar a minha mãe no aeroporto a noite nessa parte ai que fica o desembarque estava tão cheia q n dava nem para vê quem estava passando e chegando...
Quando inaugurou eu tinha 10 anos,era 1977 e o Galeão era simplsmente uma atração á parte, magnifico para a época. Nos anos seguintes viajando e acompanhando parentes em suas visitas á cidade pude presenciar a decadéncia que se abateu sobre o aeroporto nas decadas seguintes. Que dor no peito era ver aquele lugar antes tão vibrante virar um deserto abandonado, desleixado e caindoaos pedaços. Seu video me deixou muito feliz ao mostrar a retomada aos dias de gloria desse icone carioca. Que aumente muito as atividades nesse aeroporto pois beleza e capacidade para voltar a ser o maior do Brasil ele tem. Otimo video.
Vivi essa época. Eu saia de Guadalupe para ver os aviões e passear no Galeão. Comecei a fazer isso quando eu ainda tinha 11 anos, em 1971 (antes da reforma ainda), pois não havia a violência urbana , trai e insegurança atual. Sou saudosista,m porque era o aeroporto mais bonito, vibrante e movimentado, além de ter a maior pista entre os aeroportos comerciais brasileiros. Vc tem razão, tristeza termos assistido a gradativa decadência , a ponto de se tornar um injetado em processos de privatização, pois as empresas só o levariam no “bolo” com a joia da coroa, o Santos Dumont. Parabéns pelo seu comentário!
@@marcobarreto9630 amigo, vivemos o resto de paz na nossa cidade nos anos 70...80 e até mesmo começo dos 90....depois disso a cidade ficou impraticável por conta da violência. Guardamos boas lembranças de uma época bem feliz.Que bom! Obrigado pelo seu comentário também 👍🏻
Mesmo com uma eventual linha de metrô ligando o aeroporto a outros pontos da cidade e com uma melhora dos índices de segurança, o GIG continuará sendo superdimensionado. Até 1985, ele era o mais importante aeroporto internacional do país, mas Guarulhos tirou este título de forma indelével.
pra quem não é da capital, o problema dos aeroportos do RJ são o acesso (serra das araras, linha vermelha ou av. brasil). Infernal, moro no sul do estado e nos ultimos 3 anos tenho preferido ir à guarulhos para embarcar. praticamente o mesmo tempo de viagem (devido ao transito), muito mais conforto...
Por isso penso que o terminal 1 deveria se tornar um misto de embarque e desembarque com shopping center aberto a toda população. E que o projeto de Aerotrópole do Aldeya Park Life em frente ao Galeão saia de fato do papel.
*Quarta Feira dia 19 contando partidas Nacionais e Internacionais* Guarulhos/SP teve 367 partidas Congonhas/SP teve 290 partidas Viracopos/SP teve 177 partidas Brasília/DF teve 156 partidas Confins/MG teve 152 partidas Recife/PE teve 115 partidas Galeão/RJ teve 111 partidas Santos Dumont/RJ teve 92 partidas Salvador/BA teve 72 partidas
@@Rafa-yl8no É um pouco tendencioso esse calculo. Com relação a numero de voos semanais, atualmente o ranking é: GRU CGH VCP BSB CNF GIG Em janeiro/fevereiro/março, durante a alta temporada, o ranking era: GRU CGH GIG VCP BSB CNF
Desde a inauguração do aeroporto de Guarulhos já era esperado um declínio de número de voos e lógico cias aéreas ,pela própria infraestrutura muito melhor de Guarulhos,além de tudo os preços das tarifas de voos internacionais é bem mais razoável do que partindo do Galeão,aliás antes da inauguração de Guarulhos,o Galeão "reinou" afinal não tinha outro aeroporto a altura pra se tornar porta de Entrada e Saída do Brasil pra o mundo.Ate hj só fiz vôo internacional duas vezes, justamente antes de ter a opção de Guarulhos,e desde então minha opção é Guarulhos e garanto que sempre comparei o preço de tarifas e sempre consegui preço bem melhor partindo de Guarulhos.O Fator que também contribuiu pra o declínio do Galeão foram os desmandos dos governos passados.
Rio de Janeiro... há Rio de Janeiro... o espelho da realidade da cidade que reflete o quanto o povo carioca detesta a sua cidade: anos a fio votando em prefeitos e governadores corruptos, inescrupulosos. Me perdoe amigos cariocas, gosto muito da cidade, tenho muitos amigos ai, mas nao não dá né pra viver uma farsa eterna. O tempo mostra aos poucos a realidade. No Rio é assim: trabalhasse no ano todo em prol do Carnaval, a maior parte da população vive uma vida com muitas limitações daquilo que é básico, a cidade vive.nas mãos do governo paralelo, além de se orgulhar do Carnaval, do Maracanã, do Galeão, de Copacabana, o que mais o povo carioca busca? E o Rio continua o mesmo, sempre esperando uma mãozinha do governo federal para impulsionar a cidade e o estado. Desculpe a sinceridade, o Rio e seu povo não merece isso, mas precisa acordar.
Triste ver galeão assim, tomara que realmente melhore, Panda Beting em um podcast disse q a intenção da Azul era ser base RIO, ao invés de Campinas, Azul não foi para Rio devido a dificuldade criado por políticos.
Essa história é verdadeira! A “dificuldade” citada, era na real, propina que os caras queriam. Se a base da AD fosse o GIG, as coisa seriam completamente diferentes hoje.
O Galeão precisa melhorar sua infraestrutura para ter bastante movimento, como ter um trem, metrô ou VLT (veículo leve sobre trilhos) que faça a ligação do aeroporto com o centro do Rio de Janeiro... Igual foi feito com o Aeroporto de Guarulhos, com linhas expressas da CPTM fazendo essa conexão (e melhorando cada vez mais).
Sonho de uma noite de verão carioca! Veja os números! A diferença de GRU para GIG é gigantesca e reflete o crescimento de SP em todos os campos e a estagnação e até retrocesso no Rio!
É um lindo aeroporto é uma pena mas infelizemente não tem como comparar... nem em 100 anos o Galeão alcança Guarulhos....falou em Aeroporto brasileiro qualquer lugar do mundo já se fala em GRU.
@@joseluciocorrea1866 Mas Guarulhos está operando acima do limite, nao tem mais pra onde crescer. Recentemente a Anac proibiu o acrescimo de mais voos.
O país precisa crescer (muito), fazer a economia girar, gerar riqueza para os cidadãos, criar um ambiente favorável para a proliferação de negócios e para investimentos. Quando isso acontecer esse aeroporto vai operar na sua capacidade máxima.
Me explica pq Guarulhos tem gente pelo ladrão ? Eu moro no Rio, o problema desse aeroporto q fica no caminho do complexo da maré, na parte da noite ngm quem enfrentar a linha vermelha pra chegar no galeão. Mais um problema é a distância, eu moro na zona sul, pra mim é muito melhor pegar um voo no sdu, q fica no centro, não tenho problema de segurança e ainda é mais perto. O galeão só vai ter solução, quando resolverem o problema do complexo da maré, colocarem um trem ou vlt pra lá, aí o galeão tem solução. Enquanto não acontecer isso, o aeroporto de Guarulhos vai continuar crescendo, confins, Brasília e etc e o galeão vai ficar nesse abandono. Pq nem os cariocas querem se arriscar indo pro galeão, eu msm vou pegar voo internacional em Gru
@@danyelmacedo7254 No vídeo foi falado que o Galeão foi superdimensionado! Talvez não seja o caso de Guarulhos, ainda mais considerando que a capital paulista tem uma densidade populacional muito superior, comparada a capital carioca! Também é preciso considerar que São Paulo ainda é a locomotiva econômica do país, com um PIB muito superior ao carioca! Esses fatores, podem explicar a razão pela qual GRU é mais movimentado! Agora, eu também concordo com você... certamente a localização do Galeão e a insegurança do Rio, principalmente a noite também são fatores que influenciam a realidade atual do Galeão.
@@ofrederico_cunhaA localização do Galeão é péssima, os arredores é feio e inseguro, dá nem vontade de estar naquele aeroporto, fora que o acesso ainda deixa a desejar. Um Trem ou VLT melhoraria o problema de acesso, junto com projetos de reurbanização do trecho que vai da Estação Gentileza até o aeroporto.
Sou de SP, mas fui para o Rio participar de uma festa de confraternização da empresa e desembarquei nesse aeroporto. Posso afirmar que o Galeão, hoje, tem mais cara de rodoviária do que aeroporto. Sem contar que os Ubers não querem ter o trabalho de te levar de lá até a cidade do Rio. Não é a toa que o Santos Dumont é bem mais organizado. (Tudo que estou falando são de experiencias minhas nesses aeroportos, claro que os cariocas terão mais propriedade pra dizer kkkk)
Um dos grandes problemas do Aeroporto Galão é a via que comunica o aeroporto a cidade pela falta de segurança o que torna o Rio de Janeiro muito pouco atrativo para o turismo estrangeiro e assim fica sem muitas divisas que poderiam melhorar muito a situação econômica e social da classe menos favorecida do Estado e ao mesmo tempo impede seus habitantes de utilizar as vias de acesso. O Rio de Janeiro deveria implantar um sistema de transporte ferroviário (metro?) rápido seguro e cômodo (pensem que pessoas utilizam malas pesadas e as vezes essas pessoas já não jovens tem dificuldades) e por um bom preço. Veja os o Aeroporto de Londres Heathrow possui várias opções de transporte ferroviário que conectam o aeroporto à cidade de Londres ou o Aeroporto de Zurique na Suíça. Lamentavelmente o Brasil tem uma fama negativa no exterior: Alta criminalidade com muitos mortos, policia corrupta e ineficiente, com a maior parte da populaça vivendo na miséria, um estado que não se preocupa em dar o mínimo como saúde educação e segurança. Estão eles errados? Eu digo que sim em realidade a situação é ainda muito pior, se você for para fora dos grandes centros como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis ... é ainda pior. Mas os nossos políticos agora estão preparando grandes ações (veja o Rio de Janeiro) para as eleições, mas depois das eleições quando eles voltem a se sentar na poltrona de couro voltaram a dar folga a polícia até as próximas eleições. Será que desta vez votaremos melhor ou outra vez nos mesmos? Eu sei que não votarei naqueles que votam a favor da liberação das FAKE NEWS ainda que sejam pastores, policias ou militares porque penso quem aqui na terra mente tem que ser punido porque eu não sou deus para perdoar bandido.
A ligação por BRT com o terminal gentileza ficou muito boa e prática. Os ônibus são novos com interior de padrão executivo e bagageiros. A linha do BRT segue direto para o terminal gentileza onde é possível acessar o VLT ( e a partir dele o metro e demais modais).
Não é nada pratico ter que tomar 3 conduções para chegar na região central e no metro! È até absurdo! Em SP tem trem expresso saindo do centro e com ligação direta com a rede de metro, com 1 passagem se anda cem qualquer linha do metro e se passa dentro da mesma estação para o expresso aeroporto! Issp sim é ser pratico!
Só precisa ver qtos passageiros o SDU pedeu nesse mesmo período e ver se a soma de passageiros dos dois aeroporto (GIG + SDU) aumentou em relação ao ano passado e comparar com o mesmo desempenho do Brasil. Se a soma dos dois aeroportos cresceu, por exemplo, 30% e no Brasil cresceu 20%, poderemos dizer que a decisão foi acertada. Mas se cresceu menos que o Brasil (ou até caiu), aí a decisão foi ruim e beneficiou apenas a concessionária de Singapura em detrimento da Infraero...
É o tipo de cálculo que só vamos conseguir fazer depois de um ano. A RioGaleão é muito transparente com os números, na parte institucional do site temos todas essas informações mensalmente. Já a Infraero não fornece esses dados atualizados tão facilmente.
Um colega no Skyscrapercity fez este cálculo dos 3 meses após a transferência dos voos de SDU e deu uma diminuição nos voos nacionais, aumento não grande nos internacionais e aumento geral insignificante de só 30.000 passageiros, menos de 1%! Os 2 grandes de SP tiveram aumento no mesmo período de 8,5% de centenas de milhares de passageiros a +! A resposta é clara! O Brasil cresce e o Rio está estagnado em matéria de movimento de aeroportos!
Me pareceu ainda bem vazio. E com transferência do SDU. Eu tenho uma teoria que o que atrapalhou esse aeroporto na última década nem foi SP, que já tem sua gigante demanda orgânica, mas sim os aeroportos de Brasília e de capitais do Nordeste, que minaram conexões lá.
Quando a Azul procurava uma base para suas operações, a primeira escolha foi Santos Dumont-RJ. Mas o governador da época "impediu" a Azul a usar o aeroporto como base. A Azul então se instalou em Viracopos e, hoje, tem a maior base de voos domésticos diretos depois de Guarulhos-SP e Congonhas e tem voos internacionais bastante concorridos. A Azul gerou 15 mil empregos diretos na região de Viracopos. A Azul oferece transporte gratuito de São Paulo a Viracopos, mas a demanda maior por voos vem do interior de São Paulo. Espera-se que a interligação por trem expresso SP-Campinas-Viracopos transforme esse aeroporto em 2ª opção para a Capital de SP para voos internacionais e 3ª opção para voos domésticos, desafogando Guarulhos-SP e Congonhas. Se a Azul conseguisse na época se instalar em Santos Dumont, boa parte de seus voos seriam transferidos para o Galeão, sem necessidade da gambiarra feita pelo Paes para aumentar voos no Galeão.
A chegada ou partida do pelo Galeão são péssimas por dois motivos; o primeiro é chegar ou sair de lá passando pelo linha vermelha e ter a sensação de que algo muito ruim vai acontecer, depois é ter a vista horrorosa, vergonhosa e desagradável da poluição da baia da guanabara!
É muito difícil esse aeroporto ganhar protagonismo novamente, ele tá atrás mas muito atrás de Brasília, Guarulhos e Viracopos sem falar nos aeroportos nacionais como Congonhas por exemplo.
@@RaphaelVargensNegativo colega, eu sou de Goiás uso frequentemente Brasília e te digo é quase impossível a curto ou médio prazo o Galeão ultrapassar qualquer grande aeroporto do Brasil ,por diversos fatores, falta muita estrutura no galeao, nem o carioca usa o Galeão , esse aumento de vôos foi somente transferência do Santos Dumont pra lá , as pessoas vão obrigadas pra lá!
@@FamiliaGoiana-y4i Como assim meu bem? Falta estrutura? Que estrutura? O Galeão é o maior aeroporto internacional do país em termos de infraestrutura aeroportuaria e tamanho. Se quiser colocar todas as operações de Guarulhos no Galeão ele consegue e ainda dá conta. O Galeao se seguir no ritmo de crescimento que está vai ultrapassar sim Brasilia, pois a expectativa é que atinja 15 milhoes de passageiros este ano. Só esperar o fim do ano para vermos de fato os numeros
O Rio de Janeiro é o maior destino internacional do Brasil! A decadência do Galeão é total falta de competência dos gestores e falta de políticas públicas do setor de transporte aeronáutico, que perpassa pelo fechamento do mercado para companhias aéreas internacionais e pelos interesses escusos de muitos políticos!!! Vamos virar esse jogo!!!
Melhorando a cidade, a questão da violência que beira a guerra civil, a poluição das praias, rios e da Baía de Guanabara, metrô chegando ao Galeão ..... já era um bom começo!!! O Aeroporto vazio é consequência, não a causa.
@@humbertocarlos5775 nesse caso, com a devida vênia, a melhoria da cidade perpassa pelo governo do Estado, que tem sob sua responsabilidade as Polícias Civil e Militar, a quem cabe o combate aos males da segurança publica até a melhoria do acesso ao aeroporto, que começou a melhorar. Já temos uma linha de BRT exclusiva para o aeroporto. O BRT já existia, mas era uma extensão do BRT Trans Carioca. Hoje é uma linha que começa no Terminal Intermodal Gentileza, no Centro da Cidade e termina no referido aeroporto. Mas a prefeitura pode fazer muito pouco.
O grande problema do galeão é a distância do aeroporto e tbm o complexo da maré. Eu prefiro ir pro sdu pagando mais caro, pegar um avião pra sp e voar de Guarulhos. Enquanto não resolver a situação da maré, os tiroteios e arrastões na linha vermelha, não vai ter solução pro galeão
Lembro-me da época em que o Galinhão era lotado. Daí, tanto o governo estadual e municipal cresceram os olhos aumentaram os impostos, por exemplo, quase metade do valor do querosene de aviação era impostos, sendo um terço de ICMS. No início ouve o aumento da arrecadação que foi diminuindo junto com o fluxo de passageiros, perdendo demanda para outros estados e até houve falências de muitas empresas, por exemplo, a Avianca. Ano passado, diminuíram o ICMS para 7%, mas o estrago já esta feito. O medo da canetada governamental faz muitas empresas aéreas não investirem no Rio.
Ah! E tem a "faixa de Gaza" (Linha Vermelha), onde muitos passageiros preferem pegar um avião do Santos Dumont para pegar voo em Guarulhos do que ter que passar pela Linha Vermelha. Para chegar, e sair do Galinhão, só pelo ar (escala).
O vídeo foi descritivo. Disse que houve de fato um aumento substancial do movimento de voos e passageiros, bem como nas melhorias da estrutura geral do aeroporto, com o adendo da constatação de sua superdimensao. Mas e a parte analítica? Por que desse aumento significativo? Ocorreu SÓ pela limitação do SDU na canetada? Não tiveram outros fatores? Qual é a tendencia futura de curto e médio prazo? Ficam as questões aí…
Os números provam que foi só a canetada de transferência de SDU! Houve um aumento real de menos de 1% nos primeiros 3 meses! Nos 2 aeroportos de SP o aumento foi de 8,5%!
Concordo com todo video, embarquei hj de manha do gig voltando pra SP e sim está bem mais movimentado que o ano passado bem percebivel. Usei o brt que liga com o terminal gentileza e eu altamente recomendo. Ele vai direto é rapido ele tem faixa exclusiva nao fica parado na linha vermelha. Um problema é que precisa comprar o cartao riocard ou o jaé e nao sei se as pessoas vao aderir. A catraca ao menos no aeroporto poderia aceitar cartao do banco como acontece no onibus que liga cgh com metro sao judas. Concordo tbm que o maior problema é o entorno do gig. Violencia e o fedorzao tbm, continuam fortes e sempre presente.
O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara existe a uns 30 e poucos anos e muito pouco foi feito. A água continua com um aspecto grafitado (esgoto in natura) e com um perfume nada agradável.
Tem que dar tempo ao tempo, acho que uma comparação mais justa seria o acumulado de passageiros de 2024 com o acumulado dos últimos 10 anos por exemplo. A tendência é claramente de alta mas a economia do Brasil e do RJ também tem que melhorar.
Negativo! A tendência do número de passageiros nos 2 aereos do Rio não é de alta, mas de estagnação! Veja os números! No GIG aumentou o número de passageiros internacionais, mas diminuiu o de nacionais! No total, aumento de só 30.000! Em SP no mesmo período os 2, GRU e Congonhas aumentaram em várias centenas de milhares de passageiros!
Todo mundo sabe que o grande problema do Galeão é especialmente a violência altíssima no entorno. Enquanto o governo não QUISER (pq pra não resolver esse problema tem que querer não resolver) tratar o problema, pacificando e urbanizando toda aquela região do entorno, o Galeão continuará sendo o pior aerporto do Brasil para se chegar e sair. Sobre o tamanho, se um dia o Rio for um lugar seguro e souber atrair mais turistas, com certeza vai encher o aeroporto, visto que a quantidade de turistas que vêm ao Brasil ainda é pífia comparada a outros países.
Aos olhos do mundo, voar para o Brasil é GRU. Aos olhos do Brasil, voar para o Rio é SDU. Que problema o Galeão resolve, versus os que cria? Dependendo da resposta, sem dó, eu fecharia. Boa sorte, GIG...
É necessário uma grande logística para que o aeroporto do galeão possa ficar melhor. Não adianta investir somente lá dentro .necessário a melhoria de transportes .um metrô faria a diferença. Mais como tudo no Brasil é a base do impurrão obviamente isso é para muitos anos a frente.logico que existe grana para isso. Mais será que de fato querem usar o dinheiro que é público e nosso para isso? Os aeroportos de São Paulo estão dando um banho nisso E o Rio o único aeroporto que movimenta bem é o Santos Dumont. Esqueceram que para aquecer o turismo é necessário conter a violência,ter olhos para todos os transportes gerar empregos E muitas outras coisa que fica até difícil de citar
A cidade do Rio foi abandonada, criminalidade aumentou, empresas migraram para SP e fecharam seus escritórios no RJ. Tem muito trabalho governamental, para a simples proposta de encher o GIG. Interessante o video, mas é a ponta do iceberg.
No momento 1:32 a gente percebe o descaso nosso de todo dia com a manutenção, com a falta de limpeza. A parte de cima (telhado) das pontes de embarque bem castigadas pelo tempo. Até hoje eu não consigo encontrar a lógica para a construção do Terminal 2 e do Pier Sul. O terminal 2 fazia parte do projeto original, é bem verdade, mas qual foi a lógica de gastar tanto dinheiro para depois abandonar algo que já existia (o terminal 1)? Totalmente abandonado. Nós, como sociedade e civilização, somos craques em torrar o suado dinheiro do contribuinte. Não sei como o Brasil ainda não faliu. Nossos governantes não prestam contas do que fizeram durante suas calamitosas gestões. Os órgãos que deveriam investigar, processar e punir tais crimes não fazem nada. Os cargos são ocupados por pessoas despreparadas. O atual ministro de portos e aeroportos é da minha região, Recife. Está no cargo por meio de negociação política. O pai dele é um coronel da política pernambucana, Sílvio Costa. O boy é formado pela Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Pedagogia. Ou seja, ele deve conhecer tudo de transportes. É uma calamidade! Fabricio, o Galeão verdadeiramente estava definhando, enquanto o Santos Dumont estava sobrecarregado. A disparidade entre os dois aeroportos era imensa.
Sério mesmo que o Mula teve a pachorra de colocar um pedagogo pra administrar portos e aeroportos? Certa vez eu estava voltando de Copacabana pra casa e o trânsito parou próximo do Santos Dumont. Então eu resolvi entrar no aeroporto pra usar o banheiro e comer um salgado enquanto o trânsito não resolvia andar. Você acredita que eu peguei fila perto do estacionamento pra entrar no aeroporto? Enfatizo que eu não ia embarcar. Só queria usar o banheiro e comer!
Guarulhos tem passageiro pelo ladrão, quando sair esse monotrilho ligando a estação de transporte público, aí vai lotar mais. Eu moro no Rio de janeiro, ngm tem coragem de pegar linha vermelha a noite, quem enfrenta é por extrema necessidade. A maré tirou qualquer viabilidade do aeroporto, hj o aeroporto tá no caminho de uma das zonas de maior risco daqui do Rio. Se nem os cariocas tem coragem de ir pro galeão, imagina turista, esses q não vem msm. Todos fazem como os cariocas descem em Guarulhos e pegam a ponte aérea pro sdu. Se não resolver a maré, não vai ter solução pro galeão, o q paes fez junto com o gov fed foi um paliativo, isso ajudou pro voo doméstico. Agora internacional não funciona, pq quem vai fazer viagem internacional paga o valor maior pra ir pra congonhas e de lá pega um taxi/ uber, ônibus ou etc pra Guarulhos
Nao foi isso que eu vi la nao. É cheio mas nao é lotado. O problema é que para a capacidade do aeroporto já nao da conta mais por motivos operacionais.
@@RaphaelVargens Guarulhos já tá precisando de expandir o aeroporto, o aeroporto de Guarulhos é o maior hub internacional da América do Sul. O q falta aqui pro galeão, lá em cumbica tá sobrando e muito. São vários voos internacionais decolando de Guarulhos e querem aumentar, só não aumentaram, pq a anac viu falahas e não está permitindo. Tem empresas aéreas na fila pra poder voar dr Guarulhos, a air Marrocos quer voltar ter voos de Guarulhos e nenhuma dessas quer ir pro galeão
@@danyelmacedo7254 Concordo com voce ate certo ponto. Mas vcs tratam GRU como se fosse um JFK, DFW ou um MIA da vida. Mas não é. Nem de perto. Até porque nao tem capacidade estrutural pra isso, tanto q a Anac ta proibindo o crescimento. E essas empresas nao é que nao querem vir pro Galeao, até porque elas mesmas operavam aqui antes da pandemia... o que falta é um estudo de rota e incentivos fiscais e governamentais. Elas começam em GRU, veem se vai dar certo e depois expandem pro GIG se virem vantagem. A Air Marrocos tinha dois voos diarios no Brasil: um GRU e um GIG. A Turkish ja ha um tempo tem planos de vir pro Rio mas ainda nao conseguiu. O Brasil é um pais muito burocratico. Por isso muitas cias que querem operar aqui como uma filial nacional nao estao conseguindo e ate fogem daqui.
Esqueceu de mencionar que dos voos internacionais, a maioria é para Buenos Aires, seguidos dos voos da Latam pra Santiago. Dos nacionais, é a Gol que mais tem destinos diretos dentro do Brasil, depois a Latam principalmente pro seu hub de Guarulhos e mais alguns destinos e fechando com a Azul para atender principalmente seus hubs (Campinas, Bh e Recife).
Eu não lenvantei essa informação, mas os voos para Buenos Aires (tirando BA e EK), todos são operados com narrowbody. Por outro lado, os voos para Europa e EUA, são todos operados com widebody, que levam o triplo de passageiros que um 737 ou um A320.
Muitas multinacionais quando mandam seus executivos pro Rio preferem fazer por SP, e após, fazer uso da ponte aérea pro Santos Dumont. A linha vermelha assusta o mundo inteiro.
Realmente o Galeão passa está imagem de aeroporto fantasma! Não seria mais prático fechar o Santos Dumont e trazer o movimento pro Galeão? ou encarece pro aeroporto e passageiros locomoção e serviços? A logística não ajuda? Sou gaúcha e o ano que usei o Santos Dumont,achei rapidinho minha chegada até Copacabana onde me hospedei,fiquei na Barão de Copacabana,achava tudo perto,único lugar mais distante foi Sapucaí.Pretendo passar a virada de 24/25,digo virada do ano e alguns dias matando as saudades Rio! até ariscaria morar,mas a violência e assaltos assusta! moro no Sul,lugar calmo bairro perto centro da cidade,um bairro sem assaltos,sem crimes, chama - de Zona Sul bairro Tristeza,que não tem nada ver com o nome e Assunção,bairro classe média e alta também! Gostaria de morar no Rio! Rio de Janeiro conquista as pessoas...
Antes pegava um voo direto da minha cidade pro SDU, após a interferência política, tem apenas voo direto para o Galeão. Resultado, prefiro pegar um voo com conexão rápida em SP e chegar no SDU do que chegar no Galeão que é absurdamente longe e no SDU gasto 12-15 minutos pro meu destino.
O problema do Galeão sempre foi a localização e o translado para o centro da cidade e zona sul. E não tô falando apenas da violência. Já tive muita dor de cabeça com taxista desonesto.
Feliz de ver que as coisas estão melhorando, não há hipótese de concentrar todos os voos internacionais do Brasil em Guarulhos, que ao meu ver já está saturado
Isso é uma questão de mercado. As empresas aéreas é que escolhem Guarulhos, pela demanda. Não há nenhuma concentração obrigatória em SP, pelo contrário.
O Galeão está se reerguendo, venho acompanhando sua melhora , com a saída de voos do Santos Dumont melhorou bastante, agora fica faltando balancear os voos com Guarulhos para quem sabe assim enfim reabrir o Terminal 1 .
@@joaopaulodebarros6882acorda colega.... as cias e os passageiros não tem interesse em sair de Guarulhos pois lá ao contrário do Rio tem estrutura... ainda mais quando inaugurar agora o People Mover
🇧🇷 O Brasil não consegue atrair muitos turistas internacionais, não adianta. Não temos boa infraestrutura, é um país perigoso, quase ninguém do próprio setor turístico fala inglês, o governo nunca investiu em propaganda do país lá fora, ficamos muito longe da Europa e América do Norte, etc. Não há demanda para sustentar o Galeão. A Embratur faz um trabalho péssimo, sempre fez. É só mais um cabideiro do governo. Um único aeroporto internacional já daria conta no Brasil, não precisa de outros. Deveriam investir na modernização do aeroporto de Guarulhos, que parece uma rodoviária melhorada.
Concordo, o turismo no Brasil precisa melhorar muito. Há um tempo atrás (antes dá pandemia) saiu um dado que mostrou que só a Torre Eiffel em Paris recebeu mais turistas que o Brasil inteiro. Quem sustenta os voos internacionais no Brasil são os brasileiros viajando.
@@VounaJanela Pois é. A Embratur vive se gabando no Instagram porque recebemos uma dúzia a mais de turistas no ano. O pouco que os estrangeiros sabem sobre o Brasil é ligado a coisas ruins. Não compensa pra eles virem aqui, sendo que há diversos destinos mais perto e seguros. Certa vez, o próprio Lula disse que as empregadas domésticas deveriam querer viajar pelo próprio Brasil e parar de querer ir conhecer a Disney. O que esperar?
Eu acho a parte internacional do Galeão lindo, mais bonito que outros setores internacionais que conheci no Brasil. Uma pena ver o que aconteceu com ele e o fato de que ainda é muito mais caro sair de um voo internacional direto dele do que de SP, pois lembro de uma época em que existia abundância de voos diretos para diversas cidades do globo saindo diretamente dele.
Estive no GIG em abril e percebi mais movimento em comparação com a última viagem por lá há 1 anos, mas ainda está bem surrado e com aspecto feio do lado de fora!
Enquanto o Aeroporto Internacional do Galeão sobra, o Aeroporto Internacional dos Guararapes aqui no Recife mesmo ampliado, já está praticamente saturado; no fim do ano passado, foi inaugurado a ampliação do terminal internacional, que irá permitir que o Recife tenha novas rotas internacionais directas isto é, terá novos vôos directos além dos habituais. Por exemplo, Recife já tem vôos directos para Lisboa diariamente, antes eram apenas dois vôos semanais para Lisboa. No final de 2024, Recife já terá um vôo directo para o Porto em Portugal e em 2025, talvez reactive o vôo para Miami nos Estados Unidos e também, passe a receber vôos da Fly Emirates, um vôo vindo dos países árabes, com possibilidade ainda de receber outras companhias aéreas internacionais que nunca pousaram no Recife ou voltarão a pousar por aqui. O facto é que Pernambuco precisa de um novo aeroporto internacional, justamente porque o Aeroporto dos Guararapes já está saturado, não tem mais para onde expandir e está construído numa área densamente povoada e as novas normas internacionais exigem que os aeroportos sejam construídos em áreas menos habitadas, devendo prohibir novas construcções até o raio de 30 quilômetros do aeroporto, por questões de segurança.
@@henriquesales2714 Como professor de língua portuguesa, o nosso idioma passou a ser o único que eliminou praticamente as grafias grego-romanas, que estão presentes no espanhol, italiano e francês. Para ser sincero, não concordo com a reforma ortográfica que fizeram na língua portuguesa e por isso, decidi usar a escrita universal da língua portuguesa e todas as pessoas entenderão, independentemente de ser falantes da língua portuguesa, espanhola, italiana e francesa e porque não dos romenos, que também assim como o português, são línguas de origem latina. A reforma ortográfica deixou a língua portuguesa abrasileirada como dizem os nossos irmãos portugueses e dou razão a eles, pois desrespeitamos Portugal que nos colonizou e nos deu a língua portuguesa e como tal, merece todo o nosso respeito por isso, decidi escrever qualquer textos em redes sociais com as grafias do século 18 e 19.
Realmente precisava construir um novo terminal, já que o terminal 1 está abandonado? Pra mim “excesso de otimismo” é um eufemismo para outro tipo de coisa. Por fim, uma curiosidade inútil: o voo inaugural do Concorde foi o Paris-Rio. Outra curiosidade inútil: no filme 007 contra o foguete da morte, James Bond veio ao Rio de Janeiro num voo do Concorde.
Bastava ter metrô conectando ele ao restante da cidade que tudo estaria resolvido, mas BR está anos luz atrasado em infraestrutura de transportes!
Bastava uma continuação do VRT do SDU e Rodoviária Novo Rio!
O Br está sim muito atrasado em transportes, inclusive o Rio! Mas NÃO SP! SP tem a maior rede de metro e 4 linhas de metro em obras e 2 de trem! Só uma delas a da linha 6 é a maior obra de infraestrutura da Am. Latina de 13 bilhões! E SP tem trem expresso do centro para o aeroporto de Guarulhos e ligado a rede de metro!
O acesso ao GIG é o puro suco do caos! A localização e o acesso são péssimos. O metrô no Rio é tenebroso! Amo o Rio e os cariocas mas contra fatos não há argumentos. Aquela linha vermelha é um perigo sem fronteiras. Deixo de ir no Rio por isso? JAMAIS!
Pois é transporte público quase inexistente . Um fracasso
Cara, um metro resolveria muitos problemas….muito triste isso não rolar. Daria para fazer um dali até a Estacio facilmente.
Tenho 54 anos, mas lembro quando eu era criança meu pai nos levava pra ver o concorde aos sábados no Galeão, ficávamos no terraço panorâmico. Era muito bom e muita saudades...
Sua memória só falhou um pouco porque o Concorde operava no Galeão às quartas e domingos, e devia ser aos domingos que seu pai levava você lá. O Concorde chegava às 15 ou 16 horas (dependendo de se era ou não horário de verão na Europa, porque o horário da partida de Paris era fixo) e partia de novo às 19 ou 20 horas.
@@goytabr
Eu só vi o Concord uma vez no Aeroporto Internacional dos Guararapes aqui no Recife, mas não era um vôo commercial, era um avião presidencial que trouxe o presidente da França ao Recife, que na época era François Miterrand.
Esse avião chamou muita atenção aqui no Recife.
Para mim eu gosto mesmo é do Aeroporto Santos Dumont, pequeno, aconchegante e muito bem localizado.
Deixa o tempo fechar que você vai ver a dor de cabeça no Santos Dumont!! Galeão pousa e decola até com cataclismo! Comprar passagem pro Santos Dumont e não saber que horas vai decolar devido a neblina..já sofri com isso.
SDU é apenas um aeroporto doméstico somente aviões como o Boeing 737 e o Airbus A 320 apenas é um aeroporto apenas para atender esse tipo de voo a volta do GIG Oi benéfico mas devia reabrir Terminal 1
@@AndreGuimaraesoficialse mesmo com a volta gradual dos voos pro GIG não foi capaz de tirar o aspecto de aeroporto vazio, imagina abrindo o terminal 1 sem necessidades.
Na visão de passageiro, ele é ótimo. Mas pra quem é piloto, aquele aeroporto é terrível. Péssima pista, por conta de qualidade e tamanho; em situação de tempo ruim, é quase impossível decolar; pouso tem que ser muito bem planejado e com cuidado pra não acabar saindo da pista de tão curta; extremamente restrito, apenas aviões de médio porte (O que acaba sendo ruim pra voos internacionais).
Santos dumont deveria ser vendido e usado os recursos pra investir em infraestrutura pra cidade, ligando o galeao aos modais de transporte sem necessidade de mtas trocas de modais. Galeao é otimo
A gente aqui em Assuncao, Paraguai, adorariamos ter uma rota pra o Rio, temos muitos turistas indo pra la e nao temos voos ASU-GIG direto, tudo e via GRU, aliais nao so pra o Rio, tambem pra as conexoes internacionais e domesticas dentro do Brasil seria muito bom
Aqui no Recife tem um vôo directo para o Paraguai
@@miltongrego que compania?
@@gerardomedina394
Se eu não estiver enganado é a Latam.
@@miltongrego Infelizmente esta sim kkk eu sou agente de viagems aqui e a gente nao tem nenhum voo regular fazendo ASU-REC direto, pode ser de temporada no verao as vezes
@@gerardomedina394
Ok amigo:
Em 2014, fiz uma viagem para Santiago do Chile e Recife não tinha na época vôo directo para Santiago, hoje tem vôo directo pela Latam e anteriormente peguei um Vôo de Recife para Guarulhos em São Paulo pela Latam, de lá peguei um vôo para Santiago também pela Latam: desde o ano passado, Recife já conta com o vôo directo para Santiago pela Latam, acredito eu que são dois vôos semanais.
No final de 2023, foi inaugurada a ampliação da parte internacional do Aeroporto Internacional dos Guararapes aqui no Recife, que passou a ter vôos diário para Lisboa e no final de 2024, está previsto um vôo directo Recife Porto em Portugal e também há estudos para um vôo da Fly Emirates, para um vôo directo do Recife para os Emirados Árabes.
Moro no Rio e acompanhei de perto a sua construção nos anos 70. Ele é simplesmente espetacular, tem aspecto de aeroporto moderno. Possui uma enorme pista, a maior do Brasil, com 4.000m e outra de 3180m. Não fica tão distante do Centro do Rio. O grande problema é que para alcançá-lo é necessário cruzar parte da Av. Brasil ou da Linha Vermelha, regiões conflagradas pelo tráfico.
Tem um segredo infalível para ter muitos voos: Passagens mais baratas e pessoas com mais renda.
e com Trabalho também, claro quem tá desempregado não tem dinheiro para ficar viajando de avião, a não ser que seja quase milionário, e também o Setor de Aviação é caro de manter para manter a roda girando, Passagens baratas é praticamente impossível, porque tem a questão da volatilidade do preço do combustível.
Crie uma cia aérea e veja a “facilidade” em cobrar passagens baratas.
@@2323felixfelix Só se for Transporte de Carga, no Transporte aéreo fica bem barato, diferente do Transporte Rodoviário de Cargas que é bem caro, mais caro do que o Aéreo, marítimo e ferroviário
impossível baratear passagens aéreas no Brasil. As poucas companhias do setor operam com a corda no pescoço. Além de desonerar alguns tributos, deveriam abrir para mais empresas atuarem. Mas com tantos tributos, quem quer vir pra cá?
As passagens são caras muito por conta do nosso governo fã de tributos. Deveria haver uma taxação menor para combustíveis de aviação e para as companhias aereas, daria pra ter passagens mais em conta.
O Galeão tem que reviver e mostrar toda sua imponência. Força Galeão. Parabéns pelo registro... Parabéns pelo registro...👏🏿🤝🏿
PARABÉNS !!! SUCESSO !!! OBRIGADO, PELO EXCELENTE CONTEÚDO !!!
Como carioca, fico feliz em ver que o Aeroporto do Galeão está voltando nos trilhos, mesmo que de forma gradual
O Rio de Janeiro já foi cidade maravilhosa, já está perdendo muito turistas pra São Paulo, Salvador, Fortaleza Florianópolis e Recife é muito concorrente
O Rio é maravilhoso. Sempre!
@@edilsonconceicaoreis1620salvador 😂😂😂 conversando com um baiano morador aqui do RJ (chegou de viagem da BA e falou que a violência está afastando assim como no RJ o turismo daquela do estado) comando vermelho tomando a Bahia e a polícia tentan(matando igual a frango no abate) e nem assim assim dá jeito.
O Galeão pegou parte do movimento do Santos Dumont por decisão do prefeito. No geral, não houve aumento de voos.
@@grjrvideos5360Exatamente. Continua um fracasso. O caso do Galeão acompanha a queda da cidade carioca.
Adoro o galeăo!
A paisagem do Rio é de tirar o folego, espero que o galeão retorne o movimento como nos tempos aureos de 70/80s e 90s.
Tem que superar Guarulhos! Guarulhos aliás, está superlotado como o Santos Dumont estava (e olha que em Guarulhos são 3 baitas terminais)!
Galeao me remete às lembranças de viagens quando era criança. Sempre foi o mais charmoso.
Este aeroporto é uma jóia de grande valor que merece ser bem preservado.Ótimo video de conteúdo informativo.Parabéns!
Amo viajar pelo GALEÃO ! Agora ele vai decolar cada vez mais !
Só nos seus sonhos! KKKK!
Eu sou do Paraguay e morando em Sao Paulo no principio dos anos 70, trabalhei na Hidroservice dessa cidade no proyecto e calculo do Galeão. Realmente era um projeto muito ambicioso. Ainda assim gostaría de poder viajar novamente para o Rio, cidade maravilhosa.
Me lembro do aeroporto do Galeão nos áureos tempos, muito movimento, muita gente, muitas aeronaves, nos anos 80, era o máximo, aqueles paineis antigos informando os vôos mudando aquelas plaquinhas aquele som clap,clap,clap, clap que faziam, a voz elegante da Íris Leitieri anunciando os vôos domésticos e internacionais, era muito glamour. O terminal 1 era puro charme. Todas às novelas com suas cenas de viagens era o máximo no Galeão. Hoje precisa muito a ser feito para que o Galeão tenha o prestígio atualmente.
Eu adorava a chamada daqueles voos pinga-pinga para Manaus com escalas no Nordeste inteiro, para ouvir mais tempo a Íris Lettieri... 🤣
Descreveu com precisão, deu até pra visualizar. Era assim mesmo.
Desembarcando agora neste canal e já amando a forma simples, cientifica e verdadeira de suas informações. Continue assim.
O galeão tinha o glamour e a fama em ser a porta do país com o famoso Terminal 1. Lembro em 2012, 2013 diversas reportagens falando sobre o estado de má conservação desse terminal, ouvia-se muito "somebody love" das autoridades da época em responder a imprensa/sociedade sobre esse estado de abandono. Ao invés de terem feito obras de modernização de equipamentos e layout no T1, foram construir um puxadinho chamado de pier sul logo depois do T2, alegando para ter maior capacidade de aeronaves. Aí na época eu pensei, "estão de brincadeira!", se você vai expandir você não para com as operações na parte mais antiga, o comum é manter fazendo obras de modernização para receber essa demanda e não desativa-lo. Hoje se observar o número de rampas de acesso no Terminal desativado e ver o fluxo de aeronaves desse pier, observará que o terminal 1 comportaria tranquilamente essa demanda. Aí levando para o lado das crendices, parece que a energia boa que sondava o T1 e que atraia o movimento elevado para o Galeão vinha desse terminal largado de lado. Sei que a violência sempre foi o problema do Rio mas isso nunca interferiu no movimento do aeroporto. Como mencionei um pouco acima, sobre as crenças, as vezes a "vibe boa" que trazia o público para esse aeroporto vinha justamente do terminal que foi deixado de lado. Quantos casos inexplicáveis de empreendimentos modernos se instalarem em um local e ele não dar certo podendo por a grana que for mas o local não alavanca como o antigo. Como eu disse, um pouco acima sobre crendices, existem muitos casos de sucesso e insucesso com o estabelecimento por alterarem algo no "mundo invisível " para os que acreditam.
Conteúdo super maravilhoso, parabéns querido ☺👏🏼👏🏼
Espero que o Galeão volte a operar mais e mais vôos. É um aeroporto imprecionante. Não merece ser relegado a segundo plano.
Se o GIG ainda tivesse uma boa malha de transporte, seria uma ótima opção, mas a existente ainda deixa muito a desejar. Seja pela bagunça de taxistas clandestinos abordando passageiros, pelo desconforto e lotação do BRT que já deveria contar com uma frota vasta e melhor e com pontos de venda e recarga do Rio Card dentro do saguão, pelo ponto de Uber e aplicativos totalmente improvisado e sem segurança, pela falta de facilidade de integração com o VLT, pela falta de linhas seletivas e serviços privados de ônibus, vans e transfers ou ainda pela falta de informações claras e abundantes aos turistas de como se locomover para sair ou chegar do aeroporto, o Galeão precisa melhorar muito se quiser se tornar competitivo.
A ligação do BRT está muito tranquila com a nova linha conectando ao terminal gentileza. Eu usei em maio e foi ótimo. Os ônibus eram novos e com padrão executivo. No terminal gentileza é possivel acessar o VLT.
@@feroliveiracamara KKKK! Este TErminal GEntileza no meio do nada? Absurdo ter que tomar o BRT para o GEntileza, Lá tomar o VLT para chegar no metro! 3 conduções! O Rio precisa tomar lições em SP sobre integração dos transportes!
@@joseluciocorrea1866Futuramente é provável que ali seja feito um VLT substituindo o BRT, esta previsto isso. Mas é aguardar.
Desci no Galeão pouco tempo atrás e resolvi conhecer o BRT até o Terminal Gentileza. Problemas que eu apontaria: na estação BRT havia apenas uma máquina para comprar ou carregar o cartão RIOCARD e a mesma encontrava-se quebrada, ou seja, impossível usar para quem não tem o app, que é o caso da maioria dos turistas; o ônibus, embora novo, já apresentava sinais de depredação; achei o percurso meio perigoso, passa perto de comunidades que inspiram certa preocupação. O BRT poderia ser uma boa opção pra chegar no aeroporto, mas precisa melhorar em alguns aspectos.
Vídeo excelente! obrigado pelas informações e riquezas nos detalhes. Faz um outro vídeo no final de ano nesse aeroporto para ver a demanda.
Obrigado! Vamos fazer sim!
Sem um sistema de transporte seguro e rapido com o centro é questão de tempo para as companhias acharem alguma alternativa e operar no SDU.
Em Guarulhos já está em testes finais do Peoplemover entre os terminais e o metro e também já foi feito teste de um trem expresso entre a estação de Guarulhos e estação Barra Funda com isto fica mais difícil a situação do Galeão.
Fazem 2 anos que tem trem da Luz a Guarulhos. Esse ano é inagurado o Aeromovel ligando o areoporto a estação do trem. 30 minutos leva até centro.
Desde 01/09/2023 o trem passou a sair da Estação Palmeiras-Barra Funda, com paradas nas Estações Luz e Guarulhos-Cecap, antes da estação final no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
@@EdutmbUsei a 3 semanas, simplesmente espetacular.
Fui no Palmeiras x Vasco…sai do SDU 17:45h, Pousei por volta de 18:35h, 18:40h….peguei o trem e rapidinho cheguei no Allianz Parque na Barra funda. Antes de 21h estava lá.
Realmente o número de passageiros só irá aumentar com a melhora da segurança, as vias de acesso ao Galeão, são cercadas por favelas que geralmente estão em conflito, causando total insegurança para a população local como para turistas. O turismo só irá aumentar com o aumento da segurança na cidade, temos diversos pontos turísticos a serem explorados e os governantes devem investir em segurança para atrair o turista para o Rio.
A cidade precisa passar urgentemente por um processo de desfavelização e reflorestamento da áreas outrora ocupadas pelas favelas. Mas é um processo complexo e demorado. E como aqui no Brasil não se faz política de Estado, mas se faz política de Governo... Quando mudar o prefeito, o processo é interrompido. Como foi a construção do BRT Transbrasil.
O que a falta de atratividade, infraestrutura, a insegurança, uma má administração, fazem com a Economia de uma Cidade, de um Estado. Um aeroporto Internacional, de uma cidade turistica como o Rio, não ter ligação por metrô/trem em pleno 2024 é um absurdo.
Ótimo vídeo. Muito bem redigido narrado e editado. Parabéns!
Metro saindo da Estacio, passando por são cristovão, barreira do Vasco, Benfica, Fiocruz, Bonsucesso, Ramos, Fundão, Base Aerea e Jardim Guanabara ajudaria demais a Ilha do Governador.
E uma linha expressa partindo do Galeão, parando na Base aerea (Conexão) e depois São Cristovão e Estacio, seria espetacular.
O Galeão é maravilhoso, passei por lá em Março desse ano e estava bem cheio!
Tem que fechar logo esse aeroporto e ampliar o Santos Dumont
Se Deus quiser, após seis anos e meio sem viajar de avião, viajarei com a Gol daqui a cinco dias. E em quatro aviões Boeing 737-800 (dois na ida e dois na volta).
Nas duas vezes em que passarei pelo Rio de Janeiro (ida e volta) de avião, passarei pelo Aeroporto do Galeão. É grande o suficiente e lindo demais para ser jogado às traças.
Essa parte aqui 8:40 ainda está vazia no vídeo, ano passada quando fui buscar a minha mãe no aeroporto a noite nessa parte ai que fica o desembarque estava tão cheia q n dava nem para vê quem estava passando e chegando...
Quando inaugurou eu tinha 10 anos,era 1977 e o Galeão era simplsmente uma atração á parte, magnifico para a época. Nos anos seguintes viajando e acompanhando parentes em suas visitas á cidade pude presenciar a decadéncia que se abateu sobre o aeroporto nas decadas seguintes. Que dor no peito era ver aquele lugar antes tão vibrante virar um deserto abandonado, desleixado e caindoaos pedaços. Seu video me deixou muito feliz ao mostrar a retomada aos dias de gloria desse icone carioca. Que aumente muito as atividades nesse aeroporto pois beleza e capacidade para voltar a ser o maior do Brasil ele tem. Otimo video.
Vivi essa época. Eu saia de Guadalupe para ver os aviões e passear no Galeão. Comecei a fazer isso quando eu ainda tinha 11 anos, em 1971 (antes da reforma ainda), pois não havia a violência urbana , trai e insegurança atual. Sou saudosista,m porque era o aeroporto mais bonito, vibrante e movimentado, além de ter a maior pista entre os aeroportos comerciais brasileiros. Vc tem razão, tristeza termos assistido a gradativa decadência , a ponto de se tornar um injetado em processos de privatização, pois as empresas só o levariam no “bolo” com a joia da coroa, o Santos Dumont. Parabéns pelo seu comentário!
@@marcobarreto9630 amigo, vivemos o resto de paz na nossa cidade nos anos 70...80 e até mesmo começo dos 90....depois disso a cidade ficou impraticável por conta da violência. Guardamos boas lembranças de uma época bem feliz.Que bom! Obrigado pelo seu comentário também 👍🏻
Infelizmente tende a reduzir cada vez mais o trafego no GIG, a insegurança no RIo está cada dia pior, além do poder aquisitivo sendo reduzido...
Mesmo com uma eventual linha de metrô ligando o aeroporto a outros pontos da cidade e com uma melhora dos índices de segurança, o GIG continuará sendo superdimensionado.
Até 1985, ele era o mais importante aeroporto internacional do país, mas Guarulhos tirou este título de forma indelével.
pra quem não é da capital, o problema dos aeroportos do RJ são o acesso (serra das araras, linha vermelha ou av. brasil). Infernal, moro no sul do estado e nos ultimos 3 anos tenho preferido ir à guarulhos para embarcar. praticamente o mesmo tempo de viagem (devido ao transito), muito mais conforto...
Morei em Resende por um tempo e por vezes realmente era melhor ir para GRU ou CGH do que pegar avião no Rio.
Este é um dos melhores canais de aviação do Brasil, ao lado do Mochilando na Aviação e Viajando com o Luiz
Em São Paulo tem um monotrilho que poderia ser construido ligando o Galeão ao centro do Rio de Janeiro.
O galeão sempre foi a minha alegria, especialmente na infância.... oh tempo bom! Queria saber o nome dessa música instrumental quando começou o vídeo?
Muito bom saber que o Galeão ta vivo de novo!
Por isso penso que o terminal 1 deveria se tornar um misto de embarque e desembarque com shopping center aberto a toda população. E que o projeto de Aerotrópole do Aldeya Park Life em frente ao Galeão saia de fato do papel.
*Quarta Feira dia 19 contando partidas Nacionais e Internacionais*
Guarulhos/SP teve 367 partidas
Congonhas/SP teve 290 partidas
Viracopos/SP teve 177 partidas
Brasília/DF teve 156 partidas
Confins/MG teve 152 partidas
Recife/PE teve 115 partidas
Galeão/RJ teve 111 partidas
Santos Dumont/RJ teve 92 partidas
Salvador/BA teve 72 partidas
Meu Deus. Abaixo de Recife. E não tão longe assim do SDU
@@Rafa-yl8no É um pouco tendencioso esse calculo.
Com relação a numero de voos semanais, atualmente o ranking é:
GRU
CGH
VCP
BSB
CNF
GIG
Em janeiro/fevereiro/março, durante a alta temporada, o ranking era:
GRU
CGH
GIG
VCP
BSB
CNF
Mas por que seria tendencioso se ela apresentou os dados de um único dia?
@@RaphaelVargens para de onda cara, porque tu não se candidata algum cargo público e melhora sua cidade e seu aeroporto falido?
@@neyfranciscodesouzajunior8604 é carioca frustrado
Desde a inauguração do aeroporto de Guarulhos já era esperado um declínio de número de voos e lógico cias aéreas ,pela própria infraestrutura muito melhor de Guarulhos,além de tudo os preços das tarifas de voos internacionais é bem mais razoável do que partindo do Galeão,aliás antes da inauguração de Guarulhos,o Galeão "reinou" afinal não tinha outro aeroporto a altura pra se tornar porta de Entrada e Saída do Brasil pra o mundo.Ate hj só fiz vôo internacional duas vezes, justamente antes de ter a opção de Guarulhos,e desde então minha opção é Guarulhos e garanto que sempre comparei o preço de tarifas e sempre consegui preço bem melhor partindo de Guarulhos.O Fator que também contribuiu pra o declínio do Galeão foram os desmandos dos governos passados.
Rio de Janeiro... há Rio de Janeiro... o espelho da realidade da cidade que reflete o quanto o povo carioca detesta a sua cidade: anos a fio votando em prefeitos e governadores corruptos, inescrupulosos. Me perdoe amigos cariocas, gosto muito da cidade, tenho muitos amigos ai, mas nao não dá né pra viver uma farsa eterna. O tempo mostra aos poucos a realidade. No Rio é assim: trabalhasse no ano todo em prol do Carnaval, a maior parte da população vive uma vida com muitas limitações daquilo que é básico, a cidade vive.nas mãos do governo paralelo, além de se orgulhar do Carnaval, do Maracanã, do Galeão, de Copacabana, o que mais o povo carioca busca? E o Rio continua o mesmo, sempre esperando uma mãozinha do governo federal para impulsionar a cidade e o estado. Desculpe a sinceridade, o Rio e seu povo não merece isso, mas precisa acordar.
Triste ver galeão assim, tomara que realmente melhore, Panda Beting em um podcast disse q a intenção da Azul era ser base RIO, ao invés de Campinas, Azul não foi para Rio devido a dificuldade criado por políticos.
Essa história é verdadeira! A “dificuldade” citada, era na real, propina que os caras queriam. Se a base da AD fosse o GIG, as coisa seriam completamente diferentes hoje.
No fim foi uma excelente decisao ir pra Campinas. Proximidade com GRU e ainda por cima pegou Viracopos ampliado e modernizado.
😂 sim e verdade. várias empresas saiu por causa desse assunto aí Gig foi ficar vazio e até hoje 😊😊😊😊
O Galeão precisa melhorar sua infraestrutura para ter bastante movimento, como ter um trem, metrô ou VLT (veículo leve sobre trilhos) que faça a ligação do aeroporto com o centro do Rio de Janeiro... Igual foi feito com o Aeroporto de Guarulhos, com linhas expressas da CPTM fazendo essa conexão (e melhorando cada vez mais).
Muinto bom o vidio
Amo demais esse aeroporto.
Estive aí em fevereiro e estava super lotado, não vejo a hora de ver o GIG próximo a GRU em número de passageiros.
🙏
Sonho de uma noite de verão carioca! Veja os números! A diferença de GRU para GIG é gigantesca e reflete o crescimento de SP em todos os campos e a estagnação e até retrocesso no Rio!
É um lindo aeroporto é uma pena mas infelizemente não tem como comparar... nem em 100 anos o Galeão alcança Guarulhos....falou em Aeroporto brasileiro qualquer lugar do mundo já se fala em GRU.
Galeão tem 35% do movimento de GRU atualmente. Isso corresponde a pouco mais de 1/3.
@@RaphaelVargens Verdade! E importante, GRU continua crescendo mais que GIG depois da transferencia dos voos de SDU!
@@joseluciocorrea1866 Mas Guarulhos está operando acima do limite, nao tem mais pra onde crescer. Recentemente a Anac proibiu o acrescimo de mais voos.
Excelente vídeo!
O país precisa crescer (muito), fazer a economia girar, gerar riqueza para os cidadãos, criar um ambiente favorável para a proliferação de negócios e para investimentos. Quando isso acontecer esse aeroporto vai operar na sua capacidade máxima.
Me explica pq Guarulhos tem gente pelo ladrão ? Eu moro no Rio, o problema desse aeroporto q fica no caminho do complexo da maré, na parte da noite ngm quem enfrentar a linha vermelha pra chegar no galeão. Mais um problema é a distância, eu moro na zona sul, pra mim é muito melhor pegar um voo no sdu, q fica no centro, não tenho problema de segurança e ainda é mais perto. O galeão só vai ter solução, quando resolverem o problema do complexo da maré, colocarem um trem ou vlt pra lá, aí o galeão tem solução. Enquanto não acontecer isso, o aeroporto de Guarulhos vai continuar crescendo, confins, Brasília e etc e o galeão vai ficar nesse abandono. Pq nem os cariocas querem se arriscar indo pro galeão, eu msm vou pegar voo internacional em Gru
@@danyelmacedo7254 No vídeo foi falado que o Galeão foi superdimensionado! Talvez não seja o caso de Guarulhos, ainda mais considerando que a capital paulista tem uma densidade populacional muito superior, comparada a capital carioca! Também é preciso considerar que São Paulo ainda é a locomotiva econômica do país, com um PIB muito superior ao carioca! Esses fatores, podem explicar a razão pela qual GRU é mais movimentado! Agora, eu também concordo com você... certamente a localização do Galeão e a insegurança do Rio, principalmente a noite também são fatores que influenciam a realidade atual do Galeão.
@@ofrederico_cunhaA localização do Galeão é péssima, os arredores é feio e inseguro, dá nem vontade de estar naquele aeroporto, fora que o acesso ainda deixa a desejar. Um Trem ou VLT melhoraria o problema de acesso, junto com projetos de reurbanização do trecho que vai da Estação Gentileza até o aeroporto.
Sou de SP, mas fui para o Rio participar de uma festa de confraternização da empresa e desembarquei nesse aeroporto. Posso afirmar que o Galeão, hoje, tem mais cara de rodoviária do que aeroporto. Sem contar que os Ubers não querem ter o trabalho de te levar de lá até a cidade do Rio. Não é a toa que o Santos Dumont é bem mais organizado. (Tudo que estou falando são de experiencias minhas nesses aeroportos, claro que os cariocas terão mais propriedade pra dizer kkkk)
Um dos grandes problemas do Aeroporto Galão é a via que comunica o aeroporto a cidade pela falta de segurança o que torna o Rio de Janeiro muito pouco atrativo para o turismo estrangeiro e assim fica sem muitas divisas que poderiam melhorar muito a situação econômica e social da classe menos favorecida do Estado e ao mesmo tempo impede seus habitantes de utilizar as vias de acesso. O Rio de Janeiro deveria implantar um sistema de transporte ferroviário (metro?) rápido seguro e cômodo (pensem que pessoas utilizam malas pesadas e as vezes essas pessoas já não jovens tem dificuldades) e por um bom preço. Veja os o Aeroporto de Londres Heathrow possui várias opções de transporte ferroviário que conectam o aeroporto à cidade de Londres ou o Aeroporto de Zurique na Suíça. Lamentavelmente o Brasil tem uma fama negativa no exterior: Alta criminalidade com muitos mortos, policia corrupta e ineficiente, com a maior parte da populaça vivendo na miséria, um estado que não se preocupa em dar o mínimo como saúde educação e segurança. Estão eles errados? Eu digo que sim em realidade a situação é ainda muito pior, se você for para fora dos grandes centros como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis ... é ainda pior. Mas os nossos políticos agora estão preparando grandes ações (veja o Rio de Janeiro) para as eleições, mas depois das eleições quando eles voltem a se sentar na poltrona de couro voltaram a dar folga a polícia até as próximas eleições. Será que desta vez votaremos melhor ou outra vez nos mesmos? Eu sei que não votarei naqueles que votam a favor da liberação das FAKE NEWS ainda que sejam pastores, policias ou militares porque penso quem aqui na terra mente tem que ser punido porque eu não sou deus para perdoar bandido.
A ligação por BRT com o terminal gentileza ficou muito boa e prática. Os ônibus são novos com interior de padrão executivo e bagageiros. A linha do BRT segue direto para o terminal gentileza onde é possível acessar o VLT ( e a partir dele o metro e demais modais).
Não é nada pratico ter que tomar 3 conduções para chegar na região central e no metro! È até absurdo! Em SP tem trem expresso saindo do centro e com ligação direta com a rede de metro, com 1 passagem se anda cem qualquer linha do metro e se passa dentro da mesma estação para o expresso aeroporto! Issp sim é ser pratico!
Ótimo video!!
Só precisa ver qtos passageiros o SDU pedeu nesse mesmo período e ver se a soma de passageiros dos dois aeroporto (GIG + SDU) aumentou em relação ao ano passado e comparar com o mesmo desempenho do Brasil.
Se a soma dos dois aeroportos cresceu, por exemplo, 30% e no Brasil cresceu 20%, poderemos dizer que a decisão foi acertada. Mas se cresceu menos que o Brasil (ou até caiu), aí a decisão foi ruim e beneficiou apenas a concessionária de Singapura em detrimento da Infraero...
É o tipo de cálculo que só vamos conseguir fazer depois de um ano. A RioGaleão é muito transparente com os números, na parte institucional do site temos todas essas informações mensalmente. Já a Infraero não fornece esses dados atualizados tão facilmente.
Um colega no Skyscrapercity fez este cálculo dos 3 meses após a transferência dos voos de SDU e deu uma diminuição nos voos nacionais, aumento não grande nos internacionais e aumento geral insignificante de só 30.000 passageiros, menos de 1%! Os 2 grandes de SP tiveram aumento no mesmo período de 8,5% de centenas de milhares de passageiros a +! A resposta é clara! O Brasil cresce e o Rio está estagnado em matéria de movimento de aeroportos!
Estive lá domingo, gostei muito, melhor que muitos aeroportos que já fui, limpo, bonito, boas opções de alimentação
Me pareceu ainda bem vazio. E com transferência do SDU. Eu tenho uma teoria que o que atrapalhou esse aeroporto na última década nem foi SP, que já tem sua gigante demanda orgânica, mas sim os aeroportos de Brasília e de capitais do Nordeste, que minaram conexões lá.
Ainda vai subir a partir do mes que vem.
Enquanto não ser jeito na linha vermelha fica difícil
De são luis MA pr Galeão a latam só disponibiliza 2 voos na semana! Sempre às 3 da manhã
Quando a Azul procurava uma base para suas operações, a primeira escolha foi Santos Dumont-RJ. Mas o governador da época "impediu" a Azul a usar o aeroporto como base. A Azul então se instalou em Viracopos e, hoje, tem a maior base de voos domésticos diretos depois de Guarulhos-SP e Congonhas e tem voos internacionais bastante concorridos. A Azul gerou 15 mil empregos diretos na região de Viracopos. A Azul oferece transporte gratuito de São Paulo a Viracopos, mas a demanda maior por voos vem do interior de São Paulo. Espera-se que a interligação por trem expresso SP-Campinas-Viracopos transforme esse aeroporto em 2ª opção para a Capital de SP para voos internacionais e 3ª opção para voos domésticos, desafogando Guarulhos-SP e Congonhas. Se a Azul conseguisse na época se instalar em Santos Dumont, boa parte de seus voos seriam transferidos para o Galeão, sem necessidade da gambiarra feita pelo Paes para aumentar voos no Galeão.
Conta a histpria direito! Não é que impediu, pediu muito $ como a Azul não cedeu a corrução, ela foi para Viracopos em SP!
@@joseluciocorrea1866 eu quis deixar o sentido nas entrelinhas. O governador era Sergio Cabral, passando o relatório completo.
@@grjrvideos5360 Exatamente!
A chegada ou partida do pelo Galeão são péssimas por dois motivos; o primeiro é chegar ou sair de lá passando pelo linha vermelha e ter a sensação de que algo muito ruim vai acontecer, depois é ter a vista horrorosa, vergonhosa e desagradável da poluição da baia da guanabara!
Amém 🙏
É muito difícil esse aeroporto ganhar protagonismo novamente, ele tá atrás mas muito atrás de Brasília, Guarulhos e Viracopos sem falar nos aeroportos nacionais como Congonhas por exemplo.
A comparação de Congonhas é com o Santos Dumont.
@@adelmofilho742nuncaaaaaaaaa.... Congonhas tem 3 vezes mais movimento do que o Santos Dumont
VCP e BSB? Por enquanto. Esse ano ultrapassa.
@@RaphaelVargensNegativo colega, eu sou de Goiás uso frequentemente Brasília e te digo é quase impossível a curto ou médio prazo o Galeão ultrapassar qualquer grande aeroporto do Brasil ,por diversos fatores, falta muita estrutura no galeao, nem o carioca usa o Galeão , esse aumento de vôos foi somente transferência do Santos Dumont pra lá , as pessoas vão obrigadas pra lá!
@@FamiliaGoiana-y4i Como assim meu bem? Falta estrutura? Que estrutura? O Galeão é o maior aeroporto internacional do país em termos de infraestrutura aeroportuaria e tamanho. Se quiser colocar todas as operações de Guarulhos no Galeão ele consegue e ainda dá conta.
O Galeao se seguir no ritmo de crescimento que está vai ultrapassar sim Brasilia, pois a expectativa é que atinja 15 milhoes de passageiros este ano. Só esperar o fim do ano para vermos de fato os numeros
O Rio de Janeiro é o maior destino internacional do Brasil! A decadência do Galeão é total falta de competência dos gestores e falta de políticas públicas do setor de transporte aeronáutico, que perpassa pelo fechamento do mercado para companhias aéreas internacionais e pelos interesses escusos de muitos políticos!!! Vamos virar esse jogo!!!
Melhorando a cidade, a questão da violência que beira a guerra civil, a poluição das praias, rios e da Baía de Guanabara, metrô chegando ao Galeão ..... já era um bom começo!!! O Aeroporto vazio é consequência, não a causa.
@@humbertocarlos5775 nesse caso, com a devida vênia, a melhoria da cidade perpassa pelo governo do Estado, que tem sob sua responsabilidade as Polícias Civil e Militar, a quem cabe o combate aos males da segurança publica até a melhoria do acesso ao aeroporto, que começou a melhorar. Já temos uma linha de BRT exclusiva para o aeroporto. O BRT já existia, mas era uma extensão do BRT Trans Carioca. Hoje é uma linha que começa no Terminal Intermodal Gentileza, no Centro da Cidade e termina no referido aeroporto. Mas a prefeitura pode fazer muito pouco.
O Rio é o maior destino turístico do Brasil, o destino mais visitado do Brasil em geral por extrangeiros hoje é São Paulo.
O grande problema do galeão é a distância do aeroporto e tbm o complexo da maré. Eu prefiro ir pro sdu pagando mais caro, pegar um avião pra sp e voar de Guarulhos. Enquanto não resolver a situação da maré, os tiroteios e arrastões na linha vermelha, não vai ter solução pro galeão
PQ NAO DEMOLIR O GALEAO E FAZER EM OUTRO LOCAL
Lembro-me da época em que o Galinhão era lotado. Daí, tanto o governo estadual e municipal cresceram os olhos aumentaram os impostos, por exemplo, quase metade do valor do querosene de aviação era impostos, sendo um terço de ICMS. No início ouve o aumento da arrecadação que foi diminuindo junto com o fluxo de passageiros, perdendo demanda para outros estados e até houve falências de muitas empresas, por exemplo, a Avianca.
Ano passado, diminuíram o ICMS para 7%, mas o estrago já esta feito. O medo da canetada governamental faz muitas empresas aéreas não investirem no Rio.
Ah! E tem a "faixa de Gaza" (Linha Vermelha), onde muitos passageiros preferem pegar um avião do Santos Dumont para pegar voo em Guarulhos do que ter que passar pela Linha Vermelha.
Para chegar, e sair do Galinhão, só pelo ar (escala).
A verdade é que o Galeão decolou, maravilhoso. Viva o Rio de Janeiro!
Prefeito Paes conseguiu transferir voos do Santoa Dumont para Galeão. Na soma, não houve aumentos de voos.
Eu gosto bastante do Galeão, eu acho um aeroporto mais confortável que o Santos Dumont.
a melhor coisa que pode acontecer foi a reabertura do galeão, o povo do RJ ganha com isso
A violência afastou o povo tb. Por isso, preferem o Santos Dumont. Paga-se mais cara na taxa, mas por maior segurança.
O vídeo foi descritivo. Disse que houve de fato um aumento substancial do movimento de voos e passageiros, bem como nas melhorias da estrutura geral do aeroporto, com o adendo da constatação de sua superdimensao. Mas e a parte analítica? Por que desse aumento significativo? Ocorreu SÓ pela limitação do SDU na canetada? Não tiveram outros fatores? Qual é a tendencia futura de curto e médio prazo? Ficam as questões aí…
Os números provam que foi só a canetada de transferência de SDU! Houve um aumento real de menos de 1% nos primeiros 3 meses! Nos 2 aeroportos de SP o aumento foi de 8,5%!
o galeão 😂 nuca mais será o mesmo. infelizmente 😞 várias empresas saiu fora foi pra guarulhos 😊😊😊😊 tem que só recordar o tempo bom
Concordo com todo video, embarquei hj de manha do gig voltando pra SP e sim está bem mais movimentado que o ano passado bem percebivel.
Usei o brt que liga com o terminal gentileza e eu altamente recomendo. Ele vai direto é rapido ele tem faixa exclusiva nao fica parado na linha vermelha. Um problema é que precisa comprar o cartao riocard ou o jaé e nao sei se as pessoas vao aderir. A catraca ao menos no aeroporto poderia aceitar cartao do banco como acontece no onibus que liga cgh com metro sao judas.
Concordo tbm que o maior problema é o entorno do gig. Violencia e o fedorzao tbm, continuam fortes e sempre presente.
O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara existe a uns 30 e poucos anos e muito pouco foi feito. A água continua com um aspecto grafitado (esgoto in natura) e com um perfume nada agradável.
Tem que dar tempo ao tempo, acho que uma comparação mais justa seria o acumulado de passageiros de 2024 com o acumulado dos últimos 10 anos por exemplo. A tendência é claramente de alta mas a economia do Brasil e do RJ também tem que melhorar.
A comparação mais justa seria dois anos cheios. Mas não é possível porque ainda não terminamos 2024.
Realmente
Negativo! A tendência do número de passageiros nos 2 aereos do Rio não é de alta, mas de estagnação! Veja os números! No GIG aumentou o número de passageiros internacionais, mas diminuiu o de nacionais! No total, aumento de só 30.000! Em SP no mesmo período os 2, GRU e Congonhas aumentaram em várias centenas de milhares de passageiros!
Ninguém gosta de chegar no Rio e ter que encarar uma linha vermelha logo de cara.
Todo mundo sabe que o grande problema do Galeão é especialmente a violência altíssima no entorno. Enquanto o governo não QUISER (pq pra não resolver esse problema tem que querer não resolver) tratar o problema, pacificando e urbanizando toda aquela região do entorno, o Galeão continuará sendo o pior aerporto do Brasil para se chegar e sair. Sobre o tamanho, se um dia o Rio for um lugar seguro e souber atrair mais turistas, com certeza vai encher o aeroporto, visto que a quantidade de turistas que vêm ao Brasil ainda é pífia comparada a outros países.
Acredito que falta mesmo é engajamento político para resolver essa questão.
Aos olhos do mundo, voar para o Brasil é GRU. Aos olhos do Brasil, voar para o Rio é SDU. Que problema o Galeão resolve, versus os que cria? Dependendo da resposta, sem dó, eu fecharia. Boa sorte, GIG...
É necessário uma grande logística para que o aeroporto do galeão possa ficar melhor.
Não adianta investir somente lá dentro .necessário a melhoria de transportes .um metrô faria a diferença. Mais como tudo no Brasil é a base do impurrão obviamente isso é para muitos anos a frente.logico que existe grana para isso. Mais será que de fato querem usar o dinheiro que é público e nosso para isso?
Os aeroportos de São Paulo estão dando um banho nisso
E o Rio o único aeroporto que movimenta bem é o Santos Dumont. Esqueceram que para aquecer o turismo é necessário conter a violência,ter olhos para todos os transportes gerar empregos
E muitas outras coisa que fica até difícil de citar
A cidade do Rio foi abandonada, criminalidade aumentou, empresas migraram para SP e fecharam seus escritórios no RJ. Tem muito trabalho governamental, para a simples proposta de encher o GIG. Interessante o video, mas é a ponta do iceberg.
No momento 1:32 a gente percebe o descaso nosso de todo dia com a manutenção, com a falta de limpeza. A parte de cima (telhado) das pontes de embarque bem castigadas pelo tempo.
Até hoje eu não consigo encontrar a lógica para a construção do Terminal 2 e do Pier Sul. O terminal 2 fazia parte do projeto original, é bem verdade, mas qual foi a lógica de gastar tanto dinheiro para depois abandonar algo que já existia (o terminal 1)? Totalmente abandonado. Nós, como sociedade e civilização, somos craques em torrar o suado dinheiro do contribuinte. Não sei como o Brasil ainda não faliu. Nossos governantes não prestam contas do que fizeram durante suas calamitosas gestões. Os órgãos que deveriam investigar, processar e punir tais crimes não fazem nada. Os cargos são ocupados por pessoas despreparadas. O atual ministro de portos e aeroportos é da minha região, Recife. Está no cargo por meio de negociação política. O pai dele é um coronel da política pernambucana, Sílvio Costa. O boy é formado pela Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Pedagogia. Ou seja, ele deve conhecer tudo de transportes. É uma calamidade!
Fabricio, o Galeão verdadeiramente estava definhando, enquanto o Santos Dumont estava sobrecarregado. A disparidade entre os dois aeroportos era imensa.
Sério mesmo que o Mula teve a pachorra de colocar um pedagogo pra administrar portos e aeroportos?
Certa vez eu estava voltando de Copacabana pra casa e o trânsito parou próximo do Santos Dumont. Então eu resolvi entrar no aeroporto pra usar o banheiro e comer um salgado enquanto o trânsito não resolvia andar. Você acredita que eu peguei fila perto do estacionamento pra entrar no aeroporto? Enfatizo que eu não ia embarcar. Só queria usar o banheiro e comer!
Ativado digo
Devem reabilitar bem! Com metro
Guarulhos em qualquer horário não se consegue andar sem esbarrar em alguém de tanta gente, já há quem fale em saturação de tanto movimento.
Guarulhos tem passageiro pelo ladrão, quando sair esse monotrilho ligando a estação de transporte público, aí vai lotar mais. Eu moro no Rio de janeiro, ngm tem coragem de pegar linha vermelha a noite, quem enfrenta é por extrema necessidade. A maré tirou qualquer viabilidade do aeroporto, hj o aeroporto tá no caminho de uma das zonas de maior risco daqui do Rio. Se nem os cariocas tem coragem de ir pro galeão, imagina turista, esses q não vem msm. Todos fazem como os cariocas descem em Guarulhos e pegam a ponte aérea pro sdu. Se não resolver a maré, não vai ter solução pro galeão, o q paes fez junto com o gov fed foi um paliativo, isso ajudou pro voo doméstico. Agora internacional não funciona, pq quem vai fazer viagem internacional paga o valor maior pra ir pra congonhas e de lá pega um taxi/ uber, ônibus ou etc pra Guarulhos
O people mover será inaugurado nos próximos dias @@danyelmacedo7254
Nao foi isso que eu vi la nao. É cheio mas nao é lotado. O problema é que para a capacidade do aeroporto já nao da conta mais por motivos operacionais.
@@RaphaelVargens Guarulhos já tá precisando de expandir o aeroporto, o aeroporto de Guarulhos é o maior hub internacional da América do Sul. O q falta aqui pro galeão, lá em cumbica tá sobrando e muito. São vários voos internacionais decolando de Guarulhos e querem aumentar, só não aumentaram, pq a anac viu falahas e não está permitindo. Tem empresas aéreas na fila pra poder voar dr Guarulhos, a air Marrocos quer voltar ter voos de Guarulhos e nenhuma dessas quer ir pro galeão
@@danyelmacedo7254 Concordo com voce ate certo ponto. Mas vcs tratam GRU como se fosse um JFK, DFW ou um MIA da vida. Mas não é. Nem de perto. Até porque nao tem capacidade estrutural pra isso, tanto q a Anac ta proibindo o crescimento.
E essas empresas nao é que nao querem vir pro Galeao, até porque elas mesmas operavam aqui antes da pandemia... o que falta é um estudo de rota e incentivos fiscais e governamentais. Elas começam em GRU, veem se vai dar certo e depois expandem pro GIG se virem vantagem. A Air Marrocos tinha dois voos diarios no Brasil: um GRU e um GIG.
A Turkish ja ha um tempo tem planos de vir pro Rio mas ainda nao conseguiu.
O Brasil é um pais muito burocratico. Por isso muitas cias que querem operar aqui como uma filial nacional nao estao conseguindo e ate fogem daqui.
Esqueceu de mencionar que dos voos internacionais, a maioria é para Buenos Aires, seguidos dos voos da Latam pra Santiago. Dos nacionais, é a Gol que mais tem destinos diretos dentro do Brasil, depois a Latam principalmente pro seu hub de Guarulhos e mais alguns destinos e fechando com a Azul para atender principalmente seus hubs (Campinas, Bh e Recife).
Eu não lenvantei essa informação, mas os voos para Buenos Aires (tirando BA e EK), todos são operados com narrowbody. Por outro lado, os voos para Europa e EUA, são todos operados com widebody, que levam o triplo de passageiros que um 737 ou um A320.
Muito lindo o Galeão. Bem mais bonito que GRU.
Ahhhhh colega se beleza contasse o Rio não estaria falido 😂😂😂
Sim...o teto caindo e as paredes podres....maixxx bonito 😂
Aumentou, pq foram obrigados. Esse aeroporto é o terror da falta de segurança.
É só assalto pra ir lá, vias no meio de favalas
Muitas multinacionais quando mandam seus executivos pro Rio preferem fazer por SP, e após, fazer uso da ponte aérea pro Santos Dumont. A linha vermelha assusta o mundo inteiro.
Realmente o Galeão passa está imagem de aeroporto fantasma! Não seria mais prático fechar o Santos Dumont e trazer o movimento pro Galeão? ou encarece pro aeroporto e passageiros locomoção e serviços? A logística não ajuda? Sou gaúcha e o ano que usei o Santos Dumont,achei rapidinho minha chegada até Copacabana onde me hospedei,fiquei na Barão de Copacabana,achava tudo perto,único lugar mais distante foi Sapucaí.Pretendo passar a virada de 24/25,digo virada do ano e alguns dias matando as saudades Rio! até ariscaria morar,mas a violência e assaltos assusta! moro no Sul,lugar calmo bairro perto centro da cidade,um bairro sem assaltos,sem crimes, chama - de Zona Sul bairro Tristeza,que não tem nada ver com o nome e Assunção,bairro classe média e alta também! Gostaria de morar no Rio! Rio de Janeiro conquista as pessoas...
Verdade
Antes pegava um voo direto da minha cidade pro SDU, após a interferência política, tem apenas voo direto para o Galeão. Resultado, prefiro pegar um voo com conexão rápida em SP e chegar no SDU do que chegar no Galeão que é absurdamente longe e no SDU gasto 12-15 minutos pro meu destino.
O problema do Galeão sempre foi a localização e o translado para o centro da cidade e zona sul.
E não tô falando apenas da violência. Já tive muita dor de cabeça com taxista desonesto.
Agora tem um ônibus expresso que liga a rodoviária ao aeroporto e vice e versa.
Feliz de ver que as coisas estão melhorando, não há hipótese de concentrar todos os voos internacionais do Brasil em Guarulhos, que ao meu ver já está saturado
GRU está muito saturado, o Terminal 3 já precisa urgentemente de uma ampliação
Sim. Precisa também fortalecer a malha em BSB, FOR e REC.
ANAC proibiu ampliaçao lá.
Isso é uma questão de mercado.
As empresas aéreas é que escolhem Guarulhos, pela demanda.
Não há nenhuma concentração obrigatória em SP, pelo contrário.
O Galeão está se reerguendo, venho acompanhando sua melhora , com a saída de voos do Santos Dumont melhorou bastante, agora fica faltando balancear os voos com Guarulhos para quem sabe assim enfim reabrir o Terminal 1 .
Guarulhos está sobrecarregado também.
@@adelmofilho742 por isso eu acho que se dividissem mais voos internacionais com o Rio ficaria bom para todos.
@@joaopaulodebarros6882 Vai lá e convença 30 milhões de passageiros deixar de usar Guarulhos pra usar o Galeão 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂
@@joaopaulodebarros6882acorda colega.... as cias e os passageiros não tem interesse em sair de Guarulhos pois lá ao contrário do Rio tem estrutura... ainda mais quando inaugurar agora o People Mover
🇧🇷 O Brasil não consegue atrair muitos turistas internacionais, não adianta. Não temos boa infraestrutura, é um país perigoso, quase ninguém do próprio setor turístico fala inglês, o governo nunca investiu em propaganda do país lá fora, ficamos muito longe da Europa e América do Norte, etc. Não há demanda para sustentar o Galeão. A Embratur faz um trabalho péssimo, sempre fez. É só mais um cabideiro do governo. Um único aeroporto internacional já daria conta no Brasil, não precisa de outros. Deveriam investir na modernização do aeroporto de Guarulhos, que parece uma rodoviária melhorada.
Concordo, o turismo no Brasil precisa melhorar muito. Há um tempo atrás (antes dá pandemia) saiu um dado que mostrou que só a Torre Eiffel em Paris recebeu mais turistas que o Brasil inteiro. Quem sustenta os voos internacionais no Brasil são os brasileiros viajando.
@@VounaJanela Pois é. A Embratur vive se gabando no Instagram porque recebemos uma dúzia a mais de turistas no ano. O pouco que os estrangeiros sabem sobre o Brasil é ligado a coisas ruins. Não compensa pra eles virem aqui, sendo que há diversos destinos mais perto e seguros. Certa vez, o próprio Lula disse que as empregadas domésticas deveriam querer viajar pelo próprio Brasil e parar de querer ir conhecer a Disney. O que esperar?
Quisera o Rio ter uma rodoviária melhorada daquela 😂😂😂😂😂
O país é perigoso, mas só nós podemos saber disso. O resto do mundo não precisa saber.
O Governo tb podia diminuir os impostos, para nós brasileiros pudéssemos viajar mais. As passagens estão pela hora da morte.
Eu acho a parte internacional do Galeão lindo, mais bonito que outros setores internacionais que conheci no Brasil.
Uma pena ver o que aconteceu com ele e o fato de que ainda é muito mais caro sair de um voo internacional direto dele do que de SP, pois lembro de uma época em que existia abundância de voos diretos para diversas cidades do globo saindo diretamente dele.
Esse Galeão é no cooll do mundo. Além do perigo na linha Vermelha. Eu fico na Lapa é uma bênção o S. Dumont, se vai a pé pro centro.
Estive no GIG em abril e percebi mais movimento em comparação com a última viagem por lá há 1 anos, mas ainda está bem surrado e com aspecto feio do lado de fora!
Culpa dos políticos e da politicagem.
Moro no RJ o Galeão é gigantesco e por isso aparenta estar tão vazio.
Enquanto o Aeroporto Internacional do Galeão sobra, o Aeroporto Internacional dos Guararapes aqui no Recife mesmo ampliado, já está praticamente saturado; no fim do ano passado, foi inaugurado a ampliação do terminal internacional, que irá permitir que o Recife tenha novas rotas internacionais directas isto é, terá novos vôos directos além dos habituais.
Por exemplo, Recife já tem vôos directos para Lisboa diariamente, antes eram apenas dois vôos semanais para Lisboa. No final de 2024, Recife já terá um vôo directo para o Porto em Portugal e em 2025, talvez reactive o vôo para Miami nos Estados Unidos e também, passe a receber vôos da Fly Emirates, um vôo vindo dos países árabes, com possibilidade ainda de receber outras companhias aéreas internacionais que nunca pousaram no Recife ou voltarão a pousar por aqui.
O facto é que Pernambuco precisa de um novo aeroporto internacional, justamente porque o Aeroporto dos Guararapes já está saturado, não tem mais para onde expandir e está construído numa área densamente povoada e as novas normas internacionais exigem que os aeroportos sejam construídos em áreas menos habitadas, devendo prohibir novas construcções até o raio de 30 quilômetros do aeroporto, por questões de segurança.
Direto. Fato. Proibir ok. Aqui não é Portugal, escreve direito.
@@henriquesales2714
Como professor de língua portuguesa, o nosso idioma passou a ser o único que eliminou praticamente as grafias grego-romanas, que estão presentes no espanhol, italiano e francês.
Para ser sincero, não concordo com a reforma ortográfica que fizeram na língua portuguesa e por isso, decidi usar a escrita universal da língua portuguesa e todas as pessoas entenderão, independentemente de ser falantes da língua portuguesa, espanhola, italiana e francesa e porque não dos romenos, que também assim como o português, são línguas de origem latina.
A reforma ortográfica deixou a língua portuguesa abrasileirada como dizem os nossos irmãos portugueses e dou razão a eles, pois desrespeitamos Portugal que nos colonizou e nos deu a língua portuguesa e como tal, merece todo o nosso respeito por isso, decidi escrever qualquer textos em redes sociais com as grafias do século 18 e 19.
Realmente precisava construir um novo terminal, já que o terminal 1 está abandonado?
Pra mim “excesso de otimismo” é um eufemismo para outro tipo de coisa.
Por fim, uma curiosidade inútil: o voo inaugural do Concorde foi o Paris-Rio.
Outra curiosidade inútil: no filme 007 contra o foguete da morte, James Bond veio ao Rio de Janeiro num voo do Concorde.