A china é mesmo comunista? Eu fiquei com essa dúvida depois de ver a cidade de Shenzhen e várias outras cidades chinesas. Acho que o povo só acha que ela é comunista por causa dos EUA e por causa do nome do partido que comanda lá. Achei as regras trabalhistas de lá melhores do que as do Brasil, se comparada com as culturas asiáticas tecnologia e educação.
@@tumtum3011 volta lá e experimenta dizer que não gostou de alguma decisão do governo. . Mas fala bem baixinho porque se alguém te ouvir a tua família não vai receber nem as cinzas. . E não há que reclamar, a regra do jogo lá é diferente. E como o país é deles, o melhor é manter a boca fechada, Pale Face Yankee.
Precisamos desenvolver e continuar a acreditar que é possível chegar a algo viável. Desistir jamais, precisamos de algo muito melhor do que temos hoje, para continuar.
Há um trabalho em andamento, na Unicamp, de carro elétrico movido à etanol. O processo retira o hidrogênio do etanol, através de um reformador, passando a seguir por um gerador elétrico, combinando o hidrogênio com oxigênio do ar, armazenando a energia em uma pequena bateria. O processo se mostrou bastante eficiente, além de eliminar aquela enorme bateria dos carros elétricos atuais, pois a energia está armazenada no tanque de etanol, sem falar no tempo de abastecimento, que é tão rápido como nos carros com motor à combustão.
Thales, sou Eng. Elétrico PUC. Quando adolescente, fiz a escola Técnica Parobé. Peguei um estágio no CIIEE feliz, pq se tratava de uma empresa que produzia carros elétricos (há mais de 30 anos já). Chegando lá, tudo vazio e com coisas atiradas como se tivessem saído às pressas. E me deram o estágio no dia anterior. Lembro tmb do senhor que fez um carro a água há muitos anos e que apareceu no fantástico. Tmb sumiu. Não duvido deste americano do vídeo.
Estranho ver vc se referindo como engenheiro elétrico, eu sou formado engenharia elétrica e geralmente vejo as pessoas da área se referirem a si mesmos como engenheiro eletricista.
@@andregorgen André, saudações! Falo Eng elétrico, por que, a maioria das pessoas não associa Eng eletricista ao curso e sim ao eletricista comum. Mas o tópico não era este e sim, sobre carros elétricos. (Ou seriam carros eletricistas? Kkkk, brincadeira)
@@Alekoxid2 a diferença é que você pode produzir o combustível no quintal da sua casa usando energia fotovoltaica, hoje existem equipamentos a venda para esta função, você gera e armazena em casa
A montadora japonesa Nissan assinou em 2021 uma parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para o desenvolvimento e lançamento comercial da tecnologia da célula de combustível a etanol do projeto de carro hibrido chamado e-Bio Fuel Cell. A Unicamp também participou do projeto. Nesse sistema o hidrogênio é extraído do etanol (armazenado em um tanque comum no automóvel) através de um reformador e passa para a célula combustível onde o converte quimicamente em eletricidade, sem queima, poluentes e dispensando o enorme, caro e pesado conjunto de baterias para acionar o motor elétrico. Para o Brasil essa alternativa é excelente, já que somos o maior produtor mundial de etanol e já contamos com postos de abastecimento em todo o país. No mínimo esta é uma ótima alternativa de transição da frota nacional para os veículos elétricos.
E outra, ja se pode fazer a eletrólise diretamente na injeção do veículo, eliminando a necessidade de armazenamento do gás. Deram uma desinformada na galera sobre a segurança do hidrogênio. Envenenaram o inventor, agora envenenam os interessados...
No meu TCC de engenharia mecatrônica eu utilizei a elétrofloculação para o tratamento de efluentes e durante o processo também são gerados gazes inflamáveis, porém como é falado no vídeo o processo demanda muita energia. Ótimo vídeo canal Elementar.
SIMPLESMENTE FENOMENAL! Ira revolucionar, pois já vejo em 20 anos eles coletando partículas do ar e gerando, toda energia pra seu uso de forma autônoma e sem posto combustível . Aí eles falem rsrs.
Fazer a adaptação de um veículo para ser movido a hidrogênio é muito fácil e tem muitas pessoas andando com os carros e motos a hidrogenio e as pessoas passam por eles e nem sequer notam. Tem várias pessoas que ensinam é só procurar que encontrará. obs: 1 não se armazena o hidrogênio em sua forma pura no veículo, mas em sua formato ainda água, por motivos óbvios, então é feito a sua separação do oxigênio e utilizado sob demanda assim o perigo de uma explosão é muito pequena. Obs: 2 o motor utilizado é o mesmo que o veículo já usa, normal que já tem no veículo, a única diferença é que a explosão que move o veículo não será feita através da gasolina, e sim do hidrogênio, gerando economia já que o motor é o mesmo, apenas o combustível que é diferente.
No caso deve estar sedo usado com sucesso em submarinos aproveitando a altíssima pressão da água em profundidades e o fato que é literalmente só abrir a tampa deixar a água entrar e processar tudo talvez com outra fonte de energia e usar a autonomia para ficar meses e meses em baixo da água.
Um dos problemas é o material utilizado como catalisador das células de combustível. Para a reação química, um veículo movido a hidrogênio exige 50g de platina. Já os carros comuns precisam de 3g a 5g. Agora, pesquisadores do Departamento de Química da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, esperam ter encontrado uma solução. Em um artigo publicado na revista Nature Materials, eles descrevem o desenvolvimento de um catalisador que não requer uma quantidade tão grande do raro metal.
O desenvolvimento da tecnologia do hidrogênio está engatinhando e por isso é natural que existam muitas questões a serem resolvidas. E é claro que haverá resistência, principalmente por parte de quem vende petróleo. Muitos falam que baterias são viáveis. Eu particularmente não penso assim, basta imaginar o quanto de lixo químico seria descartado diariamente por uma frota de igual número de automóveis existente hoje no planeta.
Esse foi o mais claro , mais simples e mais fatual vídeo q assisti sobre carros movidos a hidrogênio. Parabéns . Só acrescento q o mundo todo ficou traumatizado c accident do o acidente do Hindenburg.
Eu ainda sou um entusiasta do álcool. Ele é carbono zero, afinal, enquanto a gasolina tira petróleo subterrânea e joga gás carbônico na atmosfera através da queima, o álcool retira gás carbônico da atmosfera no crescimento da planta e o joga lá de novo quando o combustível é queimado. É uma tecnologia mais barata e que exige menos adaptações veiculares. As baterias e seus descartes ainda são um problema para os elétricos
A partir do ETANOL o hidrogênio pode ser produzido por eletrólise ou reforma. A conversão pode ser embarcada no carro, no posto ou na usina. Quando a produção de carros ganhar escala é baixar de preço, essa deve ser a solução brasileira, com energia elétrica de fonte renovável.
Sobre o início do video, o que tenho a falar é que: não sou neurótico a ponto de achar que é tudo conspiração, mas também não sou ingênuo a ponto de achar que nao escondem de nós tecnologia que poderiam facilitar nossa vida
Mas têm mano, o problema é que a água iria acabar, como foi dito no vídeo o carro usaria o hidrogênio, o problema é que água não se cria naturalmente na natureza, a água que usamos está no planeta a bilhões de anos derda de sua formação, então um carro movido a água quebraria a molécula.
@@jintak8658 exatamente, é melhor seguirmos com os elétricos. Mas eu acho que seja possível criar um motor que não dependa de nenhum tipo de energia para funcionar.
@@viniciusoliveira1418 eu ainda acho que o futuro é energia nuclear, tão tentando pegar um elemento químico que têm na lua que não vai deixa resíduos radioativos não sei muito bem como vai funciona, são muitas possiblidades.
@@jintak8658 a França tá construindo um reator de fusão nuclear com a ajuda de outros países, sobre esse hélio 3 acho que vão sim conseguir minerar ele, mas não vai ser possível usar em carros, tem muito energia.
Olá, pelo que entendi a dificuldade de abastecimento com hidrogênio seria os postos de abastecimento. Seria interessante criar máquinas que convertessem H2O em H2 e anexar essas máquinas nos postos já existentes.
Cara até colonizar pelo menos 3% nós ja vamos esta mortos . isso é mt sencacionalismo , quem entende do assunto sabe MAIS DO QUE BEM quem o Elon Musk ñ vai levar 1 milhão de pessoas a marte até 2053
Muito interessante. Acredito que o carro elétrico com baterias e painel solar embutido seja a melhor opção de rodas, pois não dependerá de postos de recarga e terá um gasto a mais na sua conta de lux
@@OPalestrino De que adianta, se usa o argumento da poluiçao, r a produção das baterias e limpa? Vai ver as minas aonde o Li e os outros elementos dao retirados, lá não tem essa de poluição, e no terceiro mundo, muita destruição poluiçao e sofrimento. So muito mais o Brasil investir no álcool, combustivel verde da cana, pode plantado e cultivado, os caminhões Brasileiros deveriam andar tudo no alcool, processo bem sedimentando, seguro, limpo e econômico
Se conseguíssemos um jeito seguro de automaticamente misturar óleo vegetal bem quente com água , a reação é fantástica, o problema é aquecer o oleo óleo
O cálculo do rendimento do Hidrogênio isoladamente está correto, porém creio que se levar em conta que a bateria para o armazenamento da energia no carro elétrico tem um custo de produção altíssimo, e ainda sem plano de reciclagem, se comparado com o cilindro de armazenamento amento
Parabéns pelo video. Voce podia falar num próximo video sobre os carros com célula de combustível a etanol. Aqui no nosso país seria a solução perfeita já que já temos toda a infraestrutura do etanol montada...
Mais um excelente conteúdo, o Toyota Mirai já está fazendo sucesso por conta disso, nos Estados Unidos já existem postos para carros movidos a hidrogênio, enquanto isso aqui no Brasil pagamos a gasolina mais cara do Mundo 💰 e a de pior qualidade e detalhe 27% de Etanol que chamam de gasolina ⛽Comum. Mais fácil chamar de gasolina Mix 🤣🤣🤣🤣🤣
@@wewlfa5859 mas o hidrogênio esta caro pq ainda não tem tecnologia suficiente para baratear e a produção é muito pouca. Mas em 15 anos (que vai ser a proibição de carros a combustão na Europa) não conseguiriam encontrar uma forma mais barata de fazer e podendo se popularizar essa forma? Assim, qualquer estado podendo ter um ou mais geradores de hidrogênio limpo, barateando o combustível.
Ótimo vídeo parabéns pela pesquisa, sempre quis saber sobre o final da história do inventor. Ótima comparação da porcentagem de energia de H2 e de baterias que será disponibilizado para o carro.
interessante que a energia gasta na extração do lítio e da produção da bateria não esta a entrar no calculo de eficiência para os carros a bateria, qual a razão?
As duas tecnológica estarão disponíveis hidrogênio e baterias. Para reduzir o custo do hidrogênio deverá substituir a platina por outros matérias de menor corrosão.
@Richard Silva ninguém vai andar 500 km num dia, mas com ess quilometragem de autonomia, ele não vai precisar parar para reabastecimento tanto quanto um elétrico.
autópsia: vale lembrar que o caso do Dr. Wilhelm Reich, foi considerado "suicídio na cadeia". Nathan Stubblefield, na autopsia, ele morreu por "não querer mais comer". Pier Ighina, um "infarto". Talvez dessas estórias de autópsia, quem sabe a do Schauberger era verdadeira, onde ele morreu de "tamanha tristeza"
As vezes acho que as pessoas esquecem o quao longe os grandes empressarios podem ir para garantir o lucro deles.... Matar um cientista nao pesa em nada a consciencia deles, o ruim seria pessoas mais autonomas, gastanto menos dinheiro para ter qualidade de vida e uma tecnologia incrivel nao poluente
Vou mandar esse vídeo para o meu vizinho que comprou pela internet e instalou um kit de hidrogênio em seu carro, já faz mais ou menos um ano que ele roda apenas com água no tanque e até hoje não explodiu .
O mais interessante dessas matérias é que, ao longo dos anos, vemos notícias semelhantes sobre e tempo depois, silêncio total. Esse tipo de invenção causaria uma ruptura na cadeia de consumo energético. Impedir seu desenvolvimento seria mais fácil.
Falou tudo, os grandes já mais iriam permitir um carro desse movido a água... A vem pessoas sem cérebro fala isso é loucura mas é assim que eles querem que pensamos
é possivel sim criando um gerador altamente potente atraves de eletrólise com uma voltagem baixa que produz o hho e ao mesmo tempo é queimado Stanley Meyer mostrou q isso é possivel sim
Sugestão: Faz um vídeo, estudo para caminhão com motor elétrico, e quantas baterias para ter autonomia com peso bruto de 48,500 kg carreta ou 22,000 kg no Bitruk, ótimo vídeo. As baterias de empilhadeira duram mais que as comuns e são a melhor opção depois das de litiun.
Algumas coisas não foram levadas em consideração, por exemplo o impacto ambiental das baterias e que o hidrogênio é relativamente simples de ser produzido, o que poderia ser feito nos próprios postos de abastecimento, sem a necessidade de caminhões de transporte. Um outro fator é sobre o uso de hidrogênio em motores a combustão. Sugerir que a poluição emitida por conta do óleo lubrificante do motor é equivalente à poluição de um motor queimando gasolina (e óleo lubrificante), não faz sentido, a redução de emissões é enorme. Agora, uma coisa que me chama a atenção é a insistência na ideia de que os carros a hidrogênio não são poluentes, imagina se todos os carros estivessem emitindo vapor de água ao invés de gases de efeito estufa. Para a redução do aquecimento global seria maravilhoso, mas o aumento da umidade nas cidade seria enorme, o que poderia também gerar problemas de saúde para as pessoas e uma significativa mudança no microclima e no modelo de consumo de água (utilizado para a produção do hidrogênio). Nada disso descarta a ideia, mas são fatores importantes a serem levados em consideração.
@@mtrevizan Se tivesse a ideia do tamanho da bandidagem e da máfia por trás disso... Ele ia implementar no carro "convencional" dele onde o combustível é água e o produto é vapor...
Amigo, uma sugestão : porque é impossivel a fabricação de agua em grandes quantidades como as chuvas? Seria possivel fabricar agua em laboratorio para encher nossos reservatórios?
É oq sempre digo, hidrogênio sempre será o combustível do futuro, nunca do presente, as baterias de pouco em pouco estão avançando e eventualmente terão um bom custo benefício de operação matando de vez o hidrogênio.
Acho que todas estas tecnologias para produção e utilização irão melhorar e baratear! Mas uma pergunta deixo a você Thales, que acha da utilização do álcool como combustível para o futuro? Na minha opinião o Brasil poderia ter uma outra via para a solução de combustíveis renováveis, temos a tecnologia tanto para produção do álcool, como carros também já estão preparados, seria portando uma solução viável para nosso país bem como poderíamos exportar a ideia ! Mas penso que existe todo um sistema que não deixa isso ser viável, pois é um absurdo pagar mais de 4 reais pelo litro de álcool! Um vídeo explorando esta temática seria ótimo!
Tb acho, das formas de energia disponíveis, creio que o álcool e o biodiesel (possivelmente do óleo de dendê) é a mais promissora, mas não encontro muito material sobre o assunto tratando sobre a viabilidade.
Um carro que fabrique seu próprio Hidrogênio, retirando-o do etanol, seria ecologicamente atraente, fácil e rápido de abastecer.Mas, infelizmente, essa é uma peculiaridade apenas brasileira e não do mundo inteiro.Assim, as grandes montadoras, não se interessam, elas projetam carros, para todo o planeta.
@@alessandropereirasilva6930 Cara já vi “teste” de eficiência de carro que fazia 11 por litro fazendo 16 por litro, tem alguns vídeos aqui no UA-cam, que mostra a instalação, e o pessoal fazendo teste de uma distância a outra…
@@eduardopaiva7161 Realmente não sei quão nossivo é, pois está não é minha área, mais como é difícil gerar o hidrogênio, eu acho que a quantidade gerada e tão pequena, que acaba se tornando inofensiva, esses kit pelo que eu vi, é apenas para enriquecer a mistura, e não propriamente andar no hidrogênio…
21h16, 09agosto2021. Pra essa idéia entrar no mercado será necessário: 1) melhorar tecnologias do veiculo 2) diminuir custos de produção e manutenção do veículo 3 ) entrar no regime de cotas de frotas veiculares ( proposta para até 40% ) para tipo carro , caminhão , ônibus su stituindo gradativamente os veiculos a combustão fósseis dentro das cidades. 4) acordo geral entre todo setor de veículos poluentes e petróleo, peças e serviços ligados ao ramo , para sair do ramo de carros a combustão fóssil e entrar no ramo de carros a combustão limpa e outras tecnologias veiculares limpas. 5) acordo geral para sair do ramo de veiculos poluentes e investir em outros setores ligados ao tranporte veicular , especificamente no setor de energia limpa ( geradoras para o setor de transporte veicular ) . Uma estratégia que vai colocar o capital mundial no caminho ao futuro sustentável deste Planeta. E geração infinita de riquezas com bens e servicos .
A utilização de veículos a combustão (combustíveis fósseis) e veículos movidos elétricos deveriam manter o contexto de preservação ambiental. No entanto, percebemos que já se instalou uma disputa entre progressistas e conservadores, esquerda e direita, China e EUA. Não apenas o ganho ambiental, mas a disputa entre países e regimes. A polarização mundial ganha contornos até no automobilismo. O cidadão comum tende a ter ganhos, mas informações negativas são omitidas, por ambos.
poderiamos desenvolver e melhorar o processo de eletrolise para separar o hidrogenio do oxigenio da agua no proprio veiculo assim nao sera nesceario armazenar o hidrogenio nem trasportar ja vi experimentos nesse sentido como por ex a energia usada no processo de eletrolize ser diferenciada bom trabalho a todos
Se possível faça um video sobre o eVTOL, vi uma matéria na folha de SP que dizia que a AZUL investiria mais de U$ 1bi para fazer diversos veículos e isso substituiria os helicópteros até 2025 no Brasil custando 1 quarto de preço, seria uma grande revolução no nosso mercado.
Valeu pela comparação entre carros movidos à hidrogênio versus carros elétricos. Por sinal uma coisa que pode melhorar a vantagem à favor do elétrico é a revolução que está por aí com o grafeno e o nióbio. Pra não misturar muito, a bola da vez é o grafeno que poderá em relação aos elétricos ser utilizada pra fazer baterias mais leves e resistentes com carga muito mais rápida devido a sua condutividade que é maior que a de outro metais. Isso foi só um comentário de um velho jovem de 54 anos, que busca interagir com jovens como você que divulgam coisas evolutivas e que são sustentáveis colaborando com o meio ambiente. Gratidão.
Acho bastante viável no futuro, não como o principal forma de energia para os veículos mas sim com uma maior substituição da gasolina já que a emissão de carbono é significativamente menor do que a dos combustíveis fósseis, a exemplo o etanol há um tempo atrás seria “inviável” provavelmente futuramente será mais fácil e barato comprimir o H2 ou conseguir a liquefação do mesmo.
Considerando tudo que foi exposto no vídeo, os carros movidos a hidrogênio ainda são uma promessa para o futuro. É válido que grandes empresas invistam nesse tipo de projeto, mas ainda é cedo para sonhar com um carro desses na garagem. Por enquanto, o carro elétrico a bateria ainda é uma meta mais próxima de se alcançar (ou já alcançada em muitos países).
Mas como um planeta vai usar agua da torneira pra abastecer o carro se nos mal temos pra nos mesmo em certas época logo teria q usar agua do mar logo teria que criar algo resistente a agua do mar
Falavam a mesma coisa do Gurgel aqui no Brasil, que era impossível carro ser elétrico, é olha como estamos hoje, será mesmo que é só invenção carro movido a água
Carro não é fonte de energia e sim consumo. O hidrogênio não é fonte de energia e sim um meio ineficiente de armazenamento. O combustível fóssil é fonte de energia e ainda move o mundo, pois representa 97% do transporte mundial, e as demais fontes de energia 3% são insuficientes para a alta população que foi viabilizada pelo combustível fóssil, com exceção da energia nuclear. Mais detalhes neste vídeo: População Humana ao longo do tempo (dublado)
Cara moro no Japão, e os carros a hidrogênio vão sim em curto tempo tomar espaço dos veículos convencionais, já estão a venda aqui e não foge muito dos preços normais. Esperar para ver.
Não duvido que mataram o cara. Pq vc não explica o pq o governo regula e estrangula tanto a produção, venda, importação, consumo e td mais que envolve energia solar, só pra não perder o monopólio da energia. A energia solar era pra ser abundante, um conjunto de placa de energia solar poderia sair por 3 mil reais e iluminar uma casa por 25 anos. Energia solar é muito barata, mas o governo não deixar surgir indústrias
Por favor, se alguém ler a minha mensagem curte, pois que sabe ele não fala a respeito. Ou pesquisem aí a respeito. Placa de energia solar é sílica, vidro e alumínio basicamente. Só não tem barato pq o governo é uma mafia
@@robsonfernandes1994 o principal ativo da placa solar é o cristal se silício que é caro e difícil de se conseguir com boa pureza sem falar sobre a mineração do mesmo... e ja tem vídeo sobre aqui mesm no canal dele
@@klenerderiz7799 você está enganado Klener, primeiro sílica é algo abundante no planeta só perde para o ferro,, oq ocorre são restrições para a manufatura dela para produção de células fotovoltaicas, segundo que ainda que fosse rara, a demanda por energia, e o custo atual da energia justificaria um amplo trabalho e pesquisas intensas para maior alcance comercial "mais este não é o caso", afinal, urânio é caro é as usinas nucleares compram bilhões em urânio. Terceiro que ainda que fosse verdade o seu ponto de vista, isso não justificaria as restrições para produção, importação, venda, comercialização e até consumo desta energia. Da uma pesquisada rápida aí sobre produção de células fotovoltaicas que vc vai ver o buraco negro estatal que se criou neste tema. Energia solar foi uma revolução sufoca pelo estado para manter o monopólio da energia
Se as baterias dos elétricos se tornarem mais sustentáveis o hidrogênio não terá espaço entre os carros mas, entre veículos q precisam zelar pelo peso será ótimo
Os carros e outras máquinas podem muito bem ter um futuro promissor. Os problemas que hoje impedem a competitividade deste combustível, serão superados, assim como todos ou outros problemas tecnológicos do passado.
Esse processo só utiliza água para a produção de hidrogênio, e a água não está acabando... Inclusive, esses carros geram água como resultado da combustão. Então, ele já devolvem retirada do ambiente novamente para o ambiente.
📲 AULA GRÁTIS: Como Criar um APP sem Programar: site.canalelementar.com.br/apps-sem-codigo?src=yt-carro-a-hidrogenio
A china é mesmo comunista?
Eu fiquei com essa dúvida depois de ver a cidade de Shenzhen e várias outras cidades chinesas. Acho que o povo só acha que ela é comunista por causa dos EUA e por causa do nome do partido que comanda lá. Achei as regras trabalhistas de lá melhores do que as do Brasil, se comparada com as culturas asiáticas tecnologia e educação.
Faz um vídeo sobre a china, explicando o por que chamam ela de comunista se é tudo tão mais tecnológico e rápido de se construir por lá.
EEI EI EEEEI calma aí você só tem isso de inscritos, já garanta o seu 1 MILHÃO daqui a exatamente 6 meses
Pela nossa nação "Salmos 144-1:15" ore e diga amém ...
@@tumtum3011 volta lá e experimenta dizer que não gostou de alguma decisão do governo.
.
Mas fala bem baixinho porque se alguém te ouvir a tua família não vai receber nem as cinzas.
.
E não há que reclamar, a regra do jogo lá é diferente. E como o país é deles, o melhor é manter a boca fechada, Pale Face Yankee.
Precisamos desenvolver e continuar a acreditar que é possível chegar a algo viável. Desistir jamais, precisamos de algo muito melhor do que temos hoje, para continuar.
Há um trabalho em andamento, na Unicamp, de carro elétrico movido à etanol. O processo retira o hidrogênio do etanol, através de um reformador, passando a seguir por um gerador elétrico, combinando o hidrogênio com oxigênio do ar, armazenando a energia em uma pequena bateria. O processo se mostrou bastante eficiente, além de eliminar aquela enorme bateria dos carros elétricos atuais, pois a energia está armazenada no tanque de etanol, sem falar no tempo de abastecimento, que é tão rápido como nos carros com motor à combustão.
Thales, sou Eng. Elétrico PUC. Quando adolescente, fiz a escola Técnica Parobé. Peguei um estágio no CIIEE feliz, pq se tratava de uma empresa que produzia carros elétricos (há mais de 30 anos já). Chegando lá, tudo vazio e com coisas atiradas como se tivessem saído às pressas. E me deram o estágio no dia anterior. Lembro tmb do senhor que fez um carro a água há muitos anos e que apareceu no fantástico. Tmb sumiu. Não duvido deste americano do vídeo.
Estranho ver vc se referindo como engenheiro elétrico, eu sou formado engenharia elétrica e geralmente vejo as pessoas da área se referirem a si mesmos como engenheiro eletricista.
@@andregorgen André, saudações! Falo Eng elétrico, por que, a maioria das pessoas não associa Eng eletricista ao curso e sim ao eletricista comum. Mas o tópico não era este e sim, sobre carros elétricos. (Ou seriam carros eletricistas? Kkkk, brincadeira)
Me explique o porque dúvida? Fisicamente não faz sentido, o processo de eletrólise gasta mais energia que o hidrogênio pode produzir
@@andregorgen já cursei engenharia elétrica, e de fato o termo engenheiro eletricista soa bem estranho rsrsrs
@@Alekoxid2 a diferença é que você pode produzir o combustível no quintal da sua casa usando energia fotovoltaica, hoje existem equipamentos a venda para esta função, você gera e armazena em casa
A montadora japonesa Nissan assinou em 2021 uma parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para o desenvolvimento e lançamento comercial da tecnologia da célula de combustível a etanol do projeto de carro hibrido chamado e-Bio Fuel Cell. A Unicamp também participou do projeto. Nesse sistema o hidrogênio é extraído do etanol (armazenado em um tanque comum no automóvel) através de um reformador e passa para a célula combustível onde o converte quimicamente em eletricidade, sem queima, poluentes e dispensando o enorme, caro e pesado conjunto de baterias para acionar o motor elétrico. Para o Brasil essa alternativa é excelente, já que somos o maior produtor mundial de etanol e já contamos com postos de abastecimento em todo o país. No mínimo esta é uma ótima alternativa de transição da frota nacional para os veículos elétricos.
Você esqueceu de uma questão, a poluição para criação de baterias que são usadas em carros elétricos.
Nunca se vê alguém falando sobre isso por ai
Realmente ele não inclui energia para faze as baterias.
E outra, ja se pode fazer a eletrólise diretamente na injeção do veículo, eliminando a necessidade de armazenamento do gás.
Deram uma desinformada na galera sobre a segurança do hidrogênio.
Envenenaram o inventor, agora envenenam os interessados...
Agora eu vi, bem pensado amigo...
Msm assim é muito menos poluente que um carro a gasolina
Tudo tipo de motor vai ser preciso o gasto de poluentes uai kkk
No meu TCC de engenharia mecatrônica eu utilizei a elétrofloculação para o tratamento de efluentes e durante o processo também são gerados gazes inflamáveis, porém como é falado no vídeo o processo demanda muita energia. Ótimo vídeo canal Elementar.
Fala sobre o Hélio 3 e suas aplicações, q foi descoberto na lua e que sera uma das principais missões do projeto Artemis em 2024
Up!
Essa eu quero saber!!!! O quanto de moto e verdade tem nessa história
Simm, apoio muito!
Sem dúvida vale um vídeo sobre Hélio 3
Up
Áudio visual de alta qualidade 👏🏻👏🏻👏🏻
SIMPLESMENTE FENOMENAL! Ira revolucionar, pois já vejo em 20 anos eles coletando partículas do ar e gerando, toda energia pra seu uso de forma autônoma e sem posto combustível . Aí eles falem rsrs.
Se tão complexo assim!
O armazénamento do hidrogênio como explica esse tanto de carros atesnais rodando por aí na ceLULA de hidrogênio
As baterias e os motores dos carros elétricos estão evoluindo rapidamente o que garante um futuro promissor para os carros elétricos.
Uma coisa é certa: precisamos gerar eletricidade muito mais barato
E não poluente.
Fusão nuclear
@@alanjaques1953 Mto bom mas ainda estamos 40 anos de um reator descente
@@alanjaques1953 Mais 40 anos cara ( pra mim +50) e teremos um, só que primeiro teremos que dar um jeito de botar as mãos no Helio 3 lunar.
@@teminternetemmordor7178 sim, e estamos "perto" disso acontecer
Uns dos meus objetivos e ter uma startups de carro elétrico e amo assistir vídeo assim, ainda mais com esse canal incrível🤝
Tamo junto
O que quero ter é a hidrogênio
Sempre excelentes os vídeos aqui. Ótimo conteúdo, excelente didática e uma edição primorosa.
Fazer a adaptação de um veículo para ser movido a hidrogênio é muito fácil e tem muitas pessoas andando com os carros e motos a hidrogenio e as pessoas passam por eles e nem sequer notam. Tem várias pessoas que ensinam é só procurar que encontrará. obs: 1 não se armazena o hidrogênio em sua forma pura no veículo, mas em sua formato ainda água, por motivos óbvios, então é feito a sua separação do oxigênio e utilizado sob demanda assim o perigo de uma explosão é muito pequena. Obs: 2 o motor utilizado é o mesmo que o veículo já usa, normal que já tem no veículo, a única diferença é que a explosão que move o veículo não será feita através da gasolina, e sim do hidrogênio, gerando economia já que o motor é o mesmo, apenas o combustível que é diferente.
Fico bom esse vídeo. Acho q num futuro bem distante, pode superar os elétricos. Principalmente pela disponibilidade e pelo tempo d carga.
No caso deve estar sedo usado com sucesso em submarinos aproveitando a altíssima pressão da água em profundidades e o fato que é literalmente só abrir a tampa deixar a água entrar e processar tudo talvez com outra fonte de energia e usar a autonomia para ficar meses e meses em baixo da água.
Parabéns, teus videos estão cada dia mais interessantes!
Excelente qualidade das informações. Obrigado pelo vídeo! 👏
Que conteúdo sensacional, qualidade impecável. Parabéns!
que conteudo tão completo.Adorei, aprendi imenso!
Um dos problemas é o material utilizado como catalisador das células de combustível. Para a reação química, um veículo movido a hidrogênio exige 50g de platina. Já os carros comuns precisam de 3g a 5g. Agora, pesquisadores do Departamento de Química da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, esperam ter encontrado uma solução. Em um artigo publicado na revista Nature Materials, eles descrevem o desenvolvimento de um catalisador que não requer uma quantidade tão grande do raro metal.
O desenvolvimento da tecnologia do hidrogênio está engatinhando e por isso é natural que existam muitas questões a serem resolvidas. E é claro que haverá resistência, principalmente por parte de quem vende petróleo. Muitos falam que baterias são viáveis. Eu particularmente não penso assim, basta imaginar o quanto de lixo químico seria descartado diariamente por uma frota de igual número de automóveis existente hoje no planeta.
O conteúdo desse canal é muito bom, parabéns esse vídeo é o mais esclarecedor sobre esse assunto e de entendimento fácil.
O melhor vídeo que ví sobre o tema, parabéns!
não creio que combustível a hidrogênio seria a melhor opção, mas com toda ctz esses tipos de pesquisas contribuirão para outras áreas
Fazia um tempo que não assistia nada desse canal, gosto muito dos vídeos que envolvem tecnologias, é excelente.
Parabéns pelo trabalho meu amigo! Você contribui fortemente na sociedade! 🤝
Esse foi o mais claro , mais simples e mais fatual vídeo q assisti sobre carros movidos a hidrogênio.
Parabéns .
Só acrescento q o mundo todo ficou traumatizado c accident do o acidente do Hindenburg.
Parabéns pelas animações dos gráficos, apesar de simples, elas permitem reter mais o conteúdo.
E como sempre, vídeo muito bem produzido!
Ótimo vídeo, explica muito bem detalhes que não são divulgados.
Sugestão de vídeo: Há boatos sobre uma empresa de carros elétricos vindo se instalar em BH. Obrigado pelos vídeos de excelente conteúdo.
Qual é a fábrica?
@@moreirasp tesla, porém duvido. Burocracia brasileira supera qualquer outro lugar desenvolvido.
@@moreirasp Bravo Motor. Eles estão falando em investimento alto aqui em uma cidade da grande BH.
@@OPalestrino, dinheiro corrompe qualquer político.
@@OPalestrino a burocracia só existe quando bolsos estão vazios, quando cheias a burocracia é superada.
Excelente vídeo! Talvez, como diz Martin McFly em De Volta pro Futuro, nós "ainda não estamos prontos" pro uso dos carros a hidrogênio...
Eu ainda sou um entusiasta do álcool. Ele é carbono zero, afinal, enquanto a gasolina tira petróleo subterrânea e joga gás carbônico na atmosfera através da queima, o álcool retira gás carbônico da atmosfera no crescimento da planta e o joga lá de novo quando o combustível é queimado. É uma tecnologia mais barata e que exige menos adaptações veiculares. As baterias e seus descartes ainda são um problema para os elétricos
A partir do ETANOL o hidrogênio pode ser produzido por eletrólise ou reforma.
A conversão pode ser embarcada no carro, no posto ou na usina.
Quando a produção de carros ganhar escala é baixar de preço, essa deve ser a solução brasileira, com energia elétrica de fonte renovável.
Sobre o início do video, o que tenho a falar é que: não sou neurótico a ponto de achar que é tudo conspiração, mas também não sou ingênuo a ponto de achar que nao escondem de nós tecnologia que poderiam facilitar nossa vida
Mas têm mano, o problema é que a água iria acabar, como foi dito no vídeo o carro usaria o hidrogênio, o problema é que água não se cria naturalmente na natureza, a água que usamos está no planeta a bilhões de anos derda de sua formação, então um carro movido a água quebraria a molécula.
Não importa a tecnologia, limitações físicas sempre vão existir e não podemos evitar isso.
@@jintak8658 exatamente, é melhor seguirmos com os elétricos. Mas eu acho que seja possível criar um motor que não dependa de nenhum tipo de energia para funcionar.
@@viniciusoliveira1418 eu ainda acho que o futuro é energia nuclear, tão tentando pegar um elemento químico que têm na lua que não vai deixa resíduos radioativos não sei muito bem como vai funciona, são muitas possiblidades.
@@jintak8658 a França tá construindo um reator de fusão nuclear com a ajuda de outros países, sobre esse hélio 3 acho que vão sim conseguir minerar ele, mas não vai ser possível usar em carros, tem muito energia.
Olá, pelo que entendi a dificuldade de abastecimento com hidrogênio seria os postos de abastecimento. Seria interessante criar máquinas que convertessem H2O em H2 e anexar essas máquinas nos postos já existentes.
Sugestão : turismo espacial e colonização lua e Marte
Peço isso a séculos
Esse título é muito bom mn
Tmb quero saber sobre a lua e Marte já que a China lançou um robozinho em Marte
Kakakakakakakakkaka
Cara até colonizar pelo menos 3% nós ja vamos esta mortos . isso é mt sencacionalismo , quem entende do assunto sabe MAIS DO QUE BEM quem o Elon Musk ñ vai levar 1 milhão de pessoas a marte até 2053
Muito interessante. Acredito que o carro elétrico com baterias e painel solar embutido seja a melhor opção de rodas, pois não dependerá de postos de recarga e terá um gasto a mais na sua conta de lux
Os 46 deslikes foram de vendedores de placas de HHO que prometem fazer o seu gol 97 render 40 km/l.
Muito bom vídeo, ótimo roteiro (com precisão para evitar erros teóricos), explicação e edição!
E o custo energético para a produção de baterias, pq nao levou em consideraçao
Lembrando que nos EUA e China onde usam mais energia a carvão, logo são países que causam muita poluição.
@@OPalestrino De que adianta, se usa o argumento da poluiçao, r a produção das baterias e limpa? Vai ver as minas aonde o Li e os outros elementos dao retirados, lá não tem essa de poluição, e no terceiro mundo, muita destruição poluiçao e sofrimento. So muito mais o Brasil investir no álcool, combustivel verde da cana, pode plantado e cultivado, os caminhões Brasileiros deveriam andar tudo no alcool, processo bem sedimentando, seguro, limpo e econômico
@@joaocorreiagomesjunior9469 Brasil tem muitas amarras burocráticas, a Itália do Sul.
Tem vários erros grotescos no vídeo, mas é porque ele está repetindo o que um certo grupo repassa por aí.
E o custo para a produção da usina de energia que tem q ter em cada carro de hidrogenio? pq não levou em consideração
Se conseguíssemos um jeito seguro de automaticamente misturar óleo vegetal bem quente com água , a reação é fantástica, o problema é aquecer o oleo óleo
Oi?
@daniel oliveira lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A compressão dentro dos cilindros eleva naturalmente a temperatura
O cálculo do rendimento do Hidrogênio isoladamente está correto, porém creio que se levar em conta que a bateria para o armazenamento da energia no carro elétrico tem um custo de produção altíssimo, e ainda sem plano de reciclagem, se comparado com o cilindro de armazenamento amento
Do Hidrogênio, a conclusão da comparação pode ser outra
Do Hidrogênio a conclusão pode ser outra
Parabéns pelo video.
Voce podia falar num próximo video sobre os carros com célula de combustível a etanol. Aqui no nosso país seria a solução perfeita já que já temos toda a infraestrutura do etanol montada...
Acho que o hidrogênio é viável para veículos em que o peso, autonomia e volume importam bastante como caminhões, trens, navios e aviões.
*"Informações" vindas das "grandes" mídias gera muito descrédito a respeito das novas tecnologias sobre novos combustíveis..*
Sugestão: O avanço das construções dos trens balas na China.
@daniel oliveira China faz cidades inteiras vazias. Agora será que eles vão meter trem balas nessas cidades? Kkk vai ser subultilizado.
@daniel oliveira kkkkkk
@@ryanmanoel965 É que o trem-bala dos chinês honra o nome de bala pelo que pode promover aos usuários (ou seria funerários?).... kkkk
@@djalmasilva8761 olá, pesadíssimo esse comentário.
Canal com excelente conteúdo, parabéns 🎉🎉🎉
Este canal tornou-se excelente pelos conteúdos divulgados baseados em dados científicos.
Oi em Portugal desde os anos 90s que anda em circulação autocarros (bus) a hidrogênio pesquisa ai abraço
Mais um excelente conteúdo, o Toyota Mirai já está fazendo sucesso por conta disso, nos Estados Unidos já existem postos para carros movidos a hidrogênio, enquanto isso aqui no Brasil pagamos a gasolina mais cara do Mundo 💰 e a de pior qualidade e detalhe 27% de Etanol que chamam de gasolina ⛽Comum. Mais fácil chamar de gasolina Mix 🤣🤣🤣🤣🤣
Eu sentir falta de falar sobre o Mirai. Melhor do que o carro teste do engenheiro que a CNN falou!
Se vc acha que a gasolina tá cara, espere até ver o preço de um eventual hidrogênio aqui no Brasil.
Seria a volta das carroças às ruas.
@@wewlfa5859 mas o hidrogênio esta caro pq ainda não tem tecnologia suficiente para baratear e a produção é muito pouca. Mas em 15 anos (que vai ser a proibição de carros a combustão na Europa) não conseguiriam encontrar uma forma mais barata de fazer e podendo se popularizar essa forma? Assim, qualquer estado podendo ter um ou mais geradores de hidrogênio limpo, barateando o combustível.
Famoso Gasool
@@ThalesMenezesTM proibição de carro elétrico?
Vídeo muito explicativo, parabéns pelo trabalho!
A extração do hidrogênio do H2O não demanda muita energia; Estudem um pouco sobre o processo de eletrólise.
Eletrolise demanda mais energia do que o hidrogenio vai ser capaz de firmencer
Como sempre muito clareou as ideias valeu gratidao
Sugestão: Cidades mais multiculturais do mundo
Suas publicações são aulas completas sobre os assuntos. Sensacional o seu trabalho. Parabéns.
Ótimo vídeo parabéns pela pesquisa, sempre quis saber sobre o final da história do inventor. Ótima comparação da porcentagem de energia de H2 e de baterias que será disponibilizado para o carro.
interessante que a energia gasta na extração do lítio e da produção da bateria não esta a entrar no calculo de eficiência para os carros a bateria, qual a razão?
As duas tecnológica estarão disponíveis hidrogênio e baterias.
Para reduzir o custo do hidrogênio deverá substituir a platina por outros matérias de menor corrosão.
@Richard Silva ninguém vai andar 500 km num dia, mas com ess quilometragem de autonomia, ele não vai precisar parar para reabastecimento tanto quanto um elétrico.
Também! Vamos lá.
Nada menos que excelente esse video, esse canal Elementar é dispadao um dos melhores da internet. Parabéns ao Thales
muito bom vídeo.
Um dos melhores em português que ja ví.
Já Assisti Muito Sobre Esse Assunto.
Pra Mim Carro só Híbrido.
Etanol + Elétrico.
Ninguém quer ficar 8 horas carregando a bateria de um carro.
Concordo.
Faz um vídeo das motos elétricas e o do porque elas saíram do mercado rapidamente.
autópsia: vale lembrar que o caso do Dr. Wilhelm Reich, foi considerado "suicídio na cadeia". Nathan Stubblefield, na autopsia, ele morreu por "não querer mais comer". Pier Ighina, um "infarto". Talvez dessas estórias de autópsia, quem sabe a do Schauberger era verdadeira, onde ele morreu de "tamanha tristeza"
As vezes acho que as pessoas esquecem o quao longe os grandes empressarios podem ir para garantir o lucro deles.... Matar um cientista nao pesa em nada a consciencia deles, o ruim seria pessoas mais autonomas, gastanto menos dinheiro para ter qualidade de vida e uma tecnologia incrivel nao poluente
Vou mandar esse vídeo para o meu vizinho que comprou pela internet e instalou um kit de hidrogênio em seu carro, já faz mais ou menos um ano que ele roda apenas com água no tanque e até hoje não explodiu .
O mais interessante dessas matérias é que, ao longo dos anos, vemos notícias semelhantes sobre e tempo depois, silêncio total. Esse tipo de invenção causaria uma ruptura na cadeia de consumo energético. Impedir seu desenvolvimento seria mais fácil.
Falou tudo, os grandes já mais iriam permitir um carro desse movido a água... A vem pessoas sem cérebro fala isso é loucura mas é assim que eles querem que pensamos
Vídeos sempre bem preparados e relevantes. Obrigado 👏🏼💐😊
é possivel sim criando um gerador altamente potente atraves de eletrólise com uma voltagem baixa que produz o hho e ao mesmo tempo é queimado Stanley Meyer mostrou q isso é possivel sim
Sugestão: Faz um vídeo, estudo para caminhão com motor elétrico, e quantas baterias para ter autonomia com peso bruto de 48,500 kg carreta ou 22,000 kg no Bitruk, ótimo vídeo. As baterias de empilhadeira duram mais que as comuns e são a melhor opção depois das de litiun.
não reparei se tem nos outros vídeos, mas esse "já deu like no vídeo?" que esta no player me fez dar like antes de assistir o vídeo.
Bom saber que tá funcionando.
Quando eu colocava 'introdução' o pessoal mais nervoso pulava 🤦🏻♂️
Excelente. Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Como sempre, matéria excepcional...👏🏻👏🏻👏🏻 (em pé)
Algumas coisas não foram levadas em consideração, por exemplo o impacto ambiental das baterias e que o hidrogênio é relativamente simples de ser produzido, o que poderia ser feito nos próprios postos de abastecimento, sem a necessidade de caminhões de transporte.
Um outro fator é sobre o uso de hidrogênio em motores a combustão. Sugerir que a poluição emitida por conta do óleo lubrificante do motor é equivalente à poluição de um motor queimando gasolina (e óleo lubrificante), não faz sentido, a redução de emissões é enorme.
Agora, uma coisa que me chama a atenção é a insistência na ideia de que os carros a hidrogênio não são poluentes, imagina se todos os carros estivessem emitindo vapor de água ao invés de gases de efeito estufa. Para a redução do aquecimento global seria maravilhoso, mas o aumento da umidade nas cidade seria enorme, o que poderia também gerar problemas de saúde para as pessoas e uma significativa mudança no microclima e no modelo de consumo de água (utilizado para a produção do hidrogênio). Nada disso descarta a ideia, mas são fatores importantes a serem levados em consideração.
Meu tio que não tem segundo grau e mora no interior do PR fez um motor movido a água! É só querer que conseguem melhorar o mundo!
Faz um vídeo mostrando sobre
Fonte: confia
@@mtrevizan EU vi. Baixa a bola aí moleque.
@@Kaskarigudu Registra a patente da invencao do seu tio e vende para as montadoras. Ta esperando o que pra ficar rico?
@@mtrevizan Se tivesse a ideia do tamanho da bandidagem e da máfia por trás disso... Ele ia implementar no carro "convencional" dele onde o combustível é água e o produto é vapor...
Basta criar refinarias onde se separa hidrogenio de água e abastecer como se fosse gasolina ou gnv na forma gasosa.
Amigo, uma sugestão : porque é impossivel a fabricação de agua em grandes quantidades como as chuvas? Seria possivel fabricar agua em laboratorio para encher nossos reservatórios?
Em Israel, existe um aparelho que coleta água do ar, e em grande quantidade
@@leucirleypereiradospassos9417 Como é o nome desse aparelho?
@@sergiopassos6076 GEN-350
@@sergiopassos6076 GEN-350
@@leucirleypereiradospassos9417 Obrigado, vou prsquisar
É oq sempre digo, hidrogênio sempre será o combustível do futuro, nunca do presente, as baterias de pouco em pouco estão avançando e eventualmente terão um bom custo benefício de operação matando de vez o hidrogênio.
Acho que todas estas tecnologias para produção e utilização irão melhorar e baratear! Mas uma pergunta deixo a você Thales, que acha da utilização do álcool como combustível para o futuro? Na minha opinião o Brasil poderia ter uma outra via para a solução de combustíveis renováveis, temos a tecnologia tanto para produção do álcool, como carros também já estão preparados, seria portando uma solução viável para nosso país bem como poderíamos exportar a ideia ! Mas penso que existe todo um sistema que não deixa isso ser viável, pois é um absurdo pagar mais de 4 reais pelo litro de álcool! Um vídeo explorando esta temática seria ótimo!
Tb acho, das formas de energia disponíveis, creio que o álcool e o biodiesel (possivelmente do óleo de dendê) é a mais promissora, mas não encontro muito material sobre o assunto tratando sobre a viabilidade.
Um carro que fabrique seu próprio Hidrogênio, retirando-o do etanol, seria ecologicamente atraente, fácil e rápido de abastecer.Mas, infelizmente, essa é uma peculiaridade apenas brasileira e não do mundo inteiro.Assim, as grandes montadoras, não se interessam, elas projetam carros, para todo o planeta.
Top Tallis....seus conteúdos são muito bom!!!
Tem kit para fazer andar “no hidrogênio” porém tem que misturar com a gasolina, e pelos testes mostrados da até uma boa economia…
Qual a eficiência desse modelo ai?
Discordo veja o high toque. O hidrogênio e muito volátil se o carro a GNV tem seu perigo . Imagine o hidrogênio
@@alessandropereirasilva6930 Cara já vi “teste” de eficiência de carro que fazia 11 por litro fazendo 16 por litro, tem alguns vídeos aqui no UA-cam, que mostra a instalação, e o pessoal fazendo teste de uma distância a outra…
@@eduardopaiva7161 Realmente não sei quão nossivo é, pois está não é minha área, mais como é difícil gerar o hidrogênio, eu acho que a quantidade gerada e tão pequena, que acaba se tornando inofensiva, esses kit pelo que eu vi, é apenas para enriquecer a mistura, e não propriamente andar no hidrogênio…
@@guilhermechaves8546 bom dia. Manda ai o link para um desses vídeos. Abs
21h16, 09agosto2021.
Pra essa idéia entrar no mercado será necessário:
1) melhorar tecnologias do veiculo
2) diminuir custos de produção e manutenção do veículo
3 ) entrar no regime de cotas de frotas veiculares ( proposta para até 40% ) para tipo carro , caminhão , ônibus su stituindo gradativamente os veiculos a combustão fósseis dentro das cidades.
4) acordo geral entre todo setor de veículos poluentes e petróleo, peças e serviços ligados ao ramo , para sair do ramo de carros a combustão fóssil e entrar no ramo de carros a combustão limpa e outras tecnologias veiculares limpas.
5) acordo geral para sair do ramo de veiculos poluentes e investir em outros setores ligados ao tranporte veicular , especificamente no setor de energia limpa ( geradoras para o setor de transporte veicular ) .
Uma estratégia que vai colocar o capital mundial no caminho ao futuro sustentável deste Planeta. E geração infinita de riquezas com bens e servicos .
A utilização de veículos a combustão (combustíveis fósseis) e veículos movidos elétricos deveriam manter o contexto de preservação ambiental. No entanto, percebemos que já se instalou uma disputa entre progressistas e conservadores, esquerda e direita, China e EUA. Não apenas o ganho ambiental, mas a disputa entre países e regimes. A polarização mundial ganha contornos até no automobilismo. O cidadão comum tende a ter ganhos, mas informações negativas são omitidas, por ambos.
poderiamos desenvolver e melhorar o processo de eletrolise para separar o hidrogenio do oxigenio da agua no proprio veiculo assim nao sera nesceario armazenar o hidrogenio nem trasportar ja vi experimentos nesse sentido como por ex a energia usada no processo de eletrolize ser diferenciada bom trabalho a todos
Se possível faça um video sobre o eVTOL, vi uma matéria na folha de SP que dizia que a AZUL investiria mais de U$ 1bi para fazer diversos veículos e isso substituiria os helicópteros até 2025 no Brasil custando 1 quarto de preço, seria uma grande revolução no nosso mercado.
Opa, tem um vídeo no canal sobre os transportes do futuro, metade do vídeo é sobre os eVTOLs
@@Elementar Valeu, vou ver!
Valeu pela comparação entre carros movidos à hidrogênio versus carros elétricos. Por sinal uma coisa que pode melhorar a vantagem à favor do elétrico é a revolução que está por aí com o grafeno e o nióbio. Pra não misturar muito, a bola da vez é o grafeno que poderá em relação aos elétricos ser utilizada pra fazer baterias mais leves e resistentes com carga muito mais rápida devido a sua condutividade que é maior que a de outro metais. Isso foi só um comentário de um velho jovem de 54 anos, que busca interagir com jovens como você que divulgam coisas evolutivas e que são sustentáveis colaborando com o meio ambiente. Gratidão.
Dando like já.
Acho bastante viável no futuro, não como o principal forma de energia para os veículos mas sim com uma maior substituição da gasolina já que a emissão de carbono é significativamente menor do que a dos combustíveis fósseis, a exemplo o etanol há um tempo atrás seria “inviável” provavelmente futuramente será mais fácil e barato comprimir o H2 ou conseguir a liquefação do mesmo.
Considerando tudo que foi exposto no vídeo, os carros movidos a hidrogênio ainda são uma promessa para o futuro. É válido que grandes empresas invistam nesse tipo de projeto, mas ainda é cedo para sonhar com um carro desses na garagem. Por enquanto, o carro elétrico a bateria ainda é uma meta mais próxima de se alcançar (ou já alcançada em muitos países).
Aqui no Japão já tem o Mirai da Toyota.
Já está na segunda geração
Mas como um planeta vai usar agua da torneira pra abastecer o carro se nos mal temos pra nos mesmo em certas época logo teria q usar agua do mar logo teria que criar algo resistente a agua do mar
@@digao_nk qual a velocidade máxima desenvolvida por esses veículos?
@@alessandropereirasilva6930 180
Confesso que nem sabia que existem carros a hidrogênio rodando e com postos de abastecimento, no mundo. Valeu ☺️
Falavam a mesma coisa do Gurgel aqui no Brasil, que era impossível carro ser elétrico, é olha como estamos hoje, será mesmo que é só invenção carro movido a água
Errado, pois o Gurgel fez e mostrou, mas no tempo ninguém quis, já o da água é fake
Tales, conta a história da Gurgel, eu lembro da empresa, eu tinha uns 20 anos quando surgiu no Brasil idealizado por um brasileiro.
carlos henrique , Não existe nenhum carro movido a água.
Parabéns pela qualidade do vídeo!!
Acho que o transporte do futuro e elétrico e coletivo !!
Carro não é fonte de energia e sim consumo. O hidrogênio não é fonte de energia e sim um meio ineficiente de armazenamento. O combustível fóssil é fonte de energia e ainda move o mundo, pois representa 97% do transporte mundial, e as demais fontes de energia 3% são insuficientes para a alta população que foi viabilizada pelo combustível fóssil, com exceção da energia nuclear. Mais detalhes neste vídeo: População Humana ao longo do tempo (dublado)
Cara moro no Japão, e os carros a hidrogênio vão sim em curto tempo tomar espaço dos veículos convencionais, já estão a venda aqui e não foge muito dos preços normais. Esperar para ver.
Não duvido que mataram o cara. Pq vc não explica o pq o governo regula e estrangula tanto a produção, venda, importação, consumo e td mais que envolve energia solar, só pra não perder o monopólio da energia. A energia solar era pra ser abundante, um conjunto de placa de energia solar poderia sair por 3 mil reais e iluminar uma casa por 25 anos. Energia solar é muito barata, mas o governo não deixar surgir indústrias
Por favor, se alguém ler a minha mensagem curte, pois que sabe ele não fala a respeito. Ou pesquisem aí a respeito. Placa de energia solar é sílica, vidro e alumínio basicamente. Só não tem barato pq o governo é uma mafia
Up
Matar pq se o cara agarrou na 1a lei da termodinâmica?
@@robsonfernandes1994 o principal ativo da placa solar é o cristal se silício que é caro e difícil de se conseguir com boa pureza sem falar sobre a mineração do mesmo... e ja tem vídeo sobre aqui mesm no canal dele
@@klenerderiz7799 você está enganado Klener, primeiro sílica é algo abundante no planeta só perde para o ferro,, oq ocorre são restrições para a manufatura dela para produção de células fotovoltaicas, segundo que ainda que fosse rara, a demanda por energia, e o custo atual da energia justificaria um amplo trabalho e pesquisas intensas para maior alcance comercial "mais este não é o caso", afinal, urânio é caro é as usinas nucleares compram bilhões em urânio. Terceiro que ainda que fosse verdade o seu ponto de vista, isso não justificaria as restrições para produção, importação, venda, comercialização e até consumo desta energia. Da uma pesquisada rápida aí sobre produção de células fotovoltaicas que vc vai ver o buraco negro estatal que se criou neste tema. Energia solar foi uma revolução sufoca pelo estado para manter o monopólio da energia
Se as baterias dos elétricos se tornarem mais sustentáveis o hidrogênio não terá espaço entre os carros mas, entre veículos q precisam zelar pelo peso será ótimo
Penso que para carros voadores, o Hidrogênio seria bem melhor por seu peso muito inferior as baterias atuais.
Carros voadores? Você quer dizer aviões e helicópteros?
Os carros e outras máquinas podem muito bem ter um futuro promissor. Os problemas que hoje impedem a competitividade deste combustível, serão superados, assim como todos ou outros problemas tecnológicos do passado.
Péssima ideia , porque a água está cada vez mais escasso.
Podia ser um carro movido a lixo ae sim seria ótimo para todo mundo.
Boa
O planeta é coberto por água ;-;
@@marcelosimonmalaquia2602 mais a água doce (que o ser vivo consome) está acabando , esse tipo de água que você está falando é a água salgada
@@marcelosimonmalaquia2602 água salgada n serve como combustível
Esse processo só utiliza água para a produção de hidrogênio, e a água não está acabando... Inclusive, esses carros geram água como resultado da combustão. Então, ele já devolvem retirada do ambiente novamente para o ambiente.
Mais um vídeo muito bom. Meus parabéns 👏🏻👏🏻