O Peru é tipo uma "colônia" genética da China, muitos peruanos são descendentes de chineses da Era Qing. Só não é muito evidente porque eles não herdaram a identidade ancestral, diferente dos descendentes de japoneses. O Peru tem a maior comunidade chinesa das Américas depois dos EUA. A minha bisavó era peruana de origem indígena e chinesa.
Não sei se é disto que você está falando. Mas, tem uma teoria que diz que boa parte dos indígenas da américa do sul são descendentes de chineses. Mas, estamos falando de chineses da idade da pedra ainda. Tem uma teoria que diz que chineses, de alguma forma, provavelmente de forma acidental, acabou chegando nas américas. Isto explicaria o fato de os indígenas terem alguns traços genéticos asiáticos. Mas, esta é uma teoria que não é aceita pela grande maioria dos pesquisadores.
@@anews3257 eu já vê um video sobre ascendência ou decentência de certos povos e a origem de onde os indigenas vieram é muito interessante! De acordo com o video uns 98% dos indigenas que vieram pras americas são de bangladesh . Pra mim isso faz até bastante sentindo porque ,as questões fisicas são bem semelhantes .
Quando estive na África em 2002, eu percebia que eles usavam um mapa mundi diferente, com a Ásia no centro do mapa, América à direita e Europa e África à esquerda. Isso me fez pensar como esse detalhe influencia nossa forma de estudar, pois os africanos orientais possuem mais ligação com a Ásia e por isso, estudam mais esse lado do mundo também.
Se parar para pensar, essa forma do mapa é melhor, pois no Atlântico não há quase ilhas e nenhum país. Enquanto no pacífico há um monte de países e ilhas
O fundador da marca de suco Tang, um homem chamado William A. Mitchell, teria se inspirado na Dinastia Tang durante uma viagem de negócios à China. Durante uma reunião de negócios com um fabricante de bebidas chinesas, Mitchell ficou impressionado com a qualidade e o sabor das bebidas produzidas pela empresa. Ele perguntou ao fabricante qual era o segredo para fazer bebidas tão saborosas, e o fabricante respondeu que a chave era adicionar uma pitada de pó de ouro em cada lote. Mitchell ficou perplexo com essa resposta e perguntou por que o pó de ouro era necessário. O fabricante explicou que o pó de ouro era usado para evocar a era dourada da Dinastia Tang, um período de grandeza e prosperidade na história chinesa. Mitchell ficou tão impressionado com a história que decidiu criar uma bebida em pó com um nome semelhante. Ele escolheu o nome "Tang" para evocar a ideia de um sabor cítrico e refrescante, e lançou a marca em 1957.
No Victoria II tem um Mod que ele retrata como se a China tivesse colonizado a parte Oeste da América do norte, o nome se chamava Qingqiu, uma colônia na costa da California, se estendendo até a Columbia Canadense. É uma história alternativa, onde praticamente tudo que aconteceu no nosso mundo, aconteceram de uma ordem diferente nesse mundo. Até o nome das Américas na verdade se chama "Arcadia". O nome do mod é Divergences of Darkness.
Já joguei esse mod ele é muito bom Só q no caso eu consegui ir cm o Japão numa guerra de quase 100 anos A china é muito roubada a população gigantecas só ganhei pq industrializei o Japão bem rápido e eles n Cm tropas melhores foi mais fácil Tipo eu mandava 300 mil soldados pra uma luta contra 3 milhões Era muito Op a china
A terra onde hoje é os Estados Unidos, é predestinada a ser um império, Seria curioso trocar os povos de lado, hoje a maior potência seria uma Ditadura, ainda bem que o mundo tomou outro runo.
É muito interessante ver a história de outras partes do mundo sem ser a Europa, queria ver tbm mais histórias africanas e americanas (antes dos europeus)
A china parece ser bem isolada, ainda mais pra quem não estuda história e afins e claro na escola não estudamos sobre o império da china etc. Justamente por ela não se fazer tão presente no período colonial, acredito que deve existir pessoas que não imagina que a china seja uma potência mundial já ultrapassando os estados unidos
O envelhecimento da população chinesa vai ser um problema pra China poder se tornar uma potência na trindade de todo Império, Poder Militar, Poder Cultural, Poder Financeiro, ela já tem dois quesitos pra ser um Império apesar de ter exército fraco, o poder cultural, existe alguém no mundo querendo adotar o modo de vida chinês ?
Outro possível motivo, é que as águas do Pacífico são mais difíceis pra navegar do que as águas do Atlântico (de um modo geral) o que poderia afastar os chineses e outros povos asiáticos de tentarem chegar a América.
@@teccerak5147 mas são eventos esporádicos. Não estabelecendo uma conexão de colonia ou ter uma relação com o país de origem. Era muito mais uma exploração em busca ao desconhecido e com baixissimas evidências e riquezas de detalhes.
Tô jogando agora europa universalis 4, joguinho viciante viu Com portugal dominei toda a América latina e fiquei extremamente rico Vou ver se jogo com os chineses e tentar colonizar a América
@@rebaixaa4357 tô na casa da minha mãe e aqui não tem computador E mesmo se eu pudesse jogar agora o jogo é demorado então 4 horas não seria o suficiente acho
@@genteboa0545 Ou se não me engano o "chratosgameplay" tem um vídeo de europa universalis com ele sendo a China, mas não tenho certeza. Mas victoria 3 com a China e certeza que ele jogou
Já eu gosto de estudar mais na ásia adoro esse continente o mais antigo de todos Também gosto de estudar a Europa mais e só frança Itália e Alemanha o resto eu não me interesso e também nunca interessei em estudar
eu acho na verdade que eles iriam colonizar a costa leste da Bolívia, devido à sua localização estratégica; também acho que para os chineses, seria de extrema importância colonizar as lindas praias do Mato Grosso do Norte, pois porque não?
No começo achei q estava falando demais sobre as motivações europeis, mas depois tudo se encaixou. Pensando em usar nas aulas com os meus dois 7º anos.
Essa hipótese sobre os grãos/alimentos e suas influências está bem descrita no primeiro volume de Civilização Material, Economia e Capitalismo de Fernand Braudel. Compêndio maravilhoso, recomendo os 3 volumes.
Legal, mas poderia complementar com a Crise Fiscal-Militar de 1720-1820 para explicar o declínio das potências fora da Europa e mesmo dentro dela. Nunca vi alguém que falasse disso e poderia ser um diferencial.
Vi um estudo sobre a genética de determinados povos na América do Sul, e o resultado foi a semelhança de quem vive em Bangladesh. A etnia é muito semelhante, principalmente quem vive no Peru, Equador e Bolívia.
todos sabem que Africanos sairam de Africa e se estabeleceram na asia e com passado do seculos se alargando até ao Continente Americano isto tudo antes de ser uma ASIA oriental atenção
Na verdade sempre é muito tempo, algumas décadas atrás inclusive a China era um dos países mais pobres do mundo, e autossuficiência nenhum país tem, tendo em vista o quanto de matéria prima eles importam do Brasil, e não somente do Brasil como também petróleo russo. A terra chineses em sua maior parte nem mesmo é fértil já que a maior parte de suas terras são desérticas. Então eles depende de acordos comerciais para se manter um grande potência.
@@johnatabatista5569 Realmente, até uns 50 anos atrás a China passava por uma situação muito crítica, muito por conta de acontecimentos ocorridos no último século como: Vício da população em ópio, 1° e 2° Guerra do Ópio, Rebelião Taiping e outras menores, Rebelião dos Boxers, crise política, enchentes, duas invasões japonesas e muitas coisas que prejudicaram profundamente a China. Tudo isso ficou conhecido como "O Século de Humilhação".
Actually, this is not true. Historically, China has been expanding, and has basically expanded to geographical borders, with extreme cold zones in the north, deserts and plateaus in the west, plateaus and mountains in the south, and oceans in the east. Later, due to the characteristics of China's agricultural civilization, its territory and population were huge, and it could be self-sufficient internally, so it lacked the motivation for foreign exchanges. Because Japan is an isolated island, it has no conditions for external expansion in the early days, and has been trying to expand to the Korean Peninsula and even China in the later period. As for the West or Mongolia, the internal production of nomadic civilization is unstable, which dooms it to need constant foreign aggression and plunder.
Estudo a história chinesa a mais de uma década. Dizer que eles "historicamente" se mantiveram em "isolamento", é muito errado e impreciso. Isolados de quem? Eles tinham contatos com TODA a Ásia desde a antiguidade, onde estavam (e ainda estão) a maioria dos seres humanos do mundo. Desde a dinastia Ming, com as frotas navais indo para (pelo menos) toda a costa leste da África, há contatos intensos também com africanos. Dizer que a China era "historicamente fechada", só pq era fechada aos impérios europeus da modernidade é abordar a história desde um ponto de vista eurocêntrico, e não das relações históricas como elas são: multipolares.
@@anews3257 ouça/veja novamente em 9:13 , quando ele diz que tradicionalmente a China sempre esteve isolada. O que eu disse é que é exatamente o contrário.
@@MatheusCosta-to3eo ele tá dizendo que é fácil para uma civilização que nascer na geografia da China ser uma civilização fechada e racista (como visto no Hinduísmo pela localização em qual ela foi criada).
@@MatheusCosta-to3eo mas ele está comparando com a Europa De um lado temos grande expansão territorial, colônias e guerras marítimas Do outro temos a China se isolando por ter "tudo" no território É claro que a China teve contato com o mundo, como a Rota da Seda e as rotas marítimas para lugares de interesse na época (Índia, costa da África, ilhas próximas, ...) mas não fazia sentido mandar tanto recurso para um lugar sem minérios, agricultura ou riqueza (com base no conhecimento da época vs o que eles tinham na própria fronteira) Seria a mesma coisa que vc ser um Wallmart e vir o João da padaria da esquina querer seus pães para revender
"Os chineses não quiseram colonizar as americas porque se achavam auto suficientes." A colonização é tão naturalizada pra nós que quem não coloniza está desdenhando.
Acho que o continente menos conhecido é a África, além da colonização imposta pelos europeus e o Antigo Egito as pessoas, de maneira geral, não sabem nada sobre a África.
@@theomeiel187 Em outros lugares ou não tinha escrita ou as escrituras se perderam no tempo. Na Europa (na maior parte) se escrevia tudo, e a maioria desses documentos ainda se encontram intactos! Por isso a Europa é o lugar onde mais se tem informações históricas!
De certa forma "Colonizou" quando era unido com a Espanha, o império habsburgo englobava o sacro império e a América espanhola. Mas qnd o império foi dividido em 2, um lado ficou com a Espanha e as Américas e o outro o sacro imperio
a Oceania (assim como a maioria do Sudoeste Asiático) foi dominado pela política tribal até a chegada dos Portugueses e logo após dos Europeus, que trouxe o Estado moderno para a região (assim como os europeus levaram o Estado para a África). Tanto que caso a China tivesse continuado o caminho Colonial, eles definitivamente não teriam colonizado as Américas (até porque como o Japão tá no meio, o Japão teria colonizado o Alaska e costa Oeste Americana), mas no lugar teriam colonizado o Sudoeste Asiático tribal, e provavelmente também Perth na costa Oeste da Austrália.
Porque o próprio termo Oceania significa Oceano e são um grupo de Ilhas sendo as maiores a Nova Zelândia e isoladamente a Austrália com mais de 7 milhões de Km.
Como a China ela só tem acesso ao Pacífico ela provavelmente não ia se expandir muito pelo próprio oceano dela porque tem a Cordilheira dos Andes isso dificultaria a entrada
Impossível, eles teriam colonizado só o Peru, Chile, Equador, partes da Colômbia, partes da Bolívia e partes da argentina, o Brasil fica muito pro leste, oque dificulta a localização
Talvez eles não teriam chegado no Brasil por causa dos andes, e com certeza do outro lado teria os portugueses no Brasil, então talvez não seríamos chineses, mas com certeza aprenderíamos chinês nas escolas e teríamos muito mais influência aqui
Receita de arroz soltinho ;) Ingredientes: Arroz | 1 xícara(s) Alho picado | 1 unidade(s) Sal | 1 colher(es) de chá Agua quente | 2 xícara(s) Óleo | 1 colher(es) de chá Modo de preparo: Pegue o arroz e lave ele, pegue a agua e coloque ela para ferver Pegue o alho picado e soque bem ele (lá ele 😏), em uma panela acrescente esse alho Acrescente o óleo e doure um pouco Após o alho dourar,acrescente o arroz Refogue o arroz e logo em seguida acrescente a agua quente e o sal Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela um pouco tampada e deixe cozinhar até a agua secar, está pronto
A Europa só se tornou rica por conta da exploração de outros povos, a Europa até hoje se considera melhor e mais importante, só que todo esse poder veio da exploração das colônias pelo mundo.
Se for assim, toda nação de hoje em dia só se tornou o que é hoje por conta da exploração de outros povos. Entenda, a conquista de territórios, a aculturação e imposição religiosa, além da escravidão, era algo comum a todos os povos do mundo, isso inclui os povos nativos das nações conquistadas pelos povos europeus, como os astecas, por exemplo, que eram invasores e haviam ocupado, aculturado e escravizado a maior parte dos povos nativos da América Central. De fato, alguns europeus ainda hoje se consideram melhor que outros povos por simplesmente pertencerem ao continente europeu, mas não devemos generalizar toda uma nação, ou nesse caso, todo um continente por coisas que aconteceram a quase 500 anos atrás.
@@ironistaironicoii8046 posso generalizar sim pois eles ainda mantém essa política de imperialismo sobre outros países. Desculpe mas você se equivoca quando fala: coisas que avonteceu a quase 500 anos atrás, Namíbia por exemplo colônia britânica teve sua independência e 1990 ou seja 33 anos atrás, hoje ainda existe colônias como : Gibraltar, ilhas Malvinas, Anguilla, Bermudas, nova Caledônia e muitas outras, o imperialismo ainda está bem vivo, as potências ocidentais fazem de tudo pra que os paises do chamado: sul global continuem sendo fonte de matéria-prima, países como França tem poder militar em países africano como a Nigéria pois a França necessita de urânio pra suas usinas nucleares e a Nigéria está cheio de urânio, urânio esse que é extraído sem a menor responsabilidade ambiental e colocando em risco a saúde dos povos locais, uma vez imperialista sempre imperialista. Os estados unidos falam que a China representa uma ameaça ao mundo, e aqui eu faço uma observação: a China representa um perigo pro mundo ou para os interesses do ocidente?, lembrando que EUA é Europa não considera a América Latina como ocidente. Nosas empresas nacionais são vendidas pro capital estrangeiro, engraçado que esse capital é oriundo de outras empresas cujo maiores acionistas são os governos dos países europeus e o governo estadunidense.
@@carlosantonio1333 Citei 500 anos atrás porque foi daí onde o colonialismo tomou forma, e novamente, você não pode simplesmente generalizar toda a Europa ou todos os europeus nesse caso, porque nem todos os países europeus colonizaram ou possuem colônias e nem todos os europeus se consideram superior a outros povos. Concordo que o imperialismo esteja vivo até hoje, podemos ver isso até aqui no nosso próprio país, a única diferença é que esse neocolonialismo se baseia no uso da influência das grandes potências sobre as nações menos desenvolvidas e não mais na dominação e na conquista como era alguns séculos atrás. Também há o detalhe que esse novo imperialismo é praticado por diversas nações do mundo, seja dos Estados Unidos, França e Reino Unido à Irã, Arábia Saudita, Rússia e China.
@@ironistaironicoii8046 entendo seu ponto de vista, e sim alguns não fazem isso, mas a grande maioria faz , as políticas externas europeias é de dominância, veja bem eu disse dominância, eles ainda mantém seus objetivos imperialista em outros territórios, a exploração de recursos como matéria-prima, para países que não tem tecnologia ou uma economia eficiente e que só funciona a base de extrativismo isso gera uma dependência que em maior escala faz com que aquele país seja dominado economicamente por outro, logo ainda existe sim uma dominação europeia sobre outras nações, e o impacto disso se ramifica nas estruturas socioeconômicas da população dominada. Mais uma vez volto a repetir a dominação continua os senhores de escravos apenas foram substituídos por investidores estrangeiros, o chicote pela caneta, e o engenho pela empresa de fora.
@@carlosantonio1333 O Reino Unido e a França representam a maior parte da Europa? Acho que não, de qualquer forma, sim, é bem isso mesmo, utilizam de sua influência e poderio econômico pra explorar recursos de países menos desenvolvidos que não o podem fazer, só não achei convincente você comparar a escravidão com o trabalho á empresas estrangeiras, porque a maior parte esmagadora das empresas que vêm de fora empregam milhares de pessoas que não conseguiram o fazer em uma situação normal, gerando benefícios inclusive pra própria população do país explorado além de crescimento econômico.
Sugestão de video: e se os Impérios Muçulmanos tivessem colonizado as américas? Seria muito interessante ver a Al-Andalucia querendo se apressar e colonizar uma parte das américas antes da Espanha e Portugal.
@@edmojaesse4113 tu tá ligado que há países de maioria muçulmana que o hijab não é obrigatório né? Eu já fui pra Arábia Saudita e vi muita garota árabe de bikini na praia, lol
1:52 não entendi a relação de ter abundância em ferro com produzir mais plantio, desculpe a ignorância, mas talvez ele estivesse se referindo a construção de materiais a base de ferro para preparar terras para o plantio, será que passei longe?!
Davi, eu gosto muito do seu canal e eu queria deixar uma reflexão: não acredito ser interessante fazer comparações entre civilizações. Vou dar um exemplo: o império inca era menos desenvolvido que os europeus? Na mente de uma pessoa eurocêntrica, era menos desenvolvido. Porém, é mais inteligente fazermos a seguinte pergunta: Os incas eram bem adaptados ao seu ambiente? Isso que eu acredito ser o verdadeiro progresso. Põe um europeu na África ou Austrália sem nenhum conhecimento da natureza e pede para ele sobreviver. Duvido!
Um povo que constrói muralhas tem um senso de proteção cultural muito grande. Até a pouco tempo eles evitavam qualquer coisa que fosse estrangeira dentro de suas fronteiras, inclusive e principalmente oriundas de comércio exterior. A meta deles é de dentro pra fora e apenas o que é estritamente necessário para se desenvolverem mais ainda, pode entrar e permanecer dentro de suas fronteiras.
Porque não se vê grandes interações entre a Europa medieval e a China (Ásia) Era de se esperar que duas civilizações relativamente próximas e que coexistiram na mesma época se relacionassem entre si
Até onde eu sei os chineses eram mais isolacionistas, em grande parte por causa da geografia, desertos ao norte e oeste, densas florestas tropicais ao sul e vastas cadeias de montanha ao sudoeste
Tanto China quanto Japão isolados durante uns 400 anos, resultando em atraso na tecnologia, enquanto os europeus enriqueceram e prosperaram(não por meios éticos na nossa visão) e puderam desenvolver tecnologia militar que os deixou muito superiores á China e também ao Japão(esse em menor medida). Não conheço esse canal muito bem, mas seria legal falarem da guerra do ópio.
Sou bem feliz por ter nascido no Brasil, caso os chineses tivessem colonizado as terras ao seu leste, eu teria nascido portugues ou espanhol. Mas hoje vejo com bons olhos a parceria com a china, certamente é o melhor caminho para nos livrarmos do dominio do eua.
Eu não sei se vc vai ver meu comentário mais se vc for ver eu tenho uma pergunta: Por favor me explica como que eu faço para deixar de ser viciado nos seus vídeos. Seus vídeos são muito bons de vdd. Vc e o cara🤜🏻 Obrigado por ter nascido brasileiro e fazer os vídeos em português kkkkkk
Olá plano piloto, tudo bem? Gostaria de fazer uma sugestão de vídeo. Eu quero sugerir um vídeo sobre aquele livro Germes, ferro e cavalo não sei se é assim mesmo o título, mas envolve isso, tem até um vídeo do canal meteoro sobre esse livro, o título do vídeo é "por que a Europa colonizou as Américas e não o contrário?", faz um vídeo a respeito por favor.
Eles provavelmente , chegaria onde hoje é o Chile e Colômbia e Peru, e, primeiramente, mostraria sua força e poder pros nativos, após perceberem que não adiantaria pois os indígenas não fazia troca e nem sabia o que era ouro, ferro e cobre. Depois de ter conhecido o local e ter pegado oque queriam eles levariam seu líder ou falaria por meio de carta ou mensageiro e o líder domina-se e o chamaria de China, após isso levaria seu povo ou pessoas para aquelas terras ou negociaria com outros países asiaticos ou europeus, mas aquele povo junto dos chineses que nasceram na China lutariam para ali continuar sendo a China. Depois de algum tempo a China ainda rica, chagaria as revoluções após isso o Chile e a Colômbia e Peru falariam mandarim, o seu povo seria a maioria budistas, não seria parte da America Latina
Menção honrosa ao próprio Oceano Pacífico em si, cara é gigante e muito maior q o Atlântico, uma viajem da china até as Américas naquela época beira o impossível
@@JoaoLuiz-cm5mc não faz sentido cara. Os primeiros Europeus a chegarem no mar do sul da china foram os portugueses, e isso muito tempo depois de 1434.
Eu vou dizer uma coisa: seria uma loucura estar escrevendo para você agora, em vez de usar os caracteres romanos usar os caracteres ideográficos chineses! 😫😅 Na verdade o que ir chineses fizeram foi um tipo de "colonialismo de influência" ou "de cultura (cultural) - mais uma para colocar ele o colonialismo de habitação e o colonialismo de exploração! Eita! A China fez muito jus ao seu nome no próprio idioma ("Reino Central") ficou mais na sua mesmo. Embora eu também acredite que muitos ovos acreditavam em uma Terra Plana (o que não posso dizer muito porque os chineses eram avançados em nossas coisas mesmo não épocas antigas e até os gregos chegou a mesma conclusão como Erastótenes. Então... Mas tudo que você falou sobre eles se acharem "auto suficiente" já é o mais concreto! Eles eram avançados em nossas coisas e acho ele se quisessem tinham conseguido a sua "fatia global" no mundo do colonialismo. Com toda certeza!!! Mas eu acredito muito que eles estão retornando, revivendo e modernizando para a atualidade suas tática de (como chamei aqui) de "colonialismo de influência"! Assim também é fácil de controlar e dominar sem gastar nada com guerra (que envolve como evidente muito gasto) e sem dar um tiro e ter nenhum gasto (isso mesmo também) com isso!!! Economizando até nisso e tendo mais lucros com o retorno do investimento posterior. Nisso eles aprenderam muito a lição e estão voltando a pôr em prática e acredito que terão, e já estão tendo, uma certa vantagem. Apesar que dizem que "já está tendo revezes com as construções que fizeram lá e que está se mostrando isso já nos últimos tempos. Temos que ver isso também! 😒😥🤨👍🏻 É isso aí. Muito boa explicação, em detalhes! Agora fica a critério de vocês porque a realidade histórica do até aconteceu vocês já explicaram extremamente bem! Vamos a imaginação... Se quiser fazer um vídeo de como seria "se o Brasil tivesse sido colonizado por chineses" já estou dentro, aprovado e super curioso para saber como seria! Estaríamos aqui conversando, será? 🤔 Outro mistério a ser desvendado! 😊👍🏻 Missão dada a vocês desde já! 😉👍🏻 Fico imaginando e agora gostaria muito de saber como seria! ✌🏻😄 De uma coisa eu sei: eu acho que eles podem ter se arrependido e lamentado isso hoje... Você não acha isso também? 🤔🤨👍🏻✌🏻😁 Bom, fica aí!!! Agora é contigo novamente!!! Um forte abraço, "obrigado" e... 到后来!!!... Ops... Dào hòulái... Aaaah... Até mais!!! 😥😅😄✌🏻👍🏻😂😂😂
A melhor coisa que aconteceu com a China foram eles terem se abertos para o mundo, nas torço para que a China não se torne o centro do mundo por que ei prefiro um mundo em que as grandes potências são Democracias, do que um mundo em que as grandes potências são ditaduras
Existia as linguas francas antigas, na época de idade das trevas e de ouro, o árabe e o Francês eram considerado as línguas francas. O árabe principalmente por ser a língua liturgica do islamismo, com países de línguas totalmente diferente conseguindo se comunicar com outros países muçulmanos apenas pelo árabe. Sem contar que, os impérios mais influentes da região também espalhavam a sua língua ao mundo, por isso o Chinês é falado em algumas partes do sul da Ásia.
O certo seria "A América" e não as "Américas" ao menos nesses contextos. Naquele tempo não havia essa distinção, aqui era conhecido como "O novo mundo" ou simplesmente América.
@@PlanoPiloto Os portugueses foram os "primeros" a chegarem no Brasil, mas Colombo foi o primeiro antes dele pela Espanha. Se não me engane foi assim. Os turcos nunca ouvi falar nisso.
Eu só ficaria curioso para saber qual sistema colonial seria implementado, sabe, se eles explorariam as colônias da mesma forma que os europeus ou se eles começariam a povoar e desenvolver essas terras.
O Peru é tipo uma "colônia" genética da China, muitos peruanos são descendentes de chineses da Era Qing. Só não é muito evidente porque eles não herdaram a identidade ancestral, diferente dos descendentes de japoneses. O Peru tem a maior comunidade chinesa das Américas depois dos EUA. A minha bisavó era peruana de origem indígena e chinesa.
Realmente, mas isso começou no século 19 apenas, só no final da dinastia Qing. Sua pergunta é ótima, é já há pesquisas buscando responder isso.
Não sei se é disto que você está falando. Mas, tem uma teoria que diz que boa parte dos indígenas da américa do sul são descendentes de chineses. Mas, estamos falando de chineses da idade da pedra ainda. Tem uma teoria que diz que chineses, de alguma forma, provavelmente de forma acidental, acabou chegando nas américas. Isto explicaria o fato de os indígenas terem alguns traços genéticos asiáticos. Mas, esta é uma teoria que não é aceita pela grande maioria dos pesquisadores.
@@anews3257 tem outra teoria que eles são descendentes de oceânicos
Tem um livro que aborda isso de uma forma bem legal
1499: Brasil antes de Cabral
@@anews3257 eu já vê um video sobre ascendência ou decentência de certos povos e a origem de onde os indigenas vieram é muito interessante! De acordo com o video uns 98% dos indigenas que vieram pras americas são de bangladesh .
Pra mim isso faz até bastante sentindo porque ,as questões fisicas são bem semelhantes .
Quando estive na África em 2002, eu percebia que eles usavam um mapa mundi diferente, com a Ásia no centro do mapa, América à direita e Europa e África à esquerda. Isso me fez pensar como esse detalhe influencia nossa forma de estudar, pois os africanos orientais possuem mais ligação com a Ásia e por isso, estudam mais esse lado do mundo também.
Sim!! Eu tbm acho isso interessante
Eu sou africano e o nosso mapa mundo a África está no centro
Se parar para pensar, essa forma do mapa é melhor, pois no Atlântico não há quase ilhas e nenhum país. Enquanto no pacífico há um monte de países e ilhas
O fundador da marca de suco Tang, um homem chamado William A. Mitchell, teria se inspirado na Dinastia Tang durante uma viagem de negócios à China.
Durante uma reunião de negócios com um fabricante de bebidas chinesas, Mitchell ficou impressionado com a qualidade e o sabor das bebidas produzidas pela empresa. Ele perguntou ao fabricante qual era o segredo para fazer bebidas tão saborosas, e o fabricante respondeu que a chave era adicionar uma pitada de pó de ouro em cada lote.
Mitchell ficou perplexo com essa resposta e perguntou por que o pó de ouro era necessário. O fabricante explicou que o pó de ouro era usado para evocar a era dourada da Dinastia Tang, um período de grandeza e prosperidade na história chinesa.
Mitchell ficou tão impressionado com a história que decidiu criar uma bebida em pó com um nome semelhante. Ele escolheu o nome "Tang" para evocar a ideia de um sabor cítrico e refrescante, e lançou a marca em 1957.
Meu Deus! Agora tudo faz sentido! Informação importantíssima, parabéns e obrigado por compartilhá-la!
Sempre pensei q o nome tang era chines
No Victoria II tem um Mod que ele retrata como se a China tivesse colonizado a parte Oeste da América do norte, o nome se chamava Qingqiu, uma colônia na costa da California, se estendendo até a Columbia Canadense. É uma história alternativa, onde praticamente tudo que aconteceu no nosso mundo, aconteceram de uma ordem diferente nesse mundo. Até o nome das Américas na verdade se chama "Arcadia". O nome do mod é Divergences of Darkness.
Já joguei esse mod ele é muito bom
Só q no caso eu consegui ir cm o Japão numa guerra de quase 100 anos
A china é muito roubada a população gigantecas só ganhei pq industrializei o Japão bem rápido e eles n
Cm tropas melhores foi mais fácil
Tipo eu mandava 300 mil soldados pra uma luta contra 3 milhões
Era muito Op a china
@@MadaraMTA famoso meme do menpower infinito
@@MadaraMTA igual na vida real nas batalhas os britânicos e japoneses sempre ganhavam mesmo tendo menos soldados
A terra onde hoje é os Estados Unidos, é predestinada a ser um império, Seria curioso trocar os povos de lado, hoje a maior potência seria uma Ditadura, ainda bem que o mundo tomou outro runo.
Cara aquelas colônias Chinesas na Austrália e América são muito cursed pqp
É muito interessante ver a história de outras partes do mundo sem ser a Europa, queria ver tbm mais histórias africanas e americanas (antes dos europeus)
Também gosto :)
Plano Piloto, por favor continua a série de como funciona um país por favor
@Fhannycopia3719😱
Suíça, Suíça, Suíça
Apoio
A china parece ser bem isolada, ainda mais pra quem não estuda história e afins e claro na escola não estudamos sobre o império da china etc. Justamente por ela não se fazer tão presente no período colonial, acredito que deve existir pessoas que não imagina que a china seja uma potência mundial já ultrapassando os estados unidos
A China tem sim um período de isolacionismo, tal como o Japão.
O envelhecimento da população chinesa vai ser um problema pra China poder se tornar uma potência na trindade de todo Império, Poder Militar, Poder Cultural, Poder Financeiro, ela já tem dois quesitos pra ser um Império apesar de ter exército fraco, o poder cultural, existe alguém no mundo querendo adotar o modo de vida chinês ?
@@jonasandrade7789 pro seu azar, muita gente adota
As aulas e histórias aprendidas nas escolas é eurocentrica e isto empobrece a oportunidade de novos conhecimentos!
muito legal aprender mais sobre países poderosos e influentes que não costumam ser tão valorizados quanto os europeus, ótimo vídeo
Europeus esses que só são o que são partir da exploração do nosso território.
E os Estados Unidos
Outro possível motivo, é que as águas do Pacífico são mais difíceis pra navegar do que as águas do Atlântico (de um modo geral) o que poderia afastar os chineses e outros povos asiáticos de tentarem chegar a América.
Não. Já tem evidências dos povos pré-históricos atravessando o pacífico pras Américas, quem dirás o império chinês então.
@@teccerak5147 mas são eventos esporádicos. Não estabelecendo uma conexão de colonia ou ter uma relação com o país de origem. Era muito mais uma exploração em busca ao desconhecido e com baixissimas evidências e riquezas de detalhes.
Ótimo video, estão de parabéns, continuem com o bom trabalho
Obrigado Rui 😊
Tô jogando agora europa universalis 4, joguinho viciante viu
Com portugal dominei toda a América latina e fiquei extremamente rico
Vou ver se jogo com os chineses e tentar colonizar a América
Conseguiu?
@@rebaixaa4357 tô na casa da minha mãe e aqui não tem computador
E mesmo se eu pudesse jogar agora
o jogo é demorado então 4 horas não seria o suficiente acho
@@rebaixaa4357 cara esse jogo é tão complexo e tão demorado, acho que saberemos se ele conseguiu ou não só daqui semanas
@@genteboa0545 Ou se não me engano o "chratosgameplay" tem um vídeo de europa universalis com ele sendo a China, mas não tenho certeza. Mas victoria 3 com a China e certeza que ele jogou
@@GuyFawkesA ele jogou com o Japão eu acho
Pelo que me lembro ele colonizou a América com o Japão
vídeo muito bom, confesso que não sei muito sobre a historia do império da china, costumamos estudar mais o lado europeu.
Já eu gosto de estudar mais na ásia adoro esse continente o mais antigo de todos
Também gosto de estudar a Europa mais e só frança Itália e Alemanha o resto eu não me interesso e também nunca interessei em estudar
Europeu gosta de fazer merda, por isso estudamos tanto sobre eles.
@@renangames5955Eu gosto é da história do império britânico e do tio sam🇬🇧🇺🇲
Se isso acontece se provavelmente iriam colonizar a costa leste da América do Norte e na América do Sul a costa do Peru e Chile
*Oeste
@@Nelsonic92 confundi
eu acho na verdade que eles iriam colonizar a costa leste da Bolívia, devido à sua localização estratégica; também acho que para os chineses, seria de extrema importância colonizar as lindas praias do Mato Grosso do Norte, pois porque não?
@@Menezarian Seria melhor eles explorarem as extensas costas de Minas Gerais
Seria melhor ainda eles colonizarem o mundo todo o que acha ?
No começo achei q estava falando demais sobre as motivações europeis, mas depois tudo se encaixou. Pensando em usar nas aulas com os meus dois 7º anos.
Que bom que gostou! Eu achei depois a introdução um pouco longa tbm. Seria uma honra para mim se usasse :)
Mandem esse vídeo pro João Carvalho e pro Felipe Durante, com certeza eles terão ótimos argumentos a compartilhar
Faz um video sobre como seria se o Brasil nunca tivesse deixado de ser uma monarquia
Essa hipótese sobre os grãos/alimentos e suas influências está bem descrita no primeiro volume de Civilização Material, Economia e Capitalismo de Fernand Braudel. Compêndio maravilhoso, recomendo os 3 volumes.
Ótima matéria adoro esse canal, parabéns
Thanks!
Muito obrigadoooo 😍😍
Legal, mas poderia complementar com a Crise Fiscal-Militar de 1720-1820 para explicar o declínio das potências fora da Europa e mesmo dentro dela. Nunca vi alguém que falasse disso e poderia ser um diferencial.
De onde você viu isso ?
Vi um estudo sobre a genética de determinados povos na América do Sul, e o resultado foi a semelhança de quem vive em Bangladesh. A etnia é muito semelhante, principalmente quem vive no Peru, Equador e Bolívia.
todos sabem que Africanos sairam de Africa e se estabeleceram na asia e com passado do seculos se alargando até ao Continente Americano isto tudo antes de ser uma ASIA oriental atenção
Por que ela não achou interessante investir nesse continente.
A China sempre foi autossuficiente em absolutamente tudo, isso é incrível
Esse tudo está simplificado em comer arroz.
@@cristianbrito9570 e os EUA em comer hambúrguer
Na verdade sempre é muito tempo, algumas décadas atrás inclusive a China era um dos países mais pobres do mundo, e autossuficiência nenhum país tem, tendo em vista o quanto de matéria prima eles importam do Brasil, e não somente do Brasil como também petróleo russo. A terra chineses em sua maior parte nem mesmo é fértil já que a maior parte de suas terras são desérticas. Então eles depende de acordos comerciais para se manter um grande potência.
@@johnatabatista5569 Realmente, até uns 50 anos atrás a China passava por uma situação muito crítica, muito por conta de acontecimentos ocorridos no último século como: Vício da população em ópio, 1° e 2° Guerra do Ópio, Rebelião Taiping e outras menores, Rebelião dos Boxers, crise política, enchentes, duas invasões japonesas e muitas coisas que prejudicaram profundamente a China. Tudo isso ficou conhecido como "O Século de Humilhação".
@@user-gl5yq4ji4l Hum hamburginho na chapa.
O isolamento territorial parece ser algo cultural no extremo oriente.. China e Japão só se abriram após ameaças militares de Inglaterra e EUA....
Como o Piloto mesmo mostrou,só a Mongólia abriu uma exceção.
até mesmo os Portugueses obrigaram a abrir os Asiaticos a abrir portas
@@ricardopereira9370Verdade, antes dos EUA os portugueses já tinham chegado.
Actually, this is not true. Historically, China has been expanding, and has basically expanded to geographical borders, with extreme cold zones in the north, deserts and plateaus in the west, plateaus and mountains in the south, and oceans in the east. Later, due to the characteristics of China's agricultural civilization, its territory and population were huge, and it could be self-sufficient internally, so it lacked the motivation for foreign exchanges. Because Japan is an isolated island, it has no conditions for external expansion in the early days, and has been trying to expand to the Korean Peninsula and even China in the later period. As for the West or Mongolia, the internal production of nomadic civilization is unstable, which dooms it to need constant foreign aggression and plunder.
video mt legal mt bem informativo, ameiii
Estudo a história chinesa a mais de uma década. Dizer que eles "historicamente" se mantiveram em "isolamento", é muito errado e impreciso. Isolados de quem? Eles tinham contatos com TODA a Ásia desde a antiguidade, onde estavam (e ainda estão) a maioria dos seres humanos do mundo. Desde a dinastia Ming, com as frotas navais indo para (pelo menos) toda a costa leste da África, há contatos intensos também com africanos. Dizer que a China era "historicamente fechada", só pq era fechada aos impérios europeus da modernidade é abordar a história desde um ponto de vista eurocêntrico, e não das relações históricas como elas são: multipolares.
Mano, tudo isto que você falou foi dito no vídeo.
@@anews3257 ouça/veja novamente em 9:13 , quando ele diz que tradicionalmente a China sempre esteve isolada. O que eu disse é que é exatamente o contrário.
@@anews3257 mas não estou dando hate... O canal é bom. 😊
@@MatheusCosta-to3eo ele tá dizendo que é fácil para uma civilização que nascer na geografia da China ser uma civilização fechada e racista (como visto no Hinduísmo pela localização em qual ela foi criada).
@@MatheusCosta-to3eo mas ele está comparando com a Europa
De um lado temos grande expansão territorial, colônias e guerras marítimas
Do outro temos a China se isolando por ter "tudo" no território
É claro que a China teve contato com o mundo, como a Rota da Seda e as rotas marítimas para lugares de interesse na época (Índia, costa da África, ilhas próximas, ...) mas não fazia sentido mandar tanto recurso para um lugar sem minérios, agricultura ou riqueza (com base no conhecimento da época vs o que eles tinham na própria fronteira)
Seria a mesma coisa que vc ser um Wallmart e vir o João da padaria da esquina querer seus pães para revender
Faz um vídeo de como seria América chinesa
América Asiática em vez de Europeia japão, china, india
@@marcosvinicius447 verdade seria curioso se essa linha do tempo alternativa
Seria as potência china maior cultura na América
"Os chineses não quiseram colonizar as americas porque se achavam auto suficientes." A colonização é tão naturalizada pra nós que quem não coloniza está desdenhando.
Considerar que os chineses não tem ímpeto colonialista é muito exagero?
Adorei o vídeo , acho a Ásia o continente menos conhecido (pelo menos históricamente ) , logo , esse conteúdo é muito importante.
Acho que o continente menos conhecido é a África, além da colonização imposta pelos europeus e o Antigo Egito as pessoas, de maneira geral, não sabem nada sobre a África.
@@olavonogueira8944 Também. Nós (o restante do mundo) só conhecemos a história que a Europa impôs.
Obrigado 😃
@@theomeiel187 Em outros lugares ou não tinha escrita ou as escrituras se perderam no tempo. Na Europa (na maior parte) se escrevia tudo, e a maioria desses documentos ainda se encontram intactos!
Por isso a Europa é o lugar onde mais se tem informações históricas!
@@caioluccatone4725 Obrigado por explicar
Algumas sugestões:
Porque o imperio sacro romano germânico não colonizou as americas?
Porque a oceania não e parte da asia?
De certa forma "Colonizou" quando era unido com a Espanha, o império habsburgo englobava o sacro império e a América espanhola. Mas qnd o império foi dividido em 2, um lado ficou com a Espanha e as Américas e o outro o sacro imperio
a Oceania (assim como a maioria do Sudoeste Asiático) foi dominado pela política tribal até a chegada dos Portugueses e logo após dos Europeus, que trouxe o Estado moderno para a região (assim como os europeus levaram o Estado para a África). Tanto que caso a China tivesse continuado o caminho Colonial, eles definitivamente não teriam colonizado as Américas (até porque como o Japão tá no meio, o Japão teria colonizado o Alaska e costa Oeste Americana), mas no lugar teriam colonizado o Sudoeste Asiático tribal, e provavelmente também Perth na costa Oeste da Austrália.
Porque o próprio termo Oceania significa Oceano e são um grupo de Ilhas sendo as maiores a Nova Zelândia e isoladamente a Austrália com mais de 7 milhões de Km.
é esse tipo de vídeo que queria ver
Ebaa 😃
amo seus vídeos
Que booom! Amo os comentários assim kkk 😊😁
Ei pp:
Fala sobre a questão dos curdos
É bem interessante, tenho amigos curdos e turcos que tem opiniões distintas
Faz e se os chineses colonizasem o brasil por favor
Que conteúdo bacana, mais um inscrito!
Oba!! Seja super bem-vindo 🤗
Acredito eu que um dos motivos também, seja o pacífico ser muito grande, é apenas uma impressão minha.
Como a China ela só tem acesso ao Pacífico ela provavelmente não ia se expandir muito pelo próprio oceano dela porque tem a Cordilheira dos Andes isso dificultaria a entrada
Faça um vídeo sobre a pressão internacional dos EUA sobre o Brasil no tempo de Getúlio Vargas.
Excelente vídeo!! Ganhou um inscrito, parabéns 🙏🏻
Obrigado Caio! Seja super bem-vindo!! Espero que goste dos outros vídeos tbm :)
@@PlanoPiloto pretendo assistir todos kkk conteúdo de qualidade
Qual seria sua teoria se a China tivesse "descoberto" o Brasil?
A gente ia ser chinês?
ata ok, a China iria passar pelo _Estreito de Magalhães em 1434_ e colonizar todo o Brasil, lmao
Impossível, eles teriam colonizado só o Peru, Chile, Equador, partes da Colômbia, partes da Bolívia e partes da argentina, o Brasil fica muito pro leste, oque dificulta a localização
@@marcosvinicius447 acho que nãoskkaksksk
Brasil não tem raça fixa
Talvez eles não teriam chegado no Brasil por causa dos andes, e com certeza do outro lado teria os portugueses no Brasil, então talvez não seríamos chineses, mas com certeza aprenderíamos chinês nas escolas e teríamos muito mais influência aqui
Por que a Austrália e a Nova Zelândia ficaram tanto tempo isoladas do mundo? Porque ninguém tentou colonizar antes dos europeus?
Porque na Austrália não existia quase nada de interessante, é um grande deserto.
@@joseluizborges6570 os portugueses na altura estiveram na austrália e nova zelandia mas deixou porque na altura não havia nada era deserto
Receita de arroz soltinho ;)
Ingredientes:
Arroz | 1 xícara(s)
Alho picado | 1 unidade(s)
Sal | 1 colher(es) de chá
Agua quente | 2 xícara(s)
Óleo | 1 colher(es) de chá
Modo de preparo:
Pegue o arroz e lave ele, pegue a agua e coloque ela para ferver
Pegue o alho picado e soque bem ele (lá ele 😏), em uma panela acrescente esse alho
Acrescente o óleo e doure um pouco
Após o alho dourar,acrescente o arroz
Refogue o arroz e logo em seguida acrescente a agua quente e o sal
Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela um pouco tampada e deixe cozinhar até a agua secar, está pronto
Valeu cara !!!
@@Sasha4202 HEHEUEHEEUEHRUR TMJ
@@paumzinhu_hmm Tem receita de Strogonoff? Minha mãe vai me visitar cara
Fala sobre esse finalzinho, da influência da china, vai ser um puta vídeo, de como ela não atira mas ela influência com um imperialismo comercial
10:44 Age of Empires, aí sim!
Siiim 😍
Queria saber , obg
A Europa só se tornou rica por conta da exploração de outros povos, a Europa até hoje se considera melhor e mais importante, só que todo esse poder veio da exploração das colônias pelo mundo.
Se for assim, toda nação de hoje em dia só se tornou o que é hoje por conta da exploração de outros povos. Entenda, a conquista de territórios, a aculturação e imposição religiosa, além da escravidão, era algo comum a todos os povos do mundo, isso inclui os povos nativos das nações conquistadas pelos povos europeus, como os astecas, por exemplo, que eram invasores e haviam ocupado, aculturado e escravizado a maior parte dos povos nativos da América Central. De fato, alguns europeus ainda hoje se consideram melhor que outros povos por simplesmente pertencerem ao continente europeu, mas não devemos generalizar toda uma nação, ou nesse caso, todo um continente por coisas que aconteceram a quase 500 anos atrás.
@@ironistaironicoii8046 posso generalizar sim pois eles ainda mantém essa política de imperialismo sobre outros países. Desculpe mas você se equivoca quando fala: coisas que avonteceu a quase 500 anos atrás, Namíbia por exemplo colônia britânica teve sua independência e 1990 ou seja 33 anos atrás, hoje ainda existe colônias como : Gibraltar, ilhas Malvinas, Anguilla, Bermudas, nova Caledônia e muitas outras, o imperialismo ainda está bem vivo, as potências ocidentais fazem de tudo pra que os paises do chamado: sul global continuem sendo fonte de matéria-prima, países como França tem poder militar em países africano como a Nigéria pois a França necessita de urânio pra suas usinas nucleares e a Nigéria está cheio de urânio, urânio esse que é extraído sem a menor responsabilidade ambiental e colocando em risco a saúde dos povos locais, uma vez imperialista sempre imperialista. Os estados unidos falam que a China representa uma ameaça ao mundo, e aqui eu faço uma observação: a China representa um perigo pro mundo ou para os interesses do ocidente?, lembrando que EUA é Europa não considera a América Latina como ocidente. Nosas empresas nacionais são vendidas pro capital estrangeiro, engraçado que esse capital é oriundo de outras empresas cujo maiores acionistas são os governos dos países europeus e o governo estadunidense.
@@carlosantonio1333 Citei 500 anos atrás porque foi daí onde o colonialismo tomou forma, e novamente, você não pode simplesmente generalizar toda a Europa ou todos os europeus nesse caso, porque nem todos os países europeus colonizaram ou possuem colônias e nem todos os europeus se consideram superior a outros povos. Concordo que o imperialismo esteja vivo até hoje, podemos ver isso até aqui no nosso próprio país, a única diferença é que esse neocolonialismo se baseia no uso da influência das grandes potências sobre as nações menos desenvolvidas e não mais na dominação e na conquista como era alguns séculos atrás. Também há o detalhe que esse novo imperialismo é praticado por diversas nações do mundo, seja dos Estados Unidos, França e Reino Unido à Irã, Arábia Saudita, Rússia e China.
@@ironistaironicoii8046 entendo seu ponto de vista, e sim alguns não fazem isso, mas a grande maioria faz , as políticas externas europeias é de dominância, veja bem eu disse dominância, eles ainda mantém seus objetivos imperialista em outros territórios, a exploração de recursos como matéria-prima, para países que não tem tecnologia ou uma economia eficiente e que só funciona a base de extrativismo isso gera uma dependência que em maior escala faz com que aquele país seja dominado economicamente por outro, logo ainda existe sim uma dominação europeia sobre outras nações, e o impacto disso se ramifica nas estruturas socioeconômicas da população dominada. Mais uma vez volto a repetir a dominação continua os senhores de escravos apenas foram substituídos por investidores estrangeiros, o chicote pela caneta, e o engenho pela empresa de fora.
@@carlosantonio1333 O Reino Unido e a França representam a maior parte da Europa? Acho que não, de qualquer forma, sim, é bem isso mesmo, utilizam de sua influência e poderio econômico pra explorar recursos de países menos desenvolvidos que não o podem fazer, só não achei convincente você comparar a escravidão com o trabalho á empresas estrangeiras, porque a maior parte esmagadora das empresas que vêm de fora empregam milhares de pessoas que não conseguiram o fazer em uma situação normal, gerando benefícios inclusive pra própria população do país explorado além de crescimento econômico.
Já vim ver a obra de arte
Seja bem-vindo 🤗
Sugestão de video: e se os Impérios Muçulmanos tivessem colonizado as américas? Seria muito interessante ver a Al-Andalucia querendo se apressar e colonizar uma parte das américas antes da Espanha e Portugal.
Sim!! Eu pensei nesse vídeo também 😃
@@PlanoPiloto Que incrível! Eu tive essa ideia depois de estudar sobre a Andalucia e a Revolta dos Malês
Nem pense numa coisa dessa!!!! Nós não teríamos essas riquezas de Latinas de bikini 👙☀️ na praia!!!! 😭...💪💪
@@edmojaesse4113 tu tá ligado que há países de maioria muçulmana que o hijab não é obrigatório né? Eu já fui pra Arábia Saudita e vi muita garota árabe de bikini na praia, lol
Conta a história do Brasil
1:52 não entendi a relação de ter abundância em ferro com produzir mais plantio, desculpe a ignorância, mas talvez ele estivesse se referindo a construção de materiais a base de ferro para preparar terras para o plantio, será que passei longe?!
Davi, eu gosto muito do seu canal e eu queria deixar uma reflexão: não acredito ser interessante fazer comparações entre civilizações. Vou dar um exemplo: o império inca era menos desenvolvido que os europeus?
Na mente de uma pessoa eurocêntrica, era menos desenvolvido.
Porém, é mais inteligente fazermos a seguinte pergunta:
Os incas eram bem adaptados ao seu ambiente? Isso que eu acredito ser o verdadeiro progresso.
Põe um europeu na África ou Austrália sem nenhum conhecimento da natureza e pede para ele sobreviver. Duvido!
Imagina só ter a filosofia chinesa com expoente da nossa cultura em vez da grega/romana.
Ia ser ótimo
Ia ser incrível vey
Íamos ser budistas hehe 🧘♂️
@@PlanoPiloto preferia que fosse Taoísmo, acho mais vantagem
Seria uma merda
Excelente vídeo!!! Uma pergunta você Professor de história?
Um povo que constrói muralhas tem um senso de proteção cultural muito grande. Até a pouco tempo eles evitavam qualquer coisa que fosse estrangeira dentro de suas fronteiras, inclusive e principalmente oriundas de comércio exterior. A meta deles é de dentro pra fora e apenas o que é estritamente necessário para se desenvolverem mais ainda, pode entrar e permanecer dentro de suas fronteiras.
Porque não se vê grandes interações entre a Europa medieval e a China (Ásia)
Era de se esperar que duas civilizações relativamente próximas e que coexistiram na mesma época se relacionassem entre si
Já ouviu sobre Marco Polo?
Até onde eu sei os chineses eram mais isolacionistas, em grande parte por causa da geografia, desertos ao norte e oeste, densas florestas tropicais ao sul e vastas cadeias de montanha ao sudoeste
Tanto China quanto Japão isolados durante uns 400 anos, resultando em atraso na tecnologia, enquanto os europeus enriqueceram e prosperaram(não por meios éticos na nossa visão) e puderam desenvolver tecnologia militar que os deixou muito superiores á China e também ao Japão(esse em menor medida).
Não conheço esse canal muito bem, mas seria legal falarem da guerra do ópio.
Tava muito ocupado tentando manter o seu próprio território kkkkkkk
Sou bem feliz por ter nascido no Brasil, caso os chineses tivessem colonizado as terras ao seu leste, eu teria nascido portugues ou espanhol.
Mas hoje vejo com bons olhos a parceria com a china, certamente é o melhor caminho para nos livrarmos do dominio do eua.
Eu não sei se vc vai ver meu comentário mais se vc for ver eu tenho uma pergunta:
Por favor me explica como que eu faço para deixar de ser viciado nos seus vídeos.
Seus vídeos são muito bons de vdd.
Vc e o cara🤜🏻
Obrigado por ter nascido brasileiro e fazer os vídeos em português kkkkkk
Melhor canal do UA-cam
já quero a Sisi reagindo a esse video
Olá plano piloto, tudo bem? Gostaria de fazer uma sugestão de vídeo. Eu quero sugerir um vídeo sobre aquele livro Germes, ferro e cavalo não sei se é assim mesmo o título, mas envolve isso, tem até um vídeo do canal meteoro sobre esse livro, o título do vídeo é "por que a Europa colonizou as Américas e não o contrário?", faz um vídeo a respeito por favor.
Top demais 👏👏👏
Zheng he dominou o indico
Por favor poderia fazer um vídeo sobre esse a América não tivesse sido colonizada
Que vídeo bom
0:38 Pra Que Precisava Dessa Intro? 😂
Eles provavelmente , chegaria onde hoje é o Chile e Colômbia e Peru, e, primeiramente, mostraria sua força e poder pros nativos, após perceberem que não adiantaria pois os indígenas não fazia troca e nem sabia o que era ouro, ferro e cobre. Depois de ter conhecido o local e ter pegado oque queriam eles levariam seu líder ou falaria por meio de carta ou mensageiro e o líder domina-se e o chamaria de China, após isso levaria seu povo ou pessoas para aquelas terras ou negociaria com outros países asiaticos ou europeus, mas aquele povo junto dos chineses que nasceram na China lutariam para ali continuar sendo a China. Depois de algum tempo a China ainda rica, chagaria as revoluções após isso o Chile e a Colômbia e Peru falariam mandarim, o seu povo seria a maioria budistas, não seria parte da America Latina
No momento ela está colonizando a África😳
Seu canal deixando de ser de política e muito bom
ainda é de política tho
Não deixei não, o último vídeo foi sofre democracia rsrs.. mas também quero fazer mais vídeos de história e geografia 😃
@@PlanoPiloto adoraria
@@PlanoPiloto ata
História e geografia também é política querido:)
Gostei desse "imperialismo chinês"
Uma visão diferente que pode ser mais prático do que nós
Obrigado pelo video
Conteúdo excelente ❤
É muio bom, este vídeo parabéns.
Menção honrosa ao próprio Oceano Pacífico em si, cara é gigante e muito maior q o Atlântico, uma viajem da china até as Américas naquela época beira o impossível
A China dês de sempre foi a nação mais rica e maior potencia do mundo, hoje em dia ela está voltando para o seu antigo posto
não estava esperando cenas de AOE. Adorei
Faz vídeos de países alternativos
Calma, navios europeus na China em 1434? Acho que a data está errada.
Está certa. As grandes navegações começaram próximas dessa data. A descoberta do território que hoje compõem o Brasil apenas ocorreu 66 anos depois.
@@JoaoLuiz-cm5mc não faz sentido cara.
Os primeiros Europeus a chegarem no mar do sul da china foram os portugueses, e isso muito tempo depois de 1434.
@@Thegod__
Quando falei "está certa", me referia a data. Foi mal pela má comunicação. 😅
me bateu uma nostalgia danada, qual o nome do jogo que aparece em 10:40 ?
Age or Emprires se não me engano
Eu vou dizer uma coisa: seria uma loucura estar escrevendo para você agora, em vez de usar os caracteres romanos usar os caracteres ideográficos chineses! 😫😅
Na verdade o que ir chineses fizeram foi um tipo de "colonialismo de influência" ou "de cultura (cultural) - mais uma para colocar ele o colonialismo de habitação e o colonialismo de exploração! Eita!
A China fez muito jus ao seu nome no próprio idioma ("Reino Central") ficou mais na sua mesmo.
Embora eu também acredite que muitos ovos acreditavam em uma Terra Plana (o que não posso dizer muito porque os chineses eram avançados em nossas coisas mesmo não épocas antigas e até os gregos chegou a mesma conclusão como Erastótenes. Então...
Mas tudo que você falou sobre eles se acharem "auto suficiente" já é o mais concreto!
Eles eram avançados em nossas coisas e acho ele se quisessem tinham conseguido a sua "fatia global" no mundo do colonialismo. Com toda certeza!!!
Mas eu acredito muito que eles estão retornando, revivendo e modernizando para a atualidade suas tática de (como chamei aqui) de "colonialismo de influência"! Assim também é fácil de controlar e dominar sem gastar nada com guerra (que envolve como evidente muito gasto) e sem dar um tiro e ter nenhum gasto (isso mesmo também) com isso!!!
Economizando até nisso e tendo mais lucros com o retorno do investimento posterior.
Nisso eles aprenderam muito a lição e estão voltando a pôr em prática e acredito que terão, e já estão tendo, uma certa vantagem.
Apesar que dizem que "já está tendo revezes com as construções que fizeram lá e que está se mostrando isso já nos últimos tempos. Temos que ver isso também! 😒😥🤨👍🏻
É isso aí. Muito boa explicação, em detalhes!
Agora fica a critério de vocês porque a realidade histórica do até aconteceu vocês já explicaram extremamente bem!
Vamos a imaginação...
Se quiser fazer um vídeo de como seria "se o Brasil tivesse sido colonizado por chineses" já estou dentro, aprovado e super curioso para saber como seria!
Estaríamos aqui conversando, será? 🤔
Outro mistério a ser desvendado! 😊👍🏻
Missão dada a vocês desde já! 😉👍🏻
Fico imaginando e agora gostaria muito de saber como seria! ✌🏻😄
De uma coisa eu sei: eu acho que eles podem ter se arrependido e lamentado isso hoje... Você não acha isso também? 🤔🤨👍🏻✌🏻😁
Bom, fica aí!!!
Agora é contigo novamente!!!
Um forte abraço, "obrigado" e...
到后来!!!... Ops... Dào hòulái... Aaaah... Até mais!!! 😥😅😄✌🏻👍🏻😂😂😂
A melhor coisa que aconteceu com a China foram eles terem se abertos para o mundo, nas torço para que a China não se torne o centro do mundo por que ei prefiro um mundo em que as grandes potências são Democracias, do que um mundo em que as grandes potências são ditaduras
E também vale lembrar que das 10 guerras mais sangrentas do mundo, 7 aconteceram na China, então né...
Cara muito top seus vidios
Ótimo conteúdo, uma opinião, busque utilizar "Peste Bubônica" termo negro é ofensivo.
Só eu que não sabia que o negócio em cima da cabeça dele é o destrito federal?
Melhor canal
Como esses povos de línguas tão diferentes se comunicavam?
Língua de sinais
eles deviam ter um tradutor pra cada língua
Eles tiveram 200 mil anos para aprender mais línguas :/
né, sempre quis da saber isso
Existia as linguas francas antigas, na época de idade das trevas e de ouro, o árabe e o Francês eram considerado as línguas francas. O árabe principalmente por ser a língua liturgica do islamismo, com países de línguas totalmente diferente conseguindo se comunicar com outros países muçulmanos apenas pelo árabe. Sem contar que, os impérios mais influentes da região também espalhavam a sua língua ao mundo, por isso o Chinês é falado em algumas partes do sul da Ásia.
Incrível como a revolução industrial, junto do capitalismo “favoreceram” a Europa colonizadora.
Gente, alguem pode me dizer o nome do jogo?!? 10:48
A asia era o centro nao precisava buscar a india pra expandir ja tinham ela via rota da seda
O certo seria "A América" e não as "Américas" ao menos nesses contextos. Naquele tempo não havia essa distinção, aqui era conhecido como "O novo mundo" ou simplesmente América.
É por causa da influência dos EUA 🇺🇸
Romanos, Hebreus, Vikings, Espanhóis agora China. Todo mundo descobriu as Américas. Kkkkkk
Esqueceu os portugueses tbm, e talvez os turcos kkkk 🤪
@@PlanoPiloto Os portugueses foram os "primeros" a chegarem no Brasil, mas Colombo foi o primeiro antes dele pela Espanha. Se não me engane foi assim. Os turcos nunca ouvi falar nisso.
@@mateusluiz3691 Primeiro a chegar no Brasil foi um espanhol, Vicente Yañez Pinzón, alguns meses antes de Cabral.
Softpower que fala, né?
qual o nome do jogo que você colocou no vídeo?
Eu só ficaria curioso para saber qual sistema colonial seria implementado, sabe, se eles explorariam as colônias da mesma forma que os europeus ou se eles começariam a povoar e desenvolver essas terras.
faz um video dos maiores imperios
10:25 mano isso foi muito injusto serio
Faz o vídeo e se o Uruguai vouta-se a fazer parte do território do Brasil na atualidade
O Uruguai é um dos países com o maior IDH da américa latina. Deixa eles quietos lá.
Mais o Uruguai fez parte do Brasil quando era um iperio e deve voltar fazer parte do Brasil de novo
@@Wesllen168 o Uruguai não pode voltar a ser Bostileiro, para onde os nossos cérebros irão fugir quando se formarem na USP com dinheiro do MEC?
@@anews3257 ele não mandou anexar o Uruguai :/
Brazil tem regiões com IDH maior que Uruguai
qual o nomes dos jogos que aparece no minutos 10:40 ?
Age of Empires III 😍
@@PlanoPiloto obrigado
Pode dizer o nome do jogo no finalzinho do vídeo?
Plano piloto, qual é o nome da musica?