O que mais nos aprisiona e a nossa própria liberdade. Enraizados de crenças, a gente se autossabota, perde energia com algo que não temos controle , colocamos a culpa no outro, sendo que somos nossos piores carrascos.
Estou aprendendo isso aceitar o que não posso controlar , tipo eu estava sofrendo muito pq quero muito ajudar meu marido que tem uma saúde debilitada , e eu ficava frustrada pq ele não quer fazer dieta , não quer fazer exercício então eu resolvi aceitar que não posso mudar o outro , então resolvi cuidar de mim e deixar que ele viva da maneira que lhe convém
😮Coisas q ñ podemos modificar, sou impotente perante o alcoolismo q foi passou (39anos atras) mas fui embora com meu filho un bb pq de sábado e domingo era bebedeira do meu marido, acho q qdo ele perdeu família emprego tudo foi procurar Aa gracas à deus, nunca recaiu . Modificar aquelas q posso e Sabedoria p distinguir ums das outras. 12 passos de Aa. Dificil, seguir esses passos meu marido se encontra adoentado faz tempo dia desses entrou em pânico pq estava c pressão muito bxa , eu entendo mas, tenho tag e me cuido e se eu cair no desespero vou cair na crise de ansiedade procuro ñ me desesperar , pois esse desespero é q vai me causar ANSIEDADE, q é horrível dificil de suportar.
Oi Marisa! Obrigada por compartilhar teus conhecimentos. O que tu viu num post sobre abrir passagem na estrada pra passagem de policiais/ ambulância na Alemanha é verídico. Eu moro aqui, por isso sei. Nas estradas de alta velocidade ( Autobahn), quando acontece um engarrafamento, deve ser formada essa passagem. Chama-se (Rettungsgasse) . Mas ainda aqui é um processo de conscientização constante, já que tem gente que não coopera. Se paga multa se tu impedir a passagem da polícia ou ambulância. Ok. Abraço grande. Continuo acompanhando😘
Gosto desses vídeos de psicologia que focam nas relações do dia a dia em todos os aspectos. Estou um tanto cansada de ouvir canais que só trabalham relacionamentos homem_mulher, principalmente. São ótimos canais com psicólogos eficientes. Mas a vida não se resume somente a problemática de relacionamentos amorosos... Marisa Abreu melhorou bastante suas exposições e temáticas.
Perfeito! Mas é interessante observar, o quanto isso é reflexo, a maioria das pessoas só se importam com essa fatia da vida, ficam completamente cegas para outras infinidades de focos, conversas, necessidades e objetivos que podemos ter na vida.
Tem os q nasceram pra vencer, os q nasceram pra fracassar e os q ja naceram la no topo. É dificl quando vc descobre q ta la embaixo, e ta na classe q nao importa o q vc faça, nao importa o q vc sacrifique, vc nunca sairá la debaixo
Não desiste não! Eu sei que tem dias que a gente não tem muita vontade de fazer coisas como esse vídeo, mas pensa em como eles são bons e ajudam muita gente. Eu sou um dos que tem muita dificuldade em aceitar o que não pode ser mudado. Por ficar tanto tempo sem aceitar, eu comecei a mentalizar como seria o mundo ideal pra mim, mas acabei não pensando no que aconteceria de errado, o que cada atitude que promova o bem teria como ponto negativo. Caso as pessoas se comportassem de maneira a fazer somente o que é certo (e por certo eu quero dizer conceitos que todo mundo considera certo. Não roubar, por exemplo), será que haveria algo de errado? Se todos agissem com ética, respeito, bondade no coração... Então eu uso essa idealização de mundo certinho, feito da forma correta pra fugir dessa realidade que temos hoje.
Oi Marisa! Além do batom lindo, sempre tão cirúrgica e acertiva! Percebo que todas as nossas frustrações giram em torno de uma única palavra..."EXPECTATIVA"! Ótimo findi e obrigada! 🤗🌹
As únicas coisas que resolvo são meus problemas, o que não está ao meu alcance, deixo nas mãos de Deus. Porque eu não estou dentro de ninguém e nem do problema. Tenho os meus, todos internos, no trabalho do autoconhecimento. Tento auxiliar até onde posso. Shalon.
Isso tinha que ser ensinado às pessoas desde crianças. É muito difícil lidar com as frustrações, pelo menos pra mim. Só Deus e meu travesseiro sabe... Muitas coisas que eu gostaria que acontecesse, mas nem sempre depende de mim.
Doutora, por favor não desista. Espero todos os dias , as vezes deixo pra ouvir todos de uma só vez, sei que é cansativo. E esse campo é tão vasto e apesar de ter colocado muitos e muitos assuntos . Ainda tem água para passar debaixo da ponte. Te acompanho desde 2015, e espero anciosa por cada tema. Obrigada. Muito e muito obrigada.
O fato de controlarmos apenas o que está ao nosso alcance, faz com que cresçamos, pois não há outra alternativa. Aceitar as situações retira o peso principalmente, sem cobranças. A vida é uma escola, realmente.🌷
Vc é maravilhosa!! Não desista! Seus vídeos são excelentes e transmitem uma tranquilidade!!! O tema de hoje parece mto com um trecho da oração da serenidade! Cresci acompanhando minha mãe e meu pai nas salas de AA e Ala-non e nunca me esqueci!! 😍🙏 "...serenidade pra aceitar as coisas que não posso modificar..."
Excelente vídeo. A educação é cultural . Temos que desenvolver resiliência para conviver com pessoas que deixam de ter o mínimo de respeito com o próximo. Vivo em apartamento e está difícil sobreviver aos maus modos de vizinhos. Obrigada pela aula Marisa.
Eu tenho 22 anos, quase formando, estudando pra concurso, atrás de estágio, com medo do que vai acontecer depois de formada, medo de voltar pra casa dos meus pais. Não quero voltar pra minha cidade. Tenho medo, fico ansiosa o dia todo, me cobro muito e sinto que perdi muito tempo durante minha graduação. Estou surtandooooooooooooooooooooo
Marisa. Eu indico os seus vídeos para todos que conheço. Seus posicionamentos são claros, objetivos, sua linguagem e simples e inteligível a qualquer grau de instrução. Obrigado por compartilhar.
Moro na Alemanha, e sim acontece com frequência. É lei e o nome se chama: Rettungsgasse. Inclusive esse video vai me ajudar muito com situações que estou vivendo por aqui. Ótimo video, obrigado!
Deus à ilumine Dra Marisa obrigada vc com sua fala.sua suavidade e sempre com tantos assuntos q referentes à nossa vida, à nós mesmos. É só gratidão e admiração! 💟🎀🌹🙌🙏
Sugestão de tema: adultos que utilizam a birra muitas vezes como um mecanismo de não conversar, de inviabilizar o diálogo e os impactos que isso pode ocasionar : a culpa é minha? O que eu fiz? O medo que esse silêncio causa e como se livrar dele. Uma espécie de paranoia que isso causa em quem recebe esse comportamento seja de um parceiro afetivo ou de um amigo.
Passo por exatamente essa situação de birra. Meu marido age assim por qualquer motivo, e eu já tentei conversar por incontáveis vezes. Eu queria conversar, resolver a situação, mas ele não respondia uma palavra. Até que me cansei, e agora faço como ele: ele age com birra, e eu também. Conclusão: 5 meses de birra dos dois, cada um no seu canto, separados. Não sei como agir mais. Essa situação é ridícula, mas não sei o que fazer.
@@gorete6623 Obrigado... Minha primeira paixão foi por uma garota assim: me tratava com silêncio, invertia a culpa, me aplicava gaslighting e hoje estou curando meus flashbacks decorrentes desse trauma... Tem alguns canais aqui no UA-cam sobre eles: do Alan Mocellim, doutor em psicologia social ( se não estou enganado), e do Kurt Mendonça, neuropsicanalista e médico neurocirurgião, caso não conheça os canais deles...Me ajudaram muito... Chorei por anos, porque eu pensei que era culpado pelas birras dela... Fui falar para alguns colegas, me chamaram de paranoico e mimizento... Ela é oculta e, segundo minha psicológica, são traços narcisistas como você disse e ela também afirmou que são psicopáticos... Somente quem sofreu com eles compreende a intensidade de cada ato tóxico que eles(as) nos causam... Foi horrível isso... Obrigado por reconhecer... Que sua semana seja boa e que você não se depare com nenhum deles... Tudo de bom a você e as pessoas que você estima... Foram anos de terapia e hoje estou melhor bem longe dela...
JAMAIS DESISTA... Como vamos ficar sem você, aliás, como vou ficar sem você, como era antes? Nada disso, pode tirar isso da sua cabeça envolta nesse rosto lindo, haja vista, você acrescenta, simmm, você acrescentou muitos bons sentimentos em mim, por exemplo... A propósito, que charme hoje, hein!!! Gatíssima!
Sem dúvida, nem tudo podemos controlar. No entanto, aceitar essa realidade é um desafio. É fundamental busquemos alcançar esse objetivo. Afinal, sem ele a vida tende a ser amarga.
Excelente vídeo, sempre trazendo ótimas reflexões, realmente não temos controle de muitas coisas. O difícil é aturar que quase nada funciona bem no Brasil, e ainda temos que pagar caro por muita coisa, sem retorno em muitas situações.
Parabéns pelo seu trabalho aqui no UA-cam, Dra. Marisa, viver em sociedade está ficando cada vez mais difícil..., por isso é melhor a gente ao longo da vida, ir se prepararando para todos os tipos de situações, é o que podemos fazer.... para que possamos conviver razoavelmente bem com em meio a sociedade... é difícil, mas o importante é que procuremos sempre fazer a nossa parte.
Oi Marisa, eu moro na Polônia e aqui assim como na Alemanha e alguns outros países da Europa é comum que em engarrafamento ou até mesmo quando já aconteceu algum acidente os motoristas ficam sempre nas laterais pra abrir espaço para passagem de ambulância, polícia e para que familiares das vítimas do acidente possam se deslocar com agilidade.
Oi, meu nome é Antônio, Em 1992 estive na Alemanha e quando estava em uma loja passando do piso superior para o inferior pela escada rolante, me chamou a atenção o fato de que os alemães se postavam do lado direito do degrau da escada para que alguém pudesse passar correndo em caso de uma emergência. Eu lembrei que no Brasil as pessoas , às vezes, andam uma ao lado da outra no degrau impedindo que alguém os ultrapasse caso necessário. Mais um exemplo de civilidade.
Uma vez em Frankfurt eu testemunhei essa organização. De uma hora pra outra todos os motoristas se colocaram no acostamento em 90°e desligaram os motores. Logo depois passou uma ambulância sem nenhum obstáculo na pista. Os motoristas aguardaram calmamente e quando a ambulância já estava distante, voltaram a ligar os motores e seguiram. É impactante a organização alemã.
Tema cada dia com tudo que às pessoas estão sofrendo. Não tenho expectativas em nada mais, mas a justiça é incontrolável para eu lidar com isso. ⚖️⚖️🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧠🧠🦉🦉
Ótimo vídeo. Preciso urgentemente pôr isso em prática. Tenho um problema em querer controlar td oq acontece cmg e qnd percebo q ñ posso acabo me martirizando,msm q ñ dependa de mim.
Olá Maria, apesar do meu comentário chegar atrasado, eu sempre acompanho com muita atenção os seus vídeos, cujos conteúdos são excelentes e tem me ajudado muito! Parabéns!! Eu moro na Alemanha e sim, isso acontece normalmente nas estradas. Assim como a conscientização sobre a reciclagem do lixo. Trata-se da cultura do povo e também há penalidades por aqui. De fato é um país muito organizado!
Tem muita coisa que tá no nosso controle e a gente aceita, mesmo sem querer, simplesmente porque acha que "tem que" aceitar... Como o exemplo citado, da traição. Por outro lado, sofremos porque queremos mudar coisas que não estão no nosso poder de mudar. Que complicado o ser humano😅 Obrigada, Marisa.
Não conheço a Alemanha, adoraria conhecer. Mas conheço alguns lugares do Canadá, e lá a gente quando na escada rolante, por exemplo, permanecemos ao lado direito, no degrau, pra que outros que estejam com mais pressa subam ou desçam pelo nosso lado esquerdo. Muito bacana, isto. Aliás, a gentileza e educação daquele povo é admirável. Um dia chegamos lá...
Sim è verdade , eu vivo aqui na Alemanha há 11 anos , aprendi a dirigir aqui , e está è uma das lições de trânsito mais importantes que se aprende nas aulas teóricas. E se em engarrafamento alguém bloquear a passagem impedindo a ambulância 🚑 ou uma viatura da polícia passar , estará sujeito a multas e até alguma punição mais grave.
Boa tarde. Eu estive pensando sobre o estresse nas relações e habilidades de relacionamento. Quando as famílias moravam na zona rural, o círculo social era mais restrito e havia menos possibilidades de conflitos. Com o tempo, as crianças passaram a frequentar escolas e se relacionar com outras crianças e professores com pensamentos diferentes de seus pais. Atualmente, é comum nos relacionarmos com pessoas de outros países, de outras realidades. Daí o crescimento exponencial dos conflitos nas relações interpessoais. E, talvez por isso, tanta gente ansiosa, depressiva e transtornada. Pode comentar sobre isso, por favor? Obrigada!
Oi Marisa, bom dia! Eu moro na Alemanha, e é assim, como você falou. Também quando se ouve a sirene, todos os carros encostam nas laterais, parando mesmo, pra o carro de emergência passar (bombeiro, ambulância ou polícia). Não é permitido por lei, bloquear um carro de emergência, colocando em risco a vida da outra pessoa que está necessitando de socorro. Existem outras leis também (que são cumpridas, rsrs, claro), como, se o pedestre tem intenção de atravessar, ou por qq motivo coloca o pé na rua, o carro tem q parar, e só pode andar depois q o pedestre já estiver com os dois pés na calçada novamente. Entre outras. Gosto muito dos seus vídeos. Pena não atender mais. Tenha um bom dia!
Olá, tomei nota do exemplo que mencionou que parece que acontece na Alemanha ,do corredor para dar passagem a quem estiver com urgência. Há anos atrás li num artigo que falava de alguém que foi em trabalho para lá, e que no primeiro dia em que se apresentou com o seu colega alemão, estranhou o facto de ter estacionado longe da porta. Ele indagou ao colega, porque razão ele tinha feito isso, quando era cedo e havia tantos lugares mais perto! Ao que o colega respondeu: Assim deixamos então os lugares mais perto da porta para aqueles que cheguem por algum motivo atrasados! Fantástico pensei eu! Seria tão bom assistirmos a esse tipo de consciência também aqui em Portugal!
Tenho uma família extremamente tóxica e narcisista, tentei mudar alguma coisa, não há possibilidade. SUMI, desapareci de todos, não quero mais saber, pelo bem de minha saúde mental.
Ola Dr, adoro seus vídeos, acompanho o canal faz tempo.. com relação a prioridade para as ambulâncias ou carros de emergência, sim e verdade está na constituição de trânsito Alemão. Eu moro aqui na Alemanha a quase 5 anos e tive que fazer a carteira de motorista de novo aqui para dirigir e estudamos este ponto na legislação. Mesmo nas Autobahn ( que são as famosas estradas rápidas aqui da Alemanha) tem a lei de sempre deixar o espaço para as ambulâncias passarem.. mesmo qd não tem acidente, sempre se abre os espaços , porque não se sabe qual o problema que está à frente .. no trânsito da cidade tb damos a preferência, nestes casos geralmente paramos e até sobe-se na calçada qd possível para dar espaço para as ambulâncias.
este dia ...ha tres dias me inscrevi nesse canal...assistia aleatoriamente..seu canal.. e o canal do Marcos Lacerda..por acaso descobri. vcs (ele por sua irreverencia...ele eh muito espirituoso..PARA BB rsrs e vc passa imagem para mim de um colo...pareceu-me MATERNAL..os dois casaram na minha concepcao pandemica )nessa pandemia...pensando que era algo passageiro..assim..como essa pandemia..ha dois anos....parece que NAO SOU EU! Parece que espero me rotina voltar...tenhio sensacao que nao me conheco mais.. Mas esse video me tocou mais que os outros...e me inscrevi...
Seus vídeos são de muita ajuda para as pessoas que se interessem pelos assuntos relacionados a psicologia. Atualmente está difícil achar no UA-cam conteúdos informativos bons na área de psicologia, já que são muito mais propagados conteúdos pseudocientíficos com enfoque na mente e comportamento humano com argumentos falaciosos e sem comprovação alguma.
Aqui no Brasil, a prioridade é para os ônibus, onde o corredor é só para os ônibus, já as outras pistas para carros e motos e o trânsito é brabo...já passei tranquilo de ônibus enquanto os carros todos parados...no Brasil dá certo é só os deputados ajudarem mas tem muito que se fazer ainda... Eu não atravesso o farol se eu escutar uma ambulatório vindo, mesmo que seja a vez do pedestres mas já vi pessoas atravessarem tranquilamente e sem consciência... Um grande abraço Marisa, bom final de domingo...e que venha a segunda feira....
Amo você dra. Marisa! Suas palavras têm me ajudado tanto, você nem imagina ❤️🥰 será que você poderia falar sobre filhas narcisistas? Obrigada por falar com a gente 😘
Eu estou exatamente dessa forma achando que as pessoas tem que agir comigo da forma que eu acho que elas deveriam eu estou me senti do muito.mal com isso pois quero controlar tudo e estou deixando de viver a minha vida para estar controlando tudo eas pessoas.
Sinceramente, para mim, é tão óbvio que uma pessoa tem que ser discreta, não perguntar coisas íntimas da vida dos outros; um chefe tem que advertir um subordinado em particular; uma pessoa tem que agradecer e falar "por favor", etc . Enfim, não devo ser desse mundo. Ou devo ser muito idiota mesmo. De qq. modo TENHO QUE aprender a aceitar tudo que não posso controlar pelo bem da minha saúde..
Marisa vc poderia fazer um vidro sobre vc ser responsável pela sua vida é as questões sociais , pq muitos terapeutas falam disto mas não fica claro pq temos influências do ambiente e da sociedade como um todo!
Tenho uma sugestão, não sei se já existe vídeo: Como reconhecer relacionamento (amizades) em que somos mais sinceros e doadores do que a outra parte? Como perceber esse ciclo com rapidez e clareza, e quebra-lo? Muito obrigada Dr.°💕💕💕💕💕💕💕
O que mais nos aprisiona e a nossa própria liberdade. Enraizados de crenças, a gente se autossabota, perde energia com algo que não temos controle , colocamos a culpa no outro, sendo que somos nossos piores carrascos.
Aqui já se aprende na auto escola
Faz parte da matéria para tirar a carteira de motorista
Concordo com vc em todas as palavras.
Mas como podemos treinar a aceitação dessas coisas doutora? É tão difícil. As vezes penso que eu não sou desse mundo
Concordo. Meu vídeo de uma entrevista mostra bem disso
Verdade absoluta.
Acho que focar em mim mesma é uma ótima estratégia para não ficar me preocupando com o comportamento alheio, principalmente das pessoas mais próximas.
Estou aprendendo isso aceitar o que não posso controlar , tipo eu estava sofrendo muito pq quero muito ajudar meu marido que tem uma saúde debilitada , e eu ficava frustrada pq ele não quer fazer dieta , não quer fazer exercício então eu resolvi aceitar que não posso mudar o outro , então resolvi cuidar de mim e deixar que ele viva da maneira que lhe convém
Passo por isso
😮Coisas q ñ podemos modificar, sou impotente perante o alcoolismo q foi passou (39anos atras) mas fui embora com meu filho un bb pq de sábado e domingo era bebedeira do meu marido, acho q qdo ele perdeu família emprego tudo foi procurar Aa gracas à deus, nunca recaiu .
Modificar aquelas q posso e
Sabedoria p distinguir ums das outras.
12 passos de Aa.
Dificil, seguir esses passos meu marido se encontra adoentado faz tempo dia desses entrou em pânico pq estava c pressão muito bxa , eu entendo mas, tenho tag e me cuido e se eu cair no desespero vou cair na crise de ansiedade procuro ñ me desesperar , pois esse desespero é q vai me causar ANSIEDADE, q é horrível dificil de suportar.
👏👏🙏
Oi Marisa! Obrigada por compartilhar teus conhecimentos.
O que tu viu num post sobre abrir passagem na estrada pra passagem de policiais/ ambulância na Alemanha é verídico.
Eu moro aqui, por isso sei. Nas estradas de alta velocidade ( Autobahn), quando acontece um engarrafamento, deve ser formada essa passagem. Chama-se (Rettungsgasse) . Mas ainda aqui é um processo de conscientização constante, já que tem gente que não coopera. Se paga multa se tu impedir a passagem da polícia ou ambulância.
Ok. Abraço grande. Continuo acompanhando😘
Gosto desses vídeos de psicologia que focam nas relações do dia a dia em todos os aspectos. Estou um tanto cansada de ouvir canais que só trabalham relacionamentos homem_mulher, principalmente.
São ótimos canais com psicólogos eficientes. Mas a vida não se resume somente a problemática de relacionamentos amorosos...
Marisa Abreu melhorou bastante suas exposições e temáticas.
Concordo.👏👏👏👏👏
Boa observação
Verdade... toda vez que encontro com amigas, só sabem falar de homem 🙄 muito cansativo
Perfeito! Mas é interessante observar, o quanto isso é reflexo, a maioria das pessoas só se importam com essa fatia da vida, ficam completamente cegas para outras infinidades de focos, conversas, necessidades e objetivos que podemos ter na vida.
Os vídeos do Fred Elboni são ótimos também
Tem os q nasceram pra vencer, os q nasceram pra fracassar e os q ja naceram la no topo. É dificl quando vc descobre q ta la embaixo, e ta na classe q nao importa o q vc faça, nao importa o q vc sacrifique, vc nunca sairá la debaixo
Marisa, mesmo se o conteúdo fosse repetido, suas novas palavras nos inspirariam. Obrigado por cada vídeo!
Sim.... ❤❤❤
Não desiste não! Eu sei que tem dias que a gente não tem muita vontade de fazer coisas como esse vídeo, mas pensa em como eles são bons e ajudam muita gente.
Eu sou um dos que tem muita dificuldade em aceitar o que não pode ser mudado. Por ficar tanto tempo sem aceitar, eu comecei a mentalizar como seria o mundo ideal pra mim, mas acabei não pensando no que aconteceria de errado, o que cada atitude que promova o bem teria como ponto negativo.
Caso as pessoas se comportassem de maneira a fazer somente o que é certo (e por certo eu quero dizer conceitos que todo mundo considera certo. Não roubar, por exemplo), será que haveria algo de errado? Se todos agissem com ética, respeito, bondade no coração...
Então eu uso essa idealização de mundo certinho, feito da forma correta pra fugir dessa realidade que temos hoje.
Oi Marisa! Além do batom lindo, sempre tão cirúrgica e acertiva! Percebo que todas as nossas frustrações giram em torno de uma única palavra..."EXPECTATIVA"! Ótimo findi e obrigada! 🤗🌹
As únicas coisas que resolvo são meus problemas, o que não está ao meu alcance, deixo nas mãos de Deus. Porque eu não estou dentro de ninguém e nem do problema. Tenho os meus, todos internos, no trabalho do autoconhecimento. Tento auxiliar até onde posso. Shalon.
Qdo faltar assunto p vídeo, pode fazer com perguntas e respostas dos comentários 😊😊😊
Eu aceitei que vou morrer sozinho e minha tem tido paz já que não posso controlar a parte de ter um relacionamento, não depende só de mim, grato!
Eu queria ter um amor, mas não está no meu controle, por mais que eu já tenha tentado. A solidão dói 😞
O que mais nos aprisiona é a nossa mente....
Isso tinha que ser ensinado às pessoas desde crianças. É muito difícil lidar com as frustrações, pelo menos pra mim. Só Deus e meu travesseiro sabe... Muitas coisas que eu gostaria que acontecesse, mas nem sempre depende de mim.
Doutora, por favor não desista.
Espero todos os dias , as vezes deixo pra ouvir todos de uma só vez, sei que é cansativo.
E esse campo é tão vasto e apesar de ter colocado muitos e muitos assuntos .
Ainda tem água para passar debaixo da ponte.
Te acompanho desde 2015, e espero anciosa por cada tema.
Obrigada.
Muito e muito obrigada.
Tem um vídeo no meu canal bom para refletir onde eu respondo as mesmas perguntas em anos diferentes
O fato de controlarmos apenas o que está ao nosso alcance, faz com que cresçamos, pois não há outra alternativa. Aceitar as situações retira o peso principalmente, sem cobranças. A vida é uma escola, realmente.🌷
Vc é maravilhosa!! Não desista! Seus vídeos são excelentes e transmitem uma tranquilidade!!!
O tema de hoje parece mto com um trecho da oração da serenidade! Cresci acompanhando minha mãe e meu pai nas salas de AA e Ala-non e nunca me esqueci!! 😍🙏 "...serenidade pra aceitar as coisas que não posso modificar..."
Excelente vídeo. A educação é cultural . Temos que desenvolver resiliência para conviver com pessoas que deixam de ter o mínimo de respeito com o próximo. Vivo em apartamento e está difícil sobreviver aos maus modos de vizinhos. Obrigada pela aula Marisa.
Eu tenho 22 anos, quase formando, estudando pra concurso, atrás de estágio, com medo do que vai acontecer depois de formada, medo de voltar pra casa dos meus pais. Não quero voltar pra minha cidade. Tenho medo, fico ansiosa o dia todo, me cobro muito e sinto que perdi muito tempo durante minha graduação. Estou surtandooooooooooooooooooooo
Gratidão, como precisamos pensar e resignificar tanto e o tempo todo
Marisa. Eu indico os seus vídeos para todos que conheço. Seus posicionamentos são claros, objetivos, sua linguagem e simples e inteligível a qualquer grau de instrução. Obrigado por compartilhar.
Moro na Alemanha, e sim acontece com frequência. É lei e o nome se chama: Rettungsgasse.
Inclusive esse video vai me ajudar muito com situações que estou vivendo por aqui.
Ótimo video, obrigado!
Deus à ilumine Dra Marisa obrigada vc com sua fala.sua suavidade e sempre com tantos assuntos q referentes à nossa vida, à nós mesmos.
É só gratidão e admiração!
💟🎀🌹🙌🙏
Sugestão de tema: adultos que utilizam a birra muitas vezes como um mecanismo de não conversar, de inviabilizar o diálogo e os impactos que isso pode ocasionar : a culpa é minha? O que eu fiz? O medo que esse silêncio causa e como se livrar dele. Uma espécie de paranoia que isso causa em quem recebe esse comportamento seja de um parceiro afetivo ou de um amigo.
Passo por exatamente essa situação de birra. Meu marido age assim por qualquer motivo, e eu já tentei conversar por incontáveis vezes. Eu queria conversar, resolver a situação, mas ele não respondia uma palavra. Até que me cansei, e agora faço como ele: ele age com birra, e eu também. Conclusão: 5 meses de birra dos dois, cada um no seu canto, separados. Não sei como agir mais. Essa situação é ridícula, mas não sei o que fazer.
@@SoniaCruz-on5ln acho que isso é dos homens...entendo vc perfeitamente...vivo assim...a pessoa nao fala...so Deus
Isso se chama tratamento de silêncio ele é um narcisista
@@gorete6623 Obrigado... Minha primeira paixão foi por uma garota assim: me tratava com silêncio, invertia a culpa, me aplicava gaslighting e hoje estou curando meus flashbacks decorrentes desse trauma... Tem alguns canais aqui no UA-cam sobre eles: do Alan Mocellim, doutor em psicologia social ( se não estou enganado), e do Kurt Mendonça, neuropsicanalista e médico neurocirurgião, caso não conheça os canais deles...Me ajudaram muito... Chorei por anos, porque eu pensei que era culpado pelas birras dela... Fui falar para alguns colegas, me chamaram de paranoico e mimizento... Ela é oculta e, segundo minha psicológica, são traços narcisistas como você disse e ela também afirmou que são psicopáticos... Somente quem sofreu com eles compreende a intensidade de cada ato tóxico que eles(as) nos causam... Foi horrível isso... Obrigado por reconhecer... Que sua semana seja boa e que você não se depare com nenhum deles... Tudo de bom a você e as pessoas que você estima... Foram anos de terapia e hoje estou melhor bem longe dela...
A intenção é justamente essa...tirar a. Paz! Pq vc se questiona o pq...e perde a paz
JAMAIS DESISTA... Como vamos ficar sem você, aliás, como vou ficar sem você, como era antes? Nada disso, pode tirar isso da sua cabeça envolta nesse rosto lindo, haja vista, você acrescenta, simmm, você acrescentou muitos bons sentimentos em mim, por exemplo... A propósito, que charme hoje, hein!!! Gatíssima!
Eu também mudei muito desde q a conheci.
Sem dúvida, nem tudo podemos controlar. No entanto, aceitar essa realidade é um desafio. É fundamental busquemos alcançar esse objetivo. Afinal, sem ele a vida tende a ser amarga.
Estou estudando uma filosofia que está muito em voga que é o estoicismo e isso é um dos ensinamentos.
E aflitivo não ter o domínio sobre nossos sentimentos. Nunca havia acontecido comigo antes. E realmente desagradável.
Certíssima!!! Como queria ter dominio dos sentimentos que sinto. É paralisante e nos leva até a depressão.🤔🤔🤔
Uma das máximas do estoicismo. Desenvolver isso me ajudou muito na vida pessoal e profissional. Parabéns pelo conteúdo!
Excelente vídeo, sempre trazendo ótimas reflexões, realmente não temos controle de muitas coisas. O difícil é aturar que quase nada funciona bem no Brasil, e ainda temos que pagar caro por muita coisa, sem retorno em muitas situações.
Parabéns pelo seu trabalho aqui no UA-cam, Dra. Marisa, viver em sociedade está ficando cada vez mais difícil..., por isso é melhor a gente ao longo da vida, ir se prepararando para todos os tipos de situações, é o que podemos fazer.... para que possamos conviver razoavelmente bem com em meio a sociedade... é difícil, mas o importante é que procuremos sempre fazer a nossa parte.
Muito bom esse vídeo! Cobrar demais e criar expectativas em nós e nós outros às vezes gera muita frustração...
Com certeza. Tenho feito.isso é minha vida mudou. 🙏🙂
Oi Marisa, eu moro na Polônia e aqui assim como na Alemanha e alguns outros países da Europa é comum que em engarrafamento ou até mesmo quando já aconteceu algum acidente os motoristas ficam sempre nas laterais pra abrir espaço para passagem de ambulância, polícia e para que familiares das vítimas do acidente possam se deslocar com agilidade.
Oi, meu nome é Antônio,
Em 1992 estive na Alemanha e quando estava em uma loja passando do piso superior para o inferior pela escada rolante, me chamou a atenção o fato de que os alemães se postavam do lado direito do degrau da escada para que alguém pudesse passar correndo em caso de uma emergência. Eu lembrei que no Brasil as pessoas , às vezes, andam uma ao lado da outra no degrau impedindo que alguém os ultrapasse caso necessário. Mais um exemplo de civilidade.
No metrô de São Paulo as pessoas fazem como na Alemanha.
Uma vez em Frankfurt eu testemunhei essa organização. De uma hora pra outra todos os motoristas se colocaram no acostamento em 90°e desligaram os motores. Logo depois passou uma ambulância sem nenhum obstáculo na pista. Os motoristas aguardaram calmamente e quando a ambulância já estava distante, voltaram a ligar os motores e seguiram. É impactante a organização alemã.
Tema cada dia com tudo que às pessoas estão sofrendo. Não tenho expectativas em nada mais, mas a justiça é incontrolável para eu lidar com isso. ⚖️⚖️🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧑🎓🧠🧠🦉🦉
Ótimo vídeo. Preciso urgentemente pôr isso em prática. Tenho um problema em querer controlar td oq acontece cmg e qnd percebo q ñ posso acabo me martirizando,msm q ñ dependa de mim.
Olá Maria, apesar do meu comentário chegar atrasado, eu sempre acompanho com muita atenção os seus vídeos, cujos conteúdos são excelentes e tem me ajudado muito! Parabéns!!
Eu moro na Alemanha e sim, isso acontece normalmente nas estradas. Assim como a conscientização sobre a reciclagem do lixo. Trata-se da cultura do povo e também há penalidades por aqui. De fato é um país muito organizado!
Desculpe Marisa
Tem muita coisa que tá no nosso controle e a gente aceita, mesmo sem querer, simplesmente porque acha que "tem que" aceitar...
Como o exemplo citado, da traição.
Por outro lado, sofremos porque queremos mudar coisas que não estão no nosso poder de mudar.
Que complicado o ser humano😅
Obrigada, Marisa.
Não conheço a Alemanha, adoraria conhecer. Mas conheço alguns lugares do Canadá, e lá a gente quando na escada rolante, por exemplo, permanecemos ao lado direito, no degrau, pra que outros que estejam com mais pressa subam ou desçam pelo nosso lado esquerdo. Muito bacana, isto. Aliás, a gentileza e educação daquele povo é admirável. Um dia chegamos lá...
@Vera Campello Aprendi ficar sempre a direita, caminhando pela Avenida Paulista em São Paulo.
Sim è verdade , eu vivo aqui na Alemanha há 11 anos , aprendi a dirigir aqui , e está è uma das lições de trânsito mais importantes que se aprende nas aulas teóricas. E se em engarrafamento alguém bloquear a passagem impedindo a ambulância 🚑 ou uma viatura da polícia passar , estará sujeito a multas e até alguma punição mais grave.
Olá marisa poderia falar sobre: pq tantas pessoas se distanciaram a ponto de não procurar mais
👏👏👏👏
Up.
Up
Up.
Normalmente quem se queixa do afastamento do outro é QUE se deve perguntar a si mesmo o real MOTIVO.
Muito obrigado Mariza , você me ajudou a sair de uma síndrome do pânico , vc está certíssima.
Tenho acompanhado, tenho gostado
O melhor de amadurecer para mim, foi compreender isso, diminuiu a ansiedade, o medo as autocobranças e as cobranças com os outros.
Sim na Alemanha acontece exatamente assim as pessoas respeitam os espaços !
Boa tarde. Eu estive pensando sobre o estresse nas relações e habilidades de relacionamento. Quando as famílias moravam na zona rural, o círculo social era mais restrito e havia menos possibilidades de conflitos. Com o tempo, as crianças passaram a frequentar escolas e se relacionar com outras crianças e professores com pensamentos diferentes de seus pais. Atualmente, é comum nos relacionarmos com pessoas de outros países, de outras realidades. Daí o crescimento exponencial dos conflitos nas relações interpessoais. E, talvez por isso, tanta gente ansiosa, depressiva e transtornada. Pode comentar sobre isso, por favor? Obrigada!
realmente faz sentido!!
Concordo com você 😃
Eu moro na Alemanha, é verdade sim, sempre tem que ser assim, para polícia e ambulância passarem.
Marisa, dedicar o seu tempo melhorando nossa vida, que dom inspirador, agradeço muito por tê-la encontrado!
Marisa,fiquei impressionada com seu comprometimento, inspirador.
Ótimo vídeo,me ajudou a relembrar e melhorar meus conceitos.💗
É vdd, Marisa! Tenho por hábito refletir sobre a situação, mas acredito que a devolutiva sobre um atendimento faça a diferença.
Hj td n tava fim, mas consegui trabalhar🙂 graças a Deus.
Expectativas isso não podemos criar pois cada um é único e tem suas limitações fantástico.
Oi Marisa, bom dia! Eu moro na Alemanha, e é assim, como você falou. Também quando se ouve a sirene, todos os carros encostam nas laterais, parando mesmo, pra o carro de emergência passar (bombeiro, ambulância ou polícia). Não é permitido por lei, bloquear um carro de emergência, colocando em risco a vida da outra pessoa que está necessitando de socorro. Existem outras leis também (que são cumpridas, rsrs, claro), como, se o pedestre tem intenção de atravessar, ou por qq motivo coloca o pé na rua, o carro tem q parar, e só pode andar depois q o pedestre já estiver com os dois pés na calçada novamente. Entre outras. Gosto muito dos seus vídeos. Pena não atender mais. Tenha um bom dia!
Nossa....esse vídeo é pra mim!
Você é ótima! Continue ajudando pessoas que vc nem imagina e que pode mudar suas vidas com suas orientações 😘🙏
Parabéns!!!! Vc põe a gente p pensar e ser mais compreensiva com nós mesmas!!!
Responder a mesma entrevista em anos diferentes é algo genial! Você consegue ver sua evolução nas respostas.
Eu gravei. Está no meu canal.
É Dra. "Quer mudar o mundo comece mudando vc".
Obrigado,dra.
Tenha uma excelente noite,como também seu fim de semana abraços!
SEUS VÍDEOS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA TODOS NÓS!!!!!
Seus vídeos são muito bons, Marisa! Adoro seus vídeos ! Obrigada por compartilhar conosco. Ajuda muito !! 🙏🙌🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷
Simplesmente adorei te ouvir...que bom que vc resolveu fazer o vídeo hoje
Eu estava precisando muito de vc.gde beijo
Lhe ouvir me faz muito bem, obrigada.
Excelente vídeo. Salvou minha sexta. Obrigado!
Grata Marisa! Te acompanho há anos.Grata pelo teu Trabalho.Um abraço. Tudo de Bom.⚘
Obrigado por compartilhar
Olá, tomei nota do exemplo que mencionou que parece que acontece na Alemanha ,do corredor para dar passagem a quem estiver com urgência. Há anos atrás li num artigo que falava de alguém que foi em trabalho para lá, e que no primeiro dia em que se apresentou com o seu colega alemão, estranhou o facto de ter estacionado longe da porta.
Ele indagou ao colega, porque razão ele tinha feito isso, quando era cedo e havia tantos lugares mais perto! Ao que o colega respondeu: Assim deixamos então os lugares mais perto da porta para aqueles que cheguem por algum motivo atrasados!
Fantástico pensei eu! Seria tão bom assistirmos a esse tipo de consciência também aqui em Portugal!
E muito obrigada por cada vídeo postado e por sempre ser tão assertiva. Um abraço ❤️
Obrigado ❤️❤️❤️
Tenho uma família extremamente tóxica e narcisista, tentei mudar alguma coisa, não há possibilidade. SUMI, desapareci de todos, não quero mais saber, pelo bem de minha saúde mental.
Ola Dr, adoro seus vídeos, acompanho o canal faz tempo.. com relação a prioridade para as ambulâncias ou carros de emergência, sim e verdade está na constituição de trânsito Alemão. Eu moro aqui na Alemanha a quase 5 anos e tive que fazer a carteira de motorista de novo aqui para dirigir e estudamos este ponto na legislação. Mesmo nas Autobahn ( que são as famosas estradas rápidas aqui da Alemanha) tem a lei de sempre deixar o espaço para as ambulâncias passarem.. mesmo qd não tem acidente, sempre se abre os espaços , porque não se sabe qual o problema que está à frente .. no trânsito da cidade tb damos a preferência, nestes casos geralmente paramos e até sobe-se na calçada qd possível para dar espaço para as ambulâncias.
Adoro os seus vídeos não deixe de fazer
este dia ...ha tres dias me inscrevi nesse canal...assistia aleatoriamente..seu canal..
e o canal do Marcos Lacerda..por acaso descobri. vcs (ele por sua irreverencia...ele eh muito espirituoso..PARA BB rsrs e vc passa imagem para mim de um colo...pareceu-me MATERNAL..os dois casaram na minha concepcao pandemica )nessa pandemia...pensando que era algo passageiro..assim..como essa pandemia..ha dois anos....parece que NAO SOU EU! Parece que espero me rotina voltar...tenhio sensacao que nao me conheco mais..
Mas esse video me tocou mais que os outros...e me inscrevi...
TUDO QUE TEM HAVER COM A MINHA VIDA, É DA MINHA COMPETÊNCIA.🤔👍
Dra, gostaria de um vídeo sobre esse " tem que" com relação as exigências que a pessoa faz sobre si mesma .....entendeu minha solicitação? 😘😘
Seus vídeos são de muita ajuda para as pessoas que se interessem pelos assuntos relacionados a psicologia. Atualmente está difícil achar no UA-cam conteúdos informativos bons na área de psicologia, já que são muito mais propagados conteúdos pseudocientíficos com enfoque na mente e comportamento humano com argumentos falaciosos e sem comprovação alguma.
Aqui no Brasil, a prioridade é para os ônibus, onde o corredor é só para os ônibus, já as outras pistas para carros e motos e o trânsito é brabo...já passei tranquilo de ônibus enquanto os carros todos parados...no Brasil dá certo é só os deputados ajudarem mas tem muito que se fazer ainda...
Eu não atravesso o farol se eu escutar uma ambulatório vindo, mesmo que seja a vez do pedestres mas já vi pessoas atravessarem tranquilamente e sem consciência...
Um grande abraço Marisa, bom final de domingo...e que venha a segunda feira....
Palavras de Sabedoria! Obrigado! 🤗🙏🏽
Boa noitinhaaa!! 🌹
Maravilhoso esse vídeo! Muito obrigada mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰🥰
Amo você dra. Marisa! Suas palavras têm me ajudado tanto, você nem imagina ❤️🥰 será que você poderia falar sobre filhas narcisistas? Obrigada por falar com a gente 😘
Eu estou exatamente dessa forma achando que as pessoas tem que agir comigo da forma que eu acho que elas deveriam eu estou me senti do muito.mal com isso pois quero controlar tudo e estou deixando de viver a minha vida para estar controlando tudo eas pessoas.
Não se pode controlar o desejo dos outros.
Oi Deutora tudo bem eu posso falar que sim deutora eu moro aqui e foncionar desse jeito verdadeiro abraços deutora💕
Nada como perceber que até pra ti, tem dias que não são tão bons :) Adoro seus vídeos! Sempre me colocam no eixo!
Sinceramente, para mim, é tão óbvio que uma pessoa tem que ser discreta, não perguntar coisas íntimas da vida dos outros; um chefe tem que advertir um subordinado em particular; uma pessoa tem que agradecer e falar "por favor", etc . Enfim, não devo ser desse mundo. Ou devo ser muito idiota mesmo.
De qq. modo TENHO QUE aprender a aceitar tudo que não posso controlar pelo bem da minha saúde..
Eu tenho manias e comportamentos que desenvolvi na adolescência, mas hoje aos 23 anos quero parar e noa consigo.
Tem um vídeo UA-cam com um veículo de emergência sirene ligada ..usa uma estrada nessas condições .. veículos no acostamento deixando espaço...
É verdade. Os motoristas são conscientizados a irem para o encosto quando uma ambulância ou carros de bombeiros estão passando com a sirene ligada.
Sim na Alemanha tem que se fazer um corredor para a ambulância.
Apreciei a cor nas unhas!
Marisa vc poderia fazer um vidro sobre vc ser responsável pela sua vida é as questões sociais , pq muitos terapeutas falam disto mas não fica claro pq temos influências do ambiente e da sociedade como um todo!
Bom dia agradecida
Que batom maraaa🥰
Boa noite Vc e ótima !gratidão
Seus vídeos me ajudam muito. Gratidão 🙏
Olá Marisa eu moro na Alemanha e e assim mesmo. Inclusive e aula de auto escola. E quem não cumpre e sério.
Tenho uma sugestão, não sei se já existe vídeo:
Como reconhecer relacionamento (amizades) em que somos mais sinceros e doadores do que a outra parte?
Como perceber esse ciclo com rapidez e clareza, e quebra-lo?
Muito obrigada Dr.°💕💕💕💕💕💕💕