Esse homem é necessário. Que canal. Sou casada ha 15 anos e nunca quis ter filhos,justamente pq vi o quanto de ônus as mães tem na criação. Mostrei seu vídeo " Homens nao Amam Mulheres " para o meu marido e ele disfarçou uma lágrima vendo. Disse que quer tentar ser melhor para mim a cada dia. De fato,o machismo suprime e abafa homens maravilhosos mundo a fora.
Entendo muito bem sua decisão, sempre vi minhas amigas esgotadas como mãe e ainda julgadas por todos por seus "erros" e até se adoecerem... isso sempre foi horrível aos meus olhos.
Excelente! “Manifesto Antimaternalista” para entender a construção deste papel social que tanto exige da mulher! Homens precisam se engajar nesta reflexão!
Sempre foi mais fácil pros homens lavar as mãos no cuidado direto e jogar as responsabilidades para as mulheres. Até enaltecendo as mães e se colocando em segundo plano como pai, é claro , deixando todo o peso pras mães! E ainda culpando as mães na educação, quando esses filhos são problemáticos!
E infelizmente até a gente repete essas coisas, esses dias me peguei dizendo pro meu marido "oh tua mãe não te deu educação não?!" Daí na hora vi que estava sendo bem machista e falei "que absurdo né se alguém na casa te deu educação foi tua mãe que trabalhou pra cuidar de vocês e pra educar, alimentar, lavar"... E sei que só falei isso porque isso é um "ditado popular" no Brasil! Mas só hoje consigo ver o que esses tipos de frases significam!
Sabe que você citar que elas tem sorte (que também pensei igual você "que sorte ter um pai assim" ) reflete o quanto todos estamos afundadas nessa regra da masculinidade narcisista, porque o que ele tenta fazer como ele disse de forma humilde é o papel de um pai, o que precisa ser! Mas a gente não vê isso com frequência e fica de boca aberta quando vê! É triste isso porque estamos bem longe do ideal para todos!
@@anagreijo Você tem toda razão! O que o Renato traz devia ser, idealmente, a fala de qualquer pai. Mas estamos muito longe disso. E, infelizmente, naturalizamos as ausências paternas e achamos um assombro essa fala vinda de um homem. Quem sabe o vídeo dele não é um primeiro passo? Só sei que mandei para meu marido e filhos homens!
Sou mãe, tenho um bebê de 10meses, com pai presente. Me considero extremamente sortuda, entendo q n devia ser, pois devia ser de senso comum a manifestação paterna no homem q se torna pai, porém, infelizmente não é oq vemos justamente pela "performance de gênero" como vc mesmo disse. Sou completamente grata pela criação q minha sogra deu pro filho dela. Hj colho dos bons frutos no meu relacionamento, sou sortuda!
Já dizia Silvia Federici: "O que você chama de amor, eu chamo de trabalho não remunerado." Nós mulheres queremos mais da vida, inclusive investir pesadamente nas nossas carreiras, hobbies, gostos e predileções. Tá na hora do homem criar vergonha na cara e assumir uma paternidade socioafetiva, responsável e equânime. As mulheres exaustas, criam filhos sozinhas, crianças que elas nutrem, mantém saudáveis e educadas sozinhas pra que o "machão" ande bem de boa, sem ter que trocar uma fralda, comprar uma roupa, fazer um dever de casa, uma comida, curar uma febre ou um vômito. E o homem vai para o mercado de trabalho tranquilamente sem se preocupar com o fato de que sua companheira não está podendo trabalhar ou se instruir adequadamente, que vai ter dificuldades no retorno ao mercado de trabalho e tudo isso pode afetar seu futuro profissional, sua aposentadoria e até a sua cidadania, tendo tomado a mulher todo o serviço doméstico e cuidado com os filhos enquanto o machão tá bem de boa, trabalhando, dormindo e comendo somente porque alguém 24h cuidando das suas coisas. Acorda, Brasil! Acorda, mundo!
Fui um pai presente. Só me sentia constrangido na hora de comprar roupas íntimas pra minha filha e responder algumas perguntas que ficava bem melhor a resposta na boca de uma mulher. Para essas coisas, procurava ajuda de uma amiga.
Eu estou aqui no canal há poucos dias e estou encantada 🤩 Obrigada pelos ensinamentos Professor, eles são hiper necessários!! Agora voltando pro assunto do video, vou mostrar ele pra todo mundo que me perguntar porque eu não tenho vontade de ser mãe
Antes de ver a explicação, quando li a pergunta pensei acho que é porque esperamos da mãe um amor perfeito e colocamos regras perfeitas porque ela é mãe e isso é esperado de uma mulher, que ela viva para seus filhos, que se sacrifique por eles, que se exclua e se de sem limites. Mas do pai somos levados a pensar que ele é homem, e homem tem muita coisa pra fazer além de cuidar dos filhos, ele precisa ter a vida dele, os interesses dele, as necessidades físicas dele supridas, então se ele der o mínimo aos filhos ainda é visto como um bom pai, porque não se espera muito de um pai, por isso seus defeitos são perdoados e justificados, defeitos extremos como agressividade infelizmente (ele estava nervoso, teve um dia difícil) à defeitos normais como "egoísmo " (ele precisa comer mais porque é homem, ou ele pode ver tv enquanto limpo a casa, porque a responsabilidadede de cuidar da casa e dos filhos é minha)... da mulher espera-se a servidão abnegada e submissa a família e por ser cultural vai se perpetuando nas gerações. E se a família tiver problemas a culpa geralmente cai sobre a mãe "sua mãe não te deu educação". Bom agora quero ver a sua explicação pra ampliar o conhecimento sobre esse assunto. Mas esses foram alguns motivos pelo qual parece ser mais fácil ser pai do que uma mãe.
@@canaldonoguera gosto muito das explicações e depois uso muito do que foi explicado pra conversar com os homens da minha vida, meus amigos, meus parentes e meu marido porque é abordado de um jeito tão humano, sem ideologias, sem preconceitos e essa linguagem não agressiva e voltada pra nossa humanidade, empatia tem surtido bom efeito e tenho percebido que a maior parte dos homens ao meu redor também não concorda com o machismo mas nunca haviam entendido o quanto ele toma toda a vida da mulher e como é ser mulher numa sociedade machista, a maior parte deles tem me tratado muito melhor depois dessas conversas tranquilas. Gosto muito dessa base não somos inimigos somos aliados, seres humanos inteligentes aliados, homens e mulheres que se complementam e se respeitam como seres humanos. Eu não tenho uma ideologia nessa questão eu amo a humanidade e quero a paz entre nós e o nosso meio ambiente. Por isso amo seu jeito de ensinar.
Ainda tem uma coisa, antes a obrigação econômica era do pai, agora é " dos dois" mas o que se vê largamente, porque trabalho em Vara de família é que a mãe cuida, educa, repreende, e paga todas as despesas. O pai quando muito aparece para falar mal da mãe. Claro com honrosas exceções. Estou generalizamdo
"Os meninos são menos socializados em atividades de cuidado e atenção que não sejam eles mesmos", ok, mas então por que os homens vão menos ao médico, fazem menos exames, por exemplo? Ou seriam socializados para cuidado nenhum?
Infelizmente Butler passa a desconsiderar as violências que são os gêneros, e transforma em performance consumível, como um pacote na prateleira de supermercado. Simone do Beavoir explica a mesma coisa, que a construção da mulher é social, mas ela não nega o sexo, não nega a violência sobre corpos sexuados.
Só ouvi até os 14 minutos. Me desculpe, mas penso que é no sentido oposto. É porque os meninos são meninos e as meninas são meninas, que os jogos, actividades, costumes, tipo de educação se adaptam ao papel que eles terão que representar quando forem adultos. E não o contrário. Os aspectos da feminilidade e da masculinidade existem de forma inata. São apenas estimulados pelos costumes sociais. Os instintos são sempre mais fortes. Se você educar menino e menina com os mesmos extímulos eles irão expressá-los com nuances próprias ao seu gênero. E se tentar frear o instinto associado ao gênero pode surgir um distúrbio muito grande de identidade ao transitarem para a idade adulta.
Muito legal, é inegável a influência de fatores socioculturais, porém vc tende a ignorar fatores psíquicos resultados de milhões de anos de evolução, homens sempre foram responsáveis por ter um foco maior em prover e focar sua atenção em "outras coisas do mundo" devido ao seu porte físico por exemplo, recomendo que leia alguma obra do psicologo evolucionista chamado David Buss para complementar o seu entendimento sobre o assunto.
Sempre tem um homem usando distorcidamente (e canalhisticamente) a biologia, a antropologia e a psicologia para justificar o machismo, suas protoformas e os papéis de gênero que o mesmo criou. Quem sabe você sai do paleolítico e volta pro século XXI, onde a identidade de gênero abarca múltiplos aspectos e a mulher não tem que submeter a um papel que não é dela. Por falar em paleolítico, muitas "sociedades" primitivas eram matrifocais, baseadas em lideranças femininas e culto a Deusas fenininas, como indica a antropóloga Marija Gimbutas. O livro O Sagrado e o Profano da pesquisadora Mircea Eliade traz também este assunto.
O interessante é que mulheres não foram socializadas para prover, e vivemos em um país que muitas são chefes de família e fazem com maestria, será que para os homens evoluírem um pouco em prol da sociedade e de seus descendentes, não falta só um pouquinho de vontade?
Interessante que mulheres não foram socializadas para prover, mas a necessidade as fizerem se tornar chefes de família com maestria, será que para os homens só não falta um pouquinho de vontade?
Isso é só desculpa pra tentar justificar o fato de ser pai ser mais fácil, até pq atualmente esse trem do homem ser o provedor da casa tá caindo por terra já tem um tempo
@@mateusdias9146 Não disse que pais não deveriam contribuir mais para a criação do filhos e que mães não podem prover, só falei que esse assunto é mais complexo do que o ele dar a entender.
AUTORES / AUTORAS E LIVROS CITADOS NESSE VÍDEO
Donald Winnicott - Maternagem: amzn.to/3UvFuds
Judith Butler: amzn.to/3SoXS5b
Esse homem é necessário. Que canal. Sou casada ha 15 anos e nunca quis ter filhos,justamente pq vi o quanto de ônus as mães tem na criação. Mostrei seu vídeo " Homens nao Amam Mulheres " para o meu marido e ele disfarçou uma lágrima vendo. Disse que quer tentar ser melhor para mim a cada dia. De fato,o machismo suprime e abafa homens maravilhosos mundo a fora.
Entendo muito bem sua decisão, sempre vi minhas amigas esgotadas como mãe e ainda julgadas por todos por seus "erros" e até se adoecerem... isso sempre foi horrível aos meus olhos.
❤
Excelente! “Manifesto Antimaternalista” para entender a construção deste papel social que tanto exige da mulher! Homens precisam se engajar nesta reflexão!
Pura vdd
Mesmo sendo mãe médica, engenheira ,a mãe tem que cuidar da casa
Obrigado! ❤
Sempre foi mais fácil pros homens lavar as mãos no cuidado direto e jogar as responsabilidades para as mulheres. Até enaltecendo as mães e se colocando em segundo plano como pai, é claro , deixando todo o peso pras mães! E ainda culpando as mães na educação, quando esses filhos são problemáticos!
Deu a" letra", falou a real. Quando as coisas dão errado a sociedade já coloca a culpa na mãe. Sou mãe 24hs.
❤
E infelizmente até a gente repete essas coisas, esses dias me peguei dizendo pro meu marido "oh tua mãe não te deu educação não?!" Daí na hora vi que estava sendo bem machista e falei "que absurdo né se alguém na casa te deu educação foi tua mãe que trabalhou pra cuidar de vocês e pra educar, alimentar, lavar"... E sei que só falei isso porque isso é um "ditado popular" no Brasil! Mas só hoje consigo ver o que esses tipos de frases significam!
Conteúdo super interessante e reflexivo, como sempre, ótimo trabalho, como sempre. Meus parabéns.
Perfeito, Renato! Nunca vi nem li este tema tão bem abordado por um homem. Suas filhas têm sorte!
Sabe que você citar que elas tem sorte (que também pensei igual você "que sorte ter um pai assim" ) reflete o quanto todos estamos afundadas nessa regra da masculinidade narcisista, porque o que ele tenta fazer como ele disse de forma humilde é o papel de um pai, o que precisa ser! Mas a gente não vê isso com frequência e fica de boca aberta quando vê! É triste isso porque estamos bem longe do ideal para todos!
@@anagreijo Você tem toda razão! O que o Renato traz devia ser, idealmente, a fala de qualquer pai. Mas estamos muito longe disso. E, infelizmente, naturalizamos as ausências paternas e achamos um assombro essa fala vinda de um homem. Quem sabe o vídeo dele não é um primeiro passo? Só sei que mandei para meu marido e filhos homens!
Muito obrigado pelas palavras 👍🍀🍀🌞🌞 RS
Sou mãe, tenho um bebê de 10meses, com pai presente. Me considero extremamente sortuda, entendo q n devia ser, pois devia ser de senso comum a manifestação paterna no homem q se torna pai, porém, infelizmente não é oq vemos justamente pela "performance de gênero" como vc mesmo disse. Sou completamente grata pela criação q minha sogra deu pro filho dela. Hj colho dos bons frutos no meu relacionamento, sou sortuda!
É mesmo!!! 👏🏼
Um canal muito importante e inteligente pra nossa sociedade, parabéns pelo conteúdo
Já dizia Silvia Federici: "O que você chama de amor, eu chamo de trabalho não remunerado." Nós mulheres queremos mais da vida, inclusive investir pesadamente nas nossas carreiras, hobbies, gostos e predileções. Tá na hora do homem criar vergonha na cara e assumir uma paternidade socioafetiva, responsável e equânime. As mulheres exaustas, criam filhos sozinhas, crianças que elas nutrem, mantém saudáveis e educadas sozinhas pra que o "machão" ande bem de boa, sem ter que trocar uma fralda, comprar uma roupa, fazer um dever de casa, uma comida, curar uma febre ou um vômito. E o homem vai para o mercado de trabalho tranquilamente sem se preocupar com o fato de que sua companheira não está podendo trabalhar ou se instruir adequadamente, que vai ter dificuldades no retorno ao mercado de trabalho e tudo isso pode afetar seu futuro profissional, sua aposentadoria e até a sua cidadania, tendo tomado a mulher todo o serviço doméstico e cuidado com os filhos enquanto o machão tá bem de boa, trabalhando, dormindo e comendo somente porque alguém 24h cuidando das suas coisas. Acorda, Brasil! Acorda, mundo!
E ainda no fim vão dizer que essa mulher viveu a vida toda sem trabalhar na custa do marido!
@@anagreijo exatamente. Aliás, ele que tinha que pagar um salário e aposentadoria para ela por ter sido a vida toda sua empregada doméstica!
Boa Noite !
Vendo aqui às 5h da manhã.. BOM DIA!!!!
❤
Meu deus... voce é tão necessário pro mundo ❤
Farol e Luz em nossas vidas!✨️
Fui um pai presente. Só me sentia constrangido na hora de comprar roupas íntimas pra minha filha e responder algumas perguntas que ficava bem melhor a resposta na boca de uma mulher. Para essas coisas, procurava ajuda de uma amiga.
👏
Eu estou aqui no canal há poucos dias e estou encantada 🤩 Obrigada pelos ensinamentos Professor, eles são hiper necessários!!
Agora voltando pro assunto do video, vou mostrar ele pra todo mundo que me perguntar porque eu não tenho vontade de ser mãe
Obrigado pelo carinho! ❤
Fico feliz em ser um pai 100% participativo, indo do lado oposto do patriarcado!
Demais! É isto!
❤
Antes de ver a explicação, quando li a pergunta pensei acho que é porque esperamos da mãe um amor perfeito e colocamos regras perfeitas porque ela é mãe e isso é esperado de uma mulher, que ela viva para seus filhos, que se sacrifique por eles, que se exclua e se de sem limites.
Mas do pai somos levados a pensar que ele é homem, e homem tem muita coisa pra fazer além de cuidar dos filhos, ele precisa ter a vida dele, os interesses dele, as necessidades físicas dele supridas, então se ele der o mínimo aos filhos ainda é visto como um bom pai, porque não se espera muito de um pai, por isso seus defeitos são perdoados e justificados, defeitos extremos como agressividade infelizmente (ele estava nervoso, teve um dia difícil) à defeitos normais como "egoísmo " (ele precisa comer mais porque é homem, ou ele pode ver tv enquanto limpo a casa, porque a responsabilidadede de cuidar da casa e dos filhos é minha)... da mulher espera-se a servidão abnegada e submissa a família e por ser cultural vai se perpetuando nas gerações.
E se a família tiver problemas a culpa geralmente cai sobre a mãe "sua mãe não te deu educação".
Bom agora quero ver a sua explicação pra ampliar o conhecimento sobre esse assunto.
Mas esses foram alguns motivos pelo qual parece ser mais fácil ser pai do que uma mãe.
Obrigado pela mensagem, Ana!
@@canaldonoguera gosto muito das explicações e depois uso muito do que foi explicado pra conversar com os homens da minha vida, meus amigos, meus parentes e meu marido porque é abordado de um jeito tão humano, sem ideologias, sem preconceitos e essa linguagem não agressiva e voltada pra nossa humanidade, empatia tem surtido bom efeito e tenho percebido que a maior parte dos homens ao meu redor também não concorda com o machismo mas nunca haviam entendido o quanto ele toma toda a vida da mulher e como é ser mulher numa sociedade machista, a maior parte deles tem me tratado muito melhor depois dessas conversas tranquilas. Gosto muito dessa base não somos inimigos somos aliados, seres humanos inteligentes aliados, homens e mulheres que se complementam e se respeitam como seres humanos. Eu não tenho uma ideologia nessa questão eu amo a humanidade e quero a paz entre nós e o nosso meio ambiente. Por isso amo seu jeito de ensinar.
Ainda tem uma coisa, antes a obrigação econômica era do pai, agora é " dos dois" mas o que se vê largamente, porque trabalho em Vara de família é que a mãe cuida, educa, repreende, e paga todas as despesas. O pai quando muito aparece para falar mal da mãe. Claro com honrosas exceções. Estou generalizamdo
Obrigado pelo comentário!
@@canaldonoguera excelente canal estou AMANDO
Que canal excelente @canalnoguera
Estou acompanhando apartir de Angola
Uma síntese clara de um conteúdo de difícil compreensão. Muitas vezes não se enxerga o peso do “mãe é mãe”.
"Os meninos são menos socializados em atividades de cuidado e atenção que não sejam eles mesmos", ok, mas então por que os homens vão menos ao médico, fazem menos exames, por exemplo? Ou seriam socializados para cuidado nenhum?
Porque o cuidado é com a imagem, uma socialização que recusa a a fraqueza
Infelizmente Butler passa a desconsiderar as violências que são os gêneros, e transforma em performance consumível, como um pacote na prateleira de supermercado. Simone do Beavoir explica a mesma coisa, que a construção da mulher é social, mas ela não nega o sexo, não nega a violência sobre corpos sexuados.
Um bom debate. Você tem algum texto em especial que gostaria de partilhar sobre isso?
Obrigado pelo comentário, conhece esse podcast: open.spotify.com/episode/266y5SE6LIzRm6YQfAQep7?si=mXzBnGYJTkmMJiSnlYz8UA
Melhor nem se casar.
Quem pensa não casa; quem casa não pensa.
O certo é que vão chorar.
Quem nunca ouviu a frase: Fulana não sabe fritar nem um ovo". Essa frase jamais foi citada para homens.
Só ouvi até os 14 minutos. Me desculpe, mas penso que é no sentido oposto. É porque os meninos são meninos e as meninas são meninas, que os jogos, actividades, costumes, tipo de educação se adaptam ao papel que eles terão que representar quando forem adultos. E não o contrário. Os aspectos da feminilidade e da masculinidade existem de forma inata. São apenas estimulados pelos costumes sociais. Os instintos são sempre mais fortes. Se você educar menino e menina com os mesmos extímulos eles irão expressá-los com nuances próprias ao seu gênero. E se tentar frear o instinto associado ao gênero pode surgir um distúrbio muito grande de identidade ao transitarem para a idade adulta.
Agradeço por compartilhar sua opinião!
Não é mais fácil..não tomam a sério e não se preocupam em ser bom pai
Obrigado por deixar sua opinião!
Existem pais bons, responsáveis e presentes na vida dos filhos? Sim, existem, mas não representam nem 0,1%.
As pessoas dizem que ser pai é mais fácil, mas aposto que nunca assistiram os filmes "busca implacável" do liam neeson. (Estou zuando).
Muito legal, é inegável a influência de fatores socioculturais, porém vc tende a ignorar fatores psíquicos resultados de milhões de anos de evolução, homens sempre foram responsáveis por ter um foco maior em prover e focar sua atenção em "outras coisas do mundo" devido ao seu porte físico por exemplo, recomendo que leia alguma obra do psicologo evolucionista chamado David Buss para complementar o seu entendimento sobre o assunto.
Sempre tem um homem usando distorcidamente (e canalhisticamente) a biologia, a antropologia e a psicologia para justificar o machismo, suas protoformas e os papéis de gênero que o mesmo criou. Quem sabe você sai do paleolítico e volta pro século XXI, onde a identidade de gênero abarca múltiplos aspectos e a mulher não tem que submeter a um papel que não é dela. Por falar em paleolítico, muitas "sociedades" primitivas eram matrifocais, baseadas em lideranças femininas e culto a Deusas fenininas, como indica a antropóloga Marija Gimbutas. O livro O Sagrado e o Profano da pesquisadora Mircea Eliade traz também este assunto.
O interessante é que mulheres não foram socializadas para prover, e vivemos em um país que muitas são chefes de família e fazem com maestria, será que para os homens evoluírem um pouco em prol da sociedade e de seus descendentes, não falta só um pouquinho de vontade?
Interessante que mulheres não foram socializadas para prover, mas a necessidade as fizerem se tornar chefes de família com maestria, será que para os homens só não falta um pouquinho de vontade?
Isso é só desculpa pra tentar justificar o fato de ser pai ser mais fácil, até pq atualmente esse trem do homem ser o provedor da casa tá caindo por terra já tem um tempo
@@mateusdias9146 Não disse que pais não deveriam contribuir mais para a criação do filhos e que mães não podem prover, só falei que esse assunto é mais complexo do que o ele dar a entender.