Que lindo!! Não é sobre não fazer nada; é sobre saber dosar e não extinguir nossas forças. É o aceitar-se e aceitar a vida com todas as suas nuances...❤😊
Pratico corridas e já corri muito, já treinei muito pra ganhar provas ou chegar bem, hoje, porém mas maduro, percebi que não vale mais a pena se "matar" de treinar. Hoje, porém mais velho, sinto que se eu fizer o mais simples e bem feito, é uma bela Vitória.
Professor, eu acredito que ha um limiar, onde se alcança a excelência sem perder o respeito a si mesmo. Em todas as grandes metas da minha vida, o resultado delas nunca foi a única recompensa, então acredito eu, em minha opinião, que tudo que eu GOSTE de fazer, vale meu esforço máximo, nao ha espaço pra nivel médio.
Mto interessante o debate sobre o esforço, q é distinto de persistir, perseverar criativamente, c novas estratégias. Prejudicial o esforço demasiado, q leva à exaustão, à inflexibilidade.
Mais um vídeo fantástico!! Aplico a lei do mínimo esforço em minha vida. Isso é física quântica pura, e deve até fazer parte das leis herméticas. Esse é o segredo!
Poxa ❤, obrigada professor acordei me sentindo um 0 a esquerda, pois me esforcei tanto e não alcansei meus objetivos, ouvindo suas palavras percebi que eu só tenho motivos para agradecer e o meu hoje é um presente 🌻
Não é o esforço que leva ao fracasso e sim o ambiente. Existe o ambiente acumulativo e o ambiente dispersivo. No ambiente acumulativo o jovem, por exemplo, se esforça por formar um patrimônio que o "carregará" na velhice. No ambiente dispersivo, se alguém, novo exemplo, se esforça pra conseguir e usar drogas (vai a locais perigosos, encontra traficantes, enfrenta a polícia, rouba itens de sua própria família, etc), certamente vai se esgotar, até - talvez - morrer. O fundo do pântano é um ambiente dispersivo; a superfície do pântano não é um ambiente acumulativo, porém é menos dispersivo. Então, devemos nos esforçar, sim, porém escolher ambientes menos dispersivos, ou ambiente acumulativos.
te assisto agora, 6h10, tomando café antes de ir pro trabalho, sou professora, e que motivador te ouvir falar disso porque pra ser feliz nessa profissão eu preciso me divertir junto c eles, ter momentos de felicidade junto a eles e não fazer uma projeção tão distante do que eu vou me tornar ou do que eles vão se tornar, é sempre fazer valer aquele dia, nem sempre é possível os obstáculos são muitos, mas lembrar disso é quase uma estratégia de sobrevivência, pra não adoecer temos q focar mt menos no esforço e mto mais no desfrute daquele momento da sala de aula, que sempre é curto, que sempre passa...o que ficam são sempre os momentos de felicidade, os afetos, percebo que são sempre esses momentos que trazem o aprendizado. já fui te ouvir no porto Iracema das artes, aqui em Fortaleza, e comprei teu livro por que amamos. leio e releio sempre, te ouço por aqui também, te menciono nas minhas aulas. vc me acompanha na minha jornada de estudar a vida. 🙏🏾 bom dia.
Meu Deus ler os comentários é perceber q a população nao tem condições de argumentar um video como esse 😢 não fico feliz em dizer isso, digo até com dor no coração pq algo tão rico dispobilizado de forma tão barata (com simples internet) n seja recebida da forma pela ql ela se designa.
Falar do não esforço sob a visão de um oriental que escreveu o livro quando tinha 20 anos e a concorrência não era tão grande quanto hoje me fez pensar que muitos países orientais tipo, China, japão, Coréia do Sul e Índia, estão mais contaminados pelo vírus do " se esforce para ter" do que por esta compreensão de que o desejo de ter mais( poder, dinheiro, fama), só gera frustração ao fazer o indivíduo perceber que a linha de chegada nesta corrida é sempre empurrada para a frente, fazendo o competidor ter a sensação de que nunca chegará lá sem abdicar de bons momentos da vida. Diferentes culturas, cada uma a seu modo, passaram a cultuar o esforço como meta e não como meio nesta competição desenfreada.
Interessante falar sobre isto num mundo onde impera a idéia de que o 'esforço' é uma entidade a ser seguida e cultuada e não um meio para se conseguir determinados objetivos. Esta idéia neoliberal foi inoculada em mim por minha família e ao longo da minha vida de muito esforço eu não consegui comprová-la. Na verdade o que eu vi foram inúmeras pessoas se esforçando não só para atingir seus objetivos mas para serem bem vistos socialmente. Muitas delas não atingiam seus objetivos, seja porque se esforçaram pouco, seja porque não tiveram uma estrutura para persistir, seja porque não saíram do mesmo ponto de largada do que os que venceram(o pódio não é para todos), mas todas estas pessoas conseguiram ser bem vistas socialmente porque há um segundo pódio onde cabem em 1° lugar todos os esforçados. Criou-se esta idéia para consolá-los e mantê-los permanentemente lutando. Há que se parar com esta idéia de que a vida é uma grande corrida. Não estou aqui defendendo o pessimismo, o não fazer, estou certa de que é preciso lutar por muitas coisas mas além das corridas a vida tem muitos momentos de contemplação e afeto consigo mesmo que não devem ser ignorados em função de atingir metas.
O esforço possa ser um desespero,uma agonia e por bem dizer, frustração, ansiedade (vinerabilidade ) estáticos... ação permanente sendo ela de movimento ou puramente paraliza(que significa estar parado,mas com todo ciclo sanguíneo rotativo sem ter nenhuma função viável da ação e reação). Sim, se foi inventado a roda assim como foi criado o fogo, assim como a luz renascente... então mediante ao esforço sempre haverá um cansaço um fadiga emocional ou física.
Penso nos discursos meritocráticos e nas narrativas neste boom atual de choaches: como produzem desgaste e sofrimentos a partir de uma isca ilusória! Eu concordo com um comentário acima: não é sobre fazer nada e aceitar tudo, pelo contrário, é sobre ser aliada do Tempo para perceber e elaborar o que e como faz sentido para a própria vida, com amor e cuidado de si suficientes para a autopreservação apesar das ondas culturais. Estabelecer um critério de seletividade. Esforço é uma luta contra o tempo, é preciso viver no e com o Tempo (ou com os tempos).
Prezado professor, vou dar minha humilde e sincera opinião, baseada em minha vida . Nada baseado em livros de filósofos da Inglaterra. Sou negra e nunca fui de ficar deitada esperando a morte chegar . Vou a luta e gosto de desafios! Este vídeo pode servir para pessoas que tem pais são da classe média alta para cima. Não serve para mim. Não existe uma verdade absoluta que sirva para todas as pessoas !
Entendo sua fala irmã, mas essa abordagem que Renato faz que se baseia muito no pensamento Budista, diz mais a respeito de nossa percepção de mundo e a respeito de nós mesmos, pois nossos sentimentos e emoções tendem a nos sabotar de várias maneiras, sei das limitações e opressões que certos grupos são sujeitos na sociedade e isso dificulta e muito nossa vida material, social etc, mas se nós tivermos uma lugar, onde colocar nosso coração e protejer a nossa alma, dessas agressões, podemos mesmo nessa sociedade hostil viver sem adoecer . Viva bem Ankh Ujda Seneb axé.
Não é sobre não fazer nada da vida. É sobre fazer com segurança na vida. A lei do mínimo esforço, faz com que a mente possa relaxar e aí sim, você entra no fluxo da vida e as coisas começam a acontecer.
Argumentação perfeita. Em situações de necessidades básicas não satisfeitas (alimentação, moradia, saúde,educação) é necessário um esforço sobre humano para conseguir o mínimo, se eu não me esforçar não consigo. Depois dessas necessidades básicas satisfeitas posso diminuir o esforço.
Obrigado pelas reflexões professor, aprendi um pouco sobre a ação sem ação quando me aprofundei no taoismo e isso mudou muito a minha vida. Confesso que depois da pandemia eu esqueci de manter a pratica da não ação e acabei entrando novamente no vortex da ansiedade pela busca e esforço e cada dia que passava me sentia menos motivado e cansado. Seu vídeo caiu de parquedas na minha vida e me fez acender essa luzinha que há tempos estava apagada e focar mais na qualidade e não no sucesso a longo prazo. Axé ❤
Nao podemos confundir o "nao se esforçar" com a irresponsabilidade. Entendo perfeitamente que a intenção dele foi trazer a ideia do sofrimento consciente em praticar uma ação que nao te abraça em nenhuma circunstância. Contudo, é cientificamente comprovado que até as coisas que mais amamos vao de encontro com o preguiçoso do nosso cérebro; e pra combater ele exige-se um esforço.
Infelizmente a gente vive a vida enganado por falta de conhecimento e de entendimento e para entender isso leva muito tempo! Somos obrigados a se esforçar e a competir um com os outros! Eu sinceramente, desde muito jovem não me encaixava nesse sistema e até hoje acho que poderíamos viver na Paz e na tranquilidade se tivéssemos conhecimento e inteligência emocional para entender tudo o que Professor falou!
A sabedoria ideal para o Malandro, o volúvel, o que rompe com lógicas de exploração estruturais, o que recusa o discurso predominante devorador de subjetividades. Parabéns, professor!
Quando penso em esforço, penso em esforço por condições materiais de vida e na relatividade dualista disso. Uma pessoa que herdou grande patrimônio familiar evidentemente terá que fazer um esforço meramente administrativo/gerencial desse patrimônio para manter seu padrão de vida. Já uma pessoa pobre terá um trabalho em dobro: construir e gerenciar, e isso demanda esforço. Há uma questão, todavia, que é mental: como você enxerga o esforço. EX: Uma pessoa convicta de que não consegue ser produtiva dormindo menos de 8h/dia, terá apenas 16h "ativas" no dia e, se qlq coisa der errado durante o sono, psicologicamente ela tenderá a render menos no dia em questão. Já uma pessoa que dorme 4h e sabe que dormir mais não a protege de morrer nem a impede absolutamente de ser produtiva, vai render bem, inclusive se dormir menos de 4h no dia. Na vdd, essa pessoa nem medo de morrer tem; o esforço que ela faz é hábito internalizado, ela nem sente como esforço. Sua mente e corpo acostumaram-se com a dor.
Gostei da sua visão. Acredito que isso já está relaciona a outra coisa, algo até patológico que a sociedade acaba forçando muitas pessoas. A minha interpretação do vídeo é sobre fazer, mas se livrar do peso que se tem muitas vezes da imprevisibilidade daquilo dar certo ou errado.
Abrão inspirou o Movimento Sem Terra (MST). Ele saiu da terra de seu pai, Terah, e foi cobiçar a terra dos cananeus. Montou uma barraca nas proximidades e, com a morte de Sarai, sua esposa e meia-irmã, comprou um lugarzinho pra enterrá-la (Macpela). Ali se reproduziu e foi ficando, ficando... até começar a reivindicar a propriedade de grandes porções de terra. Não dependeu de esforço e sim de cobiça.
O problema pelo que entendi não é o esforço em si, mas o imaginário de cada pessoa. Onde colocar a energia do reforço desse imaginário, o esforço, dessa forma sempre será inútil. Por isso gosto do estoicismo em certos momentos, saber aquilo que posso mudar e o que não posso.
É isso né meu amigo essa ideia de esforço é só mais uma forma de aumentar nossos desejos e até contribuir com sentimentos ruins, muitas pessoas ainda não conseguem desapegar dessa ideia por que o esforço foi vendido como algo muito bom e até hoje é, precisamos mudar essa ideia e lembrar que a parcimônia todo dia e obviamente a sinceridade consigo é o que traz bons resultados ao longo do dia e da vida. Trabalhem sempre, trabalhem bem, e antes de tudo isso trabalhe nos seus conformes.
Sem dúvida nenhuma, o que mais ouvimos é " vc tem que se esforçar, " pra ser algo ou pra ter algo," se não somos nada na vida, mas temos que pensar na lei do esforço e recompensa se tudo o que fazemos está nos agradando..Só vale a pena o esforço, pra fazermos algo que temos satisfação e não pra agradar aos outros.
Ou seja, não faça nada, deixa que as coisas vão cair do céu. Depois fica todos de olho grande nas coisas de quem trabalha duro para ter suas coisas. Se esforce para ter suas coisas, seja o que for. Eu só falo uma coisa, antes de me esforçar para os meus objetivos, eu aceito o que eu tenho e agradeço.
Isso me faz lembrar que no mundo atual quem está lucrando mais é quem nada tem e quem nada se esforçou para ter alguma coisa. "Só perde quem tem". A Europa que tanto se esforçou para ter, agora está ofertando suas "regalias" aos que nada têm para que ela não "morra".
Esforçar possivelmente nunca é o ideal mas sim uma necessidade! Porém ruim é quando alguém coloca a necessidade do esforço quando sendo melhor que tenha feito ou o mais alto ideal que tenha alcançado(cumprido)!
Se encontrar o propósito de vida, o ofício que admiramos e desejamos dá gosto do trabalho. Se tivermos essa oportunidade é bom. Ainda há situações onde precisamos fazer outro trabalho que dá a sobrevivência. Ou ainda não encontrou seu propósito, encanto. Aí é o jeito segurar até conseguir encontrar a forma de sair da frustração. Rs. Mas meio que concordo sim com vc. É a estrela que desejamos alcançar, nos enche de sonho e boas esperanças.
Positivo mestre Renato Nogueira quanto mais vc tenta chegar ao seu objetivo, talvez mais distante ele fica para vc, porém mais próximo para os "outros" vc não enxerga pois está "dentro" , todavia quem está fora se surpreende com a evolução, com o nível, com as conquistas, com o "latifúndio" obtido. O perfeccionismo que faz com que este livro: A sabedoria da insegurança seja realidade em partes .... Afirmar que: "se esforçar ser um caminho fácil para encontrar o fracasso" seria algo subjetivo.... em nossa visão eu posso ser o fracasso, porém na visão dos outros em já conquistei o sucesso..... Fica a dica.
Basta Ser, reto agir, Ser de atitude diante do que acontece. Todo o acto é nulo. Só as atitudes têm valor. Acredito nisso. É bom viver disso, inventar seu próprio modo de viver. Viver do Ser.
Que lindo!! Não é sobre não fazer nada; é sobre saber dosar e não extinguir nossas forças. É o aceitar-se e aceitar a vida com todas as suas nuances...❤😊
Nossa...que lindo.
Tudo que me esforcei demais foi energia gasta sem necessidade. Tudo que deixei fluir e entreguei ao universo deu certo.
Pratico corridas e já corri muito, já treinei muito pra ganhar provas ou chegar bem, hoje, porém mas maduro, percebi que não vale mais a pena se "matar" de treinar. Hoje, porém mais velho, sinto que se eu fizer o mais simples e bem feito, é uma bela Vitória.
@@renatoartes776 Um dos melhores comentários aqui...
Isso vai contra tudo que a gente aprende a vida inteira!
Exatamente
Eu fiquei doente me esforçando ao máximo.
"O fazer não deve ser pesado" A vida é isso....
Professor, eu acredito que ha um limiar, onde se alcança a excelência sem perder o respeito a si mesmo.
Em todas as grandes metas da minha vida, o resultado delas nunca foi a única recompensa, então acredito eu, em minha opinião, que tudo que eu GOSTE de fazer, vale meu esforço máximo, nao ha espaço pra nivel médio.
Caro Professor Noguera, obrigado pela generosidade e compromisso com o conhecimento!
Como diz Krenak “ a vida não é útil “ 😎♥️🙏
❤que homem maravilhoso
Que lindo, adorei
Adorei esta reflexão, o esforço paralisa sua capacidade de raciocínio e ação diante dos problema,
Que cara bonito tu és.
Mto interessante o debate sobre o esforço, q é distinto de persistir, perseverar criativamente, c novas estratégias.
Prejudicial o esforço demasiado, q leva à exaustão, à inflexibilidade.
Mais um vídeo fantástico!!
Aplico a lei do mínimo esforço em minha vida. Isso é física quântica pura, e deve até fazer parte das leis herméticas. Esse é o segredo!
Me desculpe. A Física Quântica não tem nada a ver com isso !
❤❤❤
👏👏👏❤️
Não há esforço nenhum em acompanhá-lo, sempre surpreendente! Obrigado pela dica, estava precisando por aqui.. há, nem notei a música kk! um abraço
Concordo sim com essa ideia. O caminho é fazer da melhor maneira possível e assim chegará ao sucesso.
Mto bom te ouvir !!
Ohoo verdade doída
Poxa ❤, obrigada professor acordei me sentindo um 0 a esquerda, pois me esforcei tanto e não alcansei meus objetivos, ouvindo suas palavras percebi que eu só tenho motivos para agradecer e o meu hoje é um presente 🌻
Fico feliz que as reflexões te ajudaram a ter uma nova perspectiva.
🙏✨️
Lembrei da "lei do mínimo esforço" do livro do Deepak, e de algo do tipo dito pelo Lao Tzu no Tao Te Ching.
Pelo que eu entendi o problema não é se esforçar demais é não saber reconhecer a conquista
Muito Bom!!
essa reflexão veio num ótimo momento aqui, obrigada, querido, por tanta sabedoria 💫
Eu acredito que fazer o que se gosta é a melhor forma de lograr êxito.
Renato, a sua fala por si já nos captura do começo ao fim do vídeo, a musica ao fundo acabou atrapalhando! Mais um vídeo incrível!
Não é o esforço que leva ao fracasso e sim o ambiente. Existe o ambiente acumulativo e o ambiente dispersivo. No ambiente acumulativo o jovem, por exemplo, se esforça por formar um patrimônio que o "carregará" na velhice. No ambiente dispersivo, se alguém, novo exemplo, se esforça pra conseguir e usar drogas (vai a locais perigosos, encontra traficantes, enfrenta a polícia, rouba itens de sua própria família, etc), certamente vai se esgotar, até - talvez - morrer. O fundo do pântano é um ambiente dispersivo; a superfície do pântano não é um ambiente acumulativo, porém é menos dispersivo.
Então, devemos nos esforçar, sim, porém escolher ambientes menos dispersivos, ou ambiente acumulativos.
te assisto agora, 6h10, tomando café antes de ir pro trabalho, sou professora, e que motivador te ouvir falar disso porque pra ser feliz nessa profissão eu preciso me divertir junto c eles, ter momentos de felicidade junto a eles e não fazer uma projeção tão distante do que eu vou me tornar ou do que eles vão se tornar, é sempre fazer valer aquele dia, nem sempre é possível os obstáculos são muitos, mas lembrar disso é quase uma estratégia de sobrevivência, pra não adoecer temos q focar mt menos no esforço e mto mais no desfrute daquele momento da sala de aula, que sempre é curto, que sempre passa...o que ficam são sempre os momentos de felicidade, os afetos, percebo que são sempre esses momentos que trazem o aprendizado. já fui te ouvir no porto Iracema das artes, aqui em Fortaleza, e comprei teu livro por que amamos. leio e releio sempre, te ouço por aqui também, te menciono nas minhas aulas. vc me acompanha na minha jornada de estudar a vida. 🙏🏾 bom dia.
Muito obrigada Professor Renato pela reflexão. Já compartilhei com 2 pessoas . sempre incrível no seu trabalho de ser professor! Axé!
Meu Deus ler os comentários é perceber q a população nao tem condições de argumentar um video como esse 😢 não fico feliz em dizer isso, digo até com dor no coração pq algo tão rico dispobilizado de forma tão barata (com simples internet) n seja recebida da forma pela ql ela se designa.
Que reflexão!
Grandes sabedorias.
De Moçambique
olá . Renato Nogueira. que bom que você consegue falar facil pra pessoas simples . agradeço.
Muito bom!Obrigada!
Disponha!
Nossa!eu me estresse tanto por nada
Não é a vontade faz acontecer e sim a imaginação
E nessa tese que eu acredito.
Incrível!
Me ajude, por favor: Estou sofrendo um crime cibernético e estou em sofrimento intenso.
Chegou bem para mim. Pegar mais leve. Tenho muita dificuldade de entender o que é fantasia ou não.
Aceitar a impermanência é uma ato de confiança. Cibele Cortez
Excelentes reflexões. Vou adquirir o livro. Gratidão ☺️
Falar do não esforço sob a visão de um oriental que escreveu o livro quando tinha 20 anos e a concorrência não era tão grande quanto hoje me fez pensar que muitos países orientais tipo, China, japão, Coréia do Sul e Índia, estão mais contaminados pelo vírus do " se esforce para ter" do que por esta compreensão de que o desejo de ter mais( poder, dinheiro, fama), só gera frustração ao fazer o indivíduo perceber que a linha de chegada nesta corrida é sempre empurrada para a frente, fazendo o competidor ter a sensação de que nunca chegará lá sem abdicar de bons momentos da vida.
Diferentes culturas, cada uma a seu modo, passaram a cultuar o esforço como meta e não como meio nesta competição desenfreada.
Interessante falar sobre isto num mundo onde impera a idéia de que o 'esforço' é uma entidade a ser seguida e cultuada e não um meio para se conseguir determinados objetivos.
Esta idéia neoliberal foi inoculada em mim por minha família e ao longo da minha vida de muito esforço eu não consegui comprová-la. Na verdade o que eu vi foram inúmeras pessoas se esforçando não só para atingir seus objetivos mas para serem bem vistos socialmente. Muitas delas não atingiam seus objetivos, seja porque se esforçaram pouco, seja porque não tiveram uma estrutura para persistir, seja porque não saíram do mesmo ponto de largada do que os que venceram(o pódio não é para todos), mas todas estas pessoas conseguiram ser bem vistas socialmente porque há um segundo pódio onde cabem em 1° lugar todos os esforçados. Criou-se esta idéia para consolá-los e mantê-los permanentemente lutando. Há que se parar com esta idéia de que a vida é uma grande corrida. Não estou aqui defendendo o pessimismo, o não fazer, estou certa de que é preciso lutar por muitas coisas mas além das corridas a vida tem muitos momentos de contemplação e afeto consigo mesmo que não devem ser ignorados em função de atingir metas.
Muito TOP.
AMEI ✨✨✨✨✨✨
💋❤️🌹💞🌷♥️
O esforço possa ser um desespero,uma agonia e por bem dizer, frustração, ansiedade (vinerabilidade ) estáticos... ação permanente sendo ela de movimento ou puramente paraliza(que significa estar parado,mas com todo ciclo sanguíneo rotativo sem ter nenhuma função viável da ação e reação). Sim, se foi inventado a roda assim como foi criado o fogo, assim como a luz renascente... então mediante ao esforço sempre haverá um cansaço um fadiga emocional ou física.
Nesse mundo das competições parece até picada mas faz muito sentido. Parabéns pelo vídeo ! Roberto de Oswaldo Cruz.
Grande reflexão para o meu domingo 🫂 Obrigada, encaixou super 🫂
A didática impecável! Noguera, você é incrível 💙
Penso nos discursos meritocráticos e nas narrativas neste boom atual de choaches: como produzem desgaste e sofrimentos a partir de uma isca ilusória! Eu concordo com um comentário acima: não é sobre fazer nada e aceitar tudo, pelo contrário, é sobre ser aliada do Tempo para perceber e elaborar o que e como faz sentido para a própria vida, com amor e cuidado de si suficientes para a autopreservação apesar das ondas culturais. Estabelecer um critério de seletividade. Esforço é uma luta contra o tempo, é preciso viver no e com o Tempo (ou com os tempos).
Querido colega - a meu ver - essa foi sua melhor aula. Parabéns. Exímio mesmo.
Sensacional👏🏻👏🏻👏🏻
Prezado professor, vou dar minha humilde e sincera opinião, baseada em minha vida . Nada baseado em livros de filósofos da Inglaterra. Sou negra e nunca fui de ficar deitada esperando a morte chegar . Vou a luta e gosto de desafios! Este vídeo pode servir para pessoas que tem pais são da classe média alta para cima. Não serve para mim. Não existe uma verdade absoluta que sirva para todas as pessoas !
Entendo sua fala irmã, mas essa abordagem que Renato faz que se baseia muito no pensamento Budista, diz mais a respeito de nossa percepção de mundo e a respeito de nós mesmos, pois nossos sentimentos e emoções tendem a nos sabotar de várias maneiras, sei das limitações e opressões que certos grupos são sujeitos na sociedade e isso dificulta e muito nossa vida material, social etc, mas se nós tivermos uma lugar, onde colocar nosso coração e protejer a nossa alma, dessas agressões, podemos mesmo nessa sociedade hostil viver sem adoecer . Viva bem Ankh Ujda Seneb axé.
Não é sobre não fazer nada da vida. É sobre fazer com segurança na vida.
A lei do mínimo esforço, faz com que a mente possa relaxar e aí sim, você entra no fluxo da vida e as coisas começam a acontecer.
O pão comido do esforço do trabalho não paga na realidade esse esforço gasto!Na realidade isso é uma prisão social ou até natural!
Vdd.
Argumentação perfeita. Em situações de necessidades básicas não satisfeitas (alimentação, moradia, saúde,educação) é necessário um esforço sobre humano para conseguir o mínimo, se eu não me esforçar não consigo. Depois dessas necessidades básicas satisfeitas posso diminuir o esforço.
Obrigado pelas reflexões professor, aprendi um pouco sobre a ação sem ação quando me aprofundei no taoismo e isso mudou muito a minha vida. Confesso que depois da pandemia eu esqueci de manter a pratica da não ação e acabei entrando novamente no vortex da ansiedade pela busca e esforço e cada dia que passava me sentia menos motivado e cansado. Seu vídeo caiu de parquedas na minha vida e me fez acender essa luzinha que há tempos estava apagada e focar mais na qualidade e não no sucesso a longo prazo. Axé ❤
Nao podemos confundir o "nao se esforçar" com a irresponsabilidade. Entendo perfeitamente que a intenção dele foi trazer a ideia do sofrimento consciente em praticar uma ação que nao te abraça em nenhuma circunstância. Contudo, é cientificamente comprovado que até as coisas que mais amamos vao de encontro com o preguiçoso do nosso cérebro; e pra combater ele exige-se um esforço.
Infelizmente a gente vive a vida enganado por falta de conhecimento e de entendimento e para entender isso leva muito tempo! Somos obrigados a se esforçar e a competir um com os outros! Eu sinceramente, desde muito jovem não me encaixava nesse sistema e até hoje acho que poderíamos viver na Paz e na tranquilidade se tivéssemos conhecimento e inteligência emocional para entender tudo o que Professor falou!
Nogueira, obrigada por tratar deste assunto tão polêmico. Te sugiro comentar outros autores que tem a mesma idéia.
A sabedoria ideal para o malandro, o vagabundo, o imprestável, o inútil, o parasita filosoficamente fundamentado! Parabéns, professor!
A sabedoria ideal para o Malandro, o volúvel, o que rompe com lógicas de exploração estruturais, o que recusa o discurso predominante devorador de subjetividades. Parabéns, professor!
@@Flavia-ti2qp O teu problema será resolvido com o envio de uma cesta básica. Fique tranquila, estamos aqui pra ajudar o próximo! 🍞🫓🥖🥯🥞🥚🧀🥓🥩🍗🌭🥪
Quando penso em esforço, penso em esforço por condições materiais de vida e na relatividade dualista disso.
Uma pessoa que herdou grande patrimônio familiar evidentemente terá que fazer um esforço meramente administrativo/gerencial desse patrimônio para manter seu padrão de vida.
Já uma pessoa pobre terá um trabalho em dobro: construir e gerenciar, e isso demanda esforço.
Há uma questão, todavia, que é mental: como você enxerga o esforço. EX: Uma pessoa convicta de que não consegue ser produtiva dormindo menos de 8h/dia, terá apenas 16h "ativas" no dia e, se qlq coisa der errado durante o sono, psicologicamente ela tenderá a render menos no dia em questão.
Já uma pessoa que dorme 4h e sabe que dormir mais não a protege de morrer nem a impede absolutamente de ser produtiva, vai render bem, inclusive se dormir menos de 4h no dia. Na vdd, essa pessoa nem medo de morrer tem; o esforço que ela faz é hábito internalizado, ela nem sente como esforço. Sua mente e corpo acostumaram-se com a dor.
Gostei da sua visão. Acredito que isso já está relaciona a outra coisa, algo até patológico que a sociedade acaba forçando muitas pessoas. A minha interpretação do vídeo é sobre fazer, mas se livrar do peso que se tem muitas vezes da imprevisibilidade daquilo dar certo ou errado.
Estou começando a ler a Palavra Sagrada, e vejo que se Abraao e Moises dependesssm de esforço, eles nao saíriam da terra de seus pais
Abrão inspirou o Movimento Sem Terra (MST). Ele saiu da terra de seu pai, Terah, e foi cobiçar a terra dos cananeus. Montou uma barraca nas proximidades e, com a morte de Sarai, sua esposa e meia-irmã, comprou um lugarzinho pra enterrá-la (Macpela). Ali se reproduziu e foi ficando, ficando... até começar a reivindicar a propriedade de grandes porções de terra. Não dependeu de esforço e sim de cobiça.
O problema pelo que entendi não é o esforço em si, mas o imaginário de cada pessoa. Onde colocar a energia do reforço desse imaginário, o esforço, dessa forma sempre será inútil. Por isso gosto do estoicismo em certos momentos, saber aquilo que posso mudar e o que não posso.
Boa
Eu surtei. Esperniri chorei,por política kkkkkkkk agora estava meditando e vi seu vídeo lkkkk falou tudo,❤❤❤❤❤
" chorei por política " vc pode elucidar ....obg
É isso né meu amigo essa ideia de esforço é só mais uma forma de aumentar nossos desejos e até contribuir com sentimentos ruins, muitas pessoas ainda não conseguem desapegar dessa ideia por que o esforço foi vendido como algo muito bom e até hoje é, precisamos mudar essa ideia e lembrar que a parcimônia todo dia e obviamente a sinceridade consigo é o que traz bons resultados ao longo do dia e da vida.
Trabalhem sempre, trabalhem bem, e antes de tudo isso trabalhe nos seus conformes.
Es forço.. ex força 😅😂😅😂
Reflexão maravilhosa, professor Noguera!
Sem dúvida nenhuma, o que mais ouvimos é " vc tem que se esforçar, " pra ser algo ou pra ter algo," se não somos nada na vida, mas temos que pensar na lei do esforço e recompensa se tudo o que fazemos está nos agradando..Só vale a pena o esforço, pra fazermos algo que temos satisfação e não pra agradar aos outros.
Quanto mais eu sei... Mais eu sei que nada sei... Sócrates!
Gratidão irmão ❤❤
Adorei, pensei agira pouco em outra situação mas é a pura verdade
Tem o livro do autor Greg McKeown, Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante que é muito sobre isso.... Obrigda por tudo Noguera!!
Eu concordo com Einstein é 5% imaginação e 95% transpiração.
Amei, professor.
Dahora 👏🏽👏🏽
As pessoas já vem com suas vidas e histórias já traçados por Deus! É só analisar e crê que é verdade !
Muito bom
A vida é um exercício constante de equilíbrio. 💅🏽💅🏿💅🌹💋❤️🇧🇷
Faz sentido!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼😊
Nossa, que vídeo com completo sentido. Ficamos tão escravo das nossas imaginações que o processo torna insurportável, chocada rs.
Obrigado pela aula prof!!!
Ou seja, não faça nada, deixa que as coisas vão cair do céu. Depois fica todos de olho grande nas coisas de quem trabalha duro para ter suas coisas.
Se esforce para ter suas coisas, seja o que for.
Eu só falo uma coisa, antes de me esforçar para os meus objetivos, eu aceito o que eu tenho e agradeço.
Sensacional ❤
Obrigada pela a indicação do livro. Já baixei para ler
Parabens!
Isso me faz lembrar que no mundo atual quem está lucrando mais é quem nada tem e quem nada se esforçou para ter alguma coisa.
"Só perde quem tem".
A Europa que tanto se esforçou para ter, agora está ofertando suas "regalias" aos que nada têm para que ela não "morra".
Perfeito!!!
Otima reflexão. Gratidão!
Oi professor! Precisava! Vou comprar o livro
Vc é incrível!!!❤
Esforçar possivelmente nunca é o ideal mas sim uma necessidade! Porém ruim é quando alguém coloca a necessidade do esforço quando sendo melhor que tenha feito ou o mais alto ideal que tenha alcançado(cumprido)!
Perfeito !
Obrigado.
Com a Astrologia eu descobri como eu poderia trabalhar em algo que não me requer esforço e eu faria de forma fluida, prazerosa e feliz!
💮💙💮
Se encontrar o propósito de vida, o ofício que admiramos e desejamos dá gosto do trabalho. Se tivermos essa oportunidade é bom. Ainda há situações onde precisamos fazer outro trabalho que dá a sobrevivência. Ou ainda não encontrou seu propósito, encanto. Aí é o jeito segurar até conseguir encontrar a forma de sair da frustração. Rs. Mas meio que concordo sim com vc. É a estrela que desejamos alcançar, nos enche de sonho e boas esperanças.
Gratidão pelo vídeo! Melhorou meu dia
Fantástico grato
Positivo mestre Renato Nogueira quanto mais vc tenta chegar ao seu objetivo, talvez mais distante ele fica para vc, porém mais próximo para os "outros" vc não enxerga pois está "dentro" , todavia quem está fora se surpreende com a evolução, com o nível, com as conquistas, com o "latifúndio" obtido. O perfeccionismo que faz com que este livro: A sabedoria da insegurança seja realidade em partes .... Afirmar que: "se esforçar ser um caminho fácil para encontrar o fracasso" seria algo subjetivo.... em nossa visão eu posso ser o fracasso, porém na visão dos outros em já conquistei o sucesso..... Fica a dica.
Gratidão pelas palavras, professor!
Basta Ser, reto agir, Ser de atitude diante do que acontece. Todo o acto é nulo. Só as atitudes têm valor. Acredito nisso. É bom viver disso, inventar seu próprio modo de viver. Viver do Ser.