E quando Santos Dumont desceu da aeronave, um repórter de Paris, perguntou, qual nome ele dava, para as rodas da aeronave! Ele, como bom Mineiro, disse: -Isso, é o "Trem de Pouso" ! E até hoje, se usa a expressão na aviação.
@@BinhoRj Visitei, a casa "dele" em Petrópolis! E não sei se ainda, está aberto como Museu. Ainda mais hoje, no meio de uma crise pandêmica! Mas, foi uma conexão com o Futuro! Um brasileiro à frente do seu tempo! Telescópio 🔭 Chuveiro à álcool Telefone (os primeiros, junto com Don Pedro II) Telefone/delivery (ele foi o primeiro a pedir comida pro restaurante de Petrópolis, e fez um hábito) Mas, não vou me estender em um textão.... Vá estudar garoto;-)
acho que nem importam com isso. Agora vc para pilotar um avião tem que seguir a norma americana sabia? medidas de espaço, altura, velocidade e até a lingua tem que ser US. E agora? o que importa isso?
@@jeanmarcelfreitas Aperfeiçoamentos *N O R M /\ I S* no século que se seguiu após *S/\NTOS DUMONT* realizar o milenar sonho humano de voar, mas sem perder as asas como *ÍC/\RO.*
@@jeanmarcelfreitas Todos os aviões modernos seguem os fundamentos do 14 bis, um exemplo disso são os canards que são usados em muitos caças e já estavam presentes no 14 bis
você precisa parar de pensar como brasileiro e entender por que todos os outros países, mesmo tendo seus pioneiros, reconhecem os Wright como os primeiros. Há apenas 2 exceções: o Brasil e a Nova Zelândia, que seguem defendendo cegamente seus compatriotas, que são ignorados pelo resto mundo. Aliás, você sabe quem inventou o avião para os neozelandeses? Só eles sabem. É o mesmo papel ridículo que os brasileiros fazem!
Na vdd n. A versão americana é que é a aceita globalmente como verdade e são os brasileiros que se doem por não ter seu compatriota reconhecido. Infelizmente na história do Brasil há muitos casos de gênios e inovadores que são ignorados e terminam na obscuridade. O João Augusto Gurgel foi inovador em muitos aspectos mas n teve o apoio do país para desenvolver a marca, e hj o Brasil n tem fabricantes domésticos de automóveis de passeio. Mesma coisa a ENGESA, u=que, na raça, desenvolveu um armamento militar pra concorrer com os protagonistas globais, mas as FFAA brasileiras não apoiaram e a ENGESA faliu. A própria FEB lutou na segunda guerra mundial, mas o governo mandou as tropas sem armas e mesmo sem agasalho, e elas atuaram como parte do exército americano. Em todos os exemplos que citei, brasileiros contribuíram para o bem e aperfeiçoamento da humanidade, cada um à sua maneira. E todos tiveram seus devidos reconhecimentos negados, em grande parte pela negligência do governo de sua época. Hj louvamos tudo que é americano, mas no passado éramos iguais a eles, uma nação nova de imigrantes. Eles souberam fazer e aproveitar, nós não. E a diferença está aí pra gente ver, o PIB americano 10x o brasileiro., o PIB per capita 9,5x o brasileiro. E os EUA ditando a ordem global enquanto o Brasil é chamado de anão diplomático por um país menor que sergipe (Israel).
Recentemente houve o primeiro vôo com um drone em Marte, e alguém na Nasa disse que era o momento Irmãos Wright de Marte. Mas se fosse isso, o drone teria que ser catapultado. Só que ele levantou voo com a força de seu próprio motor. Ou seja, Marte estava vivendo seu momento Santos Dumont.
👏👏👏👀Então... 🤔COM ISSO, PODEMOS CONCLUIR QUE : O VOO EM MARTE PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA HUMANA TEM RAÍZES BRAZUCA🤯🙌 ?!!... E FOI NOMEADO ERRADAMENTE?!! 😢FOMOS OS PRIMEIROS A VOAR EM MARTE POR TABELA É ISSO?!!?🥇🔰🤯🙌⚜️🏁
Os muricas como sempre, tomando para si, a glória de serem os primeiros, mas sabemos que Santos Dumont, foi o inventor, com certeza, do aeroplano voador.
@@ezequielbarbosa3296é a mesma coisa, a "diferença" é que quando é menor chamam de aeroplano, e se for tão pequeno que não cabe nem a menor das pessoas então chamam de aeromodelo. Porém avião, aeroplano e aeromodelo são as mesmas coisas só muda o tamanho
O único voo dos Wright em publico fora em 1908. O de 1903 não foi publico, a tentativa publica de 1904 acabaram falhando. Eles alegam ter voado 40 Km em circuito fechado a 1000m pés, em 1905. Mas ninguém viu, nem os habitantes da cidade onde eles alegam ter voado. A única prova de 1905, fora um telegrama enviado a Paris e publicado em jornal, sem fotos, apenas os relatos. Na verdade, todas as fotos publicadas antes de 1908, eram de voos em planadores. Dumont realizou seu voo em publico em 1906, publicou todos os seus trabalhos em jornais e no aeroclube da França. Ambos os periódicos Franceses eram acompanhados pelos Whights. Em1907, Dumont voo o seu Demoiselle, o primeiro ultraleve, com seu projeto aberto para todos poderem fabricá-lo. Já os Wright acompanharam o voo de Farman de 1908, e adquiriram um motor do mesmo fabricante que fornecera a Farman. Ainda em 1908, fazem o seu primeiro voo em publico, com auxilio de uma catapulta, exigindo que eles voaram primeiro. Mas como? Se o primeiro a participar do prêmio foi Dumont? Como eu mencionei, os Whights recebiam todo tipo de publicações da França. Entre elas, os testes do numero 18 de Dumont, onde o brasileiro publicou seus resultados sobre a relação peso potência nas publicações do aeroclube. Os testes do 14 bis, anexado a um dirigível 14 e pendurado por cabos e puxado por mulas(algo que virou ate piada na época). Junto com todo que era publicado por outros membros do aeroclube. Os Wrights só voaram em publico, sem auxilio externo, em 1910. Mas em 1909, Louis Blériot calcado nos trabalhos publicados por Dumont, entre outros, já tinha atravessado o canal da mancha. Então em quem eu vou acreditar? Assim eu posso acreditar em todos que alegam ter voado primeiro e só voaram depois de Dumont. O prêmio do não era apenas simbólico, era a avaliação dos trabalhos dos participantes do aeroclube entre seus pares. Com qualquer trabalho científico. Mas o Wright tinham patente! Mas na época vc podia patentear sem apresentar o projeto devidamente operacional. Assim fica fácil ne! E olhando a tal patente deles, nota-se que se tratava de um planador, sem motores. Em 1906,publicaram outra patente, com motores, mas depois das publicações de Dumont. Não quero dizer nada, mas tire suas conclusões.
Só errou em dizer que os relatos dos vôos antes de 1908 partiam apenas de boatos de tablóides produzidos pelos próprios brothers, os jornalistas que escreviam nem sequer sabiam qual era cor do flyer!
E gratificante ver um americano, contradizer o ego inflado de seus conterrâneos, e aceitar os fatos. O 14 bis foi primeiro veículo a alçar vôo sozinho e sem ajuda externa. Como diziam: *"So stone catapult fly"*
Verdade. Muito didático o vídeo, parabéns. O nome de Santos Dumont está nas mentes e corações brasileiros, bem como nos corações Parisienses...e o " trem de pouso" é Mineiro Uaí! Vendo hoje o formato dos aviões de caça, onde a asa fica estruturalmente atrás, bem como a propurção a jato, e também os "lemes" frontais como nos Sukhoi, Grepen e Rafale...o 14Bis já apresentava esta estrutura na quela época.
Muito foda ver que algumas pessoas de fora também conseguem ver a importância do Santos Dumont, e ver um canal grande como esse lá fora, podendo levar ao mundo informações que nós não podemos usar para nos defender por conta do idioma. O fato é que os dois ajudaram a aviação, concordo que Santos Dumont foi quem mais chegou perto do avião, mas nós nunca deixamos de dar créditos aos Irmãos Wright, já os americanos fazem questão de esconder o Santos Dumont para se vangloriar. Isso é algo muito irritante nos americanos, essa falta de caráter, eles sempre tem que ser os fodões, os que inventam tudo, o centro do mundo, os que fazem tudo sozinhos, quando na verdade existem muitos nomes que contribuíram com a aviação, e todos devem ser lembrados. Não é somente na aviação, mas em muitos outros assuntos eles querem levar a glória sozinhos.
Dos muitos outros assuntos que menciona, cito um, o de Nikola Tesla. Tesla foi totalmente excluido dos livros de historia para a geracao anterior a geracao Z. A humanidade somente está no patamar que está hoje nao foi a causa de Thomas Edson ou de Marconi. Eu acho que cada brasileiro que assistisse a esse video teria a obrigação de de um like para esse youtuber
@@The_IsraelBR "A ordem dos fatores não altera o produto". Ademais, o contexto do vídeo é Santos Dumont, não faria sentido eu citar Tesla como sujeito principal. Adicionalmente, quando Santos Dumont nasceu Tesla já tinha 17 anos.
@@nicolaspadovani, entendi. Só disse isso porque sempre comparam um brasileiro com um gringo e não ao contrário. O único caso próximo disso é dizerem que alguém é o Pelé de alguma coisa.
Irmãos Wright são citados como os primeiros única e exclusivamente por marketing, tenho certeza que tiveram apoio dos USA. No Brasil acho que não estavam muito preocupados com isso.
Aí que você se engana, os Estados Unidos na época desprezaram o cara, tanto que os protótipos dele foram parar no Reino Unido. Apenas muito depois é que os Estados Unidos começaram esse marketing.
@@lalbus1607 foram desprezados até o Santos Dumont despontar como o criador do mais pesado que ar, e na primeira guerra então eles fizeram questão de fixar os Wright como criadores da aviação.
@@lalbus1607 Mas o marketing veio, mesmo que tenha sido a partir de 1948, quando por uma espécie de chantagem feita ao Smithsonian, este recebeu o Flyer que estava num museu na Europa. Antes de 1948, nem o povo Americano, nem o governo, nem nenhum jornal ou revista sérios como a Scientific American, acreditavam nos Wright como inventores do avião, pois NUNCA provaram o que alegavam. Por isso, se recusaram a doar seu invento para exposição no Smithsonian, e somente aceitaram deslocar o Flyer de um museu Europeu para o Smithsonian nos EUA se este aceitasse dizer que o primeiro avião capaz de voar por meios próprios havia sido o deles e que jamais colocariam isso em cheque.
A "pipa" dos irmãos Wright, desceu a duna, fez assim o 1o vôo, planando até o chão, já visitei essas dunas. Mas Santos Dumont, alçou vôo num avião, com motor próprio, sem ser catapultado.
E a questão é a seguinte: ainda assim, isso seria apenas uma possibilidade de terem conseguido, já que nem desses supostos voos auxiliados por vento forte em dunas não se tem prova alguma. Não há prova alguma, de vôo algum realizado pelos Wright antes de 1908.
Um detalhe é que o 14bis é fabricado e vendido no Brasil, com as mesmas especificações. Ninguém consegue fabricar o flyer, porque o que está na patente não voa. O Dumont só errou em não patentear seus inventos.
Errou não cara ele era um inventor e humano ele não queria o dinheiro, só ajudar o desenvolvimento científico do mundo tanto que ele se matou quando viu essas patentes na guerra
Nos livros de história americanos está escrito que foram eles que inventaram o avião kkkkkkk. Se fosse assim qualquer pedra seria considerada um avião quando vc atira ela com um estilingue KKKKK
Santos Dumont americano? Só se fosse torcedor do America. Santos Dumont nasceu em Minas Gerais na cidade que hj leva seu nome em homenagem a este grande inventor.
Pelo fato do 14 bis realmente cumprir todos os requisitos ( inclusive conseguir sair do chão sem auxilio externo) deve realmente levar o titulo de primeiro avião.
@@moisesmaciel5123 Fazia. Mas vamos na sua linha de raciocínio: O 14-BIS, pelo que aparenta o que você quer dizer, não "faz guinada e rolagem" então logo não seria considerado um avião ? Mas o Flyer, que esse sim "faz guinada e rolagem", sem nenhum tipo de prova sobre seus voôs e sendo hoje impossível de reproduzi-lo voando conforme a própria patente e que é claro que não devemos esquecer, fez seus primeiros voôs ALÇADOS em catapultas para planar pode ser considerado um avião ? Muito bom seu raciocínio, é bem similar ao tolete que fiz hoje mais cedo.
@YuriDSH o 14 Bis não fazia guinada nem rolagem, logo não é um avião, pode ser um outro aparelho que voa, mas avião, por definição não é, seria a mesma cois que dizer que um helicóptero seja um avião só pelo mero fato de voar, fosse assim, até pipa seria avião. Aviões necessariamente controlam os três eixo, sendo eles: guinada, rolagem e arfagem "Mas o Flyer, que esse sim "faz guinada e rolagem", sem nenhum tipo de prova sobre seus voôs e sendo hoje impossível de reproduzi-lo voando conforme a própria patente e que é claro que não devemos esquecer, fez seus primeiros voôs ALÇADOS em catapultas para planar pode ser considerado um avião ?" essa frase n poderia estar mais errada: -houveram sim testemunhas dos primeiros voos do Flyer, e nos outros houveram ainda mais, tudo isso antes dos voos do 14 Bis de Dumont -hoje ainda é possível perfeitamente reproduzir os voos do Flyer usando as mesmas patentes, n sei de onde vc tirou que n pode ua-cam.com/video/Jk4ShDw_TAs/v-deo.html&ab_channel=defonkel -os primeiros voos n foram alçados com catapultas, eles deslizavam no chão com a força das próprias hélices até içar voo, as catapultas eram usadas como auxílio, para fazer o processo de decolagem mais rápido, coisa que não anula o fato de ser um avião, visto que até hoje tem aviões que usam o mesmo método (obviamente bem mais sofisticado) para içar voos de aviões, como caças em porta aviões, o que não fazem esses caças deixarem de ser aviões. E não venha me dizer que Flyer n voava sozinho, isso é mito, o Flyer voava até o combustível acabar, que por sua vez, acabava até a razão de planeio acabar (coisa que acontece com qqr avião hj em dia, até mesmo um Airbus A380) ua-cam.com/video/1o9PmcATwNY/v-deo.html&ab_channel=CanalHistoryBrasil
@@moisesmaciel5123 14-BIS não fazia guinada de rolagem ? Então o 14-BIS Oiseau de Proie III com o até então novíssimo e rudimentar sistema de ailerons era o quê ?! O vôo foi realizado em 12 de novembro de 1906, feito esse que ao contrário dos irmãos Wright que segundo você "tem várias testemunhas dos vôos" (mas elas nunca apareceram) foi registrado pelo Aeroclube da França. "-houveram sim testemunhas dos primeiros voos do Flyer, e nos outros houveram ainda mais, tudo isso antes dos voos do 14 Bis de Dumont" Cadê as testemunhas, as fotos, os relatos, os papers publicados ?! O Santos Dumont tinha TUDO ISSO. O vôo do 14-BIS não foi apenas um evento público mas científico, todos os estudos dele foram públicados e revisados POR PARES, todos. A questão é justamente essa, os irmãos Wright podem ter feito primeiro e melhor, mas mostraram/provaram isso ? Não. O que tinham era uma patente rudimentar, que essa sim, já que você não entendeu a minha citação, essa primeira patente que segundo eles representa o avião de 1903 alegadamente o "primeiro voô" de um avião, essa exata específica patente, o avião NÃO voa por meios próprios. Isso pra você é um avião e o 14-BIS não ? Essa réplica que você mandou o vídeo não corresponde à replica do Flyer I (1903), é só olhar o formato da cauda, então dito isso me traga o vídeo original do Flyer I voando públicamente com as várias testemunhas que você citou (talvez um bando de yankee caipira?), assim como existe o vídeo do vôo do 14-BIS que foi público para as pessoas, imprensa e autoridades, além da comunidade científica. Desta forma, vamos fazer uma análise do ponto de vista da engenharia aeronáutica: ambos Flyer e 14-BIS eram aeronaves do tipo "Canard" com a empenagem á frente , o 14-BIS era estável longitudinalmente (conforme mostra seus projetos) e o Flyer era instável (conforme mostra a patente limitada propositalmente), ambos tinham todas a superfícies de controle de arfagem de guinada e de rolagem (o Flyer torcia a asa para fazer a rolagem e o 14Bis do voo que citei tinha ailerons já em 1906. O motor do 14-BIS tinha 54 HP e do Flyer 12~16 HP. E como você citou fontes e quer um debate sério a respeito, vamos usar um pouco de ciência para elucidarmos alguns fatos: O Flyer I tinha um peso vazio de "274" kg e estava limitado a "338" kg na decolagem. Isso daria uma relação potência e peso de apenas 0,04 HP/Kgf. Então se levarmos em consideração a enorme área de asa de 47 metros quadrados, 3 vezes a área de asa de uma aeronave de treinamento "Aero Boero", e consequentemente o arrasto resultante, você não precisa ser um engenheiro aeronáutico para dizer que tal motor, com seus 12 HP , era totalmente incapaz até de manter a aeronave em vôo, muito menos de fazer a aeronave decolar por seus próprios meios. Então dizer que a catapulta usada era apenas "para ajudar" beira a má fé da sua parte. Ou pura desinformação mesmo, já que é uma questão de FÍSICA ser impossível aquele modelo alçar vôo de forma totalmente aotonoma como o 14-BIS fez públicamente e de forma registrada.
Finalmente uma opinião americana sensata. Agradecemos ao Lesics por isso. Fiquem cientes que estamos nos esforçando para difundir também a história dos irmãos Wright aqui no Brasil. Afinal suas contribuições foram incríveis para o voo moderno, principalmente na questão da rolagem do avião e na hélice altamente eficiente. Santos Dumont voou primeiro, é verdade, mas também é verdade que os irmão Wright construíram um avião mais manobrável (em três eixos) que Santos Dumont em 1908, com sua apresentação pública em París. Logo, há espaço para todos na ciência. Afinal, o avião possui vários pais. Outra contribuição que vc podem citar é o Demoisele de Santos Dumont de 1909, o primeiro ultra-leve da história, inclusive, o primeiro a ser usado por um humano em "passeio" até o Castelo de um amigo e além disso, ao ser produzida em série, a Demoiselle ainda foi muito importante para a divulgação da aviação. Santos-Dumont publicou as plantas do modelo na revista Popular Mechanics e apenas uma empresa, a Clément-Bayard, produziu cerca de cem Demoiselles para vender. Todos tinham acesso agora à aviação, Santos Dumont divulgava as plantas sem qualquer patente simplesmente pelo bem da humanidade. Um verdadeiro pai da aviação.
Parabéns pelo seu vídeo, concordo com você, só depois do vôo de Santos Dumont que eles se pronunciaram e foram a Paris oara mostrar o vôo deles é estranho o vôo deles quase não ter imprensa e público enquanto o Santos Dumont não escondia nada de ninguém.
O avião americano era lançado por catapulta, o 14bis do Santos Dumont alçava voo com a força do seu motor. Hoje como os aviões alçam voo? são lançados por catapulta? ou com a força dos seus motores? Os aviões da força aérea americana são lançados por catapulta? O avião americano além da ajuda da catapulta, o voo foi feito no quintal deles. O 14bis foi feito em Paris na frente de todo o povo que assistia, e frente a cientistas renomados da época.
"Os aviões da força aérea americana são lançados por catapulta? " Sim, muito deles são lançados por catapultas nos porta aviões, e não deixam de ser avião por isso
@@moisesmaciel5123verdade, mas isso ocorre pelo fato dos porta aviões ter a pista pequena... Esses aviões conseguem alçar voo sozinho em uma pista comum. ( que é o mínimo que um avião precisa ter para ser chamado de avião!)
@@hectorsilva283 mesma coisa com os aviões dos irmãos, a catapulta era um auxílio e não uma necessidade, os aviões deles conseguiam levantar vôo sozinho, mas com muita dificuldade
Outros brasileiros esquecidos e sem o devido crédito são José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos que criaram o câmbio automático e venderam a patente para a GM americana. Isso não é contado em nenhum lugar.
Parto do mesmo raciocínio do apresentador. O avião deve voar de maneira estável e fazer decolagem e pouso de maneira autônoma. O protótipo dos Wright foi uma aproximação, mas aproximação por aproximação existiram dezenas. Muitos dos protótipos que não alcançaram êxito nessa época, não o fizeram por detalhes como erro nos dimensionamentos diversos, sistema de propulsão inadequadas, etc. O mundo merece saber isso. Além disso, mencionar o "inventor do avião" é reminicência de uma época em que gênios, de maneira isolada, descobriam ou inventavam coisas. Não é o caso do avião, do fonógrafo e do cinema e de muitas coisas dessa época. Nesse contexto a questão do pioneirismo deveria receber maior atenção, e nesse caso, indiscutivelmente, Santos Dumont é o pai da aviação. Santos Dumont aperfeiçoou o seu veículo e o usava regularmente.
Ele inicialmente foi atrelado ao "balão" do dirigivel de número 14 , para testes. Essa dupla formada entre o Balão mais o avião ganhou o nome de 14-bis. Sobre a configuração canard, ele escreveu num de seus livros que na época, era bem aceita entre os inventores que tentavam fazer um avião, pois o profundor gerava força para cima também. No mesmo livro ele disse que isso, no entanto, se assemelhava a tentar atirar uma flecha com as penas na frente, e fazia ficar mais difícil de controlar o avião. Logo depois dos vôos do 14-bis ele mudou radicalmente o design, e construiu o Demoiselle, com profundor e leme atrás ( na cauda) e motor na frente, tornando o avião muito mais estável. Essa configuração é utilizada na maioria dos aviões até hoje.
a resposta pra sua 2° pergunta é, o santos Drumond q reformulou o seu avião e incorporou o conceito de gota nas azas e trocou o profundor da frente q era inspirado no pescoço do sisneis pra calda fazendo assim mais parecidos com pombos a evolução dos aviões de Drumond levou ao avião moderno enquanto os wirtts depois de apresentar sua pipa movida a estilingue nunca mais voou de novo
3:27 relaxa narrador, isso é recalque dos norte-americanos Aqui no Brasil pelo menos ainda carregamos esse grande legado do Santos Dumont em livros de histórias e nome de praças, avenidas e aeroportos, entre outros
@Charles Darwin nacionalista Aqui no Brasil falamos que Santos Dumont voou um avião pela primeira vez, pois isso foi fato histórico. E podem até tentar diminuir isso relativizando a definição de inventor, alegando que ele não inventou completamente sozinho o avião, pois vários inventores trabalhavam junto para solucionar o problema do voo de avião. Ora, então ninguém é inventor de nada, pois SEMPRE se usa algo feito anteriormente por alguém para se criar algo novo. Independente das definições que queiram dar para "inventor do avião", com o objetivo de tornar o invento algo coletivo ao invés de dar mérito a um homem, Santos Dumont então foi o primeiro a JUNTAR todas as peças do quebra-cabeça chamado avião, acrescentar as peças que faltavam nesse quebra -cabeça com sua inventividade, e a voar pela primeira vez com um avião. Podem mudar a definição de inventor, mas com fatos não se discute.🙂
Sem sombra de dúvidas, Santos Dumont inventou o avião quando voou no Demoiselle, em 17 de novembro de 1907. Por tudo que fez, ele é digno de receber o título de Pai da Aviação.
Parabéns pelo vídeo esclarecedor para os leigos que só acreditam nos " feitos heroicos " dos norte americanos. O Brasileiro Alberto Santos Dumont , foi realmente um homem além do seu tempo . Pena que esqueceram dele.
Somente pelo fato de que aquelas rodinhas que auxiliam no pouso e na decolagen tem o nome técnico de "trem de aterrissagem" não resta qualquer dúvida de que é invenção de mineiro....
Além de Santos Dumont, os livros de história deveriam citar também os irmãos alemães Otto e Gustav Lilienthal, que desenvolveram e publicaram todo o conhecimento técnico, que foi estudado por todos os pioneiros, irmãos Wright, Santos Dumont, Bleriot, etc ... Eles desenharam o perfil das asas, calcularam as relações de peso, centro de gravidade... Colocaram em prática com vários planadores (que é um avião, no sentido literal da palavra, só que sem motor) bem sucedidos, que voaram vários metros, e hoje, são muito pouco falados.
I never had any doubt that the Brothers Writgt had created a more maneuverable spacecraft, as so many must be in the history of human flight, but there is no doubt that the inventor with scientific knowledge ahead of his time and the first to take flight with an aircraft powered by a engine and without external help, it was Santos Dumont and this fact cannot be denied.
PERFEITO COMENTÁRIO. NÃO É SOMENTE POR QUE SOMOS BRASILEIROS QUE DEFENDEMOS SANTOS DUMONT. REALMENTE FOI PELO O QUE FOI ATESTADO. OS AMERICANOS FORÇAM ESSA QUESTÃO PARA ELES, MAS É TOTALMENTE ANULADA COM TODOS OS ARGUMENTOS QUE VOCÊ USOU EM SEU VÍDEO. PRA MIM O SIMPLES FATO DA QUESTÃO DA ENGENHARIA DELE E DA FAMILIA E ISSO TER SIDO APLICADA NOS PROJETOS DO 14 BIS SÓ DEMONSTRA QUEM REALMENTE É O PAI AVIAÇÃO. AQUI NO BRASIL NEM SE DISCUTE ISSO, PARTICULARMENTE A MAIORIA NEM CONHECE OS IRMÃO AMERICANOS. GRANDE ABRAÇO AMIGO! E MAIS UMA VEZ, EXCELENTE VÍDEO.
Caraca, os brasileiros encheram tanto os comentários, que conseguiu chamar atenção e fazer o cara reconhecer. Talvez seja essa a estratégia para o mundo conhecer o gênio Santos Dumont kkk. Continuem, brasileiros! 🇧🇷😆
Ótimo vídeo! Não há necessidade de desmerecer nenhum dos dois, mas há que se colocar Santos Dumont em uma posição de respeito. Sobre quem fez o avião que voa primeiro, é só ver as tentativas de voo com réplicas fiéis aos projetos. O Flyer de 1903 nunca voou e o temos videos de replica do 14Bis voando no YT. Demoisele voou e foi distribuído em 1909, novamente provando quem realmente sabia o que fazia.
Neither the Brothers nor Dumont were the inventors of the airplane. The first to fly a glider (without an engine) was a German named Otto Lilienthal in 1894, who inspired a generation of enthusiasts to develop their own glider designs. After that, Santos Dumont was the first to adapt an engine to a balloon, being the first to build an airship in 1899. But the first airplane by definition was built by Gustav Whitehead in Bridgeport, Connecticut, in 1901, by adapting an engine to a glider. He was the first to take flight without the need for wind, in an event witnessed and publicized in 300 newspapers at the time. Not only was he the first to fly, but he also developed one of the first really light and efficient propeller-driven aeronautical engines, having even received a visit from the Wright Brothers in his workshop, interested in acquiring one of those engines to equip their gliders. Regarding the Wrights' first flight, it was only publicized in 1908 through photographs of attempts carried out 5 years earlier, with very favorable wind conditions (20 miles/h). Thus, it can be said that the brothers' flight in 1903 was nothing more than just a witnessed and photographed glide, corroborating current evidence that no one has ever managed to reproduce the same feat with the same aircraft, despite several attempts, including 2 fatal events. The Whitehead and Dumont flights have successful replicas until this day (easily found on Google or UA-cam).
Há muitas lições a serem aprendidas com a biografia de Santos Dumont. Ele nunca deixou de reconhecer os méritos e feitos de outros pioneiros que, assim como ele, ousaram experimentar. Aos pioneiros da aviação, sejam brasileiros ou americanos ou franceses e, até, italianos.
Também acho que toda a história deveria ser contada nas escolas do mundo. Pra quem não sabe um brasileiro construiu uma réplica exata do 14-bis e ele voa em apresentações no Brasil e em vários outros países também.
No exact replica of the 14-bis has ever been built. There are aircraft known in the aviation community as "look-alikes", aircraft which are largely like the originals but which also have modifications and upgrades. The most faithful 14-bis look-alike, by the admirable Calassa, has a re-designed airfoil (the original is lost to history), a high-efficiency Rotax engine, and a modern propeller whose design connects back to the pioneering work of the Wrights. As such, this wonderful tribute aircraft does not have the same performance range as the original, so it does not prove or disprove claims for the original. We know that the original 14-bis flew, by other evidence.
Simples resolver. Recia os aviões dos dois e vê qual voa. Já fizeram isso inúmeras vezes e dos irmãos nunca levantam voo. Pq oq fizeram foi planar sobre um vento absurdo de forte devido a região
Assim como Nikola Tesla, Santos Dumont aperfeiçoou o avião. Os Whight Bros. deram a aviação uma tecnologia de catapultagem, pois o Flyer era mais pesado do que o 14bis. Atualmente, as aeronaves norte americanas são mais pesadas como o Boeing 747 e o Lockheed C-5 Galaxy enquanto as aeronaves brasileiras são pequenas como os minijatos da Embraer.
Para tirar esta dúvida é fácil , é só colocar uma replica da maquina dos irmãos estadunidense e uma do 14Bis , para ver qual decola do chão , mas sem catapultas ou qualquer outra coisa que facilite a decolagem , além da potência e aerodinâmica das próprias maquinas . Se a máquina dos estadunidenses decolar , eu dou a minha mão a palmatória e admito que foram eles que inventaram o primeiro avião da história . Será que eles topariam uma proposta destas ? Duvido .
Nunca vi o próprio Dumont dizendo em algum artigo que seja que ele foi o primeiro. Isso surgiu depois com o tempo provavelmente. O 14bis não fazia curva. Só subia e descia como se pode ver em voos atuais. Nunca vi o 14bis decolar e voltar. Só voa em linha reta. E o flyer também não era avião. Depender de catapulta e peso incompatível.
Só que existe um grande divisor de águas nessa história, Santos Dumont era rico e dispunha de recursos "ilimitados" para realizar as suas proezas fora seu amplo conhecimento técnico advindo de um excelente educação, os irmão Wright por outro lado eram pobre e simples mecânicos, os caras tem todo este segredo com relação ao modelo deles visto que eles queriam patentear a invenção deles e montar um novo tipo de negócio. Em resumo, o Santos Dumont era um inventor e os irmãos Wright eram empreendedores.
Catapulta não é voar, é arremesso. O motor que os americanos tinham era muito pesado, tanto que quando foram reproduzir não voou. O 14 bis ele tinha motor europeu leve, foi reproduzido, voa bem mas é difícil controlar. Estrutura de voou de ganso. Os irmãos só tem um prova de voar, depois disso quando chegaram em paris, tinham importado motor mais leve e antes era mais um planador sem motor lançado, não sofreu pra voar, só decolou lançado. Sim, pessoas viram planando não decolando. Nessa época o Dumont já tinha o demosseile...esse motor ele mesmo desenvolve.
Aqui está a prova jornal científico americano não acredita no relato de 1903 sem provas mesmo com 2 governos querendo pagar, já santos Dumont fez isso em Paris 1906, em 1908 os irmãos apareceram mas já havia pessoas voando... ua-cam.com/video/hm2si9tALnw/v-deo.htmlsi=exDpkZaFsRB_iqnO
O avião como conhecemos hoje foi inventado por Santos Dumont,os irmãos Wright. Tem contribuições importantes para a aviação mas Santos Dumont conseguiu um feito que eles nâo conseguiram.
com certeza foi Santos Dulmont, os americanos tentam diminuir a importancia de tudo que não tenha a ver com eles. Os irmãos apenas foram catapultados. O povo brasileiro é o povo mais inteligente e criativo do mundo, só o que nos falta são recursos financeiros e visibilidade
The self-contradiction of your own argument is probably lost on you. You criticize what you consider to be the chauvinism of Americans, and then you immediately declare that Brazilians are the "most intelligent and creative people in the world." Friend, you're making an emotional appeal, not a logical one.
It's not contradictory, because I said that Brazilians are the most intelligent and creative people in the world because, even without having financial conditions, they can do many things and, if they were given due importance, they would emerge in the world as such. At the same time, I'm not belittling Americans (who are also very intelligent) or any people in the world. I'm not criticizing American patriotism, but rather the fact that they often lie to make themselves big. Therefore my argument is not contradictory. Americans do not need to lie to be patriotic because they are already an immensely happy and successful people in everything. Recognize, therefore, that Santos Dulmont was the pioneer in creating the first airplane. The brothers didn't prove it, Santos Dulmont proved it to everyone. In short, at no time am I diminishing other people, much less the American people who are so courageous and intelligent. I'm just criticizing what every American should criticize: lying. I would not advocate that Brazil lie, despite being my homeland. All this, of course, in the context of Santos Dulmont.(não é contraditório, pois eu disse que o brasileiro é o povo mais inteligente e criativo do mundo pois, mesmo sem ter condições financeiras, consegue fazer muitas coisas e, se fosse dada a devida importancia, despontaria no mundo como tal. Ao mesmo tempo não estou menosprezando os americanos (que também são muito inteligentes) e nenhum povo do mundo. Eu não estou criticando o patriotismo americano e sim o fato de que, muitas vezes, eles mentem pra se engrandecer. Portanto meu argumento não é contraditório. O americano não precisa mentir pra ser patriota pois já é um povo emensamente feliz e bem sucedido em tudo. Reconheçam, pois, que Santos Dulmont foi o pioneiro na criação do primeiro avião. Os irmãos não provaram, Santos Dulmont provou pra todo mundo. Em suma, em momento nenhum estou diminuindo outros povos, muito menos o povo americano que é tão corajoso e inteligente. Estou apenas criticando o que todo americano deveria criticar: a mentira. Eu não defenderia que o Brasil mentisse, apesar de ser minha pátria. Tudo isso, lógico, no contexto de Santos Dulmont.)
@@comentarstasincero --Thank you for the thoughtful response. You’re trying to re-characterize what you expressed in your original comment. You generalized that Americans are chauvinistic. But your claim that Brazilians are “the most intelligent and creative people in the world”, is also chauvinistic. Context doesn’t mitigate that, because your description was one of inherent character, not of adaptation to circumstances. Personally, I think that history is best reckoned free of patriotism, and the nationalistic terms in which you frame this historical topic. That only reveals your own bias. The achievements of Santos-Dumont and the Wrights were the achievements of individuals, not countries anyway, and no Brazilian or American alive in 2023 shares any credit whatsoever for them-it’s false pride to feel otherwise. In my opinion, the Brazil-versus-America pissing match that you and others engage in demeans the legacies of those great men. For my part, I wouldn’t care if the first human to fly were an Eskimo or a Kalahari Bushman, because I regard the topic from a humanist perspective, not a nationalistic one.
You are a respectful and polite person, congratulations! There is no contradiction in my answers, you are understanding everything generally, and the context I am citing is specific to the creation of the plane. I also don't get involved and don't believe there are any disputes in Brazil and America, I actually really like the USA and they are much more developed than Brazil. Don't take everything we say literally. I didn't even know what the term chauvist meant. I believe that all countries can be patriotic without conflict, on the contrary, helping each other. I agree that achievements belong, first and foremost, to individuals. I don't agree with the lie of saying that Santos Dulmont didn't invent the airplane. You're seeing a problem where there isn't one. You argue intelligently and respectfully, congratulations; We believe we have reached an impasse because each of us believes in different things but there is still peace and respect in the conversation. I'm not against the USA or anything like that, quite the contrary, I believe that much of what we have in the world is due to the USA. Brazil, unlike many countries, is a country where there is a lack of patriotism because we Brazilians like to speak badly about our own country, and I believe that this is the problem and that the solution is to value it. I don't diminish any other country, I believe that everyone is important and each country has an area in which it stands out. - você é uma pessoa respeitosa e educada, parabens! não há contradição alguma em minhas respostas, você que está entendendo tudo genericamente, além disso o contexto que estou citando é específico da criação do avião. também não me envolvo e nem acredito ter nenhum disputa em Brasil e e América, inclusive gosto bastante dos EUA e eles são bem mais desenvolvido que o Brasil. Não se leva tudo que a gente fala ao pé da letra. Eu mesmo nem sabia o que significava o termo chauvista. Acredito que todos países podem ser patriotas sem conflito, pelo contrário, um ajudando o outro. Concordo que as conquistas são, em primeiro lugar, dos indivíduos. Não concordo com mentira de dizer que Santos Dulmont não inventou o avião. Você está vendo problema onde não tem. Você argumenta de modo inteligente e respeitoso, parabens; Acreditamos que chegamos num impasse pois cada um de nós acredita em coisas diferente mas ainda assim há paz e respeito na conversa. Eu não sou contra os EUA nem nada do tipo, muito pelo contrário, acredito que muito do que temos no mundo se deve ao EUA. O Brasil ao contrário de vários países é um país onde falta patriotismo pois nós brasileiros gostamos de falar mal do proprio país, e acredito que seja este o problema e que a solução é valorizarmos. Não diminuo nenhum outro país, acredito que todos são importantes e cada país tem uma área em que se destaca. @@cardinalRG
@@comentarstasincero -- _"I don't agree with the lie of saying that Santos Dulmont didn't invent the airplane."_ I don't believe that any individual, or even pair of brothers, invented the aircraft, but that it resulted from the work of many people. So no, Santos-Dumont didn't invent the aircraft, but he contributed to that invention.
Dependendo do tamanho do estilingue até uma 🏠 vira aeronave! Santos Dumont é um gênio, brasileiro e mineiro! Os cães ladram, a carruagem passa! Se precisar um desenho para explicar pros irmaozinhos do tio San!
Para os franceses não a dúvida Santos Dumont foi quem voou primeiro, porém os dois projetos tem problemas, o motor dos irmãos Wright não era forte o suficiente pra levantar voo sozinho, e 14bis de Santos Dumont, não podia ser controlado pra se manter no ar
Na moral olha o projeto dos caras e olha o de Santos Dumont, a dos americanos parece um planador, já a de Dumont parece sim uma obra de engenharia! com muitas peças e até o trem de pouso! bem mais completo!, a dos caras não tinha nem rodas 😪😂
Dumont voa com o 14bis na frente de mais de 1000 pessoas, com tudo documentado. Aí chegam os dois lá e falam: "aah mais isso daí nos fizemos já, só que ninguem viu, era segredo.." aham, ta bom, confia kkkkk
O fato e o avião que conhecemos hoje descende da tecnologia dos irmão Wright, os cara foram visionário patentearam a tecnologia e aprimoraram em escala industrial, santos Drummond por querer só fazer experimento acadêmico virou só uma notinha de rodapé na historia, então não tem como afirma que o avião que conhecemos hoje foi criação dos santos Drummond já que todos usa a tecnologia dos irmão Wright só planadores usa a tecnologia do Drummond.
E quando Santos Dumont desceu da aeronave, um repórter de Paris, perguntou, qual nome ele dava, para as rodas da aeronave!
Ele, como bom Mineiro, disse:
-Isso, é o "Trem de Pouso" !
E até hoje, se usa a expressão na aviação.
Hahahahah morri
Boa
Sim e as rodas eram dois queijos da serra da Canastra!
@@BinhoRj Visitei, a casa "dele" em Petrópolis! E não sei se ainda, está aberto como Museu.
Ainda mais hoje, no meio de uma crise pandêmica!
Mas, foi uma conexão com o Futuro!
Um brasileiro à frente do seu tempo!
Telescópio 🔭
Chuveiro à álcool
Telefone (os primeiros, junto com Don Pedro II)
Telefone/delivery (ele foi o primeiro a pedir comida pro restaurante de Petrópolis, e fez um hábito)
Mas, não vou me estender em um textão....
Vá estudar garoto;-)
@@miguelcavalcantelopes2936 grandes coisas, já fui na casa dele mais de uma vez…
Os americanos tentam mas não conseguem admitir quem conseguiu o feito foi um brasileiro e esse fato machuca o coraçãozinho deles!!
acho que nem importam com isso. Agora vc para pilotar um avião tem que seguir a norma americana sabia? medidas de espaço, altura, velocidade e até a lingua tem que ser US. E agora? o que importa isso?
@@jeanmarcelfreitas
Aperfeiçoamentos *N O R M /\ I S* no século que se seguiu após *S/\NTOS DUMONT* realizar o milenar sonho humano de voar, mas sem perder as asas como *ÍC/\RO.*
@@jeanmarcelfreitas Todos os aviões modernos seguem os fundamentos do 14 bis, um exemplo disso são os canards que são usados em muitos caças e já estavam presentes no 14 bis
você precisa parar de pensar como brasileiro e entender por que todos os outros países, mesmo tendo seus pioneiros, reconhecem os Wright como os primeiros. Há apenas 2 exceções: o Brasil e a Nova Zelândia, que seguem defendendo cegamente seus compatriotas, que são ignorados pelo resto mundo. Aliás, você sabe quem inventou o avião para os neozelandeses? Só eles sabem. É o mesmo papel ridículo que os brasileiros fazem!
Na vdd n. A versão americana é que é a aceita globalmente como verdade e são os brasileiros que se doem por não ter seu compatriota reconhecido. Infelizmente na história do Brasil há muitos casos de gênios e inovadores que são ignorados e terminam na obscuridade. O João Augusto Gurgel foi inovador em muitos aspectos mas n teve o apoio do país para desenvolver a marca, e hj o Brasil n tem fabricantes domésticos de automóveis de passeio. Mesma coisa a ENGESA, u=que, na raça, desenvolveu um armamento militar pra concorrer com os protagonistas globais, mas as FFAA brasileiras não apoiaram e a ENGESA faliu. A própria FEB lutou na segunda guerra mundial, mas o governo mandou as tropas sem armas e mesmo sem agasalho, e elas atuaram como parte do exército americano. Em todos os exemplos que citei, brasileiros contribuíram para o bem e aperfeiçoamento da humanidade, cada um à sua maneira. E todos tiveram seus devidos reconhecimentos negados, em grande parte pela negligência do governo de sua época. Hj louvamos tudo que é americano, mas no passado éramos iguais a eles, uma nação nova de imigrantes. Eles souberam fazer e aproveitar, nós não. E a diferença está aí pra gente ver, o PIB americano 10x o brasileiro., o PIB per capita 9,5x o brasileiro. E os EUA ditando a ordem global enquanto o Brasil é chamado de anão diplomático por um país menor que sergipe (Israel).
Recentemente houve o primeiro vôo com um drone em Marte, e alguém na Nasa disse que era o momento Irmãos Wright de Marte. Mas se fosse isso, o drone teria que ser catapultado. Só que ele levantou voo com a força de seu próprio motor. Ou seja, Marte estava vivendo seu momento Santos Dumont.
VERDADE!!!
SIM!
👏👏👏👀Então...
🤔COM ISSO,
PODEMOS CONCLUIR QUE :
O VOO EM MARTE
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA HUMANA TEM RAÍZES BRAZUCA🤯🙌 ?!!...
E FOI NOMEADO ERRADAMENTE?!!
😢FOMOS OS PRIMEIROS A
VOAR EM MARTE POR TABELA É ISSO?!!?🥇🔰🤯🙌⚜️🏁
Os muricas como sempre, tomando para si, a glória de serem os primeiros, mas sabemos que Santos Dumont, foi o inventor, com certeza, do aeroplano voador.
@@ezequielbarbosa3296é a mesma coisa, a "diferença" é que quando é menor chamam de aeroplano, e se for tão pequeno que não cabe nem a menor das pessoas então chamam de aeromodelo. Porém avião, aeroplano e aeromodelo são as mesmas coisas só muda o tamanho
O único voo dos Wright em publico fora em 1908. O de 1903 não foi publico, a tentativa publica de 1904 acabaram falhando. Eles alegam ter voado 40 Km em circuito fechado a 1000m pés, em 1905. Mas ninguém viu, nem os habitantes da cidade onde eles alegam ter voado. A única prova de 1905, fora um telegrama enviado a Paris e publicado em jornal, sem fotos, apenas os relatos. Na verdade, todas as fotos publicadas antes de 1908, eram de voos em planadores.
Dumont realizou seu voo em publico em 1906, publicou todos os seus trabalhos em jornais e no aeroclube da França. Ambos os periódicos Franceses eram acompanhados pelos Whights. Em1907, Dumont voo o seu Demoiselle, o primeiro ultraleve, com seu projeto aberto para todos poderem fabricá-lo. Já os Wright acompanharam o voo de Farman de 1908, e adquiriram um motor do mesmo fabricante que fornecera a Farman. Ainda em 1908, fazem o seu primeiro voo em publico, com auxilio de uma catapulta, exigindo que eles voaram primeiro. Mas como? Se o primeiro a participar do prêmio foi Dumont?
Como eu mencionei, os Whights recebiam todo tipo de publicações da França. Entre elas, os testes do numero 18 de Dumont, onde o brasileiro publicou seus resultados sobre a relação peso potência nas publicações do aeroclube. Os testes do 14 bis, anexado a um dirigível 14 e pendurado por cabos e puxado por mulas(algo que virou ate piada na época). Junto com todo que era publicado por outros membros do aeroclube. Os Wrights só voaram em publico, sem auxilio externo, em 1910. Mas em 1909, Louis Blériot calcado nos trabalhos publicados por Dumont, entre outros, já tinha atravessado o canal da mancha.
Então em quem eu vou acreditar? Assim eu posso acreditar em todos que alegam ter voado primeiro e só voaram depois de Dumont. O prêmio do não era apenas simbólico, era a avaliação dos trabalhos dos participantes do aeroclube entre seus pares. Com qualquer trabalho científico. Mas o Wright tinham patente! Mas na época vc podia patentear sem apresentar o projeto devidamente operacional. Assim fica fácil ne! E olhando a tal patente deles, nota-se que se tratava de um planador, sem motores. Em 1906,publicaram outra patente, com motores, mas depois das publicações de Dumont. Não quero dizer nada, mas tire suas conclusões.
Excelente o seu comentário. Muito esclarecedor.
@@alcidesmacedo1704 Por nada.
Só sendo professor de história 👏👏👏👏 muito bom.
@@JonasAriel Obrigado. Sou professor, mas não de história.
@@FoxskyPE
Legal...
👏👏
É gratificante ouvir isso de um americano que, além de ser um grande engenheiro, tem um dos melhores canais do YT.
Não é americano, acho!
Tem características asiáticas, mais pra zona da Índia!
O dono do canal é indiano
Só errou em dizer que os relatos dos vôos antes de 1908 partiam apenas de boatos de tablóides produzidos pelos próprios brothers, os jornalistas que escreviam nem sequer sabiam qual era cor do flyer!
Estadunidense se for kkkkk americano é quem nasce na América.
@@HoudiniTM ele é indiano mesmo, o sotaque dele é bem indiano msm
E gratificante ver um americano, contradizer o ego inflado de seus conterrâneos, e aceitar os fatos. O 14 bis foi primeiro veículo a alçar vôo sozinho e sem ajuda externa.
Como diziam: *"So stone catapult fly"*
A aeronave do Santos Dumont era inegavelmente um projeto mais avançado.
Verdade. Muito didático o vídeo, parabéns.
O nome de Santos Dumont está nas mentes e corações brasileiros, bem como nos corações Parisienses...e o " trem de pouso" é Mineiro Uaí!
Vendo hoje o formato dos aviões de caça, onde a asa fica estruturalmente atrás, bem como a propurção a jato, e também os "lemes" frontais como nos Sukhoi, Grepen e Rafale...o 14Bis já apresentava esta estrutura na quela época.
Muito foda ver que algumas pessoas de fora também conseguem ver a importância do Santos Dumont, e ver um canal grande como esse lá fora, podendo levar ao mundo informações que nós não podemos usar para nos defender por conta do idioma.
O fato é que os dois ajudaram a aviação, concordo que Santos Dumont foi quem mais chegou perto do avião, mas nós nunca deixamos de dar créditos aos Irmãos Wright, já os americanos fazem questão de esconder o Santos Dumont para se vangloriar.
Isso é algo muito irritante nos americanos, essa falta de caráter, eles sempre tem que ser os fodões, os que inventam tudo, o centro do mundo, os que fazem tudo sozinhos, quando na verdade existem muitos nomes que contribuíram com a aviação, e todos devem ser lembrados.
Não é somente na aviação, mas em muitos outros assuntos eles querem levar a glória sozinhos.
Disse tudo.
Dos muitos outros assuntos que menciona, cito um, o de Nikola Tesla. Tesla foi totalmente excluido dos livros de historia para a geracao anterior a geracao Z. A humanidade somente está no patamar que está hoje nao foi a causa de Thomas Edson ou de Marconi. Eu acho que cada brasileiro que assistisse a esse video teria a obrigação de de um like para esse youtuber
Os estadunidense sempre roubaram
@Nicolas Gurevich Acho que voce Nicolas nao entendeu o que eu escrevi. Leia novamente com atençao ou volte para a escola
Exatamente. Por isso nao canso de contestar esses videos deles glorificando os irmãos wrong. So prá incomodar. kkk
a resposta é simples:
Quando você vai num aeroporto você vê algum estilingue gigante?
E em um porta aviões?
Os aviões que estão em porta-aviões também conseguem decolar em pista normal
@@FernandoCFCporta aviões só tem catapultas por terem pista pequena
fato que os US inventaram a catapulta para aviões e funciona até hoje.
os brasileiros estão até hoje muito além da aviação dos US....
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Santos Dumont, o "Tesla" Brasileiro. Gênio injustiçado!
Por que não Nikola Tesla é o "Santos Dumont" gringo?
@@The_IsraelBR "A ordem dos fatores não altera o produto". Ademais, o contexto do vídeo é Santos Dumont, não faria sentido eu citar Tesla como sujeito principal. Adicionalmente, quando Santos Dumont nasceu Tesla já tinha 17 anos.
@@nicolaspadovani, entendi. Só disse isso porque sempre comparam um brasileiro com um gringo e não ao contrário. O único caso próximo disso é dizerem que alguém é o Pelé de alguma coisa.
Nicolas e meu chará Israel
Os dois estão corretos!
Tesla e Santos Dumont, gênios à frete do seu tempo! Bem a frente por sinal
Israel
@@The_IsraelBR
Exato!
Irmãos Wright são citados como os primeiros única e exclusivamente por marketing, tenho certeza que tiveram apoio dos USA. No Brasil acho que não estavam muito preocupados com isso.
Aí que você se engana, os Estados Unidos na época desprezaram o cara, tanto que os protótipos dele foram parar no Reino Unido. Apenas muito depois é que os Estados Unidos começaram esse marketing.
@@lalbus1607 foram desprezados até o Santos Dumont despontar como o criador do mais pesado que ar, e na primeira guerra então eles fizeram questão de fixar os Wright como criadores da aviação.
Americanos sempre fabricando "heróis ",sempre vencendo guerras...Será que um dia após a queda desse império, verdades ocultas serão reveladas?
@@lalbus1607 Mas o marketing veio, mesmo que tenha sido a partir de 1948, quando por uma espécie de chantagem feita ao Smithsonian, este recebeu o Flyer que estava num museu na Europa.
Antes de 1948, nem o povo Americano, nem o governo, nem nenhum jornal ou revista sérios como a Scientific American, acreditavam nos Wright como inventores do avião, pois NUNCA provaram o que alegavam.
Por isso, se recusaram a doar seu invento para exposição no Smithsonian, e somente aceitaram deslocar o Flyer de um museu Europeu para o Smithsonian nos EUA se este aceitasse dizer que o primeiro avião capaz de voar por meios próprios havia sido o deles e que jamais colocariam isso em cheque.
@@lalbus1607 justamente na epoca da guerra, quando precisavam de figuras.
Com um estilingue, até meu microondas "voa". Santos Dumont é o PAI da aviação, com um voo controlado e impulsionado por motor.
kkkkkkkk
A "pipa" dos irmãos Wright, desceu a duna, fez assim o 1o vôo, planando até o chão, já visitei essas dunas.
Mas Santos Dumont, alçou vôo num avião, com motor próprio, sem ser catapultado.
E a questão é a seguinte: ainda assim, isso seria apenas uma possibilidade de terem conseguido, já que nem desses supostos voos auxiliados por vento forte em dunas não se tem prova alguma.
Não há prova alguma, de vôo algum realizado pelos Wright antes de 1908.
exato... ou seja, era um planador! porém, já existiam planadores na época
e quem disse que o flyer não tinha motor proprio?
@@jeanmarcelfreitas
O qual não lhe dava propulsão para a decolagem.
@@jeanmarcelfreitas a patente. E não adianta, a merda dos Wright nas condições originais nem sai do chão
Santos Dummont foi o primeiro a fazer um avião e voar.
Sem contar inúmeras outras invenções que ele fez.
Um detalhe é que o 14bis é fabricado e vendido no Brasil, com as mesmas especificações.
Ninguém consegue fabricar o flyer, porque o que está na patente não voa.
O Dumont só errou em não patentear seus inventos.
Errou não cara ele era um inventor e humano ele não queria o dinheiro, só ajudar o desenvolvimento científico do mundo tanto que ele se matou quando viu essas patentes na guerra
@@tchampthepacoca9352 KAÔ... Santos Dumont morreu doente.
Realmente o Drumond até se matou depois que viu seu invento ser usado na 1° guerra mundial
@@EduardoPereira-xb1ui errado
@@Zigwand guerra do Paraguai não é uma guerra mundial e o balão não foi inventado por ele
Que eu saiba os americanos foram catapultados, sempre.
Nos livros de história americanos está escrito que foram eles que inventaram o avião kkkkkkk. Se fosse assim qualquer pedra seria considerada um avião quando vc atira ela com um estilingue KKKKK
Nem sempre foram catapultados, mas sempre precisaram de auxílio externo como ventos fortes ou a gravidade.
Santos Dumont também era americano.
Santos Dumont americano? Só se fosse torcedor do America. Santos Dumont nasceu em Minas Gerais na cidade que hj leva seu nome em homenagem a este grande inventor.
@@psyf0x Verdade, nasceu na América Latina
Pelo fato do 14 bis realmente cumprir todos os requisitos ( inclusive conseguir sair do chão sem auxilio externo) deve realmente levar o titulo de primeiro avião.
14 bis não faz guinada e rolagem
@@moisesmaciel5123 compare os voos das réplicas, e veja a que voou de verdade
@@moisesmaciel5123 Fazia. Mas vamos na sua linha de raciocínio:
O 14-BIS, pelo que aparenta o que você quer dizer, não "faz guinada e rolagem" então logo não seria considerado um avião ?
Mas o Flyer, que esse sim "faz guinada e rolagem", sem nenhum tipo de prova sobre seus voôs e sendo hoje impossível de reproduzi-lo voando conforme a própria patente e que é claro que não devemos esquecer, fez seus primeiros voôs ALÇADOS em catapultas para planar pode ser considerado um avião ?
Muito bom seu raciocínio, é bem similar ao tolete que fiz hoje mais cedo.
@YuriDSH
o 14 Bis não fazia guinada nem rolagem, logo não é um avião, pode ser um outro aparelho que voa, mas avião, por definição não é, seria a mesma cois que dizer que um helicóptero seja um avião só pelo mero fato de voar, fosse assim, até pipa seria avião. Aviões necessariamente controlam os três eixo, sendo eles: guinada, rolagem e arfagem
"Mas o Flyer, que esse sim "faz guinada e rolagem", sem nenhum tipo de prova sobre seus voôs e sendo hoje impossível de reproduzi-lo voando conforme a própria patente e que é claro que não devemos esquecer, fez seus primeiros voôs ALÇADOS em catapultas para planar pode ser considerado um avião ?"
essa frase n poderia estar mais errada:
-houveram sim testemunhas dos primeiros voos do Flyer, e nos outros houveram ainda mais, tudo isso antes dos voos do 14 Bis de Dumont
-hoje ainda é possível perfeitamente reproduzir os voos do Flyer usando as mesmas patentes, n sei de onde vc tirou que n pode ua-cam.com/video/Jk4ShDw_TAs/v-deo.html&ab_channel=defonkel
-os primeiros voos n foram alçados com catapultas, eles deslizavam no chão com a força das próprias hélices até içar voo, as catapultas eram usadas como auxílio, para fazer o processo de decolagem mais rápido, coisa que não anula o fato de ser um avião, visto que até hoje tem aviões que usam o mesmo método (obviamente bem mais sofisticado) para içar voos de aviões, como caças em porta aviões, o que não fazem esses caças deixarem de ser aviões. E não venha me dizer que Flyer n voava sozinho, isso é mito, o Flyer voava até o combustível acabar, que por sua vez, acabava até a razão de planeio acabar (coisa que acontece com qqr avião hj em dia, até mesmo um Airbus A380)
ua-cam.com/video/1o9PmcATwNY/v-deo.html&ab_channel=CanalHistoryBrasil
@@moisesmaciel5123
14-BIS não fazia guinada de rolagem ? Então o 14-BIS Oiseau de Proie III com o até então novíssimo e rudimentar sistema de ailerons era o quê ?! O vôo foi realizado em 12 de novembro de 1906, feito esse que ao contrário dos irmãos Wright que segundo você "tem várias testemunhas dos vôos" (mas elas nunca apareceram) foi registrado pelo Aeroclube da França.
"-houveram sim testemunhas dos primeiros voos do Flyer, e nos outros houveram ainda mais, tudo isso antes dos voos do 14 Bis de Dumont"
Cadê as testemunhas, as fotos, os relatos, os papers publicados ?! O Santos Dumont tinha TUDO ISSO. O vôo do 14-BIS não foi apenas um evento público mas científico, todos os estudos dele foram públicados e revisados POR PARES, todos. A questão é justamente essa, os irmãos Wright podem ter feito primeiro e melhor, mas mostraram/provaram isso ? Não.
O que tinham era uma patente rudimentar, que essa sim, já que você não entendeu a minha citação, essa primeira patente que segundo eles representa o avião de 1903 alegadamente o "primeiro voô" de um avião, essa exata específica patente, o avião NÃO voa por meios próprios. Isso pra você é um avião e o 14-BIS não ?
Essa réplica que você mandou o vídeo não corresponde à replica do Flyer I (1903), é só olhar o formato da cauda, então dito isso me traga o vídeo original do Flyer I voando públicamente com as várias testemunhas que você citou (talvez um bando de yankee caipira?), assim como existe o vídeo do vôo do 14-BIS que foi público para as pessoas, imprensa e autoridades, além da comunidade científica.
Desta forma, vamos fazer uma análise do ponto de vista da engenharia aeronáutica: ambos Flyer e 14-BIS eram aeronaves do tipo "Canard" com a empenagem á frente , o 14-BIS era estável longitudinalmente (conforme mostra seus projetos) e o Flyer era instável (conforme mostra a patente limitada propositalmente), ambos tinham todas a superfícies de controle de arfagem de guinada e de rolagem (o Flyer torcia a asa para fazer a rolagem e o 14Bis do voo que citei tinha ailerons já em 1906. O motor do 14-BIS tinha 54 HP e do Flyer 12~16 HP.
E como você citou fontes e quer um debate sério a respeito, vamos usar um pouco de ciência para elucidarmos alguns fatos:
O Flyer I tinha um peso vazio de "274" kg e estava limitado a "338" kg na decolagem. Isso daria uma relação potência e peso de apenas 0,04 HP/Kgf.
Então se levarmos em consideração a enorme área de asa de 47 metros quadrados, 3 vezes a área de asa de uma aeronave de treinamento "Aero Boero", e consequentemente o arrasto resultante, você não precisa ser um engenheiro aeronáutico para dizer que tal motor, com seus 12 HP , era totalmente incapaz até de manter a aeronave em vôo, muito menos de fazer a aeronave decolar por seus próprios meios. Então dizer que a catapulta usada era apenas "para ajudar" beira a má fé da sua parte. Ou pura desinformação mesmo, já que é uma questão de FÍSICA ser impossível aquele modelo alçar vôo de forma totalmente aotonoma como o 14-BIS fez públicamente e de forma registrada.
Santos Dumont = Nikola Tesla / Wright Brothers = Tomas Edison
Bela comparação 🤣
Exatamente
Perfeita colocação
o erro deles e não ser americano
O Thomas Edison roubava ideias dos cientistas 😮
Santos Dumont o pai da aviação ✈🛩🛫🛬.
Os raites fizeram o vôo escondido e catapultados!!!!! O vôo d Santos Dumonte foi público e sem catapultas como avião d hoje!!!!
Finalmente uma opinião americana sensata. Agradecemos ao Lesics por isso. Fiquem cientes que estamos nos esforçando para difundir também a história dos irmãos Wright aqui no Brasil. Afinal suas contribuições foram incríveis para o voo moderno, principalmente na questão da rolagem do avião e na hélice altamente eficiente. Santos Dumont voou primeiro, é verdade, mas também é verdade que os irmão Wright construíram um avião mais manobrável (em três eixos) que Santos Dumont em 1908, com sua apresentação pública em París. Logo, há espaço para todos na ciência. Afinal, o avião possui vários pais. Outra contribuição que vc podem citar é o Demoisele de Santos Dumont de 1909, o primeiro ultra-leve da história, inclusive, o primeiro a ser usado por um humano em "passeio" até o Castelo de um amigo e além disso, ao ser produzida em série, a Demoiselle ainda foi muito importante para a divulgação da aviação. Santos-Dumont publicou as plantas do modelo na revista Popular Mechanics e apenas uma empresa, a Clément-Bayard, produziu cerca de cem Demoiselles para vender. Todos tinham acesso agora à aviação, Santos Dumont divulgava as plantas sem qualquer patente simplesmente pelo bem da humanidade. Um verdadeiro pai da aviação.
O apresentador não é americano
Parabéns pelo seu vídeo, concordo com você, só depois do vôo de Santos Dumont que eles se pronunciaram e foram a Paris oara mostrar o vôo deles é estranho o vôo deles quase não ter imprensa e público enquanto o Santos Dumont não escondia nada de ninguém.
O avião americano era lançado por catapulta, o 14bis do Santos Dumont alçava voo com a força do seu motor. Hoje como os aviões alçam voo? são lançados por catapulta? ou com a força dos seus motores? Os aviões da força aérea americana são lançados por catapulta?
O avião americano além da ajuda da catapulta, o voo foi feito no quintal deles. O 14bis foi feito em Paris na frente de todo o povo que assistia, e frente a cientistas renomados da época.
"Os aviões da força aérea americana são lançados por catapulta?
"
Sim, muito deles são lançados por catapultas nos porta aviões, e não deixam de ser avião por isso
@@moisesmaciel5123verdade, mas isso ocorre pelo fato dos porta aviões ter a pista pequena...
Esses aviões conseguem alçar voo sozinho em uma pista comum. ( que é o mínimo que um avião precisa ter para ser chamado de avião!)
@@hectorsilva283 mesma coisa com os aviões dos irmãos, a catapulta era um auxílio e não uma necessidade, os aviões deles conseguiam levantar vôo sozinho, mas com muita dificuldade
@@moisesmaciel5123 assista um video dos voos dessas replicas, acredito que tá mais para uma propaganda americana, do que um voo de verdade
@@curtalacast8513 As réplicas do 14 Bis não iguais às do 14 Bis original, elas adicionaram coisas que não tinham no 14 bis original
Muito legal reconhecimento do grande inventor Brasileiro Santos Dumont e sim devemos sempre lembrar da contribuição que teve na invenção do avião.
Gostei da sinceridade, ambos tiveram suas importância e esclarecer isso é essencial. Mostrar a contribuição de cada um!
Outros brasileiros esquecidos e sem o devido crédito são José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos que criaram o câmbio automático e venderam a patente para a GM americana. Isso não é contado em nenhum lugar.
Exato, e não podemos esquecer o grande Landell de Moura que inicialmente até ganhou notoriedade mas acabou sendo esquecido com o passar dos anos.
o inventor do rádio tb foi um brasileiro... um padre gaúcho o qual esqueci o nome
Já vi história igual com Tesla e Edson, a gente já sabe qual é a verdade né.....viva Santos Dumont✈️
Bom dia, tem réplicas dos irmãos White que podem fazer o teste junto de um 14 bis?
Ter tem mas a dos Wright não voa, já o 14 Bis voa até hj.
Eles não tinham aviao. A máquina era planador motorizado e já existia. Sir George cayley patenteou o primeiro.
Parto do mesmo raciocínio do apresentador. O avião deve voar de maneira estável e fazer decolagem e pouso de maneira autônoma. O protótipo dos Wright foi uma aproximação, mas aproximação por aproximação existiram dezenas. Muitos dos protótipos que não alcançaram êxito nessa época, não o fizeram por detalhes como erro nos dimensionamentos diversos, sistema de propulsão inadequadas, etc. O mundo merece saber isso. Além disso, mencionar o "inventor do avião" é reminicência de uma época em que gênios, de maneira isolada, descobriam ou inventavam coisas. Não é o caso do avião, do fonógrafo e do cinema e de muitas coisas dessa época. Nesse contexto a questão do pioneirismo deveria receber maior atenção, e nesse caso, indiscutivelmente, Santos Dumont é o pai da aviação. Santos Dumont aperfeiçoou o seu veículo e o usava regularmente.
14 bis não faz curva
@@ivandossantos9073E daí? Se o14 bis não fazia curva o dos Wright sequer decolava
@@anrcalli nenhum dos dois prestou.
Santos Dumont, o pai da aviação 👉🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Muito bom!!!
Duas perguntas:
1° Porque 14 no nome.
2° Que fez o avião voar com o profundor na calda, ao contrario do 14 bis.
Abc.
Ele inicialmente foi atrelado ao "balão" do dirigivel de número 14 , para testes.
Essa dupla formada entre o Balão mais o avião ganhou o nome de 14-bis.
Sobre a configuração canard,
ele escreveu num de seus livros que na época, era bem aceita entre os inventores que tentavam fazer um avião, pois o profundor gerava força para cima também.
No mesmo livro ele disse que isso, no entanto, se assemelhava a tentar atirar uma flecha com as penas na frente, e fazia ficar mais difícil de controlar o avião.
Logo depois dos vôos do 14-bis ele mudou radicalmente o design, e construiu o Demoiselle, com profundor e leme atrás ( na cauda) e motor na frente, tornando o avião muito mais estável. Essa configuração é utilizada na maioria dos aviões até hoje.
a resposta pra sua 2° pergunta é, o santos Drumond q reformulou o seu avião e incorporou o conceito de gota nas azas e trocou o profundor da frente q era inspirado no pescoço do sisneis pra calda fazendo assim mais parecidos com pombos a evolução dos aviões de Drumond levou ao avião moderno enquanto os wirtts depois de apresentar sua pipa movida a estilingue nunca mais voou de novo
o cara que Revolucionou a aviação e Fez um avião que voava e pousava se ajuda externa foi um Brasileiro, e alguns dos gringos não aceitam
The fact that you frame this historical topic in terms of a Brazilian versus gringos, only reveals your own bias.
3:27 relaxa narrador, isso é recalque dos norte-americanos
Aqui no Brasil pelo menos ainda carregamos esse grande legado do Santos Dumont em livros de histórias e nome de praças, avenidas e aeroportos, entre outros
*3:24 ~ 3:26
@Charles Darwin nacionalista Aqui no Brasil falamos que Santos Dumont voou um avião pela primeira vez, pois isso foi fato histórico.
E podem até tentar diminuir isso relativizando a definição de inventor, alegando que ele não inventou completamente sozinho o avião, pois vários inventores trabalhavam junto para solucionar o problema do voo de avião. Ora, então ninguém é inventor de nada, pois SEMPRE se usa algo feito anteriormente por alguém para se criar algo novo.
Independente das definições que queiram dar para "inventor do avião", com o objetivo de tornar o invento algo coletivo ao invés de dar mérito a um homem, Santos Dumont então foi o primeiro a JUNTAR todas as peças do quebra-cabeça chamado avião, acrescentar as peças que faltavam nesse quebra -cabeça com sua inventividade, e a voar pela primeira vez com um avião.
Podem mudar a definição de inventor, mas com fatos não se discute.🙂
Santos dumont era frances. E o projeto foi feito em frança e com dinheiro da França😂
@@valik7766Não sabia que Minas Gerais ficava na França kk
Sem sombra de dúvidas, Santos Dumont inventou o avião quando voou no Demoiselle, em 17 de novembro de 1907. Por tudo que fez, ele é digno de receber o título de Pai da Aviação.
Grande canal este, sendo americano reconheceu os feitos do nosso inventor brasileiro
Finalmente um gringo nos reconhecendo 😃
Boa análise da história.
Parabéns pelo vídeo esclarecedor para os leigos que só acreditam nos " feitos heroicos " dos norte americanos. O Brasileiro Alberto Santos Dumont , foi realmente um homem além do seu tempo . Pena que esqueceram dele.
Santos-Dumont is hardly forgotten.
Sempre desconfiei que essas narrações eram dubladas. Que voz e dicção maravilhosas.
Lavou a alma dos brasileiros.♥
Fantástico. Obrigado pelos vídeos.
A diferenca:
-Santos Dumont, voou.
-Os American Brothers, planaram.
Somente pelo fato de que aquelas rodinhas que auxiliam no pouso e na decolagen tem o nome técnico de "trem de aterrissagem" não resta qualquer dúvida de que é invenção de mineiro....
1:54 14 BIS ❤️
Aprendam, Irmãos Wrights!
Obrigado pelo respeito!
Além de Santos Dumont, os livros de história deveriam citar também os irmãos alemães Otto e Gustav Lilienthal, que desenvolveram e publicaram todo o conhecimento técnico, que foi estudado por todos os pioneiros, irmãos Wright, Santos Dumont, Bleriot, etc ... Eles desenharam o perfil das asas, calcularam as relações de peso, centro de gravidade... Colocaram em prática com vários planadores (que é um avião, no sentido literal da palavra, só que sem motor) bem sucedidos, que voaram vários metros, e hoje, são muito pouco falados.
Valeu Santos Dumont!!!
Muito obrigado!!!
I never had any doubt that the Brothers Writgt had created a more maneuverable spacecraft, as so many must be in the history of human flight, but there is no doubt that the inventor with scientific knowledge ahead of his time and the first to take flight with an aircraft powered by a engine and without external help, it was Santos Dumont and this fact cannot be denied.
thank you
Nunca voei em nenhum avião que precisasse de catapulta.
Santos Dumont inventou o avião a propulsão, fato.
PERFEITO COMENTÁRIO. NÃO É SOMENTE POR QUE SOMOS BRASILEIROS QUE DEFENDEMOS SANTOS DUMONT. REALMENTE FOI PELO O QUE FOI ATESTADO. OS AMERICANOS FORÇAM ESSA QUESTÃO PARA ELES, MAS É TOTALMENTE ANULADA COM TODOS OS ARGUMENTOS QUE VOCÊ USOU EM SEU VÍDEO. PRA MIM O SIMPLES FATO DA QUESTÃO DA ENGENHARIA DELE E DA FAMILIA E ISSO TER SIDO APLICADA NOS PROJETOS DO 14 BIS SÓ DEMONSTRA QUEM REALMENTE É O PAI AVIAÇÃO.
AQUI NO BRASIL NEM SE DISCUTE ISSO, PARTICULARMENTE A MAIORIA NEM CONHECE OS IRMÃO AMERICANOS.
GRANDE ABRAÇO AMIGO!
E MAIS UMA VEZ, EXCELENTE VÍDEO.
Não tem jeito. Com catapulta até pedra voa
Caraca, os brasileiros encheram tanto os comentários, que conseguiu chamar atenção e fazer o cara reconhecer. Talvez seja essa a estratégia para o mundo conhecer o gênio Santos Dumont kkk. Continuem, brasileiros! 🇧🇷😆
Dumont did it
Ótimo vídeo! Não há necessidade de desmerecer nenhum dos dois, mas há que se colocar Santos Dumont em uma posição de respeito. Sobre quem fez o avião que voa primeiro, é só ver as tentativas de voo com réplicas fiéis aos projetos. O Flyer de 1903 nunca voou e o temos videos de replica do 14Bis voando no YT. Demoisele voou e foi distribuído em 1909, novamente provando quem realmente sabia o que fazia.
Brasil na frente.
Show de explicação !!!!!!!!
Parabéns. Necessário se fazer justiça, e dá os créditos de inventor do avião à Santos Dumont.
Santos Dumont foi quem inventou o avião. O brasileiro Santos Dumont
Neither the Brothers nor Dumont were the inventors of the airplane. The first to fly a glider (without an engine) was a German named Otto Lilienthal in 1894, who inspired a generation of enthusiasts to develop their own glider designs. After that, Santos Dumont was the first to adapt an engine to a balloon, being the first to build an airship in 1899. But the first airplane by definition was built by Gustav Whitehead in Bridgeport, Connecticut, in 1901, by adapting an engine to a glider. He was the first to take flight without the need for wind, in an event witnessed and publicized in 300 newspapers at the time. Not only was he the first to fly, but he also developed one of the first really light and efficient propeller-driven aeronautical engines, having even received a visit from the Wright Brothers in his workshop, interested in acquiring one of those engines to equip their gliders. Regarding the Wrights' first flight, it was only publicized in 1908 through photographs of attempts carried out 5 years earlier, with very favorable wind conditions (20 miles/h). Thus, it can be said that the brothers' flight in 1903 was nothing more than just a witnessed and photographed glide, corroborating current evidence that no one has ever managed to reproduce the same feat with the same aircraft, despite several attempts, including 2 fatal events. The Whitehead and Dumont flights have successful replicas until this day (easily found on Google or UA-cam).
Há muitas lições a serem aprendidas com a biografia de Santos Dumont. Ele nunca deixou de reconhecer os méritos e feitos de outros pioneiros que, assim como ele, ousaram experimentar. Aos pioneiros da aviação, sejam brasileiros ou americanos ou franceses e, até, italianos.
Também acho que toda a história deveria ser contada nas escolas do mundo.
Pra quem não sabe um brasileiro construiu uma réplica exata do 14-bis e ele voa em apresentações no Brasil e em vários outros países também.
No exact replica of the 14-bis has ever been built. There are aircraft known in the aviation community as "look-alikes", aircraft which are largely like the originals but which also have modifications and upgrades. The most faithful 14-bis look-alike, by the admirable Calassa, has a re-designed airfoil (the original is lost to history), a high-efficiency Rotax engine, and a modern propeller whose design connects back to the pioneering work of the Wrights. As such, this wonderful tribute aircraft does not have the same performance range as the original, so it does not prove or disprove claims for the original. We know that the original 14-bis flew, by other evidence.
Caramba que top, muito feliz pelo respeito a Santos Dumont!
O avião dos americanos não vôou data que eles disseram nem cem anos depois , mas os de Santos Dumont voaram e continuam voando.
Simples resolver. Recia os aviões dos dois e vê qual voa. Já fizeram isso inúmeras vezes e dos irmãos nunca levantam voo. Pq oq fizeram foi planar sobre um vento absurdo de forte devido a região
I encourage you to do some genuine research.
Assim como Nikola Tesla, Santos Dumont aperfeiçoou o avião. Os Whight Bros. deram a aviação uma tecnologia de catapultagem, pois o Flyer era mais pesado do que o 14bis. Atualmente, as aeronaves norte americanas são mais pesadas como o Boeing 747 e o Lockheed C-5 Galaxy enquanto as aeronaves brasileiras são pequenas como os minijatos da Embraer.
Para tirar esta dúvida é fácil , é só colocar uma replica da maquina dos irmãos estadunidense e uma do 14Bis , para ver qual decola do chão , mas sem catapultas ou qualquer outra coisa que facilite a decolagem , além da potência e aerodinâmica das próprias maquinas . Se a máquina dos estadunidenses decolar , eu dou a minha mão a palmatória e admito que foram eles que inventaram o primeiro avião da história . Será que eles topariam uma proposta destas ? Duvido .
Nunca vi o próprio Dumont dizendo em algum artigo que seja que ele foi o primeiro. Isso surgiu depois com o tempo provavelmente. O 14bis não fazia curva. Só subia e descia como se pode ver em voos atuais. Nunca vi o 14bis decolar e voltar. Só voa em linha reta. E o flyer também não era avião. Depender de catapulta e peso incompatível.
Só que existe um grande divisor de águas nessa história, Santos Dumont era rico e dispunha de recursos "ilimitados" para realizar as suas proezas fora seu amplo conhecimento técnico advindo de um excelente educação, os irmão Wright por outro lado eram pobre e simples mecânicos, os caras tem todo este segredo com relação ao modelo deles visto que eles queriam patentear a invenção deles e montar um novo tipo de negócio. Em resumo, o Santos Dumont era um inventor e os irmãos Wright eram empreendedores.
A arrogância dos americanos não tem limite. Uma geringonça acionada por um estilingue gigante projetada por dois curiosos.
🎩UsA, mais mídia menos trabalho.
Video perfeito. Santos Dumont foi o verdadeiro inventor do avião. Os outros são apenas fake. Engole essa Mundo!💪💪😁😁😁
Brasil!!!
Catapulta não é voar, é arremesso.
O motor que os americanos tinham era muito pesado, tanto que quando foram reproduzir não voou.
O 14 bis ele tinha motor europeu leve, foi reproduzido, voa bem mas é difícil controlar.
Estrutura de voou de ganso.
Os irmãos só tem um prova de voar, depois disso quando chegaram em paris, tinham importado motor mais leve e antes era mais um planador sem motor lançado, não sofreu pra voar, só decolou lançado.
Sim, pessoas viram planando não decolando.
Nessa época o Dumont já tinha o demosseile...esse motor ele mesmo desenvolve.
Aqui está a prova jornal científico americano não acredita no relato de 1903 sem provas mesmo com 2 governos querendo pagar, já santos Dumont fez isso em Paris 1906, em 1908 os irmãos apareceram mas já havia pessoas voando...
ua-cam.com/video/hm2si9tALnw/v-deo.htmlsi=exDpkZaFsRB_iqnO
Usando uma catapulta, até uma pedra voa! 🤣🤣🤣🤣🤣
Irmão Wright? Que invenção é essa que só funcionou uma vez?
Li que irmãos Wright, na Europa tinham o apelido de irmãos blefe. Quem não deveria ser citado seria os Wright.
*_EXCELENTE VÍDEO_*
O avião como conhecemos hoje foi inventado por Santos Dumont,os irmãos Wright. Tem contribuições importantes para a aviação mas Santos Dumont conseguiu um feito que eles nâo conseguiram.
obrigado por honrar o nosso Santos Dumont 😊
#avioesemusicas precisa ver isso
Até hoje NENHUMA réplica do Flyer voou mais que alguns metros e sempre com catapulta. E olha que tentaram versões melhoradas...
Gostaria muito de ler o fac-simile do jornal da época dndo a notícia desse voo. Se alguem tiver alguma cópia, por avor me mandem.
com certeza foi Santos Dulmont, os americanos tentam diminuir a importancia de tudo que não tenha a ver com eles. Os irmãos apenas foram catapultados. O povo brasileiro é o povo mais inteligente e criativo do mundo, só o que nos falta são recursos financeiros e visibilidade
The self-contradiction of your own argument is probably lost on you. You criticize what you consider to be the chauvinism of Americans, and then you immediately declare that Brazilians are the "most intelligent and creative people in the world." Friend, you're making an emotional appeal, not a logical one.
It's not contradictory, because I said that Brazilians are the most intelligent and creative people in the world because, even without having financial conditions, they can do many things and, if they were given due importance, they would emerge in the world as such. At the same time, I'm not belittling Americans (who are also very intelligent) or any people in the world. I'm not criticizing American patriotism, but rather the fact that they often lie to make themselves big. Therefore my argument is not contradictory. Americans do not need to lie to be patriotic because they are already an immensely happy and successful people in everything. Recognize, therefore, that Santos Dulmont was the pioneer in creating the first airplane. The brothers didn't prove it, Santos Dulmont proved it to everyone. In short, at no time am I diminishing other people, much less the American people who are so courageous and intelligent. I'm just criticizing what every American should criticize: lying. I would not advocate that Brazil lie, despite being my homeland. All this, of course, in the context of Santos Dulmont.(não é contraditório, pois eu disse que o brasileiro é o povo mais inteligente e criativo do mundo pois, mesmo sem ter condições financeiras, consegue fazer muitas coisas e, se fosse dada a devida importancia, despontaria no mundo como tal. Ao mesmo tempo não estou menosprezando os americanos (que também são muito inteligentes) e nenhum povo do mundo. Eu não estou criticando o patriotismo americano e sim o fato de que, muitas vezes, eles mentem pra se engrandecer. Portanto meu argumento não é contraditório. O americano não precisa mentir pra ser patriota pois já é um povo emensamente feliz e bem sucedido em tudo. Reconheçam, pois, que Santos Dulmont foi o pioneiro na criação do primeiro avião. Os irmãos não provaram, Santos Dulmont provou pra todo mundo. Em suma, em momento nenhum estou diminuindo outros povos, muito menos o povo americano que é tão corajoso e inteligente. Estou apenas criticando o que todo americano deveria criticar: a mentira. Eu não defenderia que o Brasil mentisse, apesar de ser minha pátria. Tudo isso, lógico, no contexto de Santos Dulmont.)
@@comentarstasincero --Thank you for the thoughtful response.
You’re trying to re-characterize what you expressed in your original comment. You generalized that Americans are chauvinistic. But your claim that Brazilians are “the most intelligent and creative people in the world”, is also chauvinistic. Context doesn’t mitigate that, because your description was one of inherent character, not of adaptation to circumstances.
Personally, I think that history is best reckoned free of patriotism, and the nationalistic terms in which you frame this historical topic. That only reveals your own bias. The achievements of Santos-Dumont and the Wrights were the achievements of individuals, not countries anyway, and no Brazilian or American alive in 2023 shares any credit whatsoever for them-it’s false pride to feel otherwise. In my opinion, the Brazil-versus-America pissing match that you and others engage in demeans the legacies of those great men. For my part, I wouldn’t care if the first human to fly were an Eskimo or a Kalahari Bushman, because I regard the topic from a humanist perspective, not a nationalistic one.
You are a respectful and polite person, congratulations! There is no contradiction in my answers, you are understanding everything generally, and the context I am citing is specific to the creation of the plane. I also don't get involved and don't believe there are any disputes in Brazil and America, I actually really like the USA and they are much more developed than Brazil. Don't take everything we say literally. I didn't even know what the term chauvist meant. I believe that all countries can be patriotic without conflict, on the contrary, helping each other. I agree that achievements belong, first and foremost, to individuals. I don't agree with the lie of saying that Santos Dulmont didn't invent the airplane. You're seeing a problem where there isn't one. You argue intelligently and respectfully, congratulations; We believe we have reached an impasse because each of us believes in different things but there is still peace and respect in the conversation. I'm not against the USA or anything like that, quite the contrary, I believe that much of what we have in the world is due to the USA. Brazil, unlike many countries, is a country where there is a lack of patriotism because we Brazilians like to speak badly about our own country, and I believe that this is the problem and that the solution is to value it. I don't diminish any other country, I believe that everyone is important and each country has an area in which it stands out. - você é uma pessoa respeitosa e educada, parabens! não há contradição alguma em minhas respostas, você que está entendendo tudo genericamente, além disso o contexto que estou citando é específico da criação do avião. também não me envolvo e nem acredito ter nenhum disputa em Brasil e e América, inclusive gosto bastante dos EUA e eles são bem mais desenvolvido que o Brasil. Não se leva tudo que a gente fala ao pé da letra. Eu mesmo nem sabia o que significava o termo chauvista. Acredito que todos países podem ser patriotas sem conflito, pelo contrário, um ajudando o outro. Concordo que as conquistas são, em primeiro lugar, dos indivíduos. Não concordo com mentira de dizer que Santos Dulmont não inventou o avião. Você está vendo problema onde não tem. Você argumenta de modo inteligente e respeitoso, parabens; Acreditamos que chegamos num impasse pois cada um de nós acredita em coisas diferente mas ainda assim há paz e respeito na conversa. Eu não sou contra os EUA nem nada do tipo, muito pelo contrário, acredito que muito do que temos no mundo se deve ao EUA. O Brasil ao contrário de vários países é um país onde falta patriotismo pois nós brasileiros gostamos de falar mal do proprio país, e acredito que seja este o problema e que a solução é valorizarmos. Não diminuo nenhum outro país, acredito que todos são importantes e cada país tem uma área em que se destaca.
@@cardinalRG
@@comentarstasincero -- _"I don't agree with the lie of saying that Santos Dulmont didn't invent the airplane."_
I don't believe that any individual, or even pair of brothers, invented the aircraft, but that it resulted from the work of many people. So no, Santos-Dumont didn't invent the aircraft, but he contributed to that invention.
Quero ver defender esse irresponsável se ele tivesse atropelado alguém ou aleijado uma criança...
Dependendo do tamanho do estilingue até uma 🏠 vira aeronave!
Santos Dumont é um gênio, brasileiro e mineiro! Os cães ladram, a carruagem passa! Se precisar um desenho para explicar pros irmaozinhos do tio San!
Para os franceses não a dúvida Santos Dumont foi quem voou primeiro, porém os dois projetos tem problemas, o motor dos irmãos Wright não era forte o suficiente pra levantar voo sozinho, e 14bis de Santos Dumont, não podia ser controlado pra se manter no ar
Esses americanos sempre sendo egocêntricos, não aguentam ver alguém de outro país ter sucesso que já quer tirar os méritos
Santos Dumont = Tesla // Irmãos Wright = Wright brothers
Na moral olha o projeto dos caras e olha o de Santos Dumont, a dos americanos parece um planador, já a de Dumont parece sim uma obra de engenharia! com muitas peças e até o trem de pouso! bem mais completo!, a dos caras não tinha nem rodas 😪😂
I encourage you to do some genuine research.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Belo leo: planadorzinho
Irmãos branquelos: plandorzão
Dantos Dumont: avião ✈️
Excelente análise
Go Brazil !!!
Dumont voa com o 14bis na frente de mais de 1000 pessoas, com tudo documentado. Aí chegam os dois lá e falam: "aah mais isso daí nos fizemos já, só que ninguem viu, era segredo.." aham, ta bom, confia kkkkk
Quem VOOU pela primeira vez foi SANTOS DUMONT!! Simples assim, doa a quem doer rsrsrs
Os irmãos votaram sim
O fato e o avião que conhecemos hoje descende da tecnologia dos irmão Wright, os cara foram visionário patentearam a tecnologia e aprimoraram em escala industrial, santos Drummond por querer só fazer experimento acadêmico virou só uma notinha de rodapé na historia, então não tem como afirma que o avião que conhecemos hoje foi criação dos santos Drummond já que todos usa a tecnologia dos irmão Wright só planadores usa a tecnologia do Drummond.
Santos Dumont fez o primeiro vôo correto, porém, tirando o Brasil, o mundo reconhece os americanos.
bom trabalho