Ouvir uma história sendo narrada pelo Ibere é sempre muito mais legal e aprendo sempre muito mais do que por qualquer outro lugar. Parabéns pelo canal, tão necessário!
@@migueldoprado27 Você também pode interpretar como uma proporção ou regra de três. 1 metro no objeto equivale a 500 metros na vida real (1:500), então quantos metros no objeto equivale a 1 metro na vida real? 1 metro -------- 500 metros x metro -------- 1 metro 1 * 1 = 500 * x x = 1/500 = 0,002 metro, que por sua vez é igual a 2 milímetros. É claro que é muito mais fácil e rápido dividir 1/500 direto, mas acredito que assim fique mais fácil de entender o porquê de ser assim, abraços!
@@migueldoprado27 O Iberê disse que usou a escala de 1 pra 500 ou 1:500. Como 1 metro tem 1000 milímetros, vc divide 1000 por 500 que dá 2 milímetros. Então na escala de 1:500, 2 milímetros equivale a 1 metro real. Espero que tenha entendido. Abraços.
Boa tarde amigos . Faltou dizer que em santa cruz ,RJ. Há o hangar do Zeppelin em perfeito estado e unico exemplar em atividade no mundo. Hj este hangar é usado pra outras finalidades pela Forca Aérea Brasileira 👍
Servi na aeronáutica em Santa Cruz no RJ e realmente assisti o vídeo esperando o comentário sobre o hangar e não teve. O hangar é realmente impressionante pela estrutura e tamanho. Faltou isso no vídeo 😢
Embora foi uma pequena falha do Ibera, algo q ñ desmerece o empenha da equipe Manual do Mundo, acho q qm teria mais destaque para falar sobre isso é o Fernando do Canal AERO pq ele pode fazer uma reportagem indo até lá já q ele é da aviação.
@@fabiolimapereira4077 Trabalho lá, e também achei que o Hangar do Zeppelin seria mencionado, até porque é uma estrutura ímpar no Brasil, e restam no mundo poucos Hangares que serviram a essa finalidade. Não tem um dia em que eu não fique impressionado com a grandiosidade dessa contrução.
@@marcelmcdr Sou do Rio e gostaria muito de visitar a BASC, mas as informações que encontrei são muito vagas. A BASC oferece visitação para civis (sem ser em grupos)? Se sim, visitantes civis podem conhecer e entrar no hangar? .
Minha bisavó viajou no Hindenburg... Ela foi para a Europa e foi um desejo dela que meu bisavô realizou - viajar no Zeppelin. Na época, a passagem era tão cara que só ela foi de dirigível, junto com um casal amigo (que tinha mais dinheiro que meu bisavô 🤣) que também fez a viagem - enquanto meu bisavô ia de navio... No Rio de Janeiro ainda existe um hangar de Zeppelin - uma construção imensa, do tamanho de uma catedral, que fica na base aérea de Santa Cruz... É um dos poucos no mundo que restam preservados em perfeitas condições - um registro histórico da época desses gigantes dos céus.
@@vg2000 É verdade... Veja, eu não sou jovem (sou baby boomer, de fato) e meus bisavós , na década de 1930, eram pessoas já de meia idade, com mais de 40 anos... Eles costumavam viajar à Europa a cada 2 anos ou assim (minha bisavó nasceu lá e tinha parentes com quem mantinha contato), indo de navio.. Infelizmente não havia nenhum registro fotográfico, que eu tivesse visto, de minha bisavó nessa ocasião - não sei se porque não foi feito ou se chegou a existir alguma foto e foi perdida entre as coisas de meus bisavós quando faleceram; pode ter acabado jogada fora inadvertidamente ou ficou com algum dos irmãos da minha avó... Eu só tenho o relato da minha avó sobre o caso (ela já era casada na época, com meu pai recém-nascido)
Na minha cidade, Macaíba/RN, teve um inventor que tbm criava e pilotava dirigíveis, o nome dele era Augusto Severo, ele morreu em Paris após o dirigível dele, o Pax, explodiu, matando ele e o mecânico, hoje os restos morais dele estão no Solar do Ferreiro Torto, um antigo engenho de cana de açúcar que atia como se fosse um museu na minha cidade
Ainda não vi esse vídeo, mas queria expressar minha satisfação e felicidade dos meus filhos de poderem ver o Iberê pessoalmente ontem, aqui em BH. Apesar deles terem "travados" na hora, com certeza é uma recordação que vão levar pra vida deles (e eu e minha esposa também) Obrigado, Iberê :)
Sou de Fortaleza, minha avó tem 88 anos e nasceu em 1936. Ela conta que os pais dela(meus bisavos) viram um dirigível passando no vilarejo onde eles moravam. Ela diz que minha bisavó até ajudou uma mulher a se acalmar quando ela viu o dirigível e ficou apavorada. Minha bisavó nunca estudou formalmente, mas sabia ler e escrever e lia jornais e revistas quando tinha a oportunidade, por isso ela já sabia o que era aquilo. Toda vez que ela conta essas histórias do passado é como se fosse uma viajem no tempo pra mim. Tenho 24 anos e fico fascinado quando escuto essas histórias de pessoas que nasceram a mais de 100 anos atrás. Vez ou outra ela conta histórias do avô dela(pai de seu pai), aí isso pra mim é uma loucura maior ainda. Fora as histórias que este contava pra ela, mas ela não lembra muito.
Faltou citar no vídeo e mostrar fotos do único Hangar gigante de Dirigível ainda existente no Brasil que é a Base área de Santa Cruz no Rio de Janeiro.
Houve relatos que o emblemático "Hidenburgo", foi também o caminho de rota, antes do "acid€nt€". Passou no antigo seriado "Acredite se Quiser" do Jack Palance.
Em menos de 10 segundos de qualquer vídeo seu, já vale um joinha, pois sei que seus conteúdos são de qualidade. Parabéns por tanto tempo produzindo vídeos incríveis; você sempre me surpreende!
Tirar um 10 na prova é fácil, mas tirar um 10 na prova vendo os vídeos do Iberê é a melhor coisa do mundo. Ainda mais que seu material didático recomenda ele! Parabéns Iberê por ser o melhor UA-camr do Brasil e do Mundo!
A banda Iron Maiden, possuí uma música incrível que fala sobre a queda do R101, um dirigível britânico que foi o maior da época, foi o segundo maior dirigível contrido pela Royal Airship Works, perdendo o título do maior exatamente para o LZ 129 Hindenburg citado! Ah! o nome da música se chama: "Empire of the Clouds". Super recomendo!
E a banda Led Zeppelin, originalmente Lead Zeppelin (eles decidiram tirar o E no Lead), significando dirigível de chumbo, queriam dizer que o som era pesado, mas voava ou algo do tipo, e a capa do primeiro disco deles é uma pintura do acidente do Hindenburg
Pergunta para o Iberê responde: você conseguiria explicar como o processo de gravação em câmera lenta funciona? Como as câmeras capturam movimentos tão rápidos que nossos olhos não conseguem ver?Por favor me responda, sou seu fã❤❤❤❤
Isso é simples. Para de ter a "ilusão de movimento" vc precisa de no mínimo 24 quadros por segundo. Para fazer a câmera lente a câmera captura muito mais que isso, uns 2000 quadros/segundo ou mais, aí basta desacelerar a imagem e como vc tem muitos quadros dentro desse segundo, vc tem mais informações para passar na tela sem que ela fique truncada.
Recife foi uma das poucas cidades brasileiras que recebia rotineiramente zepelins. No bairro do Jequiá no Recife ainda esta de pé a unica torre de atracação de zepelim do Brasil quiçá do mundo
Que história legal Ibere por mais que é trágico, o pessoal que teve privilégio de voar em um desse deve ter tido uma experiência incrível. ( tirando infelizmente os que foram ceifados)
Que vídeo excelente, Iberê. Meus parabéns pelas informações apresentadas de forma clara, envolvente, divertida e com todo o contexto histórico daquele momento. Um show de informação. Obrigado e por favor, continue com este lindo trabalho. Um abraço!
O pena deveria tentar fazer um dirigível antes do avião, já que a ideia é fazer um veículo aéreo, o dirigível seria um desafio tipo o submarino eu acredito, e daria pra testar com segurança em um pátio aberto 😁
Nn lembro onde q eu li sobre, mas pra controlar os motores de alguns desses dirigíveis antigos, havia tubos de comunicação da ponte de comando até os motores, onde simplesmente haviam pessoas em cima desses motores controlando manualmente a aceleração sob ordem dos timoneiros. Loucura dms imaginar as gambiarras q a gnt fazia no século passado kkkkk
Iberê, tenho um desafio para vcs do canal manual do mundo, desafio vcs a tentarem misturar água com óleo, se conseguirem fazer isso, tentem misturar outros líquidos heterogêneos (se fizerem o vídeo poderiam me marcar nele)❤️❤️
A minha avó , que nasceu em 1902, na década de 30 orava na cidade de Nilópolis/RJ e ela comentava que via os "Zepllins" chegando ao Rio de Janeiro, várias eram as rotas, se cheva pelo mar, pela direção da zona norte do Rio ou seguiam pelo interior, passando pela baixada fluminense, onde minha avó Rita conseguia ver. Imagino que a visão deveria ser incrível. Hoje eu tenho a oportunidade de passar pela linha vermelha, próximo a pista de pouso do galeão e fico encantado com o tamanho dos aviões, que chegam em uma velocidade consideravelmente alta, imagino algo muito maior, praticamente deslizando pelos céus em uma velocidade próxima de um desfile...
Iberê, algo legal de citar é que possivelmente vamos ver o retorno dos dirigiveis como o hindenburg nos próximos anos, por serem uma escolha mais sustentável do que os veículos aéreos atuais. Um exemplo é Pathfinder 3, um dirigível de (se não me engano) 150 metros que está em construção nesse momento. Outro é o Solar Airship, que utilizará a energia solar como fonte de combustível
Passou no antigo seriado "Acredite se Quiser", do apresentador Jack Palance. No Rio de Janeiro (em Santa Cruz), ainda existe o "Hangar do Zepelin". E fica na Base Aérea de Santa Cruz. Hovem relatos que os "Zepelins", passaram por essa região, principalmente o emblemático "Hidenburgo".
Adoro ver a forma como as pessoas dessa época imaginavam o futuro, eram sempre zepelins com alguma função, tipo ser um hotel voador, hospital voador...
Já q estamos falando de brasileiros na aviação, vim comentar sobre o potiguar Augusto Severo, q tb dedicou-se aos dirigíveis. Infelizmente, ele e seu mecânico faleceram num acidente aéreo com o dirigível Pax, em Paris (1902).
𝙊 𝘿𝙞𝙧𝙞𝙜í𝙫𝙚𝙡 𝙃𝙞𝙣𝙙𝙚𝙣𝙗𝙪𝙧𝙜 é um filme de 1975 que trata sobre zepelins: Título original: The Hindenburg Gênero: Drama Direção: Robert Wise Roteiro: Nelson Gidding e William Link Elenco: Burgess Meredith, Roy Thinnes e Rene Auberjonois
Existe um camarada chamado Alan Calassa que fez uma réplica perfeita do 14 Bis que inclusive voa (ou voava, não sei como está depois de um acidente q ele sofreu). o Lito do aviões e músicas já mostrou ele voando uma vez, e o aero também fez um vídeo mostrando o avião em detalhes. Por incrível q pareça fazer uma réplica tão bem feita de um avião q foi construido a mais de 100 anos e que não tem nenhum registro das dimensões ou de uma planta de construção é algo extremamente caro e trabalhoso. Se não estou enganado o projeto do Alan custou mais de 1 milhão de reais para ser finalizado.
@ que dahora. vou procurar depois, mas eu pensei numa réplica não funcional, não precisa voar. o projeto ficaria bem mais barato, só queria saber mais sobre o 14 bis e tudo mais
Faltou comentar que no Rio de Janeiro até hoje existe o Hangar do Zeppelin, na Base Aérea de Santa Cruz, onde ele ficou guardado nas vezes que viajou pra cá. Hoje em dia o hangar serve como uma "garagem de aviões", mas perto dele da pra ter uma dimensão do tamanho que era o Zeppelin.
11:00: Detalhando: A hipótese mais aceita é de que o tecido, que continha pó de alumínio, ficava bem próximo da estrutura metálica interna, formando um enorme capacitor. Este capacitor se carregou devido ao atrito com o ar. Ao soltar a corda, que estava úmida devido ao clima, acabou servindo como um condutor elétrico, formando uma centelha. Há relatos de que um dos balões de hidrogênio estava vazando na parte de trás, então a mínima centelha foi suficiente pra fazer a combustão desse gás. Seria por isso, então, que o Hindenburg começou a incendiar por trás. Como ele estava relativamente próximo ao solo, houve tempo para vários tripulantes e passageiros pularem, sobrevivendo 62 deles.
Adorei a história, parabéns, melhor canal do UA-cam ❤ P.s.: faltou dizer que a imagem desse acidente foi usada no primeiro álbum da melhor banda da história, o Led Zeppelin I
Na base aérea de Santa Cruz, Rio de janeiro, ainda existe o hangar do Zeppelin preservado. É gigantesco, bem alto tb. Se colocar no Google maps, poderá vê-lo
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o criador do balão dirigível Pax: Augusto Severo ficou conhecido como o Mártir da Tecnologia Aeronáutica e hoje os restos mortais dele estão na cidade de Macaíba Rio grande do Norte Não só teve o criador do 14 bis
Apesar de serem frutos de uma tecnologia considerada datada e superada, eu acho os dirigíveis veículos incríveis e elegantes. Com as devidas atualizações tecnológicas, e com os protocolos de segurança aérea que temos hoje, creio que seriam ótimas opções para viagens curtas e para turismo.
Última vez que vi um Dirigível foi em Betim em 2003 quando o Cruzeiro foi jogar a partida do título do campeonato brasileiro contra o Paysandu, era um Dirigível da Goodyear
tenho uma sugestão, por que vocês não fazem um ser humano de estatura media/alto tipo um 1,80m, na mesma escala, isso facilitaria a compreender o tamanho desse objetos na vida real
Iria ficar só uma linha pela escala que ele usou, essa pessoa teria 3.6mm de altura, tomando como referência a largura dos meus ombros de 480mm, teria 0.96mm de largura o bonequinho.
Pergunta: se deixar ele "parado" e tiver uns cilindros de gás lá dentro... eu abro o cilindro: ele sobe ou fica no lugar? Digamos que nada escapa lá de onde abriu... a massa continua a mesma, mas agora o gas que estava comprimido está solto.
Além da base aérea de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, construída pelos americanos na Segunda Guerra Mundial para patrulhar o Oceano Atlântico contra os submarinos alemães, no Norte do Amapá também foram instaladas estruturas para operar dirigíveis para patrulhar aquela área do Oceano contra submarinos alemães. Até hoje essas estruturas onde ficavam "ancorados" os dirigíveis estão lá (e existem algumas fotos da época em que o sistema funcionava). Acho muito legal essas histórias de tecnologias "diferentes" que fizeram parte da história do Brasil, mas praticamente ninguém conhece. (O padre luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão é um candidato a ser o inventor dos balões de ar quente - apesar de que ser reconhecido como sendo "o primeiro" em alguma coisa sempre leva a alguma discussão. Tipo os Irmãos Wright versus Santos Dumont, ou Hezarfen Ahmed Çelebi, ou Gustave Whitehead, entre outros).
Grande Iberê saudações e parabéns por um ótimo vídeo! Não sei se é economicamente viável/interessante, mas gostaria de sugerir que fossem feitos anúncios curtos no UA-cam das próximas turnês, tô direto e não estava sabendo da sua visita aqui em BH, ontem 😢, em geral fico até os finais dos vídeos, nas talvez fazer os anúncios antes e só dar uma retocada no final seja útil. Forte abraços a todos ai
Onde eu morava quando criança, vivia passando um dirigível da Goodyear. Ele ficava o dia inteiro circulando pela região e as vezes a noite também, dava um pouco de medo e tinha vezes que ele passava meio "perto de mais" de algumas casas.
lembro que a minha avó contou que viu o Zeppelin quando passou por São Luís, o negócio era realmente impressionante.
🆒
@ahtantofa 🤨🥴
Depois eles foram substituídos por “Zé pelintras”?😂😅🤭😳🙅🏻♂️🙏
@@Danielcn2050 🤨 🤨 🤨 🤨 🤨 🤨 🤨 🤨
Lembrei de um muaical q falava do zepelin
Ouvir uma história sendo narrada pelo Ibere é sempre muito mais legal e aprendo sempre muito mais do que por qualquer outro lugar. Parabéns pelo canal, tão necessário!
Sim
Exatamente 😊
LEGAL MESMO 😊😊
3:04 só uma correção: na escala 1:500, 1 metro vira 2mm 😅, 5mm seria na escala 1:200
Ia postar exatamente isso, mas vc chegou primeiro. Ganhou o like. Abraços.
Como que faz esse cálculo?
@@migueldoprado27 easy. Pega o numerador e divide pelo denominador.
@@migueldoprado27 Você também pode interpretar como uma proporção ou regra de três. 1 metro no objeto equivale a 500 metros na vida real (1:500), então quantos metros no objeto equivale a 1 metro na vida real?
1 metro -------- 500 metros
x metro -------- 1 metro
1 * 1 = 500 * x
x = 1/500 = 0,002 metro, que por sua vez é igual a 2 milímetros.
É claro que é muito mais fácil e rápido dividir 1/500 direto, mas acredito que assim fique mais fácil de entender o porquê de ser assim, abraços!
@@migueldoprado27 O Iberê disse que usou a escala de 1 pra 500 ou 1:500. Como 1 metro tem 1000 milímetros, vc divide 1000 por 500 que dá 2 milímetros. Então na escala de 1:500, 2 milímetros equivale a 1 metro real. Espero que tenha entendido. Abraços.
Boa tarde amigos . Faltou dizer que em santa cruz ,RJ. Há o hangar do Zeppelin em perfeito estado e unico exemplar em atividade no mundo. Hj este hangar é usado pra outras finalidades pela Forca Aérea Brasileira 👍
Servi na aeronáutica em Santa Cruz no RJ e realmente assisti o vídeo esperando o comentário sobre o hangar e não teve. O hangar é realmente impressionante pela estrutura e tamanho. Faltou isso no vídeo 😢
Embora foi uma pequena falha do Ibera, algo q ñ desmerece o empenha da equipe Manual do Mundo, acho q qm teria mais destaque para falar sobre isso é o Fernando do Canal AERO pq ele pode fazer uma reportagem indo até lá já q ele é da aviação.
@@fabiolimapereira4077 Trabalho lá, e também achei que o Hangar do Zeppelin seria mencionado, até porque é uma estrutura ímpar no Brasil, e restam no mundo poucos Hangares que serviram a essa finalidade. Não tem um dia em que eu não fique impressionado com a grandiosidade dessa contrução.
nao fazia ideia que na base de santa cruz tinha hangar de zeppelin, passei algumas vezes na reta da base mas claro nunca entrei
@@marcelmcdr Sou do Rio e gostaria muito de visitar a BASC, mas as informações que encontrei são muito vagas. A BASC oferece visitação para civis (sem ser em grupos)? Se sim, visitantes civis podem conhecer e entrar no hangar? .
Minha bisavó viajou no Hindenburg... Ela foi para a Europa e foi um desejo dela que meu bisavô realizou - viajar no Zeppelin. Na época, a passagem era tão cara que só ela foi de dirigível, junto com um casal amigo (que tinha mais dinheiro que meu bisavô 🤣) que também fez a viagem - enquanto meu bisavô ia de navio...
No Rio de Janeiro ainda existe um hangar de Zeppelin - uma construção imensa, do tamanho de uma catedral, que fica na base aérea de Santa Cruz... É um dos poucos no mundo que restam preservados em perfeitas condições - um registro histórico da época desses gigantes dos céus.
Que história incrível!
Se for verdade essa história, é realmente extraordinário!
Interessante
@@vg2000 É verdade... Veja, eu não sou jovem (sou baby boomer, de fato) e meus bisavós , na década de 1930, eram pessoas já de meia idade, com mais de 40 anos... Eles costumavam viajar à Europa a cada 2 anos ou assim (minha bisavó nasceu lá e tinha parentes com quem mantinha contato), indo de navio.. Infelizmente não havia nenhum registro fotográfico, que eu tivesse visto, de minha bisavó nessa ocasião - não sei se porque não foi feito ou se chegou a existir alguma foto e foi perdida entre as coisas de meus bisavós quando faleceram; pode ter acabado jogada fora inadvertidamente ou ficou com algum dos irmãos da minha avó... Eu só tenho o relato da minha avó sobre o caso (ela já era casada na época, com meu pai recém-nascido)
Manual do Mundo deveria fazer parte dos livros didáticos, vou profetizar aqui: Editora Manual do Mundo! Deus abençoe vocês!
Na minha cidade, Macaíba/RN, teve um inventor que tbm criava e pilotava dirigíveis, o nome dele era Augusto Severo, ele morreu em Paris após o dirigível dele, o Pax, explodiu, matando ele e o mecânico, hoje os restos morais dele estão no Solar do Ferreiro Torto, um antigo engenho de cana de açúcar que atia como se fosse um museu na minha cidade
Inclusive foi homenageado com o nome em um dos aviões presidenciais
Em 1902, talvez fosse amigo do Santos
Última vez que vi um dirigível, foi no show da Madonna! Antes disso foi em 2015… Fiquei muito feliz quando revi esse ano.
Ainda não vi esse vídeo, mas queria expressar minha satisfação e felicidade dos meus filhos de poderem ver o Iberê pessoalmente ontem, aqui em BH. Apesar deles terem "travados" na hora, com certeza é uma recordação que vão levar pra vida deles (e eu e minha esposa também)
Obrigado, Iberê :)
Sou de Fortaleza, minha avó tem 88 anos e nasceu em 1936. Ela conta que os pais dela(meus bisavos) viram um dirigível passando no vilarejo onde eles moravam. Ela diz que minha bisavó até ajudou uma mulher a se acalmar quando ela viu o dirigível e ficou apavorada. Minha bisavó nunca estudou formalmente, mas sabia ler e escrever e lia jornais e revistas quando tinha a oportunidade, por isso ela já sabia o que era aquilo.
Toda vez que ela conta essas histórias do passado é como se fosse uma viajem no tempo pra mim. Tenho 24 anos e fico fascinado quando escuto essas histórias de pessoas que nasceram a mais de 100 anos atrás.
Vez ou outra ela conta histórias do avô dela(pai de seu pai), aí isso pra mim é uma loucura maior ainda. Fora as histórias que este contava pra ela, mas ela não lembra muito.
Eu era fascinada por essa história quando criança. Na realidade eu amo histórias do Brasil e do mundo.
O zepelim sobrevoou por 2 vezes Natal RN, em 1930 é 1933 para homenagear o aviador Augusto severo
Faltou citar no vídeo e mostrar fotos do único Hangar gigante de Dirigível ainda existente no Brasil que é a Base área de Santa Cruz no Rio de Janeiro.
Houve relatos que o emblemático "Hidenburgo", foi também o caminho de rota, antes do "acid€nt€".
Passou no antigo seriado "Acredite se Quiser" do Jack Palance.
Em menos de 10 segundos de qualquer vídeo seu, já vale um joinha, pois sei que seus conteúdos são de qualidade. Parabéns por tanto tempo produzindo vídeos incríveis; você sempre me surpreende!
Tirar um 10 na prova é fácil, mas tirar um 10 na prova vendo os vídeos do Iberê é a melhor coisa do mundo. Ainda mais que seu material didático recomenda ele! Parabéns Iberê por ser o melhor UA-camr do Brasil e do Mundo!
A banda Iron Maiden, possuí uma música incrível que fala sobre a queda do R101, um dirigível britânico que foi o maior da época, foi o segundo maior dirigível contrido pela Royal Airship Works, perdendo o título do maior exatamente para o LZ 129 Hindenburg citado!
Ah! o nome da música se chama: "Empire of the Clouds". Super recomendo!
E a banda Led Zeppelin, originalmente Lead Zeppelin (eles decidiram tirar o E no Lead), significando dirigível de chumbo, queriam dizer que o som era pesado, mas voava ou algo do tipo, e a capa do primeiro disco deles é uma pintura do acidente do Hindenburg
Que aula sobre o dirigível!! Parabéns pela didática e conhecimento!! 👏👏
Pergunta para o Iberê responde: você conseguiria explicar como o processo de gravação em câmera lenta funciona? Como as câmeras capturam movimentos tão rápidos que nossos olhos não conseguem ver?Por favor me responda, sou seu fã❤❤❤❤
Isso é simples. Para de ter a "ilusão de movimento" vc precisa de no mínimo 24 quadros por segundo. Para fazer a câmera lente a câmera captura muito mais que isso, uns 2000 quadros/segundo ou mais, aí basta desacelerar a imagem e como vc tem muitos quadros dentro desse segundo, vc tem mais informações para passar na tela sem que ela fique truncada.
Cara obrigado, mas eu queria que o Iberê me respondesse mano@@nicolaijc2682
Uauu!!!!!! Iberê, que livro incrível!!!!, amo astronomia desde pequeno até os dias de hoje, não vejo a hora desse livro ser lançado!!🎉🎉🎉
Recife foi uma das poucas cidades brasileiras que recebia rotineiramente zepelins. No bairro do Jequiá no Recife ainda esta de pé a unica torre de atracação de zepelim do Brasil quiçá do mundo
Deveria ser algo Magnífico vê lo voando pelo seu Tamanho... Nada Maior foi construído até os dias de Hoje. Incrível!
Essa é uma máquina que eu sempre tive curiosidade em saber como funciona e como era o embarque e a viagem nele. Valeu iberê!
Abraço de Portugal parabéns pelo seu canal sou português e já assisto o seu canal faz quase 11 anos 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Obrigado Ibere por fazer parte dos meus trabalhos do colegial ❤
Já traduz seu canal em outras línguas ou já pensou sobre?
O manual explica tudo q vc precisa e por isso q eu amo o manual do mundo ❤️❤️❤️❤️
Os Zeppelins são magníficos!
Olá Iberê meu nome é Laís e tenho 9 anos e eu queria saber se os cadernos de Marie Curie continuam sendo radioativos por favor curti o meu comentário
Que história legal Ibere por mais que é trágico, o pessoal que teve privilégio de voar em um desse deve ter tido uma experiência incrível. ( tirando infelizmente os que foram ceifados)
Manual do mundo é definitivamente o melhor canal que existe!
40 anos e não perco um vídeo. Muitas vezes, assisto com meu filho de 12 anos. Antigamente, era mais comum a gente assistir juntos.
AI IBERÉ , O MANUAL DO MUNDO FAZ PARTE DA MINHA VIDA A ANOS , FOI OQ ME LEVOU A LER O MEU PRIMEIRO LIVRO , Q E SEU !!! OBG
Que vídeo excelente, Iberê.
Meus parabéns pelas informações apresentadas de forma clara, envolvente, divertida e com todo o contexto histórico daquele momento.
Um show de informação.
Obrigado e por favor, continue com este lindo trabalho.
Um abraço!
Tô agarrado lá no Pátio Savassi hoje as 15:00
Top! 🔝
Aprendi muita coisa sobre o Zeppelin que não sabia e já me tinha perguntado muitas vezes na minha cabeça. Obrigado Iberê e Manual Do Mundo.
Eu sou Moçambicano e gosto muito do canal manual do mundo,
Aprendo muito com os contiodos ca mostrados.
O pena deveria tentar fazer um dirigível antes do avião, já que a ideia é fazer um veículo aéreo, o dirigível seria um desafio tipo o submarino eu acredito, e daria pra testar com segurança em um pátio aberto 😁
Simplesmente incrível esse dirigível 😍
uau não imaginava isso. sacanagem na escola não mencionar esse evento
Nn lembro onde q eu li sobre, mas pra controlar os motores de alguns desses dirigíveis antigos, havia tubos de comunicação da ponte de comando até os motores, onde simplesmente haviam pessoas em cima desses motores controlando manualmente a aceleração sob ordem dos timoneiros. Loucura dms imaginar as gambiarras q a gnt fazia no século passado kkkkk
Sempre tive sonho de viajar em um dirigível, é um dos veículos que sou apaixonada, trem e bonde também fazem parte desse meu hiperfoco 😅
CADA VÍDEO, É UMA AULA❤❤
Cara, eu acho Zepelim, fascinante.....e quem viajava nele.... muito corajoso. Era desafiador. Inovador.
Muito massa.
Obrigado.
Iberê, tenho um desafio para vcs do canal manual do mundo, desafio vcs a tentarem misturar água com óleo, se conseguirem fazer isso, tentem misturar outros líquidos heterogêneos (se fizerem o vídeo poderiam me marcar nele)❤️❤️
A minha avó , que nasceu em 1902, na década de 30 orava na cidade de Nilópolis/RJ e ela comentava que via os "Zepllins" chegando ao Rio de Janeiro, várias eram as rotas, se cheva pelo mar, pela direção da zona norte do Rio ou seguiam pelo interior, passando pela baixada fluminense, onde minha avó Rita conseguia ver. Imagino que a visão deveria ser incrível. Hoje eu tenho a oportunidade de passar pela linha vermelha, próximo a pista de pouso do galeão e fico encantado com o tamanho dos aviões, que chegam em uma velocidade consideravelmente alta, imagino algo muito maior, praticamente deslizando pelos céus em uma velocidade próxima de um desfile...
0:59 esse tava a todo gás
@@Adailson4s eu achei q só eu tinha visto kk
Manual do mundo vocês podiam fazer um quebra cabeça do manual do mundo adoro vocês❤❤❤
Adoro tds os seus vídeos, tanto os mais elaborado quanto os mais simples ❤
Se vocês tivessem utilizado outro método para estourar a bexiga, teria se formado água no estado líquido ao invés de gasoso?
Provavelmente não iria reagir
Falou de um dos nossos melhores Brasileiros Santos Dumont! Tem meu respeito e like!
Iberê, algo legal de citar é que possivelmente vamos ver o retorno dos dirigiveis como o hindenburg nos próximos anos, por serem uma escolha mais sustentável do que os veículos aéreos atuais. Um exemplo é Pathfinder 3, um dirigível de (se não me engano) 150 metros que está em construção nesse momento. Outro é o Solar Airship, que utilizará a energia solar como fonte de combustível
Passou no antigo seriado "Acredite se Quiser", do apresentador Jack Palance.
No Rio de Janeiro (em Santa Cruz), ainda existe o "Hangar do Zepelin".
E fica na Base Aérea de Santa Cruz.
Hovem relatos que os "Zepelins", passaram por essa região, principalmente o emblemático "Hidenburgo".
Sou da Cidade de Joinville do Estado de Santa Catarina...
Nossa Cidade tem uma Foto Antiga de Um Dirigivel passando pela nossa Cidade...
Mais um video super bacana, como sempre! Aproveitando o sábado chuvoso e maratonando uns videos aqui do canal.
Manual do mundo é uma revolução da forma de ensinar!
Admiro muito e gosto de vídeos que exploram vários assuntos...
Parabéns Iberê ❤🎉
Ganhou um inscrito
Adoro ver a forma como as pessoas dessa época imaginavam o futuro, eram sempre zepelins com alguma função, tipo ser um hotel voador, hospital voador...
Já q estamos falando de brasileiros na aviação, vim comentar sobre o potiguar Augusto Severo, q tb dedicou-se aos dirigíveis. Infelizmente, ele e seu mecânico faleceram num acidente aéreo com o dirigível Pax, em Paris (1902).
𝙊 𝘿𝙞𝙧𝙞𝙜í𝙫𝙚𝙡 𝙃𝙞𝙣𝙙𝙚𝙣𝙗𝙪𝙧𝙜 é um filme de 1975 que trata sobre zepelins:
Título original: The Hindenburg
Gênero: Drama
Direção: Robert Wise
Roteiro: Nelson Gidding e William Link
Elenco: Burgess Meredith, Roy Thinnes e Rene Auberjonois
Esse canal é muito bom , assisto a anos mais sempre fica melhor , vídeo excelente faz mais vídeos assim sobre acidentes .
ibere, tem como você fazer uma réplica do 14 bis?
UP
Se fosse 1:500 ia ficar mto pequeno. Mas ele podia fazer numa escala maior
@ eu tava pensando em fazer uma réplica em 1:1
Existe um camarada chamado Alan Calassa que fez uma réplica perfeita do 14 Bis que inclusive voa (ou voava, não sei como está depois de um acidente q ele sofreu). o Lito do aviões e músicas já mostrou ele voando uma vez, e o aero também fez um vídeo mostrando o avião em detalhes. Por incrível q pareça fazer uma réplica tão bem feita de um avião q foi construido a mais de 100 anos e que não tem nenhum registro das dimensões ou de uma planta de construção é algo extremamente caro e trabalhoso. Se não estou enganado o projeto do Alan custou mais de 1 milhão de reais para ser finalizado.
@ que dahora. vou procurar depois, mas eu pensei numa réplica não funcional, não precisa voar.
o projeto ficaria bem mais barato, só queria saber mais sobre o 14 bis e tudo mais
Muito legal Iberê! Vc podia usar ia pra gerar uma imagem de como seria ver o zepelim por dentro. Abraço! Amo vcs ❤️❤️❤️
Ainda não tinha me inscrito no manual do mundo nessa conta. Amo o trabalho de vcs
Faltou comentar que no Rio de Janeiro até hoje existe o Hangar do Zeppelin, na Base Aérea de Santa Cruz, onde ele ficou guardado nas vezes que viajou pra cá. Hoje em dia o hangar serve como uma "garagem de aviões", mas perto dele da pra ter uma dimensão do tamanho que era o Zeppelin.
11:00: Detalhando: A hipótese mais aceita é de que o tecido, que continha pó de alumínio, ficava bem próximo da estrutura metálica interna, formando um enorme capacitor. Este capacitor se carregou devido ao atrito com o ar. Ao soltar a corda, que estava úmida devido ao clima, acabou servindo como um condutor elétrico, formando uma centelha.
Há relatos de que um dos balões de hidrogênio estava vazando na parte de trás, então a mínima centelha foi suficiente pra fazer a combustão desse gás. Seria por isso, então, que o Hindenburg começou a incendiar por trás.
Como ele estava relativamente próximo ao solo, houve tempo para vários tripulantes e passageiros pularem, sobrevivendo 62 deles.
Obrigado, melhor explicação sobre esse assunto que já vi.
3:50 eu esperando ele compara com tamanho do Antonov-225 😢
Ou com porta-aviões... Ou com a torre Eiffel... Ou com a Pirâmide de Gizé... Ou com o Cristo Redentor... Ou com a Estátua da Liberdade...
Eu acho muito interessante essa história do Hindenburg...
Até fiz um vídeo sobre ele há um tempo atrás...
Minha bisavô ela contava a minha mãe viu a descida de um zeppelin descendo no marco zero do recife.
Iberê! Sensacional, tem um canal legal demais no UA-cam tb, ele conta a historia da Benz, é o Veículos & Histórias, bora fazer um crossover hahahaha!
Adorei a história, parabéns, melhor canal do UA-cam ❤
P.s.: faltou dizer que a imagem desse acidente foi usada no primeiro álbum da melhor banda da história, o Led Zeppelin I
Na base aérea de Santa Cruz, Rio de janeiro, ainda existe o hangar do Zeppelin preservado. É gigantesco, bem alto tb. Se colocar no Google maps, poderá vê-lo
Por favor faz um vídeo sobre: "GUERRA DAS CORRENTES" ,seu modo de apresentar é o melhor de todos 😁
Ibere,mandou brasa,foi um conteúdo perfeito,uma dica,poderia colocar infograficos,ficaria top
Eu amo quando o manual do mundo conta uma história q envolve ciência😊❤
Iberê explica porque a explosão foi pra baixo em 7:56
Que horror a cena dele queimando, queimou muito rápido. lamento muito pelas vítimas.
Acho incrivel que ainda não fizeram um filme sobre a vida do Santos Drumont
Obrigado, Santos Dummont!!!!!
Pergunta para o Iberê reponde: Como eles cozinhavam dentro do Zeppelin se era cheio de hidrogênio?
Excelente vídeo Iberê
Amei a história
Ibere faz um vídeo explicando de onde se extrai o Hélio, por favor não tem videos sobre isso 😢
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o criador do balão dirigível Pax: Augusto Severo ficou conhecido como o Mártir da Tecnologia Aeronáutica e hoje os restos mortais dele estão na cidade de Macaíba Rio grande do Norte
Não só teve o criador do 14 bis
Apesar de serem frutos de uma tecnologia considerada datada e superada, eu acho os dirigíveis veículos incríveis e elegantes. Com as devidas atualizações tecnológicas, e com os protocolos de segurança aérea que temos hoje, creio que seriam ótimas opções para viagens curtas e para turismo.
Sou fã do jogo anno 1800! Nele tem dirigíveis! Muito legal conhecer a história por trás disso tudo! Obrigado!
Última vez que vi um Dirigível foi em Betim em 2003 quando o Cruzeiro foi jogar a partida do título do campeonato brasileiro contra o Paysandu, era um Dirigível da Goodyear
O Dirigível do são paulo caiu recentemente, tem ate rumores que deram tiro nele
Em BH, provavelmente o lançamento dos livros será na livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi. Abs.
tenho uma sugestão, por que vocês não fazem um ser humano de estatura media/alto tipo um 1,80m, na mesma escala, isso facilitaria a compreender o tamanho desse objetos na vida real
Iria ficar só uma linha pela escala que ele usou, essa pessoa teria 3.6mm de altura, tomando como referência a largura dos meus ombros de 480mm, teria 0.96mm de largura o bonequinho.
Pergunta: se deixar ele "parado" e tiver uns cilindros de gás lá dentro... eu abro o cilindro: ele sobe ou fica no lugar?
Digamos que nada escapa lá de onde abriu... a massa continua a mesma, mas agora o gas que estava comprimido está solto.
Na base aérea de santa cruz (RJ) ainda tem a estrutura de dirigível, incluindo o hangar com as portas gigantes
Parabéns pelos lançamentos!
Além da base aérea de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, construída pelos americanos na Segunda Guerra Mundial para patrulhar o Oceano Atlântico contra os submarinos alemães, no Norte do Amapá também foram instaladas estruturas para operar dirigíveis para patrulhar aquela área do Oceano contra submarinos alemães. Até hoje essas estruturas onde ficavam "ancorados" os dirigíveis estão lá (e existem algumas fotos da época em que o sistema funcionava).
Acho muito legal essas histórias de tecnologias "diferentes" que fizeram parte da história do Brasil, mas praticamente ninguém conhece.
(O padre luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão é um candidato a ser o inventor dos balões de ar quente - apesar de que ser reconhecido como sendo "o primeiro" em alguma coisa sempre leva a alguma discussão. Tipo os Irmãos Wright versus Santos Dumont, ou Hezarfen Ahmed Çelebi, ou Gustave Whitehead, entre outros).
Muito bom o video principalmente por relembrar o momento do Santos do Monte
Que tal o manual do mundo construir um dirigível e voar... Sempre fez barcos, o que acha de um desafio diferente Iberê?
Conta sobre o acidente da Byford Dolphin e como a mudança repentina de pressão matou 4 pessoas.
Caramba! Que historia legal.
Isso faz tanto tempo, eu lembro na minha infância de ver dirigíveis no rio de janeiro, início dos anos 2000
Eu achava que iss só existia em filmes...
Fala da história de Júlio Cesar brasileiro que foi fundamental para o leme do dirigível. Muito esquecido na história.
Grande Iberê saudações e parabéns por um ótimo vídeo! Não sei se é economicamente viável/interessante, mas gostaria de sugerir que fossem feitos anúncios curtos no UA-cam das próximas turnês, tô direto e não estava sabendo da sua visita aqui em BH, ontem 😢, em geral fico até os finais dos vídeos, nas talvez fazer os anúncios antes e só dar uma retocada no final seja útil. Forte abraços a todos ai
Onde eu morava quando criança, vivia passando um dirigível da Goodyear. Ele ficava o dia inteiro circulando pela região e as vezes a noite também, dava um pouco de medo e tinha vezes que ele passava meio "perto de mais" de algumas casas.