Eu fiz de uma esmerilhadeira uma tupia, mandei fazer uma rosca no mandril, e eu fiz uma frente com a base regulável no estilo tupia de coluna, uso muito pra abrir as cavas de fechaduras e dobradiças em portas, fica bom, sai bem mais rápido que no formão kk, não comprei ainda uma tupia pois não uso com constância.
Nâo compensa, é perigoso. Eu trabalho com marcenaria por hobby, não sei tudo, mas aprendo aos poucos, e com segurança. Trabalho em outro ramo muito diferente, sou policial militar, mas gosto de marcenaria, então, comprei 1 furadeira, depois 1 tico-tico, depois de um tempo comprei 1 serra circular, aí fui comprando aos poucos... lixadeira, parafusadeira, tupia, até chegar na serra de bancada. Foi tudo dividido, nada à vista, mas um dia eu completei minha oficina. Compensa ter paciência e comprar aos poucos. Cada ferramenta foi feita para uma coisa. Igual aos veículos... caminhão é caminhão. Carro é carro. Ótimo vídeo. Gosto de todos vídeos seus. Deus te abençoe!
Bicho, eu fiz a mesma coisa mas em um intervalo de tempo muito maior devido às condições de vida que interferiram nas minhas escolhas pessoais... Isso aí, hoje eu posso investir em ferramentas que realmente necessito. Grande abraço. 🖖Vida longa e próspera🖖 28.março.2024
Seu hobby, parece muito com o meu, sou motorista de ônibus aposentado, peguei gosto por marcenaria, e hoje tudo que me proponho a fazer eu faço, não coisas grandes, não tenho espaço na minha casa, tenho todas as ferramentas básicas necessárias, vários gabaritos, construí minha própria mini bancada de tupia, e olha que funciona muito bem, peguei gosto da coisa, não dá pra ganhar dinheiro, no meu caso, mas é uma bela terapia, Deus te abençoe
@@edinaldomariano9202 Que legal, realmente nosso hobby parece mesmo um com o outro. Eu também sou igual a você, não tenho lucro nenhum, mas faço as coisas só pra distrair. É muito bom! Deus te abençoe!
@@juliano2641 Quem se dá bem, é quem encomenda, consegue as coisas, praticamente, com preço de custo, não sei colocar preço naquilo que faço, mão de obra, não ganho praticamente nada, igual você falou, é mais uma terapia mesmo, mas está valendo, neste mundo difícil em que vivemos hoje, isso faz um bem enorme pra nós, um abraço
Também sou dessa linha...NÃO EMPRESTO FERRAMENTA!!! Há um ditado latino da antiga Roma ( em latin...) que diz: "Emere malo quam rogare" "Prefiro comprar que pedir" 😂😂😂😂😂
Eu inventei em colocar uma freza reta na minha parafusadeira esses dias e levei uma pegada no dedo q ficou dias me doendo o corte.acredito q esse tipo de gambiarra n vale a pena foi um aprendizado pra mim.
Eu já fiz muitas gaiolas artesanais de bambu quando séculos atrás onde só tinha uma furadeira que servia adaptada também como uma serra circular e arredondamento das varetas... naquela época eu era muito doido (e motivado) e nem sabia dos riscos de acidentes que eu estava a cada partida da furadeira que tenho até hoje e aliás se transformou em uma lixadeira circular de bancada muito, mas muito mesmo, mais eficiente do que aquelas tipo as da Ferrari que tem um motorzinho fraquinho e que arrependo de adquirir até hoje (menos de um ano). Conselho meu: todas essas lixadeiras 2 em 1 são fracas mesmo para hobistas. 🖖Vida longa e próspera🖖 28.março.2024
Uma vez fiz o teste e deu ruim, a madeira deu um cotragolpe. Furadeira tem por volta dos 3.000 rpm. Ai pensei: Farei com motor de liquidificador alta rotação, por volta dos 12.000 rpm. Ai pensando bem em todo trabalho e pra nao ser algo seguro. Acabei comprando uma tupia Wesco. Na época ótimo custo benefício. Mas existem marcas desconhecidas bem mais em conta. Pra quem não pode investir no momento, é melhor comprar uma tupia xing ling, do que fazer qualquer adaptação. Excelente vídeo! Sempre bem didático. Abraço!
Um amigo meu, marceneiro e luthier, vivia tentanto fazer tudo que ele precisava com sucata, inclusive as máquinas, e tentou fazer uma tupia com motor de liquidificador. Eu e outros colegas sempre avisamos pra ele ter mais foco e parar de querer construir tudo sozinho porque esse tipo de economia é uma ilusão, até que um dia ele tava desmontando um microondas e a válvula descarregou nele. Morreu antes de cair. 38 anos de idade. Uma das lembranças mais difíceis que eu tenho.
@@Davi_Martins_Custom_Guitars que ocorrido triste! Provavelmente ele queria tirar o transformador do microondas para fazer pirografo ou máquina de solda caseira, e tomou descarga do capacitor que mesmo o aparelho desligado da tomada, ele armazena uma carga de até 2 mil volts. Realmente é tudo ilusão, ainda mais nos tempos de hoje que tudo é acessível. Muito antigamente, eram poucas opções de equipamentos e tudo um absurdo de caro e pagamentos à vista. Mas hoje se tem infinitas opções e se compra em 10, 12x sem juros.
Realmente precisamos andar para frente, concordo, melhor parcelar e comprar um equipamento com boa qualidade e especifico, inclusive por questões de segurança
Boa noite Adilson! Também concordo que não vale a pena usar a furadeira. Hoje em dia qualquer tupia de 100 reais é melhor. Tenho uma Makita que paguei em 10 X de 39 reais e não me arrependo.
Valeu pelo video! Deus abençoe! Penso que essas investigações são pra quebrar um galho de quem não vai trabalhar profissionalmente, mas pra um pequeno serviço em um pequeno reparo, uma ou outra vez na vida. É semelhante a trocar um rolamento de um carro, em uma viagem, usando martelo em lugar de prensa hidráulica.
Boa noite meu amigo Adilson os seus vídeos é show eu gosto de assistir os seus vídeos porque você explica muito bem nós aprendemos fazer o certo parabéns meu amigo um forte abraço
Ferramenta é assim, nunca ninguém tem para te emprestar... Mas quando eu quero me livrar de certas pessoas, costumo emprestar ferramentas baratas e ruins... me livro da ferramenta é do "amigo"...
Comprei uma Wesco e um jogo de fresas básicas pra fazer um único trabalho aqui em casa - sou um marceneiro beeem amador. Já se pagou, mesmo que eu não venha a usar os itens nunca mais. Não vale a pena improvisar com itens que envolvem segurança, especialmente se o custo de trabalhar com o equipamento adequado é baixo,como é o caso das tupias hoje em dia.
Acho que funciona sim! Vai depender unicamente da necessidade do marceneiro. Se for um profissional ele consegue avaliar todos os riscos na hora da execução do serviço, já um amador não consegui avaliar pois ainda lhe falta experiência!
Há o perigo da freza soltar da furadeira . já vi isso acontecer . Bom observar que o sistema de aperto é diferente . se uma broca soltar não oferece perigo, mas a freza é perigosa !
Acredito que até possa funcionar em algumas madeiras, mas não é projetado para substituir uma tupia. Mesmo porque a tupia laminadora tem mais RPM do que a furadeira. A furadeira não aguenta muito tempo.
Wesco um matca excelente porém não achamos peças de reposição. Tenho várias ferramentas da marca gosto muito mas foca essa dica opte pelas marcas mas famosa por mais wue seja cara e tudo mas . Mas vai ter assistência técnica em tudo que e lugar
Isso mesmo, tem tupia de 99 reais na loja do mecanico. Tem uma outra também, fortG 124,00 que tem a base com uma regulagem muito boa, tanto que estragou e comprei outra igual pelo custo benefício dela.
Freza precisa de alta rotação, furadeira é pra furar ou lixar, é o mesmo que asuviar e chupar cana, ou você asuvia ou chupa cana 👍parabéns pelo vidio muito bom 👍 VALE APENA seguir o teu canal 👍👍👏👏👏
Boa noite Adilson, Eu sou robista, sou apaixonado por ferramentas, eu tenho muitas ferramentas e sinceramente não arriscaria, é muito perigoso não vale apena, eu vou danificar outra ferramenta e correr perigo !
Com o disco correto (disco sem dentes com grãos de carbeto de tungstênio, com formato similar ao disco de mármore) é uma mão na roda pra construção civil, pois evita q o pedreiro precise comprar uma serra circular e evitar coices da máquina, corta madeira de demolição com pregos e cimento, basta ter a ideia certa.
@@sauloyslan4570 Uso serra mármore, FIXA, parafusada, em uma bancada. Assim, posso cortar madeira sem me preocupar com tranco que ela possa dar.Transformei-a em serra de bancada.
@@Tibulace quando iniciei na marcenaria era assim, depois passei usar o disco bosch para serra mármore para corte de madeira, e assim me trouxe mais segurança
Muito perigoso, até salva numa necessidade extrema né Adilson, só que cara, eu comprei 3 tupias de baixo custo na Loja do Mecânico e paguei 300,00 nas 3 (sim, as 3 juntas), e tou há 2 anos e meio com elas, tanto é que adaptei uma pra refilar fitas de borda e fórmica, uma pra uso normal com fresas de acabamento e outra com fresa cônica para riscar o Mdf laminado numa adaptação em serra de bancada, ou seja, furadeira, descartado.
Adilson, eu sou hobbista e digo que você tá coberto de razão. Pra quê danificar a furadeira ou se arriscar num acidente se a pessoa pode juntar uma grana (ainda que demore) pra comprar uma tupia, né? Eu vou comprando minhas ferramentas aos poucos. Vou vendo o que é mais necessário e o custo x benefício. Seu canal já me ajudou muito nas escolhas. Obrigado e parabéns pelo conteúdo de utilidade pública.
Eu não empresto ferramenta a ninguem, pra não falar que não empresto, empresto para uma única pessoa, um amigo meu de confiança mas que na última vez q emprestei ele se descuidou e acabou cortando o cabo da tomada da minha plaina. Fiquei meio assim porque tenho cuidado com o q é meu mas já aconteceu e agora digo que não emprestem nem para seu melhor amigo, um dia ele vai se descuidar e acabar estragando o que é seu.
Boa tarde Adilson. Dessas marcas chinesas (importadas de modo geral e todo tipo de máquina pra marcenaria) qual é boa, aceitável ou lixo total ( não presta pra nada)?? Obrigado.
Definitivamente não vale a pena, tenho uma tupia Stanley que comprei por duzentos e pouco reais, a velocidade é muito maior, ja tava na cara que não compensa, mas de qualquer forma, obrigado pelo vídeo, ja serve para os teimosos entenderem.
Fiz essa besteira e perdi minha furadeira. Com o gabarito perfeito, tudo certinho, regulagem de altura, etc. consegui abrir apenas um e meio rasgo na bancada de minha serra. A furadeira esquentou pacas. Parei e terminei no formão. Dia seguinte percebi grande folga na furadeira e problema de rotação e velocidade. Resumo, o induzido e a bucha foram prejudicados. Sem consegui resolver, levei para uma manutenção que condenou o conserto da minha antiga e guerreira furadeira. Conselho: Ouçam o mestre Adilson!
Engenheiros usam o conhecimento para projetar ferramentas seguras. Há toda uma estrutura de empresas gigantescas para fabricá-las. Então porque ignorar isso com gambiarras perigosas?
Agora q já se tem todo tipo d ferramenta diz q não compensa q não vale a pena la no início TDS nois fazemos gambiarras por falta de recursos essa é a realidade
Pois é... pelo preço das tupias, n compensa! Talvez, há uns 20 anos, justificaria a gambiarra, mas, mesmo assim, n daria conta de altas demandas. O custo tbm se elevaria, pois detonaria as furadeiras ripidinho.
NO MEU PONTO DE VISTA CADA EQUIPAMENTO TEM O PROJETO Q É DESIGNADO P/CADA FUNÇÃO, QUANDO SE DÁ Á IDEIA DE DESVIAR, PODE OCORRER O RISCO DE DANOS NO EQUIPAMENTO E ALÉM DO MAIS UM ACIDENTE. ISSO É O Q EU IMAGINO.
Meu amigo você auterou todo o projeto mas fãs uma opinião de como pessoas não tem dinheiro e só para quebrar um galho quando você começou você tinha todas as ferramentas mas agora temos pessoas que ensina como FAser nós temos mas aseso mas não temos dinheiro gratidao
Realmente não vale a pena, muito trabalho para pouco retorno ! As ferramentas estão muito baratas, até para reparo as vezes não vale a pena. Tenho uma Black & Decker velha que derreteu o plástico perto do mandril, quis comprar uma carcaça nova para restaurar-la,custa quase r$ 100 sendo que uma nova custa r$ 170, r$ 200 Infelizmente é triste pro planeta,sou do tipo que quer sempre reaproveitar as coisas, mas furadeira transformada em tupia!!! Acho perigoso e contraproducente Boa Adílson
Errado errado o Adilson não está, porém falo para aqueles que nem sempre tem dinheiro no bolso naquele momento dificil, não deixe de fazer uma gambiarra com seggurança, a criatividade é a maior ferramenta do brasileiro. O Adilson tá certo, mas ele tem dinheiro e não percebe, ou talvez sim, a dor do bolso dos "inventores de garaggem" e vejo ele sempre criticando a criatividade de marceneiros q ousam inventar algo para cumprir tarefas..., e assim por esse brasil a fora muitos brasileiros não deixam de fazer algo pelo fato de precisar fazer 100% correto... Adilson é um profissional responsável e não vai e nem pode adoçar tudo o que fazemos no mundinho hobby brasil a dentro rsrs... cuidem-se na execução da criatividades e nunca desanimem pelos "perfeitamente correto"...
Eu fiz de uma esmerilhadeira uma tupia, mandei fazer uma rosca no mandril, e eu fiz uma frente com a base regulável no estilo tupia de coluna, uso muito pra abrir as cavas de fechaduras e dobradiças em portas, fica bom, sai bem mais rápido que no formão kk, não comprei ainda uma tupia pois não uso com constância.
Na minha opinião cada ferramentas, tem suas funções e características improviso pode provocar acidente sério show mestre
Não sabia o que era tupia ,nunca havia visto uma e não sabia pra que servia.REALMENTE NÃO HÁ necessidade de reinventar. Valeu ,abração. 👍
Beleza meu Amigo.
É muito Perigoso e a Vida NÃO existe meio termo.
PARABÉNS pelo seu Profissionalismo
E consciência.
Boa noite.
Valeu Rosivaldo. Tem hora que é preciso explicar em portugues o óbvio rsrs
Nâo compensa, é perigoso. Eu trabalho com marcenaria por hobby, não sei tudo, mas aprendo aos poucos, e com segurança. Trabalho em outro ramo muito diferente, sou policial militar, mas gosto de marcenaria, então, comprei 1 furadeira, depois 1 tico-tico, depois de um tempo comprei 1 serra circular, aí fui comprando aos poucos... lixadeira, parafusadeira, tupia, até chegar na serra de bancada. Foi tudo dividido, nada à vista, mas um dia eu completei minha oficina. Compensa ter paciência e comprar aos poucos. Cada ferramenta foi feita para uma coisa. Igual aos veículos... caminhão é caminhão. Carro é carro. Ótimo vídeo. Gosto de todos vídeos seus. Deus te abençoe!
Esse é o caminho mesmo e por vezes fazer escolhas entre uma coisa ou outra.
Bicho, eu fiz a mesma coisa mas em um intervalo de tempo muito maior devido às condições de vida que interferiram nas minhas escolhas pessoais... Isso aí, hoje eu posso investir em ferramentas que realmente necessito. Grande abraço. 🖖Vida longa e próspera🖖 28.março.2024
Seu hobby, parece muito com o meu, sou motorista de ônibus aposentado, peguei gosto por marcenaria, e hoje tudo que me proponho a fazer eu faço, não coisas grandes, não tenho espaço na minha casa, tenho todas as ferramentas básicas necessárias, vários gabaritos, construí minha própria mini bancada de tupia, e olha que funciona muito bem, peguei gosto da coisa, não dá pra ganhar dinheiro, no meu caso, mas é uma bela terapia, Deus te abençoe
@@edinaldomariano9202 Que legal, realmente nosso hobby parece mesmo um com o outro. Eu também sou igual a você, não tenho lucro nenhum, mas faço as coisas só pra distrair. É muito bom! Deus te abençoe!
@@juliano2641 Quem se dá bem, é quem encomenda, consegue as coisas, praticamente, com preço de custo, não sei colocar preço naquilo que faço, mão de obra, não ganho praticamente nada, igual você falou, é mais uma terapia mesmo, mas está valendo, neste mundo difícil em que vivemos hoje, isso faz um bem enorme pra nós, um abraço
Emprestar ferramenta?
Só se eu for junto, e só se eu usar !!!
Do contrário, prefiro perder a amizade!!!!
Parabéns pelo vídeo!
Também sou dessa linha...NÃO EMPRESTO FERRAMENTA!!!
Há um ditado latino da antiga Roma ( em latin...) que diz:
"Emere malo quam rogare"
"Prefiro comprar que pedir"
😂😂😂😂😂
Eu inventei em colocar uma freza reta na minha parafusadeira esses dias e levei uma pegada no dedo q ficou dias me doendo o corte.acredito q esse tipo de gambiarra n vale a pena foi um aprendizado pra mim.
Numa retifica faria mais sentido, agora pra lixar com disco com a furadeira presa na mesa para arredondar cantos é até bom já fiz isso.
É a mesma coisa que usar disco de serra para serra mármore, deu um coice e quase foi a mão esquerda pra glória. Fora o susto. Nunca mais.
Eu já fiz muitas gaiolas artesanais de bambu quando séculos atrás onde só tinha uma furadeira que servia adaptada também como uma serra circular e arredondamento das varetas... naquela época eu era muito doido (e motivado) e nem sabia dos riscos de acidentes que eu estava a cada partida da furadeira que tenho até hoje e aliás se transformou em uma lixadeira circular de bancada muito, mas muito mesmo, mais eficiente do que aquelas tipo as da Ferrari que tem um motorzinho fraquinho e que arrependo de adquirir até hoje (menos de um ano). Conselho meu: todas essas lixadeiras 2 em 1 são fracas mesmo para hobistas. 🖖Vida longa e próspera🖖 28.março.2024
Tenho uma Bosch igual a sua, já com uns 15 anos de uso e continua muito boa
Uma vez fiz o teste e deu ruim, a madeira deu um cotragolpe. Furadeira tem por volta dos 3.000 rpm.
Ai pensei: Farei com motor de liquidificador alta rotação, por volta dos 12.000 rpm.
Ai pensando bem em todo trabalho e pra nao ser algo seguro. Acabei comprando uma tupia Wesco. Na época ótimo custo benefício.
Mas existem marcas desconhecidas bem mais em conta.
Pra quem não pode investir no momento, é melhor comprar uma tupia xing ling, do que fazer qualquer adaptação.
Excelente vídeo! Sempre bem didático.
Abraço!
Um amigo meu, marceneiro e luthier, vivia tentanto fazer tudo que ele precisava com sucata, inclusive as máquinas, e tentou fazer uma tupia com motor de liquidificador. Eu e outros colegas sempre avisamos pra ele ter mais foco e parar de querer construir tudo sozinho porque esse tipo de economia é uma ilusão, até que um dia ele tava desmontando um microondas e a válvula descarregou nele. Morreu antes de cair. 38 anos de idade. Uma das lembranças mais difíceis que eu tenho.
@@Davi_Martins_Custom_Guitars que ocorrido triste!
Provavelmente ele queria tirar o transformador do microondas para fazer pirografo ou máquina de solda caseira, e tomou descarga do capacitor que mesmo o aparelho desligado da tomada, ele armazena uma carga de até 2 mil volts.
Realmente é tudo ilusão, ainda mais nos tempos de hoje que tudo é acessível.
Muito antigamente, eram poucas opções de equipamentos e tudo um absurdo de caro e pagamentos à vista.
Mas hoje se tem infinitas opções e se compra em 10, 12x sem juros.
@@rafaelgomes560 Concordo 100%.
Eu concordo com você em número Gênero e grau .Parabéns pelo seu comentário. Você é um profissional eu também sou marceneiro.
Realmente precisamos andar para frente, concordo, melhor parcelar e comprar um equipamento com boa qualidade e especifico, inclusive por questões de segurança
Eu já usei furadeira de bancada como tupia para colocar fita de marchetaria na gaiola , ficou mais ou menos por causa dos pulos que fazia na madeira
😂😂😂 concordo meu amigo! e é porque seu arranjo não tem tanto jogo! 👏👏👏👏👏👏 parabéns! grande abraço.
funcionar funciona, mas a furadeira nao aguenta essa força lateral. A tupia tem um eixo grosso, e um rolamento muito bom na base.
Boa noite Adilson! Também concordo que não vale a pena usar a furadeira. Hoje em dia qualquer tupia de 100 reais é melhor. Tenho uma Makita que paguei em 10 X de 39 reais e não me arrependo.
Amigo nesta vida devemos nos arrepender das vezes que não tentarmos então se não der certo,mas você tentou.parabens pela sua iniciativa 👏👏👏👏
valeu
Valeu pelo video! Deus abençoe!
Penso que essas investigações são pra quebrar um galho de quem não vai trabalhar profissionalmente, mas pra um pequeno serviço em um pequeno reparo, uma ou outra vez na vida. É semelhante a trocar um rolamento de um carro, em uma viagem, usando martelo em lugar de prensa hidráulica.
Mestre você disse tudo vamos andar pra frente.um abraço.
Boa noite meu amigo Adilson os seus vídeos é show eu gosto de assistir os seus vídeos porque você explica muito bem nós aprendemos fazer o certo parabéns meu amigo um forte abraço
Concordo plenamente com você segurança tem que ter principalmente na marcenaria
Comprei uma tupia proficional ,BOS CH modelo gof 130 profissional, é muito boa
Ferramenta é assim, nunca ninguém tem para te emprestar... Mas quando eu quero me livrar de certas pessoas, costumo emprestar ferramentas baratas e ruins... me livro da ferramenta é do "amigo"...
Comprei uma Wesco e um jogo de fresas básicas pra fazer um único trabalho aqui em casa - sou um marceneiro beeem amador. Já se pagou, mesmo que eu não venha a usar os itens nunca mais. Não vale a pena improvisar com itens que envolvem segurança, especialmente se o custo de trabalhar com o equipamento adequado é baixo,como é o caso das tupias hoje em dia.
Assisti já sabendo do resultado, porque já testei. 😂😂😂
Vdd, eu sou pobre, mas não perco meu tempo fazendo esses gabaritos que vejo nos shorts, a menos que seja uma marcenaria que eu sigo.
É pior que você tem razão Lua Nova tem certa situação que não vale a pena você querer improvisar
Boa!!!... tá correto
Valeu,tirou minhas dúvidas 👍
Acho que funciona sim!
Vai depender unicamente da necessidade do marceneiro.
Se for um profissional ele consegue avaliar todos os riscos na hora da execução do serviço, já um amador não consegui avaliar pois ainda lhe falta experiência!
Há o perigo da freza soltar da furadeira . já vi isso acontecer . Bom observar que o sistema de aperto é diferente . se uma broca soltar não oferece perigo, mas a freza é perigosa !
Peguei uma pro euro por 150 reais, por enquanto ta ótimo.
Acredito que até possa funcionar em algumas madeiras, mas não é projetado para substituir uma tupia. Mesmo porque a tupia laminadora tem mais RPM do que a furadeira. A furadeira não aguenta muito tempo.
Concordo com vc.é muito perigoso.o caro sai barato o barato sai caro..!?
Ótimo nota 10 valeu
Parabéns meu amigo e mestre Adilson, por este vídeo, não vale apena, porque custa bem barato uma tupia hoje, so não tem uma quem não quer,,👍
Só vale a pena se o camarada for dar acabamento em gaiolas e artesanato pequeno,mas se você já tiver tudo e só for usar esporadicamente
Wesco um matca excelente porém não achamos peças de reposição. Tenho várias ferramentas da marca gosto muito mas foca essa dica opte pelas marcas mas famosa por mais wue seja cara e tudo mas . Mas vai ter assistência técnica em tudo que e lugar
Antes de chegar ao fim, ja penso q Como tupia invertida, talvez...
Vc tem algum vídeo ensinando a fazer com furadeira ou Esmerilhadeira um torno de madeira?
Cada ferramenta pro seu trabalho designado ,rotação baixa causa desgaste da fresa
Você está certíssimo não compensa mesmo
Isso mesmo, tem tupia de 99 reais na loja do mecanico. Tem uma outra também, fortG 124,00 que tem a base com uma regulagem muito boa, tanto que estragou e comprei outra igual pelo custo benefício dela.
Além de não valer a pena, é muito perigoso, porque além de danificar a furadeira estraga a pinça e o risco de se machucar é grande.
quem está sempre querendo vender algo, sou engenheiro mecânico, é claro que nao justifica, mas vc adora fazer esses vídeos pra ganhar like
Bacana seu canal já acompanho a muito tempo suas dicas legais
Freza precisa de alta rotação, furadeira é pra furar ou lixar, é o mesmo que asuviar e chupar cana, ou você asuvia ou chupa cana 👍parabéns pelo vidio muito bom 👍
VALE APENA seguir o teu canal 👍👍👏👏👏
Cê tá doido ,o bicho embaçado muito perigoso
Boa noite Adilson,
Eu sou robista, sou apaixonado por ferramentas, eu tenho muitas ferramentas e sinceramente não arriscaria, é muito perigoso não vale apena, eu vou danificar outra ferramenta e correr perigo !
Verdade não vale apena mesmo pode até causar um acidente
Você tem toda razão..
Só se for em último caso
Na falta de uma tupia talvez..
Faça que.vai da certo
É tipo a improvisação para cortar madeira com serra mármore. É fria!!!
Com o disco correto (disco sem dentes com grãos de carbeto de tungstênio, com formato similar ao disco de mármore) é uma mão na roda pra construção civil, pois evita q o pedreiro precise comprar uma serra circular e evitar coices da máquina, corta madeira de demolição com pregos e cimento, basta ter a ideia certa.
@@sauloyslan4570 Uso serra mármore, FIXA, parafusada, em uma bancada. Assim, posso cortar madeira sem me preocupar com tranco que ela possa dar.Transformei-a em serra de bancada.
@@Tibulace quando iniciei na marcenaria era assim, depois passei usar o disco bosch para serra mármore para corte de madeira, e assim me trouxe mais segurança
Imagino a cara da pessoa que pegou a furadeira emprestada assistindo o vídeo. 😂😂😂
kkkkkkkkkkk
Vai aprender a respeitar as coisas dos outros... será?
Perco a amizade mas não empresto ferramentas
Perco a amizade mas não empresto minhas ferramentas
Muito perigoso, até salva numa necessidade extrema né Adilson, só que cara, eu comprei 3 tupias de baixo custo na Loja do Mecânico e paguei 300,00 nas 3 (sim, as 3 juntas), e tou há 2 anos e meio com elas, tanto é que adaptei uma pra refilar fitas de borda e fórmica, uma pra uso normal com fresas de acabamento e outra com fresa cônica para riscar o Mdf laminado numa adaptação em serra de bancada, ou seja, furadeira, descartado.
Exatamente isso
Pra ele presta que funcionou.
Se valesse a pena as empresas fariam uma multifuncional que faria ambas as tarefas
Adilson, eu sou hobbista e digo que você tá coberto de razão. Pra quê danificar a furadeira ou se arriscar num acidente se a pessoa pode juntar uma grana (ainda que demore) pra comprar uma tupia, né? Eu vou comprando minhas ferramentas aos poucos. Vou vendo o que é mais necessário e o custo x benefício. Seu canal já me ajudou muito nas escolhas. Obrigado e parabéns pelo conteúdo de utilidade pública.
Valeu a dica.
não há o que discutir.
Excelente vídeo
O vídeo VALEU!°
Eu não empresto ferramenta a ninguem, pra não falar que não empresto, empresto para uma única pessoa, um amigo meu de confiança mas que na última vez q emprestei ele se descuidou e acabou cortando o cabo da tomada da minha plaina. Fiquei meio assim porque tenho cuidado com o q é meu mas já aconteceu e agora digo que não emprestem nem para seu melhor amigo, um dia ele vai se descuidar e acabar estragando o que é seu.
Pode até funcionar mas é pouco giro na furadeira
Uma dúvida! A tupia gira no sentido horário ou ante-horário? A furadeira gira no sentido horário. Isso também seria uma desvantagem?
Boa tarde Adilson.
Dessas marcas chinesas (importadas de modo geral e todo tipo de máquina pra marcenaria) qual é boa, aceitável ou lixo total ( não presta pra nada)??
Obrigado.
Definitivamente não vale a pena, tenho uma tupia Stanley que comprei por duzentos e pouco reais, a velocidade é muito maior, ja tava na cara que não compensa, mas de qualquer forma, obrigado pelo vídeo, ja serve para os teimosos entenderem.
Dependendo da furadeira da potência e velocidade da furadeira quem sabe não dá certo mais certeza eu não tenho também
Fiz essa besteira e perdi minha furadeira. Com o gabarito perfeito, tudo certinho, regulagem de altura, etc. consegui abrir apenas um e meio rasgo na bancada de minha serra. A furadeira esquentou pacas. Parei e terminei no formão. Dia seguinte percebi grande folga na furadeira e problema de rotação e velocidade. Resumo, o induzido e a bucha foram prejudicados. Sem consegui resolver, levei para uma manutenção que condenou o conserto da minha antiga e guerreira furadeira. Conselho: Ouçam o mestre Adilson!
eu fiz um tupia de bancada a partir de uma esmerilhadeira.
Engenheiros usam o conhecimento para projetar ferramentas seguras. Há toda uma estrutura de empresas gigantescas para fabricá-las. Então porque ignorar isso com gambiarras perigosas?
Se fazer uma tupia usando uma retifica será que dá serto
Você estar certo pb
É pela pela diferença de rotação recebi mesmo que não funciona dá errado
ADILSON............... E se colocar um mandril em uma esmerilhadeira???.... sera que nao seria uma "gambiarra" melhor? por ela ter alta rotatividade,
Eu queria que meu corsinha andasse igual uma ferrari, tivesse o ronco do motor igual ao da Ferrari também.
dos mesmos idealizadores de disco de circular em esmerilhadeira...
Concordo plenamente
Funciona mas a potencia nao é a mesma e alem de ter o perigo da fresa se soltar
Potencia até que dá, o lance mesmo é a velocidade e o sistema de fixação
Agora q já se tem todo tipo d ferramenta diz q não compensa q não vale a pena la no início TDS nois fazemos gambiarras por falta de recursos essa é a realidade
Só o tempo que gasta pra montar é muito mais caro que as tupias mais em conta.
Testa com uma retifica que e 33,000 rpm
Tô fora disso
E a mesma coisa liga uma esmerilhada sem a proteção do disco
Vejo gente fazendo
E de arrepia
melhor um motor de máquina de lavar tem mais velocidade 👏
Boa noite Adilson eu com cordo plena mente CV não vale a pena mesmo eu tentei mais não deu certo.
Não vale a pena, tenho amor aos meus dedos,😂 sem contar que uma tupia é muito barata
Não compensa mesmo.o...concordo com você
Pois é... pelo preço das tupias, n compensa! Talvez, há uns 20 anos, justificaria a gambiarra, mas, mesmo assim, n daria conta de altas demandas. O custo tbm se elevaria, pois detonaria as furadeiras ripidinho.
ok, se vc tá dizendo que vale mais a pena comprar uma Wesco do que fazer uma adaptação com furadeira blz
NO MEU PONTO DE VISTA CADA EQUIPAMENTO TEM O PROJETO Q É DESIGNADO P/CADA FUNÇÃO, QUANDO SE DÁ Á IDEIA DE DESVIAR, PODE OCORRER O RISCO DE DANOS NO EQUIPAMENTO E ALÉM DO MAIS UM ACIDENTE. ISSO É O Q EU IMAGINO.
Meu amigo você auterou todo o projeto mas fãs uma opinião de como pessoas não tem dinheiro e só para quebrar um galho quando você começou você tinha todas as ferramentas mas agora temos pessoas que ensina como FAser nós temos mas aseso mas não temos dinheiro gratidao
Como conseguie o suporte pra fresa de 8
Tá certo más vale apena mesmo perigoso tanbém ir pra máquina dereto ta
Realmente não vale a pena, muito trabalho para pouco retorno !
As ferramentas estão muito baratas, até para reparo as vezes não vale a pena.
Tenho uma Black & Decker velha que derreteu o plástico perto do mandril, quis comprar uma carcaça nova para restaurar-la,custa quase r$ 100 sendo que uma nova custa r$ 170, r$ 200
Infelizmente é triste pro planeta,sou do tipo que quer sempre reaproveitar as coisas, mas furadeira transformada em tupia!!!
Acho perigoso e contraproducente
Boa Adílson
Bom dia tem como arranjar uma fresa com o pescoço maior
Por exemplo 10 cm???
Seu Adilson, porque os seus óculos ampliam pelo lado de fora? Sem querer ofender, só curioso por esse fenômeno ótico!
Isso não é fenômeno, é física. O cara tem hipermetropia...
Vc é um Capixaba/Mineiro, tudo é TREM😅
Errado errado o Adilson não está, porém falo para aqueles que nem sempre tem dinheiro no bolso naquele momento dificil, não deixe de fazer uma gambiarra com seggurança, a criatividade é a maior ferramenta do brasileiro. O Adilson tá certo, mas ele tem dinheiro e não percebe, ou talvez sim, a dor do bolso dos "inventores de garaggem" e vejo ele sempre criticando a criatividade de marceneiros q ousam inventar algo para cumprir tarefas..., e assim por esse brasil a fora muitos brasileiros não deixam de fazer algo pelo fato de precisar fazer 100% correto... Adilson é um profissional responsável e não vai e nem pode adoçar tudo o que fazemos no mundinho hobby brasil a dentro rsrs... cuidem-se na execução da criatividades e nunca desanimem pelos "perfeitamente correto"...