Legalização do Aborto: precisamos fazer essa discussão | Ronaldo Coelho

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лип 2024
  • 📌 Conheça o Instituto Psi! Um espaço de formação continuada criado com objetivo de transformar psicólogos e psicanalistas em verdadeiros analistas da subjetividade.
    www.institutopsi.com.br
    Continuamos com mais informações importantes para a compreensão na necessidade de seguirmos rumo à descriminalização e legalização do aborto e munir você de argumentos relevantes nessa seara.
    Abaixo segue links utilizados de base para o vídeo e para que você possa aprofundar sua pesquisa e conhecimento.
    Video onde analiso os discursos sobre a Descriminalização do Aborto:
    • Descriminalização do A...
    Reportagem do UOL lida durante o vídeo:
    noticias.uol.com.br/saude/ult...
    Reportagem The Intercept, cujo trecho do vídeo foi extraído:
    www.intercept.com.br/2022/06/...
    Dados comparativos em países que decidiram pela legalização do aborto por “decisão da mulher”:
    www.generonumero.media/report...
    “1 a cada 5 mulheres já abortaram”. Mais dados e mais discussões importantes no link abaixo:
    www.brasildefato.com.br/2021/...
    #ronaldocoelho #analisedodiscurso #conversapsi #psicanalise #aborto #descriminalização #legalizaçãoAborto

КОМЕНТАРІ • 9

  • @pedro720kizzyoficial
    @pedro720kizzyoficial 11 місяців тому +2

    Na minha opinião o Brasil deveria sim legalizar o aborto, pois em país onde o aborto é legalizando as taxas é são menores do quem país onde é ilegal, e claro o número de mulheres m0rtas em abortos cladetinos também vai cair, assim como fez o Uruguai Argentina Colômbia EUA Canadá e a Europa que são país onde o aborto é legalizado, e são exemplos para o Brasil, claro eu não sou de esquerda e nem de direita, nem conservador e progressista.

  • @JuanHP202
    @JuanHP202 11 місяців тому +1

    Gostei do seu vídeo, ele toca em um assunto muito importante que é o papel das prisões, seja para punir, reabilitar ou prevenir novos crimes. Eu ja havia comentado no video anterior sobre a descriminação do aborto e dei minha opinião sobre ele, mas, desde aquele video venho repensando minha posição, ainda penso que a depender de quando você define que a vida humana começa, o aborto se torna um meio termo entre direito individual e violência, já que diferente de direitos individuais comuns como de ir e vir, se vestir como quiser etc, pq envolve outra vida(a partir é claro do parametro de quando a vida começa), mas, também é uma violência muito distinta das que são consideradas crimes como tortura, homicídio, estupro etc, pois tudo acontece dentro do corpo da mulher. Apesar de para mim o aborto está nesse meio termo, não acho que deve ser criminalizado, pois realmente as mulheres que abortam já sofrem o suficente com isso.

    • @JuanHP202
      @JuanHP202 11 місяців тому +1

      Mas, algo que gostaria de pergunta é sobre a sua opinião pessoal sobre a legalização, sei que és a favor da descriminação do ato, mas, sobre a legalização, qual sua opinião pessoal? Você acha que o período da gravidez deve ser levado em conta?

    • @JuanHP202
      @JuanHP202 11 місяців тому +1

      Para mim, a melhor demarcação sobre a legalização do aborto é sistema nervoso. Para mim, a lógica de quando a vida começa pode ser respondida se perguntando quando ela termina(para mim é com a morte cerebral, que é como o Brasil percebe quando alguém morre), então para mim, se você é pro-vida, faz mais sentido pensar em ter esse parâmetro como delimitador da legalização do aborto, que seria depois das 12 primeiras semanas(equivalente aos 3 primeiros meses/primeiro trimestre), o que se você pensar de forma utilitarista, é uma possível muito confortável também, já que aproximadamente 90% dos abortos acontecem nesse período(esse número muda um pouco dependendo de pais pra pais, mas, sempre continua mais ou menos igual, alguns podem ser 88%, outros 91%).

    • @JuanHP202
      @JuanHP202 11 місяців тому +1

      Mas, também existem os casos ondem mulheres buscam abortos depois desses 3 primeiros meses, seja por as mais diversas razões. E muitos pensam que depois desse período, não se deve pode mais abortar, mas, não acho que é tão simples assim, visto que há casos de risco de vida, estupro, risco para saúde física e mental da gestante que tem ser levados em conta, até fazendo uma comparação com a nossa lei atual sobre homicídio: é permitido matar somente em casos quando sua vida ou integridade física estão em risco e esse é sua única forma de sair dessa situação, assim penso que faz sentido legal legalizar o aborto nesse casos também.

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  11 місяців тому +1

      @@JuanHP202 que bacana poder acompanhar você refletindo sobre essa situação tão importante! Eu acho que você toca nos pontos essenciais. E acho que é tudo isso mesmo que devemos considerar. Particularmente, eu sou a favor de que a descriminalização aconteça junto com a legalização justamente para a que haja estabelecimento e garantia de Direitos também ao feto, mas principalmente para que o SUS seja devidamente equipado. Entendo que o cenário ideal seria este. Quanto ao tempo, eu não tenho uma posição fechada, e acho que seria bem razoável uma lei que limitasse a 12 semanas e abrisse excessões específicas em casos específicos. Neste ponto eu acredito que tenha pessoas mais bem embasadas do que eu para defender argumentos mais contundentes e com o avanço do debate poderíamos chegar num denominador comum. O problema é que o debate não avança pq as pessoas tentam minar ele na fonte. E por isso fiquei tão contente com a continuidade da nossa conversa aqui. Veja que quando conseguimos avançar, convergir é mais fácil do que antes parecia ser.

    • @JuanHP202
      @JuanHP202 11 місяців тому +1

      @@ConversaPsi fico muito feliz de ter conhecido seu canal, comecei a a acompanhá-lo recentemente e tô gostando muito. Além de seus vídeos sobre esse tema, também estou interessado nos outros vídeos que percebi que tem sobre o que é ou não é ciência(se referindo a psicanálise), além dos seus referentes aos mais variados temas, como Asperger etc. Você é uma benção na vida de várias pessoas.