Imaginando daqui a 500 anos as pessoas lendo livros de História e achando absurdo que as pessoas de nosso tempo achavam que homossexualidade era problema espiritual ou desvio mental... Tipo nós hoje, achando absurdo a lobotomia como cura para problemas mentais.
Mas a teoria que a origem é mental não é absurda, considerando que desejos são oriundos da mente. Porém, você pode achar algumas explicações insatisfatórias. Algo que é importante frisar é o preconceito que as pessoas têm somente pela hipótese da origem da homossexualidade ser psicológica, pois a pessoa não é inferior por ser "anormal". É uma correlação errada de que anormalidade implica em inferioridade.
@@VitorFsr a sexualidade é oriunda da mente ksksksk A homossexualidade não deveria estar sendo tão discutida já que até na natureza é algo completamente comum
Imagino daqui a 500 anos um mundo sem humanos porque se banalizou globalmente a liberação de gênero. Acredite, você aceitar isso é caminhar nossa espécie à extinção.
@@GuiNelliel Isso não faz o menor sentido. A própria homossexualidade é um controle natural da natalidade. Além de que, é algo que ocorre de forma natural... a natureza não é burra ao ponto de se auto destruir.
O filho gay herdou dos pais a característica, em par(1 alelo do pai e 1 alelo da mãe), a característica sozinha não faz capaz de se apresentar nos pais mas a união faz a característica se apresentar.
Se uma pessoa pode escolher ser gay, então ser hétero tbm é uma escolha. Essa sua lógica não faz muito sentido. Ou ninguém nasce nada e depois escolhe, ou já se nasce gay ou hétero. Os dois ao mesmo tempo não dá.
@@pablogimenezaraujo438 É verdade! É muito egoísmo e hipocrisia dessas pessoas que ficam dizendo : - Ah ele (@) quis ser assim.- Ah como sou muito sem vergonha vou experimentar ser homossexual. Isso é extrema ignorância!
sempre senti atração por meninos desde a minha infância e fui criado por uma família de evangélicos rígidos, e escondi isso por muito tempo até que eu fiquei em depressão por me sentir "atraído pelo o demônio". Fui para várias clínicas psiquiatras e NENHUMA mudou meu desejo, minha forma de amar ao invés de me ajudar só me deixou confuso e pensativo, achei que iria enlouquecer. Aí puft a minha igreja fez cultos direcionado a mim para essa "tentação" sair de mim e nada aconteceu, eu não escolhi eu só sou eu e não posso mudar e sim aceitar minha forma de ser. *Eu não escolhi!*
Quem acha que é escolha não sabe o que a gente passa. Eu também passei anos sofrendo por achar isso errado. Mas desde que aceitei isso sou mais feliz, me sinto melhor com Deus até. O que temos de fazer é dar atenção apenas à nossa convivência com Deus, pq as outras pessoas vão apenas nos fazer duvidar e no fim quem te salva é o próprio Deus e as pessoas vão apenas nos atrapalhar.
Para as pessoas que acham que homossexualidade é resultado de estupro, abuso e coisas ruins Eu nunca fui estuprado Nunca fui abusado Sempre vi heteros a minha volta Sempre convivi com heteros Nasci numa familia hetero quase que por completo Nunca sofri assedio Nunca sofri de nenhuma doença cerebral Nunca fiquei perto de outro homossexual Sempre vi na tv e no pc heterossexuais se beijando e se pegando Na rua e na escola o mesmo Sempre convivi com outros garotos na amizade E eu sou bissexual Qual teu argumento agora? Que eu vim de outro planeta? Boa sorte em ser ignorante.
homossexualidade não vem apenas de traumas ou criação errada, é ao mesmo tempo que isso ou ISOLADAMENTE simplesmente um comportamento adquirido. Minha opinião baseado em experiencia própria e de pessoas q passaram pela minha vida.
Uhm... na verdade, não... Há uma tendência do desenvolvimento dessa orientação. E depende do que você está chamando de homossexual. Mas sim, o fator genético influencia fortemente o aparecimento da homossexualidade (ou da heterossexualidade), mas depende, como várias outras coisas (ex.: tendência ao alcoolismo, se a pessoa nunca bebe álcool) depende dos fatores ambientais.
cleiton reis So lembrando que o cristianismo de verdade, o de Jesus Cristo, não considera homossexualidade pecado! Só os fundamentalistas medievais tem esse pensamento retrógrado. O nome do idiota que inventou essa heresia foi Agostinho, o otario que disse que sexo é so para procriar! Ja foi provado pela hermenêutica que a homoafetividade não é condenado na Bíblia, que usam versículos isolados, mal traduzidos ou ate traduzidos errados de forma intencional para condenar a homoafetividade. ❤️ Ou seja, nao tem problema algum você ser gay e ser cristão. Procure saber da Igreja Inclusiva, que vocês verão.
Sou cristão, de família cristã, e estou de pleno acordo com a explicação de Dráuzio, que diz o que a ciência diz. ser cristão não é sinônimo de ser negacionista em relação à ciência. vamos separar as coisas, irmãozinhos!
Mr. Loowiz Concordar q homossexualidade é um desejo q n pode ser mutado n é negar a Bíblia tanto q quando Paulo fala em corintios ele fala q os homens se entregaram as suas paixões, ou seja desejos fortes
Em pleno século 21 um professor diz para mim que o homossexualismo é uma escolha. Vou enviar o link deste vídeo para ele se situar. Obrigada Dr Drauzio Varella.🤟
Oi, Sandra! Só uma dica: o termo homossexualismo muitas vezes é usado de forma pejorativa (o sufixo "ismo" geralmente é atribuído a doenças). Assim, o ideal é utilizar a palavra homossexualidade.
Assumo ser ignorante no assunto mas todo mundo que é ou que tem amigo,filho,colega homossexual ou bi trans sabe que a pessoa já nasceu assim da pra sentir de longe
Dr. Drauzio, o que faremos quando vc se for? As evidências biológicas que o sr traz nos ajudam muito a combater o preconceito... precisamos de um estudioso que continue esse seu legado para a comunidade LGBT+
@@ingridhsilva1521 " de repente vc vai antes dele" kkkkkkkkkkk Dráuzio viverá em nossos corações e na história da medicina brasileira. Na minha opinião, ele é o melhor médico.
Os estudos científicos continuarão em produção e tenho fé que sempre surgirão pessoas com a mesma capacidade didática do Dráuzio para "descriptografar" tais descobertas para o resto da população. :)
Parabéns Drauzio! Ótima palestra. Faz um vídeo mais compacto dessa informação, com uma linguagem mais simplória (em paralelo com a científica) pra que possamos passar adiante o conhecimento pra quem não tem "paciência" de assistir meros 30min de ciência. As pessoas precisam ter esse conhecimento pra afastar de vez o preconceito.
Também gostaria, mas com todo respeito: quem não tem meros 30min pra "perder" se aprofundando em algum tema de interesse da sociedade, não merece que Dráuzio, sua equipe ou quem for gastem seu tempo pra produzir algo mais compacto em liguagem simples (30 min já está mais que reduzido pra um assunto tão complexo). Pra quem se interessou, mas não entendeu alguns tópicos ou termos é possível se aprofundar com mais pesquisas, se for de interesse claro.
Acho que seria melhor somente tornar mais didático, com apresentação visual e com notas dizendo o que são os termos dito por ele. Não precisa reduzir, mas tornar mais acessível aos leigos é parte da divulgação científica.
Acontece que essa linguagem rebuscada e técnica foi direcionada ao público do congresso de medicina. Acho que seria o caso dele gravar outro vídeo mais acessível pra variadas escolaridades.
Ael O CID tem classificação qto aos distúrbios sexuais. Em 2014 o CID 10 foi restaurado na íntegra. Toda pesquisa feita antes dessa data tem que ser revista. São consideradas inválidas
@@miriansantos2072 na vdd n, eles acreditavam q a homossexualidade era totalmente genetica, portanto se pessoas portadoras desse gene fossem impedidas de se reproduzir, eles alcançariam a "raça perfeita"
Ronaldo Freitas as "evidências plausíveis" estão no vídeo acima, que provavelmente você não assistiu. Acho que vai ser melhor pra você se guardar a explicação dos cromossomos pra quando estiver em um ambiente cheio de alienados igual a você. Genética é muito mais do que isso. CIÊNCIA é muito mais do que isso.
É bem estranho ler comentários sobre ciência de pessoas que não possuem conhecimento científico mínimo... bem estranho msm... Mas então, cromossomo não é gene... cromossomo é um pacote imenso de genes que foram aglomerados de modo a facilitar a divisão celular e propagação da informação genética... Há MUITO mais informação nesses cromosos do que apenas essa dualidade... Além disso não há apenas XX e XY, existem outras variações, como XO, XXY, etc. E recentemente descobriu-se que células no corpo podem possuir sexos distintos dos órgãos sexuais, ou seja, homens com células XX, inclusive neurônios XX... E ainda além, o vídeo cobre uma área genética relativamente recente: a epigenética (epimarcas), que se referem a bases proteicas que podem ou não ativar genes no decorrer do desenvolvimento... Logo, bora estudar mais antes de justificar preconceitos a partir de limitados "conhecimentos "científicos"".
Dráuzio Varela, uma das pessoas mais respeitadas do Brasil devido à seriedade e coerência de seu trabalho. Um dos personagens brasileiros que fazem valer a pena acreditar ainda neste país.
Bom dia!!!! Tenho 2 filhos gays eu sempre tive certeza que foi genética e não escolha, e o pior que ainda dizem homossexuais é falta de educação, são pessoas sem vergonha, as vezes saio de alguns lugares pra não escutar tanta ignorância, obrigada Drauzio, por tanta sabedoria e conhecimento ❤
Até pq alma não tem gênero. Vc pode ser a igreja do espírito Santo. Ou seja a morada dele. Todos nós já nascemos em pecado sexual e Deus quer que nada atrapalhe a intimidade dele com a gente. Só isso. Boa sorte. Deus te aceita como vc é. Não deixe ninguém tirar a sua fé em Deus
@@algointeressante1784 que bom que vc consegue ser feliz assim. Mas ninguém pode negar que existe uma energia soberana que controla tudo no universo e está força ( energia) se chama Deus. Já pensou que coisa chata seria agente existir neste mundo só pra dizer que viveu? Se tudo terminasse aqui, não teria sentido. Mas assim como nosso corpo nasce e cresce, é também alma. A alma é a semente que nasce da nossa conexão com a enegia ( Deus) ( espírito). Se vc não tem conexão com o sobrenatural a sua alma ainda está em fase de sementinha. Mas eu agradeço pela sua resposta e continue sendo feliz. Boa sorte
@@taniaribeiro9522 muito obrigado pela compreensão. Você sim é uma pessoa que para mim pode representar um Deus bom ,e justo que muitos falam. Parabéns por não ser igual muitos religiosos que querem impor tudo na gente. Mesmo discordando de você , já te admiro muito. Abraços seja muito feliz também .
O Drauzio Varella é uma das melhores pessoas a existir no mundo :O Muito obrigada por explicar tudo de maneira clara e estar sempre prestando atenção aos seus fãs!
5 років тому+191
Gente misturando suas convicções religiosas para confrontar a ciência... Patético!
Meu caro vcs ateus criticam a religião sem saber. A igreja Católica respeita e ama seus filhos homossexuais, não existe nada contra a ciência. A igreja respeita e muita a ciência.
Tadeu Católico só na tua visão que ela respeita e ama pq so nos homossexuais sentimos na pele o odio diário de cristãos e da igreja em relação a nossa sexuali
Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão. Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali. Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? " Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe". Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? " Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". Os discípulos lhe disseram: "Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar". Jesus respondeu: "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. _Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite"._ Mateus 19:1-12 Jesus aceitou os gays nesse capitulo ❤🌈🌈🌈🌈 A IGREJA MENTIU PARA VOCÊ! A Igreja já perseguiu e condenou na fogueira cientistas, curandeiras (eram as ''bruxas''), os judeus, e até os CANHOTOS!!! OS CANHOTOS! Pessoas eram queimados vivas em plena praça pública por usar a mão esquerda para escrever!!! A igreja já ate apoiou a escravidão dos negros e a EUGENIA!!! Dá pra confirar quando dizem que ser gay é pecado? Por que acreditar tão cegamente nessa afirmação se a Igreja já errou tanto no passado? Nesse capitulo 19 de Mateus, Jesus se referiu aos gays como ''os eunucos de nascença'', usando uma figura de linguagem, assim como ele usou em ''eunucos por causa do Reino dos céus'' para se referir aos celibatários. Se você é gay e acha que tem demônio no corpo, acha seus desejos errados, que é pecador, se odeia, que precisa mudar para entrar no céu, não se preocupe: Jesus insentou todos os homens com algum empecilho de desposar uma mulher, como a falta de atração por elas, da ordenança do casamento! Em toda a diversidade sexual, Jesus apenas simplificou: Nem todos (homens) têm condições de aceitar esta palavra (não se casar com uma mulher); somente aqueles a quem isso é dado (homens que não conseguem se casar com uma mulher) Se você tem atração por mulher, NADA no mundo lhe impede de se relacionar com uma, seja doença, deformação congênita, feiura ou timidez! Ao contrario, se você tem atração, CASE; melhor casar com uma do que viver com várias na solteirice, para nao cair no pecado, como a prostituição! O próprio Paulo disse isso em 1 Coríntios 7:7-8. É homem e gosta de mulher, procure uma esposa para nao vive pecando! Agora, se você não tem atração ou não esta atraido por uma mulher, como é possivel lhe obrigar a casar com uma? É impossovel para um homem se manter num casamento em que ele nem se atrai pela parceira! Isso nem é casamento! Se Jesus obrigasse homens sem atração por mulher a se casar com uma, estaria os condenando a tristeza, a depressão, e até ao adultério, ja que esses homens, uma hora ou outra iriam recorrer a infidelidade para sanar sua libido. Sim, diferente da teologia tradicional, Jesus lembrou dos gays, de forma tão singela e simples, que chega a impactar e passa batido nos 30.000 versiculos da Bilbia! Nada de um sermão, toda uma lista de regras, um livro interio sobre o assunto! Nada disso; Por que é assim: Jesus mostra que não se trata de um assunto pesado, abominavel, um tabu! É simples: não pode se casar com uma mulher, nao case!Num simples e único versiculo, Jesus englobou todos os homens, que naturalmente, são incapazes de gostar, de se atrair, de querer se relacionar com uma mulher! E conclui com a frase mais linda: QUEM PUDER ACEITAR ISSO, ACEITE! Acho que Jesus já disse isso sabendo do futuro, o quanto o preconceito faria os proprios gays nao se aceitarem como são... Incrivel, não! Jesus é maravilhoso! Infelizmente, o homem deturpou sua imagem, sempre na mesma forma: isolando versiculos da Biblia! Fora de contexto, posso dizer que Deus é um genocida (Juízes 3:29), que é bom ser um assassino de crianças ( Salmos 137:9), que Deus pode ser visto como qualquer pessoa (Exodo 33:11), que Deus permite o estupro, o roubo e assassinar bebes (Isaias 13:16), que olhar para uma cobra de ouro pode curar as pessoas de picadas de cobra (Números 21, 8-9), Deus pode se arrepender das coisas que ele faz (Gênesis 6:6); que tudo bem comer seus filhos (Levitico 26:29), ou ate que existem unicórnios (Salmo 29:6), dinossauros a apenas 6.000 anos (Jó 40:15-17) ou leviatãs nos mares (Jó 41:1), ou ate dragões no céu junto com os anjos (Apocalipse 12-7) Ou seja, é um perigo e um erro ler a Biblia isolando versiculos, principalmente mal traduzidos ou desconsiderando os termos da época! E o ÚNICO jeito de condenar os gays na Biblia é isolando versiculos do seu contexto, de forma literal com traduções incorretas.
VC foi q distorceu completamente a palavra! kkkkk aí está falando dos eunucos! Era cortado seus órgãos genitais para guardar as concubinas. Pesquisa e ler direito ,amor, antes d distorcer a palavra santa d Deus. Essa passagem não tem nada a ver com os homossexuais! Qm isolou texto agora foi você haha
So pedir pra algum amigo que entende de biologia te explicar. É complicado simplificar algo assim. Vc precisa conhecer os termos científicos. Só estudar um pouco de genética
Acredito que esse vídeo seja mais voltado pra quem já é da área de ciências biológicas, mas ele tem vários vídeos de divulgação científica com uma linguagem mais popular bem interessantes no canal.
5 років тому+14
Falando de forma leiga, no momento que o feto está se formando ele recebeu o material genético do pai e da mãe, certo? Estas 'epi-marcas' que o Drauzio diz seriam como memórias genéticas do pai e da mãe. Elas formam caminhos para que o feto seja formado, acontece que em algumas dessas marcas/memórias ocorre uma disputa entre a da mãe e do pai, a mais forte se sobrepõe a mais fracas. Por isso pode ocorrer de uma pessoa ter uma genitália masculina mas acabar sentindo atração pelo mesmo sexo também. A marca/memória que ele recebeu do pai na formação da genitália foi a mais forte, porém a da mãe no que se refere a atração sexual pelo mesmo sexo acabou sendo a mais forte. Este é apenas um exemplo, a palestra também cita varias outras situações e possibilidades.
5 років тому+7
Fazendo uma referência ao passado, quando os homens preferiam ter filhos também homens e ficavam bravos quando suas mulheres só davam a luz a meninas. Isso seria culpa deles heheh Pois a memória genética (epi-marca) dele é mais fraca que da mulher, por isso acabavam nascendo sempre meninas.
Gente é óbvio que é natural essa situação. A polêmica está na religião mal informada de Deus,que ama a TDS e nos alerta sobre promiscuidade sexual do gênero humano e não de um grupo específico.( Isso é uma questão de fé ).
O bom dos comentários é que todo mundo é expert no assunto né? Mestrado, doutorado, vários artigos publicados em revistas conceituadas, revisados pelos pares... "Isso é cultural" VS "isso é genético", como se uma coisa fosse melhor do que a outra, o clássico "apelo a naturalidade" ou "a não naturalidade" as pessoas esquecem que não é trabalho da ciência fazer julgamento moral dos fatos.
+Fabiano Nunes O fato de a opção ser arbitraria ou não, não faz de um comportamento ser moral ou imoral. Por exemplo, um pedófilo não escolhe gostar de pré-púberes, isso não faz da pedofilia algo moral, Se tu acha que pelo motivo de um comportamento ser uma opção arbitraria ou não, faz dele moral ou imoral, tu acha que o julgamento moral feito para homossexualidade é o mesmo feito para pedofilia? sendo que os dois comportamentos não são uma escolha arbitraria. Eu acho que tu sabe que o que faz a pedofilia ser um comportamento imoral não é o fato do mesmo não ser uma opção arbitraria, mas sim o fato de que o comportamento envolve a coerção de um menor incapaz, ao contrario da homossexualidade que não diz respeito a idade ou a plenitude dos envolvidos.
joão vitor Que? Estamos falando da sexualidade da pessoa, de que ela ser homo não faz mal algum. Daí você me vem com "como se gays não cometessem crime"? É óbvio que sim, mas ele não comete com a sexualidade, beijo de luz :3
A homossexualidade inegavelmente é um mistério: é uma falta de empatia/amor/respeito e de inteligência alguém que é heterossexual dizer que tem a absoluta certeza de que as pessoas escolhem a sua sexualidade... A pessoa homossexual está ali em frente à heterossexual dizendo/afirmando que desde criança sente atração por pessoa do mesmo sexual e mesmo assim há a insistência de que houve uma escolha: olha, pra ter certeza, o heterossexual devia olhar pra si mesmo e se perguntar: eu escolhi ser heterossexual? Em suma, as pessoas só falam pra machucar/destruir umas as outras: quem é gente não usa de ignorância pra matar aquele que sabe quem é e que é torturado e desrespeitado por sentir o que sente: eu não apoio a homossexualidade porque não me cabe apoiar ou deixar de apoiar, mas eu sei que tenho a obrigação de respeitar a todos: não há nada que me faça acreditar diferentemente...
Milagre que nem o Silas Malacheia e nem o Marco Infeliciânus respondeu ao doutor. Eles sabem que são leigos no assunto perto do Dr. Dráuzio. ;) Vai ter homofóbicos chorando? Vai! KK
moça( nem sei se vc é homem ou mulher ) , homofobico e quem mata gay na paulada, nao é porque o cara é cristão e desaprova algumas coisas em relações homo que o cara é um homofóbico
eduardo queiroz Homofóbico é quem tem repúdio a homossexuais e os ataca de alguma forma simplesmente por serem homossexuais. Assim como o Silas, o Feliciano e alguns outros fazem.
Sueli Silva Desaprovar é uma coisa, atacar é outra. O Malacheia e o Infeliciânus não só desaprovam, como atacam, e a partir do momento que você ataca, você assume sua homofobia, tipo, você tem o direito de ser homofóbica, mas não tem direito algum de agredir alguém por ser homossexual, isso vale para preconceitos contra negros, gordos ou qualquer alvo de preconceito. Existe várias coisas que eu desaprovo, mas nem por isso vou sair atacando as pessoas por praticarem tal ato. Podemos ser preconceituosos, mas não devemos ser agressores e a agressão não é somente física.
Eu sabia por ouvir de pessoas q elas nasceram assim, mas agora ouvi a comprovação científica, embora a tenha achado muito técnica pra mim, mas será q eles receberam essa informação também? Conhecimento é tudo. Só ele pode erradicar p preconceito.
Impressionante eu sou formanda em psicologia e sou trans Olha que interessante.... Sempre me identifiquei com o trans Eu me amo Amor próprio vem em primeiro lugar ♥️
Ótima palestra Drauzio. Espero que vejam as pessoas que realmente precisam porque do jeito que anda as coisas muita gente ai anda precisando de uma palestra dessa.
Nss da uma raiva de ver a pessoa falando que a pessoa que escolhe ser homossexual, atração sexual n é opção, eu de deis que eu era bebe eu vestia vestido da minha irmao e brincava de boneca e assistia barbie, de deis de bebe eu tive comportamentos feimenino. Ninguem escolhe ou decide sua atraçao sexual.
Titio Dráuzio, o youtube tem dados do seus espectadores. Mas que tal fazer uma pesquisa com sua audiência para entender ainda mais quem somos nós? Seria muito legal participar. E isso também possibilitaria uma melhor venda do canal, e assim um melhor auxílio ao seus câmeras e editores, assim como a adoção de um melhor estratégia para divulgação de seus vídeos, fazendo com que mais pessoa tivessem acesso a esse conteúdo espetacular. :D
Ninguem em sã consciência optaria por ser algo as margens da sociedade, sociedade discriminatória.Quem é gay foi é e será independente do seu próprio querer.
Se as pessoas não escolhem ser alguém que está a margem da sociedade, então os marginais também naceram assim. Obs. não estou falando que homossexual e marginal, vc falou isso, respeito todo mundo.
@@josylima7307 bandido realmente não nasce bandido, algumas vezes são formados pelo ambiente que vive ( em meio ao tráfico ou à violência), outras são por pura ganancia. No primeiro caso eles não 100% escolhem ser criminosos, a maré acaba levando eles .
Bandidos tem muitos motivos para ser bandidos, dinheiro, facilidades, a impunidade nas leis. Já homossexuais não tem motivo pra ser assim, a não ser sua própria genética, que não pode ser escolhida.
@@josylima7307Mas marginal é uma escolha, eu escolho ir roubar mesmo que todos me repudiem, eu quero roubar! Agora homossexual não, homossexual é: Nasci assim, sou assim, e quero viver assim pois sou assim, vim assim! Não é vou ser, é sobre minha genética, meu eu ...
Ótimo vídeo de um assunto delicado! o Senhor poderia discorrer de uma forma mais didática para quem não é da área!!! Houve muitos termos específicos que dificultaram o meu entendimento!
Drauzio eu so queria ser aceito por todos e q n avesse preconceito apenas por eu ser gay . Tenho apenas 14 anos e sempre q alguem descobre fica rindo e fazendo piadas pejorativas. Com isso ja pensei em me matar mas decidi q n era o caminho certo. Desculpa isso n é da sua vida e estou aqui perdendo seu tempo .
Sexualidade é algo muito complexo de se provar que é de nascença... é quase como ser canhoto. Algumas pessoas nascem bastante dispostas, porém podem ser influenciadas pelo ambiente. Mas essa necessidade de provar que a orientação sexual não é voluntária, parece que é apenas para calar os conservadores que querem de toda lei discriminar, excluir e repreender a comunidade LGBT+. A ciência poderia provar exaustivamente, a maioria religiosa/conservadora continuaria negando e disseminando o preconceito.
+Juliana Padilla Sim, mas se a ciência provar esses deputados do congresso vão poder ser contestados, e não vão ter mas tanta força. Acho que ao menos um pouco ajuda. Mas provei um pouco do que vc disse conversando com pessoas conservadoras e preconceituosas, não importa o que vc diga eles sempre repetem as mesmas frases em resposta, como senão tivessem ouvido o que vc disse.
+Viviane Priscila Silva Santos É triste. Não importa os dados e pesquisas científicas, eles não querem aprender. Chega a ser cômico. "Ele que escolheu ser assim", tá, mas e se fosse uma escolha? Qual o problema de uma pessoa amar quem ela quer? Sendo ou não uma escolha, deveria ser respeitada, mas infelizmente o Brasil anda na contramão do progresso.
Nao posso responder por todos,mas no meu caso eu acredito ser genetico,pois sempre fui assim desde bem pequeno,no dia q a ciencia comprovar q ha fatores geneticos por tras disso, as pessoas vao se arrepender por serem tao agressivas conosco e por nos tratarem tao mal
Tenho um amigo que sofre há 25 anos, quando criança a mãe o deixava em uma sauna para levar toalhas aos homens, acabou por ser molestado e com isso a homossexualidade, ele é super confuso, tem medo de morrer e não ser salvo, nunca contou para a família o que aconteceu, família evangélica, hoje em dia relaciona se com homens mas é o activo, nunca foi passivo, vive infeliz, as vezes quer namorar garotas,e está sempre triste e vazio. Meu Deus,eu sei que nossos filhos não estão numa redoma,mas gostaria de nunca expor o meu filho a tal situação. E se acontecer espero que ele tenha consciência de que além de mãe sou amiga,e nunca ,por mais que seja para me proteger ou outro motivo, venha a omitir seja lá o que for.🙏😢
abuso não 'causa' homossexualidade. essa ideia é completamente preconceituosa e perigosa. uma menina abusada por um homem não se torna heterossexual por isso. se ela for hetero ou lésbica ou bissexual ela será. abuso é algo horrível que mexe muito com a mente da pessoa mas não é o que desperta determinada sexualidade.
Dr. Drauzio!! Sou estudante Téc. em Enfermagem e estou fazendo um trabalho sobre Atendimento de saúde a população LGBT, estou até fazendo um curso, será que rolava responder uma 4 perguntinhas para apresentar o meu trabalho e acrescentar o meu slide(pedido de uma grande fã sua)
Sem nunca ter ouvido falar dessa questão, já pressentia que algo assim pudesse ser uma realidade. Apesar de não saber a língua falada pelo Dr., consegui absorver a mensagem. Se todos os heterossexuais fossem de caráter inquestionável o mundo seria uma maravilha.
As pessoas tem falado que esses estudos deixam as coisas mais binárias, mas pelo que entendi, esses estudos mostram a imensa diversidade que pode se criar a partir de pequenas mudanças antes de uma vida de verdade surgir no útero.
Excelente Palestra. Dr. Dráuzio, agradeço muitíssimo pelos conhecimentos e aprendizados. Todos deveriam ver e aprender que Homossexualidade não é escolha/opção. Abraços.
Genético? Eu com 4 ANOS queria ser menina...só não compreendia o porque...gostava do universo feminino..e "aprendi " que deveria ser uma menina com comportamento masculino!
A epigenética pode ser influenciada por muitos fatores: ambiente, estilo de vida, alimentação, microbiológicos (vírus ativadores, desativadores) e até mesmo fatores psicológicos, traumas, estresse social, etc. Um gene/grupo de genes pode ser ativado ou desativado, por exemplo, quando temos determinados hábitos, ou quando consumimos diariamente determinadas informações.
Saiu, recentemente, a maior pesquisa (feita pela Universidade de Massachussets) sobre o tema, descartando o pensamento de que homossexualidade é genética. Ou seja, a ciência muda o tempo todo. Esse assunto ainda renderá muito. Talvez nunca saibamos.
Sou trans, acho uma pena que quase sempre que falam de "homossexualidade" mais tratam de transexualidade é gênero que de orientação Sexual, quando citam os "sintomas" da homossexualidade como algo genético falam de gênero o tempo todo. Existem homens gays sem nenhum tipo de comportamento feminino, que tem sua identidade de gênero masculina, não tendo nenhum conflito com isso. Um homossexual é um homem que tem desejo e afetividade por outro homem, sem nenhuma identidade de gênero divergente do tido socialmente como normal ao seu sexo. Incrível como tratam a transexualidade tr como algo secundário sempre. Ao contrário do imaginário popular pessoas trans não são "super gays" tenho amigas trans do sexo biológico xy que gostam exclusivamente de mulheres, Sexual é afetivamente. Homossexualidade e transexualidade não são a mesma coisa, se vc acha que ajuda a combater o preconceito misturando gênero e sexualidade eu penso ter efeito contrário. Tenho amigos e amigas trans que tem entre sí varias sexualidades, repito orientação Sexual não é o mesmo que identidade de gênero. Tratar características da transexualidade como base genética de toda homossexualidade é absurdo, Se gênero definisse sexualidade não existiriam mulheres trans(xy) lesbicas. Ou mulheres cis (xx) lesbicas e que apesar disso tem gênero feminino, com comportamento e identidade de gênero "normal"aos padrões de gênero para uma mulher. Por essa lógica do video toda lesbica teria "cérebro masculino" e todo homossexual masculino "cérebro feminino". Me surpreende um homem tão culto reproduzindo esses estereótipos. Não quero ofender ou deslegitimar o trabalho de ninguém, mas é bem contraditório isso pra mim, penso que se querem achar a causa da homossexualidade vão ter que sair do campo "mais fácil" do gênero, pq algo assim não se sustenta com uma breve pesquisa em pessoas lgbts seus gêneros e suas sexualidades.
+Rafa Bianchini Sexualidade é um aspecto do gênero, assim como genitália e outras funcionalidades do cérebro, e são ditados pelas epi-marcas em diversos períodos da gestação, Foi isso que o Drauzio explicou no vídeo.
duffmk Isso não é um consenso no meio academico, mesmo que fosse minha experiencia pessoal e o que observo e ouço de amigos me levam a questionar muito do que foi dito, não existe fato cientifico quando se contradiz as experiencias reais demonstradas no dia a dia das pessoas, se sua tese afirma uma relação direita entre genero e sexualidade e a realidade demonstra que isso não é regra nem mesmo em pessoas lgbt tem algo de bem contraditório nessa tese, academicamente a medicina já cometeu muitos erros a esse respeito, não nego conhecimento cientifico, mas já vi teses muito mais coerentes com a vida real que vivo e outras pessoas que conheço, mas não questiono a liberdade de como medico ele pensar como preferir, mas eu teria muito cuidado em fazer afirmações.
+Rafa Bianchini O que eu compreendi de seu comentário é que na tua opinião e pelas tuas observações sexualidade não é um aspecto do gênero, se não for pedir muito, apenas para compreender melhor, tu poderias, por gentileza, descrever alguns aspectos do gênero, o que eles tem em comum, ou seja o motivo desses aspectos, se caracterizarem como aspectos do gênero e comparar com a sexualidade, para assim verificar se sexualidade é ou não um aspecto do gênero. Por exemplo: Quais aspectos do homem fazem o ser um homem, não me refiro a "essência" do homem, mas sim o conjunto de características que compõem um homem, por exemplo: Pelos nas costas, se tu tirar os pelos das costas de um homem, ou se por acaso o homem não tiver pelos nas costas ele não deixa de ser homem (não é essencial), porem, pelos nas costas é uma característica masculina, ou seja, um aspecto do gênero masculino, por qual motivo pelos nas costas é um aspecto masculino? Pois o grupo de pessoas que possuem mais aspectos masculinos, também possuem pelos nas costas (em media), No grupo de pessoas que possuem mais aspectos femininos, existem pessoas com pelos nas costas? Sim, por qual motivo isso não é uma característica feminina? pois o numero de pessoas que possuem mais aspectos femininos e tem pelos nas costas é um numero muito baixo, Por isso pelos nas costas é considerado uma característica masculina. A mesma coisa ocorre com genitálias. Levando isso em consideração, a característica / comportamento "gostar de mulher" ocorre em maior numero no grupo de pessoas que possuem mais aspecto masculinos ou femininos? ou ocorrem de forma igual nos dois grupos? Ouvir musica é um aspecto de gênero? não, pois ocorre de forma igual ou muito próximo (não existe uma grande discrepância como sexualidade. genitália, tom de voz, pelos, etc..) entre dois grupos. Não é uma questão acadêmica, é uma questão simples de logica. Resumo: A maioria das pessoas que possuem pênis, tem voz grossa, tem pelos nas costas, também gostam de mulher, são chamadas de Homem. ao contrario de A maioria das pessoas que possuem vagina, tem voz fina, tem seios, também gostam de homens, e são chamadas de Mulher. O que faz uma característica ser um aspecto do gênero é a predominância da característica em um determinado gênero.
+Rafa Bianchini então, o q eu entendi é q ele fala de sexualidade e não de gênero, q são coisas diferentes... ele esta falando do comportamento homossexual (é sexualidade) e não do gênero assumido pela pessoa (q seria social).
não basta analisar a parte genética é ignorar a parte psicológica, existem N estudos falando q a criação pode influenciar, talvez o fato de um gay ser mais ou menos afeminado pode ser explicado com base em seu comportamento, criação ou mesmo ter tido genes q ativaram os hormônios em momentos distintos .... ainda estamos iniciando explicações, temos muito mais buracos informacionais do que respostas. devemos tentar analisar os dados obtidos até o momento e não a resposta que queremos. só podemos torcer para descobrirmos informações para sanar nossas dúvidas sobre o tema xyz
Carlos Ciconelo Na psicanálise se chama posição (do sujeito ), ou seja, a forma como ele se vê e comporta. Não concordo com condição, pois se aplica a algo acidental, eventual ,ex: a gravidez é uma condição, a prisão é uma condição (visto que é temporária ) e por aí vai. .. Orientação também não cabe porque ngm é orientado a ser homossexual, pelo contrário, vocês são praticamente obrigados a negar quem são.
Sou Psicologo e sempre me dediquei ao estudo da sexualidade humana. E confirmo a todos que do ponto de vista Cientifico (Hermenêutico) da Psicologia, ningúem nasce com a sexualidade "afetiva" pré-determinada! O que temos é um sexualidade de gênero pré estabelecida (Macho e Fêmea)! Mas não é disso que estamos falando e sim da Sexualidade Afetiva (Emocional). E quando falamos dessa esfera emotiva ela de forma alguma é uma condição pré-determinada. Quando nascemos não temos "ainda" comportamentos e afetividade. O que temos são expressões erógenas e uma forte pulsão que nos direciona a reagir mediante a ações primarias: Fome, dor e temperatura. Então nascemos ocos, e vamos preenchendo esse espaço com tudo que está ao nosso redor. Então reafirmo: Não existe escolha sexual; mas sim experiências afetivas diversas que somadas a fatores ambientais, familiares e agentes externos que podem levar as variáveis da sexualidade. Lembrando que ter outro interesse sexual que não seja o padrão cultural determinado não é um desvio. É apenas uma vivência que busca a mesma satisfação que a da maioria (O Gozo), mas que tem como objeto para alcançar esse fim um interesse pelo mesmo sexo, ou por fetiches dos mais diversos. Mas retomemos a questão cientifica. Como eu vinha dizendo não nascemos com a Sexualidade "Afetiva" determinada, pois elas não constam em nosso código Genético. Por isso mesmo é um grande equivoco quando algúem leigalmente insiste em dizer que já nasceu assim. Impossível. Em todas as possibilidades genéticas humanas temos três variáveis universais que abrigam as alterações genéticas: Anomalias, chamadas também de mutação (Ex: Nanismo), Síndromes (Ex: Down) e Doença Genética (Diabetes). Todos esses três grupos podem ser identificados e mapeados no Genoma da pessoa que possui uma destas alterações. Já a Homossexualidade (Por exemplo) não! Não existe o Gen "Gay". Isso não existe! Por tudo isso é errado dizer absurdos como "Cura Gay", ele nasceu assim, é uma escolha. Nada disso! Tudo ocorre dentro de vivências que vão sendo coletadas desde os dois meses de idade e segue até os 5 anos quando a Personalidade do sujeito forma um núcleo que será sólido por toda sua vida. Lembrando que o núcleo da Personalidade (Caráter + Temperamento) são bem rígidos, mas ao seu redor as experiências podem formar várias camadas (Tipo uma cebola) que certamente são oscilantes e podem mudar. Então é isso galera. Uma abraço a todos. (Alan Fernandes).
Psicólogo homofóbico. Fico pensando no que o Conselho de Psicologia diria de uma coisa como essa. Deixa eu te explicar uma coisa óbvia que ninguém te contou: Quando alguém te fala que sente dor nas costas desde que se entende por gente, vc não tem retrucar a pessoa dizendo que "não sente", simplesmente porque quem sabe o que pessoa está sentindo é a pessoa. Os LGBT sabem que são assim desde que se entendem por gente, agora vc vai dizer que a pessoa "vira" gay? Que "não há influência genética"? Com que autoridade mesmo vc está fazendo isso? Pq pelo que eu saiba psicólogo não é médico, médico aqui é o Dráuzio. Recolha-se em sua insignificância.
É isso aí moço,concordo plenamente, não tem nada de homofobia no seu comentário, isso é vitimismo barato dos gays,típico deles se comportarem como bebês chorões e n aceitarem opiniões diversas ... Sou homossexual celibatário , abandonei a prática e minha comunhão com Deus estava tão forte q recuperei parte da minha masculinidade e sem forçar a barra ... ainda faltam alguns passos, mas estou confiante.
Eu acho que muitos fatores estão em jogo: - propensão genética - hormônios (quem não reparou que alguns adolescentes se interessam pelo mesmo sexo, e depois essa "fase" passa? Que alguns que foram héteros a vida inteira começam na meia-idade a ter atração pelo mesmo sexo? Os hormônios tem um papel ali) - ambiente (por exemplo, um menino abusado por alguém do mesmo sexo pode acabar tendo uma fixação por sexo homossexual).
Parabéns dr drauzio , a ciência traz a luz sobre qualquer tema ela não é perfeita mais é a melhor maneira de conhecimento que existe o resto conto de fadas.
Dr. Drauzio Varella, com todo o respeito ao senhor, mas a hipótese epigenética não é a hipótese mais aceita pela comunidade científica internacional. Você apenas mostrou os dados que corroboram com a sua hipótese, mas não mostrou os dados que fazem ela não ser a mais aceita atualmente. Por exemplo: Por que não citou que aprox. apenas 65% dos homossexuais analisados possuem essas marcas epigenéticas que os pesquisadores suspeitavam ser "a marca genética da homossexualidade"? Para ser um número "conclusivo" deveria ser pelo menos acima dos 90%. Por que você não citou que apenas entre 10% a 20% dos homossexuais que possuem gêmeos idênticos, ambos são homossexuais? É um número MUITO baixo para apoiar a hipótese genética (e também a hipótese epigenética). Por que não citou que o "gene gay" ainda não foi encontrado? Para uma característica ser expressada pela epigenética, ela precisa estar na genética. Acreditavam terem encontrado em 1993, mas alguns anos depois outros artigos publicaram que esse gene na região Xq28 não podia desempenhar qualquer papel relevante na orientação sexual. Depois disso, as outras tentativas de encontrar não foram convincentes à maioria dos cientistas. Por que homossexuais estão em um crescimento alto somente durante o século XX e XXI, que estamos em uma era industrial avançada, e não antes disso? Você pode citar a questão cultural, e eu concordo com ressalvas. Uma hipótese que eu acho muito mais plausível sobre o aumento de homossexuais é a hipótese alimentícia. Os alimentos industrializados e a água tratada de vários locais possuem um hormônio chamado Xenoestrogênio, e é comprovado que esse hormônio pode causar desregulações hormonais aos indivíduos que o ingerem em excesso. Então se as mulheres grávidas e os nascidos até 4 anos (idade que o cérebro humano é sub-maturado) consomem muitos alimentos "ricos" em Xenoestrogênio, pode-se desregular a produção "normal" de hormônios típicos dos sexos. Na minha opinião, essa é a melhor hipótese sobre a causa do aumento da homossexualidade. Leia o livro "O Futuro Roubado" que explica essa hipótese melhor, inclusive mostrando experimentos com bois, cachorros, crocodilos e ratos.
Jovem, a primeira informação que passou eu não consigo comentar porque não sei a fonte, mas ele disse várias vezes que homossexualidade não pode ter causa genética ja que a concordância entre gêmeos univitelinos é de 20%, disse isso várias vezes, inclusive. Não sei se compreende o que é a epigenética, mas não é relacionada a genes, e sim a expressão dos mesmos, portanto não faz sentido precisar "estar na genética para estar na epigenética" Ele falou várias vezes que não há gene gay, que a hipótese que ele levanta não diz respeito a presença ou ausência de genes, e sim na expressão genética. A causa do aumento da população LGBT é muito fácil de solucionar. A população mundial aumenta em proporção geométrica, se a proporção de homossexuais se manter constante, ela obviamente vai crescer junto. Isso sem falar que não há um aumento real, e sim um aumento no registro de pessoas homossexuais, já que cada vez mais é possível assumir uma sexualidade não padrão sofrendo cada vez menos riscos. Procure por fontes científicas, acho que são mais válidas pois seguem padrões para serem validadas.
E bem difícil se não impossível falar em aumento ou quantidade de homossexuais ao longo do tempo. Se não existem estudos com a mesma metodologia de pesquisa como vc vai comprar. E não há estudos nesse aspecto populacional para séculos no passado
a concordância de 20% em gêmeos monozigoticos não é baixa para a epigenética, vista que essa mesma concordância está presente em condições como criptorquidia e hipospadia (intimamente relacionadas a epi marcas). Dessa forma, a suposto "aumento" de homossexuais está mais relacionado ao fato de que nos dias atuais as pessoas se sentem mais confortáveis em viver fora do armário, devido ao avanço social nesse aspecto.
Nossa... Eu sinceramente achei durante um bom tempo que a abordagem genética da homossexualidade era algo absurdo, aí vem o Dr. Drauzio e desconstrói meu preconceito com uma argumentação muito bem estruturada. É importante também salientar que sempre é perigoso tomar resultados de pesquisa como axiomas aplicáveis a todos os momentos e casos, e que a natureza é uma caixa de Pandora. Não obstante a explicação foi esclarecedora e límpida! Parabéns Dr.
Tenho dó de quem pensa que comportamento é algo binário, simples e completamente dependente do DNA...há muitas nuances. A expressão gênica e epigenética não comportam esse tipo de pensamento.
na verdade os 2 estão certos no meu ponto de vista segundo minha área psicologia , esses dois fatores e muitos mais influenciam , tanto DNA , quanto ambiente , sociedade (criação entre , pais , escola , amigos , trabalho etc) , e muitos outros influência o indivíduo , então não é certo apontar e dizer que só uma coisa pode fazer com que a pessoa tome x escolhas e atitudes , na minha visão. 😊😊
sim sim , não a questionei , mas acredito que oque ambos disseram podem sim ter influencia nisso , por isso disse que ambos estão de alguma forma em "x" quesitos certos :)
tenho a sensação que as pesquisas que ele apresentou explicam mais a transsexualidade que a homossexualidade... pq a homossexualidade muitas vezes não envolve necessariamente indicios comportamentais... mas eu posso estar equivocada né haha
+Kamilla Massilon Bem acho que seria o que ele falou que atinge alguns tecidos e outros não. Isso pode ter ligação com que área do comportamento sexual vai ser afetada.
+Viviane Priscila Silva Santos ele deixa claro no inicio q está usando o termo homossexualidade incluindo gays, lésbicas, trans e qualquer pessoa q tenha hábitos sexuais com pessoas do mesmo sexo.
Se quiser revejo o video e falo no minuto X ele fala q vai usar o termo desta forma. A questão é quando vc vê algo VC pode lutar contra os argumentos....mas os termos precisam estar alinhados, se ele usou assim nos debates DESTE vídeo irei usar assim já que prefiro debater o tema do que os termos(só pra ficar claro eu faço parte desta sopa de letrinhas....me considero Bi mas não vou problematizar q não falaram dos bi, que não pensam nos bi quando fazer teorias etc.....quero ver o q está sendo pesquisado e tentar absorver, depois tentar tirar minhas conclusões e quem sabe iniciar uma pesquisa.
Sempre percebi que 90% das lésbicas que eu conheço não tiveram uma figura paterna dentro de casa. Todas são filhas de pais separados ou o pai faleceu muito cedo. Sempre me questionei sobre isso. Claro que existem excessões! Também não estou fazendo elação a nada, apenas uma coincidência das meninas gays que eu conheci.
Esse estudo do doutor Dráuzio só reforça o que eu já acreditava que possa ser algo genético espero que com o tempo as pessoas possam abrir a mente e entender que não é opção, não aprendizado mas é hormonal e cada um tem o direito de viver da forma que achar melhor se quer relutar contra esse desejo é problema de cada um mas se quer viver do jeito que é sem mudar seja feliz!
Estou buscando desesperadamente respostas pra entender o porque sou gay,eu queria ser hetero,viver uma vida de hetero e assim ser aceito e ser considerado uma pessoanormalr,as vezes me sinto um lixo
Tô tendo maturidade pra assistir esse vídeo, mas é meio inevitável na minha cabeça não achar isso estranho e nao me sentir um bicho novo q surgiu do nada 👁👄👁
Imaginando daqui a 500 anos as pessoas lendo livros de História e achando absurdo que as pessoas de nosso tempo achavam que homossexualidade era problema espiritual ou desvio mental... Tipo nós hoje, achando absurdo a lobotomia como cura para problemas mentais.
Mano tava pensando exatamente isso kkkkk 😐
Mas a teoria que a origem é mental não é absurda, considerando que desejos são oriundos da mente. Porém, você pode achar algumas explicações insatisfatórias.
Algo que é importante frisar é o preconceito que as pessoas têm somente pela hipótese da origem da homossexualidade ser psicológica, pois a pessoa não é inferior por ser "anormal". É uma correlação errada de que anormalidade implica em inferioridade.
@@VitorFsr a sexualidade é oriunda da mente ksksksk
A homossexualidade não deveria estar sendo tão discutida já que até na natureza é algo completamente comum
Imagino daqui a 500 anos um mundo sem humanos porque se banalizou globalmente a liberação de gênero. Acredite, você aceitar isso é caminhar nossa espécie à extinção.
@@GuiNelliel Isso não faz o menor sentido. A própria homossexualidade é um controle natural da natalidade. Além de que, é algo que ocorre de forma natural... a natureza não é burra ao ponto de se auto destruir.
Muito técnico. Mas interessante. Sugiro que o doutor traduza para uma linguagem que atenda pais que tem filhos homossexuais.
André Machado Sou médico. Pode me perguntar. Os termos técnicos se deve porque ele estava dando um congresso para médicos.
Em resumo, filhos homossexuais são derivados da junção dos pais. Ou seja é genético.
@@guilhermed.7458 me explica por gentileza
Francine Krug O cara sumiu .
O filho gay herdou dos pais a característica, em par(1 alelo do pai e 1 alelo da mãe), a característica sozinha não faz capaz de se apresentar nos pais mas a união faz a característica se apresentar.
Qualquer homossexual sabe q nasceu assim. Só cabia a ciência, descobrir o porquê.
A homofobia vem dessa ignorância.
Ninguém nasce gay e sim hetero. Não existe gene gay.
Depois pode se tornar gay mas por escolha.
@@Cicero41336 ah, é mesmo? Como sabes?
Se uma pessoa pode escolher ser gay, então ser hétero tbm é uma escolha. Essa sua lógica não faz muito sentido. Ou ninguém nasce nada e depois escolhe, ou já se nasce gay ou hétero. Os dois ao mesmo tempo não dá.
@@pablogimenezaraujo438 É verdade! É muito egoísmo e hipocrisia dessas pessoas que ficam dizendo : - Ah ele (@) quis ser assim.- Ah como sou muito sem vergonha vou experimentar ser homossexual. Isso é extrema ignorância!
Exatamente falou tudooooo
sempre senti atração por meninos desde a minha infância e fui criado por uma família de evangélicos rígidos, e escondi isso por muito tempo até que eu fiquei em depressão por me sentir "atraído pelo o demônio". Fui para várias clínicas psiquiatras e NENHUMA mudou meu desejo, minha forma de amar ao invés de me ajudar só me deixou confuso e pensativo, achei que iria enlouquecer. Aí puft a minha igreja fez cultos direcionado a mim para essa "tentação" sair de mim e nada aconteceu, eu não escolhi eu só sou eu e não posso mudar e sim aceitar minha forma de ser. *Eu não escolhi!*
Quem acha que é escolha não sabe o que a gente passa. Eu também passei anos sofrendo por achar isso errado. Mas desde que aceitei isso sou mais feliz, me sinto melhor com Deus até. O que temos de fazer é dar atenção apenas à nossa convivência com Deus, pq as outras pessoas vão apenas nos fazer duvidar e no fim quem te salva é o próprio Deus e as pessoas vão apenas nos atrapalhar.
Eu estou passando por esse momento
@@murilosilvaneves6570 Você está melhor agora? Sinto muito que você passe por isso
@@murilosilvaneves6570 Vc vai superar isso, tenho fé
Estou passando por esse processo. Muito difícil 😞
Para as pessoas que acham que homossexualidade é resultado de estupro, abuso e coisas ruins
Eu nunca fui estuprado
Nunca fui abusado
Sempre vi heteros a minha volta
Sempre convivi com heteros
Nasci numa familia hetero quase que por completo
Nunca sofri assedio
Nunca sofri de nenhuma doença cerebral
Nunca fiquei perto de outro homossexual
Sempre vi na tv e no pc heterossexuais se beijando e se pegando
Na rua e na escola o mesmo
Sempre convivi com outros garotos na amizade
E eu sou bissexual
Qual teu argumento agora? Que eu vim de outro planeta?
Boa sorte em ser ignorante.
Beh :3 daqui a pouco aparece algum cristão dizendo que é demonio.
Kkkkkkkkkk
homossexualidade não vem apenas de traumas ou criação errada, é ao mesmo tempo que isso ou ISOLADAMENTE simplesmente um comportamento adquirido. Minha opinião baseado em experiencia própria e de pessoas q passaram pela minha vida.
Daqui a pouco vão falar que é demônio 2
Vão tentar arranjar um argumento vão dizer que você está possuída que é falta de deus porque para eles "o cão é bem articulado"
Ani Kozzy o seu caso é o msm do meu. Tudo culpa do preconceito da sociedade.
Como uma mesma pessoa consegue falar tanta coisa certa em 31 minutos e nao se importar com xingamentos, isso é mto mais do que um humano
E mesmo esse cara sendo mais do que um humano, eu nao entendo uma palavra do que ele fala, essa lingua é mto maior q minha concepção
A conclusão, acho, seria que ninguem se torna homossexual mas, já nasce homossexual.
Nivaldo Rocha concordo, é por aí mesmo!
Nivaldo Rocha exatamente ^^
Sim
Uhm... na verdade, não... Há uma tendência do desenvolvimento dessa orientação. E depende do que você está chamando de homossexual. Mas sim, o fator genético influencia fortemente o aparecimento da homossexualidade (ou da heterossexualidade), mas depende, como várias outras coisas (ex.: tendência ao alcoolismo, se a pessoa nunca bebe álcool) depende dos fatores ambientais.
André Neves não fala oque não sáb besta!!
Não concorda com o dr? Prove sua tese cientificamente sem usar religião!
@Murilo Vai dar pane kkk
boa
cleiton reis So lembrando que o cristianismo de verdade, o de Jesus Cristo, não considera homossexualidade pecado!
Só os fundamentalistas medievais tem esse pensamento retrógrado. O nome do idiota que inventou essa heresia foi Agostinho, o otario que disse que sexo é so para procriar!
Ja foi provado pela hermenêutica que a homoafetividade não é condenado na Bíblia, que usam versículos isolados, mal traduzidos ou ate traduzidos errados de forma intencional para condenar a homoafetividade.
❤️
Ou seja, nao tem problema algum você ser gay e ser cristão.
Procure saber da Igreja Inclusiva, que vocês verão.
@@EdAlk Sou Ateu. E nos ensinamentos e nas palavras de Cristo nem nesse assunto ele toca
cleiton reis 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sou cristão, de família cristã, e estou de pleno acordo com a explicação de Dráuzio, que diz o que a ciência diz.
ser cristão não é sinônimo de ser negacionista em relação à ciência. vamos separar as coisas, irmãozinhos!
É fácil ser cristão e não negar a ciência - mas isso quer dizer que negará um monte de coisas da bíblia.
Mr. Loowiz Concordar q homossexualidade é um desejo q n pode ser mutado n é negar a Bíblia tanto q quando Paulo fala em corintios ele fala q os homens se entregaram as suas paixões, ou seja desejos fortes
Leia o que disse. Interpretação é importante.
Criacionismo é a base da religião e vai totalmente contra a ciência, por exemplo. Ou vai me dizer que é uma teoria científica válida?
Entendi Tudo, pq estudo a área. Mas imagina o cérebro dos homofobicos, explodiu, sem dúvida kkk
Pura verdade
Não deve ter sobrado um neurônio para povoar os pobres cérebros🤣🤣🤣🤣
Cara... Ele falou sobre aspectos GENÉTICOS
homofóbicos aprenderam a ser
Ninguém nasce Homofóbico
Para eles é fácil falar que isso é errado já que eles não nasceram assim e nem estudam isso
@@victorarthur3522 mas a pessoa tem escolha né,pode sentir vontade mesmo sendo errado,igual eu querendo xingar o povo mad escolho n fazer kkk
Em pleno século 21 um professor diz para mim que o homossexualismo é uma escolha. Vou enviar o link deste vídeo para ele se situar. Obrigada Dr Drauzio Varella.🤟
Oi, Sandra! Só uma dica: o termo homossexualismo muitas vezes é usado de forma pejorativa (o sufixo "ismo" geralmente é atribuído a doenças). Assim, o ideal é utilizar a palavra homossexualidade.
Sandra Souza 28 ..pergunta pra ele .Quando foi que ele decidiu ser hetero..ja que é opção.
Luann Georgy .certo. .boa explicação.
Se fosse escolha eu escolheria ser hétero
@@marcosgabrielvilela já eu não sei se escolheria ser hétero não!!
Gostar de homem deve ser foda
Você é uma luz em meio a tanta escuridão de saberes. Obrigado por existir e fazer da minha existência algo natural.
Assumo ser ignorante no assunto mas todo mundo que é ou que tem amigo,filho,colega homossexual ou bi trans sabe que a pessoa já nasceu assim da pra sentir de longe
Dr. Drauzio, o que faremos quando vc se for? As evidências biológicas que o sr traz nos ajudam muito a combater o preconceito... precisamos de um estudioso que continue esse seu legado para a comunidade LGBT+
Maiara Marinho. Aiiii.. Ele não se vai logo não... Tem muita lenha pra queimar. De repente vc vai antes dele.
@@ingridhsilva1521 " de repente vc vai antes dele" kkkkkkkkkkk
Dráuzio viverá em nossos corações e na história da medicina brasileira. Na minha opinião, ele é o melhor médico.
Devemos congelar ele ou upar o cérebro dele para um computador antes disso
Os estudos científicos continuarão em produção e tenho fé que sempre surgirão pessoas com a mesma capacidade didática do Dráuzio para "descriptografar" tais descobertas para o resto da população. :)
FAlou pelo ku ou, kgou pela boca? 😨
Parabéns Drauzio!
Ótima palestra.
Faz um vídeo mais compacto dessa informação, com uma linguagem mais simplória (em paralelo com a científica) pra que possamos passar adiante o conhecimento pra quem não tem "paciência" de assistir meros 30min de ciência.
As pessoas precisam ter esse conhecimento pra afastar de vez o preconceito.
Também gostaria, mas com todo respeito: quem não tem meros 30min pra "perder" se aprofundando em algum tema de interesse da sociedade, não merece que Dráuzio, sua equipe ou quem for gastem seu tempo pra produzir algo mais compacto em liguagem simples (30 min já está mais que reduzido pra um assunto tão complexo). Pra quem se interessou, mas não entendeu alguns tópicos ou termos é possível se aprofundar com mais pesquisas, se for de interesse claro.
Acho que seria melhor somente tornar mais didático, com apresentação visual e com notas dizendo o que são os termos dito por ele. Não precisa reduzir, mas tornar mais acessível aos leigos é parte da divulgação científica.
@@jhonny4paws495 aqui
Acontece que essa linguagem rebuscada e técnica foi direcionada ao público do congresso de medicina. Acho que seria o caso dele gravar outro vídeo mais acessível pra variadas escolaridades.
Assite o contraditório,Dráuzio Varella não é referência na área
Dr Dráuzio vc podia dar umas aulas pro malafaia, ele anda meio demente rrrrrrr
Apoio.
vdd
Rafael Gomes se fosse de hoje kkkkk
Daniel Sales
Não entendi
Samantha Martins seria melhor dizer "religioso fanático" e não "fanático religioso". Pq assim vc ofende muitos cristãos com mente aberta, como eu.
O que vai ter de negacionista da ciência chorando aqui não está escrito.
+Ael claro que vai, eles não tem capacidade intelectual nem pra entender 20% do que o Drauzio está falando
+murylo cordeiro qual seu embasamento para dizer 20%?
Não reclama e ou deturpa..mostra suas referências contrárias...
Ael
O CID tem classificação qto aos distúrbios sexuais.
Em 2014 o CID 10 foi restaurado na íntegra.
Toda pesquisa feita antes dessa data tem que ser revista.
São consideradas inválidas
"Embasamento", "deturpa", cheio de Stephen Hawking nos comentários kkkk
Aprendendo aqui pra não deixar minha religião passar por cima da ciência
eu tbm!
Hitler no caixão está deveras orgulhoso com esse video
@@rvollger Na verdade deve estar se revirando de ódio.
@@miriansantos2072 na vdd n, eles acreditavam q a homossexualidade era totalmente genetica, portanto se pessoas portadoras desse gene fossem impedidas de se reproduzir, eles alcançariam a "raça perfeita"
@@rvollgermas será que isso surgiu quando dois irmãos tentaram ter um filho?
Pq tipo... Acontecem falhas
Prevejo analfabetos científicos se manifestando contra o tema da palestra.
Ronaldo Freitas as "evidências plausíveis" estão no vídeo acima, que provavelmente você não assistiu. Acho que vai ser melhor pra você se guardar a explicação dos cromossomos pra quando estiver em um ambiente cheio de alienados igual a você. Genética é muito mais do que isso. CIÊNCIA é muito mais do que isso.
É bem estranho ler comentários sobre ciência de pessoas que não possuem conhecimento científico mínimo... bem estranho msm... Mas então, cromossomo não é gene... cromossomo é um pacote imenso de genes que foram aglomerados de modo a facilitar a divisão celular e propagação da informação genética... Há MUITO mais informação nesses cromosos do que apenas essa dualidade... Além disso não há apenas XX e XY, existem outras variações, como XO, XXY, etc. E recentemente descobriu-se que células no corpo podem possuir sexos distintos dos órgãos sexuais, ou seja, homens com células XX, inclusive neurônios XX... E ainda além, o vídeo cobre uma área genética relativamente recente: a epigenética (epimarcas), que se referem a bases proteicas que podem ou não ativar genes no decorrer do desenvolvimento... Logo, bora estudar mais antes de justificar preconceitos a partir de limitados "conhecimentos "científicos"".
Ronaldo Freitas aqui vemos um criacionista falando sobre teorias não comprovadas cientificamente. Chega a ser engraçado, né não, gente?
Vc deveria tá na rua, segurando um megafone e pregando cristianismo. É muita loucura um ignorante como vc querer peitar estudos científicos.
colocaram Deus nessa discussão?
Drauzio Varella é um ícone brasileiro... sempre nos trazendo informações importantes e difundindo a ciência!! Eu sou fã desse médico!! Brilhante!!
Dráuzio Varela, uma das pessoas mais respeitadas do Brasil devido à seriedade e coerência de seu trabalho. Um dos personagens brasileiros que fazem valer a pena acreditar ainda neste país.
Kkkkkkkkkk
Bom dia!!!! Tenho 2 filhos gays eu sempre tive certeza que foi genética e não escolha, e o pior que ainda dizem homossexuais é falta de educação, são pessoas sem vergonha, as vezes saio de alguns lugares pra não escutar tanta ignorância, obrigada Drauzio, por tanta sabedoria e conhecimento ❤
Sou gay
E nasci assim!
Não é religioso hipócrita que vai me impedir de ser feliz da forma que sou e nasci!!!!
arrasou
Até pq alma não tem gênero. Vc pode ser a igreja do espírito Santo. Ou seja a morada dele. Todos nós já nascemos em pecado sexual e Deus quer que nada atrapalhe a intimidade dele com a gente. Só isso. Boa sorte. Deus te aceita como vc é. Não deixe ninguém tirar a sua fé em Deus
@@taniaribeiro9522 kkkkkk mas eu não tenho fé em Deus
Não preciso
Sou feliz assim
E sou uma pessoa do bem
@@algointeressante1784 que bom que vc consegue ser feliz assim. Mas ninguém pode negar que existe uma energia soberana que controla tudo no universo e está força ( energia) se chama Deus. Já pensou que coisa chata seria agente existir neste mundo só pra dizer que viveu? Se tudo terminasse aqui, não teria sentido. Mas assim como nosso corpo nasce e cresce, é também alma. A alma é a semente que nasce da nossa conexão com a enegia ( Deus) ( espírito). Se vc não tem conexão com o sobrenatural a sua alma ainda está em fase de sementinha. Mas eu agradeço pela sua resposta e continue sendo feliz. Boa sorte
@@taniaribeiro9522 muito obrigado pela compreensão.
Você sim é uma pessoa que para mim pode representar um Deus bom ,e justo que muitos falam.
Parabéns por não ser igual muitos religiosos que querem impor tudo na gente.
Mesmo discordando de você , já te admiro muito.
Abraços seja muito feliz também .
O Drauzio Varella é uma das melhores pessoas a existir no mundo :O
Muito obrigada por explicar tudo de maneira clara e estar sempre prestando atenção aos seus fãs!
Gente misturando suas convicções religiosas para confrontar a ciência...
Patético!
Olá Cleiton como vai vc
Meu caro vcs ateus criticam a religião sem saber. A igreja Católica respeita e ama seus filhos homossexuais, não existe nada contra a ciência. A igreja respeita e muita a ciência.
@@tadeucatolico7756 Que eu saiba quem crítica e cuida da vida dos outros são os religiosos. Os ateus estão cagando pra isso
@@tadeucatolico7756 Mas n é essa a questão aqui, estamos falando de religiosos que estão usando Deus pra justificar a homofobia
Tadeu Católico só na tua visão que ela respeita e ama pq so nos homossexuais sentimos na pele o odio diário de cristãos e da igreja em relação a nossa sexuali
Mitando nos primeiros 40 segundos #TeamDrauzio
Por favor faça um favor ao planeta e abandone o uso do "verbo" "mitar".
Obrigado.
+Vinicius Silva não. Neologismos são ótimos
Não
mimimi
+SYLVESTRIVS bjs
Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão.
Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.
Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "
Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’
e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?
Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? "
Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".
Os discípulos lhe disseram: "Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar".
Jesus respondeu: "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado.
_Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite"._
Mateus 19:1-12
Jesus aceitou os gays nesse capitulo ❤🌈🌈🌈🌈
A IGREJA MENTIU PARA VOCÊ! A Igreja já perseguiu e condenou na fogueira cientistas, curandeiras (eram as ''bruxas''), os judeus, e até os CANHOTOS!!! OS CANHOTOS! Pessoas eram queimados vivas em plena praça pública por usar a mão esquerda para escrever!!! A igreja já ate apoiou a escravidão dos negros e a EUGENIA!!!
Dá pra confirar quando dizem que ser gay é pecado? Por que acreditar tão cegamente nessa afirmação se a Igreja já errou tanto no passado?
Nesse capitulo 19 de Mateus, Jesus se referiu aos gays como ''os eunucos de nascença'', usando uma figura de linguagem, assim como ele usou em ''eunucos por causa do Reino dos céus'' para se referir aos celibatários.
Se você é gay e acha que tem demônio no corpo, acha seus desejos errados, que é pecador, se odeia, que precisa mudar para entrar no céu, não se preocupe: Jesus insentou todos os homens com algum empecilho de desposar uma mulher, como a falta de atração por elas, da ordenança do casamento! Em toda a diversidade sexual, Jesus apenas simplificou: Nem todos (homens) têm condições de aceitar esta palavra (não se casar com uma mulher); somente aqueles a quem isso é dado (homens que não conseguem se casar com uma mulher)
Se você tem atração por mulher, NADA no mundo lhe impede de se relacionar com uma, seja doença, deformação congênita, feiura ou timidez! Ao contrario, se você tem atração, CASE; melhor casar com uma do que viver com várias na solteirice, para nao cair no pecado, como a prostituição! O próprio Paulo disse isso em 1 Coríntios 7:7-8. É homem e gosta de mulher, procure uma esposa para nao vive pecando!
Agora, se você não tem atração ou não esta atraido por uma mulher, como é possivel lhe obrigar a casar com uma? É impossovel para um homem se manter num casamento em que ele nem se atrai pela parceira! Isso nem é casamento! Se Jesus obrigasse homens sem atração por mulher a se casar com uma, estaria os condenando a tristeza, a depressão, e até ao adultério, ja que esses homens, uma hora ou outra iriam recorrer a infidelidade para sanar sua libido.
Sim, diferente da teologia tradicional, Jesus lembrou dos gays, de forma tão singela e simples, que chega a impactar e passa batido nos 30.000 versiculos da Bilbia! Nada de um sermão, toda uma lista de regras, um livro interio sobre o assunto! Nada disso; Por que é assim: Jesus mostra que não se trata de um assunto pesado, abominavel, um tabu! É simples: não pode se casar com uma mulher, nao case!Num simples e único versiculo, Jesus englobou todos os homens, que naturalmente, são incapazes de gostar, de se atrair, de querer se relacionar com uma mulher!
E conclui com a frase mais linda: QUEM PUDER ACEITAR ISSO, ACEITE!
Acho que Jesus já disse isso sabendo do futuro, o quanto o preconceito faria os proprios gays nao se aceitarem como são...
Incrivel, não! Jesus é maravilhoso! Infelizmente, o homem deturpou sua imagem, sempre na mesma forma: isolando versiculos da Biblia! Fora de contexto, posso dizer que Deus é um genocida (Juízes 3:29), que é bom ser um assassino de crianças ( Salmos 137:9), que Deus pode ser visto como qualquer pessoa (Exodo 33:11), que Deus permite o estupro, o roubo e assassinar bebes (Isaias 13:16), que olhar para uma cobra de ouro pode curar as pessoas de picadas de cobra (Números 21, 8-9), Deus pode se arrepender das coisas que ele faz (Gênesis 6:6); que tudo bem comer seus filhos (Levitico 26:29), ou ate que existem unicórnios (Salmo 29:6), dinossauros a apenas 6.000 anos (Jó 40:15-17) ou leviatãs nos mares (Jó 41:1), ou ate dragões no céu junto com os anjos (Apocalipse 12-7)
Ou seja, é um perigo e um erro ler a Biblia isolando versiculos, principalmente mal traduzidos ou desconsiderando os termos da época! E o ÚNICO jeito de condenar os gays na Biblia é isolando versiculos do seu contexto, de forma literal com traduções incorretas.
VC foi q distorceu completamente a palavra! kkkkk aí está falando dos eunucos! Era cortado seus órgãos genitais para guardar as concubinas. Pesquisa e ler direito ,amor, antes d distorcer a palavra santa d Deus. Essa passagem não tem nada a ver com os homossexuais! Qm isolou texto agora foi você haha
Nossa mano mds eu adoraria tomar uma xicara de café com vc, vc parece ser uma pessoa muito simpática e estudiosa um verdadeiro cristão
@@estelaflorzinha1749 eles ja nascem com o negócio cortado?
Buguei nesses versículos q vc colocou.
Seria legal o Dráuzio fazer um vídeo para comentar em termos mais leigos o que foi dito no vídeo. Boiei aqui.
So pedir pra algum amigo que entende de biologia te explicar. É complicado simplificar algo assim. Vc precisa conhecer os termos científicos. Só estudar um pouco de genética
Acredito que esse vídeo seja mais voltado pra quem já é da área de ciências biológicas, mas ele tem vários vídeos de divulgação científica com uma linguagem mais popular bem interessantes no canal.
Falando de forma leiga, no momento que o feto está se formando ele recebeu o material genético do pai e da mãe, certo? Estas 'epi-marcas' que o Drauzio diz seriam como memórias genéticas do pai e da mãe. Elas formam caminhos para que o feto seja formado, acontece que em algumas dessas marcas/memórias ocorre uma disputa entre a da mãe e do pai, a mais forte se sobrepõe a mais fracas. Por isso pode ocorrer de uma pessoa ter uma genitália masculina mas acabar sentindo atração pelo mesmo sexo também. A marca/memória que ele recebeu do pai na formação da genitália foi a mais forte, porém a da mãe no que se refere a atração sexual pelo mesmo sexo acabou sendo a mais forte. Este é apenas um exemplo, a palestra também cita varias outras situações e possibilidades.
Fazendo uma referência ao passado, quando os homens preferiam ter filhos também homens e ficavam bravos quando suas mulheres só davam a luz a meninas. Isso seria culpa deles heheh Pois a memória genética (epi-marca) dele é mais fraca que da mulher, por isso acabavam nascendo sempre meninas.
Assiste mais uma vez.
Gente é óbvio que é natural essa situação. A polêmica está na religião mal informada de Deus,que ama a TDS e nos alerta sobre promiscuidade sexual do gênero humano e não de um grupo específico.( Isso é uma questão de fé ).
A torah diz que o homem não pode se juntar com outro hom pois é abominacao
O bom dos comentários é que todo mundo é expert no assunto né? Mestrado, doutorado, vários artigos publicados em revistas conceituadas, revisados pelos pares...
"Isso é cultural" VS "isso é genético", como se uma coisa fosse melhor do que a outra, o clássico "apelo a naturalidade" ou "a não naturalidade" as pessoas esquecem que não é trabalho da ciência fazer julgamento moral dos fatos.
+Fabiano Nunes A origem de um comportamento não diz respeito ao julgamento moral que podemos fazer ao mesmo.
+Fabiano Nunes O fato de a opção ser arbitraria ou não, não faz de um comportamento ser moral ou imoral.
Por exemplo, um pedófilo não escolhe gostar de pré-púberes, isso não faz da pedofilia algo moral, Se tu acha que pelo motivo de um comportamento ser uma opção arbitraria ou não, faz dele moral ou imoral, tu acha que o julgamento moral feito para homossexualidade é o mesmo feito para pedofilia? sendo que os dois comportamentos não são uma escolha arbitraria.
Eu acho que tu sabe que o que faz a pedofilia ser um comportamento imoral não é o fato do mesmo não ser uma opção arbitraria, mas sim o fato de que o comportamento envolve a coerção de um menor incapaz, ao contrario da homossexualidade que não diz respeito a idade ou a plenitude dos envolvidos.
+duffmk A biologia não tem compromisso com a moralidade, a questão é apenas a compreensão do comportamento.
+Douglas Carvalho Foi exatamente isso que eu falei em meu primeiro comentário.
joão vitor Que? Estamos falando da sexualidade da pessoa, de que ela ser homo não faz mal algum. Daí você me vem com "como se gays não cometessem crime"? É óbvio que sim, mas ele não comete com a sexualidade, beijo de luz :3
A homossexualidade inegavelmente é um mistério: é uma falta de empatia/amor/respeito e de inteligência alguém que é heterossexual dizer que tem a absoluta certeza de que as pessoas escolhem a sua sexualidade... A pessoa homossexual está ali em frente à heterossexual dizendo/afirmando que desde criança sente atração por pessoa do mesmo sexual e mesmo assim há a insistência de que houve uma escolha: olha, pra ter certeza, o heterossexual devia olhar pra si mesmo e se perguntar: eu escolhi ser heterossexual? Em suma, as pessoas só falam pra machucar/destruir umas as outras: quem é gente não usa de ignorância pra matar aquele que sabe quem é e que é torturado e desrespeitado por sentir o que sente: eu não apoio a homossexualidade porque não me cabe apoiar ou deixar de apoiar, mas eu sei que tenho a obrigação de respeitar a todos: não há nada que me faça acreditar diferentemente...
Milagre que nem o Silas Malacheia e nem o Marco Infeliciânus respondeu ao doutor. Eles sabem que são leigos no assunto perto do Dr. Dráuzio. ;) Vai ter homofóbicos chorando? Vai! KK
moça( nem sei se vc é homem ou mulher ) , homofobico e quem mata gay na paulada, nao é porque o cara é cristão e desaprova algumas coisas em relações homo que o cara é um homofóbico
eduardo queiroz Homofóbico é quem tem repúdio a homossexuais e os ataca de alguma forma simplesmente por serem homossexuais. Assim como o Silas, o Feliciano e alguns outros fazem.
é, isso eu concordo, não é por que uma pessoa não aprova o comportamento gay que ele é homofóbico e preconceituosa.
Sueli Silva Desaprovar é uma coisa, atacar é outra. O Malacheia e o Infeliciânus não só desaprovam, como atacam, e a partir do momento que você ataca, você assume sua homofobia, tipo, você tem o direito de ser homofóbica, mas não tem direito algum de agredir alguém por ser homossexual, isso vale para preconceitos contra negros, gordos ou qualquer alvo de preconceito.
Existe várias coisas que eu desaprovo, mas nem por isso vou sair atacando as pessoas por praticarem tal ato. Podemos ser preconceituosos, mas não devemos ser agressores e a agressão não é somente física.
Concordo, é isso que quis dizer você pode ser homofóbico ou preconceituoso mas isso não te dá direito algum de atacar pessoas diferentes de você.
Cadê o "cientista" Silas Maracutaia pra conte$$tar?
José Marinho Boa pergunta kkk
José Marinho silas maracutaia kkkk
Deve ta roubando o dinheiro do dizimo dos fieis
"maracutaia" mano kkkkkkkkkkkk
Eu sabia por ouvir de pessoas q elas nasceram assim, mas agora ouvi a comprovação científica, embora a tenha achado muito técnica pra mim, mas será q eles receberam essa informação também? Conhecimento é tudo. Só ele pode erradicar p preconceito.
Impressionante eu sou formanda em psicologia e sou trans
Olha que interessante....
Sempre me identifiquei com o trans
Eu me amo
Amor próprio vem em primeiro lugar
♥️
Ótima palestra Drauzio. Espero que vejam as pessoas que realmente precisam porque do jeito que anda as coisas muita gente ai anda precisando de uma palestra dessa.
Obrigada por compartilhar a palestra, Doutor!
Tive a oportunidade de participar do curso em 2011 e foi inesquecivel para minha carreira.
Dráuzio, participe de podcasts: scicast, nerdcast, dragões de garagem, etc...
Nerdcast vão zoar muito com o Drauzio.
+Marcus Lèmmark mano, não zoaram com o marcos pontes
Nss da uma raiva de ver a pessoa falando que a pessoa que escolhe ser homossexual, atração sexual n é opção, eu de deis que eu era bebe eu vestia vestido da minha irmao e brincava de boneca e assistia barbie, de deis de bebe eu tive comportamentos feimenino. Ninguem escolhe ou decide sua atraçao sexual.
Titio Dráuzio, o youtube tem dados do seus espectadores. Mas que tal fazer uma pesquisa com sua audiência para entender ainda mais quem somos nós? Seria muito legal participar. E isso também possibilitaria uma melhor venda do canal, e assim um melhor auxílio ao seus câmeras e editores, assim como a adoção de um melhor estratégia para divulgação de seus vídeos, fazendo com que mais pessoa tivessem acesso a esse conteúdo espetacular. :D
Ciencia só avançando para a melhor coompreenssão das coisas! 👍👏👏
Ninguem em sã consciência optaria por ser algo as margens da sociedade, sociedade discriminatória.Quem é gay foi é e será independente do seu próprio querer.
Se as pessoas não escolhem ser alguém que está a margem da sociedade, então os marginais também naceram assim. Obs. não estou falando que homossexual e marginal, vc falou isso, respeito todo mundo.
@@josylima7307 bandido realmente não nasce bandido, algumas vezes são formados pelo ambiente que vive ( em meio ao tráfico ou à violência), outras são por pura ganancia. No primeiro caso eles não 100% escolhem ser criminosos, a maré acaba levando eles .
Bandidos tem muitos motivos para ser bandidos, dinheiro, facilidades, a impunidade nas leis. Já homossexuais não tem motivo pra ser assim, a não ser sua própria genética, que não pode ser escolhida.
@@misaelbessa5804 Verdade, eles só tem prejuizos: Ódio, discriminação, alguns são expulsos de casa etc...Mas eles são gays e isso não se pode mudar!
@@josylima7307Mas marginal é uma escolha, eu escolho ir roubar mesmo que todos me repudiem, eu quero roubar! Agora homossexual não, homossexual é: Nasci assim, sou assim, e quero viver assim pois sou assim, vim assim! Não é vou ser, é sobre minha genética, meu eu ...
Ótimo vídeo de um assunto delicado! o Senhor poderia discorrer de uma forma mais didática para quem não é da área!!! Houve muitos termos específicos que dificultaram o meu entendimento!
Gosto de gente sincera! Isso aí, meu amigo.
Eu sou apaixonada pelos seus vídeos revolucionários
Drauzio Varella sempre explica tudo nos mínimos detalhes.
Eu amo pessoas que amam as pessoas.
Os comentários são os melhores.🤗😍😘
@@signumcrucis71 Deixa de ser ignorante! Você quer discutir ciência com cabeça de ignorante. Cale-se.
@@signumcrucis71 Doença é repressão. Cuidado! Vai morrer de tanto desejo homossexual enrustido.
@@signumcrucis71 Exato mano
Voce é um grande ser humano. Meus respeitos e parabens for uma vida tão relevante.
Drauzio eu so queria ser aceito por todos e q n avesse preconceito apenas por eu ser gay . Tenho apenas 14 anos e sempre q alguem descobre fica rindo e fazendo piadas pejorativas. Com isso ja pensei em me matar mas decidi q n era o caminho certo. Desculpa isso n é da sua vida e estou aqui perdendo seu tempo .
Força nessa jornada,peça pro seus pais um psicólogo,vai ser ótimo pra você 👍
Não é perda de tempo maninho, tudo vai ficar bem!👍
Vai ficar tudo bem! Se vc tem algum poblema em relação a sua sexualidade peça um psicólogo a seus pais! NÃO TEM NADA DE ERRADO COM VOCE!
FORÇA!
Interessante essa informação pois só entende quem está vivendo essa situação .
Quando se escondem em bases religiosas pra promover seus preconceitos, já está claro que não vale a pena discutir com gente assim.
Juliano Bordin 👏👏👏👏👏
Interessante os comentários...legal que a maioria tem pós doutorado
Sexualidade é algo muito complexo de se provar que é de nascença... é quase como ser canhoto. Algumas pessoas nascem bastante dispostas, porém podem ser influenciadas pelo ambiente.
Mas essa necessidade de provar que a orientação sexual não é voluntária, parece que é apenas para calar os conservadores que querem de toda lei discriminar, excluir e repreender a comunidade LGBT+. A ciência poderia provar exaustivamente, a maioria religiosa/conservadora continuaria negando e disseminando o preconceito.
+Juliana Padilla Sim, mas se a ciência provar esses deputados do congresso vão poder ser contestados, e não vão ter mas tanta força. Acho que ao menos um pouco ajuda. Mas provei um pouco do que vc disse conversando com pessoas conservadoras e preconceituosas, não importa o que vc diga eles sempre repetem as mesmas frases em resposta, como senão tivessem ouvido o que vc disse.
+Viviane Priscila Silva Santos É triste. Não importa os dados e pesquisas científicas, eles não querem aprender. Chega a ser cômico. "Ele que escolheu ser assim", tá, mas e se fosse uma escolha? Qual o problema de uma pessoa amar quem ela quer? Sendo ou não uma escolha, deveria ser respeitada, mas infelizmente o Brasil anda na contramão do progresso.
Nao posso responder por todos,mas no meu caso eu acredito ser genetico,pois sempre fui assim desde bem pequeno,no dia q a ciencia comprovar q ha fatores geneticos por tras disso, as pessoas vao se arrepender por serem tao agressivas conosco e por nos tratarem tao mal
Nós nascemos gays e nos descobrimos na adolescencia, ninguém é influenciado por nada a amar alguém
O amor não se controla, é genético
Ser canhoro nao tem nd haver com sexualidade, nao se escolhe gosto.
Minha mãe sempre disse que tem gente que "nasce assim". Ela tem 89 anos e não entende das " ciências ". Cada um nasce de um jeito!
Excelente explicação,esclareceu bastante p/ mim.
Passado com os estudos! Amo Dráuzio ♡
Parabéns Dráuzio. Tenho um amigo que trabalhou em uma pesquisa de tcc e foi um ótimo trabalho. Podia ser publicado
Um homem inteligentíssimo, gostei demais da palestra
Dr. Drauzio, gostaria muito de um vídeo falando sobre a questão genética da depressão. Obrigada!
Tenho um amigo que sofre há 25 anos, quando criança a mãe o deixava em uma sauna para levar toalhas aos homens, acabou por ser molestado e com isso a homossexualidade, ele é super confuso, tem medo de morrer e não ser salvo, nunca contou para a família o que aconteceu, família evangélica, hoje em dia relaciona se com homens mas é o activo, nunca foi passivo, vive infeliz, as vezes quer namorar garotas,e está sempre triste e vazio. Meu Deus,eu sei que nossos filhos não estão numa redoma,mas gostaria de nunca expor o meu filho a tal situação. E se acontecer espero que ele tenha consciência de que além de mãe sou amiga,e nunca ,por mais que seja para me proteger ou outro motivo, venha a omitir seja lá o que for.🙏😢
abuso não 'causa' homossexualidade. essa ideia é completamente preconceituosa e perigosa. uma menina abusada por um homem não se torna heterossexual por isso. se ela for hetero ou lésbica ou bissexual ela será. abuso é algo horrível que mexe muito com a mente da pessoa mas não é o que desperta determinada sexualidade.
Vida longa, Dr. Dráuzio!
Obrigada por compartilhar.
Sou seu fã Dr Drauzio, que esclarecimento maravilhoso, show de bola. Parabéns!
Dr. Drauzio!!
Sou estudante Téc. em Enfermagem e estou fazendo um trabalho sobre Atendimento de saúde a população LGBT, estou até fazendo um curso, será que rolava responder uma 4 perguntinhas para apresentar o meu trabalho e acrescentar o meu slide(pedido de uma grande fã sua)
Em um dos lados da minha família há grande número de homossexuais. Sempre imaginei.
Da minha também. Acho que é o percentual. Porque é uma família grande rsrs.
Paulo Ricardo Rodrigues na minha família tem dos dois lados kkkkkk
Simm
MARAVILJOSO....O SR REALMENTE É UM HOMEM EXCELENTE E MUITO INTELIGENTE...O MUNDO INTEIRO DEVERIA LHE OUVIR
Sem nunca ter ouvido falar dessa questão, já pressentia que algo assim pudesse ser uma realidade.
Apesar de não saber a língua falada pelo Dr., consegui absorver a mensagem.
Se todos os heterossexuais fossem de caráter inquestionável o mundo seria uma maravilha.
As pessoas tem falado que esses estudos deixam as coisas mais binárias, mas pelo que entendi, esses estudos mostram a imensa diversidade que pode se criar a partir de pequenas mudanças antes de uma vida de verdade surgir no útero.
Excelente Palestra.
Dr. Dráuzio, agradeço muitíssimo pelos conhecimentos e aprendizados. Todos deveriam ver e aprender que Homossexualidade não é escolha/opção.
Abraços.
Genético? Eu com 4 ANOS queria ser menina...só não compreendia o porque...gostava do universo feminino..e "aprendi " que deveria ser uma menina com comportamento masculino!
Drauzio deveria pensar em fazer podcast ... 😊
Muito obrigado💞
Se a representação de tudo fosse com imagens em 3D ia ser mais que perfeito😎
A epigenética pode ser influenciada por muitos fatores: ambiente, estilo de vida, alimentação, microbiológicos (vírus ativadores, desativadores) e até mesmo fatores psicológicos, traumas, estresse social, etc. Um gene/grupo de genes pode ser ativado ou desativado, por exemplo, quando temos determinados hábitos, ou quando consumimos diariamente determinadas informações.
Homosexualidade existe desde que o mundo é mundo 😊
Saiu, recentemente, a maior pesquisa (feita pela Universidade de Massachussets) sobre o tema, descartando o pensamento de que homossexualidade é genética. Ou seja, a ciência muda o tempo todo. Esse assunto ainda renderá muito. Talvez nunca saibamos.
homossexualidade é comportamental ... Ninguém nasce gay . eu posso te garantir isso.
@@e.d.l193 PROVA! QUERO!
@@marcosoliveira7372 experiência própria.
@@e.d.l193 experiência pessoal não é válido como pesquisa científica
@@e.d.l193 p4u duro agr é comportamento?
De Drauzio parabéns pela excelente palestra! Um assunto pouco estudado.
SEI O QUANTO É DIFICIL ESCONDER A SUA IDENTIDADE SEXUAL, NÃO HÁ COMO LUTAR CONTRA.
????
???
véi.. uma (baita, diga-se de passagem) aula com o Drauzio Varella.. eu amo a internet!!
Gente imagina se a gente abrir o cérebro do Drauzio? Meu Deus , a gente vê a informação transbordando junto com o sangue
Sou trans, acho uma pena que quase sempre que falam de "homossexualidade" mais tratam de transexualidade é gênero que de orientação Sexual, quando citam os "sintomas" da homossexualidade como algo genético falam de gênero o tempo todo. Existem homens gays sem nenhum tipo de comportamento feminino, que tem sua identidade de gênero masculina, não tendo nenhum conflito com isso. Um homossexual é um homem que tem desejo e afetividade por outro homem, sem nenhuma identidade de gênero divergente do tido socialmente como normal ao seu sexo. Incrível como tratam a transexualidade tr como algo secundário sempre. Ao contrário do imaginário popular pessoas trans não são "super gays" tenho amigas trans do sexo biológico xy que gostam exclusivamente de mulheres, Sexual é afetivamente. Homossexualidade e transexualidade não são a mesma coisa, se vc acha que ajuda a combater o preconceito misturando gênero e sexualidade eu penso ter efeito contrário. Tenho amigos e amigas trans que tem entre sí varias sexualidades, repito orientação Sexual não é o mesmo que identidade de gênero. Tratar características da transexualidade como base genética de toda homossexualidade é absurdo, Se gênero definisse sexualidade não existiriam mulheres trans(xy) lesbicas. Ou mulheres cis (xx) lesbicas e que apesar disso tem gênero feminino, com comportamento e identidade de gênero "normal"aos padrões de gênero para uma mulher. Por essa lógica do video toda lesbica teria "cérebro masculino" e todo homossexual masculino "cérebro feminino". Me surpreende um homem tão culto reproduzindo esses estereótipos. Não quero ofender ou deslegitimar o trabalho de ninguém, mas é bem contraditório isso pra mim, penso que se querem achar a causa da homossexualidade vão ter que sair do campo "mais fácil" do gênero, pq algo assim não se sustenta com uma breve pesquisa em pessoas lgbts seus gêneros e suas sexualidades.
+Rafa Bianchini Sexualidade é um aspecto do gênero, assim como genitália e outras funcionalidades do cérebro, e são ditados pelas epi-marcas em diversos períodos da gestação, Foi isso que o Drauzio explicou no vídeo.
duffmk Isso não é um consenso no meio academico, mesmo que fosse minha experiencia pessoal e o que observo e ouço de amigos me levam a questionar muito do que foi dito, não existe fato cientifico quando se contradiz as experiencias reais demonstradas no dia a dia das pessoas, se sua tese afirma uma relação direita entre genero e sexualidade e a realidade demonstra que isso não é regra nem mesmo em pessoas lgbt tem algo de bem contraditório nessa tese, academicamente a medicina já cometeu muitos erros a esse respeito, não nego conhecimento cientifico, mas já vi teses muito mais coerentes com a vida real que vivo e outras pessoas que conheço, mas não questiono a liberdade de como medico ele pensar como preferir, mas eu teria muito cuidado em fazer afirmações.
+Rafa Bianchini O que eu compreendi de seu comentário é que na tua opinião e pelas tuas observações sexualidade não é um aspecto do gênero, se não for pedir muito, apenas para compreender melhor, tu poderias, por gentileza, descrever alguns aspectos do gênero, o que eles tem em comum, ou seja o motivo desses aspectos, se caracterizarem como aspectos do gênero e comparar com a sexualidade, para assim verificar se sexualidade é ou não um aspecto do gênero.
Por exemplo: Quais aspectos do homem fazem o ser um homem, não me refiro a "essência" do homem, mas sim o conjunto de características que compõem um homem,
por exemplo: Pelos nas costas, se tu tirar os pelos das costas de um homem, ou se por acaso o homem não tiver pelos nas costas ele não deixa de ser homem (não é essencial), porem, pelos nas costas é uma característica masculina, ou seja, um aspecto do gênero masculino, por qual motivo pelos nas costas é um aspecto masculino? Pois o grupo de pessoas que possuem mais aspectos masculinos, também possuem pelos nas costas (em media), No grupo de pessoas que possuem mais aspectos femininos, existem pessoas com pelos nas costas? Sim, por qual motivo isso não é uma característica feminina? pois o numero de pessoas que possuem mais aspectos femininos e tem pelos nas costas é um numero muito baixo, Por isso pelos nas costas é considerado uma característica masculina.
A mesma coisa ocorre com genitálias.
Levando isso em consideração, a característica / comportamento "gostar de mulher" ocorre em maior numero no grupo de pessoas que possuem mais aspecto masculinos ou femininos? ou ocorrem de forma igual nos dois grupos?
Ouvir musica é um aspecto de gênero? não, pois ocorre de forma igual ou muito próximo (não existe uma grande discrepância como sexualidade. genitália, tom de voz, pelos, etc..) entre dois grupos.
Não é uma questão acadêmica, é uma questão simples de logica.
Resumo:
A maioria das pessoas que possuem pênis, tem voz grossa, tem pelos nas costas, também gostam de mulher, são chamadas de Homem.
ao contrario de
A maioria das pessoas que possuem vagina, tem voz fina, tem seios, também gostam de homens, e são chamadas de Mulher.
O que faz uma característica ser um aspecto do gênero é a predominância da característica em um determinado gênero.
+Rafa Bianchini então, o q eu entendi é q ele fala de sexualidade e não de gênero, q são coisas diferentes... ele esta falando do comportamento homossexual (é sexualidade) e não do gênero assumido pela pessoa (q seria social).
não basta analisar a parte genética é ignorar a parte psicológica, existem N estudos falando q a criação pode influenciar, talvez o fato de um gay ser mais ou menos afeminado pode ser explicado com base em seu comportamento, criação ou mesmo ter tido genes q ativaram os hormônios em momentos distintos .... ainda estamos iniciando explicações, temos muito mais buracos informacionais do que respostas.
devemos tentar analisar os dados obtidos até o momento e não a resposta que queremos. só podemos torcer para descobrirmos informações para sanar nossas dúvidas sobre o tema xyz
Não gosto qdo ouço das pessoas que homossexualidade e opção ! Eh condição nascemos assim.
Carlos Ciconelo Na psicanálise se chama posição (do sujeito ), ou seja, a forma como ele se vê e comporta. Não concordo com condição, pois se aplica a algo acidental, eventual ,ex: a gravidez é uma condição, a prisão é uma condição (visto que é temporária ) e por aí vai. ..
Orientação também não cabe porque ngm é orientado a ser homossexual, pelo contrário, vocês são praticamente obrigados a negar quem são.
Carlos Ciconelo com certeza
nossa isso faz muito sentido por que quando voce se incuba voce pode sofrer muito mais psicologicamente
Sou Psicologo e sempre me dediquei ao estudo da sexualidade humana. E confirmo a todos que do ponto de vista Cientifico (Hermenêutico) da Psicologia, ningúem nasce com a sexualidade "afetiva" pré-determinada! O que temos é um sexualidade de gênero pré estabelecida (Macho e Fêmea)! Mas não é disso que estamos falando e sim da Sexualidade Afetiva (Emocional). E quando falamos dessa esfera emotiva ela de forma alguma é uma condição pré-determinada. Quando nascemos não temos "ainda" comportamentos e afetividade. O que temos são expressões erógenas e uma forte pulsão que nos direciona a reagir mediante a ações primarias: Fome, dor e temperatura. Então nascemos ocos, e vamos preenchendo esse espaço com tudo que está ao nosso redor. Então reafirmo: Não existe escolha sexual; mas sim experiências afetivas diversas que somadas a fatores ambientais, familiares e agentes externos que podem levar as variáveis da sexualidade. Lembrando que ter outro interesse sexual que não seja o padrão cultural determinado não é um desvio. É apenas uma vivência que busca a mesma satisfação que a da maioria (O Gozo), mas que tem como objeto para alcançar esse fim um interesse pelo mesmo sexo, ou por fetiches dos mais diversos. Mas retomemos a questão cientifica. Como eu vinha dizendo não nascemos com a Sexualidade "Afetiva" determinada, pois elas não constam em nosso código Genético. Por isso mesmo é um grande equivoco quando algúem leigalmente insiste em dizer que já nasceu assim. Impossível. Em todas as possibilidades genéticas humanas temos três variáveis universais que abrigam as alterações genéticas: Anomalias, chamadas também de mutação (Ex: Nanismo), Síndromes (Ex: Down) e Doença Genética (Diabetes). Todos esses três grupos podem ser identificados e mapeados no Genoma da pessoa que possui uma destas alterações. Já a Homossexualidade (Por exemplo) não! Não existe o Gen "Gay". Isso não existe! Por tudo isso é errado dizer absurdos como "Cura Gay", ele nasceu assim, é uma escolha. Nada disso! Tudo ocorre dentro de vivências que vão sendo coletadas desde os dois meses de idade e segue até os 5 anos quando a Personalidade do sujeito forma um núcleo que será sólido por toda sua vida. Lembrando que o núcleo da Personalidade (Caráter + Temperamento) são bem rígidos, mas ao seu redor as experiências podem formar várias camadas (Tipo uma cebola) que certamente são oscilantes e podem mudar. Então é isso galera. Uma abraço a todos. (Alan Fernandes).
Psicólogo homofóbico. Fico pensando no que o Conselho de Psicologia diria de uma coisa como essa. Deixa eu te explicar uma coisa óbvia que ninguém te contou: Quando alguém te fala que sente dor nas costas desde que se entende por gente, vc não tem retrucar a pessoa dizendo que "não sente", simplesmente porque quem sabe o que pessoa está sentindo é a pessoa. Os LGBT sabem que são assim desde que se entendem por gente, agora vc vai dizer que a pessoa "vira" gay? Que "não há influência genética"? Com que autoridade mesmo vc está fazendo isso? Pq pelo que eu saiba psicólogo não é médico, médico aqui é o Dráuzio. Recolha-se em sua insignificância.
É isso aí moço,concordo plenamente, não tem nada de homofobia no seu comentário, isso é vitimismo barato dos gays,típico deles se comportarem como bebês chorões e n aceitarem opiniões diversas ... Sou homossexual celibatário , abandonei a prática e minha comunhão com Deus estava tão forte q recuperei parte da minha masculinidade e sem forçar a barra ... ainda faltam alguns passos, mas estou confiante.
@@e.d.l193 Não vai conseguir nunca. kkkkkkkkkkkkk Boa sorte em sua tentativa aí rsrsrrssrs
Seria bom o doutor Dráuzio escrever um LIVRO com linguagem simples, porém citando TODAS as FONTES científicas.
Eu acho que muitos fatores estão em jogo:
- propensão genética
- hormônios (quem não reparou que alguns adolescentes se interessam pelo mesmo sexo, e depois essa "fase" passa? Que alguns que foram héteros a vida inteira começam na meia-idade a ter atração pelo mesmo sexo? Os hormônios tem um papel ali)
- ambiente (por exemplo, um menino abusado por alguém do mesmo sexo pode acabar tendo uma fixação por sexo homossexual).
Bisexuais provavelmente se encaixa ai nas suas teoria
Muito foda a palestra.
Ótimo vídeo, mas poderiam colocar links para os artigos que ele citou
Que aula !!!!Dr.Drauzio gratidão 😍😍😍😍
Parabéns dr drauzio , a ciência traz a luz sobre qualquer tema ela não é perfeita mais é a melhor maneira de conhecimento que existe o resto conto de fadas.
Dr. Drauzio Varella, com todo o respeito ao senhor, mas a hipótese epigenética não é a hipótese mais aceita pela comunidade científica internacional. Você apenas mostrou os dados que corroboram com a sua hipótese, mas não mostrou os dados que fazem ela não ser a mais aceita atualmente. Por exemplo:
Por que não citou que aprox. apenas 65% dos homossexuais analisados possuem essas marcas epigenéticas que os pesquisadores suspeitavam ser "a marca genética da homossexualidade"? Para ser um número "conclusivo" deveria ser pelo menos acima dos 90%.
Por que você não citou que apenas entre 10% a 20% dos homossexuais que possuem gêmeos idênticos, ambos são homossexuais? É um número MUITO baixo para apoiar a hipótese genética (e também a hipótese epigenética).
Por que não citou que o "gene gay" ainda não foi encontrado? Para uma característica ser expressada pela epigenética, ela precisa estar na genética. Acreditavam terem encontrado em 1993, mas alguns anos depois outros artigos publicaram que esse gene na região Xq28 não podia desempenhar qualquer papel relevante na orientação sexual. Depois disso, as outras tentativas de encontrar não foram convincentes à maioria dos cientistas.
Por que homossexuais estão em um crescimento alto somente durante o século XX e XXI, que estamos em uma era industrial avançada, e não antes disso? Você pode citar a questão cultural, e eu concordo com ressalvas.
Uma hipótese que eu acho muito mais plausível sobre o aumento de homossexuais é a hipótese alimentícia. Os alimentos industrializados e a água tratada de vários locais possuem um hormônio chamado Xenoestrogênio, e é comprovado que esse hormônio pode causar desregulações hormonais aos indivíduos que o ingerem em excesso.
Então se as mulheres grávidas e os nascidos até 4 anos (idade que o cérebro humano é sub-maturado) consomem muitos alimentos "ricos" em Xenoestrogênio, pode-se desregular a produção "normal" de hormônios típicos dos sexos. Na minha opinião, essa é a melhor hipótese sobre a causa do aumento da homossexualidade.
Leia o livro "O Futuro Roubado" que explica essa hipótese melhor, inclusive mostrando experimentos com bois, cachorros, crocodilos e ratos.
porque será que apenas héteros falam esse tipo de coisa ?
Jovem, a primeira informação que passou eu não consigo comentar porque não sei a fonte, mas ele disse várias vezes que homossexualidade não pode ter causa genética ja que a concordância entre gêmeos univitelinos é de 20%, disse isso várias vezes, inclusive. Não sei se compreende o que é a epigenética, mas não é relacionada a genes, e sim a expressão dos mesmos, portanto não faz sentido precisar "estar na genética para estar na epigenética" Ele falou várias vezes que não há gene gay, que a hipótese que ele levanta não diz respeito a presença ou ausência de genes, e sim na expressão genética. A causa do aumento da população LGBT é muito fácil de solucionar. A população mundial aumenta em proporção geométrica, se a proporção de homossexuais se manter constante, ela obviamente vai crescer junto. Isso sem falar que não há um aumento real, e sim um aumento no registro de pessoas homossexuais, já que cada vez mais é possível assumir uma sexualidade não padrão sofrendo cada vez menos riscos.
Procure por fontes científicas, acho que são mais válidas pois seguem padrões para serem validadas.
E bem difícil se não impossível falar em aumento ou quantidade de homossexuais ao longo do tempo. Se não existem estudos com a mesma metodologia de pesquisa como vc vai comprar. E não há estudos nesse aspecto populacional para séculos no passado
a concordância de 20% em gêmeos monozigoticos não é baixa para a epigenética, vista que essa mesma concordância está presente em condições como criptorquidia e hipospadia (intimamente relacionadas a epi marcas). Dessa forma, a suposto "aumento" de homossexuais está mais relacionado ao fato de que nos dias atuais as pessoas se sentem mais confortáveis em viver fora do armário, devido ao avanço social nesse aspecto.
Aplausos pra esse gênio👏👏👏
Grande Drauzzio.
Dráuzio, meu velho, por o link da pesquisa.
Todos queremos compartilhar do seu conhecimento.
Agora explica a bissexualidade ksksksksksk
Acho que ouve um equilíbrio kkkkkkkk
Nossa... Eu sinceramente achei durante um bom tempo que a abordagem genética da homossexualidade era algo absurdo, aí vem o Dr. Drauzio e desconstrói meu preconceito com uma argumentação muito bem estruturada. É importante também salientar que sempre é perigoso tomar resultados de pesquisa como axiomas aplicáveis a todos os momentos e casos, e que a natureza é uma caixa de Pandora. Não obstante a explicação foi esclarecedora e límpida! Parabéns Dr.
Tenho dó de quem pensa que comportamento é algo binário, simples e completamente dependente do DNA...há muitas nuances. A expressão gênica e epigenética não comportam esse tipo de pensamento.
A excreção gênica e epigenetica influenciam sim a orientação sexual da Pessoa.
+Gustavo Vitorino onde eu disse que não? =)
na verdade os 2 estão certos no meu ponto de vista segundo minha área psicologia , esses dois fatores e muitos mais influenciam , tanto DNA , quanto ambiente , sociedade (criação entre , pais , escola , amigos , trabalho etc) , e muitos outros influência o indivíduo , então não é certo apontar e dizer que só uma coisa pode fazer com que a pessoa tome x escolhas e atitudes , na minha visão. 😊😊
+Andrew.Br ou seja a thais ta certa, ela disse que não é algo determinista, não é apenas o biológico a decidir a sexualidade.
sim sim , não a questionei , mas acredito que oque ambos disseram podem sim ter influencia nisso , por isso disse que ambos estão de alguma forma em "x" quesitos certos :)
tenho a sensação que as pesquisas que ele apresentou explicam mais a transsexualidade que a homossexualidade... pq a homossexualidade muitas vezes não envolve necessariamente indicios comportamentais... mas eu posso estar equivocada né haha
+Kamilla Massilon Bem acho que seria o que ele falou que atinge alguns tecidos e outros não. Isso pode ter ligação com que área do comportamento sexual vai ser afetada.
+Viviane Priscila Silva Santos ele deixa claro no inicio q está usando o termo homossexualidade incluindo gays, lésbicas, trans e qualquer pessoa q tenha hábitos sexuais com pessoas do mesmo sexo.
Kamilla Massilon o Dráusio deixou está definição de homossexual falando q sempre q ele fala homossexual pode ser qualquer um dos LGBTs
Se quiser revejo o video e falo no minuto X ele fala q vai usar o termo desta forma.
A questão é quando vc vê algo VC pode lutar contra os argumentos....mas os termos precisam estar alinhados, se ele usou assim nos debates DESTE vídeo irei usar assim já que prefiro debater o tema do que os termos(só pra ficar claro eu faço parte desta sopa de letrinhas....me considero Bi mas não vou problematizar q não falaram dos bi, que não pensam nos bi quando fazer teorias etc.....quero ver o q está sendo pesquisado e tentar absorver, depois tentar tirar minhas conclusões e quem sabe iniciar uma pesquisa.
Vc tem na sua frente um tema para um TCC formado como uma destas pesquisas se distinguem entre gays e trans
A homossexualidade deveria estar incluindo nos livros de ciência. Talvez lá na frente o preconceito acabe, acredito muito nisso.
Meu livro de biologia do 8° ano falava sobre, na parte de puberdade. Não sei se dá minha atual vai falar neh
Que aula espetacular. Gratidão
aí é o Dr. Drauzio Varella falando galera
... o cara é pica demais.
Sempre percebi que 90% das lésbicas que eu conheço não tiveram uma figura paterna dentro de casa. Todas são filhas de pais separados ou o pai faleceu muito cedo. Sempre me questionei sobre isso. Claro que existem excessões! Também não estou fazendo elação a nada, apenas uma coincidência das meninas gays que eu conheci.
Quantas vc conhece dps vc compara com o Brasil e dps com o mundo
@@jaksonaparecido2823 exatamente, tem que fazer análise de pares, não é só ficar tirando informações da bunda
Que eu saiba, o fenotipo modificado não altera o genotipo.
O homem pode ser homossexual mas será um homem, impreterivelmente.
@@julianosincero1440 1+1=2
E qm tá dizendo o contrário?
Inclusive, pelo oq me lembro homossexualidade nn é fenotipo pq nn faz parte da aparência física do cara
Esse estudo do doutor Dráuzio só reforça o que eu já acreditava que possa ser algo genético espero que com o tempo as pessoas possam abrir a mente e entender que não é opção, não aprendizado mas é hormonal e cada um tem o direito de viver da forma que achar melhor se quer relutar contra esse desejo é problema de cada um mas se quer viver do jeito que é sem mudar seja feliz!
Estou buscando desesperadamente respostas pra entender o porque sou gay,eu queria ser hetero,viver uma vida de hetero e assim ser aceito e ser considerado uma pessoanormalr,as vezes me sinto um lixo
Nao sou assumido,minha familia odeia gays com todas as forcas ,tenho medo de perdelos,tenho medo da rejeicao deles
@@luciosales7451 Eu sugiro que se afaste deles, construa sua rede de apoio fora da família e seja quem você realmente é.
Tô tendo maturidade pra assistir esse vídeo, mas é meio inevitável na minha cabeça não achar isso estranho e nao me sentir um bicho novo q surgiu do nada 👁👄👁