Doutor, mesmo ela aceitando a desfazer a união estável que foi feita numa cartório com testemunha e ainda gravado em vídeo ela aínda tem direito alguma coisa ela só tá com ele por causa da grana que ele recebe mais muito obrigado pela atenção e às respostas abraços
Minha sogra se relacionou com um homem casado no civil, ele deixou a esposa e foi morar com ela, fez uma união estável, 20 anos depois deixou e voltou para a primeira do casamento civil 4 anos após faleceu. Como fica a divisão de herança?
Gostei será melhor assim porque às vezes a gente vê a união estável e os filhos fica tudo em cima tipo a casa é minha todo do meu pai é meu fico feliz em saber disso
4 роки тому+2
Laura. Gratidão pela palavras. Que Deus lhe abençõe. Abraço.
Muito boa noite na paz! Tenho umas dúvidas,meu esposo tinha um imóvel q passou p nome do irmão dele e do irmão p filho p ajudar o filho a comprar um caminhão,mais meu esposo não deu o imóvel p ele e agora meu esposo faleceu e o filho n quer dividir o imóvel com os herdeiros,como devo proceder,no judicial será q recebo meus direitos e de minha filha? Desde já agradeço!
Dr. Estou em união estável não registrada a 20 anos e pretendo me separar, há 5 anos recebi herança de um parente, essa herança entra na divisão? Obrigada
é muito bom ouvir um profissional experiente, o Sr. é o unico que eu ouvi até agora que diz que o conjuge tem direito no que o outro tinha antes da união estável(no caso ele morreu e os bens que ele tinha antes da nossa união estável, o adv falou que só os filhos tem direito e eu não) detalhe eu tenho escritura de u.e. em cartório e vivi 13 anos com ele)vou salvar o video e levar para o advogado que me atendeu e falou diferente..
3 роки тому+2
Kelen. Em decisão recente o Supremo Tribunal Federal, definiu o assunto. Pode ficar tranquila que irá receber no mínimo 25% dos bens deixado como hernaça. A matéria hoje é pacífica. Abraço.
Doutor eu tenho 15 anos morando juntos temos uma filha de 5 anos vou fazer a declaração de união estável agora pra pode colocar meu esposo no plano de saúde
Boa tarde, e como fica por exemplo, uma conta bancaria, uma poupança, a pessoa teria direitO À metade? Neste caso meu pai tinha uma poupança em conta conjunta com minha falecida mãe. E ele tinha uma união estavel. A companheira tem direito na parte dele do dinheiro?
Bom dia Dr. João Em uma união estável não oficializada, onde houve construção de casa no terreno da cônjuge. Ela quer pagar a indenização e oficializar o pagamento. Será por meio de escritura pública ou acordo extrajudicial ?
Dr. Muito muito muito esclarecedor a sua fala, transparente como água cristalina. Quero só fazer uma colocação; um casal vivendo em união estável adquireram béns e tiveram vários filhos, porém houve uma separação de fato e a única coisa que foi repartidos foram os filhos. No entanto o ex-companheiro não teve mais outro relacionamento e veio a falecer tempo depois ficando os béns para os filhos. Então a pergunta é: a ex-companheira ainda tem direito nos béns do falecido no qual adquiriram juntos?
3 роки тому+2
Jaime. Veja o Amigo que cada caso é uma situação. Para lhe dar segurança na resposta, eu preciso de mais dados. Mais por linha gerais ele tem direito. Abraço.
Muito claro Doutor! Obrigada, justamente, tenho 1 smiga q precisa saber disto o se defender. Artigo 1829 e o atual e o q vale de fato e de direito. Qd um Juiz encerra uma Causa por Pleito de União Estável, e possível contestar qd se diz q não há mais recurso e é findo o Processo? Acho q a família do companheiro da minha amiga cobseguiu não sei como, mudar a decisão do Segundo Juiz, embora o Primeiro tenha dado ganho de causa.
2 роки тому
Sandra. É possível sim mudar. A Terceira Instância pode rever tudo. Abraço.
Sim, esclareceu, mas injusta essa mudança, em alguns casos, pois deveria ser aplicada somente aos casos de união estável, p os que viessem estar nessa situação apartir da data da mudança, e p os casos anteriores prevalecer a lei anterior, pois muitas pessoas que faleceram fizeram escolhas na lei anterior.
Dr Antônio obrigada pela sua boa vontade em ajudar as pessoas leigas e por prestar esse grande auxílio que pode nos livrar de grandes decepções e dores de cabeça. Tenho uma irmã que convive em união estável há 7 anos porém a mesma foi oficializada a apenas 1 ano, segundo ela eles mencionaram no documento o tempo de convivência de 7 anos, ocorre que minha irmã está receosa pois o companheiro tinha mais de 70 anos quando se conheceram e é casado há 24 anos no regime de separação total de bens com a primeira esposa com quem já se encontra separado de FATO há 18 anos, eles tem um filho de 20 anos o qual ele paga a pensão alimentícia porém ele possui mais 3 filhos de uniões anteriores, ele possui bens, são 4 imóveis e uma herança recebida de seus pais que são mais 7 imóveis, isto posto gostaria de saber se minha irmã corre algum risco de ser despejada pelos filhos do imóvel que reside com ele e se ela terá direito a pensão e aos bens adquiridos na constância da União, caso ele venha a falecer, pois estudando e vendo alguns vídeos eu verifiquei que devido a idade dele o regime adotado na União estável é o de separação obrigatória de bens e que o cônjuge não herda nada, ocorre que minha irmã trabalha, tem uma filha menor que convive com eles e abriu mão do segundo emprego para cuidar do marido além de que ela participa financeiramente do sustento da casa com compras mensais, compra de móveis e utensílios do lar, a maior parte dos bens adquiridos em comum está no nome dele e por isso ela teme em ser prejudicada pela esposa dele e os filhos em caso de falecimento pois ela não tem para onde ir . Peço uma orientação do sr quanto ao direito dela pois já fomos a 2 advogados e os mesmos disseram que ela não tem direitos e que os filhos podem anular o testamento que por ventura o pai possa vir a fazer, devido ele no momento ter mais de 80 anos porém é lúcido e orientado. Desde já lhe agradeço doutor pela sua generosidade.
2 роки тому+1
Priscila. A resposta sua pergunta exige maior reflexão sobre os fatos. Sugiro a Senhora entrar em contato com o escritório para que eu possa entender melhor para orientar com segurança. Aguardo o seu contato. (41)99690-6011. Tenha um dia iluminado.
Vivo há 12 anos com meu esposo,nesse tempo ele comprou terrenos e construiu uma casa para morarmos e colocou no meu nome,ele diz que os filhos(outro relacionamento)ja tem a parte deles e para não brigarem comigo depois de sua morte. Eu fico mais tranquila assim,pois ja vi pessoas serem despejadas qdo o cônjuge morre.
Vivo em união estável, registrada em cartório fazem 6 anos, o marido diz que de todos os bens q adquirimos o apartamentoé só dele, porque comprou com o dinheiro q recebeu do inss, atrasados da aposentadoria. Comprou o apto estávamos morando juntos há 6 meses. Eu não tinha nada e ele um carro semi novo. Eu nunca procurei advogado para me esclarecer isso.
2 роки тому+3
Nilce. A regra é a seguinte. Tudo o que foi comprado ou adquirido, deve ser dividido, inclusive os valores do INSS. Abraço.
@@nilcecavalheiro1563 NADA A VER. TUDO que foi adquirido APÓS a união, vc tem direito a 50 por cento , como MEEIRA. NAO interessa se o dinheiro veio só dele(seu marido), através de qual meio seja ( INSS). O que conta é se o bem foi adquirido DURANTE a união. E vc preenche esse quesito, já q o apartamento foi comprado com 6 meses de união de vcs. Seu esposo está terrivelmente equivocado. Com relação a direitos sucessório, a maioria das pessoas é equivocada, achando que possuem direitos que MUITAS VESES NAO TEM. SEMPRE melhor constituir um advogado para exatos esclarecimentos. Boa Sorte.
@@rafax-adventureNa UNIÃO ESTÁVEL, salvo se anteriormente ou no ato da formalização não foi estipulado o regime vigente de bens...o padrão é COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, já é automático . Como a moça não especificou, subentende-se que não foi pre definido um regime de divisão...então é COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, e sendo assim...ela é MEEIRA (tem direito a 50 por cento do apartamento )👍🙌. Quer goste o marido ou não 😂😂😂
Oi, João. Minha mãe viveu em regime de união estável durante 15 anos com seu marido que veio a falecer recentemente. Os filhos que nunca apareceram, de repente acionaram um advogado pressionando minha mãe pra sair da casa porque de acordo com esse advogado ela não tem direito algum sobre a casa que ela morou esses anos com seu marido. Essa casa era um bem particular dele, adquirido antes da união, mainha só fez algumas benfeitorias com ele na casa. Sobre a venda desse imóvel e divisão do valor ela teria algum direito resguardo?
Рік тому+1
Jéssica. Ela tem direito real de moradia. Diga para ela não sair. Ela que procure um Advogado ou Advogada na sua cidade. Estão errados os herdeiros. Ela é herdeira dele também. Mais pode usar a casa a vida toda. Abraço.
Eu tenho. Uma dúvida eu tinha 15 anos União estável meu companheiro faleceu foi 2012 aí os irmãos fizeram tudo pra me tirar da casa que era dele me tiraram a casa sem nada tinha que morar de aluguel. Sai. Sem nada
2 роки тому
Alice. Que pena, se fizer mais de 10 anos, não tem mais nada a fazer. Senão a Senhora poderia buscar os seus direitos. Abraço.
Boa noite! Tenho uma irmã que viveu 14 anos com um homem eles não se casaram e não tiveram filhos,pois minha irmã tinha feito ligacao,minha irmã tem três filhas e foi com ele que elas foram criadas.Porém ele tem duas filhas com outra mulher.Sendo que uma das filhas fez a casa dela em cima da do pai.Ele já tinha a casa quando foi morar com ela.infelizmente ele faleceu e a família dele não quer que ela tenha direito a nada.O que vc mim diz com isso???
3 роки тому
Flávia. Ela tem direito a no mínimo 25% dos bens deixados por ela. Abraço.
Meu marido faleceu a 3 meses..tinhamos união estável registrada em cartório a 3 anos..ele tinha bens adquiridos antes da União..quais são meus direitos ? Ele tem dois filhos do primeiro casamento..
A viúva já passou em vida seus bens, a uma das filhas e netos. Porém ela mantém união estável registrada em cartório, ele vai ter direito de receber pensão por morte?
Dr amei sua explicação, no meu caso meu pai tem um apartamento e ele queria deixar apenas para mim, pois os outros filhos que tem não se importam com ele, é possível ele deixar apenas para o meu nome??? Qual seria o instrumento que ele poderia usar para garantir o apartamento para mim apenas???
3 роки тому+3
Silva. Não pode. Estará criando uma doação contrária a Lei. Ele deve deixar para a Senhora apenas a sua quota como herdeira. Não pode o pai deixar para uma filha, mais do que irá entregar como herança aos outros. Peça para ele fazer uma Testamento em favor da Senhora, deixando 50% dos bens. Aí sim estará fazendo a coisa certa. Abraço.
Bom dia meu advogado, fui casada 16 anos comunhão parcial de bens mi devorcie dividimos o que tinha construído, agora queremos voltar outra vez,qual a melhor maneira de realizar esssa união.# gratidão Deus abençoe sua vida.
Рік тому+1
Laura. Refaçam o casamento. É possível casar com a mesma pessoa mais de uma vez. Abraço.
Quando a pessoa morre e dxa divida no banco,um dis herdeiros pode se responsabilizar pela divida para seguir pagando para noa ser descontada do espolio?
Boa tarde Dr João Antônio, meu nome é Salete, conheci meu falecido companheiro quando ele já tinha 70 anos, vivemos uma união estável por 9 anos, tenho participação aos bens que ele já possuía antes da nossa união estável? O processo de reconhecimento /dissolução e inventário estão em andamento.
@ oi Dotor bom dia .. poderia me tirar uma dúvida... estou a 4 anos em uma união estável,nesse período ele adquiriu um imóvel,porém colocou no nome do filho,e ficou como usufruto dele! na falta dele eu posso revogar esse documento ?
Professor boa tarde. Me surgiram duas dúvidas: 1) a Notificação extrajudicial para pagamento de aluguel e outros tipos de acordos extrajud, ainda que negada pelo herdeiro configura oposição? 2) no caso de 1 herdeiro que paga as despesas dos bens do espólio com recursos próprios, qual seria a ação para cobrar a parte dos valores dos demais herdeiros?
Se eu fizer uma doação durante o tempo que estive em união estável, de uma casa e de dinheiro. Estes valores ainda assim vão entrar na divisão?
2 роки тому+1
Olá. Se a doação for para esposa com certeza vai. Mais tenha muito cuidado. Doação pe algo muito complexo. Tenha muita calma e pense bem antes de fazer a doação. Assista uma vídeo meu sobre doação, clicando no link abaixo: ua-cam.com/video/A7apTx-oFQs/v-deo.html Abraço.
Pagamos iptu a mais de 20 anos desse mesma casa nas partihas dos bens se houver como ficamos porque tem outros bens que ao que parece não está com os IPTUs em dia
Dr.Joao fiz união estável no cartório mais não vi as datas tendo sido enganado pela companheira data esta em nem conhecia minha companheira tendo também ele pedido uma das minhas casas que recebi de herança. Fiz a doação do imovel agora anulei a união estavel tendo q.pagar uma pensão. Posso anular a doação pois tenho dois filhos e herdeiros de dois casamentos e.nao fiz inventario ainda .Posso anular esta doação (e como) esta pessoa fez ameaças e vive falando q.vai tomar meu imóvel o q.faço p.favor conselho !
2 роки тому+1
Fernando. Se a casa era o seu único bem, pode anular sim. Mais exige uma análise detalhada por um(a) Advogado(a). Converse com o seu Advogado ou Advogada da possibilidade de anular por INGRATIDÃO. Corra que tem tempo para os processos. Abraço.
Ele só vai ter direito no terreno se vc falecer e ele ainda for seu companheiro (ele precisaria provar judicialmente a união estável, pois nesse caso, ele entrariacomo seu HERDEIRO, concorrendo com seus filhos). No caso de separação, ele não tem direito nenhum nesse terreno.
EM CASO DE SEPARAÇÃO NÉ . No caso de falecimento dela, eles estando juntos(devidamente comprovado), ele tem direito como herdeiro junto com filhos (de ambos ou apenas dela)😢
Olá Doutor viva há 7 anos a união estável antes de se juntar eu já tinha minha casa só que não tá no meu nome ela quer se separar aí agora ela tem direito
Dr João, e a união estável com separação total de bens ?
4 роки тому+5
Laís. Em se tratando de direitos hereditários, o regime de bens é irrelevante. O regime de separação total de bens, só tem validade se os companheiros vierem a separar-se, fato diferente do tratado no vídeo. Cuidado. Abraço.
Ainda bem que eu já me separei, mas acho essa lei muito perigosa, pois o cara pode matar a mulher ao invés de se separar ! Não deveria ser assim. Obrigada pela atenção.
Dtr,sei que a pergunta que vou fazer foge um pouco do assunto união estável, é o seguinte meu pai vendeu um imóvel ,sendo divorciado da minha mãe ela falecida ,ele faleceu só que nós não recebemos nada , não assinamos nada ,eu achei estranho somos filhas legítima e ele colocou fogo em alguns papéis quando ele morava na minha irmã,eu soube por boca de outras pessoas que foi parente que comprou a casa ,agora que ele morreu e derepente se ele não passou a casa no nome do comprador ,como fica essa situação se puder me esclarecer eu agradeço , obrigada pelos vídeos muito útil
Boa noite Dr. tenho um companheiro, vivemos juntos a 21 anos, a 5 anos fizemos união civil estável em cartório. Não temos descentes (filhos), porém temos ascendentes (pais). Construímos um grande patrimônio juntos, não gostaríamos de deixar bens para nenhum parente, em caso de falecimento de um de nós dois. Existe essa possibilidade? E caso não tenhamos nenhum herdeiro necessário (pais/avós/filhos), os irmãos/sobrinhos tem algum direito?
Vou te falar uma coisa se vocês não tiver herdeiros necessários como filhos tudo q vocês construirão vai p os parentes ou sobrinhos se não tiver parentes tem q fazer doação em vida a uma instituição se não doar vai p união p o governo tem q fazer envida e fazer uso fruto seu e de sua esposa só vai p quem você doar quando você vier falecer eu não sou advogada mas sei q é assim ou você doa ou você já coloca no nome de parentes com uso fruto seu doação também com uso fruto seu quando você vier a falecer já vai seus bens p pessoa q você fez a doação se não vai p o governo p o estado
Se não colocar em nome de parentes eles entra na justiça p adquirir esses bens então não dá problema futuramente p alguém já coloca com uso e fruto seu se não tiver parentes faça doação em vida com uso e fruto seu se não quiser q vai p o governo p o estado
Eu e minha companheira temos 4 anos de união estável registrada em cartório, porém agora compramos um imóvel que está no nome dela, em caso de falecimento eu herdo o imóvel, detalhe ela não tem filhos e na verdade a casa foi comprada por nós duas mas está no nome dela
3 роки тому+6
Priscylla. Para segurança, lhe aconselho 3 coisas. 1) Inclua o seu nome como proprietária no registro de imóveis; 2) Se não conseguir colocar o nome do registro de imóveis, faça um documentos com firma reconhecida como verdadeira e duas testemunhas, dizendo que 50% do imóvel lhe pertence. 3) Se as duas situações acima não for possível, peça para ela fazer um Testamento deixando todo o imóvel para a sua pessoa. Grande abraço.
@ Boa tarde no caso se a casa que ambos vivem não tem escritura só contato de compra e venda Caso o conje dono real do imovel vier falecer Como fica a situacao da casa? Com quem fica? Tendo dois filhos que não são do conje sobrevivente? Se puder me responder agradeco
Boa tarde! Doutor João sou casada com comunhão parcial de bens, minha saudosa mãe deixou uma casa de herança para mim e seis irmãs, meu esposa tem o direito de morar nesse imóvel deixado como herança pela senhora minha mãe. Grata pelas valiosas informações.
Eu quero saber se o viúvo ou viúva em união estável têm direitos nos bens de herança dos pais de quem faleceu? Bens deixados pelos pais também entram na união estável?
Meu pai é casado com minha mãe no papel com comunhão parcial de bens, juntos adquiriram bens, porém são separados de fato, ele arrumou uma companheira a três anos atrás, porém não foi constituído nenhum bem e nem filho entre os dois e agora ele veio a falecer. Está atual companheira tem direitos na herança dos filhos e da minha mãe que é ainda casada com ele no papel. Ex: herança que nós adquirimos antes da separação de fato?
Рік тому
Jackson. Ela é herdeira dele. Cuidado em. Ela pode ter direito real de moradia. Consulte um Advogado ou Advogada na sua cidade. Aquele abraço.
Boa tarde Dr João , gostaria de saber se uma pessoa que foi retirada de um imóvel por um processo de esbulho e ficou por seis meses na casa de um namorado sendo que o mesmo veio a falecer , essa pessoa tem direito a união estável e moradia? Filho teve que sair da casa do pai para essa pessoa que não morava lá ficar com a casa . É correto isso?
Рік тому+1
Rita. Os fatos exigem mais detalhes. Mande um relatório mais detalhado para (41)99690-6011 Abraço.
E como ficam as cotas de viúva e companheira considerando-se que os bens foram adquiridos antes da União estável com esta última?
2 роки тому+1
Luís. A viúva companheira é HERDEIRA. Ela deve receber no mínimo 50% dos bens particulares do falecido. Este é o fundamento e motivo do vídeo. Para abrir a mente das pessoas, do problema gerado na partilha. Abraço.
Dr. Boa noite ! Meu noivo mandou registrar em cartório nossa união estável, ele tem filhos do antigo casamento e diz q futuramente vamos nos casar em com comunhão parcial de bens. Se Deus me livre ele chegar a falecer, eu terei direito a algo? Ou só se ele tiver comprado algum imóvel, depois q estivermos casados?
Рік тому+2
Fernanda. Vamos separar as coisas. Existem 2 direitos em jogo. No primeiro é que a Senhora terá direito a 50% dos bens adquiridos juntos. No segundo é que em relação aos bens adquiridos por ele antes do casamento, a Senhora será herdeira dele. Abraço.
Quando a pessoa morre e dxa dívida no banco ...antes de ser descontada do espolio um dos filhos ou a viuva pode negociar a divida no caso se quiser se responsabilizar pela divida para nao ser descintada do espólio pode ?
Bom dia, tenho uma amiga, que teve 3 AVC ,e têm união estável. Só que essa união foi feita, com ele ainda casado, mas com separação de corpos. Ele morreu. Será que minha amiga têm direito a partilha de bens? Aguardo resposta.
3 роки тому+1
Luiza. Tem direito sim. Pode ser constituída nova união estável, mesmo a pessoa estando casada no papel. Abrço.
Olá Boa tarde Eu vivi durante 16 anos com meu ex marido, antes de conhecer ele eu já tinha uma casinha. Ele tem direito no caso de união estável (sem documentos)?
Boa noite, minha mãe faleceu e nunca foi casada com meu pai no papel. Eu sou filho único e na certidão de óbito estou como único herdeiro. Quem tem direito de receber a pensão dela? E o lote que estava no nome dela, os dois tem direito?
Dr qdo uma união estável não foi feita escritura de união declarando qual é o regime da união estável, não fica sendo o da comunhão parcial? Se o companheiro falecido deixou um imóvel que adquiriu em 1983 e a união iniciou em 2001, a companheira sobrevivente não terá direito na partilha desse bem.
3 місяці тому
Se não houver regime definido, por Lei, a aplicação é da Parcial de Bens. A viúva será herdeira.
Meus pais se divorciaram em 2010 e fizeram a divisão dos bens. Dois anos depois, meu pai comprou uma casa sozinho e chamou ela para morar conosco, só que em 2018 ela foi embora e meu pai faleceu em 2021 morando sozinho comigo. Ela tem direito a herança?
Olá tudo bem? As novas regras de União estável valem apenas em caso de morte? Como fica em caso de separação? O companheiro(a) também direito a todos os bens adiquiridos antes e durante a União estável?
2 роки тому+1
Marcos. No Divórcio ou no término da União Estável, nada alterou. Abraço.
Para agendar uma consulta comigo, por favor acesse o link bit.ly/3es6xQk
Boa tarde obrigada por enquanto o senhor atende em qual cidade? Eu moro no sul de MG
@@MariaSilva-wu6tt p
Doutor, mesmo ela aceitando a desfazer a união estável que foi feita numa cartório com testemunha e ainda gravado em vídeo ela aínda tem direito alguma coisa ela só tá com ele por causa da grana que ele recebe mais muito obrigado pela atenção e às respostas abraços
Minha sogra se relacionou com um homem casado no civil, ele deixou a esposa e foi morar com ela, fez uma união estável, 20 anos depois deixou e voltou para a primeira do casamento civil 4 anos após faleceu. Como fica a divisão de herança?
Casei já tinha meu terreno 10 ans antes de eu casei não construí.os na junto
Admiro muito o Doutor, muito umiude etencioso educação nota mil ...pois responde a vários comentários com clareza...Deus abençoe Doutor
Gratidão, Deus abençoe grandemente.
Obrigada por ser essa pessoa maravilbos
Gratidão, Deus abençoe grandemente.
🖐🙂 💚💛🇧🇷🕊
👍▪︎PARABÉNS POR INFORMAR OS CIDADÃOS !
Gratidão.
Dr: João Antônio Gaspar parabéns gostei muitíssimo de seu video. Gratidão
Gratidão.
Que bacana! O vídeo do senhor me surpreendeu em didática! Explica muito bem para leigos! Parabéns pelo formato!
Raquel.
Gratidão mesmo.
Que Deus te abençoe.
João vc explica muito bem não deixa nenhuma dúvida obrigada por nós esclarecer. Grande abraço
Rosângela.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Adorei seus esclarecimentos, pois vou fazer União Estável me ajudou bastante. Obrigada
Que ótimo!
Adorei a sua resposta.
Gratidão.
Obrigada por esclarecer minhas dúvidas, foi o único que passou o conteúdo de forma clara para leigos iguais a mim. Gratidão!
Natalie.
Que Deus lhe abençoe.
Gratidão pelas palavras.
Aquele abraço.
Obrigado
Boa tarde!! Muito bem esclarecido a sua explicaçao. Obrigado
Maria.
Gratidão mesmo.
Abraço.
Parabéns pra o senhor 🤝💯🙏🌹🌻👍
Geneuza.
Gratidão pelo comentário.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Muito obrigada por esse vidro ...o senhor me ajudou muito.gratidão qu Deus te abensoe😊😊
Seu vídeo é muito ,bom!
Lucilene.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Grande abraço.
Ótima explanação, graças a Deus temos orientação bem clara de gente que pensa nos outros também. Deus abençoe seu trabalho, obrigada.
Eunice.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus de ilumine.
Abraço.
... .
.
😊
Dr eu gostei.muito
Cleuza.
Gratidão pelas suas palavras.
Que Deus te abençoe.
Abraço.
parabens, dr! otima explanação,,,
Gratidão, Deus abençoe grandemente.
Obgada pela orientação.
Eliza.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te ilumine.
Grande abraço..
Amei o vídeo!
Gratidão 🙏🏾
Gratidão.
O brigada po esclarecer esi assunto não sabia muito obrigada
Parabéns Dr..muito bem explicado
Maria.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Muito bem esclareço Dr.parabens tmj.
Afonso.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus lhe abençoe.
Abraço.
Gostei será melhor assim porque às vezes a gente vê a união estável e os filhos fica tudo em cima tipo a casa é minha todo do meu pai é meu fico feliz em saber disso
Laura.
Gratidão pela palavras.
Que Deus lhe abençõe.
Abraço.
O que mais se vê é isso, não cuidam e até desprezam, mas acaba de morrer os filhos aparecem loucos pela herança e querem tudo pra eles.
Gostei do as sua palavra
Izabel.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus te abençoe.
Abraço.
Vídeo esclarecedor muito bom.
José.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te abençoe.
Abraço.
Muito bem explicado. Gratidão !!!
Maria.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe abençoe.
Grande abraço.
Muito bom
Eliza.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te ilumine.
Grande abraço..
Explica muito bem
Grata
Lenir.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Muito boa noite na paz!
Tenho umas dúvidas,meu esposo tinha um imóvel q passou p nome do irmão dele e do irmão p filho p ajudar o filho a comprar um caminhão,mais meu esposo não deu o imóvel p ele e agora meu esposo faleceu e o filho n quer dividir o imóvel com os herdeiros,como devo proceder,no judicial será q recebo meus direitos e de minha filha?
Desde já agradeço!
Muinto bom goste
Antônio.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Muito obrigada
Eu que agradeço
perfeito!
Gratidão.
Sou filho único do meu pai , mais ele convivia com uma outra mulher mais não teve filhos quais são o eu direito e o direito dela na herança?
Muito bom mesmo
Edilene.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Abraço.
Gostei.muito.Brigado
Amdrea.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Obrigada pelo conteúdo.
Tirou todas minhas dúvidas
Maria.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te ilumine.
Receba o meu abraço.
Sobre a divisão de bens eu até concordo, o que poderiam mudar era só no caso de traição pois deixa quem quiser triar bem cômodo
1:18
2:02
3:33
Comecei ser seguidor.
Gratidão.
Seja bem vindo.
Verdade gostei
Gratidão, Deus abençoe grandemente.
Muito bom.
Lucia.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Obg Dr..
Maria.
Gratidão pelas palavras.
Grande abraço.
Dr. Estou em união estável não registrada a 20 anos e pretendo me separar, há 5 anos recebi herança de um parente, essa herança entra na divisão? Obrigada
Uma aula muito especial!! Parabéns!!!!
Wirney.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine sempre.
Grande abraço.
👏🙏 parabéns !!!
Joice.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Boa noite muito útil
Maria.
Gratidão pelas palavras.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Excelente vídeo 👏👏
Maria.
Gratidão pelas palavras.
Grande abraço.
União estável com papel ou sem papel assinado ?
Maravilha 👏👏👏👏👏👏
Enuecilene.
Gratidão pelas palavras.
Abraço.
otimo obrigada.
Eu que agradeço
é muito bom ouvir um profissional experiente, o Sr. é o unico que eu ouvi até agora que diz que o conjuge tem direito no que o outro tinha antes da união estável(no caso ele morreu e os bens que ele tinha antes da nossa união estável, o adv falou que só os filhos tem direito e eu não) detalhe eu tenho escritura de u.e. em cartório e vivi 13 anos com ele)vou salvar o video e levar para o advogado que me atendeu e falou diferente..
Kelen.
Em decisão recente o Supremo Tribunal Federal, definiu o assunto.
Pode ficar tranquila que irá receber no mínimo 25% dos bens deixado como hernaça.
A matéria hoje é pacífica.
Abraço.
Boa Noite !
Jailson.
Em que posso te ajudar. Pode mandar a sua dúvida.
Abraço.
Doutor eu tenho 15 anos morando juntos temos uma filha de 5 anos vou fazer a declaração de união estável agora pra pode colocar meu esposo no plano de saúde
Gostei
Romilda.
Gratidão mesmo pela sua mensagem.
Que o Grande Deus te abençoe.
Abraço.
Boa tarde, e como fica por exemplo, uma conta bancaria, uma poupança, a pessoa teria direitO À metade? Neste caso meu pai tinha uma poupança em conta conjunta com minha falecida mãe. E ele tinha uma união estavel. A companheira tem direito na parte dele do dinheiro?
Mari.
Tem direito sim.
Abraço.
Bom dia Dr. João
Em uma união estável não oficializada, onde houve construção de casa no terreno da cônjuge.
Ela quer pagar a indenização e oficializar o pagamento. Será por meio de escritura pública ou acordo extrajudicial ?
Melodia.
Pode ser por acordo.
Abraço.
Dr. Muito muito muito esclarecedor a sua fala, transparente como água cristalina. Quero só fazer uma colocação; um casal vivendo em união estável adquireram béns e tiveram vários filhos, porém houve uma separação de fato e a única coisa que foi repartidos foram os filhos. No entanto o ex-companheiro não teve mais outro relacionamento e veio a falecer tempo depois ficando os béns para os filhos. Então a pergunta é: a ex-companheira ainda tem direito nos béns do falecido no qual adquiriram juntos?
Jaime.
Veja o Amigo que cada caso é uma situação.
Para lhe dar segurança na resposta, eu preciso de mais dados.
Mais por linha gerais ele tem direito.
Abraço.
Muito claro Doutor! Obrigada, justamente, tenho 1 smiga q precisa saber disto o se defender.
Artigo 1829 e o atual e o q vale de fato e de direito.
Qd um Juiz encerra uma Causa por Pleito de União Estável, e possível contestar qd se diz q não há mais recurso e é findo o Processo?
Acho q a família do companheiro da minha amiga cobseguiu não sei como, mudar a decisão do Segundo Juiz, embora o Primeiro tenha dado ganho de causa.
Sandra.
É possível sim mudar.
A Terceira Instância pode rever tudo.
Abraço.
Boa noite Dr,eu posso desmembrar minha parte das terras sem fazer inventário?Sou viúva e tem a pensão e sou aposentada rural.
Não pode.
Boa noite Dotor só João nascimento do estado do rio de janeiro
João Nascimento.
Aquele abraço.
Que Deus te ilumine.
Sim, esclareceu, mas injusta essa mudança, em alguns casos, pois deveria ser aplicada somente aos casos de união estável, p os que viessem estar nessa situação apartir da data da mudança, e p os casos anteriores prevalecer a lei anterior, pois muitas pessoas que faleceram fizeram escolhas na lei anterior.
Verdade.
Dr Antônio obrigada pela sua boa vontade em ajudar as pessoas leigas e por prestar esse grande auxílio que pode nos livrar de grandes decepções e dores de cabeça. Tenho uma irmã que convive em união estável há 7 anos porém a mesma foi oficializada a apenas 1 ano, segundo ela eles mencionaram no documento o tempo de convivência de 7 anos, ocorre que minha irmã está receosa pois o companheiro tinha mais de 70 anos quando se conheceram e é casado há 24 anos no regime de separação total de bens com a primeira esposa com quem já se encontra separado de FATO há 18 anos, eles tem um filho de 20 anos o qual ele paga a pensão alimentícia porém ele possui mais 3 filhos de uniões anteriores, ele possui bens, são 4 imóveis e uma herança recebida de seus pais que são mais 7 imóveis, isto posto gostaria de saber se minha irmã corre algum risco de ser despejada pelos filhos do imóvel que reside com ele e se ela terá direito a pensão e aos bens adquiridos na constância da União, caso ele venha a falecer, pois estudando e vendo alguns vídeos eu verifiquei que devido a idade dele o regime adotado na União estável é o de separação obrigatória de bens e que o cônjuge não herda nada, ocorre que minha irmã trabalha, tem uma filha menor que convive com eles e abriu mão do segundo emprego para cuidar do marido além de que ela participa financeiramente do sustento da casa com compras mensais, compra de móveis e utensílios do lar, a maior parte dos bens adquiridos em comum está no nome dele e por isso ela teme em ser prejudicada pela esposa dele e os filhos em caso de falecimento pois ela não tem para onde ir . Peço uma orientação do sr quanto ao direito dela pois já fomos a 2 advogados e os mesmos disseram que ela não tem direitos e que os filhos podem anular o testamento que por ventura o pai possa vir a fazer, devido ele no momento ter mais de 80 anos porém é lúcido e orientado. Desde já lhe agradeço doutor pela sua generosidade.
Priscila.
A resposta sua pergunta exige maior reflexão sobre os fatos.
Sugiro a Senhora entrar em contato com o escritório para que eu possa entender melhor para orientar com segurança.
Aguardo o seu contato. (41)99690-6011.
Tenha um dia iluminado.
Ok dr. Obrigada, entraremos em contato com certeza.
@ gostaria de tira uma duvida com o senhor mais precisso do telefone
A dissolução da União estável com partilha de bens já esta em andamento.
Luiza.
Sim já em vigência.
Abraço.
Vivo há 12 anos com meu esposo,nesse tempo ele comprou terrenos e construiu uma casa para morarmos e colocou no meu nome,ele diz que os filhos(outro relacionamento)ja tem a parte deles e para não brigarem comigo depois de sua morte.
Eu fico mais tranquila assim,pois ja vi pessoas serem despejadas qdo o cônjuge morre.
Vivo em união estável, registrada em cartório fazem 6 anos, o marido diz que de todos os bens q adquirimos o apartamentoé só dele, porque comprou com o dinheiro q recebeu do inss, atrasados da aposentadoria. Comprou o apto estávamos morando juntos há 6 meses. Eu não tinha nada e ele um carro semi novo.
Eu nunca procurei advogado para me esclarecer isso.
Nilce.
A regra é a seguinte.
Tudo o que foi comprado ou adquirido, deve ser dividido, inclusive os valores do INSS.
Abraço.
@ 🙏
@ depende do regime de bens
@@nilcecavalheiro1563 NADA A VER. TUDO que foi adquirido APÓS a união, vc tem direito a 50 por cento , como MEEIRA. NAO interessa se o dinheiro veio só dele(seu marido), através de qual meio seja ( INSS). O que conta é se o bem foi adquirido DURANTE a união. E vc preenche esse quesito, já q o apartamento foi comprado com 6 meses de união de vcs. Seu esposo está terrivelmente equivocado. Com relação a direitos sucessório, a maioria das pessoas é equivocada, achando que possuem direitos que MUITAS VESES NAO TEM. SEMPRE melhor constituir um advogado para exatos esclarecimentos. Boa Sorte.
@@rafax-adventureNa UNIÃO ESTÁVEL, salvo se anteriormente ou no ato da formalização não foi estipulado o regime vigente de bens...o padrão é COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, já é automático . Como a moça não especificou, subentende-se que não foi pre definido um regime de divisão...então é COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, e sendo assim...ela é MEEIRA (tem direito a 50 por cento do apartamento )👍🙌. Quer goste o marido ou não 😂😂😂
Oi, João. Minha mãe viveu em regime de união estável durante 15 anos com seu marido que veio a falecer recentemente. Os filhos que nunca apareceram, de repente acionaram um advogado pressionando minha mãe pra sair da casa porque de acordo com esse advogado ela não tem direito algum sobre a casa que ela morou esses anos com seu marido. Essa casa era um bem particular dele, adquirido antes da união, mainha só fez algumas benfeitorias com ele na casa. Sobre a venda desse imóvel e divisão do valor ela teria algum direito resguardo?
Jéssica.
Ela tem direito real de moradia.
Diga para ela não sair.
Ela que procure um Advogado ou Advogada na sua cidade.
Estão errados os herdeiros.
Ela é herdeira dele também.
Mais pode usar a casa a vida toda.
Abraço.
Eu tenho. Uma dúvida eu tinha 15 anos União estável meu companheiro faleceu foi 2012 aí os irmãos fizeram tudo pra me tirar da casa que era dele me tiraram a casa sem nada tinha que morar de aluguel. Sai. Sem nada
Alice.
Que pena, se fizer mais de 10 anos, não tem mais nada a fazer.
Senão a Senhora poderia buscar os seus direitos.
Abraço.
Boa noite! Tenho uma irmã que viveu 14 anos com um homem eles não se casaram e não tiveram filhos,pois minha irmã tinha feito ligacao,minha irmã tem três filhas e foi com ele que elas foram criadas.Porém ele tem duas filhas com outra mulher.Sendo que uma das filhas fez a casa dela em cima da do pai.Ele já tinha a casa quando foi morar com ela.infelizmente ele faleceu e a família dele não quer que ela tenha direito a nada.O que vc mim diz com isso???
Flávia.
Ela tem direito a no mínimo 25% dos bens deixados por ela.
Abraço.
Meu marido faleceu a 3 meses..tinhamos união estável registrada em cartório a 3 anos..ele tinha bens adquiridos antes da União..quais são meus direitos ? Ele tem dois filhos do primeiro casamento..
Maria.
A Senhora é herdeira dele.
Abraço.
@ nesse caso, ela herdaria somente os bens comuns do falecido e não teria acesso aos bens particulares do mesmo, correto?
A viúva já passou em vida seus bens, a uma das filhas e netos.
Porém ela mantém união estável registrada em cartório, ele vai ter direito de receber pensão por morte?
Adorei
Dr amei sua explicação, no meu caso meu pai tem um apartamento e ele queria deixar apenas para mim, pois os outros filhos que tem não se importam com ele, é possível ele deixar apenas para o meu nome??? Qual seria o instrumento que ele poderia usar para garantir o apartamento para mim apenas???
Silva.
Não pode. Estará criando uma doação contrária a Lei.
Ele deve deixar para a Senhora apenas a sua quota como herdeira.
Não pode o pai deixar para uma filha, mais do que irá entregar como herança aos outros.
Peça para ele fazer uma Testamento em favor da Senhora, deixando 50% dos bens. Aí sim estará fazendo a coisa certa.
Abraço.
Bom dia meu advogado, fui casada 16 anos comunhão parcial de bens mi devorcie dividimos o que tinha construído, agora queremos voltar outra vez,qual a melhor maneira de realizar esssa união.# gratidão Deus abençoe sua vida.
Laura.
Refaçam o casamento.
É possível casar com a mesma pessoa mais de uma vez.
Abraço.
@ obg
Um processo debaixo da orientação do art 1790, considerando-se que esse artigo é inconstitucional, pode reatroagir?
Maria.
Tudo depende dos termos da Decisão.
Se fizer menos de 2 anos cabe Ação Rescisória.
Se fizer mais de 23 anos, não cabe recurso.
Abraço.
Muito útil o comentário. Mas uma dúvida Dr. Quando o imóvel é cedido em comodato aos pais, a companheira tem direito ao mesmo.
Valdir.
Não tem direito. Comodato é empréstimo.
Logo ela não tem direito nenhum.
Abraço.
Muito obrigado Dr. João,
Se a união estável for em separação obrigatória dr bens??? E o cnjiluge falecido tiver filhos então o companheiro viuvo não terá herança não é?
Quando a pessoa morre e dxa divida no banco,um dis herdeiros pode se responsabilizar pela divida para seguir pagando para noa ser descontada do espolio?
Boa tarde Dr João Antônio, meu nome é Salete, conheci meu falecido companheiro quando ele já tinha 70 anos, vivemos uma união estável por 9 anos, tenho participação aos bens que ele já possuía antes da nossa união estável? O processo de reconhecimento /dissolução e inventário estão em andamento.
Salete.
Tem direito sim.
Abraço.
@ oi Dotor bom dia .. poderia me tirar uma dúvida... estou a 4 anos em uma união estável,nesse período ele adquiriu um imóvel,porém colocou no nome do filho,e ficou como usufruto dele! na falta dele eu posso revogar esse documento ?
Dr. Boa tarde tenho uma união estável há 15 anos, porém não documentada caso venha me separar tenho direito alguma coisa?
Professor boa tarde. Me surgiram duas dúvidas: 1) a Notificação extrajudicial para pagamento de aluguel e outros tipos de acordos extrajud, ainda que negada pelo herdeiro configura oposição? 2) no caso de 1 herdeiro que paga as despesas dos bens do espólio com recursos próprios, qual seria a ação para cobrar a parte dos valores dos demais herdeiros?
Se eu fizer uma doação durante o tempo que estive em união estável, de uma casa e de dinheiro. Estes valores ainda assim vão entrar na divisão?
Olá.
Se a doação for para esposa com certeza vai.
Mais tenha muito cuidado.
Doação pe algo muito complexo.
Tenha muita calma e pense bem antes de fazer a doação.
Assista uma vídeo meu sobre doação, clicando no link abaixo:
ua-cam.com/video/A7apTx-oFQs/v-deo.html
Abraço.
Pagamos iptu a mais de 20 anos desse mesma casa nas partihas dos bens se houver como ficamos porque tem outros bens que ao que parece não está com os IPTUs em dia
Dr.Joao fiz união estável no cartório mais não vi as datas tendo sido enganado pela companheira data esta em nem conhecia minha companheira tendo também ele pedido uma das minhas casas que recebi de herança. Fiz a doação do imovel agora anulei a união estavel tendo q.pagar uma pensão. Posso anular a doação pois tenho dois filhos e herdeiros de dois casamentos e.nao fiz inventario ainda .Posso anular esta doação (e como) esta pessoa fez ameaças e vive falando q.vai tomar meu imóvel o q.faço p.favor conselho !
Fernando.
Se a casa era o seu único bem, pode anular sim.
Mais exige uma análise detalhada por um(a) Advogado(a).
Converse com o seu Advogado ou Advogada da possibilidade de anular por INGRATIDÃO.
Corra que tem tempo para os processos.
Abraço.
Meu pai fez auniao estável deu um apartamento pra ex acasa e dívida pelos filhos
Gislene.
Pense bem. O apartamento que o seu pai deu a ex não pode ter valor maior que 50% do bens dele.
Confira os valores.
Abraço.
Tem um tereno comprei o terreno 10 anos antes. Não construímos nada junto
Regina.
Então o terreno é apenas seu.
Abraço.
Ele só vai ter direito no terreno se vc falecer e ele ainda for seu companheiro (ele precisaria provar judicialmente a união estável, pois nesse caso, ele entrariacomo seu HERDEIRO, concorrendo com seus filhos). No caso de separação, ele não tem direito nenhum nesse terreno.
EM CASO DE SEPARAÇÃO NÉ . No caso de falecimento dela, eles estando juntos(devidamente comprovado), ele tem direito como herdeiro junto com filhos (de ambos ou apenas dela)😢
Olá Doutor viva há 7 anos a união estável antes de se juntar eu já tinha minha casa só que não tá no meu nome ela quer se separar aí agora ela tem direito
Dr João, e a união estável com separação total de bens ?
Laís.
Em se tratando de direitos hereditários, o regime de bens é irrelevante.
O regime de separação total de bens, só tem validade se os companheiros vierem a separar-se, fato diferente do tratado no vídeo.
Cuidado.
Abraço.
Ainda bem que eu já me separei, mas acho essa lei muito perigosa, pois o cara pode matar a mulher ao invés de se separar ! Não deveria ser assim. Obrigada pela atenção.
Dtr,sei que a pergunta que vou fazer foge um pouco do assunto união estável, é o seguinte meu pai vendeu um imóvel ,sendo divorciado da minha mãe ela falecida ,ele faleceu só que nós não recebemos nada , não assinamos nada ,eu achei estranho somos filhas legítima e ele colocou fogo em alguns papéis quando ele morava na minha irmã,eu soube por boca de outras pessoas que foi parente que comprou a casa ,agora que ele morreu e derepente se ele não passou a casa no nome do comprador ,como fica essa situação se puder me esclarecer eu agradeço , obrigada pelos vídeos muito útil
Boa noite Dr. tenho um companheiro, vivemos juntos a 21 anos, a 5 anos fizemos união civil estável em cartório. Não temos descentes (filhos), porém temos ascendentes (pais). Construímos um grande patrimônio juntos, não gostaríamos de deixar bens para nenhum parente, em caso de falecimento de um de nós dois. Existe essa possibilidade?
E caso não tenhamos nenhum herdeiro necessário (pais/avós/filhos), os irmãos/sobrinhos tem algum direito?
Vou te falar uma coisa se vocês não tiver herdeiros necessários como filhos tudo q vocês construirão vai p os parentes ou sobrinhos se não tiver parentes tem q fazer doação em vida a uma instituição se não doar vai p união p o governo tem q fazer envida e fazer uso fruto seu e de sua esposa só vai p quem você doar quando você vier falecer eu não sou advogada mas sei q é assim ou você doa ou você já coloca no nome de parentes com uso fruto seu doação também com uso fruto seu quando você vier a falecer já vai seus bens p pessoa q você fez a doação se não vai p o governo p o estado
Se não colocar em nome de parentes eles entra na justiça p adquirir esses bens então não dá problema futuramente p alguém já coloca com uso e fruto seu se não tiver parentes faça doação em vida com uso e fruto seu se não quiser q vai p o governo p o estado
Eu e minha companheira temos 4 anos de união estável registrada em cartório, porém agora compramos um imóvel que está no nome dela, em caso de falecimento eu herdo o imóvel, detalhe ela não tem filhos e na verdade a casa foi comprada por nós duas mas está no nome dela
Priscylla.
Para segurança, lhe aconselho 3 coisas.
1) Inclua o seu nome como proprietária no registro de imóveis;
2) Se não conseguir colocar o nome do registro de imóveis, faça um documentos com firma reconhecida como verdadeira e duas testemunhas, dizendo que 50% do imóvel lhe pertence.
3) Se as duas situações acima não for possível, peça para ela fazer um Testamento deixando todo o imóvel para a sua pessoa.
Grande abraço.
@
Boa tarde no caso se a casa que ambos vivem não tem escritura só contato de compra e venda
Caso o conje dono real do imovel vier falecer
Como fica a situacao da casa? Com quem fica? Tendo dois filhos que não são do conje sobrevivente?
Se puder me responder agradeco
Boa tarde! Doutor João sou casada com comunhão parcial de bens, minha saudosa mãe deixou uma casa de herança para mim e seis irmãs, meu esposa tem o direito de morar nesse imóvel deixado como herança pela senhora minha mãe. Grata pelas valiosas informações.
É válido também para contrato particular que não foi registrado?
Doutor existe tempo minimo de convivência na União estável, pra ter direito a herdar?
Claudiane.
Casa situação exige análise para definir o SIM ou o NÃO.
O tempo é um dos formadores da união estável.
Abraço.
Eu quero saber se o viúvo ou viúva em união estável têm direitos nos bens de herança dos pais de quem faleceu? Bens deixados pelos pais também entram na união estável?
Meu pai é casado com minha mãe no papel com comunhão parcial de bens, juntos adquiriram bens, porém são separados de fato, ele arrumou uma companheira a três anos atrás, porém não foi constituído nenhum bem e nem filho entre os dois e agora ele veio a falecer.
Está atual companheira tem direitos na herança dos filhos e da minha mãe que é ainda casada com ele no papel.
Ex: herança que nós adquirimos antes da separação de fato?
Jackson.
Ela é herdeira dele.
Cuidado em.
Ela pode ter direito real de moradia.
Consulte um Advogado ou Advogada na sua cidade.
Aquele abraço.
Boa tarde Dr João , gostaria de saber se uma pessoa que foi retirada de um imóvel por um processo de esbulho e ficou por seis meses na casa de um namorado sendo que o mesmo veio a falecer , essa pessoa tem direito a união estável e moradia? Filho teve que sair da casa do pai para essa pessoa que não morava lá ficar com a casa . É correto isso?
Rita.
Os fatos exigem mais detalhes.
Mande um relatório mais detalhado para (41)99690-6011
Abraço.
E como ficam as cotas de viúva e companheira considerando-se que os bens foram adquiridos antes da União estável com esta última?
Luís.
A viúva companheira é HERDEIRA.
Ela deve receber no mínimo 50% dos bens particulares do falecido.
Este é o fundamento e motivo do vídeo.
Para abrir a mente das pessoas, do problema gerado na partilha.
Abraço.
Dr. Boa noite !
Meu noivo mandou registrar em cartório nossa união estável, ele tem filhos do antigo casamento e diz q futuramente vamos nos casar em com comunhão parcial de bens. Se Deus me livre ele chegar a falecer, eu terei direito a algo? Ou só se ele tiver comprado algum imóvel, depois q estivermos casados?
Fernanda.
Vamos separar as coisas.
Existem 2 direitos em jogo.
No primeiro é que a Senhora terá direito a 50% dos bens adquiridos juntos.
No segundo é que em relação aos bens adquiridos por ele antes do casamento, a Senhora será herdeira dele.
Abraço.
Quando a pessoa morre e dxa dívida no banco ...antes de ser descontada do espolio um dos filhos ou a viuva pode negociar a divida no caso se quiser se responsabilizar pela divida para nao ser descintada do espólio pode ?
Bom dia, tenho uma amiga, que teve 3 AVC ,e têm união estável. Só que essa união foi feita, com ele ainda casado, mas com separação de corpos. Ele morreu. Será que minha amiga têm direito a partilha de bens? Aguardo resposta.
Luiza.
Tem direito sim.
Pode ser constituída nova união estável, mesmo a pessoa estando casada no papel.
Abrço.
Olá Boa tarde
Eu vivi durante 16 anos com meu ex marido, antes de conhecer ele eu já tinha uma casinha.
Ele tem direito no caso de união estável (sem documentos)?
Não tem direito.
Boa noite, minha mãe faleceu e nunca foi casada com meu pai no papel. Eu sou filho único e na certidão de óbito estou como único herdeiro. Quem tem direito de receber a pensão dela? E o lote que estava no nome dela, os dois tem direito?
Dr qdo uma união estável não foi feita escritura de união declarando qual é o regime da união estável, não fica sendo o da comunhão parcial? Se o companheiro falecido deixou um imóvel que adquiriu em 1983 e a união iniciou em 2001, a companheira sobrevivente não terá direito na partilha desse bem.
Se não houver regime definido, por Lei, a aplicação é da Parcial de Bens. A viúva será herdeira.
Meus pais se divorciaram em 2010 e fizeram a divisão dos bens. Dois anos depois, meu pai comprou uma casa sozinho e chamou ela para morar conosco, só que em 2018 ela foi embora e meu pai faleceu em 2021 morando sozinho comigo. Ela tem direito a herança?
Gabriel.
Não tem direito.
Abraço.
Dr. João, casados há 38 anos, quando ainda menores, no regime de separação de bens, em uma eventual separação litigiosa quais direitos?
Wleans.
50% daquilo que conseguiram é seu.
Os outros 50% são dela.
Abraço.
Estou pensnado em fazer a união estável, o senhor indica entao o regime de comunhão de bens?
Adote o regime de Separação Total de Bens.
Olá tudo bem? As novas regras de União estável valem apenas em caso de morte? Como fica em caso de separação? O companheiro(a) também direito a todos os bens adiquiridos antes e durante a União estável?
Marcos.
No Divórcio ou no término da União Estável, nada alterou.
Abraço.