Gostou deste vídeo? Inscreva-se e acompanhe o Café com Teologia - Dr Jansen Racco agora mesmo e ative todas as notificações! Clique em: bit.ly/3I6gsba Para apoiar o nosso trabalho clique: apoia.se/cafecomteologia Você também pode contribuir com o valor que quiser usando a chave PIX cafecomteologiaoficial@gmail.com Participe nos comentários e seja muito bem vindo (a)
Obrigado Professor por esta aula! Sempre questionei isso o fato de Paulo não ter tido acesso aos Evangelhos mas não tinha como racionalizar essa questão. Esse caminho proposto é muito interessante!
@@vagnerpereira5182 achei esta explanação nunca ensinada, pensávamos como se o Espírito Santo tivesse ditado as cartas, o entedimento temporal da data das escritas nos ajuda a entender o conteúdo delas
Eu há muito tenho percebido alguma... dissonância (?) entre os evangelhos e as cartas paulinas, algo de "rigor judaico". Mas pensei ser "só uma impressão minha". Fiquei contente em ouvir algo bem formatado. Grata!
16:27 Muito interessante o video, gostei muito da explanação e da indicação de leitura. Seria interessante um vídeo sobre a presença das mulheres na comunidade do movimento de Jesus, como Maria Madalena, Salomé e as outras discípulas.
Acredito que Paulo conhecia muito bem as histórias da vida de Jesus por meio da oralidade. O conteúdo do Evangelho são as histórias da vida de Jesus de Nazaré era bem conhecido e por isso Paulo não precisava recontar, mas citou com frequência.
É interessante e até currioso pensar que hoje temos muito mais informações de Jesus histórico do que Paulo ou qualquer outra pessoa do primeiro século.
Como você sabe como é Jesus a não ser pelos Evangelhos que só foram escritos a partir dos anos 70? Se é por revelação, esse conhecimento fica subjetivo e só vale para você, entendeu?
@@jeanpaulnunes8975 os evangelhos sao baseados em tradições orais mais antigas que eles mesmos, e que eram conhecidas pela comunidade. Nao era conteudo privado, isso nem faz sentido
Eu considero os evangelhos (vida e ensinamentos de Jesus) como a base da vida cristã, o resto das escrituras bíblicas fica no segundo plano ( epístolas dos paulo, Pedro, João...e o AT). Se os cristãos tivessem essa ordem da revelação de Deus, não teríamos grandes divisões porque os Evangelhos unificam e simplificam a vida cristã. Acho que Paulo tem trazido mais problemas que soluções a Igreja. Ele é o maior fator de divisão no mundo cristão.
Professor, mesmo Paulo não conhecendo Jesus em vida e nem os evangelhos, mas ele conheceu os apóstolos e os ensinamentos orais que colocaram nos evangelhos?
Professor você acha que os 15 dias que Paulo ficou com o Pedro em Jerusalém não seria suficiente para conhecer muita coisa sobre Jesus mas eu histórico?
Eu acredito que o ponto é muito mais sobre os textos sobre a vida de Jesus, como ele não leu ou vivenciou isso, logo Paulo teve suas próprias conclusões a partir de uma experiencia espiritual.
@@DrJansenRacco obrigado, professor! Na mesma linha da pergunta, e quanto à convivência com Lucas, um pode ter influenciado ao outro, inclusive na elaboração do terceiro Evangelho? Saudações!
@@DrJansenRacco nenhum dos evangelhistas conviveu com Jesus ou com um apostolo de Jesus (exceto Joao, cuja autoria é amplamente questionada). Pedro sim, e Paulo conviveu com Pedro.
O apóstolo Paulo foi o maior mestre espiritual após a morte de Jesus Cristo. Ele foi chamado pelo próprio Jesus conforme descrito em Atos 9- 10. E teve uma missão muito específica que foi anunciar aos Gentios a pessoa de Jesus Cristo como Deus homem. Aqui está claro que não importa se ele não conheceu Jesus fisicamente,mas a revelação de Jesus foi real na vida dele ao ponto de mudar completamente a crença dele. Antes um judeu zeloso e perseguidor dos cristãos e depois um fervoroso seguidor de Jesus. Ser seguidor de Jesus não é somente saber que sou amado por Deus,mas viver conforme Ele viveu, e tudo isso só é possível através da ação do Santo Espírito,porque de fato ninguém pode ser bom por esforço. Quem vive em nós é o Espírito de Deus.
Os evangelistas que tiveram contato direto com Jesus foram só Mateus e João, cujos evangelhos não tem muita semelhanças, embora tenham algumas similaridades. Já os de Marcos e Lucas, que não tiveram contato com o Senhor, são quase idênticos ao de Mateus, tanto que são considerados sinóticos. Já o de João, tem menos narrativas e é mais espiritual. Paulo conviveu algum tempo com os apóstolos, especialmente com os mais próximos, como Pedro, conforme está relatado no livro Atos; era estudioso e profundo conhecedor do Antigo Testamento, teve influência da filosofia grega, tanto que fez uma viagem até Atenas. Além do mais, temos que considerar que teve forte influência espiritual, como os profetas do AT, para esta tarefa tão importante, tanto que foi o que melhor compreendeu o pensamento do Cristo Jesus. A importância do trabalho de Paulo foi reconhecida na época identificando-o com o Cristo, conforme o relato que está em Atos 11.26 de quando foram os seguidores da Doutrina de Jesus denominados cristãos pela primeira vez. Jesus não fundou religião, veio trazer uma Doutrina, as bases morais para o estabelecimento de uma sociedade mais justa, criando assim condições para que uma religião pudesse ser criada. Pode-se dizer que Paulo foi quem começou a construir uma religião nesta base, como se vê nos seus escritos que são em maior numero e mais profícuos do que qualquer um dos outros apóstolos e discípulos. Foi o discípulo que mais trabalhou o pensamento de Jesus, basta ver a quantidades de escritos de deixou e as viagens que fez para levar a Boa Nova ao mundo de então. Esteve em alguns dos polos do pensamento da época, Roma, capital do poder de então, Atenas, um centro de irradiação do pensamento da época e Jerusalém, base do pensamento e praticas judaicas.
Professor, uma dúvida, históricamente (caso exista essa informação) Paulo foi discípulo de quem? Antes que alguém me responda Jesus, aclaro que estou pensando no discipulado humano, algo comum nesse momento.
Reflexão esclarecedora. Entendida em sua essência e conscientes do.papel transformador que o Evangelho deve trazer ao mundo, tal reflexão pode ser um verdadeiro divisor de águas em nossas buscas e ações. Obrigado, professor. Se DEUS quiser, buscarei o quanto antes participar desse projeto que o senhor aqui elabora e coloca em prática. Salve Maria! Viva Cristo Rei!!! 31/10/2024, 07h57 em Brasília.
Quando se leva a crer que Paulo não conheceu o Evangelho de Jesus de Nazaré por não estarem estes escritos a sua época acaba-se por desprezar a força da oralidade. A tradição oral é mais antiga que a sistematização da Escritura. A tradição oral é ao meu ver histórica e ao mesmo tempo teológica... a teologia cristológica nasceu da experiência histórica com o Jesus Ressurreto, que permanece um nó histórico.
A relação e a influência entre helenismo e judaísmo não começou com Paulo. O judaísmo do Segundo Templo já sofrera influência do helenismo bem antes de Paulo já estando presente na Septuaginta. Paulo não estava propondo uma religião diferente do judaísmo. Além disso, os relatos sobre a vida e os ensinamentos de Jesus já circulavam de forma oral, inclusive no testemunho apostólico com o qual teve contato direto. Neste sentido Paulo estava mais próximo de Jesus q os escritores dos evangelhos q tbm não conheceram Jesus pessoalmente, mas vão compor os relatos escritos sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. Não dá para comparar os ensinamentos de Jesus com os de Paulo. Mas os textos dos evangelhos com os textos de Paulo q são gêneros textuais (evangelho e epístolas) diferentes q tinham propósitos e funções sociais diferentes (litúrgicas, organizacionais, pastorais etc.)
Acredito que não existe uma religião que não sofra influência de outras religiões ou de outras de linhas de pensamento Isso é normal, assim como somos influenciados por outras pessoas e também influenciamos outras
O cristianismo no principio era tido como mais uma seita dentro do judaismo. Em que momento se dá essa ruptura e o cristianismo se torna independente e se formaliza como uma religião com identidade propria?
Acredito que Jesus e seus primeiros discípulos não tinham intenção de formar uma nova religião, isso foi acontecendo gradualmente ao longo do tempo, a medida que outras linhas de pensamento iam sendo incorporadas, assim distanciando das ideias judaicas
A ruptura com o judaísmo aconteceu no concílio de Jerusalém e reforçada ao longo dos primeiros séculos por Teólogos como Teófilo de Antioquia e Basílio de cesareia
Isso é um longo processo. Talvez a melhor pergunta a se fazer é como o cristianismo primitivo ganhou força entre os não judeus, porque esse é o ponto para haver a gradual ruptura. Inclusive, se você pegar os evangelhos por ordem de datação você consegue enxergar a evolução de Jesus como um messias, ou o filho de Deus, até ele se tornar o próprio Deus encarnado...acredito que foi reflexo dessa gradual ruptura.
A fé a partir de Paulo se torna mais helenistica que judaica. Qual prejuizo isso pode ter trazido pra mensagem do evangelho puro pregado por Jesus haja vista Jesus ter uma mente judaica?
@jeanpaulnunes8975 sim. Leia a Bíblia e vai perceber que Jesus era um judeu zeloso ele e sua família. Era rigoroso como em várias passagens bíblicas, Paulo conhecia sim as histórias de Jesus embora nunca leu um evangelho na bíblia como nos. Ele conviveu com Pedro e os demais. O vídeo foi extremamente voltando para uma teologia da libertação pra causar uma reintegração em Jesus e no cristianismo.
Gostou deste vídeo? Inscreva-se e acompanhe o Café com Teologia - Dr Jansen Racco agora mesmo e ative todas as notificações! Clique em: bit.ly/3I6gsba
Para apoiar o nosso trabalho clique: apoia.se/cafecomteologia
Você também pode contribuir com o valor que quiser usando a chave PIX cafecomteologiaoficial@gmail.com
Participe nos comentários e seja muito bem vindo (a)
Obrigado Professor por esta aula! Sempre questionei isso o fato de Paulo não ter tido acesso aos Evangelhos mas não tinha como racionalizar essa questão. Esse caminho proposto é muito interessante!
que aula espetacular aliás como tudo que o senhor nos apresenta por aqui obrigado 👏🏼👏🏼
@@vagnerpereira5182 achei esta explanação nunca ensinada, pensávamos como se o Espírito Santo tivesse ditado as cartas, o entedimento temporal da data das escritas nos ajuda a entender o conteúdo delas
Salvação
Boa noite faz duas semanas que estou assistindo o canal e gostei demais !
O que chegou a nós não foi o cristianismo, mas o paulinismo.
Assisti. Muito oportuno e bom.
É muito bom poder ressignificar a fé.
Seu conteúdo é muito rico e profundo! Obrigado
Boa aula doutor. Chegaram até dizer que Paulo havia "inventado" a Jesus Cristo. Obrigado.
Eu há muito tenho percebido alguma... dissonância (?) entre os evangelhos e as cartas paulinas, algo de "rigor judaico". Mas pensei ser "só uma impressão minha". Fiquei contente em ouvir algo bem formatado. Grata!
16:27
Muito interessante o video, gostei muito da explanação e da indicação de leitura. Seria interessante um vídeo sobre a presença das mulheres na comunidade do movimento de Jesus, como Maria Madalena, Salomé e as outras discípulas.
Excelente live!!!!!
Mas Paulo não teve contato com os discípulos? Ele não teria escutado o evangelho verbalmente?
Acredito que Paulo conhecia muito bem as histórias da vida de Jesus por meio da oralidade. O conteúdo do Evangelho são as histórias da vida de Jesus de Nazaré era bem conhecido e por isso Paulo não precisava recontar, mas citou com frequência.
Jesus se revela ao homem mediante sua Palavra e da iluminação do Espírito Santo.
E....?
Boa noite, Jansen.
Mais uma excelente aula! Valeu, professor.
Salvaçã relugiosa.
Muito bom esse ponto
É interessante e até currioso pensar que hoje temos muito mais informações de Jesus histórico do que Paulo ou qualquer outra pessoa do primeiro século.
Salvação religiosa, obrigado Prof. pelo precioso conteúdo!
Eu , José Lemos, nunca vi Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador e o conheço muito bem sei quem Ele é . Agora imagino o apostolo Paulo.
Você tem os Evangelhos, Paulo não teve
@@DrJansenRacco as cartas de Paulo sao anteriores aos evangelhos...
Como você sabe como é Jesus a não ser pelos Evangelhos que só foram escritos a partir dos anos 70? Se é por revelação, esse conhecimento fica subjetivo e só vale para você, entendeu?
@@caiomateus4194 exato
@@jeanpaulnunes8975 os evangelhos sao baseados em tradições orais mais antigas que eles mesmos, e que eram conhecidas pela comunidade. Nao era conteudo privado, isso nem faz sentido
Boa noite,vou querer adquirir o livro.
Eu considero os evangelhos (vida e ensinamentos de Jesus) como a base da vida cristã, o resto das escrituras bíblicas fica no segundo plano ( epístolas dos paulo, Pedro, João...e o AT). Se os cristãos tivessem essa ordem da revelação de Deus, não teríamos grandes divisões porque os Evangelhos unificam e simplificam a vida cristã. Acho que Paulo tem trazido mais problemas que soluções a Igreja. Ele é o maior fator de divisão no mundo cristão.
Obrigado pela análise, assinei o café
Seja bem-vindo
Professor, mesmo Paulo não conhecendo Jesus em vida e nem os evangelhos, mas ele conheceu os apóstolos e os ensinamentos orais que colocaram nos evangelhos?
Professor você acha que os 15 dias que Paulo ficou com o Pedro em Jerusalém não seria suficiente para conhecer muita coisa sobre Jesus mas eu histórico?
Suficiente certamente não. E sua não convivência com Jesus e principalmente o fato de não ter conhecido os Evangelhos tem muito peso
Eu acredito que o ponto é muito mais sobre os textos sobre a vida de Jesus, como ele não leu ou vivenciou isso, logo Paulo teve suas próprias conclusões a partir de uma experiencia espiritual.
@@DrJansenRacco obrigado, professor! Na mesma linha da pergunta, e quanto à convivência com Lucas, um pode ter influenciado ao outro, inclusive na elaboração do terceiro Evangelho?
Saudações!
@@DrJansenRacco nenhum dos evangelhistas conviveu com Jesus ou com um apostolo de Jesus (exceto Joao, cuja autoria é amplamente questionada). Pedro sim, e Paulo conviveu com Pedro.
Paulo enfatiza mais a graça no, sentido,em relação à lei judaica.(Estou certo no meu entendimento?)
Salvação Religiosa
O apóstolo Paulo foi o maior mestre espiritual após a morte de Jesus Cristo. Ele foi chamado pelo próprio Jesus conforme descrito em Atos 9- 10. E teve uma missão muito específica que foi anunciar aos Gentios a pessoa de Jesus Cristo como Deus homem. Aqui está claro que não importa se ele não conheceu Jesus fisicamente,mas a revelação de Jesus foi real na vida dele ao ponto de mudar completamente a crença dele. Antes um judeu zeloso e perseguidor dos cristãos e depois um fervoroso seguidor de Jesus. Ser seguidor de Jesus não é somente saber que sou amado por Deus,mas viver conforme Ele viveu, e tudo isso só é possível através da ação do Santo Espírito,porque de fato ninguém pode ser bom por esforço. Quem vive em nós é o Espírito de Deus.
Os evangelistas que tiveram contato direto com Jesus foram só Mateus e João, cujos evangelhos não tem muita semelhanças, embora tenham algumas similaridades. Já os de Marcos e Lucas, que não tiveram contato com o Senhor, são quase idênticos ao de Mateus, tanto que são considerados sinóticos. Já o de João, tem menos narrativas e é mais espiritual. Paulo conviveu algum tempo com os apóstolos, especialmente com os mais próximos, como Pedro, conforme está relatado no livro Atos; era estudioso e profundo conhecedor do Antigo Testamento, teve influência da filosofia grega, tanto que fez uma viagem até Atenas. Além do mais, temos que considerar que teve forte influência espiritual, como os profetas do AT, para esta tarefa tão importante, tanto que foi o que melhor compreendeu o pensamento do Cristo Jesus. A importância do trabalho de Paulo foi reconhecida na época identificando-o com o Cristo, conforme o relato que está em Atos 11.26 de quando foram os seguidores da Doutrina de Jesus denominados cristãos pela primeira vez. Jesus não fundou religião, veio trazer uma Doutrina, as bases morais para o estabelecimento de uma sociedade mais justa, criando assim condições para que uma religião pudesse ser criada. Pode-se dizer que Paulo foi quem começou a construir uma religião nesta base, como se vê nos seus escritos que são em maior numero e mais profícuos do que qualquer um dos outros apóstolos e discípulos. Foi o discípulo que mais trabalhou o pensamento de Jesus, basta ver a quantidades de escritos de deixou e as viagens que fez para levar a Boa Nova ao mundo de então. Esteve em alguns dos polos do pensamento da época, Roma, capital do poder de então, Atenas, um centro de irradiação do pensamento da época e Jerusalém, base do pensamento e praticas judaicas.
Professor, uma dúvida, históricamente (caso exista essa informação) Paulo foi discípulo de quem? Antes que alguém me responda Jesus, aclaro que estou pensando no discipulado humano, algo comum nesse momento.
salvação religiosa
📚📚👏🏼👏🏼❤️❤️😊😊
Salvação religiosa
Reflexão esclarecedora. Entendida em sua essência e conscientes do.papel transformador que o Evangelho deve trazer ao mundo, tal reflexão pode ser um verdadeiro divisor de águas em nossas buscas e ações. Obrigado, professor.
Se DEUS quiser, buscarei o quanto antes participar desse projeto que o senhor aqui elabora e coloca em prática.
Salve Maria! Viva Cristo Rei!!!
31/10/2024, 07h57 em Brasília.
Quando se leva a crer que Paulo não conheceu o Evangelho de Jesus de Nazaré por não estarem estes escritos a sua época acaba-se por desprezar a força da oralidade. A tradição oral é mais antiga que a sistematização da Escritura. A tradição oral é ao meu ver histórica e ao mesmo tempo teológica... a teologia cristológica nasceu da experiência histórica com o Jesus Ressurreto, que permanece um nó histórico.
A construção do Evangelho não se deu por simples oralidade, é um processo longo, complexo e plural, localizado na Palestina.
@@DrJansenRacco isso é especulação.
Por alguns, os evangelhos caíram do céu. Simples assim!
Salvação religiosa.
A relação e a influência entre helenismo e judaísmo não começou com Paulo. O judaísmo do Segundo Templo já sofrera influência do helenismo bem antes de Paulo já estando presente na Septuaginta. Paulo não estava propondo uma religião diferente do judaísmo.
Além disso, os relatos sobre a vida e os ensinamentos de Jesus já circulavam de forma oral, inclusive no testemunho apostólico com o qual teve contato direto. Neste sentido Paulo estava mais próximo de Jesus q os escritores dos evangelhos q tbm não conheceram Jesus pessoalmente, mas vão compor os relatos escritos sobre a vida e os ensinamentos de Jesus.
Não dá para comparar os ensinamentos de Jesus com os de Paulo. Mas os textos dos evangelhos com os textos de Paulo q são gêneros textuais (evangelho e epístolas) diferentes q tinham propósitos e funções sociais diferentes (litúrgicas, organizacionais, pastorais etc.)
Acredito que não existe uma religião que não sofra influência de outras religiões ou de outras de linhas de pensamento
Isso é normal, assim como somos influenciados por outras pessoas e também influenciamos outras
O cristianismo no principio era tido como mais uma seita dentro do judaismo. Em que momento se dá essa ruptura e o cristianismo se torna independente e se formaliza como uma religião com identidade propria?
Acredito que Jesus e seus primeiros discípulos não tinham intenção de formar uma nova religião, isso foi acontecendo gradualmente ao longo do tempo, a medida que outras linhas de pensamento iam sendo incorporadas, assim distanciando das ideias judaicas
A ruptura com o judaísmo aconteceu no concílio de Jerusalém e reforçada ao longo dos primeiros séculos por Teólogos como Teófilo de Antioquia e Basílio de cesareia
Isso mesmo. Jesus revela a verdade. Paulo propõe uma religião.
Isso é um longo processo. Talvez a melhor pergunta a se fazer é como o cristianismo primitivo ganhou força entre os não judeus, porque esse é o ponto para haver a gradual ruptura. Inclusive, se você pegar os evangelhos por ordem de datação você consegue enxergar a evolução de Jesus como um messias, ou o filho de Deus, até ele se tornar o próprio Deus encarnado...acredito que foi reflexo dessa gradual ruptura.
A fé a partir de Paulo se torna mais helenistica que judaica. Qual prejuizo isso pode ter trazido pra mensagem do evangelho puro pregado por Jesus haja vista Jesus ter uma mente judaica?
É bom enfatizar que os ensinamentos de Paulo não vão de encontro ao Cristo, mas nós da uma compreensão além do homem Jesus.
Dr. Perimita me discordar da maior parte do video com todo respeito.
Algum argumento para apoiar sua discordância?
@jeanpaulnunes8975 sim. Leia a Bíblia e vai perceber que Jesus era um judeu zeloso ele e sua família. Era rigoroso como em várias passagens bíblicas, Paulo conhecia sim as histórias de Jesus embora nunca leu um evangelho na bíblia como nos. Ele conviveu com Pedro e os demais. O vídeo foi extremamente voltando para uma teologia da libertação pra causar uma reintegração em Jesus e no cristianismo.
salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa.
Salvação religiosa
Salvação religiosa.
Salvação religiosa
Salvação religiosa.
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa
Salvação religiosa