Catástrofe no RS: Rio dos Sinos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 сер 2024
  • O Rio dos Sinos é um dos afluentes do Rio Jacuí, e dessa forma, também chega ao Lago Guaíba. Ao longo do seu percurso houve sérias inundações em cidades populosas como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas.
    Créditos: Google Earth
    #chuvas #riograndedosul #sosrs

КОМЕНТАРІ • 39

  • @olindamariaoliveiradematos6169
    @olindamariaoliveiradematos6169 3 місяці тому

    Muito obrigada pela aula.

  • @gui_bauer
    @gui_bauer 3 місяці тому +7

    Certas cidades e bairros deveriam deixar de existir por completo, dando espaço pra várzea do rio. Nem com centenas de sistemas de contenção de água, seria possível proteger todas essas cidades da bacia do Jacuí . Hora ou outra vai acontecer de novo.

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому +4

      Isso, o rio cedo ou tarde reclama pelo que é seu, muitos deles tiveram seus cursos alterados ao longo do tempo para dar espaço à expansão das cidades.

    • @andrysr100
      @andrysr100 3 місяці тому +1

      Certeza

    • @persiahippie6814
      @persiahippie6814 3 місяці тому +1

      Alguma cidade vão ficar só nos vídeos e fotos! Muito triste! 😞

  • @amazonguide2104
    @amazonguide2104 3 місяці тому

    Olá! Como está a situação em Caraá? Su puderes me atualizar! Parabéns pelo trabalho! Obrigado!

  • @carlosbarth1366
    @carlosbarth1366 2 місяці тому +1

    Gosto muito do seu canal, mas nesse vídeo tenho uma pequena contribuição. Aquele rio q passa perto da cidade ee rolante é o Rio Rolante. O Google nomeou errado. O rio dos Sinos nasce em Caraá e passa na zona rural de Santo Antônio da Patrulha, sendo q mais adiante recebe as aguas do rio Rolante, seguindo então em direção ao município de Taquara e segue seu fluxo.

    • @josielsapi
      @josielsapi  2 місяці тому +1

      Muito obrigado, sim eu verifiquei em vários mapas, um morador de Rolante havia me alertado, pois eu usei o Google, e realmente o nome do rio está errado, porém o Rio Rolante faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
      Forte abraço amigo 👊🏻🌎

  • @andrysr100
    @andrysr100 3 місяці тому +2

    Rio dos sinos não passa em Rolante. O google maps está errado.

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому

      Muito obrigado pela dica, segui o curso do rio, e o Google nomeia o Rio Rolante como rio dos Sinos, e o Rio Rolante é um dos principais afluentes do Rio dos Sinos, acabei descobrindo algumas cachoeiras que vou querer visitar no verão.

    • @andrysr100
      @andrysr100 3 місяці тому

      É o Rio Rolante. Tem cachoreiras bonitas em alguns de seus afluentes. Andorinhas, chuvisqueiro...

    • @andrysr100
      @andrysr100 3 місяці тому

      Mas a nascente do Rio dos Sinos é a melhor na minha opinião.

  • @f.juniormedeiros
    @f.juniormedeiros 3 місяці тому

    Parabéns pela excelente explicação

  • @persiahippie6814
    @persiahippie6814 3 місяці тому

    Vizinho do meu sítio fechou o rio para sugar água para seu pesque pague com vários tanques. Quando chove muito o rio invade as margens do rio! IBAMA já foi avisado e nada fez! Estou furiosa já com essa situação absurda! 🤬🤬

  • @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24
    @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 3 місяці тому

    Como resolver ou ao menos minimizar muito o problema de enchentes e alagamentos em Porto Alegre e cidades da região no Rio Grande do Sul quando o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos enchem de mais?
    Deve haver mais vazão de água e mais próximo de onde causam problemas.
    A saída do Lago Guaíba fica a 300 quilômetros para a água sair de Porto Alegre até chegar ao Porto na cidade de Rio Grande por onde percorre toda a extensão da Lagoa dos Patos até chegar ao oceano, ou seja, uma distância muito longa, que demora várias semanas, para a água percorrer e iniciar a sua saída, e enquanto a água não sai o nível do Lago Guaíba e Lagoa dos Patos só aumenta causando enchentes. Se tiver uma outra saída mais próxima das cidades de áreas mais populosas alguma eventual enchente terá menor impacto e as água baixarão mais rapidamente.
    O melhor lugar para fazer uma abertura na Lagoa dos Patos para dar vazão ao oceano é mais próximo de Porto Alegre, pois o nível das águas que vem do Lago Guaíba e ficam na região de Porto Alegre e no começo da Lagoa dos Patos é mais elevado do que na saída para o oceano no Porto da cidade de Rio Grande.
    Não faz sentido fazer uma abertura tão longe de Porto Alegre. O nível da Lagoa dos Patos quando está próximo do Porto da cidade de Rio Grande é muito mais baixo e a vazão será menor. Se fizer uma abertura na região Norte da Lagoa dos Patos onde o nível das águas é mais alto a vazão das águas para o oceano será maior e mais rápida, pois as águas não precisarão percorrer 300 quilômetros percorrendo desde o Lago Guaíba até o Porto da cidade de Rio Grande para desaguar no oceano. Existem estudos que mostram que as águas da Lagoa dos Patos têm velocidade média de 0,2 km/h. Agora imagine as águas “andarem” nesta velocidade e percorrerem 300 quilômetros para só então saírem na Foz na cidade de Rio Grande. Por isso insisto que uma abertura seja feita ao Norte da Lagoa dos Patos entre São Simão e São José das Palmas, pois as águas irão sair mais rapidamente para o oceano.
    O Nível da Lagoa dos Patos não é o mesmo em toda a sua extensão, ele é mais alto quando está mais próximo de Porto Alegre devido o nível do Lago Guaíba também ser mais alto e justamente por este nível de água ser mais alto na parte Norte na Lagoa dos Patos haverá mais pressão para as águas saírem se uma abertura para o oceano for feita ao Norte. O local que indico para esta abertura da Lagoa dos Patos deve ser feita entre São Simão e São José das Palmas, pois a profundidade da Lagoa dos Patos também é maior neste ponto o que facilita a vazão e evita assoreamento, (entupimento), futuro.
    Toda a saída da Lagoa dos Patos está assoreada, (entupida). A profundidade nos últimos 50 quilômetros da Lagoa dos Patos tem entre um, dois ou três metros de profundidade apenas, por isso as águas não tem pressão para desaguar no oceano, sendo que na região mais ao Norte da Lagoa dos Patos a profundidade pode chegar a cinco, seis e sete metros. “Desentupir” a Foz da Lagoa dos Patos não faz sentido, é muito custoso e irá “entupir” novamente, gerando sempre custos enormes c0m frequência.
    Eu estou explicando todos estes detalhes para que seja entendido que o local onde se deve construir esta abertura é ao Norte da Lagoa dos Patos.
    O que deve ser feito?
    Fazer uma abertura para aumentar a vazão das águas da Lagoa dos Patos até o oceano mais próximo de Porto Alegre. Construindo uma abertura de 500 metros de largura no mesmo nível de água que é considerado normal na Lagoa dos Patos que é 1,30 metros, quando a água começar a ultrapassar esta altura ela começará a transbordar por esta construção até o oceano. O local da construção deve ser feito entre São Simão e São José das Palmas. Esta localização fica na cidade de Mostardas/RS a construção irá ocupar algo em torno de 6% do território, por este motivo esta cidade deve receber Royalties ou algum beneficio por alguns anos ou décadas custeada pelas cidades beneficiadas pela construção ou pelo Rio Grande do Sul, isso fica a critério dos envolvidos.
    A construção terá em torno de 500 metros de largura e 13 quilômetros de comprimento até chegar ao oceano, apenas na ponta de entrada e saída às extremidades podem ser maiores tendo um quilômetro de largura, ou mais, para aumentar a eficiência da vazão da Lagoa dos Patos em períodos de grandes chuvas, devido muitos rios desaguarem no Lago Guaíba que deságuam na Lagoa dos Patos. Não precisa de comportas, eclusas, máquinas caras de bombeamento, manutenção cara de máquinas, operador de máquinas, não precisa de nada disso, apenas construir uma estrutura como se fosse um “toboágua” preenchido de concreto ou pedras a um nível que após chegar a 1,30 metros na Lagoa dos Patos à água começará a transbordar para o oceano dando maior vazão, e mais rápido, evitando enchentes em Porto Alegre e região. A construção deste “toboágua de 13 quilômetros” deverá ser feita em uma inclinação de 10 centímetros a cada quilômetro, pois em 13 quilômetros estará no nível do oceano. Também precisará ser construída uma ponte, pois neste local existe uma rodovia.
    Por que a construção deve ter (((NO MÍNIMO 500 METROS DE LARGURA)))? Porque o Rio Jacuí quando desemboca no Lago Guaíba tem a largura de um quilômetro, mas a saída lá no Porto da cidade de Rio Grande tem apenas 500 metros após a construção dos (molhes) o que faz diminuir a vazão das águas, antes da construção dos (molhes) a abertura natural de vazão tinha mais de um quilômetro...
    Por que a construção (((NÃO))) deve ser feita no mesmo nível do oceano? O Objetivo desta construção é apenas escoar as água da Lagoa dos Patos através do transbordamento após o nível de 1,30 metros ser ultrapassado, não terá profundidade suficiente para travessia de navios, pois caso esta abertura fosse feita no mesmo nível do oceano a vazão das águas para sair na Foz na cidade de Rio Grande seria muito diminuído gerando problemas de assoreamento, “entupimento”, ainda mais graves do que já são. Por isso o nível de transbordamento da 1,30 metros da construção, mantendo o fluxo de águas abaixo deste nível sendo direcionado para sair na Foz na cidade de Rio Grande onde tem o Porto mantendo a navegabilidade para as embarcações.
    Esta proposta é muito melhor do que comportas, eclusas, maquinários caros para bombeamento que precisam de manutenção cara e precisam de funcionários operando. Todas estas outras propostas são muito mais custosas, ineficientes ou desnecessárias, precisam de muito mais manutenção e precisam sempre de funcionários. Tudo isso gera muito custo completamente desnecessário. É só deixar a Lagoa dos Patos transbordar quando ultrapassar o limite de 1,30 metros. Sem máquinas caras, sem manutenção cara, sem funcionários. É desgastante ter que defender o óbvio, mais eficiente e menos custoso.
    C0m esta nova construção a entrada e saída terão a mesma vazão resolvendo ou ao menos minimizando muito o problema de enchentes e dificuldade de vazão da Lagoa dos Patos. Defendo que a construção deva ser feita entre São Simão e São José das Palmas devido às águas saírem mais rapidamente, não precisando percorrer 300 quilômetros e demorar várias semanas até conseguirem sair no Porto da cidade do Rio Grande devido à velocidade média da Lagoa dos Patos ser de apenas 0,2 km/h. Este desvio de água apenas será utilizado quando a Lagoa dos Patos ultrapassar o nível de transbordamento acima de 1,30 metros. Servirá como uma vazão mais rápida em situações de grande quantidade de chuvas e águas vindas do Lago Guaíba.
    . . . Tem continuação . . .

    • @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24
      @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 3 місяці тому

      ...Continuação:
      Outra construção que deve ser feita é um vertedouro do Lago Guaíba para a Lagoa dos Patos na região da Praia da Faxina para transbordamento das águas. A construção deve ser feita acima do nível de 2,50 metros para que a água apenas escoe ao ultrapassar este limite. (((NÃO DEVE SER FEITO UMA ABERTURA DIRETA ENTRE O LAGO GUAÍBA E A LAGOA DOS PATOS))), pois se isso for feito poderá trazer problemas de nível muito baixo em períodos de estiagem para o Lago Guaíba prejudicando a navegabilidade para embarcações, por este motivo um vertedouro é o ideal, aumentando a vazão do Lago Guaíba em períodos de grandes chuvas, mas também mantendo a navegabilidade e profundidade do Lago em períodos de estiagem. A construção foi escolhida para este local devido esta ser a região que já é mais baixa, sendo necessário apenas fazer terraplanagem da região de poucos metros. A construção terá dois quilômetros de largura e dois quilômetros de comprimento. Será necessário construir uma ponte no local também.
      Um complemento importante: Em anos de El Niño, quando for confirmado o primeiro mês que a variação média da temperatura do oceano Atlântico ficou acima de 0.5 graus Celsius providencias devem ser tomadas, pois este será um ano de El Niño. Pois quando (nossa estrela) está em maior atividade ela aquece mais as águas dos oceanos e evapora mais água e por tanto as chuvas são mais intensas. O que proponho é que em todos os meses que a variação média da temperatura do oceano Atlântico ficar acima de 0,5 graus Celsius, o que significa que são anos de El Nino, que nestes meses as represas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde ocorrem estas chuvas mais intensas devido o fenômeno El Niño, que nestas cidades que têm represas nos rios que deságuam no Lago Guaíba e Lagoa dos Patos devam liberar as águas de suas represas quando chegar a 80% do volume máximo, este será o novo volume máximo para estas represas em anos de El Niño sendo estabelecido o volume máximo para estas represas quando a variação média da temperatura do oceano Atlântico ficar acima de 0.5 graus Celsius, isso evitará ou mitigará os efeitos de grandes quantidades de chuvas comuns em anos de El Niño no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
      Deve ser feito um decreto ou medida provisória estabelecendo esta regra passível de muIta para estas concessionárias de usinas hidrelétricas caso não cumpram, pois em anos de El Niño no Rio Grande do Sul chove mais e se deixar as represas encherem até o limite, sem este controle prévio, irão transbordar ou irão precisar liberar as águas todas de uma vez para evitar que as represas rompam, mas isso gera problemas nas cidades rio abaixo como aconteceu em 2023 e 2024 que foram anos de El Niño e também em 2015 que também foi ano de El Niño e no Lago Guaíba também teve enchente. Por isso, se esta regra for estabelecida os volumes de águas liberados de uma única vez por risco de rompimento de barragens serão muito menores, pois já nos meses anteriores nos anos de El Niño, no primeiro mês que a temperatura média do oceano Atlântico ficar acima de 0,5 graus Celsius o nível das barragens destas cidades que deságuam no Lago Guaíba e Lagoa dos Patos será de 80% de capacidade máxima tendo que liberar as águas se estiverem acima diste limite ou quando chegarem a este nível. Mesmo que os limites das barragens subam para 90% ou 95% da capacidade no período de chuvas, a questão é que já terão iniciado a liberação das águas nos meses anteriores quando atingirem este limite máximo de 80% do volume de água das represas nos anos de El Niño. Estas Usinas hidrelétricas não irão gerar menos energia ou lucrar menos, esta é apenas uma regra para segurança para as próprias represas e cidades rio abaixo em relação aos anos de El Niño que chovem quantidades maiores. Esta proposta e critérios de metodologia podem abranger todas as hidrelétricas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos anos de El Niño para evitar enchentes ou ao menos minimizar impactos.
      Estas informações e a proposta de projeto devem ser encaminhadas para o Governador do Rio Grande do Sul e para as prefeituras das cidades banhadas pelo Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Rio Jacuí, Rio Caí, Rio dos Sinos e Rio Gravataí, pois este projeto é do interesse de todas estas cidades e todas elas devem participar dos custos da obra, sendo estes custos sendo proporcional a quantidade populacional de cada cidade, pois todas estas localidades serão beneficiadas.
      ,,,...,,,...,,,...

  • @persiahippie6814
    @persiahippie6814 3 місяці тому

    Os rios ganham alta velocidade nas ladeiras.🤔 Onde construir as cidades provisória?? Situação complicado do RS.😞

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому

      O desnível acelera as águas, o correto era construir em áreas mais afastas, altas e planas, mas o relevo do Rio Grande do Sul em muitas partes é íngreme e acidentado.

  • @jefisson
    @jefisson 3 місяці тому

    Pra onde irão todas essas pessoas.

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому

      Pergunta difícil de responder, ainda mais nas cidades mais populosas, nas menores até é mais fácil, porém, tem a questão do relevo que pode dificultar, um bom exemplo a ser seguido é o município de Itá.

  • @robertoschmidt681
    @robertoschmidt681 2 місяці тому

    em rolante na verdade é o rio rolante um afluente do Sinos,
    a água que vem do Caraá se lê Cará, se encontra com o Rio Rolante em Taquara.

    • @josielsapi
      @josielsapi  2 місяці тому

      Isso, já havia verificado, no Google está errado mesmo.

    • @robertoschmidt681
      @robertoschmidt681 2 місяці тому

      @@josielsapi muito show os seus vídeos, professor

  • @rubensyoussef6062
    @rubensyoussef6062 3 місяці тому +3

    A captação de som do vídeo está péssima.
    O canal poderá ter maior crescimento se melhorar a qualidade do som.

  • @eversonfernandes1413
    @eversonfernandes1413 3 місяці тому +1

    Rio dos sinos eu no final de semana estava olhando as curvas eu também acho que vai mudar em alguns lugares com em são Leopoldo ele a os 10 anos atrás ele fez ligação reta e a curva de ferradura ficou morta como eles falam braço morto.

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому

      É provável que mude, se olharmos no Google Earth, dá para perceber que ele mudou em alguns momentos, e nós com sociedade mudamos e alteramos ele.

  • @persiahippie6814
    @persiahippie6814 3 місяці тому

    Essa enchente atingiu famílias de classe pobre e média até alta etc..

  • @brunobieger6977
    @brunobieger6977 2 місяці тому

    Só não entendi uma coisa , rio dos sinos na cidade de Rolante???

    • @josielsapi
      @josielsapi  2 місяці тому

      No Google está errado, na verdade é o Rio Rolante, por outro lado, este faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

  • @marciogarcia7078
    @marciogarcia7078 3 місяці тому

    Ali onde foi construída 448, era área de inundação que absorvia parte da água quando das enchentes da passagem do Rio dos Sinos, com o aterramento dessa área, a água passa por cima dessa área sem ser absorvida como antes e cai lá dentro do Matias Velho.

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому

      Isso, é planície de inundação, quando a gente passa pela 448 fica nítido as ondulações.

    • @andrysr100
      @andrysr100 3 місяці тому

      Foi muita chuva. O ateero da rodovia não faz a menor diferença.

  • @dosreisjr
    @dosreisjr 3 місяці тому +1

    Da até uma certa agonia ver essa cidadezinha (nem sei se é cidade na verdade) eldorado do sul... enfiada no meio de agua pra todos os lados! esse rio jacui deve ser um monstro cercando por tras e do lado do guaiba, local que toda essa agua foi. Ja vi videos que essa cidade foi varrida. Sinistro. Não deveria ter cidade ali na minha visão.. ótimo video amigo.

    • @josielsapi
      @josielsapi  3 місяці тому +2

      Da uma agonia, ao longo da história o ser humano ocupou as margens dos rios, pelo própria sobrevivência, água, agricultura… depois a expansão urbana, cedo ou tarde a conta chega, e não deveria ter cidades ao longo das áreas de várzea, vai ser um longo caminho para reconstruirmos tudo, que podemos então ter um melhor relacionamento com a natureza.
      Forte abraço

  • @andrysr100
    @andrysr100 3 місяці тому

    Essas pessoas em areas rurais estão acostumados com enchente.

  • @user-xd8en8nc6e
    @user-xd8en8nc6e 3 місяці тому

    My lord