Olá Carlos, isolamento galvânico é quando não temos ligação física entre dois circuitos, ou seja, se medir a continuidade de um lado para o outro teremos uma impedância muito alta. Os elementos mais comuns que fazem esse isolamento são os transformadores e os acopladores ópticos.
Tive uma placa com vários fotoacopladores, um deles me deu dores de cabeça, dos testes que fiz aparentemente estavam todos em boas condições, muitas vezes os testes que se vê por aí na internet não são suficientes para ter a certeza se estão a funcionar bem, depois de os remover todos da placa quando tinha passado um dia inteiro a fazer testes na placa e não tinha encontrado nada de errado, me deparei com um deles com fuga, este aparelho é muito útil para aferir problemas nos fotoacopladores.
ootimo esquema, um item de certo modo barato mas se aglomerar vai se ver o gasto, naqui na Campina Grande - PB custa R$0,50, eu tenho muitos e com certeza vale muito a pena! obg pela dica e continue assim. Abraço.
Cara, muito obrigado mesmo, além de me ajudar com uma manutenção que precisava fazer de imediato aqui, ainda vai me ajudar futuramente! Obrigado pelo vídeo e pela disposição dos arquivos!
Esse realmente é um vídeo importante! Esse testar é muito simples mas eficaz, quantas vezes fiquei em duvida para testar um foto! Agora fica a dica, testar de cristal com saída para leitura no osciloscópio ou frequencímetro!
Obrigado Leandrisson!! Para cristais já temos um vídeo do ano passado com um testador, dê uma conferida aqui: ua-cam.com/video/5_av_VQjDrk/v-deo.html
5 років тому+2
muito bom mestre,eu uso uma fonte chaveada de 9v 500ma para testar foto acoplador e o tl431 coloquei um soquete para fora da caixa da fonte que acende uma lampada e funciona muito bem...
@@Electrolab-Eletronica trabalho com manutenção diversos aparelhos e já apanhei muito desses caras ai pensei se eu pegar uma fonte funcionando e colocar soquetes para testar foto acoplador e o tl431 não terei mais duvidas se esta bom ou não e deu certo rsrsrs.
Muito bacana e muita informação o seu canal, estou gostando muito. Parabéns estou aprendendo bastante com as suas vídeos aulas, você tira muitas as nossas dúvidas. Um grande like!!!
Muito util ter um testador de opto acopladores..Eu montei um para testar o opto acoplador de 4 pinos e na mesma placa coloquei o circuito para testar o TL431.O circuito é alimentado por uma pequena fonte chaveada de 12V.Ficou muito top.. Coloquei o circuito dentro de uma caixinha 4x2. Facilita muito pra não ter que ficar montando em protoboard toda vez..
Valeu Elói! Grato! Excelente projeto e de muita utilidade...show de bola! Abraço, bom fim de semana e esse... Boa tarde! Convertei-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; (Lm 5:21a).
@@Electrolab-Eletronica Grato! Irei montar o testador que tão gentilmente nos proporcionou...são sempre de grande auxílio no dia a dia do técnico... Abraço! Fique na... Shalom!
eu ja montei um circuito de testes p/ optoacopladores. porém fiz um circuito mais simples, utilizando somente o optoacoplador q seria estado. show. like 239.
Permita -me uma sugestão, o push button ficaria melhor na entrada fotoacoplador pois se a saída do fotoacoplador estiver em curto o led irá acender também, informando erroneamente que o componente está bom. Mas Boa ideia de ferramenta para bancada
Realmente, o push button deveria ficar apenas na entrada, pois da forma que está, cortando a entrada e a saída, no caso de curto da saída terá o mesmo comportamento do componente em bom estado. Se o botão ficar só na entrada, em caso de curto da saída o LED acenderia assim que o componente fosse colocado no soquete, demonstrando o defeito.
Bem observado esse detalhe. Um outro detalhe seria adicionar mais um push button com a função pull down no terminal de base referente aos fotoacopladores de 6 terminais. Dessa maneira quando acionamos a chave principal o indicador se acende , e pressionando essa segunda chave sem soltar a primeira, o led indicador se apagará comprovando que o componente está realmente 100%.
Cara sou de santos,são vicente e vc e muito bom Como professor. Tenho 45 anos de profissão e tem coisas qe aprendi com o amigo Desejo a vc e família feliz 2020 e. Não deixa a gente Não Gravo tdo. Faz uma fonte regulavel 0-30v 2 a 5A GratoCardoso
Agora uma sugestão. Eu sei qual a ultilidade do gerador de sinal do osciloscópio, porém tem muita gente que não sabe. Um amigo me perguntou e falei pra ele ver um vídeo no you tube, ele me relatou que não achou nenhum ! Aí procurei e não achei. Por fim tive de dar uma aula pra ele 😂😂😂
Sim, na verdade o uso do gerador de funções é muito amplo e por isso ele aparece aqui no canal em dezenas de vídeo, mas como coadjuvante e nesses vídeos apresento o seu uso na prática.
Boa noite Vinicius! Em geral não pode, eles têm características diferentes, mas alguns são parecidos e podem até funcionar. Precisa pesquisar caso a caso nos datasheets do original e do substituto, para ver se têm especificações próximas.
Boa tarde Valdemar, circuito simples e bem útil na bancada. Se me permite uma pergunta fora do contexto do vídeo: qual o processo ou produto que você utilizou para "pratear" o cobre da PCI? Abraço.
Não pode, há muitos modelos com características e capacidades diferente. Mesmo havendo muitos equivalentes, precisa confirmar antes o modelo original para garantir o bom funcionamento.
Mais um vídeo muito interessante e útil para os aficionados por eletrônica. Se puder informar aonde comprou o suporte que utilizou na montagem da placa, agradeço. Obrigado.
Calcula-se pela lei de ohm, sabendo a corrente de consumo do optoacoplador e a tensão de alimentação. Os valores variam com o modelo do optoacoplador, em média com uma corrente de 5 a 20mA. Tensão em geral é na faixa de 1.2 a 1.7V.
Professor como seria feito essas duas fontes em um projeto de PLC ? Pois não vejo isso em projeto de CLP na internet só vejo assim com fontes externas . Como é feito as duas fontes no circuito para ter doi GND distinto?
O uso de duas fontes separadas com GNDs distintos em projetos de CLP é essencial para isolar circuitos de controle e potência, ou circuitos sensíveis e ruidosos. Isso ajuda a prevenir interferências, proteger componentes e garantir segurança. A primeira fonte é normalmente uma fonte de baixa tensão (ex.: 5V ou 3.3V DC) para circuitos lógicos. Pode ser derivada de um conversor DC-DC ou diretamente de uma fonte chaveada. E a segunda fonte alimenta dispositivos de maior potência (ex.: 12V, 24V, ou 48V DC) e frequentemente utiliza uma fonte dedicada. Você pode usar dois conversores isolados DC-DC, como o B0505S ou B1212S, que têm saída isolada do lado de entrada. Isso permite criar a segunda fonte a partir da primeira, mantendo os GNDs isolados. Garanta que o GND da Fonte 1 não tenha conexão direta com o GND da Fonte 2. Utilize optoacopladores para transmitir os sinais de controle entre os dois circuitos. Projetos comerciais de CLPs muitas vezes integram fontes isoladas ou utilizam circuitos de isolamento internos, tornando desnecessária a implementação explícita de duas fontes separadas para o usuário final. Porém, ao projetar um CLP customizado, essa separação se torna fundamental para manter o isolamento e a confiabilidade do sistema.
Excelente explicação amigão .Nas placas de ar condicionado inverter se usa bastante PC 817 e 851 e entre outros .essa placa que vc usa pra teste existe ela pra vender vou vc quem os criou? Ela e excelente paraa testa esse componente. Sucesso no canal
Bom dia Professor! Sou fã aqui do canal. Parabéns pelos vídeos. No caso específico deste testador, poderia explicar por que ligaste a carga dos acopladores (neste caso o Led e o Resistor) no emissor do transistor e não no coletor (já que ele é NPN) como se faz tradicionalmente?
Olá Joel, obrigado! Ness função de chaveador, não faz diferença a posição da carga, desde que polarizada corretamente! Quando o transistor conduzir, ele ligará o Vcc para o LED pelo emissor.
Bom, quero saber qual tipo de fotoacoplador que o pino 3 e 4 que entra corrente negativa em qual o transisto pnp, porque o pc817 entra npn no pino 3 e 4 quero que seja entrada pnp para liberar carga pnp, tem fotoacoplador pnp ou não ou só npn?
Teoricamente os tipo PNP existem, mas não me recordo de ter usado nenhum que fosse assim. Com a saída open colector dos NPN, você consegue chavear tanto o GND quanto o VCC para a carga.
@@Electrolab-Eletronica mais a voltagem vai sai a mesma tanto pra o pnp como npn, quero usar no pnp para liberar a corrente e mais a voltagem toda que passar no pc817 no pino 3 e 4 por isso que queria saber como entrava corrente negativa pelo pino 4 e saí no 3, para saí mais forte tanto a corrente como a voltagem negativa?
boa tarde !! onde encontro esses soquetes, pra montar um testador de acoplador. ou como pesquisar no google, sendo que como "soquete" não estou encontrando? agradeço pela ajuda
Boa tarde sigo seu canal ótimo progeto. Vc poderia montar um testador que testa foto tl431 mosfet triac. Vi esse progeto mas a pessoa não disponibiliza o esquema nem vende ?
Sugestão anotada. Há alguns multitestadores no mercado de baixo custo, talvez seja melhor do que montar um. A montagem geralmente usará microcontrolador, programa e gravador de PIC ou ARM.
Rrsrssrsr! Você reparou na placa Rafael! É um retalho de uma placa muito antiga que ainda guardava! A velocidade máxima dos acopladores depende do rise e fall time, esse tempos estão no datasheet, em geral não passam muito dos 150KHz, na maioria dos casos.
Pode ser a tensão coletor emissor usada for abaixo de 35V, já que esse é o limite do PC817 e o PC851 suporta 350V entre coletor e emissor. No mais eles são bem parecidos.
Bom dia professor. Aquele multi testador de componentes que o sr já mostrou em um outro vídeo não testa este tipo de componente ? Digo isso pq já encomendei um e aí não haveria a necessidade de criar um novo testador. De toda forma um excelente vídeo como sempre, compartilhando conhecimento. Vida longa ao canal
O componente que você mencionou, opto 816 LG, parece ser um optoacoplador da família EL816 ou PC816, fabricado por diferentes marcas, como Lite-On (LG é uma referência comum da Lite-On). Caso não esteja encontrando o datasheet específico, você pode utilizar o datasheet de versões similares, como PC816 ou EL816, que são amplamente disponíveis e têm características muito parecidas. Algumas características gerais que são comuns para esses optoacopladores:: Tensão de isolamento: até 5 kV Corrente direta (IF): 50 mA (típica) Tensão inversa: 6V Corrente de coletor: 50 mA Temperatura de operação: -30°C a +100°C Você pode fazer o download do datasheet de optoacopladores compatíveis pesquisando por PC816 ou EL816 em sites como: Lite-On Electronics Mouser Digi-Key Essas versões são praticamente intercambiáveis, a menos que haja uma especificação muito particular no sufixo "LG".
Adorei, vou montar em uma plaquinha! Obrigado. Professor, me veio uma ideia que não sei se seria viavel e nem se funcionaria, mas ai vai a pergunta, rs. Colocar um foto acoplador na entrada de um amplificador, antes do par diferencial, seria possivel? pensei misso para isolar a entrada da saida dos aparelhos que poderiam gerar ruido.
Olá Arnaldo! Sim é possível, mas se for amplificador de áudio, precisa confirmar o efeito na resposta em frequência dependendo do modelo de foto acoplador usado, pois pode virar um filtro e isso é tudo que não se quer num amplificador de áudio.
@@Electrolab-Eletronica Entendi, sim é para audio, voce poderia me indicar algum para eu fazer uma experiencia? pois não conheço nada sobre os modelos e nem como procura-los. Muito obrigado por sempre responder a meus questionamentos. Forte abraço
Você poderia fazer um video sobre explicando o que é Isolação galvânica, e sobre equipamentos que tem essa isolação.
Olá Carlos, isolamento galvânico é quando não temos ligação física entre dois circuitos, ou seja, se medir a continuidade de um lado para o outro teremos uma impedância muito alta. Os elementos mais comuns que fazem esse isolamento são os transformadores e os acopladores ópticos.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela sua resposta e por seus ótimos videos!
Me fale como vc poderia me enviar um desse pra mim pelo correio, e me fale valor ..
Muito obrigado pela explicação e pelo projeto do testador que disponibilizaste. É muitíssimo útil para ter na bancada! Um grande abraço!
Obrigado Robeson!
Incrível!!! Impossível não aprender com a fluência didática e a segurança DESSE GRANDE MESTRE na transmissão do conhecimento.
Muito obrigado Alexis!
Tive uma placa com vários fotoacopladores, um deles me deu dores de cabeça, dos testes que fiz aparentemente estavam todos em boas condições, muitas vezes os testes que se vê por aí na internet não são suficientes para ter a certeza se estão a funcionar bem, depois de os remover todos da placa quando tinha passado um dia inteiro a fazer testes na placa e não tinha encontrado nada de errado, me deparei com um deles com fuga, este aparelho é muito útil para aferir problemas nos fotoacopladores.
Sem dúvida! Pequenas fugas podem ser de fato mais difícil de detectar.
ootimo esquema, um item de certo modo barato mas se aglomerar vai se ver o gasto, naqui na Campina Grande - PB custa R$0,50, eu tenho muitos e com certeza vale muito a pena! obg pela dica e continue assim. Abraço.
Obrigado José! Abcs
Cara, muito obrigado mesmo, além de me ajudar com uma manutenção que precisava fazer de imediato aqui, ainda vai me ajudar futuramente! Obrigado pelo vídeo e pela disposição dos arquivos!
Valeu Leandro! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Boa tarde PROCDSSOR , gostei. Muito da aula, vou colocar em prática seus ensinamentos. PARABÉNS.
Obrigado José Luiz!
Aula TOP! PARABENS! Assim eu consigo entender 100% do funcionamento de um acoplador.
Valeu João!
Gosto do modo que explica o circuito com precisão. Valeu
Obrigado Joel!
Esse realmente é um vídeo importante! Esse testar é muito simples mas eficaz, quantas vezes fiquei em duvida para testar um foto! Agora fica a dica, testar de cristal com saída para leitura no osciloscópio ou frequencímetro!
Obrigado Leandrisson!! Para cristais já temos um vídeo do ano passado com um testador, dê uma conferida aqui: ua-cam.com/video/5_av_VQjDrk/v-deo.html
muito bom mestre,eu uso uma fonte chaveada de 9v 500ma para testar foto acoplador e o tl431 coloquei um soquete para fora da caixa da fonte que acende uma lampada e funciona muito bem...
Maravilha! Boa solução!
@@Electrolab-Eletronica trabalho com manutenção diversos aparelhos e já apanhei muito desses caras ai pensei se eu pegar uma fonte funcionando e colocar soquetes para testar foto acoplador e o tl431 não terei mais duvidas se esta bom ou não e deu certo rsrsrs.
Muito bacana e muita informação o seu canal, estou gostando muito. Parabéns estou aprendendo bastante com as suas vídeos aulas, você tira muitas as nossas dúvidas. Um grande like!!!
Obrigado Clecio! Seja sempre bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado a você que transmite ótimas informações a sua sabedoria.
Muito util ter um testador de opto acopladores..Eu montei um para testar o opto acoplador de 4 pinos e na mesma placa coloquei o circuito para testar o TL431.O circuito é alimentado por uma pequena fonte chaveada de 12V.Ficou muito top.. Coloquei o circuito dentro de uma caixinha 4x2. Facilita muito pra não ter que ficar montando em protoboard toda vez..
Muito bom Beto! Obrigado!
Boa noite amigão. muito bom
Valeu Elói!
Grato!
Excelente projeto e de muita utilidade...show de bola!
Abraço, bom fim de semana e esse...
Boa tarde!
Convertei-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; (Lm 5:21a).
Olá Mario Sergio!! Obrigado, para você também!
@@Electrolab-Eletronica
Grato!
Irei montar o testador que tão gentilmente nos proporcionou...são sempre de grande auxílio no dia a dia do técnico...
Abraço!
Fique na...
Shalom!
Boa montagem Mario Sergio! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço!
Ótima tarde!
Abraço!
ótima explicação, entendi tudo, ensina muito bem...
Obrigado Josué!
Parabéns Professor 👏👏👏
Obrigado!
Eu montei um testador e deu certo, simples e com um led usando um regulador lm7805 fonte de 9v e funciona bem.
Montei também o teste de tl431.
Maravilha Ted!
Excelente projeto. Um fazer também um para ter aqui na minha oficina. Um forte abraço
Obrigado Camilo! Boa montagem! Abcs.
Vou tentar montar esse circuito, com certeza vai ser muito útil, obrigado.
Olá Alexandre! Certamente ajuda bastante!
Obrigado por mais essa colaboração totalmente gratuita e muito útil.
Obrigado Marcos!
Bom projeto, já vou fazer.obrigado. 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu Carlos!
Muito bom !! realmente não confio mais medir o fotoacoplador pelo multímetro. Vou fazer o meu. Show !!
Simples, mas eficiente Josué! Obrigado!
Ótima ferramenta gostei muito nota 1000 agradeço prof por mais uma dica..
Obrigado Thiago!
eu ja montei um circuito de testes p/ optoacopladores. porém fiz um circuito mais simples, utilizando somente o optoacoplador q seria estado. show. like 239.
Obrigado Anselmo!
Valeu a dica, simples e bom pra mim que só tenho eletrônica com passa tempo .
Obrigado Luiz Carlos!
APROVADO MUITO ÚTIL PARABÉNS AMIGO.
Obrigado Antonio!
Permita -me uma sugestão, o push button ficaria melhor na entrada fotoacoplador pois se a saída do fotoacoplador estiver em curto o led irá acender também, informando erroneamente que o componente está bom. Mas Boa ideia de ferramenta para bancada
Vdd, acho que só mudando a chave de lugar resolveria (depois do R1) ai se estiver em curto acenderia direto
Perfeito Tiago! Ótima sugestão, obrigado!
Realmente, o push button deveria ficar apenas na entrada, pois da forma que está, cortando a entrada e a saída, no caso de curto da saída terá o mesmo comportamento do componente em bom estado. Se o botão ficar só na entrada, em caso de curto da saída o LED acenderia assim que o componente fosse colocado no soquete, demonstrando o defeito.
Bem observado esse detalhe. Um outro detalhe seria adicionar mais um push button com a função pull down no terminal de base referente aos fotoacopladores de 6 terminais. Dessa maneira quando acionamos a chave principal o indicador se acende , e pressionando essa segunda chave sem soltar a primeira, o led indicador se apagará comprovando que o componente está realmente 100%.
Fazer alterações nos desenhos
Muito bom esse projeto de foto acoplador
Obrigado Marcelo!
SHOW DE BOLA, MUITO BOM, TOP-TOP DE LINHA 👍👍...
Obrigado Simão!
Muito bom o circuito para testes de foto acoplador.
Obrigado Rodrigo!
Simples e muito útil meu amigo!Parabéns pelo vídeo!Vai ajuda muita gente!
Obrigado Michel!
Estou aguardando, desde já agradeço pela sua boa vontade
Cara sou de santos,são vicente e vc e muito bom
Como professor.
Tenho 45 anos de profissão e tem coisas qe aprendi com o amigo
Desejo a vc e família feliz 2020 e. Não deixa a gente
Não
Gravo tdo.
Faz uma fonte regulavel 0-30v 2 a 5A
GratoCardoso
Obrigado Cardoso! Um ótimo ano novo para você e família!!
Caracas eu tenho 29 anos de técnico e fico apagando ainda na fonte e multímetro pra medir esse componente AFF, viu fazer um desse. 👏👏👏
Valeu Marco Antônio!
Isso se aprende o primeiro ano técnico e não em 29 anos😂.volta para a escola.
simples e eficiente teste!! bom trabalho!!!!
Obrigado Marcelo!
Eu usa um desses de fabricação caseira montado dentro de um plug de tomada e eu plugava diretamente no multímetro para fazer o teste
Boa solução José!
Mesmo antes de assistir os vídeos, já vou de like positivo...👍👍👍
Obrigado Anderson!
Obrigado pelo vídeo! Sugestão para teus próximos vídeos: medidor de indutância e utilização de gerador de função built-in no osciloscópio. Abraço!
Obrigado Oscar!
Muito bom professor
Obrigado Divanei!
Muito bom parabéns pelo vídeo professor.
Obrigado Marcos!
Muito bom
Sempre uma boa dica.
Obrigado Silva!
Bom Dia meu Patrão
Olá Roberto.
Adorei !!!!!!!!!
💪🤙👌
👏👏👏👏👏
Obrigado!
Ótimo vídeo professor!
Obrigado Jadey!
Como sempre nota 100000
Obrigado Helvis!
Thank you for the tutorial, it was very useful for me
You are welcome EQHA!
LEGAL DA ATE PRA FAZ PRA VENDE HEN FAZER UMAS MODIFICAÇÃO PRA FICA MELHOR IGUAL NOS COMENTÁRIOS AI FICA TOP
Agora uma sugestão. Eu sei qual a ultilidade do gerador de sinal do osciloscópio, porém tem muita gente que não sabe. Um amigo me perguntou e falei pra ele ver um vídeo no you tube, ele me relatou que não achou nenhum ! Aí procurei e não achei. Por fim tive de dar uma aula pra ele 😂😂😂
Sim, na verdade o uso do gerador de funções é muito amplo e por isso ele aparece aqui no canal em dezenas de vídeo, mas como coadjuvante e nesses vídeos apresento o seu uso na prática.
Parabéns pela aula! Professor poderia informar onde comprou esta plaquinha ou o sr. Mandou fazer? Obrigado.
Obrigado Felisberto! Esse é caseira eu mesmo fiz.
Muito Bom !!!!!!!!
😲😲😲😲😲
💪👌🤙
👏👏👏👏👏
Obrigado Maria!
Genial. Parabéns.
Obrigado Paulo!
Obrigado irmao pelo aparelho
Valeu Maxwell!
Boa tarde! Consegui resultado nesse circuito ao invés de um resistor de 1K eu usei um de 100R o LED fica mais vivo.
Perfeito Igor! Depende do tipo do LED mesmo!
Boa tarde. Gostei de seu suporte, poderia nos informar como encontrou dessas hastes com garras?
Alguém poderia informar
Olá Leonardo, comprei na Banggood, segue o link: bit.ly/2Nq0ImP
Boa noite será se pode coloca qual que foto acoplados de ferente no lugar de outro
Boa noite Vinicius! Em geral não pode, eles têm características diferentes, mas alguns são parecidos e podem até funcionar. Precisa pesquisar caso a caso nos datasheets do original e do substituto, para ver se têm especificações próximas.
👍🏾👍🏾😁 Vou montar o meu.
Bom projeto Wander!
muito bom adoro este canal!
Obrigado Wellington!
Boa tarde Valdemar, circuito simples e bem útil na bancada. Se me permite uma pergunta fora do contexto do vídeo: qual o processo ou produto que você utilizou para "pratear" o cobre da PCI?
Abraço.
Olá José! Obrigado! Usei o TP-056E. A propósito, não sou o Valdemar.
@@Electrolab-Eletronica , grato.
Me perdoe pelo infeliz erro.
Sem problemas José!
Olá Alexandre, a placa é caseira, precisaria confeccioná-la. Ou ainda, usar uma placa universal.
Muito útil. Parabéns!
Obrigado Antonio!
Circuito bem útil.
Faz um para foto-acoplador a tiristor também 👍😃👍
Obrigado Gilberto!
Em uma placa de tv.. qualquer foto aclopador pode ser inserido na placa?
Não pode, há muitos modelos com características e capacidades diferente. Mesmo havendo muitos equivalentes, precisa confirmar antes o modelo original para garantir o bom funcionamento.
Mais um vídeo muito interessante e útil para os aficionados por eletrônica. Se puder informar aonde comprou o suporte que utilizou na montagem da placa, agradeço. Obrigado.
Olá Luis, obrigado! Comprei lá fora, mas creio que já vendam por aqui nas lojas online.
Vou procurar então! Obrigado.
Teste serve para moc3063
Agradeço pela atenção me ajudou muito.Obs tem outro que possa substituir esse moc3063
Precisaria adaptar a conexão do soquete para 6 pinos, pois a saída desse é nos pinos 4 e 6 e o layout da placa está para 4 e 5.
Os dois resistor e quanto.
Não mudam.
Como calcula o resistor pra esse opto acoplador?
Qual a tensão que o led interno dele precisa e a corrente?
Calcula-se pela lei de ohm, sabendo a corrente de consumo do optoacoplador e a tensão de alimentação. Os valores variam com o modelo do optoacoplador, em média com uma corrente de 5 a 20mA. Tensão em geral é na faixa de 1.2 a 1.7V.
Professor como seria feito essas duas fontes em um projeto de PLC ? Pois não vejo isso em projeto de CLP na internet só vejo assim com fontes externas . Como é feito as duas fontes no circuito para ter doi GND distinto?
O uso de duas fontes separadas com GNDs distintos em projetos de CLP é essencial para isolar circuitos de controle e potência, ou circuitos sensíveis e ruidosos. Isso ajuda a prevenir interferências, proteger componentes e garantir segurança. A primeira fonte é normalmente uma fonte de baixa tensão (ex.: 5V ou 3.3V DC) para circuitos lógicos. Pode ser derivada de um conversor DC-DC ou diretamente de uma fonte chaveada. E a segunda fonte alimenta dispositivos de maior potência (ex.: 12V, 24V, ou 48V DC) e frequentemente utiliza uma fonte dedicada.
Você pode usar dois conversores isolados DC-DC, como o B0505S ou B1212S, que têm saída isolada do lado de entrada. Isso permite criar a segunda fonte a partir da primeira, mantendo os GNDs isolados. Garanta que o GND da Fonte 1 não tenha conexão direta com o GND da Fonte 2. Utilize optoacopladores para transmitir os sinais de controle entre os dois circuitos. Projetos comerciais de CLPs muitas vezes integram fontes isoladas ou utilizam circuitos de isolamento internos, tornando desnecessária a implementação explícita de duas fontes separadas para o usuário final. Porém, ao projetar um CLP customizado, essa separação se torna fundamental para manter o isolamento e a confiabilidade do sistema.
onde consegui estas garras com estas molinhas.?
Olá Silvia, compre há muitos anos, mas tem o modelo atualizado dele nesta loja: s.click.aliexpress.com/e/_DEYxS6B
muito bom parabens
Obrigado Valdivino!
Falta aí o de duplo transistor usado na excitação de igbts em inversores !
Sim, na verdade faltam vários outros há muitas combinações disponíveis no mercado e não caberiam em um único vídeo.
Excelente explicação amigão .Nas placas de ar condicionado inverter se usa bastante PC 817 e 851 e entre outros .essa placa que vc usa pra teste existe ela pra vender vou vc quem os criou? Ela e excelente paraa testa esse componente. Sucesso no canal
Obrigado André! Não há para vender, é um projeto do canal. Os detalhes estão no link da descrição do vídeo!
Boa tarde. Ótimo vídeo. Como saber os valores na numeração no fotoacoplador.? Obrigado.
Boa tarde, não tem, com essa numeração você precisa pesquisar no google pelo datasheet dele e aí sim ter as características desse modelo.
Otima explicacao
Obrigado Lauro!
Tira uma duvida esse componente nao da fuga . Se tiver acendendo e no aparelho não funcionar por causa da fuga.
É raro, mas pode acontecer.
Bom dia Professor! Sou fã aqui do canal. Parabéns pelos vídeos. No caso específico deste testador, poderia explicar por que ligaste a carga dos acopladores (neste caso o Led e o Resistor) no emissor do transistor e não no coletor (já que ele é NPN) como se faz tradicionalmente?
Olá Joel, obrigado! Ness função de chaveador, não faz diferença a posição da carga, desde que polarizada corretamente! Quando o transistor conduzir, ele ligará o Vcc para o LED pelo emissor.
Top Demais Mesmo
Obrigado!
Bom, quero saber qual tipo de fotoacoplador que o pino 3 e 4 que entra corrente negativa em qual o transisto pnp, porque o pc817 entra npn no pino 3 e 4 quero que seja entrada pnp para liberar carga pnp, tem fotoacoplador pnp ou não ou só npn?
Teoricamente os tipo PNP existem, mas não me recordo de ter usado nenhum que fosse assim. Com a saída open colector dos NPN, você consegue chavear tanto o GND quanto o VCC para a carga.
@@Electrolab-Eletronica mais a voltagem vai sai a mesma tanto pra o pnp como npn, quero usar no pnp para liberar a corrente e mais a voltagem toda que passar no pc817 no pino 3 e 4 por isso que queria saber como entrava corrente negativa pelo pino 4 e saí no 3, para saí mais forte tanto a corrente como a voltagem negativa?
Sim, é a mesma tensão em qualquer caso, a polaridade não importa.
Bom dia amigo, tem como adaptar este testador para testar opto-triac?
Teria que modificar bem o circuito, mas é possível. Seria outro projeto!
boa tarde !! onde encontro esses soquetes, pra montar um testador de acoplador. ou como pesquisar no google, sendo que como "soquete" não estou encontrando? agradeço pela ajuda
Boa tarde! Tem no mercado livre, procure por "Soquete Estampado Para Ci 6 Pinos Dip"
Show de bola
Obrigado JP!
Bom dia td bem?
Aonde eu encontro essa placa para montar esse circuito.Obrigado
Olá Eziel, é uma placa caseira que fiz. Tente fazer a montagem numa placa universal.
Boa tarde sigo seu canal ótimo progeto. Vc poderia montar um testador que testa foto tl431 mosfet triac. Vi esse progeto mas a pessoa não disponibiliza o esquema nem vende ?
Sugestão anotada. Há alguns multitestadores no mercado de baixo custo, talvez seja melhor do que montar um. A montagem geralmente usará microcontrolador, programa e gravador de PIC ou ARM.
Boa Professor...
abraço
Obrigado Wallace! Abcs!
Eletrônica raiz é assim! Placa escurecida e bateria de 9V. Da usar esses fotos em frequência maior que 19200baud? Outra sugestão mais rápida?
Rrsrssrsr! Você reparou na placa Rafael! É um retalho de uma placa muito antiga que ainda guardava! A velocidade máxima dos acopladores depende do rise e fall time, esse tempos estão no datasheet, em geral não passam muito dos 150KHz, na maioria dos casos.
Boa noite se eu tenho um foto acoplador e posso colocar outro diferente no circuito
Boa noite, na maioria das vezes não! Há muitas diferenças nas características deles. Salvo ser for um equivalente.
Não esquece de tirar a bateria para não vazar.
Sim, sempre fora!
Show! Bem simples
Obrigado Renato!
o PC 817 pode ser usado no lugar do PC 851?
Pode ser a tensão coletor emissor usada for abaixo de 35V, já que esse é o limite do PC817 e o PC851 suporta 350V entre coletor e emissor. No mais eles são bem parecidos.
simplis e exente
Obrigado Manoel!
professor, posso montar esse testador numa mini board?
Sim, pode sem problemas.
parabéns pelo video, pode usar no lugar da bateria uma fonte de 9 ou 12 volts?
Obrigado Flavio! Pode sim, sem problemas, se usar de 12, aumente em torno de 30% o valor dos resistores.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Sou Joel de são Sebastião DF, boa noite
Bem vindo ao canal Joel!
Bom dia professor. Aquele multi testador de componentes que o sr já mostrou em um outro vídeo não testa este tipo de componente ? Digo isso pq já encomendei um e aí não haveria a necessidade de criar um novo testador. De toda forma um excelente vídeo como sempre, compartilhando conhecimento. Vida longa ao canal
Olá Alexandre, ele não testa, pois o opto-acoplador é uma espécie de circuito integrado e não um componente único.
Professor, só por curiosidade , qual software o sr usa para editar seus vídeos no canal ?
Camtasia 9.
Excelente explicação, vlw
Obrigado amigo!
Muito bom.
Obrigado Omiya!
Professor preciso de um Help. Não estou achando datasheet e o componente opto 816 LG.
O componente que você mencionou, opto 816 LG, parece ser um optoacoplador da família EL816 ou PC816, fabricado por diferentes marcas, como Lite-On (LG é uma referência comum da Lite-On). Caso não esteja encontrando o datasheet específico, você pode utilizar o datasheet de versões similares, como PC816 ou EL816, que são amplamente disponíveis e têm características muito parecidas.
Algumas características gerais que são comuns para esses optoacopladores::
Tensão de isolamento: até 5 kV
Corrente direta (IF): 50 mA (típica)
Tensão inversa: 6V
Corrente de coletor: 50 mA
Temperatura de operação: -30°C a +100°C
Você pode fazer o download do datasheet de optoacopladores compatíveis pesquisando por PC816 ou EL816 em sites como:
Lite-On Electronics
Mouser
Digi-Key
Essas versões são praticamente intercambiáveis, a menos que haja uma especificação muito particular no sufixo "LG".
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado professor. Mandei um e-mail para mouser vamos ver se eles conseguem o datasheet...
otimo seus videos por a caso vc tem o arquivo gerber desta projeto da placa
Obrigado! Infelizmente dessa não tenho.
Adorei, vou montar em uma plaquinha! Obrigado.
Professor, me veio uma ideia que não sei se seria viavel e nem se funcionaria, mas ai vai a pergunta, rs.
Colocar um foto acoplador na entrada de um amplificador, antes do par diferencial, seria possivel? pensei misso para isolar a entrada da saida dos aparelhos que poderiam gerar ruido.
Olá Arnaldo! Sim é possível, mas se for amplificador de áudio, precisa confirmar o efeito na resposta em frequência dependendo do modelo de foto acoplador usado, pois pode virar um filtro e isso é tudo que não se quer num amplificador de áudio.
@@Electrolab-Eletronica Entendi, sim é para audio, voce poderia me indicar algum para eu fazer uma experiencia? pois não conheço nada sobre os modelos e nem como procura-los.
Muito obrigado por sempre responder a meus questionamentos.
Forte abraço
Olá Arnaldo, não saberia indicar! Precisa pesquisar nos datasheets dos foto acopladores.
o que acontece se estiver com fuga?
Depende de que lado está a fuga e em que intensidade. Pode não acender o led ou acender fraco.
Gostei do vídeo amigo eu queria faser uma pergunta ese de 6 terminal o pino 3 e 6 não liga em nada
Obrigado Divanei! Esses pinos não têm conexão.
Muito bom
Obrigado Rita!
Muy buenos exelente amigo
Gracias Marcelo!