A viúva saudável não perde a pensão por morte do marido depois dos 21 anos correto ? E o filho único saudável maior de 21 anos e sem mãe tem direito ao pedido de pensão tardia por morte do pai que era aposentado do inss?
Boa noite!! Tenho união estável registrada em cartório a mais de 30 anos, porém meu companheiro continua casado no papel com a primeira esposa ,mais eles são separados de fato, caso o falecimento do meu companheiro quem fica com a pensão?
Parabéns dr que espricasão parabens porque eu no meu cado estou vivendo isto porque tinha uniao estavel de ano depois casamos meu marido falei 2020 e ele levou pra justiça pedido pensao e eu ja tinha entrando e recebi a pensão dele e ele ainda fez um edpeestimo no meu nome e desconta no meu salario que vem reduxido mais esta na justica eu nao tirei esprestimo nenhum.istpu e serio entrei na justiça pois eu nao pedi esprestimo nenhum
Boa noite Dr. Eu me separei do meu marido na época, era vivo. Inclusive teve separação judicial, mas não houve tempo para o divórcio, ele morreu antes. A segunda mulher viveu com o meu falecido marido, e após a morte dele, ela teve direito a pensão por morte. E eu que fui casada com ele não tive direito. Tentei diversas vezes para ter direito a pensão por morte e não consegui, mas aconteceu a morte também dessa mulher. Que conviveu com o meu marido. Bem a pergunta é tenho direito a essa pensão por morte? Meu marido já é falecido a 4 anos. E gostaria que o Senhor me orientasse. Desde já agradeço. 7/09/2023, 18:57, Quinta feira.
Meu marido paga duas pensões , uma vitalícia pra filha especial, e da primeira esposa já idosa, ele é divorciado, e fizemos união estável, , com a certidão averbada (separado de fato 30 anos). Temos 12 anos juntos Ele aposentado, por Tempo de trabalho e doença, como fica essa pensão?? Divide por 3, ou con quem fica a pensão...
Bom dia! Instituidor de pensão casado "no papel" porem separado de fato e convivia em união estavel por muitos anos com outra pessoa. Qual das duas tem direito a pensão? A que era casada no papel mas não convivia junto ou a companheira atual com muitos anos de união estavel? Desde já agradeço!
Estou em uma verdadeira insegurança jurídica como bacharela em direito ,li a pouco tempo que em caso de duas união seja um casamento e uma união estável ou duas união estável a pensão e os bens fica para a atual convivente , li também que isso é possível após dois anos de separação de separação confirmada ,por favor tire essa dúvida
Minha situação é outra em relação a filhos. Rinhamos uma relação estavel de 20 anos e tinhamos um filho que tbem estava vivendo em uma relação estava de 3, 4 anos e teve uma filginha que hoje tem 4 anos. Meu ex marido sacou todos os direitos de neu filgo e fiquei sabendo por terceiris e hoje paga um valor para minha neta. Pergunta... não teria que me comunicar sobre isso? Me por a par?
8 місяців тому
Com certeza ele deveria ter lhe avisado. Leve a quantia para partilha, a[i ele terá que comprovar o destino do valor.
É nesse caso o direito a pensão após a morte fica pra quem, a minha união estável tem mais de 20 anos e ele casou escondido tem 1 ano e 7 meses fui reabrir tem uns 9 meses
2 роки тому+2
Valéria. O direito a pensão deverá ser comprovada em Juízo. Mais lhe digo que é possível sim. Corra atrás que dá certo. Abraço.
DR O MAS LEGAL DOS SEUS VIDIOS O SENHOR RESPONDE A TODOS PARABÉNS POR NOS ESCUDAR Dr meu marido se encontra casado com a ex mas já estão separado a 7 anos e nos dois estamos a 6 anos juntos ele tem uma filha a mãe da criança segue a vida dela trabalhando é já até teve uma outra filha com outro Homem Se acontecer dele falecer somente a filha terá direito de repartir a pensa o comigo até os 21 anos de idade é depois dessa idade fica como a pensao Deis de já obrigado Deus abençoe o Senhor é Top
Рік тому+1
Luciana. Após a maioridade dela, a pensão ficará com a Senhora. Abraço.
Dr desculpa incomodar novamente mas uma dúvida eu não sou casada no papel com ele Mas a ex é como faço neste caso se um dia ele vier a falecer é verdade que a ex por estar casada no papel pode ficar com as coisas dele Aqui estamos dando entrada mas nada está se resolvendo ainda porque ela se recusa a colabora Neste caso enquanto não sai o divórcio o que devo fazer Deis de já obrigado o Senhor é Top Deus abençoe
Doutor .o pai do meu filho faleceu e consegui a pensão por morte do inss pra ele .ele tem 14anos. A família dele está correndo de mim, ele não deixou bens materiais , mas morava em uma casa junto com a mae dele que também faleceu. Meu fiho tem direito na casa , colocaram no registro de obito que ele nao deixou filhos e meu filho e registrado em nome dele mentiram na certidão de obito .o que devo fazer pra meu filho ser reconhecido por eles que não quer pra não dividir nada com ele
11 місяців тому
O seu filho tem direito no lugar do pai. Abra o inventário e peça a parte do seu filho.
E na hipótese de homem casado em processo de divórcio litigioso, convive em uniao estável. O homem falece antes da conclusão do processo de divorcio. Companheira comprova na previdência e faz jus ao pensão. Esposa solicitou na previdência e foi negado. A companheira foi intimada pela esposa solicitando a pensão para ela. Neste caso quem tem direito?
Eu tenho união estável registrada em cartório a mais de vinte anos e agora descobri que meu marido casou no cartório com outra como pode isso e como fica minha situação já que não foi feita a dissolução da nossa união estável
2 роки тому+3
Valéria. O seu ex-companheiro cometeu uma FALSIDADE IDEOLÓGICA. Tudo o que vocês adquiriram, guardaram ou economizaram nos mais de vinte anos juntos, deve ser dividido. Outra coisa, converse com o seu Advogado ou Advogada e veja da sua necessidade em pedir pensão alimentícia a ele. Penso que a Senhora tenha direito a uma indenização por danos morais. Pode correr atrás que dá certo. Por último, lembro a Senhora que não perdeu nada. Deu gerou um LIVRAMENTO na sua vida. Ele não lhe merecia. Grande abraço. Que Deus lhe abençoe.
Dr Antônio parabéns pelo canal sou telespectadora assídua de seus vídeos e aprendo muito com suas explicações, este canal é de grande utilidade para a população. Dr. Convivo em união estável há 8 anos com um homem que é casado no civil porém esta separado de fato da primeira esposa há mais de 20 anos, fizemos a escritura pública em cartório e foi citado na escritura que ele é casado. Neste caso, eu perderia a pensão e o direito de viver no imóvel em caso de falecimento? O regime de casamento dele foi de separação total de bens por isso não está preocupado em caso de falecimento ter a ex como sucessora. Estou com muito receio de ser prejudicada por essa condição que ele não quer mudar pois é seu desejo que a pensão seja dividida entre mim e ela devido ela possuir um filho dele. Peço sua orientação e agradeço pela sua generosidade em compartilhar seu conhecimento.
2 роки тому
Priscila. Cuidado, peça para ele terminar o divórcio. Terá direito sim, porque ele não convive mais com a antiga esposa. É uma situação complexa, mais o correto é ele terminar o casamento anterior, senão caia fora. Abraço.
Melhor cair fora. Vais passar, cozinhar, lavar, para depois só ganhar incomodação, estresse com ex e herdeiro. Pior coisa que tem é pegar homem com kit chateação. Quando ele falecer o filho vai receber pensão até 21 anos e a ex a vida toda. Fora a humilhação que tu tens um documento de união estável em que diz que ele é casado ( com outra).
Quando fiz minha união estável, o meu companheiro estava em processo de divórcio. Então na minha união estável consta que era casado, mas separado de fato. Hj ele é divorciado.
2 роки тому+2
Vânia. Parabéns Dona Vãnia. Corretíssimo. É isto que precisa ser feito. O que não pode a ficar com duas relações casamenteiras ao mesmo tempo. Abraço.
Eu sou casada no Civil e tive 5 filhos com meu esposo e ele foi embora com outra morreu com a outra ela não tem nem um filho com ele e ele morreu com ela eu tenho direito
Meu amigo preciso de tua opinia.vou direto ao assunto....minha mãe quer passar os 50 por sento pra mim por motivo de abandono dos otros 3 filho.mas lela dis que se pudesse colocava os 100 por cento pra mim........pergunto pro senhor ela pode dar os outro 50 por cento para meus dois filhos.........aguardo tua resposta...e muito obrigado.
2 роки тому+2
Roberto. Não pode. Ela irá anular a doação. Cuidado em. Se ela tem 4 filhos, então só pode doar ao Senhor 25%, sobre pena de nulidade. Veja o Senhor, que os outros filhos ficarão com menos do que o Senhor, o que não é permitido. Tenha muito cuidado. Abraço.
Oito dias hoje que meu irmão veio a falecer afogado. Era divorciado, tem dois filhos que foram criados com a mãe em outro estado desde pequenos ,parece que a menina ainda é de menor e tem outra de menor que é de outro relacionamento. Gostaria de saber que ficará responsável pela divisão desses bens pra esses filhos dele, sendo que esses dois filhos viviam longe e nunca aparecia e sob uma de menor que morava perto e convivia? Porque a ex, já entrou com advogado pra procurar a empresa pra ver essas coisas. Ele vivia praticamente com nossa irmã mais velha, tinha a casa dele, mas tudo era lá. Terão que vender a casa pra dividir o dinheiro pros 3 filhos ou alugar ,quem ficará responsável pela conta bancária dessas menores?
2 роки тому+3
Graça. Tudo ficará na responsabilidade dos filhos. É a previsão da Lei. Abraço.
Se um dos conviventes foi casado e houve a separação (Antigo desquite) significa que a união estável com outra convivente devidamente registrado em cartório ou seja, União Estável por Escritura Pública devidamente registrada tem valor absoluto sobre o casamento cujo existe uma separação (Antigo desquite) com averbação também devidamente registrada em cartório separação essa ocorrida há mais de 40 anos e devidamente averbada na certidão de casamento?
2 роки тому+3
Maurize. O Desquite antigo, comprova o término do casamento anterior. Aí pode sim constituir nova união estável. Não há necessidade de levar no cartório. O que não pode é duas uniões estáveis ao mesmo tempo. Se tem Escritura, está valendo sim. Grande abraço.
@ sinceramente Dr. é tanto homem enrolado que só Jesus na causa.É homem casado e com união estável com outra mulher. Homem vivendo em poligamia e depois de morto, só deixa pepino para mulherada. Ninguém sabe quem é a dona da pensão de fato.Acho que até para o juiz resolver esse abacaxi é uma tarefa árdua.
Parabéns pela explanação colega. Não sou previdenciarista, mas, confesso que me interessei nesse caso específico e me veio uma dúvida, qual seja: Uma pessoa casada, separada de fato e que convive com outra em união estável, em caso de morte, a convivente terá direito?
2 роки тому+4
Marcos. Colega, neste caso relatado pelo Amigo, me parece que a última companheira já constituiu união estável. Então, apenas ela terá direito. Grande abraço.
Boa tarde,por gentileza gostaria de saber, quando um homem e casado no papel mais não e divorciado e mora com outra mulher,esse homem com quem fica a pensão
Рік тому
Georgina. Com a última esposa com quem mantém a união estável. Abraço.
Minha mãe e casada no papael com meu pai a mais de 30 anos .ele faleceu ele teve outra esposa q fez união estavel com ele mais também estava separada dele a 5 anos dis ter direito na pensão de morte . Se no momento do obito ele etava sozinho quem ? Tem direito e se tem?
Doutor o valor do Rm na minha carta de conscesao e de 727,20 nesse caso qual e o valor do benefício, ? Nesse caso o a segurado deixou dois dependentes o valor dessa pensão poder ser inferior a um salário mínimo???
Eu e meu esposo pretendemos deixar um imóvel para um dos filhos (em testamento), porém, um dos imóvel de menor valor está no meu nome( é justamente esse imóvel de menor valor que queremos doar ), é o outro de maior valor, está no nome do meu esposo! Podemos usar as duas escrituras no mesmo testamento para que o filho tenha direito integral do imóvel doado ( já que eu só posso doar 50% dos meus bens)?
2 роки тому+2
Carmelita. Veja bem. Quantos filhos o casal tem. Mesmo juntos, o casal não pode doar a uma filho quantia maior do que ele iria receber como herdeiro. Se vocês tiverem apenas este filho, aí com certeza podem. Abraço.
Explicação maravilhosa!! Mas confesso que me deixou um pouco preocupada kkk gostaria de pedir uma ajuda neste caso: meu pai é casado, porém separado de fato, inclusive paga pensão alimentícia para a "ex-esposa". Ele se uniu com a minha mãe tem 32 anos, eles têm uma escritura pública de União Estável. Neste caso, minha mãe terá direito à pensão? E se a União Estável for dissolvida, minha mãe (a segunda companheira) terá direito a divisão de bens?
2 роки тому+2
Nathalia. Vai ter direito a pensão com certeza. Porque neste caso ele rompeu com o casamento anterior. Peça para o seu pai fazer o divórcio de uma vez. Para evitar aborrecimentos futuro. Abraço.
Dr. Vivi 27 anos com meu esposo,temos um filho de 18 anos,o INSS liberou a pensão para ele de 30% e negou a minha pensão,estou desisperada pois enviei um contrato de sicia da empresa no meu nome e no dele, comprovante de residência,plano de saúde ao qual era dependente e i inss disse que eu não enviei documentos que comprovassem a dependência e união estável. Terei que recorrer mas não sei que documentos enviar. Será que terei que fazer a união estável pós morte em cartório para .anda e juntar outos comprovantes. Me ajuda por favor,estamos com tudo atrasado,as contas da casa,o carro e etc
Ja me increvi de cara. Minha irma viveu com meu cunhado 15 anos depois casou com ele em 1.976. ja tinham 4 filhos. A muitos anos ele morreu e tinha outra familia. Ai a pensão foi dividida com a outra q tambem teve creio q 3 filhos com ele. Agora faz um mes q a outra morreu. Essa pensão q a outra recebia volta pra ela ou nao? Ela ta com 80 anos. O inss resolve ou precisa de advogado?
Doutor estou com o meu atual companheiro temos contrato de lavoura de café desse 2019 porém ele tem três filhos menores se caso ele vier falecer só os filhos dele recebe pensão? Eu mesmo não tenho direito
Рік тому
Marli. Terá direito sim. Pode ficar tranquila. Façam um contrato de União Estável. Abraço.
Tem como ele ter feito a dissolução da nossa união estável sem minha autorização e sem minha assinatura pq ele tem uma tia que já trabalhou no csrtorio
2 роки тому+3
Valéria. Não tem como fazer a dissolução sem lhe Citar para o ato. Se ele fez é coisa nula. Abraço.
Boa tarde, convivi, c uma pessoa a quase 7 anos mas ele era casado no papel e separado a mas de 10 anos, sendo q véi a falecer em janeiro, e não conseguir ficar na casa, pois a mulher casada, pintou comigo dizendo q casa é dela e enfim, c ameaças e resovir sair da casa e entregar a chave em cartório. Mas estou em auxilio doença a 3 anos, devido uma prótese de joelho,,. GOSTARIA DE SABER SE TENHO OU NÃO O DIREITO A PENSÃO POR MORTE DELE.,
Oie boa noite! Meu marido e casado so q ele viver comigo a 20 anos e tenho um casal de filhos com ele ...e a outra mulher dele tem outro companheiro .... Ps:ele tem 4 filhos com ela.
Boa tarde poderia me responder ? A pensão pós morte de um funcionário da secretaria de Saúde pode ser dividida entre mãe e filha e em até quantos anos de idade ????
Рік тому
Emília. Tudo depende do grau de dependência. Se a mãe for a ex-esposa viúva e a filha for menor. Aí de regra a pensão será dividida a pensão. A filha até 18 anos ou até terminar a faculdade, salvo seja portadora de doença. Abraço.
Favor alguem me fala .... Meu EX tinha amante varios estados. Até que uma exigiu que ele me deixasse. Depois não ficaram. Ele continua com com várias RECEBO PENSÃO ( CORRO RISCO DE DIVIDIR.se ele falecer ??)
Bom dia Dr por favor preciso tirar uma dúvida q so o senhor pode me tirar, sou viúva casada no papel, meu marido era divorciado há 13 anos, só q a ex recebia 10 por cento da pensão dele, ele e do regime rpps e ela perdeu na primeira instância, tenho filho menor TB com de cujus, na sentença o juiz diz q ela continuará a receber o percentual de antes 10 por cento, o MP se manisfestou ao meu favor e do meu filho, dizendo q levaria a prejuízo esse rateio, ela recorreu, mas o INSS teria q ratear e nesse regime rpps e diferente né? Obrigada dr
Tenho 2 filhos de 2 pais diferentes os dois faleceu já recebo de uma filha posso receber do outro filho que é outro pai faleceu tbm pode receber tbm o dele?
Dr, meu pai falecido, era separado da minha mãe, e hoje recebo pensão por morte do INSS do meu pai, que vai ate os 21 anos, minha mãe ameaça que vai entrar pedindo a pensão por que ela teria direito mesmo sendo separada quando ele faleceu, isso realmente é possivel?
2 роки тому+1
Fernando. Se ela estava separada não terá direito. Abraço.
@ Obrigado pela resposta Dr. ela recebeu o benefício indevidamente por 10 anos do INSS, o orgão não sabia que ela era separada, um tempo atrás entrei com o pedido para eu receber
Boa noite, Dr.Antônio! Recebo uma pensão por morte e dei entrada em outra por morte também, que já foi marcada a perícia! Dúvida: quem já recebe um benefício igual, nesse caso (PCD) precisa mesmo passar por outra perícia para ter direito à nova pensão?
Рік тому+1
Mano. São direitos diferentes. Precisa sim. Abraço.
@ Bom dia, Dr. Antônio! Não entendi muito bem a questão de direitos diferentes, já que as duas são por morte, uma pelo pai, outra pela mãe, para filho com deficiência, no meu caso! Mas fico grato pelo retorno! Obrigado! Um bom dia! Abraço!
Boa tarde a mulher do pai da minha filha fez um papel doi união estável depois dele morto ele morreu di acidente gostaria di sabe se a mulher dele tem direito a o DPVat ou só a filha dele lembrando que ela e filha unica??
Рік тому+1
Olá. Se eles estavam juntos quando do óbito ela também terá direito. Do contrário só a filha. Abraço.
boa noite, uma dúvida.... minha mãe faleceu á alguns meses, solicitei pensão por morte para mim e meu irmão, mas como foi por telefone acho que ocorreu um erro e a pensão veio comi se eu tivesse solicitado apenas para mim. no primeiro pagamento além do normal, virá os retroativos, quando a dele for aprovada eu terei que prestar contas desse dinheiro retroativo??
Boa tarde excelência dr advogado gostaria de saber sobre minha pessoa sou casada no papel e tive filhos com meu marido mas se separamos ele teve outra pessoa e teve filhos com a mesma mas se separaram gostaria de saber sevenha a falecer antes de mim quais os direito que tenho sou separada a 42 anos mas sou casada em papel pois ele não quis o divórcio
Sabia decisão. O reconhecimento de uma segunda relação, seria reconhecer a possibilidade de bigamia. Qeer ter um novo relacionamento, desconstitua o primeiro legalmente. Resumindo: A única amante que virou rainha foi a atual esposa do Rei Charles III.
2 роки тому+3
Márcia. Kkkkkk. Concordo com a Senbora. Aquele abraço.
Oi Dr João fui casada 24 e meio e nunca fiz divórcio meu ex tinha uma união estável com outra por 10 anos e ele faleceu fui a um advogado ele falou que eu não tenho direito a pensão da morte dele.. me ajude sou de pinhão pr
Minha mãe faleceu e meu pai recebe a pensão, ficou eu e minha irmã de menor, como é dividido essa pensão para 3? Meu pai minha irma e eu? Obs(hj meu pai é casado com outra pessoa)
Bom dia Dr. O meu vô ficou viúvo da minha vó deu entrada na pensão por morte e veia negada pelo INSS enta colocamos na justiça e lá o INSS alegou que eles não viviam juntos mais a verdade é que eles eram casados e viviam juntos sim mais baseado nessa alegação do INSS perante ao juiz o msm descidiu a favor do INSS oque o senhor acha como devemos proceder agora ?
Рік тому+1
Lindemberg. Uma decisão absurda. Peça aos Advogados que recorram por favor. Abraço.
Baos gracas á todos!! Dr. , primeiramente gostaria de lhe agradecer ,por ter nos dado seu tempo , respndendo todas as nossas dúvidas, que Deus sempre o guarde e ilumine!! Sou divorciada há 15 anos e nao tenho pensao do meu ex, filhos já adultos , atualmente moro com meu companheiro há 7 anos, ele é separado de coros ha 14 anos, paga pensao alimenticia para filhos já adultos e casado, ou seja a ex vive da pensao dos filhos , isso pq eles enrolam pra arrumar tudo isso, ele aposentado federal, ela recebe 35% da pensao. Se ele vier a falecer , Deus queira que nao, ela receb toda a posentadoria por morte? Ou seria dividido 50% / 50%. ? Ou nao terei direito?
Boa tarde meu companheiro é divorciado mais ainda paga pensão alimentícia pra ex esposa quem tem direito a receber a pensão por morte a ex que recebe pensão alimentícia ou a companheira atual
MINHA MULHER MORREU MAS OS DOCUMENTOS ENTÃO COM UM ATUAL MARIDO ELE NÃO MIN PASSOU OS PAPEL DO QUER E MEU POR DIREITO OU QUÊ DEVO FAZER PRA RECEBER MEUS DIREITOS
Рік тому+1
Procure um Advogado ou Advogada e entre com o inventário e peça a partilha dos bens que lhe são de direito. Abraço.
Meu marido é divorciado da primeira esposa e está casado comigo, ele paga pensão para ela, se ele vier a falecer ela vai direito a pensão por morte? Desde já agradeço se for atendida. Obrigada
Рік тому
Luci. Ela terá direito sim. Mais a Senhora também terá direito. Ocorrerá uma divisão da pensão dele. Abraço.
Olá doutor recebo pensão por morte da minha mãe desde 2013 ela e dividida entre eu e meu irmão mais novo, so que a partir do próximo mês não irei receber mas pois estou completando 21 anos e ele ainda tem 12 a minha parte em que eu recebia vai pra ele agora ou ele vai continuar recebendo somente aquela metade ?
Рік тому
Luiz. Entrou em vigências as Regras novas em data recente. Depende de uma avaliação criteriosa. Mais de regra irá tudo para ele. Abraço.
Parabéns pelas explicações, minha mãe tem um filho,com o falecido esposo,mais ele era casado,no cartório ela deu entrada na pensão por morte chegou a receber dois meses,mais aii parou de receber.disseram a ela que a esposa dele no papel.deu entrada na pensão.e disseram que ela iria receber metade do salário,será que ela irá receber mesmo? Ela era dependente dele.por favor s poder mim ajudar, e mim responder agradeço desde já, muito obrigado
2 роки тому
Ruan. Cada situação requer uma análise. Então se ela era dependente dele, com certeza será divida a pensão. Mais somente uma avaliação pontual irá responder com segurança. Procure um Advogado ou Advogada na sua cidade. Abraço.
Dr João Boa noite gostaria de saber os meus direitos por favor meu marido nunca quis terminada o casamento mim ajudava mas não durmia em casa ele teve amantes e faliceu agente digo eu e nossas filhas foi quem cuidamos dele no Hospital pagamos todas as despesas aí apareceu uma mulher dizendo que E esposa dele quer a pensão e aí tá querendo parte da nossa casa sendo eu que sou casada no civil e nunca pensemos em separação morava fora pelo o trabalho 39anos de casamento sempre respeitando quais são meus díreitos? Um abraço Dr João mim responde???
Рік тому+1
Alcimir. Ela não tem direito. Procure um Advogado ou Advogada e faça defesa. Grande abraço.
Doutor eu era junta com um homem q falava que era divorciado mais não era vivia separado da outra a 10 anos eu só tinha 13 anos no tempo q vim mora com ele não sabia da verdade vivi 5 anos com ele ele cometeu suicídio eu fiquei com uma filha dele de 1 ano e 11 meses dele a outa não quis da entrada na aposentadoria passou 3 anos i eu resolvi corre atras dos direitos da minha filha hoje sou de maior quando fiquei sozinha eu so tinha 17 anos hoje recebo pensão por ter uma dependente dele a outra que é casada mais era separada a mais de 10 anos pode mim tira a pensão tenho muito medo pois é minha única renda pra cuida da nossa filha gostaria que o senhor mim respondesse obrigada ❤️
Рік тому
Jacqueline. Fique tranquila. Ela não tem direito. A pensão é da sua filha. Abraço.
Boa noite dr João eu tive uma união estável de 12 anos com um policial militar ele foi passar uns dias na casa do filho passou mal e lá morreu a ex esposa tomou de conta de tudo até do funeral e automaticamente deu entrada na pensão sendo que ele era separado de fato dela como faço tenho a declaração registrada em cartório por favor mim ajude
E o mesmo que aconteceu comigo, fiquei 12 anos com meu companheiro até o óbito dele, ele era separado de fato, tínhamos uma união estável registrada no cartório, uma filha menor, a ex esposa entrou pra receber a pensão e dividir comigo, mas o novo código civil não existe duas uniões concomitante ,então a que era casada no papel, mesmo sendo separada de fato é que tem direito ,a companheira não tem direito ,
Dr Boa noite o meu companheiro era desquitado temos uma filha e a esx mora com um militar e tem um filho com ele ela te recebendo pensão do meu companheiro isso é certo obrigado
Doutor meu pai faleceu ele e minha mãe viveram junto a 19 anos eles não se casaram doutor minha mãe cuidou do meu pai ate o último dia da vida dele 😢meu pai faleceu agora em dezembro doutor a minha mãe tem direito na pensão do meu pai por morte ?
Posso recorrer pra diminuir a pensão da ex esposa do meu falecido marido? acho injusto ela receber metade do valor já que ela não deu axistencia pra ele quando adoeceu e veio a óbito a mesma tem casa própria e recebia pensão alimentícia de 10%
Poderia me ajudar? maioria dos advogados dizem que não tenho chance de diminuir o valor da pensão da ex do meu marido falecido? fiquei numa situação complicada após a morte dele já que dependia 100%
Grande Dr Gaspar !!! Então tem formação militar (além de tudo ) ??!!👏👏👏 Parabéns!! Como sempre, nos esclarecendo um " pouco " *do muito qe sabe!!! Como sempre digo ....🦅💫 Águia...🦅* *Paz e Luz 🤍🕊*
2 роки тому+1
Zuleide. A Senhora é uma pessoa iluminada. Lembro que "pássaros da mesma plumagem voam juntos", então porque a Senhora me reconheceu como "Águia", tenho a mais absoluta certeza de que a Senhora também é uma "Águia". Receba o meu abraço cordial. É bom ter pessoas como a Senhora em nossas vidas. Que o Grande Deus lhe abençoe. Gratidão. Gratidão e Gratidão.
Oi bom dia, uma dúvida... Tenho 19 anos e recebo pensão por morte previdenciaria do meu pai a 2 anos, ele tem uma filha registrada no nome dele porém nunca criou, ela tem 14 anos , se ela dê entrada no pedido, tenho risco de perder meu benefício ou ter que dividir com ela?
Рік тому
Lite Up. Vai ter que dividir sim. Perder só após terminar a faculdade. Abraço.
Meu irmão faleceu ele tem uma filha e fez união estável ele se separou mais não desfez a sua união estável. Ele pagava os planos de saúde de meus pais. Nos entramos em acordo e queremos dividir a pensão em 50% para filha e os outros 50% para o pai a mãe e a es esposa. Pode ser feito em acordo
Drtor João este caso aconteceu comigo fui casada e tenho sete filho deste que morreu ele conheceu uma pessoa e ele morreu esta mulher foi que tem uniao estavel ganhou
11 місяців тому
Viu só. Um absurdo. É importante tomar alguns cuidados.
Minha tia é separada do esposo ,mas continua casada com ele . Ele vive com outra e tem dois filhos. O primeiro terreno que eles tinham juntos foi passado pro filho deles ,a qual a minha tia mora lá também. O esposo dela comprou terreno e carro ,colocou tudo no nome dessa atual dele e outro terreno colocou no nome do filho dele e da outra. Só pra minha tia não ter direito a nada.A pobre da minha tia vive aos cuidados do filho e aposento ,que é uma merreca, enquanto a outra tem tudo do bom e do melhor ,até viagens eles fazem . Tem alguma coisa a ser feita por essa minha tia?
2 роки тому+4
Graça. Veja bem. O tempo prejudicou o direito da sua tia. Ela não tem mais direito a pensão. O melhor e oficializar o divórcio mesmo. Abraço.
@ mas se ele vir falecer primeiro que minha tia, ela tem direito alguma coisa? Eles tinham muitas coisas juntos,casas na cidade, até isso foi vendido pra ele comprar as coisas pra outra.Nao é justo. Nem um plano de saúde dele ela tem direito? Obrigada
@ Dr. mas não precisa da assinatura da esposa para vender os bens? Ou por estarem separados de fato não precisa da assinatura da ex mulher? Afinal pelo relato dela não houve partilha dos bens.
Boa noite ,meu caso é assim eu sou casada legalmente com meu marido só que ele paga pensão pra ex esposa ,ela tem 15% o filho dele menor mais 15 % ,ele está com câncer se ele morre como é dividido a pensão, ele é aposentado ,tem 75 anos a ex 70 eu 58 ,o filho 15 ,como fica isso ?
Рік тому+1
Rosana. A Senhora irá receber os outros 70% do valor que ele ganha. Abraço.
Olá bom dia! Tive uma união estável por 12 anos e uma filha de 10 anos na época! Provei minha união estável e eu e minha filha recebemos a pensão, mais depois de 10 anos dele falecido descobri que ele teve um caso extra congulgal e um filho, esta mulher esta pedindo DNA o que devo fazer????
Рік тому
Milena. Concorde com o DNA, e forneça material genético. No máximo o filho será herdeiro. Abraço.
@ Outra dúvida doutor , dependo desta pensào para viver com minha filha, a pensão foi dividida em duas partes ,sendo a herdeira e eu viúva ,pois tenho um problema de saúde e ainda cuido de minha filha que ainda é menor de idade! Por acaso corro o risco da pensão de ter a pensão dividida em três partes?Sendo que recebo apenas 1.989 reias como pensão?? O que devo fazer para que eu não tenha este valor rateado em três partes, pela justiça??
E quando ele tem filho com a ex? A pensão é só pra mim e pro filho ? E por quanto tempo nós podemos tirar essa pensão ?
2 роки тому+1
Leirilandia. Depende da idade dos filhos e do estado de saúde deles. Também exige uma análise de sua idade, estado de saúde, escolaridade, condições de ganhar a vida entre outras situações. Cada situação exige uma avaliação. Melhor Procurar um(a) Profissional do Direito. Abraço.
Sou viúva, e a ex do meu esposo teve direito a pensão por morte, antes ele separou e foi feito acordo pra ele pagar pensão de dez por cento até que ela conseguisse emprego, mas ocorreu que meu esposo faleceu.como será a divisão da pensão? posso recorrer na questão de valores?ex não tem filhos,eu também não tive filhos com ele
Рік тому+1
Nize. Pode recorrer sim. O Juiz dará um tempo para ela arrumar rendimentos. depois corte a pensão dela. Abraço.
No meu caso sou a b😁mas tenho dois filhos de menores e o INSS aprovou a pensão até eles ficarem de maiores, mas a a entrou com uma ação p pedir pensão, sei dos direitos dela porq casou no papel...mas eu perdi minha juventude toda com ele sendo 20 anos mas velho e proibia eu de crescer, estudar,evoluir na vida ,ter amizade etc! Eu ia fazer 17 anos na época tivemos dois filhos,morávamos juntos, e nunca foi escondido de ninguém....mas tem possibilidade de ser revertido de depois eles ficarem de maiores ser divido comigo e ela a pensão
Рік тому+4
Cuidado. Se não for reconhecida como dependente agora não conseguirá depois. Procure um Advogado(a) com urgência para lhe ajudar. Abraço.
Meu marido estava separado ha dez anos da ex esposa,se divorciou ha sete anos, infelizmente veio a falecer e a ex teve direito a metade da minha pensão, é possível recorrer na justiça pra redução dessa pensão já que ela tem casa própria e eu não, que sou a viúva! meu esposo não deixou bens, fiquei numa situação ruim pois já sou idosa e não tenho condições de trabalhar por questão de saúde
Sou casada com comunhão de bens.E tenho uma filha especial, tenho que dividir a minha pensão com ele e ela.E depois que ele morrer ela fica com o total.
Eu fui eu casei em 2009 fiquei até 2013 aí o meu marido foi embora e amigou com outra mulher em 2018 ele morreu só que eu fui ver quem para quem ficava pensão e eles disseram que era a segunda só que ele não separou de mim no papel ele só foi morar com ela
Eu posso pedir a pensão por morte da minha mãe, eu sair do serviço pra cuidar dela. Ah única renda era a aposentadoria dela, tenho 36 anos de idade posso entrar como depende econômica ? Alguém pode me responder
2 роки тому
Cíntia. Tenha muito cuidado com a decisão acima. A dependência econômica não se constitui apenas com o cuidado. Lhe aconselho não sair do emprego. Pense bem antes. Abraço.
@ oi Dr boa noite eu já saí do emprego faz 3 anos, porém com o falecimento da minha mãe estou desamparada sem renda alguma!! Eu posso pedir está pensão de morte da minha mãe
2 роки тому+1
Cíntia. Desculpe. Pela regra geral da Lei não pode. Mais lhe aconselho procurar um Advogado ou Advogada para melhor avaliação. Abraço.
Nunca ouvi uma explicação tão detalhada e Cristalina ! Meus parabéns.
Masakazu.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe proteja.
Abraço.
A viúva saudável não perde a pensão por morte do marido depois dos 21 anos correto ? E o filho único saudável maior de 21 anos e sem mãe tem direito ao pedido de pensão tardia por morte do pai que era aposentado do inss?
Preciso ouvir mas é mas palestras igual muito Significate parabéns Dr
Gratidão.
Muita clareza e objetividade, parabéns Dr.
Renato.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te ilumine.
Receba o meu abraço.
Dr: João Antônio Gaspar, parabens gostei mt dos teus vídeos. Gratidão
Eu que agradeço
Boa noite!!
Tenho união estável registrada em cartório a mais de 30 anos, porém meu companheiro continua casado no papel com a primeira esposa ,mais eles são separados de fato, caso o falecimento do meu companheiro quem fica com a pensão?
e parabéns pelo canal !!! vc cv's tão bem , é esclarecedor.
Sarah.
Gratidão pelo comentário.
Que Deus te ilumine.
Abraço.
Parabéns dr que espricasão parabens porque eu no meu cado estou vivendo isto porque tinha uniao estavel de ano depois casamos meu marido falei 2020 e ele levou pra justiça pedido pensao e eu ja tinha entrando e recebi a pensão dele e ele ainda fez um edpeestimo no meu nome e desconta no meu salario que vem reduxido mais esta na justica eu nao tirei esprestimo nenhum.istpu e serio entrei na justiça pois eu nao pedi esprestimo nenhum
Dr. João, muito bom ouvir o Senhor! 🙏😊❤️ ADMIRÁVEL
Rosilene.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe proteja.
Abraço.
@ ❤️🥰 Muito obrigada pela atenção, meu querido! Deus o abençoe sempre!🙂🙏🙏🙏😘
Maravilha de informaçã. Deus te abençoe Dr.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Sinéia.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe proteja.
Abraço.
Boa noite Dr. Eu me separei do meu marido na época, era vivo. Inclusive teve separação judicial, mas não houve tempo para o divórcio, ele morreu antes. A segunda mulher viveu com o meu falecido marido, e após a morte dele, ela teve direito a pensão por morte. E eu que fui casada com ele não tive direito. Tentei diversas vezes para ter direito a pensão por morte e não consegui, mas aconteceu a morte também dessa mulher. Que conviveu com o meu marido. Bem a pergunta é tenho direito a essa pensão por morte? Meu marido já é falecido a 4 anos. E gostaria que o Senhor me orientasse. Desde já agradeço. 7/09/2023, 18:57, Quinta feira.
Obrigado pela aula clara e completa. Parabéns
Aldo.
Gratidão pelas sua mensagem.
Que Deus te abençoe.
Grande abraço.
Boa noite doutor muito obrigado por essas explicações parabéns muito boa mesmo
Maria.
Gratidão mesmo pela sua mensagem.
Que Deus te proteja.
Abraço.
Meu marido paga duas pensões , uma vitalícia pra filha especial, e da primeira esposa já idosa, ele é divorciado, e fizemos união estável, , com a certidão averbada (separado de fato 30 anos). Temos 12 anos juntos Ele aposentado, por Tempo de trabalho e doença, como fica essa pensão?? Divide por 3, ou con quem fica a pensão...
Ótima explicação! Parabéns!
José.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe proteja.
Abraço.
Parabéns, pela ótima explicação. Excelente.
Maria.
Gratidão mesmo pela sua mensagem.
Que o Grande Deus e abençoe.
Aquele abraço.
Graças a Deus
Bom dia!
Instituidor de pensão casado "no papel" porem separado de fato e convivia em união estavel por muitos anos com outra pessoa. Qual das duas tem direito a pensão? A que era casada no papel mas não convivia junto ou a companheira atual com muitos anos de união estavel?
Desde já agradeço!
Estou em uma verdadeira insegurança jurídica como bacharela em direito ,li a pouco tempo que em caso de duas união seja um casamento e uma união estável ou duas união estável a pensão e os bens fica para a atual convivente , li também que isso é possível após dois anos de separação de separação confirmada ,por favor tire essa dúvida
Minha situação é outra em relação a filhos. Rinhamos uma relação estavel de 20 anos e tinhamos um filho que tbem estava vivendo em uma relação estava de 3, 4 anos e teve uma filginha que hoje tem 4 anos. Meu ex marido sacou todos os direitos de neu filgo e fiquei sabendo por terceiris e hoje paga um valor para minha neta. Pergunta... não teria que me comunicar sobre isso? Me por a par?
Com certeza ele deveria ter lhe avisado.
Leve a quantia para partilha, a[i ele terá que comprovar o destino do valor.
Exelente conteúdo!
Gratidão.
Obrigada meu Deus
Gratidão, Deus abençoe grandemente.
É nesse caso o direito a pensão após a morte fica pra quem, a minha união estável tem mais de 20 anos e ele casou escondido tem 1 ano e 7 meses fui reabrir tem uns 9 meses
Valéria.
O direito a pensão deverá ser comprovada em Juízo.
Mais lhe digo que é possível sim.
Corra atrás que dá certo.
Abraço.
DR O MAS LEGAL DOS SEUS VIDIOS O SENHOR RESPONDE A TODOS PARABÉNS POR NOS ESCUDAR Dr meu marido se encontra casado com a ex mas já estão separado a 7 anos e nos dois estamos a 6 anos juntos ele tem uma filha a mãe da criança segue a vida dela trabalhando é já até teve uma outra filha com outro Homem Se acontecer dele falecer somente a filha terá direito de repartir a pensa o comigo até os 21 anos de idade é depois dessa idade fica como a pensao Deis de já obrigado Deus abençoe o Senhor é Top
Luciana.
Após a maioridade dela, a pensão ficará com a Senhora.
Abraço.
Dr desculpa incomodar novamente mas uma dúvida eu não sou casada no papel com ele Mas a ex é como faço neste caso se um dia ele vier a falecer é verdade que a ex por estar casada no papel pode ficar com as coisas dele Aqui estamos dando entrada mas nada está se resolvendo ainda porque ela se recusa a colabora Neste caso enquanto não sai o divórcio o que devo fazer Deis de já obrigado o Senhor é Top Deus abençoe
Doutor .o pai do meu filho faleceu e consegui a pensão por morte do inss pra ele .ele tem 14anos. A família dele está correndo de mim, ele não deixou bens materiais , mas morava em uma casa junto com a mae dele que também faleceu. Meu fiho tem direito na casa , colocaram no registro de obito que ele nao deixou filhos e meu filho e registrado em nome dele mentiram na certidão de obito .o que devo fazer pra meu filho ser reconhecido por eles que não quer pra não dividir nada com ele
O seu filho tem direito no lugar do pai.
Abra o inventário e peça a parte do seu filho.
E na hipótese de homem casado em processo de divórcio litigioso, convive em uniao estável.
O homem falece antes da conclusão do processo de divorcio.
Companheira comprova na previdência e faz jus ao pensão.
Esposa solicitou na previdência e foi negado.
A companheira foi intimada pela esposa solicitando a pensão para ela.
Neste caso quem tem direito?
Dr João, em Minas Gerais já consegui várias. A pensão sempre é dividida por aqui.
Angella.
Cada situação exige uma avaliação.
A regra comporta exceção.
Abraço.
Eu tenho união estável registrada em cartório a mais de vinte anos e agora descobri que meu marido casou no cartório com outra como pode isso e como fica minha situação já que não foi feita a dissolução da nossa união estável
Valéria.
O seu ex-companheiro cometeu uma FALSIDADE IDEOLÓGICA.
Tudo o que vocês adquiriram, guardaram ou economizaram nos mais de vinte anos juntos, deve ser dividido.
Outra coisa, converse com o seu Advogado ou Advogada e veja da sua necessidade em pedir pensão alimentícia a ele.
Penso que a Senhora tenha direito a uma indenização por danos morais.
Pode correr atrás que dá certo.
Por último, lembro a Senhora que não perdeu nada. Deu gerou um LIVRAMENTO na sua vida.
Ele não lhe merecia.
Grande abraço.
Que Deus lhe abençoe.
Muito obrigado pela informação que Deus lhe abençoe
Dr Antônio parabéns pelo canal sou telespectadora assídua de seus vídeos e aprendo muito com suas explicações, este canal é de grande utilidade para a população. Dr. Convivo em união estável há 8 anos com um homem que é casado no civil porém esta separado de fato da primeira esposa há mais de 20 anos, fizemos a escritura pública em cartório e foi citado na escritura que ele é casado. Neste caso, eu perderia a pensão e o direito de viver no imóvel em caso de falecimento? O regime de casamento dele foi de separação total de bens por isso não está preocupado em caso de falecimento ter a ex como sucessora. Estou com muito receio de ser prejudicada por essa condição que ele não quer mudar pois é seu desejo que a pensão seja dividida entre mim e ela devido ela possuir um filho dele. Peço sua orientação e agradeço pela sua generosidade em compartilhar seu conhecimento.
Priscila.
Cuidado, peça para ele terminar o divórcio.
Terá direito sim, porque ele não convive mais com a antiga esposa.
É uma situação complexa, mais o correto é ele terminar o casamento anterior, senão caia fora.
Abraço.
Melhor cair fora. Vais passar, cozinhar, lavar, para depois só ganhar incomodação, estresse com ex e herdeiro. Pior coisa que tem é pegar homem com kit chateação. Quando ele falecer o filho vai receber pensão até 21 anos e a ex a vida toda. Fora a humilhação que tu tens um documento de união estável em que diz que ele é casado ( com outra).
Quando fiz minha união estável, o meu companheiro estava em processo de divórcio. Então na minha união estável consta que era casado, mas separado de fato. Hj ele é divorciado.
Vânia.
Parabéns Dona Vãnia.
Corretíssimo. É isto que precisa ser feito.
O que não pode a ficar com duas relações casamenteiras ao mesmo tempo.
Abraço.
Deveria ser proibido o reconhecimento de união estável sem efetuar o divórcio do relacionamento anterior.
Eu sou casada no Civil e tive 5 filhos com meu esposo e ele foi embora com outra morreu com a outra ela não tem nem um filho com ele e ele morreu com ela eu tenho direito
Meu amigo preciso de tua opinia.vou direto ao assunto....minha mãe quer passar os 50 por sento pra mim por motivo de abandono dos otros 3 filho.mas lela dis que se pudesse colocava os 100 por cento pra mim........pergunto pro senhor ela pode dar os outro 50 por cento para meus dois filhos.........aguardo tua resposta...e muito obrigado.
Roberto.
Não pode.
Ela irá anular a doação.
Cuidado em.
Se ela tem 4 filhos, então só pode doar ao Senhor 25%, sobre pena de nulidade.
Veja o Senhor, que os outros filhos ficarão com menos do que o Senhor, o que não é permitido.
Tenha muito cuidado.
Abraço.
@ muito obrigado amigo
Oito dias hoje que meu irmão veio a falecer afogado. Era divorciado, tem dois filhos que foram criados com a mãe em outro estado desde pequenos ,parece que a menina ainda é de menor e tem outra de menor que é de outro relacionamento. Gostaria de saber que ficará responsável pela divisão desses bens pra esses filhos dele, sendo que esses dois filhos viviam longe e nunca aparecia e sob uma de menor que morava perto e convivia? Porque a ex, já entrou com advogado pra procurar a empresa pra ver essas coisas. Ele vivia praticamente com nossa irmã mais velha, tinha a casa dele, mas tudo era lá. Terão que vender a casa pra dividir o dinheiro pros 3 filhos ou alugar ,quem ficará responsável pela conta bancária dessas menores?
Graça.
Tudo ficará na responsabilidade dos filhos.
É a previsão da Lei.
Abraço.
@ obrigada
Se um dos conviventes foi casado e houve a separação (Antigo desquite) significa que a união estável com outra convivente devidamente registrado em cartório ou seja, União Estável por Escritura Pública devidamente registrada tem valor absoluto sobre o casamento cujo existe uma separação (Antigo desquite) com averbação também devidamente registrada em cartório separação essa ocorrida há mais de 40 anos e devidamente averbada na certidão de casamento?
Maurize.
O Desquite antigo, comprova o término do casamento anterior.
Aí pode sim constituir nova união estável.
Não há necessidade de levar no cartório.
O que não pode é duas uniões estáveis ao mesmo tempo.
Se tem Escritura, está valendo sim.
Grande abraço.
@ Boa noite Dr. João Antônio Gaspar!
Muito obrigada pela a sua atenção.
Grata pelo esclarecimento da minha dúvida.
Abraço,
Quando um homem tem 3mulheres,ele morreu e as três estão brigando pela pensão e herança,como fica?
Telma.
Jesus na causa.
Aquele que comprovar que efetivamente vivia em união estável, levará a pensão.
Abraço.
@ sinceramente Dr. é tanto homem enrolado que só Jesus na causa.É homem casado e com união estável com outra mulher. Homem vivendo em poligamia e depois de morto, só deixa pepino para mulherada. Ninguém sabe quem é a dona da pensão de fato.Acho que até para o juiz resolver esse abacaxi é uma tarefa árdua.
Ou seja e quem chega primeiro 😂😅 credo isso é pecado que nojo.
Boa tarde Dr
Lúcia.
Olá, em que posso ajudar.
Abraço.
Parabéns pela explanação colega.
Não sou previdenciarista, mas, confesso que me interessei nesse caso específico e me veio uma dúvida, qual seja:
Uma pessoa casada, separada de fato e que convive com outra em união estável, em caso de morte, a convivente terá direito?
Marcos.
Colega, neste caso relatado pelo Amigo, me parece que a última companheira já constituiu união estável.
Então, apenas ela terá direito.
Grande abraço.
@ Obrigado colega, sucessos!
Boa tarde,por gentileza gostaria de saber, quando um homem e casado no papel mais não e divorciado e mora com outra mulher,esse homem com quem fica a pensão
Georgina.
Com a última esposa com quem mantém a união estável.
Abraço.
Minha mãe e casada no papael com meu pai a mais de 30 anos .ele faleceu ele teve outra esposa q fez união estavel com ele mais também estava separada dele a 5 anos dis ter direito na pensão de morte . Se no momento do obito ele etava sozinho quem ? Tem direito e se tem?
Doutor o valor do Rm na minha carta de conscesao e de 727,20 nesse caso qual e o valor do benefício, ? Nesse caso o a segurado deixou dois dependentes o valor dessa pensão poder ser inferior a um salário mínimo???
Eu e meu esposo pretendemos deixar um imóvel para um dos filhos (em testamento), porém, um dos imóvel de menor valor está no meu nome( é justamente esse imóvel de menor valor que queremos doar ), é o outro de maior valor, está no nome do meu esposo! Podemos usar as duas escrituras no mesmo testamento para que o filho tenha direito integral do imóvel doado ( já que eu só posso doar 50% dos meus bens)?
Carmelita.
Veja bem.
Quantos filhos o casal tem.
Mesmo juntos, o casal não pode doar a uma filho quantia maior do que ele iria receber como herdeiro.
Se vocês tiverem apenas este filho, aí com certeza podem.
Abraço.
@ obrigada!
Explicação maravilhosa!! Mas confesso que me deixou um pouco preocupada kkk gostaria de pedir uma ajuda neste caso: meu pai é casado, porém separado de fato, inclusive paga pensão alimentícia para a "ex-esposa". Ele se uniu com a minha mãe tem 32 anos, eles têm uma escritura pública de União Estável. Neste caso, minha mãe terá direito à pensão? E se a União Estável for dissolvida, minha mãe (a segunda companheira) terá direito a divisão de bens?
Nathalia.
Vai ter direito a pensão com certeza. Porque neste caso ele rompeu com o casamento anterior.
Peça para o seu pai fazer o divórcio de uma vez.
Para evitar aborrecimentos futuro.
Abraço.
Dr. Vivi 27 anos com meu esposo,temos um filho de 18 anos,o INSS liberou a pensão para ele de 30% e negou a minha pensão,estou desisperada pois enviei um contrato de sicia da empresa no meu nome e no dele, comprovante de residência,plano de saúde ao qual era dependente e i inss disse que eu não enviei documentos que comprovassem a dependência e união estável. Terei que recorrer mas não sei que documentos enviar. Será que terei que fazer a união estável pós morte em cartório para .anda e juntar outos comprovantes. Me ajuda por favor,estamos com tudo atrasado,as contas da casa,o carro e etc
Meu filho faleceu há 3 anos, meu ex marido pai dele, estava recebendo a pensão dele, eu posso tbem?
Se era dependente do filho pode.
Ja me increvi de cara.
Minha irma viveu com meu cunhado 15 anos depois casou com ele em 1.976. ja tinham 4 filhos. A muitos anos ele morreu e tinha outra familia. Ai a pensão foi dividida com a outra q tambem teve creio q 3 filhos com ele. Agora faz um mes q a outra morreu. Essa pensão q a outra recebia volta pra ela ou nao? Ela ta com 80 anos. O inss resolve ou precisa de advogado?
🖐🙂 💚💛🇧🇷🕊
👍 •PARABÉNS POR ESTAS INFORMAÇÕES .
*QUEM NÃO RESPEITA A(O) ESPOSA(SO) : •É MAU ELEMENTO !
Marilena.
Verdades.
Abraço.
Doutor estou com o meu atual companheiro temos contrato de lavoura de café desse 2019 porém ele tem três filhos menores se caso ele vier falecer só os filhos dele recebe pensão? Eu mesmo não tenho direito
Marli.
Terá direito sim.
Pode ficar tranquila.
Façam um contrato de União Estável.
Abraço.
Tem como ele ter feito a dissolução da nossa união estável sem minha autorização e sem minha assinatura pq ele tem uma tia que já trabalhou no csrtorio
Valéria.
Não tem como fazer a dissolução sem lhe Citar para o ato.
Se ele fez é coisa nula.
Abraço.
Gostaria de fazer uma pergunta?
Aparecida.
Mande a sua pergunte.
Abraço.
Boa tarde, convivi, c uma pessoa a quase 7 anos mas ele era casado no papel e separado a mas de 10 anos, sendo q véi a falecer em janeiro, e não conseguir ficar na casa, pois a mulher casada, pintou comigo dizendo q casa é dela e enfim, c ameaças e resovir sair da casa e entregar a chave em cartório. Mas estou em auxilio doença a 3 anos, devido uma prótese de joelho,,. GOSTARIA DE SABER SE TENHO OU NÃO O DIREITO A PENSÃO POR MORTE DELE.,
Boa noite Dr minha colega tem uma união estável com um homem já 38 anos, o senhor ainda está casado ainda quais o direito da minha colega?
Totais.
Já que eles têm exclusividade na relação.
Abraço.
Oie boa noite!
Meu marido e casado so q ele viver comigo a 20 anos e tenho um casal de filhos com ele ...e a outra mulher dele tem outro companheiro ....
Ps:ele tem 4 filhos com ela.
Boa noite 🌙
Iara.
Pode fazer a pergunta que lhe respondo.
Abraço.
Boa tarde poderia me responder ? A pensão pós morte de um funcionário da secretaria de Saúde pode ser dividida entre mãe e filha e em até quantos anos de idade ????
Emília.
Tudo depende do grau de dependência.
Se a mãe for a ex-esposa viúva e a filha for menor.
Aí de regra a pensão será dividida a pensão.
A filha até 18 anos ou até terminar a faculdade, salvo seja portadora de doença.
Abraço.
@joão Antônio Gaspar por favor me responda, no regime de separação obrigatória de bens, a viúva tem direito a pensão por morte?
Lillian.
Tem direito, desde que ela seja dependente financeiramente do esposo falecido.
Abraço.
@ muito obrigada
Parabéns, obrigada.
Inêz.
Gratidão pela mensagem.
Que Deus te ilumine.
Grande abraço..
Sua casada é perdi pela união estável
Estou morta de tanto sofrer
Favor alguem me fala .... Meu EX tinha amante varios estados. Até que uma exigiu que ele me deixasse. Depois não ficaram. Ele continua com com várias RECEBO PENSÃO ( CORRO RISCO DE DIVIDIR.se ele falecer ??)
E se o segundo relacionamento tiver filhos menor?
Eliane.
Aí pode configurar como existente o segundo relacionamento e apenas a última então terá direito a pensão.
Abraço.
Bom dia Dr por favor preciso tirar uma dúvida q so o senhor pode me tirar, sou viúva casada no papel, meu marido era divorciado há 13 anos, só q a ex recebia 10 por cento da pensão dele, ele e do regime rpps e ela perdeu na primeira instância, tenho filho menor TB com de cujus, na sentença o juiz diz q ela continuará a receber o percentual de antes 10 por cento, o MP se manisfestou ao meu favor e do meu filho, dizendo q levaria a prejuízo esse rateio, ela recorreu, mas o INSS teria q ratear e nesse regime rpps e diferente né? Obrigada dr
Bela explicação. Em minha opinião isso é bigamia.
Ana Maria.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe proteja.
Abraço.
@9
Tenho 2 filhos de 2 pais diferentes os dois faleceu já recebo de uma filha posso receber do outro filho que é outro pai faleceu tbm pode receber tbm o dele?
Dr, meu pai falecido, era separado da minha mãe, e hoje recebo pensão por morte do INSS do meu pai, que vai ate os 21 anos, minha mãe ameaça que vai entrar pedindo a pensão por que ela teria direito mesmo sendo separada quando ele faleceu, isso realmente é possivel?
Fernando.
Se ela estava separada não terá direito.
Abraço.
@ Obrigado pela resposta Dr. ela recebeu o benefício indevidamente por 10 anos do INSS, o orgão não sabia que ela era separada, um tempo atrás entrei com o pedido para eu receber
Boa noite, Dr.Antônio! Recebo uma pensão por morte e dei entrada em outra por morte também, que já foi marcada a perícia! Dúvida: quem já recebe um benefício igual, nesse caso (PCD) precisa mesmo passar por outra perícia para ter direito à nova pensão?
Mano.
São direitos diferentes.
Precisa sim.
Abraço.
@ Bom dia, Dr. Antônio! Não entendi muito bem a questão de direitos diferentes, já que as duas são por morte, uma pelo pai, outra pela mãe, para filho com deficiência, no meu caso! Mas fico grato pelo retorno! Obrigado! Um bom dia! Abraço!
Boa tarde a mulher do pai da minha filha fez um papel doi união estável depois dele morto ele morreu di acidente gostaria di sabe se a mulher dele tem direito a o DPVat ou só a filha dele lembrando que ela e filha unica??
Olá.
Se eles estavam juntos quando do óbito ela também terá direito.
Do contrário só a filha.
Abraço.
@ obrigado tenha um ótimo dia
boa noite, uma dúvida....
minha mãe faleceu á alguns meses, solicitei pensão por morte para mim e meu irmão, mas como foi por telefone acho que ocorreu um erro e a pensão veio comi se eu tivesse solicitado apenas para mim. no primeiro pagamento além do normal, virá os retroativos, quando a dele for aprovada eu terei que prestar contas desse dinheiro retroativo??
Boa tarde excelência dr advogado gostaria de saber sobre minha pessoa sou casada no papel e tive filhos com meu marido mas se separamos ele teve outra pessoa e teve filhos com a mesma mas se separaram gostaria de saber sevenha a falecer antes de mim quais os direito que tenho sou separada a 42 anos mas sou casada em papel pois ele não quis o divórcio
Sabia decisão. O reconhecimento de uma segunda relação, seria reconhecer a possibilidade de bigamia. Qeer ter um novo relacionamento, desconstitua o primeiro legalmente. Resumindo: A única amante que virou rainha foi a atual esposa do Rei Charles III.
Márcia.
Kkkkkk.
Concordo com a Senbora.
Aquele abraço.
Oi Dr João fui casada 24 e meio e nunca fiz divórcio meu ex tinha uma união estável com outra por 10 anos e ele faleceu fui a um advogado ele falou que eu não tenho direito a pensão da morte dele.. me ajude sou de pinhão pr
Minha mãe faleceu e meu pai recebe a pensão, ficou eu e minha irmã de menor, como é dividido essa pensão para 3? Meu pai minha irma e eu? Obs(hj meu pai é casado com outra pessoa)
O correto é dividir em 3 sim.
Abraço.
Bom dia Dr. O meu vô ficou viúvo da minha vó deu entrada na pensão por morte e veia negada pelo INSS enta colocamos na justiça e lá o INSS alegou que eles não viviam juntos mais a verdade é que eles eram casados e viviam juntos sim mais baseado nessa alegação do INSS perante ao juiz o msm descidiu a favor do INSS oque o senhor acha como devemos proceder agora ?
Lindemberg.
Uma decisão absurda.
Peça aos Advogados que recorram por favor.
Abraço.
Baos gracas á todos!! Dr. , primeiramente gostaria de lhe agradecer ,por ter nos dado seu tempo , respndendo todas as nossas dúvidas, que Deus sempre o guarde e ilumine!!
Sou divorciada há 15 anos e nao tenho pensao do meu ex, filhos já adultos , atualmente moro com meu companheiro há 7 anos, ele é separado de coros ha 14 anos, paga pensao alimenticia para filhos já adultos e casado, ou seja a ex vive da pensao dos filhos , isso pq eles enrolam pra arrumar tudo isso, ele aposentado federal, ela recebe 35% da pensao.
Se ele vier a falecer , Deus queira que nao, ela receb toda a posentadoria por morte? Ou seria dividido 50% / 50%. ? Ou nao terei direito?
Boa tarde meu companheiro é divorciado mais ainda paga pensão alimentícia pra ex esposa quem tem direito a receber a pensão por morte a ex que recebe pensão alimentícia ou a companheira atual
MINHA MULHER MORREU MAS OS DOCUMENTOS ENTÃO COM UM ATUAL MARIDO ELE NÃO MIN PASSOU OS PAPEL DO QUER E MEU POR DIREITO OU QUÊ DEVO FAZER PRA RECEBER MEUS DIREITOS
Procure um Advogado ou Advogada e entre com o inventário e peça a partilha dos bens que lhe são de direito.
Abraço.
Dr. Não tenho a declaração de óbito da campanheira e nem documentos original oque fazer para dar a entrada da pensão por morte
Vá em qualquer cartório com o nome dela completo que eles pedem uma segunda via.
Abraço.
Todo eu estou na mesma situação quer esse rapaz está precisando de ajuda eu
Meu marido é divorciado da primeira esposa e está casado comigo, ele paga pensão para ela, se ele vier a falecer ela vai direito a pensão por morte? Desde já agradeço se for atendida. Obrigada
Luci.
Ela terá direito sim.
Mais a Senhora também terá direito.
Ocorrerá uma divisão da pensão dele.
Abraço.
Pode responder sobre este assunto
Olá doutor recebo pensão por morte da minha mãe desde 2013 ela e dividida entre eu e meu irmão mais novo, so que a partir do próximo mês não irei receber mas pois estou completando 21 anos e ele ainda tem 12 a minha parte em que eu recebia vai pra ele agora ou ele vai continuar recebendo somente aquela metade ?
Luiz.
Entrou em vigências as Regras novas em data recente.
Depende de uma avaliação criteriosa.
Mais de regra irá tudo para ele.
Abraço.
Parabéns pelas explicações, minha mãe tem um filho,com o falecido esposo,mais ele era casado,no cartório ela deu entrada na pensão por morte chegou a receber dois meses,mais aii parou de receber.disseram a ela que a esposa dele no papel.deu entrada na pensão.e disseram que ela iria receber metade do salário,será que ela irá receber mesmo? Ela era dependente dele.por favor s poder mim ajudar, e mim responder agradeço desde já, muito obrigado
Ruan.
Cada situação requer uma análise.
Então se ela era dependente dele, com certeza será divida a pensão.
Mais somente uma avaliação pontual irá responder com segurança.
Procure um Advogado ou Advogada na sua cidade.
Abraço.
Dr João Boa noite gostaria de saber os meus direitos por favor meu marido nunca quis terminada o casamento mim ajudava mas não durmia em casa ele teve amantes e faliceu agente digo eu e nossas filhas foi quem cuidamos dele no Hospital pagamos todas as despesas aí apareceu uma mulher dizendo que E esposa dele quer a pensão e aí tá querendo parte da nossa casa sendo eu que sou casada no civil e nunca pensemos em separação morava fora pelo o trabalho 39anos de casamento sempre respeitando quais são meus díreitos? Um abraço Dr João mim responde???
Alcimir.
Ela não tem direito.
Procure um Advogado ou Advogada e faça defesa.
Grande abraço.
@ muito obrigado!!
Doutor eu era junta com um homem q falava que era divorciado mais não era vivia separado da outra a 10 anos eu só tinha 13 anos no tempo q vim mora com ele não sabia da verdade vivi 5 anos com ele ele cometeu suicídio eu fiquei com uma filha dele de 1 ano e 11 meses dele a outa não quis da entrada na aposentadoria passou 3 anos i eu resolvi corre atras dos direitos da minha filha hoje sou de maior quando fiquei sozinha eu so tinha 17 anos hoje recebo pensão por ter uma dependente dele a outra que é casada mais era separada a mais de 10 anos pode mim tira a pensão tenho muito medo pois é minha única renda pra cuida da nossa filha gostaria que o senhor mim respondesse obrigada ❤️
Jacqueline.
Fique tranquila. Ela não tem direito.
A pensão é da sua filha.
Abraço.
Boa noite dr João eu tive uma união estável de 12 anos com um policial militar ele foi passar uns dias na casa do filho passou mal e lá morreu a ex esposa tomou de conta de tudo até do funeral e automaticamente deu entrada na pensão sendo que ele era separado de fato dela como faço tenho a declaração registrada em cartório por favor mim ajude
E o mesmo que aconteceu comigo, fiquei 12 anos com meu companheiro até o óbito dele, ele era separado de fato, tínhamos uma união estável registrada no cartório, uma filha menor, a ex esposa entrou pra receber a pensão e dividir comigo, mas o novo código civil não existe duas uniões concomitante ,então a que era casada no papel, mesmo sendo separada de fato é que tem direito ,a companheira não tem direito ,
Amei !
Mirian.
Gratidão mesmo pela mensagem.
Que Deus lhe proteja.
Abraço.
Dr Boa noite o meu companheiro era desquitado temos uma filha e a esx mora com um militar e tem um filho com ele ela te recebendo pensão do meu companheiro isso é certo obrigado
Doutor meu pai faleceu ele e minha mãe viveram junto a 19 anos eles não se casaram doutor minha mãe cuidou do meu pai ate o último dia da vida dele 😢meu pai faleceu agora em dezembro doutor a minha mãe tem direito na pensão do meu pai por morte ?
Dr. João Gaspar. Meu ex marido faleceu em agosto desse ano. Pedi pensão por morte no INSS. O porque agora só recebemos 50% ?
Neide.
Boa pergunta.
É preciso consultar um Advogado ou Advogada para entender os fundamentos da redução da pensão.
Abraço.
@ obrigada. Estou sem poder andar. Problemas de coluna. Assim que der vou falar com o senhor. Bom dia
Posso recorrer pra diminuir a pensão da ex esposa do meu falecido marido? acho injusto ela receber metade do valor já que ela não deu axistencia pra ele quando adoeceu e veio a óbito a mesma tem casa própria e recebia pensão alimentícia de 10%
Poderia me ajudar? maioria dos advogados dizem que não tenho chance de diminuir o valor da pensão da ex do meu marido falecido? fiquei numa situação complicada após a morte dele já que dependia 100%
Grande Dr Gaspar !!! Então tem formação militar (além de tudo ) ??!!👏👏👏 Parabéns!! Como sempre, nos esclarecendo um " pouco " *do muito qe sabe!!! Como sempre digo ....🦅💫 Águia...🦅* *Paz e Luz 🤍🕊*
Zuleide.
A Senhora é uma pessoa iluminada.
Lembro que "pássaros da mesma plumagem voam juntos", então porque a Senhora me reconheceu como "Águia", tenho a mais absoluta certeza de que a Senhora também é uma "Águia".
Receba o meu abraço cordial. É bom ter pessoas como a Senhora em nossas vidas.
Que o Grande Deus lhe abençoe.
Gratidão. Gratidão e Gratidão.
@ Qe assim seja 🙌🦅🌟
Oi bom dia, uma dúvida...
Tenho 19 anos e recebo pensão por morte previdenciaria do meu pai a 2 anos, ele tem uma filha registrada no nome dele porém nunca criou, ela tem 14 anos , se ela dê entrada no pedido, tenho risco de perder meu benefício ou ter que dividir com ela?
Lite Up.
Vai ter que dividir sim.
Perder só após terminar a faculdade.
Abraço.
Meu irmão faleceu ele tem uma filha e fez união estável ele se separou mais não desfez a sua união estável. Ele pagava os planos de saúde de meus pais. Nos entramos em acordo e queremos dividir a pensão em 50% para filha e os outros 50% para o pai a mãe e a es esposa. Pode ser feito em acordo
Drtor João este caso aconteceu comigo fui casada e tenho sete filho deste que morreu ele conheceu uma pessoa e ele morreu esta mulher foi que tem uniao estavel ganhou
Viu só.
Um absurdo.
É importante tomar alguns cuidados.
Minha tia é separada do esposo ,mas continua casada com ele . Ele vive com outra e tem dois filhos. O primeiro terreno que eles tinham juntos foi passado pro filho deles ,a qual a minha tia mora lá também. O esposo dela comprou terreno e carro ,colocou tudo no nome dessa atual dele e outro terreno colocou no nome do filho dele e da outra. Só pra minha tia não ter direito a nada.A pobre da minha tia vive aos cuidados do filho e aposento ,que é uma merreca, enquanto a outra tem tudo do bom e do melhor ,até viagens eles fazem . Tem alguma coisa a ser feita por essa minha tia?
Graça.
Veja bem.
O tempo prejudicou o direito da sua tia.
Ela não tem mais direito a pensão.
O melhor e oficializar o divórcio mesmo.
Abraço.
@ mas se ele vir falecer primeiro que minha tia, ela tem direito alguma coisa? Eles tinham muitas coisas juntos,casas na cidade, até isso foi vendido pra ele comprar as coisas pra outra.Nao é justo. Nem um plano de saúde dele ela tem direito? Obrigada
@ Dr. mas não precisa da assinatura da esposa para vender os bens? Ou por estarem separados de fato não precisa da assinatura da ex mulher? Afinal pelo relato dela não houve partilha dos bens.
Boa noite ,meu caso é assim eu sou casada legalmente com meu marido só que ele paga pensão pra ex esposa ,ela tem 15% o filho dele menor mais 15 % ,ele está com câncer se ele morre como é dividido a pensão, ele é aposentado ,tem 75 anos a ex 70 eu 58 ,o filho 15 ,como fica isso ?
Rosana.
A Senhora irá receber os outros 70% do valor que ele ganha.
Abraço.
Olá bom dia!
Tive uma união estável por 12 anos e uma filha de 10 anos na época!
Provei minha união estável e eu e minha filha recebemos a pensão, mais depois de 10 anos dele falecido descobri que ele teve um caso extra congulgal e um filho, esta mulher esta pedindo DNA o que devo fazer????
Milena.
Concorde com o DNA, e forneça material genético.
No máximo o filho será herdeiro.
Abraço.
@ Outra dúvida doutor , dependo desta pensào para viver com minha filha, a pensão foi dividida em duas partes ,sendo a herdeira e eu viúva ,pois tenho um problema de saúde e ainda cuido de minha filha que ainda é menor de idade!
Por acaso corro o risco da pensão de ter a pensão dividida em três partes?Sendo que recebo apenas 1.989 reias como pensão??
O que devo fazer para que eu não tenha este valor rateado em três partes, pela justiça??
E quando ele tem filho com a ex?
A pensão é só pra mim e pro filho ?
E por quanto tempo nós podemos tirar essa pensão ?
Leirilandia.
Depende da idade dos filhos e do estado de saúde deles.
Também exige uma análise de sua idade, estado de saúde, escolaridade, condições de ganhar a vida entre outras situações.
Cada situação exige uma avaliação.
Melhor Procurar um(a) Profissional do Direito.
Abraço.
Sou viúva, e a ex do meu esposo teve direito a pensão por morte, antes ele separou e foi feito acordo pra ele pagar pensão de dez por cento até que ela conseguisse emprego, mas ocorreu que meu esposo faleceu.como será a divisão da pensão? posso recorrer na questão de valores?ex não tem filhos,eu também não tive filhos com ele
Nize.
Pode recorrer sim.
O Juiz dará um tempo para ela arrumar rendimentos. depois corte a pensão dela.
Abraço.
No meu caso sou a b😁mas tenho dois filhos de menores e o INSS aprovou a pensão até eles ficarem de maiores, mas a a entrou com uma ação p pedir pensão, sei dos direitos dela porq casou no papel...mas eu perdi minha juventude toda com ele sendo 20 anos mas velho e proibia eu de crescer, estudar,evoluir na vida ,ter amizade etc! Eu ia fazer 17 anos na época tivemos dois filhos,morávamos juntos, e nunca foi escondido de ninguém....mas tem possibilidade de ser revertido de depois eles ficarem de maiores ser divido comigo e ela a pensão
Cuidado.
Se não for reconhecida como dependente agora não conseguirá depois.
Procure um Advogado(a) com urgência para lhe ajudar.
Abraço.
Aceito pq vc tem filhos caso não teria nd
Meu marido estava separado ha dez anos da ex esposa,se divorciou ha sete anos, infelizmente veio a falecer e a ex teve direito a metade da minha pensão, é possível recorrer na justiça pra redução dessa pensão já que ela tem casa própria e eu não, que sou a viúva! meu esposo não deixou bens, fiquei numa situação ruim pois já sou idosa e não tenho condições de trabalhar por questão de saúde
Sou casada com comunhão de bens.E tenho uma filha especial, tenho que dividir a minha pensão com ele e ela.E depois que ele morrer ela fica com o total.
Arineia.
De regra a pensão será dividida.
Abraço.
Eu fui eu casei em 2009 fiquei até 2013 aí o meu marido foi embora e amigou com outra mulher em 2018 ele morreu só que eu fui ver quem para quem ficava pensão e eles disseram que era a segunda só que ele não separou de mim no papel ele só foi morar com ela
Eu posso pedir a pensão por morte da minha mãe, eu sair do serviço pra cuidar dela. Ah única renda era a aposentadoria dela, tenho 36 anos de idade posso entrar como depende econômica ? Alguém pode me responder
Cíntia.
Tenha muito cuidado com a decisão acima.
A dependência econômica não se constitui apenas com o cuidado.
Lhe aconselho não sair do emprego.
Pense bem antes.
Abraço.
@ oi Dr boa noite eu já saí do emprego faz 3 anos, porém com o falecimento da minha mãe estou desamparada sem renda alguma!! Eu posso pedir está pensão de morte da minha mãe
Cíntia.
Desculpe.
Pela regra geral da Lei não pode.
Mais lhe aconselho procurar um Advogado ou Advogada para melhor avaliação.
Abraço.