Esse é uma das ferramentas de benchmarking mais legal que eu ja vi em algum jogo, agora deu pra entender bem como funciona realmente o "gargalo" entre cpu e gpu e quanto tempo demora realmente pra ele fazer os quadro.
@@Willpolita ué mas é justamente pra isso que serve a ferramenta... Mas isso é apenas pra diagnóstico, e não pra ficar full time jogando com Afterburner ligado... Do mesmo jeito que exister o scanner veicular... Tu usa ele pra diagnótisco mecânico e boa. Liga o afterburner, analisa os jogos que tu joga mais tempo, faz os ajustes pra manter no máximo de desempenho aproveitando o máximo do seu setup, e depois só abre 1x a cada 6 meses ou mais pra ver se não tem nada esquentando ou dando stuttering, afinal de contas hoje um setuop intermediário tá passando dos 10, então é bom usar muito bem esses 10k. Grande abraço.
Desenvolvedoras precisam otimizar melhor o paralelismo em uso de processadores, pois trabalhar apenas em cima de um único núcleo/thread ou limitar o uso deles, deixa o processador com subutilização. Nenhum Hardware precisa e nem pode trabalhar a 100% da capacidade, trabalho com servidores/computadores a muito tempo e se o Hardware esta a 100% de uso o projeto foi subdimensionado ou o software não está bem otimizado. Excelente trabalho do Diego e do Adrenaline.
No Flight Simulador 2024 quando habilitado o modo desenvolvedor ele tem uma ferramenta parecida e até um pouco mais completa que está do Indiana que inclusive diz bem claramente qual componente do seu PC está limitando/gargalando o desempenho.
Excelente vídeo! poderia ter espetado o 9800x3D só pra ver o quanto seria essa diferença. Já que o cenário se inverte, ou talvez não já que só estava sendo utilizado um núcleo.
é lamentável ver um jogo lançado no final de 2024 utilizar apenas um núcleo, eu via isso acontecer 10 anos atrás, e 5 anos atrás eu pensava que isso seria resolvido, mas a preguiça dos programadores faz esse problema persistir pra sempre.
Segue dica para continuação, Diego: interessante investigar porque o 7800X3D está usando apenas uma thread neste caso. O meu 5600X está usando em média 70% em todas as 12. Estranho.
Desde que parei de olhar fps eu me divirto jogando os jogos, no fim isso que importa, principalmente tratando de jogos offline se estiver estável e sem lags ta ótimo para mim.
Adrena tenta fazer estes teste em Linux para ver se a performance melhora pq sabemos que windows roda muita coisa inútil em segundo plano mesmo desativando ainda tem funções inúteis, e isto deve afetar o processador, por conta dos processos que o processador precisa fazer em segundo plano, outro teste mais pra frente seria de rodar um jogo em uma plataforma como a steam e outro na epic, vi alguns vídeos da gringa que no cód a ISO é mal otimizada enquanto em outra plataforma da mais FPS
A um tempo tentando entender como o gargalo funcionava, maioria dos games minha gpu fica na casa dos 70 - 80% de uso, e quando ia ver o processador, mesmo separando uso por cores, ainda nao via nada em 100%. Agora deu uma bela esclarecida, video bala.
Meu problema é com o consumo, quanto menos consumir melhor, estando a full HD 60fps, tá ótimo. Eu faço undervolt na RX5700XT e fica consumindo 60 a 80w nos meus simuladores de corrida
Esse cenário que vc mostrou é um caso específico onde existe gargalo de processador por programação do próprio jogo, que utiliza mais single-thread e não aproveita o processador de forma inteligente. A maioria dos casos é o gargalo que o processador em qualquer caso fica em 100% e a placa de vídeo fica com folga, o pior gargalo na minha opinião, o que me deixa mais estressado. Quando eu vejo que o jogo está rodando com folga tanto em CPU quanto em GPU, suponho que o jogo está rodando da forma que deveria estar com o hardware que tenho, deixando folga para processamento em multitarefa e rodando com estabilidade. Agora se está com folga e o jogo com mt travamento, o gargalo é outra coisa ou podendo ser mal programação ou problemas de hardware/software/drivers
12:50 olha onde o reflex 2 vai ajudar, justamente o frame timing, ajudando com delay na entrega dos quadros, já vi alguns games que possuem taxa de fps alto estável e ainda assim parecem estar com algum lag
Vídeo excelente, gostei muito dessa ferramenta do jogo, acho que é uma das mais completas e organizadas, seria interessante que usassem como base no aprimoramento das ferramentas populares de monitoramento. Quanto ao conteúdo do vídeo, foi meio que o Adrenaline ajudando a apagar o incêndio que eles mesmos ajudaram a causar, pq as pessoas receberam mal essa questão de gargalo, onde os canais de hardware usaram a analogia para ajudar as pessoas a balancearem o hardware e configurações dos jogos, mas o pessoal pegou a noia achando que isso é o apocalipse se não estiver perfeitamente balanceado o tempo todo nos numerozinhos e gráficos, em todos os jogos, sem se preocuparem com a parte sensitiva, que seria aquilo que o jogador é capaz de perceber a olho nu. Normalmente o meu foco é no percentual de placa de vídeo, deixando ela acima de 80% em jogos mais competitivos, uma vez que esse costuma ser o hotspot de performance e qualidade, ou seja, se abaixar mais o gráfico, dificilmente irei ganha 1 FPS a mais, ou, em jogos mais casuais ou single, se estiver 100% em um FPS acima dos 75 também já estou satisfeito, apesar que normalmente deixo o AFMF2 ativo e essa meta de FPS real cai para uns 50FPS, já que nesse valor ou superior o recurso entrega um excelente trabalho da duplicação de FPS para 100FPS, pois abaixo disso, apesar de a imagem não ficar tão ruim, o input lag começa a incomodar. Depois dos jogos configurados, nunca mais utilizou os monitores de performance, a não ser que eu perceba algum incomodo a olho nu, onde eu volto a usar para tentar identificar a causa do problema (A sobreposição de métricas do AMD Adrenalin costuma ser o suficiente para eu resolver o problema de configuração do jogo)
...mas o gargalho na cpu vem nesse caso por causa da mal distribuiçâo do trabalho entre os cores... ou seja, é por causa do desenvolvimento deles , porque se a distribuição do trabalho fosse dividida como deveria ser entre os outros cores, o gargalho nunca iria a ter... ou seja, são eles a ter criada essa situação, e não a cpu porque não atinge, como foi explicado no fim do video....
Que coincidência, acabei de montar um pc gamer e estava nesse dilema de estar jogando elden ring a 50 fps e me perguntando por que minha gpu não ia pra 100% de uso pra eu conseguir meu 60 fps
@ARPRJZ i5-12400F, GPU 4060 ti Na verdade eu ajustei meu monitor pra 100 Hz (tava em 60) e otimizei o jogo no app da NVIDIA e agora magicamente tá a 60 fps kkk não reclamo
No jogo Wreckfest, tanto a cpu quanto a vga, estão bem abaixo da capacidade. Mas o jogo está rodando em 2k com tudo no ultra, e taxas acima de 100fps. Ryzen 5 5600 com rtx 3070.
Ja que esse video é sobre gargalo, uma forma de virtualizar RAM pra Vram ou ao contrario seria muito legal, eu sei q software em geral ja tem suas próprias demandas, mas um método pra virtualizar ainda mais pra quem tem muita RAM, seria MUITO interessante.
Existe multithread na cpu mas ela ocorre de uma maneira um pouco diferente. O número de threads é menor, e o componente é melhor pra certos tipos de trabalho, a placa de vídeo é otimizada pra calculo gráfico, de matrix e vetorial, mas por exemplo, cálculo de física, mesmo sendo um tipo de cálculo vetorial, ele não ganha muita vantagem de ser calculado na gpu porque ele é dificil de ser paralelizado, os threads da cpu tem uma comunicação melhor entre eles, então eles podem ser sincronizados, o da gpu só não tem, e tentar sincronizar eles faz perder bastante performance. Mas sempre tem o caso de o software (jogo) simplesmente não fazer uso dos recursos que o pc tem. Então antes de sair fazendo upgrade pra rodar jogo xyz é importante saber se o problema não é o software.
Diego, uma dúvida que fiquei, de quem é a "culpa" dos jogos geralmente usarem tão pouco de todos os núcleos? É a engenharia do processador em si, a parte física dele? É o Windows que força isso? São os estúdios de games que não programam o jogo pra usar todos os núcleos?
Não desmerecendo o trabalho do Adrena, esse vídeo inclusive é de suma importância. Triste é ver que tem gente que acha que uma peça PRECISA estar a 100% de uso.
quando comprasse uma placa de vídeo ou uma CPU, o mínimo que se espera é uso fluir do máximo potencial, se a CPU for uma limitação real, não tem o que fazer, mas se a CPU é uma limitação por causa o jogo ser mal feito é outra historia, afinal o jogos são comprados e o que se espera é que ele use os componentes para dar o máximo desempenho e melhor qualidade de game play, pessoas que acham que não tem que estar a 100% de uso a GPU são pessoas que jogam dinheiro no lixo já que vai pagar bem mais caro e vai gastar bem mais energia para ter uma performance de um componente de nível pior ou de entrada. no meu ver pessoas que defendem isso, ou tem uma loja e quer vender um componente mais caro, ou não tem computador e gosta de fingir que tem, ou não entende desse assunto.
@@JohnKVEEm pleno 2024 esperar que os jogos de PC rodem bem ou usem 100% do seu hardware é ingenuidade. Usar o máximo da peça em um render pra trabalho ou mineração eu até entendo mas qualquer outro uso na prática não é ideal. No windows 100% de CPU trava o sistema inteiro, 100% de RAM também, no próprio vídeo 100% de GPU implica em ter uma performance MENOR do que o esperado. Qual o sentido de gastar 15 mil reais na placa de vídeo mais poderosa do mercado pra não conseguir nem 60fps em um jogo? Seguindo esse argumento, todo mundo deveria dirigir na velocidade máxima só pra não desperdiçar dinheiro. Você compra o hardware pra determinada função, se tá te entregando ótimo! Não tá? Dá seu jeito customizando sua aplicação ou compra outra peça, muito simples.
@@kid______ zoeira eu acho válido mas a comparação com trânsito e carros não valeu não, errou hehe. Finalidade, riscos e possibilidades /viabilidades totalmente diferentes né.
Acredito que "não estar batendo 100" pode ser vários motivos: -Um jogo usará um pouco menos do hardware em lugares menores, com objetos estáticos e quase sem nenhuma construção(campo aberto), o jogo usará mais quando estiver por exemplo em uma área mais aberta com varios NPCs, casas, prédios, objetos se movendo, isso faz maior uso do hardware, isso acontece muito no inicio de campanhas quando a produtora quer apresentar o game. -driver imaturo (acredito que hoje em dia isso não é tão problema mais, talvez no inicio de uma série nova de gpu e/ou quando tem um jogo novo que ainda não tem um driver próprio focado naquele jogo). -Eu não apedrejaria um jogo lançamento por estar mal otimizado, claro que jogo bem polido é sempre bom, com o tempo ele sofre lapidações(updates) e se torna mais otimizado. - CPU's com trocentos cores é normal não serem 100% utilizados. -Para mim 16ms ou menos em cada quadro é aceitável, mais que 16 já tem algo merecendo atenção. -Cheque se sua máquina está com o dual channel encaixado nos slot's certos. Checando se o funcionamento está normal oculte o Afterburner da tela e vá se divertir!
Isso é um assunto complicado. Direferente de jogo antigamente que utiliza cada byte e ciclo da cpu, hoje em dia a grande maioria dos problemas é de software. Refinar um jogo levaria muito tempo. Sem menciona que as próprias ferramentas de criação depende de compiladores e engine feito por terceiros que o mesmo estão com diversos problema e pensnado em uma solução que engloba o maior números de problemas. Hoje em dia quando eu vou jogar algo e nem ligo para isso, passsei meses jogando em 30 fraps lol em uma rtx. Passei tanto tempo jogando em um pc com onboard, que me sentia estranho ver um monitor de 120 hertz.
Jogo escape From Tarkov, tinha um 5700x que pegava 97FPS de média com 30% de uso de CPU... Olhando só pra esse número você não diria que é necessário um upgrade pois "não usa o CPU todo" Só que para determinados jogos não é a quantidade de nucleo que dita o FPS e sim a "Força do nucleo" IPC e frequencias maiores podem dar mais FPS. Troquei par aum 5800x3D no mesmo teste peguei média de 144FPS com 26% de uso da GPU. Então claramente uso de CPU ou GPU nem sempre contam a historia toda, vai muito de aplicação para aplica, de jogo pra jogo!
Eu jogo em 4k 60FPS, travo a 60 que é o maximo do meu monitor, chego onde eu queria, a placa trabalha numa porcentagem mais baixa pois atingiu meu objetivo, com isso ela trabalha mais fria preservando assim a vida útil dela
Fora o fato que o software/game tbm irá afetar bastante a utilização e performance, se o jogo não teve muito investimento na otimização, o pc vai sofrer de qualquer forma.
Quando eu estava com um processador mais fraco eu não conseguia pegar 100% de gpu no GTA V, mas o que me incomodava nem era isso, e sim não ter o jogo rodando a 60 fps pelo menos, isso quando ficava na faixa dos 40 fps, isso em um ryzen 7 3700x que é um ótimo processador. Mas agora com o 5700x3D é muito raro cair dos 60 fps, é realmente quando eu estou pesando muito no processador com muito player no mapa, cheio de carro, explosão.
Ta certo ele , pagar 3k numa placa de video pra usar em 100% e ter mais chances de dar pau. Ta valorizando a grana dele. Dinheiro não cai do céu não. Disperdicio é fazer seu hardware parar de funcionar antes da hora.
exatamente, meu processaor 12400f tem modo de overclock de fabrica, pega 4000 gigahertz, nisso pega quase 100 graus, pqp pra que isso? limito ela pra 2600 o jogo roda da mesma forma mas nao passa de 50 graus, to preservando meu hardware, ta doido, se essa merda queima eu nao tenho dinhero pra outro não, E nao, nao vou comprar um water cooler, vou gastar mais dinhero.
Diego acabou de abrir um paralelismo na cabeça de muitos agora, a GPU era o limitador por estar a 100% mas o pelo fato do processador estar usando apenas um núcleo então ele é o limitante? Mesmo usando apenas 40% dele? Buguei geral! Abraço 🤗
rapaz, nunca vi isso do pessoal querer 100% de uso. Na minha experiência eu prefiro que seja o menor uso possível, pq se eu quiser colocar mais coisas, poderei.
Bom.. eu ja penso o contrário.. eu sempre limito meu jogo a 60fps ou 100 depende do game.. pra aliviar minha placa deixando mais fria.. eu não gosto quando fica em 100%
Vamos lá, eu sou mecânico de refrigeração, eletricista industrial e engenheiro elétrico, QUALQUER equipamento em uso em 100% você devora a vida útil do produto, e tipo motor de carro, ninguém anda no limite do velocímetro.
Diego, usando essas tecnologias do dlss e etc, ajuda a fazer a placa de video operar por mais tempo saudavel? Ja que ela nao fica sempre no uso maximo, com uma folguinha.
Acredito que seja por isso que ainda tem uma boa quantidade de usuários que preferem consoles, já que lá é só ligar e jogar, sem essa frescuras de métricas.
A analogia com "duas mulheres não conseguem parir na metade do tempo", nos diz que há tarefas que é impossível usar paralelismo, mas a ponto de estrangular um único núcleo? E há muito jogo com isso viu, mesmo sem RT ligado que aciona ainda mais o CPU. Muitas vezes não conseguindo 60fps. No Silent Hill 2, em certas áreas fechadas (!!), consegue sub-utilizar a minha já datada RTX2070S baixando pra cerca de 40fps, mesmo com a GPU podendo mais. Ou seja, não podemos tirar o ônus do desenvolvedor, da engine, isso que acontece aí... Ok que a Bloober Team já foi pior com Blair Witch. Mas esse lance de estrangular um único núcleo tá comum o suficiente pra eu achar que muito da cena dev largou de mão isso. E como a maioria não faz suas engine do zero pra seus games, provavelmente tem peso as engines mais usadas no mercado.
Obrigado pela previsão! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
Eu sempre tento não deixar 100% de uso pra justamente ter melhor latência. Uso o MSI Afterburn no início pra configurar, travo o FPS na média que me agrada pro jogo que não use 100% da GPU e começo a jogar.
E se eu travasse em 60 frames? Obviamente o uso, em %, de todos os componentes cairia, certo? Isso iria gerar uma maior vida útil do componente? Ou pelo menos uma redução de gasto de energia? Ou mais silêncio das ventoinhas? Eu sempre considerei isso como um fato irrefutável. E nunca vi necessidade de rodar acima de 60 (até pq minha TV é 4K 60hz). Então eu sempre limitei a 60 frames e ajustei pra ter a melhor qualidade possível dentro do meu “framerate alvo”. No geral eu sempre fui feliz dessa forma. Na real… minha dúvida mesmo é se eu teria um gasto maior de energia, minhas ventoinhas fariam mais barulho ou se meu componente teria a vida útil diminuída? Tipo, já que sempre joguei travado com base nesse meu ponto de vista. Kkkk
eu acho que nunca vou entender essa galera que acha mais importante rodar a placa a 100% num jogo do que jogar o jogo joga o jogo no low 1080p, se você se incomodar com o gráfico para e acha um jogo que você goste de verdade
troquei meu i7 8700 por um i3 13100 com uma rtx 3060 12gb, na intenção de ser melhor por causa da frequência de memória. Teve melhorias? teve, porém o i3 está em 100% a todo instante sem piscar nos games de mundo aberto. a placa de vídeo fica entre 60 a 70%.
Excelente vídeo. Para complementar esse, poderia fazer um vídeo explicando para esse povo que não há necessidade de ter um monitor 27" 4k, quando um 2k vai ter a mesma qualidade de imagem, 4K é interessante para monitores grandes, de 34 polegadas pra cima. Ou me corrija se eu estiver enganado.
Eu acho é bom quando a GPU não está usando 100%, vai esquentar menos e ter uma longevidade maior. No meu caso, eu sempre uso CPU e memórias que vão dar o suporte necessário à GPU.
Tô vivendo isso no Indiana Jones kkk, a falta de VRAM na 3050 do Dell G15 tá deixando o jogo com 25 fps, as vezes até menos. GPU não usa mais do que 60%. Atualizei o driver e o jogo nem abre por falta de VRAM.
tinha um i9 11900k e uma 3060ti com 32gb de ram e 1 tb em dois nvme via raid0 sinceramente era super suficiente para mim que jogo em um ultrawide em 1080p, tenho uma tela de monitoramento então sempre estive atento aos recursos em uso e nunca senti falta o máximo que eu fazia era forçar mais os jogos qdo eu via que tinha sobra na GPU, fiz um upgrade recentemente para uma 4070 apenas pq queria mais folga para jogar pcvr com o quest3 e não que a 3060ti nao aguentava mas queria deixar mais folga e aproveitei para dar para minha filha q tinha uma rx550, resumindo gente desencana e vai jogar rs, mesmo que seu setup seja mais humilde veja até onde ele aguenta e pronto larga e vai jogar.
Eu tenho um bug de FPS que acontece no dota 2. Reparei que acontece quando minimizo e volto a jogar. As vezes depois de voltar ao dota o jogo está rodando a 30 fps e vejo minha placa de vídeo rodando a 20-30% da capacidade. As vezes resolvo minimizando e voltando de novo. Com minha placa em 100% consigo pegar 120-140 fps.
eu, como programadora, me pergunto: por que a pessoa quer que um software force o hardware a chegar em 100% se o computador também tem que rodar outras coisas?
Parei de usar esses programas para analizar profundamente o FPS por conta disso! Achar que um processador de mais de 4 mil em dez2024 está sendo o gargalo! Dependendo do jogo ou do PC eu coloco no máximo o FPS da Steam. Bateu acima de 40FPS e o jogo está sem travar e com gráfico bonito? show! só curtir! (OBS: Gráfico feio para mim é BF5 tudo no mínimo | do médio para cima já começa a ficar bonitinho. Se botar Ray Tracing então fica show)
Cara tu alugou um triplex na minha cabeça com esse vídeo. Eu uso um Ryzen 5 5600 com uma RX 6700XT pra jogar em QuadHD. Ela sempre roda tudo no Ultra, contanto que eu não invente de usar Ray Trancing. Em alguns casos eu vejo o FPS estável e a placa em sei lá, 80% de uso. Nunca parei pra pensar que o que taga limitando na verdade era o processador( que na maioria do tempo tá em 40/50% de uso)
será q a glr sabe que os consoles atuais podem sofrer de gargalo de processador tb? o PS5 que tem um processador que para os jogos é como se fosse um Ryzen 5 3600x, enquanto a placa de video é um pouco acima de uma RTX 3060ti/RX 6700
Pergunta séria, sou leigo nesse tipo de coisa, mas por que esse pc tendo o melhor hardware e conseguindo rodar na maior qualidade ta apresentando rasgos na tela ao girar a câmera de visão do game(na hora de fazer o jogo é literalmente uma camerkkk)
Eu mantenho apenas a temperatura visível enquanto jogo, travo os fps nos 40 a 60, o hardware dura mais e apenas quero jogar para distrair um pouco, não fico perdendo tempo fuçando no pc, quem trabalha e estuda tempo vale ouro.
eu tenho um questionamento sobre isso, mas é pq esse gargalo acontece comigo em alguns jogos onde nem o processador nem a placa de vídeo ficam e 100%, longe disso e o jogo fica a 30 fps para baixo, exemplo no jogo Arma 3, DayZ etc, minha conf, R5 5600g RTX 3060TI quem está gargalando ai?
Eu só uso o Msi Afterburner logo no início do jogo que estou jogando pra ver se está estável o fps e a temperatura, depois de verificado, desligo e só volto a ligar no próximo jogo.
Geralmente eu limito o fps em 60 e tento deixar a placa em 70 a 90% de uso se for possível, para evitar os sttuterings que causa em algumas partes mais pesadas do jogo ou mal otimizadas, que dão aqueles picos de uso da placa causando esses sttuterings e tirando um pouco da fluidez.
sera que não ta com defeito ai no processador ou no software do jogo, não e normal usar apenas um core pode ser defeito normalmente ele boosta a si mesmo e dividir o processamento em varios processadores para não esquenta
Em poucas palavras: jogo não está otimizado para multi thread e mesmo em "100% de uso", ainda não está em 100%, já que tem partes do processador ou da vga em idle.
Qual era a velocidade (RPM) das ventoinhas dessa 4090 durante o teste para manter essa temperatura? Porque, se deixar no padrão da placa, parece que vai decolar, de tanto barulho. Só Jesus na causa! Tenho uma e preciso configurar no MSI Afterburner para limitar a 60% de velocidade. Assim, não me incomoda. Quando está a 100%, inclusive nesse jogo, a temperatura fica entre 65 e 70 graus. Se deixo no padrão, a placa tenta manter abaixo dos 50 graus, aumentando a rotação para mais de 2300 RPM. Isso me incomoda muito, porque o barulho é extremamente alto.
@@Vecchete Você colocou watercooler custom na placa de vídeo? Se sim, aí sim ficou top! Eu tenho um watercooler custom para o processador, mas para a placa de vídeo não sei fazer e nem me arrisco. Se soubesse que era tão barulhenta, já teria comprado uma que vem com o sistema de watercooler custom de fábrica, assim evitaria os barulhos. Rsrs.
@@robsonribeiro2922 não tem placa de vídeo para water cooler custom (blocada) de fábrica. Tem as seladas, mas são barulhentas tanto quanto. Igual AIO de CPU. Eu fiz um loop só, coloquei 3 radiadores e instalei o bloco na placa de vídeo (é bem tranquilo na verdade), e aí CPU e GPU ficam no mesmo loop. O mais difícil disso foi cortar e dobrar os tubos rígidos, a parte mais fácil de todas foi instalar o bloco da placa de vídeo. Mas assim, de longe. Acho que demorei menos de 10 minutos para blocar a placa de vídeo
@@robsonribeiro2922 sério, para qualquer usuário de 4090, é quase um necessário. É um ganho de paz absurdo. Minha esposa reclamava demais do barulho, hoje meu Pc faz bem menos barulho que o PS5 ou laptop jogando kkkkkkk E para a 5090, de 600w, será mais necessário ainda
@@Vecchete Ah, é top se foi você mesmo que fez tudo! No meu caso, o sistema de watercooler custom não fui eu quem montou. Na verdade, eu comprei todas as peças, e um rapaz que mora a uns 600 km de mim, que tem um canal no UA-cam e trabalha com isso, montou todo o PC para mim, incluindo o watercooler custom do processador, que ficou incrível. Porém, aí tem um problema: como não fui eu quem montou, quando dá algum problema (e já deu, e provavelmente vai dar de novo), é um verdadeiro caos para resolver. Com essa configuração top, eu não ouso mexer em nada. Já no meu antigo PC, eu fazia tudo sozinho, mas agora tenho medo de fazer besteira, rsrs. Mas não custa perguntar: de qual estado você é? Eu moro no interior de SP. Se encontrasse alguém aqui perto que fizesse esse tipo de serviço, eu toparia combinar com a pessoa para montar e, quem sabe, dar suporte caso aconteça algum problema, como já aconteceu com o meu watercooler custom do processador.
Simmm! Felizmente eu me curei disso, mas por muito tempo, muito mesmo eu ficava doidão com isso, ficava depre pra caramba, 😢 felizmente é passado! E hoje em dia só aproveito o game mesmo.😅
As ideias do Diego para thumb finalmente estão sendo colocadas nos vídeos
Me descobriram
@@DiegoKerber kkkk que engraçado o perfil pessoal teu estar aqui comentando
Quer usar 100% bota pra minerar que usa kkkkkkkk
kkkkkkk boa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkk😅😅😅boa.
Kkkkkkkkkkkk
não gosto de gpu a 100% de uso kkk
Esse é uma das ferramentas de benchmarking mais legal que eu ja vi em algum jogo, agora deu pra entender bem como funciona realmente o "gargalo" entre cpu e gpu e quanto tempo demora realmente pra ele fazer os quadro.
Nome disso é síndrome do MSI Afterburner
Se desligar o MSI quero ver os doentes descobrir onde está o gargalo
Sempre digo isso. Vai jogar a porr* do game, caralh* 😂
Na época do play 2 não tinha essa frescura kkk
@@Willpolita ué mas é justamente pra isso que serve a ferramenta... Mas isso é apenas pra diagnóstico, e não pra ficar full time jogando com Afterburner ligado... Do mesmo jeito que exister o scanner veicular... Tu usa ele pra diagnótisco mecânico e boa. Liga o afterburner, analisa os jogos que tu joga mais tempo, faz os ajustes pra manter no máximo de desempenho aproveitando o máximo do seu setup, e depois só abre 1x a cada 6 meses ou mais pra ver se não tem nada esquentando ou dando stuttering, afinal de contas hoje um setuop intermediário tá passando dos 10, então é bom usar muito bem esses 10k.
Grande abraço.
@@caveira3836 Dai depois não sabe porque só fica pegando tiro na testa, no FPS online.
Desenvolvedoras precisam otimizar melhor o paralelismo em uso de processadores, pois trabalhar apenas em cima de um único núcleo/thread ou limitar o uso deles, deixa o processador com subutilização. Nenhum Hardware precisa e nem pode trabalhar a 100% da capacidade, trabalho com servidores/computadores a muito tempo e se o Hardware esta a 100% de uso o projeto foi subdimensionado ou o software não está bem otimizado. Excelente trabalho do Diego e do Adrenaline.
Boa, carequinha.
Sempre compartilhando sabedoria
No Flight Simulador 2024 quando habilitado o modo desenvolvedor ele tem uma ferramenta parecida e até um pouco mais completa que está do Indiana que inclusive diz bem claramente qual componente do seu PC está limitando/gargalando o desempenho.
Logal fera, mas e jogar? quando? Ou vai ficar sendo o crackudo de monitoramento?
@@eduardoyagami3294 para de ser chato krl, o cara do comentario so falou uma curiosidade porrakkkkk
eu nao esperava ouvir "duas mulheres nao coseguem parir um filho em 4 meses e meio" quando comecei a ver o video
@@HenriqueGB1 essa foi nova pra mim hahahaa
O Gaveta já conversou com um editor brasileiro que disse "nove mulheres não fazem 1 bebê em 1 mês"
Sempre dou risada KAKAKAKAKAKA
Do nada kkkk
quando usa 100% de CPU eu só consigo pensar: Lascou
E 100% de memória então ☠️
Se vc tiver margem de FPS limitar a 60 ajuda a estabilizar nesse caso?
@@Adrenaline qual tipo de memória? ram ou vram?
@@chumbogrosso5133 sim, travar o fps em qualquer jogo acaba estabilizando.
O meu eu tenho q ativar o vsync em todos os jogos, monitor fuleiro o meu fica "quebrando" a imagem mesmo limitado a 60 fps
Eu hoje pesquisando sobre isso e os cara me lança o vídeo!!!
Essa thumb me pegou desprevenido kkkk
Igualmente 😅
Excelente vídeo! poderia ter espetado o 9800x3D só pra ver o quanto seria essa diferença. Já que o cenário se inverte, ou talvez não já que só estava sendo utilizado um núcleo.
é lamentável ver um jogo lançado no final de 2024 utilizar apenas um núcleo, eu via isso acontecer 10 anos atrás, e 5 anos atrás eu pensava que isso seria resolvido, mas a preguiça dos programadores faz esse problema persistir pra sempre.
Segue dica para continuação, Diego: interessante investigar porque o 7800X3D está usando apenas uma thread neste caso. O meu 5600X está usando em média 70% em todas as 12. Estranho.
No mesmo game? para mim isso parece má otimização do jogo
AMD tem um bug, quando tu troca o processador e não formata e bugs os núcleos nos games e não usa os núcleos x3D do processador.
@@juliocesarhamu7314 e o vídeo considera isso normal? Não pode rodar dessa maneira, força somente um core.
@@gteix74 creio que ele não percebeu, passou batido saca?
@@gteix74 sim, no Indiana
Desde que parei de olhar fps eu me divirto jogando os jogos, no fim isso que importa, principalmente tratando de jogos offline se estiver estável e sem lags ta ótimo para mim.
Os vídeos do adrenalina são tão bons !
Pra quem tem fetiche nos ''100% GPU'', é só colocar um monitor 4k com o game no ultra e vc jogará com ela a todo vapor a 25fps.
Meu PC 4060 ti e um i5 12600k e nenhum fica a 100% monitor full hd! Vou investir em uma QDHD! Pois rodo tudo no ultra c:
@@Fowytz 2k ultra numa 4060ti? kkkkkkkkkkkkkkk, ta bom cláudia senta lá
@@Fowytz ate a 4070 mal ta rodando em 4k mano kkk
@@sandkkk7671 QDHD pra 4K tem diferença amigão!
@@vinicin.782 VocÊ leu? ou não sabe interpretar um texto?
Adrena tenta fazer estes teste em Linux para ver se a performance melhora pq sabemos que windows roda muita coisa inútil em segundo plano mesmo desativando ainda tem funções inúteis, e isto deve afetar o processador, por conta dos processos que o processador precisa fazer em segundo plano, outro teste mais pra frente seria de rodar um jogo em uma plataforma como a steam e outro na epic, vi alguns vídeos da gringa que no cód a ISO é mal otimizada enquanto em outra plataforma da mais FPS
Acho que são teste justos, pq as vezes não é nem culpa do processador o gargalo e limitação, mas sim dos softwares utilizados.
Helblade 2 também tem esse benchmark com o tempo de geração dos quadros da GPU e da CPU
A um tempo tentando entender como o gargalo funcionava, maioria dos games minha gpu fica na casa dos 70 - 80% de uso, e quando ia ver o processador, mesmo separando uso por cores, ainda nao via nada em 100%.
Agora deu uma bela esclarecida, video bala.
Simm igualmente 😮😊
Meu problema é com o consumo, quanto menos consumir melhor, estando a full HD 60fps, tá ótimo. Eu faço undervolt na RX5700XT e fica consumindo 60 a 80w nos meus simuladores de corrida
Esse cenário que vc mostrou é um caso específico onde existe gargalo de processador por programação do próprio jogo, que utiliza mais single-thread e não aproveita o processador de forma inteligente.
A maioria dos casos é o gargalo que o processador em qualquer caso fica em 100% e a placa de vídeo fica com folga, o pior gargalo na minha opinião, o que me deixa mais estressado.
Quando eu vejo que o jogo está rodando com folga tanto em CPU quanto em GPU, suponho que o jogo está rodando da forma que deveria estar com o hardware que tenho, deixando folga para processamento em multitarefa e rodando com estabilidade. Agora se está com folga e o jogo com mt travamento, o gargalo é outra coisa ou podendo ser mal programação ou problemas de hardware/software/drivers
Ainda bem que não tenho essas paranoias, o importante é o jogo rodar bem
12:50 olha onde o reflex 2 vai ajudar, justamente o frame timing, ajudando com delay na entrega dos quadros, já vi alguns games que possuem taxa de fps alto estável e ainda assim parecem estar com algum lag
Boa....Mano ......otima Explicação!!!!Parabéns!!!
Vídeo excelente, gostei muito dessa ferramenta do jogo, acho que é uma das mais completas e organizadas, seria interessante que usassem como base no aprimoramento das ferramentas populares de monitoramento. Quanto ao conteúdo do vídeo, foi meio que o Adrenaline ajudando a apagar o incêndio que eles mesmos ajudaram a causar, pq as pessoas receberam mal essa questão de gargalo, onde os canais de hardware usaram a analogia para ajudar as pessoas a balancearem o hardware e configurações dos jogos, mas o pessoal pegou a noia achando que isso é o apocalipse se não estiver perfeitamente balanceado o tempo todo nos numerozinhos e gráficos, em todos os jogos, sem se preocuparem com a parte sensitiva, que seria aquilo que o jogador é capaz de perceber a olho nu.
Normalmente o meu foco é no percentual de placa de vídeo, deixando ela acima de 80% em jogos mais competitivos, uma vez que esse costuma ser o hotspot de performance e qualidade, ou seja, se abaixar mais o gráfico, dificilmente irei ganha 1 FPS a mais, ou, em jogos mais casuais ou single, se estiver 100% em um FPS acima dos 75 também já estou satisfeito, apesar que normalmente deixo o AFMF2 ativo e essa meta de FPS real cai para uns 50FPS, já que nesse valor ou superior o recurso entrega um excelente trabalho da duplicação de FPS para 100FPS, pois abaixo disso, apesar de a imagem não ficar tão ruim, o input lag começa a incomodar. Depois dos jogos configurados, nunca mais utilizou os monitores de performance, a não ser que eu perceba algum incomodo a olho nu, onde eu volto a usar para tentar identificar a causa do problema (A sobreposição de métricas do AMD Adrenalin costuma ser o suficiente para eu resolver o problema de configuração do jogo)
...mas o gargalho na cpu vem nesse caso por causa da mal distribuiçâo do trabalho entre os cores... ou seja, é por causa do desenvolvimento deles , porque se a distribuição do trabalho fosse dividida como deveria ser entre os outros cores, o gargalho nunca iria a ter...
ou seja, são eles a ter criada essa situação, e não a cpu porque não atinge, como foi explicado no fim do video....
Quando a grana tá escassa ver as estatísticas de uso do hardware é um veneno 😭
teve desconto? não? então se eu paguei 100% eu vou usar 100%.
@@THE_GHOST447 genial
E morreu
KKKKK
Paguei por um carro que chega à 180 por hora, será essa a velocidade constante 🗿⚰️
aí é problema seu, eu não serei ignorante de gastar a placa de vídeo rápido
obrigado por nos abençoar com esse conhecimento
eu sempre achei que tinha que ter folga de uso mesmo, nunca me importei em jogar na qualidade máximo possível, mas só jogar
Diego, usa um Mousepad quando for gravar. Essa barulheira do mouse é chatona. Há braços
8:26 teria a mesma taxa de quadros com uma 4080 super gastando 5k a menos XD
Possivelmente
Que coincidência, acabei de montar um pc gamer e estava nesse dilema de estar jogando elden ring a 50 fps e me perguntando por que minha gpu não ia pra 100% de uso pra eu conseguir meu 60 fps
Qual cpu?
@ARPRJZ i5-12400F, GPU 4060 ti
Na verdade eu ajustei meu monitor pra 100 Hz (tava em 60) e otimizei o jogo no app da NVIDIA e agora magicamente tá a 60 fps kkk não reclamo
No jogo Wreckfest, tanto a cpu quanto a vga, estão bem abaixo da capacidade. Mas o jogo está rodando em 2k com tudo no ultra, e taxas acima de 100fps. Ryzen 5 5600 com rtx 3070.
Ja que esse video é sobre gargalo, uma forma de virtualizar RAM pra Vram ou ao contrario seria muito legal, eu sei q software em geral ja tem suas próprias demandas, mas um método pra virtualizar ainda mais pra quem tem muita RAM, seria MUITO interessante.
Existe multithread na cpu mas ela ocorre de uma maneira um pouco diferente. O número de threads é menor, e o componente é melhor pra certos tipos de trabalho, a placa de vídeo é otimizada pra calculo gráfico, de matrix e vetorial, mas por exemplo, cálculo de física, mesmo sendo um tipo de cálculo vetorial, ele não ganha muita vantagem de ser calculado na gpu porque ele é dificil de ser paralelizado, os threads da cpu tem uma comunicação melhor entre eles, então eles podem ser sincronizados, o da gpu só não tem, e tentar sincronizar eles faz perder bastante performance.
Mas sempre tem o caso de o software (jogo) simplesmente não fazer uso dos recursos que o pc tem. Então antes de sair fazendo upgrade pra rodar jogo xyz é importante saber se o problema não é o software.
Diego, uma dúvida que fiquei, de quem é a "culpa" dos jogos geralmente usarem tão pouco de todos os núcleos? É a engenharia do processador em si, a parte física dele? É o Windows que força isso? São os estúdios de games que não programam o jogo pra usar todos os núcleos?
A minha dúvida é: qual a porcentagem ideal pra usar da placa de video? Usar 100% dela eu n estaria forçando muito e ter uma menor vida útil?
Não desmerecendo o trabalho do Adrena, esse vídeo inclusive é de suma importância. Triste é ver que tem gente que acha que uma peça PRECISA estar a 100% de uso.
quando comprasse uma placa de vídeo ou uma CPU, o mínimo que se espera é uso fluir do máximo potencial, se a CPU for uma limitação real, não tem o que fazer, mas se a CPU é uma limitação por causa o jogo ser mal feito é outra historia, afinal o jogos são comprados e o que se espera é que ele use os componentes para dar o máximo desempenho e melhor qualidade de game play, pessoas que acham que não tem que estar a 100% de uso a GPU são pessoas que jogam dinheiro no lixo já que vai pagar bem mais caro e vai gastar bem mais energia para ter uma performance de um componente de nível pior ou de entrada. no meu ver pessoas que defendem isso, ou tem uma loja e quer vender um componente mais caro, ou não tem computador e gosta de fingir que tem, ou não entende desse assunto.
@@JohnKVEEm pleno 2024 esperar que os jogos de PC rodem bem ou usem 100% do seu hardware é ingenuidade. Usar o máximo da peça em um render pra trabalho ou mineração eu até entendo mas qualquer outro uso na prática não é ideal. No windows 100% de CPU trava o sistema inteiro, 100% de RAM também, no próprio vídeo 100% de GPU implica em ter uma performance MENOR do que o esperado. Qual o sentido de gastar 15 mil reais na placa de vídeo mais poderosa do mercado pra não conseguir nem 60fps em um jogo? Seguindo esse argumento, todo mundo deveria dirigir na velocidade máxima só pra não desperdiçar dinheiro. Você compra o hardware pra determinada função, se tá te entregando ótimo! Não tá? Dá seu jeito customizando sua aplicação ou compra outra peça, muito simples.
Os caras pensam que peça é que nem o governo: que tem q moer 100%+ de tudo 😅
@@kid______ zoeira eu acho válido mas a comparação com trânsito e carros não valeu não, errou hehe. Finalidade, riscos e possibilidades /viabilidades totalmente diferentes né.
Mas jogos normalmente são feitos para Single Core certo? Multicore seria para deixar diversos processos em programas diferentes, etc.
Acredito que "não estar batendo 100" pode ser vários motivos:
-Um jogo usará um pouco menos do hardware em lugares menores, com objetos estáticos e quase sem nenhuma construção(campo aberto), o jogo usará mais quando estiver por exemplo em uma área mais aberta com varios NPCs, casas, prédios, objetos se movendo, isso faz maior uso do hardware, isso acontece muito no inicio de campanhas quando a produtora quer apresentar o game.
-driver imaturo (acredito que hoje em dia isso não é tão problema mais, talvez no inicio de uma série nova de gpu e/ou quando tem um jogo novo que ainda não tem um driver próprio focado naquele jogo).
-Eu não apedrejaria um jogo lançamento por estar mal otimizado, claro que jogo bem polido é sempre bom, com o tempo ele sofre lapidações(updates) e se torna mais otimizado.
- CPU's com trocentos cores é normal não serem 100% utilizados.
-Para mim 16ms ou menos em cada quadro é aceitável, mais que 16 já tem algo merecendo atenção.
-Cheque se sua máquina está com o dual channel encaixado nos slot's certos.
Checando se o funcionamento está normal oculte o Afterburner da tela e vá se divertir!
vai ter um vídeo sobre o xess 2.0?? e explicar se teve ou não melhora no upscaling?
Adrenaline querendo falar: "Deixem de paranoia e vão jogar"
amo te ouvir diego
entenda oq é CPI (ciclo de máquina por instrução), em cada processador, que vc entendera o pq vai existir o gargalo.
Isso é um assunto complicado. Direferente de jogo antigamente que utiliza cada byte e ciclo da cpu, hoje em dia a grande maioria dos problemas é de software. Refinar um jogo levaria muito tempo. Sem menciona que as próprias ferramentas de criação depende de compiladores e engine feito por terceiros que o mesmo estão com diversos problema e pensnado em uma solução que engloba o maior números de problemas. Hoje em dia quando eu vou jogar algo e nem ligo para isso, passsei meses jogando em 30 fraps lol em uma rtx. Passei tanto tempo jogando em um pc com onboard, que me sentia estranho ver um monitor de 120 hertz.
Jogo escape From Tarkov, tinha um 5700x que pegava 97FPS de média com 30% de uso de CPU... Olhando só pra esse número você não diria que é necessário um upgrade pois "não usa o CPU todo" Só que para determinados jogos não é a quantidade de nucleo que dita o FPS e sim a "Força do nucleo" IPC e frequencias maiores podem dar mais FPS.
Troquei par aum 5800x3D no mesmo teste peguei média de 144FPS com 26% de uso da GPU.
Então claramente uso de CPU ou GPU nem sempre contam a historia toda, vai muito de aplicação para aplica, de jogo pra jogo!
muito top parabéns
Eu jogo em 4k 60FPS, travo a 60 que é o maximo do meu monitor, chego onde eu queria, a placa trabalha numa porcentagem mais baixa pois atingiu meu objetivo, com isso ela trabalha mais fria preservando assim a vida útil dela
hoje em dia eu só me preocupo de olhar a temperatura, fora isso eu larguei de mão. se eu fosse usar isso sempre, eu ia ficar maluco
Ótimo vídeo. Pena que no vídeo seguinte vai ter um afegão perguntando "comu fais pro meu pese num gargala no gta???"
"Uma 6600 gargala no i5?"
Fora o fato que o software/game tbm irá afetar bastante a utilização e performance, se o jogo não teve muito investimento na otimização, o pc vai sofrer de qualquer forma.
Quando eu estava com um processador mais fraco eu não conseguia pegar 100% de gpu no GTA V, mas o que me incomodava nem era isso, e sim não ter o jogo rodando a 60 fps pelo menos, isso quando ficava na faixa dos 40 fps, isso em um ryzen 7 3700x que é um ótimo processador. Mas agora com o 5700x3D é muito raro cair dos 60 fps, é realmente quando eu estou pesando muito no processador com muito player no mapa, cheio de carro, explosão.
nessa situação é interessante fazer OC apenas no nucleo 0 ou o 0 e 1para ter maior taxa de quadros sem fazer OC nos outros nucleos.
Quero uma figurinha do "Diego Gargalo" na minha mesa até o final do dia!
Obrigado.
Já eu penso ao contrario, deixo tudo no underclock. Quero evitar o máximo que meu sistema usa meu hardware para a durabilidade ser maior kkkk
Tem Pc de 30 anos aí funcionando então não se preocupe com isso
que desperdício de dinheiro
comprar peça para limitar
Ta certo ele , pagar 3k numa placa de video pra usar em 100% e ter mais chances de dar pau. Ta valorizando a grana dele. Dinheiro não cai do céu não. Disperdicio é fazer seu hardware parar de funcionar antes da hora.
exatamente, meu processaor 12400f tem modo de overclock de fabrica, pega 4000 gigahertz, nisso pega quase 100 graus, pqp pra que isso? limito ela pra 2600 o jogo roda da mesma forma mas nao passa de 50 graus, to preservando meu hardware, ta doido, se essa merda queima eu nao tenho dinhero pra outro não, E nao, nao vou comprar um water cooler, vou gastar mais dinhero.
O q vai gastar seu hardware não é o uso, é a defasagem tecnológica.
Diego acabou de abrir um paralelismo na cabeça de muitos agora, a GPU era o limitador por estar a 100% mas o pelo fato do processador estar usando apenas um núcleo então ele é o limitante? Mesmo usando apenas 40% dele? Buguei geral! Abraço 🤗
E ainda tem a taxa de atualização do monitor. Se é 60hz não faz diferença jogar a 60 ou 100fps, visualmente falando.
rapaz, nunca vi isso do pessoal querer 100% de uso. Na minha experiência eu prefiro que seja o menor uso possível, pq se eu quiser colocar mais coisas, poderei.
Há meses que a ultima versão do PresentMon mostra o CPU Busy separadamente....
Bom.. eu ja penso o contrário.. eu sempre limito meu jogo a 60fps ou 100 depende do game.. pra aliviar minha placa deixando mais fria.. eu não gosto quando fica em 100%
Vamos lá, eu sou mecânico de refrigeração, eletricista industrial e engenheiro elétrico,
QUALQUER equipamento em uso em 100% você devora a vida útil do produto, e tipo motor de carro, ninguém anda no limite do velocímetro.
Quando voltarem das férias podiam fazer testes com rx 570 rx 580 em live são placas que bastante gente esta usando ainda
Diego, usando essas tecnologias do dlss e etc, ajuda a fazer a placa de video operar por mais tempo saudavel? Ja que ela nao fica sempre no uso maximo, com uma folguinha.
Acredito que seja por isso que ainda tem uma boa quantidade de usuários que preferem consoles, já que lá é só ligar e jogar, sem essa frescuras de métricas.
testa o Loss Less de novo (patinho).
Ta gerando 4x quadros
A analogia com "duas mulheres não conseguem parir na metade do tempo", nos diz que há tarefas que é impossível usar paralelismo, mas a ponto de estrangular um único núcleo? E há muito jogo com isso viu, mesmo sem RT ligado que aciona ainda mais o CPU. Muitas vezes não conseguindo 60fps. No Silent Hill 2, em certas áreas fechadas (!!), consegue sub-utilizar a minha já datada RTX2070S baixando pra cerca de 40fps, mesmo com a GPU podendo mais.
Ou seja, não podemos tirar o ônus do desenvolvedor, da engine, isso que acontece aí... Ok que a Bloober Team já foi pior com Blair Witch. Mas esse lance de estrangular um único núcleo tá comum o suficiente pra eu achar que muito da cena dev largou de mão isso. E como a maioria não faz suas engine do zero pra seus games, provavelmente tem peso as engines mais usadas no mercado.
Obrigado pela previsão! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
Eu sempre tento não deixar 100% de uso pra justamente ter melhor latência. Uso o MSI Afterburn no início pra configurar, travo o FPS na média que me agrada pro jogo que não use 100% da GPU e começo a jogar.
E se eu travasse em 60 frames?
Obviamente o uso, em %, de todos os componentes cairia, certo?
Isso iria gerar uma maior vida útil do componente?
Ou pelo menos uma redução de gasto de energia?
Ou mais silêncio das ventoinhas?
Eu sempre considerei isso como um fato irrefutável.
E nunca vi necessidade de rodar acima de 60 (até pq minha TV é 4K 60hz).
Então eu sempre limitei a 60 frames e ajustei pra ter a melhor qualidade possível dentro do meu “framerate alvo”.
No geral eu sempre fui feliz dessa forma.
Na real… minha dúvida mesmo é se eu teria um gasto maior de energia, minhas ventoinhas fariam mais barulho ou se meu componente teria a vida útil diminuída?
Tipo, já que sempre joguei travado com base nesse meu ponto de vista. Kkkk
eu acho que nunca vou entender essa galera que acha mais importante rodar a placa a 100% num jogo do que jogar o jogo
joga o jogo no low 1080p, se você se incomodar com o gráfico para e acha um jogo que você goste de verdade
Kkkkk engraçado que ontem do nada meu Pc começou a dar gargalo no processador e sai esse vídeo hoje kkk muito bom salvou demais
Nesse caso, é correto dizer que o problema é a falta de otimização ou uma limitação na Engenharia do game, que limita a apenas 1 núcleo do CPU?
Esses jogos atuais de PC são portes de consoles. Aí vem todo nojento pra pc
Exato! O jogo não aproveita os recursos que os hardwares atuais tem a oferecer.
troquei meu i7 8700 por um i3 13100 com uma rtx 3060 12gb, na intenção de ser melhor por causa da frequência de memória. Teve melhorias? teve, porém o i3 está em 100% a todo instante sem piscar nos games de mundo aberto. a placa de vídeo fica entre 60 a 70%.
Excelente vídeo. Para complementar esse, poderia fazer um vídeo explicando para esse povo que não há necessidade de ter um monitor 27" 4k, quando um 2k vai ter a mesma qualidade de imagem, 4K é interessante para monitores grandes, de 34 polegadas pra cima. Ou me corrija se eu estiver enganado.
32” é um tamanho ótimo pra 4k
Eu acho é bom quando a GPU não está usando 100%, vai esquentar menos e ter uma longevidade maior. No meu caso, eu sempre uso CPU e memórias que vão dar o suporte necessário à GPU.
Tô vivendo isso no Indiana Jones kkk, a falta de VRAM na 3050 do Dell G15 tá deixando o jogo com 25 fps, as vezes até menos. GPU não usa mais do que 60%. Atualizei o driver e o jogo nem abre por falta de VRAM.
tinha um i9 11900k e uma 3060ti com 32gb de ram e 1 tb em dois nvme via raid0 sinceramente era super suficiente para mim que jogo em um ultrawide em 1080p, tenho uma tela de monitoramento então sempre estive atento aos recursos em uso e nunca senti falta o máximo que eu fazia era forçar mais os jogos qdo eu via que tinha sobra na GPU, fiz um upgrade recentemente para uma 4070 apenas pq queria mais folga para jogar pcvr com o quest3 e não que a 3060ti nao aguentava mas queria deixar mais folga e aproveitei para dar para minha filha q tinha uma rx550, resumindo gente desencana e vai jogar rs, mesmo que seu setup seja mais humilde veja até onde ele aguenta e pronto larga e vai jogar.
Eu tenho um bug de FPS que acontece no dota 2. Reparei que acontece quando minimizo e volto a jogar. As vezes depois de voltar ao dota o jogo está rodando a 30 fps e vejo minha placa de vídeo rodando a 20-30% da capacidade. As vezes resolvo minimizando e voltando de novo. Com minha placa em 100% consigo pegar 120-140 fps.
eu, como programadora, me pergunto: por que a pessoa quer que um software force o hardware a chegar em 100% se o computador também tem que rodar outras coisas?
Parei de usar esses programas para analizar profundamente o FPS por conta disso! Achar que um processador de mais de 4 mil em dez2024 está sendo o gargalo! Dependendo do jogo ou do PC eu coloco no máximo o FPS da Steam. Bateu acima de 40FPS e o jogo está sem travar e com gráfico bonito? show! só curtir! (OBS: Gráfico feio para mim é BF5 tudo no mínimo | do médio para cima já começa a ficar bonitinho. Se botar Ray Tracing então fica show)
Cara tu alugou um triplex na minha cabeça com esse vídeo.
Eu uso um Ryzen 5 5600 com uma RX 6700XT pra jogar em QuadHD. Ela sempre roda tudo no Ultra, contanto que eu não invente de usar Ray Trancing.
Em alguns casos eu vejo o FPS estável e a placa em sei lá, 80% de uso. Nunca parei pra pensar que o que taga limitando na verdade era o processador( que na maioria do tempo tá em 40/50% de uso)
maldita a hora que eu conheci o msi afterburner,acabou o prazer de jogar kkkk
será q a glr sabe que os consoles atuais podem sofrer de gargalo de processador tb? o PS5 que tem um processador que para os jogos é como se fosse um Ryzen 5 3600x, enquanto a placa de video é um pouco acima de uma RTX 3060ti/RX 6700
Pergunta séria, sou leigo nesse tipo de coisa, mas por que esse pc tendo o melhor hardware e conseguindo rodar na maior qualidade ta apresentando rasgos na tela ao girar a câmera de visão do game(na hora de fazer o jogo é literalmente uma camerkkk)
Eu mantenho apenas a temperatura visível enquanto jogo, travo os fps nos 40 a 60, o hardware dura mais e apenas quero jogar para distrair um pouco, não fico perdendo tempo fuçando no pc, quem trabalha e estuda tempo vale ouro.
2024 foi tão do karaleo de difícil que meu HD morreu.
Nossa, o Indiana Game é o novo Crysis. "Um núcleo já tá bom..."
eu tenho um questionamento sobre isso, mas é pq esse gargalo acontece comigo em alguns jogos onde nem o processador nem a placa de vídeo ficam e 100%, longe disso e o jogo fica a 30 fps para baixo, exemplo no jogo Arma 3, DayZ etc, minha conf, R5 5600g RTX 3060TI quem está gargalando ai?
A minha fobia é o oposto, jamais deixar em 100%. Isso quer dizer que a placa esquenta menos, consome menos e tem mais margem para cenas mais pesadas.
Eu só uso o Msi Afterburner logo no início do jogo que estou jogando pra ver se está estável o fps e a temperatura, depois de verificado, desligo e só volto a ligar no próximo jogo.
Geralmente eu limito o fps em 60 e tento deixar a placa em 70 a 90% de uso se for possível, para evitar os sttuterings que causa em algumas partes mais pesadas do jogo ou mal otimizadas, que dão aqueles picos de uso da placa causando esses sttuterings e tirando um pouco da fluidez.
Bizarro que toda vez que entrou no menu trocou o núcleo do processador em uso.
sera que não ta com defeito ai no processador ou no software do jogo, não e normal usar apenas um core pode ser defeito normalmente ele boosta a si mesmo e dividir o processamento em varios processadores para não esquenta
Video top em! Futuro do brasileiro é jogar em 2k
Eu fico feliz quando a parada tá rodando de maneira satisfatória e não tem nada em 100%de uso. As coisas esquentam menos e duram mais.
Em poucas palavras: jogo não está otimizado para multi thread e mesmo em "100% de uso", ainda não está em 100%, já que tem partes do processador ou da vga em idle.
Qual era a velocidade (RPM) das ventoinhas dessa 4090 durante o teste para manter essa temperatura? Porque, se deixar no padrão da placa, parece que vai decolar, de tanto barulho. Só Jesus na causa! Tenho uma e preciso configurar no MSI Afterburner para limitar a 60% de velocidade. Assim, não me incomoda. Quando está a 100%, inclusive nesse jogo, a temperatura fica entre 65 e 70 graus. Se deixo no padrão, a placa tenta manter abaixo dos 50 graus, aumentando a rotação para mais de 2300 RPM. Isso me incomoda muito, porque o barulho é extremamente alto.
Eu bloquei minha 4090 por causa disso. Ficava bem barulhento. Ai hoje com water cooler custom ela bate 45-50 graus e as ventoinhas a 800 rpm kkkkk
@@Vecchete Você colocou watercooler custom na placa de vídeo? Se sim, aí sim ficou top! Eu tenho um watercooler custom para o processador, mas para a placa de vídeo não sei fazer e nem me arrisco. Se soubesse que era tão barulhenta, já teria comprado uma que vem com o sistema de watercooler custom de fábrica, assim evitaria os barulhos. Rsrs.
@@robsonribeiro2922 não tem placa de vídeo para water cooler custom (blocada) de fábrica. Tem as seladas, mas são barulhentas tanto quanto. Igual AIO de CPU.
Eu fiz um loop só, coloquei 3 radiadores e instalei o bloco na placa de vídeo (é bem tranquilo na verdade), e aí CPU e GPU ficam no mesmo loop. O mais difícil disso foi cortar e dobrar os tubos rígidos, a parte mais fácil de todas foi instalar o bloco da placa de vídeo. Mas assim, de longe. Acho que demorei menos de 10 minutos para blocar a placa de vídeo
@@robsonribeiro2922 sério, para qualquer usuário de 4090, é quase um necessário. É um ganho de paz absurdo. Minha esposa reclamava demais do barulho, hoje meu Pc faz bem menos barulho que o PS5 ou laptop jogando kkkkkkk
E para a 5090, de 600w, será mais necessário ainda
@@Vecchete Ah, é top se foi você mesmo que fez tudo! No meu caso, o sistema de watercooler custom não fui eu quem montou. Na verdade, eu comprei todas as peças, e um rapaz que mora a uns 600 km de mim, que tem um canal no UA-cam e trabalha com isso, montou todo o PC para mim, incluindo o watercooler custom do processador, que ficou incrível.
Porém, aí tem um problema: como não fui eu quem montou, quando dá algum problema (e já deu, e provavelmente vai dar de novo), é um verdadeiro caos para resolver. Com essa configuração top, eu não ouso mexer em nada. Já no meu antigo PC, eu fazia tudo sozinho, mas agora tenho medo de fazer besteira, rsrs.
Mas não custa perguntar: de qual estado você é? Eu moro no interior de SP. Se encontrasse alguém aqui perto que fizesse esse tipo de serviço, eu toparia combinar com a pessoa para montar e, quem sabe, dar suporte caso aconteça algum problema, como já aconteceu com o meu watercooler custom do processador.
O grande vilão nunca foi o gargalo d processador ou placa de vídeo, mas essa loucura de ficar olhando pra monitoramento, isso deixou muita gente doida
Simmm! Felizmente eu me curei disso, mas por muito tempo, muito mesmo eu ficava doidão com isso, ficava depre pra caramba, 😢 felizmente é passado! E hoje em dia só aproveito o game mesmo.😅
Você é um poeta..👏🏻😎👍🏻🔥🙅♂️👋🏻🤘
eu só olho a temperatura, evitei de uma placa de queimar, por conta do MSI!! não uso pra ver FPS mas só a temperatura.
Sim. Eu mesmo basicamente monitoro na primeira jogadas para encontrar a melhor configuração. Depois disso desligo esses dados e vou me divertir.