Só queria fazer uma correção no seu vídeo, o governo NÃO deixa de arrecadar... o governo deixa de roubar dinheiro da sociedade. Imposto é roubo. Sempre.
Isso sem todo canto só corrupção por todo canto . O Brasil te tomado por rato e PM. Guarda amigo quem não sabe de alguma com patrimônio totalmente incompatível com ganho . O problema do Brasil e o brasileiro o que mais ouso e se fosse eu faria o mesmo . Pois bem quem tem chance faz .
O que a minha instrutora de carro na época que estava tirando carta me falou, nunca esqueço. "Auto Escola não ensina a dirigir, ensina a te passar nos testes do Detran"
De fato, mas eu ouvi o instrutor, apliquei as dicas e passei tranquilo na de carro e moto de primeira... Galera chora que reprovou por máfia mas nunca vi alguém que soubesse dirigir e tenha sido bem instruído reprovar Procurem uma auto escola boa, ouçam os caras e passem na prova, querer pagar sem se dedicar cria a demanda pra esse tipo de corrupção
No dia que fui fazer o exame, vi muitas e muitas pessoas serem reprovadas. O mais triste é que a maioria delas sabia dirigir, mas ficaram muito nervosas na hora de provar isso.
Olá, fui instrutor e gostaria de deixar o meu relato. Comecei a trabalhar em 2007, fui funcionário de auto escola, dava aula de legislação e direção por 6 anos e procurava dar o meu melhor para contribuir com a vida de cada aluno. Ensinava as pegadinhas de prova mas procurava ensinar o dia a dia verdadeiro que cada aluno iria enfrentar. Tinha boas aprovações tanto pratico quanto teórico e cada dia que passava buscava recursos para aprimorar cada vez mais minhas aulas. Eu recebia em média 1 salario e meio , e trabalhava 12 horas por dia. Sempre fui honesto e sincero com os alunos. Na auto escola tive um patrão que não era corrupto e não aceitava de forma alguma qualquer tipo de venda de habilitação. O problema é que a corrupção corria solta em nossa volta. Já perdi aluno que por ver pessoas de outras auto escola comprando a CNH me abandonavam e transferiram para outro CFC que vendia CNH. As vezes o motivo da reprovação era coisa pequena tipo, não estava olhando retrovisor ou esqueceu o cinto de segurança, ou saiu com o freio de mão puxado e mesmo assim preferiam comprar em outra auto escola a CNH. E pelo fato de eu não gostar desse tipo de trambique, isso foi me frustrando a ponto de começar a fazer mau pra minha saúde. Dia de exame eu ficava muito tenso e nervoso vendo a sacanagem rolar solta e ninguém fazer nada. Vendo alunos bons e qualificados entregando seu dinheiro na mão de bandidos vestidos de examinadores, e vendo que por mais que eu estava fazendo o meu melhor, a sociedade não queria saber já que o setor de auto escola tem o filme queimado. Achei melhor abandonar a profissão. Pra resumir na minha opinião a única forma de melhorar esse setor é investir em fiscalização, tanto para examinadores quanto para auto escola , cobrar manobras no exame que realmente são necessárias no dia dia, tabelar o preço a ser cobrado pelas auto escola igual as clinicas do Detran, não exigir mínimo de aula pra aluno , o aluno fazer quantas aulas ele achar necessário, dar desconto em taxas pra quem é repetente, ter uma prova de legislação com questões mais diretas e simples sobre coisas que acontecem no dia dia, ser cobrado um desempenho legal dos cfcs e capacitar melhor esses instrutores. Lembrando que essa é uma opinião de um humilde ex instrutor que acredita que a melhor forma de combater essa corrupção é com a educação. Pra mim comprar carteira é igual comprar droga. Quem paga acaba alimentando esse monstro que tá tomando conta de todo o setor. Seu examinador, já imaginou seu filho voltando da escola e ser atropelado por um motorista que o senhor mesmo vendeu a carta pra ele.? Deus abençoe a todos.
Na minha prova prática a mulher da da auto escola falou "Leandro pode ser que lá vc consiga fazer tudo certinho e msm assim ser reprovado e lá o examinador é da civil e a palavra dele contra a sua.não há nada que a gente possa fazer a não ser que vc prefira pagar o custo é 300 reais" isso foi em 2007. Paguei simples assim.
Tive um instrutor que me ensinou muito bem a respeitar o trânsito e ser um bom condutor, hoje sou grato por tudo isso é satisfeito por passar em minhas aulas práticas e teóricas tranquilamente.
Sobre a propinagem nos Detrans, aqui em Brasília o governador nomeou um procurador para a direção do Detran, e o cara fez um pente fino no órgão e descobriu vários esquemas, principalmente nas vistorias, onde o prazo para uma vistoria veicular demorava até 3 meses, mas quem pagasse propina conseguia a vistoria em poucos dias, então o novo diretor terceirizou a vistoria e sofreu até ameaças de funcionários do órgão. Devido a todos os esquemas descobertos, o governador daqui chegou a falar em acabar com o Detran
Brasil sendo brasil, porém o pior sonos nós brasileiros, que não estando capacitado queremos pagar a propina p ser aprovado, que com pressa p fazer algo paga propina , que infringe leis e paga propina ...
Eu tirei minha primeira habilitação na Flórida. Demorou 3 dias, custou 29 dólares. Vc pode aprender a dirigir com algum membro da família e só ir fazer o teste, depois de completar um curso on-line antidrogas. Ao voltar pro Brasil dei entrada na CNH em fevereiro e só concluí em outubro.
Como você praticou? Dirigindo sem carteira na vizinhança? Já bateram no meu carro e fugiram e me deixaram sem luz 2 vezes por causarem acidentes com aulas práticas sem instrutor na minha região e no fim não deu em nada. Meu próprio vizinho ficou ensinando a namorada a dirigir até que ela virou uma esquina e invadiu uma casa (não desvirou o volante). O carro da auto escola tem pedais adaptados no lado direito dando a oportunidade do carona/instrutor assumir o controle do carro caso perceba que o motorista vai fazer cagada. Outro vizinho gente boa pra caramba um senhor que resolveu dar umas dicas para a afiliada que já tinha até ganhado carro quando passou na faculdade mas não conseguia ser aprovada na prática, ele pegou o carro e foi rodar com ela e no primeiro cruzamento o carro da frente parou e ela não. Como funciona esse processo de aprender em casa por ai?
Eu era uma das alunas da autoescola que dirigia super bem. Nunca deixei nem o carro morrer, sabia fazer baliza, no geral era super tranquila. Mas chegava o dia do exame e eu tinha crises de ansiedade absurdas e cometia erros ainda mais absurdos. Chegou num ponto que reprovei mais de 5x e a única solução que eu vi fou desistir. Como eu pagava minhas reprovas, já estava sem condições pagar 600 reais por mês para refazer as provas (cada prova era mais de 300 reais fora as aulas extras antes do exame que também eram caríssimas). Eu desisti de todo o processo mesmo já tendo pagado uma fortuna na carteira e nas aulas pq eu vi que o sistema não ajudaria uma pessoa como eu, a única solução seria comprar a carteira (coisa q eu não tinha como pagar) ou continuar tentando e gastando uma fortuna nas reprovas todo mês. Obs: ba época eu também pagava faculdade e van, tudo somava meu salário inteiro que na época era um salário mínimo.
O melhor de tudo é que o curso e prova de direção são pura balela. Povo sai da auto escola sem condições de dirigir normalmente na cidade. Kkkkkkkkkkkkkkk
E o filme do Pateta estressado no trânsito ? Não façam isso... kkkkkkkkkkkk. Minha tia que mora nos Estados Unidos tirou a habilitação dela por 40 dólares na época. Com tudo incluído.
Eu tirei minha CNH e não costumo dirigir pq sei o perigo que sou kkk reprovei uma vez por cantar pneu saindo do estacionamento na subida e passei na segunda, mas se eu travar em algum semáforo na subida é 50/50 as chances de eu sair dali com sucesso kkkk no fim não serve de muito, o melhor que uma pessoa pode ter pra aprender a dirigir são pais que sabem dirigir e algum espaço tranquilo pra andar antes e depois da carta
Pessoal, bom Dia !!! Tirei a minha habilitação em Setembro de 1.978, ou seja, 44 anos atrás. E a Auto Escola disse na época : quer pagar pra passar direto ? Respondi NÃO, porque já sabia dirigir e tinha pelo conhecimento de todas as sinalizações de trânsito, inclusive em estradas estaduais e interestaduais, fui fazer o exame sem pagar Propina . Na hora do exame o examinador perguntou se eu já tinha acertado "a bola, caixinha, R$" na Auto Escola. Eu respondi que NÃO. O Desgraçado me fez parar 3 vezes na subida, estacionar 2 vezes de ré e 2 balizas. Passei na marra e a cara de "bosta dele " me fez ver que vale à pena confiar em si próprio. A máfia do Detran, Auto Escola e Despachante vem desde os anos 70... sou testemunha e "Quase" vítima desses Malditos Corruptos...
"vale a pena confiar em si próprio" só se você tem tempo e dinheiro né. Imagina um pai de família ou pessoa mais pobre passando por isso tendo que pagar várias taxas repetidamente até passar, e ainda tendo que arrumar tempo pra tudo isso.
Tirei minha carteira AD nos anos 90, sem a obrigatoriedade de auto escolas. Dirigi muito tempo, profissionalmente, nunca me envolvi em acidentes, e o que vejo hoje é um comércio mafioso que pouca se interessa na formação do verdadeiro motorista, e sim com lucros exorbitantes. Meus 2 filhos se desinteressaram por tirar carteira de motorista por terem sidos reprovados de forma injustificável nos mesmos casos. Eu acompanhei e verifiquei sua razão, não os reprovo por esse desinteresse. Moram em BH, andam de UBER e transporte coletivo, eu como pai fiquei triste por isso, pois minha geração tinha verdadeira idolatria pela CNH, mas os entendi. Algo tem que ser feito no atual sistema!
Entendo pq já passei pelo mesmo. Como disse no vídeo eu só tinha o dinheiro exato do primeiro cálculo, mas deixei vencer o processo 2x. A primeira minha mãe adoeceu, a segunda eu tava fazendo tcc da faculdade. Mas não pode desistir pq o tempo passa.
Moro em BH também e fui reprovado 2 vezes com sacanagem. Na segunda reprovação minha (a primeira foi minha culpa mesmo), o examinador do meu lado enchia o meu saco com palavrão, deu comando ambíguo, induziu a erro, etc. Na vez seguinte, eu dirigi melhor, mas mesmo assim o examinador de trás lotou aquele papelzinho de infrações de sinalização, parada, conversão, etc. que eu não faço ideia de onde as cometi. O do lado, quando eu passava por uma rua residencial com muitas garagens direto pra rua, disse pra eu dirigir olhando se não havia carro saindo das garagens à minha direita. Essa obrigação de olhar o fluxo é de quem tá saindo com o carro da garagem, porra, que regra é essa? De onde o cara tira isso? Enquanto isso, lotado de gente na rua que dirige com a bunda e tem carteira sabe-se lá como.
@@rafaelm.4241 tbm passei por essa situação, o examinador muito estressado e falando palavrão, fomos aos berros, sai certo de que tinha sido reprovado e que não voltaria ali, ainda bem que não me reprovaram e que não preciso fazer aqlo novamente
Moro no Texas e pra tirar a carteira aqui foi tão simples e barato também, $75 em apenas 1 dia eu passei e peguei a minha, agora em sao paulo só por deus quanta burocracia.
DETRAN é o exemplo mais claro de como um serviço público pode ser executado com má vontade, descaso e muitas vezes com jeitinhos. Parabéns pelo vídeo. Você inspira o canal investigando.
Essa semana mesmo tive que pagar 50 reais a mais pra pegar o documento da minha moto, mesmo já tendo pago todos os imposto. Fazer a coisa certa no Brasil é assinar atestado de otário pq tudo tem uma sacanagem e propina no meio
Para renovar minha habilitação, tive que recorrer a um cartório, já que o Detran dizia que nunca tinha vaga disponível. Burocracia mafiosa . "Parabéns" ao Presidente do Detran RJ, Adolfo Konder.
Se vc pagou todos os impostos esses 50$ que te pediram ae simplesmente te roubaram. Eu metia um processo. É isso que acontece quando não sabemos dos nossos direitos.
Vendo os comentários de vocês, fico cada vez mais distante da minha primeira CNH. Eu tentei passar "na marra", mas como o sistema é foda, não passei. Isso porque no exame prático final você já tem que saber de tudo, coisa que a autoescola não ensina. Eu, lá, o único otário que ainda acreditava no sistema. A maioria ali já sabia dirigir, só o bobão aqui foi o único que pegou no volante por míseros 16 horas e tentou a "sorte". Quem sabe, quando for mais rico, eu consiga minha primeira CNH. Mas agora, com o preço que estão as coisas, esquece!
Até hoje sou indignado, porque o cara me reprovou "por não andar de acordo com as condições adversas da pista". Em um dia ensolarado, sem chuva e neblina.
Fui reprovado por deixar o carro meio palmo (sim, foi exatamente essa distância kkk) fora da linha da garagem. Aí me diz: Em quê isso muda no trânsito? Um carro vai me bater por tá nessa pequena distância fora da garagem? Na vida real, eu não posso descer do carro pra olhar e colocar o carro mais pra dentro depois não? Enquanto isso, muita gente que dirige com farol azul, ou alcoolizado a noite ou no celular ao dia durante o trânsito, simplesmente não é pego e multado.
Amigos, namorei uma mulher que era professora da parte teórica da autoescola. Uma vez ela me confidenciou que o dono da autoescola pedia para ela “ensinar errado” para que houvesse reprovações e, consequentemente, mais lucro para a autoescola.
Tive uma péssima experiência... onde tirei minha habilitação era uma cidade pequena, onde na região toda tinha 1 Detran e poucas auto escolas... fui reprovada 4 vezes... todas sem motivo, inclusive sempre eram os mesmos avaliadores... tinha esquema de ninguém estar perto na hora da prova, ninguém poder sequer levar celular no local, não podia conversar com os outros colegas no aguardo da prova... e todo mundo no mínimo reprovava 3 vezes, a cada 20 alunos somente 2 passavam. até que chegou um dia que meu próprio instrutor me disse para mudar de cidade pois não iria passar até que eles quisessem. mudei de cidade, passei de 1 sem nenhum ponto... Conto para as pessoas da máfia e ninguém acredita... mas todo mundo da minha cidade sabe muito bem que é verdade
Aconteceu o mesmo cmg. Dei a seta e o examinador disse que não dei e me reprovou em uma conversão. Quando questionei ele perguntou se eu tinha provas, sendo que é proibido gravar(por aí já sabemos a verdadeira intenção deles). Ainda debochou dizendo para eu abrir uma reclamação no site do Detran. E falou isso rindo. E o mais engraçado é que n pode reprovar só por n dar a seta.
Sou instrutor de trânsito formado,e já atuei na profissão,voltei a trabalhar como motorista de ônibus por conta do baixo salário da auto escola. Sendo aprovada a lei,nós instrutores formados e documentados,poderíamos trabalhar dando aulas particulares,como instrutores independentes,sem vínculo com a auto escola. O mesmo ensinamento que aplicamos na auto escola,aplicariamos sendo independente. Isso nos possibilita ensinar com maior qualidade!! Teríamos um veículo padronizado as leis do Detran,informando como carro de aprendizagem,e os treinamentos a a prova,seriam no mesmo carro que o aluno treinou. Lembrando que,não se pode generalizar os ensinamentos de todos os instrutores,alguns se destacam pela sua postura,educação,gentileza e a vontade de ensinar com qualidade!! Torço muito para que tudo seja aprovado,desta forma,todos sairão ganhando,principalmente porque será opcional a escolha do aluno. .
Bom pensamento! Cansei de ouvir histórias de meninas abusadas pelos instrutores quando eu estava tirando a minha carteira (2013). Além disso, poderá ter maior qualidade de condutores, podem cobrar mais, e vai sair mais barato pra quem quer aprender! Só vantagem!
Mano o Detran é uma verdadeira máfia, todos que dão entrada na auto escola, inícia uma luta de perca de tempo e extorsão financeira, eu torço para o fim da auto escola !!! Chega de estoquir o povo brasileiro.
Hoje fui fazer meu primeiro exame prático, já dirijo faz algum tempo e tenho noção de como dirigir um carro. Não estava nervoso e fui confiante para a prova, me reprovaram na baliza. Segundo o examinador eu supostamente raspei o parachoque no ferrinho que fica entre as duas balizas, isso antes de entrar na baliza. Fiz diversas vezes a baliza na aula e nunca me ocorreu essa situação em específico, de repente eu sou reprovado, não ouvi um barulho, não caiu nada, mas segundo ele aconteceu. Agora terei que dar mais dinheiro pra esses ratos pra fazer uma prova totalmente desconexa com o dia-a-dia no trânsito. Um verdadeiro assalto mascarado!
Meu pai tem problemas de coluna e simplesmente depois de muitos anos com o benefício, agora o Detran disse que ele não tem mais o problema, nada suspeito!!! Faz um vídeo sobre os cartórios. Parabéns pelo vídeo, sempre um aprendizado
O sistema todo do país é uma grande geradora de máfias, praticamente impossíveis de serem quebradas, pq enquanto todo mundo tiver ganhando, ngm tem o interesse de parar
As pessoas me falaram que era difícil tirar a carteira de habilitação na raça. Agora que eu estou tirando vi o por que, como funciona essa máfia. Uma prova que era para ser teóricamente simples, se transforma em um monstro de tanta pressão que a gente recebe. As pessoas até sabem dirigir, mais na prova ficam com tanto medo que perde a noção do que fazer. Infelizmente. Eu que sempre me considerei tranquila me vi em desespero na hora da prova, reprovei é claro.
Estou fazendo o CFC e antes de iniciar fui atrás das autoescolas e fui fazendo cotações. Cheguei a encontrar autoescola cobrando 4k no totalizado final! Estou fazendo o CFC em uma que cobrou mais "barato" mas o professor não ensina nada! Apenas lê a apostila - coisa que poderíamos fazer em casa. Resultado: estou assistindo aulas de professores e simulados do Detran no UA-cam que são muito mais completos e intuitivos. Tomara que a lei seja aprovada e acabei com essa máfia!
Fui reprovado duas vezes em condições no mínimo questionáveis, do tipo "você estava 2cm na contramão" em uma ruela que se quer possuía qualquer tipo de sinalização. Isso tudo após ter passado por "aulas" de um "instrutor" que ficava em silêncio durante todo o período dentro do carro. Acabei perdendo o interesse na cnh e tenho basicamente usado aplicativos como uber/99.
isso aí faz parte da mafia. comigo aconteceu a mesma coisa em SP quando fiz minha habilitação. o delegado fdp nem me cumprimentou quando entrei no carro, botou uma pressão falando grosserias na hora de fazer o teste, e por esse mesmo motivo bobo me reprovou. fui na auto escola remarcar, 180,00, ai o dono da auto disse: se voce pagar 250,00 ele te passa. paguei pq estava querendo o quanto antes voltar pra SC, no dia da prova, o delegado olhou o papel, deve ter visto algum sinal que paguei a propina, acredita que o filho da mãe sorriu, me cumprimentou, desejou boa sorte e até fez a baliza pra mim no pedal do passageiro? cara, nesse dia vi como esses caras são fdp.
Na minha 1a CNH ñ tive problemas, mas na MUDANÇA de categoria sim. No dia da prova prátìca, haviam 17 alunos e alguns perguntaram se havia entre os examinadores algum q recebia alguma proprina p/ facilitar o processo e o nosso instrutor disse q sim. Daí, 13 dos 17 preferiram pagar pela aprovação, eu e mais 3 ñ fomos e a 1a pessoa q foi avaliada, foi imediatamente reprovada. Eu fui o 2o avaliado e o instrutor fez tudo q pôde p/ me reprovar, mas o outro instrutor ñ permitiu, tomou a folha da mão do mal intencionado e me deu assinatura como apto. De fato, tirar CNH no Brasil é um desafio terrível.
Eu moro no interior do Nordeste e comecei a dirigir bem cedo, aos 15 anos pra trabalhar com meu pai. Meu pai era um grande motorista, mais de 30 anos só de profissão, era meu professor e exemplo. Aos 18 anos quando fui tirar CNH percebi que já sabia até mais e melhor do que os próprios instrutores da autoescola. No dia do exame prático o instrutor juntou eu e os outros alunos e explicou o esquema, na época (10 anos atrás) o valor era R$ 300,00 e o aluno nem precisava entrar no carro, era só pagar e ir pra casa esperar a CNH chegar. Como já tinha experiência não aceitei, fui fazer o exame e quando o examinador percebeu que eu já tinha prática se tornou altamente arrogante comigo (talvez percebendo que não ia tirar dinheiro de mim), mas mesmo assim tirei a CNH A e B de primeira. Nesses 10 anos, graças a Deus e ao que meu pai me ensinou, nunca sofri nenhum acidente e a única multa que levei foi por causa de um defeito no farol da minha moto. E eu não rodo pouco, sou de motoclube, rodo em média de mil kms por mês e conheço 6 Estados do Nordeste. Nunca precisei da autoescola pra nada, só ensinaram o que eu já sabia e ainda ensinaram errado. O projeto do deputado Kim está correto, o Estado tem apenas que fiscalizar quem sabe ou não, como você vai aprender é problema seu. Quem quiser, que pague uma autoescola.
@@orly. cuidado pra não cair nas pegadinhas dos fiscais, na minha época era costume deles darem um ordem errada de propósito, pra saber se o aluno estava seguro ou não. O meus fiscal tentou me fazer avançar uma preferencial na pista de prova, mas eu tava atento e segui as regras. Fora isso é só confiar no seu conhecimento.
Sou desses também que dirigiu carro de família quando adolescente (sempre em lugares ermos, sem colocar a vida de ninguem em risco)... Outra aberração que vejo no atual sistema, o aluno ser OBRIGADO A ASSISTIR 45 Horas/Aulas de Legislação e (acho que) 20 horas/Aulas de direção... Na minha época, a 18 anos, estudei legislação por apenas 1 semana, e apenas 10 aulas de direçao.. passei na legislação com 28 pontos, e tirei a CNH B de primeira, 1 ano depois aos 19 anos fiz a inclusão da categoria A, esse sim eu só pilotei moto no campo de terra perto de casa, moto de trilha ainda... Nunca havia pilotado na rua... Mas fui la, fiz 10 aulas só e passei de primeira também... e literalmente, passei apenas no TESTE DE EQUILIBRIO que é a unica coisa que o "curso" ensina....
excelente reflexão, ao meu ver com a não obrigatoriedade de se fazer uma auto-escola, criaria-se um novo mercado de instrutores particulares, que teriam de ser bons para ganharem clientes, e os motoristas teriam que realmente aprender para passar no teste, e tudo ficaria mais fácil. lembro quando fiz meu teste de moto, coisa ridícula, ficar andando em círculos sem passar da segunda marcha.
@@luizfernandozerbinatti7469 quando eu tirei a carteira, reprovaram uma moça baixinha por ter tocado com o pé 2 vzs no chão na hora de sair de na moto.
@@jeffsanchez955 é por esse tipo de coisa que o Detran deveria ser extinto. E também garanto que o instrutor dela não a orientou e muito menos pensou em algo nesse sentido. Só aqui enquanto eu escrevia esse comentário pensei em duas opções.
O único receio que tenho é que esse serviço se torne como Uber, com vários problemas de relacionamento entre aluno e instrutor, assédios, brigas, e tbm uma competição que baixe muito o valor do serviço, perdendo tbm a qualidade.
isso é bizarro, uma aula de 50 minutos custa 80 reais.. ai tu é reprovado tem que pagar 170 de taxa e mais 250 de ALUGUEL do carro (que você pode usar por no máximo 10 minutos)
Pior Eu tenho um ano de cnh e pow as vezes dou umas cagada ate que besta kkk e ve gente muito mais experiente fazendo pior... errar e normal e que os cara aproveita msm o governo e um pn*
Eu fiz tudo perfeito, ia parar o carro e o fiscal mandou eu ir mais para frente, reprovei pq bate no meio fio, a menina depois de mim ele mandou parar onde eu teria passado
Exatamente, paguei 300 no simulado para a prova de moto (para ter mais segurança) e por um descuido reprovei, tive que pagar 500 pra fazer de novo (350 o aluguel da moto) q leva 2 min de prova, remarcaram minha prova e nem pude fazer o simulado de novo
Deveriam ensinar a educação de trânsito na escola, já para os pequeninos, como se comportar como pedestre, condutor e motociclista, respeitando placas, leis, etc.
Verdade , quando eu era menor eu tive essas aulas. Lembro até hoje que fizemos uma excursão para um lugar chamado citrolandia, foi muito divertido. No dia tinha uma pista de bicicleta que simboliza o trânsito, todos tinha que andar nas suas bicicletas como se estivesse no trânsito, respeitando sinal, placa de pare e etc... Foi bom e lembro até hoje desde pequeno desse dia.
@@augustorodrigues8694 ué eu também. O meu foi em 2015, tinha todo um circuito montado, com rotatória, cruzamento, e até umas placas de pare kkkkkkkkk que ano foi o seu?
@@augustorodrigues8694 eu já participei dessas aulas também. Eu tinha uns 8/9 e era muito bom. Realmente, nós andávamos de bicicleta simulando o trânsito.
É bizarro, aqui em São Paulo são poucas as autoescolas que NÃO fazem o esquema do quebra. Já ficou tão comum quanto vender o vale alimentação. A gente precisa combater isso.
Muitos não estão preparados para enfrentar o trânsito após tirar a CNH, porque durante todo o processo você é "ensinado" apenas para "passar na prova". Realmente essa MÁFIA é gigantesca.
verdade sem falar que os nego sai com a carta sem conhecer nenhum tipo de sinalização, o que aumenta mais ainda a chance deste individuo se envolver num acidente.
realmente é isso, eu já tinha bastante experiência dirigindo, mesmo assim tive que me dedicar muito pra passar direto nas provas, pq não tinha condições financeiras pra retestes, graças a Deus deu tudo certo vou fazer 1 ano em julho e pegar minha CNH. Ao todo gastei 2100 reais.
Eu sei andar de moto melhor que muita gente já gagá no trânsito. Mas não consigo passar na prova, que a gente não precisa nem trocar de marcha. É contraditório demais. Reconheço a importância da prova, mas realmente passar nela não significa saber andar no trânsito.
Todo o processo tem que ser revisto. Aqui em Pernambuco está mais fácil tirar carteira de piloto de avião, a dificuldade é proposital e a intenção é lucrar.
Quando tirei a minha CNH, há uma década, o avaliador do Detran abertamente pedia que eu cometesse infrações de trânsito comuns para adiantar, tipo entrar na contramão da rua pra não passar sobre resíduos de concreto; e ficava frustrado que eu não fizesse as infrações que ele pedia. Depois de uma volta perfeita minha, o avaliador veio à minha janela, ficou me distraindo, perguntando coisas que ele já sabia sobre meus dados. Fez isso até conseguir me fazer cometer o erro de engatar a terceira marcha ao sair para me posicionar para a baliza. Ele encheu a boca para me dizer que eu estava reprovado.
Pura verdade. Eu passei por isso. Me reprovaram 4 vezes e o pessoal da auto escola sempre me falando: dá a propina, dá a propina! Da quinta vez apareceu não sei da onde um tenente. Entrou no veículo e disse "vamos" ! Tá comigo. Fui finalmente aprovado.
Esse video foi ao ar bem na época em que estava tirando a minha cnh. Lembro como foi um período complicado com reteste e burocracia, gosto nem de lembrar do processo todo. Depois de 2 anos de video no ar, o sucesso dele é muito justificavel. Todo mundo que esta tirando carta precisa assistir esse documentário e saber onde estão pisando
Meu carro certa vez foi apreendido por falta do IPVA pago, ao chegar no pátio do DETRAN (que era no meio do NADA), eles nao informaram que precisava de xerox da identidade, POR ACASO tinha um cara lá que tirava e cada copia era 20 reais. Chegando na hora de pagar as diárias, ninguem havia informado também que só aceitava dinheiro, mas novamente POR ACASO tinha uma empresa lá no local que passava no cartao com um custo adicional de 30%. Na hora de tirar o carro, disseram que o carro não poderia sair andando, ja que o documento havia sido pago, mas o documento nao estava em maos ainda, mas novamente POR ACASO tinha um guincho na porta que cobrava 200 reais pra tirar ele de dentro do patio de deixar ele na porta. Eu não sei nem o que dizer sobre isso.
caramba... e eu aqui bolado, pois além de ter sido mal atendido no guichê do detran aqui da minha cidade, eu tive que pagar 5 reais em um xerox de comprovante de agendamendo UAHSUAHSU
Meu primo mora na Argentina e tá tirando a Lincenca la. O processo é parecido com o dos EUA, não há obrigatoriedade de auto escola, custa em torno de $5000 pesos(R$50,00) e dura em torno de 2 semanas no máximo. É o trânsito lá é muito mais organizado que no BR. A gente no Brasil é extorquido de todo jeito pelo Estado, com a desculpa de que é pra nossa "segurança". E assim continuam esfolando nossas tripas.
Auto Escola não ensina, só dá a autorização para você dirigir. Só se aprende a dirigir na rua, na prática. A exigência de uma carteira de habilitação com todo esse nível de exigência que temos aqui no Brasil, ao meu ver é ridícula, porque na prática você nada aprende e é uma máquina caça níquel.
Acho que uma coisa legal de se fazer, é dar autorização para os parentes ensinarem, com algumas regras do tipo: Não pode ter se envolvido em nenhum acidente nos ultimos x anos. Deve ser motorista ativo etc. E obviamente, um sistema digital que você instalaria no seu celular, pra gravar as aulas e enviar pro detran para ver se quem te ensinou se encaixa nas regras, e se você atingiu o minimo de horas. Mas ainda tem a parte do exame, que é onde a corrupção rola solta..
@Jadson WilliamsEu moro em uma cidade no interior de sergipe, aqui a galera passa pela policia sem capacete, se for com capacete a policia aborda por achar suspeito, loucura kkkkk, e o índice de acidente aqui é extremamente baixo. sobre o detran, a gente faz as aulas aqui na cidade, as praticas tbm, mas o exame acontece em outra cidade, os preços são bem em conta, se for fazer A e B eles dão um desconto e diminuem o número de aulas, todo mundo que eu conheço passa de primeira e não relata nenhum tipo de corrupção ou injustiça.
Faço parte dos jovens sem CNH, tenho 22 anos e tenho vontade nenhuma de dirigir. Gasolina cara, carro caro, manutenção, impostos, etc, além do estresse do trânsito e da CNH q descobri nesse vídeo o preço e a burocracia rsrs. Hj uso principalmente o metrô, consigo ajustar minha rotina pra não pegar o trem lotado, e uso bikes compartilhadas. Qnd preciso de algo mais especial eu pego Uber.
O único porém é que a CNH ajuda um pouco em alguns empregos onde eventualmente se precise pegar o carro da empresa. A CNH não está, necessariamente, ligada a se ter o próprio carro, mas ser habilitado pra quando for necessário. Já o sistema de "ensino" e testes, nem comento. Abç!
Quando tirei a habilitação, tive 2 instrutores péssimos. CFC e auto escola estão longe de serem sinônimo de ensino. Na época já tinha aprendido com um familiar, isso me salvou e com crtz é o motivo de muita gente conseguir tirar a habilitação.
Ja estou na minha 8° aula e ja vi que vou ter que pagar mais 10 aulas, porque mesmo que eu esteja aprendendo, passar no exame ainda mais de primeira é outra coisa, vou dar meu máximo!
Essa semana, gastei entre exame e emissão, mais de R$200 com a renovação da minha CNH, por um serviço porco, que um cão treinado faria. Esse video me tocou diretamente, então pegue, esses 10% do valor que gastei e continue produzindo esses videos! Precisamos de mais pessoas expondo esses absurdos do nosso país.
Passei por um caso absurdo no ano de 2016, ano qual tirei minha CNH. No dia da prova prática o instrutor que lá estava não aprovou ninguém, na minha vez eu estacionei o carro certinho na baliza ele desceu do carro e encostou o cone na frente do carro e disse que eu estava reprovado, eu questionei porque ele fez aquilo e disse que eu só passaria na prova se pagasse o "quebra" eu discutir com ele e sair do carro e deixei ele lá. Ele fez isso com mais ou menos uns 15 alunos nesse dia, nesse dia chamaram até a policia alguns dos alunos processaram esse cara. Mas a auto escola disse que o processo iria atrasar a CNH. Eu paguei a remarcação da prova e fiz novamente. Eles fazem de tudo pra vc pagar propina pra eles é absurdo..
@@pedroepifaniopessoadasilva418 , cara, quando eu fui tirar a carteira no final do ano passado, eu pedi a Deus para guiar meu carro. Graças a Deus, eu consegui passar.
@@pedroepifaniopessoadasilva418 MIMIMI FALTA DE CARÁTER, DEUS , MIMIMIMI... para de julgar os outros cara. Se deus está contigo? Q bom para vc. Mas Ele não está com todo mundo não e visto q tu não vai estar ali para ajudar ninguém tbm não tem direito nenhum de julgar. Vai gastar tempo pedindo ao seu Deus para impedir estes caras pq eles estao bem livres
@@viniciuscaua9945 meu amigo tu precisa urgente refinar suas habilidades de interpretação de texto. Não tem realmente nada a ver c religião o q eu estava falando.
Não acho que se deva acabar com as autoescolas, mas sim diminuir os preços das taxas, pois são muito altos. Comecei a tirar a CNH A em dezembro. Eu já tinha a de carro, e o processo ficou em R$ 1.600,00. Reprovei no exame e tive que pagar a taxa de reprovação e metade do aluguel da moto-pista. Percebi que as pessoas ficam mais chocadas ao reprovar porque não têm dinheiro para pagar a reprovação. Porém, se as taxas fossem menores, acho que as pessoas não ficariam com tanta pressão. OBS: Minha reprovação ficou em R$ 630,00 + 2 aulas da autoescola, R$ 80,00 cada.
Aqui na Inglaterra vc nao precisa de auto escola e nem exame medico, vc aplica p carteira provisoria enviando os docs pelo correio e dps q recebe a carteira vc começa a fazer as aulas praticas com qualquer pessoa q tenha carteira ou com um instrutor. Deps faz a prova teorica e se passar faz a pratica. O valor total sai por menos de 100£
não sei quem tava querendo implantar isso aqui no Brasil mas definitivamente seria incrível se esse sistema atual fosse substituído por esse da Inglaterra, possibilidade de sistema golpista 0% e gente mal intencionada é pouca.
Aqui em SP muita gente paga o “quebra” na prova prática. O DETRAN de fato é uma máfia, depois muitos brasileiros reclamam da corrupção. Parabéns pelo vídeo!
@@rodrigo7475 Reprovei uma vez na prova prática de carro e alguns dos motivos foi porta aberta e regulagem do banco (sendo que ao entrar no carro fiz todo o processo de regular banco, ajustar retrovisor, e etc)... Dá pra ver pela cara do instrutor quando eles querem te ferrar. Enquanto que uma mina que fez no mesmo dia que eu, disse que tinha reprovado já no meio do percurso porém ficou chorando e o instrutor deu uma segunda chance kkkkkkk.
Nunca fui tão humilhado no dia do meu exame de direção , Tudo tentativa de me fazer cometer erros e ser reprovado . Se eu tivesse o Nivel de paciencia que Tenho hj , ela saia com o nariz quebrado e eu ia pra cadeia naquele dia.
Sou professora de teórico em CFC, e sou crucificada pelos meus métodos sempre, pq eu preparo o aluno pra vida, não aquilo de “decoreba” pra prova, eu mostro a realidade do trânsito, mostro qual o intuito das placas e lei, pro aluno ter a real compreensão do assunto, e as auto escolas caem matando em cima de mim por isso pq eu não sigo o livrinho michuruca que eles obrigam o instrutor usar
Esse canal é de extrema importância para o senso e análise crítica dos brasileiros. Espero que o UA-cam faça a maior quantidade de recomendações possíveis sobre esse canal.
Isso acontece aqui em Portugal de forma diferente , há também as propinas para passar na prova , se voce quer fazer os cursos mais rapido tem que ir em uma escola que tenha esquema com o "detran" daqui.
Graças a Deus e as pessoas que me ajudaram, eu ganhei de presente minha CNH, sei que não é a mesma sensação de quem trabalhou, lutou e passou, mas estou muito feliz que consegui passar nos dois exames sem muitas dificuldades e sem cometer nenhum erro. Aqui na minha cidade pode até ter uma auto escola corrupta com instrutores e examinadores que estão dentro de um esquema. Mas escolhi uma muito boa e pessoas profissionais. Examinadores não podem ser da mesma cidade e os dois que passei foram 100% profissionais. Hoje estou com a minha CNH, sem poder dirigir por não ter um carro ou uma moto, mas o primeiro passo tá feito. Desejo a todos que estão fazendo ou finalizando uma boa sorte, sempre mantendo a calma. Pra terem uma noção na de carro, foi tão automático que nem reparei kk
Eu sou de Porto Alegre e a minha experiência com CFC foi muito traumatica. Começou bem, as aulas teoricas foram bem melhores do que o que eu esperava, o professor era motivado e dava pra perceber que ele estava ensinando não apenas pra prova, mas pro dia a dia no trânsito mesmo. Mas a parte pratica foi um desastre. O meu instrutor me tratava mal, sempre que eu errava (que era a cada 2s, porque parecia que tudo o que eu fazia estava errado) ele me repreendia. Eu errava nas aulas por ficar nervoso pela atitude dele. Durante as aulas ele passava devagar por perto de mulheres na calçada e apontava elas pra mim, fazendo comentarios de cunho sexual, o que obviamente não é nada profissional e que me deixava constrangido e desconfortavel. Eu comecei a ter ansiedade antes e depois das aulas, tinha taquicardia so de ir para o CFC. Para aumentar minha autoestima, porque eu realmente comecei a pensar que não sabia dirigir e não entendia nada (pelo modo como meu instrutor falava comigo) eu fiz aulas com três outros instrutores, em três carros diferentes, e todos disseram que eu estava dirigindo muito bem. Me foi recomendado fazer VARIAS aulas extras porque parecia que eu nunca estava pronto. Acabei fazendo algumas e passei na terceira tentativa. Também acho ridiculo que no dia do exame so se pode tentar uma vez. So consigo ver isso como uma forma de cobrar pela prova extra. Concordo também com o ultimo ponto, de que no final das contas a gente acaba sendo até penalizado por fazer a coisa certa. Eu percebi depois da autoescola como meu pai e alguns amigos dirigiam errado, e não adiantou tentar explicar. Eu ja tomei buzinada por parar no local correto, por estar andando na velocidade limite da via, etc. Tudo isso acaba sendo desgastante porque embora você saiba que esta agindo corretamente você acaba se sentindo mal. Eu sou contra a extinção das autoescolas, mas sou a favor de uma reformulação total do método, que atualmente serve não para formar bons motoristas, mas para ser uma galinha de ovos de ouro.
@@trallicosta tapado é você, ninguém é igual, ele nao é voce. Ele deve ter os motivos dele, medo e etc. quem sofre de ansiedade a maioria das vezes são tímido e nao tem coragem de falar as coisas que sente. Antes de apontar e ofender alguém, pensa, pensa seu imbecil. Nunca parou pra pensar que sua ofensa pode prejudicar alguém psicologicamente, n?
Man vou aconselhar vc KKKKKKKKKKKK nas aulas práticas, os professores são difíceis e se vc errar MN os cara vai vim com tudo em cima de vc. CMG é a mesma parada mais eu já peguei as manhã e já controlo o veículo tudo então ele está só deboa CMG. Mais os cara é foda véi
tenho um amigo meu que ja sabia dirigir des de muleque, inclusive ja me deu carona no carro do pai dele e dirigia super bem, quando foi por fim tirar a carteira de habilitação foi reprovado na aula pratica 3 vezes, mudou do auto escola e passou de primeira
Quando eu tirei a minha cnh, tive a sorte de encontrar um ótimos instrutores, nas aulas teóricas e práticas. Que passava o conteúdo, mas também falando sobre a realidade das ruas, no dia-a-dia. Ensinando coisas além do que caia na prova. E na primeira prova, já fui aprovada. E depois escutei: "Nossa, que maravilha! Sem precisar pagar a quebra. Economizou uma grana, hein?!"...Ou também: "ah mas se vc não tivesse passado, era só pagar a quebra e seguir a vida..." Tudo isso me dá nojo. Brasileiro que sempre reclama da corrupção, mas na primeira oportunidade dá um "jeitinho", pra conseguir tudo.
Eu fiz autoescola em 2012, logo que completei 18 anos. Passava as aulas teóricas todas dormindo ou mexendo no celular, e já sabia dirigir. Tive que frequentar só por burocracia mesmo, não aprendi nada lá. E quem entra sem saber, também não aprende nada além de decorar o percurso da prova pra passar no teste. Tem que ser facultativo mesmo 👍🏻
Agora imagina como eu me sinto, lendo o que você está escrevendo e neste momento dentro da sala de aula da auto escola, e tendo que começar o processo todo NOVAMENTE, porque a desgraça da pauta venceu e tenho que pagar mais 3000 reais pra tirar essa bosta.
@@wiliansilvadonascimento630 caraca mano, meus pêsames aí, deve ser uma merda mesmo, esse limite de 1 ano foi criado só pra auto escola arrancar mais dinheiro ainda das pessoas.
Minha 1a Habilitação foi tirada em 1990. Você comprava o CTB na banca de jornal, estudava para o teórico, aprendia a dirigir com irmão ou conhecido num carro particular, pagava uma pequena taxa, fazia o exame teórico, passava, fazia o psicotécnico e prático em carro particular com a assinatura de instrutor de um habilitado a mais de 2 anos e em 1 semana ou no máximo 10 dias tinha uma CNH. Em valores de hoje vc gastaria menos de R$200 em taxas e só. Depois alguém do governo ganhou um baita mensalão das associações de CFCs e virou essa porcaria que é hoje
Hoje é essa canalhice, é muito dinheiro que vc gasta, e sem contar que vc pode dar o azar de ser avaliado por um examinador babaca que mesmo você fazendo tudo certo, ainda te reprova
Apesar de eu já ser habilitado desde os meus 18 anos, reconheço e admito que o processo para se tirar uma habilitação nesse país é vergonhoso, mesmo se comparado com o de outros países da América Latina; se for comparar com o processo dos Estados Unidos então... chega a ser piada; burocracia, alto custo em um país em que a maior parte da população é assalariada, descaso por parte de muitas autoescolas que não deveriam ser obrigatórias (como definitivamente não é em muitos países), e o pior é que antigamente não era assim; mudaram e mudaram pra pior, pelo menos em termo de custos, burocracia e exigência de uma série de coisas como quantidade mínima de aulas a se frequentar para se agendar os exames de legislação e de direção, que é um verdadeiro caça-níquel para as autoescolas e péssimo para os aspirantes à habilitação
Eu reprovei no primeiro teste, dai nao me deixaram eu agendar para um ou dois dias seguinte, eles marcaram para 3 semanas depois e assim tive que pegar mais 5 aulas para poder fazer a prova novamente
@@andersonclemente2170 Infelizmente a ética não é ensinada em mais de 95 % dos lares brasileiros. A má educação é consequência da falta de ética básica nas famílias.
ética aprende em casa na família, você acha que "ética" no padrão do estado ia dar bom?? só ia ficar mais caro o ensino público e particular tendo que contratar professores pra encher linguiça
Quando fiz 18 em 2020, paguei minha carta inteira a vista, pq eu sabia que elas inventam taxas no meio do caminho, então já paguei tudo pra evitar isso lá na frente. Apenas 1 ano depois eu fui chamado pra fazer o CFC, tendo que perder hora no serviço todos os dias. Por fim, no dia do exame prático, veio um examinador de outro estado, e começou a reprovar todo mundo, uns 15 seguidos, então fomos reclamar com uma moça do Detran e tivemos que esperar por 1 hora até a central do Detran dar uma resposta. Por fim eu passei, depois de 1 ano e meio que paguei a carta, e todos aqueles que reprovaram, foram recorrer no Ciretran depois.
Tirar habilitação deveria ser como concurso público. Ter um edital informando tudo o que você deve estudar e o que praticar na direção, assim ficaria ao seu critério se matricular em uma escola ou pedir aulas particulares com quem já têm a habilitação. Depois era só comparecer no DETRAN para realizar a prova teórica e prática.
Vou contar minha experiência: Sou habilitado desde 2017. No início, até que foi tranquilo, mas os problemas começaram no simulador. Ele era de PÉSSIMA QUALIDADE e travava toda hora, até um game de PS2 era melhor. Estava tão ruim que me deram aprovação automática porque não tinha como avaliar. As aulas teóricas eram boas, mas as práticas nem tanto. Tive 2 professores, a moça que fez a primeira aula tive que dispensar pois seus métodos não eram eficientes para aulas de direção, o segundo professor era muito melhor. Fazíamos ao ar livre em plena via pública em horário de pico, na minha cidade não tinha circuitos. Eram precisávamos improvisar, íamos treinar em lugar mais afastados. Passei na 5ª tentativa. Em todas as vezes faltava um único detalhe, inclusive no 4º quase passei e errei no último momento, por centrimetros. E até o fiscal disse que poderia até relevar, mas “no momento não podia” (com certeza era aquilo da obrigatoriedade de reprovação diária). Inclusive nesse daí quase participei de um esquema de corrupção, que combinava com um polícia civil pra por um fiscal amigo e passar de propósito. Eu acabei não encontrando com ele e não fez mais o esquema (e achei que foi melhor assim). Na tentativa que passei foi engraçado: o fiscal que me acompanhou era um policial marido da delegada, e ele já havia feito comigo, então já sabia como eu dirigia (e ele era conhecido por ser um carrasco), eu errei no controle de embreagem e já estava aceitando mais uma reprovação (detalhe: era o último exame tolerável, se não passasse, ia pagar mais aulas práticas obrigatórias), mas ele simplesmente disse quando o carro morreu: “liga de novo, finge que nada aconteceu e pode seguir”. E terminei o circuito e sendo aprovado depois na baliza, antes de voltar pra casa ele chegou pra mim e disse “não aconteceu nada aqui, tá?”. E, pra fechar como chave de ouro, a maior burocracia e roubo pra transferir a carteira, pois me mudei de Estado depois. Além de ser complicado marcar dia no site do DETRAN pra ser atendido (fora fila e demora pra ser atendido), o fim da picada foi o documento em papel para assinar autorizando a transferência, tive que fazer um xerox na gráfica do Shopping onde faziam os documentos do DETRAN e eles me cobraram 10 REAIS POR UMA FOLHA! E por fim, NADA DO QUE FOI ME ENSINADO USEI NAS RUAS. Minha mãe me ensinou muito mais em 4 dias nas estradas do que todas as aulas que tive. Aquele FIAT Uno velho nunca pode ser comparativo com nosso carro, que é muito mais complexo com um trânsito caótico que vivo. Felizmente consegui a habilitação, e praticamente só eu dirijo na família, até quando vou viajar fora do BR. Mas foi um inferno que passei e não quero nunca mais pisar em uma autoescola.
Na minha cidade alguns instrutores reprovam alunos sem que esses cometam qualquer tipo de erro, e eu fui uma dessas vítimas, para nos obrigar a pagar a propina. Para vocês terem noção, o instrutor que me acompanhou atendeu uma ligação durante a realização do exame e mandou eu continuar, e a ligação só acabou quase no final do exame. Quando fui ver o motivo da reprovação no site do DETRAN estava "excesso de velocidade" (lá na hora eles não falam se vc passou ou não, tem que esperar 7 dias úteis para postarem no site), sendo que a prova é feita num uno velho, em que na 3 marcha nem se vc quiser vc consegue passar de 35km/h, e a via era de 40km/h.
Muito boa a reportagem. Eu tirei a carteira em 2022 e fui scamado pelo examinador, reprovado na prova pratica, sem motivos. Foi marcado que eu não estava respeitando velocidade de via que era 60km, eu estava a 57km. velocidade inadequada + não utilizar marchas da maneira adequada. Reprovei com -4 pontos por que sim. A segunda vez q fui fazer a prova, fiz exatamenta a mesma coisa, não paguei aulas nem nada e passei sem problemas. Você tem que torcer pra cair com um profissional não corrompido. Sou de Brasília-DF
Aqui na Califórnia vc paga 38$ dólares e já pode fazer a prova teórica no mesmo dia. Acertando as questões vc já está autorizado a dirigir com limitações. O problema eh q dependendo da sua cidade leva até 2 meses pra vc conseguir agendar a prova prática.
Salve, brother. Minha tia mora na Carolina do Sul, ela pagou 40 doleta. Inacreditável como nós somos roubados. Ela so conseguiu tirar habilitação após casar com americano e pegar o greencard ( não sei se é verídico,mas eu não a desmenti) . Tmj
@@fredmartins297 eh cada estado tem suas diretrizes. Tanto que um amigo veio da Flórida pra tirar a carteira na Califórnia pq ele não tinha documentos. Mas uma vez q vc tenha habilitação, ela vale no país inteiro
Quando tirei minha habilitação o instrutor me ensinou a passar na prova prática, não a dirigir de fato. Isso fiz praticamente sozinho com as minhas experiências do dia-a-dia e dicas de quem já dirigia.
Primeiro vídeo do canal do Tales que não trouxe absolutamente nenhuma informacao que todos os brasileiros já não soubessem, porém ter coragem de falar tudo isso, aí já é coisa de gente muita corajosa. Valeu Tales. Vídeo outstanding.
@@vegaocrocante eles são pagos para ensinar os alunos a passar no teste do Detran, nada além disso. Se você tem habilitação de moto vai entender que essa é a função deles, nada além disso.
@@VagnerCastro tenho também a décadas, mas não entendi a sua complacência, você por acaso é instrutor de motoescola kk de boas temos mais oque fazer não ?
@@vegaocrocante só estou dizendo que professor de auto escola é só um parafuso na engrenagem, não importa o que ele faz ou deixa de fazer. Ele ensina a passar, fim. É pra isso que ele é contratado, ele não vai ensinar ninguém nada que não seja o solicitado por quem paga ele. E não, não sou professor.
Fui reprovado na minha primeira CNH na prova pratica de carro, estava dirigindo de boa e o fiscal do detran do lado me exigiu dinheiro e eu falei que não tinha e ficou insistindo e eu falei que nao tinha e mandou eu encostar o carro e me reprovou... Na época isso em 2017, fiz vídeos, entrevistas em radios, varias pessoas falando que tinha acontecido a mesma coisa com elas, fiz b.o, foi aberto uma investigação no MPCE contra o fiscal, mas n deu em nada ate hoje 05/2022. Após 30 dias do ocorrido fui fazer de novo, estavam tudo pianinho com medo e o cara que tinha feito isso comigo tinha entrado de férias(será?), me colocaram ate como o primeiro pra fazer. Me senti muito injustiçado por esse sistema corrupto.
Infelizmente mantemos o Estado contra nós mesmos, me lembro quando era obrigatório passar na vistoria por causa da poluição, e as pessoas felizes por seu carro ter passado e ganhar um selo colado no vidro 🤦🏼 e no mais, já fui autuada por velocidade e estava no hospital com meu filho em cirurgia e o carro no estacionamento 🤷🏼 recorri, provei e o recurso foi indeferido, esse é o nosso Brasil. 😢
Quando eu tirei a minha foi de boa, o meu professor da aula pratica era bem profissional ele ensina e repetia ate todo mundo entender, e o meu outro professor da aula pratica foi o melhor professor, ele ensinou tudo e era bem atencioso, sempre me corrigia quando eu errava alguma coisa, mas antes de eu tira minha cnh eu ja sabia dirigir, falta apenas eu praticar mais e aprender mais coisas sobre trânsito. Eu tinha conversado com meu professor sobre o tal do quebra, ele disse tudo e o valor era 1,200, isso foi nos 2 dia de aula que eu tavo inseguro, mas ele me disse pra treinar mais, e deu tudo certo ele me ajudou e disse pra mim não pagar o quebra porque eu ia ser aprovado, e fui aprovado de primeira sem nenhum ponto nem nada.
Fiz o teste por 3 vezes, e reprovei nas 3, eu sei dirigir bem, sei fazer a baliza perfeitamente, na auto-escola eu chegava a fazer a baliza em menos de 2 minutos, nas provas práticas eu dirigia super bem, mas quando cheguei ao DETRAN, fui reprovado prontamente, onde o examinador alegou que eu não havia alinhado as rodas do carro, além disso, na minha terceira vez o examinador me reconheceu, me olhou de forma irônica e me perguntou sem eu tinha algo contra realizar o teste com ele, realmente até hj me sinto lezado.
Isso de alinhar a roda do carro mano... reprovei 2 vezes por causa disso.. somente por causa disso e me reprovaram, sendo que o carro tava perfeitamente dentro da vaga e não haveria possibilidade alguma de ocorrer um acidente se tivesse estacionado assim em qualquer lugar mas mesmo assim me reprovaram... Também peguei instrutores azedos demais e por coincidência, todos velhos já, parece que os caras tem o prazer em repovar os alunos que vão fazer a prova e eles te fazem ficar nervoso na hora da prova, falando coisas desnecessárias pra você reprovar... aconteceu isso com uma menina na minha ultima que vez fiz e passei, o instrutor começou a botar pilha na menina e ela ficou cada vez mais nervosa e fez mais erros na prova dela... lamentável.
Eu estava esperando por esse documentário. Esclarece muitas coisas sobre o exame prático. Muita gente é reprovada durante o exame e não sabe nem o por quê. Agora muita coisa faz sentido.
Onde fiz a minha CNH tinha muitos defeitos, mas uma coisa eu achei da hora, em todos os testes dos alunos dessa autoescola em específico sempre tinha um instrutor acompanhando, uma exigência da própria autoescola.
Meu relato sobre auto escolas: Bom eu aprendi a dirigir com meu pai quando eu tinha por volta dos 13/14 anos, no jeito dele todo estressado e impaciente de ensinar, mas me ensinou a dirigir, depois fui dirigindo carro sem carteira e sempre dirigi super bem no meu jeito, meu pai também sempre dirigiu super bem e aprendi com o jeito dele dirigir, até que cheguei a hora de tirar a carteira aos 20 anos de idade, dei entrada no CFC, passei no exame teórico de primeira, depois fui fazer as aulas de direção, peguei um instrutor terrível, que não sabia ensinar direito, ficava só no celular, brigava comigo se eu errasse alguma coisa, chegamos até discutir dentro do carro e eu estava meio perdido nessas aulas por que eu já sabia dirigir, mas não conseguia dirigir daquela forma que pedem, tomei a primeira bomba por causa de um erro bobo, tomei a segunda bomba por que eu estava muito nervoso e não consegui dar seguimento no percurso e assim por diante tomei bomba, até que se não me engano na quarta bomba, eu fiz tudo certo, só que o examinador inventou que eu estava quase batendo em uma moto que estava estacionada na rua, bateu a mão no volante para fingir que estava desviando, sendo que eu estava longe da moto e ele me reprovou por isso, depois disto eu vi que tinha treta nessas provas... mudei de auto escola e lá sim peguei um instrutor bom, me ensinou os macetes, acabei reprovando duas vezes com ele, mas foi por nervosismo meu, e acabei sendo aprovado depois, resumindo reprovei 6 vezes e passei na 7° tentativa... eu já suspeitei bastante dessas provas, no dia da prova sempre que um reprovava e eu perguntava a maioria dizia que era nervosismo, mas tinha alguns que falava que o examinador reprovou aleatoriamente... então fica muito relativo, mas se tratando de Brasil não duvido nada. Gostei muito do vídeo por que me relembrou todo esse processo demorado e burocrático que eu passei e que muitos passaram e passam até hoje, e eu concordo que tem que acabar com os CFC por conta do quanto eles roubam da gente, com todas essas taxas abusivas e eu acho que instrutor deveria ser igual personal trainer, quem precisa de um, contrate um, quem precisar estudar para a prova teórica, ai que tu vai precisar de um CFC, o que tem que acabar é com a OBRIGATÓRIEDADE apenas isso.
fiz na florida, levei exatamente 2 dias, um dia pra fazer teorica e um dia pra fazer a pratica, depois disso só fé, n precisei ver aula nenhuma por que ja tinha carteira brasileira, mas pra caso vc seja maior de idade e n tenha carteira de outro pais vc tem que assistir 4 hrs de aula online, saiu 50 dolares total.
Tirei minha 1ª CNH em 1995 e naquela época a coisa era beeem diferente. Peguei um instrutor linha dura, não dava mole não. O cara realmente ensinava a gente! Me lembro que ele disse uma vez que na prova do morro, colocou seu próprio relógio de pulso atrás da roda do carro e que se o relógio quebrasse, o aluno era reprovado, além de ter que pagar um novo pra ele. Treinei em em Gol 1000 quadrado, bem pé-de-boi mesmo, muito diferente dos carros que temos hoje que praticamente dirige por você!
Realmente, o condutor não é habilitado para o trânsito, mas para a prova do DETRAN. Tirei minha CNH no fim de 2021, depois que de fato comecei a ir no trânsito eu vi que para 80% das situações eu não estava preparado, tenho que ir aprendendo na prática do dia a dia, graças a Deus mesmo assim nunca passei por problemas sérios, por ser uma pessoa calma. Mas dá receio em saber que tem vários motoristas por aí na mesma situação. Sobre o processo em si, ainda bem que não sofri com essa máfia, acho que peguei um período bom para fazer a prova, foi em dezembro, parece que o pessoal estava animado até demais, tolerando até falhas nos exames. E com a pandemia pelo menos agilizaram um pouco o processo teórico, eu consegui tirar minha CNH em menos de 2 meses desde o processo de contratação. Mas isso porque eu priorizei isso, indo todo santo dia na auto escola, sei que 99% das pessoas não podem fazer isso e acaba demorando mais.
Eu sabia que tinha alguma máfia, nas provas mesmo comecei a notar um padrão de pessoas que só passavam depois da terceira tentativa! E cada uma era um problema diferente E sobre as auto escolas, eu sempre digo, elas ensinam você a passar no Detran e não a dirigir, no começo realmente ensinam, depois você fica fazendo um looping de baliza, rampa e garagem.
Cara tô com minha pauta pra vencer, fiz a prova teórica hoje tirei 29/30 a prova tava muito fácil, tinha 20 pessoas na sala e a maioria reprovou, acredito que as provas não seja igual e que eles facilitara a prova para pautas quase vencendo pra pagar as próximas taxas abusivas.
@@PatriotaLoveMemes É complicado esse negócio da prova, tem que ter o conhecimento da lei, direitos e deveres, a gente vem de uma história muito pobre, então temos muito analfabeto no país, tenho um amigo que ele não sabe ler pois tem uma mancha no cérebro, mais sabe diferenciar o que é certo e errado, uma pessoa como ele nunca vai ser habilitado e dirige muito bem.
Dirijo desde meus 12 anos, quando fui tirar minha carteira aos 18 passei por todos os testes, tanto teórico quanto prático. Fui reprovado apesar de ter feito tudo certo, no dia o instrutor me falou que se eu quisesse "facilitar" esse processo, ele poderia me ajudar, resumo, paguei 2.000 reais, consegui minha carteira de motorista AB e tive laudo de deficiência (mesmo não tendo nenhuma), e até hoje essa máfia onde eu tirei a carteira tá de pé.
Mano, eu fui reprovado na prova prática de moto por nada, saca? O cara simplesmente colocou lá no site que eu não parei na parada obrigatória e não usei ou deixei de usar a seta, sendo que o meu instrutor estava no local da prova e disse que eu fiz tudo certo.
Tirei a minha CNH esse ano com 21 anos mas foi uma burocracia do caramba... Fora que no dia do teste final os examinadores mandaram eu atravessar a parada obrigatória para me reprovar . Só que não eu parei pra seguir a Lei ! Muita sacanagem pra quem não sabe dirigir eles fazer isso ..
@@davisouza4458 eu eu nem pensei nisso amigo.. eu sou uma pessoa tranquila mais eu acho sacanagem para quem está aprendendo literalidade na auto escola ... Aí eles faz isso que ele fez comigo a pessoa é reprova e tem que pagar tudo de novo !! Auto escola aqui de Rio das ostras RJ .
@@desculpa9781 aí que tá...pegadinhas hj em dia qualquer bom professor entende que é uma artefato que não verifica nada do conhecimento . Além disso muita sacanagem...vc está como "subordinado" naquele momento....o avaliador é quem vai dando as ordens de tarefas...ele que tem o comando. Se o cara pede pra você fazer uma ação, (claro vc não vai atropelar e bater num poste se ele pedir) pela má fé dele pode como o colega aí relatou fazer com que ele perca a carteira... só por causa de uma pegadinha .... já pensou se o cara reprova tbm pq ele não o obedeceu? Percebe a situação sem saída? Se ficar o bicho pega se correr o bicho come.
*Esse ano tirei minha CNH, valor total 3.000 reais com uma reprovação. Mas o que me chateou foi sb que os examinadores não tem critérios objetivos e no final td mundo sai ganhando em cima do aluno*
*em bsb é td mais caro, e ainda tinha que pega condução pra fazer as aulas no centro da cidade, eu paguei a média, tem gente que gasta muito mais e meu reteste era um dos mais baratos*
Até que enfim alguém fez um vídeo falando essa safadeza, pilantragem, roubalheira desse Detran ..alguém tem que barrar e acabar com essa mamata urgente
A sessenta anos atrás meu pai tirou a carta no quebra e eu fiz a mesma coisa. Depois fiz mais aulas de prática e tá todo mundo feliz. 🇧🇷 Aqui é Brasil 🇧🇷.
Nas minhas duas ultimas aulas eu simplesmente errei tudo de tão nervosa. O instrutor me falou que não havia necessidade de realizar mais nenhuma aula, pois eu só estava nervosa. Por fim fiz a prova e passei. Tive sorte de ter um cara assim para me instruir.
Como morava em sítio, sempre "dirigia" tratores, caminhonete e até um pequeno caminhão. Sempre dentro da propriedade até porque meu pai tinha conhecimento que eu não tinha capacidade de rodar em via publica, O que eu quero dizer que se locomover com um veículo é a parte mais simples do processo, o complexo é aprender a como se portar no transito como usar a direção defensiva e saber discernir entre placas e avisos. Isso quando entrei na autoescola eu não sabia, e para minha surpresa não iria aprender, lá aprendi apenas como passar na prova, e infelizmente você se quiser ser um motorista vai ter que aprender sozinho.
As autoridades são as primeiras que estão lucrando com isso apenas prendem alguns para tapear porém é só para os desavisados acharem que estão cumprindo seu papel só que não. 🤭
Estou no processo pra tirar a carteira desde janeiro, a minha última aula está marcada para 14/7, aí coloca mais 3 semanas pra prova, imagina se reprovar alguma etapa, chega a 1 ano fácil. Cada aula extra aqui em Brasília é 100 reais e o reteste 400. Gastei cerca de 2900 até aqui... desgastante demais.
Eu sou de Uberlândia e esse esquema foi descoberto quando eu finalmente consegui minha carteira. Antes disso tinha fortes rumores sobre isso. Eu fui reprovado 9x no teste de rua e só passei quando troquei de professor. Além disso, meu irmão nesse último teste foi acompanhando atrás de moto observando
Eu só passei na quarta tentativa. Na primeira e na terceira foi por cagada minha. Na segunda que era pra eu ter passado de fato, fui reprovado por trocar a marcha na hora errada e/ou não fechar a curva pra direita.
Quando meu instrutor estava comigo na aula prática de carro ele me contava umas histórias. Ele tinha uma aluna advogada que não sabia fazer baliza, andar de carro em si, não sabia ir em linha reta. Aí ela reprovava direto no exame aí o pai dela pagou a CNH aí a auto escola fala com os examinadores lá e a pessoa passa. Até na fila que a gente faz no exame lá tem uns examinadores que pegam alguns alunos e passam na frente da fila.
🎬 Aula Grátis - Como criar um negócio Sólido e Lucrativo na Internet: site.canalelementar.com.br/cadastro-aula-sc?src=yt-mafia-detran
@Mundo Curioso Bolsonaro quer mudar isso se vc n sabe o brasil e corrupto antes mesmo de existir Bolsonaro para de ser burro.
Adorei o vídeo
Só queria fazer uma correção no seu vídeo, o governo NÃO deixa de arrecadar... o governo deixa de roubar dinheiro da sociedade.
Imposto é roubo. Sempre.
Isso sem todo canto só corrupção por todo canto . O Brasil te tomado por rato e PM. Guarda amigo quem não sabe de alguma com patrimônio totalmente incompatível com ganho . O problema do Brasil e o brasileiro o que mais ouso e se fosse eu faria o mesmo . Pois bem quem tem chance faz .
bicho, parece que vc acabou de sair da prisao. Barbeiro tem familia pra alimentar... 😆
O que a minha instrutora de carro na época que estava tirando carta me falou, nunca esqueço. "Auto Escola não ensina a dirigir, ensina a te passar nos testes do Detran"
Exatamente
Igual a escola, que não ensina ciência, ensina a passar no enem.
@@andersonclemente2170 kk, já ia comentar isso
Quando eu tirei a minha eu cheguei a mesma conclusão
De fato, mas eu ouvi o instrutor, apliquei as dicas e passei tranquilo na de carro e moto de primeira...
Galera chora que reprovou por máfia mas nunca vi alguém que soubesse dirigir e tenha sido bem instruído reprovar
Procurem uma auto escola boa, ouçam os caras e passem na prova, querer pagar sem se dedicar cria a demanda pra esse tipo de corrupção
No dia que fui fazer o exame, vi muitas e muitas pessoas serem reprovadas.
O mais triste é que a maioria delas sabia dirigir, mas ficaram muito nervosas na hora de provar isso.
vc é a ultima pessoa q eu esperava ver aqui kkkkkkk
EI mine aki ?????
Aconteceu comigo, inclusive sofri uma injustiça no primeiro teste prático.
Ei mine é realmente um cara brabissimo
Du nada kkk nunka achei q veria o brabo por essas redondesas
Olá, fui instrutor e gostaria de deixar o meu relato. Comecei a trabalhar em 2007, fui funcionário de auto escola, dava aula de legislação e direção por 6 anos e procurava dar o meu melhor para contribuir com a vida de cada aluno. Ensinava as pegadinhas de prova mas procurava ensinar o dia a dia verdadeiro que cada aluno iria enfrentar. Tinha boas aprovações tanto pratico quanto teórico e cada dia que passava buscava recursos para aprimorar cada vez mais minhas aulas. Eu recebia em média 1 salario e meio , e trabalhava 12 horas por dia. Sempre fui honesto e sincero com os alunos. Na auto escola tive um patrão que não era corrupto e não aceitava de forma alguma qualquer tipo de venda de habilitação. O problema é que a corrupção corria solta em nossa volta. Já perdi aluno que por ver pessoas de outras auto escola comprando a CNH me abandonavam e transferiram para outro CFC que vendia CNH. As vezes o motivo da reprovação era coisa pequena tipo, não estava olhando retrovisor ou esqueceu o cinto de segurança, ou saiu com o freio de mão puxado e mesmo assim preferiam comprar em outra auto escola a CNH. E pelo fato de eu não gostar desse tipo de trambique, isso foi me frustrando a ponto de começar a fazer mau pra minha saúde. Dia de exame eu ficava muito tenso e nervoso vendo a sacanagem rolar solta e ninguém fazer nada. Vendo alunos bons e qualificados entregando seu dinheiro na mão de bandidos vestidos de examinadores, e vendo que por mais que eu estava fazendo o meu melhor, a sociedade não queria saber já que o setor de auto escola tem o filme queimado. Achei melhor abandonar a profissão. Pra resumir na minha opinião a única forma de melhorar esse setor é investir em fiscalização, tanto para examinadores quanto para auto escola , cobrar manobras no exame que realmente são necessárias no dia dia, tabelar o preço a ser cobrado pelas auto escola igual as clinicas do Detran, não exigir mínimo de aula pra aluno , o aluno fazer quantas aulas ele achar necessário, dar desconto em taxas pra quem é repetente, ter uma prova de legislação com questões mais diretas e simples sobre coisas que acontecem no dia dia, ser cobrado um desempenho legal dos cfcs e capacitar melhor esses instrutores.
Lembrando que essa é uma opinião de um humilde ex instrutor que acredita que a melhor forma de combater essa corrupção é com a educação. Pra mim comprar carteira é igual comprar droga. Quem paga acaba alimentando esse monstro que tá tomando conta de todo o setor. Seu examinador, já imaginou seu filho voltando da escola e ser atropelado por um motorista que o senhor mesmo vendeu a carta pra ele.?
Deus abençoe a todos.
excelente comentario !!!! valeu !!!!
Melhor comentário. Sou INSTRUTORA de auto escola e sempre dou o meu melhor para meus alunos.
Muito bom seu comentário
Na minha prova prática a mulher da da auto escola falou "Leandro pode ser que lá vc consiga fazer tudo certinho e msm assim ser reprovado e lá o examinador é da civil e a palavra dele contra a sua.não há nada que a gente possa fazer a não ser que vc prefira pagar o custo é 300 reais" isso foi em 2007. Paguei simples assim.
Tive um instrutor que me ensinou muito bem a respeitar o trânsito e ser um bom condutor, hoje sou grato por tudo isso é satisfeito por passar em minhas aulas práticas e teóricas tranquilamente.
Aqui no Brasil se a população deixar de andar de carro e começar a andar de bicicleta o governo vai taxar impostos mais caros na compra de bicicletas
Se não me engano, teve uma época (a bastante tempo) que falaram de implementar uma autorização para poder pilotar bicicleta.
@@lukascaliman7900sem a menor dúvida isso existiria se nós fossemos um país em que a população usa a bicicleta como principal meio de locomoção
@@lukascaliman7900 Com certeza iriam começar a exigir carteira ACC...
Puta merda, verdade!
Deu um aumento enorme no preço das bikes durante a pandemia porque a demanda subiu muito, até hoje ta um absurdo o preço
Sobre a propinagem nos Detrans, aqui em Brasília o governador nomeou um procurador para a direção do Detran, e o cara fez um pente fino no órgão e descobriu vários esquemas, principalmente nas vistorias, onde o prazo para uma vistoria veicular demorava até 3 meses, mas quem pagasse propina conseguia a vistoria em poucos dias, então o novo diretor terceirizou a vistoria e sofreu até ameaças de funcionários do órgão. Devido a todos os esquemas descobertos, o governador daqui chegou a falar em acabar com o Detran
Rapaz eu moro no DF e não sabia disso, vou pesquisar a respeito
O Detran não deveria existir amigo, em nenhum país de 1 mundo existe um órgão assim, mas brasileiro aceita cada mer@#$
Detran não serve pra nada. Tem que acabar mesmo.
Brasil sendo brasil, porém o pior sonos nós brasileiros, que não estando capacitado queremos pagar a propina p ser aprovado, que com pressa p fazer algo paga propina , que infringe leis e paga propina ...
Em SP quem paga "quebra", passa!
Eu tirei minha primeira habilitação na Flórida. Demorou 3 dias, custou 29 dólares. Vc pode aprender a dirigir com algum membro da família e só ir fazer o teste, depois de completar um curso on-line antidrogas. Ao voltar pro Brasil dei entrada na CNH em fevereiro e só concluí em outubro.
Não tem como fazer a habilitação gringa valer aqui?
@@w.ferrer Tem. Mas os requisitos são chatos. Vc tem que provar que morou um ano fora, o que inviabiliza viagem pra tirar habilitação
@@krdoso O sistema é foda parceiro
Como você praticou? Dirigindo sem carteira na vizinhança? Já bateram no meu carro e fugiram e me deixaram sem luz 2 vezes por causarem acidentes com aulas práticas sem instrutor na minha região e no fim não deu em nada. Meu próprio vizinho ficou ensinando a namorada a dirigir até que ela virou uma esquina e invadiu uma casa (não desvirou o volante). O carro da auto escola tem pedais adaptados no lado direito dando a oportunidade do carona/instrutor assumir o controle do carro caso perceba que o motorista vai fazer cagada. Outro vizinho gente boa pra caramba um senhor que resolveu dar umas dicas para a afiliada que já tinha até ganhado carro quando passou na faculdade mas não conseguia ser aprovada na prática, ele pegou o carro e foi rodar com ela e no primeiro cruzamento o carro da frente parou e ela não. Como funciona esse processo de aprender em casa por ai?
melhor que o nosso que é todo burocrático
Eu era uma das alunas da autoescola que dirigia super bem. Nunca deixei nem o carro morrer, sabia fazer baliza, no geral era super tranquila. Mas chegava o dia do exame e eu tinha crises de ansiedade absurdas e cometia erros ainda mais absurdos. Chegou num ponto que reprovei mais de 5x e a única solução que eu vi fou desistir. Como eu pagava minhas reprovas, já estava sem condições pagar 600 reais por mês para refazer as provas (cada prova era mais de 300 reais fora as aulas extras antes do exame que também eram caríssimas). Eu desisti de todo o processo mesmo já tendo pagado uma fortuna na carteira e nas aulas pq eu vi que o sistema não ajudaria uma pessoa como eu, a única solução seria comprar a carteira (coisa q eu não tinha como pagar) ou continuar tentando e gastando uma fortuna nas reprovas todo mês.
Obs: ba época eu também pagava faculdade e van, tudo somava meu salário inteiro que na época era um salário mínimo.
O melhor de tudo é que o curso e prova de direção são pura balela. Povo sai da auto escola sem condições de dirigir normalmente na cidade. Kkkkkkkkkkkkkkk
Minha namorada, teve que reaprender quase tudo
E o filme do Pateta estressado no trânsito ? Não façam isso... kkkkkkkkkkkk.
Minha tia que mora nos Estados Unidos tirou a habilitação dela por 40 dólares na época. Com tudo incluído.
Eu tirei minha CNH e não costumo dirigir pq sei o perigo que sou kkk reprovei uma vez por cantar pneu saindo do estacionamento na subida e passei na segunda, mas se eu travar em algum semáforo na subida é 50/50 as chances de eu sair dali com sucesso kkkk no fim não serve de muito, o melhor que uma pessoa pode ter pra aprender a dirigir são pais que sabem dirigir e algum espaço tranquilo pra andar antes e depois da carta
@@jucades1gn768 E com certeza não e culpa dela
Sim eu mal consigo ir na esquina com a minha moto , até agora usei ela só umas duas vezes
Pessoal, bom Dia !!! Tirei a minha habilitação em Setembro de 1.978, ou seja, 44 anos atrás. E a Auto Escola disse na época : quer pagar pra passar direto ? Respondi NÃO, porque já sabia dirigir e tinha pelo conhecimento de todas as sinalizações de trânsito, inclusive em estradas estaduais e interestaduais, fui fazer o exame sem pagar Propina . Na hora do exame o examinador perguntou se eu já tinha acertado "a bola, caixinha, R$" na Auto Escola. Eu respondi que NÃO. O Desgraçado me fez parar 3 vezes na subida, estacionar 2 vezes de ré e 2 balizas. Passei na marra e a cara de "bosta dele " me fez ver que vale à pena confiar em si próprio. A máfia do Detran, Auto Escola e Despachante vem desde os anos 70... sou testemunha e "Quase" vítima desses Malditos Corruptos...
"vale a pena confiar em si próprio" só se você tem tempo e dinheiro né. Imagina um pai de família ou pessoa mais pobre passando por isso tendo que pagar várias taxas repetidamente até passar, e ainda tendo que arrumar tempo pra tudo isso.
Tu é o bonzão né. Eu sou inteligente, eu sou honesto, precisa dessa ? Gavolice?
@@alfredosilva1967 Precisa
Quando comentei tinha 666 comentários e passou uma propaganda falando sobre o número 666 kkkkk
@@raiox4383 tu é carente né cara!!!
Tirei minha carteira AD nos anos 90, sem a obrigatoriedade de auto escolas. Dirigi muito tempo, profissionalmente, nunca me envolvi em acidentes, e o que vejo hoje é um comércio mafioso que pouca se interessa na formação do verdadeiro motorista, e sim com lucros exorbitantes.
Meus 2 filhos se desinteressaram por tirar carteira de motorista por terem sidos reprovados de forma injustificável nos mesmos casos. Eu acompanhei e verifiquei sua razão, não os reprovo por esse desinteresse. Moram em BH, andam de UBER e transporte coletivo, eu como pai fiquei triste por isso, pois minha geração tinha verdadeira idolatria pela CNH, mas os entendi.
Algo tem que ser feito no atual sistema!
Entendo pq já passei pelo mesmo. Como disse no vídeo eu só tinha o dinheiro exato do primeiro cálculo, mas deixei vencer o processo 2x. A primeira minha mãe adoeceu, a segunda eu tava fazendo tcc da faculdade.
Mas não pode desistir pq o tempo passa.
Eu abandonei o carro e não renovei a CNH, hoje uso transporte público (metrô e trem) e Uber.
Moro em BH também e fui reprovado 2 vezes com sacanagem. Na segunda reprovação minha (a primeira foi minha culpa mesmo), o examinador do meu lado enchia o meu saco com palavrão, deu comando ambíguo, induziu a erro, etc. Na vez seguinte, eu dirigi melhor, mas mesmo assim o examinador de trás lotou aquele papelzinho de infrações de sinalização, parada, conversão, etc. que eu não faço ideia de onde as cometi. O do lado, quando eu passava por uma rua residencial com muitas garagens direto pra rua, disse pra eu dirigir olhando se não havia carro saindo das garagens à minha direita. Essa obrigação de olhar o fluxo é de quem tá saindo com o carro da garagem, porra, que regra é essa? De onde o cara tira isso? Enquanto isso, lotado de gente na rua que dirige com a bunda e tem carteira sabe-se lá como.
@@rafaelm.4241 Aqui em Juiz de Fora é o terror pra tirar carta.
@@rafaelm.4241 tbm passei por essa situação, o examinador muito estressado e falando palavrão, fomos aos berros, sai certo de que tinha sido reprovado e que não voltaria ali, ainda bem que não me reprovaram e que não preciso fazer aqlo novamente
Moro no Texas e pra tirar a carteira aqui foi tão simples e barato também, $75 em apenas 1 dia eu passei e peguei a minha, agora em sao paulo só por deus quanta burocracia.
DETRAN é o exemplo mais claro de como um serviço público pode ser executado com má vontade, descaso e muitas vezes com jeitinhos. Parabéns pelo vídeo. Você inspira o canal investigando.
Essa semana mesmo tive que pagar 50 reais a mais pra pegar o documento da minha moto, mesmo já tendo pago todos os imposto. Fazer a coisa certa no Brasil é assinar atestado de otário pq tudo tem uma sacanagem e propina no meio
Para renovar minha habilitação, tive que recorrer a um cartório, já que o Detran dizia que nunca tinha vaga disponível.
Burocracia mafiosa .
"Parabéns" ao Presidente do Detran RJ, Adolfo Konder.
Se vc pagou todos os impostos esses 50$ que te pediram ae simplesmente te roubaram. Eu metia um processo. É isso que acontece quando não sabemos dos nossos direitos.
Fui fazer a documentação da minha moto hoje (seguro obrigatório) e descobri que o valor foi de R$99,00 para R$193,00) 🤡
vc disse tudo , realmente ser certinho no brasil é ser um completamente idiota !!
Vendo os comentários de vocês, fico cada vez mais distante da minha primeira CNH. Eu tentei passar "na marra", mas como o sistema é foda, não passei. Isso porque no exame prático final você já tem que saber de tudo, coisa que a autoescola não ensina. Eu, lá, o único otário que ainda acreditava no sistema. A maioria ali já sabia dirigir, só o bobão aqui foi o único que pegou no volante por míseros 16 horas e tentou a "sorte". Quem sabe, quando for mais rico, eu consiga minha primeira CNH. Mas agora, com o preço que estão as coisas, esquece!
Até hoje sou indignado, porque o cara me reprovou "por não andar de acordo com as condições adversas da pista". Em um dia ensolarado, sem chuva e neblina.
Então ele te reprovou porque você não ligou o ar condicionado pra ele, só pode...
Fui reprovado pois tentei sair do estacionamento e esqueci de tirar o freio de mão. Como isso chega a ser uma infração ou risco de condução?
@@thefassingersbr8809 eu tbm
Fui reprovado por deixar o carro meio palmo (sim, foi exatamente essa distância kkk) fora da linha da garagem. Aí me diz: Em quê isso muda no trânsito? Um carro vai me bater por tá nessa pequena distância fora da garagem? Na vida real, eu não posso descer do carro pra olhar e colocar o carro mais pra dentro depois não?
Enquanto isso, muita gente que dirige com farol azul, ou alcoolizado a noite ou no celular ao dia durante o trânsito, simplesmente não é pego e multado.
O Brasil é o país que premia quem tá fazendo o errado e pune quem tá querendo fazer o certo.
Amigos, namorei uma mulher que era professora da parte teórica da autoescola. Uma vez ela me confidenciou que o dono da autoescola pedia para ela “ensinar errado” para que houvesse reprovações e, consequentemente, mais lucro para a autoescola.
Se ela fosse de bom caráter fazia o certo e não falava para você ou pedia para sair,
@@AdemirPimentel-bh1yvkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu é chato pra caralho
Parte prática né?
Tô tirando a CNH e a aula teórica tá atrasada, as leis já mudaram, mas o material é antigo
Brasil! Simplesmente o país da corrupção
Tive uma péssima experiência... onde tirei minha habilitação era uma cidade pequena, onde na região toda tinha 1 Detran e poucas auto escolas... fui reprovada 4 vezes... todas sem motivo, inclusive sempre eram os mesmos avaliadores... tinha esquema de ninguém estar perto na hora da prova, ninguém poder sequer levar celular no local, não podia conversar com os outros colegas no aguardo da prova... e todo mundo no mínimo reprovava 3 vezes, a cada 20 alunos somente 2 passavam. até que chegou um dia que meu próprio instrutor me disse para mudar de cidade pois não iria passar até que eles quisessem. mudei de cidade, passei de 1 sem nenhum ponto... Conto para as pessoas da máfia e ninguém acredita... mas todo mundo da minha cidade sabe muito bem que é verdade
reprovava pq nao fazia o que era certo, deixa de desculpa esfarrapada
@@LucasVinicius-bl3vb kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vdd, eu era o instrutor
@@LucasVinicius-bl3vb parece mentira mesmo mas não é, só quem passou por essas coisas sabe que é verdade.
Aconteceu o mesmo cmg. Dei a seta e o examinador disse que não dei e me reprovou em uma conversão. Quando questionei ele perguntou se eu tinha provas, sendo que é proibido gravar(por aí já sabemos a verdadeira intenção deles). Ainda debochou dizendo para eu abrir uma reclamação no site do Detran. E falou isso rindo. E o mais engraçado é que n pode reprovar só por n dar a seta.
Sou instrutor de trânsito formado,e já atuei na profissão,voltei a trabalhar como motorista de ônibus por conta do baixo salário da auto escola.
Sendo aprovada a lei,nós instrutores formados e documentados,poderíamos trabalhar dando aulas particulares,como instrutores independentes,sem vínculo com a auto escola.
O mesmo ensinamento que aplicamos na auto escola,aplicariamos sendo independente.
Isso nos possibilita ensinar com maior qualidade!!
Teríamos um veículo padronizado as leis do Detran,informando como carro de aprendizagem,e os treinamentos a a prova,seriam no mesmo carro que o aluno treinou.
Lembrando que,não se pode generalizar os ensinamentos de todos os instrutores,alguns se destacam pela sua postura,educação,gentileza e a vontade de ensinar com qualidade!!
Torço muito para que tudo seja aprovado,desta forma,todos sairão ganhando,principalmente porque será opcional a escolha do aluno. .
Bom pensamento!
Cansei de ouvir histórias de meninas abusadas pelos instrutores quando eu estava tirando a minha carteira (2013). Além disso, poderá ter maior qualidade de condutores, podem cobrar mais, e vai sair mais barato pra quem quer aprender! Só vantagem!
Mano o Detran é uma verdadeira máfia, todos que dão entrada na auto escola, inícia uma luta de perca de tempo e extorsão financeira, eu torço para o fim da auto escola !!! Chega de estoquir o povo brasileiro.
verdade
Acho difícil essas coisas na maioria das vezes isso acontece justamente porque têm alguém grande lá de cima lucrando com essa mafia.
Reteste carro da auto escola um roubo
É MUITO FRUSTRANTE
Hoje fui fazer meu primeiro exame prático, já dirijo faz algum tempo e tenho noção de como dirigir um carro. Não estava nervoso e fui confiante para a prova, me reprovaram na baliza. Segundo o examinador eu supostamente raspei o parachoque no ferrinho que fica entre as duas balizas, isso antes de entrar na baliza. Fiz diversas vezes a baliza na aula e nunca me ocorreu essa situação em específico, de repente eu sou reprovado, não ouvi um barulho, não caiu nada, mas segundo ele aconteceu. Agora terei que dar mais dinheiro pra esses ratos pra fazer uma prova totalmente desconexa com o dia-a-dia no trânsito. Um verdadeiro assalto mascarado!
Se vc está passando pelo processo de habilitação agora, EU SINTO MUITO. Vc é maior do que tudo isso!
Meu pai tem problemas de coluna e simplesmente depois de muitos anos com o benefício, agora o Detran disse que ele não tem mais o problema, nada suspeito!!! Faz um vídeo sobre os cartórios. Parabéns pelo vídeo, sempre um aprendizado
Puts, um vídeo sobre cartórios seria muito bom!!!
concordo
E pra quemacha chato, eu gastei 7 mil de taxas e licenças pra comprar um terreno de 77 mil ano passado...
Cartório é outra máfia
Seria muito bom msm
Por favor, faça um vídeo sobre uma das mais sórdidas máfias do Brasil.
Os cartórios.
O sistema todo do país é uma grande geradora de máfias, praticamente impossíveis de serem quebradas, pq enquanto todo mundo tiver ganhando, ngm tem o interesse de parar
Ao meu ver o DETRAN e os cartórios são disparadas as duas maiores máfias do Brasil.
Essa máfia tá com dias contados
As pessoas me falaram que era difícil tirar a carteira de habilitação na raça. Agora que eu estou tirando vi o por que, como funciona essa máfia. Uma prova que era para ser teóricamente simples, se transforma em um monstro de tanta pressão que a gente recebe. As pessoas até sabem dirigir, mais na prova ficam com tanto medo que perde a noção do que fazer. Infelizmente. Eu que sempre me considerei tranquila me vi em desespero na hora da prova, reprovei é claro.
Como vc está? Conseguiu?
Querem os 1.500,00 do quebra
@@Paulista.da.Civil.1 vc é da onde?
É simplesmente horrível o desespero na hora da prova, eu não conseguia sentir os pedais de tão nervoso
@@Leo_Dantas Me sentia assim tbm, eu começava a tremer antes de chegar no Detran.
Estou fazendo o CFC e antes de iniciar fui atrás das autoescolas e fui fazendo cotações. Cheguei a encontrar autoescola cobrando 4k no totalizado final! Estou fazendo o CFC em uma que cobrou mais "barato" mas o professor não ensina nada! Apenas lê a apostila - coisa que poderíamos fazer em casa. Resultado: estou assistindo aulas de professores e simulados do Detran no UA-cam que são muito mais completos e intuitivos. Tomara que a lei seja aprovada e acabei com essa máfia!
Fui reprovado duas vezes em condições no mínimo questionáveis, do tipo "você estava 2cm na contramão" em uma ruela que se quer possuía qualquer tipo de sinalização. Isso tudo após ter passado por "aulas" de um "instrutor" que ficava em silêncio durante todo o período dentro do carro. Acabei perdendo o interesse na cnh e tenho basicamente usado aplicativos como uber/99.
Realmente não desista! Eu passei depois de ser reprovado 8x kkk! Se eu passei, você pode ser aprovado também!
isso aí faz parte da mafia. comigo aconteceu a mesma coisa em SP quando fiz minha habilitação. o delegado fdp nem me cumprimentou quando entrei no carro, botou uma pressão falando grosserias na hora de fazer o teste, e por esse mesmo motivo bobo me reprovou. fui na auto escola remarcar, 180,00, ai o dono da auto disse: se voce pagar 250,00 ele te passa. paguei pq estava querendo o quanto antes voltar pra SC, no dia da prova, o delegado olhou o papel, deve ter visto algum sinal que paguei a propina, acredita que o filho da mãe sorriu, me cumprimentou, desejou boa sorte e até fez a baliza pra mim no pedal do passageiro? cara, nesse dia vi como esses caras são fdp.
@@fenheim krlh 8 vezes kkkkk Guerreiro de mais, admiro muito tua determinação pprt
Desista, deixa esses otarios aí. Compre um carro esporte e ande as vezes por diversão e boa
Hahahha vocês são muito barbeiros
Na minha 1a CNH ñ tive problemas, mas na MUDANÇA de categoria sim. No dia da prova prátìca, haviam 17 alunos e alguns perguntaram se havia entre os examinadores algum q recebia alguma proprina p/ facilitar o processo e o nosso instrutor disse q sim. Daí, 13 dos 17 preferiram pagar pela aprovação, eu e mais 3 ñ fomos e a 1a pessoa q foi avaliada, foi imediatamente reprovada. Eu fui o 2o avaliado e o instrutor fez tudo q pôde p/ me reprovar, mas o outro instrutor ñ permitiu, tomou a folha da mão do mal intencionado e me deu assinatura como apto. De fato, tirar CNH no Brasil é um desafio terrível.
Quando você fez não tinha câmeras e microfones não?
@@eduardo.chaves ñ foi em 2008...
@@eduardo.chaves aqui em MG não tem câmera e microfone no exame de direção..
@@lijeirinhoufmg7407 Aqui na Paraíba também não. Só durante as aulas do Centro de Treinamento 🤔
@@lijeirinhoufmg7407 só em alguns lugares em MG a maioria tem não
Eu moro no interior do Nordeste e comecei a dirigir bem cedo, aos 15 anos pra trabalhar com meu pai. Meu pai era um grande motorista, mais de 30 anos só de profissão, era meu professor e exemplo. Aos 18 anos quando fui tirar CNH percebi que já sabia até mais e melhor do que os próprios instrutores da autoescola. No dia do exame prático o instrutor juntou eu e os outros alunos e explicou o esquema, na época (10 anos atrás) o valor era R$ 300,00 e o aluno nem precisava entrar no carro, era só pagar e ir pra casa esperar a CNH chegar. Como já tinha experiência não aceitei, fui fazer o exame e quando o examinador percebeu que eu já tinha prática se tornou altamente arrogante comigo (talvez percebendo que não ia tirar dinheiro de mim), mas mesmo assim tirei a CNH A e B de primeira. Nesses 10 anos, graças a Deus e ao que meu pai me ensinou, nunca sofri nenhum acidente e a única multa que levei foi por causa de um defeito no farol da minha moto. E eu não rodo pouco, sou de motoclube, rodo em média de mil kms por mês e conheço 6 Estados do Nordeste. Nunca precisei da autoescola pra nada, só ensinaram o que eu já sabia e ainda ensinaram errado. O projeto do deputado Kim está correto, o Estado tem apenas que fiscalizar quem sabe ou não, como você vai aprender é problema seu. Quem quiser, que pague uma autoescola.
tou iniciando o processo pra tirar CNH agora com 18 e também dirijo dês dos 15, se eu n passar de primeira vou ficar mt puto
@@orly. cuidado pra não cair nas pegadinhas dos fiscais, na minha época era costume deles darem um ordem errada de propósito, pra saber se o aluno estava seguro ou não. O meus fiscal tentou me fazer avançar uma preferencial na pista de prova, mas eu tava atento e segui as regras. Fora isso é só confiar no seu conhecimento.
Sou desses também que dirigiu carro de família quando adolescente (sempre em lugares ermos, sem colocar a vida de ninguem em risco)... Outra aberração que vejo no atual sistema, o aluno ser OBRIGADO A ASSISTIR 45 Horas/Aulas de Legislação e (acho que) 20 horas/Aulas de direção... Na minha época, a 18 anos, estudei legislação por apenas 1 semana, e apenas 10 aulas de direçao.. passei na legislação com 28 pontos, e tirei a CNH B de primeira, 1 ano depois aos 19 anos fiz a inclusão da categoria A, esse sim eu só pilotei moto no campo de terra perto de casa, moto de trilha ainda... Nunca havia pilotado na rua... Mas fui la, fiz 10 aulas só e passei de primeira também... e literalmente, passei apenas no TESTE DE EQUILIBRIO que é a unica coisa que o "curso" ensina....
E eu moro na capital fluminense que e o antigo estado da guanabara, e nunca aprendi a dirigir nada até agora 🤔🤔🤔🤔🤔
@@renatovitor7452 você vai conseguir
excelente reflexão, ao meu ver com a não obrigatoriedade de se fazer uma auto-escola, criaria-se um novo mercado de instrutores particulares, que teriam de ser bons para ganharem clientes, e os motoristas teriam que realmente aprender para passar no teste, e tudo ficaria mais fácil. lembro quando fiz meu teste de moto, coisa ridícula, ficar andando em círculos sem passar da segunda marcha.
Como se a gente fosse andar em círculos no trânsito. Mesma coisa nos cones: se não pode "costurar" o trânsito, pra que andar em ziguezague também?
@@luizfernandozerbinatti7469 quando eu tirei a carteira, reprovaram uma moça baixinha por ter tocado com o pé 2 vzs no chão na hora de sair de na moto.
@@jeffsanchez955 é por esse tipo de coisa que o Detran deveria ser extinto. E também garanto que o instrutor dela não a orientou e muito menos pensou em algo nesse sentido. Só aqui enquanto eu escrevia esse comentário pensei em duas opções.
O único receio que tenho é que esse serviço se torne como Uber, com vários problemas de relacionamento entre aluno e instrutor, assédios, brigas, e tbm uma competição que baixe muito o valor do serviço, perdendo tbm a qualidade.
@@marciopianovski3849 uber black não tem disso meu patrão
Hoje fui reprovada por dar a seta errado. Tudo bem fiquei nervosa. Mereci. Só acho que pagar 500 reais para refazer o exame é muito.
isso é bizarro, uma aula de 50 minutos custa 80 reais.. ai tu é reprovado tem que pagar 170 de taxa e mais 250 de ALUGUEL do carro (que você pode usar por no máximo 10 minutos)
Pior
Eu tenho um ano de cnh e pow as vezes dou umas cagada ate que besta kkk e ve gente muito mais experiente fazendo pior... errar e normal e que os cara aproveita msm o governo e um pn*
Eu fiz tudo perfeito, ia parar o carro e o fiscal mandou eu ir mais para frente, reprovei pq bate no meio fio, a menina depois de mim ele mandou parar onde eu teria passado
É abusivo demais! Fora que se vc quiser fazer aula é mais 100 e se for no dia 140reais por 30 minutos
Exatamente, paguei 300 no simulado para a prova de moto (para ter mais segurança) e por um descuido reprovei, tive que pagar 500 pra fazer de novo (350 o aluguel da moto) q leva 2 min de prova, remarcaram minha prova e nem pude fazer o simulado de novo
Deveriam ensinar a educação de trânsito na escola, já para os pequeninos, como se comportar como pedestre, condutor e motociclista, respeitando placas, leis, etc.
É o certo
Verdade , quando eu era menor eu tive essas aulas. Lembro até hoje que fizemos uma excursão para um lugar chamado citrolandia, foi muito divertido. No dia tinha uma pista de bicicleta que simboliza o trânsito, todos tinha que andar nas suas bicicletas como se estivesse no trânsito, respeitando sinal, placa de pare e etc... Foi bom e lembro até hoje desde pequeno desse dia.
@@augustorodrigues8694 ué eu também. O meu foi em 2015, tinha todo um circuito montado, com rotatória, cruzamento, e até umas placas de pare kkkkkkkkk que ano foi o seu?
Ultimamente nem as escolas estão ensinando o que é pra ensinar 🤣. Imagina essas coisas kkkk
@@augustorodrigues8694 eu já participei dessas aulas também. Eu tinha uns 8/9 e era muito bom. Realmente, nós andávamos de bicicleta simulando o trânsito.
Aqui nos EUA custa somente 20 dólares para fazer o teste prático e teórico. O valor já inclui ainda o frete do correio da CNH para sua residência.
Em breve to aí, o Brasil que exploda, sucesso pra você parceiro!
Sonho hein
@@caraloko123 tbm vou um dia
É sério isso? Mano...
😱😨😨😫
É bizarro, aqui em São Paulo são poucas as autoescolas que NÃO fazem o esquema do quebra. Já ficou tão comum quanto vender o vale alimentação. A gente precisa combater isso.
Kkkkkk impossível encontrar uma que n tenha
Começa a fechar as escolas que fazem isso pra vê se não tomam jeito.
@@denerpereira2349 vai sobrar poucas em
o detran nao devia existir isso sim.
O que é o esquema do quebra?
Tirei minha CNH em março de 2021, em Orizona - GO. Paguei 3.100,00 nela. Na hora de pegar a definitiva custou mais 240,00. MAFIA PURA!
Muitos não estão preparados para enfrentar o trânsito após tirar a CNH, porque durante todo o processo você é "ensinado" apenas para "passar na prova".
Realmente essa MÁFIA é gigantesca.
verdade sem falar que os nego sai com a carta sem conhecer nenhum tipo de sinalização, o que aumenta mais ainda a chance deste individuo se envolver num acidente.
realmente é isso, eu já tinha bastante experiência dirigindo, mesmo assim tive que me dedicar muito pra passar direto nas provas, pq não tinha condições financeiras pra retestes, graças a Deus deu tudo certo vou fazer 1 ano em julho e pegar minha CNH. Ao todo gastei 2100 reais.
Até eu que piloto moto há 12 anos, já acho o trânsito perigoso ando na cautela, imagina um recém habilitado.
De vdd mano, pra enfrentar o trânsito tem que ir sem medo mano, aprendi mais sozinho na rua doq na auto escola
Eu sei andar de moto melhor que muita gente já gagá no trânsito. Mas não consigo passar na prova, que a gente não precisa nem trocar de marcha. É contraditório demais. Reconheço a importância da prova, mas realmente passar nela não significa saber andar no trânsito.
Todo o processo tem que ser revisto. Aqui em Pernambuco está mais fácil tirar carteira de piloto de avião, a dificuldade é proposital e a intenção é lucrar.
Quanto que é?
@@erickfssa na cidade que moro em PE, 3k.
@@erickfssa Em Bezerros-PE R$: 3.100,00 Categoria AB
@@mateusemanuel531 Já era esse preço 5 anos atrás aqui em Salvador. Vacilei não fazer AB junto.
Aqui em Alagoas está bem barato!
Quando tirei a minha CNH, há uma década, o avaliador do Detran abertamente pedia que eu cometesse infrações de trânsito comuns para adiantar, tipo entrar na contramão da rua pra não passar sobre resíduos de concreto; e ficava frustrado que eu não fizesse as infrações que ele pedia. Depois de uma volta perfeita minha, o avaliador veio à minha janela, ficou me distraindo, perguntando coisas que ele já sabia sobre meus dados. Fez isso até conseguir me fazer cometer o erro de engatar a terceira marcha ao sair para me posicionar para a baliza. Ele encheu a boca para me dizer que eu estava reprovado.
Pura verdade. Eu passei por isso. Me reprovaram 4 vezes e o pessoal da auto escola sempre me falando: dá a propina, dá a propina!
Da quinta vez apareceu não sei da onde um tenente. Entrou no veículo e disse "vamos" ! Tá comigo.
Fui finalmente aprovado.
teu nome ja estava marcada na prancheta do avaliador para te reprovar por indicação da autoescola
@@charlieconservador5323 Eu não duvido, apesar de não ter como afirmar. Especialmente por eu ter bom desempenho nas aulas teóricas e práticas.
Esse video foi ao ar bem na época em que estava tirando a minha cnh. Lembro como foi um período complicado com reteste e burocracia, gosto nem de lembrar do processo todo. Depois de 2 anos de video no ar, o sucesso dele é muito justificavel. Todo mundo que esta tirando carta precisa assistir esse documentário e saber onde estão pisando
Meu carro certa vez foi apreendido por falta do IPVA pago, ao chegar no pátio do DETRAN (que era no meio do NADA), eles nao informaram que precisava de xerox da identidade, POR ACASO tinha um cara lá que tirava e cada copia era 20 reais. Chegando na hora de pagar as diárias, ninguem havia informado também que só aceitava dinheiro, mas novamente POR ACASO tinha uma empresa lá no local que passava no cartao com um custo adicional de 30%. Na hora de tirar o carro, disseram que o carro não poderia sair andando, ja que o documento havia sido pago, mas o documento nao estava em maos ainda, mas novamente POR ACASO tinha um guincho na porta que cobrava 200 reais pra tirar ele de dentro do patio de deixar ele na porta. Eu não sei nem o que dizer sobre isso.
caramba... e eu aqui bolado, pois além de ter sido mal atendido no guichê do detran aqui da minha cidade, eu tive que pagar 5 reais em um xerox de comprovante de agendamendo UAHSUAHSU
20 reais por uma xerox kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@charlesm.2964 Aqui em Belo Horizonte MG a coisa está feia, e ninguém fala nada a respeito...
Que horror
"Fui tapeado" kkkkk pica pau kkkkkk
"A máfia do Detran"
Não é máfia, é só um braço do estado
É máfia sim
As auto escolas que são o setor privado é tão corrupto quanto o Detran reprovando alunos para que os mesmos paguem de novo
Ou seja, um braço da máfia.
É um braço da máfia do estado
@@morienbendinelli1554 exato
Meu primo mora na Argentina e tá tirando a Lincenca la. O processo é parecido com o dos EUA, não há obrigatoriedade de auto escola, custa em torno de $5000 pesos(R$50,00) e dura em torno de 2 semanas no máximo. É o trânsito lá é muito mais organizado que no BR. A gente no Brasil é extorquido de todo jeito pelo Estado, com a desculpa de que é pra nossa "segurança". E assim continuam esfolando nossas tripas.
O trânsito de lá é um caos,cuidado com a desinformação
Já estou quase sem tripas 😢
O povo sempre merece o governo que tem
Nada vê kk
@@AccessCode7 opinião minha não concorda cale a boca
eles nunca marcaram minhas aulas do simulador e agora estão me devendo essas aulas !
Auto Escola não ensina, só dá a autorização para você dirigir. Só se aprende a dirigir na rua, na prática. A exigência de uma carteira de habilitação com todo esse nível de exigência que temos aqui no Brasil, ao meu ver é ridícula, porque na prática você nada aprende e é uma máquina caça níquel.
Acho que uma coisa legal de se fazer, é dar autorização para os parentes ensinarem, com algumas regras do tipo:
Não pode ter se envolvido em nenhum acidente nos ultimos x anos.
Deve ser motorista ativo
etc.
E obviamente, um sistema digital que você instalaria no seu celular, pra gravar as aulas e enviar pro detran para ver se quem te ensinou se encaixa nas regras, e se você atingiu o minimo de horas.
Mas ainda tem a parte do exame, que é onde a corrupção rola solta..
@Jadson WilliamsEu moro em uma cidade no interior de sergipe, aqui a galera passa pela policia sem capacete, se for com capacete a policia aborda por achar suspeito, loucura kkkkk, e o índice de acidente aqui é extremamente baixo.
sobre o detran, a gente faz as aulas aqui na cidade, as praticas tbm, mas o exame acontece em outra cidade, os preços são bem em conta, se for fazer A e B eles dão um desconto e diminuem o número de aulas, todo mundo que eu conheço passa de primeira e não relata nenhum tipo de corrupção ou injustiça.
Quando comentei tinha 666 comentários e passou uma propaganda falando sobre o número 666 kkkkk
Pura verdade
FALOU TUDO
Faço parte dos jovens sem CNH, tenho 22 anos e tenho vontade nenhuma de dirigir. Gasolina cara, carro caro, manutenção, impostos, etc, além do estresse do trânsito e da CNH q descobri nesse vídeo o preço e a burocracia rsrs. Hj uso principalmente o metrô, consigo ajustar minha rotina pra não pegar o trem lotado, e uso bikes compartilhadas. Qnd preciso de algo mais especial eu pego Uber.
Eu queria pegar scooters elétricas. Mas estão fiscalizando agora, principalmente em cidade grande
@@matheustrbr bike elétrica ainda rola pelo que sei, bicicleta mesmo e não scooter
O único porém é que a CNH ajuda um pouco em alguns empregos onde eventualmente se precise pegar o carro da empresa. A CNH não está, necessariamente, ligada a se ter o próprio carro, mas ser habilitado pra quando for necessário.
Já o sistema de "ensino" e testes, nem comento. Abç!
@@AthosSales Exatamente. Se você não nasceu em berço de ouro, a CNH pode abrir muitas oportunidades
Em cidades enormes não vale a pena ter carro, não se dirige é só raiva
Quando tirei a habilitação, tive 2 instrutores péssimos. CFC e auto escola estão longe de serem sinônimo de ensino.
Na época já tinha aprendido com um familiar, isso me salvou e com crtz é o motivo de muita gente conseguir tirar a habilitação.
Aqui em São Paulo o que mais tem é instrutor que fica no zap zap enquanto o aluno toda hora erra.
Ja estou na minha 8° aula e ja vi que vou ter que pagar mais 10 aulas, porque mesmo que eu esteja aprendendo, passar no exame ainda mais de primeira é outra coisa, vou dar meu máximo!
Essa semana, gastei entre exame e emissão, mais de R$200 com a renovação da minha CNH, por um serviço porco, que um cão treinado faria. Esse video me tocou diretamente, então pegue, esses 10% do valor que gastei e continue produzindo esses videos! Precisamos de mais pessoas expondo esses absurdos do nosso país.
2 reais são 1% de 200 reais
Valeu pelo apoio Ricardo!
@@andrefrazao5444 kkk
A intenção foi boa, mas o calculo nem tanto. 🥲
Socorro porfavor isso é muito Bom Bolsonaro?
Passei por um caso absurdo no ano de 2016, ano qual tirei minha CNH.
No dia da prova prática o instrutor que lá estava não aprovou ninguém, na minha vez eu estacionei o carro certinho na baliza ele desceu do carro e encostou o cone na frente do carro e disse que eu estava reprovado, eu questionei porque ele fez aquilo e disse que eu só passaria na prova se pagasse o "quebra" eu discutir com ele e sair do carro e deixei ele lá. Ele fez isso com mais ou menos uns 15 alunos nesse dia, nesse dia chamaram até a policia alguns dos alunos processaram esse cara.
Mas a auto escola disse que o processo iria atrasar a CNH. Eu paguei a remarcação da prova e fiz novamente.
Eles fazem de tudo pra vc pagar propina pra eles é absurdo..
Acho que por vergonha de sua falta de caráter, mas sempre deixei claro que Deus estava a frente, e que não teriam nada de minha parte.
@@pedroepifaniopessoadasilva418 , cara, quando eu fui tirar a carteira no final do ano passado, eu pedi a Deus para guiar meu carro. Graças a Deus, eu consegui passar.
@@pedroepifaniopessoadasilva418 MIMIMI FALTA DE CARÁTER, DEUS , MIMIMIMI... para de julgar os outros cara. Se deus está contigo? Q bom para vc. Mas Ele não está com todo mundo não e visto q tu não vai estar ali para ajudar ninguém tbm não tem direito nenhum de julgar. Vai gastar tempo pedindo ao seu Deus para impedir estes caras pq eles estao bem livres
@@ddeimos9509
Então você acha "tudo bem" EXTORQUIR alguém? Sério, mesmo?
@@viniciuscaua9945 meu amigo tu precisa urgente refinar suas habilidades de interpretação de texto. Não tem realmente nada a ver c religião o q eu estava falando.
Já reprovei 3 vezes na prática, e em todas foi oferecido pagar a "diferença", sem carta ainda e vou indo muito bem. Tudo é maracutaia
quanto queriam te cobrar?
Cnh é coisa de otário, gente foda dirige no foda-se
se a pessoa tiver muito cara de besta, os cara cai matando encima e vai reprovar direto pra encher o bolsos
aqui em bh os cara ta cobrando 2.800
tu dirige sem carteira? e se os guardas te pararem?
Não acho que se deva acabar com as autoescolas, mas sim diminuir os preços das taxas, pois são muito altos. Comecei a tirar a CNH A em dezembro. Eu já tinha a de carro, e o processo ficou em R$ 1.600,00. Reprovei no exame e tive que pagar a taxa de reprovação e metade do aluguel da moto-pista. Percebi que as pessoas ficam mais chocadas ao reprovar porque não têm dinheiro para pagar a reprovação. Porém, se as taxas fossem menores, acho que as pessoas não ficariam com tanta pressão.
OBS: Minha reprovação ficou em R$ 630,00 + 2 aulas da autoescola, R$ 80,00 cada.
As auto-escolas são uma mina de ouro. Uma vez fui contratar uma reciclagem numa auto-escola o valor era R$1200, na outra, R$120.
E igual vendedores merda Plano de👹💵💵💵💴💩Saude minas Alians quando se precisar eles elas atende pior que Pisquistra de Hospitais de Base nojo
Aqui na Inglaterra vc nao precisa de auto escola e nem exame medico, vc aplica p carteira provisoria enviando os docs pelo correio e dps q recebe a carteira vc começa a fazer as aulas praticas com qualquer pessoa q tenha carteira ou com um instrutor. Deps faz a prova teorica e se passar faz a pratica. O valor total sai por menos de 100£
não sei quem tava querendo implantar isso aqui no Brasil mas definitivamente seria incrível se esse sistema atual fosse substituído por esse da Inglaterra, possibilidade de sistema golpista 0% e gente mal intencionada é pouca.
Aqui em SP muita gente paga o “quebra” na prova prática. O DETRAN de fato é uma máfia, depois muitos brasileiros reclamam da corrupção. Parabéns pelo vídeo!
As pessoas pagam devida as altíssimas taxas de remarcação.
Se não pagar não passa eles fazem de tudo pra vc reprovar 😡😡😡😡😡😡😡
Pagarei, se for possivel. Preciso tirar a habilitação ou em algum tempo vou passar fome.
Sera que pode paga o quebra na porretagem
@@rodrigo7475 Reprovei uma vez na prova prática de carro e alguns dos motivos foi porta aberta e regulagem do banco (sendo que ao entrar no carro fiz todo o processo de regular banco, ajustar retrovisor, e etc)... Dá pra ver pela cara do instrutor quando eles querem te ferrar. Enquanto que uma mina que fez no mesmo dia que eu, disse que tinha reprovado já no meio do percurso porém ficou chorando e o instrutor deu uma segunda chance kkkkkkk.
Nunca fui tão humilhado no dia do meu exame de direção , Tudo tentativa de me fazer cometer erros e ser reprovado . Se eu tivesse o Nivel de paciencia que Tenho hj , ela saia com o nariz quebrado e eu ia pra cadeia naquele dia.
passei por essa também. nem sei como segurei o ódio.
Sou professora de teórico em CFC, e sou crucificada pelos meus métodos sempre, pq eu preparo o aluno pra vida, não aquilo de “decoreba” pra prova, eu mostro a realidade do trânsito, mostro qual o intuito das placas e lei, pro aluno ter a real compreensão do assunto, e as auto escolas caem matando em cima de mim por isso pq eu não sigo o livrinho michuruca que eles obrigam o instrutor usar
Parabéns Kimberly!!!
Parabéns pelo posicionamento
espero que continue assim, isso sim é uma professora! 👏
Parabéns que continue assim
Esse canal é de extrema importância para o senso e análise crítica dos brasileiros. Espero que o UA-cam faça a maior quantidade de recomendações possíveis sobre esse canal.
Isso acontece aqui em Portugal de forma diferente , há também as propinas para passar na prova , se voce quer fazer os cursos mais rapido tem que ir em uma escola que tenha esquema com o "detran" daqui.
Portugal é outro mundo.
@@青い虎-v9v e o mesmo mundo, so muda a cultura e a qualidade de vida. Aliás, todos vivemos no mesmo mundo cultura e vida e o que diverge um povo
@@青い虎-v9v mesmo mundo máfias diferentes
Quando comentei tinha 666 comentários e passou uma propaganda falando sobre o número 666 kkkkk
@@blackrock2222 to ligado, to ai na tuga tb
Graças a Deus e as pessoas que me ajudaram, eu ganhei de presente minha CNH, sei que não é a mesma sensação de quem trabalhou, lutou e passou, mas estou muito feliz que consegui passar nos dois exames sem muitas dificuldades e sem cometer nenhum erro. Aqui na minha cidade pode até ter uma auto escola corrupta com instrutores e examinadores que estão dentro de um esquema. Mas escolhi uma muito boa e pessoas profissionais. Examinadores não podem ser da mesma cidade e os dois que passei foram 100% profissionais. Hoje estou com a minha CNH, sem poder dirigir por não ter um carro ou uma moto, mas o primeiro passo tá feito. Desejo a todos que estão fazendo ou finalizando uma boa sorte, sempre mantendo a calma. Pra terem uma noção na de carro, foi tão automático que nem reparei kk
Eu sou de Porto Alegre e a minha experiência com CFC foi muito traumatica. Começou bem, as aulas teoricas foram bem melhores do que o que eu esperava, o professor era motivado e dava pra perceber que ele estava ensinando não apenas pra prova, mas pro dia a dia no trânsito mesmo. Mas a parte pratica foi um desastre. O meu instrutor me tratava mal, sempre que eu errava (que era a cada 2s, porque parecia que tudo o que eu fazia estava errado) ele me repreendia. Eu errava nas aulas por ficar nervoso pela atitude dele. Durante as aulas ele passava devagar por perto de mulheres na calçada e apontava elas pra mim, fazendo comentarios de cunho sexual, o que obviamente não é nada profissional e que me deixava constrangido e desconfortavel. Eu comecei a ter ansiedade antes e depois das aulas, tinha taquicardia so de ir para o CFC. Para aumentar minha autoestima, porque eu realmente comecei a pensar que não sabia dirigir e não entendia nada (pelo modo como meu instrutor falava comigo) eu fiz aulas com três outros instrutores, em três carros diferentes, e todos disseram que eu estava dirigindo muito bem. Me foi recomendado fazer VARIAS aulas extras porque parecia que eu nunca estava pronto. Acabei fazendo algumas e passei na terceira tentativa. Também acho ridiculo que no dia do exame so se pode tentar uma vez. So consigo ver isso como uma forma de cobrar pela prova extra.
Concordo também com o ultimo ponto, de que no final das contas a gente acaba sendo até penalizado por fazer a coisa certa. Eu percebi depois da autoescola como meu pai e alguns amigos dirigiam errado, e não adiantou tentar explicar. Eu ja tomei buzinada por parar no local correto, por estar andando na velocidade limite da via, etc. Tudo isso acaba sendo desgastante porque embora você saiba que esta agindo corretamente você acaba se sentindo mal.
Eu sou contra a extinção das autoescolas, mas sou a favor de uma reformulação total do método, que atualmente serve não para formar bons motoristas, mas para ser uma galinha de ovos de ouro.
Não pensou em reclamar pra autoescola?
E você não tomava uma atitude com esse tal instrutor? Tu por acaso é tapado?
@@trallicosta tapado é você, ninguém é igual, ele nao é voce. Ele deve ter os motivos dele, medo e etc. quem sofre de ansiedade a maioria das vezes são tímido e nao tem coragem de falar as coisas que sente. Antes de apontar e ofender alguém, pensa, pensa seu imbecil. Nunca parou pra pensar que sua ofensa pode prejudicar alguém psicologicamente, n?
Man vou aconselhar vc KKKKKKKKKKKK nas aulas práticas, os professores são difíceis e se vc errar MN os cara vai vim com tudo em cima de vc. CMG é a mesma parada mais eu já peguei as manhã e já controlo o veículo tudo então ele está só deboa CMG. Mais os cara é foda véi
Se sob pressão tu n foi capaz, imagina se ele for pulso mole
tenho um amigo meu que ja sabia dirigir des de muleque, inclusive ja me deu carona no carro do pai dele e dirigia super bem, quando foi por fim tirar a carteira de habilitação foi reprovado na aula pratica 3 vezes, mudou do auto escola e passou de primeira
Quando eu tirei a minha cnh, tive a sorte de encontrar um ótimos instrutores, nas aulas teóricas e práticas. Que passava o conteúdo, mas também falando sobre a realidade das ruas, no dia-a-dia. Ensinando coisas além do que caia na prova. E na primeira prova, já fui aprovada.
E depois escutei: "Nossa, que maravilha! Sem precisar pagar a quebra. Economizou uma grana, hein?!"...Ou também: "ah mas se vc não tivesse passado, era só pagar a quebra e seguir a vida..."
Tudo isso me dá nojo. Brasileiro que sempre reclama da corrupção, mas na primeira oportunidade dá um "jeitinho", pra conseguir tudo.
Esse simulador aí por 40k é uma das coisas mais superfaturadas da história, um kit completo de simulador mais um forza da vida não sai mais de 20 mil.
Real kk e olha q o simulador deles é jurássico
Nos anos 90 quando tirei minha CNH eram 5 aulas práticas, q diferença 20 aulas.
Eu fiz autoescola em 2012, logo que completei 18 anos. Passava as aulas teóricas todas dormindo ou mexendo no celular, e já sabia dirigir. Tive que frequentar só por burocracia mesmo, não aprendi nada lá. E quem entra sem saber, também não aprende nada além de decorar o percurso da prova pra passar no teste. Tem que ser facultativo mesmo 👍🏻
Agora imagina como eu me sinto, lendo o que você está escrevendo e neste momento dentro da sala de aula da auto escola, e tendo que começar o processo todo NOVAMENTE, porque a desgraça da pauta venceu e tenho que pagar mais 3000 reais pra tirar essa bosta.
Não ia aprender mesmo, dormindo e mexendo no celular 🤦🏻♀️ . Como fala no video: o que adianta ensinar se a pessoa prefere fazer o errado?
@@wiliansilvadonascimento630 caraca mano, meus pêsames aí, deve ser uma merda mesmo, esse limite de 1 ano foi criado só pra auto escola arrancar mais dinheiro ainda das pessoas.
por isso muitos não sabem nem pra que serve algumas placas..
@@ceciliagpbarreto218 eu acertei 28 de 30 questões na prova, moça 🤷🏻♂️
Minha 1a Habilitação foi tirada em 1990. Você comprava o CTB na banca de jornal, estudava para o teórico, aprendia a dirigir com irmão ou conhecido num carro particular, pagava uma pequena taxa, fazia o exame teórico, passava, fazia o psicotécnico e prático em carro particular com a assinatura de instrutor de um habilitado a mais de 2 anos e em 1 semana ou no máximo 10 dias tinha uma CNH. Em valores de hoje vc gastaria menos de R$200 em taxas e só. Depois alguém do governo ganhou um baita mensalão das associações de CFCs e virou essa porcaria que é hoje
a prova teórica era verbal, o cara perguntava e vc respondia na lata, sem alternativas.
Meu pai tirou nos anos 80 e era bem parecido com o que você falou , inclusive ele ia para a autoescola dirigindo kkkkkk
Hoje é essa canalhice, é muito dinheiro que vc gasta, e sem contar que vc pode dar o azar de ser avaliado por um examinador babaca que mesmo você fazendo tudo certo, ainda te reprova
Apesar de eu já ser habilitado desde os meus 18 anos, reconheço e admito que o processo para se tirar uma habilitação nesse país é vergonhoso, mesmo se comparado com o de outros países da América Latina; se for comparar com o processo dos Estados Unidos então... chega a ser piada; burocracia, alto custo em um país em que a maior parte da população é assalariada, descaso por parte de muitas autoescolas que não deveriam ser obrigatórias (como definitivamente não é em muitos países), e o pior é que antigamente não era assim; mudaram e mudaram pra pior, pelo menos em termo de custos, burocracia e exigência de uma série de coisas como quantidade mínima de aulas a se frequentar para se agendar os exames de legislação e de direção, que é um verdadeiro caça-níquel para as autoescolas e péssimo para os aspirantes à habilitação
Verdade@@alexs.9471
Eu reprovei no primeiro teste, dai nao me deixaram eu agendar para um ou dois dias seguinte, eles marcaram para 3 semanas depois e assim tive que pegar mais 5 aulas para poder fazer a prova novamente
O que o brasileiro precisa é a inclusão da disciplina de ética desde o ensino fundamental.
Tem matemática e língua portuguesa do maternal ao ensino médio, mesmo assim a maioria sai sem saber fazer conta e ler.
@@andersonclemente2170 Infelizmente a ética não é ensinada em mais de 95 % dos lares brasileiros. A má educação é consequência da falta de ética básica nas famílias.
O Brasileiro precisa é de punição, sem punição exemplar, jamais o trânsito vai melhorar.
ética aprende em casa na família, você acha que "ética" no padrão do estado ia dar bom?? só ia ficar mais caro o ensino público e particular tendo que contratar professores pra encher linguiça
Em escola estatal?
Quando fiz 18 em 2020, paguei minha carta inteira a vista, pq eu sabia que elas inventam taxas no meio do caminho, então já paguei tudo pra evitar isso lá na frente.
Apenas 1 ano depois eu fui chamado pra fazer o CFC, tendo que perder hora no serviço todos os dias. Por fim, no dia do exame prático, veio um examinador de outro estado, e começou a reprovar todo mundo, uns 15 seguidos, então fomos reclamar com uma moça do Detran e tivemos que esperar por 1 hora até a central do Detran dar uma resposta. Por fim eu passei, depois de 1 ano e meio que paguei a carta, e todos aqueles que reprovaram, foram recorrer no Ciretran depois.
Tirar habilitação deveria ser como concurso público. Ter um edital informando tudo o que você deve estudar e o que praticar na direção, assim ficaria ao seu critério se matricular em uma escola ou pedir aulas particulares com quem já têm a habilitação.
Depois era só comparecer no DETRAN para realizar a prova teórica e prática.
Ai acabar com a propinas dos inspetores e não ter mais autos escolas? Quanta utopia... esses vagabundos só servem pra isso, f * der o povo.
Vou contar minha experiência:
Sou habilitado desde 2017. No início, até que foi tranquilo, mas os problemas começaram no simulador. Ele era de PÉSSIMA QUALIDADE e travava toda hora, até um game de PS2 era melhor. Estava tão ruim que me deram aprovação automática porque não tinha como avaliar.
As aulas teóricas eram boas, mas as práticas nem tanto. Tive 2 professores, a moça que fez a primeira aula tive que dispensar pois seus métodos não eram eficientes para aulas de direção, o segundo professor era muito melhor. Fazíamos ao ar livre em plena via pública em horário de pico, na minha cidade não tinha circuitos. Eram precisávamos improvisar, íamos treinar em lugar mais afastados.
Passei na 5ª tentativa. Em todas as vezes faltava um único detalhe, inclusive no 4º quase passei e errei no último momento, por centrimetros. E até o fiscal disse que poderia até relevar, mas “no momento não podia” (com certeza era aquilo da obrigatoriedade de reprovação diária). Inclusive nesse daí quase participei de um esquema de corrupção, que combinava com um polícia civil pra por um fiscal amigo e passar de propósito. Eu acabei não encontrando com ele e não fez mais o esquema (e achei que foi melhor assim).
Na tentativa que passei foi engraçado: o fiscal que me acompanhou era um policial marido da delegada, e ele já havia feito comigo, então já sabia como eu dirigia (e ele era conhecido por ser um carrasco), eu errei no controle de embreagem e já estava aceitando mais uma reprovação (detalhe: era o último exame tolerável, se não passasse, ia pagar mais aulas práticas obrigatórias), mas ele simplesmente disse quando o carro morreu: “liga de novo, finge que nada aconteceu e pode seguir”. E terminei o circuito e sendo aprovado depois na baliza, antes de voltar pra casa ele chegou pra mim e disse “não aconteceu nada aqui, tá?”.
E, pra fechar como chave de ouro, a maior burocracia e roubo pra transferir a carteira, pois me mudei de Estado depois. Além de ser complicado marcar dia no site do DETRAN pra ser atendido (fora fila e demora pra ser atendido), o fim da picada foi o documento em papel para assinar autorizando a transferência, tive que fazer um xerox na gráfica do Shopping onde faziam os documentos do DETRAN e eles me cobraram 10 REAIS POR UMA FOLHA!
E por fim, NADA DO QUE FOI ME ENSINADO USEI NAS RUAS. Minha mãe me ensinou muito mais em 4 dias nas estradas do que todas as aulas que tive. Aquele FIAT Uno velho nunca pode ser comparativo com nosso carro, que é muito mais complexo com um trânsito caótico que vivo.
Felizmente consegui a habilitação, e praticamente só eu dirijo na família, até quando vou viajar fora do BR. Mas foi um inferno que passei e não quero nunca mais pisar em uma autoescola.
Na minha cidade alguns instrutores reprovam alunos sem que esses cometam qualquer tipo de erro, e eu fui uma dessas vítimas, para nos obrigar a pagar a propina. Para vocês terem noção, o instrutor que me acompanhou atendeu uma ligação durante a realização do exame e mandou eu continuar, e a ligação só acabou quase no final do exame. Quando fui ver o motivo da reprovação no site do DETRAN estava "excesso de velocidade" (lá na hora eles não falam se vc passou ou não, tem que esperar 7 dias úteis para postarem no site), sendo que a prova é feita num uno velho, em que na 3 marcha nem se vc quiser vc consegue passar de 35km/h, e a via era de 40km/h.
eu ando de bike todos os dias pro meu ambiente de trabalho e sou muito feliz com isso. Quero nunca precisar de dirigir algum dia na minha vida.
Nem aqui na Suíça a CNH é tão cara assim...
Pra conseguir ter a sua aqui é equivalente a meio salário mínimo daqui pra quem trabalha Full Time.
Passei de primeira na categoria A e B no mesmo dia. Tenho muita sorte do avaliador que me avaliou.
A situação no Brasil é ruim mas em Angola, é caótica, aqui podes fazer mais de um ano só na escola de condução
Muito boa a reportagem. Eu tirei a carteira em 2022 e fui scamado pelo examinador, reprovado na prova pratica, sem motivos. Foi marcado que eu não estava respeitando velocidade de via que era 60km, eu estava a 57km. velocidade inadequada + não utilizar marchas da maneira adequada. Reprovei com -4 pontos por que sim. A segunda vez q fui fazer a prova, fiz exatamenta a mesma coisa, não paguei aulas nem nada e passei sem problemas. Você tem que torcer pra cair com um profissional não corrompido. Sou de Brasília-DF
Os cara e desse jeito... Imagina se vc só andar de 2 ai eles vão dizer que esta andando abaixo do limite da via 😂😂😂
Aqui na Califórnia vc paga 38$ dólares e já pode fazer a prova teórica no mesmo dia. Acertando as questões vc já está autorizado a dirigir com limitações. O problema eh q dependendo da sua cidade leva até 2 meses pra vc conseguir agendar a prova prática.
Salve, brother.
Minha tia mora na Carolina do Sul, ela pagou 40 doleta.
Inacreditável como nós somos roubados.
Ela so conseguiu tirar habilitação após casar com americano e pegar o greencard ( não sei se é verídico,mas eu não a desmenti) . Tmj
@@fredmartins297 eh cada estado tem suas diretrizes. Tanto que um amigo veio da Flórida pra tirar a carteira na Califórnia pq ele não tinha documentos. Mas uma vez q vc tenha habilitação, ela vale no país inteiro
Pra mim dois meses tá ótimo
Eu demorei dois anos até conseguir tirar minha habilitação kkkk
Só 2 meses? Demorei mais de ano aqui mesmo passando em tudo de primeira
Na Bolivia com o equivalente a 400 reias vc se habilita e com mais 100 vc faz carro e moto juntos.
Quando tirei minha habilitação o instrutor me ensinou a passar na prova prática, não a dirigir de fato. Isso fiz praticamente sozinho com as minhas experiências do dia-a-dia e dicas de quem já dirigia.
Primeiro vídeo do canal do Tales que não trouxe absolutamente nenhuma informacao que todos os brasileiros já não soubessem, porém ter coragem de falar tudo isso, aí já é coisa de gente muita corajosa. Valeu Tales. Vídeo outstanding.
Só errou em afirmar que o instrutor nada pode fazer, sendo ele o culpado na pratica pelos péssimos condutores.
@@vegaocrocante eles são pagos para ensinar os alunos a passar no teste do Detran, nada além disso.
Se você tem habilitação de moto vai entender que essa é a função deles, nada além disso.
@@VagnerCastro tenho também a décadas, mas não entendi a sua complacência, você por acaso é instrutor de motoescola kk de boas temos mais oque fazer não ?
@@vegaocrocante só estou dizendo que professor de auto escola é só um parafuso na engrenagem, não importa o que ele faz ou deixa de fazer.
Ele ensina a passar, fim.
É pra isso que ele é contratado, ele não vai ensinar ninguém nada que não seja o solicitado por quem paga ele.
E não, não sou professor.
@@VagnerCastro NÃO NÃO GOD !!!
Fui reprovado na minha primeira CNH na prova pratica de carro, estava dirigindo de boa e o fiscal do detran do lado me exigiu dinheiro e eu falei que não tinha e ficou insistindo e eu falei que nao tinha e mandou eu encostar o carro e me reprovou... Na época isso em 2017, fiz vídeos, entrevistas em radios, varias pessoas falando que tinha acontecido a mesma coisa com elas, fiz b.o, foi aberto uma investigação no MPCE contra o fiscal, mas n deu em nada ate hoje 05/2022. Após 30 dias do ocorrido fui fazer de novo, estavam tudo pianinho com medo e o cara que tinha feito isso comigo tinha entrado de férias(será?), me colocaram ate como o primeiro pra fazer. Me senti muito injustiçado por esse sistema corrupto.
Nesse tempo já tinha as câmeras que filmavam todo o processo?
Isso é questão política
Esse país que a gente vive é a terra onde vagabundo, corrupção e tudo de ruim, é o normal. Que lugarzinho esse Brasil. 🤮
Chef tudo e máfia
@@JCproTT isso depende de estado pra estado
Infelizmente mantemos o Estado contra nós mesmos, me lembro quando era obrigatório passar na vistoria por causa da poluição, e as pessoas felizes por seu carro ter passado e ganhar um selo colado no vidro 🤦🏼 e no mais, já fui autuada por velocidade e estava no hospital com meu filho em cirurgia e o carro no estacionamento 🤷🏼 recorri, provei e o recurso foi indeferido, esse é o nosso Brasil. 😢
Quando eu tirei a minha foi de boa, o meu professor da aula pratica era bem profissional ele ensina e repetia ate todo mundo entender, e o meu outro professor da aula pratica foi o melhor professor, ele ensinou tudo e era bem atencioso, sempre me corrigia quando eu errava alguma coisa, mas antes de eu tira minha cnh eu ja sabia dirigir, falta apenas eu praticar mais e aprender mais coisas sobre trânsito. Eu tinha conversado com meu professor sobre o tal do quebra, ele disse tudo e o valor era 1,200, isso foi nos 2 dia de aula que eu tavo inseguro, mas ele me disse pra treinar mais, e deu tudo certo ele me ajudou e disse pra mim não pagar o quebra porque eu ia ser aprovado, e fui aprovado de primeira sem nenhum ponto nem nada.
Fiz o teste por 3 vezes, e reprovei nas 3, eu sei dirigir bem, sei fazer a baliza perfeitamente, na auto-escola eu chegava a fazer a baliza em menos de 2 minutos, nas provas práticas eu dirigia super bem, mas quando cheguei ao DETRAN, fui reprovado prontamente, onde o examinador alegou que eu não havia alinhado as rodas do carro, além disso, na minha terceira vez o examinador me reconheceu, me olhou de forma irônica e me perguntou sem eu tinha algo contra realizar o teste com ele, realmente até hj me sinto lezado.
era melhor ter molhado a mão dele logo. tudo neste país parece ser movido à corrupção.
Conseguiu passar?
@@LEOGUARNIERI coe kkkkkkkkkkkkkkk
😆
Isso de alinhar a roda do carro mano... reprovei 2 vezes por causa disso.. somente por causa disso e me reprovaram, sendo que o carro tava perfeitamente dentro da vaga e não haveria possibilidade alguma de ocorrer um acidente se tivesse estacionado assim em qualquer lugar mas mesmo assim me reprovaram...
Também peguei instrutores azedos demais e por coincidência, todos velhos já, parece que os caras tem o prazer em repovar os alunos que vão fazer a prova e eles te fazem ficar nervoso na hora da prova, falando coisas desnecessárias pra você reprovar... aconteceu isso com uma menina na minha ultima que vez fiz e passei, o instrutor começou a botar pilha na menina e ela ficou cada vez mais nervosa e fez mais erros na prova dela... lamentável.
Eu estava esperando por esse documentário. Esclarece muitas coisas sobre o exame prático. Muita gente é reprovada durante o exame e não sabe nem o por quê. Agora muita coisa faz sentido.
exatamente Elias Machado, Instrutores e alunos se esforçam nas aulas para passarem na prova prática e os Examinadores se esforçam para reprovar!
Onde fiz a minha CNH tinha muitos defeitos, mas uma coisa eu achei da hora, em todos os testes dos alunos dessa autoescola em específico sempre tinha um instrutor acompanhando, uma exigência da própria autoescola.
Passei por isso aqui em Brasília
São réprovado pra pagar o exame novamente é uma facção.
Meu relato sobre auto escolas: Bom eu aprendi a dirigir com meu pai quando eu tinha por volta dos 13/14 anos, no jeito dele todo estressado e impaciente de ensinar, mas me ensinou a dirigir, depois fui dirigindo carro sem carteira e sempre dirigi super bem no meu jeito, meu pai também sempre dirigiu super bem e aprendi com o jeito dele dirigir, até que cheguei a hora de tirar a carteira aos 20 anos de idade, dei entrada no CFC, passei no exame teórico de primeira, depois fui fazer as aulas de direção, peguei um instrutor terrível, que não sabia ensinar direito, ficava só no celular, brigava comigo se eu errasse alguma coisa, chegamos até discutir dentro do carro e eu estava meio perdido nessas aulas por que eu já sabia dirigir, mas não conseguia dirigir daquela forma que pedem, tomei a primeira bomba por causa de um erro bobo, tomei a segunda bomba por que eu estava muito nervoso e não consegui dar seguimento no percurso e assim por diante tomei bomba, até que se não me engano na quarta bomba, eu fiz tudo certo, só que o examinador inventou que eu estava quase batendo em uma moto que estava estacionada na rua, bateu a mão no volante para fingir que estava desviando, sendo que eu estava longe da moto e ele me reprovou por isso, depois disto eu vi que tinha treta nessas provas... mudei de auto escola e lá sim peguei um instrutor bom, me ensinou os macetes, acabei reprovando duas vezes com ele, mas foi por nervosismo meu, e acabei sendo aprovado depois, resumindo reprovei 6 vezes e passei na 7° tentativa... eu já suspeitei bastante dessas provas, no dia da prova sempre que um reprovava e eu perguntava a maioria dizia que era nervosismo, mas tinha alguns que falava que o examinador reprovou aleatoriamente... então fica muito relativo, mas se tratando de Brasil não duvido nada. Gostei muito do vídeo por que me relembrou todo esse processo demorado e burocrático que eu passei e que muitos passaram e passam até hoje, e eu concordo que tem que acabar com os CFC por conta do quanto eles roubam da gente, com todas essas taxas abusivas e eu acho que instrutor deveria ser igual personal trainer, quem precisa de um, contrate um, quem precisar estudar para a prova teórica, ai que tu vai precisar de um CFC, o que tem que acabar é com a OBRIGATÓRIEDADE apenas isso.
Aprendi andar de moto no UA-cam kki
fiz na florida, levei exatamente 2 dias, um dia pra fazer teorica e um dia pra fazer a pratica, depois disso só fé, n precisei ver aula nenhuma por que ja tinha carteira brasileira, mas pra caso vc seja maior de idade e n tenha carteira de outro pais vc tem que assistir 4 hrs de aula online, saiu 50 dolares total.
Tirei minha 1ª CNH em 1995 e naquela época a coisa era beeem diferente.
Peguei um instrutor linha dura, não dava mole não. O cara realmente ensinava a gente!
Me lembro que ele disse uma vez que na prova do morro, colocou seu próprio relógio de pulso atrás da roda do carro e que se o relógio quebrasse, o aluno era reprovado, além de ter que pagar um novo pra ele.
Treinei em em Gol 1000 quadrado, bem pé-de-boi mesmo, muito diferente dos carros que temos hoje que praticamente dirige por você!
Esqueceu de mencionar a legislação com prova oral. Hoje é a maior nutellagem.
Os carros hoje ainda são manuais amigo, inclusive tem uns que tem uns engate de marcha bem ruinzinho
Treinei num mobi manual, amigão.
Vai nessa que os carros de hoje são diferentes, se brincar o golzinho que você fez o teste é mais confortavel qu eo carro que estou fazendo
Realmente, o condutor não é habilitado para o trânsito, mas para a prova do DETRAN. Tirei minha CNH no fim de 2021, depois que de fato comecei a ir no trânsito eu vi que para 80% das situações eu não estava preparado, tenho que ir aprendendo na prática do dia a dia, graças a Deus mesmo assim nunca passei por problemas sérios, por ser uma pessoa calma. Mas dá receio em saber que tem vários motoristas por aí na mesma situação.
Sobre o processo em si, ainda bem que não sofri com essa máfia, acho que peguei um período bom para fazer a prova, foi em dezembro, parece que o pessoal estava animado até demais, tolerando até falhas nos exames. E com a pandemia pelo menos agilizaram um pouco o processo teórico, eu consegui tirar minha CNH em menos de 2 meses desde o processo de contratação. Mas isso porque eu priorizei isso, indo todo santo dia na auto escola, sei que 99% das pessoas não podem fazer isso e acaba demorando mais.
Vice conseguiu rápido, eu passei 1 anos e 5 meses
privilegiado apenas. hoje fazem exatos 4 meses que paguei a vista 2300 reais pela cnh A e B e as minhas aulas teoricas só irão começar daqui a 5 dias.
@@Luju122 Eu passei direto também, mas sem confiança nenhuma hahah mas to pegando dia a dia, praticando
Eu sabia que tinha alguma máfia, nas provas mesmo comecei a notar um padrão de pessoas que só passavam depois da terceira tentativa! E cada uma era um problema diferente
E sobre as auto escolas, eu sempre digo, elas ensinam você a passar no Detran e não a dirigir, no começo realmente ensinam, depois você fica fazendo um looping de baliza, rampa e garagem.
Cara tô com minha pauta pra vencer, fiz a prova teórica hoje tirei 29/30 a prova tava muito fácil, tinha 20 pessoas na sala e a maioria reprovou, acredito que as provas não seja igual e que eles facilitara a prova para pautas quase vencendo pra pagar as próximas taxas abusivas.
@@Posta_Tudoo cara q reprova na teórica realmente n merece ter cnh😂😂😂
@@PatriotaLoveMemes É complicado esse negócio da prova, tem que ter o conhecimento da lei, direitos e deveres, a gente vem de uma história muito pobre, então temos muito analfabeto no país, tenho um amigo que ele não sabe ler pois tem uma mancha no cérebro, mais sabe diferenciar o que é certo e errado, uma pessoa como ele nunca vai ser habilitado e dirige muito bem.
@@Posta_Tudo tmb conheço gente q dirige mt melhor q eu e não tem carteira. infelizmente o sistema funciona assim.
Dirijo desde meus 12 anos, quando fui tirar minha carteira aos 18 passei por todos os testes, tanto teórico quanto prático. Fui reprovado apesar de ter feito tudo certo, no dia o instrutor me falou que se eu quisesse "facilitar" esse processo, ele poderia me ajudar, resumo, paguei 2.000 reais, consegui minha carteira de motorista AB e tive laudo de deficiência (mesmo não tendo nenhuma), e até hoje essa máfia onde eu tirei a carteira tá de pé.
Eu denuncio o instrutor por corrupção
Mano, eu fui reprovado na prova prática de moto por nada, saca? O cara simplesmente colocou lá no site que eu não parei na parada obrigatória e não usei ou deixei de usar a seta, sendo que o meu instrutor estava no local da prova e disse que eu fiz tudo certo.
@@canaldejogo658 Eu pedi para uma amiga gravar meu percurso no dia do exame. Qlqr coisa eu teria como recorrer e quem sabe ganhar uma indenização😅
Tirei a minha CNH esse ano com 21 anos mas foi uma burocracia do caramba... Fora que no dia do teste final os examinadores mandaram eu atravessar a parada obrigatória para me reprovar . Só que não eu parei pra seguir a Lei !
Muita sacanagem pra quem não sabe dirigir eles fazer isso ..
Eu processava ele
@@davisouza4458 eu eu nem pensei nisso amigo.. eu sou uma pessoa tranquila mais eu acho sacanagem para quem está aprendendo literalidade na auto escola ... Aí eles faz isso que ele fez comigo a pessoa é reprova e tem que pagar tudo de novo !! Auto escola aqui de Rio das ostras RJ .
Se fosse comigo eu já xingava ele de tudo que e nome
Ele ta te testando se você ia passar so para saber se você aprendeu a legislação de trânsito o conhece ela
@@desculpa9781 aí que tá...pegadinhas hj em dia qualquer bom professor entende que é uma artefato que não verifica nada do conhecimento . Além disso muita sacanagem...vc está como "subordinado" naquele momento....o avaliador é quem vai dando as ordens de tarefas...ele que tem o comando. Se o cara pede pra você fazer uma ação, (claro vc não vai atropelar e bater num poste se ele pedir) pela má fé dele pode como o colega aí relatou fazer com que ele perca a carteira... só por causa de uma pegadinha .... já pensou se o cara reprova tbm pq ele não o obedeceu? Percebe a situação sem saída? Se ficar o bicho pega se correr o bicho come.
*Esse ano tirei minha CNH, valor total 3.000 reais com uma reprovação. Mas o que me chateou foi sb que os examinadores não tem critérios objetivos e no final td mundo sai ganhando em cima do aluno*
3 mil reais? Puta q pariu!
Aqui no Rio de Janeiro paguei pela A e B 1500 reais. Já incluso todas as taxas
*em bsb é td mais caro, e ainda tinha que pega condução pra fazer as aulas no centro da cidade, eu paguei a média, tem gente que gasta muito mais e meu reteste era um dos mais baratos*
@@gagesteer o que é bsb ?
@@Azemute Brasília
@@WILLDSON49 q parte do RJ?
Até que enfim alguém fez um vídeo falando essa safadeza, pilantragem, roubalheira desse Detran ..alguém tem que barrar e acabar com essa mamata urgente
A sessenta anos atrás meu pai tirou a carta no quebra e eu fiz a mesma coisa. Depois fiz mais aulas de prática e tá todo mundo feliz.
🇧🇷 Aqui é Brasil 🇧🇷.
Nas minhas duas ultimas aulas eu simplesmente errei tudo de tão nervosa. O instrutor me falou que não havia necessidade de realizar mais nenhuma aula, pois eu só estava nervosa. Por fim fiz a prova e passei. Tive sorte de ter um cara assim para me instruir.
Como morava em sítio, sempre "dirigia" tratores, caminhonete e até um pequeno caminhão. Sempre dentro da propriedade até porque meu pai tinha conhecimento que eu não tinha capacidade de rodar em via publica,
O que eu quero dizer que se locomover com um veículo é a parte mais simples do processo, o complexo é aprender a como se portar no transito como usar a direção defensiva e saber discernir entre placas e avisos. Isso quando entrei na autoescola eu não sabia, e para minha surpresa não iria aprender, lá aprendi apenas como passar na prova, e infelizmente você se quiser ser um motorista vai ter que aprender sozinho.
placas e avisos sao faceis de aprender, é só ter calma e usar o waze kkk
Excelente documentário/denúncia sobre o tema.
Que isso alerte as autoridades e algo seja feito a respeito.
Continue com esse trabalho!
E vc acha q tem alguma q n sabe? Kkkkkkkkk
São eles que fez isso, autoridade meu pau.
As autoridades são as primeiras que estão lucrando com isso apenas prendem alguns para tapear porém é só para os desavisados acharem que estão cumprindo seu papel só que não. 🤭
@@joao_OP 🤭
Corcondo plenamente, ja vou pra 4 reprovação por conta da burocracia e ja não tenho mais condições e pra piorar meu processo vai vencer logo 😢.
Estou no processo pra tirar a carteira desde janeiro, a minha última aula está marcada para 14/7, aí coloca mais 3 semanas pra prova, imagina se reprovar alguma etapa, chega a 1 ano fácil. Cada aula extra aqui em Brasília é 100 reais e o reteste 400. Gastei cerca de 2900 até aqui... desgastante demais.
A cada ano vou perdendo a fé nesse país, o estado é o verdadeiro crime organizado
Foi a pior experiência que tive na minha vida. É chocante o quão nem arquitetado o sistema é pra ser filha da puta com as pessoas.
Eu tbm faço em Brasília é um assaltou falta 2 aulas e não sei dirigir, pergunto alguma coisa para o instrutor trata na ignorância
@@danielribeiro3620 Se tiver carro em casa, começa a pedir para alguém te levar para dirigir. Se for confiar só nas aulas da auto escola fica tenso
Eu sou de Uberlândia e esse esquema foi descoberto quando eu finalmente consegui minha carteira. Antes disso tinha fortes rumores sobre isso. Eu fui reprovado 9x no teste de rua e só passei quando troquei de professor. Além disso, meu irmão nesse último teste foi acompanhando atrás de moto observando
Eu tbm sou de Uberlândia, tomei 3 na moto , mas consegui graças a Deus.
Eu sou de mg e foi a msm coisa comigo só que passei quando troquei de auto escola kkkk
Aqui na Bahia tbm tem esse esquema pessoas que sabem dirigir reprovando sem justificativa plausível
Detalhe: eu já dirigia sem carteira
Eu só passei na quarta tentativa. Na primeira e na terceira foi por cagada minha. Na segunda que era pra eu ter passado de fato, fui reprovado por trocar a marcha na hora errada e/ou não fechar a curva pra direita.
Quando meu instrutor estava comigo na aula prática de carro ele me contava umas histórias. Ele tinha uma aluna advogada que não sabia fazer baliza, andar de carro em si, não sabia ir em linha reta. Aí ela reprovava direto no exame aí o pai dela pagou a CNH aí a auto escola fala com os examinadores lá e a pessoa passa. Até na fila que a gente faz no exame lá tem uns examinadores que pegam alguns alunos e passam na frente da fila.