Mas percebam que é um discurso de bi-racialidade (branco e preto), ignoram a nossa realidade socio-histórica e contribuem para o apagamento da nossa ascendência TBM indígena. É um discurso que vai de acordo ao colonialismo, que apaga e mata qualquer referência da nossa cultura indígena. Pardos não são só ascendentes de preto, tbm são, mas não só... O estatuto da igualdade racial criou essa distorção ao unificar (pardo + preto = negro) o que o IBGE distingue pardos e pretos, não são a mesma coisa. Essa será mais uma reparação que futuramente retomaremos. Um exemplo, claro: Olhem para o Norte, olhem os dados do IBGE, analise as características étino-racial e de ascêndencia dessa população...agora compare com esse discurso bi-racial, facilmente aceito pela mídia. O pardo é mestiço. Simples, estamos na América Latina e não nos EUA.
eu mano, sou de Belem do Pará, meu fenótipo e muito mais pro indígena tradicional, eu tenho olho puxado e cabelo escuro e liso pra carai, pele "morena" meio avermelhada, n sou indígena pois não conheço minha etnia, mas sou pardo muito mais próximo dos indígenas, querer botar pardo e preto na mesma bolha é querer não olhar pro Norte
@@mau-jh3hy Sim, Felipe!!! Sempre uso a região norte como exemplo mais explicito, pois é uma região que ainda preserva boa parte dessa ascendência viva (quando digo "Viva" é que não sofreu o apagamento da história - ainda - e nem da urbanização tbm como aqui no Sudeste por exemplo). E a maioria é parda (como o Brasil todo) como mostra o IBGE. A ascendência indígena do Brasileiro não sobrevive num fenótipo facilmente perceptível. E esse fato é ignorado pelo discurso racial atual. Dizer que o pardo é negro e ponto final é contribuir com esse apagamento. Cabe a nós dizermos, nós existimos. Não nos apague!
eu to chocado com o absurdo desse video espalhando fake news, de que pardo é invenção do IBGE, nao podemos ficar calados, sou descendente de indigena, caboclo e holandes. Holandeses que vieram para o brasil ha seculos.
Concordo com você. Classificar as pessoas de forma toa exata e difícil a e questionável. Sou parda ( mistura de russo e italianos ) pele moreno clara cabelos cacheados nariz largo seio e bumbum fartos. Ou seja ou misturar e isso se define um pardo. Acredito que preconceito não seja apenas racial, mas estrutural. Veja a situação eu morena meu marido branco, nosso filho branco , escola pública menino dedicado. Agora seria justo esse menino presta o mesmo vestibular e não ser assistido por ser branco mesmo vindo o de classe social igual ?
Verdade não minha humilde opinião os indígenas sofrem ainda mais racismo como por exemplo serem vistos nem como seres humanos pessoas que deveriam viver no mato fora o fato da terra ter sido deles terem também sido escravisados e depois exterminados !!! Lógico não se tira nunca o olhar do sofrimento negro mas temos que considerar outras etnias que sofrem racismo não só o negro. Não sei porque na fala nescessária contra o racismo quase não se fala dos indígenas e amarelos.
@@gideaoduartedeabreu7091 na verdade quando falam sobre o rascismo só falam do branco e pretos como se as outras etnias não existem e quando vc vai reclamar dizem que não é seu lugar de fala e tals, mas eu falo mesmo
concordo, inclusive, pq em um estudo mais novo, colocaram dentro do termo pardo pessoas negras com peles claras e que agora querem tirar elas da colocação "parda" para negro de pele branca, mas e o descendente indígena que é mais branco, porém não para os brancos? Tirando a miscigenação do foco, ainda existe o preconceito de que todo índio que ascende socialmente numa "cidade grande" tem sua "carteirinha de índio revogada".
@@gideaoduartedeabreu7091 vale lembrar que "amarelos" pode ser visto como termo racista, já que na ásia existe uma variação enorme de tons de pele. Assim como todas as peles né...
Jesus era do Oriente Médio, nessa região as pessoas não são consideradas negras e sim marrons, que é outro grupo racial que inclui indianos, afegãos, árabes, paquistaneses e pessoas Amazigh (povo indígena do norte da África). Temos que dar visibilidade a outros grupos raciais e evitar o apagamento desses determinados grupos.
Nessa area tinha brancos tambem, era uma mistura de povos e culturas. Pesquisa com ossadas, da epoca de cristo acharam até de pessoas ruivas na regiao. Pessoas ruivas tambem sofrem preconceito. Varios foram mortos na Europa antigamente, porque diziam que ruivos eram bruxos.
Os indianos são negros? Os peruanos são negros? Querem apagar a primeira cultura do Brasil e boa parte da america do sul que é indigena. Transformar o Brasil numa Africa da america do sul
Eles eram pretos, e a própria bíblia mostra isso. Tem até os 400 anos de escravidão (Gênesis 15:13), que não se passaram no Egito, só ler com atenção. Mas é claro l, isso que estou falando é pra quem tem fé nas escrituras e que acredita nas palavras.
Que episódio necessário, confesso que ainda me sinto nesse limbo racial. Filha de mãe preta e pai branco. Nasci com a pele clara, mas principalmente meu cabelo não nega as minhas raízes. Já passei e continuo passando por diversas situações discriminatórias e por muitas vezes também não me sinto digna da luta negra e acabo não me sentindo inclusa nessa comunidade também. E inclusive já assisti um um outro vídeo seu luana falando que pardo não é negro. E já ouvi de outra pessoa parda que tem origem indígena que esse termo pardo do ibg o coloca como negro, mas ele é indígena. Como separar os negros de origem africana dos pardos de origem indígena. São culturas diferentes e fenótipos diferentes também. Aí fico pensando que até pra se ter direito a uma classificação ser branco é mais fácil.
o ibge nunca colocou ou juntou os grupos pardo e preto como "negro", quem força isso é o estatuto da igualdade racial, ou a militância negra. eles repetem isso a todo momento, que acaba tornando verdade para os desavisados.
Moça podr se considerar parda sim, a militância quer juntar pretos e pardos no grupo negro pra dizer q negros são maioria, mas negros são so 9% da população a maioria são pardos e negro não é um grupo é uma cor/raça até um tempo atrás rs na vdd é ainda.
eu vivo sofrendo injuria racial por causa do meu cabelo e dos meus traços, sou seguido em lojas e a policia "me ama", nem por isso me considero uma pessoa preta. Sou pardo, sou gente e não papel
Para o segurança que te segue, vc não é branco por isso aciona o racismo dele que criminaliza a sua cor ( mesmo vc não sendo retinto, ele te vê como homem preto)
Sou pardo e amo ser pardo. Essa mulher que eles mostram é „Kim“ Kardashian, dos Estados Unidos, ela nao é parda e sim branca, o pai era loiro , descentende de nortes Europeus e a mae de armenios. O marido dela é que é preto. Somos misturados, pretos retintos no Brasil é 8,6. Dados do IBGE. A palavra pardo é mais antiga que o Brasil. E pardos no comeco ,eram os indios. Sou pardo, tambem tenho sangue de branco e indio.
Amigo eles dizem que os pardos são negros ( sendo que boa parte da população parda/mestiça não é afrodescendente) então vc acha que eles entendem a Kim como branca? Eles invisibizam a indentidade mestiça, indígena, árabe, cigana, marrom, euro-mediterraneo e etc, eles querem é que mais pessoas se considerem como negros pois isso é mais conveniente para eles
@@lucax4068 Tenho que concordar, eles no fundo nem querem saber do preto pobre, eles querem é poder. Uma classe que só pensam neles. Essa mineira que foi tratata como escrava maid de 30 anos, nao vi, nenhum grupo ou ong, protestando contra o professor e a esposa por tratar a mulher como escrava, e ainda por cima roubavam a pensao da mulher.
@@userjoao não é blackfishing a garota tem ascendência armênica, assim como Ariana grande tem ascendência italiana, eu nunca vi africano igual elas ambas possuem fenótipo europeu nem todo europeu é pálido de olhos claros e cabelo liso, engraçado que quando uma pessoa se bronzea vcs a colocam como se ela estivesse se vestindo de preta sendo que pohha cara estudem bronzeamento é um processo natural da pele(especialmente de peles claras) para se proteger da intensidade dos raios solares, oq eu quis dizer no meu comentário é apontar a afroconveniencia deles já que eles inválidam a indentidade parda/mestiça e invisibilizam tds etnias não-afro que são presentes no país
A maior população parda do Brasil está no norte, ou seja, pessoas descendentes de índio. Ignoraram totalmente os descendentes de índio, pardos não são simplesmente mestiços de branco com preto.
Como q pardos são filhos de pais branco e pretos, pq tipo tem filhos de pais um branco outro preto e o filho sai branco, ele n seria considerado pardo né?
exatamente, esse negocio de se considerar pardo so porque a mae ou a avó é negra é uma fraude, se for assim o filho de um loiro alemão com uma negra brasileira e que nasceu loiro de olhos azuis seria considerado pardo so por ter mae negra?
@spinterchannel EXATO!!! citei o meu caso aqui em um comentário! Além de ascendência européia, africana e indígena EU TENHO ascendência asiática! As pessoas simplesmente esquecem de todo o resto ou simplesmente não se dão conta das coisas que falam sem embasamento nenhum! Concordo contigo!
Os pardos do norte do Brasil tem origem índigena. Nem todo o pardo e fruto da miscigenação entre o branco e o preto. Muitos tem origem mameluca( branco + indio) e muitos outros tem origem tripla( branco+índio+preto).
Mas é perceptível que o discurso (bi-racial) que se tem feito no Brasil tenta apagar isso. Mais uma vez a nossa cultura tbm indígena é apagada, ou tentam...
Esse negócio me confunde, já vi gente falando "se tu é filho de um pai branco e outro negro tu é pardo" aí perguntaram: " se msm a pessoa parecer branca e ter pais de cores diferentes ainda seria pardo?". Responderam q sim. Eu acho mó confusão pq tipo se tu olha só pra cor da pessoa tu vai falar oq tá vendo, mas seguindo a lógica q escutei pra falar tu tem q olhar a árvore genealógica. Eu acho nd a ver.
@@jujubamordida2860 Depende de como a pessoa se sente, conheço uma garota que é claramente negra ao primeiro olhar mas se considera pardo pra não deixar a parte branca do pai de lado
Sou registrada como parda,a maioria dos meus ancestrais são índios, tenho muita vontade de fazer um exame para saber qual minha verdadeira etnia,acaba incomodando você não saber.
O povo brasileiro é predominantemente pardo/mestiço/misturado/miscigenado ou como quer queiram chamar. Não importa o quanto a Globo e o identitarismo tentem apagar esse fato, nenhuma ideologia racialista pode superar a realidade! Viva o nosso sangue mestiço e brasileiro!
@@PedroLopes-xs2sr Você que está falando asneiras e tá achando que está arrasando. Tu é mais um iludido, engando pelo movimento negro que mais excluí do que incluí. Você está defendendo apagamento indígena, pardos são descendentes de indígenas e brancos também. Além de está excluindo quem é verdadeiramente preto!
não podemos excluir da gramática racial brasileira marcadores como pardo ou mestiço, veja a lei de cotas, ela insere pretos e pardos, mas, na ora da verificação racial, pardos costumam ser lidos como 'privilegiados".
Não dá pra apagar e não poderão fazer. Também não mudarão a genética. Pardos são mestiços. Considerar um mestiço ou branco ou preto é refutar a própria genética do indivíduo. Já de se considerar também que o termo pardo não apenas faz referência a mestiçagem de preto e branco como também com o indígena.
Ele falou muita besteira. A Bíblia não é um "livro negro visto pela ótica branca". A Bíblia é a palavra de Deus, que tem a mensagem da história do povo Hebreu e dos evangelhos de Jesus e está além de questões raciais.
Sim mas é cada uma viu, "Nós da comunidade negra não aceitamos o termo "pardo"" pra começo de conversa, quem tem de aceitar são os pardos, vc tem de ficar na sua brother!
Que bom ler esse comentário! Isso só mostra a comprovação de que o Colorismo faz parte de uma construção histórica que coloca pessoas da mesma comunidade (negra) em conflito e negação 💫💫💫
@@vitoriaaasccp Ngm ta em negação não fia, o que não dá é nego ficar cagando regra na vida dos outros, se cada um se preocupar com o seu, não dá briga nenhuma
Vamos 🙏 sinto que há uma segregação com os pardos, pois eles são muito brancos para serem considerados pretos e são muitos pretos para serem considerados brancos. Sendo assim, não há sentimento de coletividade, em virtude desse limbo. Eu fico sentida no individual e no coletivo, pois, no primeiro, tive uma família desestruturada, não conheço meu pai e não tive o sentimento de pertencimento, já que vivíamos mudando de casa, ou seja, não estabeleci raízes, já no segundo, sinto que não pertenço a nenhum lugar, posto que não sou considerada branca por ter fenótipos de pessoas afrodescendentes e por não ser retinta. Hoje em dia, fico muito feliz por isso, as pessoas retintas estão se unindo e reconhecendo sua ancestralidade. Isso é muito lindo. Contudo, eu nunca vou pertencer ou ter isso. Portanto, esse sentimento de deslocamento é duplo e muito dolorido.
Confesso que quando vi na legenda que era uma entrevista com um pastor, eu me senti tentado a pular esse vídeo...Que bom que não fiz! Meus parabéns a esse pastor que desconstrói todo preconceito e intolerância que as igrejas pregam e ventilam na sociedade.
Exatamente, man eles inválidam a indentidade parda/mestiça e invisibilizam tds origens não-afro que o termo abrange, esse canal só fala sobre oq é conveniente pra ele
@@lucax4068 cara, vai estudar e para com esse papinho de que a sociedade não reconhece pardo como grupo étnico. isso não existe e nunca existiu. ser negro no Brasil não é ser afrodescendente.
@@meirelesmoreira2090 nao pardo nao é etnocida é classificação de nós mestiços, ta certo, significa pardus no latim para leopardo, por possui manchas nos pelos. Muitas cores. Etnocida é falar que mestiços pardos são pretos, não somos.
@@marcos-ll2yr mas por que no caso muitos brancos genealogicamente ou até que possuem características de outras etnias não são considerados pardos?Maísa,Adriana Lima e Flor Gil por exemplo são consideradas brancas mas são filhas de negro e branco.Fora que nem todas as etnias são escuras,indivíduos descendentes de asiáticos ou árabes de pele clara no Brasil mesmo sendo miscigenadas raramente caem na categoria de mestiços a não ser que tenham características muito fora do estereótipo dessas etnias.
@@tainarocha7736 pai da maisa é pardo. Eles estão próximos do branco por isso são lidos socialmente como pardo. Assim como mulatos são lindos como negro.
@@apso2005 a maioria dos judeus de Israel vem do povo Asquenaze que vem da Europa Central e do Leste europeu ,que viu necessidade de criar uma terra só deles depois da perseguição na segunda guerra mundial.Judeu hoje em dia é uma classificação étnica religiosa,inclusive existem até judeus negros no Chifre da África.Mas os judeus originais,que nunca saíram do Oriente Médio são os Mizhari,que são os mais antigos entre os judeus e eles se parecem muito mais com árabes do que europeus do norte.
É esse tipo de figura que deveria ter milhões e milhões de seguidores nas redes sociais, Pastor Henrique, parabéns pelo seu discurso, pela sua didática, simplesmente inspirador!!!
Gostaria de agradecer o Tema "Pardo`. Maravilhoso!! No registro de nascimento de meu pai esta PARDO. E falar sobre ser MISTO MISTIÇO como ele e como EU, ainda esta faltando para nos INCLUIR na sociedade. Comigo senti o NAO PERTECIMENTO, era preta de mais pra ser filha da minha mãe e branca de mais pra ser filha de meu pai. (era o q eu ouvia) Estou longe de ser BRANCA, mas em muitas atividades culturais ja ouvi q dançava bem pra ser uma branca. Ou não tinha credibilidade dentro dos terreiros por não ser negra..Ja ouvi q tenho cor de gente suja, Encardida!!!! Me diga aonde a SOCIEDADE me encaixa???? eu amo a minha cor marrom meio terra vermelha meio o que for!!!
Sou eu, pai branco, mãe mestiça. Não sou branca nem negra nem indígena mas tenho os três. E um pouco de oriente médio. Sempre me chamaram de morena no Brasil e nos USA me chamam de latina.
Antes de tudo, vc é uma pessoa. VC é parda. se sente bem assim. Nao precisa mudar para agradar os outros. Sou parda, mas na adolescencia, esforcava-me para ser preta retinta, só para ganhar atencao de uma prima preta, que ria de mim. Só queria ser aceita por ela, entao fingia gostar de coisas que falavam que era de preta. Meu cabelo é como seu, mas passava produto para ficar mais crespo. Foi uma amiga loira e uma japonesa, nao esqueco, que falaram que eu era uma parda bonita e que adoravam os meus cachos. Afastei da minha prima.
Vc é parda e n deve sentir vergonha de ser isso vc cm parda n é branca, nem negra e nem indígena apesar de descender dos três ou duas etnias. A Anitta é uma mulher parda e quando pobre era branca demais p os negros e negra demais p os brancos, porém no momento que se tornou rica e famosa tentam de todo modo dizer que ela é branca e é isso que ocorre cm os pardos e na cidade onde moro é cheio de pessoas cm a Anitta q são vistas e se vêem cm pardas justamente por isso, porém caso se tornem bem sucedidas a nossa elite vai tentar de todo modo negar que eles são pardos p carregar o estigma q pardo é fracassado, o FHC ex presidente do Brasil diz que ele como presidente passou a ser representado cm branco quando a vida inteira dele ele foi tratado cm pardo e q ele é um pardo mulato (negro e branco)
Olá! Bom dia! Como perguntou, você naturalmente quer uma resposta. Aparentemente, vejo uma mulher parda. Mas você também poderá usar o termo miscigenada para se identificar. Não se esqueça do principal: melanina, tipo de cabelo, formato de nariz, olhos, estatura, origem ou qualquer outro detalhe são completamente dispensáveis se comparados à humanidade, equilíbrio, luz, serenidade, atitude, empatia, expressividade/ aconchego de um sorriso, ou respeito. Namastê !
Vem ser parda-mestiça com a gente, mulher. Sou parecida contigo, inclusive. Ehhee E vamos mobilizar para sermos estatística autônoma! Mas é possível a autodeclaração como parda. Eu faço!
"que coisa triste estão fazendo com o amor"... que cara fantástico! não tenho religião nenhuma e nunca fiquei tanto tempo ouvindo com prazer um pastor falar. que percepção, que acolhimento, que maturidade! me fez refletir sobre mta coisa.
Me identifico como pardo, e muitas vezes sou discriminado por gente que não aceita que eu seja pardo. Uns querem me definir como branco, outros como preto de pele clara, logo sou pardo/mestiço. Isso é terrível. A gente fica nesse "limbo" racial.
Que lindeza e leveza de conversa, creio que se cada vez mais pudéssemos abordar esses assuntos sérios com essa percepção ampla e leve, conversar e passar conhecimento pra entender absorver e por em prática.
O problema na verdade é que ao contrário do que o IBGE que é o nosso órgão regulador diz, o movimento negro tem tentado transformar pessoas não pretas em negras (e juntar todo mundo na mesma "caixa"), a medida que chamam os mestiços com fenótipos de origem africana (ou não pois as características mais faladas como cabelo, e face se apresentam também em outras etnias e povos), e assim ao juntar pardos e negros em um grupo único, o negro, esse grupo passa a ser maior parte da população. Mas isto além de ser influenciado por uma "referência racial" dos EUA, que nada tem a ver com o Brasil, acaba silenciando os pretos de verdade. Pois a medida que se coloca uma Camila Pitanga como portavoz de mulheres pretas, uma mulher preta perde a voz...poxa, cadê uma preta de verdade para falar? Uma assim como a apresentadora, que aliás é uma das primeiras aparecendo na mídia nessa posição de protagonista(caso raro né...). Além disso, falando sobre o suposto Jesus negro, ele não seria negro, e sim médio oriental (tipo palestino), e novamente só por que ele não ser branco, do olho azul como aquele filme da paixão dos anos de 1900 e bolinha ele vira negro? Gente, peraí!(Não estou negando o que o pasfor disse sobre como o cristianismo e a sociedade lidariam com Jesus hoje, eu concordo com ele). Porém, apagar todas as outras etnias, colocando todo mundo que é pardo (mestiço) e juntá-los com os pretos e chamar todos esses de negros não é só mentiroso, mas errado e prejudicial não só aos pretos que ficam sendo representados por não-pretos, mas para os pardos que tem toda sua descendência desconsiderada. Essa questão no Brasil não pode seguir o modelo americano. Somos outro povo, outra história outra construção social. Portanto, ao contrário do que a senhora do início do vídeo fala, o IBGE está certo sim.
Exatamente! Sem contar que pardos não são apenas descendentes de pretos e brancos, mas de indígenas também. O movimento negro acaba ignorando a existência de mais raças além do branco e preto e pondo as pessoas apenas nessas duas caixinhas. Pardo não é negro, tampouco branco, é simplesmente pardo.
Lindíssima! Maravilhosa! É exatamente isto que venho falando há anos e escomugado no movimento negro. Sou negro de pele retinta, e sinto total apagamento no movimento negro pois criaram ídolos pardos (Beyoncé, Camila Pitanga, Rihanna e etc), silenciando os retintos. Pardo existe SIM!
Ainda bem que tem pessoas como você que sabe o nosso contexto social e o mestiço brasileiro é o gato de schrödinger por questões ideologicas. Por isso que sempre indico as pessoas montarem sua arvore genealogica e fazer um teste de ancestralidade para se conhecer melhor.
Todo pardo é negro ? E os q tem fenótipo indígena ? Ou fenótipo de branco ( cabelo liso e traços finos) ? Minha mãe parece uma indígena, mas n pertence à nenhuma etnia ( não q ela saiba ,pq nós somos do nordeste ent vcs já sabem quais indígenas foram apagados ou assimilados ) , ent como identificar ela ? Ent todo pardo é negro ou não?
@@lucax4068 acho q tbm eles tem uma perspetiva mais sul/sudeste da coisa , tipo como teve o plano de branquear a população antigamente ( trouxeram alemães, italianos, japonese...) , são raros os negros retintos . Já aqui no nordeste n existe isso de negro de pele clara , ou é negro ( preto) ,ou é pardo ou é branco ,mesmo se vc tiver o traços o prevalece é a pele . Eu mesmo tenho cabelo 3c ( q já um cacheado entrando pro crespo), os traços do rosto são de indígena e tenho pele branca ; mesmo assim sou considerado branco o q é óbvio.
@@josealves4320 no caso aí vcs se baseam na cor, em parte não tão errados mas há mestiços de pele clara(branca) e não deixam de serem mestiços/pardos e creio que vc seja um deles, de forma geral acho que estas questões deviam ser abordadas de maneira mais científica do que ideológicas sabe
@@lucax4068 sim sim , não nego q sou mestiço . Mas como todo mundo é mestiço vc meio q se encaixa com quem mais vc se parece e nisso eu vejo q cor da pele tem um peso maior , pelo menos na minha vivência.
@@josealves4320 não necessariamente cara, sabia que só um terço da população branca dos EUA é realmente pura e olha que eles levam muito a sério a questão genética pra se classificar, se vc der uma pesquisada vai ver que os estudos genéticos feitos no Brasil apontam que a população branca brasileira possuí em média 80% de DNA europeu e em regiões específicas como as comunidades eslavas, alemãs e italianas do país tinham em média quase 90% de DNA europeu, oq quero te dizer é que apesar de sermos um país misto nós temos de avaliar certas causas como vc msm disse vc é nordestino se tu viesse pro Sul e Sudeste do país muito provávelmente as pessoas te leriam como pardo/mestiço não como branco e concerteza por conta de seus traços vc já deve ter vivenciado coisas que um rapaz branco jamais passaria, então meio que vai de vc refletir e pensar se realmente faz sentido vc se aurodeclarar como branco
adoro pastor Henrique. Pauta importante! Ser pardo gera mais confusões do que ser negro ou branco, porque depende às vezes do olhar do outro. é uma cor que "muda" de cor, transita, e parece que tem que provar para o negro que a pessoa não é branca e o branco tem certeza que vc não branca/o.
Cara isso enche o saco sabe, principalmente quando vc tem que responder pesquisas sobre sua cor. E como vc disse, os outros é quem decide sua cor pela perspectiva deles. tenho uma amiga branca (pálida mesmo) que diz que ñ sou branco (talvez pra ela pessoas brancas tem que ser pálidas igual ela) , já outras pessoas dizem que sou branco ou claro, "brancoso"... Sempre respondo que sou pardo, porque não me vejo negro nem com fisionomia negra, e minha cor , principalmente por conta do sol e clima quente que sou bem bronzeado, mas barriga e coxas brancas, eu diria que sou branco, mas os brancos negam , então me incluo no grupo dos pardos mesmo!
Eu sou Parda, mas, sempre fui discriminada na escola, por não ser branca. Isso sempre trouxe muita confusão na minha cabeça. Até hoje, eu sou extremamente confusa. Pq dizem que eu não posso dizer que sou negra. Mas, também não posso dizer que sou branca.
UAU! MARAVILHOSO! Quando vejo uma conversa como essa sou tomada de esperança. "Eu vejo a vida melhor no futuro" tem sido um mantra me ajudando a seguir diante de tanta barbárie. Vamos resistir 💪🏼
eu sou filha de pai negro e mãe branca. Minha pele é definitivamente parda. Quando tiro fotos sinto que fico branca, provavelmente pela luz que recebo diretamente no rosto, e por ter acne que deixa a pele do rosto mais avermelhada. Há partes que eu sou mais escura mesmo sem nem sequer receber sol na área, e se eu tomar pouquíssimos minutos de sol eu fico extremamente escura. Meus cabelos são ondulados, meu nariz não é afunilado e meus lábios são grandes. Sempre me li como "branca", apesar de ser escura demais pra isso e nunca ouvi que isso era mentira, na verdade nunca nem tive noção sobre isso, por isso dizia que era branca, mas hoje em dia fico confusa, porque sinto que não sou branca e que não possuo tais privilégios, mas ao mesmo tempo não sou negra, e não sofro preconceito direto, etc como os negros, longe disso. Se eu me autodeclarar parda, vão dizer que essa palavra não é a certa, que ela é ofensiva, que eu sou branca, ou qualquer coisa assim. Eu sinceramente fico sem entender como as pessoas não podem acolher o que você diz sobre VOCÊ MESMO, sem se irritar, porque você não tem intenção de ofender ao se autodeclarar.
Pastor Henrique é uma das melhores pessoas neste país tão cruel e tão cheio de ódios. Estou amando seu programa Luana, você é maravilhosa! Parabéns pelo trabalho, pela luta e pela sua força guerreira, você é linda de múltiplas formas, aquece meu coração com sua luz tão grandiosa.
O problema desse raciocínio é que exclui as outras etnias do assunto. A classificação como pardo designa o tom de pele que não é nem a do "preto" e nem a do "branco", o que faz com que uma parte considerável da população do país seja identificada como tal. Eu, por exemplo, sou cearense. Sou descendentes de portugueses brancos estabelecidos em Sobral pelo lado parterno, de sírios-libaneses pelo lado da minha vó materna e caboclos (indígenas) pelo lado do meu avô materno. De forma que tenho a pele em tom amendoado e faço parte do grupo identificado como pardo, assim como são 70% da população no meu estado. Eu não tenho nenhuma relação direta com a África subsaariana, meus antepassados não foram escravizados e nem foram senhores de escravos (uma vez que a escravidão foi pouco utilizada no Ceará por sua principal atividade econômica ter sido a pecuária e o comércio), de forma que as angústias do "pretos" não podem ser usurpadas por mim. Ou seja, não posso me considerar "preto" ou afrodescendente, da mesma forma que não posso me identificar como branco, já que não sou. Para poder criar um lugar de identidade para nós é que se usa a classificação "pardo", o que não é problema. Isso pode ser diferente na Bahia e em parte do Sudeste, onde uma grande parte dos mestiços são de origem africana, "pretos", o que justifica essa compreensão de afirma sua identidade afro-descendente, mas o Brasil é muito mais do que três estado, e vcs precisam ter um olhar abrangente sobre o assunto.
Nossa sim muito isso, eu sou uma pessoa que tem ascendência negra, tanto da parte de meu pai com os pais de meu avô paterno quanto parte de minha mãe com meu avô materno sendo um homem negro, mas minhas avós tanto materna quanto paterna são brancas, porém eu toda minha vida ouvi que tengo traços indígenas muito fortes, inclusive já ouvi de um indígena que eu pareço uma, mas nunca procurei saber se eu tenho de fato uma ascendência indígena mais direta seja uma tatara avó ou algum outro grau de parentesco. Aqui na minha cidade os primeiríssimos habitantes foram povos indígenas de uma etnia que eu infelizmente não sei.
Cara, no sudeste, principalmente em SP, pro lado do ABC paulista vc vai ver todos os tipos de mistura possível! Os pardos do estado de SP é diferente dos pardos do nordeste e Norte! Tenho amigos em todas as regiões do Brasil! Eu nunca conheci nenhum pardo no sul, só branco descendente de europeu, mas os pardos de SP por exemplo tem uma mistura bem diferente! Vou dar o meu exemplo, sou mestiço/ pardo, certidão de nascimento pardo! Eu tenho um nariz bem fino, mesmo pro europeu, tenho uma boca mais carnudinha, meu cabelo é cacheado 3b 3c, mais puxado pro afro, meus olhos mais pro indígena! É a mistura da minha família! Preto, branco e indígena! Não vou mentir que amo meus traços, não me indentifico nem como preto ou branco! O engraçado que moro fora e já ouvi dizer que pareço índio, uns me chamam de neguinho, mulato, outros falaram que pareço italiano, outros falaram que pareço de cabo verde kk, uns africanos já me chamaram de mula! É complicado ser mestiço! Já os pardos do norte já puxam mesmo quase totalmente pro indígena, os pardos do nordeste já puxam mesmo pro afro!!!! Cada estado tem sua particularidade de mestiçagem! Na minha região e entre amigos já percebo uma mistura mais europeia, indígena e afro, mas com traços mais finos, não sei explicar...
Eles inválidam a indentidade parda/mestiço e invisibilizam tds origens e fenótipos que termo abrange acha msm que eles reconhecem a existência de outras etnias? Eles querem é que cada vez mais as pessoas se vêem como negros pois é conveniente para eles
Gideao Duarte de Abreu Árabe?Indiano? são nacionalidades senhor!!!! E sim,existem várias raças e/ ou etnias.Mas,o que eles estão abordando é que o preto/negro não é tão somente as pessoas retintas.
@@amandathai primeiramente que se eles quisessem inválidar somente a indentidade de mestiços afrodesdentes eles não colocariam todo o grupo de pardo/mestiço como negro, fora que árabe é sim indentidade etinica já que são vários países com população bem homogênea falar que árabes não é etnia pq existem árabes caucasianos é o mesmo que dizer que leste-asiáticos não são amarelos já que existem caucasianos nascidos nesses países, o discurso desses caras é oportunista tudo que eles querem é uma porcentagem maior de negros/pretos
@@fernandaleite6393 motivo simples é conveniente pois eles querem um número maios para a população preta, e não qualquer número eles querem ser a maioria e msm que diga que não é só vc parar e pensar será msm que eles não são conscientes que pessoas de origem não-afro se declaram como pardos, não vamos ser inocentes é óbvio que eles sabem que o termo pardo é meio que um termo guarda-chuva e abraça mestiços de diferentes origens e msm sabendo disso eles insistem em dizer que TODOS os pardo são negros, isso sem falar do complexo de inferioridade que eles geram nos mestiços fazendo eles acreditarem a todo custo que são negros não é a toa que eles repudiam termos como moreno, mulato, mestiço, pardo, mas ao mesmo tempo tem uma postura completamente diferente ao termo negro que é considerado altamente ofensivo sendo até mesmo considerado uma palavra "proibida" em outros idiomas por conta de seu peso, e se vc quiser uma prova de como eles são sedentos por números dá uma pesquisada sobre pardo de schrödinger
Que conversa rica. Que vontade de aprender mais. Muita admiração pelo pastor Henrique (Jesus seria morto em nome de Jesus...) Total sentido nos dias de hoje. Parabéns Luana pela entrevista
Eu gostei do q a Lívia trouxe pq a palavra PARDO de que ser esquecida, então sua origem de que ser esquecida? As pessoas estao fugindo de sua acenstralidade colocando só umaaa, gente vamos nos aceitar sendo descendente de branco, árabe, asiático, negro ou um ou outro misturado. Sou branca mestiça minha acenstralidade não é só branca ainda mais uma pessoa que tem duas acenstralidade juntas, #PARDOSEXISTE sem confusão como a pessoa se vê, ninguém precisa se encaixar, apenas se aceitar . Mas se pessoa parda sofre racismo, concordo sofre sim! Agora só não venham colocando pessoas brancas só pq é mestiça q nem eu e todos brancos daqui, como negra!
Pardo não existe foi inventado pelo ibge do brasil amadah pessoas não são definidas por cores e ss por etinias ou seja pardo não e uma etinia e ss uma cor etinias são as indígenas, amarelas marrons, pretas ,brancas
@@marcos-ll2yr gente passando pra dizer q n sigo mais a Lívia e esse perfil é meu e estou me descontruindi sobre muitos assuntos a Lívia não é perfeita nem eu mas não sinto mais a vontade com as ideias dela n. Abraços
a livia é mt tóxica por isso ninguém leva ela serio e não ganha visibilidade, ai ela fala é pq ela vai contra a maré, a diferentona, mas n verdade é que ela quer fazer polemica,treta desnecessaria etc, mesmo não falar as pautas dela com foco
Esse discurso do pastor vai muito além da questão pardo/negro. Percebe-se que o viés que ele observa a religião respeita além de outras religiões, respeita também sexualidades, gêneros e tudo mais. LINDO DEMAIS.
Que bacana trazer um líder religioso para essa conversa e mostrar que a religião nada tem relação com discriminação e preconceito pregado por outros líderes tão frequentemente vistos na mídia 👏🏼👏🏼👏🏼
Todos na minha família são pardos, minha mãe é parda meu pai é pardo, e temos antecedentes negros e indígenas, me entendo como parda pois não vejo outro termo que me inclua mas não me vejo como negra, já que nem minha mãe nem meu pai são negros, oq vcs me dizem?
@@redroutte Que sociedade, se vc é como na foto, vc é branca como minhas filhas. Nunca vao de oferecer elevador de empregada, nao vao perguntar se vc sabe ler. Nao vao perguntar se vc é a babá. Nao acham que vc vai entrar na loja para roubar. Preto de verdade no Brasil na Tv só aparece como empregada,ou novela de escravos ou bandido. Sou mulata, nunca fui tratada como preta, nem pelos brancos e pretos no Brasil. Moro em Berlim, sou tratada como brasileira .Aqui tem muitos africanos pretos, eles falam que no Brasil nao tem pretos e sim mesticos. As pretas retintas no Brasil ,sao as mais discriminadas, junto com as indias. Esse papo agora de todo mundo ser preto no Brasil, já virou burrice e malvadeza. Porque os pretos de verdade nao tem lugar ao sol no Brasil.
Pardos são mestiços não negros, isso de colorismo é ideologia oportunista desses caras, mestiços existem e no Brasil é reconhecido como pardo tds mestiços de origem afro, indígena, árabe, mista e provavelmente outras origens que fogem do meu conhecimento mas definitivamente é errado e anti-ético apontar os pardos como negros já que boa parte deles nem origem afro tem
Mais da maioria dos brasileiros são pardos e não negros. Se colocarmos o Brasil e um país Africano lado a lado vamos ver quem tem mais da maioria negra. Temos negros, pardos, branco e indígenas.
@@JoaoSilva-me9li uma única etnia africana de pele clara, e que tem um fenótipo mega diferente dos mestiços afrodescendentes já que os khoisan possuem olhos relativamente puxados e cabelo crespíssimo e fora mais um detalhe a pele clara deles é uma característica própria eles não possuem pele clara por conta de um papai ou avô branco, bem diferente dos pardos afrodescendentes né
Siiim, nosso país é um país multirracial somos realmente a definição de tudo junto e misturado, o que tem de diversidade no nosso país nem nos mesmos conseguimos compreender, é realmente triste ver que tem pessoas que querem resumir o Brasil em pretos e brancos
@@lucax4068 Sou filha de mãe preta com a cor escura e cabelos crespos, e um pai branco, olhos verdes, cabelo liso e loiro. Os dois tem mistura de europeu e africanos. Nasci com a pele clara e cabelo crespo/cacheado. Passei a vida toda sendo chamada de mulata. Nunca me enxergaram como preta. Aí agora as pessoas me enxergam como preta de pele clara. O que eu sou? Até agora me sinto muito confusa. Pq eu sou a mistura dos dois, então não posso ser uma coisa nem outra.
@@gabrielasoares282 vc é parda/mestiça é bom saber que vc se orgulha da sua origem dupla assim como a Zendaya é uma mistura vc tem as duas etnias dentro de vc!!!
pardo encaixado como negro é uma determinação racial que aoaga por ex. a herança indigena na populacão, por ex., na amazonia, isso gerou muito embate com o mov. 'mestiço' do Amazonas que n se viam sob a nomenclatura de negro. Mas sabemos que o termo mestiço tmb é complicada, o movm negro não aceita essa dissonancia, lembrando que são interpretaçoes, e processos de racialização, portanto, vão estar sempre sofrer transformacão, e tensoes.
Sou parda, mulata, cabloca, gereizeira, quer dizer misturada. Esse pessoal da esquerda do PT, quer enquadrar todo mundo como preto. Pretos retintos no Brasil é apenas 8,6 ,de brasileiros. Os pardos sao mais de 40 por cento. Agora eles querem forcar uma coisa que nao existe .Nao somos os Estados Unidos, aqui preto deita, com branca, que deita com indio, que deita com asiatico.
@@simonekorres9402 o pt não tem nada haver com isso, sai dessa, só foi aprovar politicas que vinham sendo discutido e negociadas décadas antes do PT assumir e que tiveram que se tornar politicas de estado a partir de acordos internacionais que o estado brasileiro assinou... sai dessa.
@@CRNaescola Fiz parte do PT. Participei de encontrod do PT deste dos meus 13 anos. Minha prima era afiliada. Na epoca da ditadura surgiram grupos representantes de pretos. Eles se aliaram ao PT. Pode pesquisar. A maioria de ongs de pretos sao de pessoas aliadas ao PT até hoje, se vc pensar diferente deles, eles praticamentem tentam calar a sua boca. Foi eles que tiveram a i deia de colocar indios como pretos.. Falta liberdade de expressao nesses grupos. E quem manda nessas organizacoes sao pessoas do Rio e Sao Paulo, eles praticamente querem apagar com minorias, como caicaras, geraizeiros, povos que tem as culturas de manguezais, os cablocos e indios. O Brasil nao é só Rio E Sao Paulo.
@@simonekorres9402 assim como muitos grupos romperam o fato é que conseguiram mudar as politicas etnicos raciais e se tornou uma pauta que precisa ser rediscutida constantemente. Respeito sua presença e militancia trajetória, mas na politica partidaria seja a esquerda ou direita a pauta racial nunk foi prioridade, a ideia de classe tmb é apagadora e não considera que diferentes sao afetados por outras condições. Essa influência de rio e sp é muito danosa. Pq o Brasil não é igual e a Amazonia é vista msm por qm critica o status social racial etc. é uma luta
@@leodesouza6087 Jesus encarna em seu avatar lá em Belém, que não é no Pará, fica na Cisjordânia, que dá para ir de bike para o continente Africano, mas Jesus nasceu o cosplay do David Guetta, vai entender esses milagres bíblicos. 🙌🏽
@@leodesouza6087 tu é evangélico, mas não ouviu o que o Pastor da entrevista disse, prefere continuar acreditando no Deus branco, loiro de olhos azuis, quase um nórdico.
que incrível!! amei essa conversa, e esse pastor tem umas colocações muito incríveis, bateu até vontade conhecer Deus, mesmo estando longe da religião e Deus.
O colorismo ainda me confunde muito! Sou filha de pai negro e mãe branca, ao longo da minha vida era chamada de "moreninha", quando fiz meus 13 anos começei a ficar curiosa, pois a vida toda eu fui "moreninha" pras pessoas do meu ciclo social, assim não me considerando parda, nem negra, ou branca. Entretanto sou muitas vezes chamada de branca, mais também muitas vezes chamada de parda(me causando confusão). Eu não me considero branca particularmente, apesar de não ter muitos traços negros ainda tenho a pele "escura demais" pra ser branca, mais ainda sim muitas pessoas não me consideram parda, ou não retinta. Então que cor eu sou? Oque devo me auto declarar?
que programa maravilhoso. esse limbo racial é angustiante e eu quero muito ver esse debate sendo ampliado! aqui no meu youtube mesmo várias pessoas me "atacam" (já tentaram atacar com discurso racistas, mas também já tentaram fazer o mesmo me chamando de "branca demais" para me posicionar). Nao tá fácil
Maravilhoso quanto um líder evangélico é esclarecido. Só não consigo acreditar na Bíblia como um guia que não pode ser questionado pois foi adulterada diversas vezes e foi escrita por homens que viveram anos dps de Jesus.
Se a pessoa tem traços de negros ele é sempre considerado mais negro que branco? Tipo, para vc ser branco vc tem que ser 100% branco. Mas pra ser preto basta ter 1% de características negras? Ser “puro” branco é mais “difícil” que puro negro? Automaticamente pardo é quase sempre negro, dificilmente branco? Pergunta sincera, sem críticas. ✌🏾
Parabéns aos dois. Sei dessa condição por experiência, 69 anos passando na vida pelo q vcs estão divulgando e q para a minha geração na havia como divulgar de modo a ser vista por um público maior. A não ser pelo no movimento presencial.
Aqui no Norte muitos são lidos socialmente como "descendentes de indígenas" apesar de indígenas serem diversos mesmo antes da invasão portuguesa, portanto não há "cara de indígena". Esses traços são apenas um dos fenótipos indígenas que é muito, muito comum no Norte. A gente se autodeclara "pardo" por isso e acabamos sendo agrupados a "negros", o IBGE nem tem estatística sobre a gente
Gente acabei de descobrir que a maioria dos meus professores foram negras (pardas), assim como o meu chefe... O prefeito da minha cidade é negro. A mulher mais rica do Brasil é negra, A Mônica é negra, A Gabriela do Jorge Amado é negra. Então é uma falacia essa coisa de exclusão, pois os "negros" estão em todos o cargos.
Eu tenho o mesmo tom de pele desse primeiro pastor, e na minha certidão de nascimento tenho como definição 'pardo'. Meu pai é de família negra (ele não é um negro retinto), e minha mãe é branca; sempre me chamaram de morena, mas tenho consciência de nunca ter sofrido racismo. Gostei do vídeo, achei bem informativo, mas continuo sem saber como me definir. Devo me basear na minha cor de pele ou na minha ancestralidade?!
O mais normal é se basear no seu fenótipo, eu tenho um tom de pele um pouco mais clara que esse pastor mas baseado no meu fenótipo eu me vejo e sempre me vi como negro.
Mas percebam que é um discurso de bi-racialidade (branco e preto), ignoram a nossa realidade socio-histórica e contribuem para o apagamento da nossa ascendência TBM indígena. É um discurso que vai de acordo ao colonialismo, que apaga e mata qualquer referência da nossa cultura indígena. Pardos não são só ascendentes de preto, tbm são, mas não só... O estatuto da igualdade racial criou essa distorção ao unificar (pardo + preto = negro) o que o IBGE distingue pardos e pretos, não são a mesma coisa. Essa será mais uma reparação que futuramente retomaremos. Um exemplo, claro: Olhem para o Norte, olhem os dados do IBGE, analise as características étino-racial e de ascêndencia dessa população...agora compare com esse discurso bi-racial, facilmente aceito pela mídia. O pardo é mestiço. Simples, estamos na América Latina e não nos EUA.
eu mano, sou de Belem do Pará, meu fenótipo e muito mais pro indígena tradicional, eu tenho olho puxado e cabelo escuro e liso pra carai, pele "morena" meio avermelhada, n sou indígena pois não conheço minha etnia, mas sou pardo muito mais próximo dos indígenas, querer botar pardo e preto na mesma bolha é querer não olhar pro Norte
@@mau-jh3hy Sim, Felipe!!! Sempre uso a região norte como exemplo mais explicito, pois é uma região que ainda preserva boa parte dessa ascendência viva (quando digo "Viva" é que não sofreu o apagamento da história - ainda - e nem da urbanização tbm como aqui no Sudeste por exemplo). E a maioria é parda (como o Brasil todo) como mostra o IBGE. A ascendência indígena do Brasileiro não sobrevive num fenótipo facilmente perceptível. E esse fato é ignorado pelo discurso racial atual. Dizer que o pardo é negro e ponto final é contribuir com esse apagamento. Cabe a nós dizermos, nós existimos. Não nos apague!
eu to chocado com o absurdo desse video espalhando fake news, de que pardo é invenção do IBGE, nao podemos ficar calados, sou descendente de indigena, caboclo e holandes. Holandeses que vieram para o brasil ha seculos.
Concordo com você. Classificar as pessoas de forma toa exata e difícil a e questionável. Sou parda ( mistura de russo e italianos ) pele moreno clara cabelos cacheados nariz largo seio e bumbum fartos. Ou seja ou misturar e isso se define um pardo. Acredito que preconceito não seja apenas racial, mas estrutural. Veja a situação eu morena meu marido branco, nosso filho branco , escola pública menino dedicado. Agora seria justo esse menino presta o mesmo vestibular e não ser assistido por ser branco mesmo vindo o de classe social igual ?
Falou tudo
Pardo são descendentes de branco, pretos e indígenas não são somente afrodescendentes parem de esquecer dos indígenas
Verdade não minha humilde opinião os indígenas sofrem ainda mais racismo como por exemplo serem vistos nem como seres humanos pessoas que deveriam viver no mato fora o fato da terra ter sido deles terem também sido escravisados e depois exterminados !!! Lógico não se tira nunca o olhar do sofrimento negro mas temos que considerar outras etnias que sofrem racismo não só o negro. Não sei porque na fala nescessária contra o racismo quase não se fala dos indígenas e amarelos.
@@gideaoduartedeabreu7091 na verdade quando falam sobre o rascismo só falam do branco e pretos como se as outras etnias não existem e quando vc vai reclamar dizem que não é seu lugar de fala e tals, mas eu falo mesmo
@@gideaoduartedeabreu7091 concordo contigo.
concordo, inclusive, pq em um estudo mais novo, colocaram dentro do termo pardo pessoas negras com peles claras e que agora querem tirar elas da colocação "parda" para negro de pele branca, mas e o descendente indígena que é mais branco, porém não para os brancos? Tirando a miscigenação do foco, ainda existe o preconceito de que todo índio que ascende socialmente numa "cidade grande" tem sua "carteirinha de índio revogada".
@@gideaoduartedeabreu7091 vale lembrar que "amarelos" pode ser visto como termo racista, já que na ásia existe uma variação enorme de tons de pele. Assim como todas as peles né...
Jesus era do Oriente Médio, nessa região as pessoas não são consideradas negras e sim marrons, que é outro grupo racial que inclui indianos, afegãos, árabes, paquistaneses e pessoas Amazigh (povo indígena do norte da África). Temos que dar visibilidade a outros grupos raciais e evitar o apagamento desses determinados grupos.
Nessa area tinha brancos tambem, era uma mistura de povos e culturas. Pesquisa com ossadas, da epoca de cristo acharam até de pessoas ruivas na regiao. Pessoas ruivas tambem sofrem preconceito. Varios foram mortos na Europa antigamente, porque diziam que ruivos eram bruxos.
Os indianos são negros? Os peruanos são negros? Querem apagar a primeira cultura do Brasil e boa parte da america do sul que é indigena. Transformar o Brasil numa Africa da america do sul
Malucos, pra eles só existem negros e brancos. São muito limitados.
Pode até ser,mas branco,loiro e dos olhos azuis ele numca foi...
Eles eram pretos, e a própria bíblia mostra isso. Tem até os 400 anos de escravidão (Gênesis 15:13), que não se passaram no Egito, só ler com atenção. Mas é claro l, isso que estou falando é pra quem tem fé nas escrituras e que acredita nas palavras.
Que episódio necessário, confesso que ainda me sinto nesse limbo racial. Filha de mãe preta e pai branco. Nasci com a pele clara, mas principalmente meu cabelo não nega as minhas raízes. Já passei e continuo passando por diversas situações discriminatórias e por muitas vezes também não me sinto digna da luta negra e acabo não me sentindo inclusa nessa comunidade também. E inclusive já assisti um um outro vídeo seu luana falando que pardo não é negro. E já ouvi de outra pessoa parda que tem origem indígena que esse termo pardo do ibg o coloca como negro, mas ele é indígena. Como separar os negros de origem africana dos pardos de origem indígena. São culturas diferentes e fenótipos diferentes também. Aí fico pensando que até pra se ter direito a uma classificação ser branco é mais fácil.
Racismo é pecado e crime ✊
o ibge nunca colocou ou juntou os grupos pardo e preto como "negro", quem força isso é o estatuto da igualdade racial, ou a militância negra. eles repetem isso a todo momento, que acaba tornando verdade para os desavisados.
Moça podr se considerar parda sim, a militância quer juntar pretos e pardos no grupo negro pra dizer q negros são maioria, mas negros são so 9% da população a maioria são pardos e negro não é um grupo é uma cor/raça até um tempo atrás rs na vdd é ainda.
eu vivo sofrendo injuria racial por causa do meu cabelo e dos meus traços, sou seguido em lojas e a policia "me ama", nem por isso me considero uma pessoa preta. Sou pardo, sou gente e não papel
Para o segurança que te segue, vc não é branco por isso aciona o racismo dele que criminaliza a sua cor ( mesmo vc não sendo retinto, ele te vê como homem preto)
“O Jesus de Nazaré é insuportável pra muitos cristão..” o pastor Henrique é um sopro de esperança 🙏🏾🙏🏾
Dssapp00
Que porra é essa?
Pastor nenhum é esperança para ninguém, ele não é Deus, a esperança é Jesus.
@@elainecristina3783 para de tirar o bagulho de contexto não foi isso que ele quis dizer e você sabe muito bem
@@elainecristina3783 Na atual conjuntura é sim 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Sou pardo e amo ser pardo. Essa mulher que eles mostram é „Kim“ Kardashian, dos Estados Unidos, ela nao é parda e sim branca, o pai era loiro , descentende de nortes Europeus e a mae de armenios. O marido dela é que é preto. Somos misturados, pretos retintos no Brasil é 8,6. Dados do IBGE. A palavra pardo é mais antiga que o Brasil. E pardos no comeco ,eram os indios. Sou pardo, tambem tenho sangue de branco e indio.
Amigo eles dizem que os pardos são negros ( sendo que boa parte da população parda/mestiça não é afrodescendente) então vc acha que eles entendem a Kim como branca? Eles invisibizam a indentidade mestiça, indígena, árabe, cigana, marrom, euro-mediterraneo e etc, eles querem é que mais pessoas se considerem como negros pois isso é mais conveniente para eles
@@lucax4068 Tenho que concordar, eles no fundo nem querem saber do preto pobre, eles querem é poder. Uma classe que só pensam neles. Essa mineira que foi tratata como escrava maid de 30 anos, nao vi, nenhum grupo ou ong, protestando contra o professor e a esposa por tratar a mulher como escrava, e ainda por cima roubavam a pensao da mulher.
@@lucax4068 a kim é branca e eles a veem assim. é só olhar ela antes das plásticas e do bronzeamento. blackfishing puro.
@@userjoao não é blackfishing a garota tem ascendência armênica, assim como Ariana grande tem ascendência italiana, eu nunca vi africano igual elas ambas possuem fenótipo europeu nem todo europeu é pálido de olhos claros e cabelo liso, engraçado que quando uma pessoa se bronzea vcs a colocam como se ela estivesse se vestindo de preta sendo que pohha cara estudem bronzeamento é um processo natural da pele(especialmente de peles claras) para se proteger da intensidade dos raios solares, oq eu quis dizer no meu comentário é apontar a afroconveniencia deles já que eles inválidam a indentidade parda/mestiça e invisibilizam tds etnias não-afro que são presentes no país
@@lucax4068 no caso o bronzeamento dela é artificial. ela é branca igual papel msm. a ariana tbm é branca.
A maior população parda do Brasil está no norte, ou seja, pessoas descendentes de índio. Ignoraram totalmente os descendentes de índio, pardos não são simplesmente mestiços de branco com preto.
Como q pardos são filhos de pais branco e pretos, pq tipo tem filhos de pais um branco outro preto e o filho sai branco, ele n seria considerado pardo né?
@@jujubamordida2860 é o meu caso
@@jujubamordida2860 seria sim, mas seria lido como branco, por isso existe a autodeclararão
exatamente, esse negocio de se considerar pardo so porque a mae ou a avó é negra é uma fraude, se for assim o filho de um loiro alemão com uma negra brasileira e que nasceu loiro de olhos azuis seria considerado pardo so por ter mae negra?
@spinterchannel EXATO!!! citei o meu caso aqui em um comentário! Além de ascendência européia, africana e indígena EU TENHO ascendência asiática! As pessoas simplesmente esquecem de todo o resto ou simplesmente não se dão conta das coisas que falam sem embasamento nenhum! Concordo contigo!
Os pardos do norte do Brasil tem origem índigena. Nem todo o pardo e fruto da miscigenação entre o branco e o preto. Muitos tem origem mameluca( branco + indio) e muitos outros tem origem tripla( branco+índio+preto).
Sim, na verdade muito são na verdade mistura de negro e indígenas, não podemos apagar isso.
Eu mesmo,preto,indígena e branco
sim, e não vejo ngm negando isso. Como no brasil é mto sobre autoidentificação infelizmente -> EU
Mas é perceptível que o discurso (bi-racial) que se tem feito no Brasil tenta apagar isso. Mais uma vez a nossa cultura tbm indígena é apagada, ou tentam...
Exato,só vamos construir uma real identidade nacional quando passarmos pelos povos originários,conjuntamente com os negros escravizados
Tenho pardo na certidão de nascimento e me identifico com esse termo porque conheço minhas origens e não sinto identidade com o termo branco.
Vou te contar um segredo pelo seu toneladas da foto de pele você é branco. Falei.
Pelo fenótipo da foto do perfil vc é branco
Pelo seu perfil vc é branco
Esse negócio me confunde, já vi gente falando "se tu é filho de um pai branco e outro negro tu é pardo" aí perguntaram: " se msm a pessoa parecer branca e ter pais de cores diferentes ainda seria pardo?". Responderam q sim.
Eu acho mó confusão pq tipo se tu olha só pra cor da pessoa tu vai falar oq tá vendo, mas seguindo a lógica q escutei pra falar tu tem q olhar a árvore genealógica. Eu acho nd a ver.
@@jujubamordida2860 Depende de como a pessoa se sente, conheço uma garota que é claramente negra ao primeiro olhar mas se considera pardo pra não deixar a parte branca do pai de lado
Sou registrada como parda,a maioria dos meus ancestrais são índios, tenho muita vontade de fazer um exame para saber qual minha verdadeira etnia,acaba incomodando você não saber.
O que é uma "verdadeira" etnia?
existe isso de exame pra descobrir sua etnia?
Etnia é sobre cultura não sobre identidade racial.
existe alguns exames genéticos para descobrir ancestralidade. Acho que o nome do laboratório é genera, depois da uma olhadinha lá. 😉
Brasileira
Adorei! Fico muito feliz que um pastor evangélico tenha uma mente aberta e muito culto. Acho que ele é um ótimo líder pra sua comunidade religiosa.
O povo brasileiro é predominantemente pardo/mestiço/misturado/miscigenado ou como quer queiram chamar. Não importa o quanto a Globo e o identitarismo tentem apagar esse fato, nenhuma ideologia racialista pode superar a realidade! Viva o nosso sangue mestiço e brasileiro!
@@PedroLopes-xs2sr Chegou a Onça parda que se acha pantera negra 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@PedroLopes-xs2sr Você que está falando asneiras e tá achando que está arrasando. Tu é mais um iludido, engando pelo movimento negro que mais excluí do que incluí. Você está defendendo apagamento indígena, pardos são descendentes de indígenas e brancos também. Além de está excluindo quem é verdadeiramente preto!
Aff! Esse homem! ❤️ Que papo maravilhoso e esclarecedor! Eu estou em busca de aprender . A luta mal começou!
Esse papo foi muito escurecedor sim! Adorei ✨
ia te chamar pra espalhar a 7i ir 87ii uma boa hj um um uhu uhu tá tá uhu uhu tá tá tá tá bom tá tá Gustavo tá tá tá
Tmnc mn esse vídeo é uma merda irmão abre o olho nois tá paz nao queremos luta contra ngm
não podemos excluir da gramática racial brasileira marcadores como pardo ou mestiço, veja a lei de cotas, ela insere pretos e pardos, mas, na ora da verificação racial, pardos costumam ser lidos como 'privilegiados".
Não dá pra apagar e não poderão fazer. Também não mudarão a genética. Pardos são mestiços. Considerar um mestiço ou branco ou preto é refutar a própria genética do indivíduo. Já de se considerar também que o termo pardo não apenas faz referência a mestiçagem de preto e branco como também com o indígena.
pardo significa pardus nunca significou sujo ou invenção do IBGE esse cara do video é louco espalhando mentiras.
Pastor, vc é um PASTOR. Infelizmente vc é uma minoria. Mas espero muito que daqui a um tempo seja maioria, porém sei que será difícil e demorado.
Tem muita gente como ele. Eu sou uma delas, meu amigo! Deus sempre tem um remanescente... Abraço!
@@Assel-Sairaf força e um axé pra vcs na luta da pregação
Ele falou algumas bobagens...
Ele falou muita besteira. A Bíblia não é um "livro negro visto pela ótica branca". A Bíblia é a palavra de Deus, que tem a mensagem da história do povo Hebreu e dos evangelhos de Jesus e está além de questões raciais.
Sim, pensei a mesma coisa, pois infelizmente os evangélicos são mto preconceituosos, principalmente com relação a outras crencas
Que Presente encontra-la e qta suavidade e sensatez... e o Pastor Henrique então... qta admiração!
Sim mas é cada uma viu, "Nós da comunidade negra não aceitamos o termo "pardo"" pra começo de conversa, quem tem de aceitar são os pardos, vc tem de ficar na sua brother!
Gengivas roxeadas é considerada traços de pessoas negras?
Exatamente KKKKKKKKK. Pretos não podem falar por nós mestiços
Que bom ler esse comentário! Isso só mostra a comprovação de que o Colorismo faz parte de uma construção histórica que coloca pessoas da mesma comunidade (negra) em conflito e negação 💫💫💫
@@vitoriaaasccp Ngm ta em negação não fia, o que não dá é nego ficar cagando regra na vida dos outros, se cada um se preocupar com o seu, não dá briga nenhuma
@@AliceAdorno ainda bem que nao ta negando, imagina se tivesse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me arrepio todo ouvindo o Pastor falar, é tão estruturado, pensado e bonito.
Incrivelmente este jovem me fez amar um cristão!! Obrigado pela sua trajetória pastor, vc tem o meu respeito 🙏🏽
Sou do candomblé,articulador político, comunista e fã do guerreiro parlamentar e pastor Henrique
PARDOS EXISTEM ! VAMOS NOS UNIR
Kkkkkkkk vamos
Vamos 🙏 sinto que há uma segregação com os pardos, pois eles são muito brancos para serem considerados pretos e são muitos pretos para serem considerados brancos. Sendo assim, não há sentimento de coletividade, em virtude desse limbo.
Eu fico sentida no individual e no coletivo, pois, no primeiro, tive uma família desestruturada, não conheço meu pai e não tive o sentimento de pertencimento, já que vivíamos mudando de casa, ou seja, não estabeleci raízes, já no segundo, sinto que não pertenço a nenhum lugar, posto que não sou considerada branca por ter fenótipos de pessoas afrodescendentes e por não ser retinta. Hoje em dia, fico muito feliz por isso, as pessoas retintas estão se unindo e reconhecendo sua ancestralidade. Isso é muito lindo. Contudo, eu nunca vou pertencer ou ter isso. Portanto, esse sentimento de deslocamento é duplo e muito dolorido.
@@Sonhadora2104Exatamente.
Kkkkk pardo nem existe, quem inventou essa merda? Pardo é urso.
Viva os Pardos. Parem de querer nos excluir.
Confesso que quando vi na legenda que era uma entrevista com um pastor, eu me senti tentado a pular esse vídeo...Que bom que não fiz! Meus parabéns a esse pastor que desconstrói todo preconceito e intolerância que as igrejas pregam e ventilam na sociedade.
Quando vejo reportagem desse homem, só sinto vontade de conhecer esse Deus.
isso foi bastante necessário!!! parabéns a todos os envolvidos.
Me considero moreno claro
Que mentira " pardo inversão do IBGE", o termo pardo é antigo, inclusive Pedro vaz caminho usou na sua carta a Portugal.
Exatamente, man eles inválidam a indentidade parda/mestiça e invisibilizam tds origens não-afro que o termo abrange, esse canal só fala sobre oq é conveniente pra ele
Mais engraçado é esse pastor se considerar negro.
verdade
@@lucax4068 cara, vai estudar e para com esse papinho de que a sociedade não reconhece pardo como grupo étnico. isso não existe e nunca existiu. ser negro no Brasil não é ser afrodescendente.
@@n3kypuz3k0 em que momento eu desvalorizei a indentidade pardo?? Só acho que o termo mais correto deve ser mestiço
Vocês esquecem que não é só pessoas pretas de pele clara, tem indígenas, marrons... Falar que todo pardo é preto de pele clara é etnocida.
O termo pardo é etnocida pois engloba todo ser de pele parda nele como se fosse uma etnia única;
@@meirelesmoreira2090 nao pardo nao é etnocida é classificação de nós mestiços, ta certo, significa pardus no latim para leopardo, por possui manchas nos pelos. Muitas cores. Etnocida é falar que mestiços pardos são pretos, não somos.
@@marcos-ll2yr mas por que no caso muitos brancos genealogicamente ou até que possuem características de outras etnias não são considerados pardos?Maísa,Adriana Lima e Flor Gil por exemplo são consideradas brancas mas são filhas de negro e branco.Fora que nem todas as etnias são escuras,indivíduos descendentes de asiáticos ou árabes de pele clara no Brasil mesmo sendo miscigenadas raramente caem na categoria de mestiços a não ser que tenham características muito fora do estereótipo dessas etnias.
@@tainarocha7736 pai da maisa é pardo. Eles estão próximos do branco por isso são lidos socialmente como pardo. Assim como mulatos são lindos como negro.
@@tainarocha7736 A Adriana Lima é um dos exemplos de pardo na página da Wikipédia e a Flor Gil é explicada pelo embraquecimento da família
É óbvio que Jesus não era loiro. Mas falar que era negro soa meio forçado. Jesus era judeu, do Oriente Médio. Ou seja, devia ter traços árabes.
Eu não sei antes, mas agora tem muita gente em Israel que é loira dos olhos claros.
@@apso2005 , sim, mas são judeus que emigraram recentemente vindos de regiões como Polônia, Alemanha...
@@andrelima6458 Por isso eles se parecem muito com o Jesus das fotos. :)
@@apso2005 a maioria dos judeus de Israel vem do povo Asquenaze que vem da Europa Central e do Leste europeu ,que viu necessidade de criar uma terra só deles depois da perseguição na segunda guerra mundial.Judeu hoje em dia é uma classificação étnica religiosa,inclusive existem até judeus negros no Chifre da África.Mas os judeus originais,que nunca saíram do Oriente Médio são os Mizhari,que são os mais antigos entre os judeus e eles se parecem muito mais com árabes do que europeus do norte.
@@tainarocha7736 Obrigada 😊😊😊
Pastor Henrique Vieira: um POETA ao tratar temas tão delicados e necessários . Otienta e nos faz entender com muota delicadeza e empatia.
Grata!
É esse tipo de figura que deveria ter milhões e milhões de seguidores nas redes sociais, Pastor Henrique, parabéns pelo seu discurso, pela sua didática, simplesmente inspirador!!!
Gostaria de agradecer o Tema "Pardo`. Maravilhoso!! No registro de nascimento de meu pai esta PARDO. E falar sobre ser MISTO MISTIÇO como ele e como EU, ainda esta faltando para nos INCLUIR na sociedade. Comigo senti o NAO PERTECIMENTO, era preta de mais pra ser filha da minha mãe e branca de mais pra ser filha de meu pai. (era o q eu ouvia) Estou longe de ser BRANCA, mas em muitas atividades culturais ja ouvi q dançava bem pra ser uma branca. Ou não tinha credibilidade dentro dos terreiros por não ser negra..Ja ouvi q tenho cor de gente suja, Encardida!!!! Me diga aonde a SOCIEDADE me encaixa???? eu amo a minha cor marrom meio terra vermelha meio o que for!!!
Sou eu, pai branco, mãe mestiça. Não sou branca nem negra nem indígena mas tenho os três. E um pouco de oriente médio. Sempre me chamaram de morena no Brasil e nos USA me chamam de latina.
Antes de tudo, vc é uma pessoa. VC é parda. se sente bem assim. Nao precisa mudar para agradar os outros. Sou parda, mas na adolescencia, esforcava-me para ser preta retinta, só para ganhar atencao de uma prima preta, que ria de mim. Só queria ser aceita por ela, entao fingia gostar de coisas que falavam que era de preta. Meu cabelo é como seu, mas passava produto para ficar mais crespo. Foi uma amiga loira e uma japonesa, nao esqueco, que falaram que eu era uma parda bonita e que adoravam os meus cachos. Afastei da minha prima.
Vc é parda e n deve sentir vergonha de ser isso vc cm parda n é branca, nem negra e nem indígena apesar de descender dos três ou duas etnias. A Anitta é uma mulher parda e quando pobre era branca demais p os negros e negra demais p os brancos, porém no momento que se tornou rica e famosa tentam de todo modo dizer que ela é branca e é isso que ocorre cm os pardos e na cidade onde moro é cheio de pessoas cm a Anitta q são vistas e se vêem cm pardas justamente por isso, porém caso se tornem bem sucedidas a nossa elite vai tentar de todo modo negar que eles são pardos p carregar o estigma q pardo é fracassado, o FHC ex presidente do Brasil diz que ele como presidente passou a ser representado cm branco quando a vida inteira dele ele foi tratado cm pardo e q ele é um pardo mulato (negro e branco)
Olá! Bom dia!
Como perguntou, você naturalmente quer uma resposta.
Aparentemente, vejo uma mulher parda. Mas você também poderá usar o termo miscigenada para se identificar.
Não se esqueça do principal: melanina, tipo de cabelo, formato de nariz, olhos, estatura, origem ou qualquer outro detalhe são completamente dispensáveis se comparados à humanidade, equilíbrio, luz, serenidade, atitude, empatia, expressividade/ aconchego de um sorriso, ou respeito.
Namastê !
Vem ser parda-mestiça com a gente, mulher.
Sou parecida contigo, inclusive. Ehhee
E vamos mobilizar para sermos estatística autônoma!
Mas é possível a autodeclaração como parda. Eu faço!
Simplesmente maravilhoso esse papo.
Luana vc está cada dia mais me ajudando a entender de todas as formas o racismo. Só gratidão a vc 🙏🏾🤎
"que coisa triste estão fazendo com o amor"... que cara fantástico! não tenho religião nenhuma e nunca fiquei tanto tempo ouvindo com prazer um pastor falar. que percepção, que acolhimento, que maturidade! me fez refletir sobre mta coisa.
Me identifico como pardo, e muitas vezes sou discriminado por gente que não aceita que eu seja pardo. Uns querem me definir como branco, outros como preto de pele clara, logo sou pardo/mestiço. Isso é terrível. A gente fica nesse "limbo" racial.
Pura Verdade!
Também, sou muito parda, já me chamaram de branca já me chamaram de mulata ou preta de pele clara mas a verdade é que sou parda
Sou da sua cor. Eu me considero negro.
Pardo pra mim não existe. Vinicius gom. Pq se eu fosse pro rio grande do sul.
Eu seria negro lá.
@@sullyvamsilva7265e na África ou na Bahia você seria considerada branca. Assim, seu raciocínio não se sustenta. Qual a lógica?
Que lindeza e leveza de conversa, creio que se cada vez mais pudéssemos abordar esses assuntos sérios com essa percepção ampla e leve, conversar e passar conhecimento pra entender absorver e por em prática.
O problema na verdade é que ao contrário do que o IBGE que é o nosso órgão regulador diz, o movimento negro tem tentado transformar pessoas não pretas em negras (e juntar todo mundo na mesma "caixa"), a medida que chamam os mestiços com fenótipos de origem africana (ou não pois as características mais faladas como cabelo, e face se apresentam também em outras etnias e povos), e assim ao juntar pardos e negros em um grupo único, o negro, esse grupo passa a ser maior parte da população. Mas isto além de ser influenciado por uma "referência racial" dos EUA, que nada tem a ver com o Brasil, acaba silenciando os pretos de verdade. Pois a medida que se coloca uma Camila Pitanga como portavoz de mulheres pretas, uma mulher preta perde a voz...poxa, cadê uma preta de verdade para falar? Uma assim como a apresentadora, que aliás é uma das primeiras aparecendo na mídia nessa posição de protagonista(caso raro né...). Além disso, falando sobre o suposto Jesus negro, ele não seria negro, e sim médio oriental (tipo palestino), e novamente só por que ele não ser branco, do olho azul como aquele filme da paixão dos anos de 1900 e bolinha ele vira negro? Gente, peraí!(Não estou negando o que o pasfor disse sobre como o cristianismo e a sociedade lidariam com Jesus hoje, eu concordo com ele). Porém, apagar todas as outras etnias, colocando todo mundo que é pardo (mestiço) e juntá-los com os pretos e chamar todos esses de negros não é só mentiroso, mas errado e prejudicial não só aos pretos que ficam sendo representados por não-pretos, mas para os pardos que tem toda sua descendência desconsiderada. Essa questão no Brasil não pode seguir o modelo americano. Somos outro povo, outra história outra construção social. Portanto, ao contrário do que a senhora do início do vídeo fala, o IBGE está certo sim.
Exatamente! Sem contar que pardos não são apenas descendentes de pretos e brancos, mas de indígenas também. O movimento negro acaba ignorando a existência de mais raças além do branco e preto e pondo as pessoas apenas nessas duas caixinhas. Pardo não é negro, tampouco branco, é simplesmente pardo.
Valeu. Falou tudo.
Lindíssima! Maravilhosa! É exatamente isto que venho falando há anos e escomugado no movimento negro.
Sou negro de pele retinta, e sinto total apagamento no movimento negro pois criaram ídolos pardos (Beyoncé, Camila Pitanga, Rihanna e etc), silenciando os retintos.
Pardo existe SIM!
Até que enfim um comentário sensato 👏👏👏
Ainda bem que tem pessoas como você que sabe o nosso contexto social e o mestiço brasileiro é o gato de schrödinger por questões ideologicas. Por isso que sempre indico as pessoas montarem sua arvore genealogica e fazer um teste de ancestralidade para se conhecer melhor.
Todo pardo é negro ? E os q tem fenótipo indígena ? Ou fenótipo de branco ( cabelo liso e traços finos) ? Minha mãe parece uma indígena, mas n pertence à nenhuma etnia ( não q ela saiba ,pq nós somos do nordeste ent vcs já sabem quais indígenas foram apagados ou assimilados ) , ent como identificar ela ? Ent todo pardo é negro ou não?
Eles são oportunistas querem que mais pessoas se entendam cm negras msm não possuindo origem afro, eles inválidam a indentidade mestiça
@@lucax4068 acho q tbm eles tem uma perspetiva mais sul/sudeste da coisa , tipo como teve o plano de branquear a população antigamente ( trouxeram alemães, italianos, japonese...) , são raros os negros retintos . Já aqui no nordeste n existe isso de negro de pele clara , ou é negro ( preto) ,ou é pardo ou é branco ,mesmo se vc tiver o traços o prevalece é a pele . Eu mesmo tenho cabelo 3c ( q já um cacheado entrando pro crespo), os traços do rosto são de indígena e tenho pele branca ; mesmo assim sou considerado branco o q é óbvio.
@@josealves4320 no caso aí vcs se baseam na cor, em parte não tão errados mas há mestiços de pele clara(branca) e não deixam de serem mestiços/pardos e creio que vc seja um deles, de forma geral acho que estas questões deviam ser abordadas de maneira mais científica do que ideológicas sabe
@@lucax4068 sim sim , não nego q sou mestiço . Mas como todo mundo é mestiço vc meio q se encaixa com quem mais vc se parece e nisso eu vejo q cor da pele tem um peso maior , pelo menos na minha vivência.
@@josealves4320 não necessariamente cara, sabia que só um terço da população branca dos EUA é realmente pura e olha que eles levam muito a sério a questão genética pra se classificar, se vc der uma pesquisada vai ver que os estudos genéticos feitos no Brasil apontam que a população branca brasileira possuí em média 80% de DNA europeu e em regiões específicas como as comunidades eslavas, alemãs e italianas do país tinham em média quase 90% de DNA europeu, oq quero te dizer é que apesar de sermos um país misto nós temos de avaliar certas causas como vc msm disse vc é nordestino se tu viesse pro Sul e Sudeste do país muito provávelmente as pessoas te leriam como pardo/mestiço não como branco e concerteza por conta de seus traços vc já deve ter vivenciado coisas que um rapaz branco jamais passaria, então meio que vai de vc refletir e pensar se realmente faz sentido vc se aurodeclarar como branco
adoro pastor Henrique. Pauta importante! Ser pardo gera mais confusões do que ser negro ou branco, porque depende às vezes do olhar do outro. é uma cor que "muda" de cor, transita, e parece que tem que provar para o negro que a pessoa não é branca e o branco tem certeza que vc não branca/o.
Cara isso enche o saco sabe, principalmente quando vc tem que responder pesquisas sobre sua cor.
E como vc disse, os outros é quem decide sua cor pela perspectiva deles.
tenho uma amiga branca (pálida mesmo) que diz que ñ sou branco (talvez pra ela pessoas brancas tem que ser pálidas igual ela) , já outras pessoas dizem que sou branco ou claro, "brancoso"...
Sempre respondo que sou pardo, porque não me vejo negro nem com fisionomia negra, e minha cor , principalmente por conta do sol e clima quente que sou bem bronzeado, mas barriga e coxas brancas, eu diria que sou branco, mas os brancos negam , então me incluo no grupo dos pardos mesmo!
@@bugmobile2383 Nem todo pardo descende de negro, simples. Tu pode ser pardo e ser descendente de indígena.
Tão bom escutar pessoas inteligentes e militantes falando! Adoro o Pr. Henrique Vieira falando de amor, de respeito e do próximo! ❤
Gosto muito do Pastor Henrique, sempre com discursos necessários!
Quem dera outros pastores e evangélicos tivessem a mesma mente aberta e sagaz desse pastor!!! Fantástico!!!
Eu sou Parda, mas, sempre fui discriminada na escola, por não ser branca. Isso sempre trouxe muita confusão na minha cabeça. Até hoje, eu sou extremamente confusa. Pq dizem que eu não posso dizer que sou negra. Mas, também não posso dizer que sou branca.
UAU! MARAVILHOSO! Quando vejo uma conversa como essa sou tomada de esperança. "Eu vejo a vida melhor no futuro" tem sido um mantra me ajudando a seguir diante de tanta barbárie. Vamos resistir 💪🏼
eu sou filha de pai negro e mãe branca. Minha pele é definitivamente parda. Quando tiro fotos sinto que fico branca, provavelmente pela luz que recebo diretamente no rosto, e por ter acne que deixa a pele do rosto mais avermelhada. Há partes que eu sou mais escura mesmo sem nem sequer receber sol na área, e se eu tomar pouquíssimos minutos de sol eu fico extremamente escura. Meus cabelos são ondulados, meu nariz não é afunilado e meus lábios são grandes. Sempre me li como "branca", apesar de ser escura demais pra isso e nunca ouvi que isso era mentira, na verdade nunca nem tive noção sobre isso, por isso dizia que era branca, mas hoje em dia fico confusa, porque sinto que não sou branca e que não possuo tais privilégios, mas ao mesmo tempo não sou negra, e não sofro preconceito direto, etc como os negros, longe disso. Se eu me autodeclarar parda, vão dizer que essa palavra não é a certa, que ela é ofensiva, que eu sou branca, ou qualquer coisa assim. Eu sinceramente fico sem entender como as pessoas não podem acolher o que você diz sobre VOCÊ MESMO, sem se irritar, porque você não tem intenção de ofender ao se autodeclarar.
Pastor Henrique é uma das melhores pessoas neste país tão cruel e tão cheio de ódios. Estou amando seu programa Luana, você é maravilhosa! Parabéns pelo trabalho, pela luta e pela sua força guerreira, você é linda de múltiplas formas, aquece meu coração com sua luz tão grandiosa.
Sou agnóstico e me deu prazer em parar e assistir esse pastor falando, ele é demais
Eu nunca me senti tão representada como me sinto qnd esse pastor abre a boca ❤️ Obrigada por me representar.
Ata ok vc tem vergonha de se dizer negra ok
Consegui ver até o final do vídeo. Esse pastor graças a Deus é bem diferente viu?!? So coisas boa.
Uma das melhores explicações sobre racismo, religião, fé e amor. Esse realmente é um pastor.
Pastor Henrique, que bom ouví-lo!
Seria legal uma entrevista com a Lívia Zarut sobre essa pauta, ela foi umas das pioneiras nesse assunto. Abraços
Que conversa linda, e que nos traz novos olhares e esperança!
Muito importante esse dialogo, me surpreendeu bastante ver um pastor com esse nivél de conhecimento social.
Gente, obrigado por esse vídeo, eu amei! Todo mundo deveria ver
Gente, a propriedade e sabedoria desse homem!
Cara eu to encantado... Eu queria frequentar uma igreja com um pastor desse!
O problema desse raciocínio é que exclui as outras etnias do assunto. A classificação como pardo designa o tom de pele que não é nem a do "preto" e nem a do "branco", o que faz com que uma parte considerável da população do país seja identificada como tal.
Eu, por exemplo, sou cearense. Sou descendentes de portugueses brancos estabelecidos em Sobral pelo lado parterno, de sírios-libaneses pelo lado da minha vó materna e caboclos (indígenas) pelo lado do meu avô materno. De forma que tenho a pele em tom amendoado e faço parte do grupo identificado como pardo, assim como são 70% da população no meu estado.
Eu não tenho nenhuma relação direta com a África subsaariana, meus antepassados não foram escravizados e nem foram senhores de escravos (uma vez que a escravidão foi pouco utilizada no Ceará por sua principal atividade econômica ter sido a pecuária e o comércio), de forma que as angústias do "pretos" não podem ser usurpadas por mim. Ou seja, não posso me considerar "preto" ou afrodescendente, da mesma forma que não posso me identificar como branco, já que não sou. Para poder criar um lugar de identidade para nós é que se usa a classificação "pardo", o que não é problema.
Isso pode ser diferente na Bahia e em parte do Sudeste, onde uma grande parte dos mestiços são de origem africana, "pretos", o que justifica essa compreensão de afirma sua identidade afro-descendente, mas o Brasil é muito mais do que três estado, e vcs precisam ter um olhar abrangente sobre o assunto.
Nossa sim muito isso, eu sou uma pessoa que tem ascendência negra, tanto da parte de meu pai com os pais de meu avô paterno quanto parte de minha mãe com meu avô materno sendo um homem negro, mas minhas avós tanto materna quanto paterna são brancas, porém eu toda minha vida ouvi que tengo traços indígenas muito fortes, inclusive já ouvi de um indígena que eu pareço uma, mas nunca procurei saber se eu tenho de fato uma ascendência indígena mais direta seja uma tatara avó ou algum outro grau de parentesco. Aqui na minha cidade os primeiríssimos habitantes foram povos indígenas de uma etnia que eu infelizmente não sei.
Cara, no sudeste, principalmente em SP, pro lado do ABC paulista vc vai ver todos os tipos de mistura possível!
Os pardos do estado de SP é diferente dos pardos do nordeste e Norte!
Tenho amigos em todas as regiões do Brasil! Eu nunca conheci nenhum pardo no sul, só branco descendente de europeu, mas os pardos de SP por exemplo tem uma mistura bem diferente! Vou dar o meu exemplo, sou mestiço/ pardo, certidão de nascimento pardo! Eu tenho um nariz bem fino, mesmo pro europeu, tenho uma boca mais carnudinha, meu cabelo é cacheado 3b 3c, mais puxado pro afro, meus olhos mais pro indígena! É a mistura da minha família! Preto, branco e indígena! Não vou mentir que amo meus traços, não me indentifico nem como preto ou branco! O engraçado que moro fora e já ouvi dizer que pareço índio, uns me chamam de neguinho, mulato, outros falaram que pareço italiano, outros falaram que pareço de cabo verde kk, uns africanos já me chamaram de mula! É complicado ser mestiço!
Já os pardos do norte já puxam mesmo quase totalmente pro indígena, os pardos do nordeste já puxam mesmo pro afro!!!! Cada estado tem sua particularidade de mestiçagem!
Na minha região e entre amigos já percebo uma mistura mais europeia, indígena e afro, mas com traços mais finos, não sei explicar...
Quem dera todos os pastores fossem assim 👏🏾🙌🏾🙏🏾
Sou mestiço. Meu pai é Branco e minha mãe é índia. Não me identifico com a cultura negra. Não é porque uma pessoa tem pele morena clara ela é negra.
@Thorin Rei Sob a Montanha.Q ?????
Nossa, amei ver esse tipo de conteúdo tão necessário. Dar voz a quem vivencia e pode falar sobre isso. Parabéns Luana e Pastor Henrique! Parabéns GNT!
Gente vocês falam muito sobre branco e preto mas existe verias outras etnias como amarelo indígena Árabe indiano etc...
Eles inválidam a indentidade parda/mestiço e invisibilizam tds origens e fenótipos que termo abrange acha msm que eles reconhecem a existência de outras etnias? Eles querem é que cada vez mais as pessoas se vêem como negros pois é conveniente para eles
Gideao Duarte de Abreu
Árabe?Indiano? são nacionalidades senhor!!!!
E sim,existem várias raças e/ ou etnias.Mas,o que eles estão abordando é que o preto/negro não é tão somente as pessoas retintas.
@@amandathai primeiramente que se eles quisessem inválidar somente a indentidade de mestiços afrodesdentes eles não colocariam todo o grupo de pardo/mestiço como negro, fora que árabe é sim indentidade etinica já que são vários países com população bem homogênea falar que árabes não é etnia pq existem árabes caucasianos é o mesmo que dizer que leste-asiáticos não são amarelos já que existem caucasianos nascidos nesses países, o discurso desses caras é oportunista tudo que eles querem é uma porcentagem maior de negros/pretos
@@lucax4068 Pq é conveniente pra eles? Pra que eles iam querer isso? Não vejo um motivo ruim por trás. Quer me explicar?
@@fernandaleite6393 motivo simples é conveniente pois eles querem um número maios para a população preta, e não qualquer número eles querem ser a maioria e msm que diga que não é só vc parar e pensar será msm que eles não são conscientes que pessoas de origem não-afro se declaram como pardos, não vamos ser inocentes é óbvio que eles sabem que o termo pardo é meio que um termo guarda-chuva e abraça mestiços de diferentes origens e msm sabendo disso eles insistem em dizer que TODOS os pardo são negros, isso sem falar do complexo de inferioridade que eles geram nos mestiços fazendo eles acreditarem a todo custo que são negros não é a toa que eles repudiam termos como moreno, mulato, mestiço, pardo, mas ao mesmo tempo tem uma postura completamente diferente ao termo negro que é considerado altamente ofensivo sendo até mesmo considerado uma palavra "proibida" em outros idiomas por conta de seu peso, e se vc quiser uma prova de como eles são sedentos por números dá uma pesquisada sobre pardo de schrödinger
Que conversa rica. Que vontade de aprender mais. Muita admiração pelo pastor Henrique (Jesus seria morto em nome de Jesus...) Total sentido nos dias de hoje. Parabéns Luana pela entrevista
Eu gostei do q a Lívia trouxe pq a palavra PARDO de que ser esquecida, então sua origem de que ser esquecida? As pessoas estao fugindo de sua acenstralidade colocando só umaaa, gente vamos nos aceitar sendo descendente de branco, árabe, asiático, negro ou um ou outro misturado. Sou branca mestiça minha acenstralidade não é só branca ainda mais uma pessoa que tem duas acenstralidade juntas, #PARDOSEXISTE sem confusão como a pessoa se vê, ninguém precisa se encaixar, apenas se aceitar . Mas se pessoa parda sofre racismo, concordo sofre sim! Agora só não venham colocando pessoas brancas só pq é mestiça q nem eu e todos brancos daqui, como negra!
sim, Livia é essencial para desmascarar esse movimento oportunista
Pardo não existe foi inventado pelo ibge do brasil amadah pessoas não são definidas por cores e ss por etinias ou seja pardo não e uma etinia e ss uma cor etinias são as indígenas, amarelas marrons, pretas ,brancas
@@marcos-ll2yr gente passando pra dizer q n sigo mais a Lívia e esse perfil é meu e estou me descontruindi sobre muitos assuntos a Lívia não é perfeita nem eu mas não sinto mais a vontade com as ideias dela n. Abraços
Tentando me descontruir no que posso*
Gente não curtam este comentário desta minha conta antiga
Pastor vc e maravilhoso, eu sou espiritualista, e adoraria está na sua igreja, porque vc e um anjo de Deus,sinto Cristo através das suas palavras.
A Livia Zaruty ja vem falando sobre isso faz tempo.
Aí sim , tbm sou seguidora dela
Sim
Verdade!
Livia e conhecedora do assunto. Porém, a forma como ela o aborda , as vezes, acho inadequado.
a livia é mt tóxica por isso ninguém leva ela serio e não ganha visibilidade, ai ela fala é pq ela vai contra a maré, a diferentona, mas n verdade é que ela quer fazer polemica,treta desnecessaria etc, mesmo não falar as pautas dela com foco
Esse discurso do pastor vai muito além da questão pardo/negro. Percebe-se que o viés que ele observa a religião respeita além de outras religiões, respeita também sexualidades, gêneros e tudo mais. LINDO DEMAIS.
Eu me considero pardo, com muito orgulho!
Que bacana trazer um líder religioso para essa conversa e mostrar que a religião nada tem relação com discriminação e preconceito pregado por outros líderes tão frequentemente vistos na mídia 👏🏼👏🏼👏🏼
Todos na minha família são pardos, minha mãe é parda meu pai é pardo, e temos antecedentes negros e indígenas, me entendo como parda pois não vejo outro termo que me inclua mas não me vejo como negra, já que nem minha mãe nem meu pai são negros, oq vcs me dizem?
@@redroutte Nao existe preta de pele clara
@@redroutte Que sociedade, se vc é como na foto, vc é branca como minhas filhas. Nunca vao de oferecer elevador de empregada, nao vao perguntar se vc sabe ler. Nao vao perguntar se vc é a babá. Nao acham que vc vai entrar na loja para roubar. Preto de verdade no Brasil na Tv só aparece como empregada,ou novela de escravos ou bandido. Sou mulata, nunca fui tratada como preta, nem pelos brancos e pretos no Brasil. Moro em Berlim, sou tratada como brasileira .Aqui tem muitos africanos pretos, eles falam que no Brasil nao tem pretos e sim mesticos. As pretas retintas no Brasil ,sao as mais discriminadas, junto com as indias. Esse papo agora de todo mundo ser preto no Brasil, já virou burrice e malvadeza. Porque os pretos de verdade nao tem lugar ao sol no Brasil.
@@redroutte a sociedade não, a militância afro esquerdista! A sociedade brasileira em sua maioria reconhece a indentidade mestiça
Pardos são mestiços não negros, isso de colorismo é ideologia oportunista desses caras, mestiços existem e no Brasil é reconhecido como pardo tds mestiços de origem afro, indígena, árabe, mista e provavelmente outras origens que fogem do meu conhecimento mas definitivamente é errado e anti-ético apontar os pardos como negros já que boa parte deles nem origem afro tem
@@simonekorres9402 amor, essa da foto não é ela.
Grande entrevista!! Sábias reflexões!! Necessário viralizar esse pensamento do pastor Henrique Vieira!!
Mais da maioria dos brasileiros são pardos e não negros. Se colocarmos o Brasil e um país Africano lado a lado vamos ver quem tem mais da maioria negra. Temos negros, pardos, branco e indígenas.
Já ouviu falar do khoisan?
@@JoaoSilva-me9li uma única etnia africana de pele clara, e que tem um fenótipo mega diferente dos mestiços afrodescendentes já que os khoisan possuem olhos relativamente puxados e cabelo crespíssimo e fora mais um detalhe a pele clara deles é uma característica própria eles não possuem pele clara por conta de um papai ou avô branco, bem diferente dos pardos afrodescendentes né
Siiim, nosso país é um país multirracial somos realmente a definição de tudo junto e misturado, o que tem de diversidade no nosso país nem nos mesmos conseguimos compreender, é realmente triste ver que tem pessoas que querem resumir o Brasil em pretos e brancos
@@lucax4068 Sou filha de mãe preta com a cor escura e cabelos crespos, e um pai branco, olhos verdes, cabelo liso e loiro. Os dois tem mistura de europeu e africanos. Nasci com a pele clara e cabelo crespo/cacheado. Passei a vida toda sendo chamada de mulata. Nunca me enxergaram como preta. Aí agora as pessoas me enxergam como preta de pele clara. O que eu sou? Até agora me sinto muito confusa. Pq eu sou a mistura dos dois, então não posso ser uma coisa nem outra.
@@gabrielasoares282 vc é parda/mestiça é bom saber que vc se orgulha da sua origem dupla assim como a Zendaya é uma mistura vc tem as duas etnias dentro de vc!!!
Pastor Henrique Vieira é o motivo de eu sempre pensar duas vezes antes de criticar o cristianismo.
pardo encaixado como negro é uma determinação racial que aoaga por ex. a herança indigena na populacão, por ex., na amazonia, isso gerou muito embate com o mov. 'mestiço' do Amazonas que n se viam sob a nomenclatura de negro. Mas sabemos que o termo mestiço tmb é complicada, o movm negro não aceita essa dissonancia, lembrando que são interpretaçoes, e processos de racialização, portanto, vão estar sempre sofrer transformacão, e tensoes.
Sou parda, mulata, cabloca, gereizeira, quer dizer misturada. Esse pessoal da esquerda do PT, quer enquadrar todo mundo como preto. Pretos retintos no Brasil é apenas 8,6 ,de brasileiros. Os pardos sao mais de 40 por cento. Agora eles querem forcar uma coisa que nao existe .Nao somos os Estados Unidos, aqui preto deita, com branca, que deita com indio, que deita com asiatico.
@@simonekorres9402 o pt não tem nada haver com isso, sai dessa, só foi aprovar politicas que vinham sendo discutido e negociadas décadas antes do PT assumir e que tiveram que se tornar politicas de estado a partir de acordos internacionais que o estado brasileiro assinou... sai dessa.
@@CRNaescola Fiz parte do PT. Participei de encontrod do PT deste dos meus 13 anos. Minha prima era afiliada. Na epoca da ditadura surgiram grupos representantes de pretos. Eles se aliaram ao PT. Pode pesquisar. A maioria de ongs de pretos sao de pessoas aliadas ao PT até hoje, se vc pensar diferente deles, eles praticamentem tentam calar a sua boca. Foi eles que tiveram a i deia de colocar indios como pretos.. Falta liberdade de expressao nesses grupos. E quem manda nessas organizacoes sao pessoas do Rio e Sao Paulo, eles praticamente querem apagar com minorias, como caicaras, geraizeiros, povos que tem as culturas de manguezais, os cablocos e indios. O Brasil nao é só Rio E Sao Paulo.
@@simonekorres9402 assim como muitos grupos romperam o fato é que conseguiram mudar as politicas etnicos raciais e se tornou uma pauta que precisa ser rediscutida constantemente. Respeito sua presença e militancia trajetória, mas na politica partidaria seja a esquerda ou direita a pauta racial nunk foi prioridade, a ideia de classe tmb é apagadora e não considera que diferentes sao afetados por outras condições. Essa influência de rio e sp é muito danosa. Pq o Brasil não é igual e a Amazonia é vista msm por qm critica o status social racial etc. é uma luta
O Pastor Henrique Vieira, para mim, é a maior referência da verdadeira pregação do Evangelho do Jesus bíblico!
"a bíblia é um livro negro, de interpretação históricamente branca"
kkkkk ah tá....
@@leodesouza6087 Jesus encarna em seu avatar lá em Belém, que não é no Pará, fica na Cisjordânia, que dá para ir de bike para o continente Africano, mas Jesus nasceu o cosplay do David Guetta, vai entender esses milagres bíblicos. 🙌🏽
@@leodesouza6087 Cara eu sou o próprio filho de Elohim, e isso não é uma discussão. :)
@@leodesouza6087 Você é crente, mas não é Deus.
@@leodesouza6087 tu é evangélico, mas não ouviu o que o Pastor da entrevista disse, prefere continuar acreditando no Deus branco, loiro de olhos azuis, quase um nórdico.
que incrível!!
amei essa conversa, e esse pastor tem umas colocações muito incríveis, bateu até vontade conhecer Deus, mesmo estando longe da religião e Deus.
O colorismo ainda me confunde muito! Sou filha de pai negro e mãe branca, ao longo da minha vida era chamada de "moreninha", quando fiz meus 13 anos começei a ficar curiosa, pois a vida toda eu fui "moreninha" pras pessoas do meu ciclo social, assim não me considerando parda, nem negra, ou branca. Entretanto sou muitas vezes chamada de branca, mais também muitas vezes chamada de parda(me causando confusão). Eu não me considero branca particularmente, apesar de não ter muitos traços negros ainda tenho a pele "escura demais" pra ser branca, mais ainda sim muitas pessoas não me consideram parda, ou não retinta. Então que cor eu sou? Oque devo me auto declarar?
que programa maravilhoso. esse limbo racial é angustiante e eu quero muito ver esse debate sendo ampliado! aqui no meu youtube mesmo várias pessoas me "atacam" (já tentaram atacar com discurso racistas, mas também já tentaram fazer o mesmo me chamando de "branca demais" para me posicionar). Nao tá fácil
Maravilhoso quanto um líder evangélico é esclarecido. Só não consigo acreditar na Bíblia como um guia que não pode ser questionado pois foi adulterada diversas vezes e foi escrita por homens que viveram anos dps de Jesus.
PASTOR HENRIQUE,OS RELIGIOSOS TÊM MUITO A APRENDER COM O SENHOR QUE É O EVANGELHO VIVO!OBRIGADA!20.08.21
Caramba, alto nível da apresentadora e o convidado! Show demais!
Nossa que quadro fantástico com essa entrevistadora igualmente fantástica!! Só queria saber pq esses debates não vão parar no JN e Fantástico!
Se a pessoa tem traços de negros ele é sempre considerado mais negro que branco?
Tipo, para vc ser branco vc tem que ser 100% branco.
Mas pra ser preto basta ter 1% de características negras?
Ser “puro” branco é mais “difícil” que puro negro?
Automaticamente pardo é quase sempre negro, dificilmente branco?
Pergunta sincera, sem críticas. ✌🏾
creio que seja a soma de traços, um branco pode ter um nariz mais largo ou uma boca mais carnuda e continuar sendo branco
O pensamento desse pastor me representa!
Assistam Lívia Zaruty pelo amor de Deus.
né
uau, nunca pensei que iria admirar um pastor!
Esse pastor é evoluído! Fiquei feliz , nunca conheci um evangélico progressista!
Parabéns aos dois. Sei dessa condição por experiência, 69 anos passando na vida pelo q vcs estão divulgando e q para a minha geração na havia como divulgar de modo a ser vista por um público maior. A não ser pelo no movimento presencial.
Detesto ser chamada de parda , principalmente nos formulários! Estou no limbo.
Adoro a palavra parda de pantera.Daí a origem da palavra, parda, mestica. Bonita palavra. Adoro ser parda. Aqui na Alemanha é Chic a palavra parda.
Esse pastor está em outro nível.
Amei a entrevista.
Super esclarecedora pra mim cm mulher negra.
Aqui no Norte muitos são lidos socialmente como "descendentes de indígenas" apesar de indígenas serem diversos mesmo antes da invasão portuguesa, portanto não há "cara de indígena". Esses traços são apenas um dos fenótipos indígenas que é muito, muito comum no Norte. A gente se autodeclara "pardo" por isso e acabamos sendo agrupados a "negros", o IBGE nem tem estatística sobre a gente
Tu é indígena? Legal
Eu também fui criado no protestantismo e ensinado a rejeitar outras religiões. Hoje estou liberto disso pois o conhecimento também me libertou.
Gente sou descendente de negros, brancos e indígenas, sempre falam que sou parda
PORQUE VC É, está correto pardo é a mestiçagem de tres ou mais etnias
Genteeee, Teologia negra meu Deus que benção, nunca tinha ouvido falar, tá sendo incrível pra mim
Gente acabei de descobrir que a maioria dos meus professores foram negras (pardas), assim como o meu chefe... O prefeito da minha cidade é negro. A mulher mais rica do Brasil é negra, A Mônica é negra, A Gabriela do Jorge Amado é negra. Então é uma falacia essa coisa de exclusão, pois os "negros" estão em todos o cargos.
Eu, no alto da minha rejeição às manifestações religiosas me vi emocionado com o discursso deste Pastor.
Eu tenho o mesmo tom de pele desse primeiro pastor, e na minha certidão de nascimento tenho como definição 'pardo'. Meu pai é de família negra (ele não é um negro retinto), e minha mãe é branca; sempre me chamaram de morena, mas tenho consciência de nunca ter sofrido racismo.
Gostei do vídeo, achei bem informativo, mas continuo sem saber como me definir. Devo me basear na minha cor de pele ou na minha ancestralidade?!
O mais normal é se basear no seu fenótipo, eu tenho um tom de pele um pouco mais clara que esse pastor mas baseado no meu fenótipo eu me vejo e sempre me vi como negro.
Estou adorando esse cara. Que Pastor, que clareza tão diferente da maioria dos pastores. Fantástico!
Sonho com sacerdotes com essa clareza!
Gente eu amo esse homem 😍 esse papo foi lindo ❤️ e eu poderia assistir horas disso 👏👏👏
Coisa linda pastor, definição do amor,. Lindo lindo
mas se uma pessoa é mestico nao é 100 % negro.
nunca será, sao lunaticos esses do video
Graças a Deus não
Pastor Henrique é um ser muito esclarecido!