[GENEALOGIA] Como avançar na pesquisa familiar?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 87

  • @ze9178
    @ze9178 Рік тому +38

    Além da minha árvore genealógica, que já chegou em 1700 com meus Octavos, estou escrevendo um livro, sobre cada pessoa, histórias, detalhes, segredos e intimidades. Colando fotos nas páginas, mapas etc… um dia espero que as próximas gerações tomem gosto pra dar continuidade

    • @JamesM2000
      @JamesM2000 Рік тому

      Como vc fez??? Eu ja sei uma trisavô minha mas agora ficou dificil.

    • @jeansimoes18244
      @jeansimoes18244 Рік тому +6

      @@JamesM2000 várias pessoas vão contribuindo com informações, mesmo que você não tenha. Aconteceu comigo. Uma prima de terceiro grau adicionou algumas informações e minha árvore andou até 1547.

    • @Pereira1983
      @Pereira1983 Рік тому

      Que legal

  • @lilian3650
    @lilian3650 Рік тому +10

    Grata Richard. Anos atrás estava sem avançar e decidi, "ler " jornais antigos e por ali encontrei o endereço de onde meu avo iria votar em Porto Alegre no ano 1923. Um dia, fui até a cidade andar por aquele bairro. Liguei esta informação a outra que tinha sobre um endereço de óbito de minha tia bisa , em 1976, na mesma área . E pasme a casa dela ainda existia e havia uma neta dela morando ali ( 89 anos tinha). A senhora estava no jardim tomando sol. Puxei assunto, citando nomes dos antigos e ela entao, passou a falar, falar...Foi um Presente !

  • @lcfeliph
    @lcfeliph 10 годин тому +1

    Olá Richard! Desde já, parabéns pelos vídeos! Travei minha árvore! Minha família é extremamente grande e espalhada em diversos lugares. Meus avós já são falecidos e os familiares que estão vivos, pouco sabem das nossas origens. Pelo family search consegui chegar até o avô do meu avô. Descobri nome e data de nascimento porém não consegui avançar na pesquisa. Estou analisando documentos mas está difícil encontrar algo. O nome dele é JOSÉ CUSTÓDIO DA SILVA nascido em 04 de Julho de 1863. É a única informação que consegui. O nome da esposa aparece mas de forma pouco legível.. seria algo parecido com EUFRASINA ( ERPHROSINA como consta no family search ) ABISSSETA DA SILVA. Eles tiveram pelo menos um filho chamado ANTÔNIO CUSTÓDIO DA SILVA nascido em 1890. Poderia me ajudar de alguma forma? Como eu poderia avançar nas pesquisas?

  • @martaalexoliveirasantos6911
    @martaalexoliveirasantos6911 5 місяців тому +1

    Estou com minha árvore parada, por isso vim a esse vídeo. Muitas pessoas respondem da família, outras não.
    Os mais velhos da parte do meu Pai é dificil, muitos já morreram.

  • @philippemastelloni8997
    @philippemastelloni8997 2 роки тому +11

    Na minha família, meu trisavô italiano voltou pra Itália após a sua única filha se casar com 22 anos, ele morreu 6 meses depois na Itália.
    Até hoje me perguntou se essa filha(minha bisavó) ficou sabendo da morte dele...isso foi em 1920.

  • @marialuizadiasnunes3348
    @marialuizadiasnunes3348 2 роки тому +10

    Eu consegui informações preciosas de meu trisavô paterno/paterno, quando fui pesquisar a história da cidade em que ele vivia... um local muito pequeno, na verdade era um distrito de Rio Pardo (RS). Tomei conhecimento das atividades econômicas e religiosas, bem como informações de filhos dele que não tinha antes. Também, de outro ramo, lendo um livro sobre a história de uma cidade, descobri de que região de Portugal veio meu trisavô pelo lado materno. Vale muito a pena pesquisar sobre os locais em que eles viviam, especialmente se eram cidades pequenas.

    • @jeansimoes18244
      @jeansimoes18244 Рік тому +1

      Se parece com o meu caso. Sou descendente de açorianos que foram pro Rio Grande do Sul, mais especificamente Rio Pardo e Alegrete.

    • @A556CPTM
      @A556CPTM Рік тому

      @@jeansimoes18244 Também sou porém vieram pra São Paulo

    • @jaquelinepereira-uz3gq
      @jaquelinepereira-uz3gq 9 місяців тому

      Rio pardo deu origem a cachoeira do Sul que depois deu origem a restinga seca... Também estou tentando montar minha árvore. Mas empaquei. Moro em santa Maria, estou pensando em buscar registros mais antigos em cachoeira. Da família Farias, Peixoto. Sou descendente de Deolindo Peixoto Farias. O mais longe que cheguei foi seus ( se não me falha a memória) avós: João Francisco do espírito santo e Joana do espírito santo, que . outros docs constam apenas como " Santos"

  • @enfacintiarodrigues
    @enfacintiarodrigues 2 роки тому +38

    Eu e minha irmã empacamos num ramo por não conseguirmos achar registros, no nordeste o deficit é muito grande, como muitos se registravam já adultos, acabavam inclusive mudando de sobrenome. Outro problema, é falta de nomes paternos em alguns registros.

    • @enfacintiarodrigues
      @enfacintiarodrigues 2 роки тому +12

      Já na arvore do meu marido...fui pesquisar brincando começando pelo nome da avó que era italiana...Achei a arvore materna inteira até o parente mais antigo em 1300...Achei super incrivel...no Family Search a família materna dele está super completa.

    • @valeriadasilva5647
      @valeriadasilva5647 2 роки тому +9

      Sou do nordeste também ta dificil msm ksks

    • @Genealogia_e_Historia_Familiar
      @Genealogia_e_Historia_Familiar  2 роки тому +9

      Infelizmente algumas localidades possuem uma dificuldade imensa para pesquisar, mas nessa busca acabamos por encontrar diversos momentos de muita felicidade!

    • @elainesantana7622
      @elainesantana7622 2 роки тому +8

      É bem complicado mesmo, eu sou de Pernambuco e minha família lado paterno e materno também. Falta de nome paterno nos registros, quando tem nome de avós é só lado materno, muitos da minha família são assim. Registro de nascimento feito no ano em que casam, ou quando um dos filhos se casam.

    • @enfacintiarodrigues
      @enfacintiarodrigues 2 роки тому +3

      @@elainesantana7622 é bem isso...Minha avo paterna só tem o nome da mãe...e como ela fugiu com 12 anos e não foi mais atrás da família dela, não temos referência dessa parte da família dela.

  • @ouroverde8315
    @ouroverde8315 2 роки тому +3

    O meu amigo, aqui é o Fidel, top seus vídeos, parabéns

  • @crosenajer4003
    @crosenajer4003 6 місяців тому

    Tem algo que estou fazendo e que está me ajudando muito. Correlacionar a Arvore Genealógica com os resultados do teste genético. Esses testes vem com o campo BUSCA DE PARENTES. Daí estou buscando contato com os parentes, para anexar à minha própria árvore e também obter novas informações.

  • @mariangelapinheiro9767
    @mariangelapinheiro9767 2 роки тому +2

    Muito interessante isso. Obrigada.

  • @brasil.italia
    @brasil.italia 2 роки тому +2

    Parabéns pelo seu canal no UA-cam

  • @patrick.aragao
    @patrick.aragao 2 роки тому +10

    Minha família parece que chegou primeiro que cabral só pode kkk, já cheguei no meu trisavó que nasceu em 1870 até agora são tudo brasileiro😂. encontrei o pai do meu trisavó, só resta saber o ano e local de nascimento

    • @marialuizadiasnunes3348
      @marialuizadiasnunes3348 2 роки тому +2

      isso aconteceu comigo, cheguei no meu avô, da oitava geração, e descobri que nasceu no rio de janeiro, filho de um negociante com sua escrava. Esse nono avô era italiano, mas acredito que da escrava dificilmente vou conseguir registros de antepassados... nem sei como procurar essa informação.

    • @patrick.aragao
      @patrick.aragao Рік тому

      @@marialuizadiasnunes3348 é dificil pois depois da lei áurea foram queimados os documentos dos escravos. tbm queria saber sobre meu lado africano mais é difícil encontrar

    • @danielmu22
      @danielmu22 10 місяців тому

      No ramo do meu pai, eu cheguei em Cosme Fernandes, um homem que alguns historiadores e alguns documentos afirmam que chegou no Brasil antes de Cabral, e pasme, esse ramo morou em Cananeia SP até hoje. E eu fiz a pesquisa bem documentada com livros e documentos. No mesmo ramo também chega no fundador Martim Afonso e a Índia Potyra...

  • @LaércioCosta-g5z
    @LaércioCosta-g5z 9 місяців тому

    Boa tarde. Vc faz pesquisas para fazer uma árvore genealógica?

  • @elainesantana7622
    @elainesantana7622 2 роки тому +3

    Minha avó só sabe o primeiro nome de uma irmã do pai, mas não lembra ano de falecimento, nem mesmo a idade que ela tinha aproximadamente na última lembrança dessa tia, não lembra se ela a tia era jovem menos de 20 anos. Enfim, não desisto, mas está bem difícil.

    • @Carlos-ux7gv
      @Carlos-ux7gv Рік тому

      Eu tive esse problema com o pai da minha mãe. Parecia que ele tinha surgido por geração expontânea ou que a minha avó tinha inventado ele. Olhei os registros da cidade dela ao longo de 5 anos, folha por folha, para achar uma referência e destravar a árvore.

  • @charlespierry5074
    @charlespierry5074 2 роки тому +1

    Amigão só encontro nas certidões que ele era da Itália ... certidões dos tios de nascimento

  • @yasminraquel43
    @yasminraquel43 11 місяців тому +1

    No meu caso parece que a minha família é fantasma não consigo acha nada sobre nenhum dele parei nos tataravós e não achei mais nada sobre eles

  • @Brazilian_Dog
    @Brazilian_Dog Рік тому

    Meu caso, estou a procura de só um documento que eu possa "fechar" a minha árvore genealógica e dar entrada no processo de pedido de cidadania portuguesa. Não sei se dá mais tempo pois pelo que sei as leis portuguesas com relação a cidadania portuguesa via sefardita irão mudar a partir de Dezembro. Fiz tudo isso aí que você fala no vídeo. Preciso saber de um sobrenome exato de um ancestral que viveu em Bragança Paulista, mas que não consta com exatidão. Porém, existe uma alternativa, que é um filho dele ( meu parente de sétima geração ) que nasceu em 1770 e na cidade de Santo Antônio da Patrulha ( Rio Grande do Sul ) se eu eu conseguir algum documento desse filho, provavelmente estará os nomes dos pais dele, com sorte, talvez esteja com exatidão. Já tentei contato com a diocese, pois sei que esse ancestral se casou lá em 1810; ou até uma certidão de óbito. Vou procurar nos cartórios também, algum registro.

  • @Masetto93
    @Masetto93 5 місяців тому

    Sabe dizer se há alguma ferramenta própria para criação da linha do tempo? Ou excel é a melhor maneira?

  • @VelhaRaposa
    @VelhaRaposa 24 дні тому

    Como qchar as certidões sem saber onde meus ancestrais nasceram?

  • @vanderleipossi67
    @vanderleipossi67 7 місяців тому

    No Brasil o meu sobrenome é Possi na Itália é Puzzi ou Pucci ficou meio confuso não sei se foi um erro de cartório ou de tradução

  • @elainesantana7622
    @elainesantana7622 2 роки тому +3

    Não consigo avançar no ramo de um bisavô, porque o registro de casamento não tem o nome do pai, a mãe dele era mãe solteira e não consta os nomes dos pais dela. Não tenho acesso no FS ao registro de nascimento.

    • @Genealogia_e_Historia_Familiar
      @Genealogia_e_Historia_Familiar  2 роки тому +2

      Salve Elaine! Vc tentou ir através dos registros dos outros filhos e filhas desse seu bisavô?

    • @elainesantana7622
      @elainesantana7622 2 роки тому +1

      @@Genealogia_e_Historia_Familiar encontrei alguns registros de batismo, encontrei atestado de óbito dele, registro de casamento religioso dele com minha bisavó, mas não consta nada, a história contada é que a mãe dele era solteira, o sobrenome dele é religioso por que é em homenagem a Santa Ana, Santana nome dos descendentes.

    • @thaisb9192
      @thaisb9192 Рік тому

      @@elainesantana7622vc é de que região?? Eu tenho sobrenome Sant’Anna, meu avô era de Campina Grande/PB.

  • @lobosolitario7877
    @lobosolitario7877 Рік тому +1

    Gostaria de saber como enviar o teste, pois os correios não aceitam material genético.

    • @flordelotus232
      @flordelotus232 Рік тому

      Os do Genera enviei de boa. O DNA My Heritage fiquei com medo de barrarem, mas a moça só perguntou se era do laboratório e ok. Enviei pelo Sedex hoje. Amanhã estará lá. Assim espero.😅🙏

    • @Carlos-ux7gv
      @Carlos-ux7gv Рік тому

      O Genera dá pra entregar em clínicas que você faz exame de sangue.

  • @Bresh66
    @Bresh66 6 місяців тому +1

    Na minha árvore cheguei até 1000 em Portugal. Afonso henriques I… bacana mas não me ajudou nada na cidadania italiana 🙃

  • @rodolfofrancisco
    @rodolfofrancisco 2 роки тому +2

    Apesar de saber a data de nascimento e cpf de minha avó, os três cartórios da cidade onde ela nasceu referem registro não encontrado quando solicitado no site registro civil. Tem algum jeito de pelo cpf e data de nascimento eu ter mais informações sobre onde acho o registro de nascimento e casamento dela? Ela nasceu no sul de Mg (borda da mata) em 06/11/1915

    • @Genealogia_e_Historia_Familiar
      @Genealogia_e_Historia_Familiar  2 роки тому +2

      Salve Rodolfo! Existem várias possibilidades... Ou ele está lá e não acharam ou realmente não está... Pode ser ainda que nem foi feito... Coloca aqui o nome da sua avó que de repente podemos dar uma ajuda! Abs

    • @rodolfofrancisco
      @rodolfofrancisco 2 роки тому

      @@Genealogia_e_Historia_Familiar Obrigado pela resposta! É PALMIRA ANTONIA DE ALMEIDA FRANCISCO. Eu sabia que a data de nascimento dela era em 1915 e tinha o cpf pela certidão de óbito, então fui no site da consulta de cpf da receita e fui testando todas as datas de nascimento de 1915 até dar certo com 06/11/1915. Aí vi que na receita essa é a data de nascimento registrada. Na certidão de óbito consta naturalidade "Borda da Mata", o mesmo que minha mãe informa, então solicitei pelo site registro civil a certidão de nascimento nos 3 cartórios de lá, mas todos disseram que não localizaram o assento e minha pesquisa travou =(

    • @marialuizadiasnunes3348
      @marialuizadiasnunes3348 2 роки тому

      Sobre registro de nascimento e casamento, é possível encontrar nos livros das igrejas (se ela casou na igreja). Uma boa parte desses livros estão digitalizados pela igreja dos mórmons. Eles tem um site onde se pode pesquisar e disponibilizam as informações gratuitamente

    • @elainesantana7622
      @elainesantana7622 2 роки тому

      Olha, talvez ela não foi registrada nessa cidade, mesmo tendo nascido lá. Tenho conhecimento de um bisavô meu, que nasceu em 1914 em Pesqueira-PE, mas ele só fez registro de nascimento em João Alfredo-PE em 1980, muito tempo e cidades distantes uma da outra, três anos depois ele faleceu. É uma agulha no palheiro literalmente. Já procurei registro de batismo dele na cidade de nascimento ainda não encontrei. Boa sorte pra você.

    • @sheiladf1
      @sheiladf1 Рік тому

      Teve um cartório que tive que ameaçar de fazer um pedido judicialmente. Aí, encontraram. Muitas vezes são descuidados na procura.

  • @vanessagladv458
    @vanessagladv458 2 роки тому +4

    Tive que parar pq não tenho acesso aos registros eclesiásticos da cidade onde todos os ramos da família estão. No registro civil conseguir fazer um pente fino e acabou 😢

    • @Genealogia_e_Historia_Familiar
      @Genealogia_e_Historia_Familiar  2 роки тому +2

      Salve Vanessa! Pois então, justamente nesse caso em que os documentos no momento não podem ajudar, que você pode partir para outros aspectos da sua pesquisa familiar! São essas outras visões que podem abrir novos caminhos dentro da sua genealogia! Abs

  • @andreamorgado6110
    @andreamorgado6110 Рік тому +1

    A minha dificuldade nas pesquisas é que fui adotada, então estou tentando achar essa família biológica. Não tenho como falar com pessoas.

  • @valeriadasilva5647
    @valeriadasilva5647 2 роки тому +3

    Alguém de sergipe com algum desses sobrenomes, figueiredo, Aragão,vieira, feitosa?

    • @umestudantedehumanas7405
      @umestudantedehumanas7405 10 місяців тому

      Eu sou de Sergipe. Minha família também. Tenho Feitosa no meu sobrenome

    • @CarlosOtavioBLira
      @CarlosOtavioBLira 2 місяці тому

      Minha tataravó Maria Joaquina de Aragão, era da região de Itabi. Casou com Manoel Gomes de Matos e o nome dela passou a ser Maria Joaquina Gomes de Aragão

    • @CarlosOtavioBLira
      @CarlosOtavioBLira 2 місяці тому

      Olá, minha tataravó era Maria Joaquina de Aragão, morava em Itabi. Se casou com Manoel Gomes de Matos e seu nome passou a ser Maria Joaquina Gomes de Aragão. Encontrei registro de batismo de filhos em Propriá (embora eles morassem em Gararu)

  • @gamesaleatorios8450
    @gamesaleatorios8450 Рік тому

    Me ajuda preciso da certidão de óbito da minha bisavó que está com minha tia que não está facilitando pra me entregar esse documento como faço para tirar a segunda via sendo que só tenho o nome completo de casado dele e o local do enterro??

    • @mirellasantos9547
      @mirellasantos9547 Рік тому

      Tenta tirar uma segunda via no cartório da cidade em que ocorreu o enterro.

  • @manoelaguera833
    @manoelaguera833 2 роки тому +3

    estou parado em todos os ramos

  • @josebrandao5569
    @josebrandao5569 Рік тому

    Eu consigo chegar a linhas diversas de minha linha genealógica mas eu não consigo avançar na linha BELÉM BRANDÃO em 1800 em Portugal
    Eu soube de que eles eram nobres
    Eu soubede que eles eram JUDEUS
    Eu soibe que os BRANDÃO vem da linha dos Brand brendus germamicos
    E eu soube de que os BELÉM e BRANDÃO eram de BELÉM de ISRAEL
    Os BELÉM e BRANDÃO de miinha linha são primos entre si
    Eu desejo chegar ate ISRAEL pela linha genealógica dos BELÉM e BRANDÃO e encontrar familiares dos BELÉM e BRANDÃO em ISRAEL e viver com eles em ISRAEL com certeza sempre ISRAEL