(LIVE) Cem Anos de Solidão, de García Márquez - Discussão do Livro Completo
Вставка
- Опубліковано 16 лис 2024
- O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do UA-cam. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.
Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
_____________________
CONTATO PARA PARCERIAS: comercial@lerantesdemorrer.com
_____________________
ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:
A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 9º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
_____________________
Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
Concordo totalmente que a Úrsula é a mulher mais fascinante e a personagem mais rica de todo o livro. Ela representa a personificação da força feminina.
Concordo !
Será que a Isabella comentou sobre a troca dos gêmeos? eu realmente acho que Aureliano segundo era José. O fato deles terem sido enterrados em túmulos trocados me pareceu uma casualidade corretiva, um dos mistérios mais divertidos do livro pra mim.
Tbm acho que eram trocados
Todos os personagens do livro, não só os Buendía, sofrem de solidão, se sentem isolados, desconectados do restante.
Além dos Buendía compartilharem os mesmos nomes dos seus antepassados, também compartilham do mesmo destino (lei do eterno retorno). Geração após geração as pessoas repetem os mesmos erros do passado. "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais" Belchior.
O final do livro foi o grande "plot twist" pra mim, ao ser revelado que Melquíades já tinha "profetizado" todo o destino da família Buendía deixando tudo escrito nos pergaminhos. Quando o último dos Buendía que estava lendo os pergaminhos (depois de ter decifrados os códigos), a gente percebe que o que ele tinha em mãos é o livro que NÓS temos em mãos hahahaha OMG!!! da vontade de voltar a ler tudo de novo do início haha.
"O mundo terá se fodido de vez - disse então - no dia em que os homens viajarem de primeira classe e a literatura no vagão de carga" pg.: 431
SIM!! Eu fiquei tipo 😱😱 preciso ler tudo de novo hahahaha
Sim. Legal..mas desnecessário meter esse spoiler ai sem o aviso no início... tem muita gente que ve os comentários antes do vídeo
@@felipebarbosa3761 eu só comentei o que ela mesmo disse no vídeo. E esse vídeo foi uma live para discutirmos o livro inteiro. Não é um vídeo de resenha e sim uma live para quem participou da leitura conjunta conversar sobre e tirar suas dúvidas a respeito do livro. Tanto que se vc reparar bem, a maioria dos comentários tem spoilers. :)
@@estevesprih sim verdade...depois que eu entendi.
A Tatiana, no seu canal diz exatamente essas mesmas palavras, sem tirar nem por...
51:40 Agora que estou vendo isto sendo mencionado, lembrei-me dos escombros de um galeão espanhol (que simbolizaria a arca de Noé) esquecido em terra firme à 12km de distância do mar como que se tivesse encalhado alí depois que as águas de um dilúvio baixaram. E realmente, mais tarde outro dilúvio aconteceu em Macondo, que acabou por matar os animais de Aureliano Segundo e Petra Cotes.
Úrsula e Fernanda Del Carpio são minhas personagens preferidas.... Antagônicas e fascinantes
A Ursula é unanimemente a preferida de todos, minha também, mas eu gosto da Amaranta, acho de cortar o coração a história dela
Eu também gostei da Amaranta. Nossa,acho fascinante aquela parte que a morte aparece pra ela e fala quando ela vai morrer e todos os preparativos dela no dia da morte,sensacional.
Tem um pouco da série DARK na história da família Buendia.
Por diversas vezes durante a leitura lembrei-me de Pedro Paramo - Juan Rulfo. Outro livro sensacional...
agora entendo o porquê de ser o livro da vida de tanta gente. talvez seja um dos meus também. simplesmente uau
Muito muito legal, Isa!!! Não tinha reparado que o amigo Gabriel, neto de Gerineldo Marques, é o próprio Gabo!!! Maravilhoso!!! E a referência nas últimas páginas ao Rayuela (Jogo da Amarelinha), de Cortázar? A Rue Duphine em Paris e ao apartamento em que Rocamadour morreu... Adoro estas referências sutis. Cem Anos de Solidão é o melhor livro da vida!
Eu percebi e minha cabeça EXPLODIU! KKKKK que perspicácia! Pqp
E os amigos do último Aureliano eram TB amigos do Gabo
Amo demais esse Livro! Agora tem que ter A casa dos Espíritos para completar!
Adorei fazer essa leitura coletiva contigo, Isa. Amei o livro, um livro cheio de metáforas, simbolismos, como todo livro de realismo fantástico. Quero ressaltar minha preferência pelas personagens femininas todas elas ccomgrandes personalidades. Porém acho que existia uma relação de simbiose entre a casa e a Família Buendías , ao ponto que a ruína de uma levou a outra ruir. Úrsula pra mim foi a personagem que formou o elo de todas as gerações, a base dessa família. Beijos e até a próxima !
Terminei o livro tão tocada e maravilhada com tudo que li, e agora sabendo através do seu vídeo a origem de tantos simbolismos retratados na história esses sentimentos só se intensificaram, estou muito fascinada!
Um dos livros mais impressionantes que já li na Vida. Me arrepiei em vários momentos da narrativa, a gente acaba mergulhando na solidão das personagens e ocorrem um misto de sentimentos e chega a ter momentos de algo espiritual. Valeu Gabo! Grato Lerantesdemorrer.
Esse livro meche comigo muito, muito 😢😢eu já li duas vezes e já ouvi o áudio uma vez,,,meu irmão mais novo que eu morreu por causa de formigas, então isso me deixa muito familiarizada com tudo isso,,,meu livro preferido de sempre e sempre
A melhor live da quarentena 👏👏👏 Li o livro dps de 5 anos aqui guardado por causa da Isabela 😁 Obrigado! Já tô ansioso pros contos do Poe hahaha
Eu li o livro e tinha muita vontade de conversar sobre ele, pois tinha partes que eu não compreendia, ou achava que não compreendia, adorei a live, tirei algumas duvidas e aprendi mais sobre o livro!!
A sensação da leitura foi outra 20 anos depois. Quanta beleza ligada a história da América Latina consegui perceber
Coincidentemente comecei a ler no mesmo período, um pouco antes, porém minha leitura foi menos voraz. Acabei agora. Acabei e vim observar sua resenha. Gostei muito. Riqueza de detalhes impressionante, vasto conhecimento. Obrigado pelo excelente conteúdo. No entanto somente uma coisa ficou entalada em minha garganta. Quando diz que os povos latino americanos são o elo fraco da geopolítica, que não tem direito à construção e preservação de sua própria história cita que a América latina ainda vive sob ditaduras como Cuba e Venezuela. Não quero trazer luz ao debate dicotômico entre direita e esquerda. O próprio livro debate a razão por trás das guerras travadas entre liberais x conservadores, tem o arrependimento (?) de coronel Aureliano Buendia por ter lutado sem saber bem a razão. Porém esses dois exemplos são reflexos da luta direta pela construção de uma identidade própria latino americana. Claro que é algo meu, mas gostaria de levantar esse debate para os demais leitores. Pois ao observamos a atual história política da América Latina observamos movimentaçoões golpistas influenciadas pelos americanos (Cia Bananeira) em diversos países como: Brasil, Bolívia, a própria Venezuela, Equador, Paraguai. Sem contar as manifestações sem fim no Chile contra as políticas neoliberais, o avanço militar na própria Colômbia (por enquanto com aval do governo).
Bem ou mal Cuba e Venezuela são reflexos da luta pela identidade latino americana. Se o livro traz esse contexto de luta considero equivocados esses exemplos. Não sei qual seria a opinião do autor, uma vez que o próprio Gabo era amigo pessoal de Fidel Castro.
Duvido que esse questionamento chegue à dona do canal, mas fica o questionamento ao próximo curioso.
Sim, Gustavo! A live foi perfeita mas a Isa pode ter falhado em não considerar a luta contra o imperialismo que ocorre na AL como algo intrinsecamente da identidade latino-americana...
Ótima discussão sobre o livro, me ajudou muito na leitura..agora em 2024..😊
Isa, que "live" espetacular! Concluí a releitura ontem, dia 03 de abril, e corri aqui para assistir. Sobre Gabo ter lido Erico, aqui no Sul aprendemos que sim, inclusive na Universidade. A revista Cult, com texto de Paulo Bentacur, biógrafo do E.V., registra o fato: "Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura de 1982, confessou, mais de uma vez, em livro e pessoalmente ao roteirista Doc Comparato, que em O Continente, mais especificamente o episódio O sobrado, uma das partes que atravessa, em seis capítulos, o primeiro livro da trilogia O tempo e o vento, encontrou (além de igualmente ter-se inspirado na Bíblia e em As mil e uma noites) a atmosfera para Cem anos de solidão. Aliás, o primeiro título da obra-prima de García Márquez seria A casa. A Academia Sueca atrasou-se (O Continente saiu em 1949) em 33 anos". revistacult.uol.com.br/home/monumento-as-claras/
Já li 3 vezes, choro, fico brava e, morri de rir. É muito bom!
Que pena , perdi , vou ver no gravado , adoro o livro , já li várias vezes
Que livro MARAVILHOSO ❤️❤️❤️❤️
Acho que a vida longa de alguns personagens como a Úrsula e a Pilar também é uma referência à Bíblia no Velho Testamento.
Excelente o vídeo, já considerava o livro como um dos melhores que já li, agora esse respeito aumentou muito mais.
A live foi sensacional, exceto porque acabou. Bjokas.
Constelação! Pra mim trata-se de uma obra fascinante representando uma constelação familiar.
que maravilhosas suas percepções. Obrigada, obrigada e obrigada❤
Excelente prosa, moça.
Acabei o livro ontem - EXCEPCIONAL. Sim, entendi as borboletas amarelas como paixão e quanto a Remédios, A Bela, entendi-a como a personificação da beleza física mesmo. Admirada, mas dificilmente amada... daí o mal encaixe no mundo. Também boiei com os médicos invisíveis. Ps: passei o livro para meu pai - ele tem 82 anos e leu aos 40. Aposto que vai gostar mais aos 80.😊
Eu nunca tinha lido nada do Gabo, mas fiquei extremamente encantada. Vi recentemente uma discussão sobre o filme Encanto da Disney que tem referencias ao realismo mágico de 100 anos de Solidão e me interessei em conhecer, depois do primeiro contato não resisti, estou apaixonada por este livro.
Livros mudam vidas 👏👏👏😍
Isa.. parabéns pelo trabalho. Acabei de ver suas participações com o Cortella, onde vc esteve ótima.
Cem anos de solidão ainda hei de ler todo antes de morrer...! Já li dois livros do Gabo (veneno da madrugada e enterro de mamãe...) quando eu era ainda adolescente.. e sempre quis ler cem anos...hei de ler...! Vc me estimulou !
A discussão deste livro foi muito humanizada, rica quase acadêmica rsrsrs... gostei bastante de saber as visões que as outras pessoas tem a cerca do livro, mas gostaria de saber se eu fui o único que nunca confudi os personagem, estive grudadinho na genealogia do ínicio ao fim..
Eu gostei muito da Pilar. Ela não foi a mais longeva, pois a Úrsula ocupou esse posto. Porém ela esteve presente em todas as gerações, uma vez que a Úrsula faleceu antes dela e não presenciou a vida dos últimos buendia, ao contrário da Pilar.
Eu terminei hoje esse livro e vim aqui aprender sobre essa obra incrível com você Isa!!
De tudo que li e que com certeza jamais esquecerei o final foi tão fantástico como todo o livro!!
Infelizmente não pude acompanhar a Live e só agora estou assistindo. Parabéns pelo trabalho belíssimo e pela sensibilidade compartilhada nessa leitura.
tao lindo o jeito que você se empolga falando das obras que gosta 🥰
Este livro e fantástico. Li 6 vezes .
são lindas suas interpretrações e esclarecimentos. muito agradável de te escutar sobre essa obra magnânima. muito obrigado!
Eu amo esse livro, sem dúvidas é meu preferido. Depois dessa analise ficou claro que preciso de uma releitura urgente!
Eu finalizei esse livro maravilhoso ontem, sempre na expectativa de vir aqui ver seu vídeo, que funcionou como posfácio, dos melhores, aliás. Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto esse livro me atravessou e me fez mergulhar no universo do Gabo, foi uma das melhores leituras da vida e me rendeu risos, sofrimento e arrepios. Isa seu trabalho é impecável e sorte a nossa por tê-la aqui no UA-cam compartilhando esse amor mútuo pelos livros.
Você é fabulosa...apaixonante
Maravilhosa síntese!! Esse livro do Gabo é realmente incrivel!!
Maravilhosa essa live! Obrigada mais uma vez Isa❤
Ah, Isabela... Eu conheço a história de minha tataravó, sei história de como minha cidade (Uberaba, ou arraial da farinha podre) foi criado e sei história da pessoa que deu nome a minha rua. Rsrsrrs. Foi muita coincidência!!!
Excelente!!! Amei a live♥️♥️♥️
Isa muito obrigada por mais essa live! Confesso que ainda estou no capítulo 13, por isso deixei o vídeo passando só para dar o like e depois assistir novamente. O cronograma ficou um pouco apertado, mas continuo daqui até terminar a leitura, o seu incentivo é muito importante. Beijos!
Adoro que quando se reerguiam , ressuscitavam as roseiras.
Muito bem observado
Sem palavras! Live excelente!!!
EXCELENTES sua análise e reflexões 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Li esse livro esse mês e amei um dia favoritos desse ano ❤️❤️❤️❤️❤️
Você é maravilhosa!! Parabéns pelo trabalho excepcional... obrigada por essa experiencia de leitura! Muito bom!
Terminei este livro há alguns dias e que gostoso foi assistir à esse vídeo! 😍 Já virei seguidora!
Simplesmente arrasou !!!!
Simplesmente espetacular o livro,os personagens,a história,a conexão entre o livro e as nossa próprias histórias de vida e da América Latina como um todo,as injustiças seculares e toda a "magia" do povo latino-americano em sua forma de reinventar e criar,e tbm muito legal sua live e poder discutir sobre esta magnífica obra que é Cem Anos de Solidão e este magnífico autor que é Gabriel García Marques(o grande Gabo)!
Isabella, muito obrigada por essa leitura coletiva! Era um livro que eu tinha muita curiosidade de ler e que sempre deixava para depois. Acompanhar o seu cronograma, ficar ansiosa para as lives e poder interagir nos comentários trouxe uma experiência maravilhosa à fabulosa experiência da leitura dessa obra. Gratidão! E agora vamos de Poe!
Live Maravilhosa! Mais um livro incrível lido. 😘
Live sensacional!!!
Sempre uma bao live, Isabella é muito inteligente!
Terminei esse livro hoje. É um livro belo, sensível, tocante, incrível. Difícil descrever minha sensação ao terminar 100 anos de Solidão.
Bela, disponibiliza esse pôster pra gente comprar! Faz um acordo com o artista, como vc comentou. Ia ser incrível ❤️
Esse livro é MARAVILHOSO ❤📚
Muito esclarecedora essa live
Adorei!
Que livro maravilhosa
Obrigado
Maravilhosa!!!!!!!
Adorei. excelente! Parabéns!
Muito linda essa mulher além de ser inteligente 😍👏
Que live maravilhosa!
Isa, Parabéns pelo vídeo e pelo projeto maravilhoso. Há muito tempo tinha vontade de ler Cem Anos de Solidão, mas tinha um certo receio...amei. Já virou um dos livros preferidos da vida. Isa, há alguma maneira de adquirir este pôster da família Buendía?
Obrigada por essa live, amei
Ótima noite
Adorei essa live. Conheci esse canal só agora. Já me inscrevi. Parabéns pelo trabalho!
Nossa, onde consigo esse pôster com os personagens?
1:22:07
Não consegui assistir ontem, mas valeu, obrigado por dividir seus pensamentos e conclusões. Também concordo um dos melhores livros que li, junto com o Tempo e o vento, do Érico. Um grande abraço. Só como sugestão um livro pouco conhecido do Aluísio Azevedo "O Livro de uma Sogra.
Amo vc! Vc é muito boa! 🌹
Boa live isa! Um abraço desde França!
Excelente 👏👏👏👏👏👏👏
Ótimo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Isa !!! 👏👏👏
Educação é tudo 👏👏👏😍
Parabéns pelo trabalho!
Estudar é tudo 👏👏👏😍
Apesar do livro ser triste pq todos os personagens são solitários, percebi que alguns deles parecem confortáveis com essa solidão. Então eu fiquei na dúvida se essa solidão é boa ou ruim.
É solitude: gostar de ficar só. É se sentir bem em estar consigo mesmo.
Eu me identifico muito com isso. Esse é um dos meus livros preferidos!
Isa você é inspiradora!!
Ótimo! Parabéns
Eu quero esse poster,por favor 😮na verdade precisamos disso ❤
Eu adorei demais esse mapa genealógico
Eu amo este livro mais do que qualquer outro, (li seis vezes) é o tipo de obra que se basta em si mesma para entender a complexidade humana, e a necessidade perpetuação da espécie, vivo um dilema entre querer ver uma serie grandiosa, e talvez me decepcionar, com atores espanhóis e um diretor limitado, que vai mostrar a américa latina como uma selva, no mais... amei a live!!! pena que não vi no dia
Amei
Quanto à série de Cem anos de Solidão que a Netflix iria produzir. Alguém tem notícias?
Muito bom
Vou comprar esse livro agora
Cadê os vídeos das leituras conjuntas? Só achei os do 1o e 9o capítulos
Ah então eu estava lendo certo o livro. Em vários momentos eu pensei que estava interpretando coisas além da obra ou não entendo o real significado do realismo mágico.
Excelente gostei muito.
Poxa perdi a leitura do livro... quero ler e depois ver o vídeo
Adorei
Estou assistindo hoje, mas que pena que acabou....
TAMBÉM VI MUITO DE O TEMPO E O VENTO NESSA HISTÓRIA.