*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Bem aventurado os que tem olhos, pois verão a glória que emana deste abençoado canal, que com, toda sorte de bênçãos, nos tornam dignos da vida elétrica!
Pela experiência que já tive com os dois cabos, o que posso dizer é que a diferença vem com o tempo, o cabo rígido, principalmente em diâmetros mais finos, 1,5mm e 2,5mm, ficam quebradiços com o tempo quando submetidos a correntes além de seu limite, o que não ocorre com os cabos flexíveis, como a dureza do cobre do fio rígido é maior, com o tempo ele vai perdendo sua flexibilidade devido às altas variações de temperaturas
*Eu tenho acompanhado a maioria dos seus vídeos. Parabéns pelos trabalhos, notadamente pelo seu cunho INFORMATIVO. ... PARABÉNS. ... ... Aproveito para perguntar se "ELETRICITY ®" é, única e exclusivamente, um "CANAL INFORMATIVO & PROMOCIONAL"??? ... Ou, há a ESTRUTURA DE "PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, no campo da "ELÉTRICA", como exibido nos vídeos??? ... Beetho, da "Boomerang Flowers Band ®", de Belo Horizonte (MG).*
Vixiiii Mary o que uma sobre carga é capaz de fazer em. Nunca tinha visto nada igual! É assim que todo lar doméstico esta correndo risco de incêndio. Valeu é um vídio da hora
Essa era uma dúvida que eu tinha desde o tempo de um curso que fiz no SENAI. Até um livro de Eletrotécnica, muito usado na época, tinha uma tabela de comparação que dizia que o fio flexível era de menor capacidade para aguentar corrente.
Muito top melhor canal Minha opinião é que quando novos os dois são bons , mais em durabilidade não se compara rígido aínda mais os antigos dura a vida inteira , não troco os rígido de 10/6/2.5/1.5 da minha casa por nenhum flexível
Excelente vídeo. Parabéns ao canal pela didática e pelo teste prático. Uma pergunta: por que em alguns países é comum usar fios rígidos e em outros , cabos flexíveis, como o Brasil ? Qual a vantagem e a desvantagem de usar um fio rígido comparado com o cabo flexível de mesma secção e mesma temperatura máxima para o isolamento?
Olá Geovane, Está relacionado com a infraestrutura. Países que usam fio rígido, geralmente tem maneira de distribuir os cabos diferente do que fazemos no Brasil. Passar cabo rígido em eletroduto embutido em alvenaria (infraestrutura brasileira) é muito mais difícil em comparação com flexível.
Neste teste foi comparado somente a isolação e não o condutor, certo e aplicar corrente maior para saber qual condutor se rompe ou derrete primeiro, aí ver qual condutor suporta a maior corrente.
pra área aberta o melhor q tem e a vapor metálico , espalha bem a luz não queima fácil e tem a vantagem da lâmpada ser fácil de substituir , testei todas no meu sitio a melhor sem duvidas eh a vapor metálico da osram q imita a luz do dia . Defeito da mista eh gastar o msm q uma vapor metálico e iluminar 4 vezes menos e queimar muito rápido , led não espalha a luz pra grandes areas como vapor metalico , vapor de sodio tem o indice de reprodução de cor muito baixo oq atrapalha bastante . A vapor metalico de 250w tem normalmente 19k lumens e a de 400w 35 mil lumens
@@expeditomendes3431 sim porém consome mais, e necessário reator. Mas tive esse pensamento tbm de vapor metálico ser mais eficiente do q led. Mas tem seus prós e contra. Mas obrigado
aí BC estaria chamando o canal de mentiroso, já que o mesmo afirma que a conexão suportou muito bem aos ensaios, pra mim não precisa dessa câmera técnica, até porque profissional não executaria uma má conexão, e a dinâmica do sistema chegaria nesse ponto.
Vocês aplicaram de cara uma corrente muito alta, mas seria interessante ver o resultado em condições não tão agressivas e ver qual o tipo mais eficiente de condução numa situação do dia a dia... Qual suportaria mais corrente se comparados em referência a tabela da NBR.
Meu respeito total a esse grande mestre. Só tenho uma observação a ser feita. A torção do rígido no flexível exercerá uma força mecânica muito grande. Fazendo com que a conexão seja em muito superior a qualquer conector. Mas o flexível no rígido com o passar do tempo criará um pondo quente. Consequentemente a queima e a sua ruptura. Abraço, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Muitos gostam de criticar os fios rígidos e se esquecem que eles durante muito tempo usados e perduram até nos dias de e se os circuitos de uma casa que foi feito com fios rígidos foram feitos corretamente como diz a norma hj em dia ( ex: TUG cabo 2,5 - Iluminação 1,5 -chuveiro 6mm disjuntores com a amperagem correta pra cada circuito) dura pra sempre. Hj fiz uma atualização numa cliente apenas precisei trocar as tomadas em alguns pontos que ela queria tomada 20A mas a instalação está perfeita. Claro que hj são apenas o cabo flexível que estão nas lojas e temos que ter cuidado com a qualidade de muitas marcas por aí pois antigamente não essa falsificação de fios como existe hj em dia. Fique atento. Ponto negativo do flexível é encaixar nos bornes se não tiver os terminais….viva a eletricidade e tomem sempre cuidado pois com energia não se brinca. Seja responsável com sua vida (eletricista) e a vida dos seus clientes…..
Olá Boa tarde! Faz uma simulação com medidor da energia,com cabos de 2.5 diretor para a cagar,assim vai tira a dúvida de muita gente sobre queda de tenção ou seja gual gasta mais energia ou cabo de 2.5 ou de 6mn,obbs o relógio da companhia elétrica tem que ser Analógico.
Adoniram. Se puder me tirar uma dúvida... Sobre sua máquina de aí... Como vc ajusta o nível de corrente q a máquina vai mandar, senso q o que vai determinar o quanto de corrente vai passar é o matérial q vc tá colocando na máquina? Como é isso? Q se ajusta o nível de tensão a ser aplicado blz, mais como que ajusta a corrente q vai passar?
Em que as classes dos cabos influencia nesse exemplo, ou melhor, quais as características das classes no cabos. Obrigado por compartilhar conhecimento.
Quanto maior a classe, mais flexíveis são os cabos, mas isso não influencia no teste, desde que os condutores comparados tenham a mesma seção nominal e temperatura de trabalho.
Professor muito obrigado por mais esse excelente vídeo. Estou em Dúvida sobre Rígido e flexível para uma Sala dedicada de Áudio e Vídeo. Especialistas em Hai End , dizem que para as fases de alimentação do QDC, tem que usar Fio Rígido, e o Terra e o neutro flexíveis. Dizem isso por conta de Harmônicos! O Senhor poderia falar Sua consideração sobre isso? Obrigado.
Eu havia aprendido na escola técnica q o fio flexível conduz mais corrente elétrica q o rígido pois como a corrente se conduz apenas p superficie externa do fio, e o flex tem vários fios,portanto com mais superfície externa ele conduziria mais.Observei q ,na prática,não é isso q acontece.
Faltou falar quais foram as correntes utilizadas e os tempos que os fios tiveram que suportar. Poderia me informar quais as correntes utilizadas? Na primeira parte foi 120A, por quanto tempo? E as demais correntes?
Gostaria de ver um teste de corrente em condutores de comprimentos e seções diferentes, mas com resistências semelhantes. Seria, por exemplo, um condutor de 16mm2 com 30 metros de comprimento, um condutor de 6mm2 com 11,25 metros de comprimento e um condutor de 1.5mm2 com 2,80 metros de comprimento. Como os condutores com essas características têm a resistências similares (resistência calculada a partir de uma resistividade de 0,0179 do cobre), então, teoricamente, seriam capazes de conduzir corrente com a mesa eficiência, com aquecimento semelhante? A importância desse teste seria mostrar o que pode acontecer nas conexões dentro do QDC (ex.: entre disjuntor geral e DR, nos jumpers de entra dos disjuntores, etc.) quando são colocados condutores com seções menores do que aquelas seções que vêm do padrão de entrada.
Fiz recentemente a instalação de um chuveiro 220v, circuito bifásico e usei fios rígidos de 6mm². Usei rígido porque eu já tinha em casa e era um caminho "fácil" do QDC ao chuveiro, além de economizar por não precisar comprar o flexível. Até agora eu estava com essa dúvida, mas esse vídeo me esclareceu e me deixou de consciência tranquila. Muito obrigado mais uma vez!
Ótimo vídeo! Adoniran, aproveitando o assunto tratado, ainda tenho algumas dúvidas sobre as classes de flexibilidade dos cabos. Acho que seria interessante mostrar a comparação física entre essas classes. Assistindo a outro vídeo seu, você deixou claro que um condutor isolado (750V) pode apresentar mais de uma camada de isolação, mas confesso que acho que nunca vi um caso desse. Algumas pessoas com quem converso costumam chamar os cabos unipolares (dotados de isolação e cobertura) de cabos com dupla isolação. Eu costumo dizer que não concordo com isso porque, na minha opinião, o termo cabos com dupla isolação só poderia ser usado para condutores isolados com duas camadas de isolação. Não sei se estou certa. Se você puder, um dia, fazer um vídeo explicando sobre essas dúvidas, ficaria muito agradecida. Admiro e aprecio muito o seu trabalho.
Eu conheço uma emenda melhor que essa do vídeo, ela é quase igual, porém o cabo flexível é decapado com o dobro do comprimento que foi decapado no vídeo, esse comprimento extra é usado para fazer uma trava, que proporciona uma ótima resistência mecânica da conexão...
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Bem aventurado os que tem olhos, pois verão a glória que emana deste abençoado canal, que com, toda sorte de bênçãos, nos tornam dignos da vida elétrica!
Não existe canal sobre elétrica mais didático e claro nas informações. Parabéns 👏👏👏👏
😏😏😏😏😏😏😏😏😏
Se é eletricity!
Primeiro o like!!
Depois assisto o vídeo!
Pois se é eletricity!
E coisa boa 👍👍👍👍👍👍👍
Esses dias tava fazendo uma manutenção nua casa antiga que a estalaçao foi feita em 1990, os fios parecia ouro de tanto brilhar lindo demais.🙏
O coisa linda
Pela experiência que já tive com os dois cabos, o que posso dizer é que a diferença vem com o tempo, o cabo rígido, principalmente em diâmetros mais finos, 1,5mm e 2,5mm, ficam quebradiços com o tempo quando submetidos a correntes além de seu limite, o que não ocorre com os cabos flexíveis, como a dureza do cobre do fio rígido é maior, com o tempo ele vai perdendo sua flexibilidade devido às altas variações de temperaturas
*Eu tenho acompanhado a maioria dos seus vídeos. Parabéns pelos trabalhos, notadamente pelo seu cunho INFORMATIVO. ... PARABÉNS. ... ... Aproveito para perguntar se "ELETRICITY ®" é, única e exclusivamente, um "CANAL INFORMATIVO & PROMOCIONAL"??? ... Ou, há a ESTRUTURA DE "PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, no campo da "ELÉTRICA", como exibido nos vídeos??? ... Beetho, da "Boomerang Flowers Band ®", de Belo Horizonte (MG).*
*Adoniran Freitas, recebi seu contato, agradeço a sua atenção e prontidão.*
Mais um Showwww de vídeo ...
Obrigado por compartilhar conhecimentos e experiências conosco...
Teste de capacidade de condução entre um fio de cobre e um fio de alumínio.
Vixiiii Mary o que uma sobre carga é capaz de fazer em. Nunca tinha visto nada igual! É assim que todo lar doméstico esta correndo risco de incêndio. Valeu é um vídio da hora
Essa era uma dúvida que eu tinha desde o tempo de um curso que fiz no SENAI. Até um livro de Eletrotécnica, muito usado na época, tinha uma tabela de comparação que dizia que o fio flexível era de menor capacidade para aguentar corrente.
Melhor canal de elétrica na prática e resoluções
Sempre tive essa dúvida, além disso o teste mostra que uma boa conexão se mantém em casos extremos. Show parabéns pelo excelente conteúdo 👏👏
Muito top melhor canal
Minha opinião é que quando novos os dois são bons , mais em durabilidade não se compara rígido aínda mais os antigos dura a vida inteira , não troco os rígido de 10/6/2.5/1.5 da minha casa por nenhum flexível
Quando eu crescer quero fazer conexões assim, como gente grande !
Sempre achei teoriamente, que o rígido era mais resistente, video top agora tirou minha dúvida. Sempre quiz fazer esse teste, pra comprovar.
A simples emenda tambem e muito eficiente. Rigido e flexivel com mesma capacidade de conducao.Parabens por mais este teste pratico. Like 377!
Excelente vídeo. Parabéns ao canal pela didática e pelo teste prático. Uma pergunta: por que em alguns países é comum usar fios rígidos e em outros , cabos flexíveis, como o Brasil ? Qual a vantagem e a desvantagem de usar um fio rígido comparado com o cabo flexível de mesma secção e mesma temperatura máxima para o isolamento?
Olá Geovane,
Está relacionado com a infraestrutura. Países que usam fio rígido, geralmente tem maneira de distribuir os cabos diferente do que fazemos no Brasil. Passar cabo rígido em eletroduto embutido em alvenaria (infraestrutura brasileira) é muito mais difícil em comparação com flexível.
Esse homem tem um ótimo conhecimento
Obrigado pelo video estou sempre ganhando conhecimentos com seu trabalho,
Maestro show nota 10...
Estas questões permeiam nosso dia a.dia prático... e só este canal que fala sobre o assunto de maneira técnica e aplicativa o melhor que já vi
Obrigado por compartilhar boas informações!!!!!. like sem dó.
Canal muito top, parece até que leu minha mente rsrs estava pensando nisso esses dias e pá esta ai o video.
muito bom a teoria com pratica ... show
Cada vídeo uma mega aula!!! obrigado por passar seus conhecimentos tão bem assim e de graça!
Percebi no vídeo que o flexível incandesceu mais, ou seja esquentou mais ... muito legal
Boa noite Adoniran. Muito esse teste didático. Parabéns pelo vídeo...
Como não tinha visto, passou despercebido. Muito obrigado
🤜🤛
Show. Mais um. Isso que é ser contra-abstrato
TOP!!! Sempre tive essa duvida, por menor que fosse. Queria realmente ver esse comparativo. Vamos aos conectores. Abs e obrigado!!!
Na prática ..top
Muito eletrecistas antigos falan que o fio rígido ,suporta maior corrente eu nunca, concordei foi bom ver isso ser provado na prática!
Bom esclarecimento. Dourados MS.
Mais uma vez ótimo. Grande Adoniran. Sempre achei que o fio rígido aguentava mais.
Neste teste foi comparado somente a isolação e não o condutor, certo e aplicar corrente maior para saber qual condutor se rompe ou derrete primeiro, aí ver qual condutor suporta a maior corrente.
Também gostaria de ver.
Antes de chegar ao ponto de romper, os cabos já sofreram curto circuito dentro dos conduítes e provavelmente se romperão devido ao curto circuito.
Façam uma série de iluminação!
Refletores (led, vapor metálico,vapor de sódio, vapor de mercúrio, mista etc)
Vai ser top!!!
Seria ótimo!
Isso é luminotécnica. Engenheiros eletricistas estudam um pouco essa área, mas são arquitetos quem dominam essa área.
pra área aberta o melhor q tem e a vapor metálico , espalha bem a luz não queima fácil e tem a vantagem da lâmpada ser fácil de substituir , testei todas no meu sitio a melhor sem duvidas eh a vapor metálico da osram q imita a luz do dia . Defeito da mista eh gastar o msm q uma vapor metálico e iluminar 4 vezes menos e queimar muito rápido , led não espalha a luz pra grandes areas como vapor metalico , vapor de sodio tem o indice de reprodução de cor muito baixo oq atrapalha bastante . A vapor metalico de 250w tem normalmente 19k lumens e a de 400w 35 mil lumens
@@expeditomendes3431 sim porém consome mais, e necessário reator.
Mas tive esse pensamento tbm de vapor metálico ser mais eficiente do q led.
Mas tem seus prós e contra.
Mas obrigado
Meu caro seria interessante usar uma câmera termográfica. Aí sim seria top
Bom trabalho. Sempre achei que não havia problemas com fios rígidos. Flexível só por facilitar o trabalho. Thank.
A explicação técnica aqui é top👍⚡
Esse é sem dúvida o melhor canal de elétrica do UA-cam👏👏
Excelente
Parabéns
Esse canal me ensina muito, sejam abençoados
Muito bom, ótimo experimento.
Seria interessante ver a conexão por meio da câmera térmica.
Excelente vídeo!
Parabéns!
Compartilhou do mesmo interesse pela Câmara térmica!
aí BC estaria chamando o canal de mentiroso, já que o mesmo afirma que a conexão suportou muito bem aos ensaios, pra mim não precisa dessa câmera técnica, até porque profissional não executaria uma má conexão, e a dinâmica do sistema chegaria nesse ponto.
Cara você está se tornando uma lenda na área!
Continue sempre.
Gostei parabéns
Parabéns professor, sujestão de fazer um teste
Like garantido.
Bora quebrar mitos.
🤜🤛
Vocês aplicaram de cara uma corrente muito alta, mas seria interessante ver o resultado em condições não tão agressivas e ver qual o tipo mais eficiente de condução numa situação do dia a dia... Qual suportaria mais corrente se comparados em referência a tabela da NBR.
Meu respeito total a esse grande mestre.
Só tenho uma observação a ser feita. A torção do rígido no flexível exercerá uma força mecânica muito grande. Fazendo com que a conexão seja em muito superior a qualquer conector.
Mas o flexível no rígido com o passar do tempo criará um pondo quente. Consequentemente a queima e a sua ruptura.
Abraço, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Muito bom a aula lembrando que tem que usa fios de procedência Boa qualidade
Obrigado, sempre tive esta curiosidade.
Valeu professor obrigado pela aula.
Muitos gostam de criticar os fios rígidos e se esquecem que eles durante muito tempo usados e perduram até nos dias de e se os circuitos de uma casa que foi feito com fios rígidos foram feitos corretamente como diz a norma hj em dia ( ex: TUG cabo 2,5 - Iluminação 1,5 -chuveiro 6mm disjuntores com a amperagem correta pra cada circuito) dura pra sempre. Hj fiz uma atualização numa cliente apenas precisei trocar as tomadas em alguns pontos que ela queria tomada 20A mas a instalação está perfeita. Claro que hj são apenas o cabo flexível que estão nas lojas e temos que ter cuidado com a qualidade de muitas marcas por aí pois antigamente não essa falsificação de fios como existe hj em dia. Fique atento. Ponto negativo do flexível é encaixar nos bornes se não tiver os terminais….viva a eletricidade e tomem sempre cuidado pois com energia não se brinca. Seja responsável com sua vida (eletricista) e a vida dos seus clientes…..
Dez! Nota dez!
Sempre inovando no tema.
Legal.
Campinas -- SP
Excelente teste. Valeu a demonstração. Muito obgd.
O like já vai no anúncio, aqui no Goiás vcs também tem like...
Top parabéns meu amigo pelo teste
Show de conteúdo, meus parabéns Adoniran!!
Excelente Vídeo!
Parabéns Mestre Adoniram!!!
Acabei de chegar no melhor canal de elétrica
Vlw professor show !!!
O melhor sempre
Sempre tive está curiosidade, obrigado, abraços
Show de bola professor
Valeu!
Tá ajudando muito na minha formação, obrigado!
Muito bom, mais uma vez uma aula perfeita!
Olá Boa tarde!
Faz uma simulação com medidor da energia,com cabos de 2.5 diretor para a cagar,assim vai tira a dúvida de muita gente sobre queda de tenção ou seja gual gasta mais energia ou cabo de 2.5 ou de 6mn,obbs o relógio da companhia elétrica tem que ser Analógico.
Parabéns professor, mais uma vez. Com todo o meu respeito e carinho.
Agradeço muito o seu trabalho e dedicação em nos oferecer conhecimento. Muito obgd.
Professor Adoniran meu mentor da Eletrica Eletricity de Coração sou seu fã mestre❤🏆🎩
Poderia ter medido a temperatura que atingiram os cabos, mesmo assim muito bom 👏👏
Para correntes tão elevadas, não faria diferença.
Adoniram. Se puder me tirar uma dúvida... Sobre sua máquina de aí...
Como vc ajusta o nível de corrente q a máquina vai mandar, senso q o que vai determinar o quanto de corrente vai passar é o matérial q vc tá colocando na máquina? Como é isso? Q se ajusta o nível de tensão a ser aplicado blz, mais como que ajusta a corrente q vai passar?
Em que as classes dos cabos influencia nesse exemplo, ou melhor, quais as características das classes no cabos. Obrigado por compartilhar conhecimento.
Quanto maior a classe, mais flexíveis são os cabos, mas isso não influencia no teste, desde que os condutores comparados tenham a mesma seção nominal e temperatura de trabalho.
@@eletricityeletrica Onde é empregado a classe cabo, pra que server? Obrigado pela resposta
Está relacionado com a flexibilidade. Classe 4 é flexível e classe 5 ultra flexível.
Muito bom esse teste de resistência ,.
Alguém sabe até que amperagem ou voltagem chegou pra danificar os isolantes dos fios???
Corrente acima de 400A
@@eletricityeletrica obrigado 🙏👍👍
Show, valeu, um abraço!
Professor muito obrigado por mais esse excelente vídeo.
Estou em Dúvida sobre Rígido e flexível para uma Sala dedicada de Áudio e Vídeo.
Especialistas em Hai End , dizem que para as fases de alimentação do QDC, tem que usar Fio Rígido, e o Terra e o neutro flexíveis.
Dizem isso por conta de Harmônicos!
O Senhor poderia falar Sua consideração sobre isso?
Obrigado.
Interessante. Me pergunto como seria a resistência destes dois cabos antes e depois dos testes.
Quando for testar os conectores, teste também a luva pré-isoladas.
Abraço!
Ótimo teste professor, parabéns;
Eu havia aprendido na escola técnica q o fio flexível conduz mais corrente elétrica q o rígido pois como a corrente se conduz apenas p superficie externa do fio, e o flex tem vários fios,portanto com mais superfície externa ele conduziria mais.Observei q ,na prática,não é isso q acontece.
Conduz mais, mas é dimensionado para ter o mesmo desempenho, por isso a seção é nominal.
Top demais.
Como sempre 😃
essealicate knipex, sonho de consumo 😍😍
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo. Fiquei com uma dúvida, quanto tempo ligado até os cabos derreterem?
Eu ACHAVA q flex conduzia mais, já a a corrente circula pela superfície do condutor e o flex DEVE ter mais area.
Mas taí o teste e a prova. Valeu.
Faz um teste com cabo multiplex de alumínio.
Faltou falar quais foram as correntes utilizadas e os tempos que os fios tiveram que suportar.
Poderia me informar quais as correntes utilizadas?
Na primeira parte foi 120A, por quanto tempo?
E as demais correntes?
Aqui é ctz de um ótimo vídeo
Gostaria de ver um teste de corrente em condutores de comprimentos e seções diferentes, mas com resistências semelhantes. Seria, por exemplo, um condutor de 16mm2 com 30 metros de comprimento, um condutor de 6mm2 com 11,25 metros de comprimento e um condutor de 1.5mm2 com 2,80 metros de comprimento. Como os condutores com essas características têm a resistências similares (resistência calculada a partir de uma resistividade de 0,0179 do cobre), então, teoricamente, seriam capazes de conduzir corrente com a mesa eficiência, com aquecimento semelhante? A importância desse teste seria mostrar o que pode acontecer nas conexões dentro do QDC (ex.: entre disjuntor geral e DR, nos jumpers de entra dos disjuntores, etc.) quando são colocados condutores com seções menores do que aquelas seções que vêm do padrão de entrada.
Fiz recentemente a instalação de um chuveiro 220v, circuito bifásico e usei fios rígidos de 6mm². Usei rígido porque eu já tinha em casa e era um caminho "fácil" do QDC ao chuveiro, além de economizar por não precisar comprar o flexível. Até agora eu estava com essa dúvida, mas esse vídeo me esclareceu e me deixou de consciência tranquila. Muito obrigado mais uma vez!
Sempre com teoria e prática! Muito bacana! Abração.
Ótimo vídeo! Adoniran, aproveitando o assunto tratado, ainda tenho algumas dúvidas sobre as classes de flexibilidade dos cabos. Acho que seria interessante mostrar a comparação física entre essas classes. Assistindo a outro vídeo seu, você deixou claro que um condutor isolado (750V) pode apresentar mais de uma camada de isolação, mas confesso que acho que nunca vi um caso desse. Algumas pessoas com quem converso costumam chamar os cabos unipolares (dotados de isolação e cobertura) de cabos com dupla isolação. Eu costumo dizer que não concordo com isso porque, na minha opinião, o termo cabos com dupla isolação só poderia ser usado para condutores isolados com duas camadas de isolação. Não sei se estou certa. Se você puder, um dia, fazer um vídeo explicando sobre essas dúvidas, ficaria muito agradecida. Admiro e aprecio muito o seu trabalho.
Eu conheço uma emenda melhor que essa do vídeo, ela é quase igual, porém o cabo flexível é decapado com o dobro do comprimento que foi decapado no vídeo, esse comprimento extra é usado para fazer uma trava, que proporciona uma ótima resistência mecânica da conexão...
Bom dia .Faz separado.Fio e cabo sem emenda,quanto suportam é por quanto tempo cada um,por favor.
Sempre um ótimo conteúdo.👏👏👏👏
Se eu tivesse um time de futebol, botava a propaganda da Eletricity na camisa, e de graça!
Vamos divulgar o canal pra todo mundo,esse canal merece.👏👏👏