Sobre o cabelo branco do Arthur, é uma manifestação de medo sim, mas é algo epecifico do Arthur e não algo que o medo pode fazer. Ele tem mechas brancas por causa do brúlio e do verissimo. lembrava de algo assim e fui confirmar, ta na pg 100 de sobrevivendo ao horror
É interessante fazer um paralelo entre o conceito de Medo trazido no jogo e o conceito de membrana no universo. O medo afina a membrana e cria uma região onde as leis naturais não funcionam, ou seja, um lugar onde o Medo exerce domínio permite que o impossível aconteça, fazendo com o paranormal entre na Realidade. E isso é uma via de mão dupla, já que tanto o Medo torna uma região mais suscetível a eventos paranormais quanto o contrário.
Tenho algumas dúvidas que fiquei sobre o final de Enigma do Medo e que talvez fossem tópicos a ser discutidos em algum vídeo: (Spoilers de Enigma do Medo e do RPG) 1. Como o Outro Final afeta a linha do tempo do RPG? 2. Durante o episódio 11 de Calamidade no minuto 2:36:40, quando o Veríssimo discursa na frente de Kian e pede que ele o mate, Kian diz ser incapaz de fazer isso. Isso é pelo Veríssimo ter seu destino preso ao Perímetro, como vimos no jogo, mas no Outro Final, ele não tem mais esse destino, portanto temos um problema na linha do tempo do Outro Final. Nesse momento, o Kian mata o Veríssimo? Não faria sentido porque o Veríssimo não teria mais conexão com o Perímetro, portanto não iria proferir aquelas palavras, mas é algo a se pensar. 3. Se o RPG seguir com a linha do tempo do Final "ruim" de Enigma do Medo, Veríssimo morrerá e Mia, Samuel e Agatha ficarão presos no Perímetro? (Considerando que, caso eles saiam, provavelmente vão voltar achando que acabaram de chegar ao local). 4. O quanto a linha do tempo do Outro Final é afetada pela "existência" dos agentes que estariam vivos e saíram do Perímetro? Sabemos que os agentes que participaram da investigação no Perímetro são de elite, quanto que o fato deles estarem vivos nessa linha do tempo teria influenciado ela? O Cellbit poderia usar desse artifício pra fazer uns retcons em certos eventos do RPG? Por exemplo, sendo um artifício a ser usado até pra contornar alguns problemas de continuidade de personagens como o Gal? 5. Existe um gap de memória na linha do tempo do Outro Final pra Mia? Se for parar para analisar, caso essa linha do tempo seja diferente da que ela viveu (e provavelmente é), ela não tem memórias de todos os anos da sua vida até aquele ponto onde vemos ela e o pessoal na última cena do jogo, apenas das memórias da outra linha do tempo que ela cresceu. Ou de alguma forma ela recebeu essas memórias novas? foram trocadas? (Provavelmente não, por que se não ela não se lembraria do Jaser). 6. Sobre a escolha do Jaser no Outro Final ser uma escolha de FATO dele, o quanto isso é verdade? Considerando que o OUTRO FINAL em si faz parte da própria Profecia, sendo citado pelos personagens (Como o Calisto), e o Outro Final é justamente onde todos estão vivos e não existe um loop no Perímetro, então a escolha do Jaser não foi de fato dele? Apesar dele estar "livre", fazia parte do destino (mesmo que inconscientemente) que ele escolhesse nunca existir? Ou o Outro Final também poderia seria o "mesmo" caso o Jaser decidisse só tomar o lugar da Mia?
o outro final era algo específico, aquilo que ele fez parece ter sido depois da profecia acabar, pra mim parece tipo um desejo do hulk da manopla pra deixar tudo safe e reajustar, e aquilo foi depois de calamidade pq o jogo se passa depois da ferida da agatha
@@Luwunas2 Sim, sei que foi depois de Calamidade. O ponto é que a escolha do Jaser tem que ter mudado a linha do tempo de algum jeito, por que ações como a do Veríssimo em Calamidade não poderiam ocorrer da mesma forma, além dos agentes que estariam vivos agora. Se o Jaser reajustou tudo isso pra que as coisas ainda tivessem andado da mesma forma, algo ainda teve de ser diferente e isso que é estranho pra mim, ainda é meio confuso, a gente só vai poder ver as consequências disso em Calamidade pt2 provavelmente
@@JulioCesar-tv1qgCara vc pensa que ele mudou a linha do tempo e o passado, mas não, ele pegou e recortou o ponto final de uma linha do tempo e colocou em outra, é por isso que eu acredito que o Calisto conheça a Agatha e ela não conheça ele
Mn, fiquei mt triste pq n tem NADA de conhecimento em enigma do medo, tem um boss pra cada elemento e nada de conhecimento (n sei se na capela tem coisa de conhecimento, n vi ate essa parte)
O Sobsolo é conhecimento e o Calisto seria o boss de conhecimento. Mas concordo, os outros elementos estão bem mais representados! E o Calisto não é uma criatura irada como o Golias, Tirano e a DJ.
é pq os bosses nao foram "de cada elemento", tanto que o sangue é bem apagado em conceito se nao fossem os zumbis, a caverna é mais sobre os cristais(que a gente nao sabe de que manifestação sao) do que de sangue em si, energia apareceu em grande parte no cemitério mais por conta da pegada da alma(que acreditem se quiser é mais de energia do que de conhecimento) mas sim, é triste q nao teve quase nada de conhecimento centrado
Acho que seria legar vc ter falado do meu comentario que eu tinha deixado nesse post do reddit na questão do visual de como seria (na minha visão) a afinidade com o medo.
Assistiria um RPG feito no seu sistema? mesmo sendo de um ramdom? tipo eu? kkkkk Eu ia amar ver tu comentando sobre as campanhas feitas no teu sistema gosto muito do teu conteúdo e como AINDA não é tão grande acho que conseguiria fazer um video falando sobre a galera que vai narrar teu sistema, rankeando as campanhas ou só apotando o que gostou e o que não gostou...
Seria legal!!! Super faria algo assim. Quero ver como o pessoal vai pegar as Guidas e usar. Eu não sou o mestre dos combos, então nem sei todas as possibilidades de Maji, quero ver vcs criando. Um amigo meu fez uma campanha de teste, ele simplesmente pegou a Guilda de ecologistas, e os tornaram antagonistas! Porque não queria que as pessoas entrassem na floresta, mas tinha um portal lá com criaturas demoníacas saindo.
Ou uma coisa que eu to um poco confuso A morte e dita nao gostar de interferencias no tempo Porque sera que e entidade da morte nao interferiu nos acontecimentos do perimetro?
pq o perimetro é basicamente um local aparte, tipo.. é como se ele fosse separado da realidade.. algo aparte... tanto que quando a mia ataca o jaser ela quebra o cliclo e o perimetro fica todo fdd.. mas se você pudesse ver fora do perimetro taria tudo normal.. por que ele não ta conectado com a realidade então n faria sentido o deus da morte intervir, espero que eu tenha conseguido explicar... em resumo, so não foi afetado por que o perimetro é como se fosse separado da realidade
Eu não gosto tanto da afinidade de Medo até pq TODA AFINIDADE de um marcado É DE MEDO e um OUTRO ELEMENTO. As Marcas são entidades de Medo que se conectam através das outras "entidades" a uma pessoa, então toda afinidade de um marcado é uma afinidade de Medo.
Acho q muito mais q um suplemento está no tempo de fazer uma versão do livro de regras do Enigma do Medo. Ordem já pode ir para uma 2.0 ao em vez de fazer mais um suplemento com + regra que pode criar desgaste.
Estou estudando muito o mercado de RPG, e não acho que isso vai acontecer, e se ocorrer, vai demorar. As editoras estão largando a mão da ideia de Edição 2, 3, 4. E jambô teria um impacto serio se fizesse isso, a galera não gosta de mudanças. Imagina as pinhas de páginas que saíram na DB, agora não funcionando na versão atual, ou o suplemento de fã. Não acho que isso vá acontecer, nem em 5 anos.
Eu queria que tivesse a DEGOLIFICADA em Enigma do Medo, acho que tinha espaço para ela aparecer Eu até tinha toda uma teoria sobre o Culto Do Medo, estar muito relacionado a pessoas sendo degoladas por isso que a Degolificada seria uma criatura do Elemento Medo, e o Jogo contaria a ORIGEM da DEGOLIFICADA.
@@exreboot0993 tranquilo, no livro de regras na página 281, na ameaças paranormais Degolificada, é dito o seguinte: "Todas as manifestações da Degolificada registradas parecem apontar uma conexão forte com tragédias terríveis envolvendo pessoas muito jovens." E "A Degolificada parece se desenvolver e distorcer mais a cada vez que se manifesta na Realidade." Esses dois trexos apontam que ela já surgiu a um bom tempo, para ter tantas outras manifestações associadas.
@@exreboot0993 só não é estranho como uma "LOIRA DO BANHEIRO" repito uma "LOIRA DO BANHEIRO" seja tão, mas TÃO, temível a ponto de ser uma criatura de Medo???????? Como ELEMENTO PRINCIPAL!!!!
É TÃO SIMPLES!!!! Gente a afinidade ao elemento Medo é ser um Marcado, isso que é ter afinidade ao elemento Medo, se não me engano até o cellbit já confirmou em um comentário Pensa só, o Kian queria ser um marcado, e para ele alcançar as memórias verdadeiras ele tinha que alcançar 50% de exposição paranormal, só que antes de ele ser um Marcado ele apenas tinha afinidade ao CONHECIMENTO, mas ele alcançou 50% tantas vezes que uma hora ele ganhou a afinidade com o MEDO, e ganhou a MARCA dele Depois, o MEDO é muito sobre o desconhecido, ter afinidade com o Medo sendo um Marcado, sem saber que tem afinidade faz todo o sentido!!! Ao transcender com 50% de exposição paranormal, os personagens só descobrem, que tinham a afinidade ao MEDO por que ele se AFILIOU a outra ENTIDADE DO OUTRO LADO, é assim que eles descobrem suas MARCAS, assim que eles Descobrem a Sua AFINIDADE COM O MEDO 1 BILHÃO DE PONTOS para quem me fizer desacreditar nisso!!!!!
como o cellbit realmente falou no discord n tem como desacreditar KASDJKASDJASKD nas palavras dele a afinidade com o Medo é ser Marcado, porém o medo não é ciumento.
Que isso! trouxe informação do Cellbit falando coisas que tem relações diretas, só que evitando spoiler não dá pra entrar a fundo. Mas em resumo, a resposta seria "NÃO VAI TER".
💖MAJI RPG: forms.gle/ANRUDJ3ghLvWUeHi8
💖PROJETO OST: www.catarse.me/ost
Sobre o cabelo branco do Arthur, é uma manifestação de medo sim, mas é algo epecifico do Arthur e não algo que o medo pode fazer. Ele tem mechas brancas por causa do brúlio e do verissimo. lembrava de algo assim e fui confirmar, ta na pg 100 de sobrevivendo ao horror
Isso! Lembro de alguém explicando isso antes. Valeu por lembrar
É interessante fazer um paralelo entre o conceito de Medo trazido no jogo e o conceito de membrana no universo. O medo afina a membrana e cria uma região onde as leis naturais não funcionam, ou seja, um lugar onde o Medo exerce domínio permite que o impossível aconteça, fazendo com o paranormal entre na Realidade. E isso é uma via de mão dupla, já que tanto o Medo torna uma região mais suscetível a eventos paranormais quanto o contrário.
o cabelo branco tem haver com medo mesmo, o Arthur ganhou o cabelo branco por causa da sua fobia com o sangue/ com o vermelho
Tenho algumas dúvidas que fiquei sobre o final de Enigma do Medo e que talvez fossem tópicos a ser discutidos em algum vídeo:
(Spoilers de Enigma do Medo e do RPG)
1. Como o Outro Final afeta a linha do tempo do RPG?
2. Durante o episódio 11 de Calamidade no minuto 2:36:40, quando o Veríssimo discursa na frente de Kian e pede que ele o mate, Kian diz ser incapaz de fazer isso. Isso é pelo Veríssimo ter seu destino preso ao Perímetro, como vimos no jogo, mas no Outro Final, ele não tem mais esse destino, portanto temos um problema na linha do tempo do Outro Final. Nesse momento, o Kian mata o Veríssimo? Não faria sentido porque o Veríssimo não teria mais conexão com o Perímetro, portanto não iria proferir aquelas palavras, mas é algo a se pensar.
3. Se o RPG seguir com a linha do tempo do Final "ruim" de Enigma do Medo, Veríssimo morrerá e Mia, Samuel e Agatha ficarão presos no Perímetro? (Considerando que, caso eles saiam, provavelmente vão voltar achando que acabaram de chegar ao local).
4. O quanto a linha do tempo do Outro Final é afetada pela "existência" dos agentes que estariam vivos e saíram do Perímetro? Sabemos que os agentes que participaram da investigação no Perímetro são de elite, quanto que o fato deles estarem vivos nessa linha do tempo teria influenciado ela? O Cellbit poderia usar desse artifício pra fazer uns retcons em certos eventos do RPG? Por exemplo, sendo um artifício a ser usado até pra contornar alguns problemas de continuidade de personagens como o Gal?
5. Existe um gap de memória na linha do tempo do Outro Final pra Mia? Se for parar para analisar, caso essa linha do tempo seja diferente da que ela viveu (e provavelmente é), ela não tem memórias de todos os anos da sua vida até aquele ponto onde vemos ela e o pessoal na última cena do jogo, apenas das memórias da outra linha do tempo que ela cresceu. Ou de alguma forma ela recebeu essas memórias novas? foram trocadas? (Provavelmente não, por que se não ela não se lembraria do Jaser).
6. Sobre a escolha do Jaser no Outro Final ser uma escolha de FATO dele, o quanto isso é verdade? Considerando que o OUTRO FINAL em si faz parte da própria Profecia, sendo citado pelos personagens (Como o Calisto), e o Outro Final é justamente onde todos estão vivos e não existe um loop no Perímetro, então a escolha do Jaser não foi de fato dele? Apesar dele estar "livre", fazia parte do destino (mesmo que inconscientemente) que ele escolhesse nunca existir? Ou o Outro Final também poderia seria o "mesmo" caso o Jaser decidisse só tomar o lugar da Mia?
o outro final era algo específico, aquilo que ele fez parece ter sido depois da profecia acabar, pra mim parece tipo um desejo do hulk da manopla pra deixar tudo safe e reajustar, e aquilo foi depois de calamidade pq o jogo se passa depois da ferida da agatha
@@Luwunas2 Sim, sei que foi depois de Calamidade. O ponto é que a escolha do Jaser tem que ter mudado a linha do tempo de algum jeito, por que ações como a do Veríssimo em Calamidade não poderiam ocorrer da mesma forma, além dos agentes que estariam vivos agora. Se o Jaser reajustou tudo isso pra que as coisas ainda tivessem andado da mesma forma, algo ainda teve de ser diferente e isso que é estranho pra mim, ainda é meio confuso, a gente só vai poder ver as consequências disso em Calamidade pt2 provavelmente
Olha a quebra de linha do tempo só afeta o perímetro...
@alissonkaykydasilvabatista517 Como?
@@JulioCesar-tv1qgCara vc pensa que ele mudou a linha do tempo e o passado, mas não, ele pegou e recortou o ponto final de uma linha do tempo e colocou em outra, é por isso que eu acredito que o Calisto conheça a Agatha e ela não conheça ele
A questão é que o medo é 100% subjetivo e pessoal, fica difícil demais ele colocar em regras, em sistema, só da mesmo ele mestrando em RPG.
Mn, fiquei mt triste pq n tem NADA de conhecimento em enigma do medo, tem um boss pra cada elemento e nada de conhecimento (n sei se na capela tem coisa de conhecimento, n vi ate essa parte)
O Sobsolo é conhecimento e o Calisto seria o boss de conhecimento. Mas concordo, os outros elementos estão bem mais representados! E o Calisto não é uma criatura irada como o Golias, Tirano e a DJ.
Pra mim o Calisto é o boss de conhecimento
é pq os bosses nao foram "de cada elemento", tanto que o sangue é bem apagado em conceito se nao fossem os zumbis, a caverna é mais sobre os cristais(que a gente nao sabe de que manifestação sao) do que de sangue em si, energia apareceu em grande parte no cemitério mais por conta da pegada da alma(que acreditem se quiser é mais de energia do que de conhecimento)
mas sim, é triste q nao teve quase nada de conhecimento centrado
@kaudri4455 sim tipo, só o elemento de morte que foi explicado, os outros só foram explicado a lore dos casos do cemitério/caverna
A catedral e o calisto são de conhecimento, por isso a cor dos olhos dele muda de azul para laranja
Acho que seria legar vc ter falado do meu comentario que eu tinha deixado nesse post do reddit na questão do visual de como seria (na minha visão) a afinidade com o medo.
Detalhe, não existe afinidade com o medo, mas ele pode alterar a aparência do personagem, independente do elemento que o personagem se conectar
Lembro do celbit dozer numa live que era como se a afinidade com medo fosse ser um marcado
Assistiria um RPG feito no seu sistema? mesmo sendo de um ramdom? tipo eu? kkkkk Eu ia amar ver tu comentando sobre as campanhas feitas no teu sistema gosto muito do teu conteúdo e como AINDA não é tão grande acho que conseguiria fazer um video falando sobre a galera que vai narrar teu sistema, rankeando as campanhas ou só apotando o que gostou e o que não gostou...
Seria legal!!! Super faria algo assim. Quero ver como o pessoal vai pegar as Guidas e usar. Eu não sou o mestre dos combos, então nem sei todas as possibilidades de Maji, quero ver vcs criando.
Um amigo meu fez uma campanha de teste, ele simplesmente pegou a Guilda de ecologistas, e os tornaram antagonistas! Porque não queria que as pessoas entrassem na floresta, mas tinha um portal lá com criaturas demoníacas saindo.
Ou uma coisa que eu to um poco confuso
A morte e dita nao gostar de interferencias no tempo
Porque sera que e entidade da morte nao interferiu nos acontecimentos do perimetro?
pq o perimetro é basicamente um local aparte, tipo.. é como se ele fosse separado da realidade.. algo aparte... tanto que quando a mia ataca o jaser ela quebra o cliclo e o perimetro fica todo fdd.. mas se você pudesse ver fora do perimetro taria tudo normal.. por que ele não ta conectado com a realidade então n faria sentido o deus da morte intervir, espero que eu tenha conseguido explicar...
em resumo, so não foi afetado por que o perimetro é como se fosse separado da realidade
eu acho que ele não interferiu pq o perimetro é tipo uma realidade separada do resto do mundo
pq nao havia tempo, cronologia exatamente, nada começava e nem terminava
Acho que é bem isso. Não tinha nada de tempo lá. O Jaser mesmo diz que não voltava no tempo.
Talvez os olhos verdes do jaser sejam algo da afinidade como o elemento de medo...talvez
Eu não gosto tanto da afinidade de Medo até pq TODA AFINIDADE de um marcado É DE MEDO e um OUTRO ELEMENTO. As Marcas são entidades de Medo que se conectam através das outras "entidades" a uma pessoa, então toda afinidade de um marcado é uma afinidade de Medo.
os cabelos brancos do arthur tem algo com o medo, no suplemento fala sobre isso.
Acho q muito mais q um suplemento está no tempo de fazer uma versão do livro de regras do Enigma do Medo. Ordem já pode ir para uma 2.0 ao em vez de fazer mais um suplemento com + regra que pode criar desgaste.
Acredito que isso só rolê quando o livro fazer 5 anos ou 10 anos
Estou estudando muito o mercado de RPG, e não acho que isso vai acontecer, e se ocorrer, vai demorar.
As editoras estão largando a mão da ideia de Edição 2, 3, 4. E jambô teria um impacto serio se fizesse isso, a galera não gosta de mudanças. Imagina as pinhas de páginas que saíram na DB, agora não funcionando na versão atual, ou o suplemento de fã.
Não acho que isso vá acontecer, nem em 5 anos.
no meu ver, ter afinidade com medo seria ter afinidade com oq não existe, no mais pé da letra possivel
acho que o suplemento de enigma do medo só sairá depois das dlcs, ai sim ele irá anunciar
Eu queria que tivesse a DEGOLIFICADA em Enigma do Medo, acho que tinha espaço para ela aparecer
Eu até tinha toda uma teoria sobre o Culto Do Medo, estar muito relacionado a pessoas sendo degoladas por isso que a Degolificada seria uma criatura do Elemento Medo, e o Jogo contaria a ORIGEM da DEGOLIFICADA.
A primeira manifestação dela foi na escola Nostradamus mesmo
@exreboot0993 prova para mim.
@Pangrama desculpa, me enganei, não tem nenhuma menção de quando seria sua primeira manifestação. Mas, não acredito que isso seja tão importante assim
@@exreboot0993 tranquilo, no livro de regras na página 281, na ameaças paranormais Degolificada, é dito o seguinte:
"Todas as manifestações da Degolificada registradas parecem apontar uma conexão forte com tragédias terríveis envolvendo pessoas muito jovens."
E
"A Degolificada parece se desenvolver e distorcer mais a cada vez que se manifesta na Realidade."
Esses dois trexos apontam que ela já surgiu a um bom tempo, para ter tantas outras manifestações associadas.
@@exreboot0993 só não é estranho como uma "LOIRA DO BANHEIRO" repito uma "LOIRA DO BANHEIRO" seja tão, mas TÃO, temível a ponto de ser uma criatura de Medo???????? Como ELEMENTO PRINCIPAL!!!!
o que o jogo mais impacta no rpg é que o verrissimo pode morrer no rpg agora
NAAAAAAOOO
4:40 o kaiser transcendeu com dois itens: o que deu o cinerária e a acácia, então nenhuma novidade
É TÃO SIMPLES!!!!
Gente a afinidade ao elemento Medo é ser um Marcado, isso que é ter afinidade ao elemento Medo, se não me engano até o cellbit já confirmou em um comentário
Pensa só, o Kian queria ser um marcado, e para ele alcançar as memórias verdadeiras ele tinha que alcançar 50% de exposição paranormal, só que antes de ele ser um Marcado ele apenas tinha afinidade ao CONHECIMENTO, mas ele alcançou 50% tantas vezes que uma hora ele ganhou a afinidade com o MEDO, e ganhou a MARCA dele
Depois, o MEDO é muito sobre o desconhecido, ter afinidade com o Medo sendo um Marcado, sem saber que tem afinidade faz todo o sentido!!!
Ao transcender com 50% de exposição paranormal, os personagens só descobrem, que tinham a afinidade ao MEDO por que ele se AFILIOU a outra ENTIDADE DO OUTRO LADO, é assim que eles descobrem suas MARCAS, assim que eles Descobrem a Sua AFINIDADE COM O MEDO
1 BILHÃO DE PONTOS para quem me fizer desacreditar nisso!!!!!
como o cellbit realmente falou no discord n tem como desacreditar KASDJKASDJASKD
nas palavras dele a afinidade com o Medo é ser Marcado, porém o medo não é ciumento.
@soriterror isso mesmo, concorda com o meu ponto?
@@soriterror Ele não falo que ninguém tinha >ATE AGORA< afinidade de medo?
Resumindo o video:
Nada confirmado👍
Que isso! trouxe informação do Cellbit falando coisas que tem relações diretas, só que evitando spoiler não dá pra entrar a fundo. Mas em resumo, a resposta seria "NÃO VAI TER".
na vdd a arte é da @milky-iris no bluesky
Perfeito!