Exato, as pessoas tem a mania de achar culpados por suas próprias falhas. Em um relacionamento a dois ninguém erra sozinho, se vc errou, o outro foi no mínimo cúmplice. Mas apontar apenas um lado e mais fácil.
Pode ser que outra pessoas "nos fez" sentir culpa, mas verdadeira culpa de estarmos sentindo a culpa é nossa! Tanto que, quando a mulher foi atendida pelo Dr., a culpa passou. Por isso acho que todo mundo deveria se dedicar e estudar o seu interior. (Auto-observação).
"você nao deve avaliar o passado com os olhos do presente" o vídeo todo, incrível, que sabedoria, deixa a gente até mais leve, apesar de estar vivendo um puro caos.
Carolina, vivo um caos também, mulheres maltratam muito e muito bem. Sou Oficial de Justiça, tenho casa própria e algumas vantagens, nas a minha esposa me julga, me condena e me pisoteia quase todos os dias. Ela me humilha com palavras e ações. pensei até em suicídio para me ver livre de tudo e de todos. Fica com DEUS
Eu me vi completamente inteira dentro deste contesto, graças a DEUS entendi que a única pessoa que me fez mal fui eu mesma. Infelizmente demorou a descobertas, reagi e estou me sentindo tão bem agora, eu tenho 62 anos, mais é como tivesse 30 anos, com uma vontade de viver inexplicável. E queria mandar um recado para mulheres que saiam dessa situação, não foi fácil, mais conseguimos. A borboleta rasteja até criar asas (Flávio José)! Agora eu tenho e elas estão abertas e vou para direção que EU QUISER 🦋!
Olhando com os olhos do presente descobro que fui vitima de mãe nascisista no passado. Uma sobrevivente. Fiz escolhas equivocadas por fuga e para ser feliz.Estou libertando de "culpas"que não eram minhas e buscando a "identidade" perdida. Gratidão pelo vídeo Dr Marcos.
Eu me culpo muito tive um filho com uma pessoa horrivel que me abandonou, eu amo meu filho mais não consigo me perdoa por não ter escolhido um pai bom pro meu filho, so que hoje vejo que foi a melhor coisa que me aconteceu meu filho hoje eu crio ele sosinha e hoje penso que era assim que era pra ser mesmo.
Percebo que há vários relacionamentos que por manipulações, feriram muita gente. Os dramas do passado afligem e dominam se deixarmos. Salomão dizia, não diga que os dias passados foram melhores ou piores que o os de hoje. A razão disso é que o SE não muda o passado, pois esse conhecimento só se deu por razão da nossa experiência atual. Portanto, não devemos julgar o passado com os olhos o presente. Grato Dr. Marcos.
Eu também tinha muita culpa também tive um filho com um homem que me fez sofrer muito mas não fiquei com ele criei meu filho sozinha sofri muito preconceito com minha família porque era mãe solteira achavam que meu filho ia ser bandido traficante algo do tipo mas eu e meu filho vencemos tenho muito orgulho do meu filho Policial Militar tenho 52 anos esse vídeo me ajudou muito por não ter ficado com o pai dele
Eu saí de um divórcio faz 4 meses,e sempre me perguntava:Onde eu errei?Dei o máximo de mim é ñ obtive valor .E sempre me dizia será que errei nisso,naquilo? Errei sim !em querer sempre buscar o melhor pra relação, enquanto ele só se conformava, relacionamento com conexão diferente, não avança, Então tomei decisão de entrar no divórcio, e hj fico me culpando por essa decisão, alegando se não seria melhor concertar algo que ele mesmo ñ queria mais. O homem é covarde em terminar um relação,banizando a mulher pra que nós mesma tenha essa decisão.
A maioria dos homens não termina com a gente. Eles nos tratam mal pra que a gente termine. Também estou no processo de me perdoar. E sinto que aos poucos vou conseguir.
Eu nunca tinha pensado nisso! Você tem toda a razão. É sempre nós, mulheres, que terminamos. Os homens provocam situações esperando que a gente dê um basta. A mulher que, mesmo assim aceita, é humilhada demais por um homem.
@@danielegomes7390 isso não e só o homem que faz. isso e as pessoas que não querem esta ao lado das outras pessoas. Pode ser homem ou mulher. Pense nisso. Esse rapaz só não era o homem indeal pra tentar fazer da certo com vc .
Estou passando por esse sentimento de culpa, é uma sensação horrível se alto julgar por uma coisa que vc poderia ter evitado. Não estou conseguindo viver sem isso. 😞
Brilhante ! Engravidei ao 19anos , hoje tenho 40, vejo tudo de forma diferente , entendo bem essa pessoa q escreveu , sinto me culpada por várias coisas
O passado fica no passado. Serviu pra aprender, problema seria se tivesse caído no mesmo erro... todo problema/erro vem pra ensinar... use pra se empoderar e ajudar a empoderar outras pessoas, seus filhos por exemplo... terá valido a pena ter errado e vivido!
Eu sempre converso isso com meus filhos ,tudo que passamos foi o que me fez ser o quê sou hoje , tenhamos que agradecer cada momento ,e temos que voltar na idade que tínhamos na época apreedemos com as dificuldade e erros ... Sempre fácil depois de pronto . Até pra educar e entender os Filhos temos que se colocar na idades deles no momento , sempre vamos ver com o amadurecimento da nossa idade de presente ,vamos tbm colocar no lugar dos filhos pra entender eles e os erros deles .....no fim tudo da certinho ... Faça isso com amor .... bjs obrigada
Eu nunca havia pensado sobre este ponto de vista em relação ao sentimento de culpa. Esta coisa da época do contexto e a maturidade de hoje... Eu pago minha dívida com outras pessoas...e coisa humana. A natureza é assim, o fruto da árvore é para alimentar outro ser vivo bem diferente de sua espécie. Nós temos que prestar mais atenção e retornar a nossa natureza!
Realmente, carrego muitas culpas de qdo eu nem sabia quem eu era, errava tentando acertar É difícil não se cobrar pelo passado, mas tem algo de bom nisso, é sinal q hj estamos bem melhores 🤗
Me sinto culpada por ter escolhido uma pessoa tão ruim para me casar, tenho 39 anos, fui uma jovem muito desejada por vários rapazes e fiz a pior escolha. Hoje vejo como errei, não tenho forças para sair disso. Só agradeço a Deus o filho que tenho maravilhoso.
Me ajuda muito! Obrigada por tudo! Eu tinha 19 anos quando cometi o maior erro da na minha vida, hoje tenho 47. Eu estava tentando evitar sofrimentos. Mas até hoje sofria com a culpa. O erro que cometi não será apagado infelizmente, mas... Hoje com certeza sou uma pessoa melhor pois aprendi com o meu erro. Que Deus me ajude a libertar da culpa e eu tenha oportunidades de fazer o bem talvez para compensar!
Incrível essa reflexão sobre promovermos a gratidão aos nossos antepassados através de benfeitorias às futuras gerações. Encontro-me na mesma situação da história narrada. Obrigada, Dr.! Me ajudando sempre. Sinta-se abraçado.
Emocionei no relato dela. Vi a minha pessoa parcialmente nisso. No meu caso, no primeiro momento, após procurar ajuda psicológica, eu compretendi q "aceitei" tanto abuso por carência e instabilidade familiar. Materialmente abastada mas afetivamente paupérrima. A grande maioria de nossos transtornos, complexos e carências é fruto da nossa primeira base (familiar). Com 50 anos e com vc, Dr. Marcos, posso afirmar q melhorei muito, porém, qndo esbarro com relatos assim sinto medo. Fico como se estivesse assustada. Muito obrigada por dispor em nos ajudar com seus vídeos!
Eu precisava ouvir isso ... me ajudou muito !! Em 2011 passei um luto muito intenso pela morte da minha mãe e tbm do meu irmão , eu simplesmente não consegui ficar morando no mesmo lugar , tinhamos o terreno e a casa ... as pessoas me davam conselhos pra não abandonar tudo mas eu simplesmente não encontrei forças para continuar lá . Hoje estou bem superei aquela dor vivo tranquila em Paz mas financeiramente sempre muito dificil pois vivo de aluguel todos esse anos com meu filho pequeno .. essa culpa me atormenta porque eu tinha tudo e abandonei . Agora entendo o quanto é facil se sentir errada olhando com os olhos de hoje que estou Bem a cabeça é outra ... Vou seguir em frente !!!!
Gratidão Amado ! 🌹🙏 Acabei de sair de um Relacionamento curto (3 meses), mas que partiu minha Alma...Muita humilhação e pressão psicológica... Não sei como consegui pular fora, mas estava me sentindo culpada até ver esse vídeo...ESTOU LIVRE E LEVE GRAÇAS A DEUS...✨🙏✨
@@nilsondamascenofernandes4912Tem razao Tres meses è o tempo certo mas nunca è tarde demais eu sai depois vinte e oito anos eu todos os dias tenho que me perdoar....
Meu relacionamento acabou há uma semana, sempre tive picos de ansiedade e ele acabou comigo da noite pro dia... Eu sempre me doeei muito na relação, inclusive mais do que deveria, abrindo mão inclusive de mim mesma, o que acho que gerou o desinteresse na outra pessoa... Estou aqui pensando sobre isso e me martirizando por isso. Tenho que aprender a me olhar com mais carinho e sim, EU ESTAVA TENTANDO SER FELIZ!
Milena, estou passando por algo parecido... Namorei por 3 anos, uma mulher incrível, que após 1 ano e meio/2 anos foi morar em outro estado por conta da faculdade, por muito tempo conseguimos levar essa distância de uma forma extremamente madura, mais do que achávamos que íamos conseguir... Porém, minhas crises e inseguranças também batiam na portam. Sempre fui muito ansioso, inseguro, e sou extremamente intenso na forma de demonstrar amor... Sempre fiquei mandando mensagem, perguntando como estava, o que estava fazendo, como havia sido o dia dela... Mesmo quando eu estava no meu pior momento dentro de uma bolha de ansiedade, com dificuldade pra socializar, achar graças nas coisas que ela via, e até mesmo aproveitar algumas coisas que ela adorava, eu ficava bem desde que ela estivesse bem... Ou seja, eu colocava a saúde e felicidade dela acima da minha... Poucas vezes disse não a ela em 3 anos de namoro. Era sempre "o que você quer fazer hoje, amor? O que você prefere? Você quer comer isso ou aquilo? Você quem sabe". Hoje vejo o quanto isso incomodava ela. Porém, quando terminamos a primeira vez, eu estava bitolado de crises, dentro de uma bolha que só consegui sair com a dor do término... Isso estava me impedindo de ser o companheiro que ela queria, que ela merecia e isso faz com que eu me sinta muito mal até hj... Reatamos e terminamos pela segunda vez, dessa vez ela disse que eu não tenho culpa nenhuma, de nada, que não era eu o problema e sim ela... Que ela não sentia mais nada por mim e reconheceu todo o esforço e dedicação que eu estava fazendo pra ser aquele companheiro que deixei de ser por conta da bolha proveniente das minhas crises de ansiedade, que eu fiz tudo dentro do possível, que se sentiu extremamente amada por mim, que nunca foi amada por ninguém como foi por mim, que era pra eu parar de me martirizar, pois A CULPA NÃO ERA MINHA, ERA ELA QUE NÃO QUERIA MAIS. Mesmo assim, eu ainda tenho na cabeça que a relação só chegou a esse ponto pelo fato de eu ter deixado minha insegurança me dominar (mesmo ela falando pra procurar psicólogo, eu não procurava pq ela era o suficiente pra me acalmar e eu estava bem desde que ela estivesse bem... O que hoje eu entendo como carga emocional extremamente desnecessária pra ela, tendo em vista todos os outros problemas que ela tinha), por ter dado pouco espaço pra ela e estar sempre querendo conversar, demonstrar minha saudade, sempre falando eu te amo... Sinto que a pressionei. Espero poder me livrar logo desse sentimento, pois eu ouvi da boca dela que não sou culpado pelo termino, ouvi tbm que ambos erraram na relação e que eu não precisava me culpar por isso. Então por que eu ainda acho que isso é uma culpa minha? Perdão o desabafo...
Que vídeo lindo. Deu paz em não me julgar também como eu aceitei aquela pessoa que acabo com meu psicológico.mas naquela época eu teria feito daquele jeito.
Pessoas manipuladoras agem assim. Cometem erros, despejam suas frustrações no outro, não reconhecem e ainda conseguem fazer o outro se sentir culpado...
Como pode existir uma pessoa tão sábia e não ser meu vizinho? Obrigada por seus vídeos. Eles acariciam minha alma. Eu me sinto acolhida. Eles me acalmam
Eu crio minha filha sozinha e sempre estou procurando melhorar de vida não me importa oque eu faço oque importa é conseguir viver com minha filha em condições melhores.
Muito obrigado por este vídeo! De coração... ❤️❤️❤️ Ano passado, passei por várias situações difíceis... Veio, então, uma resposta de um concurso que prestei em 2015, e sem pensar, tranquei o curso de terapia ocupacional que tanto me dediquei para entrar... Tenho sonhado com a perda do curso... Acordo desesperado e chorando... Quero voltar para meu curso, mas vem a culpa de abrir mão de um concurso público... Mas, eu estava tão desesperado na época... Não poderia ser diferente... Meu amigo morreu na minha frente. Uma semana depois, tive uma crise de pânico na faculdade e a equipe de saúde me dispensou por uma semana. Na semana seguinte, veio a carta do concurso logo após eu fazer uma prova na faculdade... Foi td tão rápido... Enfim... Obrigado mesmo pelo seu vídeo ❤️❤️❤️
Sinto muito por seu amigo e desculpa por me meter em sua vida, mas acho q vc não deve sofrer por não estar em seu curso. As pessoas estão tão desesperadas por falta de emprego e vc foi chamado pra assumir cargo por concurso público! Hoje em dia isso é tao maravilhoso, é de uma benção! Retorne depois para o seu curso, qdo der, mas fique feliz por estar empregado) :
Como é interessante ouvir esse relato. Eu não consigo entender como ela não consegue se perdoar. Pra quem ouve é tão fácil perceber que ela era apenas uma criança. Mas quanto olho para o meu erro, que comparado ao dela foi menor- fiz uma escolha profissional ruim- na mesma faixa de idade, eu não consigo me perdoar. É muito louco isso.
Bom dia! Muito obrigado por essa valiosa e terapêutica reflexão! Com a maturidade, entendemos que o auto perdão pode acompanhar a responsabilidade por erros que cometemos e não apaga as dores que são reflexo do que "permitimos" que outras pessoas nos façam. Viver quem somos no presente é a única e real chance de redirecionarmos nossa vida! Aprender a nos amar, nos respeitar , nos tira da condição de vítima. E isso nos permite caminhar melhor e em direção ao que buscamos com o nome de felicidade e paz . A culpa estaciona. O autoperdão ,e/ ou, o perdão a quem nos feriu ou prejudicou liberta...Nos permite traçar novos objetivos alcançáveis e caminhos reais para atingi-los. Parabéns por esse trabalho maravilhoso, que leva bálsamo a tantas vidas que precisam de esperança! E novamente, obrigado pelo vídeo!
A melhor lição que aprendi através da terapia foi a ressignificar a culpa por responsabilidade. Eu sempre tenho responsabilidade por tudo que acontece nas minhas relações, nem que seja minimamente permitindo que aconteça. Assim fica mais fácil de aprender e seguir em frente 🙌
Acontece na Vida ,que erramos com alguém e esse relacionamento , se rompe, e mais maduros não cometemos os mesmo erros em outros relacionamentos. É exemplo de divida, que não pagamos a quem devemos de fato! Na vida já nascemos devendo . E muitas vezes pagamos! Más não a quem devemos de fato! Muito significante isso! GRATO!
Doutor Marcos Lacerda, eu não sei da sua vida pessoal, mas eu desejo do fundo da minha alma que todos os seus sonhos e desejos bons se realizem. Você merece. Parabéns por viver a sua missão de cura na vida das pessoas. Te amo, se um dia eu te encontrar vou te agarrar de forma fraterna. Muita luz na sua vida.
A questão não é a julgamento com os olhos do presente, mas ter a certeza de que, naquele momento lá no passado, já tínhamos plenas possibilidades de ter evitado certas situações. Isso acontece em vários monentos, e é um sentimento de culpa insuperável, o melhor que dá para fazer é tentar esquecer. Mas, claro, sempre volta...
🥰😍🤩🙌 UAU ‼️❤ COMO É BOM "SE" PERMITIR ENTENDER SEU PASSADO, VIVER O PRESENTE E SABER QUE PODEMOS "MODIFICAR" NOSSO FUTURO ‼️💋❤GRATIDÃO IMENSA PELAS PALAVRAS DE ENTENDIMENTO ‼️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽❤🤜🏾🤛🏻
Essa é a minha história, em gênero, número e grau! Vivi 30 anos num relacionamento abusivo moral e fisicamente, com um homem perverso. Sai desse relacionamento 30 anos depois. Hoje minha vida é maravilhosa, pessoal e financeiramente. Por mérito meu, pq dos 30 anos, não tirei nem uma colher de dentro de casa, nem a casa. Inclusive eu que paguei o divórcio. Tive duas filhas desse relacionamento. Hoje vivo em paz, mas sinto culpa com relação as minhas filhas. De certa forma, elas ficaram com a "problema", com a "carga" que sei não é nada leve. Minha escolha errada feita lá atrás, causou problemas para quem mais amo. Triste!!
Ele é tipo um mago, um daqueles profetas de filmes, que quando vai falar todo mundo para pra ver. Nossa inconstância precisa de você Marcos Lacerda, obrigado.
Já ouvi muitos psicólogos mas você na minha opinião você está sendo o melhor parabéns eu gostaria muitos ainda te dar um grande abraço e te agradecer por ter repassado esse conhecimento para mim um beijo muito grande de sua ouvinte
Obrigada Dr. As vezes precisamos ouvir isso. Na verdade, não se trata só de relacionamento, trata também do que você deixou de fazer. Me arrependo de não ter feito muita coisas. Estudar o curso que gostaria de fazer. Tocar piano, fazer muita coisa. Mas olha, eu acho que ainda posso! Eu não morri ainda. Então, se não deu certo lá no passado, vai dar no presente, porque no futuro só a Deus pertence 😂😂😂😂😂😂 Obrigada professor E Dr Marcos Lacerda. Tenho muito respeito e consideração por você Dr.
Eu apostei tudo no meu sonho e nos meus amores, que foram intensos Na época era tudo mágico, até há pouco tempo O sonho se desfez Fosse só a culpa estaria bom
Tive relacionamento amoroso que nunca me posicionava, deixava ele conduzir a relação e me levar para onde quisesse, mudar de cidade até de estado, eu nada questionava só acompanhava, era Homem de bem em termos de psicopatia, eu que não abria a boca mesmo pra falar oque eu queria e oque não queria, essas relações não ia pra frente. Até que um dia me relacionei com um narcisista, durante 1 ano e meio, bom nem vou comentar oque passei durante esse tempo porque acredito que a maioria deve saber como age um narcisista. Logo no começo do término cheia de traumas e síndrome do pânico só conseguia ficar com raiva de mim mesma, por ter caído nessa, mas hoje após 2 anos que isso ocorreu reconheço que foi o meu maior aprendizado, pode ser que se não estivesse passado por isso continuaria naquele padrão mental, de aceitar tudo calada, sei que tenho muito que aprender ainda, mas hoje eu sei falar não quando quero falar não, e sim quando quero falar sim. Gratidão por esse canal, Marcos seus vídeos tem me ajudado muito 😘
Comigo acontece justamente o contrário, infelizmente. Com meus olhos do passado, jamais eu me submeteria a viver como estou vivendo hj. Tento dia a dia romper esse ciclo e trazer aquela pessoa do passado que não estaria numa situação ruim como estou agora. Não há nada pior que o ciclo do abuso e todas as culpas que quem estar com vc te colocou durante anos de convivência.
As vezes a gente senti culpa até por nossa existência por aceitar tanto abuso na vida. Seja de familia, de companheiro e assim vai... Até um dia q a gente descobre q a solidão é nossa melhor companheira e o resto são só coadjuvantes. Amo as pessoas com o meu respeito, mas nunca com meu ser. Só a maturidade traz isso.
Verdade, a gente sempre julga o nosso passado com os olhos de agora, e realmente é injusto com nós mesmos. Graças a Deus que conheci esse canal um abraço 😘
A culpa não é minha! Fui casada por seis anos, cuidei, amei, fui amiga,, mulher, companheira. Fui usada, ele fala aos quatro ventos que só se casou comigo porque estava precisando fazer um "pé de meia," e precisava comprar uma casa. Fiz o que estava ao meu alcance para manter e relação, apesar dos abusos e traições. Hoje eu olho para mim e me orgulho de ter feito tudo, mesmo sem ter sido valorizada, não fui amada, em não ter tido meu esforço reconhecido, eu fiz a minha parte.
Meu Deus como esse video me ensinou. Hoje tenho 49 anos e carrego culpas pelos meus erros dos 15 anos aos 23 mas me julgava com o amadurecimento de hj e tava sendo injusta comigo mesma
Pior são aquelas pessoas que fazem vc se sentir culpado ou dizer q tens culpa de algo que fizemos á tanto tempo atrás!!!
Exato, as pessoas tem a mania de achar culpados por suas próprias falhas. Em um relacionamento a dois ninguém erra sozinho, se vc errou, o outro foi no mínimo cúmplice.
Mas apontar apenas um lado e mais fácil.
É muito complicado mesmo !
Verdade Tielly
@@clever3383 Vc merece pessoa melhor.
Ou no mínimo pessoas parceiras.
Que só quer te dar problemas.
Pode ser que outra pessoas "nos fez" sentir culpa, mas verdadeira culpa de estarmos sentindo a culpa é nossa! Tanto que, quando a mulher foi atendida pelo Dr., a culpa passou. Por isso acho que todo mundo deveria se dedicar e estudar o seu interior. (Auto-observação).
Por mim, ficaria horas e horas; lhe ouvindo...
É reconfortante e prazeroso, sinto-me sempre melhor, depois de cada aconselhamento seu. Obrigado.
Eu também sinto a mesma coisa
Alguém aí sabe o email do dr?
Comigo também
Eu tbm!
@@denicecosta8949 procure nas outras mídias digitais, instagram por exemplo.
Um assunto que daria num bom livro. Não só no aspecto pessoal como no profissional...
Obrigado meu professor,Março Lacerda, como ,e como aprendo com você
Rodrigo Souza pensei o mesmo
"você nao deve avaliar o passado com os olhos do presente"
o vídeo todo, incrível, que sabedoria, deixa a gente até mais leve, apesar de estar vivendo um puro caos.
Carolina, vivo um caos também, mulheres maltratam muito e muito bem. Sou Oficial de Justiça, tenho casa própria e algumas vantagens, nas a minha esposa me julga, me condena e me pisoteia quase todos os dias. Ela me humilha com palavras e ações. pensei até em suicídio para me ver livre de tudo e de todos. Fica com DEUS
@@bneto1309 VOCÊ ESTA BEM ?
Com a maturidade que temos hoje provavelmente não cometeríamos alguns erros do passado. Era outro tempo e outra cabeça. Não se pode comparar.
É like antes mesmo de assistirmos, porque sabemos que o vídeo será uma verdadeira aula de autoconhecimento!
Kkkkkk eu também. ,Merece mil likes. Pena q só da um. Kk
Eu me vi completamente inteira dentro deste contesto, graças a DEUS entendi que a única pessoa que me fez mal fui eu mesma. Infelizmente demorou a descobertas, reagi e estou me sentindo tão bem agora, eu tenho 62 anos, mais é como tivesse 30 anos, com uma vontade de viver inexplicável. E queria mandar um recado para mulheres que saiam dessa situação, não foi fácil, mais conseguimos. A borboleta rasteja até criar asas (Flávio José)! Agora eu tenho e elas estão abertas e vou para direção que EU QUISER 🦋!
Olhando com os olhos do presente descobro que fui vitima de mãe nascisista no passado. Uma sobrevivente. Fiz escolhas equivocadas por fuga e para ser feliz.Estou libertando de "culpas"que não eram minhas e buscando a "identidade" perdida. Gratidão pelo vídeo Dr Marcos.
Meu caso também.
Acho que tb fiz isso. Mas elas foram vítimas tb
“É um erro avaliar seu passado com os olhos do presente”
Por mim, o vídeo já poderia parar por aí. Amei o tapa na cara! 😂 👏🏻👏🏻👏🏻
Por falta desse olhar que os relacionamentos acabam tão facilmente. Os pesos do passado são usados nas balanças do presente. Aí é difícil mesmo.
Eu me culpo muito tive um filho com uma pessoa horrivel que me abandonou, eu amo meu filho mais não consigo me perdoa por não ter escolhido um pai bom pro meu filho, so que hoje vejo que foi a melhor coisa que me aconteceu meu filho hoje eu crio ele sosinha e hoje penso que era assim que era pra ser mesmo.
Oi Erika ...Vc e uma🦸♀️ Super Mae 👍👍👍👍👏👏👏
😂😂😂
Percebo que há vários relacionamentos que por manipulações, feriram muita gente. Os dramas do passado afligem e dominam se deixarmos. Salomão dizia, não diga que os dias passados foram melhores ou piores que o os de hoje. A razão disso é que o SE não muda o passado, pois esse conhecimento só se deu por razão da nossa experiência atual. Portanto, não devemos julgar o passado com os olhos o presente. Grato Dr. Marcos.
Que lindo!!!!!
Exatamente o que eu precisava ouvir, temos que viver o aqui e agora. Estou muito agradecida pelo seus vídeos incríveis.
Eu também tinha muita culpa também tive um filho com um homem que me fez sofrer muito mas não fiquei com ele criei meu filho sozinha sofri muito preconceito com minha família porque era mãe solteira achavam que meu filho ia ser bandido traficante algo do tipo mas eu e meu filho vencemos tenho muito orgulho do meu filho Policial Militar tenho 52 anos esse vídeo me ajudou muito por não ter ficado com o pai dele
Eu saí de um divórcio faz 4 meses,e sempre me perguntava:Onde eu errei?Dei o máximo de mim é ñ obtive valor .E sempre me dizia será que errei nisso,naquilo?
Errei sim !em querer sempre buscar o melhor pra relação, enquanto ele só se conformava, relacionamento com conexão diferente, não avança, Então tomei decisão de entrar no divórcio, e hj fico me culpando por essa decisão, alegando se não seria melhor concertar algo que ele mesmo ñ queria mais.
O homem é covarde em terminar um relação,banizando a mulher pra que nós mesma tenha essa decisão.
Concordo e bem isso que eles fazem.
A maioria dos homens não termina com a gente. Eles nos tratam mal pra que a gente termine. Também estou no processo de me perdoar. E sinto que aos poucos vou conseguir.
Eu nunca tinha pensado nisso! Você tem toda a razão. É sempre nós, mulheres, que terminamos. Os homens provocam situações esperando que a gente dê um basta. A mulher que, mesmo assim aceita, é humilhada demais por um homem.
Exatamente, é assim que fazem. E depois, alegam que foram “abandonados”... Muita covardia e falta de caráter!
@@danielegomes7390 isso não e só o homem que faz. isso e as pessoas que não querem esta ao lado das outras pessoas. Pode ser homem ou mulher. Pense nisso. Esse rapaz só não era o homem indeal pra tentar fazer da certo com vc .
Verdade verdadeira
Eu sinto isso, sou a minha maior carrasca. Flexível com os outros e dura comigo. Que horror.😕😕
Acho que todos nós temos alguma culpa! Contudo devemos nos perdoar. Já que por vezes perdoamos os outros, imagina se não devemos nos perdoar...
Maravilhoso 👏👏👏
Estou passando por esse sentimento de culpa, é uma sensação horrível se alto julgar por uma coisa que vc poderia ter evitado. Não estou conseguindo viver sem isso. 😞
Já passei por isso
Brilhante ! Engravidei ao 19anos , hoje tenho 40, vejo tudo de forma diferente , entendo bem essa pessoa q escreveu , sinto me culpada por várias coisas
Fenomenal essa frase : "A dívida da vida é paga a quem eu não devo ! "
Muito muito bom..... Estou amando esse medico...
Grata. Excelente.
O passado fica no passado. Serviu pra aprender, problema seria se tivesse caído no mesmo erro... todo problema/erro vem pra ensinar... use pra se empoderar e ajudar a empoderar outras pessoas, seus filhos por exemplo... terá valido a pena ter errado e vivido!
Aprendizado. Maturidade.
Eu sempre converso isso com meus filhos ,tudo que passamos foi o que me fez ser o quê sou hoje , tenhamos que agradecer cada momento ,e temos que voltar na idade que tínhamos na época apreedemos com as dificuldade e erros ... Sempre fácil depois de pronto . Até pra educar e entender os Filhos temos que se colocar na idades deles no momento , sempre vamos ver com o amadurecimento da nossa idade de presente ,vamos tbm colocar no lugar dos filhos pra entender eles e os erros deles .....no fim tudo da certinho ... Faça isso com amor .... bjs obrigada
Nossa!!! precisa muito dessa mensagem. Não mi perdôo pelo meu passado.
Eu tenho culpa de viver o que vivo hoje. Por falta de coragem. Eu me odeio. Vou resolver o meu problema por que eu mereço ser feliz.
Eu nunca havia pensado sobre este ponto de vista em relação ao sentimento de culpa. Esta coisa da época do contexto e a maturidade de hoje... Eu pago minha dívida com outras pessoas...e coisa humana.
A natureza é assim, o fruto da árvore é para alimentar outro ser vivo bem diferente de sua espécie. Nós temos que prestar mais atenção e retornar a nossa natureza!
Realmente, carrego muitas culpas de qdo eu nem sabia quem eu era, errava tentando acertar
É difícil não se cobrar pelo passado, mas tem algo de bom nisso, é sinal q hj estamos bem melhores 🤗
Show!
Me sinto culpada por ter escolhido uma pessoa tão ruim para me casar, tenho 39 anos, fui uma jovem muito desejada por vários rapazes e fiz a pior escolha. Hoje vejo como errei, não tenho forças para sair disso. Só agradeço a Deus o filho que tenho maravilhoso.
Me ajuda muito! Obrigada por tudo! Eu tinha 19 anos quando cometi o maior erro da na minha vida, hoje tenho 47. Eu estava tentando evitar sofrimentos. Mas até hoje sofria com a culpa. O erro que cometi não será apagado infelizmente, mas... Hoje com certeza sou uma pessoa melhor pois aprendi com o meu erro. Que Deus me ajude a libertar da culpa e eu tenha oportunidades de fazer o bem talvez para compensar!
Esse vídeo é maravilhoso, belas palavras e ensinamentos. Realmente não tíamos a maturidade que temos hoje.
Muito obrigada por muitos esclarecimentos que eu tenho tido assistir nos vídeos muito muito muito
Eu só cliquei no vídeo porque te amo 😂😂😂😍😂😂😂
Psicólogo maravilhoso
Um dos melhores vídeos que assisti..
Nunca vi um vídeo mexer tanto comigo, seu até vontade de comentar..
Incrível essa reflexão sobre promovermos a gratidão aos nossos antepassados através de benfeitorias às futuras gerações. Encontro-me na mesma situação da história narrada.
Obrigada, Dr.! Me ajudando sempre. Sinta-se abraçado.
Emocionei no relato dela. Vi a minha pessoa parcialmente nisso. No meu caso, no primeiro momento, após procurar ajuda psicológica, eu compretendi q "aceitei" tanto abuso por carência e instabilidade familiar. Materialmente abastada mas afetivamente paupérrima.
A grande maioria de nossos transtornos, complexos e carências é fruto da nossa primeira base (familiar).
Com 50 anos e com vc, Dr. Marcos, posso afirmar q melhorei muito, porém, qndo esbarro com relatos assim sinto medo. Fico como se estivesse assustada.
Muito obrigada por dispor em nos ajudar com seus vídeos!
MUITO OBRIGADA!!!
Eu precisava ouvir isso ... me ajudou muito !! Em 2011 passei um luto muito intenso pela morte da minha mãe e tbm do meu irmão , eu simplesmente não consegui ficar morando no mesmo lugar , tinhamos o terreno e a casa ... as pessoas me davam conselhos pra não abandonar tudo mas eu simplesmente não encontrei forças para continuar lá . Hoje estou bem superei aquela dor vivo tranquila em Paz mas financeiramente sempre muito dificil pois vivo de aluguel todos esse anos com meu filho pequeno .. essa culpa me atormenta porque eu tinha tudo e abandonei . Agora entendo o quanto é facil se sentir errada olhando com os olhos de hoje que estou Bem a cabeça é outra ... Vou seguir em frente !!!!
vc é muito bom!!!
É assim que eu me sinto.
Culpada pelas minhas escolhas .
E não foi falta de aviso.
Pois Deus mandou me avisar de vários jeito.🤔
Eu vivo assim tbm. Atormentada por não ter ouvido a voz de Deus!
@@raquelramalho100 😂😂😂😂 temos que rir , pois nosso caso é de chorar.
Um forte abraço amiga.
Aprendi com Sofrimento que não sou culpada pelas escolhas das outras pessoas cada um é cada um uma cabeça.
Parabéns dr ótimo ,fiquei tão leve
Gratidão Amado ! 🌹🙏
Acabei de sair de um Relacionamento curto (3 meses), mas que partiu minha Alma...Muita humilhação e pressão psicológica... Não sei como consegui pular fora, mas estava me sentindo culpada até ver esse vídeo...ESTOU LIVRE E LEVE GRAÇAS A DEUS...✨🙏✨
🙏🙏🙏
Eu morei 6 meses com um pisicopatra, graças a Deus sair fora ele era um louco,Deus me livrou
Eu morei 6 meses com um pisicopatra, graças a Deus sair fora ele era um louco,Deus me livrou
Creio que 3 meses faz parte do período de conhecer um ao outro, você tentou e sobe sair fora no tempo certo.
@@nilsondamascenofernandes4912Tem razao Tres meses è o tempo certo mas nunca è tarde demais eu sai depois vinte e oito anos eu todos os dias tenho que me perdoar....
Esse Doutor é muito sábio, ELE tem um lugar merecido lá no céu.
Dr me ajudou muito obrigado Deus abençoe 🙏
Meu relacionamento acabou há uma semana, sempre tive picos de ansiedade e ele acabou comigo da noite pro dia... Eu sempre me doeei muito na relação, inclusive mais do que deveria, abrindo mão inclusive de mim mesma, o que acho que gerou o desinteresse na outra pessoa... Estou aqui pensando sobre isso e me martirizando por isso. Tenho que aprender a me olhar com mais carinho e sim, EU ESTAVA TENTANDO SER FELIZ!
Milena, estou passando por algo parecido... Namorei por 3 anos, uma mulher incrível, que após 1 ano e meio/2 anos foi morar em outro estado por conta da faculdade, por muito tempo conseguimos levar essa distância de uma forma extremamente madura, mais do que achávamos que íamos conseguir... Porém, minhas crises e inseguranças também batiam na portam.
Sempre fui muito ansioso, inseguro, e sou extremamente intenso na forma de demonstrar amor... Sempre fiquei mandando mensagem, perguntando como estava, o que estava fazendo, como havia sido o dia dela... Mesmo quando eu estava no meu pior momento dentro de uma bolha de ansiedade, com dificuldade pra socializar, achar graças nas coisas que ela via, e até mesmo aproveitar algumas coisas que ela adorava, eu ficava bem desde que ela estivesse bem... Ou seja, eu colocava a saúde e felicidade dela acima da minha... Poucas vezes disse não a ela em 3 anos de namoro. Era sempre "o que você quer fazer hoje, amor? O que você prefere? Você quer comer isso ou aquilo? Você quem sabe". Hoje vejo o quanto isso incomodava ela.
Porém, quando terminamos a primeira vez, eu estava bitolado de crises, dentro de uma bolha que só consegui sair com a dor do término... Isso estava me impedindo de ser o companheiro que ela queria, que ela merecia e isso faz com que eu me sinta muito mal até hj...
Reatamos e terminamos pela segunda vez, dessa vez ela disse que eu não tenho culpa nenhuma, de nada, que não era eu o problema e sim ela... Que ela não sentia mais nada por mim e reconheceu todo o esforço e dedicação que eu estava fazendo pra ser aquele companheiro que deixei de ser por conta da bolha proveniente das minhas crises de ansiedade, que eu fiz tudo dentro do possível, que se sentiu extremamente amada por mim, que nunca foi amada por ninguém como foi por mim, que era pra eu parar de me martirizar, pois A CULPA NÃO ERA MINHA, ERA ELA QUE NÃO QUERIA MAIS. Mesmo assim, eu ainda tenho na cabeça que a relação só chegou a esse ponto pelo fato de eu ter deixado minha insegurança me dominar (mesmo ela falando pra procurar psicólogo, eu não procurava pq ela era o suficiente pra me acalmar e eu estava bem desde que ela estivesse bem... O que hoje eu entendo como carga emocional extremamente desnecessária pra ela, tendo em vista todos os outros problemas que ela tinha), por ter dado pouco espaço pra ela e estar sempre querendo conversar, demonstrar minha saudade, sempre falando eu te amo... Sinto que a pressionei.
Espero poder me livrar logo desse sentimento, pois eu ouvi da boca dela que não sou culpado pelo termino, ouvi tbm que ambos erraram na relação e que eu não precisava me culpar por isso.
Então por que eu ainda acho que isso é uma culpa minha?
Perdão o desabafo...
Que vídeo lindo. Deu paz em não me julgar também como eu aceitei aquela pessoa que acabo com meu psicológico.mas naquela época eu teria feito daquele jeito.
Pessoas manipuladoras agem assim. Cometem erros, despejam suas frustrações no outro, não reconhecem e ainda conseguem fazer o outro se sentir culpado...
Eu olho pra mim com orgulho por ter conseguido prosseguir e sobreviver
Difícil é quando tu percebe o erro horas depois. Ou seja, estava tudo ali, você sabia, e ainda fez merda. Aí não tem como aliviar. 😥
Aconteceu comigo.
@@portuguesurgente4592 como foi?
Como pode existir uma pessoa tão sábia e não ser meu vizinho? Obrigada por seus vídeos. Eles acariciam minha alma. Eu me sinto acolhida. Eles me acalmam
Eu crio minha filha sozinha e sempre estou procurando melhorar de vida não me importa oque eu faço oque importa é conseguir viver com minha filha em condições melhores.
Simples assim!Ninguém nasce pronto .É caminhando que se faz o caminho e pra frente .obg profi!
Ninguem pode lhe julgar nem pelo o que você era ontem...
Muito obrigado por este vídeo! De coração... ❤️❤️❤️ Ano passado, passei por várias situações difíceis... Veio, então, uma resposta de um concurso que prestei em 2015, e sem pensar, tranquei o curso de terapia ocupacional que tanto me dediquei para entrar... Tenho sonhado com a perda do curso... Acordo desesperado e chorando... Quero voltar para meu curso, mas vem a culpa de abrir mão de um concurso público... Mas, eu estava tão desesperado na época... Não poderia ser diferente... Meu amigo morreu na minha frente. Uma semana depois, tive uma crise de pânico na faculdade e a equipe de saúde me dispensou por uma semana. Na semana seguinte, veio a carta do concurso logo após eu fazer uma prova na faculdade... Foi td tão rápido... Enfim... Obrigado mesmo pelo seu vídeo ❤️❤️❤️
Sinto muito por seu amigo e desculpa por me meter em sua vida, mas acho q vc não deve sofrer por não estar em seu curso. As pessoas estão tão desesperadas por falta de emprego e vc foi chamado pra assumir cargo por concurso público! Hoje em dia isso é tao maravilhoso, é de uma benção! Retorne depois para o seu curso, qdo der, mas fique feliz por estar empregado) :
Passado é passado! Hoje eu sou outra pessoa.
Como é interessante ouvir esse relato. Eu não consigo entender como ela não consegue se perdoar. Pra quem ouve é tão fácil perceber que ela era apenas uma criança. Mas quanto olho para o meu erro, que comparado ao dela foi menor- fiz uma escolha profissional ruim- na mesma faixa de idade, eu não consigo me perdoar. É muito louco isso.
Bom dia! Muito obrigado por essa valiosa e terapêutica reflexão! Com a maturidade, entendemos que o auto perdão pode acompanhar a responsabilidade por erros que cometemos e não apaga as dores que são reflexo do que "permitimos" que outras pessoas nos façam. Viver quem somos no presente é a única e real chance de redirecionarmos nossa vida! Aprender a nos amar, nos respeitar , nos tira da condição de vítima. E isso nos permite caminhar melhor e em direção ao que buscamos com o nome de felicidade e paz . A culpa estaciona. O autoperdão ,e/ ou, o perdão a quem nos feriu ou prejudicou liberta...Nos permite traçar novos objetivos alcançáveis e caminhos reais para atingi-los. Parabéns por esse trabalho maravilhoso, que leva bálsamo a tantas vidas que precisam de esperança! E novamente, obrigado pelo vídeo!
A melhor lição que aprendi através da terapia foi a ressignificar a culpa por responsabilidade. Eu sempre tenho responsabilidade por tudo que acontece nas minhas relações, nem que seja minimamente permitindo que aconteça. Assim fica mais fácil de aprender e seguir em frente 🙌
Olhar o passado com os olhos do passado. Gratidão por esse vídeo que me despertou.
Vinha me culpando por ter me anulado por quase uma vida inteira.
Hoje eu cai no looping da culpa novamente....O dia inteiro nisso.
Ver esse vídeo, novamente, me ajudou muito.
Muito obrigado
Dr Marcos , o senhor é um ser iluminado! Parabéns pelo excelente trabalho ! Eu sofri por anos com culpar e agora começo a me libertar ! Gratidão !
Acontece na Vida ,que erramos com alguém e esse relacionamento , se rompe, e mais maduros não cometemos os mesmo erros em outros relacionamentos.
É exemplo de divida, que não pagamos a quem devemos de fato!
Na vida já nascemos devendo .
E muitas vezes pagamos!
Más não a quem devemos de fato!
Muito significante isso!
GRATO!
Doutor Marcos Lacerda, eu não sei da sua vida pessoal, mas eu desejo do fundo da minha alma que todos os seus sonhos e desejos bons se realizem. Você merece. Parabéns por viver a sua missão de cura na vida das pessoas. Te amo, se um dia eu te encontrar vou te agarrar de forma fraterna. Muita luz na sua vida.
Tenho facilidade em perdoar os outros e dificuldade em me perdoar 😑 Esse vídeo me ajudou muito ❤
A questão não é a julgamento com os olhos do presente, mas ter a certeza de que, naquele momento lá no passado, já tínhamos plenas possibilidades de ter evitado certas situações. Isso acontece em vários monentos, e é um sentimento de culpa insuperável, o melhor que dá para fazer é tentar esquecer. Mas, claro, sempre volta...
Quero morar nesse vídeo, perfeito! Obrigada por compartilhar seu conhecimento, fez diferença na minha vida.
Eu já mandei para o e-mail,como da Live, qdo preciso me fortalecer recorro lá .
Fica com Deus
Você é luz! Obrigada por existir e ser tão esclarecedor!
🥰😍🤩🙌 UAU ‼️❤ COMO É BOM "SE" PERMITIR ENTENDER SEU PASSADO, VIVER O PRESENTE E SABER QUE PODEMOS "MODIFICAR" NOSSO FUTURO ‼️💋❤GRATIDÃO IMENSA PELAS PALAVRAS DE ENTENDIMENTO ‼️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽❤🤜🏾🤛🏻
É fato: muito sensatez em cada vírgula. Quando visitamos um Museu, saímos mais sábios.
Essa é a minha história, em gênero, número e grau! Vivi 30 anos num relacionamento abusivo moral e fisicamente, com um homem perverso. Sai desse relacionamento 30 anos depois. Hoje minha vida é maravilhosa, pessoal e financeiramente. Por mérito meu, pq dos 30 anos, não tirei nem uma colher de dentro de casa, nem a casa. Inclusive eu que paguei o divórcio. Tive duas filhas desse relacionamento. Hoje vivo em paz, mas sinto culpa com relação as minhas filhas. De certa forma, elas ficaram com a "problema", com a "carga" que sei não é nada leve. Minha escolha errada feita lá atrás, causou problemas para quem mais amo. Triste!!
Pura verdade
Ele é tipo um mago, um daqueles profetas de filmes, que quando vai falar todo mundo para pra ver. Nossa inconstância precisa de você Marcos Lacerda, obrigado.
Você é um excelente psicólogo, nunca vi igual. Pena nunca ter encontrado um assim, sofro depressão crônica há 23 anos
Ele, Anahy Damico e Elizabeth Zamerul
"O passado é um lugar de referência, e não de permanência". Frase de Andressa Urach.
Já ouvi muitos psicólogos mas você na minha opinião você está sendo o melhor parabéns eu gostaria muitos ainda te dar um grande abraço e te agradecer por ter repassado esse conhecimento para mim um beijo muito grande de sua ouvinte
Obrigada Dr. As vezes precisamos ouvir isso. Na verdade, não se trata só de relacionamento, trata também do que você deixou de fazer. Me arrependo de não ter feito muita coisas. Estudar o curso que gostaria de fazer. Tocar piano, fazer muita coisa. Mas olha, eu acho que ainda posso! Eu não morri ainda. Então, se não deu certo lá no passado, vai dar no presente, porque no futuro só a Deus pertence 😂😂😂😂😂😂
Obrigada professor E Dr Marcos Lacerda. Tenho muito respeito e consideração por você Dr.
Algumas coisas que falei no passado, eu não falaria hoje,
mas não me arrependo porque descobri algumas verdades.
Eu preciso dos meus erros pra ser quem eu sou
Eu apostei tudo no meu sonho e nos meus amores, que foram intensos
Na época era tudo mágico, até há pouco tempo
O sonho se desfez
Fosse só a culpa estaria bom
Tive relacionamento amoroso que nunca me posicionava, deixava ele conduzir a relação e me levar para onde quisesse, mudar de cidade até de estado, eu nada questionava só acompanhava, era Homem de bem em termos de psicopatia, eu que não abria a boca mesmo pra falar oque eu queria e oque não queria, essas relações não ia pra frente. Até que um dia me relacionei com um narcisista, durante 1 ano e meio, bom nem vou comentar oque passei durante esse tempo porque acredito que a maioria deve saber como age um narcisista. Logo no começo do término cheia de traumas e síndrome do pânico só conseguia ficar com raiva de mim mesma, por ter caído nessa, mas hoje após 2 anos que isso ocorreu reconheço que foi o meu maior aprendizado, pode ser que se não estivesse passado por isso continuaria naquele padrão mental, de aceitar tudo calada, sei que tenho muito que aprender ainda, mas hoje eu sei falar não quando quero falar não, e sim quando quero falar sim. Gratidão por esse canal, Marcos seus vídeos tem me ajudado muito 😘
Fantástico! Eu sempre carrego culpas, que as vezes nem são minhas! Obrigado
Eu vim correndo, já estava no canal kkk
N saio daqui,é minha casa,sair de uma relação com um manipulador...
Comigo acontece justamente o contrário, infelizmente. Com meus olhos do passado, jamais eu me submeteria a viver como estou vivendo hj.
Tento dia a dia romper esse ciclo e trazer aquela pessoa do passado que não estaria numa situação ruim como estou agora.
Não há nada pior que o ciclo do abuso e todas as culpas que quem estar com vc te colocou durante anos de convivência.
Flavio, vc vai conseguir, vc ja tem consciencia de q esta num relacionamento abusivo e isso ja e um grande passo
Doutor...você é Maravilhoso. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
As vezes a gente senti culpa até por nossa existência por aceitar tanto abuso na vida. Seja de familia, de companheiro e assim vai... Até um dia q a gente descobre q a solidão é nossa melhor companheira e o resto são só coadjuvantes. Amo as pessoas com o meu respeito, mas nunca com meu ser. Só a maturidade traz isso.
Nunca assisti a um vídeo tão lúcido sobre culpa....
Verdade, a gente sempre julga o nosso passado com os olhos de agora, e realmente é injusto com nós mesmos. Graças a Deus que conheci esse canal um abraço 😘
Maravilhoso doutor me julgaro, me abandonaram,quando mais precisei, e eu ainda me sinto culpada é assim o senhor me clareando grata 🙏
Não avalie o passado com os olhos do presente👏👏👏👏👏
Que frase perfeita👏👏👏👏
Nossa que legal esse video. Muito util. Obrigada.
E tão bom olhar para o passado com o pensamento maduro e fortalecido pelo presente.
Precisava ouvir isso... Muito obrigada meu querido, você faz com que nós analisamos as nossas vidas e ela fique mais leve... MUITO OBRIGADA...
A culpa não é minha! Fui casada por seis anos, cuidei, amei, fui amiga,, mulher, companheira. Fui usada, ele fala aos quatro ventos que só se casou comigo porque estava precisando fazer um "pé de meia," e precisava comprar uma casa. Fiz o que estava ao meu alcance para manter e relação, apesar dos abusos e traições. Hoje eu olho para mim e me orgulho de ter feito tudo, mesmo sem ter sido valorizada, não fui amada, em não ter tido meu esforço reconhecido, eu fiz a minha parte.
Olhe o passado com os olhos do passado....👏👏👏👏
Meu Deus como esse video me ensinou. Hoje tenho 49 anos e carrego culpas pelos meus erros dos 15 anos aos 23 mas me julgava com o amadurecimento de hj e tava sendo injusta comigo mesma
Em meio a tanta dor, a descoberta desse canal se fez porto seguro. Esse vídeo era tudo que eu precisava. OBRIGADO ♥️