Quando eu era mais jovem eu me revoltei quando descobri que vikings não usavam chapéus com chifrinhos, depois quando descobri que dinossauros tinham penas. Achava que não era tão legal. Mas a gente cresce. A gente percebe que a reliadade é complexa, e que até a ficção às vezes tenta retratar a história de uma forma diferente daquela que se acreditava ser a verdade. Não se preocupem, vocês vão se acostumar com a realidade.
@sr.erradomestredoserros4092 Desculpe, mas precisar usar o nick " comentário irrefutável" pra tentar convencer alguém me lembra muito um redpill sinalizando macheza. Vc não precisa ser assim, fera.
@sr.erradomestredoserros4092 Vc sabe q seu comentário não combina com um canal sério como este, né? No Fatos Desconhecidos seu discurso com certeza vai fazer sucesso.
As pessoas reclamando que "Nunca existiu um samurai negro e isso que a Ubisoft tá fazendo é lacração, jogo de lacrola" sendo que o Yasuke é o ÚNICO PROTAGONISTA DE ASSASSINS QUE EXISTIU.
Esse é o ponto que muitas pessoas que criticaram a escolha de Yasuke comentam. É estranho o único protagonista negro que está num local incomum para sua etnia ser o único que realmente existiu, isso parece levar a entender que a escolha do Yasuke serviu só para blindar a Ubisoft de críticas por ela querer um protagonista negro no Japão.
Mas justamente o fato deles fazerem isso fez parecer que foi forçado, personagem historicos relevantes, quando apareciam, eram como coadjuvantes. Então ao fazer isso, ainda mais pra ser a vitrine d um jogo que se sustenta nas variadas culturas parece sim forçado.
Sem click bait, sem treta pra gerar engajamento... Só fatos e uma maneira pacífica de contar tudo. Obrigado, Nerdologia. Eu já sabia desses fatos históricos sobre Yasuke, mas me admira tanta gente vir "lacrar" justamente por acusar a Ubisoft de Lacradora. Que venha o Jogo!
Não falaram que os ´´fatos´´ também podem se referir a um acompanhante onde o fato de passar apagado pela hostoria apesar da proximidade do Odanobunaga (considerado exemtrico) que foi devidamente documentado colaborar com o fato de que é ele é mais uma curiosidade que parta da história e cultura.
Uma correção: nem Nobunaga (morreu antes de conseguir) ou mesmo o seu sucessor Hideyoshi (origem campesina) possuiram o título de shogun, apesar de serem efetivamente os soberanos do Japão. A linha de shoguns Ashikaga foi quebrada pelo próprio Nobunaga e só foi iniciada novamente pelo clã Tokugawa, 20 anos após a morte de Nobunaga e o declínio do clã Oda.
Oda Nobunaga de fato não foi Shogun, mas por sua escolha e porque morreu antes já que foi uma das opções oferecidas, pois tinha direito devido a sua descendia "nobre". Hideyoshi de fato nunca foi Shogun pois era de descendência "comum" (ou seja, sua família não tinha ligação com a linhagem dos imperadores).
É importante ressaltar tbm que Yasuke já é parte da cultura japonesa, ai até importando pouco se foi ou não samurai, mas retratado muitas vezes como essa figura que faz um intercambio entre o ocidente e o japão
@sr.erradomestredoserros4092 Caraio mano, esse textão tá aqui também? Vamos lá de novo, nenhum samurai estrangeiro serviu Oda Nobunaga, nenhum samurai famoso do japão podia ser protagonista do jogo pq eram todos Daimyos, falando até de Miyamoto Musashi o chamando de Samurai e falando que deveria ser o protagonista, quando na real ele era um Ronin e nem nem tinha nascido, além e estarem criando novos argumentos e origem da treta a cada semana e esse seu texto é uma nova origem da "Treta" no qual ignora que é um jogo de videogame e era obvio que eles nunca fariam um documentário histórico em forma de jogo, admitam pelo amor de deus vocês tão criando problema onde não existe! Deveriam é estar reclamando dos reais problemas da Ubisoft tipo O PREÇO DO JOGO, mas não implicaram com o Yasuke que existiu no Japão e serviu Oda e pior é retratado na Cultura Pop japonesa como samurai mais de uma vez!
@sr.erradomestredoserros4092 sinceramente não entendi o argumento kkkk, qual jogo do assassins cred foi um documentário super fidedigno da época e sem liberdades criativas?? na verdade qual jogo ja fez isso de qualquer franquia ou empresa?? não consigo imaginar um documentário jogavel como algo divertido. e mesmo que fosse não seria o mesmo tipo de diversão de um rpg de ação como assassins cred. povo doido. vcs reclamam tanto de lacração isso lacração aquilo, mas na verdade tem meia duzia de jogos com protagonistas negros e todos passaram pelas mesmas "polemicas" não tem ninguém mais lacrador do que o conservador de direita que odeia lacração.
@@rabioliveira6481 O Thiago Braga é um direitista fodido que apesar de saber sobre história, prefere manter sua ideologia acima de qualquer coisa, inclusive de seus vídeos. Já usei muito vídeo dele (da época que os vídeos de História era sobre História), pra complementar minhas aulas - sou professor de história também - mas hoje opto por não fazer mais. Esse cara tinha que ser esquecido, colocado a beira da falésia e chutado a lá Leônidas do filme 300.
@punhosdepano5805 Pensa assim mano, uma guria que você gosta chega em você e diz "não quero ficar com você, mas não é por conta da sua aparencia" o que você ia pesnar? Faz essa reflexão para dizer que não é racismo o que estão realmente criticando sobre esse jogo.
@@erivaldosousa79 isso é achismo, assim como é achismo eu falar: com um físico desse independente de cargo não acho que teria respeito ou não, muitos japoneses teriam curiosidades e até racismo, dependeria de cada japonês, mas se respeitassem o Oda teriam que pelo menos demonstrar respeito ao Yasuke tbm.
Esse episódio talvez seja prova daquilo que falam de que o gamer médio é preconceituoso. Pelo vídeo deu para ver que a figura do Yasuke é relativamente popular. Teve filme, série, desenho e eu pelo menos nunca tinha ouvido fazerem contestação alguma. Foi só chegar na bolha gamer que virou um problema.
Ele é uma ´´lenda´´ ,Nobunaga foi devidamente documentado ,a passagem virtualmente em branco de Yasuke não ajuda muito. Em fim há jogos retratando Yasuke como um samurai em glória e não geraram comoção ,olha quando a netiflix fez aquilo com a Cleópatra todo mundo caiu em cima ,quando fizeram com a ´´a pequena sereia´´ todos caíram em cima ,um se propôs a ser uma série histórica ,outro uma adaptação ,a UB sempre se propôs a brincar com a história e não brincar de história ,todos em seu nicho. Todos aqui quem criticam já choraram por brancos ,pretos animais ,robôs e aliens no sentido de se simpatizarem em suas odysseias.
@@edvanleonardo4262 a não ser que a pessoa diga algo na linha de "poxa, q pena, queria jogar com um samurai japonês para poder me inserir melhor naquele mundo e sentir como é fazer parte daquilo" qualquer outro argumento que use "lacre" como sustentação é sinal de preconceito. Não é a primeira vez q um jogo no Japão feudal tem um personagem protagonista não japonês, mas provavelmente a primeira q tem um negro. Duvido muito q tivesse toda essa comoção caso o protagonista fosse ser algum europeu branco como no caso de Nioh. A história do Yasuke me parece muito curiosa e seria compreensível imaginar que as pessoas envolvidas no jogo veriam um atrativo nela.
@@journeym4n-l5seu aposto que teria sim a mesma comoção. A prova de que o problema não está em o personagem ser negro é que, não lembro de ninguém criticar, e sim pelo contrario, pedirem jogos com o Aquiles, q treinou o Connor. Pediram jogos com o Adewalé de Black Flag, e ninguém reclamou do Bayek de Origins. O problema não é ser negro, o problema é usar a ÚNICA EXCEÇÃO para representar uma cultura milenar de outra etnia e que é profundamente admirada pelo mundo. Todos esperavam um protagonista japones há muito tempo na franquia AC. Então acho a insatisfação bem compreensiva.
@@journeym4n-l5s ,estamos no meio de um guerra cultural ,ou não parece preconceituoso tachar 80% da comunidade que tem deu seu feedback de racis t ,afinal é um crime e deveria ser grave. Sei que que é mais seguro dizer que é o primeiro jogo desse porte que protagoniza (samurai worrior 5),se fosse um jogo com outro nome certamente a critica seria mais velada ,mesmos jogos com brancos heteros europeus como o God of War ragnarock é recheados de criticas ,como não desenvolver o ragnarock para desenvolver a giganta de cor de pele não nórdica popular.
One of the reasons for the controversy is the definition of "samurai" is ambiguous. Originally it referred to lower-ranking nobles who made their living by the martial arts to serve higher-ranking nobles, but during the Warring States period, when the status system was ambiguous, it came to refer to a relatively higher-ranking combatant with the right qualification for mounted combat, and during the Edo period it again became a hereditary status. Considering that Yasuke's surname is not documented, it is unlikely that he held such a high status, and given that he wasn't killed by Akechi Mitsuhide after Oda Nobunaga's death and was sent to Nanbanji Temple, it is likely that he did not participate in the battle that much. However, the definition of "samurai" in English is even more ambiguous, and could be anyone who worked in a combat position in medieval Japan. In Japanese, "bushi" is close to this definition.
Só uma breve correção: Desmond Miles era de Dakota do Sul, mas trabalhava num bar em Nova Iorque, justamente porque ele fugiu, por não querer fazer parte da Irmandade. Outro ponto importante pra ressaltar com relação à ficção cientifica em Assassin's Creed é que, na lore da franquia, os humanos foram criados por uma raça mais evoluída que já vivia antes aqui na terra e todo o conflito entre os Assassinos e Templários gira em torno dos artefatos que foram deixados por essa civilização, cuja tecnologia era tão avançada ao nível de se parecer com magia e interferir em diversos pontos da história humana. Essa questão não é apenas interessante por si só como conceito, como também dá ainda mais liberdade pros desenvolvedores criarem as mais diversas interpretações históricas dentro desse universo.
Uma das primeiras linhas de dialogo no primeiro jogo é "dentro do Animus você vai conhecer a história 'verdadeira' e nunca contada nos livros de história". Apenas o disclaimer mais direto da ficção científica para aloprar sem medo. Até o lema da ordem é "nada é verdade, tudo é permitido".
Eu acho esse elemento muito foda. Eu particularmente adoro ver a releitura que AC faz aos relatos da bíblia, mas que nunca são destaques nos jogos por motivos óbvios, mas, quem tiver curiosidade, pesquise como foi a ressurreição de cristo na lore de AC.
cara eu to chocado ao ver a grafia de algumas palavras no português dessa época!! Especialmente o uso de "f" no lugar de "s" em diversas palavras e "u" no lugar de "v". estava = eftava ou eftaua estatura = eftatura esperando = efperando pelas ruas = pollas ruas só pra citar alguns. muito interessante ver a evolução da língua.
Eu entendo quem reclama, já que não retrata exatamente o período, porém, eu acho que fica ainda mais interessante, utilizar um personagem com uma história tão única. Além do que, a escolha de personagem te permite jogar com uma japonesa também. Assassins sempre foi uma mistura de história com ficção, qualquer reclamação é mimimi.
Não existe menção ao Yasuke como samurai do mesmo jeito que não existe menção do Da Vinci e Graham Bell desenvolvendo equipamentos pra uma ordem secreta de assassinos Ou da Cleopatra fazendo parte da ordem templaria. A Ubisoft sempre deu essas "esticadas" pra deixar a historia interessante, porque Assassin's Creed não é um jogo documentário, é uma ficção que acontece com cenários e periodos históricos como plano de fundo. Mas mesmo depois do Da Vinci e Graham Bell, SÓ o Yasuke como samurai é algo que está incomodando a galera. Por que será?
Eles alegam que o "incômodo" é o protagonismo. As outras personalidades históricas eram NPCs, interagiam com o personagem principal, e esse sempre foi fictício. E agora o Yasuke além de ser histórico. Também terá protagonismo na história de AC.
Mas a falta de noção das críticas, pra não dizer outra coisa... é que se o jogo for ruim... Basta não comprar, e não jogar. Quem pode se preocupar com o suposto fracaso do jodo é a Ubi Soft. Quem acha que ter Yasuke em AC é lacração, e isso faz o jogo ser ruim... Ignora esse jogo. A "reclamação" só faria sentido se AC Shadows saísse de um Crowdfunding
esse pessoal reclamando no twitter precisa de uns carnês e uns boletos pra pagar, ai para de reclamar de coisas assim, tem tempo de reclamar mas nao tem tempo de procurar saber o que aconteceu ou não
O pessoal pensa "se ele só carregava arma ele não tinha respeito, vendo ele como se fosse um empregado um escravo na cultura brasileira e não na cultura japonesa em que vários samurais como o Musashi dedicavam a outras funções além da luta de espadas sem serem vistas como trabalhos de classe mais baixa
Algumas considerações sobre o drama . 1 - Yasuke era um Samurai. Antes do Período Edo (1603 - 1868), a ascensão de soldados e civis ao título de Samurai era muito mais flexível, tanto que diversas vezes um elemento ganhava o título de Samurai por mera convenção social, não havia governo centralizado ou Instituição que certificava Samurais, eles não possuíam títulos ou insígnias, o sobrenome bastava em diversas ocasiões por se tratar de um título hereditário, somado a isso, o fato de uma pessoa se provar pelos seus feitos em benefício de uma parcela significativa parte da população ou para um líder militar, já lhe garantia o título de Samurai e então se deixasse herdeiros, eles também seriam chamados e serviriam como Samurais. Foi o que aconteceu com Yasuke quando foi colocado sob a proteção de Oda Nobunaga, que até lhe deu permissão para portar uma espada, e uma casa, para todos os efeitos na época em que ele estava, ele era um samurai, qualquer um que ousasse questionar isso daria a sorte de acabar apenas coletando alguns dentes do chão após ter um encontro com as costas da mão de algum representante de Nobunaga, o problema é o fato de terem tentado colocar Yasuke dentro dos padrões dos Samurais do Período Edo, que eram mais rígidos. 2 - A escolha de Yasuke. Poderiam ter incluído um personagem histórico mais relevante? Poderiam, mas Assassins Creed sempre apresentou personagens fictícios por um motivo, liberdade narrativa e de jogabilidade, Yasuke é quase uma 'tabula rasa', pouco se sabe sobre ele além de sua presença armada ao lado de Oda Nobunaga, a partir disso, puderam tomar diversas liberdades criativas para preencher as lacunas históricas que os arqueólogos não conseguiram encontrar, afinal é uma obra de ficção com contexto na história real, se levassem alguém com mais relevância histórica para estrelar, como seu samurai de estimação favorito, quase nenhuma liberdade poderia ser tomada 3 - O Estrangeiro. Agora tem quem não gostou de ter um estrangeiro no protagonismo do jogo no Japão, apesar do protagonismo ser dividido com Naoe, uma japonesa nativa, você sabe quantas histórias são contadas do ponto de vista de um estrangeiro conhecendo um lugar do qual nunca fez parte? Duzias e duzias a cada geração desde a Epopéia de Gilgamesh, Edward era um estrangeiro no Caribe, Ezio era um estrangeiro em Istambul e Eivor era uma estrangeira na Inglaterra, Irlanda, frança e América do norte
@@BrenoSobral71 não só a história da Inglaterra, como a história da Irlanda e da França tbm, quem vc acha q contou a história dos vinkings? Eles mesmo? Ou os povos q eles invadiram? Sabe nada de história e QR da pitaco
Krl, como historiador em formação, o teu ponto sobre a Epopéia de Gilgamesh é a mais pura verdade. Isso de fato, é uma evidência de um estrangeiro transitar em outros territórias além do seu (no caso Bilgames, rei de Uruk viajando em busca da imortalidade), isso levando em consideração que as tábuas encontradas e as diversas versões que se identificam datam do século XX a.C. (escritos sobre a Epopéia datam de cerca de 2000 a.C., sendo o nome Bilgames/Gilgamesh sendo mencionado em escritos datados do século XXVI a.C.). As pessoas não entendem que a mais antiga literatura datada é uma alegoria de um estrangeiro transitando em territórios que o mesmo desconhecia. Então ficar de mimi entorno de uma questão étnica não faz sentido, sendo que historicamente, de fato existiu o Yasuke e contar histórias de um estrangeiro em lugares longe de seus lugares de origem.
@@DMPTCsamurai não era e nunca fui um título, era uma casta de nobres militares. Mesmo que a flexibilidade social no período Sengoku fosse maior, castas ainda existiam e, como você mesmo disse, bastava ter um sobrenome. Yasuke não tinha sobrenome, nem sequer feitos, o único ato dele que sabemos é que cedeu sua espada a Mitsuhide. E sim, samurai possuíam títulos, vide Toyotomi Hideyoshi que possuía vários, kanpaku por exemplo Então não, Yasuke não era samurai - não teve sobrenome e ao invés de voltar ao clã Oda (que poderia ter o adotado, prática que não era incomum), retornou aos jesuítas
@@JoJo-gt7ty Samurais durante o Edo pode ter sido restringido apenas a castas nobres, com sobrenomes e todos os benefícios associados a nobreza, no período Sengoku, isso não era restrição, entenda, o Japão tava uma bagunça, uma guerra civil, por um lado tinham Daymios mais tradicionalistas, enquanto por outro tinham outros progressistas, como Oda Nobunaga, até mesmos Bushis sem sobrenome e de uma espada, eram chamados de Samurai, bastavam eles servirem ao Daymio por um período prolongado, nesse caso, por associação direta, um Bushi de uma espada, com salário, casa própria, guarda de Oda Nobunaga, e guardião da espada do chefe, não só era um samurai, como era uma samurai de alta classe, é até capaz q Yasuke pudesse ter recebido um sobrenome q foi perdido nos registros, mas mesmo nunca ter sido encontrado, a falta de um sobrenome não tirava dele todos os deveres e benefícios dados a ele q eram associados a um samurai
Nem todo samurai era guerreiro na realidade, depois do periodo sengoku os samurais só viraram aqueles homens da receita federal que vai na sua casa cobrar imposto. Samurais eram pessoas que mais brigavam entre si
@punhosdepano5805 mas se o jogo for ruim... É só não comprar, não joga. Quem pode se preocupar com o suposto fracaso do jodo é a Ubi Soft. Até agora não entendi esses comentários sobre AC Shadows. Yasuke é lacração? Isso faz o jogo ser ruim? Ignora esse jogo... Só faria sentido desaprovar esse AC Shadows caso saísse de um projeto de captação de recursos, um Crowdfunding.
@sr.erradomestredoserros4092 alias, eles mesmos prometeram antes sobre interesse no Yasuke, leia sobre suas notícias e informações. Acho qu você ta criando coisa que não existe
Provavelmente ele não tinha o status de samurai, pois os samurais recebiam o benefício de ter um sobrenome. Fosse um samurai, provavelmente teria tido a honraria de ter um sobrenome e iniciar sua própria linhagem. É perfeitamente crível que ele tenha tido um status de servo de confiança, mas talvez nunca tenha sido visto como um nobre, mas certamente um homem respeitado. Sem dúvida, uma personagem fascinante da História do Japão.
Eu entendi oq os japoneses em específico estão reclamando, não vi eles falando q o Yasuke está no jogo é um problema, e sim ele ser um protagonista em uma história japonesa. Vi vários comentários falando q ele poderia ser um NPC importante, q fazia parte de alguma quest ou algo do tipo, e faz sentido. Mas eu tbm entendo q Assassins Creed é um jogo q gosta de se basear em fatos pra criar fantasia, ele n tem compromisso com a veracidade das coisas, é apenas um jogo, uma obra q possui liberdade criativa. Mas realmente, pro japonês q viu tantos protagonistas de várias partes do mundo nas suas respectivas culturas, chegar na hora deles e ter um protagonista estrangeiro deve ser esquisito, da pra entender a indignação deles tbm, qualquer outro argumento q n seja esse pra mim é mais racismo q qualquer coisa.
Racistas quando olham um Samurai branco, europeu e loiro que nunca existiu: 😃 Racistas quando olham um homem negro no Japão que provavelmente tinha título de Samurai: 😡
Sim, tiveram de 3 ou 4 europeus que receberam título de samurai. Imagina se fizessem um jogo em que zumbi dos palmares fosse japones? Lacrolandia nao ia falar nada ne?
Obrigado Felipe por deixar exposto esses nerdola racista que ficam vendo documentário de "história" no canal do Brasil Buraco Negro. Em outras considerações vale colocar a referência de que a escola de samba paulista Mocidade Alegre utilizou Yasuke como samba-enredo e acabou conquistando o título de campeã do desfile. Em ainda uma outra menção teve um anime no Netflix de mesmo nome ("Yasuke") onde dão uma interpretação bem legal dele numa jornada de redenção em meio a fantasia e cultura japonesa. Vale a pena dar uma conferida, o triste é que como toda produção vindo de streaming só teve uma temporada.
eu queria ter gostado daquele anime do Yasuke mas foi broxante =/ É bom lembrar que tal obra foi criada por um ocidental e daí se percebe isso no roteiro Eu queria um jidai geki ou um jidai geki de artes marciais miguelentas mas sem magia (tipo Samurai X), mas tentaram fazer um Onimusha rushado
@@irinaiturri sim, concordo na sua crítica, parece a série parece ser uma pequena experiência do que uma produção séria. Porém alguns pequenos aspectos como o estilo de desenho usado e a linda música de abertura me marcaram na minha memória.
ia ter um filme sobre ele, o ator que iria interpretar o Yasuke er o cara ue fez o pantera negra, mas dps que ele faleceu pelo cancer, não se fala mais do filme, eu acho que cancelaram ele.
nioh: homem branco, loiro e de olhos azuis no japão, gamers: 😴 ac shadows: homem negro no japão (literalmente existiu na vida real), gamers: 😡 mas não, o motivo deles reclamarem com ctz não é racismo ein gnt!!!!
William Addams é o protagonista de Nioh 1 e ele existiu na vida real, e tem registros de que ele foi um dos primeiros senao o primeiro samurai estrangeiro, Era irlandes e o Tokugawa Leyasu nomeou ele e seu primeiro imediato Samurais e os deram terras, e ambos participaram tambem de batalhas. Agora a respeito do Yasuke, pouco importa se ele era ou n alguma coisa e sim ser um jogo da ubisoft onde nunca utilizaram um protagonista que existiu e agora do nada colocar isso, principalmente num jogo que se passa no japao onde os Japoneses estao reclamando que n tem um protag masculino japones...
@@SenhorDeath mah os japoneses no geral n estão incomodados kkkkkkkkkkkkkkkk para de mimimi se n gostou é so n jogar o jogo. Famoso dobra e passa peo próximo
Ok, se é um problema o protagonista não ser japonês, pq não reclamaram com o protagonista do Nioh também? Ok, ele é real e eu não sabia, não muda o fato de que lá no nioh escolher um personagem não-japonês foi ok e agr não é mais e todo mundo sabe o motivo: a cor da pele dele. Se o protagonista do AC Shadows fosse branco, eu DUVIDO que ia ter gamer reclamando, pq pra gamer só existe 2 cor de peles, branco e lacração.
@@Shmilia a diferença é que o jogo é japonês e lá eles não se importam com isso, AC é ocidental, aí já viu "Aah mas olha o trailer na ubisoft japan" sim se eu quiser ir e dar um dislike no video eu posso, então isso não prova nada, alem disso os comentários do vídeo é piada, um monte de gringo querendo cagar regra pros japoneses.
Excelente vídeo Felipe! Pode até ser que parte dos q reclamaram de fato eram racistas, mas é muito fácil o pessoal enfurecido generalizar e dizer que lacração não existe, quando na verdade a Ubisoft de fato fez a escolha do protagonista pensando na repercussão, e no lobby que poderia ganhar pela suposta representatividade. Enquanto isso tivemos japoneses putos da vida por não terem um protagonista japonês, por mais que tenham colocado a Shinobi. Eu me incomodei um pouco, ainda mais colocar alguém de uma etnia que chamaria atenção um jogo stealth, mas gostei que o foco dele não é bem esse, e teremos a separação das funções Stealth/Porradaria entre os personagens igual no Syndicate.
Oi Nerdologia já que esse ano fez 100 anos de sua morte poderia por favor fazer um vídeo sobre a história de Vladimir Lenin ou sobre a guerra civil russa já que vcs prometeram isso em 2017.
@@LuisMiguel-ku4ld Então, como conto pra você que ele usou material vindo de historiadores renomados? Dos quais, os mesmo foram buscar informações nos arquivos da união sovietica, OU SEJA, A FONTE ORIGINAL. O que ele fez foi estudar, pegar o conteudo e repassar.
Filipe, o Oda Nobunaga na prática não foi xogum. Pois ajudou a derrubar o Xogunato Ashikaga, então para não ser chamado de usurpador e coisa tal, optou em não receber o título por conta disso. Porém, ele se aproximou da realeza, se tornando um nobre e um ministro. Já o Toyotomi Hideyoshi também não adotou o título de xogum, mas recebeu de kampaku (conselheiro-real) e depois taiko (regente). Só o Tokugawa Ieyasu é quem decidiu assumir o título de xogum. Todavia, na prática Nobunaga e Hideyoshi governaram como se fossem xoguns. Quanto a Yasuke ter sido samurai, não há confirmação disso. Ele era vassalo de Nobunaga, recebeu uma espada, um koku (pagamento) e uma casa. Isso poderia ser dado a outros vassalos, a depender da boa vontade de seu suserano. Porém, samurai era um título e uma classe social. Designar um estrangeiro sem experiência em guerra e na burocracia estatal (pois samurais também eram funcionários públicos), apenas por capricho, teria suscitado grandes polêmicas na época. Fato esse que apenas o Lourenço Mexia comenta essa possibilidade de que Yasuke poderia se tornar um dono (tono), ou seja, ter recebido um título de senhor. Mas isso não é confirmado por nenhum cronista posteriormente, lembrando que Mexia e Fróis ainda passaram meses em Quioto, por onde Yasuke atuava. A meu ver, se isso tivesse ocorrido, não seria algo que passaria despercebido aos jesuítas: um ex-escravo africano ter virado um dono. Tampouco seria ignorando pelos cronistas japoneses, mesmo eles discordando, alguém teria falado mal daquilo, ainda mais após a morte de Nobunaga. Principalmente o pessoal que não gostava dele e o chamava de tirano e homem orgulhoso.
Sim ,omitiram a parte que os ´´fatos´´ também podem se referir a um acompanhante onde fato de passar apagado apesar da proximidade do Odanobunaga (considerado exemtrico) que foi devidamente documentado colaborar com o fato de que é ele é mais uma curiosidade que parta da história e cultura.
Quando Tom Cruise fez o filme O Útimo Samurai ele também sofreu Hate, e recente teve um filme de Pedro Pascoal e Matt Damon fizeram o filme a Grande Muralha passado na china foi a mesma coisa ! Será que estes artistas também sofreram preconceito ?
Tirando o fato de o ultimo samurai se tratar de um ocidental, no caso o frances jules brunet, ate ai nao percebi qual a grande diferença, oq q foi inventado no filme?
Olha, que o meu hype com este jogo novo da saga AC da Ubisoft é grande eles contrataram outro estúdio pra trabalhar na produção no desenvolvimento em escala entenda a história e como se baseou na lenda do samurai negro africano "Yasuke" foi retratado um fenômeno que ainda está se tornando debate no Japão da época feudal do século XVI. Valeu pelo o convite Nerdologia adorei o trabalho do vídeo mandou de vez! 😎👌
@punhosdepano5805 então pq será que grandes figuras com o tempo foram embranquecidas, mas nunca enegrecidas? Até machado de assis é retratado como branco. "AS pessoas acreditam no que ele representa", sim um líder europeu
@@ricardohaack4915Machado de Asiss era filho de um mestiço e de uma mulher branca, ele nunca foi tão escuro quanto aquela reconstituição feita Universidade Zumbi dos Palmares, ele nunca foi tido assim em seu tempo. Só passaram a considerar ele preto quando um critico americano que segue concietos da One Drop rule falou que ele era um dos maiores escritores afro-sul americano, nos EUA, alguns brancos eram considerados negros se tivessem ancestrais negros.. Pege uma foto onde Machado está com outros escritores e veja a "grande diferença" de tom de pele, que sim, dá pra ver, uma pessoa preta sairia bem escura msm em foto Preto e branco..
@@UiliamLima-jv9yu Mas não estou falando do Machado de Assis "pretão", estou falando do embranquecimento dele, que fizeram isso em vários momentos em várias versões de livros aaa fizeram, até porque é a imagem dele vendida para a burguesia da época. Sei que nos EUA irlandeses, mexicanos, italianos, também eram tidos como não brancos, mas branco o Machado de Assis ta longe de ser.
Eu acho uma decisão criativa estranha um jogo sobre Samurais escolher um personagem que representa muito mal o povo japonês, principalmente nessa época em que ao que tudo indica exitiu somente ele mesmo. Utilizar portugueses também representaria mal, mesmo eles estando em mais quantidade por lá. Mas com certeza não é errado nem ruim usarem ele como personagem principal e tornarem ele um Samurai, pois é algo comum nos Assassin's Creed juntar fatos históricos com ficção. Acredito que o problema real mesmo está no pessoal que reclamou de uma loira de olhos azuis representar o Brasil mas achar correto uma pessoa negra representar o japão.
Estou aqui pra resumir DE VERDADE o vídeo pra vocês. Mas recomendo que vejam o vídeo que está bem explicado. O Yasuke existiu, teve posse e armas no Japão. Mas não tem provas dele ser um escravo, e nem samurai. Ponto.
@sr.erradomestredoserros4092 esse não é um resumo. É um contexto pra justificar um lado. Qual o lado? Eu não sei 🤷🏾♂️. Mas só dá frase "militonto" se verem, tirem o viés político
A questão não é se existiu ou não. A questão é representação. Vou querer um novo AC na africa branco. Mesmo o mundo todo na africa sendo feito de homens negros.
Se preocupar se o personagem é negro ou branco em período histórico em um jogo não me interessa, e sim, se a gameplay e a história são divertidas e funcional. Parabéns pelo nerd história.
Admito que peguei pesado, mas olha as tretas dos nerdolas vei!! Eu tenho uma teoria, depois do filme Matrix, e da série The Big Bang Theory, que o nerdzinho caladão de camisa da Marvel degringolou o juízo, e acha que toda ficção é a realidade.
A Ubsoft sobre AC Shadows: 1- Falou que a franquia é fiel aos fatos e personagens históricos e que os jogadores não vão apenas jogar, mas aprender. 2 -Usou como fonte um livro fraudulento de mais de 400 páginas, escrito pelo Thomas Lockley, sendo que só existem pouquíssimas páginas com breves menções do Yasuke nos registros japoneses, sem menção de qualquer título dele como samurai. Lockley desativou todas as redes sociais. Mas vcs que são foda chamando geral de nerdola, racista e defendendo revisionismo histórico de empresa Europeia, né? Brasileiro é medíocre mesmo.
Pra mim a polêmica é q Yasuke é um dos protagonistas e a tamanha importância q estão dando pra ele e na realidade ele só foi um vassalo do Oda e só. Ele poderia ser um samurai? Claro q sim, porém provavelmente ele só foi um simples vassalo do Oda mesmo sem muito importância no contexto histórico do Japão. Se ele fosse colocado com um coadjuvante com grande importância não teria tanta polêmica assim kkkk
É muito improvável devido as regalias e obrigações que ele tenha sido um simples vassalo. William Adams por exemplo foi elevado a Samurai quando foi nomeado um Hatamoto por Tokugawa.
@@l4nd3r Mesmo assim duvido q tenha tido um cargo de destaque kkkk Ele só teve um "destaque" pq afinal ele é o primeiro negro praticamente a pisar no Japão. Era um caso pitoresco pra época.
@@ricardohaack4915Olha aí o justiceiro, A diferença é Yasuke existiu, mas vendem como fato histórico confirmado ele ser Samurai, em um jogo de ficção, nas wikipedias da vida ele já é colocado como factualmente um samurai... tipo... tiraram da Bunda pra lutar contra o racismo, e sei lá, empoderar os pretos no Japão. Kkk
@@UiliamLima-jv9yu tirar da bunda é falar sobre empoderamento. Existe o debate se ele era o samurai ou não, e isso como vídeo já mostrou ainda é debate e tudo bem debater, colocar em um jogo não quer dizer que nossa como na epoca existiam samurais negros, se no jogo todo ele deve ser o único dentre aliados e inimigos. A ginastica do argumento não é sobre, ter ou não samurais negros, e nem se o jogo quer forçar isso (oque claramente não quer, e é simplesmente tirado do anus de pseudonerds), no fim são racistas e mais racistas ficando malucos com mulher ou preto em jogos. Eu poderia estar errado mas esse meio tóxico já ta mais do que mapeado. Enfim, ta o vídeo ai, enfia onde lhe couber a explicação.
Excelente vídeo, só apresentou os fatos conhecidos :), o que a galera não percebe é que o Yasuke só tá como protagonista pra causar essa treta de propósito e desviar a atenção do preço abusivo que a Ubisoft tá cobrando por um jogo que provavelmente virá cheio de bugs e incompleto, usam diversidade como escudo pra vender produto ruim e os outros caem no bait, lamentável
Grato pela pesquisa, Filipe! Ao pessoal dizendo que não vai jogar por causa da cor do personagem, fiquem à vontade! Só não se sintam importantes a ponto de divulgar a opinião ignorante de vocês.
Eu já sabia da existencia do Yasuke, achei bem interessante apresentar ele para um publico maior, mas acho que parte do rage dos "fãs" é por ele ser o protagonista do Assassins Creed em que finalmente o foco é o Japão Hoken seido.
É exatamente por essa obscuridade sobre o Yasuke que a Ubisoft o está tornando jogável, é uma diretriz dela nunca usar um personagem histórico como protagonistas jogável pelo fato de quê eles tentam o máximo de fidelidade histórica e SEM REVISIONISMO, tornando lúdico apenas o decorrer de um fato a outro, mas pra isso usando personagens não históricos, Yasuke é um dos poucos personagens históricos que dá essa margem.
Os próprios japoneses fizeram um mangá e anime sobre esse cara. E ninguém veio acusar Takashi Okazaki de estar lacrando. Agora se tivesse um personagem com a cara do Tom Cruise não teria esse mimimi todo.
A maior crítica na verdade, é que o jogo é vivido no Japão e o protagonista não é japonês A segunda maior crítica é se ele era samurai Eu pessoalmente, acho errado o protagonista não ser japonês
Vc nunca jogou um jogo onde um personagem branco é o protagonista na China, Japão, Índia ou algum país africano? Eu tenho 40 anos, só joguei jogo assim a vida inteira.
Ou seja: Nunca foi samurai, vai ser protagonista do novo jogo e tirar todo sentido de todos os jogos da saga por nada. Nobunaga nunca nomeou ninguém samurai, nem precisa ir tão longe pra ver o quanto isso não faz sentido. E tá tudo bem.
@@fabianomartins2494 não existe nenhum protagonista asiatico homem nos 12 assassin creeds já feitos. nem no próprio Japão. cade a lacração em favor dos homens asiaticos?
meu unico problema é que ao colocar alguem real de protagonista meio que tira um pouco do ponto de assassins creed, ja que é suposto os assassinos a agirem nas sombras sem nunca se destacarem, então ter alguem que de fato existiu iria contra isso, dito isso, isso pode ser facilmente remediado considerando a protagonista feminina da obra, ja que ela é uma ninja, o que encaixa perfeitamente na temática de AC
kkkkkkkkkkk cara tubja jogou algum jogo da saga? tá LOTADO de personagens reais, no segundo jogo o braço direito do protagonista é o Leonardo da Vinci, no odyssey tu começa o jogo controlando o Leônidas etc...
@@Ricardo_Rick a mulher desse assassin's creed parece ser fictícia mesmo O Yasuke existiu, mas é tão envolto em mistérios que nesse sentido específico até ajuda
Acho interessante algumas diferenças de pronúncias. No brasil a gente junta em pares de consoante e vogal, as vezes unindo duas vogais, mas enfim, este é o hábito. Por isso pronunciamos Ya Su Ke. Já no japão eles tem outra junção, e da pra perceber quando um nativo fala Yas Uke
Nem um nem outro. Curiosamente, no Japão a pronúncia fonética é muito parecida com a nossa, são ~50 fonemas, desses os únicos sem equivalentes no português e seus dialetos, são Tsu/Dzu, n (pronunciado 'un'). O su é falado normal no começo e fim de palavras, mas no meio ele fica com som s chiado, Yasuke = Iássque.
Adorei o video, muito informativo como sempre, ver um nerdologia lanchando é sempre uma experiencia agradavel, mas tenho visto muita gente repudiando os ataques contra o assassin's creed shadows com argumento de são racistas usando desculpas de fatos historicos e tals, porem eu acho que é muito mais uma questão de que o assassin's creed shadows que é o primeiro e unico atualmente que se passa no japão tem como o unico protagonista samurai um personagem que não é japones e que foi irrelevante para a historia do japão, se for pra usar figuras historicas que existiram ao menos use uma que faça algum sentido. veja bem, eu nem jogo mais os jogos da franquia desde o blackflag (que pra mim é o melhor jogo exclusivamente por conta do conteudo naval), porem como essa discussão ficou muito grande eu passei a acompanha-la pra eu ter minha opinião sobre o assunto e depois que parei para ponderar eu acho que se um dia houver um assassin's creed no brasil (acho dificil), eu e muitas outras pessoas ficariamos descontentes se o protagonista fosse um mexicano, americano, argentino e etc... ou imagine ainda um assassins creed que se passa em algum pais da africa onde a grande maioria são negros e eles colocam um estrangeiro de pele branca como protagonista (imagina a repercução disso...). esse meu argumento não é do nada, o trailer japones do jogo esta com uma quantidade avassaladora de dislikes os proprios japoneses estão insatisfeitos com isso. com certeza existem pessoas racistas que estão dentre as pessoas indignadas com esse fato, porem generalizar isso é algo perigoso e covarde na minha opinião, eu particularmente compreendo as pessoas indignadas e apoio quem está insatisfeito. PS: uma outra coisa que venho ponderando é que, se não me falha a memoria, o Yasuke é o unico protagonista da franquia que realmente existiu, não é estranho isso? pq eu acho que talvez tenha sido a unica maneira de justificar colocar uma pessoa de pele negra como personagem principal, pois imagine que ele não fosse o Yasuke, não ficaria muito aleatorio ter um protagonista negro no game? então pensando dessa maneira faz muito sentido eles terem escolhido como primeiro protagonista historicamente real o Yasuke que foi o UNICO negro que >POSSIVELMENTE< foi um samurai. mas isso foi algo que eu pensei recentemente e pode ser que eu esteja enganado mas faz algum sentido, não?
Obrigado Jovem Nerd por tornar possível tal conteúdo. É com informação que a gente vai calando a boca daqueles que pregam o ódio fingindo estar defendendo ~os fatos~.
eu não sei se vc ta sendo hater ou não agora...ou não viu o video...kkkk o proprio video deixa claro que não há dados para dizer que o cara foi samurai... não há qualquer menção a isso... era era só um vassalo do xogum, e usado para transportar suas espadas... e quando "foi para a guerra" se entregou as 2 vezes... não sei que fatos vc ta querendo defender...
@@imbb14 acho incrível como vc usa o termo "só um vassalo do xogum" como se fosse pouca merda na época, a vida do cidadão japonês médio na época era plantar arroz e comer alho até morrer... O próprio vídeo deixa bem claro que a distinção entre um vassalo armado e um samurai na época não era tão formalizada quanto a cultura pop faz parecer.
@@isacaraujo550 cara há muitos comentários que eu vi falando que o cara era só um pet do imperador, justamente pela estranheza da cor de pele para eles.... Em um Japão feudal eu nao duvido naaaaaada, se hj em dia mesmo se um estrangeiro for para vilas mais distantes do Japão, os locais já tiram fotos, querem tocar na barba ou cabelo da pessoa....imagina na epoca... O cara seria basicamente uma bijouteria para trazer atenção para o xogum.... Mas na mente de algumas pessoas aqui, não...o cara foi o maior samurai de todos os tempos...kkkkkkkkk
Está chamando 80% do publico de racist ,então sabe quem é o racist da história? Os tais fatos deixam a possibilidade de ter sido uma ´´joia´´ e algo de fato muito mais real já que apesar de estar ao lado de nobunaga quem foi devidamente documentado ele passou virtualmente em branco.
Simplismente nn me importo com o Yasuke sendo um prota. Mas acredito que se ele fosse NPC, nn daria esse problema para a Ubi. Por quê, diversas personalidades que existiram na vida real no jogo, eram NPCS e que tinham, apesar da liberdade narrativa, funções únicas com o credo ou não.
não é bem um problema pra Ubisoft, eles tão ganhando um marketing gigantesco sem pagar nada. Também não pense que isso foi acidental ou que ekes foram surpreendidos por isso, existe grande chance da Ubisoft ter feito isso propositalmente, esse tipo de coisa pode muito bem se converter em mais lucro pra eles.
O fato é: o que a ubisoft queria, ela conseguiu com esse alarme todo; não foi mostrado exatamente nada até então, apenas um trailer cinemático... O marketing inteiro foi criado apenas por essa confusão e vai continuar até o lançamento. Agora, se vai ser um bom jogo, ou outro vallhalla da vida, é outros 500.
Eu diria que grande problema não é a presença do Yasuke no jogo ou se ele era de fato um samurai. Como bem disse o Filipe, a posição dele na hierarquia é debatível, o que significa que existe margem para representá-lo como um samurai dentro do que é factível. O grande problema, ao meu ver, é tê-lo como protagonista em uma série que comumente cria personagens originais para este papel. Yasuke existiu, e por mais obscura que seja, teve uma história, o que significa que seu papel no enredo de um jogo que se propõe a ser razoavelmente fiel à história da humanidade será bem limitado para não contradizer os fatos sobre ele. Seria como em um AC ambientado no Brasil colocassem como protagonista o Chico Rei ou o Zé Grosso, que são pessoas que existem registros sobre (mesmo que não confiáveis, como o caso do primeiro), e colocá-los como protagonista seria entregar para o jogador o poder de remodelar a história destas pessoas como bem entende, o que trairia a proposta da franquia. Colocar o Yasuke como protagonista e querer ainda se manter o mais fiel possível seria limitar muito mais as ações do jogador - mais até que os demais protagonistas -, e todos podemos concordar que isso não é nem um pouco divertido. A Naoe já seria perfeita sendo a única protagonista, e o Yasuke ainda poderia um personagem bem presente na trama sem ser jogável, tal como Da Vinci foi no AC2 e Brotherhood, que não teria qualquer problema.
Não entendi o que quis dizer com "colocá-los como protagonista seria entregar para o jogador o poder de remodelar a história destas pessoas como bem entende, o que trairia a proposta da franquia.". Qual é a proposta da franquia que está sendo traída nessa situação? Poderia especificá-la? Outro ponto que me confundiu foi o de "querer se manter o mais fiel possível". A franquia nunca quis se manter o mais fiel possível aos fatos históricos. Ela utiliza dos fatos históricos para enriquecer a lore estabelecida, moldando, distorcendo e acrescentando personagens para deixar mais divertido.
@@FelipeCeleri A proposta seria de ter protagonistas que nunca foram citados na história, seja porque foram propositalmente apagados ou porque foram furtivos o suficiente pra não chamar a atenção. Ter o Yasuke - um personagem cuja existência foi documentada- trairia esse princípio, uma vez que o fator liberdade associado a um protagonista entraria em conflito com a jornada conhecida do personagem, podendo causar inconsistências com a segunda. Por exemplo, eu não poderia dizer que Dom Pedro II matou Solano López com as próprias mãos, porque isso contradiz tudo o que sabemos, e certamente um evento desses teria sido documentado. Sim, eu sei que AC não é condizente com a história real, mas não significa que seja uma completa reimaginação desta. Toda a proposta da franquia é que estamos descobrindo em primeira mão uma conspiração milenar que se deu em diversas eras e locais no passado, o que significa que o conhecimento público sobre a história é o mesmo que temos no mundo real. E como toda a conspiração, quanto mais próxima da realidade for, mais convincente ela será, o que significa que quem reescreveu a história não pode inventar qualquer coisa (do contrário, um equivalente ao Diário de Anne Frank botaria tudo a perder). Dessa forma, apesar de não ser totalmente factível com a história do mundo, AC ainda segue nos mesmos trilhos que ela, e tudo o que aparenta ser uma contradição é dito que foi apagado, alterado ou sequer foi registrado. Dessa forma, se Yasuke fosse abertamente um assassino, como o trailer leva a crer, não seria contraditório com a lore da franquia que ainda existam registros sobre ele, ainda mais quando uma grande maioria deles (se não todos) estão sobre a posse dos Templários, que são aqueles que mais é conveniente o apagamento da existência dele da história do mundo?
@@lauroalexandre279 entendo seu ponto, mas não é a primeira vez que a franquia coloca um personagem real protagonizando um jogo. Anastasia é co-protagonista com o Nikolai um assassino da irmandade nos mesmos moldes de Yasuke e Naoe. Sobre os registros de assassinos isso não é oculto uma vez que a própria Abstergo divulga os assassinos em seus jogos adulterados. Até por isso a irmandade revela a verdade nos glitch dos jogos.
@@FelipeCeleri Já ouvi falar dessa Anastasia, mas o que ouvi foi que ela é apenas vagamente baseada em uma pessoa real, e não é a pessoa de fato, como é o caso do Yasuke. Não estou familiarizado com os spin-offs da franquia, então não sei como a lore se desenvolveu com eles. Quanto à Abstergo divulgar os assassinos em seus jogos, ela divulga para o público do universo de AC ou apenas para o jogador? Porque eu me lembro de em Black Flag eles utilizarem o Animus para "coletar dados para filmes e jogos", mas já faz tempo que joguei, então não lembro totalmente. Se a empresa está de fato divulgando os Assassinos como eles são para o público, então eles estão correndo um grande risco de se auto-expôr, e isso é uma decisão burra para se dizer o mínimo.
@@lauroalexandre279 Anastasia é uma pessoa real, princesa da Rússia que teve sua família assassinada e tals... Acontece que não encontraram o corpo dela, então surgiram várias especulações de que ela teria sobrevivido. No AC ela foi salva por um assassino e ela acabou por conta de um objeto ISU tendo "Contato" com a Shao Jun, aquela aprendiz chinesa do Ezio. Nesse contato ela adquire as habilidades da Shao Jun. A franquia acaba preenchendo essas lacunas que não se tem registro... Por isso não conflita com a história documentada. Anastasia é relativamente recente, tem foto dela e ela era uma princesa. Uma pessoa relevante. Mesmo assim, não foi um empecilho vinculá-la na lore. Yasuke tem muito mais brechas que podem ser exploradas.
Não há uma discussão quanto a raça do personagem, outros jogos da série tiveram protagonistas negros e foram bem recebidos pelos jogadores. O problema está no contexto em que ele está inserido. É padrão da Ubisoft beber de fatos históricos para construir suas narrativas fictícias. O incomodo é esta distorção do seu próprio padrão, o qual os seus clientes fidelizados mais apreciam. Um Samurai Negro é legal pra caramba, mas é totalmente fora do comum e do normal para a época que o jogo busca representar. Isso estranhou a comunidade como um todo, que já tem uma identidade cultura pré-estabelecida do Japão Feudal. Dito isso, a questão é: 1. É errado um africano samurai? R: Não. 2. É possível que tenha sido? R: Sim. 3. A Ubisoft possui liberdade criativa? R: Sim. Então por que o chororo? 4. Há racismo contra o Yasuke? R: Não. 5. É um tipo de conteúdo que o público quer consumir? R: Não. Todo cidadão tem direito de expressar sua opinião sobre um produto que consome. Dessa forma, acusar uma pessoa de racismo por não ter aprovado uma determinada obra sem entender as particulares da questão, é a mais pura representação da ingenuidade e ignorância em um debate. Enfim, AC Shadows será um dos maiores fracassos econômicos da Ubisoft por *não entregar aquilo que o consumidor deseja degustar* e, para justificar o fracasso com os acionistas, vão dizer haver racismo.
Não entendi a parte do "distorção do seu próprio padrão, o qual os seus clientes fidelizados mais apreciam." poderia especificá-las por gentileza? Quais distorções do próprio padrão a Ubisoft fez que incomodou os clientes fidelizados? Eu tenho uma coleção de livros e jogos de AC e não percebi distorção ou incomodo do fandom da saga, na verdade o que vi foi uma galera que nem joga AC incomodado com o personagem negro. Então por que o chororô? 1. Há racismo contra o Yasuke? R: SIM. 2. É um tipo de conteúdo que o público quer consumir? R: Sim. Na verdade creio que o AC Shadows será um dos maiores sucessos econômicos da Ubisoft. Trouxe nova vida a uma franquia que estava em declínio e não lembro de um jogo da saga ter sido tão comentado organicamente como esse. Muita gente que nem acompanhava irá jogar o jogo só por conta da polemica. E polemica como essas vendem muito.
@@nely549 é um dos jogos da série, fiel a lore e que ajuda a compor a narrativa até agora. Esse jogo quebrou o padrão de protagonista totalmente inventando. Foi um marco pra quem é fã da franquia e consumidor dos jogos. Ele faz parte de uma trilogia bastante divertida que quebra outro padrão que é o jogo ser linear e não um mundo aberto. É um jogo bem mais curto que os demais e vale muito a pena ser jogado.
Há uma série da Netflix em formato de anime chamado Yasuke. É uma série que combina a fantasia dos animes japoneses com esse fato histórico. Parece ser pouco conhecido, recomendo bastante.
"Não existe registro de que yasuke foi um samurai. Mas como o jogo é ficção científica, quem tá criticando isso, pode ser apenas racista" Aposto que se tivesse um registro histórico comprovando yasuke como um samurai, o tal argumento seria utilizado pra validar a história do game como fidedigna e correta. Como não, quem critica é racista. Dois pesos, duas medidas.
Ué kk, então o Filipe Figueiredo é nerdola? Pois diversos "nerdolas" disseram o mesmo que ele, que Yasuke existiu, mas não é possível afirmar se ele era um samurai.
Nem todo guerreiro japonês era automaticamente samurai. Meu incômodo com sua representação é mais pq nunca usaram pessoas reais como protagonistas, e fazer isso com um personagem que nem representa bem um cultura inteira em um jogo que se sustenta nessas dinamicas pode ser dito como lacraçao forçada.
@@edu8786 Sim, mas quando que eu proibi alguém de ter liberdade criativa? Eu só respondi o comentário do cara acima, como se o vídeo invalidasse os argumentos do tal dos nerdolas, nada além disso. Cada um faz o jogo que quiser.
A dica pra esse jogo, Yusuke será o samurai de algum daimio e tera que lutar pela honra do seu senhor, ai vem a parte da história mais pessoal sobre a honra do samurai, a honrar o seu senhor como foi a serie Xogum recentemente, ja a japonesa Ronin seria como conhecemos o assassino nas sombras a parte histórica e política do game, ja com o samurai vamos lutar as guerras e os combates de honra, nada de jogar com ele na surdina, vamos batalhar espada por espada, acho que seria uma dinâmica legal entre os 2 e mostraria tanto o lado do ex escravo que lutou literalmente por sua liberdade, a sua relação com o seu senhor que o viu como um ser humano digno, e a relação da Ronin com o ambiente político da época, minha humilde opinião apenas
Se Jesus estivesse em algum assassin's creed (o que faria sentido pra carai), e representassem ele com essa cara, NENHUM 1ncel falaria nada, talvez a polêmica aconteceria por outros motivos, mas não pela cor da pele. Esse tipo de coisa que mostra que o mimimi não é por precisão histórica.
@punhosdepano5805 a galera que ficou de mimimi por causa do Yasuke não entende de história, o problema deles é outro, e esse problema ficaria claro com essa questão do Jesus. Nesse ponto o fato dele ter existido ou não não faz diferença.
Plaestina tem haver com filisteus, filisteus inimigos dos israelitas. JESUS era Hebreu... Os romanos que chamaram a região assim, nada a ver com os outros povos da região. E aquela gente não é bem muito escura... como é fácil observar.
Quando eu era mais jovem eu me revoltei quando descobri que vikings não usavam chapéus com chifrinhos, depois quando descobri que dinossauros tinham penas. Achava que não era tão legal. Mas a gente cresce. A gente percebe que a reliadade é complexa, e que até a ficção às vezes tenta retratar a história de uma forma diferente daquela que se acreditava ser a verdade. Não se preocupem, vocês vão se acostumar com a realidade.
@sr.erradomestredoserros4092 Desculpe, mas precisar usar o nick " comentário irrefutável" pra tentar convencer alguém me lembra muito um redpill sinalizando macheza. Vc não precisa ser assim, fera.
@sr.erradomestredoserros4092 Vc sabe q seu comentário não combina com um canal sério como este, né? No Fatos Desconhecidos seu discurso com certeza vai fazer sucesso.
@sr.erradomestredoserros4092 O nome disso é militância. Relaxa e vai jogar um joguinho.
@sr.erradomestredoserros4092 Tu ta precisando de conhecer a enxada irmão ta com muito tempo livre AUHAUHAUHAUHAU
@sr.erradomestredoserros4092 Bobo da corte. Realmente. É cada maluco que me aparece...
Imagina so essa galera que deu rage no samurai negro, quando eles descobrirem que tambem nunca existiram tartarugas praticantes de nuinjutso.
Como assim??😭😭😭😭😭😭
Duas coisas COMPLETAMENTE DIFERENTES!!! 😂😂😂😂😂
Lacrou amiga?
@@marcospereira6721Sentiu
@@Andre.FelipeMendes pq eu sentiria por um personagem que NUNCA foi o que alguns afirmam? 😂😂😂😂😂
😢
Sugestão pro Nerdologia: Barão de Mauá.
Barão de Itararé também
Sugestão pra Ubisoft
Assassins creed do Barão de mauá
@@danielcarvalhotoad , porra nenhuma, Assassins Creed Pablo Vittar. hahahahahaha
O Barão de Guaraciaba o primeiro barão negro brasileiro que tinha 200 escravos negros.
Tem um vídeo muito bom do barão de maua no vogalizando a história, mas um nerdologia dele seria excelente tbm
Sempre aqui comendo o nerdologia e vendo o meu almoço
Como é amigo?
Adorei o comentário kkkkkkkkkkkkkk
ixi
Eu tenho um amigo q é assim tbm, toma cigarro e fuma cerveja. O cigarro ele toma ao contrário
exatamente
Queria q o papa tivesse saído no soco com o líder de uma ordem secreta no porão da capela sistina.
Ou seja, queria que o Papa socasse a própria cara
Não saiu? :(
E ele saiu, mas você sabe? alguém sabe? existe alguma prova? essa é a questão, vai saber
EU TÔ FALANDO ISSO DESDE O PRIMEIRO DIA DO TRAILER kkkkkk
tanto faz se uma zebra azul tava lutando com um samurai nazista, esse jogo horroroso vai vender que nem água e até quem tá criticando vai jogar.
Sugestão de Nerdologia: Alaska e a venda pela Rússia aos EUA.
E Yasuke foi tema da Escola de Samba Mocidade Alegre no Carnaval de 2023, que rendeu um título merecido de campeã.
Caralho que foda, não acompanho muito carnaval.
Mandou banhar, escorreu beleza. A verdade da cor, a natureza. É preta a sua armadura, tem na alma a bravura. Ninguém segura.
Muito maneiro o desfile, e olha que nem gosto de Carnaval e nada relacionado.
@@GabsNuer os compositores estavam inspiradíssimos nesses versos
Bem lembrado, mano. Campeã indiscutível.
As pessoas reclamando que "Nunca existiu um samurai negro e isso que a Ubisoft tá fazendo é lacração, jogo de lacrola" sendo que o Yasuke é o ÚNICO PROTAGONISTA DE ASSASSINS QUE EXISTIU.
KRL kkkkkkkkkk
Esse é o ponto que muitas pessoas que criticaram a escolha de Yasuke comentam. É estranho o único protagonista negro que está num local incomum para sua etnia ser o único que realmente existiu, isso parece levar a entender que a escolha do Yasuke serviu só para blindar a Ubisoft de críticas por ela querer um protagonista negro no Japão.
Mas justamente o fato deles fazerem isso fez parecer que foi forçado, personagem historicos relevantes, quando apareciam, eram como coadjuvantes. Então ao fazer isso, ainda mais pra ser a vitrine d um jogo que se sustenta nas variadas culturas parece sim forçado.
Esses nerdolas são tudo dodói da cabecinha. Fadados a ficar no porão mesmo.
Total
A moral é que vai ser muito maneiro pela primeira vez estar com o personagem que é naturalmente muito mais forte fisicamente que os outros.
Sem click bait, sem treta pra gerar engajamento... Só fatos e uma maneira pacífica de contar tudo. Obrigado, Nerdologia. Eu já sabia desses fatos históricos sobre Yasuke, mas me admira tanta gente vir "lacrar" justamente por acusar a Ubisoft de Lacradora. Que venha o Jogo!
Não falaram que os ´´fatos´´ também podem se referir a um acompanhante onde o fato de passar apagado pela hostoria apesar da proximidade do Odanobunaga (considerado exemtrico) que foi devidamente documentado colaborar com o fato de que é ele é mais uma curiosidade que parta da história e cultura.
@@edvanleonardo4262 na moral. Aprende a escrever amigo. Usa uma vírgula pelo amor de Satã.
@@franciscodefaria ,sou engenheiro para não me esquentar com isso ,minha atenção é toda voltada ao conteúdo.
Uma correção: nem Nobunaga (morreu antes de conseguir) ou mesmo o seu sucessor Hideyoshi (origem campesina) possuiram o título de shogun, apesar de serem efetivamente os soberanos do Japão. A linha de shoguns Ashikaga foi quebrada pelo próprio Nobunaga e só foi iniciada novamente pelo clã Tokugawa, 20 anos após a morte de Nobunaga e o declínio do clã Oda.
era como se fosse
Oda Nobunaga de fato não foi Shogun, mas por sua escolha e porque morreu antes já que foi uma das opções oferecidas, pois tinha direito devido a sua descendia "nobre". Hideyoshi de fato nunca foi Shogun pois era de descendência "comum" (ou seja, sua família não tinha ligação com a linhagem dos imperadores).
O taco do diálogo me pegou 😂😂😂
tb
neh ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É sempre bom usar o diálogo contra os racistas enrustidos ☺️
@sr.erradomestredoserros4092a protagonista do jogo é do Japão.
Ao inves de "racistas" eu colcaria " hipocritas"
Sugestão nerdologia: 100 Anos da Coluna Prestes!!
Forte
É importante ressaltar tbm que Yasuke já é parte da cultura japonesa, ai até importando pouco se foi ou não samurai, mas retratado muitas vezes como essa figura que faz um intercambio entre o ocidente e o japão
Quem fez intercâmbio entre ocidente e Japão foram os portugueses nossos ancestrais e o eua que pipocou duas bomba
depois de tanta discussão infundada, tiradas dos mais obscuros e sujos buracos, finalmente uma aula de História
obs: com fontes
Diferente do Thiago Braga que só falou asneira.
@sr.erradomestredoserros4092 Caraio mano, esse textão tá aqui também? Vamos lá de novo, nenhum samurai estrangeiro serviu Oda Nobunaga, nenhum samurai famoso do japão podia ser protagonista do jogo pq eram todos Daimyos, falando até de Miyamoto Musashi o chamando de Samurai e falando que deveria ser o protagonista, quando na real ele era um Ronin e nem nem tinha nascido, além e estarem criando novos argumentos e origem da treta a cada semana e esse seu texto é uma nova origem da "Treta" no qual ignora que é um jogo de videogame e era obvio que eles nunca fariam um documentário histórico em forma de jogo, admitam pelo amor de deus vocês tão criando problema onde não existe! Deveriam é estar reclamando dos reais problemas da Ubisoft tipo O PREÇO DO JOGO, mas não implicaram com o Yasuke que existiu no Japão e serviu Oda e pior é retratado na Cultura Pop japonesa como samurai mais de uma vez!
@sr.erradomestredoserros4092parafraseando o Bené de Cidade de Deus: " Zé pequeno, tu tá precisando de uma namorada"
@sr.erradomestredoserros4092 sinceramente não entendi o argumento kkkk, qual jogo do assassins cred foi um documentário super fidedigno da época e sem liberdades criativas?? na verdade qual jogo ja fez isso de qualquer franquia ou empresa?? não consigo imaginar um documentário jogavel como algo divertido. e mesmo que fosse não seria o mesmo tipo de diversão de um rpg de ação como assassins cred. povo doido. vcs reclamam tanto de lacração isso lacração aquilo, mas na verdade tem meia duzia de jogos com protagonistas negros e todos passaram pelas mesmas "polemicas" não tem ninguém mais lacrador do que o conservador de direita que odeia lacração.
@@rabioliveira6481 O Thiago Braga é um direitista fodido que apesar de saber sobre história, prefere manter sua ideologia acima de qualquer coisa, inclusive de seus vídeos. Já usei muito vídeo dele (da época que os vídeos de História era sobre História), pra complementar minhas aulas - sou professor de história também - mas hoje opto por não fazer mais. Esse cara tinha que ser esquecido, colocado a beira da falésia e chutado a lá Leônidas do filme 300.
as pessoas nem escondem mais o racismo hj em dia
@punhosdepano5805mas não tem outro protagonista que é japonês? e outra, é só um jogo irmão, se tu quer coesão histórica não é melhor ler um livro?
Mas tem uma protagonista japonesa 🤔
@punhosdepano5805 vc já ouviu falar em falsa simetria? (P.S. assista ao vídeo, coleguinha.Tem palavras difíceis, mas vc consegue)
@punhosdepano5805 Pensa assim mano, uma guria que você gosta chega em você e diz "não quero ficar com você, mas não é por conta da sua aparencia" o que você ia pesnar? Faz essa reflexão para dizer que não é racismo o que estão realmente criticando sobre esse jogo.
@punhosdepano5805 tu é burro que da até preguiça de argumentar com tamanha vastidão de nada na tua cabeça, parabéns maluco.
resumidamente: Com ctz ele existiu e era um guarda costas livre do Oda, se era samurai ou não, é debativel.
Debatível para vc, ele não seria tão respeitado no Japão se fosse um ledo guarda-costas
@@erivaldosousa79 isso é achismo, assim como é achismo eu falar: com um físico desse independente de cargo não acho que teria respeito ou não, muitos japoneses teriam curiosidades e até racismo, dependeria de cada japonês, mas se respeitassem o Oda teriam que pelo menos demonstrar respeito ao Yasuke tbm.
No final do vídeo fala que não é comprovado e é debatível sim..anta@@erivaldosousa79
荷物持ちだった説が有力らしいよ
título de samurai se da a nobre. Todo samurai é classificado como samurai, se yasuke não é citado como samurai, então não é!!!
Até que enfim um históriador de verdade falando do assunto de uma forma acadêmica e correta. Obrigado!!!!
Sugestão Nerdologia Santos Dumont !!!
Esse episódio talvez seja prova daquilo que falam de que o gamer médio é preconceituoso. Pelo vídeo deu para ver que a figura do Yasuke é relativamente popular. Teve filme, série, desenho e eu pelo menos nunca tinha ouvido fazerem contestação alguma. Foi só chegar na bolha gamer que virou um problema.
Ele é uma ´´lenda´´ ,Nobunaga foi devidamente documentado ,a passagem virtualmente em branco de Yasuke não ajuda muito.
Em fim há jogos retratando Yasuke como um samurai em glória e não geraram comoção ,olha quando a netiflix fez aquilo com a Cleópatra todo mundo caiu em cima ,quando fizeram com a ´´a pequena sereia´´ todos caíram em cima ,um se propôs a ser uma série histórica ,outro uma adaptação ,a UB sempre se propôs a brincar com a história e não brincar de história ,todos em seu nicho.
Todos aqui quem criticam já choraram por brancos ,pretos animais ,robôs e aliens no sentido de se simpatizarem em suas odysseias.
@@edvanleonardo4262 a não ser que a pessoa diga algo na linha de "poxa, q pena, queria jogar com um samurai japonês para poder me inserir melhor naquele mundo e sentir como é fazer parte daquilo" qualquer outro argumento que use "lacre" como sustentação é sinal de preconceito. Não é a primeira vez q um jogo no Japão feudal tem um personagem protagonista não japonês, mas provavelmente a primeira q tem um negro. Duvido muito q tivesse toda essa comoção caso o protagonista fosse ser algum europeu branco como no caso de Nioh. A história do Yasuke me parece muito curiosa e seria compreensível imaginar que as pessoas envolvidas no jogo veriam um atrativo nela.
@@journeym4n-l5seu aposto que teria sim a mesma comoção. A prova de que o problema não está em o personagem ser negro é que, não lembro de ninguém criticar, e sim pelo contrario, pedirem jogos com o Aquiles, q treinou o Connor. Pediram jogos com o Adewalé de Black Flag, e ninguém reclamou do Bayek de Origins. O problema não é ser negro, o problema é usar a ÚNICA EXCEÇÃO para representar uma cultura milenar de outra etnia e que é profundamente admirada pelo mundo. Todos esperavam um protagonista japones há muito tempo na franquia AC.
Então acho a insatisfação bem compreensiva.
@@TheXKieru Vc tá dando voltas de raciocínio prá justificar o racismo dos gamers nerdolas.
@@journeym4n-l5s ,estamos no meio de um guerra cultural ,ou não parece preconceituoso tachar 80% da comunidade que tem deu seu feedback de racis t ,afinal é um crime e deveria ser grave.
Sei que que é mais seguro dizer que é o primeiro jogo desse porte que protagoniza (samurai worrior 5),se fosse um jogo com outro nome certamente a critica seria mais velada ,mesmos jogos com brancos heteros europeus como o God of War ragnarock é recheados de criticas ,como não desenvolver o ragnarock para desenvolver a giganta de cor de pele não nórdica popular.
One of the reasons for the controversy is the definition of "samurai" is ambiguous. Originally it referred to lower-ranking nobles who made their living by the martial arts to serve higher-ranking nobles, but during the Warring States period, when the status system was ambiguous, it came to refer to a relatively higher-ranking combatant with the right qualification for mounted combat, and during the Edo period it again became a hereditary status.
Considering that Yasuke's surname is not documented, it is unlikely that he held such a high status, and given that he wasn't killed by Akechi Mitsuhide after Oda Nobunaga's death and was sent to Nanbanji Temple, it is likely that he did not participate in the battle that much.
However, the definition of "samurai" in English is even more ambiguous, and could be anyone who worked in a combat position in medieval Japan. In Japanese, "bushi" is close to this definition.
Só uma breve correção: Desmond Miles era de Dakota do Sul, mas trabalhava num bar em Nova Iorque, justamente porque ele fugiu, por não querer fazer parte da Irmandade.
Outro ponto importante pra ressaltar com relação à ficção cientifica em Assassin's Creed é que, na lore da franquia, os humanos foram criados por uma raça mais evoluída que já vivia antes aqui na terra e todo o conflito entre os Assassinos e Templários gira em torno dos artefatos que foram deixados por essa civilização, cuja tecnologia era tão avançada ao nível de se parecer com magia e interferir em diversos pontos da história humana. Essa questão não é apenas interessante por si só como conceito, como também dá ainda mais liberdade pros desenvolvedores criarem as mais diversas interpretações históricas dentro desse universo.
Ou seja, é uma franquia de ficção histórica.
@@cygermenher5932 sempre foi nao entendi seu comentario mas ok
Um breve correção veja bem
Uma das primeiras linhas de dialogo no primeiro jogo é "dentro do Animus você vai conhecer a história 'verdadeira' e nunca contada nos livros de história". Apenas o disclaimer mais direto da ficção científica para aloprar sem medo.
Até o lema da ordem é "nada é verdade, tudo é permitido".
Eu acho esse elemento muito foda. Eu particularmente adoro ver a releitura que AC faz aos relatos da bíblia, mas que nunca são destaques nos jogos por motivos óbvios, mas, quem tiver curiosidade, pesquise como foi a ressurreição de cristo na lore de AC.
cara eu to chocado ao ver a grafia de algumas palavras no português dessa época!! Especialmente o uso de "f" no lugar de "s" em diversas palavras e "u" no lugar de "v".
estava = eftava ou eftaua
estatura = eftatura
esperando = efperando
pelas ruas = pollas ruas
só pra citar alguns.
muito interessante ver a evolução da língua.
Eu entendo quem reclama, já que não retrata exatamente o período, porém, eu acho que fica ainda mais interessante, utilizar um personagem com uma história tão única. Além do que, a escolha de personagem te permite jogar com uma japonesa também.
Assassins sempre foi uma mistura de história com ficção, qualquer reclamação é mimimi.
Simplesmente não existe coisa melhor pra assistir comendo do que Nerdologia.
Não existe menção ao Yasuke como samurai do mesmo jeito que não existe menção do Da Vinci e Graham Bell desenvolvendo equipamentos pra uma ordem secreta de assassinos
Ou da Cleopatra fazendo parte da ordem templaria. A Ubisoft sempre deu essas "esticadas" pra deixar a historia interessante, porque Assassin's Creed não é um jogo documentário, é uma ficção que acontece com cenários e periodos históricos como plano de fundo.
Mas mesmo depois do Da Vinci e Graham Bell, SÓ o Yasuke como samurai é algo que está incomodando a galera. Por que será?
Eles alegam que o "incômodo" é o protagonismo. As outras personalidades históricas eram NPCs, interagiam com o personagem principal, e esse sempre foi fictício.
E agora o Yasuke além de ser histórico. Também terá protagonismo na história de AC.
Mas a falta de noção das críticas, pra não dizer outra coisa... é que se o jogo for ruim... Basta não comprar, e não jogar.
Quem pode se preocupar com o suposto fracaso do jodo é a Ubi Soft.
Quem acha que ter Yasuke em AC é lacração, e isso faz o jogo ser ruim... Ignora esse jogo.
A "reclamação" só faria sentido se AC Shadows saísse de um Crowdfunding
Quando a grega tava matando minotauro e ciclopes essa galera não deu chilique né
@@gutonascimento969 E o Altair Árabe batendo no Papa em EC 1 ?
@@gutonascimento969 eles vão alegar QUALQUER coisa, racismo é assim mesmo. Uma bosta!
esse pessoal reclamando no twitter precisa de uns carnês e uns boletos pra pagar, ai para de reclamar de coisas assim, tem tempo de reclamar mas nao tem tempo de procurar saber o que aconteceu ou não
O pessoal pensa "se ele só carregava arma ele não tinha respeito, vendo ele como se fosse um empregado um escravo na cultura brasileira e não na cultura japonesa em que vários samurais como o Musashi dedicavam a outras funções além da luta de espadas sem serem vistas como trabalhos de classe mais baixa
Última cena: pure cinema (Scorcese com as mãos levantadas)
smt
@@kyoto8325 pq n vai ver vídeos portugueses?
Algumas considerações sobre o drama .
1 - Yasuke era um Samurai.
Antes do Período Edo (1603 - 1868), a ascensão de soldados e civis ao título de Samurai era muito mais flexível, tanto que diversas vezes um elemento ganhava o título de Samurai por mera convenção social, não havia governo centralizado ou Instituição que certificava Samurais, eles não possuíam títulos ou insígnias, o sobrenome bastava em diversas ocasiões por se tratar de um título hereditário, somado a isso, o fato de uma pessoa se provar pelos seus feitos em benefício de uma parcela significativa parte da população ou para um líder militar, já lhe garantia o título de Samurai e então se deixasse herdeiros, eles também seriam chamados e serviriam como Samurais. Foi o que aconteceu com Yasuke quando foi colocado sob a proteção de Oda Nobunaga, que até lhe deu permissão para portar uma espada, e uma casa, para todos os efeitos na época em que ele estava, ele era um samurai, qualquer um que ousasse questionar isso daria a sorte de acabar apenas coletando alguns dentes do chão após ter um encontro com as costas da mão de algum representante de Nobunaga, o problema é o fato de terem tentado colocar Yasuke dentro dos padrões dos Samurais do Período Edo, que eram mais rígidos.
2 - A escolha de Yasuke.
Poderiam ter incluído um personagem histórico mais relevante? Poderiam, mas Assassins Creed sempre apresentou personagens fictícios por um motivo, liberdade narrativa e de jogabilidade, Yasuke é quase uma 'tabula rasa', pouco se sabe sobre ele além de sua presença armada ao lado de Oda Nobunaga, a partir disso, puderam tomar diversas liberdades criativas para preencher as lacunas históricas que os arqueólogos não conseguiram encontrar, afinal é uma obra de ficção com contexto na história real, se levassem alguém com mais relevância histórica para estrelar, como seu samurai de estimação favorito, quase nenhuma liberdade poderia ser tomada
3 - O Estrangeiro.
Agora tem quem não gostou de ter um estrangeiro no protagonismo do jogo no Japão, apesar do protagonismo ser dividido com Naoe, uma japonesa nativa, você sabe quantas histórias são contadas do ponto de vista de um estrangeiro conhecendo um lugar do qual nunca fez parte? Duzias e duzias a cada geração desde a Epopéia de Gilgamesh, Edward era um estrangeiro no Caribe, Ezio era um estrangeiro em Istambul e Eivor era uma estrangeira na Inglaterra, Irlanda, frança e América do norte
Deixa de ser desonesto a história do eivor não é sobre Inglaterra e sim sobre o viking
Comprarão sem sentido
@@BrenoSobral71 não só a história da Inglaterra, como a história da Irlanda e da França tbm, quem vc acha q contou a história dos vinkings? Eles mesmo? Ou os povos q eles invadiram? Sabe nada de história e QR da pitaco
Krl, como historiador em formação, o teu ponto sobre a Epopéia de Gilgamesh é a mais pura verdade. Isso de fato, é uma evidência de um estrangeiro transitar em outros territórias além do seu (no caso Bilgames, rei de Uruk viajando em busca da imortalidade), isso levando em consideração que as tábuas encontradas e as diversas versões que se identificam datam do século XX a.C. (escritos sobre a Epopéia datam de cerca de 2000 a.C., sendo o nome Bilgames/Gilgamesh sendo mencionado em escritos datados do século XXVI a.C.). As pessoas não entendem que a mais antiga literatura datada é uma alegoria de um estrangeiro transitando em territórios que o mesmo desconhecia. Então ficar de mimi entorno de uma questão étnica não faz sentido, sendo que historicamente, de fato existiu o Yasuke e contar histórias de um estrangeiro em lugares longe de seus lugares de origem.
@@DMPTCsamurai não era e nunca fui um título, era uma casta de nobres militares. Mesmo que a flexibilidade social no período Sengoku fosse maior, castas ainda existiam e, como você mesmo disse, bastava ter um sobrenome. Yasuke não tinha sobrenome, nem sequer feitos, o único ato dele que sabemos é que cedeu sua espada a Mitsuhide. E sim, samurai possuíam títulos, vide Toyotomi Hideyoshi que possuía vários, kanpaku por exemplo
Então não, Yasuke não era samurai - não teve sobrenome e ao invés de voltar ao clã Oda (que poderia ter o adotado, prática que não era incomum), retornou aos jesuítas
@@JoJo-gt7ty Samurais durante o Edo pode ter sido restringido apenas a castas nobres, com sobrenomes e todos os benefícios associados a nobreza, no período Sengoku, isso não era restrição, entenda, o Japão tava uma bagunça, uma guerra civil, por um lado tinham Daymios mais tradicionalistas, enquanto por outro tinham outros progressistas, como Oda Nobunaga, até mesmos Bushis sem sobrenome e de uma espada, eram chamados de Samurai, bastavam eles servirem ao Daymio por um período prolongado, nesse caso, por associação direta, um Bushi de uma espada, com salário, casa própria, guarda de Oda Nobunaga, e guardião da espada do chefe, não só era um samurai, como era uma samurai de alta classe, é até capaz q Yasuke pudesse ter recebido um sobrenome q foi perdido nos registros, mas mesmo nunca ter sido encontrado, a falta de um sobrenome não tirava dele todos os deveres e benefícios dados a ele q eram associados a um samurai
Nem todo samurai era guerreiro na realidade, depois do periodo sengoku os samurais só viraram aqueles homens da receita federal que vai na sua casa cobrar imposto.
Samurais eram pessoas que mais brigavam entre si
tem isso tbm. muita mística em torno deles, sendo q no periodo maior eles só arrumavam briga pq queriam
Na verdade eles nascem como a receita federal
@punhosdepano5805 mas se o jogo for ruim... É só não comprar, não joga.
Quem pode se preocupar com o suposto fracaso do jodo é a Ubi Soft.
Até agora não entendi esses comentários sobre AC Shadows. Yasuke é lacração? Isso faz o jogo ser ruim? Ignora esse jogo...
Só faria sentido desaprovar esse AC Shadows caso saísse de um projeto de captação de recursos, um Crowdfunding.
@sr.erradomestredoserros4092 em resumo, a Ubisoft fez o que prometeu e uns nerdolas choraram
@sr.erradomestredoserros4092 alias, eles mesmos prometeram antes sobre interesse no Yasuke, leia sobre suas notícias e informações.
Acho qu você ta criando coisa que não existe
Olá Moçambicano aqui, Yazuki é proveniente do povo Yao, norte de Moçambique atual província de Niassa.
Existiu sim, se chamava Lil Vinicin.
Aquele vídeo que ele fez é muito bom
Samurai negão
Samurai negão
Agora começou a lacração...
Quem quiser compra, quem não quiser não compra.
O realmente importa são os preços abusivos da Ubisoft, que esses sim são sem honra.
Parece até os juros dos bancos😞
Os preços e o risco de um dia o jogo simplesmente sumir da conta, além da mídia física precisar de internet pra ativar
quem lacra, não lucra.
MARAVILHOSO o final do vídeo kkkk
Provavelmente ele não tinha o status de samurai, pois os samurais recebiam o benefício de ter um sobrenome. Fosse um samurai, provavelmente teria tido a honraria de ter um sobrenome e iniciar sua própria linhagem. É perfeitamente crível que ele tenha tido um status de servo de confiança, mas talvez nunca tenha sido visto como um nobre, mas certamente um homem respeitado. Sem dúvida, uma personagem fascinante da História do Japão.
Eu entendi oq os japoneses em específico estão reclamando, não vi eles falando q o Yasuke está no jogo é um problema, e sim ele ser um protagonista em uma história japonesa. Vi vários comentários falando q ele poderia ser um NPC importante, q fazia parte de alguma quest ou algo do tipo, e faz sentido. Mas eu tbm entendo q Assassins Creed é um jogo q gosta de se basear em fatos pra criar fantasia, ele n tem compromisso com a veracidade das coisas, é apenas um jogo, uma obra q possui liberdade criativa. Mas realmente, pro japonês q viu tantos protagonistas de várias partes do mundo nas suas respectivas culturas, chegar na hora deles e ter um protagonista estrangeiro deve ser esquisito, da pra entender a indignação deles tbm, qualquer outro argumento q n seja esse pra mim é mais racismo q qualquer coisa.
Racistas quando olham um Samurai branco, europeu e loiro que nunca existiu: 😃
Racistas quando olham um homem negro no Japão que provavelmente tinha título de Samurai: 😡
Diga-se passagem, Williams Adams realmente se tem registros concretos que existiu e foi samurai.
Yasuke já não se tem certeza que foi um Samurai.
Sim, tiveram de 3 ou 4 europeus que receberam título de samurai. Imagina se fizessem um jogo em que zumbi dos palmares fosse japones? Lacrolandia nao ia falar nada ne?
Obrigado Felipe por deixar exposto esses nerdola racista que ficam vendo documentário de "história" no canal do Brasil Buraco Negro.
Em outras considerações vale colocar a referência de que a escola de samba paulista Mocidade Alegre utilizou Yasuke como samba-enredo e acabou conquistando o título de campeã do desfile.
Em ainda uma outra menção teve um anime no Netflix de mesmo nome ("Yasuke") onde dão uma interpretação bem legal dele numa jornada de redenção em meio a fantasia e cultura japonesa. Vale a pena dar uma conferida, o triste é que como toda produção vindo de streaming só teve uma temporada.
eu queria ter gostado daquele anime do Yasuke mas foi broxante =/
É bom lembrar que tal obra foi criada por um ocidental e daí se percebe isso no roteiro
Eu queria um jidai geki ou um jidai geki de artes marciais miguelentas mas sem magia (tipo Samurai X), mas tentaram fazer um Onimusha rushado
@@irinaiturri sim, concordo na sua crítica, parece a série parece ser uma pequena experiência do que uma produção séria. Porém alguns pequenos aspectos como o estilo de desenho usado e a linda música de abertura me marcaram na minha memória.
6:38 Haaaa eu percebi essa trilha de Afro Samurai de fundo hein Nerdologia. Bom dms!!!
Essa história dá um filmão do Tarantino, hein!?
Yasuke chutando bundas reaças no estilo bastardos inglórios
Com samuel l jackson.
ia ter um filme sobre ele, o ator que iria interpretar o Yasuke er o cara ue fez o pantera negra, mas dps que ele faleceu pelo cancer, não se fala mais do filme, eu acho que cancelaram ele.
@@rafaelcapuano8280 eu pensei no Laurence Fishburne ksksk
@@rafaelcapuano8280 Eu li Samurai L Jackson 🤣
Queria um do Brasil, inconfidencia mineira ou invasoes holandesas
Seria maaasssa
Depois da caquinha que eles fizeram no AC3 com o Brasil, eles vão tomar MUITO cuidado antes de fazer um jogo deles se passar por aqui kkkkk
Chapéu de racista é marreta.
Pqp, nunca tinha ouvido esse termo, ri pra caraio, 😂😂😂😂
Concordo 100%
@sr.erradomestredoserros4092 Mano vc precisa sair um pouco de casa, tomar um sol e pisar na grama.
😂
Supositorio de esquerdita é o yasuke inteiro
@@ramirofernando1acusou o golpe né? Chora nerdola!
Adorei o detalhe que colocaram a música do Nujabes, abertura do Samurai Champloo no vídeo ♥️
nioh: homem branco, loiro e de olhos azuis no japão, gamers: 😴
ac shadows: homem negro no japão (literalmente existiu na vida real), gamers: 😡
mas não, o motivo deles reclamarem com ctz não é racismo ein gnt!!!!
William Addams é o protagonista de Nioh 1 e ele existiu na vida real, e tem registros de que ele foi um dos primeiros senao o primeiro samurai estrangeiro, Era irlandes e o Tokugawa Leyasu nomeou ele e seu primeiro imediato Samurais e os deram terras, e ambos participaram tambem de batalhas.
Agora a respeito do Yasuke, pouco importa se ele era ou n alguma coisa e sim ser um jogo da ubisoft onde nunca utilizaram um protagonista que existiu e agora do nada colocar isso, principalmente num jogo que se passa no japao onde os Japoneses estao reclamando que n tem um protag masculino japones...
@@SenhorDeath mah os japoneses no geral n estão incomodados kkkkkkkkkkkkkkkk para de mimimi se n gostou é so n jogar o jogo. Famoso dobra e passa peo próximo
@@Kaito_Iscariotes vai ver o trailer do jogo na ubisoft japan :)
Ok, se é um problema o protagonista não ser japonês, pq não reclamaram com o protagonista do Nioh também? Ok, ele é real e eu não sabia, não muda o fato de que lá no nioh escolher um personagem não-japonês foi ok e agr não é mais e todo mundo sabe o motivo: a cor da pele dele. Se o protagonista do AC Shadows fosse branco, eu DUVIDO que ia ter gamer reclamando, pq pra gamer só existe 2 cor de peles, branco e lacração.
@@Shmilia a diferença é que o jogo é japonês e lá eles não se importam com isso, AC é ocidental, aí já viu
"Aah mas olha o trailer na ubisoft japan" sim se eu quiser ir e dar um dislike no video eu posso, então isso não prova nada, alem disso os comentários do vídeo é piada, um monte de gringo querendo cagar regra pros japoneses.
Felipe Figueiredo, você é o maior! Não tem jeito!!!!!!!! Encerrou o "debate"!!!
Todo nerdola deveria ver esse vídeo
Não é nerdola, é reaça racista.
Vi o vídeo, não vejo problema com ele, mas eu particularmente gostaria de ter 2 protagonistas japoneses no japão.
@@lordbotato7175 ninguém reclamou com o europeu loiro do nioh, por que será?
@@felipeemanuel5790 Eu nem sei que jogo é esse. Eu só disse minha opinião.
Excelente vídeo Felipe!
Pode até ser que parte dos q reclamaram de fato eram racistas, mas é muito fácil o pessoal enfurecido generalizar e dizer que lacração não existe, quando na verdade a Ubisoft de fato fez a escolha do protagonista pensando na repercussão, e no lobby que poderia ganhar pela suposta representatividade. Enquanto isso tivemos japoneses putos da vida por não terem um protagonista japonês, por mais que tenham colocado a Shinobi. Eu me incomodei um pouco, ainda mais colocar alguém de uma etnia que chamaria atenção um jogo stealth, mas gostei que o foco dele não é bem esse, e teremos a separação das funções Stealth/Porradaria entre os personagens igual no Syndicate.
Eu tinha visto que no geral os japoneses não ligaram muito. Aliás a maioria tá bem animada porque o jogo se passa no Japão.
Ah... O grande público japonês de jogos ocidentais.
Oi Nerdologia já que esse ano fez 100 anos de sua morte poderia por favor fazer um vídeo sobre a história de Vladimir Lenin ou sobre a guerra civil russa já que vcs prometeram isso em 2017.
gostei da sugestão!
Procura sobre ele no canal "Brasão de Armas". Tem um vídeo de quase 1h falando sobre ele.
@@valtonneto1636 ele quer um canal sério falando disso, não o daquele palhaço racist@
@@valtonneto1636 é que no caso a gente quer vídeo de um historiador de verdade
@@LuisMiguel-ku4ld Então, como conto pra você que ele usou material vindo de historiadores renomados? Dos quais, os mesmo foram buscar informações nos arquivos da união sovietica, OU SEJA, A FONTE ORIGINAL.
O que ele fez foi estudar, pegar o conteudo e repassar.
Filipe, o Oda Nobunaga na prática não foi xogum. Pois ajudou a derrubar o Xogunato Ashikaga, então para não ser chamado de usurpador e coisa tal, optou em não receber o título por conta disso. Porém, ele se aproximou da realeza, se tornando um nobre e um ministro. Já o Toyotomi Hideyoshi também não adotou o título de xogum, mas recebeu de kampaku (conselheiro-real) e depois taiko (regente). Só o Tokugawa Ieyasu é quem decidiu assumir o título de xogum. Todavia, na prática Nobunaga e Hideyoshi governaram como se fossem xoguns.
Quanto a Yasuke ter sido samurai, não há confirmação disso. Ele era vassalo de Nobunaga, recebeu uma espada, um koku (pagamento) e uma casa. Isso poderia ser dado a outros vassalos, a depender da boa vontade de seu suserano. Porém, samurai era um título e uma classe social. Designar um estrangeiro sem experiência em guerra e na burocracia estatal (pois samurais também eram funcionários públicos), apenas por capricho, teria suscitado grandes polêmicas na época. Fato esse que apenas o Lourenço Mexia comenta essa possibilidade de que Yasuke poderia se tornar um dono (tono), ou seja, ter recebido um título de senhor.
Mas isso não é confirmado por nenhum cronista posteriormente, lembrando que Mexia e Fróis ainda passaram meses em Quioto, por onde Yasuke atuava. A meu ver, se isso tivesse ocorrido, não seria algo que passaria despercebido aos jesuítas: um ex-escravo africano ter virado um dono. Tampouco seria ignorando pelos cronistas japoneses, mesmo eles discordando, alguém teria falado mal daquilo, ainda mais após a morte de Nobunaga. Principalmente o pessoal que não gostava dele e o chamava de tirano e homem orgulhoso.
Estou aqui pra resumir o video pra você que está com pressa : sim existiu. Bom almoço.
Vlw
Rushando vídeos
Yasuke existiu sim, mas não existem registros históricos suficientes para dizer se ele era um samurai.
Ninguém nunca afirmou que ele nunca existiu. Não é essa a discussão.
Um Samurai Negro não existiu
*"Se tem existência de um Negro no Japão"*
Como é bom ver dados, fatos, pesquisa e não só cagação de regra aleatória na internet. Só não aprende quem não quer
Sim ,omitiram a parte que os ´´fatos´´ também podem se referir a um acompanhante onde fato de passar apagado apesar da proximidade do Odanobunaga (considerado exemtrico) que foi devidamente documentado colaborar com o fato de que é ele é mais uma curiosidade que parta da história e cultura.
Quando Tom Cruise fez o filme O Útimo Samurai ele também sofreu Hate, e recente teve um filme de Pedro Pascoal e Matt Damon fizeram o filme a Grande Muralha passado na china foi a mesma coisa ! Será que estes artistas também sofreram preconceito ?
Deixa de mentira. Nāo teve esse hate nesses filmes.
Tirando o fato de o ultimo samurai se tratar de um ocidental, no caso o frances jules brunet, ate ai nao percebi qual a grande diferença, oq q foi inventado no filme?
@@Bixigataboca Eu lembro que no Último Samurai teve sim.
Olha, que o meu hype com este jogo novo da saga AC da Ubisoft é grande eles contrataram outro estúdio pra trabalhar na produção no desenvolvimento em escala entenda a história e como se baseou na lenda do samurai negro africano "Yasuke" foi retratado um fenômeno que ainda está se tornando debate no Japão da época feudal do século XVI. Valeu pelo o convite Nerdologia adorei o trabalho do vídeo mandou de vez! 😎👌
Jesus branco de olhos azuis que nunca existiu: ok.
Samurai negro em uma ficção, mas que possivelmente existiu: mimimimimimimimimimimi
@punhosdepano5805 então pq será que grandes figuras com o tempo foram embranquecidas, mas nunca enegrecidas?
Até machado de assis é retratado como branco.
"AS pessoas acreditam no que ele representa", sim um líder europeu
@punhosdepano5805 Vc que pensa
@punhosdepano5805 Se isso for verdade, faça o mesmo com boneco de videogame. Não ligue pra aparência, e sim para o que ele representa.
@@ricardohaack4915Machado de Asiss era filho de um mestiço e de uma mulher branca, ele nunca foi tão escuro quanto aquela reconstituição feita Universidade Zumbi dos Palmares, ele nunca foi tido assim em seu tempo. Só passaram a considerar ele preto quando um critico americano que segue concietos da One Drop rule falou que ele era um dos maiores escritores afro-sul americano, nos EUA, alguns brancos eram considerados negros se tivessem ancestrais negros..
Pege uma foto onde Machado está com outros escritores e veja a "grande diferença" de tom de pele, que sim, dá pra ver, uma pessoa preta sairia bem escura msm em foto Preto e branco..
@@UiliamLima-jv9yu Mas não estou falando do Machado de Assis "pretão", estou falando do embranquecimento dele, que fizeram isso em vários momentos em várias versões de livros aaa fizeram, até porque é a imagem dele vendida para a burguesia da época.
Sei que nos EUA irlandeses, mexicanos, italianos, também eram tidos como não brancos, mas branco o Machado de Assis ta longe de ser.
Eu acho uma decisão criativa estranha um jogo sobre Samurais escolher um personagem que representa muito mal o povo japonês, principalmente nessa época em que ao que tudo indica exitiu somente ele mesmo. Utilizar portugueses também representaria mal, mesmo eles estando em mais quantidade por lá. Mas com certeza não é errado nem ruim usarem ele como personagem principal e tornarem ele um Samurai, pois é algo comum nos Assassin's Creed juntar fatos históricos com ficção.
Acredito que o problema real mesmo está no pessoal que reclamou de uma loira de olhos azuis representar o Brasil mas achar correto uma pessoa negra representar o japão.
adorei o final "dialogo com racistas"
Estou aqui pra resumir DE VERDADE o vídeo pra vocês.
Mas recomendo que vejam o vídeo que está bem explicado.
O Yasuke existiu, teve posse e armas no Japão. Mas não tem provas dele ser um escravo, e nem samurai. Ponto.
@sr.erradomestredoserros4092 esse não é um resumo. É um contexto pra justificar um lado. Qual o lado? Eu não sei 🤷🏾♂️. Mas só dá frase "militonto" se verem, tirem o viés político
A questão não é se existiu ou não. A questão é representação. Vou querer um novo AC na africa branco. Mesmo o mundo todo na africa sendo feito de homens negros.
Resumindo, a maioria que ta aqui nos comentários não joga o jogo e ta querendo forçar os jogadores de verdade a engolir tudo
A Naoe é a melhor ninja q já existiu. Ninguém repara nela
Obrigado Filipe, por ser um pesquisador honesto e nos brindar com esse vídeo!
Qual um americano vira samurai os racista não dizem nada. Mas um negro em jogo de ficção é tratado como samurai eles ficam pistola.
Se preocupar se o personagem é negro ou branco em período histórico em um jogo não me interessa, e sim, se a gameplay e a história são divertidas e funcional. Parabéns pelo nerd história.
Pô, eu realmente valorizo imersão no mundo dos jogos do ac, mas realmente o mais importante é a gameplay
@@lordbotato7175como é amigo 🤨?
A galera quer fazer o vestibular estudando pelo jogo da Ubisoft kkkkkkkk
É uma ficção, não um relatório histórico.
Kkkkkk pegou pesado
Admito que peguei pesado, mas olha as tretas dos nerdolas vei!!
Eu tenho uma teoria, depois do filme Matrix, e da série The Big Bang Theory, que o nerdzinho caladão de camisa da Marvel degringolou o juízo, e acha que toda ficção é a realidade.
@@SergioEuclides Tem até doutorado com jogos da Ubisoft
@@SergioEuclides tua colocação tá certinha mano, quando eu falei "pegou pesado" foi no sentido cômico mesmo kkk
@punhosdepano5805 leia acima, bjs com maracujina
Belissima escolha da trilha, Samurai champloo é uma obra de arte atemporal.
A Ubsoft sobre AC Shadows:
1- Falou que a franquia é fiel aos fatos e personagens históricos e que os jogadores não vão apenas jogar, mas aprender.
2 -Usou como fonte um livro fraudulento de mais de 400 páginas, escrito pelo Thomas Lockley, sendo que só existem pouquíssimas páginas com breves menções do Yasuke nos registros japoneses, sem menção de qualquer título dele como samurai. Lockley desativou todas as redes sociais.
Mas vcs que são foda chamando geral de nerdola, racista e defendendo revisionismo histórico de empresa Europeia, né? Brasileiro é medíocre mesmo.
Pra mim a polêmica é q Yasuke é um dos protagonistas e a tamanha importância q estão dando pra ele e na realidade ele só foi um vassalo do Oda e só. Ele poderia ser um samurai? Claro q sim, porém provavelmente ele só foi um simples vassalo do Oda mesmo sem muito importância no contexto histórico do Japão.
Se ele fosse colocado com um coadjuvante com grande importância não teria tanta polêmica assim kkkk
É muito improvável devido as regalias e obrigações que ele tenha sido um simples vassalo. William Adams por exemplo foi elevado a Samurai quando foi nomeado um Hatamoto por Tokugawa.
Pare de romantizar a figura do samurai. A própria palavra samurai se traduz em servo, eram todos paus mandados
@@kothan4421 Não estou romantizando nda kkkkk
Se estou romantizando a Ubisoft está fazendo oq? Kkkk
@@l4nd3r Mesmo assim duvido q tenha tido um cargo de destaque kkkk
Ele só teve um "destaque" pq afinal ele é o primeiro negro praticamente a pisar no Japão. Era um caso pitoresco pra época.
@@l4nd3r E se tivesse tido vc não acha q teriam mais informações sobre ele?
No jogo Nioh o protagonista é um europeu e ninguém reclamou, mas coloca um negro pra ver...
@punhosdepano5805 olha ai quem se sentiu ofendidinho com o final do video kkkk doi né dodoi, mal carAter do crlh
@punhosdepano5805 santo kkkk só não racista, e mesmo que minha mãe seja não tem pano não.
Eu sou eu, e vc é vc, e tua laia não merece pão.
@punhosdepano5805 parafraseando um ali, chapéu de racista é marreta.
@@ricardohaack4915Olha aí o justiceiro, A diferença é Yasuke existiu, mas vendem como fato histórico confirmado ele ser Samurai, em um jogo de ficção, nas wikipedias da vida ele já é colocado como factualmente um samurai... tipo... tiraram da Bunda pra lutar contra o racismo, e sei lá, empoderar os pretos no Japão. Kkk
@@UiliamLima-jv9yu tirar da bunda é falar sobre empoderamento.
Existe o debate se ele era o samurai ou não, e isso como vídeo já mostrou ainda é debate e tudo bem debater, colocar em um jogo não quer dizer que nossa como na epoca existiam samurais negros, se no jogo todo ele deve ser o único dentre aliados e inimigos.
A ginastica do argumento não é sobre, ter ou não samurais negros, e nem se o jogo quer forçar isso (oque claramente não quer, e é simplesmente tirado do anus de pseudonerds), no fim são racistas e mais racistas ficando malucos com mulher ou preto em jogos.
Eu poderia estar errado mas esse meio tóxico já ta mais do que mapeado.
Enfim, ta o vídeo ai, enfia onde lhe couber a explicação.
Que canal maravilhoso! Excelente vídeo. Do povo negro vieram boa parte dos meus ídolos, dentre eles Kobe Bryant. Os reaças piram.
Excelente vídeo, só apresentou os fatos conhecidos :), o que a galera não percebe é que o Yasuke só tá como protagonista pra causar essa treta de propósito e desviar a atenção do preço abusivo que a Ubisoft tá cobrando por um jogo que provavelmente virá cheio de bugs e incompleto, usam diversidade como escudo pra vender produto ruim e os outros caem no bait, lamentável
os tais "nerdolas" nem percebem que são só massa de manobra dessas empresas cínicas
Grato pela pesquisa, Filipe!
Ao pessoal dizendo que não vai jogar por causa da cor do personagem, fiquem à vontade! Só não se sintam importantes a ponto de divulgar a opinião ignorante de vocês.
os Nerdolas choram depois de mais um belo trabalho do Nerdologia de Historia! Obrigado!
Eu já sabia da existencia do Yasuke, achei bem interessante apresentar ele para um publico maior, mas acho que parte do rage dos "fãs" é por ele ser o protagonista do Assassins Creed em que finalmente o foco é o Japão Hoken seido.
Nunca tinha ouvido falar desse Samurai Yasuke bom saber.
@punhosdepano5805Chore mais
@sr.erradomestredoserros4092 Blá blá blá blá, fez esse textão só para justificar o racismo dos nerdolas? Me poupe dessa sua ladainha
@@Antirracismoradical A gente pode até entrar no mérito se o Yasuke existiu ou não e se foi samurai ou não. Mas que ele foi irrelevante, foi.
É exatamente por essa obscuridade sobre o Yasuke que a Ubisoft o está tornando jogável, é uma diretriz dela nunca usar um personagem histórico como protagonistas jogável pelo fato de quê eles tentam o máximo de fidelidade histórica e SEM REVISIONISMO, tornando lúdico apenas o decorrer de um fato a outro, mas pra isso usando personagens não históricos, Yasuke é um dos poucos personagens históricos que dá essa margem.
Os próprios japoneses fizeram um mangá e anime sobre esse cara. E ninguém veio acusar Takashi Okazaki de estar lacrando. Agora se tivesse um personagem com a cara do Tom Cruise não teria esse mimimi todo.
Já existe jogos e filmes que retratam estadunidenses/europeus nesse contexto e ninguém nunca deu um piu
A maior crítica na verdade, é que o jogo é vivido no Japão e o protagonista não é japonês
A segunda maior crítica é se ele era samurai
Eu pessoalmente, acho errado o protagonista não ser japonês
2 protagonistas, uma japonesa e outro africano. Já foi afirmado que o jogador terá liberdade de escolher.
Vc nunca jogou um jogo onde um personagem branco é o protagonista na China, Japão, Índia ou algum país africano? Eu tenho 40 anos, só joguei jogo assim a vida inteira.
Ou seja: Nunca foi samurai, vai ser protagonista do novo jogo e tirar todo sentido de todos os jogos da saga por nada. Nobunaga nunca nomeou ninguém samurai, nem precisa ir tão longe pra ver o quanto isso não faz sentido.
E tá tudo bem.
ata pq assassins creed ta seguindo uma linha beeem realista nos ultimos 10 anos né?
inventa outra desculpinha para ser racista ai, essa não colou
@@fabianomartins2494 não existe nenhum protagonista asiatico homem nos 12 assassin creeds já feitos. nem no próprio Japão. cade a lacração em favor dos homens asiaticos?
@@fabianomartins2494 acho melhor você fazer cursos complementares sobre interpretação de texto.
meu unico problema é que ao colocar alguem real de protagonista meio que tira um pouco do ponto de assassins creed, ja que é suposto os assassinos a agirem nas sombras sem nunca se destacarem, então ter alguem que de fato existiu iria contra isso, dito isso, isso pode ser facilmente remediado considerando a protagonista feminina da obra, ja que ela é uma ninja, o que encaixa perfeitamente na temática de AC
kkkkkkkkkkk
cara tubja jogou algum jogo da saga? tá LOTADO de personagens reais, no segundo jogo o braço direito do protagonista é o Leonardo da Vinci, no odyssey tu começa o jogo controlando o Leônidas etc...
@@eduardojorge7799 eu quero dizer botar alguem real como Protagonista
Ela é a assassina e protagonista
@@VivianBarioni a mulher, mas o cara não, são 2 protagonistas, e nem sei se a mulher existiu ou não
@@Ricardo_Rick a mulher desse assassin's creed parece ser fictícia mesmo
O Yasuke existiu, mas é tão envolto em mistérios que nesse sentido específico até ajuda
Acho interessante algumas diferenças de pronúncias. No brasil a gente junta em pares de consoante e vogal, as vezes unindo duas vogais, mas enfim, este é o hábito. Por isso pronunciamos Ya Su Ke. Já no japão eles tem outra junção, e da pra perceber quando um nativo fala Yas Uke
na verdade é yasu-ke
Nem um nem outro. Curiosamente, no Japão a pronúncia fonética é muito parecida com a nossa, são ~50 fonemas, desses os únicos sem equivalentes no português e seus dialetos, são Tsu/Dzu, n (pronunciado 'un'). O su é falado normal no começo e fim de palavras, mas no meio ele fica com som s chiado, Yasuke = Iássque.
Adorei o video, muito informativo como sempre, ver um nerdologia lanchando é sempre uma experiencia agradavel, mas tenho visto muita gente repudiando os ataques contra o assassin's creed shadows com argumento de são racistas usando desculpas de fatos historicos e tals, porem eu acho que é muito mais uma questão de que o assassin's creed shadows que é o primeiro e unico atualmente que se passa no japão tem como o unico protagonista samurai um personagem que não é japones e que foi irrelevante para a historia do japão, se for pra usar figuras historicas que existiram ao menos use uma que faça algum sentido.
veja bem, eu nem jogo mais os jogos da franquia desde o blackflag (que pra mim é o melhor jogo exclusivamente por conta do conteudo naval), porem como essa discussão ficou muito grande eu passei a acompanha-la pra eu ter minha opinião sobre o assunto e depois que parei para ponderar eu acho que se um dia houver um assassin's creed no brasil (acho dificil), eu e muitas outras pessoas ficariamos descontentes se o protagonista fosse um mexicano, americano, argentino e etc... ou imagine ainda um assassins creed que se passa em algum pais da africa onde a grande maioria são negros e eles colocam um estrangeiro de pele branca como protagonista (imagina a repercução disso...).
esse meu argumento não é do nada, o trailer japones do jogo esta com uma quantidade avassaladora de dislikes os proprios japoneses estão insatisfeitos com isso.
com certeza existem pessoas racistas que estão dentre as pessoas indignadas com esse fato, porem generalizar isso é algo perigoso e covarde na minha opinião, eu particularmente compreendo as pessoas indignadas e apoio quem está insatisfeito.
PS: uma outra coisa que venho ponderando é que, se não me falha a memoria, o Yasuke é o unico protagonista da franquia que realmente existiu, não é estranho isso? pq eu acho que talvez tenha sido a unica maneira de justificar colocar uma pessoa de pele negra como personagem principal, pois imagine que ele não fosse o Yasuke, não ficaria muito aleatorio ter um protagonista negro no game? então pensando dessa maneira faz muito sentido eles terem escolhido como primeiro protagonista historicamente real o Yasuke que foi o UNICO negro que >POSSIVELMENTE< foi um samurai. mas isso foi algo que eu pensei recentemente e pode ser que eu esteja enganado mas faz algum sentido, não?
Obrigado Jovem Nerd por tornar possível tal conteúdo. É com informação que a gente vai calando a boca daqueles que pregam o ódio fingindo estar defendendo ~os fatos~.
eu não sei se vc ta sendo hater ou não agora...ou não viu o video...kkkk
o proprio video deixa claro que não há dados para dizer que o cara foi samurai... não há qualquer menção a isso...
era era só um vassalo do xogum, e usado para transportar suas espadas... e quando "foi para a guerra" se entregou as 2 vezes...
não sei que fatos vc ta querendo defender...
@@imbb14 acho incrível como vc usa o termo "só um vassalo do xogum" como se fosse pouca merda na época, a vida do cidadão japonês médio na época era plantar arroz e comer alho até morrer... O próprio vídeo deixa bem claro que a distinção entre um vassalo armado e um samurai na época não era tão formalizada quanto a cultura pop faz parecer.
@@isacaraujo550 cara há muitos comentários que eu vi falando que o cara era só um pet do imperador, justamente pela estranheza da cor de pele para eles....
Em um Japão feudal eu nao duvido naaaaaada, se hj em dia mesmo se um estrangeiro for para vilas mais distantes do Japão, os locais já tiram fotos, querem tocar na barba ou cabelo da pessoa....imagina na epoca...
O cara seria basicamente uma bijouteria para trazer atenção para o xogum....
Mas na mente de algumas pessoas aqui, não...o cara foi o maior samurai de todos os tempos...kkkkkkkkk
Está chamando 80% do publico de racist ,então sabe quem é o racist da história?
Os tais fatos deixam a possibilidade de ter sido uma ´´joia´´ e algo de fato muito mais real já que apesar de estar ao lado de nobunaga quem foi devidamente documentado ele passou virtualmente em branco.
Simplismente nn me importo com o Yasuke sendo um prota. Mas acredito que se ele fosse NPC, nn daria esse problema para a Ubi. Por quê, diversas personalidades que existiram na vida real no jogo, eram NPCS e que tinham, apesar da liberdade narrativa, funções únicas com o credo ou não.
não é bem um problema pra Ubisoft, eles tão ganhando um marketing gigantesco sem pagar nada. Também não pense que isso foi acidental ou que ekes foram surpreendidos por isso, existe grande chance da Ubisoft ter feito isso propositalmente, esse tipo de coisa pode muito bem se converter em mais lucro pra eles.
O fato é: o que a ubisoft queria, ela conseguiu com esse alarme todo; não foi mostrado exatamente nada até então, apenas um trailer cinemático... O marketing inteiro foi criado apenas por essa confusão e vai continuar até o lançamento. Agora, se vai ser um bom jogo, ou outro vallhalla da vida, é outros 500.
O final do video com o Dialogo, me fez rir com gosto kkkkk.
Apesar das reclamações eu adorei o personagem, to torcendo pra esse jogo vender bastante
Como é gostoso ouvir os instrumento da musica tradicional japonesa
Não é porque sou japones que falo isso
Trilha sonora de Afro Samurai tb! Vocês são fodas!
Duvido fazerem um Assassin's Creed na África tendo como protagonista um Europeu da Bélgica.
Vc acha q a sweet baby inc ia deixar?
Ai é mais pq não tem uma historia remotamente interessante para contar em face de tantas outras possibilidades.
Eu diria que grande problema não é a presença do Yasuke no jogo ou se ele era de fato um samurai. Como bem disse o Filipe, a posição dele na hierarquia é debatível, o que significa que existe margem para representá-lo como um samurai dentro do que é factível.
O grande problema, ao meu ver, é tê-lo como protagonista em uma série que comumente cria personagens originais para este papel. Yasuke existiu, e por mais obscura que seja, teve uma história, o que significa que seu papel no enredo de um jogo que se propõe a ser razoavelmente fiel à história da humanidade será bem limitado para não contradizer os fatos sobre ele.
Seria como em um AC ambientado no Brasil colocassem como protagonista o Chico Rei ou o Zé Grosso, que são pessoas que existem registros sobre (mesmo que não confiáveis, como o caso do primeiro), e colocá-los como protagonista seria entregar para o jogador o poder de remodelar a história destas pessoas como bem entende, o que trairia a proposta da franquia. Colocar o Yasuke como protagonista e querer ainda se manter o mais fiel possível seria limitar muito mais as ações do jogador - mais até que os demais protagonistas -, e todos podemos concordar que isso não é nem um pouco divertido.
A Naoe já seria perfeita sendo a única protagonista, e o Yasuke ainda poderia um personagem bem presente na trama sem ser jogável, tal como Da Vinci foi no AC2 e Brotherhood, que não teria qualquer problema.
Não entendi o que quis dizer com "colocá-los como protagonista seria entregar para o jogador o poder de remodelar a história destas pessoas como bem entende, o que trairia a proposta da franquia.".
Qual é a proposta da franquia que está sendo traída nessa situação?
Poderia especificá-la?
Outro ponto que me confundiu foi o de "querer se manter o mais fiel possível".
A franquia nunca quis se manter o mais fiel possível aos fatos históricos.
Ela utiliza dos fatos históricos para enriquecer a lore estabelecida, moldando, distorcendo e acrescentando personagens para deixar mais divertido.
@@FelipeCeleri
A proposta seria de ter protagonistas que nunca foram citados na história, seja porque foram propositalmente apagados ou porque foram furtivos o suficiente pra não chamar a atenção. Ter o Yasuke - um personagem cuja existência foi documentada- trairia esse princípio, uma vez que o fator liberdade associado a um protagonista entraria em conflito com a jornada conhecida do personagem, podendo causar inconsistências com a segunda. Por exemplo, eu não poderia dizer que Dom Pedro II matou Solano López com as próprias mãos, porque isso contradiz tudo o que sabemos, e certamente um evento desses teria sido documentado.
Sim, eu sei que AC não é condizente com a história real, mas não significa que seja uma completa reimaginação desta. Toda a proposta da franquia é que estamos descobrindo em primeira mão uma conspiração milenar que se deu em diversas eras e locais no passado, o que significa que o conhecimento público sobre a história é o mesmo que temos no mundo real. E como toda a conspiração, quanto mais próxima da realidade for, mais convincente ela será, o que significa que quem reescreveu a história não pode inventar qualquer coisa (do contrário, um equivalente ao Diário de Anne Frank botaria tudo a perder). Dessa forma, apesar de não ser totalmente factível com a história do mundo, AC ainda segue nos mesmos trilhos que ela, e tudo o que aparenta ser uma contradição é dito que foi apagado, alterado ou sequer foi registrado.
Dessa forma, se Yasuke fosse abertamente um assassino, como o trailer leva a crer, não seria contraditório com a lore da franquia que ainda existam registros sobre ele, ainda mais quando uma grande maioria deles (se não todos) estão sobre a posse dos Templários, que são aqueles que mais é conveniente o apagamento da existência dele da história do mundo?
@@lauroalexandre279 entendo seu ponto, mas não é a primeira vez que a franquia coloca um personagem real protagonizando um jogo. Anastasia é co-protagonista com o Nikolai um assassino da irmandade nos mesmos moldes de Yasuke e Naoe. Sobre os registros de assassinos isso não é oculto uma vez que a própria Abstergo divulga os assassinos em seus jogos adulterados. Até por isso a irmandade revela a verdade nos glitch dos jogos.
@@FelipeCeleri
Já ouvi falar dessa Anastasia, mas o que ouvi foi que ela é apenas vagamente baseada em uma pessoa real, e não é a pessoa de fato, como é o caso do Yasuke. Não estou familiarizado com os spin-offs da franquia, então não sei como a lore se desenvolveu com eles.
Quanto à Abstergo divulgar os assassinos em seus jogos, ela divulga para o público do universo de AC ou apenas para o jogador? Porque eu me lembro de em Black Flag eles utilizarem o Animus para "coletar dados para filmes e jogos", mas já faz tempo que joguei, então não lembro totalmente. Se a empresa está de fato divulgando os Assassinos como eles são para o público, então eles estão correndo um grande risco de se auto-expôr, e isso é uma decisão burra para se dizer o mínimo.
@@lauroalexandre279 Anastasia é uma pessoa real, princesa da Rússia que teve sua família assassinada e tals... Acontece que não encontraram o corpo dela, então surgiram várias especulações de que ela teria sobrevivido. No AC ela foi salva por um assassino e ela acabou por conta de um objeto ISU tendo "Contato" com a Shao Jun, aquela aprendiz chinesa do Ezio. Nesse contato ela adquire as habilidades da Shao Jun.
A franquia acaba preenchendo essas lacunas que não se tem registro... Por isso não conflita com a história documentada. Anastasia é relativamente recente, tem foto dela e ela era uma princesa. Uma pessoa relevante. Mesmo assim, não foi um empecilho vinculá-la na lore. Yasuke tem muito mais brechas que podem ser exploradas.
Não há uma discussão quanto a raça do personagem, outros jogos da série tiveram protagonistas negros e foram bem recebidos pelos jogadores.
O problema está no contexto em que ele está inserido. É padrão da Ubisoft beber de fatos históricos para construir suas narrativas fictícias. O incomodo é esta distorção do seu próprio padrão, o qual os seus clientes fidelizados mais apreciam.
Um Samurai Negro é legal pra caramba, mas é totalmente fora do comum e do normal para a época que o jogo busca representar. Isso estranhou a comunidade como um todo, que já tem uma identidade cultura pré-estabelecida do Japão Feudal.
Dito isso, a questão é:
1. É errado um africano samurai? R: Não.
2. É possível que tenha sido? R: Sim.
3. A Ubisoft possui liberdade criativa? R: Sim.
Então por que o chororo?
4. Há racismo contra o Yasuke? R: Não.
5. É um tipo de conteúdo que o público quer consumir? R: Não.
Todo cidadão tem direito de expressar sua opinião sobre um produto que consome. Dessa forma, acusar uma pessoa de racismo por não ter aprovado uma determinada obra sem entender as particulares da questão, é a mais pura representação da ingenuidade e ignorância em um debate.
Enfim, AC Shadows será um dos maiores fracassos econômicos da Ubisoft por *não entregar aquilo que o consumidor deseja degustar* e, para justificar o fracasso com os acionistas, vão dizer haver racismo.
Não entendi a parte do "distorção do seu próprio padrão, o qual os seus clientes fidelizados mais apreciam." poderia especificá-las por gentileza?
Quais distorções do próprio padrão a Ubisoft fez que incomodou os clientes fidelizados?
Eu tenho uma coleção de livros e jogos de AC e não percebi distorção ou incomodo do fandom da saga, na verdade o que vi foi uma galera que nem joga AC incomodado com o personagem negro.
Então por que o chororô?
1. Há racismo contra o Yasuke? R: SIM.
2. É um tipo de conteúdo que o público quer consumir? R: Sim.
Na verdade creio que o AC Shadows será um dos maiores sucessos econômicos da Ubisoft. Trouxe nova vida a uma franquia que estava em declínio e não lembro de um jogo da saga ter sido tão comentado organicamente como esse. Muita gente que nem acompanhava irá jogar o jogo só por conta da polemica. E polemica como essas vendem muito.
@@FelipeCeleri
Uma das quebras de padrões é um dos protagonistas ter existido de fato.
@@nely549 Mas essa não é uma quebra, uma vez que em AC Chronicles - Russia, Anastasia Romanov co-protagonizou o jogo com um assassino da irmandade.
@@FelipeCeleri É um dos jogos principais da série?
@@nely549 é um dos jogos da série, fiel a lore e que ajuda a compor a narrativa até agora. Esse jogo quebrou o padrão de protagonista totalmente inventando. Foi um marco pra quem é fã da franquia e consumidor dos jogos.
Ele faz parte de uma trilogia bastante divertida que quebra outro padrão que é o jogo ser linear e não um mundo aberto. É um jogo bem mais curto que os demais e vale muito a pena ser jogado.
Há uma série da Netflix em formato de anime chamado Yasuke. É uma série que combina a fantasia dos animes japoneses com esse fato histórico. Parece ser pouco conhecido, recomendo bastante.
"Não existe registro de que yasuke foi um samurai.
Mas como o jogo é ficção científica, quem tá criticando isso, pode ser apenas racista"
Aposto que se tivesse um registro histórico comprovando yasuke como um samurai, o tal argumento seria utilizado pra validar a história do game como fidedigna e correta. Como não, quem critica é racista. Dois pesos, duas medidas.
Ser um amante de samurais e ser negro, a existência de yasuke é algo top
Nerdolas reacionários ficaram sem argumentos agora kkkkkkkk
Ué kk, então o Filipe Figueiredo é nerdola? Pois diversos "nerdolas" disseram o mesmo que ele, que Yasuke existiu, mas não é possível afirmar se ele era um samurai.
@@coyote5174 não é possível afirmar, mas tem algo que se chama liberdade criativa
Nem todo guerreiro japonês era automaticamente samurai. Meu incômodo com sua representação é mais pq nunca usaram pessoas reais como protagonistas, e fazer isso com um personagem que nem representa bem um cultura inteira em um jogo que se sustenta nessas dinamicas pode ser dito como lacraçao forçada.
@@edu8786 Sim, mas quando que eu proibi alguém de ter liberdade criativa? Eu só respondi o comentário do cara acima, como se o vídeo invalidasse os argumentos do tal dos nerdolas, nada além disso. Cada um faz o jogo que quiser.
@@leonardobroza6298 Naoe: certamente eu estou invisível
A dica pra esse jogo, Yusuke será o samurai de algum daimio e tera que lutar pela honra do seu senhor, ai vem a parte da história mais pessoal sobre a honra do samurai, a honrar o seu senhor como foi a serie Xogum recentemente, ja a japonesa Ronin seria como conhecemos o assassino nas sombras a parte histórica e política do game, ja com o samurai vamos lutar as guerras e os combates de honra, nada de jogar com ele na surdina, vamos batalhar espada por espada, acho que seria uma dinâmica legal entre os 2 e mostraria tanto o lado do ex escravo que lutou literalmente por sua liberdade, a sua relação com o seu senhor que o viu como um ser humano digno, e a relação da Ronin com o ambiente político da época, minha humilde opinião apenas
Jesus branco e olho azul também é ficção. " Jesus, desde menino, é palestino".
Se Jesus estivesse em algum assassin's creed (o que faria sentido pra carai), e representassem ele com essa cara, NENHUM 1ncel falaria nada, talvez a polêmica aconteceria por outros motivos, mas não pela cor da pele. Esse tipo de coisa que mostra que o mimimi não é por precisão histórica.
@punhosdepano5805 a galera que ficou de mimimi por causa do Yasuke não entende de história, o problema deles é outro, e esse problema ficaria claro com essa questão do Jesus. Nesse ponto o fato dele ter existido ou não não faz diferença.
Plaestina tem haver com filisteus, filisteus inimigos dos israelitas. JESUS era Hebreu... Os romanos que chamaram a região assim, nada a ver com os outros povos da região. E aquela gente não é bem muito escura... como é fácil observar.
@punhosdepano5805 a maioria dos historiadores concordam que Jesus existiu, mas ele definitivamente não era branco
na verdade ele não era palestino, quando ele nasceu o local era uma região chamada de Judeia, então ele provavelmente seria israelita mesmo.
Só vão perceber o quanto Yasuke tá errado pro contexto de um ASSASSIN'S CREED quando todo mundo parar de olhar só pra cor dele
Existiu um assassino chamado Altair?
@punhosdepano5805 fiquei sabendo disso mesmo.
Parabéns mais uma vez Filipe e Estúdio 42 pelo excelente vídeo!