Coreia do Sul | Destino: Educação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • A reinvenção da educação na Coreia do Sul e seu ensino rigoroso e competitivo
    Veja no Futura Play: goo.gl/Quh7m5
    No início da década de 60, a Coreia do Sul estava no atual patamar de desenvolvimento do Afeganistão. Cinquenta anos depois, tornou-se exemplo de desenvolvimento econômico e social e, no último ranking do PISA, aparece com uma das melhores notas.
    Neste programa, o público conhecerá a rotina de oito horas na escola, as tarefas de casa, a competição em sala de aula, a rigorosa disciplina e o uso da tecnologia como aliada no aprendizado. O objetivo é descobrir como a educação de qualidade se tornou marca da sociedade coreana e também refletir sobre questões como a aceitação de castigos físicos em sala de aula.
    Saiba tudo sobre o Canal Futura: goo.gl/qauKIZ
    Siga nosso Twitter: / canalfutura
    Curta nossa página no Facebook: / canalfuturaoficial

КОМЕНТАРІ • 93

  • @mariobrito3127
    @mariobrito3127 10 років тому +41

    Que coisa linda esse documentário. Cada brasileiro e principalmente cada governante deste País deveria ver e rever esse vídeo, parar , refletir e agir em prol dos nossos filhos , e do futuro do nosso País. Discurso de que "educação é tudo e blá blá blá" já temos demais , o que falta é ação concreta .

    • @annakarinerodrigues3849
      @annakarinerodrigues3849 9 років тому +11

      John Navarro concordo com você. Mas o Brasil precisa mudar sua "cultura" em relação a educação. Investimentos devem ser feitos, e mesmo que muito pouco, foi feito. Não adianta investimento sem que os estudantes, professores e pais mudem sua visão e ação em relação a educação. Nós, como pais e futuros pais, devemos plantar essa ideologia na nossa geração e nas futuras. Um país como a Coréia do Sul não foi construído do dia pra noite, mas com trabalho árduo. Infelizmente na maioria dos brasileiros sobra acomodação e falta força de vontade para ir além.

    • @zepequeno3491
      @zepequeno3491 7 років тому +4

      Max Ferraz detesto contestar sua análise sobre o investimento na edição brasileira, mas existe um grande investimento, contudo esse investimento destinado a educação não vai a esta.

  • @roseleneandrade7107
    @roseleneandrade7107 5 років тому +18

    Acredito que um dos diversos aspectos a serem destacados é a valorização do profissional de educação. O documentário afirma de 5 % dos melhores alunos decidem em seguir a carreira de professor. Em nosso país e por experiência própria podemos afirmar que pouquíssimos alunos anseiam ser educadores. Em nossa nação, os professores são desrespeitados e desvalorizados tanto pelos alunos quanto pelo próprio Estado.
    Se quisermos alavancar a educação em nosso país precisamos começar valorizando aqueles que nos permitem acessar às profissões de nossos sonhos. Vale ressaltar que a atuação, a presença dos pais na vida escolar dos filhos é de suma importância, criando no aluno um senso de responsabilidade e esforço pessoal. Obviamente que os excessos devem ser evitados, entretanto a atuação ativa dos pais demonstra interesse e zelo pelo sucesso acadêmico dos filhos. No Brasil, o reflexo da negligência e muitas vezes até da indiferença dos responsáveis é visto nos altos índices de evasão escolar. No documentário vemos que 95% dos estudantes terminam o ensino médio, no Brasil são apenas 63,5%, segundo dados levantados pelo movimento "Todos Pela Educação" com base na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio.

  • @andrecasas1
    @andrecasas1 3 роки тому +10

    O sucesso o progresso gigantesco deste país se deve a educação ao alto nível social e cultural que o fizeram um gigante econômico e tecnológico em menos de 30 anos enquanto o Brasil ainda é uma republiqueta latino americana

  • @ferunandaseijin435
    @ferunandaseijin435 7 років тому +26

    Como eu queria ser Coreana.👏👏👏👏

  • @wenningtondias9220
    @wenningtondias9220 Рік тому +4

    Ótimo documentário! Estou estudando para escrever meu TCC, quero entender porque países asiáticos como a Coréia do Sul, China e Japão são excelentes em termos de educação e como esse conhecimento pode ser trazido para beneficiar a Educação aqui no Brasil. 🥰🥰🙏

    • @elisamelim837
      @elisamelim837 Рік тому +2

      Não sei se você já leu sobre isso, mas ao ver uma entrevista os jovens relatavam que os filhos carregam culturalmente a ideia de dever em honrar a família. Assim, o bom desempenho é muito valorizado nesses países e os jovens tentam a todo custo fazer o melhor possível.
      Ser um aluno medíocre ou abaixo da média é motivo de vergonha socialmente.

    • @SeculosVivos
      @SeculosVivos Рік тому +3

      São países que através da educação saíram de situações de crise e se desenvolveram. Ou seja, tem-se na educação a ferramenta de mudança e transformação. Como é o caso do Japão pós segunda guerra mundial., que enviou muitos estudantes para os Estados Unidos para estudarem, e esses mesmo voltaram como profissionais capazes.

    • @betomarquescosta6753
      @betomarquescosta6753 Рік тому

      Muito simples colega esses países não existe cristianismo, o atraso da humanidade, as faculdades daqui não são ruim, ensinam que vc deve se esforçar e progredir, aí vem o cristianismo e diz q vc tem que orar e pedir pra Deus...aí atrapalha todo o meio de campo, um verdadeiro atraso, países asiáticos não tem essa maldição...

    • @pedro34543
      @pedro34543 6 місяців тому

      ​@@betomarquescosta6753coreia do sul é em sua maioria cristã.

  • @nimbusaquiles3005
    @nimbusaquiles3005 9 років тому +62

    Assistindo ao documentário, pude perceber que há uma produção concreta de resultados expressivos, mas por trás dos números há questões mais complexas que eu vejo como um problema e que precisariam ser debatidas. Um exemplo disso é o alto nível de competitividade que é estimulado nas escolas, em detrimento de uma política de cooperação, o que acaba isolando os alunos e tornando-os altamente individualistas. Tal aspecto é destacado pelos próprios educadores. Outro problema é o fato de os alunos pouco raciocinarem criticamente acerca do conteúdo que recebem dos professores, não havendo a preocupação de se formar um senso crítico pessoal. Nesse sentido eu prefiro o sistema finlandês, que permite uma maior aproximação professor-aluno e estimula que cada um forme suas convicções, o que facilita, inclusive, a vocação profissional. E, por fim, a grande quantidade de horas estudando fora das escolas é prejudicial à saúde física e mental de crianças e adolescentes, sendo em alguns casos perturbador a ponto de, segundo informado no vídeo, levar a suicídios de quem não atinge a expectativa dos pais. Resumindo: não me parece ser um sistema maravilhoso, embora aparentemente produza excelentes resultados. A grande questão é: qual o custo da produção destes resultados? Mais e mais competitividade, mais e mais pressão psicológica, mais e mais gente, no fundo, infeliz? Não dá para generalizar, mas são essas as conclusões que eu tiro deste vídeo.

    • @osvaldotrigueiro3884
      @osvaldotrigueiro3884 8 років тому +10

      Este sistema produz ótimos efeitos para o sistema capitalista , ele é levado a cabo com este objetivo , não para formar a criticidade e muito menos para tornar o estudante num ser feliz em harmonia e cooperação com os outros, o capital é sinônimo de concorrência , individualismo e até de deslealdade. Isso para mim não é educar é um sofisticado modo de adestramento , que boa parte dos jovens mais sensíveis não suporta e acabam saindo como se fossem fracassados , e ao se verem nesta posição tiram suas próprias e preciosas vidas.

    • @colidera
      @colidera 7 років тому +7

      Coréia do Sul acaba de ser campeã da IMO 2017 (Olimpíada Internacional de Matemática).

    • @pedrk24
      @pedrk24 6 років тому +10

      Osvaldo Trigueiro Então você prefere essa libertinagem que acontece no Brasil? Todo sistema tem suas falhas, absorva apenas as boas, eles tem altos índices de competitividade, que bem pensado poderá se tornar em qualidade comum através do esforço educacional.
      O que importa para que possamos mudar as mazelas do capitalismo é se desenvolver para que seja aumentado o poder de inclusão de todos.

    • @braddy_
      @braddy_ 6 років тому +15

      Osvaldo Trigueiro Qual país de primeiro mundo não é assim?
      Aqui no Brasil temos o Sócio Construtivismo, alunos felizes em serem idiotas.

    • @danielsilvabernardo6409
      @danielsilvabernardo6409 3 роки тому +4

      É o tal pensamento critico dos ocidentais que primeiro os alunos questionam o professor, isso evolui para desrespeito e logo depois agressão física e verbal .

  • @deustemmisericordia5509
    @deustemmisericordia5509 3 роки тому +12

    Eles têm cursos on line bem antes da pandemia, tudo que é novo aqui , já é antigo lá. O sistema de educação brasileiro é ultrapassado, sem falar que na maioria das vezes ensinam coisas que não ajudariam tanto para ingressar em um bom mercado de trabalho. Educação Financeira, seria uma das matérias que deveria existir.

  • @inesantunes95
    @inesantunes95 6 років тому +8

    Coreia do Sul e Israel dois países mágicos

    • @andrecasas1
      @andrecasas1 3 роки тому

      verdade mas tem outros também fantásticos como Singapura e os Emirados Arabes Unidos e Taiwan e outros

    • @kadavrexqis
      @kadavrexqis День тому

      Dois países imaginários

  • @tracyrodrigues133
    @tracyrodrigues133 Рік тому +1

    Isso são valores econômicos diferentes após a guerra entre as coreias a coreia do sul investiu em empresas locais, com isso teve aumento de trabalho e logo o governo viu que precisava de mão de obra qualificada e investiu pesado na educação, então isso é algo estratégico governamental.

  • @leonardoferreira7960
    @leonardoferreira7960 10 років тому +17

    Após o término do documentário. o mesmo se repete sem áudio. Por isso o tempo do documentário está dobrado.

  • @MrRitaPortella
    @MrRitaPortella 3 роки тому +20

    Preocupada com os comentários. É certo que estar bem no índice "PISA" parece glorioso. Mas em favor de quem? A que preço? Déficit de sono, estresse e altos índices de suicídio entre uma faixa etária que teria que estar aprendendo a ser feliz. Nestes tempos de pandemia... é algo para ser repensado.

    • @balurdones
      @balurdones 3 роки тому +3

      Exato! Estímulo absurdo à mentalidade competitiva, falta de empatia e de crítica autêntica à realidade. Tais coisas só poderiam resultar em índices preocupantes de suicídio e de desconexão com o mundo.

    • @niveagoncalves9975
      @niveagoncalves9975 3 роки тому +1

      Simm

    • @joaovit0r432
      @joaovit0r432 3 роки тому +3

      MELHOR ISSO DO QUE SE SUICIDAR POR NÃO TER PERSPECTIVA DE VIDA POR SER BURRO!

    • @pedro34543
      @pedro34543 6 місяців тому

      ​@@balurdonesfalta de empatia é tirar a vida do próximo

    • @balurdones
      @balurdones 6 місяців тому

      @@pedro34543 não entendi sua colocação

  • @PaulleanyPereiradosSantos
    @PaulleanyPereiradosSantos 8 місяців тому +2

    Na Coreia tem 49 milhões de habitantes, sendo 493 habitantes por km

  • @trocadeconhecimento.
    @trocadeconhecimento. Рік тому +2

    Eu vejo uma lado bom da educação na Coreia, o respeito pelo professor enquanto que no Brasil os professores são visto como inimigos dos alunos, os pais não participam da vida escolar dos alunos, os alunos chegam na faculdade com déficit de atenção, escrevem errados as palavras, pagam os outros para fazer o TCC, devido a falta de disciplina no decorrer dos estudos, as meninas são ensinada pelos seus pais a casarem cedo, engravidam e ficam a mercê do futuro ruim e assim o ciclo da vida.

  • @marceloandre773
    @marceloandre773 5 років тому +43

    Enquanto no Brasil a cada 50 alunos, NENHUM quer ser prof. Pq será? Desrespeito, agressoes, desvalorizacao e salário de miséria. Por isso estamos cada vez mais no fundo do poço. Escolas do século XX.. affff

  • @elisamelim837
    @elisamelim837 Рік тому

    Acredito que haja um equilíbrio e que tudo poder ser feito no momento certo.
    A cobrança excessiva não é saudável.

  • @almerinaalves382
    @almerinaalves382 4 роки тому +10

    Com 15 anos essa menina já traça um futuro brilhante, eu com 15 anos comia terra kkk

  • @vitorsanto1479
    @vitorsanto1479 8 місяців тому +1

    Por onde será que anda esses estudantes hoje em dia? Alguém conseguiu acha algum?

  • @rafaelasouzafernandes5580
    @rafaelasouzafernandes5580 7 років тому +10

    Detalhe importante na Coréia do Sul muitos estudantes se suicidam por não conseguirem atingir as espectactivas dos pais e da sociedade muitos não estão felizes o ensino lá é rigoroso devia ser moderado pois tal ensino chega a ser cruel e desumano pois quer transformar esses alunos em máquinas de méritos e realização pessoal superior .Pelo que vejo são forçados a estudar não estão sendo educadas para desenvolver uma certa empatia pelo outro pois há um clima de competitividade que até certo ponto é saudável. Poxa que país são esses o estudo a carreira a profissão são mais importantes quer dizer que eles só servem para serem melhores e melhores ,nasceram somente para isso ???Ao meu ver se o mundo inteiro fosse assim a valorização da educação extrema sob o afeto o amor a compreensão dos pais para com seus filhos um terço da população mundial se suicidar ia.

    • @jacblue1705
      @jacblue1705 7 років тому

      Rafaela souza Fernandes É verdade eles não acreditam em Deus aí fica mais difícil ainda!

    • @Lucas-lw2zt
      @Lucas-lw2zt 7 років тому +11

      Isso não tem nada a ver com acreditar ou não em deus. Na verdade existem muito mais pessoas no mundo que não acreditam em seu deus cristão do que pessoas que acreditam e não acho que o mundo seria melhor e mais justo se ocorresse o inverso. Acredito que as pessoas devem ter liberdade de escolha e não sofrer coação, exclusão ou cerceamento social contra pessoas que pensam diferente.

    • @fireflies6492
      @fireflies6492 4 роки тому +2

      joaoarthur 1705 e o que acreditar em deus tem a ver?

    • @udycastro629
      @udycastro629 3 роки тому +1

      @@jacblue1705 Países inteligentes não acreditam em Deus... não existe uma pesquisa de correlação entre inteligência e religião, mas os países com maiores QI's do mundo são ateus. A industria deles é bem competitiva, eles tem alunos considerados os melhores do mundo. Então para eles é melhor continuar como está, do que se arriscar em algo como a educação brasileira que só não é pior pq tem países piores.

    • @jacblue1705
      @jacblue1705 3 роки тому

      @@udycastro629 Problema seu seu mentiroso vagabundo!

  • @MarcShi
    @MarcShi 10 років тому +7

    Eu tirei uma foto ai nessa estatua do rei Sejong (42:45)

    • @akiouchiyama
      @akiouchiyama 10 років тому

      cara, vc e japones, vc teve algum tipo de "ofensa" algo do tipo?? eu tb sou japones, e achei a coreia do sul linda, queira conhecer, vc poderia me falar se ha algum tipo de aversao contra japoneses ou eles te tratam normalmente, estou com medo de sofrer alguma coisa hehe, o pais e lindo, pena q eles nao gostao muito dos japoneses, e eles tem razao disso, abraço

    • @akiouchiyama
      @akiouchiyama 8 років тому

      Vlw

  • @kforcecn
    @kforcecn 10 років тому +6

    38:45

  • @antonietabernardo8142
    @antonietabernardo8142 3 роки тому +1

    Qual nome do filme?_? Help

  • @viniciusferreirasampaio1882
    @viniciusferreirasampaio1882 4 роки тому +1

    39:30 alguém sabe que música que ela toca na flauta ?

  • @rafaelasouzafernandes5580
    @rafaelasouzafernandes5580 7 років тому +18

    Detalhe importante na Coréia do Sul muitos estudantes se suicidam por não conseguirem atingir as espectactivas dos pais e da sociedade muitos não estão felizes o ensino lá é rigoroso devia ser moderado pois tal ensino chega a ser cruel e desumano pois quer transformar esses alunos em máquinas de méritos e realização pessoal superior .Pelo que vejo são forçados a estudar não estão sendo educadas para desenvolver uma certa empatia pelo outro pois há um clima de competitividade que até certo ponto é saudável. Poxa que país são esses o estudo a carreira a profissão são mais importantes quer dizer que eles só servem para serem melhores e melhores ,nasceram somente para isso ???Ao meu ver se o mundo inteiro fosse assim a valorização da educação extrema sob o afeto o amor a compreensão dos pais para com seus filhos um terço da população mundial se suicidaria.

    • @elizannyfarias9850
      @elizannyfarias9850 7 років тому +5

      Rafaela souza Fernandes falou a brasileira que tá num país merda, e a educação é uma merda.🙄

    • @braddy_
      @braddy_ 6 років тому +6

      Prefiro ser um inteligente infeliz do que um burro alegre.

    • @udycastro629
      @udycastro629 3 роки тому +3

      @Aires Nelson Sistema finlândes pode ser diferente do asiático, mas nem de longe a finlândia tem alunos que podem competir de igual para igual com os coreanos. Além de que a indústria sul-coreana é muito maior que a finlandesa, por isso a Coreia tem bons profissionais, pois tem alunos muito bons. Fora que o índice de suicídio nos países nórdicos são altíssimos. Isso se reflete por exemplo, na Olimpíada Internacional de Matemática em que os coreanos tem ao todo 81 medalhas de ouro e a Finlândia apenas 1. E olha que a Finlândia já participa desde de 1965 dessa olimpíada e a Coreia começou a participar em 1988, há uma diferença abissal entre eles.

  • @nellyoemmi667
    @nellyoemmi667 9 років тому +1

    eu vi já casa corela do sul ano 11 já

  • @henrywho7232
    @henrywho7232 5 років тому +18

    Esperava armys por aqui kkk

  • @BrsN-fv8ey
    @BrsN-fv8ey 5 років тому +11

    Coitados dos nortes coreanos, nunca saberam o que viver feliz como os sul coreanos!

    • @gabrielreis2727
      @gabrielreis2727 3 роки тому

      Na verdade
      Segundo próprios fugitivos norte coreanos
      O povo lá de dentro de certa forma é bem feliz de certa forma
      Recomenda ver entrevistas com norte coreanos no UA-cam

  • @carla9940
    @carla9940 3 місяці тому

    Porque eu não nasci no Japão, na Coreia ou na China mano? Que ódio.. kkk

  • @leandrocustodio577
    @leandrocustodio577 6 років тому +2

    pra que tudo isso aí vamos todos pro mesmo lugar

  • @jorgeleandro5634
    @jorgeleandro5634 5 років тому +6

    eu vou é pra Coreia do sul e me casar com uma coreana

    • @SnakeMGS33
      @SnakeMGS33 3 роки тому +3

      pq vc vai se casar com uma coreana? aq no Brasil não tem mulher não?

    • @pedro34543
      @pedro34543 6 місяців тому

      ​@@SnakeMGS33lá são melhores

    • @SnakeMGS33
      @SnakeMGS33 6 місяців тому

      @@pedro34543 vc já foi pra lá? Como vc sabe?

    • @pedro34543
      @pedro34543 6 місяців тому

      @@SnakeMGS33 Internet existe aí pra isso, e não falo só de beleza, falo de valores tambem

  • @erickpederdazoeranoceutemp6687
    @erickpederdazoeranoceutemp6687 9 років тому +3

    Porque japones tem que ter o cabelo liso e preto e olhos puxados??

  • @a.m.f.m5504
    @a.m.f.m5504 7 років тому +14

    Invejinha branca da Coreia. Do Sul..... Nada de comunismo !

  • @Maferdias
    @Maferdias 2 роки тому +1

    Preguiça