Os times de bairro de Montevidéu e Assunção não têm grandes patrocinadores, mas vivem eliminando gigantes brasileiros na Libertadores e na Sulamericana. Não dá pra ter certeza, mas se o Suriname fizesse parte da Conmebol, talvez o país teria um futebol bem mais forte, afinal, o povo surinamês parece ter o DNA de grandes futebolistas.
@@lulumariano6515 É que eu falei de ir pra Libertadores só pra apanhar sem Investimento Multinacional e fazer bonito com Contratações de PESO x 2 e esse Investimento de Fora do Suriname!
Não necessariamente. Talvez com o Suriname entrando na CONMEBOL, investidores poderiam entrar no país através da exposição que o país teria com os clubes participando da Libertadores. No início seria difícil, mas haveria margem para melhora.
Sou de Belém, uma cidade brasileira muito próxima do Suriname. Recentemente, Remo e Paysandu, os maiores times da Amazônia, jogaram um torneio contra Excelsior da Holanda e Inter Moengatapoe, em Paramaribo. Um episódio bastante alternativo da História desses clubes
@@andre2704ful Ué, a maioria de nós tem nomes assim, VAN é sobrenome, se equivale ao DE em português, tipo Andressa DE Alencar, esse o nome da minha esposa. Sou primo do Van der Wiel ex PSG.
O futebol húngaro dominou a Europa nos anos 20/30 e se manteve forte até perder a final de 54. A ultra profissionalização do futebol em tempos recentes enfraqueceu as seleções do Leste Europeu
faz um vídeo explicando o uso de alguns acessórios utilizados por jogadores de futebol. Ex: óculos - Davids, capacete do goleiro Petr Čech, Renato Gaucho utilizando faixa de churrascaria, goleiro usando boinas, bonés etc....
Mas como estão os dois principais clubes do Suriname, atualmente? E como está sendo feito o trabalho de Base do Futebol do Suriname?! Já existe um projeto consistente para o Futebol do Suriname voltar a ser forte na Concacaf?
Antigamente os clubes do Suriname eram mais fortes, porém hoje em dia a Conca Champions tem muito time mexicano e Americano e poucos times da América Central, totalmente desproporcional a quantidade de países pra essas regiões, aí os clubes em praticamente todos os países da América Central ficaram mais desaparecidos. 👍
Sou apaixonado pelo Suriname. Obrigado Bira! Eu sempre me perguntava isso. Além do mais mesmo que sejam mais identificados com o Caribe. Eles deveriam jogar pela CONMEBOL.
Na verdade eu preferia q unificasse as Américas e regionalizasse as eliminatórias para a Copa do mundo. Na Libertadores regionalizaria a fase de grupos: com 5 grupos somente com times sul-americanos e 3 com apenas times norte. Aí no mata-mata poderiam se encontrar. Ah, mas a distância... Lembrando q Austrália hj se unificou com a Ásia afim de participar de competições mais fortes. Acho q é a única forma de quem sabe um dia voltarmos a bater de frente com os europeus no mesmo nível.
@@Neto19911 concordo. É ridículo a América ter 2 confederações separadas. Unificar a América no futebol seria bom pra todo mundo pois elevaria o nível das competições continentais e obrigaria os países menores a se desenvolverem, como o próprio Suriname. A questão de regionalizar tmb é interessante pros países com baixo nível técnico, como é feito na Europa nas preliminares da Champions e Liga Europa. A Conmebol também tem ligas pífias como a Liga da Bolívia e Venezuelana, que são figurantes na libertadores, então pra mim ter uma Libertadores junto com países da América do Norte, Central e Caribe não seria ruim, é claro se fizesse uma fase preliminar bem longa e regionalizada, praticamente um torneio pra vaga na fase de grupos, fazendo uma peneira.
@@Neto19911 Com Guiana e Suriname seriam 12 e não precisaria de ficar convidando Japão México e Catar em ano de Copa América. O problema é que os dois seriam saco de pancadas. Tem q esperar pra ver se o futebol surinamês evolui depois dessa mudança na legislação.
Aquele jogo , Botafogo, foi " garfado". Isso porque, o Capitão, Gérson não observou direito. A moeda foi lançada para cima, quando caiu na grama. O capitão do Atlético Mineiro, Humberto, malandramente, moeda caiu; ele sai correndo e gritando campeão. Nem o juíz viu.... O Gérson só era malandro com a bola nos pés. Foi o que ocorreu.
Bira, tem chance de haver uma expansão da Conmebol com Guiana, Suriname, Aruba e Curaçao caso a Fifa aumente a copa para 48 seleções? Há alguma chance também de em algum momento futuro haver a fusão da Conmebol com a concacaf?
Acontece a mesma coisa com a Jamaica, eu tenho uma planilha com mais ou menos 70 jogadores com descendência que eu acompanho deles, todos erradicados na Inglaterra. Pra se ter idéia eu até já mandei emails pra federação explanando isto. E não sei se tem alguma influencia, mas falei sobre o Bobby Reid na época jogava no Cardiff City, nunca tinha sido cogitado, e magicamente os caras chamaram ele pra jogar na Nations League do ano passado. Ahhhhhh eu montei uma Seleção com o Suriname e Curaçao que tem também descendentes holandeses.
Vale avaliar tbm o caso de Curaçao, que já está neste estágio de pegar jogadores holandeses, e recentemente venceu a seleção da Bolívia, msm sendo uma ilha com baixíssima população.
@@guilherme.gds2011 A Bolívia ta naturalizando filhos de brasileiros com bolivianos que nascem em são paulo e buenos aires tem ate filial do bolivar e jorge wisterman em são paulo talvez num futuro não tao distante pode ter um seleção competitiva seleção marrrocos argelia e cheia descedentes nascido na frança,ingltaerra espanha.. globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/a-bolivia-na-terra-prometida-futebol-une-sonhos-e-ameniza-dores-de-imigrantes-no-brasil.ghtml
@@guilherme.gds2011 na verdade o grande problema da maioria dos vizinhos sulamericano de não possuir seleção forte tem também haver com sua economia garanto se Bolívia,Peru, Paraguai, Uruguai tivesse um valor de moeda alta tinha Brasileiro, Argentino até Africanos naturalizado basta observar a seleção de Portugal, Bélgica, suíça até Rússia , Itália tem naturalizados.
Só sei que com os craques que a Holanda já teve mereciam ter ganhado pelo menos uma Copa , é tão absurdo o que acontece com eles que depois de ganhar a Euro de 88 eles caíram nas oitavas da Copa de 90 e na Copa de 2002 nem classificaram, o lineup da Holanda 2002 era tão bom quanto o de 98
Trinidad e Tobago faz isso com descendentes nas divisões menores da Inglaterra. Fica a sugestão de tema: Guiana, Suriname, Trinidad e Tobago virem para a Conmebol ou mais alguma outra seleção, já ventilaram essa possibilidade
Um detalhe interessante: O Robinhood é o maior vice da história da Concachampions: 4 títulos, 3 deles pra times mexicanos. Aliás, podia falar um pouco mais sobre a Concachampions, ou melhor, Mexicochampions, e o domínio Mexicano sobre o certame, especialmente no atual século.
Por incrível que pareça, eu descobri sobre esse acidente aéreo desses jogadores holandeses no Suriname quando tava pesquisando sobre essa relação desses jogadores famosos. E sobre o Gio Van Bronckhorst, eu soube da descendência dele da Indonésia.
Fui ver a Seleção deles atual convocada para amistoso marcado para julho, indefinido por conta da pandemia, dá pra ver que tentaram fazer uma base principal com jogadores de fora mesclando com jogadores do país, eis a base: Goleiro: Hahn (Heerenveen, Holanda base) LD: Leerdam (Seattle, ex-Feynoord, Holanda base) ZA: Donk (Galatasaray, Holanda base) ZA: Denswil (Bologna, Holanda base) LE: Haps (Feynoord) Meia: Misidjan (Nuremberg, Holanda base) Meia: Biseswar (PAOK, ex-Feynoord, Holanda base) AT: Backer (Union Berlin. Ex-Ajax, Holanda base) AT: Hasselbaink Filho (Hapoel, ex-PSV)
Este vídeo me fez lembrar de um com o mesmo tema no Futirinhas. E, por incrível que pareça, poderia dar uma seleção interessante, ao menos, nos onze titulares já que, pela idade, muitos poderiam jogar ao lado uns dos outros, tendo uns mais experientes, como Gullit, junto dos jovens Davids e Seedorf.
No início de 1981 o Fluminense fez uma excursão ao Suriname onde fez 2 jogos. Venceu o Robinhood por 7x0 e o Transvaal por 3x0. Na época o Fluminense não tinha um time muito forte, mas havia sido campeão fluminense em dezembro de 1980. Achei estranho qdo vc disse que o futebol deles era mais forte nesta época, até porque, se não me engano, o Fluminense jogou estes jogos com time misto. De duas uma, ou o futebol da Concacaf era muito fraco na época, e por isso o Suriname conseguia algum destaque, ou o futebol do Brasil era muitíssimo superior à estes ao dos países da Concacaf. Acredito mais na segunda hipótese, mas como na época era um adolescente, e sei que nesta fase da vida temos uma visão distorcida da realidade, deixo a conclusão aos experts em história do futebol.
Eu sou a favor deles se afiliarem a Conmebol, pois assim aprenderiam Futebol na raça. Jogando com os melhores se tornam melhores. Através do calejamento se cria força.
Virou moda falar nisso! Cara, os antigos jogadores do que hoje é o Suriname nasceram numa colônia holandesa, ou seja, uma extensão ultramarina da própria Holanda, inclusive chamada Guiana Neerlandesa. Consequentemente, quem nascia lá era holandês (ou neerlandês) então iam à métropole pra desenvolver seu futebol (o que nunca foi o forte do Suriname, nem naquela época). Daí querer que jogadores como van Dijk, Wijnaldum, Promes, Babel, Dumfries e etc joguem por Suriname tendo nascido na Holanda e, geralmente, com um dos progenitores holandês e outro surinamês, isso quando a descendência é até menos indireta como avós é forçar a barra principalmente porque a vida toda deles, não só futebolística, mas em geral foi construída na Holanda, país que eles consideram a pátria que querem representar. Sou fã da Laranja Mecânica e se o cara se sente bem, seja de que origem for (há também muitos turcos, marroquinos e indonésios) e querem representar o país, ótimo!
Anderson dos Santos Campeã mundial de baseball? Tirou essa informação de onde? Holanda nunca venceu o WBC. Na verdade nunca sequer chegou nem nas finais.
Anderson dos Santos Aí é forçar a barra. Esse campeonato aí ninguém nunca se importou. A mlb nem apoiava, tanto que foi extinto. Nenhuma seleção principal jogava isso aí. Só renegados. Não dá nem pra consedirar como mundial de alguma coisa.
@@ProfJoaquimOliveira pó mano Porto Rico,República Dominicana, Colômbia além da Holanda tinham jogadores da MLB nesse campeonato. Como não pode ser considerado.
Bira, seus vídeos são sensacionais pqp. Para quem é ama Futebol, Geografia e Política como eu é simplesmente sensacional. Por favor faça um vídeo sobre a queda do futebol Escocês. Até hoje mesmo eu pesquisando muito não consigo achar um motivo lógico. Eram respeitados até meados dos anos 70 depois disso cairam demais.
Remo e Paysandu fizeram muitas pré temporadas no Suriname. O Remo ganhou o que é chamado de Torneio de Paramaribo e o Paysandu 1x. Há mais ou menks 5 anos atrás o Remo jogou, inclusive, contra o Excelsor que estava no meio do campeonato Holandês e venceu os holandeses por 2x0.
O Bira faz um vídeo dos esquadrões antigos da Polônia antiga Tchecoslováquia e Iugoslávia e União Soviética esses times eram pedra no sapato de muitos grandes
Bira, vc tem um talento único para nos apresentar temas muitas vezes desconhecidos, contudo extremamente interessantes. Quando li o título pensei: E não é que o Suriname poderia ter sido muito mais bem sucedido com sua seleção? Abri o vídeo na hora e como sempre saí com um conhecimento maior do que quando iniciei. Valeu pelo conteúdo riquíssimo!
Nos anos 60 e 70, a Copa da CONCACAF era bem fraca. Os clubes americanos (NASL) nem participaram. Nem sempre os Méxicanos participaram. E a competição era dividida em zonas : Suriname estava na zona Caraibe (a mais fraca). Só bastava ganhar essa zona para chegar à final contre o vencedor da zona América central (onde estever os clubes do Costa Rica, Honduras, e do México quando participaram). Desse jeito, Transvaal e Robinhood chegando na final não era tão surpreendente.
Como seria a seleção brasileira/portuguesa se o Brasil ainda fizesse parte de Portugal, e o Uruguai (Cisplatina) fizesse parte desse país Brasil/Portugal?
Fala Bira, tudo bom? Sou aluno da Faculdade de Direito do Mackenzie-SP e estou me inscrevendo para um grupo de estudos sobre Direito Desportivo Empresarial! Sou um grande fã seu e gostaria de saber se você poderia indicar alguns sites, revistas e fontes em geral para pesquisa, em especial sobre futebol, automobilismo e esportes americanos. Sou grande fã do canal! Forte abraço!!! Libera a dm do twitter hahahaha
Jogadores relevantes nascidos no Suriname: Clarence Seedorf (87 jogos e 11 gols pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2008) Edgar Davids (74 jogos e 6 gols pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2005) Aron Winter (84 jogos e 6 gols pela Seleção Holandesa entre 1987 e 2000) Jimmy Floyd Hasselbaink (23 jogos e 9 gols pela Seleção Holandesa entre 1998 e 2002) Jogadores relevantes com ascendência surinamesa: Ruud Gullit (66 jogos e 17 gols pela Seleção Holandesa entre 1981 e 1994) Frank Rijkaard (73 jogos e 10 gols pela Seleção Holandesa entre 1981 e 1994) Patrick Kluivert (79 jogos e 40 gols pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2004) Gerald Vanenburg (42 jogos e 1 gol pela Seleção Holandesa entre 1982 e 1992) Nigel de Jong (81 jogos e 1 gol pela Seleção Holandesa entre 2004 e 2015) Ryan Babel (54 jogos e 8 gols pela Seleção Holandesa entre 2005 e 2018) Michael Reiziger (72 jogos e 1 gol pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2004) Winston Bogarde (20 jogos pela Seleção Holandesa entre 1995 e 2000) Bryan Roy (32 jogos e 9 gols pela Seleção Holandesa entre 1989 e 1995) Eljero Elia (30 jogos e 2 gols pela Seleção Holandesa entre 2009 e 2018) Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Seleção_Surinamesa_de_Futebol
Absolutamente sensacional essa história. Não sabia da questão do avião. Nós somos um podcast de História das Américas e temos planos de lançar em breve um episódio sobre as Guianas. Acho que vai ajudar a entender melhor algumas das questões faladas no vídeo. Quando sair avisamos aqui. Abraço!
Fala Bira, beleza? Vídeo sensacional, como sempre. Sobre a questão da legislação anterior, que proibia a pessoa ter as cidadanias neerlandesa e surinamesa, creio que ela tenha existido em função do processo de naturalização adotado pelos Países Baixos, que exige que você renuncie à sua cidadania "original". Assim, quem nasceu no Suriname não poderia optar pela cidadania surinamesa e solicitar a naturalização neerlandesa.
@@JoaoFernandes1983 Cara, já é difícil você ter alguma notícia relacionada aos países das Guianas (Guiana, Suriname e a Guiana Francesa, que é departamento francês), imagine arrumar alguma camisa de uma seleção de lá? A impressão que dá é que são países isolados.
Bira, uma pergunta-sugestão! Pq o Suriname não se filia a Conmebol pra jogar eliminatorias e Copas daqui? na Concacaf eliminatorias muitas vezes se restringe a 2 ou 4 jogos e nas copas ouros não muito diferente. Por aqui era garantia de 18 jogos nas eliminatórias contra uma das elites do futebol mundial, sem contar nas Copas Americas onde teria uma vaga garantidissima, já que falta time pra jogar! Provavelmente iria ser saco de pancadas, mas foi passando decadas como saco de pancadas que a Venezuela e Equador hj tem um futebol competitivo. E se pegar o historico de potencial pra produzir craques, com certeza poderia ter uma ponte pro futebol surinames sair do atual semi-amadorismo
Conheci algumas pessoas que estiveram no Suriname. Não é um lugar Mto bom, é como um daqueles países devastados e quase ingovernáveis da África. Um país com momentos de governo cleptocrático, a exploração ilegal de minérios, tráfico de drogas, armas e pessoas, e outras atividades horripilantes são extremamente poderosos no país
Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Curaçao, Aruba e Trinidad e Tobago são Países e regiões Sul Americanas. Devem jogar na CONMEBOL e Isso faria esses jogadores se interessar por representar esses países no nível forte da América do Sul.
Gostei demais desse vídeo. Sempre gostei de futebol e geografia. Por falar em geografia, porque Suriname está filiada à Concacaf e não à Conmebol, visto que está na América do Sul?
Bira, ideia pra video, conta o quão bom o "Craque Neto" realmente foi, nascidos nos 90's não tem noção de como ele jogava, só videos de melhores momentos que não servem para concluir sobre um jogador (até eu tenho um dvd de melhores lances no futebol cos parça)
O fato é que ele fala muita merda. Se tivesse jogado tudo que fala teria sido um gênio, tipo Pelé ou Messi. Só sabe xingar, gritar bobagens e pensa que entende de futebol, mas se diz comentarista e eu NUNCA ouvi ele dizer nada sobre a parte tática de um time, seja clube ou seleção. Ele parece comentarista de buteco, só fala o trivial. Pra mim, em um programa sério de esportes deve haver comentaristas que entendam da parte tática do futebol, até porque isso dá mais moral pra apontar erros de treinadores, como vão criticar o trabalho de um técnico se não entendem direito o que exatamente ele faz?
"NERDS DO FUTEBOL"????
OQ O SENHOR QUER DIZER COM ISSO?
Pernas de pau que não jogam nada mas gostam de futebol huehue.
ME SENTI REPRESENTADO QUANDO ELE FALOU ISSO
Vocês moram em Santo André?
Vcs dois não são nerds de futebol!! São dois modinhas do futebol!!
@@wesleyoliveira8586 kkkk mano eu vi o edu do futirinhas em s.andre no abc plaza shopping
Pra Conmebol, quanto mais países tivessem, melhor, pois seria mais votos. Se dependesse dela, os 27 estados do Brasil viravam países kkkk
Times do Suriname sem Dinheiro de Multinacionais,iriam pra Libertadores só apanhar😂😂😂😂😂😂😂😂😂! Agora com Grana e Stars não iriam fazer feio!
Os times de bairro de Montevidéu e Assunção não têm grandes patrocinadores, mas vivem eliminando gigantes brasileiros na Libertadores e na Sulamericana.
Não dá pra ter certeza, mas se o Suriname fizesse parte da Conmebol, talvez o país teria um futebol bem mais forte, afinal, o povo surinamês parece ter o DNA de grandes futebolistas.
@@lulumariano6515 O futebol uruguaio morreu
@@lulumariano6515 É que eu falei de ir pra Libertadores só pra apanhar sem Investimento Multinacional e fazer bonito com Contratações de PESO x 2 e esse Investimento de Fora do Suriname!
Não necessariamente. Talvez com o Suriname entrando na CONMEBOL, investidores poderiam entrar no país através da exposição que o país teria com os clubes participando da Libertadores. No início seria difícil, mas haveria margem para melhora.
Sou Surinamês, jogo no no NAC BREDA, emprestado pelo Vitesse, falo português por que minha esposa é brasileira de Camboriú-SC.
Vandeilson KKKKKK
Sou de Belém, uma cidade brasileira muito próxima do Suriname. Recentemente, Remo e Paysandu, os maiores times da Amazônia, jogaram um torneio contra Excelsior da Holanda e Inter Moengatapoe, em Paramaribo. Um episódio bastante alternativo da História desses clubes
Pqp Vandeilson, tá bom kkkkkkk
@@lsp150394 Sim, sou negro e ela Branca.
@@andre2704ful Ué, a maioria de nós tem nomes assim, VAN é sobrenome, se equivale ao DE em português, tipo Andressa DE Alencar, esse o nome da minha esposa.
Sou primo do Van der Wiel ex PSG.
Gullit é o melhor jogador de Suriname disparado . O cara é um cracasso de bola , um dos melhores e mais completos jogadores da história
Fala sobre como o futebol húgaro decaiu
O futebol húngaro dominou a Europa nos anos 20/30 e se manteve forte até perder a final de 54. A ultra profissionalização do futebol em tempos recentes
enfraqueceu as seleções do Leste Europeu
@@lucianomattos3070 kkkk
faz um vídeo explicando o uso de alguns acessórios utilizados por jogadores de futebol. Ex: óculos - Davids, capacete do goleiro Petr Čech, Renato Gaucho utilizando faixa de churrascaria, goleiro usando boinas, bonés etc....
Up
Boa
Boa
Isso sempre me intrigou. Imagina Seedorf na seleção do Suriname.
Seria massa. Na Concacaf daria para classificar com México e Costa Rica
É estranho lembrar que na América do Sul temos um país que fala holandês. Seria mais interessante mais um país na CONMEBOL
Ou mesmo vizinho que utiliza a mão inglesa na estradas.
Suriname é filiado à CONCACAF
Francês, Holandês e Inglês
Mais países para serem assaltados
@@Brasilalfa lembrando que na Guiana e Suriname, foram descobertos grandes poços de petróleo. Conmebol 🤑🤑🤑🤑🤑
Quem dá deslike numa aula de geografia e história sensacional como essa?
Nunca imaginei que esses caras todos fossem de origem surinamesa
Acho certo Suriname e as duas Guianas filiarem na Conmebol e honrar, participando da América do Sul. Oliveira, Várzea Grande-MT
Mas como estão os dois principais clubes do Suriname, atualmente? E como está sendo feito o trabalho de Base do Futebol do Suriname?! Já existe um projeto consistente para o Futebol do Suriname voltar a ser forte na Concacaf?
Up
Sexta, no Globo Repórter
Antigamente os clubes do Suriname eram mais fortes, porém hoje em dia a Conca Champions tem muito time mexicano e Americano e poucos times da América Central, totalmente desproporcional a quantidade de países pra essas regiões, aí os clubes em praticamente todos os países da América Central ficaram mais desaparecidos. 👍
UP!!
Difícil quando inundam a Concachampions se com times mexicanos
Um dos grandes goleiros da história do Remo foi o surinamês François Thijm, falecido em 2015, que virou funcionário do clube após encerrar a carreira.
Sou apaixonado pelo Suriname. Obrigado Bira! Eu sempre me perguntava isso.
Além do mais mesmo que sejam mais identificados com o Caribe. Eles deveriam jogar pela CONMEBOL.
Concordo, porém eles jogam pela concacaf por causa da questão técnica. Quando o futebol de lá evoluir, seria interessante eles entrarem para conmebol.
O problema é q ficaria 11 e poderia poderia prejudicar as eliminatórias. Mas aí poderia incluir a Guiana e ficar com 12.
Na verdade eu preferia q unificasse as Américas e regionalizasse as eliminatórias para a Copa do mundo.
Na Libertadores regionalizaria a fase de grupos: com 5 grupos somente com times sul-americanos e 3 com apenas times norte. Aí no mata-mata poderiam se encontrar.
Ah, mas a distância... Lembrando q Austrália hj se unificou com a Ásia afim de participar de competições mais fortes.
Acho q é a única forma de quem sabe um dia voltarmos a bater de frente com os europeus no mesmo nível.
@@Neto19911 concordo. É ridículo a América ter 2 confederações separadas. Unificar a América no futebol seria bom pra todo mundo pois elevaria o nível das competições continentais e obrigaria os países menores a se desenvolverem, como o próprio Suriname. A questão de regionalizar tmb é interessante pros países com baixo nível técnico, como é feito na Europa nas preliminares da Champions e Liga Europa. A Conmebol também tem ligas pífias como a Liga da Bolívia e Venezuelana, que são figurantes na libertadores, então pra mim ter uma Libertadores junto com países da América do Norte, Central e Caribe não seria ruim, é claro se fizesse uma fase preliminar bem longa e regionalizada, praticamente um torneio pra vaga na fase de grupos, fazendo uma peneira.
@@Neto19911 Com Guiana e Suriname seriam 12 e não precisaria de ficar convidando Japão México e Catar em ano de Copa América. O problema é que os dois seriam saco de pancadas. Tem q esperar pra ver se o futebol surinamês evolui depois dessa mudança na legislação.
8:52 Kkkkk eita, Ubira.
Deslike só devido a isso
o bicho tá seco, tá grosso kkkkkkk
Corte rápido, é Tramontina
Se não der essas patadas a galera nunca vai aprender kkkkkkkkk
@@gabrielfrancisco3055 eu já esqueci qual era a capital kkkkkk
Ubira, fale sobre o "jogo da moeda" entre Atlético e Botafogo em 1967.
Aquele jogo , Botafogo, foi " garfado". Isso porque, o Capitão, Gérson não observou direito. A moeda foi lançada para cima, quando caiu na grama. O capitão do Atlético Mineiro, Humberto, malandramente, moeda caiu; ele sai correndo e gritando campeão. Nem o juíz viu.... O Gérson só era malandro com a bola nos pés. Foi o que ocorreu.
@@ValdeirRezende Mas não se sabe de qual lado a moeda caiu.
Bira, tem chance de haver uma expansão da Conmebol com Guiana, Suriname, Aruba e Curaçao caso a Fifa aumente a copa para 48 seleções?
Há alguma chance também de em algum momento futuro haver a fusão da Conmebol com a concacaf?
Acontece a mesma coisa com a Jamaica, eu tenho uma planilha com mais ou menos 70 jogadores com descendência que eu acompanho deles, todos erradicados na Inglaterra. Pra se ter idéia eu até já mandei emails pra federação explanando isto. E não sei se tem alguma influencia, mas falei sobre o Bobby Reid na época jogava no Cardiff City, nunca tinha sido cogitado, e magicamente os caras chamaram ele pra jogar na Nations League do ano passado.
Ahhhhhh eu montei uma Seleção com o Suriname e Curaçao que tem também descendentes holandeses.
Suriname será campeã do mundo antes da Holanda!
Mais um vídeo incrível, Bira. Parabéns!
Tipo o Brasil e Portugal kkk
Se essa lei tivesse saído em 2015, o melhor zagueiro do mundo seria de Suriname.
@@alexxgomesip3845 Foi o primeiro jogador que eu pensei "Van Dijk". Imagine ele jogando pela América (Conmebol, concacaf)
Estou curtindo muito as histórias do futebol
Queria ver tanto um time do Suriname na libertadores
Vídeo excelente, Suriname certamente irá melhorar muito com esses jogadores naturalizados. Outras seleções deveriam seguir o exemplo do Suriname.
Vale avaliar tbm o caso de Curaçao, que já está neste estágio de pegar jogadores holandeses, e recentemente venceu a seleção da Bolívia, msm sendo uma ilha com baixíssima população.
Ganhar da Bolívia e nada é a mesma coisa. A Bolívia é uma desgraça.
Me surpreendeu os meninos do Sub-20 deles no Préolimpico.
@@guilherme.gds2011 para uma ilha com meia dúzia de gente, é sim.
@@guilherme.gds2011 A Bolívia ta naturalizando filhos de brasileiros com bolivianos que nascem em são paulo e buenos aires tem ate filial do bolivar e jorge wisterman em são paulo talvez num futuro não tao distante pode ter um seleção competitiva seleção marrrocos argelia e cheia descedentes nascido na frança,ingltaerra espanha.. globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/a-bolivia-na-terra-prometida-futebol-une-sonhos-e-ameniza-dores-de-imigrantes-no-brasil.ghtml
@@luizguedes2359 Legal. Tu sabe se é o caso de algum daqueles garotos bons de bola do Sub-20 deles?. É isso aí, evolução.
@@guilherme.gds2011 na verdade o grande problema da maioria dos vizinhos sulamericano de não possuir seleção forte tem também haver com sua economia garanto se Bolívia,Peru, Paraguai, Uruguai tivesse um valor de moeda alta tinha Brasileiro, Argentino até Africanos naturalizado basta observar a seleção de Portugal, Bélgica, suíça até Rússia , Itália tem naturalizados.
Só sei que com os craques que a Holanda já teve mereciam ter ganhado pelo menos uma Copa , é tão absurdo o que acontece com eles que depois de ganhar a Euro de 88 eles caíram nas oitavas da Copa de 90 e na Copa de 2002 nem classificaram, o lineup da Holanda 2002 era tão bom quanto o de 98
Eu gosto muito da Holanda, pois aprendi a gostar de futebol vendo o Milan do trio gullit, van basten e ricardji.
Não existe "merecer".
@@paralleluniverse99 bom... Explique pfv amigo. Perguntando na boa. Eu acho q eles tem culpa sim e não são apenas azarões.
Esse seu Ubira parece que lê todas as perguntas que vieram em minha mente ao longo da vida esportiva. É UM ORÁCULO !!
Trinidad e Tobago faz isso com descendentes nas divisões menores da Inglaterra. Fica a sugestão de tema: Guiana, Suriname, Trinidad e Tobago virem para a Conmebol ou mais alguma outra seleção, já ventilaram essa possibilidade
Ubira
Faz um video explicando porque Guiana e Suriname optaram pela concacaf e nao pela conmebol mesmo estando na América do sul
Tem um vídeo explicando no Última divisão!!!
No resumo é por causa que eles culturalmente são mais parecidos com o Caribe e também por causa que é "mais fácil" pra eles.
Um detalhe interessante: O Robinhood é o maior vice da história da Concachampions: 4 títulos, 3 deles pra times mexicanos.
Aliás, podia falar um pouco mais sobre a Concachampions, ou melhor, Mexicochampions, e o domínio Mexicano sobre o certame, especialmente no atual século.
Fico triste com o desperdicio que isso representa. Poderiamos ter mais seleções de qualidade se a Europa nao ficasse com todos.
Vídeos que tenham qualquer relação com a Holanda são sempre bem vindos.
Ótimo post
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Sempre fui um grande fã dos jogadores holandeses... uma das minhas seleções favoritas...
Por incrível que pareça, eu descobri sobre esse acidente aéreo desses jogadores holandeses no Suriname quando tava pesquisando sobre essa relação desses jogadores famosos. E sobre o Gio Van Bronckhorst, eu soube da descendência dele da Indonésia.
Fui ver a Seleção deles atual convocada para amistoso marcado para julho, indefinido por conta da pandemia, dá pra ver que tentaram fazer uma base principal com jogadores de fora mesclando com jogadores do país, eis a base:
Goleiro: Hahn
(Heerenveen, Holanda base)
LD: Leerdam
(Seattle, ex-Feynoord, Holanda base)
ZA: Donk
(Galatasaray, Holanda base)
ZA: Denswil
(Bologna, Holanda base)
LE: Haps
(Feynoord)
Meia:
Misidjan (Nuremberg, Holanda base)
Meia:
Biseswar (PAOK, ex-Feynoord, Holanda base)
AT: Backer
(Union Berlin. Ex-Ajax, Holanda base)
AT: Hasselbaink
Filho (Hapoel, ex-PSV)
Da pra chega longe na Concacaf
Este vídeo me fez lembrar de um com o mesmo tema no Futirinhas. E, por incrível que pareça, poderia dar uma seleção interessante, ao menos, nos onze titulares já que, pela idade, muitos poderiam jogar ao lado uns dos outros, tendo uns mais experientes, como Gullit, junto dos jovens Davids e Seedorf.
No início de 1981 o Fluminense fez uma excursão ao Suriname onde fez 2 jogos. Venceu o Robinhood por 7x0 e o Transvaal por 3x0. Na época o Fluminense não tinha um time muito forte, mas havia sido campeão fluminense em dezembro de 1980.
Achei estranho qdo vc disse que o futebol deles era mais forte nesta época, até porque, se não me engano, o Fluminense jogou estes jogos com time misto.
De duas uma, ou o futebol da Concacaf era muito fraco na época, e por isso o Suriname conseguia algum destaque, ou o futebol do Brasil era muitíssimo superior à estes ao dos países da Concacaf.
Acredito mais na segunda hipótese, mas como na época era um adolescente, e sei que nesta fase da vida temos uma visão distorcida da realidade, deixo a conclusão aos experts em história do futebol.
Eu sou a favor deles se afiliarem a Conmebol, pois assim aprenderiam Futebol na raça.
Jogando com os melhores se tornam melhores. Através do calejamento se cria força.
O filme Entre os muros da escola, mostra a questão do pertencimento, e a formação de uma sociedade plural na ex metrópole
Muito interessante esses vídeos sobre seleções! Show de geografia 👍👍
Virou moda falar nisso! Cara, os antigos jogadores do que hoje é o Suriname nasceram numa colônia holandesa, ou seja, uma extensão ultramarina da própria Holanda, inclusive chamada Guiana Neerlandesa. Consequentemente, quem nascia lá era holandês (ou neerlandês) então iam à métropole pra desenvolver seu futebol (o que nunca foi o forte do Suriname, nem naquela época). Daí querer que jogadores como van Dijk, Wijnaldum, Promes, Babel, Dumfries e etc joguem por Suriname tendo nascido na Holanda e, geralmente, com um dos progenitores holandês e outro surinamês, isso quando a descendência é até menos indireta como avós é forçar a barra principalmente porque a vida toda deles, não só futebolística, mas em geral foi construída na Holanda, país que eles consideram a pátria que querem representar. Sou fã da Laranja Mecânica e se o cara se sente bem, seja de que origem for (há também muitos turcos, marroquinos e indonésios) e querem representar o país, ótimo!
Tem um amistoso jogadores descendentes ou nascidos no Suriname contra times da eredivise. O nome é Suriprof
Melhor canal sobre esportes!!!
Bira, fale sobre a ida do Monarcas Morelia para Mazatlan e o que isso representa para a Liga MX
Tema interessantíssimo!
Gullit aposentou em 98, poderia fazer parte desse time do Suriname em 98...
A Holanda é campeã mundial do beisebol, com a maioria dos jogadores nascidos em Curaçao e Aruba.
Anderson dos Santos Campeã mundial de baseball? Tirou essa informação de onde? Holanda nunca venceu o WBC. Na verdade nunca sequer chegou nem nas finais.
@@ProfJoaquimOliveira 2011 Baseball World Cup, foi o último torneio pesquisa aí cara.
Anderson dos Santos Aí é forçar a barra. Esse campeonato aí ninguém nunca se importou. A mlb nem apoiava, tanto que foi extinto. Nenhuma seleção principal jogava isso aí. Só renegados. Não dá nem pra consedirar como mundial de alguma coisa.
Considerar
@@ProfJoaquimOliveira pó mano Porto Rico,República Dominicana, Colômbia além da Holanda tinham jogadores da MLB nesse campeonato. Como não pode ser considerado.
Bira, seus vídeos são sensacionais pqp. Para quem é ama Futebol, Geografia e Política como eu é simplesmente sensacional. Por favor faça um vídeo sobre a queda do futebol Escocês. Até hoje mesmo eu pesquisando muito não consigo achar um motivo lógico. Eram respeitados até meados dos anos 70 depois disso cairam demais.
Remo e Paysandu fizeram muitas pré temporadas no Suriname. O Remo ganhou o que é chamado de Torneio de Paramaribo e o Paysandu 1x.
Há mais ou menks 5 anos atrás o Remo jogou, inclusive, contra o Excelsor que estava no meio do campeonato Holandês e venceu os holandeses por 2x0.
historia e futebol que boa combinaçao
Bira, a seleção do Congo também seria fortíssima se pudessem utilizar decendentes. Lá existe o mesmo problema?
Não, vários jogadores q defendem o Congo nasceram na Bélgica, suíça e França
Qnd jogas por outra selecao nao podes jogar pela selecao de origem
A RD do CONGO, tem vários jogadores interressante nessa geração, talvez também fosse mais forte, mas fracos não são
O Bira faz um vídeo dos esquadrões antigos da Polônia antiga Tchecoslováquia e Iugoslávia e União Soviética esses times eram pedra no sapato de muitos grandes
Bira, vc tem um talento único para nos apresentar temas muitas vezes desconhecidos, contudo extremamente interessantes.
Quando li o título pensei: E não é que o Suriname poderia ter sido muito mais bem sucedido com sua seleção?
Abri o vídeo na hora e como sempre saí com um conhecimento maior do que quando iniciei.
Valeu pelo conteúdo riquíssimo!
assunto muito interessante. Apaixonado por futebol de seleções
Esse Ubira é foda. Que vídeo sensacional.
Indias orientais até já participaram de uma Copa recentemente... Ano da Copa: 1938!!
Bira poderia ter falado, a nível de curiosidade, sobre o caso do Malouda e a Guiana Francesa
Uns anos atrás Kluivert foi técnico de Curaçao e com ele levou Martina ex Southampton e Everton, e Bacuna ex Aston Villa naturalizados...
Existe o Transvaal FC do Suriname que tem 3 Concacaf Champions League.
*Transvaal SV**
vc pode eidtar o próprio comentário e não precisa add embaixo
Nos anos 60 e 70, a Copa da CONCACAF era bem fraca. Os clubes americanos (NASL) nem participaram. Nem sempre os Méxicanos participaram. E a competição era dividida em zonas : Suriname estava na zona Caraibe (a mais fraca). Só bastava ganhar essa zona para chegar à final contre o vencedor da zona América central (onde estever os clubes do Costa Rica, Honduras, e do México quando participaram).
Desse jeito, Transvaal e Robinhood chegando na final não era tão surpreendente.
Mas o Transvaal conseguiu vencer duas vezes ainda. Fosse tao fraco assim teria perdido todas de goleada.
Bira,dando aula de História e Geografia parabéns.
fala sobre a rivalidade do al ahly e zamalek, e como é o futebol do egito.
Como seria a seleção brasileira/portuguesa se o Brasil ainda fizesse parte de Portugal, e o Uruguai (Cisplatina) fizesse parte desse país Brasil/Portugal?
Uma seleção muito forte
Ja foi feito pelo futirinhas
Portugal não significa nada para o futebol, seria a seleção brasileira + Cristiano Ronaldo.
@@alexxgomesip3845 Não. Quem ia ser o lateral direito??
@@xico_3112 Rafinha ou Daniel Alves não serve? Ou prefere Semedo? Kkkkkk
Se Eu fosse a Federação Venezuelana tentaria fazer a mesma coisa que o Suriname jogar pela Comcacaf
Última convocaçao do Suriname:
Kelvin Leerdam ( Seatle Sounders)
Ryan Donk (Galatassaray)
Stefano Denswil (Bologna)
Ridgeciano Haps (Feyenoord)
Diego Biseswar (PAOK)
Sheraldo Becker (Unior Berlin)
Jean-Paul Boëtius ( Mainz)
Todos estes, conhecidos na Eredivise...
Faz um vídeo sobre os seus livros que estão aí atrás.
Também têm muitos descendentes Cabo Verdianos na Holanda Ubira
Seria uma baita reforço pra seleção do Suriname, principalmente devido os jogadores vindo de boa base de formação.
Mais um video top. Quando possivel, faz um video sobre o futebol da Guiana também. Abraço
Ubira parabéns pelo vídeo, aprendi muito! Um dos melhores
Seus temas sao muito interessantes
Ubira Leal monstro sagrado.
Imagina se Tite pudesse montar uma seleção do Brasil com Brasileiros, aparentemente Corinthians pra ele é um País. Ou vc joga la ou passou por lá
kkkk man exagerou dms no comentário
foi exagero mas foi engraçado kkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Exagerou um pouco mas tem razão, ELE CONVOCOU O FAGNER PRA COPA, pqp
@@AdemirARC Jogou dms, tem nem oq vc falar
Fala Bira, tudo bom? Sou aluno da Faculdade de Direito do Mackenzie-SP e estou me inscrevendo para um grupo de estudos sobre Direito Desportivo Empresarial! Sou um grande fã seu e gostaria de saber se você poderia indicar alguns sites, revistas e fontes em geral para pesquisa, em especial sobre futebol, automobilismo e esportes americanos. Sou grande fã do canal! Forte abraço!!! Libera a dm do twitter hahahaha
Se várias dessas seleções fizessem, o cenário era o mesmo.
Jogadores relevantes nascidos no Suriname:
Clarence Seedorf (87 jogos e 11 gols pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2008)
Edgar Davids (74 jogos e 6 gols pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2005)
Aron Winter (84 jogos e 6 gols pela Seleção Holandesa entre 1987 e 2000)
Jimmy Floyd Hasselbaink (23 jogos e 9 gols pela Seleção Holandesa entre 1998 e 2002)
Jogadores relevantes com ascendência surinamesa:
Ruud Gullit (66 jogos e 17 gols pela Seleção Holandesa entre 1981 e 1994)
Frank Rijkaard (73 jogos e 10 gols pela Seleção Holandesa entre 1981 e 1994)
Patrick Kluivert (79 jogos e 40 gols pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2004)
Gerald Vanenburg (42 jogos e 1 gol pela Seleção Holandesa entre 1982 e 1992)
Nigel de Jong (81 jogos e 1 gol pela Seleção Holandesa entre 2004 e 2015)
Ryan Babel (54 jogos e 8 gols pela Seleção Holandesa entre 2005 e 2018)
Michael Reiziger (72 jogos e 1 gol pela Seleção Holandesa entre 1994 e 2004)
Winston Bogarde (20 jogos pela Seleção Holandesa entre 1995 e 2000)
Bryan Roy (32 jogos e 9 gols pela Seleção Holandesa entre 1989 e 1995)
Eljero Elia (30 jogos e 2 gols pela Seleção Holandesa entre 2009 e 2018)
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Seleção_Surinamesa_de_Futebol
Tem os jogadores da mlb q são de Curacao e Aruba tbm como o bogaerts o Simmons e o profar
Absolutamente sensacional essa história. Não sabia da questão do avião. Nós somos um podcast de História das Américas e temos planos de lançar em breve um episódio sobre as Guianas. Acho que vai ajudar a entender melhor algumas das questões faladas no vídeo. Quando sair avisamos aqui. Abraço!
É foda velho, os caras vêem qualquer cara de pele um pouco mais escura e já dizem que é negro, famoso "soft racism".
MiMiMi
Fala Bira, beleza? Vídeo sensacional, como sempre. Sobre a questão da legislação anterior, que proibia a pessoa ter as cidadanias neerlandesa e surinamesa, creio que ela tenha existido em função do processo de naturalização adotado pelos Países Baixos, que exige que você renuncie à sua cidadania "original". Assim, quem nasceu no Suriname não poderia optar pela cidadania surinamesa e solicitar a naturalização neerlandesa.
Cada vez melhor!
Achei que o Ubira ia vir com uma camisa do Suriname ou colocar no fundo kkkkkkkk
Acho que seria difícil conseguir uma camisa
@@ojogosocomecou625 Nem era para ser tão dificil já que é perto do Brasil, mas concordo essa vai ser bem dificil de encontrar
@@JoaoFernandes1983 camisa do Suriname nem no ebay acha hahahah
@@JoaoFernandes1983 Cara, já é difícil você ter alguma notícia relacionada aos países das Guianas (Guiana, Suriname e a Guiana Francesa, que é departamento francês), imagine arrumar alguma camisa de uma seleção de lá? A impressão que dá é que são países isolados.
@@Efeagah94 Acho que só indo lá mesmo, achei uma no amazon mas 300 pau e tamanho M😳
Excelente vídeo! Parabéns!
Tomara que o Suriname entre pra CONMEBOL
Se tem uma escola que merecia uma Copa é a Holandesa. Mesmo na final com a Espanha o gol saiu de um escanteio não marcado em favor da Holanda.
Fala sobre a seleção da França se não usasse jogadores com descendência africana ou de outro lugar
Muito bom o vídeo
O Gullit e Rijkaard são nascidos em Amsterdã.
Parabéns pelo vídeo e conteúdo 👏👏
Bira, uma pergunta-sugestão! Pq o Suriname não se filia a Conmebol pra jogar eliminatorias e Copas daqui? na Concacaf eliminatorias muitas vezes se restringe a 2 ou 4 jogos e nas copas ouros não muito diferente. Por aqui era garantia de 18 jogos nas eliminatórias contra uma das elites do futebol mundial, sem contar nas Copas Americas onde teria uma vaga garantidissima, já que falta time pra jogar!
Provavelmente iria ser saco de pancadas, mas foi passando decadas como saco de pancadas que a Venezuela e Equador hj tem um futebol competitivo. E se pegar o historico de potencial pra produzir craques, com certeza poderia ter uma ponte pro futebol surinames sair do atual semi-amadorismo
Tem um Vídeo muito bom do Peleja sobre esse Racha do elenco Holandês
Conheci algumas pessoas que estiveram no Suriname. Não é um lugar Mto bom, é como um daqueles países devastados e quase ingovernáveis da África. Um país com momentos de governo cleptocrático, a exploração ilegal de minérios, tráfico de drogas, armas e pessoas, e outras atividades horripilantes são extremamente poderosos no país
Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Curaçao, Aruba e Trinidad e Tobago são Países e regiões Sul Americanas. Devem jogar na CONMEBOL e Isso faria esses jogadores se interessar por representar esses países no nível forte da América do Sul.
Essa do avião foi foda
Bira, faz um sobre a seleção de Cuba! Abraços
Se Eu fosse Surinames com certeza escolheria a Seleção Holandesa
Faz um vídeo sobre Guadalupe
Aquela chupinhada no @Futirinhas
otimo video ubira!!
Gostei demais desse vídeo. Sempre gostei de futebol e geografia. Por falar em geografia, porque Suriname está filiada à Concacaf e não à Conmebol, visto que está na América do Sul?
Bira, ideia pra video, conta o quão bom o "Craque Neto" realmente foi, nascidos nos 90's não tem noção de como ele jogava, só videos de melhores momentos que não servem para concluir sobre um jogador (até eu tenho um dvd de melhores lances no futebol cos parça)
O fato é que ele fala muita merda. Se tivesse jogado tudo que fala teria sido um gênio, tipo Pelé ou Messi.
Só sabe xingar, gritar bobagens e pensa que entende de futebol, mas se diz comentarista e eu NUNCA ouvi ele dizer nada sobre a parte tática de um time, seja clube ou seleção. Ele parece comentarista de buteco, só fala o trivial. Pra mim, em um programa sério de esportes deve haver comentaristas que entendam da parte tática do futebol, até porque isso dá mais moral pra apontar erros de treinadores, como vão criticar o trabalho de um técnico se não entendem direito o que exatamente ele faz?