É aquilo né, queria uma IA que lavasse a louça e limpasse a casa pra eu fazer arte, literatura e música, não uma IA que fizesse música e arte enquanto eu limpo e lavo
@@nicolascools0238 pse, que valor tem uma pintura ultra realista de um robo? eh soh uma foto generica qualquer. mas e a pintura ultra realista de um humano?
É meio louco parar pra pensar que daqui a uns 30/40 anos, todos nós vamos ver o povo vendendo robôs empregados, soldados e pra relacionamento e vamos pensar "mano, eu estava lá, acompanhando cada evolução da robótica, e olha aonde chegamos", igual fazemos com os celulares hoje.
É o que eu digo, cada dia a gente tá mais perto de uma realidade estilo Detroit: Become Human, não dou muito tempo pra aparecer uma empresa como a fictícia CyberLife com a mesma proposta, mas na vida real
Eu sou professor de biologia e eu vivo defendendo a importância da matemática prós meus alunos, mesmo que eu não goste tanto dela 😅 mas é muito importante ❤
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” Pensamento crítico com base no estudo sociológico e histórico contextualizado é o que nos separa de sermos apenas mão de obra útil e barata. (enquanto for útil, é claro)
Assim como a mecanização extinguiu profissões no passado, a inteligência artificial inevitavelmente substituirá funções obsoletas, e o futuro será moldado por quem tem a capacidade e a disposição de acompanhar esse progresso. Nesse cenário, a adaptação seria a única solução, e a incapacidade de evoluir seria parte natural do processo seletivo que sempre guiou a história da humanidade.
Leon e Nilce, sou muito fã de vocês, e aprendo muito com vcs, tenho 19 anos, me deparei com o impasse de escolher uma profissão. Mas nunca fui de 1 área específica gosto de estudar de tudo um pouco. Com 17 anos passei na UFMG para física, ciência que eu adoro, mas por questões psicológicas não consegui dar continuidade. Hoje tenho vontade de voltar pra faculdade em outras áreas. Queria estudar filosofia, sociologia, e me aprofundar nessa questão dos impactos da tecnologia na sociedade, e como minimizar os efeitos ruins. Por outro lado amo animais, e até cuido dos animais abandonados do meu bairro, queria muito também poder cuidar de mais animais, talvez como médica veterinária, criar uma ong para resgate e cuidado de animais tanto abandonado como animais silvestres que sofrem com as mudanças climáticas e as queimada... As vezes também queria esquecer tudo, ignorar esses problemas que não posso mudar mundo, e viver de forma simples no interior, viveria sem ansiedade e agonia pelo futuro, mas isso vai contra tudo que eu acredito. Me sinto perdida, vcs tem algum conselho???
Não sou Leon nem a Nilce, mas posso te dizer que você pode não mudar o mundo inteiro, mas cada indivíduo que você ajuda tem a perspectiva totalmente alterada sobre a caridade, seja um animalzinho em situação de rua que aprende a sentir amor e carinho por um ser humano, ou, um outro ser humano que ao se sentir acolhido pela compaixão, vai se sentir parte de algo e buscará ajudar outro em outra oportunidade. Jamais deixe de semear a caridade; pois se de 10 sementes que você plantou, apenas 2 deram bons frutos, lembre-se que essas 2 plantarão mais 20 "sementes do bem". "O mal vence quando os bons se calam" abraço!
Também não sou o Leon nem a Nilce, mas depois de algumas transições de vida e carreira, eu diria pra mim mesma com 19 anos que não é preciso ficar presa em 1 profissão só, pois todas as áreas de conhecimento e interesse vão se somar pra te levar a criar o seu próprio caminho. Você pode ter uma renda com um ofício e em paralelo dedicar algum tempo para um propósito, e o seu estilo de vida também pode ser alinhado aos seus valores. Não é só o profissão que muda o mundo, as comunidades e as pessoas; a sua vida inteira influencia o que está ao seu redor. Respire fundo, beba água e boa sorte!
Assim como a mecanização extinguiu profissões no passado, a inteligência artificial inevitavelmente substituirá funções obsoletas, e o futuro será moldado por quem tem a capacidade e a disposição de acompanhar esse progresso. Nesse cenário, a adaptação seria a única solução, e a incapacidade de evoluir seria parte natural do processo seletivo que sempre guiou a história da humanidade.
Fui uma aluna que questionava isso de "vou usar pra que" e nenhum professor soube me explicar igual a a Nilce explicou. E isso era porque eu era uma boa aluna
Às vezes é porque quando adolescente nós não temos maturidade para entender mesmo. Tem tanta coisa que só hoje tenho interesse e maturidade para compreender, por isso não culpo mais os adultos que me criaram.
@@philipevicente5668 cara pode ser isso, mas eu não me lembro de nenhum deles parar para tentar explicar, se respondiam era algo como "você precisa saber" ou só ignoravam
Eu estava na escola e um amigo me disse "para que serve filosofia". Ai eu expliquei pra ele meio paia porque eu curto filosofia. E foi ai que eu percebi... a gente só vê utilidade naquilo que já "experimentamos" uma vez. Tipo, eu odiava história, mas depois que eu estudei comecei a gostar, mesmo não se aplicando de nenhum jeito "útil" é legal. Estou aprendendo japonês e outras coisas porque acho daora e pretendo trabalhar com isso, mas muita gente acha estranho eu aprender japonês já que já sei inglês. Inclusive, esses coachs que ficam falando que matemática é inútil, certeza que eles não fazem nada de "inútil" o dia todo😊(ironia, porque eles fazem)
Me identifiquei em vários niveis. Kkkk Só acrescentaria que as coisas não precisam ser úteis para você gostar delas. Arte, filosofia, idiomas são bons em si mesmo, não precisam de uma finalidade.
Vida Inteligente no youtube? Aqui Tem! Mo orgulho do meu filho de 10 Anos gostar tanto de vcs!!! Ele me apresentou vcs, e agora aqui em casa todos acompanhamos vcs grande beijo no coração! Agradeço pelas boas influências que vcs passam pra ele.
Fala isso pro Sesi/Senai com aquele novo ensino médio. Não sei como são os de outros estados, mas aqui em Goiás é ridículo o que eles fazem. Fica mais que descarado a total falta de compromisso com a educação visando formar trabalhadores de chão de fábrica para as indústrias parceiras da FIEG
fui em uma reunião da minha filha do oitavo ano receber o boletim. a professora de português falou algo, fora do comum, alguns alunos, simplesmente não sabem ler ou interpretar texto, e uma turma vai pra aula matar a aula. passar o tempo inteiro sem entrar na sala de aula.
Não terão salários, mas terão gastos mensais e trocas de peças ou até dele todo, sem contar que a possibilidade de pagar mensalmente a empresa produtora do robô, o que ainda não compreendemos é que precisamos formar seres humanos que utilizam ferramentas da tecnologia
Acredito que o mundo se tornará mais humanizado com essa transição. Sou programador, mas meu verdadeiro sonho é trabalhar com artes plásticas. No entanto, devido às circunstâncias financeiras e sociais, escolhi ser Dev. Em um futuro onde tudo esteja automatizado, penso que profissões como filósofo, artista, humorista, pintor e cantor serão mais valorizadas e viáveis, possibilitando que as pessoas exerçam atividades que realmente lhes tragam satisfação, especialmente em áreas mais voltadas para as ciências humanas. O lado complicado dessa evolução é a questão financeira. Em um mundo sem muitos empregos administrativos e técnicos, talvez fosse necessária uma moeda universal, distribuída a todos, o que poderia implicar em um sistema de controle e monitoramento do consumo. Isso poderia limitar a liberdade individual, embora promovesse uma distribuição social de recursos. Fora essa preocupação financeira, vejo muitos aspectos positivos nessa transição para uma sociedade mais automatizada. Contudo, acho que quem realmente vai vivenciar essa realidade serão meus bisnetos kkkkk. Dito isso, ótimo video.. uhulll
Quanto ao segundo assunto, sobre a moralidade na comunicação… que reflexão poderosa! Concordo plenamente com essa visão e realmente espero que, um dia, o mundo entenda essa mensagem que a Nilce compartilhou. É uma contribuição enorme para a humanidade esse tipo de pensamento!
Um vídeo super importante sobre pensamento crítico e pessoas nos comentários: "1 minuto de video 1000 views apaga o canal". Taí a importância do pensamento crítico.
Leon e Nilce, eu juro, chorei a partir do minuto 14 e a apologia da Nilce ao conhecimento. Sério, gente. Vou passar o vídeo de vocês em minhas aulas. Muito obrigado por isso, queridos. Como professor tenho me sentido derrotado todos os dias, mas jamais parei de lutar para que voltem a valorizar o conhecimento e nossa capacidade e necessidade de aprender cada vez mais.
Esse negócio do teorema de pitágoras me lembrou da médica que publicou um artigo em que ela descobria integral na década de 90, falando como era útil pra gráficos metabólicos..
No futuro próximo deve ter uma renda básica justa de tipo uns 6 mil reais de hoje E um complemento pra todos aqueles que quiserem estudar. Ao invés de pagar a faculdade ou algum curso, vc tem que receber pra estudar E aqueles que estiverem trabalhando devem ter carga horária reduzida e bastante folga. Só assim vc garante o mínimo justo pra aqueles que não estão produzindo nada no momento já que atualmente já temos comida, água e o básico de energia e Internet no mundo. Só o que falta é a distribuição justa Garante um incentivo para as pessoas buscarem conhecimento e se ocuparem com algo que não é degradante, que no caso é os estudos E garante que quem trabalha, além de não se esgotarem e perderem boa parte do tempo da vida no trabalho, seja recompensado e respeitado como alguém produtivo nesse mundo.
Boa análise d vcs! E qdo a Nilce citou a matemática é para raciocínio desenvolver o ser, mas pela ignorância muita gente não entende isso, história, geografia, filosofia, literatura são super importantes. Para criar senso crítico.
sobre a fala da nilce em 9:45, apesar de realmente achar um pouco estranho essa troca das matérias "de humanas" por mais matérias "de exatas", creio que matemática no colégio não se reflete apenas no trabalho "manual", matemática e algumas matérias de exatas ajudam a desenvolver um pensamento de resolução de problemas e não apenas de questionamento. Na minha visão, matemática é mais importante na formação de um indivíduo NO INÍCIO, resolver problemas me parece algo mais importante do que encontrar outros problemas. Matérias exatas ajudam a desenvolver um pensamento lógico e perceber que a maioria dos problemas tem solução as quais a máquina não consegue perceber muitas vezes que são problemas. Matérias humanas ajudam a enxergar os problemas mas não resolve-los. Belo vídeo, nilce sempre tem uma ótima visão crítica, nunca comento nada mas senti que poderia ser legal expor minha opinião EDIT 1. Nilce falou o que escrevi ali em cima depois KKKK
A curto prazo uma renda universal mínima é o básico que precisa ser discutido a fim de evitar uma catastrófe social mais a frente, a médio e longo prazo uma readequação das pessoas a nova realidade, as áreas humanas vão ter que dar conta de abrigar essa mão de obra porque o que abraange o trabalho manual e braçal só terá sentindo no aspecto artístico (e olhe lá)
Eu tenho uma teoria parecida com cyberpunk de que a tecnologia vai se desenvolver mas isso não vai mudar o conhecimento humano ou ter um pensamento crítico e interpretação, sendo otimista vamos continuar estagnados com nosso nível de conhecimento na grande maioria.
Eu acompanhava e não era inscrito, mas depois dessa aula da Nilce que me fez bater palmas sozinho na frente da TV fui compelido a me inscrever e ativar o sininho ^^
Muita gente menciona o filme Idiocracy como um exemplo do futuro para o qual estamos caminhando. Mas eu acho que antes disso vai chegar um ponto em que os descendentes do Atlas vão pensar: "vamos dar um fim nesse bando de imbecis".
Muito boa a discussão que vocês abriram. Até gostaria de que vocês falassem mais sobre educação. Passei por uma eperiência interessante: fui dar aulas e utilizei os tablets da escola. Levei pra sala de aula e, para minha surpreza, os alunos não conseguiam fazer pesquisas no google. Nem acharam o Google no tablet. Mas joguinhos eles sabiam bem.
o que me pega é que ao invés dessas tecnologias facilitarem a vida humana só aumenta o acúmulo de grana pra meia dúzia e rua pra quem fazia esse trabalho.
No meu ponto de vista, acredito que, no geral, os robôs serão semelhantes às IAs em relação a trabalhos maçantes e cansativos (ex.: IA que auxilia na edição de texto, vídeo e foto). Elas vão auxiliar em trabalhos "simples", nos quais é difícil encontrar mão de obra, ou em tarefas que as pessoas não desejam realizar. Por exemplo, hoje temos uma fábrica de blocos de concreto. Há alguns anos, a paletização era manual. Era preciso levar o palete vazio até os blocos, agachar, pegar o bloco e colocá-lo no palete 120 vezes para formar uma palete. Só então a empilhadeira pegava o palete, e o processo era repetido para uma produção de 4.000 blocos diários - um trabalho bastante cansativo. Hoje, um robô braço mecânico paletiza automaticamente. É preciso apenas colocar o palete vazio embaixo dele a cada 10 minutos, mais ou menos. Mesmo assim, é difícil encontrar um funcionário para realizar esse serviço, pois o ambiente da construção civil é sujo, barulhento e, nesse caso, o trabalho é bastante monótono.
Já não concordo com o ponto de vista do Leon e da Nilce há muito tempo, porém ainda assisto a eles por terem uma inteligência emocional e racional incrível. É sempre bom ver um ponto de vista diferente.
eu tambem nao concordo... todas as pessoas querem o bem da humanidade, ocorre que eles acham que regulacao, estado, legislacao, transferencia de renda resolvem problemas no entanto eles vao viver em pais onde essas açoes sao muito menores do que em Angola por exemplo.. por que eles nao se mudam para a África socialista e aprendem como estado forte é a solucao para problemas...
Me lembrou aquele filme: tempos modernos. No qual fala de um empregado que está trabalhando um monte numa fábrica e sem direitos trabalhistas. Invés de ter pessoas trabalhando em trabalhos repetidos, tal qual uma linha de montagem, porque não ter mais pessoas trabalhando em trabalhos que requerer pensamentos críticos, coisas que requerem mais a mente. Deixe o trabalho braçal para as máquinas
Eu já vi esse filme: no futuro, os poucos humanos sobreviventes ao Armagedom, iniciado e orquestrado pela Inteligência Artificial que agora domina o mundo, recuperam o robô Atlas 1. Sua missão? Voltar ao passado para impedir a criação da IA que levará a humanidade à ruína. No entanto, a própria IA do futuro, prevendo essa ameaça, envia o Atlas 2 com um único objetivo: frustrar Atlas 1 e garantir que seu domínio seja inevitável. Obs: Eu criei esse texto no ChatGPT 😅
que bonitinho :D o robô ele pode ser Desumanizado porém, e ele não poderá fazer nada sobre pois ele Não foi criado para fazer algo sobre sua desumanidade. e isso Desafia a ética de forma que não vimos antes com máquinas préviamente apresentadas a nós.
O problema é que todos esses processos sobre ser contra a educação em processos ideologicos contra escola e universidades, sao efeitos intencionais de quem se beneficia de uma realidade onde a probreza e miseria sao lucro - apesar de que, os varios dos individuos que incentivam tais praticas, nao o fazem totalmente conscientes, sendo assim apenas vitrolas e marionetes de quem sao os reais beneficiados da historia. Neste caso, os obvios beneficiados na historia sao os hyperacumuladores de capital. Tais personas ja estao construindo formas e jeitos de viver num mundo onde tudo acabou, mas os mesmos vivem protegidos das mazelas que os proprios criaram. O nome disso é Acelaricionismo.
Estou digitando com os pés, pois estou usando as mãos pra aplaudir. Levantaram ótimos pontos e soluções concretas e menos irreais, o conteúdo é bom, com um senso critico desses fica ainda melhor
Um grande problema, é que a sociedade esta sendo moldada por novas tecnologias que estão avançando muito rápido, num ritmo em que uma geração inteira não teve como aprender na escola ou na faculdade a ética de viver em uma sociedade com tais tecnologias (No caso a minha geração). No caso do Brasil ainda, nem sei como pode ser feito para incorporar esse tipo de aprendizado, sendo que as tecnologias avançam e são incorporadas na vida muito mais rápido que qualquer demorada e burocrática mudança na estrutura de ensino. Outra coisa, eu sinto que é mais importante no âmbito do português, os alunos aprenderem mais sobre interpretação de texto do que sobre a estrutura da linguagem em si.
Desde o ensino fundamental tive aulas de socioligia e filosofia. Porem nenhum dos professores se inportava em dar a aula ou em ensinar principios. Cursei em colégio privado de bairro.
Penso que o problema é quantos professores de história e geografia realmente trabalham conhecimento crítico. Lembro das aulas que tive e das provas de vestibular/ENEM, e a grande maioria era sobre focar em dados decorados... isso a máquina já faz há muito tempo. Matemática, através do raciocínio lógico, e português, através da interpretação de texto, podem ser muito mais úteis para trabalhar o pensamento crítico do que a média das aulas de história e geografia. Não havia visto a notícia comentada por SP, mas, apesar de achar que também tem a questão ideológica (por abordagem de alguns professores da área), vejo também que há justificativa lógica na decisão.
Aqui onde moro tem fábricas de 2 funcionários e tem com mais de 20 mil funcionários. O empresário da fabrica grande que tem grana vai ter interesse, o dono da fabrica de fundo de quintal com menos de 10/20 funcionários, que mal e porcamente investe em máquinas melhores não vai investir em um robô destes. Hoje aqui na cidade tem centenas de pequenas fabricas que usam as mesmas máquinas a mais de 20 anos, os caras não investem, não tem esta visão "enquanto esta máquina estiver produzindo não vou investir em outra" eu já ouvi muito isso. Quem trabalha em fabricas grandes, que tem um pensamento mais para frente, que tem engenharia de produção, etc... no futuro terá a chance de ver um destes fazendo alguma função, quem trabalha em fabrica de fundo de quintal (que é a maioria) não.
“Once, men turned their thinking over to machines in the hope that this would set them free. But that only permitted other men with machines to enslave them.” - Duna
As vezes eu fico assustado com o quão lúcido o Leon e a Nilce são! Principalmente no fim do vídeo sobre a importância dos conhecimentos mesmo que não sejam usados de forma "prática".
O problema do ensino vai muito mais além. Os professores não são valorizados, e alguns ao invés de ter aquele prazer e vontade de inspirar e instigar o aluno a pesquisa e desenvolvimento, não tem ferramental e nem apoio para isso. E isso não é só na escola, é na faculdade, privada e pública, tem a questão do viés partidário, que pra mim isso não deveria estar no ensino, uma vez que o lugar de ensino é para debate e reflexão, e não ataques e desmoralizações como vem ocorrendo.
As vezes eu me sinto muito amargurado, porque vejo essas coisas e mesmo estando completamente distante de linhas de produção, que provavelmente vao ser as primeiras a serem impactadas... eu não consigo me empolgar com isso. Só tenho medo e raiva. Simplesmente olho pro futuro e desejo fielmente não estar mais aqui quando essas coisas começarem a serem vendidas abertamente.
aí tem a galera que chora e defende CLT kkk Robô não tem CLT, não tem pausa pra refeições e não vai em banheiro e fica enrolando. Quando a durabilidade de um robô, com o custo, valer o investimento em relação ao salário do funcionário. Já era! Imagime que um robô, por estar começando, leve 6 horas para produzir o que um humano produz em 5h de trabalho. O humano ganha pela agilidade, mas as pausas, reduzem essa produtividade. A fábrica tem 2 turnos com humanos, mas com robô, pode funcionar 24h. Sem pausas, a não ser para manutenção. Se o valor do robô compensar, pode ter certeza que vão escolher os robôs.
Os governos têm que legislar urgentemente pra que esse tipo de robô não possa ser empregado a não ser que falte profissional humano qualificado. Criar uma lista, um cadastro separado por categorias e sempre que uma empresa quiser comprar/alugar máquinas desse tipo, ela precisa antes ver se essa lista não oferece alguém para aquela função específica. É muita viagem? Talvez. Pode até não ser a melhor opção(eu não sou especialista), mas a gente precisa pensar em alguma coisa pra já.
@lucas_vasconcelos Mas ficar pra trás em que sentido? Se a população tiver empregada e com qualidade de vida, que importa se a indústria tem muito robô ou não? O ponto é justamente esse, os governos têm que governar pro povo e não para as empresas. Quem já tá rico hoje vai continuar sendo rico independentemente de estar empregando pessoas ou máquinas; mas se a indústria de um país é super desenvolvida e o povo passa fome, de que adianta?
Nilce, não é de hoje que as pessoas, inclusive os pobres vivem com a idéia de que é cada um por si e dane-se os outros. Estamos na era velada do olho por olho , dente por dente.
Daqui a pouco nasce uma Aurora da vida e os robo cria alma e começa a matar a rodo, e até o presente momento a gente não tem nenhuma overwatch pra salvar a gente.
9:50 Entendo, mas acho que o argumento deve ser outro. Tem ocorrido muitas mudanças na Educação se trabalha muitos temas e de maneira abrangente. O que tem que ocorrer é uma mudança no material e na formação dos professores. Aumentar as aulas de português pode ser muito útil, se os professores estiverem trabalhando de maneira atualizada.
Ótimo vídeo Filosofia... Todas as pessoas que conheço que leem sobre esse assunto sempre parecem se sentir superiores, como se apenas os mais inteligentes pudessem entender. Eu estudo eletrônica, e estamos chegando ao limite físico de quanto os componentes eletrônicos podem ser reduzidos, o que desencadeou uma corrida por inovações. Vocês falaram sobre matemática, que é essencial e se conecta a muitos aspectos do mundo. Ela também está evoluindo, assim como o português, que eu admito que não gosto tanto. Mas do que adianta filosofia se a pessoa não tem uma interpretação básica de texto? A internet tem influenciado negativamente a gente nesse aspecto - sinto que minha gramática está piorando por conta disso. E quem viveu somente nessa era moderna?
Acho que também existe um conceito meio errado no mundo moderno de educação como matérias estanques. Como se ainda na formação a pessoa já tivesse que ir se "especializando". Acho isso limitante. Uma criança pode ser alfabetizada dentro de um contexto filosófico. Quando criança tive aulas de latim na escola, onde textos filosóficos, parábolas etc eram a base de leitura. Da mesma forma que geometria, matemática e física conversam entre si e, juntas, podem se tornar até mais interessantes. O problema da interpretação de texto é fruto da má qualidade do ensino e da falta de leitura mais densa. Quem não lê escreve mal, interpreta mal. Assim como nas áreas tecnológicas a interação entre disciplinas é essencial para inovação. Carl Sagan menciona isso. QLembra que na faculdade que ele frequentou (acho que em Chicago), para o estudo de física e astronomia esperava-se uma formação filosófica e humanística. Porque isso "abriria o cérebro" para ideias e para o desenvolvimento pessoal, resultando em um profissional e ser humano mais capacitado.
Eu posso apostar que em algum momento essa tecnologia estara a venda para o consumidor no mundo inteiro... mas o Brasil vai proibir, pois nosso destino é o atraso.
Aqu está alguém que parou nos anos 70, com generais ditadores, até anos 80, com o Sarney, capacho dos generais. Mal e porcamente (sem investimentos e sem escolas) isso acabou lá nos 90 com o salafrário do collor.
Como era aquela frase? "Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis, tempos difíceis criam homens fortes, e homens fortes criam tempos fáceis." E la vamos nós!
Na minha época quando fiz FAETEC (Médio e Técnico) Tinha tudo, Sociologia, Filosofia, Física, Química.... Deve ser por isso essa geração tá perdida. Detalhe só tenho 30 anos rsrsrs
11:51 discordo muito desse ponto do Leon, não sei na realidade dos outros países ou do próprio Canadá, mas aqui no Brasil tem pessoas q no 9° ano não sabem ler, do 3° ano do ensino médio q não sabem interpretar um texto básico, tem escolas q estão passando alunos sem terem a nota mínima por ordem de cima, não é má vontade, pelo menos não na maioria das vezes, mas sim um ensino q está completamente sucateado e q nenhum político, sendo de qualquer lado, irá querer arrumar. Infelizmente o problema do Brasil é mais embaixo, quem dera fosse so o mal caratismo do povo em não querendo interpretar as coisas...
Anedota porém faz sentido, o setor público de educação é sucateado para que o setor privado possa avançar, é um negócio lucrativo educação no Brasil, mas o que o Leon está falando não é sobre isso, é sobre vc interpretar o que vc acredita
As duas coisas são verdade. A falta de conhecimento faz a pessoa ter falta de moral (e má vontade) na interpretação e discussão. A própria Nilce concorda com o que você falou, bem pouco depois de onde você marcou.
Mais algum tempinho e aparecerão fabricas dizendo: consigo produzir os motores de seus robôs por 1/3 do preço, outro dirá: faço os programas que seus robôs utilizam, pela metade do preço... E um novo mercado estará formado. Isso se não aparecerem paralelamente os " ROBALTOPEÇAS" para robôs, desmanches e essas coisas, kkkkk
Não afetará somente a indústria, mas vai passar a fazer tarefas do setor de serviços também. Caixas, estoquistas, limpeza...vão poder ser substituídos. E é justamente o setor que está absorvendo a maior parte da mão-de-obra mundial. Logo, toda essa gente vai precisar ser remanejada para algum outro setor. Até por que, mesmo que a tecnologia esteja substituindo os humanos no mercado de trabalho, o objetivo de toda essa produção é fornecer produtos e serviços para o ser humano consumir. Até o momento não inventaram uma máquina capaz de substituir o consumidor...rs. Então, os governos e as grandes empresas vão ter que dar uma solução para isso, senão o mundo vai entrar em colapso.
Enquanto as pessoas não souberem (e defenderem) q o objetivo principal da escola não é formar pro trabalho e sim pra criar cidadãos funcionais pra vida adulta, a educação nunca será valorizada e mesmo adequada
É bizarro como ao invés de ver a tecnologia como algo que vai nos poupar trabalho e permitir viver melhor a gente tem medo que que seja algo que vai nos deixar mais pobres e desempregados. Já essa visão do Leon de que a falta de interpretação ser uma questão moral está bem errada. O problema não é quem ele conversa na internet. Tem provas padronizadas feitas para medir isso ( maior exemplo é o pisa) que medem que o estudante brasileiro não tem um bom nível de interpretação de texto PONTO. O aumento da carga horária de português e matemática é muito importante por que essas duas disciplinas são a base pro aluno conseguir aprender todo o resto e hoje a base não está boa o bastante
O assunto é até simples é pensar no bem comum e na continuidade dá espécie humana simples assim tirar todas pessoas da rua erradicar a fome acabar com as guerras só que a verdade é que estão fazendo máquinas para exterminar a vida
Que vídeo bom. Muito importante. Pena que eu acho que cada dia que passa, parece q é surra em ponta de faca. Fica cada vez mais difícil tentar abrir a cabeça desda galera
Em um mundo com mudanças climáticas, automatização, inteligência artificial e com possível aumento da desigualdade, meu medo é do Ecofacismo. Pessoas ricas vão se mudar para lugares melhores pra vida humana e os pobres vão sofrer as mazelas de lugares insalubres e sendo cada vez menos necessários para o sistema produtivo em que os ultraricos são os donos.
Hoje trocamos moeda por trabalho, amanhã, se não tivermos uma forma de obter a moeda, ela não terá valor. Se ela não tem valor para todo mundo, ela não tem valor para ninguém. Quem tem que inventar um jeito de distribuir umas migalhas é quem tem mais.
7:14 Agora se vai aumentar a produtividade para quem consumir mesmo, já que com menos pessoas trabalhando, tem-se menos pessoas capazes de comprar? Não faz sentido algum apenas servir a um sistema que, em tese, deveria nos servir. This shit's got to go! 14:07 Os (vagagundos) pais dessas crianças deveriam responder judicialmente.
Há tempos, mas com mais força em tempos de Internet, temos a valorização da burrice. Antigamente tinha-se pelo menos o senso de "eu não sei, vou ficar quieto". Hoje? É "a minha opinião" e se os fatos mostrarem que a pessoa está errada logo ela pensará que "existe uma CONSPIRAÇÃO e querem me enganar". As pessoas não querem admitir que não sabe sobre um determinado assunto e sim que "querem enganar ela". É a vaidade colocando a pessoa num patamar em que ela "precisa ser enganada".
Eu discordo da opinião do Leon onde ele diz que a interpretação é de caráter moral. Como professora e aluna mais velha do ensino superior, eu vejo que as pessoas não sabem interpretar mesmo. É triste. Elas sabem memorizar e repetir informação, mas na hora de interpretar o mínimo, não conseguem.
É aquilo né, queria uma IA que lavasse a louça e limpasse a casa pra eu fazer arte, literatura e música, não uma IA que fizesse música e arte enquanto eu limpo e lavo
Arte humana vai ser única coisa que uma máquina não vai reproduzir isso te garanto.
@@nicolascools0238já reproduz, e muito melhor que humanos
@@nicolascools0238 pse, que valor tem uma pintura ultra realista de um robo? eh soh uma foto generica qualquer. mas e a pintura ultra realista de um humano?
@@igorsilvestre4082 oq muda é o sentimento... algo que um robô nunca terá.
@@igorsilvestre4082 esses robôs poderia ser usados em guerras?
É meio louco parar pra pensar que daqui a uns 30/40 anos, todos nós vamos ver o povo vendendo robôs empregados, soldados e pra relacionamento e vamos pensar "mano, eu estava lá, acompanhando cada evolução da robótica, e olha aonde chegamos", igual fazemos com os celulares hoje.
eu daria menos tempo. 20 anos
Reduz pra 5 anos. Tesla Optimus tá vindo aí
É o que eu digo, cada dia a gente tá mais perto de uma realidade estilo Detroit: Become Human, não dou muito tempo pra aparecer uma empresa como a fictícia CyberLife com a mesma proposta, mas na vida real
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
5-20 anos já chega a China tá bem avançada nos robos custo-beneficio.
Eu sou professor de biologia e eu vivo defendendo a importância da matemática prós meus alunos, mesmo que eu não goste tanto dela 😅 mas é muito importante ❤
Eu tambemmmm ❤ minha segunda paixão depois da bio ❤🥺
R.i.p atlas 1, sempre será lembrado
Eu gostava daquele design retrô e pesado dele, não só dele como os dogs tb
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” Pensamento crítico com base no estudo sociológico e histórico contextualizado é o que nos separa de sermos apenas mão de obra útil e barata. (enquanto for útil, é claro)
Essa frase é falsa pois o povo tem memoria curta.. veja o ex. do BR que elegeu esse bddo que esta ai.
@@tecnoinfo.1488 verdade, veja EUA, elegeram criminoso, deixaram promotora fora presidência. aqui brasil querem anistia para golpistaS
Assim como a mecanização extinguiu profissões no passado, a inteligência artificial inevitavelmente substituirá funções obsoletas, e o futuro será moldado por quem tem a capacidade e a disposição de acompanhar esse progresso. Nesse cenário, a adaptação seria a única solução, e a incapacidade de evoluir seria parte natural do processo seletivo que sempre guiou a história da humanidade.
''ele n vai pedir melhores condições de trabalho''
por enquanto
Até porque não serão besta de se humilhar igual humano, vão logo tomar o poder.
Eles não vão pedir, eles vão sair matando.
Vocês acreditam em cada coisa...
Detroit Become Human que o diga
@@helio1653 calma, não estou profetizando nada e só um comentário.
que orgulho de ser inscrito neste canal.
Leon e Nilce, sou muito fã de vocês, e aprendo muito com vcs, tenho 19 anos, me deparei com o impasse de escolher uma profissão. Mas nunca fui de 1 área específica gosto de estudar de tudo um pouco. Com 17 anos passei na UFMG para física, ciência que eu adoro, mas por questões psicológicas não consegui dar continuidade. Hoje tenho vontade de voltar pra faculdade em outras áreas. Queria estudar filosofia, sociologia, e me aprofundar nessa questão dos impactos da tecnologia na sociedade, e como minimizar os efeitos ruins. Por outro lado amo animais, e até cuido dos animais abandonados do meu bairro, queria muito também poder cuidar de mais animais, talvez como médica veterinária, criar uma ong para resgate e cuidado de animais tanto abandonado como animais silvestres que sofrem com as mudanças climáticas e as queimada... As vezes também queria esquecer tudo, ignorar esses problemas que não posso mudar mundo, e viver de forma simples no interior, viveria sem ansiedade e agonia pelo futuro, mas isso vai contra tudo que eu acredito. Me sinto perdida, vcs tem algum conselho???
Não sou Leon nem a Nilce, mas posso te dizer que você pode não mudar o mundo inteiro, mas cada indivíduo que você ajuda tem a perspectiva totalmente alterada sobre a caridade, seja um animalzinho em situação de rua que aprende a sentir amor e carinho por um ser humano, ou, um outro ser humano que ao se sentir acolhido pela compaixão, vai se sentir parte de algo e buscará ajudar outro em outra oportunidade.
Jamais deixe de semear a caridade; pois se de 10 sementes que você plantou, apenas 2 deram bons frutos, lembre-se que essas 2 plantarão mais 20 "sementes do bem".
"O mal vence quando os bons se calam" abraço!
Também não sou o Leon nem a Nilce, mas depois de algumas transições de vida e carreira, eu diria pra mim mesma com 19 anos que não é preciso ficar presa em 1 profissão só, pois todas as áreas de conhecimento e interesse vão se somar pra te levar a criar o seu próprio caminho. Você pode ter uma renda com um ofício e em paralelo dedicar algum tempo para um propósito, e o seu estilo de vida também pode ser alinhado aos seus valores. Não é só o profissão que muda o mundo, as comunidades e as pessoas; a sua vida inteira influencia o que está ao seu redor. Respire fundo, beba água e boa sorte!
É verdade
Assim como a mecanização extinguiu profissões no passado, a inteligência artificial inevitavelmente substituirá funções obsoletas, e o futuro será moldado por quem tem a capacidade e a disposição de acompanhar esse progresso. Nesse cenário, a adaptação seria a única solução, e a incapacidade de evoluir seria parte natural do processo seletivo que sempre guiou a história da humanidade.
@@ernestoalmeida5589 obrigado
Fui uma aluna que questionava isso de "vou usar pra que" e nenhum professor soube me explicar igual a a Nilce explicou. E isso era porque eu era uma boa aluna
Foi a primeira vez que alguém me respondeu certo essa pergunta também
os meus sempre souberam responder esse tipo de pergunta idiota
Nenhum professor soube te explicar, ou só hoje você tem sapiência pra entender as respostas que eles te deram?
Às vezes é porque quando adolescente nós não temos maturidade para entender mesmo. Tem tanta coisa que só hoje tenho interesse e maturidade para compreender, por isso não culpo mais os adultos que me criaram.
@@philipevicente5668 cara pode ser isso, mas eu não me lembro de nenhum deles parar para tentar explicar, se respondiam era algo como "você precisa saber" ou só ignoravam
Eu estava na escola e um amigo me disse "para que serve filosofia". Ai eu expliquei pra ele meio paia porque eu curto filosofia. E foi ai que eu percebi... a gente só vê utilidade naquilo que já "experimentamos" uma vez. Tipo, eu odiava história, mas depois que eu estudei comecei a gostar, mesmo não se aplicando de nenhum jeito "útil" é legal. Estou aprendendo japonês e outras coisas porque acho daora e pretendo trabalhar com isso, mas muita gente acha estranho eu aprender japonês já que já sei inglês.
Inclusive, esses coachs que ficam falando que matemática é inútil, certeza que eles não fazem nada de "inútil" o dia todo😊(ironia, porque eles fazem)
Ou a gente acaba com o coach ou ele acaba com a gente
Me identifiquei em vários niveis. Kkkk Só acrescentaria que as coisas não precisam ser úteis para você gostar delas. Arte, filosofia, idiomas são bons em si mesmo, não precisam de uma finalidade.
Boa irmão, temos que ter mais conhecimento e sabedoria.
Vida Inteligente no youtube? Aqui Tem! Mo orgulho do meu filho de 10 Anos gostar tanto de vcs!!! Ele me apresentou vcs, e agora aqui em casa todos acompanhamos vcs grande beijo no coração! Agradeço pelas boas influências que vcs passam pra ele.
Fala isso pro Sesi/Senai com aquele novo ensino médio. Não sei como são os de outros estados, mas aqui em Goiás é ridículo o que eles fazem. Fica mais que descarado a total falta de compromisso com a educação visando formar trabalhadores de chão de fábrica para as indústrias parceiras da FIEG
Imagina esse robô na obra, mexendo concreto e carregando bloco
Nem precisa pensar, já tem impressão 3D de residencia
Vamos ter que inventar algo muito bom pra maioria do pessoal fazer sentido viver 😂😂😂😂
fui em uma reunião da minha filha do oitavo ano receber o boletim. a professora de português falou algo, fora do comum, alguns alunos, simplesmente não sabem ler ou interpretar texto, e uma turma vai pra aula matar a aula. passar o tempo inteiro sem entrar na sala de aula.
Vocês são excelentes comunicadores e eu enquanto mero estudante de jornalismo queria apenas parabenizar o trabalho incrível e extremamente necessário.
O vídeo está demorando para carregar, então estou pensando em como ele vai começar e aposto no Leon dizendo: "É o seguinte..."
Nota: Na lata.
Céus! Leon é o atlas disfarçado de humano
Ou então "senhoras e senhores".
@@daniel.geber7 normalmente, senhoras e senhores é para jogos
Não terão salários, mas terão gastos mensais e trocas de peças ou até dele todo, sem contar que a possibilidade de pagar mensalmente a empresa produtora do robô, o que ainda não compreendemos é que precisamos formar seres humanos que utilizam ferramentas da tecnologia
Acredito que o mundo se tornará mais humanizado com essa transição. Sou programador, mas meu verdadeiro sonho é trabalhar com artes plásticas. No entanto, devido às circunstâncias financeiras e sociais, escolhi ser Dev. Em um futuro onde tudo esteja automatizado, penso que profissões como filósofo, artista, humorista, pintor e cantor serão mais valorizadas e viáveis, possibilitando que as pessoas exerçam atividades que realmente lhes tragam satisfação, especialmente em áreas mais voltadas para as ciências humanas.
O lado complicado dessa evolução é a questão financeira. Em um mundo sem muitos empregos administrativos e técnicos, talvez fosse necessária uma moeda universal, distribuída a todos, o que poderia implicar em um sistema de controle e monitoramento do consumo. Isso poderia limitar a liberdade individual, embora promovesse uma distribuição social de recursos.
Fora essa preocupação financeira, vejo muitos aspectos positivos nessa transição para uma sociedade mais automatizada. Contudo, acho que quem realmente vai vivenciar essa realidade serão meus bisnetos kkkkk.
Dito isso, ótimo video.. uhulll
Quanto ao segundo assunto, sobre a moralidade na comunicação… que reflexão poderosa! Concordo plenamente com essa visão e realmente espero que, um dia, o mundo entenda essa mensagem que a Nilce compartilhou. É uma contribuição enorme para a humanidade esse tipo de pensamento!
Só eu que achei o robo fofo? Kkkkk
Um vídeo super importante sobre pensamento crítico e pessoas nos comentários: "1 minuto de video 1000 views apaga o canal". Taí a importância do pensamento crítico.
Isso é meme mn kkkkkkkk
Avá, é memo?
@@franciscoewerton8470 acredito que ele saiba que é meme, mas esse tipo de comentário ser a primeira coisa q a pessoa pensa é um pouco assustador.
Leon e Nilce, eu juro, chorei a partir do minuto 14 e a apologia da Nilce ao conhecimento. Sério, gente. Vou passar o vídeo de vocês em minhas aulas. Muito obrigado por isso, queridos. Como professor tenho me sentido derrotado todos os dias, mas jamais parei de lutar para que voltem a valorizar o conhecimento e nossa capacidade e necessidade de aprender cada vez mais.
Esse negócio do teorema de pitágoras me lembrou da médica que publicou um artigo em que ela descobria integral na década de 90, falando como era útil pra gráficos metabólicos..
Que bom que estudo no IFRJ, e lá é bem difícil alguma mudança no ensino afetar. Lá a gente tem Sociologia, filosofia, história, e são aulas muito boas
Ontem eu assisti "Exterminador do Futuro" pela primeira vez na vida. Excelente timing pra se estar vendo esse vídeo agora.
Redação do Enem levantou essa discussão ao ser rotulado de lacrador justamente por exigir pensamento crítico e conhecimento histórico.
No futuro próximo deve ter uma renda básica justa de tipo uns 6 mil reais de hoje
E um complemento pra todos aqueles que quiserem estudar. Ao invés de pagar a faculdade ou algum curso, vc tem que receber pra estudar
E aqueles que estiverem trabalhando devem ter carga horária reduzida e bastante folga.
Só assim vc garante o mínimo justo pra aqueles que não estão produzindo nada no momento já que atualmente já temos comida, água e o básico de energia e Internet no mundo. Só o que falta é a distribuição justa
Garante um incentivo para as pessoas buscarem conhecimento e se ocuparem com algo que não é degradante, que no caso é os estudos
E garante que quem trabalha, além de não se esgotarem e perderem boa parte do tempo da vida no trabalho, seja recompensado e respeitado como alguém produtivo nesse mundo.
Total discrepância. Vamos virar um Interestelar realmente. :/ Parabéns pelo trabalho de vcs. Sempre muito bom.
Boa análise d vcs! E qdo a Nilce citou a matemática é para raciocínio desenvolver o ser, mas pela ignorância muita gente não entende isso, história, geografia, filosofia, literatura são super importantes. Para criar senso crítico.
sobre a fala da nilce em 9:45, apesar de realmente achar um pouco estranho essa troca das matérias "de humanas" por mais matérias "de exatas", creio que matemática no colégio não se reflete apenas no trabalho "manual", matemática e algumas matérias de exatas ajudam a desenvolver um pensamento de resolução de problemas e não apenas de questionamento. Na minha visão, matemática é mais importante na formação de um indivíduo NO INÍCIO, resolver problemas me parece algo mais importante do que encontrar outros problemas. Matérias exatas ajudam a desenvolver um pensamento lógico e perceber que a maioria dos problemas tem solução as quais a máquina não consegue perceber muitas vezes que são problemas. Matérias humanas ajudam a enxergar os problemas mas não resolve-los.
Belo vídeo, nilce sempre tem uma ótima visão crítica, nunca comento nada mas senti que poderia ser legal expor minha opinião
EDIT 1. Nilce falou o que escrevi ali em cima depois KKKK
A Nilce detonou em palavras no final, arrasou diva ❤
caramba!! esse video ficou muito bom! parabens a ambos!
obrigado por ter um conteudo top gosto de escuta voces enquanto estou fazendo minhas tarefas ❤️
A curto prazo uma renda universal mínima é o básico que precisa ser discutido a fim de evitar uma catastrófe social mais a frente, a médio e longo prazo uma readequação das pessoas a nova realidade, as áreas humanas vão ter que dar conta de abrigar essa mão de obra porque o que abraange o trabalho manual e braçal só terá sentindo no aspecto artístico (e olhe lá)
O vídeo ganhou meu like depois do minuto 9:00.. 👏🏻
Eu tenho uma teoria parecida com cyberpunk de que a tecnologia vai se desenvolver mas isso não vai mudar o conhecimento humano ou ter um pensamento crítico e interpretação, sendo otimista vamos continuar estagnados com nosso nível de conhecimento na grande maioria.
Eu acompanhava e não era inscrito, mas depois dessa aula da Nilce que me fez bater palmas sozinho na frente da TV fui compelido a me inscrever e ativar o sininho ^^
Muita gente menciona o filme Idiocracy como um exemplo do futuro para o qual estamos caminhando. Mas eu acho que antes disso vai chegar um ponto em que os descendentes do Atlas vão pensar: "vamos dar um fim nesse bando de imbecis".
Muito boa a discussão que vocês abriram. Até gostaria de que vocês falassem mais sobre educação. Passei por uma eperiência interessante: fui dar aulas e utilizei os tablets da escola. Levei pra sala de aula e, para minha surpreza, os alunos não conseguiam fazer pesquisas no google. Nem acharam o Google no tablet. Mas joguinhos eles sabiam bem.
o que me pega é que ao invés dessas tecnologias facilitarem a vida humana só aumenta o acúmulo de grana pra meia dúzia e rua pra quem fazia esse trabalho.
No meu ponto de vista, acredito que, no geral, os robôs serão semelhantes às IAs em relação a trabalhos maçantes e cansativos (ex.: IA que auxilia na edição de texto, vídeo e foto). Elas vão auxiliar em trabalhos "simples", nos quais é difícil encontrar mão de obra, ou em tarefas que as pessoas não desejam realizar.
Por exemplo, hoje temos uma fábrica de blocos de concreto. Há alguns anos, a paletização era manual. Era preciso levar o palete vazio até os blocos, agachar, pegar o bloco e colocá-lo no palete 120 vezes para formar uma palete. Só então a empilhadeira pegava o palete, e o processo era repetido para uma produção de 4.000 blocos diários - um trabalho bastante cansativo.
Hoje, um robô braço mecânico paletiza automaticamente. É preciso apenas colocar o palete vazio embaixo dele a cada 10 minutos, mais ou menos. Mesmo assim, é difícil encontrar um funcionário para realizar esse serviço, pois o ambiente da construção civil é sujo, barulhento e, nesse caso, o trabalho é bastante monótono.
Já não concordo com o ponto de vista do Leon e da Nilce há muito tempo, porém ainda assisto a eles por terem uma inteligência emocional e racional incrível. É sempre bom ver um ponto de vista diferente.
Engraçado que a partir do minuto 11, ele fala justamente sobre isso.
eu tambem nao concordo... todas as pessoas querem o bem da humanidade, ocorre que eles acham que regulacao, estado, legislacao, transferencia de renda resolvem problemas no entanto eles vao viver em pais onde essas açoes sao muito menores do que em Angola por exemplo.. por que eles nao se mudam para a África socialista e aprendem como estado forte é a solucao para problemas...
Idaí
Também, mas sempre sigo vendo os pensamentos deles, pelo menos se articulam bem ao apresentar o ponto deles, muitos não conseguem isso
Me lembrou aquele filme: tempos modernos.
No qual fala de um empregado que está trabalhando um monte numa fábrica e sem direitos trabalhistas.
Invés de ter pessoas trabalhando em trabalhos repetidos, tal qual uma linha de montagem, porque não ter mais pessoas trabalhando em trabalhos que requerer pensamentos críticos, coisas que requerem mais a mente.
Deixe o trabalho braçal para as máquinas
Eu já vi esse filme: no futuro, os poucos humanos sobreviventes ao Armagedom, iniciado e orquestrado pela Inteligência Artificial que agora domina o mundo, recuperam o robô Atlas 1. Sua missão? Voltar ao passado para impedir a criação da IA que levará a humanidade à ruína. No entanto, a própria IA do futuro, prevendo essa ameaça, envia o Atlas 2 com um único objetivo: frustrar Atlas 1 e garantir que seu domínio seja inevitável.
Obs: Eu criei esse texto no ChatGPT 😅
😂😂😂
Legal a reflexão de vcs sobre as humanidades.
que bonitinho :D
o robô ele pode ser Desumanizado porém, e ele não poderá fazer nada sobre pois ele Não foi criado para fazer algo sobre sua desumanidade. e isso Desafia a ética de forma que não vimos antes com máquinas préviamente apresentadas a nós.
Performance básicas serão superadas por robôs
O problema é que todos esses processos sobre ser contra a educação em processos ideologicos contra escola e universidades, sao efeitos intencionais de quem se beneficia de uma realidade onde a probreza e miseria sao lucro - apesar de que, os varios dos individuos que incentivam tais praticas, nao o fazem totalmente conscientes, sendo assim apenas vitrolas e marionetes de quem sao os reais beneficiados da historia. Neste caso, os obvios beneficiados na historia sao os hyperacumuladores de capital. Tais personas ja estao construindo formas e jeitos de viver num mundo onde tudo acabou, mas os mesmos vivem protegidos das mazelas que os proprios criaram. O nome disso é Acelaricionismo.
Vantagem: eles não precisam dormir
Desvantagem: eles não precisam dormir
Estou digitando com os pés, pois estou usando as mãos pra aplaudir. Levantaram ótimos pontos e soluções concretas e menos irreais, o conteúdo é bom, com um senso critico desses fica ainda melhor
Corta pro Cauê Moura gritando desesperadamente
"NÃO FECHO COM ROBO!"
Caraca o leon fez um vídeo pra causar pânico?😳😯
Acho que algo assim vai demorar de 5 a 10 anos pra ser implementado lá no exterior. Brasil é de 10-20. Por hora acho que os empregos estão safes
Viciada em vcs desde o início ❤😂
Um grande problema, é que a sociedade esta sendo moldada por novas tecnologias que estão avançando muito rápido, num ritmo em que uma geração inteira não teve como aprender na escola ou na faculdade a ética de viver em uma sociedade com tais tecnologias (No caso a minha geração). No caso do Brasil ainda, nem sei como pode ser feito para incorporar esse tipo de aprendizado, sendo que as tecnologias avançam e são incorporadas na vida muito mais rápido que qualquer demorada e burocrática mudança na estrutura de ensino. Outra coisa, eu sinto que é mais importante no âmbito do português, os alunos aprenderem mais sobre interpretação de texto do que sobre a estrutura da linguagem em si.
Nilce, you nailed it! Bravo! 👏
Desde o ensino fundamental tive aulas de socioligia e filosofia. Porem nenhum dos professores se inportava em dar a aula ou em ensinar principios. Cursei em colégio privado de bairro.
5:26 Esse é do mesmo modelo, ou parecido, com o que colocaram uma metralhadora em cima.
Penso que o problema é quantos professores de história e geografia realmente trabalham conhecimento crítico. Lembro das aulas que tive e das provas de vestibular/ENEM, e a grande maioria era sobre focar em dados decorados... isso a máquina já faz há muito tempo. Matemática, através do raciocínio lógico, e português, através da interpretação de texto, podem ser muito mais úteis para trabalhar o pensamento crítico do que a média das aulas de história e geografia. Não havia visto a notícia comentada por SP, mas, apesar de achar que também tem a questão ideológica (por abordagem de alguns professores da área), vejo também que há justificativa lógica na decisão.
Se os robôs substituírem todos os trabalhos dos humanos como produzir comida, roupas, etc, o ser humano não precisaria mais trabalhar não é?
Admiro tanto vocês
Aqui onde moro tem fábricas de 2 funcionários e tem com mais de 20 mil funcionários.
O empresário da fabrica grande que tem grana vai ter interesse, o dono da fabrica de fundo de quintal com menos de 10/20 funcionários, que mal e porcamente investe em máquinas melhores não vai investir em um robô destes.
Hoje aqui na cidade tem centenas de pequenas fabricas que usam as mesmas máquinas a mais de 20 anos, os caras não investem, não tem esta visão "enquanto esta máquina estiver produzindo não vou investir em outra" eu já ouvi muito isso.
Quem trabalha em fabricas grandes, que tem um pensamento mais para frente, que tem engenharia de produção, etc... no futuro terá a chance de ver um destes fazendo alguma função, quem trabalha em fabrica de fundo de quintal (que é a maioria) não.
“Once, men turned their thinking over to machines in the hope that this would set them free. But that only permitted other men with machines to enslave them.” - Duna
As vezes eu fico assustado com o quão lúcido o Leon e a Nilce são! Principalmente no fim do vídeo sobre a importância dos conhecimentos mesmo que não sejam usados de forma "prática".
Deveriam fazer um video sobre a aplicação desses robos em tecnologia militar.
O problema do ensino vai muito mais além. Os professores não são valorizados, e alguns ao invés de ter aquele prazer e vontade de inspirar e instigar o aluno a pesquisa e desenvolvimento, não tem ferramental e nem apoio para isso. E isso não é só na escola, é na faculdade, privada e pública, tem a questão do viés partidário, que pra mim isso não deveria estar no ensino, uma vez que o lugar de ensino é para debate e reflexão, e não ataques e desmoralizações como vem ocorrendo.
As vezes eu me sinto muito amargurado, porque vejo essas coisas e mesmo estando completamente distante de linhas de produção, que provavelmente vao ser as primeiras a serem impactadas... eu não consigo me empolgar com isso. Só tenho medo e raiva. Simplesmente olho pro futuro e desejo fielmente não estar mais aqui quando essas coisas começarem a serem vendidas abertamente.
te amo, robozinho de hot dog, te amo
GENTE EU PRECISO URGENTEMENTE DE UM CORTE DA NILCE FALANDO NO FINAL DO VÍDEO AAAA
aí tem a galera que chora e defende CLT kkk
Robô não tem CLT, não tem pausa pra refeições e não vai em banheiro e fica enrolando.
Quando a durabilidade de um robô, com o custo, valer o investimento em relação ao salário do funcionário. Já era!
Imagime que um robô, por estar começando, leve 6 horas para produzir o que um humano produz em 5h de trabalho. O humano ganha pela agilidade, mas as pausas, reduzem essa produtividade.
A fábrica tem 2 turnos com humanos, mas com robô, pode funcionar 24h.
Sem pausas, a não ser para manutenção. Se o valor do robô compensar, pode ter certeza que vão escolher os robôs.
Os governos têm que legislar urgentemente pra que esse tipo de robô não possa ser empregado a não ser que falte profissional humano qualificado. Criar uma lista, um cadastro separado por categorias e sempre que uma empresa quiser comprar/alugar máquinas desse tipo, ela precisa antes ver se essa lista não oferece alguém para aquela função específica.
É muita viagem? Talvez. Pode até não ser a melhor opção(eu não sou especialista), mas a gente precisa pensar em alguma coisa pra já.
primeiro país q "legislar" sobre automação vai ficar pra trás dos outros q continuarem com robôs pra tudo q é lado
@lucas_vasconcelos Mas ficar pra trás em que sentido? Se a população tiver empregada e com qualidade de vida, que importa se a indústria tem muito robô ou não?
O ponto é justamente esse, os governos têm que governar pro povo e não para as empresas. Quem já tá rico hoje vai continuar sendo rico independentemente de estar empregando pessoas ou máquinas; mas se a indústria de um país é super desenvolvida e o povo passa fome, de que adianta?
Nilce, não é de hoje que as pessoas, inclusive os pobres vivem com a idéia de que é cada um por si e dane-se os outros.
Estamos na era velada do olho por olho , dente por dente.
o leon ta com o braço bombadinho que legal!!
Bom Video
Daqui a pouco nasce uma Aurora da vida e os robo cria alma e começa a matar a rodo, e até o presente momento a gente não tem nenhuma overwatch pra salvar a gente.
9:50 Entendo, mas acho que o argumento deve ser outro. Tem ocorrido muitas mudanças na Educação se trabalha muitos temas e de maneira abrangente. O que tem que ocorrer é uma mudança no material e na formação dos professores. Aumentar as aulas de português pode ser muito útil, se os professores estiverem trabalhando de maneira atualizada.
Nilce arrasou ❤
Ótimo vídeo
Filosofia... Todas as pessoas que conheço que leem sobre esse assunto sempre parecem se sentir superiores, como se apenas os mais inteligentes pudessem entender. Eu estudo eletrônica, e estamos chegando ao limite físico de quanto os componentes eletrônicos podem ser reduzidos, o que desencadeou uma corrida por inovações.
Vocês falaram sobre matemática, que é essencial e se conecta a muitos aspectos do mundo. Ela também está evoluindo, assim como o português, que eu admito que não gosto tanto. Mas do que adianta filosofia se a pessoa não tem uma interpretação básica de texto? A internet tem influenciado negativamente a gente nesse aspecto - sinto que minha gramática está piorando por conta disso. E quem viveu somente nessa era moderna?
Acho que também existe um conceito meio errado no mundo moderno de educação como matérias estanques. Como se ainda na formação a pessoa já tivesse que ir se "especializando". Acho isso limitante. Uma criança pode ser alfabetizada dentro de um contexto filosófico. Quando criança tive aulas de latim na escola, onde textos filosóficos, parábolas etc eram a base de leitura. Da mesma forma que geometria, matemática e física conversam entre si e, juntas, podem se tornar até mais interessantes. O problema da interpretação de texto é fruto da má qualidade do ensino e da falta de leitura mais densa. Quem não lê escreve mal, interpreta mal. Assim como nas áreas tecnológicas a interação entre disciplinas é essencial para inovação. Carl Sagan menciona isso. QLembra que na faculdade que ele frequentou (acho que em Chicago), para o estudo de física e astronomia esperava-se uma formação filosófica e humanística. Porque isso "abriria o cérebro" para ideias e para o desenvolvimento pessoal, resultando em um profissional e ser humano mais capacitado.
Eu posso apostar que em algum momento essa tecnologia estara a venda para o consumidor no mundo inteiro... mas o Brasil vai proibir, pois nosso destino é o atraso.
Aqu está alguém que parou nos anos 70, com generais ditadores, até anos 80, com o Sarney, capacho dos generais. Mal e porcamente (sem investimentos e sem escolas) isso acabou lá nos 90 com o salafrário do collor.
13:44 A postura em La , B3 , C5 mostrando que Loen está puto com a Nilce pelo corte da fala....kkkkkkkkkk
Calma metaforando
Oxe... do neida... kkkkkkkkkkkkk
Como era aquela frase? "Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis, tempos difíceis criam homens fortes, e homens fortes criam tempos fáceis." E la vamos nós!
Na minha época quando fiz FAETEC (Médio e Técnico)
Tinha tudo, Sociologia, Filosofia, Física, Química....
Deve ser por isso essa geração tá perdida.
Detalhe só tenho 30 anos rsrsrs
Estudar programação melhorou meu entendimento de matemática por causa da lógica
11:51 discordo muito desse ponto do Leon, não sei na realidade dos outros países ou do próprio Canadá, mas aqui no Brasil tem pessoas q no 9° ano não sabem ler, do 3° ano do ensino médio q não sabem interpretar um texto básico, tem escolas q estão passando alunos sem terem a nota mínima por ordem de cima, não é má vontade, pelo menos não na maioria das vezes, mas sim um ensino q está completamente sucateado e q nenhum político, sendo de qualquer lado, irá querer arrumar.
Infelizmente o problema do Brasil é mais embaixo, quem dera fosse so o mal caratismo do povo em não querendo interpretar as coisas...
Anedota porém faz sentido, o setor público de educação é sucateado para que o setor privado possa avançar, é um negócio lucrativo educação no Brasil, mas o que o Leon está falando não é sobre isso, é sobre vc interpretar o que vc acredita
As duas coisas são verdade. A falta de conhecimento faz a pessoa ter falta de moral (e má vontade) na interpretação e discussão.
A própria Nilce concorda com o que você falou, bem pouco depois de onde você marcou.
bom vídeo, apesar do final terminar em social-democracia ao invés de atacar o real problema estrutural
O destino da humanidade é chegar ao que é retratado ficcionalmente em 1984.
Mais algum tempinho e aparecerão fabricas dizendo: consigo produzir os motores de seus robôs por 1/3 do preço, outro dirá: faço os programas que seus robôs utilizam, pela metade do preço... E um novo mercado estará formado. Isso se não aparecerem paralelamente os " ROBALTOPEÇAS" para robôs, desmanches e essas coisas, kkkkk
Não afetará somente a indústria, mas vai passar a fazer tarefas do setor de serviços também. Caixas, estoquistas, limpeza...vão poder ser substituídos. E é justamente o setor que está absorvendo a maior parte da mão-de-obra mundial. Logo, toda essa gente vai precisar ser remanejada para algum outro setor. Até por que, mesmo que a tecnologia esteja substituindo os humanos no mercado de trabalho, o objetivo de toda essa produção é fornecer produtos e serviços para o ser humano consumir. Até o momento não inventaram uma máquina capaz de substituir o consumidor...rs. Então, os governos e as grandes empresas vão ter que dar uma solução para isso, senão o mundo vai entrar em colapso.
Os caras acha absurdo renda mínima, mas defende venda de água.
Enquanto as pessoas não souberem (e defenderem) q o objetivo principal da escola não é formar pro trabalho e sim pra criar cidadãos funcionais pra vida adulta, a educação nunca será valorizada e mesmo adequada
É bizarro como ao invés de ver a tecnologia como algo que vai nos poupar trabalho e permitir viver melhor a gente tem medo que que seja algo que vai nos deixar mais pobres e desempregados.
Já essa visão do Leon de que a falta de interpretação ser uma questão moral está bem errada. O problema não é quem ele conversa na internet. Tem provas padronizadas feitas para medir isso ( maior exemplo é o pisa) que medem que o estudante brasileiro não tem um bom nível de interpretação de texto PONTO. O aumento da carga horária de português e matemática é muito importante por que essas duas disciplinas são a base pro aluno conseguir aprender todo o resto e hoje a base não está boa o bastante
O assunto é até simples é pensar no bem comum e na continuidade dá espécie humana simples assim tirar todas pessoas da rua erradicar a fome acabar com as guerras só que a verdade é que estão fazendo máquinas para exterminar a vida
Que vídeo bom. Muito importante. Pena que eu acho que cada dia que passa, parece q é surra em ponta de faca. Fica cada vez mais difícil tentar abrir a cabeça desda galera
Eu uso essa ferramenta de melhorar textos no meu samsung, é ótima.
Não dá pra ignorar que a maior "vantagem" de um robô humanoide é que ele consegue usar armas feitas para humanos, não dá pra ignorar isso
Em um mundo com mudanças climáticas, automatização, inteligência artificial e com possível aumento da desigualdade, meu medo é do Ecofacismo. Pessoas ricas vão se mudar para lugares melhores pra vida humana e os pobres vão sofrer as mazelas de lugares insalubres e sendo cada vez menos necessários para o sistema produtivo em que os ultraricos são os donos.
Hoje trocamos moeda por trabalho, amanhã, se não tivermos uma forma de obter a moeda, ela não terá valor. Se ela não tem valor para todo mundo, ela não tem valor para ninguém. Quem tem que inventar um jeito de distribuir umas migalhas é quem tem mais.
7:14 Agora se vai aumentar a produtividade para quem consumir mesmo, já que com menos pessoas trabalhando, tem-se menos pessoas capazes de comprar? Não faz sentido algum apenas servir a um sistema que, em tese, deveria nos servir. This shit's got to go! 14:07 Os (vagagundos) pais dessas crianças deveriam responder judicialmente.
Há tempos, mas com mais força em tempos de Internet, temos a valorização da burrice.
Antigamente tinha-se pelo menos o senso de "eu não sei, vou ficar quieto".
Hoje? É "a minha opinião" e se os fatos mostrarem que a pessoa está errada logo ela pensará que "existe uma CONSPIRAÇÃO e querem me enganar".
As pessoas não querem admitir que não sabe sobre um determinado assunto e sim que "querem enganar ela".
É a vaidade colocando a pessoa num patamar em que ela "precisa ser enganada".
Vídeo excelente! Extremamente pertinente e educativo!
Eu discordo da opinião do Leon onde ele diz que a interpretação é de caráter moral. Como professora e aluna mais velha do ensino superior, eu vejo que as pessoas não sabem interpretar mesmo. É triste. Elas sabem memorizar e repetir informação, mas na hora de interpretar o mínimo, não conseguem.