Imagens do Norte e Noroeste do Paraná nas décadas de 1930 a 1950
Вставка
- Опубліковано 28 жов 2024
- Mais uma vez, o Maringá Histórica abre o seu arquivo e traz, na íntegra, um documentário que mostra o Norte e o Noroeste do Paraná entre os anos de 1932 e 1957.
Trata-se de um filme que resgata a história dos 30 anos de atividades desenvolvidas pela Companhia de Terras Norte do Paraná que, em 1951, se transformou na Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
Há registros da inauguração da ponte ferroviária sobre o rio Tibagi ocorrida em junho de 1935, das cidades de Londrina, Arapongas, Mandaguari e Maringá, colônias alemãs, entre outros vilarejos. Aparecem, dentre outros, o então interventor do Paraná Manoel Ribas, o vice-presidente da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná João Sampaio, além dos membros da diretoria da Companhia: Arthur Thomas, Gastão de Mesquita Filho, Alfredo Nyffeler e Cássio Vidigal.
Aprecie sem moderação esses raros registros que agora se tornam públicos.
Há história em tudo que vemos!
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo CTNP e CMNP.
Orgulho de ser do norte do Paraná, terra de gente trabalhadora
Sou paranaense de Arapongas e moro nesta cidade maravilhosa e meu avô foi fundador da comunidade japonesa da colônia esperança em arapongas
tbém moro aqui
Eu sou de marialva PR amo está cidade
Tbm nasci e vivo em Arapongas AMO esse lugar nossa cidade dos pássaros *(onde TODAS as ruas tem nomes de pássaros acho que única no mundo💚💛
O que me faz amar e valer a pena pagar pela Internet é isso. É ter acesso na palma da mão esses valiosos registros históricos. Minha mãe é paulista de nascimento, mas paranaense de alma e coração, criada no Norte do Paraná. E isso tá no meu sangue e carrego com orgulho. Sou paulista na certidão de nascimento, mas a alma é e sempre será paranaense.
Sou catarinense de nascimento, criada no Paraná em Curitiba. Hj minha filha escolheu Londrina como seu berço. Muito linda a cidade. Parabéns pelo vídeo.
A primeira vez quê pisei no solo dê Maringá foi no ano dê 1959,morava mos no município dê Marialva,As ruas dê Maringá ainda era quase toda dê terra,e também estive na inauguração dá fonte luminosa,aquele acontecimento emocionou adulto e crianças naquela noite inesquecível,toda está região hera coberta por cafezais um verdadeiro jardim perfumado na época da florada,o progresso é o otimismo naquela época era o carro chefe do povo quê habitava o norte do Paraná,quanta saudade daquele povo heroico,a grande maioria já não está mais naquelas terras,
Não sou paranaense mas escolhi aqui para morar é admiro esse grandioso Estado
Queria ter assistido esse vídeo junto com meu falecido avô, pioneiro Mário Cordioli. Essas imagens são pra mim a materialização das histórias que ele me contava sobre o início de Maringá. Muito obrigado por compartilhar Miguel e parabéns pelo trabalho que vem realizando junto ao Maringá Histórica.
eu queria ter assistindo com meu ,quanta saudade me deu assistir esse vídeo.
Passei em Maringa em 1954 quando estava indo no caminhão de mudança de Ibiporã para Campo Mourão. Maringa só tinha uma rua. Eu tinha 15 anos, hoje tenho 79, moro em Cabreúva sp. Que saudade do meu Paraná
⁰
Nada é como uma história contada pelos nossos ancestrais.
Isso não é uma gravação é o maior documentário antigo que já vi muito lindo abraço
Aos l6mim e 07 seg, aparece o meu pai Alfredo Luiz Beltrame. Minha irmã e eu e mais uma irmã ,nascemos no Patrimônio de Maringá, respectivamente , em1946,l948 e l950. Eu, particularmente, não gostava da devastação da mata virgem, por mais que falassem que era o progresso chegando.Muitos parentes nossos ainda moram ai no Paraná. Belos registros.
Converso com os mais velhos eles dizem que derrubava árvores centenárias montoava e tocava fogo ... Deixando queimar pôr semana ou meses
Tristeza...
Moro no estado de São Paulo mais sou paranaense de faxinal, e me emociono toda vez que vdjo vídeos desse maravilhoso estado, te amo nosso Paraná.😍😍
Sou de Mauá da Serra.
Mora em Cerquilho SP mais sou natural de Rolândia PR
Tenho 75 naci em 1945 sou da família Schwingel imigrantes alemães
Moro em Cabreúa sp, mas sou natural de Sertanópolis pr. tenho 79 nasci 1942 sou da família Valério, que éra de Alfenas MG que chegaram em Sertanópolis 1929. Meus pais meus pais foi de Assis sp até Sertanópolis acavalos levando 2 filhos nos braços
Sou Paranaense nasci em Apucarana Paraná 1952 orgulho de ser Paranaense Apucaranense 👍👍👍👍👋👋👋👋👋👋
Nasci em Tomazina também norte do Paraná em 1967 e me lembro que quando vim morar em São José dos Campos, ainda tinha muita mata virgem e sinto muita tristeza quando volto lá, maioria das terras está sendo plantado eucalipto sei que estes guerreiros dá época dos anos 30 a 60 não tinha consciência do eles estavam fazendo,mas agora nós temos pleno conhecimento do que pode acontecer se continuarmos plantando eucaliptos no lugar das matas que outrora existiam. Belo documentário parabéns.
Eita !!! Maringá velho onde nasci em 1952 meu pai trabalhava na colheita do café acredito que a casa Angelim plana é uma das primeiros comércio de Maringá !! Muitas saudades!!
Me orgulho de ser Paranaense moro em São Paulo eu vi a grande geada negra de 75 que acabou com os cafezais do Paraná a melhor terra fértil do mundo
Geada negra foi em 75.
@@samuelmoura4908 nossa errei feio então foi 18 de agosto de 75
Essa árvore cheia de catanas é conhecida na região com figueira. Lembro muito bem de quando era criança eu com sete ou oito anos de idade morava em Sertanópolis no sitio do meu avô. A região era só mata virgem. Lembro daquelas figeiras enormes que existia e també outra arvore muito grande chamada paudalho. Lembro tambem que existia muitas arvores de jabuticabeiras altíssimas que só os macacos pregos se deliciavam. Era tudo nativos em meio aquelas matas altíssimas. Hoje com 80 anos no lombo, só resta a saudade quando vejo estas imágens do norte do Paraná.
Sou apaixonado por vídeos antigos...belo documentário.
Muito legal, um belo material adoro esses documentários
Viva o Paraná. Orgulho de ser paranaense.
Paulista de coração paranaense enfim sou Brasileiro com orgulho
Quantas saudades! Nasci em Marialva no ano 1963. Meus pais saíram quando eu era ainda criança de colo. Hj moro em Santos sp. Não canso de ver esses documentários e me sinto viajando ao passado. Como queria ter vivido aquela época!!
Nossa... eu tbm nasci em Marialva em 63 hoje moro em Goioerê!
Grandioso Estado do Paraná ...
Parabéns pela iniciativa Ajuda da sua VITÓRIA E SEMPRE !!!!
NASCI EM NOVA LONDRINA, E HÁ 36 ANOS ESTOU NO M.T., MORANDO HÁ 21 EM ROO.; VENDO ESSES VÍDEOS NÃO HÁ COMO NÃO SENTIR SAUDADES DA TERRINHA BELO TRABALHO!
Simplesmente maravilhoso ?sensacional! viva o Paranazão!!👏👏👏
Sem comentários, simplesmente lindo povo guerreiro
Lindo documentário!! Orgulho do meu avô que foi pioneiro no norte do Paraná!!!
Tenho orgulho de ser londrinense, e tem gente que vem de fora nem conhece esse história tão linda constituída por nossos familiares, Por isso digo que precisamos de pessoas em nosso governo que vão honrar nossa história e fazer o melhor por nossa cidade.
Que documentário sensacional! Sou Londrinense, e consegui ver imagens únicas… fantástico o nosso amado norte do Paraná! Cidades lindas!
Que documentário fantástico, e fantástico é saber que meus avós nem existiam em 1930. Simplesmente espetacular esse documentário.
Viva meu Paraná amo este estado um dia volto querido Paraná.
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO LINDO DE SE LEMBRAR , VIVI PARTE DESTA HISTÓRIA DE GUERREIROS !
Miguel, este vídeo é uma relíquia para ser colocado em um museu a sua escolha e/ ou em vários museus do Paraná.
Chegamos em Maringá, em 1954. Meu pai, Antônio Moreno e minha mãe, D. Ziza (Luzia Moreno), fomos morar na rua Floriano Peixoto, quase esquina com Av São Paulo. Nessa época, a cidade terminava, onde hoje é a Av. Colombo.
Depois da Colombo, era só mata, na altura das que aparecem nesse documento histórico.
Meu foi um dos pioneiros de Maringá. Pena que ele e minha querida mãe já partiram para o descanso eterno. Assistindo ao vídeo, só senti saudades e o orgulho de ter participado da época retratada.
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS MARINGAENSES, e todos os Paranaenses , onde tenho muitos parentes e amigos.
👍👍👍👍👍👍👍👍
Sou de S.Paulo, Mas meus avós se mudaram para Mandaguari na década de 50 acho que 56.Era o eldorado brasileiro.Muitas famílias do interior de S.Paulo se mudou para essa região.
Ainda tenho parentes aí em Mandaguari e meus avós estão enterrados aí.
Parabéns Paraná.
Há nasci aqui no Estado de SP , mas morei aí nós meus primeiros 2 anos.
Que belo documentário ❤️ como é importante ter acesso às imagens tão raras e preciosas da nossa história paranaense 👍 obrigada por compartilhar conosco mais esse carinho ✨
Se depender de nossas Emissoras Funerárias é só Queimadas e Epidemias.
Resposta dada.
Saudades do meu Paraná. Nasci lá hj estou em outro estado, coisas da vida. Um dia quero voltar e não mudar mais.
Um documentário como esse
Mostra o quanto o estado do Paraná foi um estado de pioneiros de outra paises que se instalaram no Brasil para uma importante fase de crescimento das indústrias cafeiras que trouxe para grande cidades do estado riquesas . sou de São Paulo apaixonado pelo estado e as pessoas possuo muitos amigos paranaenses parabéns a vocês que trouxeram a memória de todos
Paranaenses.👏👏👏👏👏👏👍👍
Meu bisavô havia chegado da Polônia em 1912, foi para onde hoje é o aeroporto Afonso pena, eram terras da minha família!
Eu sou nacido em sabaudia mei avo foi 1 prefeito sr antonio valerio pena que no momentp nao temos mais motivos para nos sensibilizar
Sou de Apucarana,legal vêr a história meu bisavô chegou em Apucarana 1936 Manoel Sardinha Pereira.
sou paulista criado em apucarana amo minha cidade e sempre foi muito importante para o norte do Paraná, pena que não lembraram 😁
Como é bom ver tudo o que aconteceu no passado no meu Paraná,nasci em 1957 em Maringá, muitas saudades daquele tempo.
Eu amo esses documentários, pena que parecem ter tão poucos!! Espetacular!!!!!!
Parabéns aos envolvidos pela dedicação e pelo trabalho prestado a memória das nossas raízes
Se depender de nossas Emissoras Funerárias é só queimadas e Epidemias. Falei Mentira Dr Saldiva?
Orgulho de ser paranaense pé vermelho...
Deus passou por aqui e abençoou o Brasil. Que Deus continue em sua infinita bondade abençoando o estado do Paraná. Parabéns pelo vídeo. Simplesmente maravilhosa essa retrospectiva de Maringá e região. Forte abraço Suzano SP.
Amo meu estado Paraná terra fértil de gente honesta e trabalhadora
Parabéns meu povo sou Maringaence naci no ano de 1956 e tive o privilégio de ver mha cidade Natal do geito ke foi mostrado no vidio paravens pela ideia do vidio sou Djalma Garcia Pinho mora a 20 anos em SP na cidade de Anhumas SP mas tenho muita saudades.mta terra Natal a bela Maringá
Pois é, estado muito rico q hj ficou lembranças, sou de Terra Rica e lembro muito bem qd criança limpando tronco na colheita do café, qto café nós colhiamos, era muita fartura de tudo pois a terra éra muito fértil, pena q dificilmente vc ve alguma reserva de mata, acabou tudo, hj moro em Campo GrandeMS e por aqui ainda tem muita mata preservada gcs à DEUS
Matéria, sensacional nota 1000
Parabéns aos Ingleses, juntamente com todos os que ajudaram a desenvolver o Paraná, com muito trabalho e coragem.
Meus avó andavam nestas ruas... Arapongas, Londrina, Maringá, Rolândia, Mandaguari...
meu pai minha mae e meus avos maternos e minha vo paterna viviram nessa epoca so historia feliz , vida sofrida mas feliz.
QUE linda história!!sou de Londrina estudei aqui casei aqui criei meus filhos netos fui professora municipal minha família mora toda aqui que terra abençoada.
Lindo filme um trabalho maravilhoso para que está história seja conhecida em todo o Brasil é para o mundo 🌎 :eu sou testemunha ocular de parte desta história desde 1959 cheguei nestas regiões fico muito emocionado Deus seja louvado.
*sou de prudente SP, mais meus avós são eram daí, e participaram dessa história toda*
Sou manauara ,pretendo ir conhecer o Paraná, meu sobrinho mora ai, já tive en s.jose dos Pinhais , tô ansiosa pra conhecer Curitiba e as outra Lundas cidades, belíssimo do comentário, parabéns, espero ver mais de nosso querido Brasil 👏👏👏👏👏
Parabéns vcs resgatou a história de um estado rico eu moro no MT mas sou paulista vi as matas as perobas diziam que era uma em cima da outra de tanto que tinha sobraram poucas reservas com as matas nativas dessa época trabalhei na hidrelétrica do baixo Iguassu fizemos o levantamento da flora e resgate de orquídeas e outras coisas parabéns gostei muito
Tudo muito lindo, nasci em Diamante do Norte PR, aproximadamente uns 200KM de Maringá, uma pena meus pais terem vindo embora para SP em meados 1980, hoje resido em Jundiaí SP.
Nasci no Rosário do Ivaí hoje moro em Jundiai
...Porra!!! o início da querida e saudosa estação ferroviária de Londrina!!! Que presente audiovisual!!!
Muito Bela a História da Terra Onde nasci
Caramba, Erich Koch-Weser viveu em Rolândia? Ele foi Ministro do interior, Ministro da Justiça e Vice-Chanceler da Alemanha durante a República de Weimar. Foi uma pessoa importante!
A informação passa quase despercebida em 6:37
Exato!
foda demais eu quando escutei dei um grito aki falei oloooco
Despercebida é a destruição daquilo que o Planeta levou milhões de anos para produzir.
Embora eu tenha saido do ParNá em1959.. com apenas 12 aninhos d.idadi ,Sinto um orgulho Abnçoado di ser Paraence do Sul.
Quantas histórias Ricas, nós vamos as lembranças ficam .
A destruição da floresta também fica
Que história legal , para bens pelas as imagens que conseguiram é uma relíquia tem que guardar com muito carinho
Maringá Maringá. Lugar onde nasci
Hoje estou tão distante. Ai que saudades de ti.
Maravilhoso documentário.
Anos gloriosos, sem maquinários, muita mão de obra e bastante força de vontade.
Meus avós paternos ajudaram a desbravar o paranazão. Na década de 30 foram para essa terras do Paraná tentar a sorte. Deixando meu pai com apenas nove anos de idade com sua avó e nunca mais voltaram. Devo ter alguns primos ainda nesse chão abençoado do paranaense. Antônio e Antônia Matias da Rosa, e seus filhos Natalino, Doroteu e Ataliba eram essa era a família de Teodoro da Rosa meu pai, que em busca de uma vida melhor deixaram o estado de sp e nunca mais retornaram .
Saudades dá minha querida cidade Arapongas ❤️❤️
Excelente documentário. Vou visitar minha mãe hoje e vou mostra à ela. Eles se mudaram pra Floraí em 1951. Meu avô era de Itapolis SP
Parabéns pelo paranaense viva o Paraná querido
Amo estes documentários muitas saudades.obrigado por isso.
Moro em Taubaté ,SP .mais nasci em Jandaia do sul tenho saudade do Paraná
Meus avós parteno e materno vieram do estado de São Paulo pra trabalhar na Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná em 1940 e se estabeleceram em JANDAIA DO SUL na área rural; era comarca de Apucarana. Ali cresceram meus pais. Eu nasci em Jandaia do sul em 1957. Eles foram um dos fundadores da cidade sem jamais ter sido lembrados pelas congratulações e politicagens por serem humildes trabalhadores rurais.
Tenho orgulho do Norte do Paraná.
Sou do Paraná e sou feliz
Que saudades do meu Paraná.
SOU casado a 53 anos com uma NORTE PARANAENSE,DE SERTANÓPOLIS...ESTA PAIXÃO DE MINHA VIDA ME LEVOU A CONHECER O NORTE DO PARANA.. CONFESSO ME EMOCIONOCOM A SAGA DESTES PIONEIROS,..VERDADEROS HEROIS NACIONAIS SEJAM BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS..MEU SOGRO A SEU TEMPO PARTICPOU DESTA ÉPOCA DE OURO EM QUE OS HOMENS NOS HORRAVAM COM SUA CORAGEM
Meu CUNHADO..ALCENO SEGANTIN,VIVEU E MORREU EM LONDRINA ONDE COMO FARMACÊUTICO PRESTOU ASSISTENCIA A MILHARES DE PESSOAS..ERA UM APAIXONADO PELO NORTE DO PARANA,TRABHADOR INCANSÁVEL E PELA SAUDE DE SEU POVO.
Parabéns, sou de Londrina, imagens riquíssimas da nossa historia
Sou nascido e criado em mandaguari, cidade que amo
Maravilhoso. O Brasil ê um paraíso.
Uma História muito emocionante.
MARAVILHOSO!
Reportagem maravilhosa amo assistir vídeos antigos muito top esse canal nota 1.000 !!!
Boa noite , minha mãe é de Faxinal e eu nasci na cidade Rondon do Ivaí próxima cidade Gaúcha passei minha primeira infância nessas regiões tenho saudade meu pai trabalhou na fazenda Munhós esse filme é uma relíquia
Meus pais chegaram em Maringá em 1946, Adão Reis e Clara Reis Saudades deste tempo
Orgulho de ser paranaense...sou de formosa do oeste pr..
Mui belo documentário..
Parabéns Miguel pelo vídeo maravilhoso de Maringá. Parece que estava ouvindo meu pai falando dessa cidade quando criança. Parabéns!
Viva o Paraná amada terra querida Iretama que muito amo e viva PIEN
Sou paranaense de Cambará, meu avô chegou aí no começo do século passado me contava cada história.
Nasci na linda parana umuarama e moro em sao paulo mas amo o parana
🍓🍓🍓🍓sou de Cruzeiro do Oeste Paraná, fica pertinho de Umuarama 😃saudade da minha terra sou nascida em Formosa do Oeste Paraná, 👏👏👏😘😘👏👏👍👏👏🍓🍓🍓
Legal esse documentário, saber sobre os primeiros passos da regia onde moro, parabéns ao criador
Em 5:05 comenta-se a ideia de colocar 200 mil assírios na região. Comecei a pesquisar sobre isso e se alguém tiver algum dado, peço a gentileza de me informar. Pelo que já descobri, os ingleses queriam se "livrar" dos movimentos nacionalistas do Iraque (na época não se chamava assim) e extrair petróleo mais "à vontade" e como o Brasil estava com as contas no vermelho (em libras) tudo daria certo. A Inglaterra mandava essas pessoas para cá, iriam plantar algodão para as indústrias britânicas, e o Brasil liquidava a sua fatura. Política e geopolítica no mundo não nasceu hoje. Parabéns pelo vídeo!
Também notei esse equívoco. Assírio era povo da Antiguidade acho que o narrador quis dizer sírios.Muitos sírios e libaneses foram para o norte do Paraná.
Minha família é de roceiros da região de Londrina (tamarana) , com registros desde 1850.
Que máximo, Mandaguari já teve o nome de Lovat. Atual Distrito da cidade de Umuarama.
Meus pais vinheram do agreste pernambucano da cidade de Garanhuns em 1954 morar na região de londrina PR ,eu nasci em s.sebastiao da amoreira PR em 1959 ,
Amo Paraná hoje moro em Mococa SP 42anos que vim morar estado de são Paulo
Obrigada, e parabéns por Fazer este Vídeo e comentários sobre meu Paraná ❤👏👏👏
Parabens . Como não se emocionar
Sou paranaense nascida em Marialva, hoje moro no Sul do Brasil Gramado RS
Sensacional documentario
Parabéns, muito bom ,nos anos 80 morei na vila Ipiranga,se vc puder fazer um vídeo de lá vou ficar muito agradecido,mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!!!!!
Excelente filme! Parabéns 👏👏👏👏👏
sou nascido e holandia lembro vagamente da giada de 75 queimou ate a raiz , lembro de pilhas e pilhas de pes de cafe queimado pela giada .
Nos idos dos anos 50 meus Avos e pais chegaram em Loanda PR. Sou de Loanda 1969.
Até na história o grande Paraná é uma fábula. Exceptuando-se as matanças pelas posses de terras, algo comum à época, os fatos são eloquentes e mostram porque hoje esse riquíssimo Estado é um orgulho brasileiro.