Nossa, eu passo muito por isso. Como sou muito interessado em História e leio muito, as pessoas geralmente me perguntam se eu sou "formado" em historia, como se as informações, os livros só existissem dentro das universidades. Agora eu entendi o porque.
@@vigiplay3157 Pois é, isso enche o saco! O cara não pode apenas se interessar por algo ele tem que se "formar" naquilo. Imagina, que gosta de futebol tem que se formar em educação física então.
Monir Nasser foi um brasileiro extraordinário, Hoje temos somente o Olavo de Carvalho. Curiosamente se vê comentários por aqui de pessoas que não conhecem sequer a conjugação verbal da lingua portuguesa e, mesmo assim, se alçam a ridícula pretensão de tecer críticas ao Prof. Nasser.
muito boa a palestra representa bem o que eu acho da verdadeira arte da educação que é no meu entender educar o que quer ser educado será que entendi bem ?? se for é nisso que acredito
O que o professor fala é verdade. O conceito de Idade das Trevas é muito equivocado, apesar é claro das contradições sociais e morais da época em alguns sentidos. A construção da imagem do período medieval foi muito caluniado pelos renascentistas e todos aqueles grupos nas quais não se consideravam privilegiados, e logo depois os revolucionários franceses. Alguns medievalistas até hoje tentam combater esse pré conceito estabelecido na historiografia sobre o papel da Igreja.
Algumas pessoas fazem distinção entre a Dialética e a Lógica - como, por exemplo, o professor Carlos Nougué - para eles: é tida como lógica a realização silogistica baseada em um pressuposto, princípio, científico; já a Dialética não pode ser contida em uma área específica, sendo aplicada em assuntos que são considerados mais abrangentes e complexos. De fato faz sentido, visto que existe uma discrepância muito grande entre a aplicação do raciocínio para um problema matemático para com a formulação de uma pergunta como "o que é a vida?". (Esta conclusão foi tirada de mim e não do professor Nougué).
Poisé irmão o José já se foi, agora só Olavo de Carvalho enclusive tem um vídeo dois juntos quando ele explica sobre o neoliberalismo que e o socialismo uma aula o cara e fera
Professor Monir eu não consigo concordar com a idéia que a Idade Média possa ter sido um período mal compreendido e injustamente criticado. A mim me parece que a Idade Média representou cerca de 1000 anos de letargia cultural para a civilização ocidental e para isso basta fazer um levantamento rápido do progresso tecnológico e material da humanidade ocorrido nesse período para se constatar que a civilização ocidental ficou no "escuro" teológico nesse período. Quando surge a Idade Moderna, o Renascimento nos ilumina e retoma a evolução da humanidade a partir de onde os gregos pararam e daí a marcha se dá em outro nível. Quanto aos seus comentários sobre a educação moderna a serviço da formação profissional e não total do ser humano, devo admitir que concordo com quase todos os eles e aproveito para agradecer e parabenizá-lo pelas suas exposições sempre muito enriquecedoras para todos.
@@georgesoros2230 O Matheus Peres aí de cima também não sabe. Falar sem entender o que fala é coisa antiga. Ortega y Gasset disse algo assim como "todos nós falamos bobagens, mas que não nos ocorra a desgraça de dize-las sem compreende-las".
Parece um pouco equivocado por parte dele dizer que a idade das trevas é errada, uma vez que ele próprio, ao falar de um período de 1000 anos, conseguiu lembrar de apenas um grande livro, um movimento de educação. Sobre as mulheres, esqueceu da santa inquisição, do que acontecia com elas quando um exército inimigo invadia suas terras( algo que acontecia muito). Por mais que não podemos ignorar sua importância como a patrística, que foi mais no início da mesma, e da própria escolástica, assim como alguns filósofos que atuaram nesse período, ao se pensar em momento tão longo da história humana, o trabalho intelectual e científico foi muito aquém, os romanos, os gregos, os egípcios, conseguiram muito mais avanços quase 1000 anos antes.
Mas isso teve em toda época até hoje.Olhe as ditaduras e governos totalitários como a China.A Igreja Católica construiu toda civilização Ocidental,muitos cientistas,artes,arquitetura.A Inquisição foi algo bom no início pq não tinha julgamento,ela foi sequestrada pelo estado espanhol e começou a punir inimigos,mas nada de diferente que ocorreu na Revolução Francesa ou outras revoluções
Citar a Santa Inquisição como fundamento a contestação feita é dar provas que tens muito mais opinião do que propriamente conhecimento, esta apenas serviu como ferramente protestante para atacar a Igreja de Roma.
Tem coisa que o munir propõe explica que é muito bacana mas tem uns troço que não cola na cachola,tem fantasia demais da conta! Mas tem quem acredite entao...
Aponto duas coisas pra vocês refletirem: 1) o kra se acha o intelectual mas reparem quando em 1:45 ele não é capaz de achar uma palavra sinônimo de caluniada, para da corpo ao que está dizendo, lamentável! 2) diz o tal doutor ai "se nós temos direito de maltratar a Idade Média, que produziu...., será que temos algum direito de achar defeito?" Engraçadíssimo como não cita o modo como se produzia a vida né? Engraçado como não cita O MODO DE PRODUZIR A VIDA NA IDADE MÉDIA, MAS QUE SE DAVA POR SENHORES FEUDAIS altamente improdutivos arrendando terras para servos produzir e dar a mea ou a terça parte para ele consumir, enquanto os membros da família do servo aumentavam, o solo se exauria, e as pessoas se libertaram finalmente da servidão fugindo das cidades, infelizmente indo para outra servidão, o trabalho nas fábricas. Só três palavras para esse camarada do vídeo: Ideólogo da dominação! PS: quem escreveu as legendas é um(a) piadista, hahaha Mais uma coisa: temos que ter respeito pelos senhores de escravos do Egito que produziram as piramides do Egito? Respeito quanto a inteligência deles, com certeza, mas não podemos nunca criticá-la somente por ter construído essa maravilha? escravidão legitimada pela inteligência deles diria nosso palestrista. Proselitismo feminista? pq o vídeo não colocou legenda nessa parte, concorda né? Arte pela Arte? esse vídeo é um crime!!!
Leia o livro "A Revolução Industrial da Idade Média" e qualquer livro do medievalista francês Jacques Le Goff que você verá o quão errado você está. Aliás, o princípio de rotação de culturas para manter o solo produtivo foi simplesmente aperfeiçoado e muito bem feito na Idade Média, o que já contradiz a parte que você acha que a terra se exauria após monoculturas. Só leia esses livros e você verá o quão errado você está.
Anderson, mais um burro socialista detectado. Será que nós temos que respeitar a violência revolucionária incitada por Marx, cujos ensinamentos ensejaram a maior matança de gente da História da Humanidade, com pelo menos 120 milhões de mortos em gulags, fuzilamento, no Holodomor ucraniano ? Ou quem sabe os paredões castristas em Cuba ? Ou os Kwanliso na Coreia do Norte, ou quem sabe o Massacre da Paz Celestial ? Será que temos que respeitar a morte do individualismo e as charlatanices utópicas de seu deus e senhor Marx ? Será que temos que respeitar o seu messianismo ? E o domínio sobre milhões que os partidos comunistas fazem e fizeram, a opressão, as valas das florestas como a de Bikivnya nos arredores de Kiev ? Será que temos que aturar o comunismo grosseiro e animalesco que que Marx falou ? E a fome e pobreza absolutas que o socialismo na prática provoca ? Já bem dizia Bakunin sobre a tendenciosa ideia de Marx de que somente os comunistas reuniam melhores condições para liderarem o proletariado e isso foi cumprido à risca: tao logo cheguem ao poder, deixarão de ser proletários e verão o mundo de cima com senhores, agora ex-proletários, exatamente como os senhores feudais que você critica, parasita estatal. tão logo a sua laia chega ao poder, nele trata-se de empoleirar-se, perpetuando o seu domínio, massacrando milhões de cidadãos com cargas abusivas de impostos, regulamentações, perseguição e cessação de todas as liberdades civis, religiosas, políticas, liberdade de imprensa etc. São ditatoriais por natureza, na verdade o socialismo na prática é uma monarquia absolutista de um único partido ao qual não se admite qualquer oposição.
Ai irmãozinho, voce sabe como sua sociedade capitalista se formou? Vc sabe como ela se originou? Voce deve ser um desses liberais que não acredita em história e acha que somos frutos de um contrato natural, que tirou o homem de seus estado de natureza. Errei? Duvido muito. Aulas de histórias são gratuitas hoje em dia Realmente acreditamos na violencia unicamente pq vcs burgueses fedidos (sim a burguesia fede moralmente) jamais aceitariam partilhar suas propriedades (que aceditam ser um direito natural), a burguesia tem ódio ao povo, assim como SP tem ódio aos nordestinos e mal sabe que foram eles, junto aos imigrantes que construiram SP, o Café era escravo mais imigrantes. Aqui de novo se vê que a história não existe. É triste ver voce nessa posição camarada, é triste saber que você sequer é pode ser chamado de humano
Andersom Smaniotto vai ser doutrinado pelo Paulo Freire ,comunista vai pra cuba , ou se a ideologia comunista der certo a América latina será um império comunista controlado e claro pela China e Rússia só obedecendo a eles aí vc estará na merda e na miséria seu lixo.
Excelente!.
👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa, eu passo muito por isso. Como sou muito interessado em História e leio muito, as pessoas geralmente me perguntam se eu sou "formado" em historia, como se as informações, os livros só existissem dentro das universidades. Agora eu entendi o porque.
pior msm é quando dizem, nossa vc conhece tão bem o campo da história, deveria cursa história. 🤦🏻♂️
tinha um político austríaco que costumava criticar as pessoas dizendo : "por que esse povo não estuda história!"
@@vigiplay3157 Pois é, isso enche o saco! O cara não pode apenas se interessar por algo ele tem que se "formar" naquilo. Imagina, que gosta de futebol tem que se formar em educação física então.
👏👏👏👏👏
Monir Nasser foi um brasileiro extraordinário, Hoje temos somente o Olavo de Carvalho. Curiosamente se vê comentários por aqui de pessoas que não conhecem sequer a conjugação verbal da lingua portuguesa e, mesmo assim, se alçam a ridícula pretensão de tecer críticas ao Prof. Nasser.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado! Que aula! Obrigado!
Excelente.
Maravilhaaaaaaaaa!!
Poder assistir a esse Mestre ensinando!!!!
Muito obrigada!!
Que aula é essa! Por que não tive um professor assim? Obrigada internet.
Pena mesmo. Os esquerdopatas não deixaram.
@@paulooliveira378 exatamente 😢
Grande José Monir Nasser.
Mestre Monir Nasser! Grande Gênio que infelizmente nos faz muita falta!
Esses vídeos do Prof. Nasser deveriam ser transcritos e publicados, pois são ótimos comentários analíticos. Obg. pela postagem.
Grande Monir, seu conhecimento será eterno!
Lendário José Monir Nasser!!!
Aula excelente
Se o José vivesse mais, seria maior que o Olavo.
Muito obrigado por postar esses vídeos. Que deus te abençoe!
(Obrigado por ter postado o vídeo). RIP, Monir Nasser.
Oque é RIP?
@@georgesoros2230 Rest in peace
Quanta falta esse homem faz...
O Professor Monir parece um imã, basta observar o grau de atenção da plateia para constatar isso.
Como em um país que tem Haddad surgiu Monir a natureza é interessante!!
Como assim?
muito boa a palestra representa bem o que eu acho da verdadeira arte da educação que é no meu entender educar o que quer ser educado será que entendi bem ?? se for é nisso que acredito
O que o professor fala é verdade. O conceito de Idade das Trevas é muito equivocado, apesar é claro das contradições sociais e morais da época em alguns sentidos. A construção da imagem do período medieval foi muito caluniado pelos renascentistas e todos aqueles grupos nas quais não se consideravam privilegiados, e logo depois os revolucionários franceses. Alguns medievalistas até hoje tentam combater esse pré conceito estabelecido na historiografia sobre o papel da Igreja.
Como um vídeo assim fica escondido no UA-cam???
Algumas pessoas fazem distinção entre a Dialética e a Lógica - como, por exemplo, o professor Carlos Nougué - para eles: é tida como lógica a realização silogistica baseada em um pressuposto, princípio, científico; já a Dialética não pode ser contida em uma área específica, sendo aplicada em assuntos que são considerados mais abrangentes e complexos.
De fato faz sentido, visto que existe uma discrepância muito grande entre a aplicação do raciocínio para um problema matemático para com a formulação de uma pergunta como "o que é a vida?". (Esta conclusão foi tirada de mim e não do professor Nougué).
Um gênio! Imagino ele e professor Olavo orientando a população? Kkkk
Poisé irmão o José já se foi, agora só Olavo de Carvalho enclusive tem um vídeo dois juntos quando ele explica sobre o neoliberalismo que e o socialismo uma aula o cara e fera
@@rosildocruzdossantosdossan8040 Lendo isso, agora, depois que o Olavo também se foi. Mas deixaram muita coisa para nós!
5:40 diante das palavras neste momento de Monir aparecem e quem são as três?
Professor Monir eu não consigo concordar com a idéia que a Idade Média possa ter sido um período mal compreendido e injustamente criticado. A mim me parece que a Idade Média representou cerca de 1000 anos de letargia cultural para a civilização ocidental e para isso basta fazer um levantamento rápido do progresso tecnológico e material da humanidade ocorrido nesse período para se constatar que a civilização ocidental ficou no "escuro" teológico nesse período. Quando surge a Idade Moderna, o Renascimento nos ilumina e retoma a evolução da humanidade a partir de onde os gregos pararam e daí a marcha se dá em outro nível. Quanto aos seus comentários sobre a educação moderna a serviço da formação profissional e não total do ser humano, devo admitir que concordo com quase todos os eles e aproveito para agradecer e parabenizá-lo pelas suas exposições sempre muito enriquecedoras para todos.
Show!
👏👏👏👏👏👏👏👏
mano vocês não tem noção do que essas 7 artes liberais é capaz de te fazer
O Que?
@@georgesoros2230
O Matheus Peres aí de cima também não sabe.
Falar sem entender o que fala é coisa antiga.
Ortega y Gasset disse algo assim como "todos nós falamos bobagens, mas que não nos ocorra a desgraça de dize-las sem compreende-las".
@@PEF-sb7cs verdade
O que? Eu estou começando a estudar isso, pode me dizer se valeu a pena para você?
FANTÁSTICO, ARTES LIBERAIS, SIMOS MUITO IGNORANTE, QUANTA SABEDORIA.
Alguém sabe o nome do livro que está na mesa do professor?
É um exemplar do Trivium, de Irmã Miriam Joseph.... tem na Amazon...
O Trivium - As artes Liberais da Lógica
O professor de Olavo.
Que nada, cara. O Mounir que fez o curso com Olavo e tornou-se muito conhecido depois com suas maravilhosas palestras. O Olavo fala isso. Abraço.
tem esse vídeo na íntegra?
ua-cam.com/video/Hq96qdElXjw/v-deo.html
Ele era genial.
Munir ção kkkkkk
Parece um pouco equivocado por parte dele dizer que a idade das trevas é errada, uma vez que ele próprio, ao falar de um período de 1000 anos, conseguiu lembrar de apenas um grande livro, um movimento de educação. Sobre as mulheres, esqueceu da santa inquisição, do que acontecia com elas quando um exército inimigo invadia suas terras( algo que acontecia muito). Por mais que não podemos ignorar sua importância como a patrística, que foi mais no início da mesma, e da própria escolástica, assim como alguns filósofos que atuaram nesse período, ao se pensar em momento tão longo da história humana, o trabalho intelectual e científico foi muito aquém, os romanos, os gregos, os egípcios, conseguiram muito mais avanços quase 1000 anos antes.
Mas isso teve em toda época até hoje.Olhe as ditaduras e governos totalitários como a China.A Igreja Católica construiu toda civilização Ocidental,muitos cientistas,artes,arquitetura.A Inquisição foi algo bom no início pq não tinha julgamento,ela foi sequestrada pelo estado espanhol e começou a punir inimigos,mas nada de diferente que ocorreu na Revolução Francesa ou outras revoluções
Citar a Santa Inquisição como fundamento a contestação feita é dar provas que tens muito mais opinião do que propriamente conhecimento, esta apenas serviu como ferramente protestante para atacar a Igreja de Roma.
Tem coisa que o munir propõe explica que é muito bacana mas tem uns troço que não cola na cachola,tem fantasia demais da conta! Mas tem quem acredite entao...
Aponto duas coisas pra vocês refletirem:
1) o kra se acha o intelectual mas reparem quando em 1:45 ele não é capaz de achar uma palavra sinônimo de caluniada, para da corpo ao que está dizendo, lamentável!
2) diz o tal doutor ai "se nós temos direito de maltratar a Idade Média, que produziu...., será que temos algum direito de achar defeito?" Engraçadíssimo como não cita o modo como se produzia a vida né? Engraçado como não cita O MODO DE PRODUZIR A VIDA NA IDADE MÉDIA, MAS QUE SE DAVA POR SENHORES FEUDAIS altamente improdutivos arrendando terras para servos produzir e dar a mea ou a terça parte para ele consumir, enquanto os membros da família do servo aumentavam, o solo se exauria, e as pessoas se libertaram finalmente da servidão fugindo das cidades, infelizmente indo para outra servidão, o trabalho nas fábricas. Só três palavras para esse camarada do vídeo: Ideólogo da dominação!
PS: quem escreveu as legendas é um(a) piadista, hahaha
Mais uma coisa: temos que ter respeito pelos senhores de escravos do Egito que produziram as piramides do Egito? Respeito quanto a inteligência deles, com certeza, mas não podemos nunca criticá-la somente por ter construído essa maravilha? escravidão legitimada pela inteligência deles diria nosso palestrista.
Proselitismo feminista? pq o vídeo não colocou legenda nessa parte, concorda né?
Arte pela Arte? esse vídeo é um crime!!!
Leia o livro "A Revolução Industrial da Idade Média" e qualquer livro do medievalista francês Jacques Le Goff que você verá o quão errado você está.
Aliás, o princípio de rotação de culturas para manter o solo produtivo foi simplesmente aperfeiçoado e muito bem feito na Idade Média, o que já contradiz a parte que você acha que a terra se exauria após monoculturas.
Só leia esses livros e você verá o quão errado você está.
Só para finalizar, as pirâmides foram construídas por trabalhadores livres :)
Anderson, mais um burro socialista detectado. Será que nós temos que respeitar a violência revolucionária incitada por Marx, cujos ensinamentos ensejaram a maior matança de gente da História da Humanidade, com pelo menos 120 milhões de mortos em gulags, fuzilamento, no Holodomor ucraniano ? Ou quem sabe os paredões castristas em Cuba ? Ou os Kwanliso na Coreia do Norte, ou quem sabe o Massacre da Paz Celestial ? Será que temos que respeitar a morte do individualismo e as charlatanices utópicas de seu deus e senhor Marx ? Será que temos que respeitar o seu messianismo ? E o domínio sobre milhões que os partidos comunistas fazem e fizeram, a opressão, as valas das florestas como a de Bikivnya nos arredores de Kiev ? Será que temos que aturar o comunismo grosseiro e animalesco que que Marx falou ? E a fome e pobreza absolutas que o socialismo na prática provoca ?
Já bem dizia Bakunin sobre a tendenciosa ideia de Marx de que somente os comunistas reuniam melhores condições para liderarem o proletariado e isso foi cumprido à risca: tao logo cheguem ao poder, deixarão de ser proletários e verão o mundo de cima com senhores, agora ex-proletários, exatamente como os senhores feudais que você critica, parasita estatal. tão logo a sua laia chega ao poder, nele trata-se de empoleirar-se, perpetuando o seu domínio, massacrando milhões de cidadãos com cargas abusivas de impostos, regulamentações, perseguição e cessação de todas as liberdades civis, religiosas, políticas, liberdade de imprensa etc. São ditatoriais por natureza, na verdade o socialismo na prática é uma monarquia absolutista de um único partido ao qual não se admite qualquer oposição.
Ai irmãozinho, voce sabe como sua sociedade capitalista se formou? Vc sabe como ela se originou? Voce deve ser um desses liberais que não acredita em história e acha que somos frutos de um contrato natural, que tirou o homem de seus estado de natureza. Errei? Duvido muito.
Aulas de histórias são gratuitas hoje em dia
Realmente acreditamos na violencia unicamente pq vcs burgueses fedidos (sim a burguesia fede moralmente) jamais aceitariam partilhar suas propriedades (que aceditam ser um direito natural), a burguesia tem ódio ao povo, assim como SP tem ódio aos nordestinos e mal sabe que foram eles, junto aos imigrantes que construiram SP, o Café era escravo mais imigrantes. Aqui de novo se vê que a história não existe. É triste ver voce nessa posição camarada, é triste saber que você sequer é pode ser chamado de humano
Andersom Smaniotto vai ser doutrinado pelo Paulo Freire ,comunista vai pra cuba , ou se a ideologia comunista der certo a América latina será um império comunista controlado e claro pela China e Rússia só obedecendo a eles aí vc estará na merda e na miséria seu lixo.