Fernanda seus vídeos sobre Java são muito bons, nível conteúdo que só tem na gringa. Parabéns pelo canal e continue com essa frequência de vídeos! Valeu
Oi. Há pouco tempo criei um canal com o intuito similar ao seu. Trabalho no mesmo ramo, sou Especialista Java em um grande banco, também. Qualquer colab que queira desenvolver visando ao crescimento dos canais, só falar. Boa sorte!
É isso que eu gosto do canal da Fernanda, 10 minutos, sem desenrolo. Se fossem em outros canais que tem por ai, os caras iriam começar da historia da Grécia antiga até chegar nos computadores, da programçaõ do zero até chegar nos banco de dados, para ai explicar o flyway husauhshuahsuaushuashas.
Bem interessante a didática. Quanto a ferramenta, deixa um pouco a desejar! Amo a facilidade de se gerar migrations no Ruby Rails, ou Phoenix Framework por exemplo, onde rodamos uma única linha de comando e o Framework em si lida com isso para você! Por conta dessa insatisfação, fui atrás de ferramentas que fazem algo bem similar que é o Plugin JPA Buddy no Intellij. Recomendo!
Achei muito bom, realmente estava com dificuldade para fazer esse link com o JPA e o Banco de Dados, mas vendo este vídeo aprendi que usando o Flyway para criar migrations com arquivo SQL fica muito bom! Além de ter a tabela que fica salvo as requisições... PERFEITO.
Parabéns pelo vídeo! Gostaria de saber se é possível e aconselhável utilizar o Flyway juntamente com o JPA/Hibernate, pois, com meu pouco conhecimento, me parece que colidirão em algum momento. Em caso negativo, qual o mais recomendado e confere mais segurança ao banco de dados? Grato a quem puder esclarecer.
Fernanda, muito massa seu conteúdo! Terias algum curso pra recomendar pra quem quer se aprofundar nessas ferramentas, spring, e mais essas tecnologias que vc ensina?
um diferencial seria voce simular um erro quando o dev meche na migration e não para o projeto, em linha de produção se acontecer isso o dev não vai poder ir la e destrui a history no db, seria bom um video ensinanso a consertar a migration que estragou
muito bom fernanda! parabens pelo conteudo eu uso um plugin muito bacana para facilitar a criacao de arquivos de migration chamada flyway migration creation
Ola, muito bom sua didatica, nos proximos tutorial vc poderia deixar o repositorio do git? Algumas vezes nao da pra ver exatamente o que foi escrito quando ta muito no final da pagina. Obg estou aprendendo muito
Alguém poderia me ajudar, meu Intellij é o community, e eu não consigo escrever no arquivo .sql, usando a linguagem do SQL, existe algum plugin ou algo que possa resolver este problema? Desde já agradeço.
Eu uso a versão gratuita também, não encontrei uma alternativa também. O que faço é escrever os scripts sql no dbeaver e passo para um arquivo no projeto.
Dá pra fazer usando diretamente o intellij Idea comunity ,mas se preferir pode usar o vscode para editar os .SQL pois ele oferece plugins que ajudam no highlight do código. Espero ter ajudado
Top demias, meu primeiro contato com a ferramenta e com migrations no geral, parabéns pela excelente didática. Se possível, poderia fazer outro explicando como devemos nos organizar com essas migrations, no caso você versionou o CREATE, mas para INSERT por exemplo, a gente versiona ou não?
Correto, aliás, versiona-se tudo. Inclusive quando uma tabela perde o sentido de existir, devemos versionar o DROP TABLE dela no arquivo flyway e assim por diante, mantendo todo o histórico das snaphots do seu banco!
Parabéns. Muito boa sua didatica. Existe alguma versão do PostgreSQL em específico que rode com Flyway no windows? Ou pode ser o Postgres mais atual? No MySQL parece que [e até a versão 5.
Quando eu compilo o código aparece pra mim assim: FATAL: autenticação do tipo senha falhou para o usuário 'diogomacario' (meu nome). Quem puder ajudar, agradeço
Fernanda bom dia , comecei aprendendo html, css basico depois grid flex, bootstrap e jquery, porem querem seguir em back-end com java, voce acha que eu migrando pro back end nesse momento iria perder esse conheciment ou la na frente poderei utilizar? ou acha qu edeveria pelo menos aprender o basico de javascript só pra frente e ai ja migrar pro back end com java pois gosto muito de logica de programação, oque me indicaria se fosse voce hoje?
Oii, então primeiro se você gosta da parte lógica você consegue aplicar tanto no Frontend quanto no Backend, mas no caso no Front ela está atrelada ao JavaScript (na maioria das vezes) pois é ele que usamos para desenvolver os algoritmos e funções necessárias que estruturam um Frontend mais complexo, já no Backend não temos a parte da interface, então já começamos os estudos escrevendo as regras de funcionamento, funções etc usando linguagens como Java, Node js... Mas respondendo a sua pergunta, não você não irá perder esse conhecimento, claro que parando de praticar ficamos meio enferujados, mas é como andar de bicleta, os conceito base não esquecemos mais e precisamos só relembrar. Então se você sente que quer partir pro Java por que vai curtir mais, eu iria sem medo, mas então mantenha o foco e tente continuar aprofundando seus estudos nele pra conseguir aprender o necessário para atuar como Backend, inclusive aqui no canal já tem alguns vídeos de Java :)
Muito obrigado por dedicar seu tempo para responder com bastante carinho minha pergunta eu entendi perfeitamente , irei fazer isso seguir o instinto e estudar java e seguir com o backend , voce tem linkedin para seguir desde ja obrigado
tenho a duvida se posso realizar o projeto usando o mysql porque meu postgre não se quer abre, estou tentando instalar uma versão anterior, porém até o presente momento sem sucesso.
Oii Luan, o Fliway deveria criar as tabelas sim, caso você tenha criado os scripts corretos que realizam a criação das telas e configurado as variaveis no application.properties. Caso a criação não esteja sendo feita tem algum erro rolando, então manda aqui pra gente o que ta logando no terminal no momento que você da o start na sua aplicação, pra tentarmos descobrir o que rolou!
Oii Vini Não, você ainda precisa do @Entity. Migrations e @Entity são usados para propósitos diferentes. Migrations gerenciam o esquema do banco de dados, enquanto @Entity define a estrutura de uma entidade JPA. Você ainda precisa de @Entity para mapear suas classes Java às tabelas do banco de dados. Espero ter ajudado 💜
Não Ramon, como os dados estão sendo salvos no banco de dados, eles devem ser persisitidos, isto é, mesmo que você pare a aplicação e a inicie novamente, os dados que foram inseridos eram pra ficar salvos
@@kipperdev Dessa maneira através de migrations então eu não preciso criar um model/entity da tabela do meu banco ? Já que pelos migrations já envia tudo que eu preciso automatico
@@machinzero2139 Na verdade o objetivo do model/entity é diferente, as migrations servem pra salvar um historico do schema do banco de dados ao longo do tempo, então com elas você consegue fazer a criação e edição das tabelas no seu banco de dados, por outro lado, as entidades ou modelos são representações em código das tabelas do banco de dados. Elas são usadas para mapear os dados que estão armazenados no banco de dados para objetos em sua aplicação. As entidades geralmente contêm campos que correspondem às colunas da tabela e métodos para acessar e manipular esses dados. Elas servem para representar os dados de uma tabela em formato de objeto e permitem que você trabalhe com esses dados de maneira mais orientada a objetos. Não sei consegui ser clara, espero que tenha entendido!
@@kipperdev Entendi perfeitamente, obrigado pela explicação. Uma última questão meio boba, a ordem v1, v2, v3... Se aplica para todas as tabelas? Por exemplo, eu usei o V1 para a migration de Users, agora com uma migration de Products, eu tenho que usar V2 certo? Ou cada tabela tem seu V1 e o V2 seria para fazer uma segunda migration daquela mesma tabela? Como se cada tabela tivesse sua pasta migration com V1 e o V2 seria para uma segunda migration dentro da mesma tabela. Não sei se entendeu kkkkkkk
No meu caso ocorre o seguinte erro quando tento fazer o POST: org.springframework.web.servlet.mvc.support.DefaultHandlerExceptionResolver handleHttpRequestMethodNotSupported AVISO: Request method 'POST' not supported Alterei no controller o RequestMapping desta forma @RequestMapping(value = "/foods", method=RequestMethod.POST) Mas ainda assim ele envia um JSON vazio quando tento usar o post pelo insomnia. Alguma ideia de como resolver isso?
Fernanda seus vídeos sobre Java são muito bons, nível conteúdo que só tem na gringa.
Parabéns pelo canal e continue com essa frequência de vídeos! Valeu
Obrigada Gustavo, comentários como o seu me motivam a continuar trazendo esses conteúdos aqui pro canal!
Valeu ☺️
@@kipperdev traz sim, enquanto o trabalho + faculdade não te consumir por completo acho que vale a pena! Hahaha
@@gustavohitomi1999 ahahahha 🥰
Oi. Há pouco tempo criei um canal com o intuito similar ao seu. Trabalho no mesmo ramo, sou Especialista Java em um grande banco, também. Qualquer colab que queira desenvolver visando ao crescimento dos canais, só falar. Boa sorte!
É isso que eu gosto do canal da Fernanda, 10 minutos, sem desenrolo.
Se fossem em outros canais que tem por ai, os caras iriam começar da historia da Grécia antiga até chegar nos computadores, da programçaõ do zero até chegar nos banco de dados, para ai explicar o flyway husauhshuahsuaushuashas.
Muito obrigadaa, Gabriel 💜
Fico feliz que goste!
Muito obrigada, não achei ninguém explicando migration melhor que você
Bem interessante a didática. Quanto a ferramenta, deixa um pouco a desejar! Amo a facilidade de se gerar migrations no Ruby Rails, ou Phoenix Framework por exemplo, onde rodamos uma única linha de comando e o Framework em si lida com isso para você! Por conta dessa insatisfação, fui atrás de ferramentas que fazem algo bem similar que é o Plugin JPA Buddy no Intellij. Recomendo!
Usei Flyway numa Worldwide company de cartões de crédito. Excelente ferramenta de migration.
Que show!!
Achei muito bom, realmente estava com dificuldade para fazer esse link com o JPA e o Banco de Dados, mas vendo este vídeo aprendi que usando o Flyway para criar migrations com arquivo SQL fica muito bom! Além de ter a tabela que fica salvo as requisições... PERFEITO.
Sempre bem direta e no ponto! Me salvou demais! Obrigado!!!
Parabéns pelo vídeo! Gostaria de saber se é possível e aconselhável utilizar o Flyway juntamente com o JPA/Hibernate, pois, com meu pouco conhecimento, me parece que colidirão em algum momento. Em caso negativo, qual o mais recomendado e confere mais segurança ao banco de dados? Grato a quem puder esclarecer.
Que vídeo ótimo Fe. Estava em dúvida quanto a conexão com o bd. Valeu!
Menina faz a live de toca ninja, assisto as aulas e quando vou ver estou em transe com essa beleza kkk
Olá Fernanda! Video top, pensa fazer também um video Spring Boot + Kafka?
👋👋👋👋 Parabéns Fernanda, sempre ótimos conteúdos.
Muito obrigadoo, Gerson 💜
Fico feliz que goste!
Fernanda, muito massa seu conteúdo!
Terias algum curso pra recomendar pra quem quer se aprofundar nessas ferramentas, spring, e mais essas tecnologias que vc ensina?
alguém com o problema que o db.migration não apareceu mesmo depois de adicionar a dependencia?
Oi Fernanda muito bom seus videos, não para não ta vc é top obrigado!! faz um vide de a day in a life que é da hora
Muito obrigadaa, Alessandro 😀
Ótima ideia, anotada!
um diferencial seria voce simular um erro quando o dev meche na migration e não para o projeto, em linha de produção se acontecer isso o dev não vai poder ir la e destrui a history no db, seria bom um video ensinanso a consertar a migration que estragou
Bom dia Fernanda, fiquei com uma dúvida por favor...
Se a jpa já faz a criação das tabelas com as anotaçoes, porque devo usar o migrations ?
muito bom fernanda! parabens pelo conteudo
eu uso um plugin muito bacana para facilitar a criacao de arquivos de migration chamada flyway migration creation
Ótimo tutorial Fernanda
Ola, muito bom sua didatica, nos proximos tutorial vc poderia deixar o repositorio do git? Algumas vezes nao da pra ver exatamente o que foi escrito quando ta muito no final da pagina. Obg estou aprendendo muito
Como fica quando colocamos pro spring também criar as tabelas? Por exemplo: crio uma tabela pelo flyway mas também preciso dela no java. O que fazer?
Alguém poderia me ajudar, meu Intellij é o community, e eu não consigo escrever no arquivo .sql, usando a linguagem do SQL, existe algum plugin ou algo que possa resolver este problema? Desde já agradeço.
Eu uso a versão gratuita também, não encontrei uma alternativa também. O que faço é escrever os scripts sql no dbeaver e passo para um arquivo no projeto.
Dá pra fazer usando diretamente o intellij Idea comunity ,mas se preferir pode usar o vscode para editar os .SQL pois ele oferece plugins que ajudam no highlight do código. Espero ter ajudado
Quando forem usar o flyway, atenção à versão do postgres... podem não ser compatíveis
Oie, Fernanda.
Estou aprendendo a utilizar o java com flyway. Ao tentar rodar o programa, aparece um erro em um migration, como posso proceder?
Top demias, meu primeiro contato com a ferramenta e com migrations no geral, parabéns pela excelente didática. Se possível, poderia fazer outro explicando como devemos nos organizar com essas migrations, no caso você versionou o CREATE, mas para INSERT por exemplo, a gente versiona ou não?
Correto, aliás, versiona-se tudo. Inclusive quando uma tabela perde o sentido de existir, devemos versionar o DROP TABLE dela no arquivo flyway e assim por diante, mantendo todo o histórico das snaphots do seu banco!
Um padrão legal que eu aprendi pra nomes nas migrations é colocar VANOMESDIAHORAMINUTO_...sql pq vai que tem outro dev do time fazendo uma migration
Eu tô com uma dúvida. Será que a tentativa de atualizar o banco de dados durante a execução não seria por causa do DevTools?
estou tentando utilizar o flyway com o postgresql 15, mas por algum motivo não estou conseguindo! Alguém sabe o que poderia ser?
Parabéns. Muito boa sua didatica. Existe alguma versão do PostgreSQL em específico que rode com Flyway no windows? Ou pode ser o Postgres mais atual? No MySQL parece que [e até a versão 5.
Deu certo com PostgreSQL 15. Obg. :)
Conteúdo excelente.
A fê fala rápido demais, rindo muito. (min 11:05) Um elemendendomeu bandidados😂😂😂
Braba demais, não pensas em criar uma comunidade no Discord?
Obrigadaa, Gabriel!
Não tinha pensado não, boa ideia!
Quando eu compilo o código aparece pra mim assim: FATAL: autenticação do tipo senha falhou para o usuário 'diogomacario' (meu nome). Quem puder ajudar, agradeço
Muito obrigado!
Fernanda bom dia , comecei aprendendo html, css basico depois grid flex, bootstrap e jquery, porem querem seguir em back-end com java, voce acha que eu migrando pro back end nesse momento iria perder esse conheciment ou la na frente poderei utilizar? ou acha qu edeveria pelo menos aprender o basico de javascript só pra frente e ai ja migrar pro back end com java pois gosto muito de logica de programação, oque me indicaria se fosse voce hoje?
Oii, então primeiro se você gosta da parte lógica você consegue aplicar tanto no Frontend quanto no Backend, mas no caso no Front ela está atrelada ao JavaScript (na maioria das vezes) pois é ele que usamos para desenvolver os algoritmos e funções necessárias que estruturam um Frontend mais complexo, já no Backend não temos a parte da interface, então já começamos os estudos escrevendo as regras de funcionamento, funções etc usando linguagens como Java, Node js... Mas respondendo a sua pergunta, não você não irá perder esse conhecimento, claro que parando de praticar ficamos meio enferujados, mas é como andar de bicleta, os conceito base não esquecemos mais e precisamos só relembrar. Então se você sente que quer partir pro Java por que vai curtir mais, eu iria sem medo, mas então mantenha o foco e tente continuar aprofundando seus estudos nele pra conseguir aprender o necessário para atuar como Backend, inclusive aqui no canal já tem alguns vídeos de Java :)
Muito obrigado por dedicar seu tempo para responder com bastante carinho minha pergunta eu entendi perfeitamente , irei fazer isso seguir o instinto e estudar java e seguir com o backend , voce tem linkedin para seguir desde ja obrigado
@@ocaminhodapaz não precisa agradecer, fico muito feliz de conseguir ajudar! Bom estudos 🚀
Tenho simm, vou deixar aqui
www.linkedin.com/in/fernanda-kipper/
qual o nome desse workbench do postgre?
tenho a duvida se posso realizar o projeto usando o mysql porque meu postgre não se quer abre, estou tentando instalar uma versão anterior, porém até o presente momento sem sucesso.
pode com qualquer banco sql. E sobre o banco, indico usar docker para não ter dor de cabeça com instalação de banco
Excelente conteúdo!
Muito obrigada, Wedson!
belo vídeo, mas quando rodo o programa para o flyway criar a tabela, não funciona.
ele não cria pelas migrations :/
Oii Luan, o Fliway deveria criar as tabelas sim, caso você tenha criado os scripts corretos que realizam a criação das telas e configurado as variaveis no application.properties. Caso a criação não esteja sendo feita tem algum erro rolando, então manda aqui pra gente o que ta logando no terminal no momento que você da o start na sua aplicação, pra tentarmos descobrir o que rolou!
Show...
Show
Ola voce precisa de editor de video?
Se eu usar migrations eu nn preciso criar um @Entity?
Oii Vini
Não, você ainda precisa do @Entity.
Migrations e @Entity são usados para propósitos diferentes. Migrations gerenciam o esquema do banco de dados, enquanto @Entity define a estrutura de uma entidade JPA. Você ainda precisa de @Entity para mapear suas classes Java às tabelas do banco de dados.
Espero ter ajudado 💜
Esse software que foi usado para acessar o Postgres só serve para mac? Alguém sabe informar ?
Oii Taylor, sim o Postico só funciona para MacOS, uma opção semelhante para Windows é o PgAdmin, vou deixar o link aqui: www.pgadmin.org/
Toda vez que eu para minha aplicação, os dados salvos serão apagados e quando eu reiniciar a a tabela estará vazia?
Não Ramon, como os dados estão sendo salvos no banco de dados, eles devem ser persisitidos, isto é, mesmo que você pare a aplicação e a inicie novamente, os dados que foram inseridos eram pra ficar salvos
@@kipperdev Dessa maneira através de migrations então eu não preciso criar um model/entity da tabela do meu banco ? Já que pelos migrations já envia tudo que eu preciso automatico
@@machinzero2139 Na verdade o objetivo do model/entity é diferente, as migrations servem pra salvar um historico do schema do banco de dados ao longo do tempo, então com elas você consegue fazer a criação e edição das tabelas no seu banco de dados, por outro lado, as entidades ou modelos são representações em código das tabelas do banco de dados. Elas são usadas para mapear os dados que estão armazenados no banco de dados para objetos em sua aplicação. As entidades geralmente contêm campos que correspondem às colunas da tabela e métodos para acessar e manipular esses dados. Elas servem para representar os dados de uma tabela em formato de objeto e permitem que você trabalhe com esses dados de maneira mais orientada a objetos. Não sei consegui ser clara, espero que tenha entendido!
@@kipperdev Entendi perfeitamente, obrigado pela explicação. Uma última questão meio boba, a ordem v1, v2, v3... Se aplica para todas as tabelas?
Por exemplo, eu usei o V1 para a migration de Users, agora com uma migration de Products, eu tenho que usar V2 certo? Ou cada tabela tem seu V1 e o V2 seria para fazer uma segunda migration daquela mesma tabela? Como se cada tabela tivesse sua pasta migration com V1 e o V2 seria para uma segunda migration dentro da mesma tabela. Não sei se entendeu kkkkkkk
@@machinzero2139V1, V2.. se aplica para todas.
Tu és linda Fernanda, obridoooo. kkk
No meu caso ocorre o seguinte erro quando tento fazer o POST:
org.springframework.web.servlet.mvc.support.DefaultHandlerExceptionResolver handleHttpRequestMethodNotSupported AVISO: Request method 'POST' not supported
Alterei no controller o RequestMapping desta forma
@RequestMapping(value = "/foods", method=RequestMethod.POST)
Mas ainda assim ele envia um JSON vazio quando tento usar o post pelo insomnia.
Alguma ideia de como resolver isso?
Please can i get Web developer job in brazil without degree
No
parabens pelos videos, sao top dmais, se puder so evitar de pular muitas parte, e tirar o video do seu rosto de cima do codigo
galera alguém sabe po esta acontecendo esse erro? Database lock acquisition failure: lockFile: org.hsqldb.persist.LockFile@c8a8a73d[file =D:\AulasADA\Pass-in\src\main
esources\database\myDb.lck, exists=true, locked=false, valid=false, ] method: checkHeartbeat read: 2024-04-14 22:17:09 heartbeat - read: -2921 ms